sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Edson Barboza vai, contra Danny Castillo, em busca de novo nocaute

Único brasileiro no card deste sábado em Sacramento, peso-leve quer continuar vencendo no UFC para se aproximar do topo da divisão

Por Sacramento, EUA
28 comentários
Edson Barboza UFC 162 (Foto: Adriano Albuquerque)Edson Barboza era só sorrisos após sua vitória no
UFC 162, em julho (Foto: Adriano Albuquerque)
Único brasileiro do card do UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez, que acontece neste sábado em Sacramento, EUA, o peso-leve Edson Barboza é considerado um dos lutadores mais respeitados da divisão. No ano passado, durante o UFC Rio 2, o lutador de Nova Friburgo acertou um chute rodado certeiro no queixo de Terry Etim, que lhe rendeu o prêmio de melhor nocaute da noite e, meses depois, de melhor nocaute do ano e o de terceiro melhor nocaute nos 20 anos do UFC. Apesar de ficar feliz com o reconhecimento, o brasileiro afirma que não gosta muito de ficar olhando para o passado e espera conseguir nova vitória por nocaute nesse fim de semana, mas com um golpe diferente:
- Todo mundo ainda fala daquele nocaute. As pessoas me param na rua, perguntam, elogiam. Eu fico feliz, mas passou. Meu foco agora é para frente, é a minha próxima luta, é nisso que tenho que pensar. Eu posso finalizar uma luta com muitos golpes diferentes, procuro não me apegar muito àquele chute - declara Barboza em entrevista ao Combate.com em Sacramento, nos EUA.
Neste fim de semana, Edson Jr. terá pela frente Danny Castillo, companheiro de treinos de Urijah Faber, Chad Mendes e Joseph Benavidez no time local, o Alpha Male. Apesar de estar na casa do adversário, o lutador acredita que as vaias da torcida vão motivá-lo ainda mais para conseguir a vitória:
- Castillo é um cara duro, vai lutar em casa, mas quando entrar no octógono seremos só eu e ele e o juiz.  Eu nunca sinto pressão, nem quando luto em casa, então acho que o fato de a luta ser aqui no quintal dele não muda muito as coisas. Eu estou bem preparado e vou responder bem a tudo o que ele tentar usar contra mim. A preparação foi ótima! Sem dúvida nenhuma, foi a melhor preparação que eu já tive para uma luta. Estou me sentindo muito bem agora na reta final, só falta perder o restinho de peso e lutar. Estou feliz que está chegando a hora.
O brasileiro não quis revelar quantos quilos ainda precisa perder para a pesagem desta sexta-feira, mas deu uma pista:
- Na verdade, falta pouco. É que é sempre aquela guerra perder peso. Me dá até um alívio pensar que já está acabando e que só falta lutar! - respira aliviado.
Edson Barboza x Rafaello Oliveira UFC 162 (Foto: Getty Images)Em sua última luta, Barboza nocauteou Rafaello Trator com chutes na perna (Foto: Getty Images)
Aos 27 anos, Barboza tem um histórico de seis vitórias e uma única derrota no UFC, para Jamie Varner, no UFC 146, em maio de 2012. Desde então, venceu Lucas "Mineiro" Martins e Rafaello "Trator" Oliveira e acredita que uma vitória sobre Castillo, que vem de dois triunfos seguidos na competição, pode colocá-lo mais próximo do topo da divisão:
- Para falar a verdade, não sei em que lugar estou na divisão, mas já tenho seis vitórias no UFC. Eu só quero continuar vencendo para, futuramente, poder pegar um cara top da categoria e conseguir melhorar no ranking e me aproximar no título, que é o meu objetivo final. A estrada é longa, mas devagar e sempre a gente chega lá.
Companheiro de time de Ricardo Almeida, Renzo Gracie e Anderson Franca, Edson aproveitou para agradecer ao apoio da torcida brasileira e prometeu honrar a bandeira verde-e-amarela:
- Como único brasileiro deste card, espero que a torcida me mande energias positivas e ore por mim. Acredite em Deus, porque eu vou chegar lá. Vou fazer um bom trabalho e quero honrar as cores do Brasil, como sempre! Obrigado pelo apoio Brasil!
A luta entre Edson Barboza e Danny Castillo integra o card preliminar do UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez, que acontece neste sábado em Sacramento, nos EUA. O Combate transmite o evento a partir de 19h30m (horário de Brasília) e o Combate.com acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta, entre Alp Ozkilic e Darren Unyeniyama. Na sexta-feira, o canal e o site transmitem ao vivo a pesagem oficial do torneio, a partir de 22h. Confira o card completo:
UFC Fight Night Combate: Johnson x Benavidez
14 de dezembro de 2013, em Sacramento (EUA)
CARD PRINCIPAL
Demetrious Johnson x Joseph Benavidez
Urijah Faber x Michael McDonald
Chad Mendes x Nik Lentz
Joe Lauzon x Mac Danzig
CARD PRELIMINAR
Court McGee x Ryan La Flare
Danny Castillo x Edson Barboza
Bobby Green x Pat Healy
Scott Jorgensen x Zach Makovsky
Sam Stout x Cody McKenzie
Abel Trujillo x Roger Bowling
Alp Ozkilic x Darren Uyenoyama

Werdum pega Browne ou Barnett, diz Dana: 'Vamos pressioná-lo a lutar'

Presidente do UFC também fala sobre Spider e afirma que luta com Roy Jones Jr. terá de esperar: ‘Se Anderson vencer, enfrenta Vitor depois'

Por Sacramento, EUA
150 comentários
MMA fabricio werdum e minotauro (Foto: Agência Getty Images)Werdum terá de fazer uma luta antes de pegar
Velasquez (Foto: Agência Getty Images)
Próximo desafiante ao cinturão dos pesos-pesado do UFC, Fabricio Werdum não quer lutar antes da recuperação do campeão Cain Velásquez, que passou por uma cirurgia no ombro na última terça-feira. Porém, caso continue insistindo na espera, ‘Vai Cavalo' pode acabar perdendo a chance ao título. Pelo menos é o que o presidente do UFC, Dana White, deu a entender durante entrevista ao Combate.com após a coletiva de imprensa desta quinta-feira em Sacramento, nos EUA. Dana não gostou nada de saber que Werdum afirmou que tinha 99% de certeza de que não iria enfrentar o vencedor da luta entre Josh Barnett e Travis Browne, marcada para o próximo dia 28.
- Eu conversei com o Werdum ontem e ele vai lutar contra o vencedor de Browne x Barnett. Esperar é ridículo! Eu não estou interessado se ele quer esperar, ele vai lutar!  - declarou o mandatário.
A última luta de Fabricio Werdum foi em junho, quando finalizou Rodrigo Minotauro no duelo de treinadores do TUF Brasil 2.  Já Velásquez deve ficar pelo menos nove meses fora de ação e Dana acredita que a divisão não pode parar:
- As coisas vão chegar a um ponto em que já faz tanto tempo que ele lutou que ninguém mais dá a mínima. Você começa a desaparecer, ninguém se importa com você, e as pessoas passam a falar sobre outros pesos-pesados e vão se perguntar: "Por que esse cara está disputando o cinturão? Ele nem lutou." Então nós vamos pressioná-lo para lutar sim. - completa.
White também comentou o futuro da divisão dos pesos-médios e garantiu que Vitor Belfort vai disputar o cinturão, apesar das novas especulações sobre um possível duelo entre Anderson Silva contra Roy Jones Jr, caso Spider retome o título de campeão no dia 28 de dezembro:
UFC - Encarada de Anderson Silva e Vitor Belfort (Foto: Getty Images)Dana confirmou que se Spider vencer a revanche contra Weidman, pegará Belfort novamente (Foto: Getty Images)


