sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Rodrigo Damm lembra caso no TUF e faz alerta: 'Procure um profissional'

Capixaba comenta morte de Leandro Feijão, revela que teve problema nos rins, decorrente do corte de peso e por isso foi cortado do reality show de MMA.

Por Vila Velha, ES
Comente agora
Rodrigo Damm, lutador do UFC (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Rodrigo Damm, lutador do UFC
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
A morte do lutador de MMA, Leandro "Feijão" de Souza, antes da pesagem do evento Shotoo 43, ecoa pelos quatro cantos do Brasil. Opiniões diversas sobre a real causa do falecimento do atleta de 26 anos pipocam nas redes sociais e entre personagens do MMA, como treinadores e lutadores.
A tia de "Feijão", a enfermeira Elma Caetano dos Santos, fez questão de afirmar que o sobrinho estava bem de saúde e indicou o esforço físico excessivo na perda de peso como um dos motivos, fato este descartado pelo vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia, Dr. Rubens Gagliardi, após o atestado de óbito apontar um AVC hemorrágico.
Mesmo assim, o tema 'corte de peso' ainda domina as conversas, servindo também como momento de reflexão no esporte. De volta ao Espírito Santo, na reta final de preparação para o seu combate no UFC: Maia x Shields, diante de Hacran Dias, o peso-pena capixaba Rodrigo Damm comentou sobre a tragédia ocorrida com o lutador carioca. Damm revela que teve um problema semelhante, na época em que participou da primeira edição do reality show de MMA da Rede Globo, "The Ultimate Fighter Brasil - Em Busca de Campeões" (veja o vídeo abaixo), e conta detalhes de como os lutadores faziam para perder peso dentro da casa e como se deu a sua eliminação precoce do programa.
 - Estava nos Estados Unidos, cheguei ontem (quinta) de viagem e me ligaram avisando sobre a morte dele. Fiquei muito triste com isso, mesmo não tendo amizade com ele. Sei que era um guerreiro e estava fazendo um bom trabalho, mas não conseguiu bater o peso e infelizmente morreu. No TUF Brasil 1 eu tive um problema parecido no processo de perda de peso. Infelizmente os meus médicos não podiam me auxiliar dentro da casa, então eu fazia a desidratação sozinho e tive que fazer isso três vezes em duas semanas. Na primeira vez eu bati bem o peso e me reidratei. Na segunda vez aconteceu a mesma coisa, sem problemas. Já na terceira vez, tive problemas, porque a reidratação não poderia ser feita dentro da casa de forma intravenosa (soro na veia) e tive que fazer com água mesmo. Aí o meu corpo reclamou e sentiu, tive um sangramento no rim. O médico do programa viu o que eu estava sentindo e me mandou parar.
Lutador faz alerta e orienta sobre acompanhamento profissional
O capixaba, que luta numa das categorias com menor peso do UFC, fez questão de alertar sobre os malefícios de se atuar no esporte sem orientação médica. Rodrigo Damm revelou que quando soube da morte de Leandro "Feijão", temeu pela própria vida e contou que possui toda uma equipe capacitada para lhe auxiliar em todos os momentos de sua preparação para os combates no MMA. O atleta já havia revelado como conseguiu perder 16 kg numa dieta à base de água e clara de ovos (relembre no vídeo ao lado), antes da vitória sobre o japonês Mizuto Hirota, na final do TUF Brasil 2, mas indica que tudo só foi possível porque estava cercado de profissionais gabaritados.
- Além de servir de alerta, pros que fazem isso como amadores, dá medo na gente, eu fico com medo de acontecer isso também. Por isso que eu tenho acompanhamento médico, para não acontecer esse tipo de coisa. Procure um profissional, porque tem que ter. Eu tenho meus treinadores de artes marciais, preparador físico, técnico, nutricionista e médico particular, que cuida dos meus órgãos, para nada falhar, nada sair fora do controle. Quando eu chegar a um nível de estar correndo risco, o médico fala: 'Rodrigo, é hora de parar'. Se ele falar que é hora de parar, eu paro e acabou.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário