segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Após punição, Airton volta de cabeça fria: ‘Não vai acontecer de novo’

Volante está livre do gancho pela agressão a Souza, do Flu. Desempenho do Fla com ele é melhor: ‘A queda não tem nada a ver com a minha ausência’

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
Airton, enfim, vai voltar ao Flamengo. Recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, o volante está liberado para jogar desde a última sexta-feira. Chegou a ser relacionado para a partida contra o Atlético-PR, mas o clube soube em cima da hora da queda do efeito suspensivo que dava condições de jogo ao atleta. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por quatro partidas, teve de ficar fora contra os paranaenses para cumprir o gancho. Ele agrediu o meia Souza no Fla-Flu de 10 de julho, no primeiro turno do Brasileirão (assista ao vídeo).
Curado e liberado, o volante está à disposição de Vanderlei Luxemburgo para o jogo contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Engenhão. Um clássico que promete ser nervoso. O Fla não vence há oito rodadas, perdeu as quatro últimas partidas e saiu da zona de classificação para a Libertadores (está em sexto, com 36 pontos). O Alvinegro está à frente do rival (40 pontos, em quarto), mas acaba de ser goleado pelo Coritiba: 5 a 0. Airton assegura que volta com a cabeça fria.
- Foi um momento de jogo. Clássico é sempre clássico. Fiquei nervoso e acertei o Souza. Mas conversamos e ficou tudo bem. Não vai acontecer de novo – disse, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
airton flamengo treino (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Airton retorna ao time depois de punição e cirurgia (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
A última vez que esteve em campo foi na derrota por 4 a 1 para o Atlético-GO, em 18 de agosto, pela 17ª rodada. Terminava ali uma invencibilidade de 16 partidas da equipe na competição, e o Rubro-Negro ocupava a vice-liderança.
O aproveitamento do time com Airton chama a atenção. Em sete partidas, o Fla venceu quatro, empatou duas e perdeu uma, índice de 66,66%. Sem Airton, o desempenho cai para 45,83%. Em 16 jogos, cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Acho que a queda não tem nada a ver com a minha ausência. Quando eu não tinha voltado (do Benfica), o Flamengo estava bem."
Airton
- Acho que a queda não tem nada a ver com a minha ausência. Quando eu não tinha voltado (do Benfica), o Flamengo estava bem.
De fato estava. Airton estreou na oitava rodada, dia 6 de julho, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Com o resultado, o time de Vanderlei Luxemburgo subia para a segunda posição. O volante não assume o papel de salvador da pátria, mas vai se empenhar pela recuperação do time.
- Estou tranquilo, treinando bem e totalmente recuperado. Se o treinador me botar para jogar... Quero voltar e ajudar. Marcando e auxiliando o time como sempre fiz. Vamos dar a volta por cima. Não sei explicar o que está acontecendo. Ninguém gosta de perder, mas as coisas não acontecem, nada dá certo. É coisa de momento.

Após a derrota por 2 a 1 para o Furacão, o grupo rubro-negro ganhou dois dias de folga e volta a trabalhar na manhã desta quarta-feira, às 10h, no Ninho do Urubu.

Só com ‘boa tarde’, Ronaldinho se apresenta com mais oito em Córdoba

Atacante do Flamengo chega com pressa ao hotel da Seleção Brasileira. Mano Menezes comanda primeira atividade na cidade nesta segunda-feira

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Córdoba, Argentina
A Seleção Brasileira está completa em Córdoba. Após uma hora de atraso, os nove jogadores que restavam se apresentaram na tarde desta segunda-feira, no hotel onde a delegação está hospedada na cidade argentina. Só com um "boa tarde", Ronaldinho acenou para os jornalistas e se dirigiu para o quarto. Apenas os apoiadores Renato Abreu e Thiago Neves, ambos do Flamengo, conversaram com os jornalistas.
Ronaldinho Gaúcho se apresenta em Córdoba para amistoso da Seleção (Foto: Mowa Press)Ronaldinho Gaúcho se apresenta em Córdoba para amistoso da Seleção (Foto: Mowa Press)
Ao lado do astro da equipe carioca e seus colegas de clube, os zagueiros Dedé e Réver, os volantes Ralf, Paulinho e Rõmulo, e o atacante Fred.
- Temos que aproveitar o momento e mostrar para o Mano que temos condições de estar aqui. Se não me engano, sou o mais velho do grupo, mas eu me sinto um menino - afirmou Renato Abreu, que com 33 anos é o atleta mais experiente do grupo.
Pela quinta vez convocado pela Seleção Brasileira, Thiago Neves lamentou a ausência de Riquelme no duelo da próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Estádio Mário Kempes, em Córdoba. Na opinião do meio-campo, Ronaldinho tem tudo para brilhar na partida.
- Seria boa a presença do Riquelme nessa partidas, é um grande jogador. Mas temos o Ronaldinho, que pode fazer a diferença e desequilibrar a nosso favor.
Nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), a Seleção Brasileira vai treinar no Estádio Mário Kempes, local da partida. O técnico Mano Menezes vai começar a montar a partida válida pelo Superclássico das Américas. No dia 28, o duelo de volta, no Mangueirão, em Belém.