- Se Anderson vencer Weidman, sua próxima luta será contra o Belfort. A luta com Roy Jones Jr. seria um duelo de boxe, não seria nas regras do MMA, isso se ela um dia acontecer. Não seria uma luta de 12 rounds. Esses caras só querem lutar boxe. Se Anderson vencer, ele enfrenta Vitor Belfort. E acho que o Vitor ficaria muito tempo sem lutar se tivesse que esperar pela revanche entre Anderson e Weidman e pela luta entre Anderson e Roy Jones Jr.  Acredite, eu não consigo fazer o Vitor lutar pelo título rápido o suficiente, não importa quem vença a revanche entre Anderson e Weidman.
O chefão também aproveitou para falar sobre a nova divisão peso-palha feminina - com a realização de um TUF só com mulheres nos EUA para coroar a primeira campeã da categoria - , o futuro de Maurício “Shogun” Rua e muito mais. Confira:

Combate.com: O UFC acaba de anunciar a divisão peso-palha (até 52,2 kg) e um TUF só com mulheres nos EUA para coroar a nova campeã da categoria. Você pode falar como tudo aconteceu?
Dana White:  A negociação aconteceu em mais ou menos um mês. Nós estávamos trabalhando para trazer essas lutadoras para o UFC, o tempo estava passando e elas não poderiam entrar no TUF,  porque nós não íamos começar a gravar o programa até maio. E eu pensei : "Vamos sentar aqui, conversar e fazer isso funcionar”, e foi o que fizemos. Nós não aceitamos não como resposta e acreditamos que nada é impossível. Então, encontramos um jeito, e eu não sei como as pessoas não estão tão animadas quanto eu com a novidade. E, para o Brasil, há duas lutadoras brasileiras no card.  O problema com televisão, seja nos EUA ou no Brasil, é quando você não fala. Se você não participa muito do programa e das coisas, você pode ser meio que excluído socialmente. Então essas meninas vão precisar abrir a boca para poderem conquistar o público daqui, mas tem tudo para ser sensacional. Vamos ter muitas estrelas nesse TUF 20! As meninas da divisão peso-palha têm personalidades muito fortes e lutam bem. Além disso, vamos coroar a campeã da nova divisão e nós nunca fizemos isso antes. Pela primeira vez na história do TUF uma final será, também, uma luta pelo título da divisão.
O TUF 20 será transmitido também no Brasil?
Nós estamos estudando ainda um jeito de transmitir o TUF para o Brasil. Eu não posso falar muito sobre isso, mas estamos trabalhando nisso.
Algumas pessoas criticaram a forma como a nova divisão vai ser implementada porque, na prática, o UFC vai absorver a categoria inteira de 52,2 kg do Invicta FC...
Por mais que os donos de outras organizações de MMA não queiram acreditar ou entender, essas outras companhias são um trampolim para o UFC. Todo mundo que não abraça essa realidade acaba perdendo muito dinheiro. Você pode aceitar essa realidade ou perder dinheiro, mas você tem que tocar o seu negócio de forma profissional. O próprio Bellator é de uma empresa pequena e, nesse caso, ou você toca o seu negócio como uma empresa de verdade ou você vai falir. E o que é mais maluco é que eles não olham para o passado e não aprendem com os erros dos outros. Em vez disso, continuam insistindo nesses erros. Mas no caso do Invicta, elas têm um conceito único que muita gente acreditou que era ridículo. "Ok, você vai iniciar uma organização feminina de luta, quando as mulheres  nem sequer lutam no UFC? Quanto você acha que realmente pode crescer?" E veja o que acabou acontecendo. E elas têm um nicho muito específico. Eu tirei a divisão peso-palha inteira do Invicta, mas eles vão criar uma divisão inteira novamente. E as meninas que forem lutar no Invicta agora podem olhar e dizer, "Nós vamos lutar no UFC um dia".
Mais Combate.com: confira notícias do MMA e do UFC
Falando sobre o Fabricio Werdum. Ele publicou nas redes sociais uma foto da reunião entre vocês ontem e depois surgiram reportagens dizendo que o UFC teria pedido para ele lutar antes de enfrentar o Cain Velásquez, que operou o ombro essa semana e deve ficar fora até outubro do ano que vem. O UFC realmente quer que ele lute antes?
Eu conversei com o Werdum ontem. Ele vai lutar contra o vencedor do duelo entre Travis Browne e Josh Barnett.  Esperar é ridículo. Eu não estou interessado se ele quer esperar.
Mas Werdum disse que tem 99% de chances de não enfrentar o vencedor desse duelo porque prefere esperar a sua chance ao cinturão…
As coisas vão chegar num ponto em que já faz tanto tempo que ele lutou que ninguém mais dá a mínima. Você começa a desaparecer, ninguém se importa com você, e as pessoas passam a falar sobre outros pesos-pesados e vão se perguntar: "Por que esse cara está disputando o cinturão? Ele nem lutou". Então nós vamos pressioná-lo para lutar sim.
A revanche entre Chris Weidman e Anderson Silva está quase aí. Quais são suas expectativas para o card do UFC 168?
Eu não consigo parar de pensar nesse duelo.  E chegou a um ponto que está tão intenso que, apesar de Ronda x Miesha ser uma luta excelente, eu não consigo parar de pensar nessa revanche. Ontem eu falei com o Ed Soares, e ele me disse que o Anderson está muito confiante para essa luta, treinando feito louco porque está naquela fase em que pensa: "Eu devia ter vencido da primeira vez". E isso só me deixa mais e mais motivado, porque eu conheço o Chris Weidman. Ele passou por um procedimento no joelho para estar 100% para essa luta. Chris Weidman não podia dobrar o joelho antes. Ele fez o procedimento na Alemanha, na mesma época em que eu estive lá. Agora o joelho dele está zerado, e tudo está conspirando para que essa revanche seja épica.
Com o UFC 168 tão próximo, já voltaram a circular notícias de que, se Anderson vencer, ele vai enfrentar Roy Jones Jr. Você acha que ele ainda está reticente em enfrentar Vitor Belfort pela segunda vez, caso retome o cinturão?
Na verdade, Ed Soares estava me dizendo ontem (quarta-feira) que Anderson acredita piamente que Vitor Belfort merece a chance ao título. Então os rumores de que ele não quer enfrentar o Vitor não são verdadeiros. Se Anderson vencer Weidman, sua próxima luta será contra o Belfort. A luta com Roy Jones Jr. seria um duelo de boxe, não seria nas regras do MMA, isso se ela um dia acontecer. Não seria uma luta de 12 rounds. Esses caras só querem lutar boxe. Se Anderson vencer, ele enfrenta Vitor Belfort. Depois da última performance do Vitor, eu fiquei ainda mais abismado com ele. Fora que, se o Anderson não vencer essa luta, aí o Vitor pegaria o Chris Weidman, então Vitor vai sim disputar o cinturão logo. O que está acontecendo agora é que eu estou naquela posição em que, não é só o Anderson Silva pedindo para realizar o sonho de enfrentar o Roy Jones Jr, eu também tenho o Roy me ligando, e nós somos amigos, eu o conheço desde que tinha 19 anos. E acho que o Vitor ficaria muito tempo sem lutar se tivesse que esperar pela revanche entre Anderson e Weidman e pela luta entre Anderson e Roy Jones Jr.  Acredite, eu não consigo fazer o Vitor lutar pelo título rápido o suficiente, não importa quem vença a revanche entre Anderson e Weidman.
Para o Anderson Silva, essa é uma luta que pode definir o seu legado?
A única coisa que você precisa lembrar é que Anderson tem 40 anos (nota do editor: na verdade, Anderson tem 38 anos). Se ele entrar lá e vencer o Chris Weidman, o seu legado entra num outro nível. Se ele perder, a idade pode contar. É uma daquelas situações infelizes... Por melhor que o Anderson Silva seja, ele tem 40 anos de idade e é inacreditável que ele tenha estado apto a lutar nesse nível até agora. Eu tenho 44 anos e é duro para mim correr na esteira, OK? Anderson Silva está treinando como um monstro todos os dias e enfrentando os caras mais duros do planeta e tem sido o melhor. Quando o cara começa a ficar velho, veja o que acontece. Chamaram o Urijah Faber de velho hoje na coletiva. Faber tem 34 anos! Quando eu tinha 34 anos, tinha muita coisa que eu podia fazer. Quando você chega aos 40, as coisas mudam muito. Quando você chega aos 37, elas já ficam num ritmo muito mais lento. Não acho que o legado do Anderson se resume ao que ele é capaz de fazer hoje, não mesmo! Você tem que olhar para tudo o que ele conquistou e ele tem sido um atleta incrível!
Você estava muito animado no Twitter depois do duelo entre Antonio Pezão e Mark Hunt no UFC da Austrália. Você já falou com eles depois da luta?
Falei com o Mark Hunt pelo Twitter, mas não falei com o Pezão. É ridículo dizer, mas eu não tenho o telefone dele (risos). Eu não tenho palavras suficientes para dizer o respeito que eu tenho por ele e pelo Mark Hunt e por tudo o que eles fizeram na Austrália. Aquela luta não saiu da minha mente por quatro dias. Todos os dias, quando eu abria os olhos, a primeira coisa que vinha na minha cabeça era aquele duelo. Eu amei aquela luta! É o tipo de combate que deveria inspirar outros lutadores e outros seres humanos. É o tipo de luta que me inspira.  Eu estava tão maluco aquele dia que até disse que compraria uma ilha para cada um! Foi sensacional!
Pezão x Hunt, UFC Fight Night (Foto: Getty)O épico embate entre Hunt e Pezão não sai da retina do chefão do UFC (Foto: Getty)

