sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Morte de lutador faz 'Magrão' subir de categoria no UFC: 'Não vale a pena'

Capixaba Marcelo Guimarães revela detalhes do processo desgastante para chegar aos 77 kg e decide deixar os meio-médios e atuar nos médios

Por Vitória, ES
8 comentários
Marcelo Guimarães, lutador do UFC (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Marcelo Guimarães, lutador do UFC
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
O mundo do MMA está em choque com a morte precoce do lutador Leandro Feijão, que passou mal antes da pesagem do evento Shotoo Brasil 43, no início da noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O caso do atleta, de 26 anos, já causa comoção entre os demais lutadores e o capixaba Marcelo Guimarães, do UFC, se manifestou sobre o ocorrido, lamentando a morte de Leandro Feijão e sinalizando que deixará a categoria dos meio-médios e vai subir para os médios, revelando-se desgastado com o duro processo de perda de peso.
- Por dinheiro nenhum vale a pena fazer isso. Nem se for a última opção de dinheiro. Isso vai pagar um rim novo? O risco que um lutador deve correr é apenas em cima do ringue, seja quebrar um dente, um braço ou uma perna. Agora o rsico de ter um ataque cardíaco, uma pedra no rim, acho que isso ninguém deve fazer. Hoje eu vejo que não foi uma decisão sábia, não me arrependo, realizei meu sonho, mas hoje em dia eu vejo que não foi uma boa decisão. O maior risco que um ser humano pode cometer é sacrificar a sua saúde. Não vale à pena.
Marcelo Guimarães (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo Guimarães sofreu para bater o peso no
UFC Japão 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo Guimarães revelou que decidiu subir de categoria, visando ficar com a saúde em dia. Acostumado a lutar entre os médios (até 83,9 kg), peso no qual foi campeão do Jungle Fight, o capixaba, desde quando entrou no UFC, baixou para os meio-médios (até 77 kg). "Magrão" contou detalhes de como foram os seus processos de perda de peso na franquia norte-americana, algo assustador, comparado à uma tortura física, que o lutador não deseja mais passar em sua vida.
- Eu não luto nunca mais entre os meio-médios. Nas duas vezes em que bati 77 kg, eu me via à beira da morte. Treinava sem tomar carboidratos, sem me alimentar direito. É uma coisa até ruim de se lembrar. É como se você saísse de si. Os primeiros sintomas da perda de peso vêm um mês antes da luta. Com três semanas antes da pesagem, eu fico com 86 kg e apenas três por cento de gordura no corpo. Aí eu já começo a sentir fraqueza, tenho dificuldades para levantar e sinto tonturas. Quando eu viajo, com 84 kg, estou numa fase que eu não controlo o meu raciocínio, preciso de alguém do meu lado o tempo todo, isso começa a afetar demais o meu psicológico. Quando chego a 82 kg eu não consigo mais treinar, fico meio aéreo, não consigo dormir e quero comer tudo o que está na minha frente. No último dia, quando entro na sauna, para perder 5 kg, me dá pontada no corpo, no peito, no coração, não consigo encher o pulmão de ar para respirar, parece que está tudo em câmera lenta, me sinto perto da morte, vejo até vultos. Saio da pesagem arrastado, tomo soro e consigo comer, para recuperar o peso. Esses dias de perda de peso foram os piores dias da minha vida.
Marcelo Guimarães com furúnculo embaixo do braço (Foto: Richard Pinheiro)Marcelo Guimarães teve vários furúnculos por causa de imunidade baixa, devido à desnutrição sofrida no processo de perda de peso  (Foto: Richard Pinheiro)
Essa mudança de categoria também é uma recomendação médica, pois ao deixar de lutar por duas vezes em eventos do UFC, Marcelo Guimarães se submeteu à exames médicos, para saber o que estava acontecendo com seu corpo.
- Desde a minha pirmeira luta no UFC, eu machuquei o cotovelo, depois me deu vários furúnculos. Isso é baixa imunidade. O médico falou que eu estava ficando muito desnutrido, estava entrando em estafa. É uma doença que pode ser ocasionada pelo overtraining e eu estava com todos esses sintomas dessa doença. Se for pra eu continuar lutando, que seja nos médios. As pessoas falam que eu sou muito pequeno para a categoria, mas sempre bati 84 kg. São poucas pancadas que levei porque lutava tranqulo, bem alimentado, podendo tomar suplementos e usar todos os recursos necessários para atingir o máximo da minha forma. O meu problema é esse. As duas vezes que eu bati 77 kg, eu me via na beira da morte. Dinheiro nenhum vai pagar um rim meu se estragar. Na semana da luta que eu desisti, do meu braço saíram mais de 10 furúnculos. Já comuniquei ao Wallid, que nos meio-médios não tem como mais lutar.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Frankie Edgar quer encerrar trilogia aposentando ex-campeão BJ Penn

Com duas vitórias sobre o havaiano, enquanto lutavam como peso-leve, lutador não crê em muitas mudanças do adversário na nova categoria

Por Rio de Janeiro
36 comentários
Um dos técnicos do TUF 19, o peso-pena Frankie Edgar não se importa em enfrentar BJ Penn pela terceira vez no Ultimate, mesmo que já tenha vencido o adversário nas duas outras oportunidades que os lutadores se enfrentaram na categoria peso-leve. No programa "UFC Tonight" da última quarta-feira, o lutador disse o que espera do novo combate ao final do reality show.
- Cada luta é diferente. Encaro essa como um novo desafio porque não acredito que ele venha da mesma maneira que nas outras duas vezes, talvez com algumas pequenas mudanças. Quero mostrar meu crescimento e melhora nos últimos três anos. Ele estava perto de se aposentar antes e acho que uma nova derrota poderá ajudar ele a se decidir pela aposentadoria - comentou Frankie Edgar.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
BJ Penn e Frankie Edgar UFC 2010 (Foto: Getty Images)Em 2010 Frankie Edgar e BJ Penn se enfrentaram duas vezes (Foto: Getty Images)
Como campeão peso-leve, BJ Penn colocou o cinturão em jogo contra Frankie Edgar no dia 10 de abril de 2010 e foi derrotado em uma luta polêmica, com resultado contestado. O UFC marcou a revanche na sequência, no dia 28 de agosto do mesmo ano, e então Edgar venceu de novo, desta vez sem muita reclamação, mas de novo por pontos. O capítulo final da trilogia acontecerá como peso-pena, categoria pela qual BJ Penn nunca lutou.

Rodrigo Damm lembra caso no TUF e faz alerta: 'Procure um profissional'

Capixaba comenta morte de Leandro Feijão, revela que teve problema nos rins, decorrente do corte de peso e por isso foi cortado do reality show de MMA.