Confira o guia sobre os participantes da Liga dos Campeões 2011/2012

GLOBOESPORTE.COM mostra os destaques, os brasileiros, os times-base e muito mais sobre os 32 clubes que disputarão o badalado torneio europeu

Por Marcos Felipe e Victor Canedo Rio de Janeiro
Começa nesta terça-feira a fase de grupos da Liga dos Campeões 2011/2012. São 32 times que iniciam a briga pela chance de, no dia 19 de maio de 2012, fazer a final do torneio na Allianz Arena, em Munique. Obviamente, nem todos são favoritos e, alguns, tentam, ao menos, não serem saco de pancadas. Para ver quem é quem, o GLOBOESPORTE.COM preparou um guia sobre cada participante do torneio. Para conferir, basta clicar no grupo desejado e saber qual é o time-base do seu escolhido, os destaques, os brasileiros inscritos e muito mais.
GRUPO A: Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City, Napoli
GRUPO B: Inter de Milão, CSKA Moscou, Lille, Trabzonspor
GRUPO C: Manchester United, Benfica, Basel, Otelul Galati
GRUPO D: Real Madrid, Lyon, Ajax, Dínamo Zagreb
GRUPO E: Chelsea, Valencia, Bayer Leverkusen, Genk
GRUPO F: Arsenal, Olympique de Marselha, Olympiacos, Borussia Dortmund
GRUPO G: Porto, Shakhtar Donetsk, Zenit, Apoel
GRUPO H: Barcelona, Milan, BATE Borisov, Viktoria Plzen
taça da Liga dos Campeões no vestiário (Foto: Rodrigo Sirico / Globoesporte.com)32 times brigam pela Taça da Liga dos Campeões (Foto: Rodrigo Sirico / Globoesporte.com)

Perto de voltar, Deco pede para não receber enquanto estiver machucado

Apoiador convesa com a diretoria do Fluminense e se mostra incomodado com as constantes críticas: 'Ele só quer ter o prazer de jogar', diz dirigente tricolor

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Em campo, o Fluminense alcançou a marca de quatro vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro e já figura na zona de classificação para a Libertadores de 2012. Fora dele, o técnico Abel Braga está perto de ganhar alguns reforços. É o caso do apoiador Deco, já em fase final de recuperação de um estiramento na panturrilha direita. Incomodado com as constantes críticas graças às diversas lesões que sofreu desde a sua chegada às Laranjeiras, em agosto de 2010, o camisa 20 teve na semana passada uma atitude que mostra bem o seu desejo de voltar a jogar futebol: procurou o vice-presidente de futebol do Tricolor, Sandro Lima, e avisou que não quer mais receber seu salário enquanto estiver machucado.
deco e diguinho no treino do fluminense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)Deco, no centro, corre para voltar ao time do Fluminense (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)
Desde que foi contratado, Deco já sofreu nove problemas médicos com a camisa do Fluminense, sendo sete lesões. Dos 72 jogos que o Tricolor disputou após a estreia do luso-brasileiro, ele esteve em campo em apenas 30 (42%) e marcou dois gols. Internamente, no entanto, seu papel de líder é sempre exaltado. Segundo jogador mais velho do elenco, aos 34 anos, Deco orienta os mais jovens, dá conselhos e é visto como referência.
- Deco disse que já estava pensando em fazer isso há algum tempo. Ele foi na minha sala e deixou claro que estava muito incomodado com a situação. De precisar ouvir a cada nova lesão que está roubando o Fluminense. Por isso deixou claro que não quer mais receber enquanto não estiver apto a jogar. Já levei o caso ao departamento jurídico. Caso se machuque outra vez, ele só quer voltar a ser pago quando puder entrar em campo - revelou Sandro Lima ao GLOBOESPORTE.COM.
Participação decisiva na permanência de Marquinho
Fora do time desde a derrota para o Atlético-MG, no dia 27 de julho, Deco deve voltar a treinar com o restante do elenco nos próximos dias. Pelo tempo parado, e até mesmo pelo histórico de lesões, ainda é cedo para afirmar que o jogador será relacionado para o confronto do próximo domingo, contra o Bahia, em Pituaçu. Segundo Sandrão, o luso-brasileiro só quer jogar e ser feliz.
- Deco explicou que seu problema não é financeiro. Até porque ele deixou um ótimo contrato no Chelsea para defender o Fluminense. Ele só quer ter prazer de jogar, de ficar com a família. Deco quer encerrar a carreira com alegria. Já jogou no Porto, no Barcelona, no Chelsea... dinheiro não é mais problema para ele. É um líder para o grupo e que está se esforçado muito para voltar a jogar. Mesmo machucado, ele dá conselhos aos mais novos, participa das conversas... - explicou.
Uma dessas conversas, aliás, foi muito importante para o Fluminense. Com uma proposta do Grêmio debaixo dos braços, Marquinho foi até o camisa 20. Ouviu do jogador o conselho para permanecer nas Laranjeiras, onde é visto como peça-chave do elenco. A cada dia, o jogador olha apenas para o futuro na expectativa de poder voltar a vestir a camisa tricolor. Diante das tantas lesões musculares que o perseguem, chegou até a procurar especialistas na tentativa de descobrir o porquê das mesmas. Podem ser 90, 45 ou mesmo dez minutos. Deco só quer entrar em campo para voltar a sorrir outra vez.
- Deco está desesperado para jogar. Não importa o tempo. Ele quer retribuir em campo o esforço que o Fluminense fez pela sua contratação - finalizou Sandrão.
Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a assessoria de Deco confirmou a informação, mas disse que o jogador não iria se pronunciar sobre o assunto.

