sexta-feira, 17 de junho de 2011

Com apoio mirim, Lusa goleia Bragantino e assume topo provisório

Crianças da escolinha não param de cantar durante a boa apresentação da Portuguesa no Canindé. Edno faz dois e Henrique se destaca em campo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Embalada pela torcida mirim, a Portuguesa fez uma partida soberana e goleou o Bragantino por 5 a 0, na noite desta sexta-feira, no Canindé, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Jorginho não teve dificuldades para superar o adversário e, com o resultado, assumiu a liderança provisória da competição, com 11 pontos.
A Lusa pode perder o topo a partir deste sábado, na sequência da rodada, mas mostrou um futebol consistente contra o Bragantino e abriu o placar logo aos sete minutos do primeiro tempo, com Luis Ricardo, de cabeça. Edno fez o segundo, aos 35, após um belo passe de Henrique na área, só empurrando para o gol. E o próprio Henrique foi recompensado pela boa atuação ao fazer o terceiro, aos 14 minutos do segundo tempo. Ele mergulhou para alcançar a bola passada por Jael.
Henrique, o destaque da Portuguesa na partida, ampliou a goleada com um lançamento primoroso para Marco Antônio, que rolou para Edno marcar o segundo dele na partida. O quinto saiu aos 27, com Felipe, cabeceando contra o patrimônio.
Mesmo com o time bem, a atração da partida foi a torcida mirim que ocupava as arquibancadas da Lusa. Os meninos da escolinha de futebol do clube passaram todo o tempo gritando e incentivando a equipe, até com cantos ensaiados.

Copa América? Buenos Aires vive
por ora o drama do River Plate

Capital argentina ainda não respira a competição que começa no próximo
dia 1º de julho em virtude da possibilidade de rebaixamento de um gigante

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires
A duas semanas para o início da Copa América, a cidade de Buenos Aires ainda não respira a competição que a Argentina não vence desde 1993 - por sinal, o último caneco levantado pela seleção principal. Seria o fim da famosa "passión" dos hermanos pelo futebol? Não, pelo contrário. Todos estão de olho na última rodada do campeonato local que pode deixar bem perto do rebaixamento um dos maiores clubes do país: o River Plate.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: os 100 mais da seleção argentina

Neste sábado, os milionários precisam de uma vitória diante do Lanús em casa, no estádio Monumental de Nuñez, e ainda torcer por um tropeço de Olimpo ou Tigre para não ter de disputar a temida “promoción”, um duelo contra uma equipe da Segunda Divisão para decidir quem ficará na elite.
Loja camisa Copa América Argentina (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Loja tem camisa à venda, mas cidade ainda não respira a Copa América (Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Não queremos  que River caia. Seria ruim para o campeonato e não teríamos o  superclássico. Mas se acontecer..."
Torcedor do Boca
– Por ora, esse é o assunto. Quem torce pelo River e quem não torce estará de olho nos jogos. Depois dessa última rodada, as pessoas começarão a viver a Copa América – afirmou o taxista Carlos Ferreyra, “hincha” (torcedor) do River, acreditando que seu time vá se safar da degola.

No Aeroporto Internacional de Ezeiza, principal porta de entrada para capital argentina, nenhum cartaz ou menção à Copa América. Em uma banca de jornal no local, que sequer tinha o álbum oficial do torneio para venda, dois funcionários, torcedores do Boca Juniors, não escondiam que as atenções estavam voltadas para o drama do arquirrival. No entanto, ao contrário do que acontece no Brasil, a “secação” é um pouco mais amena.

– Não queremos necessariamente que o River caia. Seria ruim para o campeonato e não teríamos mais o superclássico. Mas se acontecer... – disse Maria, com um leve sorriso no rosto compartilhado por José.
Loja Copa América Argentina (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Cachecóis das seleções que irão disputar a Copa América estão à venda (Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Bandeiras nas ruas. Mas por outro motivo

Uma prova que Buenos Aires ainda não respira a Copa América é a avenida 9 de julio, a principal da cidade. Nela, quase nenhuma referência à competição. Em uma das várias lojas de souvenires, apenas uma camisa, não oficial, do torneio, e cachecóis de algumas seleções participantes.
Restaurante Copa América Argentina (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)Restaurante com a bandeira do país pendurada:
tradição (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
No entanto, em casas, prédios e alguns estabelecimentos, bandeiras argentinas marcavam presença na decoração. Sinal de apoio a Messi, Tevez e companhia? Nem tanto...

– É uma tradição colocar a bandeira. Um sinal de patriotismo apenas. Além disso, na próxima segunda (20), é o feriado do Dia da Bandeira – contou Nora, vendedora de uma loja de lembranças, fazendo uma ressalva:

– Mas assim que chegar o dia 1º de julho (data da estreia da Argentina contra a Bolívia), todos vão apoiar (a seleção) com certeza.

Aguardando essa força da “hinchada”, a seleção argentina já treina sob o comando do técnico Sergio Batista desde o último dia 8 na capital do país. Os Hermanos estão no Grupo A da Copa América ao lado de Bolívia, Costa Rica e Colômbia.

Renato Gaúcho contraria a lógica e se diverte nas entrevistas coletivas

'O que eu mais gosto é de sacanear vocês', diz aos repórteres

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Renato Gaúcho durante coletiva do Grêmio (Foto: Wesley Santos / PressDigital)Renato Gaúcho sente prazer com as 'resenhas'
(Foto: Wesley Santos / PressDigital)
Sobram exemplos de técnicos pouco afeitos ao convívio com profissionais de imprensa. Quase todos os dias é possível encontrar nas notícias esportivas alguma resposta atravessada, discussão, ironia, deboche ou rusga declarada entre um treinador e jornalistas, em qualquer país onde o futebol e a cobertura diária sejam fortes.
Renato Gaúcho contraria esta lógica. Concede com prazer duas entrevistas coletivas semanais, nas terças e nas sextas-feiras, além das obrigatórias conversas após os jogos.
O técnico do Grêmio não estabelece nenhum limite de tempo, não foge das perguntas e costuma permanecer na sala de conferências do Estádio Olímpico após o término da série de questionamentos.
Desligam-se os microfones, mas Renato Gaúcho permanece disposto à "resenha", como os profissionais do futebol chamam as conversas descontraídas. O rosto não consegue disfarçar a expressão de quem está ansioso pelas piadas. E ele sempre escolhe algum repórter para estabelecer a provocação do dia.
Para Renato Gaúcho, o contato com os repórteres não é uma obrigação profissional. Ele realmente gosta das entrevistas.
- Eu gosto desse momento. Tenho prazer nas entrevistas mesmo. O que eu mais gosto é de sacanear vocês (risos). Temos uma convivência saudável, conversamos duas ou três vezes por semana, respondo a todas as perguntas, brinco, conversamos em alto nível - afirmou.
Tenho prazer nas entrevistas. O que eu mais gosto é de sacanear vocês"
Renato Gaúcho
Segundo Renato, entretanto, o bom tratamento recíproco entre Renato Gaúcho e os jornalistas não pode servir de motivo para arrefecer qualquer ímpeto crítico. Ele pediu aos jornalistas que saibam separar os momentos descontraídos daqueles em que uma opinião contrária às decisões do treinador seja necessária.
- Isso não quer dizer que vocês precisem me aliviar. Não faço isso para escapar das críticas - explicou, para completar: - Estou sujeito aos elogios e às críticas. Não é porque estou aqui um tempo maior conversando com vocês que vou querer que vocês me aliviem. Pelo contrário. Aí vocês não estariam sendo amigos. Eu quero receber as críticas construtivas.
Além das coletivas, Renato Gaúcho também procura os repórteres para as resenhas no pátio do Estádio Olímpico, antes dos treinos. Conversa por alguns minutos, sempre sobre amenidades, como sua resistência ao frio gaúcho, ou algum causo do passado. Nesta semana, invadiu a sala de imprensa de surpresa, para provocar e dar risadas.
Renato Gaúcho conversa com repórteres (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Renato Gaúcho na sala de imprensa do Olímpico (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Na tarde desta sexta-feira, a conversa de Renato com os repórteres durou mais de 40 minutos. E só foi interrompida porque o ônibus que levaria a delegação ao hotel destinado à concentração do grupo já o aguardava. Não fosse a urgência, Renato permaneceria contando histórias divertidas, provocando repórteres e defendendo-se de piadas e provocações também dirigidas a ele.
- O Seu Verardi disse que, a partir desse minuto, já está contando o tempo para a caixinha - afirmou o assessor de imprensa Vitor Rodriguez, alertando com bom humor a Renato que o supervisor Antônio Carlos Verardi aplicaria uma multa ao treinador em caso de atraso na saída do ônibus.