Por Vila Velha, ES
Comente agora
Rodrigo Damm, lutador do UFC (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Rodrigo Damm, lutador do UFC
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
A morte do lutador de MMA, Leandro "Feijão" de Souza, antes da pesagem do evento Shotoo 43, ecoa pelos quatro cantos do Brasil. Opiniões diversas sobre a real causa do falecimento do atleta de 26 anos pipocam nas redes sociais e entre personagens do MMA, como treinadores e lutadores.
A tia de "Feijão", a enfermeira Elma Caetano dos Santos, fez questão de afirmar que o sobrinho estava bem de saúde e indicou o esforço físico excessivo na perda de peso como um dos motivos, fato este descartado pelo vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia, Dr. Rubens Gagliardi, após o atestado de óbito apontar um AVC hemorrágico.
Mesmo assim, o tema 'corte de peso' ainda domina as conversas, servindo também como momento de reflexão no esporte. De volta ao Espírito Santo, na reta final de preparação para o seu combate no UFC: Maia x Shields, diante de Hacran Dias, o peso-pena capixaba Rodrigo Damm comentou sobre a tragédia ocorrida com o lutador carioca. Damm revela que teve um problema semelhante, na época em que participou da primeira edição do reality show de MMA da Rede Globo, "The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões" (veja o vídeo abaixo), e conta detalhes de como os lutadores faziam para perder peso dentro da casa e como se deu a sua eliminação precoce do programa.
 - Estava nos Estados Unidos, cheguei ontem (quinta) de viagem e me ligaram avisando sobre a morte dele. Fiquei muito triste com isso, mesmo não tendo amizade com ele. Sei que era um guerreiro e estava fazendo um bom trabalho, mas não conseguiu bater o peso e infelizmente morreu. No TUF Brasil 1 eu tive um problema parecido no processo de perda de peso. Infelizmente os meus médicos não podiam me auxiliar dentro da casa, então eu fazia a desidratação sozinho e tive que fazer isso três vezes em duas semanas. Na primeira vez eu bati bem o peso e me reidratei. Na segunda vez aconteceu a mesma coisa, sem problemas. Já na terceira vez, tive problemas, porque a reidratação não poderia ser feita dentro da casa de forma intravenosa (soro na veia) e tive que fazer com água mesmo. Aí o meu corpo reclamou e sentiu, tive um sangramento no rim. O médico do programa viu o que eu estava sentindo e me mandou parar.
Lutador faz alerta e orienta sobre acompanhamento profissional
O capixaba, que luta numa das categorias com menor peso do UFC, fez questão de alertar sobre os malefícios de se atuar no esporte sem orientação médica. Rodrigo Damm revelou que quando soube da morte de Leandro "Feijão", temeu pela própria vida e contou que possui toda uma equipe capacitada para lhe auxiliar em todos os momentos de sua preparação para os combates no MMA. O atleta já havia revelado como conseguiu perder 16 kg numa dieta à base de água e clara de ovos (relembre no vídeo ao lado), antes da vitória sobre o japonês Mizuto Hirota, na final do TUF Brasil 2, mas indica que tudo só foi possível porque estava cercado de profissionais gabaritados.
- Além de servir de alerta, pros que fazem isso como amadores, dá medo na gente, eu fico com medo de acontecer isso também. Por isso que eu tenho acompanhamento médico, para não acontecer esse tipo de coisa. Procure um profissional, porque tem que ter. Eu tenho meus treinadores de artes marciais, preparador físico, técnico, nutricionista e médico particular, que cuida dos meus órgãos, para nada falhar, nada sair fora do controle. Quando eu chegar a um nível de estar correndo risco, o médico fala: 'Rodrigo, é hora de parar'. Se ele falar que é hora de parar, eu paro e acabou.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

UFC anuncia Lucas Mineiro contra Johnny Eduardo no card de Goiânia

Organização confirma ainda que o peso-leve Justin Salas substitui Quinn Mulhern na luta diante do brasileiro Thiago Tavares, dia 9 de novembro

Por Rio de Janeiro
4 comentários
Nesta sexta-feira, o UFC anunciou novidades para o card do evento em goiânia, dia 9 de novembro, que terá como luta principal o brasileiro Vitor Belfort contra o americano Dan Henderson. Pelo Twitter, a organização confirmou que Lucas Mineiro enfrenta Johnny Eduardo nos galos e Justin Salas será o novo adversário de Thiago Tavares, substituindo Quinn Mulhern, na categoria dos pesos-leves.
Lucas Mineiro, de 24 anos, possui um cartel de 14 vitórias e uma derrota. Após estrear no UFC com derrota para Edson Barboza, em janeiro deste ano, o atleta da Chute Boxe/ Macaco Gold Team se recuperou nas duas lutas seguintes, diante de Jeremy Larsen e Ramiro Hernandez, em maio e dia 4 de setembro, respectivamente.
montagem Lucas Mineiro e Johnny Eduardo MMA UFC (Foto: Editoria de Arte)Lucas Mineiro enfrenta Johnny Eduardo no UFC Goiânia, dia 9 de novembro (Foto: Editoria de Arte)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Já Johnny Eduardo, de 35 anos, fará sua terceira luta no Ultimate. Ele estreou com derrota em 2011, contra Raphael Assunção, no UFC 134 e se recuperou em maio de 2012, diante de Jeff Curran.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia (GO)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
José Maria No Chance x Dustin Ortiz
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Tavares x Justin Salas
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Adriano Martins x Daron Cruickshank
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Rony Jason x Jeremy Stephens
Johnny Eduardo x Lucas Mineiro

Floyd Mayweather: 'Estou rezando para que Anderson Silva se recupere'

Campeão do boxe diz que não tem nada pessoal contra o brasileiro, e diz torcer para que ele volte ao topo dos pesos-médios do UFC em dezembro

Por Rio de Janeiro
40 comentários
Floyd Mayweather Boxe (Foto: Reuters Media Express)Mayweather disse que torce para que o Spider recupere
o cinturão do UFC em 28 de dezembro (Foto: Reuters)
Após ter dito que o brasileiro Anderson Silva ainda tinha um longo caminho se quisesse ser como ele, o americano Floyd Mayweather, campeão mundial de boxe e atleta mais bem pago do mundo na atualidade, voltou atrás, e fez elogios ao ex-campeão dos pesos-médios do UFC. Em entrevista ao programa de rádio "Sway's Universe", o lutador afirmou não ter nada contra o Spider, e que torce para que ele volte ao topo de sua categoria.
- Eu rezo por ele. É um cara legal. Não tenho nada negativo para falar sobre Anderson Silva. Vi alguns vídeos dele em ação. Não o conheço pessoalmente, mas vi alguns lances dele lutando, e espero que volte a ser campeão. Ouvi dizer que ele ganhou um "L" no seu cartel (N da R: "L", que significa "Lost", ou "Derrotado", é como os americanos se referem a uma derrota no cartel de um lutador.). Espero que ele se recupere logo dessa derrota.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Anderson Silva enfrenta Chris Weidman no UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas, na revanche pelo cinturão dos pesos-médios da entidade.
UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Travis Browne x Josh Barnett
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dustin Poirier x Diego Brandão
Chris Leben x Uriah Hall
Dennis Siver x Manny Gamburyan

Para Sperry, Jacaré é adversário mais difícil para Weidman do que Anderson

Ex-lutador do Pride acredita que jiu-jítsu do capixaba pode anular o jogo
do americano no chão, que é baseado no wrestling

Por Rio de Janeiro
21 comentários
Zé Mário Sperry, treinador de Vitor Belfort (Foto: Adriano Albuquerque)Zé Mário Sperry participou de 17 lutas de MMA e
derrotou 13 rivais (Foto: Adriano Albuquerque)
Com a experiência de quem participou da melhor fase do extinto Pride e tem um cartel no MMA de 13 vitórias e quatro derrotas, Zé Mário Sperry disse ao site americano "Sherdog" que considera Ronaldo Jacaré um adversário mais difícil para Chris Weidman do que Anderson Silva. Não que Sperry julgue Jacaré melhor lutador do que o Spider, mas, para ele, o forte jiu-jítsu do capixaba pode anular o ponto forte do americano, o wrestling.
- Comparações são complicadas, mas acho que seus estilos combinam. O que Weidman faz melhor? Derruba. O Jacaré faz melhor? Jiu-jítsu. É por isso que acho Jacaré seria mais complicado (do que Anderson). Contra o Jacaré, Weidman ficaria inseguro, sem saber se a luta se desenrolaria em pé ou no chão. Contra Anderson, ele pode esperar para lutar em pé. E essa imprevisibilidade faz com que, para mim, Jacaré seja mais perigoso para Weidman. Além disso, estou realmente impressionado com a forma com que Jacaré está desenvolvendo o seu jogo de MMA. Eu o vejo treinando aqui todos os dias. Seu jogo de chão é incrível. Ele tem armas perigosas em pé, seu preparo físico é absolutamente impressionante e seu coração é assustador. Eu o vejo com todas as ferramentas para ser um campeão - disse o ex-integrante da BTT.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Zé Mario Sperry tem treinado na mesma equipe de Jacaré, a XGym, onde se prepara para participar de uma das superlutas do ADCC 2013. Ele vai enfrentar outro veterano, Fábio Gurgel.
Mesmo tendo apenas duas lutas no Ultimate, Ronaldo Jacaré é atualmente o terceiro colocado do ranking do peso-médio, atrás apenas de Anderson Silva e Vitor Belfort - por ser o campeão, Chris Weidman não aparece na lista.