Mania carioca: Guerrón já fez gols em todos os grandes do Rio

Nesse domingo, equatoriano foi o destaque da vitória por 2 a 1 do Atlético-PR sobre o Flamengo, em Macaé

Por Richard Souza Macaé, RJ
O boné personalizado ressalta o apelido explosivo: Joffre “Dinamita” Guerrón. Nas orelhas e no pescoço, impera o padrão dos boleiros, com brincos de diamante e uma imponente corrente de ouro. O sorriso de Guerrón brilhava após a vitória por 2 a 1 do Atlético-PR sobre o Flamengo, neste domingo. Literalmente. Além da alegria por ter sido o destaque do jogo, as pedrinhas de brilhante que tem cravadas nos dentes da frente reluziam. O meia-atacante fez um pouco de tudo no confronto. Deu o passe para o gol de Heracles, marcou o segundo com um toque sutil sobre o goleiro Felipe e ainda foi expulso na etapa final. Um turbilhão de emoções que mexeu com o equatoriano.

- Quando tomei o segundo cartão me senti sem alma. Nossa! Não podia deixar o time com menos um naquele momento do jogo. O juiz estava me procurando, parecia que queria tirar algum jogador nosso. Vou seguir trabalhando forte. Estou aqui para ajudar a tirar o Atlético dessa situação incômoda - disse o camisa 7, que está fora da partida contra o Figueirense, domingo, às 16h (de Brasília), em Curitiba.

A atuação decisiva contra o Flamengo era o que faltava para Guerrón fazer a quadra contra os cariocas. O jogador já marcou gols nos quatro grandes do Rio. O mais importante deles contra o Fluminense, pela LDU, na Libertadores da América de 2008. No jogo de ida da final, no Equador, deixou o dele na vitória por 4 a 2, em 25 de junho. Na volta, no Maracanã, o Tricolor venceu por 3 a 1 no tempo normal, mas acabou superado nos pênaltis.
Guerrón gol Atlético-PR (Foto: Lance Press)Guerrón ergue os braços para comemorar seu gol, em gesto repetido por Marcinho (Foto: Lance Press)
 Os botafoguenses sentiram a potência de Guerrón no Brasileirão do ano passado. Em 26 de setembro, em jogo da 25ª rodada, ele fez o gol rubro-negro no empate por 1 a 1, aos 45 do segundo tempo. Após receber passe de Branquinho pela direita, “La Dinamita” se livrou de Fábio Ferreira e bateu forte, pelo alto.

Contra o Vasco, marcou, mas não levou. Joffre fez um dos gols do Furacão no empate por 2 a 2 na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil deste ano, em Curitiba, dia 4 de maio. O 1 a 1 da volta, em São Januário, assegurou a vaga aos cruz-maltinos, que conquistariam o título um pouco mais tarde.
 - Graças a Deus cada vez que joguei contra os cariocas fui bem. É uma coincidência, uma boa coincidência. Vou continuar assim, quero continuar fazendo as coisas bem.
Foi uma pena não ter oportunidades de jogar com
o Renato, mas agora estamos
em outra etapa. O Antônio Lopes me deu uma nova chance"
Guerrón
Depois de fazer sucesso na LDU e de ter sido eleito o melhor jogador da Libertadores de 2008, Guerrón transferiu-se para o Getafe, da Espanha. Sem se firmar, foi emprestado ao Cruzeiro em meados de 2009. Na Toca da Raposa II, também não vingou em pouco menos de um ano. Em junho de 2010, o Atlético-PR adquiriu 40% dos direitos econômicos do jogador. Com Renato Gaúcho, técnico do Flu em 2008, não teve muitas chances. A partir da chegada de Antônio Lopes, a boa fase começa a voltar.
- Foi uma pena não ter oportunidades de jogar com o Renato, mas agora estamos em outra etapa. O Antônio Lopes me deu uma nova chance, estou jogando, ajudando a minha equipe. Agora, é nosso momento de pensar em jogar e ajudar a equipe, independentemente de qualquer coisa. Temos de tirar o Atlético da situação em que se encontra.
O Furacão não conseguiu sair da zona de rebaixamento com a vitória sobre o Flamengo, mas ganhou fôlego. O time tem 22 pontos e está em 18º.
- É um momento em que todos precisam estar juntos, mesmo quem não pode jogar. Eu tenho que passar força aos companheiros e no próximo jogo vou estar torcendo para que conquistem um bom resultado contra o Figueirense. Podemos sair dessa posição.

Fora da seleção do torneio, carrapato Alex ganha ‘voto’ dos companheiros

Equipe ideal tem Marcelinho Huertas como armador, mas ignora o ala; Tiago Splitter faz campanha: ‘Se existe um prêmio para melhor defensor, é ele’