Ganso reencontra bola e deve voltar
a treinar com o grupo segunda-feira

Meia faz trabalhos técnicos separadamente. Léo é reintegrado e tem
grandes chances de jogar na quarta, na grande final da Libertadores

Por Marcos Guerra Santos
Ganso treino Santos (Foto: Ag. Estado)Ganso reencontra bola  (Foto: Ag. Estado)
Paulo Henrique Ganso deu mais um passo para voltar à equipe do Santos na decisão da Libertadores, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), contra o Peñarol, no Pacaembu. O meia ainda não participa das atividades do elenco, assim como o lateral Léo, mas já faz trabalhos técnicos com bola. O departamento médico do Peixe estima que o camisa 10 seja reintegrado por completo na próxima segunda.
- O Ganso ainda não trabalhou com a equipe. Espero que ele esteja apto (na segunda-feira). Tanto ele quanto os outros que estiveram no departamentao médico são grandes jogadores, que dispensam comentários. Eles já ajudaram bastante. Toda força nesse momento é importante e válida – disse o volante Arouca.
Ganso sofreu um estiramento na coxa direita durante a primeira partida da final do Paulistão, no início de maio. Nesta sexta, ele fez dupla com Neymar na primeira fase do treinamento, que era apenas aquecimento. Os dois craques alongaram e trocaram apenas alguns passes antes de o camisa 10 realizar suas atividades técnicas. O atacante, por outro lado, juntou-se aos outros jogadores que iniciaram a partida de ida da final, na última quarta, em Montevidéu, para um animado futevôlei.
Os reservas fizeram um coletivo em campo reduzido. A novidade ficou por conta da presença do lateral-esquerdo Léo entre os suplentes. O jogador parece ter se recuperado de um problema no tornozelo direito e tem grandes chances de reassumir o posto de titular no duelo decisivo da Libertadores. Jonathan e Maikon Leite, que estavam no estaleiro, também foram a campo. No entanto, os dois apenas correram torno do gramado e dificilmente estarão aptos a disputar a decisão.
Santos e Peñarol empataram em 0 a 0 no Centenário, na última quarta-feira, e o campeão será aquele que vencer a partida por qualquer placar no Pacaembu. Como não há vantagem por gol feito fora de casa, qualquer empate no tempo normal levará o jogo para a prorrogação. Se persistir a igualdade, o título será decidido nos pênaltis.

Em alta de novo na Rússia, Love diz que Flamengo é caso encerrado

Atleta diz que CSKA aceitava negociar após recusar proposta, mas que diretoria do Fla nunca retornou contato dos russos: 'Eles preferiram o André'

Por Thiago Dias Rio de Janeiro
Vagner Love CSKA Simion Bulgaru  Alania (Foto: AP)Na Rússia, Love voltou a usar as trancinhas azuis
no cabelo: cabeça longe do Fla (Foto: AP)
As trancinhas azuis deixam claro: a cabeça de Vagner Love não está mais no Flamengo. Autor de três gols nos últimos dois jogos do CSKA, o atacante vive boa fase novamente no futebol russo, encerrou recentemente o casamento com Marta e viu a mãe Jaira sair do hospital após alguns dias em estado grave na UTI. Assuntos resolvidos, mas faltava um, que não teve o final esperado pelo Artilheiro do Amor e deixou marcas no coração rubro-negro: a volta ao time da Gávea está descartada no momento.
Por telefone, Love explicou ao GLOBOESPORTE.COM a negociação fracassada com o Flamengo. Segundo o jogador, o CSKA recusou a proposta de cerca de € 5 milhões (R$ 11 milhões) feita pelo clube carioca, mas estava disposto a negociar. O presidente do time russo, Eugeny Giner, chegou a pedir uma reunião para o final do mês de maio, mas nunca recebeu uma resposta dos rubro-negros, que agora tentam contratar o ex-santista André, do Dínamo de Kiev, a pedido de Vanderlei Luxemburgo. A opção do treinador deixou feridas no Artilheiro do Amor.
- Eles que não quiseram. Eu quis voltar, mas eles preferiram o André. Pelo que eu li, por ser mais novo e por poder ser negociado no futuro. O assunto está encerrado. Preferiram o André e posso seguir a minha vida. Sempre tive vontade de voltar para o Flamengo, mas isso agora não vai acontecer - disse Love.
O atacante revelado pelo Palmeiras contou ainda detalhes da proposta enviada pelo Flamengo e lembrou que nunca tinha visto Eugeny Giner aceitar negociar sua transferência como fez agora. Segundo Love, seu último contato com a diretoria do clube da Gávea foi um telefonema de Michel Levy, diretor de finanças, para o seu empresário, Evandro Ferreira, dizendo que Luxemburgo preferia André para o ataque. Se antes o retorno para o Fla era prioridade, agora o Artilheiro do Amor abre a possibilidade de vestir outra camisa no Brasil.
- O valor seria dividido em parcelas, o Flamengo daria prioridade para o CSKA comprar jogadores de até 19 anos, jogaria um amistoso aqui na Rússia. O presidente do CSKA não aceitou, mas disse que estava aberto a negociar. O Flamengo nunca retornou o contato. Depois de um tempo, o Levy procurou meu empresário e disse que o Flamengo não ia mais tentar me contratar, pois o Vanderlei preferia o André. Sempre demonstrei a vontade de jogar no Flamengo,  mas quero deixar bem claro que posso procurar outro lugar para jogar no Brasil, sem problema nenhum. Sou profissional, onde eu estiver vou honrar a camisa. Este é um assunto encerrado - afirmou.
Na última semana, o GLOBOESPORTE.COM falou que Luxemburgo teria preferência pela contratação de André. O técnico usou seu site oficial para desmentir a notícia e dizer que Love seria bem-vindo no time rubro-negro.
Após um ano no futebol brasileiro - emprestado para Palmeiras e Flamengo - Love retornou ao CSKA em agosto de 2010. A boa fase voltou agora, com gols importantes e o time na liderança do Campeonato Russo. Neste sábado, a equipe de Moscou encara o lanterna Spartak Nalchik, fora de casa. Na última terça, Love fez um dos gols da vitória de 3  a 0 sobre o Anzhi, que conta com Roberto Carlos, Diego Tardelli e Jucilei.
BRASIL MUNDIAL FC: veja o gol de Love na vitória do CSKA sobre o Anzhi
Confira abaixo a entrevista completa de Love para o GLOBOESPORTE.COM:
GLOBOESPORTE.COM: Você resolveu alguns assuntos importantes recentemente. A cabeça está mais tranquila?
VAGNER LOVE:
O que me deixou bem preocupado foi a minha mãe, que ficou bem doente, e passou alguns dias na UTI. Mas ela está em casa já, se recuperando melhor. Fui ao Brasil há algum tempo e estive com ela, voltei melhor para a Rússia, com a cabeça mais tranquila. Estou fazendo o que sempre fiz e com o prazer que sempre tive. As coisas não estavam saindo bem no trabalho, mas vi que ela está melhor e coloquei a cabeça no lugar. Estou voltando a ser o Vagner de sempre.
Vagner Love com tranças da cor do Flamengo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Na época de Flamengo, Love usava as trancinhas
rubro-negras (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Isso tem refletido em campo, certo? Três gols em dois jogos, o CSKA está na liderança.
Sim, está sendo muito bom para mim. Queria muito ter continuado no Brasil, mas infelizmente isso não aconteceu. Pedi para ir embora, estou há sete anos aqui, queria novos ares. Hoje não, estou bem, mostrei isso, sábado tem mais um jogo importante para manter a liderança e vou procurar fazer mais gols. Eu gosto de fazer gols, jogar futebol.
Você também acabou de sair de um casamento. Correu tudo bem?
Sim. Não me separei no papel ainda, mas é um assunto resolvido. Chegaremos a um acordo. Cada um tem os seus direitos e cada um segue sua vida.
Você disse que queria voltar ao Brasil. O Flamengo fez proposta para o CSKA, mas foi recusada. Ficou decepcionado pelo Flamengo não ter insistido e agora está tentando investir em outro jogador, que pode até ser mais caro que você?
Quando eu fui ao Brasil resolver coisas pendentes com o Flamengo surgiu a conversa de tentarem me contratar, agora em definitivo. Eles fizeram a proposta. O valor seria dividido em parcelas, o Flamengo daria prioridade para o CSKA comprar jogadores de até 19 anos, jogaria um amistoso aqui na Rússia. A proposta era mais ou menos assim, e somando tudo dava uns 5 milhões de euros. O presidente do CSKA não aceitou, mas disse que estava aberto a negociar, coisa que eu nunca o vi fazer. Ele entrou em contato com o Flamengo, disse que poderia marcar uma reunião para o fim de maio para sentar e conversar, ver o que poderíamos fazer, mas o Flamengo nunca retornou o contato. Depois de um tempo, o Michel Levy (diretor de finanças do clube carioca) procurou meu empresário (Evandro Ferreira) e disse que o Flamengo não ia mais tentar me contratar, pois o Vanderlei (Luxemburgo) preferia o André. Sempre demonstrei a vontade de jogar no Flamengo, tenho carinho pelo clube e pela torcida, mas isso agora não vai acontecer. Quero deixar bem claro que posso procurar outro lugar para jogar no Brasil, sem problema nenhum. Sou profissional, onde eu estiver vou honrar a camisa. Este é um assunto encerrado, eles tiveram a preferência deles, eu tenho a minha. Se tiver a chance de voltar para outro clube, ficarei feliz. Assim como ficarei feliz em outro centro europeu.
Então o Flamengo é um assunto encerrado?
Eles que não quiseram. Eu quis voltar, mas eles preferiram o André. Pelo que eu li, por ser mais novo e futuro poder ser negociado no futuro. O assunto está encerrado. Preferiram o André e posso seguir a minha vida. Sempre tive vontade de voltar para o Flamengo, mas isso agora não vai acontecer.