Você também ficou muito impressionado com o nocaute do Maurício Shogun sobre o James Te Huna...
Eu descrevi o nocaute do Shogun sobre o Te Huna como o nocaute do século. É claro que as pessoas começaram a me questionar na internet. Eu quero que você me diga a última vez em que você viu um nocaute como esse. Shogun acertou o Te Huna e, ao meu ver, sabe quando você desliga um robô? Parecia que ele tinha um controle remoto e desligou o Te Huna. A cabeça do James balançou para os dois lados antes de ele se espatifar no chão. Talvez você nunca mais vá ver um nocaute como aquele na sua vida. Talvez veja uma vez mais e olhe lá.  E aí eu ouvi um monte de gente desmerecendo a performance dele, ou falando, "Ah, ele fez isso com o Te Huna, quem é Te Huna?" Bom, você viu alguém reclamando? Aquela era uma luta perigosa para o Shogun. Se ele fosse para a decisão, perdendo ou ganhando, se ele fosse para uma decisão dividida, você poderia dizer que o Shogun estava acabado. Se eu tivesse feito aquela luta há três anos e o Te Huna estivesse na mesma posição em que está hoje, as pessoas iriam dizer, "Oh meu Deus, Te Huna vai ser assassinado naquele octógono!" Não só as pessoas não estavam mais enaltecendo o Shogun, como ele não era nem o favorito para vencer o duelo. Onde o Shogun está agora? Alguém pode até discordar, mas ele foi lá e derrotou o Te Huna da forma como a lenda Shogun faria no seu auge. Ele está de volta, teve uma luta perfeita e deu tudo de si naquele combate. Shogun está saudável e, se tudo acontecer da forma como deve, ele pode enfrentar qualquer um dos top 8. Ele venceu o Te Huna da forma como faria há três anos.
O que você acha que mudou no Shogun que enfrentou o Te Huna?
O problema com um cara como o Shogun é que ele é muito talentoso e, eu não estou falando isso porque eu sei de alguma coisa, mas parecia que antes ele se apoiava apenas no seu talento, como se só isso bastasse. E o esporte mudou tanto e se profissionalizou tanto que ele teve que passar a se esforçar muito mais para ter boas performances. Olhe o Vitor Belfort, muita gente o critica pelo TRT, mas não quero entrar nessa questão, eu quero dizer que Belfort sempre foi aquele tipo de cara que fazia seus camps em locais onde eu poderia ser um dos seus sparrings. Ele treinava na garagem e fazia coisas desse tipo. Hoje ele faz parte de um time profissional, com muitos bons treinadores, bons sparrings. Eu não ligo se você faz uso de TRT, essa terapia não te ensina a soltar chutes daquele jeito, não te faz um lutador mais forte mentalmente. O Vitor mudou tanto porque hoje ele está rodeado de profissionais. Ele treina duro, está fazendo tudo aquilo que deveria fazer e está mentalmente forte porque sabe que está fazendo tudo o que pode para ser o melhor do mundo. Ele é um lutador completamente diferente pela forma como está treinando e encarando sua carreira nos dias de hoje e eu acho que a mesma coisa pode acontecer com o Shogun.
O UFC está mesmo negociando Rodrigo Minotauro x Roy Nelson?
Sim estávamos conversando com Minotauro para ele enfrentar o Roy Nelson, mas ainda não temos nada decidido.

Sonnen confirma convite a Spider para comissão técnica no TUF Brasil

Lutador americano entra em contato com empresário de Anderson Silva,
Ed Soares, para chamá-lo para integrar equipe contra Wanderlei Silva

Por Rio de Janeiro
32 comentários
Após prometer que convidaria Anderson Silva para integrar sua comissão técnica no TUF Brasil 3, o lutador americano Chael Sonnen cumpriu a promessa. O ex-desafiante número 1 das divisões peso-médio e peso-meio-pesado contou ao site "MMA Fighting" que contactou o empresário do Spider, Ed Soares, para fazer o convite.
- Eu convidei oficialmente o Anderson para ser parte da minha equipe de treinadores no TUF Brasil - afirmou Sonnen, que teria ouvido de Soares uma promessa de que levaria o convite ao Spider e lhe traria uma resposta. No momento, o brasileiro se prepara para sua revanche contra Chris Weidman no UFC 168, no próximo dia 28 de dezembro, em Las Vegas.
Anderson Silva e Sonnen na pesagem do UFC (Foto: AP)Anderson Silva e Chael Sonnen se encaram antes da revanche entre eles, em 2012 (Foto: AP)
O ex-campeão dos pesos-médios e o americano nutriram grande rivalidade entre 2010 e 2012, período em que fizeram duas lutas, ambas vencidas de forma dramática pelo brasileiro. Sonnen insultou Anderson Silva e o Brasil inúmeras vezes para promover os combates entre eles, ao ponto que Spider prometeu "quebrar todos os dentes dele, todos os ossos do seu corpo" durante uma teleconferência de imprensa. Após a revanche entre os dois, em julho de 2012, porém, os dois se cumprimentaram e demonstraram respeito um pelo outro.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além da rivalidade com Sonnen, Anderson Silva é amigo de Wanderlei Silva, que será o treinador adversário do americano no TUF Brasil 3. Os dois treinaram juntos na equipe Chute Boxe, em Curitiba, no início de suas carreiras, e até hoje ocasionalmente se encontram em sessões de treino esporádicas nos EUA. No primeiro TUF Brasil, Spider visitou a casa e ficou do lado de Wanderlei, que era antagonista de Vitor Belfort, outro desafeto do ex-campeão dos pesos-médios do UFC.
Ainda de acordo com o "MMA Fighting", o TUF Brasil 3 será filmado entre 12 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014. A data de estreia na televisão ainda não foi anunciada. Após o fim da temporada, Wanderlei Silva e Chael Sonnen vão se enfrentar pelos pesos-meio-pesados (até 93kg), mas o combate ainda não tem data ou local definidos.