Por Rodrigo Alves Direto de Mar del Plata, Argentina
No momento em que a organização da Copa América anunciou a seleção oficial do torneio, após a final de domingo, ficou para o Brasil o sentimento de que faltava alguém ali. Por um lado, a alegria da classificação e da presença de Marcelinho Huertas, eleito o melhor armador da competição. Por outro, a falta de um nome curto, de quatro letras, que infernizou a vida dos pontuadores adversários ao longo das últimas semanas. Aos 31 anos e famoso por ter sido um carrapato em Mar del Plata, Alex ficou fora da lista, mas ganhou o lobby dos companheiros de equipe.
Alex e Prigioni Brasil x Argentina Copa América de basquete (Foto: EFE)Alex infernizando a vida do argentino Prigioni na final: rotina durante a competição (Foto: EFE)
- Se existe um prêmio para o melhor defensor do campeonato, é ele. É um jogador diferente nesse aspecto. Na final, manteve o Manu Ginóbili com menos de 10 pontos. Marcou Barea, Arroyo, Francisco Garcia. Ter um cara no time que sempre consegue anular o melhor jogador do adversário é muito importante – elogiou Tiago Splitter, fazendo campanha para o ala do Brasília.
A seleção escolhida por jornalistas teve Huertas, Carlos Arroyo (Porto Rico), Manu Ginóbili, Luis Scola (Argentina) e Al Horford (República Dominicana). O argentino Scola, cestinha do torneio com média de 21,4 pontos por partida, foi escolhido o melhor jogador e ovacionado pela torcida argentina.
Se não veio o reconhecimento da Fiba, no time verde-amarelo Alex está com o moral em alta. O técnico Rubén Magnano não se cansou de elogiá-lo ao longo da campanha e chegou a dizer que ele era o “único jogador no torneio capaz de parar Ginbóbili”. Nos dois confrontos com a Argentina, o ala conseguiu frear o craque argentino. Na primeira fase, Manu fez 14 pontos, e na final ficou com apenas oito.
Alex Brasil x Argentina Copa América de basquete (Foto: EFE)Alex fez bons trabalhos em cima de Ginóbili, Arroyo,
Barea e Francisco Garcia (Foto: EFE)
'Eu sonhava com esse momento'
Logo após a vitória sobre a República Dominicana, no sábado, quando a seleção garantiu a vaga em Londres, Alex passou pela zona de entrevistas e a todo instante era abraçado pelos companheiros. Guilherme Giovannoni, que joga com ele em Brasília, encheu o colega de elogios e chegou a pedir desculpa pelo palavrão na hora de encontrar adjetivos.
Alex estava feliz e tranquilo. Prêmio individual não é o que o seduz. Para quem trabalha em silêncio, anulando rivais em vez de fazer pontos, o importante foi a vaga olímpica.
- Eu sonhava com esse momento, de deixar a seleção, mas depois de participar dos Jogos Olímpicos, e deixar alguma coisa para aqueles que estão chegando. Ainda tenho mais um aninho para jogar aí. Desde 1996 o Brasil não vai às Olimpíadas, então é um momento histórico para a gente – afirmou o carrapato.
A delegação do Brasil embarcou na manhã desta segunda de ônibus para Buenos Aires – o aeroporto de Mar del Plata tem fechado algumas vezes nos últimos dias por causa de cinzas vulcânicas no ar. Após uma viagem de cinco horas até a capital, a equipe pega um voo para São Paulo, com chegada prevista para as 20h. O técnico Rubén Magnano fica pela Argentina e deve ir a Córdoba, sua cidade.
 

Amor de arquibancada: casal tricolor faz book de casamento no Morumbi

Juntos há quatro anos, são-paulinos Priscila e Rodrigo escolhem um cenário nada tradicional para simbolizar a união

Por Alexandre Massi São Paulo
O futebol brasileiro tem uma nova moda: books de casamento em estádios. Após um casal de torcedores do Vitória escolher o Barradão como cenário das fotos, dois são-paulinos decidiram reivindicar a autoria daquilo que já está virando tendência nos gramados do país.
Tudo começou no dia 31 de outubro de 2007, durante o jogo contra o América-RN. Não nos desgrudamos mais..."
Priscila Toledo
Priscila, 26 anos, e Rodrigo de Toledo, 33, estão juntos há quatro anos e escolheram o estádio Cícero Pompeu de Toledo – o sobrenome é apenas coincidência – como palco do ensaio fotográfico. A opção pelo local tem uma explicação: o pontapé inicial do relacionamento foi dado em uma das arquibancadas do Morumbi.
- Tudo começou no dia 31 de outubro de 2007, durante o jogo contra o América-RN, quando nos sagramos pentacampeões brasileiros. Nos conhecemos em uma festa e lá descobrimos que éramos são-paulinos, tínhamos ingressos para o mesmo jogo e setor, a arquibancada laranja. Os olhos dele brilharam quando soube que eu ia. De lá para cá, não nos desgrudamos mais - conta Priscila, que frequentava o Morumbi com a família e, hoje, também vai com os amigos de Rodrigo.
A ideia do álbum de casamento ter como palco o estádio do clube foi de Priscila.
- Os cenários tradicionais eram sempre jardins, parques ou avenidas famosas. Aí perguntei se podíamos fazer em um lugar que tivesse mais afinidade com a nossa história. Eles ficaram empolgados. Hoje somos referência neste estúdio e fomos informados que outros casais estão se inspirando em nós.
Porém, para o projeto se concretizar, era preciso obter autorização do São Paulo. Após rápida negociação, que envolvia a escolha de uma data adequada para que o casal pudesse ter privacidade, tudo foi acertado. Só que, como na maioria das partidas de futebol, a vitória não foi nada fácil.

Em 6 de junho de 2011, na véspera da sessão de fotos, uma forte chuva provocou um apagão em vários bairros da capital paulista. Durante 24 horas, a apreensão tomou conta do casal. E só passou no momento em que eles entraram em campo.

- Pensamos até em marcar outra data. Mas, de manhã, olhei para o céu e estava um dia lindo. Ligamos para o fotógrafo e fomos correndo para o Morumbi.

O próximo objetivo da dupla também passa pelo São Paulo. Com o filho Mateus, de cinco meses, pretendem acompanhar a delegação tricolor em um jogo fora de casa e ter contato com um ídolo do clube.