Nesses sete anos, você várias vezes disse que queria sair da Rússia. Chegou a ser emprestado por um ano para voltar ao Brasil. Essa sua insistência em dizer que quer sair do CSKA prejudicou sua relação com o clube e a torcida?Não, nunca mudou. Fico feliz por isso. Eles até teriam o o direito de mudar comigo, mas isso nunca aconteceu. Fui para o Brasil e voltei com a mesma moral que eu tinha. Todos têm carinho por mim, fico feliz e procuro sempre retribuir dentro de campo. Quando faço gol em casa, como contra o Anzhi agora, na hora que o locutor do estádio fala "Vagner", a torcida inteira responde "Love", com muito carinho.
Quando você foi para a Rússia, era "coisa de maluco". Agora, há vários jogadores famosos, como o Roberto Carlos. O campeonato está no centro das atenções. É diferente?Isso é bom. Isso mostra que o Campeonato Russo tem muito a crescer, agora o nosso calendário está ficando igual ao europeu. Está muito disputado, com dois ou três clubes com chances de título. O futebol russo tem muito a crescer e se tornar um dos principais do mundo, pois os clubes têm boas condições para contratar, pagam salários em dia. Antes, as pessoas  falavam que eu era maluco (risos). Hoje, um monte de gente quer jogar aqui e se juntar ao maluco (risos). Eu não me arrependo de ter vindo para a Rússia, sempre fui muito bem tratado e nunca tive problemas dentro e fora de campo.
vagner love cska (Foto: Divulgação/Site Oficial)Love retornou ao CSKA no ano passado, mas voltou a jogar bem nesta temporada (Foto: Divulgação)

Presidente preza sigilo, mas adianta: 'Diego sabe que temos interesse'

Em bate-papo via Twitter com torcedores, Maurício Assumpção diz ainda que Botafogo está em busca de um zagueiro, dois meias e um atacante

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Maurício Assumpção, presidente do Botafogo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Maurício Assumpção, presidente do Botafogo
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, participou nesta sexta-feira de um bate-papo via Twitter com torcedores do clube. O principal assunto abordado foi a negociação para a contratação de Diego. O ex-santista atualmente defende o Wolfsburg, da Alemanha.
- O Botafogo tem interesse no jogador. É uma negociação com diversas variáveis sendo que a principal delas é o sigilo absoluto, como é de hábito aqui no Botafogo. E o Diego sabe que temos interesse na vinda dele - disse Assumpção.
O mandatário alvinegro disse ainda que a ideia é reforçar a equipe em todos os setores. O clube está em busca de um zagueiro, dois meias e um atacante. Mas não citou nomes.
- Vocês sabem que o segredo é a alma do negócio. A chegada do Renato é o melhor exemplo disso. Especulações só atrapalham - destacou.
Perguntado sobre a permanência de Marcelo Mattos (pertence ao Panathinaikos, da Grécia, e o empréstimo está perto do fim),  Assumpção garantiu que "todos os esforços" estão sendo feitos para manter o volante por mais tempo no Botafogo.
Uniformes
Outro assunto abordado pelo presidente foi o lançamento dos novos uniformes do Botafogo. Segundo ele, não haverá demora, porém não está excluída a possibilidade de mudança no fornecedor de material esportivo.
- Em breve anunciaremos a data de lançamento dos novos uniformes. A Fila é a nossa forncedora oficial, mas há outras empresas interessadas em se tornar nossas parceiras - disse Assumpção, ressaltando ainda que negocia com novos patrocinadores e que eles estarão estampados nas novas camisas quando do lançamento.
Eike Batista
O presidente Maurício Assumpção destacou ainda que o Botafogo não está próximo de fechar parceria com o empresário Eike Batista (o milionário é torcedor declarado do Alvinegro).
- O Botafogo já conversou com uma equipe que representava o Eike, apresentou alguns projetos. Entretanto a conversa não evoluiu. Tenho acompanhado especulações sobre a relação Botafogo/Eike e as considero uma tentativa de comprometer essa relação.
Sem polêmica com o Fla
Por fim, Assumpção sepultou qualquer chance de polêmica com o Flamengo às vésperas do clássico (domingo, às 16h). Durante esta semana, Patrícia Amorim, mandatária do Rubro-Negro, fez uma brincadeira durante uma palestra sobre a fama do chororô alvinegro.
- A presidente Patricia Amorim me ligou e esclareceu o ocorrido. Assunto encerrado.

Sem Carlinhos Paraíba, Carpegiani repetirá equipe que venceu o Grêmio

Volante, que disputava vaga com Marlos, sentiu dores no joelho e não deverá ter condições de jogo. Dagoberto, que não treinou na sexta, não preocupa

Por Marcelo Prado São Paulo
Paulo César Carpegiani no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Carpegiani deve repetir o time que venceu o
Grêmioo no último sánbado (Foto: VIPCOMM)
O técnico Paulo César Carpegiani, que já não podia contar com os zagueiros Rhodolfo e Miranda e com o atacante Fernandinho, todos vetados pelo departamento médico, ganhou dois problemas no treino desta sexta-feira. O volante Carlinhos Paraíba, que levou uma pancada no joelho na manha da última quinta-feira, não treinou novamente com o elenco nesta tarde. O camisa 20 disputava uma vaga no time titular com Marlos, que deverá permanecer na equipe que enfrenta o Ceará, neste domingo, em Fortaleza.
Além de Carlinhos Paraíba, Carpegiani também deverá perder uma importante opção para o banco de reservas: Ilsinho, que sente dores no tornozelo. Ambos serão avaliados neste sábado, mas segundo Carpegiani, dificilmente terão condições de jogo no domingo, contra o Ceará, em Fortaleza.
- Eu gostaria muito de levá-los para a viagem, mas acho bem difícil. São peças importantes e vou esperar até o último momento para isso – afirmou o treinador, que sem muitas alternativas, deverá repetir o time que venceu o Grêmio, no último sábado, por 3 a 1, no estádio do Morumbi.
Quem também não treinou nesta sexta-feira foi Dagoberto, que teve uma indisposição estomacal pelo departamento médico e ficou em repouso. A princípio, o jogador não preocupa para o duelo no Nordeste. Se ele for vetado, Carpegiani teria problemas para montar o ataque, já que Fernandinho e Luis Fabiano estão machucados. A alternativa seria formar o setor com Marlos e Willian José.
Se não ocorrer nenhum problema de última hora, Carpegiani mandará a campo o time que venceu o Grêmio, no último sábado, com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro e Lucas; Dagoberto e Marlos. O elenco treinará na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda e viajará no meio da tarde para Fortaleza.

Escalação de Fabrício pode fazer Ceará perder seis pontos

Zagueiro alvinegro teria jogado de forma irregular contra o Botafogo

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE
diego mauricio flamengo fabricio ceará  (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)Possível irregularidade de Fabrício pode prejudicar
Vovô (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)
O Ceará pode ser punido com a perda de até seis pontos na Série A do Campeonato Brasileiro. Toda a questão envolve o zagueiro Fabrício, titular garantido da zaga alvinegra.
O contrato do jogador com o clube foi renovado no último dia 3 de junho com prazo final em dezembro de 2012. O documento foi assinado pelo presidente Evandro Leitão, com validade a partir do dia 1° de junho.
E o problema reside exatamente neste ponto. Um dia antes da publicação do novo contrato do zagueiro no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - também 3 de junho -, o dirigente alvinegro já cumpria suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) por troca de ofensas com integrantes da Federação Cearense de Futebol (FCF), no primeiro turno do Campeonato Cearense. A suspensão foi publicada pelo órgão no dia 2 de junho.
Por um lado, o Ceará sustenta o discurso de que não há irregularidade, pois o contrato tinha validade desde o dia 1°, quando Evandro Leitão ainda não estava punido e poderia cumprir as funções de presidente.
No entanto, a leitura dos juristas desportivos locais é outra. Para eles, a referência é a data de entrada do novo vínculo na entidade competente, no caso, a CBF. Sendo assim, o contrato só valeria oficialmente a partir de 3 de junho, quando o o presidente alvinegro já estava suspenso. Isso impediria que ele assinasse o contrato de Fabrício e tornaria a situação do atleta irregular para o jogo contra Botafogo.
No momento, Fabrício sente lesão na coxa direita e não deve enfrentar o São Paulo neste domingo. Contudo, a situação alvinegra só deve ser analisada se algum clube da Série A reclamar oficialmente ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Casal do beijo em quebra-quebra foi derrubado pela polícia

 Por dois dias, a imagem do casal deitado e abraçado na rua vazia, com fogo e caos ao fundo, rodou o mundo como a única imagem romântica  da noite de destruição em Vancouver. Agora, imagens de cinegrafista amador deixam claro que o abraço não foi fruto de paixão alheia à violência. O casal de namorados foi derrubado por policiais do batalhão de choque da polícia canadense. O escudo de um deles chegou a ferir a estudante canadense Alexandra Thomas que, segundo testemunhas, bateu com a cabeça no chão. Caída, foi abraçada e protegida por seu namorado, o australiano Scott Jones.