Após morte, largada das 500 Milhas de Londrina é mantida para sábado

Após morte trágica do piloto Robson Kolling, organização realiza mudanças no
cronograma oficial da prova, mas mantém largada para as 16h deste sábado

Por Londrina, PR
Comente agora
Carro de Robson Kolling piloto 500 milhas Londrina acidente morte (Foto: Gabriel Paludetto/Divulgação)Carro de Robson Kolling ficou destruído após acidente (Foto: Gabriel Paludetto/Divulgação)
Após o falecimento do piloto Robson Kolling, durante uma sessão de treinos livres nesta sexta-feira, a organização das 500 Milhas de Londrina decidiu manter a largada da 22ª edição para as 16h (de Brasília) deste sábado. A prova mais tradicional do automobilismo paranaense será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, e recebeu inscrições de 35 carros, incluindo o protótipo MR1 que será pilotado pelo governador do estado, Beto Richa. No entanto, duas equipes decidiram se retirar da competição após o acidente que vitimou Kolling.
O piloto catarinense Robson Kolling morreu no início da tarde desta sexta-feira, depois de perder o controle do protótipo MRX de número 71. Durante o 4º treino livre, iniciado às 13h, Robson perdeu o controle na curva 2 e bateu na zebra, o que fez o carro decolar em linha reta. O protótipo saiu da pista e bateu de frente junto à barreira de pneus localizada próximo à curva do Estádio do Café. A direção da prova paralisou o treino com bandeira vermelha, para que a equipe médica pudesse prestar socorro ao piloto de 35 anos, mas a morte de Kolling, que morava em Curitiba, foi constatada em seguida.
O piloto Robson Kolling morreu após se acidentar com o protótipo de número 71 (Foto: Sérgio Sanderson/Divulgação)O piloto Robson Kolling morreu após se acidentar com o protótipo de número 71 (Foto: Sérgio Sanderson/Divulgação)
Por causa do acidente, a organização da prova decidiu suspender os treinos classificatórios que estavam previstos para começar às 16h e às 20h desta sexta-feira. No início da noite, os pilotos farão apenas um treino noturno de reconhecimento da pista, uma vez que a prova tem duração estimada em sete horas e terá boa parte de sua realização à noite. Neste sábado, haverá apenas uma sessão classificatória, de 15 minutos para cada uma das seis categorias, a partir das 10h. A abertura de box está mantida para as 15h, com a largada acontecendo uma hora depois. O pódio será realizado às 23h. 
De acordo com a organização da prova, o governador Beto Richa não iria participar do treino classificatório previsto para as 16h desta sexta-feira. A presença de Richa, que é natural de Londrina, era aguardada apenas para a sessão noturna, mas a assessoria do governo paranaense não informou se o político pretende comparecer à sessão de reconhecimento da pista marcada para as 20h. O governador de 48 anos compete na categoria I, a mesma de Robson Kolling, para superesportivos e protótipos de corrida equipados com motores acima de 2.000 cilindradas ou turbo.

Governo federal divulga imagens aéreas dos 12 estádios da Copa

Fotos foram tiradas no mês de novembro; Arena Corinthians aparece ainda
antes da queda do guindaste que matou dois operários

Por Brasília
796 comentários
O governo federal divulgou imagens aéreas dos estádios da Copa de 2014. Seis deles ainda estão em construção: Arena Corinthians, Arena da Baixada, Arena da Amazônia, Arena das Dunas, Arena Pantanal e Beira-Rio. Outros seis já estão prontos e foram utilizados na Copa das Confederações deste ano: Arena Pernambuco, Castelão, Fonte Nova, Mané Garrincha, Maracanã e Mineirão.

As imagens foram registradas durante o mês de novembro e publicadas no Portal da Copa, site do Ministério do Esporte sobre o Mundial. As fotos mostram a Arena Corinthians ainda antes da queda do guindaste, no dia 27 de novembro, que causou a morte de dois operários. Arena das Dunas, em Natal, e o estádio Beira Rio, em Porto Alegre aparecem com obras avançadas. A Arena da Baixada, em Curitiba, e a Arena Pantanal, em Cuiabá, são os mais atrasados.

Veja os seis estádios ainda em obras:
Arena Corinthians
estádio itaquerão  (Foto: Divulgação  )Arena Corinthians, São Paulo (Foto: Divulgação )

Arena da Baixada
estádio arena da baixada (Foto: Divulgação  )Arena da Baixada, Curitiba (Foto: Divulgação )

Arena da Amazônia
estádio arena  manaus amazonas (Foto: Divulgação  )Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Divulgação )

Arena das Dunas
estádio arena dunas natal (Foto: Divulgação  )Arena das Dunas, Natal (Foto: Divulgação )

Arena Pantanal
estádio arena  cuiabá pantanal (Foto: Divulgação  )Arena Pantanal, Cuiabá (Foto: Divulgação )

Beira-Rio
estádio beira rio (Foto: Divulgação  )Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (Foto: Divulgação )

Veja os seis estádios já concluídos:
Arena Pernambuco
estádio arena pernambuco (Foto: Divulgação  )Arena Pernambuco, Recife (Foto: Divulgação )

Castelão
estádio arena castelão (Foto: Divulgação  )Estádio Castelão, Fortaleza (Foto: Divulgação )

Fonte Nova
estádio arena fonte nova (Foto: Divulgação  )Estádio Fonte Nova, Salvador (Foto: Divulgação )

Mané Garrincha
estádio brasília estádio nacional (Foto: Divulgação  )Estádio Mané Garrincha, Brasília (Foto: Divulgação )

Maracanã
estádio maracanã (Foto: Divulgação  )Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (Foto: Divulgação )

Mineirão
estádio mineirão (Foto: Divulgação  )Estádio Mineirão, Belo Horizonte (Foto: Divulgação )

Alemanha escolhe Bahia como sede e vai bancar construção de complexo

Segundo jornal alemão, federação vai construir centro de treinamento com campo, 13 casas e área para a imprensa em Vila de Santo André, a 30 km de Porto Seguro

Por Berlim
440 comentários
A Federação Alemã de Futebol (DFB) escolheu a Vila de Santo André, na Bahia, como base da seleção de Joachim Löw na Copa do Mundo de 2014. Segundo o jornal "Bild", a entidade vai bancar a construção de um centro de treinamento na região.
De acordo com a reportagem, o "Camp Bahia", nome atribuído ao futuro "quartel-general" da equipe, será um complexo fechado com 13 casas, com 65 quartos e uma "atmosfera de vila", um campo de futebol e um centro de imprensa. A previsão é que a construção seja concluída em março de 2014.
Montagem Campo Bahia, base da seleção da Alemanha para a Copa do Mundo (Foto: Reprodução)Projeto do Campo Bahia, base da seleção da Alemanha para a Copa do Mundo (Foto: Reprodução)


A equipe comandada por Löw poderia utilizar o aeroporto de Porto Seguro, situado a 30 quilômetros, cerca de 45 minutos, para os deslocamentos a Salvador, Recife e Fortaleza, onde a Alemanha disputará as partidas da primeira fase no Grupo G. Todos os locais de jogos ficariam a no máximo duas horas de voo.
- Vimos na Copa do Mundo de 2010 que distâncias pequenas entre a sede da equipe, os campos de treinamentos e o centro de mídia são cruciais para todos os envolvidos. Foi importante para nós minimizar qualquer cansaço das viagens devido ao tamanho do país e das distâncias grandes entre as cidades - disse o gerente da equipe, o ex-atacante Oliver Bierhoff.
A DFB recebeu o apoio de vários patrocinadores para a construção do complexo, atribuída a uma empresa de Munique.
- Os patrocinadores da DFB ajudam financeiramente. Sei que a Mercedes é uma -, afirmou Siegfried Michler, gerente de hotel de origem alemã.
Cabeça de chave do Grupo G da Copa do Mundo, a Alemanha vai enfrentar na primeira fase Portugal, em Salvador, em 16 de junho, Gana, dia 21, em Fortaleza, e Estados Unidos, dia 26, no Recife. A preparação da seleção começará na Itália, em 21 de maio. A equipe disputará amistosos em 1º e 6 de junho, e tem viagem marcada para o Brasil no dia 7. Antes, enfrentará o Chile em 5 de março e a Polônia em 13 de maio.
Joachim Low Alemanha  (Foto: EFE)Joachim Löw , treinador da Alemanha: base na Bahia aprovada pelo comando germânico (Foto: EFE)

