sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Decisão tem prêmio milionário, estreia de Senna e 4 feras disputando o título

Corrida do Milhão encerra a temporada 2013 da Stock Car neste fim de semana com o campeonato entre Thiago Camilo, Daniel Serra, Ricardo Maurício e Cacá Bueno

Por São Paulo
Comente agora
Após nove meses de muitas disputas e de algumas descobertas em decorrência dos novos pneus, a Stock Car chega a Interlagos neste fim de semana, com o título em aberto. E também com uma festa pronta para a Corrida do Milhão, que dará um prêmio de R$ 1 milhão ao vencedor e marcará a estreia de Bruno Senna na categoria. Convidado para disputar a 12ª e última prova da temporada 2013, o sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna é uma espécie de coadjuvante de luxo na empolgante decisão do campeonato, que tem quatro pilotos com chances. Os concorrentes são Thiago Camilo (185 pontos), Daniel Serra (181), Ricardo Maurício (178) e Cacá Bueno (160). Confira a classificação completa. Como esta etapa Vale o dobro de pontos das demais, há 48 ainda em jogo. A TV Globo transmite a prova a partir das 10h30 de domingo (horário de Brasília).
Bruno Senna Stock Car Interlagos Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Bruno Senna estreará na Stock Car em Interlagos, disputando a Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- O nível aqui é muito elevado, há a disputa pelo título, e não quero interferir nessa briga. Andei três vezes aqui de Fórmula 1 e uma no Mundial de Endurance, mas sem a chicane da subida do Café. Ela é meio esquisita na entrada, parece que o carro vai sair de traseira. Temos muito o que aprender antes de tirar todo o seu potencial, mas está tranquilo. Estou me divertindo e não vejo a hora de acelerar mais – diz Bruno Senna, que terá direito a três horas de treinos extras para se adaptar ao manhoso carro da Stock.
Campeões e milionários: conheça os candidatos ao título

Dos quatro com possibilidades de se sagrar campeão, dois já se tornaram milionários: Ricardo Maurício, vencedor em 2010, e Thiago Camilo, o único bicampeão (2011 e 2012) da Corrida do Milhão. O critério da pontuação dobrada na prova final, que em 2014 também será adotado pela Fórmula 1, cria um cenário onde qualquer um dos três primeiros no campeonato leva o título em caso de vitória, independentemente do resultado dos adversários diretos. O único que além de ganhar tem de fazer contas é Cacá Bueno, pois soma 25 pontos a menos do que o líder.
Cacá Bueno comemora a vitória na etapa de Brasília da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Cacá Bueno abriu o ano com vitória, mas chega à final como o 'franco atirador' (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)


- Chego como o franco atirador. Eu sou pentacampeão da categoria e não me importo em ser vice-campeão, terceiro ou quarto, para mim é a mesma coisa. Dificilmente eu entro numa corrida pensando só em ganhar, estou sempre pensando nos pontos, no campeonato. O que muda é que desta vez eu vou correr pensando na vitória, porque só ela me garante o milhão e cria alguma possibilidade para o campeonato. É arriscar na estratégia, inventar um pouco – frisa o piloto do carro 0 da RBR Mattheis.

Enquanto Cacá diz que tentará mudar seu estilo, Ricardo Maurício adota uma tática muito mais conservadora. Campeão da categoria em 2008, o piloto do carro 90 confia no trabalho da equipe RC e em sua maturidade como piloto para levar a melhor. O competidor – que terminou entre os quatro melhores nos últimos cinco campeonatos – se sente aliviado pelo fato de não encarar mais a pressão pelo primeiro título. Antes de filosofar sobre as chances de ser campeão, ele analisa seus adversários na disputa deste domingo.
Ricardo Maurício pole Stock Car Curitiba (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Ricardo Maurício: bagagem de campeão da Stock e vencedor da Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- O Thiago teve várias chances de ser campeão merecidamente, o Cacá sempre está ali na disputa, e o Daniel é um cara extremamente focado. Pode ser que nenhum de nós ganhe, e aí cada ponto vai ter ainda mais importância. Aqui precisa de sorte, e ninguém pode errar: nem eu, nem a equipe. Mas estou indo com a cabeça tranquila. Meu pensamento, ultimamente, é que o que está escrito vai acontecer. Eu tenho que fazer o meu melhor dentro da pista e deixar as coisas fluírem naturalmente – afirma.
Serra e Camilo tentam faturar o campeonato pela primeira vez