Tia de lutador morto diz que laudo apontou AVC e culpa esforço físico

Enfermeira Elma Santos garante que Leandro 'Feijão' era saudável, critica a perda de peso excessiva e cobra responsabilidade de Nova União e Shooto

Por Rio de Janeiro
132 comentários
A morte do lutador de MMA Leandro Caetano de Souza, de 26 anos, conhecido como Leandro "Feijão", caiu como uma bomba no esporte na tarde de quinta-feira. Com a causa ainda desconhecida, diversas pessoas ligadas ao mundo das lutas levantaram a hipótese de a tragédia ter relação com a perda de peso, já que ele desmaiou na sauna horas antes da pesagem do Shooto Brasil 43, onde enfrentaria nesta sexta Gabriel Brasil, no Rio de Janeiro. O Combate.com conseguiu contato com a tia e madrinha de Leandro, a enfermeira Elma Caetano dos Santos, de 42 anos, e ela revelou que o atestado de óbito apontou acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico como motivo da tragédia. Segundo ela, o médico legista cogitou a possibilidade de o lutador ter alguma doença cardiovascular. Mas Elma garante que ele era saudável.
- O que me foi passado na UPA de Botafogo e no IML e inclusive saiu na declaração de óbito foi que houve um acidente vascular cerebral hemorrágico. Na linha de baixo diz que pode ter havido evolução de uma doença cardiovascular. Mas eu, como enfermeira e conversando com o médico legista depois, posso dizer que o que levou a essa alteração na pressão e ao rompimento no cérebro foi o excesso de exercício por conta do peso que ele tinha que perder de um dia para o outro. O médico legista perguntou se ele tinha alguma doença, e eu disse que não. Aí ele disse que pode ter sido o esforço. O Leandro dormiu na academia de quarta para quinta e deve ter passado a noite fazendo exercício demasiadamente. Depois fez sauna, ficou imerso na água quente... (...) Eu e a família chegamos a essa conclusão. A gente sabe que ele não tem problema algum. Se ele tivesse algum problema cardiovascular, jamais estaria treinando para essa luta - disse ela, em entrevista por telefone.
Leandro Feijão MMA (Foto: Reprodução / Facebook)Leandro 'Feijão' era lutador de MMA e será enterrado neste sábado (Foto: Reprodução / Facebook)
O enterro de Leandro será neste sábado, às 9h (de Brasília), na Capela Santa Isabel, em Inhaúma-RJ. Quem está à frente da organização e dos procedimentos burocráticos é Elma, que, além de tia e madrinha, era vizinha dele no bairo de Vicente de Carvalho. Indignada, ela cobrou explicações do Shooto e da academia Nova União, à qual o sobrinho representava. O Combate.com tentou contato na noite de quinta e na madrugada/manhã de sexta com André Pederneiras, líder da equipe e organizador do Shooto, mas ele não atendeu as ligações.
Cancelar o evento é o mínimo
que podem fazer em respeito à alma e ao corpo. Não fizeram
mais do que a obrigação"
Elma Santos, tia de Leandro 'Feijão'
- Eu não sei se caracterizo como culpado, e sim como responsável. Ele (Leandro) sabia o risco que estava correndo, não era menor de idade. Mas quem colaborou para a tragédia foram a academia e as pessoas do treino. Se está vendo que não vai conseguir bater o peso, não pode botar pressão. Ele não comeu as três maçãs que levou para o treino ontem. Elas voltaram na mochila. A vontade de lutar e vencer é muito grande, e a pessoa acaba esquecendo a consequência que pode haver. Foi um acidente trágico como esse. Queria que a academia e o organizador do evento se posicionassem com a gente. Até agora ninguém nos procurou - disse Elma.
A enfermeira disse que nunca teve conhecimento do uso de qualquer anabolizante ou droga por parte do sobrinho. Segundo ela, Leandro, que era funcionário da Comlurb, era um "garoto de ouro" e ajudava a mãe as irmãs financeiramente. Elma pretende entrar na Justiça:
- Acho que alguém tem que pagar por isso. Não eu, nem a família.
Em sinal de luto à morte de Leandro, o Shooto cancelou o evento desta sexta, que seria realizado na Hebraica. Vale ressaltar que a organização não tem qualquer ligação com a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CAB) e outros eventos, como o UFC. O atleta tinha dez lutas até hoje no cartel, com cinco vitórias e cinco derrotas.
A seguir, veja a entrevista com a tia de Leandro "Feijão" na íntegra:
COMBATE.COM: Primeiramente, nossos sentimentos pela morte do seu sobrinho. Vocês jJá receberam o laudo médico? Já sabem o que houve com o Leandro?
ELMA CAETANO DOS SANTOS: O que me foi passado na UPA de Botafogo e no IML e inclusive saiu na declaração de óbito foi que houve um acidente vascular cerebral hemorrágico. Na linha de baixo diz que pode ter havido evolução de uma doença cardiovascular. Mas eu, como enfermeira e conversando com o médico legista depois, posso dizer que o que levou a essa alteração na pressão e ao rompimento no cérebro foi o excesso de exercício por conta do peso que ele tinha que perder de um dia para o outro. O médico legista perguntou se ele tinha alguma doença, e eu disse que não. Aí ele disse que pode ter sido o esforço. O Leandro dormiu na academia de quarta para quinta e deve ter passado a noite fazendo exercício demasiadamente. Depois fez sauna, ficou imerso na água quente... Ninguém sai de casa bem para fazer sauna, aos 26 anos, e de repente me ligam e falam que ele está morto. Só isso? Não sei até que ponto o clube (Nova União) e o evento onde ele iria lutar (Shooto) vão se responsabilizar por isso. Todo o desfecho foi na academia. O que nos foi passado é que ele chegou lá na UPA apenas com um amigo, de nome Tigrão, e quando cheguei esse Tigrão não se encontrava mais lá. Ninguém do clube fez contato comigo até agora. O que o levou ao óbito foi o tipo de exercício de forma exaustiva. Ele teve muito pouco tempo para perder peso e fez isso sem orientação nenhuma. Acredito que a academia até tenha fisioterapeuta, médico, treinador, espero eu, para limitar a quantidade de peso para o atleta perder. Ele estava com o Tigrão, que não é preparador dele. O atestado médico não apontou uso de diurético. Acho que pode até pode ter usado, mas esse acidente foi por causa do excesso de exercício. Eu e a família chegamos a essa conclusão. A gente sabe que ele não tem problema algum.
Quando será o enterro?
O enterro vai ser amanhã (sábado) às 9h na Capela Santa Isabel, em Inhaúma. Estou aqui fazendo camisas em homenagem a ele e liberando o corpo. Vou pedir a liberação para que a gente faça um velório hoje (sexta).
Eu nunca vi nada. Ele nunca me pediu para aplicar nada. Se fazia, não era na nossa presença, era com amigos na academia. Eu desconheço"
Elma, sobre uso de anabolizantes ou drogas
Quanto ele pesava normalmente e quanto tinha que perder para essa luta?
Segundo ele chegou a falar para a gente, teria que perder 10kg ou 15kg em menos de 15 dias. Na terça ainda faltavam 900 gramas. Quando cheguei do trabalho ontem (quinta), dava para torcer a roupa dele, de tanto que foi o esforço na sauna e não sei mais o que inferno ele fez na academia.
Você acha que existe algum culpado pela morte do Leandro?
Eu não sei se caracterizo como culpado, e sim como responsável. Ele (Leandro) sabia o risco que estava correndo, não era menor de idade. Mas quem colaborou para a tragédia foram a academia e as pessoas do treino. Se está vendo que não vai conseguir bater o peso, não pode botar pressão. Ele não comeu as três maçãs que levou para o treino ontem. Elas voltaram na mochila. A vontade de lutar e vencer é muito grande, e a pessoa acaba esquecendo a consequência que pode haver. Foi um acidente trágico como esse. Queria que a academia e o organizador do evento se posicionassem com a gente. Até agora ninguém nos procurou. Eu vi uma reportagem dizendo que eles foram na UPA, mas tenho amigos lá e o que me passaram é que só o Tigrão foi lá. Na reportagem disseram que foram lá "A", "B", "C", mas desconheço isso.
Shooto cancelado lutador morto (Foto: Reprodução / Site Oficial)Comunicado oficial no site oficial do Shooto Brasil (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Como e quando você recebeu a notícia da morte?
Eu estava de plantão 24h no hospital onde trabalho em Realengo. Quando eram 17h, liguei meu computador e entrei no Facebook normalmente. Quando entrei, minha prima postou: "Luto! Saudades eternas, Leandro". Achei que era brincadeira, como se fosse tomar porrada na luta. Quando liguei para casa, já estavam vindo me buscar. Meu irmão já sabia. Fiquei sabendo de choque pela rede social.
Sempre foi um garoto tranquilo, muito preocupado com a família.
É uma perda muito trágica, um garoto de ouro"
Elma Santos
É do seu conhecimento se ele fazia uso de alguma substância ilícita?
Eu nunca vi nada. Ele nunca me pediu para aplicar nada. Se fazia, não era na nossa presença, era com amigos na academia. Eu desconheço. Ele bebia muito pouco. Desconheço se ele usava anabolizante, sibutramina ou droga que causesse um desfecho desses.
Ele trabalhava em algum lugar? Ajudava bastante em casa?
Ele era funcionário da Comlurb. Ajudava bastante em casa. Até liguei para lá, fui na funerária, e a Comlurb vai pagar metade do funeral. A outra metade vai ser por conta da família. Ele tem duas irmãs gemas que não trabalham, então ele era o braço direito da mãe para tudo. A minha irmã é separada. Ele vivia com minha irmã e as duas irmãs dele.
Como era o Leandro no dia a dia?
Sempre foi um garoto tranquilo, muito preocupado com a família. Nem naquela fase de adolescente ele deu trabalho para a gente. Nunca se envolveu com droga, nada disso. É uma perda muito trágica, um garoto de ouro.
leandro feijão mma (Foto: Reprodução/Facebook)Leandro 'Feijão' (Foto: Reprodução / Facebook)
O Shooto cancelou o evento em sinal de luto pelo Leandro.
É o mínimo que podem fazer. Se não cancelassem por bem, fariam por mal. Eu já ia no fórum fazer uma petição. Cancelar o evento é o mínimo que podem fazer em respeito à alma e ao corpo. Não fizeram mais do que a obrigação.
Você pensa em processar alguém?
Queria falar com o pessoal da academia para poder entrar. Eu, como enfermeira, entendo que o que o levou ao óbito foi uma coisa impensada. Acho que alguém tem que pagar por isso. Não eu, nem a família.
Acha que a morte do Leandro é muito ruim para o MMA?
Eu acho que é ruim. A coisa não vai parar. Não vai ser o primeiro nem o último. As pessoas continuam morrendo. Hoje passa a morte dele de 15 em 15 minutos em todas as rádios e televisões. Daqui a um mês morre outro, outras famílias perdem entes queridos e fica por isso mesmo. As pessoas deveriam pensar bem antes de entrar nessa. Uma coisa que bota a vida em jogo não há dinheiro que pague. Para o MMA soa muito mal. No futebol também tem isso, e é só mais um na estatística.