Após temporada cheia, Maracanã recebe cuidados pensando na Copa

Empresa responsável pelo gramado utiliza método para rebaixar a altura, aerar, descompactar e retirar excesso de grama. Trabalho encerra na próxima terça-feira

Por Rio de Janeiro
101 comentários
Com o fim do Campeonato Brasileiro e as férias dos clubes do futebol carioca, a concessionária que administra o Maracanã deu início na última quinta-feira ao trabalho de recuperação e preparação do gramado do estádio para 2014. O processo começou com o corte vertical e, nas próximas duas semanas, será adubado e irrigado para receber o corte definitivo. 
- Começamos pela retirada do excesso da grama para termos uma nova brotação. Depois, iniciaremos o processo de descompactação e aeração. Na sequência dos dias iniciaremos uma adubação forte para a grama estar pronta para a próxima temporada — comentou o engenheiro agrônomo Paulo Azeredo, que trabalha na empresa responsável pelo gramado do estádio.
Maracana sem gramado (Foto: Divulgação)Gramado do Maracanã recebe cuidados após temporada repleta de jogos dos clubes cariocas (Foto: Divulgação)

A empresa Greenleaf, responsável pelo processo, também executou o mesmo procedimento no Mané Garrincha, em Brasília, no Castelão, em Fortaleza, e na Arena Pernambuco, em Recife. Após o trabalho no Maracanã, o Mineirão, em Belo Horizonte, e a Arena Fonte Nova, em Salvador, receberão os mesmos cuidados.
Em 2013, o Maracanã recebeu 52 jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Em outubro, o gramado foi replantado nas duas áreas. Na Copa do Mundo, o estádio vai receber sete jogos, incluindo a final do torneio, no dia 13 de julho de 2014.

Lúcio fala pela primeira vez após afastamento: 'Me senti humilhado'

Desde julho sem treinar com o elenco do São Paulo, zagueiro fala do desconforto que sentiu. A entrevista completa será exibida neste domingo no Esporte Espetacular

Por Rio de Janeiro
412 comentários

Afastado pela diretoria do São Paulo desde julho, o zagueiro Lúcio, que já foi capitão da Seleção, nos anos de 2006 e 2010, topou uma entrevista exclusiva com o Esporte Espetacular, que será exibida no próximo domingo, dia 15 de dezembro. O repórter Régis Rösing, o cinegrafista Marcos Silva e a produtora Anelise Infante foram até a casa do jogador, em São Paulo, para saber o como ele está se sentindo nesse período conturbado de sua carreira, marcado por expulsões e afastamento. Em casa, um museu particular com medalhas, troféus e camisas, mostra o amor e a dedicação de anos ao futebol. Seis meses sem treinar com o elenco, ele diz como se sentiu.
 - Me sentia humilhado. Pensava: "Meu Deus, o que eu fiz de errado para merecer isso?" - disse.
ENQUETE: Você, torcedor do São Paulo, gostaria de ver Lúcio no time de novo?
VOTE, CLIQUE AQUI!
Lúcio contou que me mantém contato com alguns amigos, como Ganso e Luis Fabiano. Segundo a direção do Tricolor, o jogador cometeu um ato de indisciplina e acabou barrado. Antes, ele já havia tido problemas com Ney Franco em virtude de uma substituição na derrota para o Arsenal, na Argentina, pela fase de grupos da Libertadores.
Desde então, o pentacampeão vinha treinando em horários alternativos. Se as atividades do grupo estivessem marcadas para a parte da tarde, ele teria de se apresentar pela manhã, por exemplo.
O presidente são-paulino Juvenal Juvêncio quer colocá-lo no mercado para ficar livre dos altos salários.  O zagueiro pentacampeão chegou ao clube paulista sem custos de rescisão de contrato. O problema é que o custo mensal do jogador é considerado muito alto pela diretoria tricolor: R$ 500 mil. Desse montante, o clube paga R$ 300 mil e um patrocinador arca com o restante, R$ 200 mil.

- Vou ver se empresto ou vendo o Lúcio - afirmou Juvenal em recente entrevista no CT do São Paulo.
Quer saber mais e ficar por dentro desse embrolho? Não perca, é domingo.
Lúcio recebeu equipe do Esporte Espetacular em casa (Foto: Tiago Antunes)Lúcio recebeu equipe do Esporte Espetacular em casa (Foto: Tiago Antunes)

Em nome de filho morto este ano, pai e mãe vão ao Marrocos ver o Atlético

Família Bolina segue em peso a Marrakesh na segunda-feira para apoiar o Galo, que os ajudou a conviver com a perda de Felipe, vítima de acidente de carro em março

Por Divinópolis, MG
176 comentários
- Quando o Galo fez o primeiro gol no primeiro jogo, nós nos abraçamos e ele me disse: "Pai, nós vamos ganhar essa Libertadores, o Galo vai ser campeão".
É dessa forma que Eugênio Paceli lembra um dos últimos momentos ao lado do filho, Felipe, de 25 anos. Junto à família, eles assistiram à estreia do Atlético-MG na Libertadores. Mas a parceria foi interrompida por uma tragédia: o jovem foi vítima de um acidente de carro no dia 24 de março, numa estrada entre as cidades de Pedra do Indaiá e Santo Antônio do Monte. Sem cinto de segurança, foi arremessado para fora do automóvel após perder o controle do carro e morreu a poucos quilômetros de casa.
Família Bolina , Thiago, Luciana, Paceli, Simone, Santo Antônio do Monte torcedores atleticanos Atlético-MG Marrocos Mundial de Clubes (Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal)Família Bolina: Luciana, Eugênio, Simone e Thiago: amor ao Galo ajuda a superar perda do jovem Felipe
(Foto: Luciana Bolina/Arquivo Pessoal)













Na superação da tragédia, o pai, a mãe, Simone, e os irmãos, Thiago e Luciana, encontraram na paixão pelo Galo a força necessária para seguir em frente. A família acompanhou o time durante todas as fases da conquista da América e, agora, se prepara para a viagem a Marrakesh, onde o time disputará o Mundial de Clubes.
DE MG PARA MARROCOS
Felipe Bolina João Pedro  Santo Antônio do Monte atleticanos Atlético-MG (Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal)Felipe e o pequeno João Pedro
(Foto: Luciana Bolina/Arquivo pessoal)
Na segunda-feira, 18 integrantes da família Bolina vão encarar dez horas de viagem. Com a esperança de ver o Atlético ganhar o título no dia 21, eles só voltam ao Brasil no dia 24, véspera do Natal.