- Temos o sonho de viajar com o time. Ir no mesmo avião, ficar hospedado no mesmo hotel, assistir ao jogo e retornar com eles. Ah... E conhecer o Rogério Ceni.

Rodrigo Caetano visita Ricardo Gomes e se impressiona

Diretor de futebol do Vasco conversa com o treinador sobre o time e não esconde a felicidade pela evolução na recuperação

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Rodrigo Caetano visita Ricardo Gomes no hospital (Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)Rodrigo Caetano visita Ricardo Gomes no hospital
(Foto: Rafael Cavalieri / GLOBOESPORTE.COM)
Após passar os últimos dias em Florianópolis com a delegação do Vasco, Rodrigo Caetano esteve na tarde desta segunda-feira no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, visitando o técnico Ricardo Gomes. Ao deixar o quarto para onde o comandante se transferiu após 15 dias internado no CTI, o diretor de futebol do clube não escondeu a felicidade pela sua recuperação. Com o sorriso aberto e o semblante de alívio, Rodrigo comentou a visita.
- Fiquei impressionado de maneira positiva com a sua evolução. Minha última visita foi na sexta-feira e não tem nem comparação com o que vi agora. Ele está sentado, falando, com o raciocínio bem claro... O lado esquerdo já está muito bom e até alimentos sólidos ele já está ingerindo. Estou feliz e impressionado com tudo - afirmou.
Rodrigo esteve no hospital no mesmo horário que o auxiliar de Ricardo e atual comandante do Vasco, Cristóvão Borges, que acabou entrando e saindo por outro local. O diretor de futebol revelou que os três conversaram abertamente sobre o time do Vasco, o pulo para a vice-liderança e até sobre os próximos jogos.
- É claro que comentamos sobre o time. E ele já manifestou desejo de ver os jogos. A evolução é absurda - revelou Rodrigo.
Após 15 dias internado no CTI do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Ricardo Gomes finalmente teve alta no início da tarde desta segunda-feira e foi transferido para o quarto. O quadro de saúde é cada vez mais estável. Ele segue interagindo com os médicos e com os familiares, respirando sem o auxílio de aparelhos e realizando sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também acontece.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.
No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Tirone fala sobre investimento em Valdivia: ‘Temos tempo de recuperar’

Presidente do Verdão descarta fracasso em negociação com clube do Qatar e diz que ainda acredita no Mago, que se recupera de lesão na coxa direita

Por Diego Ribeiro São Paulo
Valdívia no treino do Palmeiras (Foto: Piervi Fonseca / Ag. Estado)Valdivia se recupera de lesão na coxa direita
(Foto: Piervi Fonseca / Ag. Estado)
Valdivia recusou proposta do Al-Sadd, do Qatar, e o Palmeiras perdeu a chance de recuperar parte do alto investimento feito para a contratação do jogador em agosto de 2010. O presidente Arnaldo Tirone comandou as tratativas com o clube do Qatar, que ofereceu 8,25 milhões de euros (R$ 19 milhões) pelo jogador, e esperava um valor mais alto para poder liberar o Mago, que sofre com lesões e tem seu custo-benefício questionado desde que voltou ao Verdão. Até o conselheiro Osório Furlan Junior, dono de 36% dos direitos econômicos do jogador, reclamou de ter perdido dinheiro com o negócio. Ponderado, Tirone diz que ainda há tempo para a situação melhorar.
- Foi um investimento alto, mas temos tempo de recuperar. Para o momento, foi alto. O Furlan acreditou e colocou dinheiro, então não adianta ficar reclamando agora – disse o presidente.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Furlan disse que o investimento foi péssimo. O Palmeiras ainda deve 6,25 milhões de euros (R$ 13,9 milhões) ao Banco Banif, responsável pela carta de crédito que viabilizou a contratação do jogador do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. A dívida venceu em 15 de agosto e foi prorrogada por dois meses após conversas entre o banco e o departamento financeiro do clube.
Ele (Valdivia) pode jogar três jogos bem, uma final, e aí já valeu o investimento"
Arnaldo Tirone
- Ele pode jogar três jogos bem, uma final, e aí já valeu o investimento – disse Arnaldo Tirone.
A própria torcida já perdeu a paciência com Valdivia, que participou de menos da metade dos jogos do Palmeiras desde que voltou ao clube. O técnico Luiz Felipe Scolari também já fala do meia com reservas, mas não o responsabiliza, por exemplo, pela ausência na derrota por 3 a 0 para o Internacional, neste domingo, no Pacaembu.
- A torcida pediu a saída dele, minha, da direção, do Pedro, do Paulo... Mas o Valdivia não jogou. Se ele tivesse saído também iam reclamar do mesmo jeito. Cabe ao Valdivia não dar ouvidos a isso, tentar trabalhar e pronto. Os culpados somos nós. Se alguém merece ouvir vaia somos nós, não o Valdivia.
O Mago se recupera de uma lesão no músculo posterior da coxa direita e deve voltar ao time só no início de outubro. Até o fim do ano, ele ainda pode desfalcar o time em convocações para a seleção chilena, que inicia a disputa das Eliminatórias da Copa de 2014, no Brasil. Por isso, Tirone foi pressionado a vender o jogador – parte da diretoria teme a desvalorização de Valdivia nos próximos meses.