Neurologista descarta relação entre AVC de lutador e 'perda de peso em si'

Para Dr. Rubens Gagliardi, AVC hemorrágico pode ter sido causado por uso de anabolizante ou inibidor de apetite, e não por esforço físico e desidratação

Por Rio de Janeiro
91 comentários
leandro feijão mma (Foto: Reprodução/Facebook)Leandro 'Feijão' (Foto: Reprodução / Facebook)
A declaração de óbito do lutador de MMA Leandro "Feijão" Caetano de Souza apontou um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico como causa da tragédia ocorrida na quinta-feira, com possibilidade de ele sofrer de alguma doença cardiovascular. A tia e madrinha do atleta da Nova União, a enfermeira Elma Caetano dos Santos, garantiu que o sobrinho era saudável e culpou o esforço físico excessivo na perda de peso. Mas tanto esse esforço físico quanto a desidratação foram descartados como motivos do AVC hemorrágico pelo Dr. Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia. Ele também descartou a relação do acidente com o uso de diurético, que aumenta o volume e o grau do fluxo urinário. Segundo o especialista na área neurológica, dois possíveis causadores do problema são os anabolizantes e os inibidores de apetite:
- A perda de peso em si não seria um problema. Pode ser um aneurisma por mera coincidência. O problema é que a gente não sabe o que ele eventualmente tomou. O anabolizante pode, sim, causar o AVC hemorrágico. A gente nunca sabe direito o que tem nos anabolizantes. Eles mais frequentemente causam o AVC isquêmico, mas pode ser o hemorrágico também. Pode causar inflamação na artéria, e a artéria inflamada pode sofrer uma crise hipertensiva e se romper. Tem que ver o que ele estava tomando. Alguns remédios de redução de apetite podem favorecer o sangramento cerebral. É possível que esse atleta tenha tomado alguma droga desse tipo - disse em entrevista por telefone ao Combate.com.
A perda de peso em si não seria um problema não. Pode ser um aneurisma por mera coincidência. O problema é que a gente não sabe o que ele eventualmente tomou"
Dr. Rubens Gagliardi
O Dr. Rubens Gagliardi explicou o que é de fato um acidente vascular cerebral hemorrágico e citou as principais causas do problema de uma maneira geral:
- O AVC hemorrágico é um tipo de AVC em que há um sangramento dentro do cérebro. Pode ocorrer por vários motivos. Pode ser pelo rompimento de um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo), por hipertensão arterial muito forte, que rompe os vasos, por distúrbio de coagulação, por inflamação das artérias, entre outros.
O diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA, Dr. Marcio Tannure, deu um parecer similar ao de Gagliardi e disse que é hora de os atletas reavaliarem seus métodos:
- A perda de peso é a causa menos provável. Pode interferir, mas é o menos provável. Ele (Leandro) poderia ter uma doença pré-existente, que a gente não sabe. A família diz que não tinha, mas às vezes desconhece. Não é hora de achar um culpado, mas de reavaliar as coisas, principalmente os atletas. Das causas possíveis, a desidratação é a menos provável. E não é a desidratação, e sim a maneira como é feita. A maneira às vezes é brusca e danosa, e é desencorajada por nós. Só que nós não temos como proibir isso.

