terça-feira, 2 de abril de 2013

De olho em Top 10, Diego Brandão promete 'Luta da Noite' contra Garza

Ex-campeão do The Ultimate Fighter americano retoma mentalidade que o levou ao título do reality show para enfrentar o 'Espantalho' na Suécia

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
Desde que venceu o torneio peso-pena da 14ª temporada do The Ultimate Fighter, há dois anos, Diego Brandão tem uma vitória e uma derrota no UFC. Após dar a volta por cima com um triunfo sobre Joey Gambino em outubro no Rio de Janeiro, o lutador cearense observa o confronto com o americano Pablo Garza na Suécia, no próximo sábado, como a chance de embalar e se consolidar entre os dez melhores da categoria na organização. Por isso, retomou a mentalidade de "eu contra o mundo" que o impulsionou ao título no reality show.
- Essa luta é muito importante para mim, estou considerando que é como se fosse final do TUF 14. Saiu no site do UFC que, quem vencer essa luta, vai ser Top 10 da categoria. Quero estar lá inserido no meio deles, não quero estar lá embaixo. É meu sonho ser campeão do UFC, lutar pelo cinturão - afirmou Brandão, em entrevista por telefone ao SPORTV.COM.
Diego Brandão, UFC (Foto: Arthur Castro/Divulgação)Diego Brandão no UFC Rio III: Cearense quer lugar no Top 10 do peso-pena (Foto: Arthur Castro/Divulgação)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Adversário de Brandão no sábado, Pablo Garza tem o apelido de "Espantalho" e terá vantagem de 15cm na altura e 10cm na envergadura. Além disso, suas 12 vitórias em 15 lutas incluem bônus de Nocaute da Noite e Finalização da Noite. Nada disso assusta o brasileiro, que vê cada um desses itens como ingredientes para uma luta que vai roubar o espetáculo em Estocolmo.
- Se tivesse que estar com medo, ficava em casa, né? É o apelido dele, "Espantalho", mas quem tem medo de cara feia, né... Acho que ele é um excelente lutador, já mostrou muito, teve luta da noite. Acho que vai ser uma luta espectacular, a melhor da noite. Sempre vi o Minotauro e o Wanderlei Silva lutando com caras grandes no Pride e achava que devia ser sinistro. O cara não é grande como o Bob Sapp, mas é feio como um espantalho... - disparou o cearense.
Das 12 vitórias de Garza, sete foram por finalização. Embora esteja ligado no jiu-jítsu do americano, Brandão se garante na "Arte Suave" e não fugirá do jogo de chão.
- O jiu-jítsu brasileiro, não tem outro, é muito forte e muito agressivo. É isso que estou explorando, mas isso não significa que vou botar para baixo. Sou melhor striker, vou fazer meu melhor. Vou trocar, sem achar que ele é bobo. Estamos aqui cautelosos, tudo na sua hora, não vou apressar nada. Vou buscar a vitória em 15 minutos - concluiu.
O UFC: Gustafsson x Mousasi será disputado às 11h50m do próximo sábado. O canal Combate vai transmitir todas as lutas ao vivo, e o SPORTV.COM acompanha o evento em Tempo Real.
UFC: Gustafsson x Mousasi
6 de abril de 2013, em Estocolmo (Suécia)
CARD PRINCIPAL
Alexander Gustafsson x Gegard Mousasi
Ross Pearson x Ryan Couture
Matt Mitrione x Philip De Fries
Brad Pickett x Mike Easton
Diego Brandão x Pablo Garza
Akira Corassani x Robert Peralta
CARD PRELIMINAR
Reza Madadi x Michael Johnson
Tor Troéng x Adam Cella
Chris Spang x Adlan Amagov
Marcus Brimage x Conor McGregor
Ben Alloway x Ryan LaFlare
Michael Kuiper x Tom Lawlor
Papy Abedi x Besam Yousef

Pegadinha do Wand: lutador diz que chance de lutar na Suécia era mentira

'O melhor Primeiro de Abril de todos os tempos', brinca o meio-pesado

Por SporTV.com Rio de Janeiro
190 comentários
Era primeiro de abril, mas toda a imprensa especializada levou a sério quando Wanderlei Silva revelou no Twitter que tinha sido convidado pelo UFC para substituir Alexander Gustafsson e enfrentar Gegard Mousasi no evento do próximo sábado, em Estocolmo. O "Cachorro Louco" deu até entrevista confirmando o contato da organização. Pois bem, era brincadeira do Dia da Mentira.
- O melhor Primeiro de Abril de todos os tempos. Mas só não vou (lutar contra Mousasi) porque o UFC nao me ligou. Mas eu gostaria que isso fosse verdade!!! Bom dia - escreveu Wand no Twitter.
 lutador Wanderlei Silva (Foto: Reprodução / Instagram) Wanderlei Silva posta foto: era pegadinha do Mallandro (Foto: Reprodução / Instagram)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ao SPORTV.COM, Wand citou nominalmente um dirigente do UFC ao falar sobre o interesse da organização de colocá-lo para substituir Gustafsson. Disse também que o desfecho da negociação dependeria apenas de um acerto financeiro.
- O Joe Silva acabou de me ligar. Está faltando só o finalzinho (para fechar o contrato), aquilo que interessa, o valor. Estou sem lesão, treinando normal. A minha última luta foi dura, mas não tive qualquer lesão. E o evento precisa de um grande nome. Estou com 101kg, e para baixar para 93kg é tranquilo. Estou pronto. Só acertando os últimos detalhes - disse Wand por telefone.
Até mesmo Mousasi foi pego pela brincadeira de Wanderlei Silva. Quer dizer, ele também estava desconfiado, mas disse, também na rede social, que aceitaria o brasileiro como novo adversário.
- Ei, Sr. Silva, se isso for verdade e você estiver pronto para me enfrentar, então eu aceito a luta. É uma honra para mim. Muito respeito por você - escreveu.
Nesta terça, porém, o iraniano se mostrou irritado com a revelação de Wand.
- Idiota do ano em 2013! Bom trabalho, estúpido! - escreveu Mousasi no Twitter.
O Ultimate ainda não anunciou que Gustafsson, que sofreu um corte no rosto durante um treino, está fora do evento. Por enquanto, o card está assim:
UFC: Gustafsson x Mousasi
6 de abril de 2013, em Estocolmo (Suécia)
CARD PRINCIPAL
Alexander Gustafsson x Gegard Mousasi
Ross Pearson x Ryan Couture
Matt Mitrione x Philip De Fries
Brad Pickett x Mike Easton
Diego Brandão x Pablo Garza
Akira Corassani x Robert Peralta
CARD PRELIMINAR
Reza Madadi x Michael Johnson
Tor Troéng x Adam Cella
Chris Spang x Adlan Amagov
Marcus Brimage x Conor McGregor
Ben Alloway x Ryan LaFlare
Michael Kuiper x Tom Lawlor
Papy Abedi x Besam Yousef