– Vale a pena. É tudo pelo Galo e eu acredito que vamos voltar com mais essa vitória de presente – afirmou a caçula da família, Luciana Bolina.
Se hoje a expectativa pelo embarque é acompanhada por um sorriso no rosto, muita força foi necessária para superar os momentos difíceis em 2013. A mistura de sentimentos uniu ainda mais a família durante a campanha do Atlético-MG e também em busca de uma lição de vida. O sonho da consagração continental do clube ao lado do filho não se realizou, mas todos torceram pela realização do desejo de Felipe.
– Contra o São Paulo, nas oitavas de final, foi minha primeira partida sem ele, e a única coisa que me lembro é que eu gritava "Ipe!" - que era como eu o chamava desde criança - após cada gol – disse, emocionado, Eugênio.
AMOR AO FUTEBOL, AMOR À VIDA
Eugênio Paceli e o neto, Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG viajam rumo ao Marrocos para o Mundial de Clubes (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)Eugênio e o neto: extensão do companheiro que se foi (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)
A vida e o futebol têm suas semelhanças. A família poderia ter desistido, mergulhado em um vazio como o de um estádio sem torcida. Mas eles driblaram a tristeza por uma nova chance.
– Os dias após a perda do meu filho tiveram algumas horas envolvidas pelo Atlético-MG. O Galo passou a ser o nosso amor, fuga, desculpa para viajar, o alvo da família no fim de semana. Achava que seria impossível, mas percebi uma força para seguir em frente e sonhar que algo maravilhoso ainda estaria por vir – afirmou o pai.
 A nova oportunidade de viver um pouco mais perto de Felipe foi encontrada no filho deixado por ele, João Pedro, de 4 anos. O primeiro neto de Eugênio e Simone, se tornou a extensão do filho perdido.
– Esse foi o ano mais triste da minha vida, mas também foi o ano que Deus permitiu ao Galo alcançar a maior vitória em seus 105 anos de existência. Se 2013 for comparado a um jogo, eu perdi por 100 a 1, mas o Atlético-MG fez um gol para o meu coração de pai. Na data do título da Libertadores, fazia quatro meses que Felipe havia morrido, mas tive a graça de ver essa vitória ao lado do meu neto, um pedacinho do meu filho e de Deus – contou o pai.
ajudinha que veio do céu
Cada vitória do Atlético-MG significava um ganho para a família. No memorável jogo contra o Tijuana, quando Victor defendeu um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, garantindo a classificação para as semifinais, todos os Bolinas estavam no Independência.
– O tempo passava e o Galo não se encontrava no jogo. Quando o juiz marcou, sentei e pensei: "Senhor, nunca imaginei que existia algum sofrimento novo que o atleticano ainda não tinha experimentado". Pedi então ao "Ipe" que, se possível, defendesse o pênalti, e ele foi defendido – lembrou Eugênio Paceli.
Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG viajam rumo ao Marrocos para o Mundial de Clubes (Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)Lembrança de Felipe será levada pela família para Marrakesh
(Foto: Família Bolina/Arquivo pessoal)












Um jogo sofrido, que pode ser comparado ao ano da família Bolina. Mas a “libertação” da família veio com o título inédito do Atlético-MG.

– Ser atleticano é algo divino. A paixão do torcedor é algo que não se explica. A fogueira se mantém aquecida pelo amor branco e preto. Acima de tudo, a conquista da Libertadores devolveu ao nosso coração a alegria de ser atleticano – contou o pai.
Ser atleticano é algo divino
Eugênio Paceli
  A conquista do título foi um presente não só para os torcedores, mas também para uma apaixonada pelo Galo, Simone, que comemorou o aniversário quatro dias depois.
– O Felipe sempre foi um torcedor apaixonado pelo time, atleticano de coração. Estar na final foi uma forma de homenagear a memória dele. Era como se ele estivesse ali com a gente. Essa vitória foi um presente para todos nós – disse a mãe de Felipe.
GALO FORTE E VINGADOR
Em agosto, a cidade de Felipe, Santo Antônio do Monte, recebeu uma festa em homenagem à conquista inédita da Taça Libertadores. No evento, o presidente do clube, Alexandre Kalil, esteve presente na comemoração e conheceu a história da família Bolina. O mandatário alvinegro foi presenteado com uma camisa estampada com uma foto de Felipe.
Família Bolina de Santo Antônio do Monte torcedores Atlético-MG  camisa  Felipe Bolina Alexandre Kalil presidente do Galo (Foto: Ademar Oliveira/Arquivo pessoal)Kalil durante festa em Santo Antônio recebe camisa em homenagem a Felipe
(Foto: Ademar Oliveira/Arquivo pessoal)
Prestes a embarcar para Marrakesh, a emoção fala alto e os pedidos ao céu para uma ajudinha extra ao Galo vão soar em coro pelos integrantes da família Bolina, com a certeza de que o filho e irmão querido vai dar uma força a mais.
– Serão dois jogos, quer dizer 180 minutos de fortes emoções. Se o dia for do Galo forte e vingador, nossas chances de conquistar esse título serão maiores. Não costumo misturar futebol e religião, mas que Deus, Jesus, Nossa Senhora e meu querido irmão, que está junto deles, vão vibrar pelo Galo, isso eu sei – falou Thiago.

Decisão tem prêmio milionário, estreia de Senna e 4 feras disputando o título

Corrida do Milhão encerra a temporada 2013 da Stock Car neste fim de semana com o campeonato entre Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno

Por São Paulo
Comente agora
Após nove meses de muitas disputas e de algumas descobertas em decorrência dos novos pneus, a Stock Car chega a Interlagos neste fim de semana, com o título em aberto. E também com uma festa pronta para a Corrida do Milhão, que dará um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor e marcará a estreia de Bruno Senna na categoria. Convidado para disputar a 12ª e última prova da temporada 2013, o sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna é uma espécie de coadjuvante de luxo na empolgante decisão do campeonato, que tem quatro pilotos com chances. Os concorrentes são Thiago Camilo (185 pontos), Daniel Serra (181), Ricardo Maurício (178) e Cacá Bueno (160). Confira a classificação completa. Como esta etapa Vale o dobro de pontos das demais, há 48 ainda em jogo. A TV Globo transmite a prova a partir das 10h30 de domingo (horário de Brasília).
Bruno Senna Stock Car Interlagos Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Bruno Senna estreará na Stock Car em Interlagos, disputando a Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- O nível aqui é muito elevado, há a disputa pelo título, e não quero interferir nessa briga. Andei três vezes aqui de Fórmula 1 e uma no Mundial de Endurance, mas sem a chicane da subida do Café. Ela é meio esquisita na entrada, parece que o carro vai sair de traseira. Temos muito o que aprender antes de tirar todo o seu potencial, mas está tranquilo. Estou me divertindo e não vejo a hora de acelerar mais – diz Bruno Senna, que terá direito a três horas de treinos extras para se adaptar ao manhoso carro da Stock.
Campeões e milionários: conheça os candidatos ao título

Dos quatro com possibilidades de se sagrar campeão, dois já se tornaram milionários: Ricardo Maurício, vencedor em 2010, e Thiago Camilo, o único bicampeão (2011 e 2012) da Corrida do Milhão. O critério da pontuação dobrada na prova final, que em 2014 também será adotado pela Fórmula 1, cria um cenário onde qualquer um dos três primeiros no campeonato leva o título em caso de vitória, independentemente do resultado dos adversários diretos. O único que além de ganhar tem de fazer contas é Cacá Bueno, pois soma 25 pontos a menos do que o líder.
Cacá Bueno comemora a vitória na etapa de Brasília da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Cacá Bueno abriu o ano com vitória, mas chega à final como o 'franco atirador' (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)


- Chego como o franco atirador. Eu sou pentacampeão da categoria e não me importo em ser vice-campeão, terceiro ou quarto, para mim é a mesma coisa. Dificilmente eu entro numa corrida pensando só em ganhar, estou sempre pensando nos pontos, no campeonato. O que muda é que desta vez eu vou correr pensando na vitória, porque só ela me garante o milhão e cria alguma possibilidade para o campeonato. É arriscar na estratégia, inventar um pouco – frisa o piloto do carro 0 da RBR Mattheis.

