terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vonn domina Copa do Mundo de Esqui Alpino e é recordista na super G

Na Bulgária, americana faturou sua quarta vitória da temporada na categoria. Tina Weirather e Daniela Merighetti fecharam o pódio neste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Bansko, Bulgária
A americana Lindsey Vonn garantiu, neste domingo, sua quarta vitória da temporada na categoria super G pela Copa do Mundo de Esqui Alpino, em Bansko, Bulgária. Com o título, Vonn, que está com 413 pontos na competição e 1.602 na classificação geral, tem 18 conquistas em Copas do Mundo na categoria super G, o que confere a ela o recorde mundial, passando a frente da austríaca aposentada Renate Goetschl, que havia faturado 17 títulos.
Lindsey Vonn Copa do Mundo Bulgária ski (Foto: Reuters)Lindsey Vonn vence a categoria super G da Copa do Mundo de Esqui Alpino (Foto: Reuters)
Lindsey já assegurou por antecipação os títulos de downhill e supercombinado da Copa do Mundo. Faltando apenas uma prova para ganhar a categoria super G, a americana está 94 pontos à frente da austríaca Anna Fenninger, a única que pode impedi-la de vencer.
Tina Weirather (em sétimo no ranking da categoria e oitavo geral) fechou a prova em segundo lugar, enquanto a italiana Daniela Merighetti ficou com o terceiro, garantindo seu segundo pódio na temporada.
Veja a classificação da Copa do Mundo de Esqui Alpino
Categoria super G
1. Lindsey Vonn (EUA) 413 pontos
2. Anna Fenninger (Áustria) 319
3. Julia Mancuso (EUA) 301
4. Fabienne Suter (Suíça) 226
5. Maria Hoefl-Riesch (Alemanha) 225
6. Tina Maze (Eslovênia) 221
7. Tina Weirather (Liechtenstein) 187
7. Lara Gut (Suíça) 187
9. Elisabeth Goergl (Áustria) 181
10. Jessica Lindell-Vikarby (Suécia) 150
Geral
1. Lindsey Vonn (EUA) 1602 pontos
2. Tina Maze (Eslovênia) 1074
3. Maria Hoefl-Riesch (Alemanha) 1046
4. Elisabeth Goergl (Áustria) 822
5. Julia Mancuso (EUA) 794
6. Anna Fenninger (Áustria) 764
7. Marlies Schild (Áustria) 689
8. Tina Weirather (Liechtenstein) 593
9. Kathrin Zettel (Áustria) 503
10. Michaela Kirchgasser (Áustria) 463
10. Viktoria Rebensburg (Alemanha) 463

Lindsey Vonn Copa do Mundo Bulgária ski campeãs  (Foto: AP)Pódio da Copa do Mundo, categoria super G (Foto: AP)

Intruso na rivalidade Bob x Mineirinho, Marcelo Bastos busca o tri no Rio

Paulista de 25 anos quer repetir feito de Burnquist e se tornar três vezes campeão do maior evento de skate vertical do Brasil, neste fim de semana