Dublê de barman e ator de comédia em pé, Scott mantém seu corpo entre a namorada e a dupla de policiais que cerca o casal. Ele não permite que sejam levantados à força. Em seguida, os policiais rumam em direção ao cordão de isolamento armado metros adiante, deixando o casal no chão. É quando acontece a foto do beijo.
O mistério começou a ser desfeito na sexta-feira, quando o pai de Scott identificou o próprio filho, num post publicado no Facebook:
- Meu garoto! Assim que faz amor, em vez de guerra!

Rapidamente, a história do jovem casal foi reconstituída através de entrevistas em dois continentes, com as famílias de Alexandra, no Canadá, e de Scott, na Austrália.
- Minha primeira reação foi: ‘não pode ser a gente’ – contou Alexandra, em entrevista ao jornal canadense The Star.
- Mas depois vi que realmente éramos nós mesmos. É uma foto bastante ‘reveladora’ – brincou Alexandra, já que a imagem deixa à mostra sua calcinha.
A mãe do jovem herói se assustou ao ver o filho deitado no meio da confusão mas disse que não esperava nada diferente dele:
- É algo que esperava que ele fizesse, é o meu garoto. Ele sempre viveu num mundo próprio. Nem sempre se conecta ao que acontece em volta dele – contou Megan Jones.
A jovem australiana passa bem. No domingo, o casal embarca juntos para a califórnia. Em seguida, Scott voltará para a Austrália. Será que a fama repentina vai manter o casal junto? Ou vai afastá-los?

Após aposentadoria, Ronaldo joga amistoso beneficente com Luis Figo

Dez dias depois de se despedir da Seleção no Pacaembu, Fenômeno reforça equipe da fundação do português em partida contra Austria Vienna

Por GLOBOESPORTE.COM Viena
Durou pouco o adeus aos campos de Ronaldo Fenômeno. Mais precisamente dez dias. Após se aposentar de forma oficial da Seleção Brasileira e do futebol, o ex-atacante jogou um amistoso beneficente nesta sexta-feira, pelo time da fundação do português Luis Figo, companheiro seu nos tempos de Real Madrid. A partida foi contra o Austria Vienna, que usou os seus atletas profissionais e venceu por 7 a 4 na Generali Arena. Assim como na despedida no Pacaembu, contra a Romênia, no último dia 7, ele não marcou.
Ronaldo amistoso Austrália (Foto: Reuters)Ronaldo tentou, mas também não conseguiu marcar após se aposentar de forma oficial (Foto: Reuters)
Ronaldo entrou em campo aos 29 minutos do primeiro tempo e foi substituído no intervalo. Logo que tocou na bola ele criou perigo, dando um chute de fora da área. A torcida austríaca, é claro, foi ao delírio e ovacionou o ex-corintiano. Aos 38, o Fenômeno fez uma bonita jogada individual pela ponta-esquerda e também ouviu gritos vindos da arquibancada. Pouco antes, em uma dividida, ele levou um tombo e deixou sua cueca à mostra, dessa vez protagonizando momento descontraído.
Além de Ronaldo, estiveram em campo nomes famosos nas últimas décadas, como os brasileiros Cafu, Serginho e Elber, além do holandês Ronald de Boer, do francês Patrick Vieira, do romeno Hagi, do sérvio Stankovic e do português Pauleta, que acabou substituido pelo atacante brasuca, entre outros.
Figo amistoso Áustria (Foto: Reuters)Luis Figo também esbanjou classe em jogo beneficente de sua fundação (Foto: Reuters)

Com Varejão e o americano Taylor, Magnano chama para o Pré-Olímpico

Pivô dos Cavs se recupera de lesão, e armador do Bauru ainda não confirmou dupla nacionalidade; destaque do NBB, ala-pivô Olivinha fica fora da lista

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Varejão na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Reuters)Ainda se recuperando de lesão, Varejão está na
lista do técnico Rubén Magnano (Foto: Reuters)
Foi uma pequena caixinha de surpresas. O técnico Rubén Magnano convocou nesta sexta-feira 20 jogadores para o grupo de onde vai tirar os 12 que jogarão o Pré-Olímpico masculino de Mar Del Plata, no fim de agosto. E o treinador argentino se mostrou disposto a esperar. Primeiro, esperar por Anderson Varejão, que entrou na lista mesmo afastado das quadras desde o início do ano, quando passou por uma cirurgia no tornozelo direito. Além disso, Magnano surpreendeu ao convocar o americano Larry Taylor, do Bauru, e espera que ele consiga a tempo a dupla nacionalidade. Entre as ausências, a mais notada foi a de Olivinha, ala-pivô do Pinheiros, um dos destaques do último NBB.
- Nossa ideia é avaliar o desempenho de todos os jogadores até lá. Apenas próximo da data é que teremos uma posição definitiva. Vamos trabalhar muito para conquistar nosso objetivo, que é participar dos Jogos Olímpicos em Londres, no próximo ano - disse Magnano no site da CBB, que chegou a publicar uma lista com apenas 19 nomes e, meia hora depois, incluiu o pivô Paulão Prestes.
Blog Rebote: O que achou da lista? Ficou faltando alguém? Deixe o seu comentário!
No dia 4 de julho, os atletas vão se apresentar à comissão técnica, em São Paulo, para dar início à preparação. Os treinos serão no clube A Hebraica. O Pré-Olímpico rende duas vagas para os Jogos de Londres-2012. Os Estados Unidos, campeões mundiais, não disputam o torneio, o que deixa Brasil e Argentina, a dona da casa, como favoritos às duas vagas.
Em fevereiro, Varejão passou por uma cirurgia para reparar o rompimento do tendão do tornozelo direito. Desde então, o ala-pivô do Cleveland Cavaliers se recupera da lesão afastado das quadras e, por isso, era dúvida na lista de Magnano. O jogador avisou que vai se juntar à seleção, mas não para jogar, e sim para se tratar com os médicos brasileiros. Larry também foi outra surpresa, uma vez que ainda não teve sua dupla nacionalidade confirmada.
NBB - Arthur Brasília (Foto: Divulgação/NBB)Arthur, do Brasília, comemora convocação e sonha
com o Pré-Olímpico (Foto: Divulgação/NBB)
Também convocados por Magnano, Arthur e Nezinho devem pedir dispensa dos Jogos Mundiais Militares. Os dois jogadores integram a equipe militar brasileira, mas a data da competição (de 16 a 24 de julho) bate com os treinamentos da seleção olímpica.
- Estou feliz demais. Estava acompanhando pela internet, e quando saiu a lista, vi o meu nome. Creio que seja um momento importante, pois ser chamado para a seleção brasileira é o reconhecimento do trabalho de toda a temporada. Agora é trabalhar forte para buscar um espaço entre os 12 que vão para Mar del Plata - comemorou o ala Arthur, campeão do NBB pelo Brasília.
Antes do Pré-Olímpico, o Brasil ainda participa de torneio na Venezuela, de 5 a 7 de agosto, e da Copa Jenaro “Tuto” Marchand, em do Foz do Iguaçu, de 24 a 26 de agosto. A Tuto Marchand, contará com a participação das seleções adultas masculinas do Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana.
No Pré-Olímpico, as dez seleções foram divididas em dois grupos de cinco. O Brasil está no “A” e estreia contra a Venezuela. Depois, a seleção enfrenta Canadá, República Dominicana e Cuba. Na chave “B” estão Porto Rico, Uruguai, Panamá, Argentina e Paraguai.
Confira a lista completa dos convocados:
Marcelinho Huertas – Armador – 28 anos – 1,90m – Baskonia Caja Laboral (ESP) – SP
Nezinho – Armador – 30 anos – 1,85m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Raulzinho – Armador – 18 anos – 1,80m – Minas T.C. (MG) – MG
Larry Taylor Jr – 30 anos – 1,86m – Bauru Basketball (SP) – EUA *
Leandrinho – Ala/armador – 28 anos – 1,92m – Toronto Raptors (CAN) – SP
Vitor Benite – Ala/armador – 21 anos – 1,90m – Limeira (SP) – SP
Marcelinho Machado – Ala/armador – 36 anos – 2,00m – CR Flamengo (RJ) – RJ
Alex Garcia – Ala – 31 anos – 1,91m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Arthur – Ala – 29 anos – 2,08m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – DF
Diego – Ala – 31 anos – 1,95m – Winner Limeira (SP) – GO
Marquinhos – Ala – 27 anos – 2,07m – Pinheiros (SP) – RJ
Augusto Lima – Ala/pivô – 20 anos – 2,07m – Unicaja (ESP) – RJ
Douglas Nunes – Ala/pivô – 24 anos – Bauru Basketball (SP) – MG
Guilherme Giovannoni – Ala/pivô – 31 anos – 2,04m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Anderson Varejão – Pivô – 29 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (USA) – ES
Caio Torres – Pivô – 25 anos – 2,11m – Vivemenorca (ESP) – SP
Paulão Prestes – Pivô – 23 anos – 2,10m – CB Murcia (ESP)- SP
Rafael Hettsheimeir – Pivô – 25 anos – 2,08m – CAI Zaragoza (ESP) – SP
Nenê – Pivô – 28 anos – 2,11m – Denver Nuggets (EUA) – SP
Tiago Splitter – Pivô – 26 anos 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
* Segundo a CBB, encontra-se em processo de naturalização