Enquanto Cacá diz que tentará mudar seu estilo, Ricardo Maurício adota uma tática muito mais conservadora. Campeão da categoria em 2008, o piloto do carro 90 confia no trabalho da equipe RC e em sua maturidade como piloto para levar a melhor. O competidor – que terminou entre os quatro melhores nos últimos cinco campeonatos – se sente aliviado pelo fato de não encarar mais a pressão pelo primeiro título. Antes de filosofar sobre as chances de ser campeão, ele analisa seus adversários na disputa deste domingo.
Ricardo Maurício pole Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Ricardo Maurício: bagagem de campeão da Stock e vencedor da Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- O Thiago teve várias chances de ser campeão merecidamente, o Cacá sempre está ali na disputa, e o Daniel é um cara extremamente focado. Pode ser que nenhum de nós ganhe, e aí cada ponto vai ter ainda mais importância. Aqui precisa de sorte, e ninguém pode errar: nem eu, nem a equipe. Mas estou indo com a cabeça tranquila. Meu pensamento, ultimamente, é que o que está escrito vai acontecer. Eu tenho que fazer o meu melhor dentro da pista e deixar as coisas fluírem naturalmente – afirma.
Serra e Camilo tentam faturar o campeonato pela primeira vez

Maior vencedor da temporada 2013, com triunfos em Curitiba, Tarumã e Nova Santa Rita, Daniel Serra ainda busca seu primeiro título na Stock Car. O que tornaria a família Serra a primeira a ter duas gerações de campeões, já que seu pai, Chico, faturou três campeonatos entre 1999 e 2001. Conhecido pela frieza dentro e fora das pistas, o companheiro de equipe de Cacá Bueno já bateu na trave na disputa pelo milhão, e não se intimida com o fato de enfrentar dois campeões nesta decisão.
Daniel Serra Stock Car vitória Curitiba 2013 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Maior vencedor de 2013, Daniel Serra pode ser o primeiro filho de campeão a levar o título (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- Eles podem ter mais experiência, não ter aquela ansiedade, mas não traduzo isso como pressão para os que nunca foram campeões. Dá ansiedade de saber como está o carro, mas o fato de não precisar fazer tanta conta me faz pensar só na prova. Eu quero vencer. Em 2011 a gente liderou boa parte da Corrida do Milhão e terminou em segundo. Esta é uma pista que eu gosto bastante, já andei muito aqui, como todo mundo. Foi onde estreei na Stock fazendo pole e pódio, em 2007 – relembra Serra, que guia o carro 29.

Mas será que dá para apontar um favorito entre os quatro candidatos ao título? Thiago Camilo é quem chega a Interlagos em vantagem na tabela, mesmo que seja apenas de quatro pontos para o segundo. O piloto da equipe RCM faturou a prova milionária nos dois últimos anos, mas em ambos ele o título escapou de suas mãos antes da corrida final. Desta vez, é diferente. Dono de cinco vitórias no circuito de Interlagos, ele faz questão de ressaltar que a liderança do campeonato é fruto do trabalho de um ano inteiro, mas que isso não garante automaticamente um bom resultado na corrida decisiva.
Thiago Camilo Stock Car corrida do milhão (Foto: Carsten Horst)Thiago Camilo já faturou duas vezes a Corrida do Milhão, mas tenta o primeiro título (Foto: Carsten Horst / divulgação)


- A gente chega à final sem favoritismo. Não tem essa de que eu conheço os caminhos da pista de São Paulo. Todo mundo é profissional, qualquer um tem condições de chegar aqui e vencer. Várias circunstâncias nos levaram às duas vitórias na Corrida do Milhão. Neste ano, meus adversários tiveram uma média de pontos altíssima durante o campeonato. A Stock Car é muito competitiva, depende de muitos detalhes.
Não por acaso, os quatro candidatos ao título chegam ao fim do ano com seus contratos renovados. Thiago Camilo já acertou sua permanência na RCM para 2014, assim como Ricardo Maurício seguirá na RC no próximo ano, o seu sexto pela equipe de Rosinei Campos. Já a RBR Mattheis anunciou nesta semana que Daniel Serra e Cacá Bueno continuarão como companheiros de equipe pelas próximas três temporadas.

Programação da 12ª Etapa da Stock Car
Sexta-feira, dia 13/12
16h00 - 16h40 - 1º. Treino livre - 1º Grupo
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - 2º Grupo

Sábado, dia 14/12
11h00 - 12h00 - 2º Treino Livre (1º Grupo)
12h10 - 13h10 - 2º Treino Livre (2º Grupo)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo, dia 15/12
10h30 - Corrida (50 min de prova + 1 volta)
Thiago Camilo Stock Car Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Líder do campeonato, Thiago Camilo vem de uma vitória em Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)

Peter nega envolvimento do Flu em denúncia que pode rebaixar a Lusa

Presidente do Fluminense fala em punição ao clube mesmo que fique na Série A, pois será perseguido o ano inteiro em 2014 devido a uma decisão que não foi dele

Por Rio de Janeiro
1561 comentários
Peter Siemsen (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)Peter Siemsen reclama de perseguição ao Fluminense (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)
O presidente Peter Siemsen convocou uma coletiva de imprensa para ratificar a isenção do Fluminense no episódio que levará a Portuguesa a julgamento na próxima segunda-feira, que pode render o rebaixamento da equipe paulista e a salvação do time das Laranjeiras. Segundo o mandatário, seu clube está sendo vítima de perseguição da opinião pública em razão do seu histórico - direto ou indireto - em episódios polêmicos de mudanças de competições no futebol brasileiro.
Segundo Peter, o Fluminense não teve qualquer participação na formação da denúncia pela escalação irregular do jogador Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro.
- Essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.
O dirigente em alguns momentos se mostrou irritado com a forma como parte da mídia vem tratando o clube tricolor. Para ele, está querendo se criar uma ‘lei especial’ para punir o Fluminense, independentemente de o clube não ser o pivô de  toda polêmica.
- Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o Flu mesmo que se puna a Portuguesa - esbravejou.
Confira algumas declarações de Peter Siemsen:
Origem da denúncia
Mal bem estivemos juntos há pouco tempo para falar das mudanças no futebol do Fluminense, e já no começo do planejamento para o Fluminense disputar a Série B nos deparamos com a notícia da possível irregularidade de um atleta da Portuguesa. Obviamente fui surpreendido com a situação, e o Fluminense passou a acompanhar a situação. Apesar de ser relacionado tão somente após descumprimento de uma norma da Lusa e não ter nenhuma relação com o Fluminense, zero relação, houve por parte da mídia, das pessoas, associarem o Fluminense a uma situação de irregularidade. O clube não tem nenhuma participação. Tanto é que esteve próximo de não vencer o Bahia. Após isso, de  forma séria, coerente, sentindo a dor da queda, mas de cabeça erguida, começou a trabalhar para jogar a Série B. Portanto, essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.
Histórico cria imagem errada
Fluminense vem acompanhando o desenrolar das questões. Chegou o momento que está sendo prejudicado, utilizado de uma forma indevida no cenário. Acho que não cabe se houve ou não descumprimento da norma. A norma tem previsão de pena e nada tem a ver com o Fluminense. Associar isso ao clube nada tem a ver. Querer justificar a não-aplicação de uma pena porque o Fluminense, no passado, esteve relacionado a situações que nem eram provocadas por ele... Em 1996 houve escândalo da arbitragem do Ivens Mendes. O Fluminense não tinha nada a ver. Na Copa João Havelange, o Botafogo perdeu por 6 a 1 do São Paulo, houve adulteração na idade do Sandro Hiroshi, o Botafogo fez bem, São Paulo foi punido, e o Botafogo se manteve. Foi cumprimento de uma norma. Ali o Fluminense também nada tem a ver, tanto que o vice da João Havelange veio de outro módulo.
David x Golias
Criou-se agora uma comoção na imprensa de que é uma briga de David e Golias. O Golias nem está envolvido, não tem briga nenhuma. O Fluminense respeita a Portuguesa, acata as regras, o clube cumpriu com essa regra em vários jogos. Com Fred houve efeito suspensivo, e com o Felipe não, e o Fluminense cumpriu. Se esse descumprimento tivesse sido na terceira rodada ninguém estaria discutindo a questão. Não envolveria o Fluminense como consequência. Está em discussão a aplicação da regra e o tribunal vai julgar.
Sombra perseguirá o time em 2014
Existe erro mais grosseiro do que o impedimento do Criciúma de dois metros? Foi um erro de jogo, o Fluminense respeita a regra, cumpre a regra o tempo todo. Querem que não se cumpra a regra para o Fluminense ir para a Segunda Divisão. O Fluminense já estará punido, pois será questionado o ano inteiro. Não é o clube que decide em qual série irá jogar. Se decidirem que vamos jogar  a Série B, vamos seguir nosso planejamento. Não queremos um ambiente hostil. Flu é uma instituição hoje cumpridora das regras.
Regras são regras
O Fluminense não tem qualquer relação com a organização da Portuguesa. Existe uma fiscalização da CBF, e isso vale para todos. Se quiser aplicar uma regra diferente, vai punir a sociedade. E quem não entrou em campo em todo o campeonato cumprindo a regra? Quantos jogadores não jogaram por isso? Não pode deixar de aplicar a regra porque é o Fluminense. Está se praticando um desserviço à sociedade. O Flu não vai trabalhar como justiceiro, vai trabalhar com o Bom Senso e tranquilidade de que os julgadores irão julgar. Jogaremos onde for. Para o Flu não seria demérito nenhum disputar a Série B.
'Lei Fluminense'
Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o flu mesmo que se puna a Portuguesa. O Flu não pode ser prejudicado em termos de imagem ou conduta. Se o Fluminense vier a jogar a Série A, não poderá ser prejudicado, pois cumpre as regras.
Pedido ao Bom Senso
Já imaginaram se o Samuel não tivesse  feito aquele gol? Não estaríamos aqui discutindo. Se criou um mito que o Fluminense estaria envolvido em mudanças de campeonato. O Fluminense quer que se cumpra regras. Quer que as regras melhorem. Não tem o Bom Senso? É um movimento bacana para caramba, podia agregar outras discussões.