Anunciado há um mês, Dorival tem rendimento de vaga na Libertadores

Terceiro técnico do Inter na competição é quem conquista os melhores resultados até agora, superando Falcão e Osmar Loss

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
dorival junior internacional américa-mg (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Dorival: título e bons números, mas também derrota
em Gre-Nal (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Foi há um mês, na sexta-feira de 12 de agosto, que o Inter quebrou a espera e finalmente anunciou Dorival Júnior como substituto de Paulo Roberto Falcão. Ele só chegaria ao clube quatro dias depois para iniciar um trabalho que, pelo menos nos números, é superior aos anteriores. Com o atual treinador, o Colorado tem aproveitamento de classificado para a Libertadores no Brasileirão.
O treinador comandou o time vermelho em sete partidas na competição. Só perdeu uma, para o Grêmio. De resto, são três vitórias e quatro empates. O aproveitamento dele é de 57,14%, que renderia ao Inter a quinta colocação no Brasileirão, dentro da zona de avanço para a Libertadores.
Os poréns de Dorival no Inter são a derrota para o Grêmio e a bobeada contra o Santos – o time dele abriu 3 a 0 e cedeu o empate nos 15 minutos finais. Mas ao bom desempenho no Nacional, o treinador tem somado um título, o da Recopa Sul-Americana. Foi uma das conquistas coloradas na temporada. A outra foi com Falcão, no Gauchão.
Mas Falcão patinou no Brasileirão. Foi no período em que ele esteve no comando que o Inter mais perdeu terreno. Com 13 jogos pela competição, ele alcançou aproveitamento de apenas 42,42%. Seria a produtividade do 14º colocado na atual classificação.
Osmar Loss foi o interino entre a saída de Falcão e a chegada de Dorival. E também ficou no meio-termo entre os dois quando se trata de rendimento no Brasileirão. Em cinco jogos, alcançou aproveitamento de 53,33% - rendimento de sexto colocado. Ele também comandou o time no primeiro jogo da decisão da Recopa, com derrota de 2 a 1 para o Independiente, e no Torneio de Munique, nos empates com Barcelona e Milan.
Com Dorival, mais gols: a favor e contra
A chegada de Dorival Júnior ao Inter coincidiu com a incidência de jogos mais abertos. No Brasileirão, a média de gols do time colorado aumentou com o treinador: tanto a favor quanto contra.
Com ele, o Inter faz 2,14 gols por partida no Brasileiro. E sofre 1,42. Osmar Loss teve torneiras mais fechadas: 1,4 a favor e 0,8 contra por jogo em média no Nacional. Com Falcão, o Inter fez 1,3 gol por partida e sofreu perto disso: 1,07.
Leandro Damião é o maior referencial do Inter de Dorival, a exemplo do que aconteceu com os outros treinadores. Dos 18 gols feitos pelo Inter com o treinador (contando os três da vitória de 3 a 1 sobre o Independiente, pela Recopa), dez foram marcados pelo centroavante.
Dorival no Brasileirão: 57,14% de aproveitamento
17/08: Inter 1 x 0 Botafogo
21/08: Inter 2 x 2 Flamengo
28/08: Grêmio 2 x 1 Inter
31/08: Inter 3 x 3 Santos
04/09: Ceará 1 x 1 Inter
07/09: Inter 4 x 2 América-MG
11/09: Palmeiras 0 x 3 Inter
Loss no Brasileirão: 53,33% de aproveitamento
21/07: Avaí 1 x 3 Inter
31/07: Inter 0 x 0 Atlético-GO
04/08: Fluminense 2 x 0 Inter
07/08: Inter 3 x 2 Cruzeiro
14/08: Bahia 1 x 1 Inter
Falcão no Brasileirão: 42,42% de aproveitamento
21/05: Santos 1 x 1 Inter
28/05: Inter 0 x 1 Ceará
05/06: América-MG 2 x 4 Inter
12/06: Inter 2 x 2 Palmeiras
19/06: Coritiba 1 x 1 Inter
26/06: Inter 4 x 1 Figueirense
30/06: Atlético-MG 0 x 4 Inter
06/07: Inter 1 x 0 Atlético-PR
09/07: Vasco 2 x 0 Inter
14/07: Corinthians 1 x 0 Inter
17/07: Inter 0 x 3 São Paulo

Cartola: Coritiba domina seleção da 23ª rodada com cinco representantes

Goleada por 5 a 0 sobre o Botafogo no Couto Pereira coloca time em evidência. Quatro eleitos do Armandão também aparecem entre os melhores

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Com a chuva de gols sobre o então badalado Botafogo no Couto Pereira, o Coritiba chegou à incontestável contagem de 5 a 0 no placar. Com isso, colocou quatro jogadores e mais o técnico na seleção da 23ª rodada do Cartola. Além do comandante Marcelo Oliveira, estão presentes o goleiro Vanderlei, o zagueiro Emerson, o meia Tcheco e o atacante Marcos Aurélio (assista ao vídeo ao lado com os cinco maiores pontuadores da rodada - vale destacar que há quatro atacantes entre as melhores notas, mas apenas os dois primeiros no setor estão na seleção).

O Internacional também foi bem e goleou o Palmeiras, no Pacaembu. Três a zero no placar. Três gols de Leandro Damião. O atacante foi o maior pontuador da seleção, com 24.90 pontos. Além dele, representam o Colorado os laterais Nei e Ilsinho. Já o Avaí, que buscou o empate com o América-MG depois de estar perdendo por 2 a 0, teve o zagueiro Welton Felipe e o meia Cleverson entre os melhores.