Belfort, Spider, Cigano, Erick... Os preferidos no coração das ring girls

Finalistas do concurso 'Ring Girl Combate - Jungle Fight' elegem lutador preferido e também o mais bonito. Votação se encerra no dia 19 de abril

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
28 comentários
Assim como os internautas já começaram a se decidir sobre a garota da placa favorita de cada um, as quatro finalistas do concurso "Ring Girl Combate - Jungle Fight" também têm suas preferências em relação aos lutadores. Tanto na hora de apontar o preferido, como o mais bonito. E os citados por elas foram nomes bem conhecidos do público brasileiro: Anderson Silva, Vitor Belfort, Junior Cigano e Erick Silva.
Clique aqui e veja o ensaio fotográfico das finalistas, realizado na academia XGym
Ring girls (Foto: Rafael França)Da esquerda para a direita: Syllvia, Luana, Sabrina e Gil (Foto: Rafael França)
Gil Jung, por exemplo, enxerga Belfort como o mais bonito, enquanto tem Cigano como seu preferido dentro do octógono. Ela quer passar longe do rótulo de maria tatame:
- Não sou maria tatame. Não gosto de namorar lutador. No momento estou namorando, e lutador não me atrai. Acho que eles são muito bravos (risos).
Gil Jung (Foto: Rafael França)Gil Jung é de São Paulo e tem 26 anos (Foto: Rafael França)
Luana Vieira, por sua vez, elegeu Belfort como seu lutador preferido, e o Spider como o mais bonito. Ou o mais charmoso, como a própria definiu:
- Vamos dizer que o Anderson Silva é charmoso. Ele é carismático quando está fora do ring. Lógico, porque dentro ele não pode ser tão convidativo (risos).
Luana Vieira (Foto: Rafael França)Luana Vieira é de Minas Gerais e tem apenas 18 anos (Foto: Rafael França)
Já Sabrina Resende inverteu a ordem com Luana. Para ela - que namora o cantor Clayton, da dupla sertaneja Clayton & Romário -, Anderson é o lutador preferido, e Vitor é o mais bonito. Ela se mostrou impressionada com a humildade aparente do Spider:
- O Anderson é o meu preferido, é lógico. Ele dá show no octógono. E sou fã dele como pessoa também. Não o conheço, mas ele parece ser uma pessoa muito humilde.
Sabrina Resende (Foto: Rafael França)Sabrina Resende tem 26 anos e é de Minas Gerais (Foto: Rafael França)
Syllvia Andrade, por último, deu moral para seu conterrâneo do Espírito Santo ao apontar Erick Silva tanto no quesito da habilidade quanto no da beleza:
- O Erick! Porque ele é do Espírito Santo (risos). Ah, eu acho ele bonito.
Syllvia Andrade (Foto: Rafael França)Syllvia Andrade tem 23 anos e é do Espírito Santo (Foto: Rafael França)
A votação final teve início nessa segunda-feira no SPORTV.COM e acaba no dia 19 de abril, quando será anunciado o nome da grande vencedora. Ela poderá participar como ring girl de uma edição do Jungle Fight. A seguir, confira um breve perfil de cada uma:
Gil Jung
Local de nascimento: São Paulo
Idade: 26 anos
Altura: 1,62m / Peso: 54kg
Profissão: empresário e apresentadora
Modalidade preferida no MMA: muay thai
Namorando? Sim
Lutador preferido: Junior Cigano
Lutador mais bonito: Vitor Belfort
Luta preferida: Anderson Silva x Chael Sonnen 2
Luana Vieira
Local de nascimento: Belo Horizonte
Idade: 18 anos
Altura: 1,74m / Peso: 60kg
Profissão: estagiária na área de engenharia ambiental e modelo
Modalidade preferida no MMA: kung fu
Namorando? Sim
Lutador preferido: Vitor Belfort
Lutador mais bonito: Anderson Silva
Luta preferida: Anderson Silva x Vitor Belfort
Sabrina Resende
Local de nascimento: Pedro Leopoldo (MG)
Idade: 26 anos
Altura: 1,69m / Peso: 59kg
Profissão: enfermeira, promotora de eventos e modelo
Modalidade preferida no MMA: jiu-jítsu
Namorando? Sim
Lutador preferido: Anderson Silva
Lutador mais bonito: Vitor Belfort
Luta preferida: Anderson Silva x Chael Sonnen 2
Syllvia Andrade
Local de nascimento: Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Idade: 23 anos
Altura: 1,66m / Peso: 59kg
Profissão: modelo
Modalidade preferida no MMA: muay thai
Namorando? Não
Lutadores preferidos: Erick Silva
Lutador mais bonito: Erick Silva
Luta favorita: Anderson Silva x Chael Sonnen 2