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, aproveitou a passagem pelo Paraguai - onde esteve no sorteio da Libertadores - para difundir entre seus pares a ideia de que salvar o Fluminense do rebaixamento será uma vergonha para o futebol brasileiro.

- No momento em que estamos trabalhando para modernizar o futebol, isso seria um golpe, uma tentativa de mudar o resultado do campo, algo inaceitável - disse o dirigente rubro-negro.

Bandeira conversou sobre o tema com Fábio Koff, do Grêmio, e Alexandre Kalil, do Atlético-MG. Do primeiro, ganhou um apoio tímido. Do segundo, apoio irrestrito.

- Tem que se fazer justiça - afirmou o presidente gremista.

Kalil foi muito mais enfático.

- Eu cheguei aqui (ao Paraguai) pensando que havia uma irregularidade (da Portuguesa) e que havia necessidade de punição. Agora fico sabendo que já houve um caso parecido com o Cruzeiro e só aplicaram multa. Bom, então é o caso de ter multa para a Portuguesa também.

O presidente do Atlético-MG repetiu um argumento usado por Bandeira de Mello - o do "momento" que o futebol brasileiro vive.

- Há uma renovação no futebol brasileiro, dirigentes novos, com ideias novas, mal ou bem nós estamos tentando mudar as coisas para melhor, pagando em dia, tentando acertar nossas dívidas. Agora aparece tudo isso de novo, tapetão, rebaixamento decidido em tribunal, estamos voltando no tempo.

Alexandre Kalil só discordou de um ponto do presidente do Flamengo. Bandeira de Mello afirmou que, se estivesse no lugar do Fluminense, jogaria a Série B. E o Galo?

- De jeito nenhum. Aí eu faria de tudo para ficar na Série A. Eu suaria sangue, faria o diabo, aí eu sou obrigado a defender o Galo? Ele falou isso, é? Mas aí é porque ele é muito bonzinho. Eu não.

O presidente do Flamengo também conversou longamente com o presidente da CBF, José Maria Marin, e seu vice, Marco Polo Del Nero. O caso da Portuguesa no STJD não foi o único assunto. Mas também se tratou disso.

Questionados pelo blog em momentos diferentes, tanto Marin quanto Del Nero deram exatamente a mesma resposta, a mesma frase curta.

- É o tribunal que vai decidir.

Advogado do Corinthians substitui colega do Fla na defesa da Lusa

Após Michel Asseff Filho entrar com recurso no STJD, João Zanforlin é contratado para defender a Lusa no julgamento do 'caso Héverton' na segunda-feira

Por São Paulo
243 comentários
Conhecido por defender o Corinthians nos últimos anos em julgamentos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, João Zanforlin foi o advogado escolhido pela Portuguesa para tentar livrar o clube da acusação de ter escalado de forma irregular o meia Héverton na última rodada do Brasileirão. Caso seja punida, a Lusa vai ser rebaixada para a Série B, livrando o Fluminense da degola. A primeira opção lusitana era Michel Asseff Filho, mas ele vai defender o Flamengo na mesma sessão do STJD. Foi o advogado do clube carioca quem entrou com recurso a favor da Lusa para tentar a redução da pena de Héverton.
– O João Zanforlin foi o escolhido pela Portuguesa. A partir de agora, ele está preparando a defesa do clube. Uma linha é tentar mostrar que a Portuguesa não teve nenhum ganho desportivo com a escalação do Héverton – afirmou o vice-presidente jurídico da Lusa, Orlando Cordeiro de Barros.
Antes de ser contratado pela Portuguesa, Zanforlin deu uma opinião nada favorável à Portuguesa em relação ao caso. Em entrevista ao GloboEsporte.com, ele disse que a situação da Lusa era extremamente complicada. Segundo ele, todos os clubes foram punidos com perda de pontos em casos nos quais um jogador foi escalado depois ter sido suspenso pelo STJD.
– O que determina o direito é a linguagem, a maneira como as palavras são interpretadas. A Portuguesa vai ter uma defesa inteligente e esperamos obter sucesso – comentou Orlando Cordeiro de Barros.
Caso seja punida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa promete recorrer à Justiça comum para evitar que seja rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro.
– Nós temos que esperar o julgamento de segunda-feira. Mas, caso sejamos realmente punidos, nós vamos entrar na Justiça comum. Se formos rebaixados, isso vai causar um enorme prejuízo para a Portuguesa – afirmou o vice-presidente de futebol da Lusa Roberto dos Santos.

Torcida da Portuguesa promete manifestação na Av. Paulista

Nas redes sociais, torcedores convocam corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos para protesto contra o possível rebaixamento da Lusa para a Série B

Por São Paulo
1182 comentários
A torcida da Portuguesa promete fazer manifestação contra o possível rebaixamento da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, torcedores estão convocando até rivais para o evento chamado de "Diga Não ao Tapetão", que está sendo promovido para sábado, dia 14 de dezembro, às 15h (horário de Brasília), em frente ao MASP, na Avenida Paulista.
- Após o fim do Campeonato, Vasco e Fluminense estão querendo subir para a Série A pelo "Tapetão", principalmente o Fluminense, querendo rebaixar a Portuguesa. Está na hora de acabar com isso. Já ocorreu outras vezes e o Fluminense conseguiu subir. Vamos juntar todas as torcidas, pois o nosso objetivo é o mesmo - diz texto na internet.
Uma página do evento, inclusive, foi criada no Facebook pedindo apoio de corintianos, palmeirenses, santista e são-paulinos. Até as 18h desta sexta-feira, mais de 1.400 pessoas já haviam confirmado presença.
Na próxima segunda-feira, a Portuguesa será julgada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação do meia Heverton, na partida contra o Grêmio, no dia 8 de dezembro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Julgado pelo STJD na sexta-feira, dia 6 de dezembro, o atleta foi punido com dois jogos de suspensão e não poderia ter entrado em campo diante do Tricolor gaúcho. A Lusa alega que não foi informada da decisão do Tribunal pelo advogado que a representava no Rio de Janeiro, e que tal punição só teria validade a partir de segunda-feira.
Caso seja punida, a Portuguesa perderá quatro pontos e mudará a classificação do Campeonato Brasileiro. A Lusa, 12ª colocada com 48 pontos, passaria a fazer parte da zona de rebaixamento, na 17ª posição com 44 pontos, assim salvando o Fluminense da queda para a Segundona.