Maior vencedor da temporada 2013, com triunfos em Curitiba, Tarumã e Nova Santa Rita, Daniel Serra ainda busca seu primeiro título na Stock Car. O que tornaria a família Serra a primeira a ter duas gerações de campeões, já que seu pai, Chico, faturou três campeonatos entre 1999 e 2001. Conhecido pela frieza dentro e fora das pistas, o companheiro de equipe de Cacá Bueno já bateu na trave na disputa pelo milhão, e não se intimida com o fato de enfrentar dois campeões nesta decisão.
Daniel Serra Stock Car vitória Curitiba 2013 (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Maior vencedor de 2013, Daniel Serra pode ser o primeiro filho de campeão a levar o título (Foto: Duda Bairros / Stock Car)


- Eles podem ter mais experiência, não ter aquela ansiedade, mas não traduzo isso como pressão para os que nunca foram campeões. Dá ansiedade de saber como está o carro, mas o fato de não precisar fazer tanta conta me faz pensar só na prova. Eu quero vencer. Em 2011 a gente liderou boa parte da Corrida do Milhão e terminou em segundo. Esta é uma pista que eu gosto bastante, já andei muito aqui, como todo mundo. Foi onde estreei na Stock fazendo pole e pódio, em 2007 – relembra Serra, que guia o carro 29.

Mas será que dá para apontar um favorito entre os quatro candidatos ao título? Thiago Camilo é quem chega a Interlagos em vantagem na tabela, mesmo que seja apenas de quatro pontos para o segundo. O piloto da equipe RCM faturou a prova milionária nos dois últimos anos, mas em ambos ele o título escapou de suas mãos antes da corrida final. Desta vez, é diferente. Dono de cinco vitórias no circuito de Interlagos, ele faz questão de ressaltar que a liderança do campeonato é fruto do trabalho de um ano inteiro, mas que isso não garante automaticamente um bom resultado na corrida decisiva.
Thiago Camilo Stock Car corrida do milhão (Foto: Carsten Horst)Thiago Camilo já faturou duas vezes a Corrida do Milhão, mas tenta o primeiro título (Foto: Carsten Horst / divulgação)


- A gente chega à final sem favoritismo. Não tem essa de que eu conheço os caminhos da pista de São Paulo. Todo mundo é profissional, qualquer um tem condições de chegar aqui e vencer. Várias circunstâncias nos levaram às duas vitórias na Corrida do Milhão. Neste ano, meus adversários tiveram uma média de pontos altíssima durante o campeonato. A Stock Car é muito competitiva, depende de muitos detalhes.
Não por acaso, os quatro candidatos ao título chegam ao fim do ano com seus contratos renovados. Thiago Camilo já acertou sua permanência na RCM para 2014, assim como Ricardo Maurício seguirá na RC no próximo ano, o seu sexto pela equipe de Rosinei Campos. Já a RBR Mattheis anunciou nesta semana que Daniel Serra e Cacá Bueno continuarão como companheiros de equipe pelas próximas três temporadas.

Programação da 12ª Etapa da Stock Car
Sexta-feira, dia 13/12
16h00 - 16h40 - 1º. Treino livre - 1º Grupo
16h50 - 17h30 - 1º Treino livre - 2º Grupo

Sábado, dia 14/12
11h00 - 12h00 - 2º Treino Livre (1º Grupo)
12h10 - 13h10 - 2º Treino Livre (2º Grupo)
16h00 - 17h00 - Classificação

Domingo, dia 15/12
10h30 - Corrida (50 min de prova + 1 volta)
Thiago Camilo Stock Car Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Líder do campeonato, Thiago Camilo vem de uma vitória em Brasília (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)

Nenhum comentário:

Postar um comentário