Contratado pelo UFC, Iliarde Santos encara Iuri Marajó em Jaraguá do Sul

Evento em Santa Catarina terá confronto em paraenses no card preliminar

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
8 comentários
Iuri Marajó já tem um novo adversário no UFC: Belfort x Rockhold. O SPORTV.COM apurou que ele vai enfrentar Iliarde Santos pelo peso-galo no evento que será realizado em Jaraguá do Sul (SC). A coincidência é que ambos são nascidos no Pará. Iliarde substitui Marcos Vina, que teve de sair do card por conta de uma lesão no joelho esquerdo.
Iliarde Santos, lutador de MMA (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Iliarde Santos vai estrear no UFC após 35 lutas na carreira (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Aos 32 anos, Iliarde Santos tem um cartel com 27 vitórias, seis derrotas, um empate e um "no contest" (luta sem resultado). Ele tinha duelo marcado contra Leandro Higo no Coliseu Extreme Fight, na próxima sexta-feira, em Arapiraca (AL), e outro combate pelo Jungle Fight, em Belém (PA) no dia 4 de maio, contra Diego D'Ávila. Agora, terá de ficar fora de ambos os cards.
Iliarde também chega ao UFC para reforçar o time de lutadores que já se apresentaram no Jungle Fight, caso também de Iuri Marajó. Outros nomes que já marcaram presença no evento brasileiro são José Aldo, Renan Barão, Lyoto Machida, Erick Silva e Francisco Massaranduba,  entre outros.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul (SC)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Costa Philippou
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Cezar Mutante x Chris Camozzi
CARD PRELIMINAR
Nik Lentz x Hacran Dias
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Iuri Marajó x Iliarde Santos
Paulo Thiago x Lance Benoist
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett
Gleison Tibau x John Cholish
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Lucas Mineiro x Jeremy Larsen

Parceiro de equipe de Gustafsson o substitui em combate contra Mousasi

Desconhecido sueco Ilir Latifi será novo adversário do iraniano no sábado

Por SporTV.com Estocolmo
42 comentários
O UFC optou por uma opção caseira para substituir Alexander Gustafsson no evento do próximo sábado. O peso-meio-pesado Ilir Latifi, companheiro de equipe e compatriota do louro, será o novo adversário de Gegard Mousasi e fará sua estreia no UFC logo num evento principal.
Ilir Latifi (Foto: Reprodução / Facebook)Ilir Latifi fará sua estreia no UFC como substituto de Gustafsson neste sábado (Foto: Reprodução / Facebook)
A confirmação de Latifi como substituto de Gustafsson foi anunciada pelo Twitter pelo presidente do Ultimate, Dana White, que se confundiu e escreveu o nome do novo contratado de forma errada:
- Mousasi vai enfrentar Iliir Latifa (sic) neste sábado. Latifa é da Suécia e é companheiro de treino de Gustafsson - escreveu White.
Desconhecido do público internacional, Ilir Latifi tem sete vitórias, duas derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado) em eventos europeus de MMA. Ele vem de três vitórias seguidas, a última delas sobre o brasileiro Jorge Oliveira, em outubro do ano passado. Seu apelido é "Sledgehammer" ("malho" em português) e vinha fazendo campanha para assumir o lugar do companheiro de equipe.
O corte de Alexander Gustafsson (Foto: Reprodução)O corte que tirou Alexander Gustafsson do evento
de sábado (Foto: Reprodução)
Foi a solução de última hora encontrada pelo UFC, após a confirmação, nesta terça-feira, de que a Federação Sueca de MMA (SMMAF), responsável pela regulamentação do evento de sábado em Estocolmo, não liberaria Alexander Gustafsson, principal astro do torneio, para lutar. O sueco sofreu um corte próximo ao olho esquerdo e foi examinado por uma comissão médica, que o vetou de participar do evento, apesar de sua vontade de ser mantido no combate.
- O Comitê Médico do SMMAF analisou hoje as circunstâncias sobre Gustafsson e sua lesão. O Comitê Médico do SMMAF reconhece que um competidor não pode ser clinicamente liberado antes do dia anterior à luta. No entanto, considerando que um exame médico correto que atendesse às exigências regulatórias foi realizado, nada no regulamento da SMMAF impede a comissão médica de tomar a decisão de barrar Gustafsson da competição. Como é claro que Alexander Gustafsson não estará apto a competir como planejado e não poderá ser clinicamente liberado na sexta-feira, dia 5 de abril, o Comitê Médico do SMMAF decidiu hoje que não será permitida a participação de Alexander Gustafsson na luta planejada para 6 de abril - informou o comunicado oficial da SMMAF.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta entre Latifi e Mousasi será a principal da noite, mas, devido à curta antecedência de seu anúncio, terá apenas três rounds, e não cinco rounds como de praxe em eventos principais. Latifi agradeceu a oportunidade através de seu blog pessoal. Ao site sueco "MMAnytt", a equipe de Mousasi disse que o lutador estava decepcionado por não enfrentar Gustafsson, mas preparado para o novo adversário.
- Gegard e nossa equipe estamos decepcionados em não podermos competir contra Alexander Gustafsson. Entretanto, entendemos o ramo das lutas e desejamos a Alex uma recuperação breve. Queremos agradecer ao Ilir por aceitar a luta de última hora. Gegard pretende dar um grande show com uma performance forte para todos os fãs. Obrigado Dana White, Joe Silva, e o resto da equipe da Zuffa por trabalhar tão diligentemente neste assunto. Agora é hora de lutar e dar um grande show para os fãs! - disse um dos empresários de Mousasi.
UFC: Latifi x Mousasi
6 de abril de 2013, em Estocolmo (Suécia)
CARD PRINCIPAL
Ilir Latifi x Gegard Mousasi
Ross Pearson x Ryan Couture
Matt Mitrione x Philip De Fries
Brad Pickett x Mike Easton
Diego Brandão x Pablo Garza
Akira Corassani x Robert Peralta
CARD PRELIMINAR
Reza Madadi x Michael Johnson
Tor Troéng x Adam Cella
Chris Spang x Adlan Amagov
Marcus Brimage x Conor McGregor
Ben Alloway x Ryan LaFlare
Michael Kuiper x Tom Lawlor
Papy Abedi x Besam Yousef