Além dos já citados acima, completam a lista os meias Wellington Nem, do Figueirense, e Renato, do Flamengo. Como se vê, Coritiba, principalmente, além de Internacional e Avaí, praticamente não deixaram espaço para os outros clubes.    

Em relação ao Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do Sportv e do Globoesporte.com elegem a seleção da rodada, quatro jogadores também aparecem nessa eleição: Vanderlei, Nei, Leandro Damião e Marcos Aurélio.
Marcos Aurelio gol Coritiba (Foto: Ag. Estado)Marcos Aurélio (à frente) comemora um dos cinco
gols do Coritiba contra o Botafogo (Foto:Ag. Estado)
A dupla de ataque da seleção da 23ª rodada do Cartola, formada por Leandro Damião e Marcos Aurélio, somou 46 pontos, quase 30% do total da pontuação de todo o time.

Para a 23ª rodada, foram atualizados 1.071.941 times dos 1.665.774 inscritos no Cartola. São agora 369.852 ligas no total, e as maiores torcidas do Brasil são as mais presentes no jogo. Representando o Flamengo, há 421.971 times, e pelo lado do Corinthians, 365.467 equipes.

O time que obteve maior pontuação na Liga Nacional nesta 23ª rodada foi o "MAISQUENUNCA FC", com 122.30 pontos. E a disputa está acirrada neste mês de setembro: o "Capim Sudão RK" subiu quatro posições e agora lidera, com 308.42 pontos. Logo atrás estão "Os Fanaticos da Lusa", com 305.78, e "AEK ATHENAS", com 303.34, subindo impressionantes duzentas e trinta e cinco posições.
Os mais escalados pelos internautas, no tradicional esquema 4-4-2, foram: Rafael (Santos), Gabriel Araújo (Cruzeiro), Lucas Mendes (Coritiba), Rodrigo Moledo (Internacional) e Junior Cesar (Flamengo); Ulisses (América-MG), Batista (Avaí), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Borges (Santos) e Fernandão (Palmeiras). Cristóvão Borges, do Vasco, foi o técnico, e Borges, o mais escolhido de toda a seleção, com 323.737 votos.
Abaixo, o quadro da seleção da 23ª rodada do Cartola, cujo custo é de 136.06 cartoletas e o valor total é de 163.25 pontos.
JOGADOR PREÇO PONTOS
Goleiro - Vanderlei (Coritiba) C$ 7.46 14.00
Lateral - Nei (Internacional) C$ 13.08 15.30
Lateral - Ilsinho (Internacional) C$ 8.95 12.70
Zagueiro - Welton Felipe (Avaí) C$ 6.79 12.90
Zagueiro - Emerson (Coritiba) C$ 10.80 12.70
Meia - Tcheco (Coritiba) C$ 9.97 11.30
Meia - Wellington Nem (Figueirense) C$ 7.79 11.10
Meia - Cleverson (Avaí) C$ 5.39 9.00
Meia - Renato (Flamengo) C$ 16.27 8.40
Atacante - Leandro Damião (Internacional) C$ 23.01 24.90
Atacante - Marcos Aurélio (Coritiba) C$ 15.19 21.10
Técnico - Marcelo Oliveira (Coritiba) C$ 11.36 9.85  

Maradona provoca Mourinho: 'Se me enfia um dedo no olho, lhe enfio dois'

Argentino brinca, mas elogia o português e revela que insistiu para que o atacante Agüero aceitasse se transferir para o Manchester City

Por GLOBOESPORTE.COM Abu Dhabi
maradaona al wasl coletiva  (Foto: Agência EFE)Maradona na coletiva do Al Wasl (Foto: EFE)
O argentino Diego Maradona, treinador do Al Wasl, dos Emirados Árabes, instigou o técnico José Mourinho, garantindo que, se tivesse sido o alvo da agressão que o português fez a Tito Vilanova, auxiliar de Pep Guardiola, do Barcelona, na final da Supercopa da Espanha, o final da história teria sido diferente.
- Se me enfia um dedo no olho, eu lhe enfiarei dois - brincou durante entrevista coletiva.
Na hora dos elogios, Maradona classificou Mourinho como o melhor do mundo entre os treinadores.
- De cada partida do Real Madrid se tira conclusões e se vê que Mourinho é o melhor, não com muita diferença, mas é o melhor - assegurou.
O ídolo argentino também se mostrou satisfeito sobre a ide de seu genro, o atacante Agüero, para o Manchester City - o jogador pediu para deixar o Atlético de Madri.
- Está no lugar que merece. Eu disse a Agüero que ele precisava de uma equipe que o ajudasse, onde pudesse jogar a Liga dos Campeões e outras competições mais importantes - revelou.