Por Breno Dines Rio de Janeiro
marcelo bastos skate (Foto: Divulgação)Marcelo decola durante o bi no Rio (Foto: Divulgação)
Durante a última década, o carioca Bob Burnquist e o paulista Sandro Dias, o Mineirinho, protagonizaram a história do skate vertical. Foram sete títulos mundiais para a dupla, além de cinco vitórias nas nove edições da maior competição brasileira da modalidade, o Rio Vert Jam. A partir de 2010, Marcelo Bastos surgiu como um intruso nessa rivalidade, se sagrou número 1 do mundo e, há dois anos, está imbatível no Rio de Janeiro. A partir desta quinta-feira, o paulista de 25 anos chega para lutar pelo tricampeonato da etapa carioca, que abre o circuito da World Cup Skateboarding (WCS), e igualar o feito de seu ídolo.
- O Bob é o cara. Leva o nosso esporte a outro nível. Já ganhou três vezes no Rio. Ele e o Mineirinho dominam o esporte, mas já estava na hora de deixarem a gente também entrar nessa - brincou Marcelo.
- Os caras ganham tudo há um tempão. Tem que deixar a garotada mostrar o seu valor. Tem muita muita gente boa - completou.
Este ano, serão 37 atletas na briga pelo título do Rio Vert Jam, e Marcelo já entra na disputa com uma vantagem por ser o atual campeão: estreia direto na final da competição. Além de Bob e Mineirinho, grandes nomes do esporte estarão em ação na pista montada na Praça do Ó, no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca.
-  São vários adversários com alto nível. O Andy MacDonald (octacampeão mundial) é um dos skatistas mais consistentes de todos os tempos e anda bem em qualquer tipo de rampa. Tem a garotada brasileira, com o Rony Gomes e o Pedro Barros andando muito, além do americano Mitchie Brusco. O moleque é um fenômeno e pode surpreender todo mundo aqui - garantiu Marcelo.
marcelo bastos skate vertical (Foto: Divulgação)Marcelo terá 36 adversários na briga pelo tricampeonato do maior torneio de vertical do país (Foto: Divulgação)
A partir desta quinta-feira, a pista vai estar aberta para os skatistas realizarem os primeiros treinos antes das eliminatórias, na sexta-feira. Será o momento de Marcelo avaliar o que cada adversário vai trazer para a competição e decidir a linha que terá que executar para garantir o tricampeonato:
- Estou treinando nas últimas semanas na nova rampa do Rony Gomes, em Atibaia-RJ. Estou trabalhando para tentar completar um 720 Indie Grab, uma manobra que eu ainda não consegui voltar. Mas vamos ver o que a galera vai apresentar.
O Mundial de Skate Vertical do Rio será transmitido ao vivo pelo SporTV, sexta e sábado, e pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
Confira os campeões do Rio Vert Jam:
2002 - Sandro Dias
2003 - Rune Glifberg (DIN)
2004 - não teve
2005 - Bob Burnquist
2006 - Bob Burnquist
2007 - Sandro Dias
2008 - Bob Burnquist
2009 - Renton Millar(AUS)
2010 - Marcelo Bastos
2011 - Marcelo Bastos

Esquiador japonês supera líder do ranking e vence Copa do Mundo

Akito Watabe leva a melhor na etapa da República Tcheca

Por GLOBOESPORTE.COM Liberec, República Tcheca
O japonês Akito Watabe deixou o líder do ranking de combinado nórdico para trás e venceu a etapa de Liberec da Copa do Mundo de esqui. Ele completou a última prova, de 10km, neste domingo, em 26m17s2. O francês Jason Lamy Chappuis, número 1 da temporada, ficou sem segundo, com 26m35s4. O austríaco Mario Stecher completou o pódio (26m44s3).
Esqui Akito Watabe no combinado nórdico em  Liberec  (Foto: AP)Akito Watabe vence a prova de combinado nórdico em Liberec (Foto: AP)
Na véspera, Akito tinha ficado em quinto nos saltos, e Jason amargou uma 21ª colocação. Campeão olímpico em Vancouver-2010, o francês tem agora 1253 pontos na classificação geral, 183 de vantagem sobre o japonês. Faltam ainda três etapas para o fim da temporada.
Esqui Akito Watabe no combinado nórdico em  Liberec (Foto: Reuters)Akito está em segundo no ranking da Copa do Mundo (Foto: Reuters)
 