Após erros, 'experiente' André Santos cortará 'brincadeiras' na Seleção

Lateral desfalcará Grêmio, sábado, contra o Cerâmica ao participar de amistoso diante da Bolívia

Por Hector Werlang Porto Alegre
68 comentários
Treino da Seleção brasileira - André Santos (Foto: Mowa Press)André Santos defendeu a Seleção com Dunga e
Mano Menezes (Foto: Mowa Press)
Convocado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra a Bolívia, André Santos adotará nova postura na Seleção: evitará os erros que o prejudicaram no passado. O lateral-esquerdo do Grêmio, chamado após um ano e oito meses, cortará as ‘brincadeiras’ que, entre outros problemas, o tiraram da Copa do Mundo de 2010.
- Quando você é mais jovem tem muitas oportunidades e acaba cometendo erros. Isso é normal. É com o erro que se aprende. Ainda bem que deu tempo de arrumar isso e hoje sou um profissional concretizado. Espero agarrar minha chance na melhor forma possível. Talvez foram brincadeiras em momentos que não devia brincar. Quando você é jovem está muito empolgado com as coisas. Foram erros que cometi e não vou voltar a cometer – analisou o atleta de 30 anos.
Esta é a 27ª convocação de André – a última havia sido na derrota para a Alemanha, em 10 de agosto de 2011, ainda sob gestão de Mano Menezes. Fugira protagonista na época de Dunga, sendo inclusive campeão da Copa das Confederações de 2009, o lateral ficou fora da Copa da temporada seguinte por decisão do treinador, que não gostou do fato de André ter perdido ônibus da delegação após confronto com a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias.
- Se passaram muitas coisas. Estou com outra cabeça, este tempo na Europa serviu de aprendizado para não cometer mais erros. Fiquei feliz. A chamada é fruto de um trabalho, estou procurando ter uma regularidade boa. Vou fazer de tudo para permanecer no grupo – completou o atleta.
Com o chamado, André Santos não enfrentará o Cerâmica, sábado, pelo Gauchão. Vanderlei Luxemburgo tem como opções Fábio Aurélio, Guilherme Biteco e Alex Telles.

Náutico volta a ter atleta convocado para Seleção após hiato de 47 anos

Após ter Nado, atacante do time do hexa, em 1966, lateral-esquerdo Douglas Santos aparece na lista de Felipão para amistoso contra Bolívia

Por Lucas Liausu Recife
497 comentários
Bastante emocionado e nitidamente sem conseguir acreditar que tinha acabado de ser convocado para a seleção brasileira principal, o lateral-esquerdo Douglas Santos apareceu para a entrevista coletiva do Náutico já com lágrimas nos olhos. Ele representará o Timbu com a camisa amarelinha depois de um hiato de 47 anos. O último alvirrubro a ser convocado de forma direta foi Nado, em 1966.
Antes mesmo de começar a responder a primeira pergunta na entrevista coletiva, o Douglas Santos caiu no choro.

- A minha ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar um dia à seleção brasileira e eu espero representar o meu país muito bem. Vou fazer o meu trabalho muito bem feito e não vai ser diferente do que faço aqui no Náutico.
douglas santos náutico (Foto: Lucas Liausu)Douglas Santos chorou muito ao saber da convocação para a seleção brasileira (Foto: Lucas Liausu)
Aos 19 anos, o jogador fará parte de uma seleção brasileira junto com alguns de seus ídolos no futebol. Os atacantes Ronaldinho Gaúcho e Neymar foram citados pelo alvirrubro como exemplos a serem seguidos.
A minha ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar um dia à seleção brasileira e eu espero representar o meu país muito bem"
Douglas Santos
- Vou procurar conselhos porque sei que as pessoas que estão lá terão muitos para me dar. Vou conversar para que eles me passem experiência. Nunca pensei que ia estar ao lado de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, por exemplo.
Com um estilo bastante tímido, Douglas provê um início mais cauteloso na Seleção. Ao ser lembrado do famoso trote que é aplicado pelos jogadores mais velhos, garantiu que vai procurar falar o mínimo possível.
- Eu sou muito tímido e não sei como vou fazer lá. Costumo falar pouco e vou procurar resumir tudo em poucas palavras. Acredito que serei bem recebido por eles.
Apesar de ser apenas a sua primeira convocação, Douglas encontrará três jogadores já conhecidos. O goleiro Mateus, o zagueiro Dória e o atacante Leandro estiveram com ele na seleção brasileira sub-20 no início do ano e foram indicados pelo técnico Alexandre Gallo a Felipão.

- Acredito que eu agradei a ele nos trabalhos que nós fizemos aqui no Náutico e eu devo a ele (Gallo) essa convocação. Ele me deu chances de ser titular no ano passado e me ajudou muito. Sei que ele está conseguindo o objetivo dele e eu estou em busca de traçar o meu.

Outra pessoa que foi citada por Douglas Santos em sua entrevista coletiva foi o ex-atacante e hoje auxiliar técnico do Náutico, Kuki. Ele tem uma boa relação com o ídolo da torcida Timbu desde as épocas de categorias de base.

- Devo muito ao Kuki. Ele está comigo desde o começo e sem ele eu não estaria aqui. Desde a base ele fala comigo e foi ele que me deu a notícia. Já aproveitei para agradecer.