Em ritmo de treino, Brasil goleia Chile na estreia da Copa América de Futsal

Seleção comandada pelo técnico Marcos Sorato faz 14 a 2 no fraco time chileno. Resultado dá aos brasileiros a liderança do grupo A

Por SporTV.com Buenos Aires
Jogando em ritmo de treino, o Brasil estreou com o pé direito na Copa América de Futsal, goleando o Chile por 14 a 2, nesta segunda-feira, em Buenos Aires. Com a vitória, os comandados de Marcos Sorato assumiram a liderança do grupo A, que tem ainda Argentina e Peru, que se enfrentam às 19h30min.
O Brasil não levou não dois minutos para abrir o placar. Em uma jogada pela esquerda, Pixote chutou, o goleiro chileno deu rebote e Neto abriu o placar. O Chile respondeu em seguida, conseguindo o empate segundos depois, com Carrasco, mas Pixote, em chute sem ângulo, fez 2 a 1 para o Brasil, aos três minutos de jogo.
A seleção brasileira seguiu dominando e marcou o terceiro gol com Valdin, aos seis minutos, e o quarto com Rodrigo, aos oito. O quinto veio através de Simi, aos oito, concluindo bonita tabela iniciada com Danilo e Rodrigo.
Em grande desvantagem, os chilenos se perderam ainda mais em quadra, abrindo de vez a porteira. Valdin, Falcão e Neto ainda balançaram a rede, fazendo o Brasil ir para o intervalo vencendo por acachapantes 8 a 1.
valdin Brasil x Chile   Copa América de Futsal (Foto: Agência Estado)Valdin (à direita) marcou cinco vezes na goleada brasileira sobre a fraca seleção chilena (Foto: Agência Estado)
A seleção brasileira seguiu jogando em ritmo de treino no segundo tempo, ampliando com Falcão, aos dois, Valdin, aos quatro, Falcão, aos cinco, e Jé, aos oito: 12 a 1. O Chile marcou o seu segundo gol aos 10, por intermédio de Laviola, o que deu uma esfriada na partida.
O Brasil só foi voltar a marcar aos 16, em um chute forte de Valdin. Foi o quinto gol do ala santista na partida. O 14º tento brasileiro foi marcado por Jé, aos 18, fechando a conta do massacre.

Após derrota para a Rússia, futuro de Alexandre Soares na seleção é incerto

Há seis anos no comando do Brasil e com contrato até o fim de setembro, técnico deseja seguir à frente do time e fala em projeto para os Jogos de 2016

Por Igor Christ Direto de Ravenna, Itália
Alexandre Soares técnico brasil futebol de areia (Foto: CBBS / Divulgação)O técnico Alexandre Soares ainda não sabe qual será
seu futuro no futebol de areia (Foto: CBBS / Divulgação)
Há seis anos no comando da seleção brasileira de futebol de areia, o técnico Alexandre Soares tem um currículo recheado de conquistas importantes. Em 36 torneios disputados, 31 títulos conquistados e apenas cinco derrotas em 150 jogos. Os números, no entanto, não garantem a permanência do treinador à frente do time brasileiro. Após a derrota para a Rússia por 12 a 8 na decisão do Mundial da Itália, o futuro dele na seleção ainda é incerto.
- O que posso dizer é que o meu futuro será de muito trabalho. Tem o projeto olímpico que pode surgir para 2016, no Rio, e vamos ver o que vai acontecer. Tenho contrato até o fim do mês e vou sentar para conversar sem pressa com o Spironelli (Marcos Fábio, presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer). Meu desejo é continuar como treinador - afirmou Alexandre.
Presente no Stadio del Mare, palco do Mundial de Ravenna, Spironelli lamentou a derrota na final, mas disse que ainda é cedo para fazer qualquer tipo de mudança na comissão técnica do Brasil.
- Não adianta fazer nada de cabeça quente. O Alexandre é um treinador vitorioso e que conseguiu levar o Brasil para mais uma final de Copa do Mundo. Quando voltarmos, iremos conversar para ver o que é melhor para a seleção. Perdemos para a Rússia, que jogou muito bem e mereceu o título. Uma derrota não apaga tudo de bom que foi feito e os outros quatro títulos mundiais que conquistamos nos últimos anos - disse o dirigente.
Para Alexandre, o momento é de pensar em uma forma de melhorar a estrutura do futebol de areia no Brasil, com a criação de um campeonato nacional forte.
- A Rússia foi campeã e tem a liga mais potente do mundo atualmente. Lá, os atletas vivem do futebol de areia e no Brasil nós ainda não temos isso. Precisamos acelerar esse processo de formar jogadores, preparadores físicos e treinadores. É nesse contexto que eu quero trabalhar. Temos que apostar nos jovens atletas e fortalecer a modalidade para buscar mais títulos - encerrou o técnico.

Morre jogador de hóquei que sobreviveu a acidente de avião

Alexander Galimov, de 26 anos, estava com 80% do corpo queimado

Por Agência de notícias e GLOBOESPORTE.COM Moscou
Alexandre Galímov Hoquei (Foto: Agência EFE)Galimov enquanto jogador do Lokomotiv (Foto: EFE)
O jogador de hóquei sobre o gelo, Alexander Galimov, um dos sobreviventes do acidente com o avião russo Yak-42, que envolveu a delegação do time Lokomotiv Yaroslavl, na última semana, morreu nesta segunda-feira em um hospital na capital Moscou.
– Lamentavelmente, Alexander Galimov morreu – disse um porta-voz do hospital Vishnevski, cuja unidade de queimados se encontrava o jogador desde a última quinta.
Um comunicado médico emitido pela clínica minutos depois ressaltou que, apesar das terapias e de todos os métodos de tratamento mais avançados, Galimov faleceu em consequência de “queimaduras incompatíveis com a vida”. Ele estava internado com 80% do corpo queimado, além de complicações nos rins e em um dos pulmões.
Na véspera, o jogador de 26 anos havia sido submetido a uma operação de transplante de traqueia, segundo informou a emissora de rádio “Vesti FM”. Galímov era o único sobrevivente entre os 37 jogadores e técnicos do Lokomotiv Yaroslavl. O acidente também vitimou oito tripulantes do Yak-42.