Luxa, sobre Ronaldinho: 'Se estão cobrando é porque falta alguma coisa'

Técnico vê evolução no camisa 10 do Fla, mas diz que ele pode mais

Por Janir Júnior, Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
A bola e a responsabilidade estão com Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10, que ainda está longe de mostrar futebol de alto nível que o consagrou na Europa e até aqui teve apenas lampejos de boas atuações, terá que dar uma resposta em campo. Vanderlei Luxemburgo disse que as cobranças são sinais de que ainda falta algo e que o próprio jogador terá de fazer sua parte para calar os críticos.
- O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo. Vai depender sempre dele, a ida para a Seleção, a performance de alto nível. Acho que ele está evoluindo – afirmou Luxa.
O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo."
Vanderlei Luxemburgo
Publicamente, Vanderlei sempre trata o assunto Ronaldinho Gaúcho com declarações que não causem polêmica com a principal contratação do clube para a atual temporada. O técnico, porém, sabe que o jogador pode render mais. Além disso, o treinador tem total conhecimento da vida agitada do jogador na noite carioca. Mas, como ele não faltou nem se atrasou a nenhum treinamento, Luxa não precisou repreender o camisa 10.
Segundo o técnico, a pressão e a exigência em cima de Ronaldinho sempre serão intensas.
- A exigência externa está muito grande, queriam que ele fosse convocado para a Copa América, que estivesse voando como na época de Barcelona. Mas isso é porque acham que ele pode render mais.
Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)Assim como a torcida, Luxemburgo ainda espera mais de seu maior astro (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Vice-artilheiro da equipe na temporada - tem sete gols, três a menos que Thiago Neves – Ronaldinho não balançou as redes em clássicos, apenas contra adversários pequenos e de outros estados. Desde que chegou ao clube, em janeiro, foram quatro: empatou e ganhou do Botafogo, e empatou com Fluminense e Vasco. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fla venceu o Alvinegro nos pênaltis. Da mesma maneira, superou os cruz-maltinos na final da Taça Rio. Nem assim o meia-atacante marcou. Nas duas decisões, era o último da lista e não chegou a cobrar.
Neste domingo, Ronaldinho terá mais uma prova contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. As equipes se enfrentam pela quinta rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro tem seis pontos e está em 11º na tabela. Com sete, o Alvinegro é o quinto.  
 

Luxa, sobre Ronaldinho: 'Se estão cobrando é porque falta alguma coisa'

Técnico vê evolução no camisa 10 do Fla, mas diz que ele pode mais

Por Janir Júnior, Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
A bola e a responsabilidade estão com Ronaldinho Gaúcho. O camisa 10, que ainda está longe de mostrar futebol de alto nível que o consagrou na Europa e até aqui teve apenas lampejos de boas atuações, terá que dar uma resposta em campo. Vanderlei Luxemburgo disse que as cobranças são sinais de que ainda falta algo e que o próprio jogador terá de fazer sua parte para calar os críticos.
- O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo. Vai depender sempre dele, a ida para a Seleção, a performance de alto nível. Acho que ele está evoluindo – afirmou Luxa.
O Ronaldo só depende dele. Se estão cobrando é porque falta alguma coisa. Nós damos treinamento, condicionamento, preparamos. Essa sintonia não vai partir de mim, vai partir do Ronaldo."
Vanderlei Luxemburgo
Publicamente, Vanderlei sempre trata o assunto Ronaldinho Gaúcho com declarações que não causem polêmica com a principal contratação do clube para a atual temporada. O técnico, porém, sabe que o jogador pode render mais. Além disso, o treinador tem total conhecimento da vida agitada do jogador na noite carioca. Mas, como ele não faltou nem se atrasou a nenhum treinamento, Luxa não precisou repreender o camisa 10.
Segundo o técnico, a pressão e a exigência em cima de Ronaldinho sempre serão intensas.
- A exigência externa está muito grande, queriam que ele fosse convocado para a Copa América, que estivesse voando como na época de Barcelona. Mas isso é porque acham que ele pode render mais.
Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)Assim como a torcida, Luxemburgo ainda espera mais de seu maior astro (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Vice-artilheiro da equipe na temporada - tem sete gols, três a menos que Thiago Neves – Ronaldinho não balançou as redes em clássicos, apenas contra adversários pequenos e de outros estados. Desde que chegou ao clube, em janeiro, foram quatro: empatou e ganhou do Botafogo, e empatou com Fluminense e Vasco. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fla venceu o Alvinegro nos pênaltis. Da mesma maneira, superou os cruz-maltinos na final da Taça Rio. Nem assim o meia-atacante marcou. Nas duas decisões, era o último da lista e não chegou a cobrar.
Neste domingo, Ronaldinho terá mais uma prova contra o Botafogo, às 16h, no Engenhão. As equipes se enfrentam pela quinta rodada do Brasileirão. O Rubro-Negro tem seis pontos e está em 11º na tabela. Com sete, o Alvinegro é o quinto.  

Goleiro reserva do Botafogo concilia treinos com o curso de Psicologia

Aos 19 anos, Luís Guilherme já leva para campo o que aprende nas aulas e nos livros. No futuro, pretende atuar como psicólogo de clube também