Pernambuco e Nordeste representados
leomar Karembeu brasil x frança   (Foto: Getty Images)Leomar, pelo Sport em 2001, foi convocado para a
Seleção (Foto: Getty Images)
Nado, na década de 60, foi o último jogador do Náutico convocado para a Seleção. Ele participou da época gloriosa do Timbu.

- Considerando os jogadores que ainda atuavam no futebol pernambucano, temos Nado, que jogou em 1966. À época, ele estava no processo de transferência para o Vasco, mas quando foi convocado ainda jogava pelo Náutico. Na ocasião, o Brasil convocou praticamente quatro times e ele foi um deles.

O último representante de um time de Pernambuco na Seleção foi Leomar em 2001. Na época, o jogador defendia o Sport e foi convocado pelo técnico Leão. Este ano, o presidente do Rubro-negro, Luciano Bivar, causou polêmica ao afirmar que pagou para ver o atleta com a camisa canarinha.

A última participação de um jogador de um time do Nordeste foi a de Nadson. Ele estava no Vitória-BA e foi chamado para disputar a Copa Ouro em 2003. A Seleção enviou para o torneio a equipe sub-23.

De volta à Seleção, Pato comemora: ‘Nunca pensei em ficar fora’

Convocado regularmente antes de lesões, atacante agradece ao Timão por sequência. Último chamado havia sido em agosto de 2012

Por Diego Ribeiro Bogotá, Colômbia
220 comentários
Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Pato está de volta há Seleção após quase um ano
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
De volta à seleção brasileira após quase um ano, o atacante Alexandre Pato não conteve a felicidade ao saber da notícia na tarde desta terça-feira, na Colômbia, onde o Corinthians se prepara para enfrentar o Millonarios pela Taça Libertadores. Lembrado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso do próximo sábado, contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, ele fez questão de agradecer ao Timão, que, segundo ele, foi fundamental para o seu bom momento.
- Só tenho a agradecer ao Corinthians, a todos os profissionais que me receberam com muito carinho e me abraçaram quando cheguei. Sou muito feliz por ter voltado à Seleção - disse Pato, na concentração da equipe em Bogotá.
Autor de cinco gols em 12 jogos com a camisa alvinegra, Pato chamou a atenção pela sequência de partidas que teve após ter sofrido com várias lesões na temporada passada, ainda pelo Milan. Antes de parar para tratar algumas dores musculares que incomodavam, Pato fez 11 jogos seguidos pelo Timão. O 12º foi domingo passado, quando marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo.
Sou muito feliz por ter voltado  à Seleção"
Alexandre Pato
- São dois fatores que contribuíram para essa convocação, tanto o do atleta quanto o do Corinthians. Cheguei num clube com grandes profissionais, trabalho a cada dia mais para melhorar meu rendimento dentro de campo. Não vejo a hora de representar o meu país - comemorou o atacante.
O último jogo de Pato com a camisa da Seleção foi em 15 de agosto de 2012, quando fez um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre a Suécia, no primeiro jogo da equipe de Mano Menezes após a disputa das Olimpíadas, em Londres. Depois disso, sofreu com lesões musculares no Milan, mas nunca temeu ser esquecido pelos comandantes - tanto Mano, quanto Felipão.
- Nunca pensei em ficar fora da Seleção. Não pude representar o país por causa de algumas lesões. Quando eu estava 100%, sempre fui convocado - afirmou o atacante.
Além de Pato, o Corinthians teve outros três jogadores convocados: os volantes Ralf e Paulinho e o goleiro Matheus Caldeira, da Seleção Sub-20. Exceção feita a Caldeira, que não está na Colômbia, os outros três integrantes da lista de Felipão voltam ao Brasil com o elenco na noite de quinta-feira, e de lá viajam para a Bolívia, na sexta.

Com cara de sono, R10 credita convocação a bom momento do Galo

Tratando dores nas costas no CT Alvinegro, meia confessa que estava dormindo antes de conceder entrevista coletiva

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
142 comentários
Ronaldinho Gaúcho treino Atlético-MG (Foto: Maurício Paulucci)R10 tinha acordado pouco antes da entrevista na
Cidade do Galo (Fotos: Maurício Paulucci)
Uma convocação para a seleção brasileiro é, normalmente, o sonho de qualquer jogador. Até mesmo para <span class="semantica-autolink-topico-tip" id="span-autolink-id-http://semantica.globo.com/esportes/atleta/36802" rel="http://semantica.globo.com/esportes/atleta/36802">Ronaldinho Gaúcho</span>, que já foi campeão mundial com o a camisa amarelinha, a presença na lista de selecionados poderia ser um motivo de alegria, já que estamos às vésperas do mundial no país. Mas não foi isso que o meia deixou transparecer na entrevista coletiva concedida para comentar sua presença na lista de Luiz Felipe Scolari, para o amistoso contra a Bolívia.
Normalmente de sorriso fácil, R10 não parecia muito animado com a convocação. Ele não participou do treino desta terça, pois estava tratando uma dor nas costas, na academia. Perguntado se estaria desanimado com a convocação, ele confessou que estava mesmo era com sono.
- Não, é que eu estava dormindo mesmo.
Apesar da cara de sono, Ronaldinho disse estar muito feliz por fazer parte da lista. É a segunda vez que Felipão lembra de R10 desde que assumiu o comando do Brasil, depois da saída de Mano Menezes. O meia atleticano acredita que o bom momento que o Galo vive em 2013 tem chamado a atenção do treinador da Seleção, e por isso é importante manter o bom nível no Atlético-MG.
- Muito bom. É importante ser convocado. Agora é procurar manter o ritmo também no clube e aproveitar esse momento bom. O momento no Atlético-MG é muito bom e o técnico da Seleção tem acompanhado. Estou muito feliz de ter o meu trabalho reconhecido.
Grupo valorizado
Ronaldinho Gaúcho treino Atlético-MG (Foto: Maurício Paulucci)Já mais animado, meia fala do momento do Galo
Além de Ronaldinho Gaúcho, o zagueiro Réver também foi chamado, pela primeira vez com Felipão. Para R10 é importante para os companheiros de clube saberem que o treinador da seleção nacional está de olho no elenco atleticano.
- É maravilhoso ter mais companheiros do meu clube lá. É sinal que o bom momento tem feito o treinador da Seleção valorizar nosso grupo. Isso motiva os outros jogadores a continuarem trabalhando e tentarem uma vaga também.