Rival de Anderson Silva e Jacaré, Yushin Okami é demitido do UFC

Decisão da organização vem após japonês, número seis do ranking, perder para brasileiro no UFC: Glover x Bader, dia 4 de setembro, em Minas Gerais

Por Rio de Janeiro
42 comentários
  •  
Yushin Okami Pesagem UFC BH (Foto: Rodrigo Malinverni)Número seis do ranking dos pesos-médios do UFC,
Yushin Okami foi demitido (Foto: Rodrigo Malinverni)
Nesta sexta-feira, o Ultimate demitiu o peso-médio japonês Yushin Okami. O lutador, número seis do ranking oficial, foi liberado após a derrota para o brasileiro Ronaldo Jacaré dia 4 de setembro, em Belo Horizonte, no UFC: Glover x Bader. A informação foi dada primeiramente pelo site "MMA Junkie".
Aos 32 anos, Yushin Okami teve seu melhor momento no UFC quando disputou o cinturão da categoria contra o brasileiro Anderson Silva em agosto de 2011, sendo derrotado por nocaute no segundo round. Com o resultado, o Spider retribuiu a derrota para o japonês em janeiro de 2006, no ROTR 8, quando foi apontado um chute ilegal do brasileiro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além destes, Yushin Okami enfrentou outros nomes de peso da categoria, como Chael Sonnen, Rich Franklin, Tim Boetsch e Mark Muñoz. Nos sete anos em que esteve na maior organização de MMA do mundo, Okami venceu 13 lutas e perdeu cinco vezes. Ao todo, o japonês tem um cartel de 29 vitórias e oito derrotas.

Bisping se machuca, e UFC convoca Lyoto para enfrentar Mark Muñoz

Brasileiro faria a luta principal do evento de Fort Campbell, contra Tim Kennedy

Por Rio de Janeiro
44 comentários
Lyoto Machida vai antecipar em dez dias sua estreia no peso-médio do Ultimate. A organização anunciou nesta sexta-feira que Michael Bisping não poderá lutar no dia 26 de outubro e com isso escalou o brasileiro para o seu lugar. Lyoto, que enfrentaria Tim Kennedy em Fort Campbell (EUA) no dia 6 de novembro, agora vai medir forças com Mark Muñoz na cidade de Manchester, na Inglaterra, no dia 26 de outubro.
Lyoto Machida x Mark Munoz (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Lyoto Machida e Mark Munoz vãose enfrentar em Manchester (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Segundo informou o presidente do Ultimate, Dana White, ao site do canal americano "ESPN", Bisping voltou a ter problemas na retina, no mesmo olho que ele operou neste ano.
- Vamos dar a Bisping o melhor tratamento possível. Esperemos que ele seja capaz de passar por isso - disse o dirigente.
O Ultimate ainda não escolheu o substituto de Lyoto Machida para o evento de 6 de novembro, e Tim Kennedy agora aguarda por um novo adversário.
UFC Fight Night 30: Machida x Muñoz
26 de outubro, em Manchester (ING)
CARD DO EVENTO
Lyoto Machida x Mark Muñoz
Ross Pearson x Melvin Guillard
Jimi Manuwa x Ryan Jimmo
Norman Parke x Jon Tuck
Alessio Sakara x Magnus Cedenblad
Phil Harris x John Lineker
Al Iaquinta x Piotr Hallman
Luke Barnatt x Andrew Craig
Rosi Sexton x Jessica Andrade
Andy Ogle x Cole Miller
Mike Wilkinson x Jimy Hettes
Brad Scott x Michael Kuiper
UFC Fight for the Troops 3 (UFC Fight Night 31)
6 de novembro, em Fort Campbell (EUA)
CARD DO EVENTO
Tim Kennedy x adversário a ser divulgado
Liz Carmouche x Alexis Davis
Ronny Markes x Yoel Romero
Jorge Masvidal x Rustam Khabilov
Colton Smith x Michael Chiesa
Bobby Green x James Krause
George Roop x Francisco Rivera
Dennis Bermudez x Steven Siler
Amanda Nunes x Germaine de Randamie
Chris Camozzi x Lorenz Larkin
Yves Edwards x Yancy Medeiros
Niel Magny x Seth Baczynski
Derek Brunson x Brian Houston

Neurologista descarta relação entre AVC de lutador e 'perda de peso em si'

Para Dr. Rubens Gagliardi, AVC hemorrágico pode ter sido causado por uso de anabolizante ou inibidor de apetite, e não por esforço físico e desidratação

Por Rio de Janeiro
91 comentários
leandro feijão mma (Foto: Reprodução/Facebook)Leandro 'Feijão' (Foto: Reprodução / Facebook)
A declaração de óbito do lutador de MMA Leandro "Feijão" Caetano de Souza apontou um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico como causa da tragédia ocorrida na quinta-feira, com possibilidade de ele sofrer de alguma doença cardiovascular. A tia e madrinha do atleta da Nova União, a enfermeira Elma Caetano dos Santos, garantiu que o sobrinho era saudável e culpou o esforço físico excessivo na perda de peso. Mas tanto esse esforço físico quanto a desidratação foram descartados como motivos do AVC hemorrágico pelo Dr. Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia. Ele também descartou a relação do acidente com o uso de diurético, que aumenta o volume e o grau do fluxo urinário. Segundo o especialista na área neurológica, dois possíveis causadores do problema são os anabolizantes e os inibidores de apetite:
- A perda de peso em si não seria um problema. Pode ser um aneurisma por mera coincidência. O problema é que a gente não sabe o que ele eventualmente tomou. O anabolizante pode, sim, causar o AVC hemorrágico. A gente nunca sabe direito o que tem nos anabolizantes. Eles mais frequentemente causam o AVC isquêmico, mas pode ser o hemorrágico também. Pode causar inflamação na artéria, e a artéria inflamada pode sofrer uma crise hipertensiva e se romper. Tem que ver o que ele estava tomando. Alguns remédios de redução de apetite podem favorecer o sangramento cerebral. É possível que esse atleta tenha tomado alguma droga desse tipo - disse em entrevista por telefone ao Combate.com.
A perda de peso em si não seria um problema não. Pode ser um aneurisma por mera coincidência. O problema é que a gente não sabe o que ele eventualmente tomou"
Dr. Rubens Gagliardi
O Dr. Rubens Gagliardi explicou o que é de fato um acidente vascular cerebral hemorrágico e citou as principais causas do problema de uma maneira geral:
- O AVC hemorrágico é um tipo de AVC em que há um sangramento dentro do cérebro. Pode ocorrer por vários motivos. Pode ser pelo rompimento de um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo), por hipertensão arterial muito forte, que rompe os vasos, por distúrbio de coagulação, por inflamação das artérias, entre outros.
O diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA, Dr. Marcio Tannure, deu um parecer similar ao de Gagliardi e disse que é hora de os atletas reavaliarem seus métodos:
- A perda de peso é a causa menos provável. Pode interferir, mas é o menos provável. Ele (Leandro) poderia ter uma doença pré-existente, que a gente não sabe. A família diz que não tinha, mas às vezes desconhece. Não é hora de achar um culpado, mas de reavaliar as coisas, principalmente os atletas. Das causas possíveis, a desidratação é a menos provável. E não é a desidratação, e sim a maneira como é feita. A maneira às vezes é brusca e danosa, e é desencorajada por nós. Só que nós não temos como proibir isso.

Fla e Maracanã acertam até 2016 e devem assinar na semana que vem

Minuta do contrato da extensão da parceria será levada ao Conselho Deliberativo na terça para aprovação. Bases são semelhantes às atuais

Por Rio de Janeiro
259 comentários
Depois de mais dois meses de discussão e críticas sobre o formato do primeiro contrato, Flamengo e a concessionária Maracanã S/A chegaram a um acordo para que o Rubro-Negro mande seus jogos no estádio entre 2014 e 2016. A assinatura agora só depende da aprovação do Conselho Deliberativo do clube, que tem reunião marcada para a próxima terça-feira.
Flamengo, Maracanã (Foto: Alexandre Vidal)Maracanã deve ser garantido como a casa do Flamengo até 2016 (Foto: Alexandre Vidal)
A divisão de receitas e despesas continua valendo, de acordo com o vínculo atual, revisado há duas semanas após insistência do Flamengo, que recebe progressivamente mais à medida que o público for maior. A luta pelas "melhores condições" passou até por uma carta aberta em tom pesado, que foi rebatida à altura pela concessionária.
Os organizadores seguem responsáveis pela venda de ingressos e pelo acesso. A diretoria, no entanto, permanece livre para escolher até dez partidas em outro local, como tem acontecido nesta temporada, com acerto com o Mané Garrincha, em Brasília. As exceções são os jogos decisivos do Campeonato Carioca e de outras competições que disputar.