Por Thiago Fernandes e Breno Dines Rio de Janeiro
No ano passado, o GLOBOESPORTE.COM acompanhou a luta do jovem goleiro Luis Guilherme em busca de seu sonho de cursar a faculdade de Psicologia. Entre os treinos (do time principal e o de juniores) e as partidas do Botafogo, o jogador estudou em um curso pré-vestibular para tentar conquistar a tão sonhada vaga. Deu certo. Com boas notas na área de humanas, o atleta conquistou seu espaço no mundo acadêmico e agora, aos 19 anos, tem que se esforçar ainda mais do que em 2010.
luis guilherme botafogo faculdade (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Luis Guilherme na sala de aula do curso de Psicologia  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
- Sou péssimo na área de exatas. Tinha muita dificuldade com números. Por isso, nem pensei em seguir educação física, que seria mais comum para um jogador. Estou realizando um sonho e sei que vai ser muito difícil conciliar toda minha vida acadêmica com os treinos. Mas meu objetivo é levar as duas coisas adiante. Se tivesse que escolher, o futebol seria prioridade, mas acho que fazer um curso superior me ajuda e muito dentro das quatro linhas. Sempre quis fazer uma faculdade, porque o futebol é muito volátil. Pode dar tudo certo, mas você também pode sofrer uma lesão e acabar sua carreira. É bom ter uma sustentação – explicou o goleiro.
Para conseguir conciliar os dois sonhos, Luis diz que carrega seus livros para tudo que é canto. Seja na concentração ou nos intervalos dos treinos, lá está o goleiro aproveitando para estudar.
- Sempre que tem um tempinho, eu dou uma lida. Não é fácil levar as duas coisas ao mesmo tempo. Mas eu me esforço ao máximo. O pessoal até brinca comigo, implica com meus livros, mas sei que me dão apoio.
Os ensinamentos das aulas são aplicados por Luis dentro de campo. Como goleiro, o jogador diz que precisa ter ainda mais tranquilidade para encarar a pressão de uma partida.
- Tem muita coisa que eu estudo que pode ser usada em campo. Durante o jogo, você sabe que não pode errar e tem que ter a cabeça tranquila para isso. Caso aconteça uma falha, tem que superar rápido também. Em uma disputa de pênaltis, pode ser usado a meu favor também. Porque o mais importante nesse momento é ter tranquilidade e saber transmitir isso ao adversário. Se ele sentir que você está seguro, talvez ele fique inseguro.
Paixão pela Psicologia nasceu no Botafogo
A opção pela Psicologia está diretamente ligada ao futebol e ao clube. Desde novo, Luis teve o acompanhamento dos profissionais da área no Botafogo por conta de seu temperamento nada calmo, bem diferente dos dias de hoje.
- Eu era muito nervoso, explosivo. O contato com as psicólogas do clube me fez gostar da profissão. Sou amigo delas hoje. A Maíra (Ruas Justo, psicóloga do time profissional) é muito minha amiga. Adoro conversar com ela e a gente troca bastante informação. Ela me indica livros para ler e me ajuda no dia a dia.
Maira psicologa com Thiago Galhardo botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Maira conversa com Thiago Galhardo: um trabalho
diário (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Maíra retribui os elogios do goleiro. Orgulhosa do desenvolvimento do seu pupilo, a psicóloga diz que vê uma evolução cada vez maior em Luis tanto dentro quanto fora das quatro linhas.
- O Luis Guilherme é meu atleta desde os 15 anos e por isso a gente desenvolveu uma relação muito grande. Ele percebeu que poderia usar a psicologia para melhorar o desempenho dele, que poderia aprofundar isso na vida dele. Melhorou bastante tanto como pessoa quanto como profissional. Ele se interessou muito pela área porque realmente é fascinante o mundo da psicologia.
A psicóloga conta que o trabalho realizado no clube é feito no dia a dia, com conversas em grupo e individuais. Os goleiros, entretanto, merecem uma atenção maior.
- Qualquer atleta precisa de uma evolução psicológica, como precisa de uma evolução física. Com o tempo, o jogador entende que precisa compreender suas emoções em campo e não ficar reativo a elas. O goleiro, como está com a “chave do tesouro”, é a ultima pessoa antes do gol, sofre com uma pressão muito grande. Uma falha pode ser decisiva para o resultado do jogo. Um atacante pode errar na cara do gol e não acontecer nada com ele.
Futuro: ex-goleiro e psicólogo
A chance de cursar a faculdade deixa no horizonte de Luis Guilherme uma meta bem definida. O jogador espera poder aliar suas duas paixões quando pendurar as chuteiras e seguir o mesmo caminho de sua amiga Maíra.
- O goleiro tem uma vida útil maior no futebol. Mas é uma ideia minha, sim, trabalhar como psicólogo de um clube. Assim, posso usar meus conhecimentos para continuar próximo da minha grande paixão que é o futebol. Mas falta muito ainda. Primeiro, tenho que consolidar minha carreira e me formar.
Segundo Maíra, a experiência dentro de campo será fundamental para Luis se destacar também como psicólogo.
- Claro que conta. Ele vai saber entender muito bem o que os outros estão passando. Ter essa vivência é ótimo, até porque são poucas as pessoas que conseguem ter uma profissão, cursar uma faculdade e aliar os dois.

Felipão deixa Tinga para diretoria e alfineta: ‘Não tem nenhum santinho’

Técnico vai advertir meia por não ter treinado com o elenco na semana. Por fim na polêmica, ele critica reações exageradas do jogador

Por Diego Ribeiro São Paulo
Felipão Scolari (Foto: Ag. Estado)Felipão: irritado com caso Tinga (Foto: Ag. Estado)
O técnico Luiz Felipe Scolari voltou de Portugal na manhã desta sexta-feira, disposto a colocar um fim na polêmica entre ele e o meia Tinga, que está prestes a deixar o Palmeiras. Insatisfeito com o corte do banco de reservas nos dois últimos jogos, o jogador se sente bode expiatório da briga entre Felipão e o grupo DIS. Sem aliviar a situação do camisa 17, o técnico agora prefere deixar a decisão nas mãos da diretoria. Tinga não participou dos treinos (fez apenas manutenção física) e deve receber uma advertência de Felipão, já que, segundo o técnico, não foi oficialmente afastado do elenco.
- Não passem mais nada para mim, pois quem tem de assumir certas situações são os dirigentes. Eu só escolho quem joga – avisou Felipão.
Se todo jogador que eu não deixar no banco se fizer de coitadinho, então só posso ter 11 no elenco"
Felipão
A entrevista de Tinga ao jornal Lance! Irritou o técnico. Ao diário, o meia afirmou que não sabia o que havia feito para ficar fora da lista de relacionados e disse se sentir injustiçado com toda a situação. Depois de tomar conhecimento das declarações do jogador, Felipão não se sensibilizou com o choro do meia, triste com sua iminente saída do Palmeiras.
- Ele sabe, sim, porque foi afastado. Deu entrevista dizendo que ia viajar no sábado, que não sabia se seria escalado, ou se iria para o banco... Se ele dá uma entrevista dessa na sexta-feira antes do jogo, por que vai viajar no sábado? Se tem dúvidas, que fique aqui. Ninguém é anjinho, todo mundo tem um pouco de diabinho - disse Felipão.
- Há algum tempo eu o bancava no time e ouvia 500 cornetadas... Agora se sente prejudicado por que não ficou um dia no banco? – indagou o técnico.
Tinga não deve mesmo seguir no Palmeiras. Uma reunião ainda nesta sexta está marcada para selar a saída do jogador, que vai estudar propostas de outros clubes.
Treinador cita Romário
Felipão fez o paralelo com uma situação que viveu antes da Copa de 2002, na qual era criticado por não convocar o atacante Romário. Na ocasião, o jogador chorou muito em entrevista coletiva depois que soube que ficaria fora do Mundial, vencido pela Seleção Brasileira.
- Antes de uma Copa do Mundo, vivi a situação de prepararem uma entrevista para determinado jogador. Se esfregarem bem os olhos, eu choro também. Sabemos como são os meandros do futebol, as armações... Se está insatisfeito, que procure a direção. Eu estou satisfeito com todos os jogadores, e coloco ou não no time de acordo com minhas observações. Faz três dias que o Tinga não treina. Se foi liberado por alguém, que assumam. Caso contrário, vai tomar a advertência – disse o técnico.
Felipão justificou a medida com seu próprio exemplo. Ele exibiu um documento assinado pela diretoria com a liberação para que ele passasse a semana em Portugal, cuidando de assuntos familiares. Nesta sexta, Tinga não apareceu no campo pelo quarto dia seguido.
- Eu cumpro minhas obrigações, eles quem cumpram as deles. Se todo jogador que eu não deixar no banco se fizer de coitadinho, então só posso ter 11 no elenco – disparou o comandante.

Rubro-negro e ‘10’, Adryan quer seguir passos de Ronaldinho na sub-17

Em 1997, Gaúcho sagrou-se campeão mundial no Egito e iniciou trajetória repleta de sucesso na Seleção: ‘Vi que gostava muito de pagode. Já era bom’

Por Victor Canedo Direto de Teresópolis, RJ
Nascido em Bento Ribeiro, Adryan já foi ligado a Ronaldo Fenômeno em alguns momentos de sua ainda curta carreira. Desde janeiro, também tem de lidar com as comparações com Ronaldinho Gaúcho, camisa 10 e rubro-negro assim como ele. Como todo jovem, porém, o meia titular da Seleção Brasileira sub-17 almeja ser lembrado pelo futuro que irá construir dentro das quatro linhas.
No México com o Brasil para o Mundial da categoria, Adryan tem dificuldades para puxar pela memória quando o seu atual companheiro de clube surgiu com a bola internacionalmente. Foi em setembro de 1997, também no Mundial sub-17, disputado no Egito (veja acima). Com três anos na época, Adryan precisou recorrer à tecnologia para ver Gaúcho se divertir.
– Eu vi alguns vídeos do Ronaldinho no Egito de quando ele tinha 17 anos. Era bastante moleque, gostava de pagode para caramba que eu vi. Já era bom (risos) – disse Adryan, fã do cantor Belo (e também da cantora colombiana Shakira).
Adryan no treino da Seleção sub-17 (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)Adryan sorri com gol marcado em treino na Granja Comary (Foto: Alexandre Durão / GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldinho foi um dos grandes nomes da campanha vitoriosa, que teve outros destaques como Fabio Pinto, Matuzalém e Geovani, ex-Barcelona e hoje no Vitória. O Gaúcho marcou dois gols, além de dar assistências importantes em jogos-chave contra Argentina, Alemanha e Gana, na final vencida por 2 a 1. Foi a chave que abriu as portas para o sucesso de ao menos uma década, com conquistas da Copa do Mundo, Liga dos Campeões, Campeonatos Espanhóis... Fora os prêmios individuais.
(Ronaldinho) era bastante moleque, gostava de pagode para caramba que eu vi. Já era bom (risos)"
Adryan
– Foi realmente uma carreira brilhante que ele teve, muito boa mesmo. Às vezes converso com ele no Flamengo, ele me dá alguns toques. Fico muito feliz de ter uma pessoa dessa do meu lado conversando sempre, alguém que eu admiro muito, não só eu como todo mundo. E tirá-lo como exemplo. Ele já disse que é para ter paciência, que as coisas vão acontecer, e bola para frente. Tenho que ouvir a voz da razão, né (risos).
Os poucos meses de convivência com R10 já foram suficientes para Adryan perceber a dimensão de quem já foi eleito por duas vezes o melhor do mundo. O que mais lhe impressionou?
– O respeito que as pessoas têm por ele. Ele lá dentro exerce o respeito de todo mundo, muito grande. Mesmo tendo a carreira que ele teve, ele chega na hora, sempre está dedicado aos treinos e poderia muito bem, com o que ele tem e conquistou, ser um profissional agora, no fim de carreira, que não se importasse muito com essas coisas. Mas a partir do momento que é um profissional, ele está fazendo por onde.