Associação dos Bombeiros contesta liberação do Albertão e aciona o MP

Laudo emitido por comandante diverge do apresentado pela Comissão
Técnica da corporação, e Flamengo-PI x Santos pode mudar de local

Por Aline Rodrigues Teresina
28 comentários
Capitão Anderson, relações publicas da Associação do Corpo de Bombeiros do Piauí (Foto: Aline Rodrigues)Capitão Anderson contesta liberação do Albertão para
jogo entre Fla-PI e Santos (Foto: Aline Rodrigues)
A Associação do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí entrou, nesta terça-feira, com uma representação no Ministério Público do Estado do Piauí e na Fazenda Pública contestando o laudo emitido pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manuel Santos. O oficial liberou o Estádio Albertão para o jogo entre Flamengo-PI e Santos no dia 10 de abril, às 22h, pela primeira fase da Copa do Brasil, mas, de acordo com a associação, o laudo diverge do que foi apresentado pela Comissão Técnica do Corpo de Bombeiros, órgão competente para vistoriar e dar o aval.
Na ata da reunião, a comissão deu parecer unânime pelo indeferimento da concessão do laudo do Atestado de Regularidade Provisório. Em outras palavras, o Albertão não teria condições de receber o confronto da Copa do Brasil ou outros eventos de grande porte porque não atende aos requisitos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros.
- Essa comissão, que é a que tem competência para emitir o laudo, indeferiu o pedido. O comandante ignorou, avocou para si a responsabilidade e emitiu o atestado – denuncia o relações públicas da Associação do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí, capitão Anderson.
No laudo, além de negar o pedido de liberação do Estádio Albertão, a comissão apresenta quatro justificativas para a não concessão.
"O projeto foi apresentado neste Corpo de Bombeiro Militar na presente data, dia 25/03/2013, para fins de análise.  A) A análise superficial realizada detectou pendências impeditivas da sua aprovação. B) Ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos responsáveis técnicos, engenheiros José Ribamar de Brito Silva e Walterwilson Carvalho Leito e pelo arquiteto José Bezerra Batista Júnior, definindo as correspondentes responsabilidades técnicas. C) Incompatibilidade entre o cronograma de execução, o orçamento geral apresentado e a data de realização do jogo, sem garantia de condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico. D) Laudo de vistoria divergente do cronograma de execução apresentado - justifica a comissão".
Estádio Albertão, em Teresina (Foto: Regis Falcão/CCom)Estádio Albertão, em Teresina, não possui todos os requisitos exigidos pela Comissão do Corpo de Bombeiros, responsável por emitir o laudo de segurança (Foto: Regis Falcão/CCom)
Estádio oferece riscos
De acordo com o relações públicas da Associação do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí, Capitão Anderson, não há tempo para que sejam feitas as alterações necessárias para adequar o Albertão às condições de segurança contra incêndio e pânico.
- Há um risco contra a integridade física das pessoas que estarão lá. Se houver situação de pânico, fica prejudicada a evacuação. Essas situações podem ser um tumulto, a queda de um raio ou incêndio. Sem ter o sistema preventivo, pode ocorrer uma tragédia semelhante à de outras que foram relatadas pela nossa história – afirma o Capitão Anderson.
Na semana passada, a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), responsável pelo local, iniciou os primeiros reparos no estádio. As saídas de emergência estão sendo sinalizadas; lâmpadas de emergência, reparadas; e extintores de incêndio, recarregados.
Procurado pela reportagem, o presidente do órgão, Marcos Aurélio Sampaio, garantiu que estão sendo feitas as reformas, mas que se pronuncia somente quando elas forem concluídas. O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manuel Santos, não foi encontrado para esclarecer a denúncia.
Pedido de vistoria foi feito em setembro
Um dos pontos alegados pela Comissão Técnica do Corpo de Bombeiros para justificar o indeferimento do laudo de segurança do Albertão é "a incompatibilidade entre o cronograma de execução, o orçamento geral apresentado e a data de realização do jogo". O pedido para que a praça fosse adequada foi feito pela Federação de Futebol do Piauí (FFP) à Fundespi há quase seis meses.
- O laudo do Corpo de Bombeiros estava vencido desde agosto de 2012. Sabendo da Copa do Brasil, solicitamos à Fundespi que tomasse as providências em setembro, outubro, dezembro e março para que pudéssemos ter esse jogo em Teresina – revelou o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.
Apesar da denúncia, a FFP não possui outro local que possa mandar o confronto. Em 2008, quando o Albertão também não atendeu a todos os requisitos impostos pelo Corpo de Bombeiros, a partida entre River-PI e Botafogo pela Copa do Brasil daquele ano foi realizada no Estádio Correão, em Bacabal.