Grandes do Rio aprovam turno único para o Campeonato Carioca de 2014

Fórmula, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo Arbitral da Ferj, que será no dia 7 de outubro

Por Rio de Janeiro
1104 comentários
Rubens Lopes, Presidente da FFERJ (Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)Rubens Lopes aguarda resposta do CNE
(Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)
Em reunião na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta sexta-feira, os representantes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro aprovaram a ideia proposta pela entidade, em mudar a fórmula do Campeonato Carioca de 2014 e realizá-lo em turno único. A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo arbitral na própria Ferj, na presença dos demais 12 clubes participantes, no dia 7 de outubro.
Pela proposta, a entidade sugere um Carioca com 15 rodadas, todos contra todos. Os quatro melhores se classificariam para as semifinais, utilizando 19 datas, contra 21 de 2013. No antigo formato, havia a divisão em dois grupos e a disputa da Taça Guanabara e Taça Rio. No fim, os vencedores de cada turno se enfrentavam em duas partidas. Também esteve presente ao encontro o vice-presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e presidente do Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio.
- O importante é criar dentro da competição uma condição que tenha atrativo de levar o torcedor a participar diretamente do processo. A razão foi essa, e também com relação ao período de férias dos jogadores. É um ano atípico, entendo que isso foi importante já projetando para os próximos anos a discussão sobre o número de participantes, essa coisa de ter a disputa direta dos quatro primeiros colocados para chegarem à decisão. Acho que foi bom. Tem que discutir, expor, ouvir e achar o encaminhamento melhor para os clubes - opinou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que esteve presente na reunião.
Rodrigo Caetano, diretor executivo do Fluminense, também se mostrou a favor da mudança no regulamento do estadual para a próxima temporada.
- Foi uma decisão muito boa por vários motivos. Primeiro que retarda o início da competição em uma semana e nos dá mais tempo de preparação. Privilegia também a parte técnica. Foi uma medida acertada. Esperamos agora que ela passe pelo arbitral.
A necessidade da aprovação do CNE se dá pelo fato de o Estatuto do Torcedor não permitir que se altere a fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos. A Ferj, contudo, pede a mudança para que possa iniciar o Estadual do Rio apenas no dia 19 de janeiro, contrariando o calendário divulgado pela CBF. Nele, os torneios regionais teriam de começar no dia 12.
Consultada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria de imprensa do CNE informou que o órgão ainda não foi notificado oficialmente e por isso não pode se posicionar sobre o caso. Na hipótese de a mudança seja liberada, a fórmula terá de ser também aprovada pelo arbitral na sede da federação. A tendência é que os clubes pequenos não se oponham, mas, caso discordem e votem juntos, desbancariam o desejo da própria Ferj e dos quatro grandes. Juntos, os 12 times de menor expressão possuem 78 votos, contra 58 de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Para 2015, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, promete mudanças mais radicais e que, se forem colocadas em prática, devem agradar ainda mais aos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro. A ideia é que o Carioca seja iniciado no primeiro fim de semana de fevereiro e que haja partidas apenas aos fins de semana.

Spider, Weidman e Dana: trio UFC ao
vivo no Esporte Espetacular. Participe

Internautas podem mandar perguntas e votar na enquete sobre a revanche entre Anderson Silva e o americano. O combate será dia 28 de dezembro

Por Rio de Janeiro
50 comentários
Quem gosta de MMA não pode perder o "Esporte Espetacular" do próximo domingo. Ao lado do presidente do UFC, Dana White, Anderson Silva e Chris Weidman estarão no estúdio do programa para falar da revanche marcada para o UFC 168, dia 28 de dezembro, em Las Vegas. Spider tenta retomar o cinturão dos pesos-médios após o nocaute sofrido em 8 de julho, também em Las Vegas – o brasileiro não perdia havia seis anos e nove meses.
Você acredita que Anderson Silva irá recuperar o posto de melhor da categoria? Vote na enquete do "Esporte Espetacular". O resultado será divulgado ao vivo, com a presença dos dois lutadores. E você também pode enviar perguntas para o trio de convidados do programa. Participe!
Coletiva UFC 162 Anderson Silva Chris Weidman (Foto: Reprodução)Anderson Silva e Chris Weidman participarão juntos do Esporte Espetacular, domingo, ao vivo (Foto: Reprodução)

Grandes do Rio aprovam turno único para o Campeonato Carioca de 2014

Fórmula, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo Arbitral da Ferj, que será no dia 7 de outubro

Por Rio de Janeiro
1101 comentários
Rubens Lopes, Presidente da FFERJ (Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)Rubens Lopes aguarda resposta do CNE
(Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)
Em reunião na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta sexta-feira, os representantes dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro aprovaram a ideia proposta pela entidade, em mudar a fórmula do Campeonato Carioca de 2014 e realizá-lo em turno único. A proposta, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE) e passar pelo arbitral na própria Ferj, na presença dos demais 12 clubes participantes, no dia 7 de outubro.
Pela proposta, a entidade sugere um Carioca com 15 rodadas, todos contra todos. Os quatro melhores se classificariam para as semifinais, utilizando 19 datas, contra 21 de 2013. No antigo formato, havia a divisão em dois grupos e a disputa da Taça Guanabara e Taça Rio. No fim, os vencedores de cada turno se enfrentavam em duas partidas. Também esteve presente ao encontro o vice-presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e presidente do Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio.
- O importante é criar dentro da competição uma condição que tenha atrativo de levar o torcedor a participar diretamente do processo. A razão foi essa, e também com relação ao período de férias dos jogadores. É um ano atípico, entendo que isso foi importante já projetando para os próximos anos a discussão sobre o número de participantes, essa coisa de ter a disputa direta dos quatro primeiros colocados para chegarem à decisão. Acho que foi bom. Tem que discutir, expor, ouvir e achar o encaminhamento melhor para os clubes - opinou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que esteve presente na reunião.
Rodrigo Caetano, diretor executivo do Fluminense, também se mostrou a favor da mudança no regulamento do estadual para a próxima temporada.
- Foi uma decisão muito boa por vários motivos. Primeiro que retarda o início da competição em uma semana e nos dá mais tempo de preparação. Privilegia também a parte técnica. Foi uma medida acertada. Esperamos agora que ela passe pelo arbitral.
A necessidade da aprovação do CNE se dá pelo fato de o Estatuto do Torcedor não permitir que se altere a fórmula de disputa de uma competição sem que a mesma seja aplicada por dois anos seguidos. A Ferj, contudo, pede a mudança para que possa iniciar o Estadual do Rio apenas no dia 19 de janeiro, contrariando o calendário divulgado pela CBF. Nele, os torneios regionais teriam de começar no dia 12.
Consultada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria de imprensa do CNE informou que o órgão ainda não foi notificado oficialmente e por isso não pode se posicionar sobre o caso. Na hipótese de a mudança seja liberada, a fórmula terá de ser também aprovada pelo arbitral na sede da federação. A tendência é que os clubes pequenos não se oponham, mas, caso discordem e votem juntos, desbancariam o desejo da própria Ferj e dos quatro grandes. Juntos, os 12 times de menor expressão possuem 78 votos, contra 58 de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Para 2015, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, promete mudanças mais radicais e que, se forem colocadas em prática, devem agradar ainda mais aos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro. A ideia é que o Carioca seja iniciado no primeiro fim de semana de fevereiro e que haja partidas apenas aos fins de semana.