Neymar, Falcão, Cristiane... Santos tem 21 atletas em seleções brasileiras

Peixe vira fornecedor de mão de obra para equipes que representam o País. Só no futsal são sete jogadores do clube alvinegro

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Com três jogadores (Ganso, Elano e Neymar), o Santos é o time que mais cedeu atletas à Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, ao lado do Milan (que tem Thiago Silva, Robinho e Alexandre Pato).
Mas não é só para o grupo de Mano Menezes que o Santos cede mão de obra. No total, o clube tem 21 atletas espalhados por diversas seleções brasileiras, inclusive a feminina e a de futsal. Além dos três chamados para a Copa América, há quatro santistas na pré-lista para o Mundial Sub-20, um no grupo que disputará o Mundial Sub-17, seis para a Copa do Mundo de Futebol Feminino e sete para a Seleção de Futsal.
neymar falcão  cristiane santos (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Neymar, Falcão e Cristiane: do Santos para a Seleção (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Para o Mundial Sub-20, na Colômbia, figuram na pré-lista de 26 convocados por Ney Franco quatro santistas: Alex Sandro, Danilo, Alan Patrick e Felipe Anderson. Com exceção deste último, todos atuaram diante do Peñarol, quarta-feira, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores. A apresentação do quarteto está programada para o dia 4 de julho, na Granja Comary.
Na Sub-17, o santista em evidência é o lateral esquerdo Emerson, que disputará o Mundial da categoria, no México. A estreia é segunda-feira (20), contra a Dinamarca.
Na Seleção Feminina, a goleira Andreia Suntaque, a zagueira Aline Pellegrino, a atacante Cristiane, a atacante e volante Erika, a volante Ester e a ponta direita Fabi já estão concentradas para a disputa do Mundial da Alemanha. A estreia na competição será dia 29 de junho, contra a Austrália.O Brasil busca o título inédito na Copa do Mundo feminina.
No Futsal, os alas Falcão, Valdin, Pixote e Jackson, o fixo Neto, o goleiro Djony e o pivô Jé estarão com o grupo brasileiro para um período de treinos em Foz do Iguaçu (PR), além de dois amistosos contra o Paraguai, dias 15 e 17 de julho. A apresentação do grupo será no próximo dia 7, em Foz do Iguaçu (PR).
Sucesso na seleção principal
Elano, Ganso e Neymar têm esperança de atuarem juntos como titulares durante a Copa América. A última vez que o Santos cedeu três jogadores para uma Copa América foi em 1983. Na ocasião, os convocados foram os ex-zagueiros Márcio Rossini e Toninho Carlos e o ex-ponta esquerda João Paulo. Já a última vez que o Peixe teve três chamados para uma competição oficial da Seleção foi na Copa das Confederações de 2001: o goleiro Fábio Costa, o lateral esquerdo Léo e o meia Robert.

Marcelo agradece Mourinho por defendê-lo das críticas de Mano

Segundo jornal espanhol, brasileiro ligou para o treinador para agradecer nota do clube esclarecendo ausência do jogador em amistoso da Seleção

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
marcelo real madrid fluminense laranjeiras (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)De férias do Real, Marcelo está no Rio de Janeiro
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
As palavras do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, sobre a ausência do lateral Marcelo, do Real Madrid, na convocação para a Copa América, não agradaram nem um pouco o jogador e seu clube. Mano teria dado a entender que não conta com o camisa 6 do Real por causa de sua postura. Tudo por conta de uma polêmica envolvendo o amistoso do Brasil com a Escócia. O lateral ainda não falou sobre o assunto, mas o clube emitiu uma nota oficial esclarecendo um assunto. Nesta quinta-feira, um jornal espanhol revelou que o jogador teria ligado para o téncico José Mourinho para agradecer o apoio.
A história é um pouco complicada. Há um certo clamor pela convocação de Marcelo, mas Mano Menezes garante ter seus motivos para não confiar no atleta. Segundo ele, chegou à caixa de entrada de seu email, uma mensagem do jogador que deveria ter sido endereçada ao Real, dizendo que ele havia "resolvido o problema" da convocação e iria se reapresentar ao time na época da partida, que foi disputada em Londres, em 26 de março.
Para a Seleção, no entanto, a justificativa para não jogar seria uma lesão. Durante os treinamentos para o amistoso, Marcelo alegou dores nas costas, após um choque com Renato Augusto em um treino e não entrou em campo - mesmo com o exame feito não apontando contusão.
Após as declarações, feitas ao programa "Bem Amigos", o Real Madrid emitiu uma nota oficial confirmando a lesão do jogador e garantindo ter exames para provar o que estava dizendo. or conta disso, Marcelo, que está de férias no Rio, teria ficado grato e ligado para o treinador português José Mourinho para agradecer a iniciativa. As informações são do jornal "Marca". Mourinho, por sua vez, teria respondido que isso era o mínimo que ele poderia fazer, já que um ataque a um jogador do Real é um ataque também à instituição e que não pode passar em branco.

Sob olhares de Slater, Burnquist anda em minimegarrampa na Times Square

Campeões mundiais se encontraram em exibição realizada em Nova York

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, EUA
O surfista Kelly Slater e o skatista Bob Burnquist se encontraram em um evento inusitado em Nova York. Uma minimegarrampa foi montada na Times Square, entre as ruas 42 e 43, em Manhattan, para exibições de manobras de skate e de BMX. O decacampeão do surfe foi só assistir, enquanto 21 atletas faziam apresentações. Além de Burnquist, Lincoln Ueda foi o outro brasileiro no evento.
Para Bob, a exibição foi um aquecimento para a disputa da MegaRampa, em São Paulo, nos dias 2 e 3 de julho.
 skate  Air In The Square BMX Bob Burnquist  Kelly Slater (Foto: Getty Images) Kelly Slater visita evento de skate em Nova York e se encontra com Bob Burnquist (Foto: Getty Images)
 skate  Air In The Square BMX Bob Burnquist    (Foto: Getty Images) O brasileiro faz uma manobra em uma minimegarrampa montada em Times Square (Foto: Getty Images)

Liderado por Medina e Pupo, quarteto vai às oitavas do WQS de Ericeira

Júnior Faria e Caio Ibelli também avançam. Dono da melhor nota da quinta-feira, Hizu se despede, assim como Jessé Mendes e André Silva

Por GLOBOESPORTE.COM Ericeira, Portugal
O Brasil avançou com quatro surfistas às oitavas de final do WQS de Ericeira, etapa prime da divisão de acesso mundial. Entre eles, Gabriel Medina e Miguel Pupo, duas maiores revelações do surfe brasileiro. Júnior Faria e Caio Ibelli completam o quarteto verde-amarelo nas ondas de Ribeira d'Ilhas. Jessé Mendes, André Silva e Hizunomê Bettero, dono da maior nota da quinta-feira, foram eliminados.
Gabriel Medina WQS de Ericeira (Foto: Divulgação/Quiksilver)Gabriel Medina (de branco) se garante nas oitavas do WQS de Ericeira (Foto: Divulgação/Quiksilver)
O melhor do dia foi o neozelandês Jay Quinn. Contra o basco Hodei Collazo, ele igualou a nota de Hizu e, com 8,60, somou 18,10 pontos. O australiano Julian Wilson, calouro no Circuito Mundial, voltou a se destacar. Dono da maior soma na véspera, ele fechou o dia com 9,27 e 8,50 para derrotar o francês Joan Duru.

Medina derrotou o basco Aritz Aranburu, e Júnior Faria passou pelo australiano Heath Joske. Depois, André Silva foi eliminado pelo francês das Ilhas Reunião Jeremy Flores. Miguel Pupo venceu o duelo verde-amarelo contra Jessé Mendes. Caio Ibelli despachou o taitiano Alain Riou, e Hizunomê parou diante do australiano Dion Atkinson.