Maracanã chega a 95%, e cobertura deve ser concluída até segunda-feira

Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) divulga novas imagens. Promessa é que estádio seja entregue no fim do mês

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
473 comentários
Na reta final da reforma para a Copa das Confederações, as obras do Maracanã chegaram a 95% de conclusão. Nesta terça-feira, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) divulgou novas imagens do estádio. O gramado, recentemente plantado, recebe os últimos retoques antes de ganhar marcações e traves com as redes. Mais de 40 mil cadeiras já foram instaladas, e a cobertura, com 80% das lonas esticadas, ficará completa até segunda-feira.
Obras Maracanã (Foto: Divulgação)Cobertura deverá estar totalmente instalada até a próxima segunda-feira  (Foto: Divulgação)
Palco das finais da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, o estádio corre contra o tempo para entregar as obras no prazo prometido para a Fifa: dia 24 de maio. Antes disso, um evento-teste será realizado no dia 27 de abril entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.
  •  
Obras Maracanã (Foto: Divulgação)Divisórias nas arquibancadas agora serão de vidro (Foto: Divulgação)
Placares eletrônicos, sistema de alto-falantes e refletores já estão fixados no alto da cobertura. Dois dos quatro supertelões, cada um com 98 metros quadrados, estão com todas as placas de imagens de alta definição instaladas e os outros dois devem ficar prontos na semana que vem.
Os vestiários de jogadores e juízes estão prontos, com todos os equipamentos e acessórios instalados, e os bares, banheiros e camarotes do lado Leste e parte do Sul já estão com pisos colocados e paredes revestidas de pastilhas ou pintadas. Os lounges das áreas nobres também estão prontos e ganham apenas retoques finais. O mesmo acontece com os acessos às cadeiras, tribunas e camarotes.
Obras Maracanã (Foto: Divulgação)O primeiro evento-teste do estádio será no dia 27 de abril em jogo com Bebeto e Ronaldo (Foto: Divulgação)
As quatro novas rampas ganham pintura final assim como as duas rampas monumentais, recentemente recuperadas e reativadas. O Maracanã também recebeu mais elevadores e, pela primeira vez, terá escadas rolantes. São 15 elevadores espalhados por todo o estádio, sendo oito panorâmicos, e seis escadas rolantes.
Atualmente, mais de 6 mil operários se revezam em três turnos de trabalho.

Messi marca, sai machucado e vê Barça ceder empate ao PSG no fim

Craque deixa jogo no intervalo com lesão muscular e é dúvida para a
volta das quartas. Franceses chegam ao 2 a 2 aos 48 da etapa final

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
868 comentários
Paris Saint-Germain e Barcelona experimentaram diferentes sensações na abertura das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no Parque dos Príncipes. Com um fim de jogo quase como uma montanha russa, foram os donos da casa que terminaram sorrindo, justamente por causa de um empate em 2 a 2 achado aos 48 minutos do segundo tempo. De quebra, os franceses ainda viram Lionel Messi, autor do primeiro gol da partida, sair no intervalo com uma lesão muscular. Xavi completou para os catalães, enquanto Ibrahimovic - em impedimento - e Matuidi marcaram para os donos da casa.
De qualquer forma, a equipe do craque argentino - imediatamente considerado dúvida para o confronto do próximo dia 10, no Camp Nou - está em ligeira vantagem. Empates em 0 a 0 ou 1 a 1 diante de sua torcida colocam o Barça na semifinal. O PSG, que contou com os brasileiros Lucas, Thiago Silva, Alex e Maxwell desde o início, precisará de uma simples vitória ou de igualdades a partir do 3 a 3.
  •  
Mosaico PSG Barcelona Liga dos Campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
No banco de reservas, a partida marcou ainda o retorno de Tito Vilanova ao comando do Barcelona: o técnico não dirigia o seu time à beira do gramado desde o dia 19 de janeiro. Depois, teve de abandonar o clube para tratar um tumor na glândula parótida em Nova York nos últimos três meses, deixando o cargo para o assistente Jordi Roura.
Messi em versão goleadora
Foi preciso paciência e uma dose de sorte ao Barcelona no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. Na memória, estava a ineficaz atuação diante do Milan, no San Siro, em fevereiro, quando os catalães saíram derrotados por 2 a 0 e precisaram reencontrar o brilhante futebol para conseguirem a "remontada" na volta. De nada adiantou o alerta nos minutos iniciais, mas aos poucos o Barça tomou o controle do jogo a sua maneira e conseguiu furar a aguerrida marcação francesa.
Neste caso, foi necessário também uma ajudinha da enorme qualidade de seus atletas. Aos 38, quando já era melhor em campo, a equipe de Tito Vilanova balançou a rede após jogada brilhante. Após sobra na intermediária, Dani Alves lançou Messi de trivela. O argentino aguardou o quique e chutou cruzado, no canto esquerdo de Sirigu. Foi a 33ª vez que o camisa 10 marcou após passe do brasileiro, o seu melhor garçom na carreira - Xavi, com 29 assistências, vem na sequência. O gol também o colocou como artilheiro em 20 diferentes cidades no continente em edições da Champions, ultrapassando Raúl - o ex-Real Madrid e Schalke marcou em 19.
Muito antes de abrirem o placar e também de quase ampliarem, novamente com Messi, aos 41, os visitantes provaram de contra-ataques perigosos dos franceses. Quase sempre com Lucas no comando pela direita, levando a melhor em duelo com Jordi Alba. O brasileiro, dono de algumas arrancadas, teve o esforço reconhecido pela torcida no "jogo de sua vida", como frisou nas últimas semanas, e foi aplaudido.
A melhor chance dos donos da casa, porém, não teve participação direta do ex-são-paulino. Logo aos quatro, Lavezzi invadiu a área pela direita, passou por Piqué e viu Busquets desarmá-lo. A bola carimbou a trave direita de Valdés e sobrou para Pastore, que não aproveitou. O próprio meia argentino voltaria a ter uma oportunidade aos 14, em conclusão de fora da área que quase surpreendeu o goleiro. Ibrahimovic, aos 18, também obrigou o catalão a trabalhar. Sete minutos depois, o próprio sueco finalizou para fora.
  •  
Daniel Alves  jogo PSG Barcelona (Foto: EFE)Daniel Alves acertou lindo passe para Messi abrir o placar no Parque dos Príncipes (Foto: EFE)
O outro e raro lado de Messi
Sem volume de jogo - terminou o primeiro tempo com 30% da posse de bola -, o PSG só conseguiu comemorar no primeiro tempo a saída de Messi, com uma lesão muscular na perna direita. O craque foi substituído no intervalo e de imediato se tornou dúvida para o confronto no Camp Nou.
A saída do melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos deu ânimo ao PSG. Mas, com Fàbregas atuando como um "falso 9", parecia ser ainda mais difícil penetrar na defesa rival. Dificultava ainda mais o fato de Ibrahimovic, o grande craque dos franceses, não estar na melhor de suas noites.
Mesmo sem Messi, o Barça foi quem chegou mais perto do gol na primeira metade do segundo tempo. Aos cinco, Busquets arriscou de fora da área e quase fez. Aos 24, em falta da entrada da área, Dani Alves assustou Sirigu e não acertou a trave por centímetros. Xavi, na mesma moeda, contou com um desvio na barreira aos 28 e viu a bola sair por cima.
Com problemas, o treinador Carlo Ancelotti resolveu colocar novo sangue em campo. Num intervalo de apenas nove minutos, saíram Beckham, Lavezzi e Pastore para as entradas de Verratti, Ménez e Gameiro. Pode-se dizer que deu certo. Na base da pressão, o empate surgiu como um brinde para o PSG.
Messi banco de reservas PSG Barcelona (Foto: AFP)Messi acompanhou o segundo tempo do banco de reservas (Foto: AFP)
Depois de quase marcar aos 32 em lance confuso, Ibrahimovic aproveitou a bola parada para deixar a sua marca num jogo de mata-mata da principal competição do continente, fato raro em sua carreira. Aos 34, Maxwell cruzou, Thiago Silva cabeceou na trave, e no rebote o sueco, impedido, completou para o fundo das redes. O árbitro alemão Wolfgang Stark e seus assistentes validaram o gol, apesar dos protestos dos catalães.
Fim de jogo emocionante
Dois lances isolados, porém, ainda mudariam o destino do jogo. O Barça experimentou a melhor sensação aos 44, quando Fàbregas deixou de calcanhar para Sánchez na grande área. O chileno driblou Sirigu e foi derrubado: pênalti que o capitão Xavi cobrou para deixar o time catalão a um passo da vitória. E com boa margem de segurança para o jogo do Camp Nou, no próximo dia 10.
Mas nos acréscimos, em outro lance despretensioso, Ibrahimovic recebeu cruzamento e escorou para Matuidi chutar. A bola desviou em Bartra no meio do caminho e enganou Victor Valdés. O goleiro nada pôde fazer além de um leve desvio com as mãos. Empate que se não fez justiça a quem teve maior volume de jogo, ao menos acrescentou mais emoção para a decisão da vaga, em Barcelona.
  •  
Ibrahimovic gol PSG x Barcelona (Foto: AP)Franceses comemoram gol de Ibrahimovic: sueco estava em posição de impedimento (Foto: AP)