'Novo Neymar' recebe proposta do Sevilla e deve deixar o Santos

Agente de Neilton já teria feito um acordo verbal com dirigentes do clube espanhol. Atacante está 'encostado' há um mês e não deve renovar

Por Santos, SP
814 comentários
Neilton, atacante do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Neilton deve acertar com o Sevilla, da Espanha
(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Comparado a Neymar por conta do visual e por ter sido o primeiro a ter uma sequência de jogos com a camisa 11 do Santos após a saída do atacante, Neilton pode acabar encontrando o astro na Espanha. O jogador, de 19 anos, encostado há quase um mês devido ao entrave na renovação de seu vínculo com o Peixe, que se encerra em maio, tem uma proposta do Sevilla.
Os espanhóis pretendem aproveitar que, a partir de dezembro, Neilton já poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. A oferta dos andaluzes é de € 700 mil (R$ 2,1 milhões) em luvas destinados ao atacante. O agente do jogador, Roberto de Almeida, chegou a viajar para a Espanha e já há, inclusive, um acordo verbal com os europeus.
Desde agosto, Santos e Neilton conversam sobre uma eventual renovação de vínculo, sem entrar em consenso. O Peixe ofereceu R$ 30 mil mensais, mas a proposta não foi aceita – o atacante pleiteava algo entre R$ 60 mil e R$ 100 mil. Com a negociação parada, dirigentes do Peixe já admitem a perda do garoto, promovido ao elenco profissional durante o Campeonato Paulista.
Durante o imbróglio, Neilton acabou encostado no Santos. Em setembro, o atacante fez apenas um jogo, entrando no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Botafogo, na Vila Belmiro, no último dia 15. Desde que subiu, o garoto fez 17 jogos, marcando quatro gols.
* Por Lincoln Chaves, Renato Cury e Fúlvio Feola

Participação de R10 no Mundial 'será um desafio', afirma médico do Galo

Confiante na recuperação a tempo de Ronaldinho disputar torneio
no Marrocos, Rodrigo Lasmar fala em todos os esforços possíveis

Por Belo Horizonte
1078 comentários
A torcida do Atlético-MG tem razão ao ficar preocupada. Ronaldinho Gaúcho corre mesmo o risco de não participar do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. Em coletiva realizada nesta sexta-feira, na Cidade do Galo, o médico Rodrigo Lasmar confirmou a gravidade da lesão de R10, que sentiu dores na coxa esquerda durante um treinamento na véspera. O craque foi submetido a exames de ressonância magnética, que identificaram uma ruptura na musculatura.
info lesão do ronaldinho (Foto: arte esporte)Entenda como foi a lesão de Ronaldinho Gaúcho (Foto: arte esporte)
– Ronaldo sentiu dores na região adutora da coxa esquerda, e os exames clínico e de imagem caracterizaram o problema. O tratamento intensivo começou na manhã de hoje (sexta-feira). Agora é aguardar a evolução do jogador. Ele nunca havia se queixado de qualquer dor no local, na região da coxa e do adutor. Normalmente, são traumas ou pancadas causadas pelo jogo que melhoram em dois ou três dias. Sem dúvida, esta foi a lesão mais grave em toda a sua carreira.
O Atlético-MG estreia no Mundial no dia 18 de dezembro, contra um adversário ainda indefinido, e o departamento médico do clube preferiu não estipular um prazo para a recuperação de Ronaldinho. Ao explicar a lesão do camisa 10, Lasmar chegou a falar numa margem de tempo, mas pediu cautela.
– Falamos em grau um, dois e três para explicar se é leve, moderada ou grave. A do Ronaldo é grau três, uma ruptura total do músculo no adutor junto à virilha. Há critérios como idade e posição do jogador, por isso precisamos ter cuidado ao falar em recuperação. Não existe regra nem comportamento uniforme numa lesão muscular. Muitas coisas estão envolvidas. Lesões graves têm um tempo de recuperação longo, girando em torno de dois meses e meio a três meses e meio.
Rodrigo Lasmar; Atlético-MG: Cidade do Galo (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Rodrigo Lasmar fala da lesão de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)
Segundo Alexandre Kalil, Ronaldinho será submetido a um “tratamento de guerra” para deixá-lo pronto para o Mundial de Clubes. E Lasmar diz que o presidente atleticano deu carta branca para o departamento médico fazer todos os esforços possíveis  (veja a entrevista do médico do Atlético-MG no vídeo abaixo).
– Ele deixou à disposição tudo o que é preciso ser feito. Faremos um esforço, e o atleta também. Agora, temos que ter calma e tranquilidade. É um prazo longo, e todo mundo quer saber do Mundial. Acredito na possibilidade (de Ronaldinho jogar), e será feito tudo para que ele esteja à disposição do Cuca. Será um desafio. O Ronaldo está motivado, e nós também. Não vamos ter restrição em relação ao que será feito. O tratamento é em período integral.
Certo mesmo é que R10 está fora de todo o restante do Campeonato Brasileiro. Mesmo que se recupere a tempo, será preservado para a disputa do Mundial. Assim, o técnico Cuca tem de achar um substituto para ocupar a lacuna já para o jogo contra o Santos, neste domingo, às 18h30m (de Brasília). Expulso no empate em 1 a 1 com o Criciúma, o goleiro Victor também não joga.
Ronaldinho Gaúcho treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Ronaldinho Gaúcho desfalca o time nos próximos jogos (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Comissão Atlética vai investigar morte de lutador Leandro Feijão

Diretor-médico da CBAMMA, Márcio Tannure aguarda laudo oficial sobre o caso, mas indica que óbito pode ter relação com perda de peso

Por Rio de Janeiro
Comente agora
A morte do lutador Leandro Feijão nesta quinta-feira, dia em que participaria da pesagem do Shooto 43, será alvo de análise por parte da Comissão Atlética Brasileira de MMA. O diretor-médico da Comissão, Márcio Tannure, afirmou que precisa aguardar o laudo oficial para avaliar o que ocorreu e tomar uma posição. Mas o médico indicou que a morte poderia ter relação com o processo de perda de peso para que o atleta pudesse atingir o limite exigido para disputar o evento (56,7kg, peso-mosca).
- Ao que parece, aconteceu neste tipo de processo (de perda de peso). Mas nem o próprio hospital deu um parecer oficial. Não posso julgar antes de saber o que realmente aconteceu. Parece que foi neste processo, mas temos que esperar um pouco mais para dar um posicionamento oficial - afirmou, em entrevista ao "SporTV News".
Leandro Feijão MMA (Foto: Reprodução / Facebook)Leandro Feijão faleceu nesta quinta, antes da
pesagem do Shooto (Foto: Reprodução / Facebook)
Tannure afirmou que o Shooto não é filiado à Comissão Atlética e, portanto, não regulamentado pela CABMMA. Mas disse que conversou com o organizador do evento, André Pederneiras, e que a entidade vai ser posicionar sobre o caso.
- Temos que esperar o laudo oficial (...) O laudo não é necessariamente enviado à CABMMA, porque o evento não é filiado a nossa entidade. Se fosse, teria que chegar até nós (...) Mas faremos um posicionamento oficial mesmo que não seja em evento filiado a nós. Me parece que as avaliações médicas adotadas são diferentes do nosso protocolo médico. Que é bem rigoroso, para tentar evitar isso ao máximo. Até hoje não tivemos nenhum incidente parecido em eventos sancionados pela Comissão - disse Tannure.