As oitavas de final terão dois confrontos entre brasileiros. Os perdedores das baterias – com três surfistas cada – caem para uma repescagem.

Oitavas de final:
1. Gabriel Medina BRA, Júnior Faria BRA, Cory Lopez EUA
2. Patrick Gudauskas EUA, John John Florence HAV, Jeremy Flores FRA
3. Miguel Pupo BRA, Caio Ibelli BRA, Davey Cathels EUA
4. Jay Quinn NZL, Dion Atkinson AUS, Julian Wilson AUS

‘Sem incentivos, não tem abertura da Copa’, diz presidente do Corinthians

Andrés Sanches afirma depender da Câmara de SP votar projeto; Texto prevê incentivos fiscais de até R$ 420 milhões para o Itaquerão

Por Carolina Iskandarian Do G1, em São Paulo
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Estádio do Timão: obra iniciada há três semanas
(Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, afirmou no fim da manhã desta sexta-feira (17) em São Paulo que agora só depende da Câmara Municipal votar e aprovar o projeto de incentivos fiscais para que para que o futuro estádio do clube, o Fielzão, faça a abertura da Copa do Mundo em 2014. O projeto de lei, que prevê incentivos de até R$ 420 milhões, foi encaminhado pelo prefeito Gilberto Kassab na semana passada aos vereadores e precisa ser aprovado até 1º de julho, quando começa o recesso, pois no fim de julho, a Fifa escolhe o estádio que abrirá o campeonato mundial de futebol.
- Sem o dinheiro dos incentivos fiscais não tem como ter a abertura da Copa - afirmou Sanches, no canteiro de obras em Itaquera, Zona Leste da cidade.
Sanches lembra que no dia 29 (de julho) a Fifa escolhe no Rio de Janeiro oficialmente a sede da abertura.
- Estando aprovado (o projeto de lei) até o fim do mês, com certeza a gente manda todas as garantias para a Fifa - completou o presidente do Corinthians.
Sanches recebeu em Itaquera a visita de vereadores que integram a Subcomissão da Copa, criada na Câmara há dois meses para acompanhar o andamento da construção do estádio, que precisa ter 65 mil lugares para abrir a Copa. As obras mal começaram.
Se depender dos vereadores da subcomissão – eles estiveram pela primeira vez no canteiro de obras – o projeto será aprovado na Casa.
- É uma das prioridades - disse Paulo Frange (PTB), presidente da subcomissão, vinculada à Comissão de Política Urbana Metropolitana e Meio Ambiente, também presidida por ele.
- Esperamos ler o projeto na terça-feira (21). Se vamos abrir a Copa em São Paulo temos que ter estrutura. Esse momento não é hora de ter oposição - disse o vereador Toninho Paiva (PR).
Nessas quase duas semanas até o recesso, antes ir à votação em plenário, o projeto de lei tem que ser apreciado e discutido pelos vereadores. Ainda é necessário haver duas audiências públicas para debatê-lo.
O presidente do Corinthians estimou o valor total da construção do estádio em R$ 700 milhões e a construção ficará a cargo da Odebrecht.

Thiago Silva treina no Flu e recebe camisa 3 com 'Monstro' nas costas

Ex-tricolor, zagueiro, do Milan, aproveita estadia no Brasil para reencontrar amigos e manter o preparo físico para disputa da Copa América

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O treino do Fluminense na manhã desta sexta-feira teve uma presença muito especial. Ex-zagueiro do clube, Thiago Silva apareceu nas Laranjeiras para rever os amigos e manter a forma visando à disputa da Copa América, pela Seleção Brasileira, em julho. O jogador chegou cedo, conversou com alguns funcionários, foi ao campo falar com os atletas e recebeu uma camisa personalizada com o nome 'Thiago Silva Monstro' nas costas.
thiago silva fluminense visita (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Thiago Silva com a camisa personalizada que recebeu no Flu (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
Mesmo de férias no Milan, o jogador, que vem sendo convocado constantemente pelo técnico Mano Menezes, está trabalhando forte no Brasil. Antes de aparecer no Fluminense, ele já esteve com o amigo Alexandre Pato, que está na fase final do tratamento de uma lesão no ombro, na Gávea.
- Agora sim, estou na minha verdadeira casa. Foi aqui onde tudo começou. Devo ao Fluminense o que conquistei até agora e o que ainda está por vir. É muito bom rever os amigos, matar a saudade e aproveitar esse clima positivo.  Vou encerrar a carreira pelo Fluminense. Se não for possível fazer uma temporada completa, pelo menos meu último jogo será com a camisa tricolor - disse.
Contratado recentemente pelo Flu, o também zagueiro Márcio Rosário foi só elogios para o 'Monstro':
- Acho que ele joga muito na Seleção e no Milan. Foi muito interessante para mim e para os outros jogadores a visita do Thiago aqui - disse Rosário.

Escalação de Fabrício pode fazer Ceará perder seis pontos

Zagueiro alvinegro teria jogado de forma irregular contra o Botafogo

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE
diego mauricio flamengo fabricio ceará  (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)Possível irregularidade de Fabrício pode prejudicar
Vovô (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)
O Ceará pode ser punido com a perda de até seis pontos na Série A do Campeonato Brasileiro. Toda a questão envolve o zagueiro Fabrício, titular garantido da zaga alvinegra.
O contrato do jogador com o clube foi renovado no último dia 3 de junho com prazo final em dezembro de 2012. O documento foi assinado pelo presidente Evandro Leitão, com validade a partir do dia 1° de junho.
E o problema reside exatamente neste ponto. Um dia antes da publicação do novo contrato do zagueiro no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - também 3 de junho -, o dirigente alvinegro ainda cumpria suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) por troca de ofensas com integrantes da Federação Cearense de Futebol (FCF), no primeiro turno do Campeonato Cearense. A suspensão foi publicada pelo órgão no dia 2 de junho.
Por um lado, o Ceará sustenta o discurso de que não há irregularidade, pois o contrato tinha validade desde o dia 1°, quando Evandro Leitão ainda não estava punido e poderia cumprir as funções de presidente.
No entanto, a leitura dos juristas desportivos locais é outra. Para eles, a referência é a data de entrada do novo vínculo na entidade competente, no caso, a CBF. Sendo assim, o contrato só valeria oficialmente a partir de 3 de junho, quando o o presidente alvinegro já estava suspenso. Isso impediria que ele assinasse o contrato de Fabrício e tornaria a situação do atleta irregular para o jogo contra Botafogo.
No momento, Fabrício sente lesão na coxa direita e não deve enfrentar o São Paulo neste domingo. Contudo, a situação alvinegra só deve ser analisada se algum clube da Série A reclamar oficialmente ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Falcão abre trégua com imprensa e critica ex-colega

Depois de fortes acusações, treinador diz que se referia a comentarista de rádio. Ele não quer mais discutir rusgas com imprensa

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
falcão internacional   (Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)Falcão saiu da defensiva na coletiva desta sexta
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Na terça-feira, em entrevista coletiva no Beira-Rio, Paulo Roberto Falcão fez fortes acusações à imprensa, mas sem citar nomes. Falou em “coisas plantadas”, em “interesses”, em problemas de “postura” e chegou a sugerir “mau-caratismo”. Três dias depois, o treinador não admitiu generalização em suas críticas, mas finalmente revelou a quem se referia. O alvo da bronca dele é um ex-colega de Rádio Gaúcha, o comentarista Adroaldo Guerra Filho.
- Ele sabe bem o que andou fazendo – disse Falcão, sem especificar a que se refere.
Minutos depois, o comentarista falou sobre a acusação de Falcão no programa “Sala de Redação”, do qual participa diariamente. Ele considerou injusto o que disse o treinador. Na opinião de Adroaldo, a bronca é consequência de o nome de Mário Sérgio ter circulado como possível substituto de Falcão em uma eventual saída dele. Adroaldo e Mário Sérgio são amigos pessoais. O jornalista, porém, garantiu que não passou qualquer informação nesse sentido.
Ainda nesta sexta-feira, Falcão tentou abrir uma trégua na relação com a imprensa. Disse que não quer mais remoer o assunto.
- Eu queria botar a bola no centro e começar de novo. Eu não generalizei. Eu não falei comentaristas. Falei comentarista. Entendi as críticas que muita gente fez, e respeito, mas me posicionei como entendo que deva me posicionar. Não retiro o que disse. Quando digo, digo pensando. Eu penso para falar. O que tinha que se falar naquele momento, se falou.
Encerrada a coletiva, diante de um pedido para que sempre citasse o nome do jornalista que pretendesse questionar, Falcão disse que é tudo passado.
- Bola no centro. 0 a 0 – brincou.