Felipão convoca Neymar, Alexandre Pato e R10 para jogo contra a Bolívia

Atacantes são as principais atrações do grupo para o confronto em Santa Cruz de la Sierra. Parte da renda será doada para a família de Kevin Espada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
3550 comentários
Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Alexandre Pato é convocado por Felipão
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos jogadores que vão participar do amistoso contra a Bolívia, no próximo sábado, às 16h30m (de Brasília), no Estádio Ramon "Taihuichi" Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra. E para o duelo, o comandante mesclou atletas experientes, entre eles os atacantes Neymar, do Santos, Alexandre Pato, do Corinthians, e Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, e revelações da equipe sub-20.
Felipão convocou quatro atletas que disputaram o Sul-Americano sub-20, na Argentina. Na ocasião, o time comandado por Emerson Ávila foi eliminado na primeira fase da competição e ficou fora do Mundial da categoria. O goleiro Matheus Vidotto, do Corinthians, o lateral Douglas Santos, Náutico, o zagueiro Dória, do Botafogo, e o atacante Leandro, do Palmeiras, estiveram na campanha irregular do Brasil e foram chamados pelo treinador da Seleção principal.
- Eu e Parreira conversamos pessoalmente com os técnicos. Todos foram muito receptivos e colaboraram para que pudéssemos reunir os 18 jogadores. O objetivo é aproveitar a partida ao máximo para observar jogadores que poderão voltar a ser convocados para a Seleção principal - disse o treinador da Seleção, em entrevista ao site da CBF.
A comissão técnica da Seleção usou como critério prejudicar o mínimo possível as equipes que estão disputando competições e jogos importantes durante a próxima semana.
A seleção brasileira vai se apresentar ao treinador na noite de sexta-feira e seguirá em voo fretado para Santa Cruz de la Sierra. Logo após o confronto, a delegação retorna ao Brasil e os jogadores poderão atuar normalmente por seus clubes nos campeonatos estaduais.
A Federação Boliviana informou que a renda do amistoso deste sábado será dividida entre a família do jovem Kevin Espada (morto no dia 20 de fevereiro durante jogo entre San José e Corinthians, pela Libertadores) e os ex-jogadores campeões da Copa América de 1963 pela seleção do país.
O confronto entre Brasil e Bolívia será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.
Confira a lista de convocados por Felipão:
Goleiros
Matheus Vidotto (Corinthians)
Jefferson (Botafogo)
Laterais
Douglas Santos (Náutico)
André Santos (Grêmio)
Zagueiros
Rever (Atlético-MG)
Dória (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Meio-campistas
Jean (Fluminense)
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Jadson (São Paulo)
Atacantes
Neymar (Santos)
Ronaldinho (Atlético-MG)
Alexandre Pato (Corinthians)
Leandro Damião (Internacional)
Osvaldo (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)
Neymar ronaldinho gaucho brasil treino (Foto: Agência Reuters)Ronaldinho e Neymar estarão juntos novamente na Seleção contra a Bolívia (Foto: Agência Reuters)