Jessica Rakoczy nocauteia Modafferi e pontua para o Time Rousey no TUF

Boxeadora faz o primeiro ponto da equipe da campeã feminina dos galos do UFC, mas toda a casa lamenta a eliminação da simpática 'Happy Warrior'

Por Rio de Janeiro
8 comentários
Após duas derrotas, a equipe capitaneada por Ronda Rousey finalmente conquistou sua primeria vitória no TUF 18. No quarto episódio do reality show, a boxeadora Jessica Rakoczy nocauteou Roxanne Modafferi no segundo round, marcando o primeiro ponto para a equipe da campeã feminina dos pesos-galos do UFC. Com o resultado, a vantagem da equipe da desafiante ao cinturão, Miesha Tate, vence por duas vitórias contra uma.
Confira um resumo do episódio no vídeo ao lado. O canal Combate exibe os episódios inéditos do "The Ultimate Fighter 18" sempre às quartas-feiras, a partir da meia-noite.
FRAME UFC TUF luta feminina (Foto: Reprodução)Jessica Rakoczy aplica o bate-estaca que atordoou Roxanne Modafferi no segundo round (Foto: Reprodução)
O episódio
O episódio começou com Ronda Rousey revelando que Jessica lesionou o ombro na luta de entrada na casa, e acusando os rivais de serem covardes por só escolherem seus membros machucados. Do lado de Miesha Tate, o polêmico Dennis Hallmann se envolveu em uma discussão Edmond Tarverdyan, com um dos técnicos de Ronda Rousey, e os dois quase brigaram na casa. A campeã feminina dos galos se posicionou e enfrentou Hallmann, dizendo que ele deveria lutar na hora certa, e o provocou, dizendo que esperava que ele fosse homem quando as câmeras fossem desligadas.
Os ânimos se acirraram ainda mais, e Dana White precisou ordenar que as provocações entre treinadores acabassem. Em seguida, o presidente do UFC foi filmado conversando com Ronda Rousey, chamando sua atenção para o comportamento de sua equipe.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em seguida, a equipe de Miesha Tate inovou e mesclou as equipes masculina e feminina, fazendo-os treinar juntos. Sarah Moras foi uma das mais destacadas nesse momento, por provocar seus colegas de treino e dizendo que eles podiam lutar com ela como se ela fosse um homem.-
- É bom que seja assim, para que todos fiquem com os olhos bem abertos e atentos - disse Moras.
Jessica Rakoczy foi a próxima a ser abordada pelo episódio. Mostrada como a mãezona da equipe de Ronda Rousey, a boxeadora assumiu o papel de organizar a parte casa de sua equipe, cuidando da limpeza e da arrumação.
Roxanne Modafferi foi a próxima focalizada, mostrando a sua atitude positiva e paciência ao ensinar as colegas a falar japonês, já que mora e dá aulas no país asiático há alguns anos. Todos os colegas de equipe a elogiaram e foi mostrada a influência da cultura japonesa em sua forma de agir, sempre sorrindo e brincando na casa, a ponto de não parecer uma lutadora para os demais competidores.
Jessica contou os problemas que teve com o padrasto, que era abusivo com sua mãe e irmão. A lutadora contou que saiu de casa aos 15 anos, e que soube por um telefonema que sua mãe havia morrido. Nesse momento, ela chorou copiosamente diante das câmeras. A agressividade contida a fez buscar o boxe, e a ajudou a conquistar oito títulos mundiais em 15 anos. Nos treinos, sua defesa de queda foi trabalhada, pois sua adversária é uma especialista em jiu-jítsu.
Na pesagem, após as duas lutadoras baterem o peso da categoria com folga, Roxanne brincou levando um nunchaku e fingindo ameaçar Jessica, que puxou uma pistola de dardos de brinquedo. Após brincarem por alguns momentos, as duas se encararam.
A luta
Antes do combate, as duas lutadoras se emocionaram. Enquanto Jessica falou de seu filho, Roxanne recebeu uma carta de Julianna Pena, sua colega de equipe, e chorou ao lê-la. No octógono, o duelo entre a boxeadora e a lutadora de jiu-jítsu começou com as atletas medindo a distância e trocando socos, até que Modafferi conseguiu derrubar Rakoczy, mas não exerce o domínio no chão inicialmente.
Com 1m30s de luta, Modafferi consegue segurar Jessica no solo, mas a boxeadora resiste às tentativas de finalização. Ronda Rousey gritava insistentemente para que ela se levantasse, mas Rakoczy conseguiu ficar por cima. Roxanne tentou encaixar uma chave de braço, que foi defendida. A um minuto do fim, Jessica Rakoczy conseguiu fugir do chão de Roxanne Modafferi e voltou a lutar em pé por algum tempo, antes de ser derrubada novamente, sendo dominada no chão até o fim do round.
FRAME UFC TUF luta feminina (Foto: Reprodução)A representante da equipe de Ronda Rousey acerta o golpe que nocauteou a rival (Foto: Reprodução)
No segundo round, aparentando cansaço, Roxanne perdeu veloicidade e se tornou um alvo mais fácil para Jessica, que aplicava golpes seguidos. Mesmo após uma advertência severa do árbitro contra Rakoczy, que segurara pela terceira vez na grade, a lutadora do time de Ronda Rousey manteve o domínio e, aproveitando o cansaço da rival, acertou belos golpes, e um bate-estaca que atordoou a rival. Após mais alguns golpes duros, o árbitro interrompeu o combate.
Ainda no solo, Roxanne Modafferi chorou e soltou um grito de tristeza que comoveu a todos. Jessica Rakoczy a consolou no solo, enquanto Roxanne chamava por Julianna Pena. Na saída do octógono, Roxanne foi consolada por Shayna Baszley, sua rival no show, mas sua amiga fora do show.
Após a luta, Ronda Rousey escolheu a luta seguinte, entre seu representante David Grant e  Louis Fisette, que foi derrotado nas eliminatórias por Chris Holdsworth, mas voltou à casa após a lesão de Tim Gorman.

Duelo entre Rony Jason e Jeremy Stephens é remarcado para Goiânia

Campeão do TUF Brasil 1 entre os pesos-penas se recupera de lesão e entra no card que acontece no dia 9 de novembro na capital goiana

Por Rio de Janeiro
27 comentários
Rony Jason UFC MMA (Foto: Ivan Raupp)Rony Jason teve confirmada sua luta contra Jeremy
Stephens no evento de Goiânia (Foto: Ivan Raupp)
O peso-leve Rony Jason teve confirmada nesta quarta-feira a remarcação de sua luta contra o americano Jeremy Stephens. Inicialmente marcado para o "UFC Fight Night no Combate: Maia x Shields", que acontece dia 9 de outubro, em Barueri (SP), o duelo foi suspenso por conta da presença de uma hérnia lombar no brasileiro. Após se recuperar, Jason enfrentará Stephens no "UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson", que acontece exatamente um mês depois, dia 9 de novembro, em Goiânia. A informação foi confirmada por fontes próximas ao evento.
Aos 29 anos de idade, Rony Jason foi o vencedor entre os penas da primeira edição do reality show "The Ultimate Fighter Brasil", derrotando o conterrâneo Godofredo Pepey na final. Após essa vitória, o lutador conquistou mais dois triunfos na organização, diante de Mike Wilkinson e Sam Sicilia.
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia (GO)
CARD DO EVENTO
Vitor Belfort x Dan Henderson
Cezar Mutante x Daniel Sarafian
Rafael Feijão x Igor Pokrajac
Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare
José Maria No Chance x Dustin Ortiz
Godofredo Pepey x Sam Sicilia
Thiago Tavares x Quinn Mulhern
Paulo Thiago x Brandon Thatch
Adriano Martins x Daron Cruickshank
Thiago Bodão x Omari Akhmedov
Rony Jason x Jeremy Stephens