Brasileiro de 16 anos vence a terceira seguida no Circuito Mundial de skate

Pedro Barros conquista o tri da etapa de bowl na praia de Bondi, na Austrália

Por GLOBOESPORTE.COM Sydney, Austrália
Pedro Barros, de 16 anos, venceu sua terceira competição seguida e segue imbatível no Circuito Mundial de skate. O brasileiro conquistou neste sábado o tricampeonato do Bowl a Rama, competição de bowl disputada na praia de Bondi, em Sydney. Com isso, ele dispara na liderança do ranking geral.
skate Pedro Barros no Mundial de Bowl em Bondi (Foto: Divulgação / Bowl a Rama)skate Pedro Barros no Mundial de Bowl em Bondi (Foto: Divulgação / Bowl a Rama)
A próxima etapa do Circuito Mundial será no Rio de Janeiro, na próxima semana. O Rio Vert Jam terá apenas disputas de vertical – no halp pipe.
Pedrinho venceu, no início do mês, o campeonato de Wellington, na Nova Zelândia. Na semana passada, foi campeão em Sydney, na praia de Manly, vizinha de Bondi.
Para levar o título em Bondi, Pedrinho deixou para trás skatistas consagrados, como Bucky Lasek e Rune Glifberg.
Resultados da final em Bondi:
1. Pedro Barros
2. Bucky Lasek
3. Rune Glifberg
4. Nathan Beck
5. Nolan Munroe
6. Joshua Rodriguez
7. Steve Pineiro
8. Jack Fardell

Hubbard sobra e fatura primeira etapa do Mundial de bodyboard em Pipeline

Havaiano vence pelo segundo ano seguido no pico mais famoso do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Havaí
“Estou no topo do mundo”. Foi assim que o havaiano Jeff Hubbard resumiu seu estado de espírito nesta sexta-feira, ao conquistar a primeira etapa do Circuito Mundial de bodyboard, em Pipeline. Com uma performance dominante na final, ele embolsou pelo segundo ano seguido a etapa no pico de surfe mais famoso do planeta.
Jeff Hubbard bodyboard pipeline (Foto: Divulgação)Jeff Hubbard festeja o título em Pipeline: vitória dominante na fase final (Foto: Divulgação)
- Fiquei pensando o dia todo. É possível ganhar duas vezes seguidas – afirmou Hubbard.
Na final, que durou 40 minutos, o havaiano superou os rivais com extrema facilidade. Quem chegou mais perto foi Mike Stewart, que já venceu 11 vezes em Pipeline. Desta vez, no entanto, ele ficou a dois pontos de Hubbard, que embolsou o título.
 

Justiça marca audiência de Bernardo, mas acordo pode sair antes

Advogado do jogador admite que tendência é um encontro com o Vasco antes de análise do processo por juíza no próximo dia 12

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Bernardo no desembarque do Vasco (Foto: Globoesporte.com)Caso Bernardo vive momentos decisivos
(Foto: Globoesporte.com)
O litígio de Bernardo com o Vasco pode estar entrando em sua semana final. A juíza da 17ª Vara do Trabalho marcou para o dia 12 de março a audiência na qual analisará o processo que o jogador move alegando falta de pagamento de salários, luvas e Fundo de Garantia. No entanto, o clube apresentou à Justiça na última sexta os documentos que comprovariam estar em dia com essas obrigações.
Mesmo assim, a situação pode ser resolvida antes mesmo de a juíza decidir por conceder ou não o pedido de tutela antecipada, o que liberaria Bernardo para assinar contrato com outro clube. Existe a expectativa de que nos próximos dias haja uma reunião entre as partes que poderia resultar num acordo.
- O entendimento não é uma possibilidade que descartamos. Vamos tentar nos encontrar com o Vasco e, quem sabe, chegar a um consenso - afirmou João Marcos Siqueira, advogado de Bernardo.
O departamento jurídico do Vasco acredita que pode levar a melhor na ação por ter apresentado os comprovantes de que a situação do jogador é regular. Dessa forma, o próximo passo seria decidir pela reintegração, ou não, de Bernardo. Isso também dependeria do aval da comissão técnica e possivelmente do elenco.
 

Longa reunião marca reinício do Vasco após derrota na final

Grupo se reúne com técnico e diretoria no gramado de São Januário ainda sob a sombra da derrota para o Fluminense

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Na véspera de estrear na Taça Rio, contra o Bonsucesso, o Vasco ainda vive o clima da decisão da Taça Guanabara. Na primeira reunião após a derrota por 3 a 1 para o Fluminense, no último domingo, o técnico Cristóvão Borges conversou com o elenco no gramado de São Januário por cerca de 20 minutos. Entre os jogadores, Juninho Pernambucano foi um dos que mais se manifestaram, gesticulando muito ao falar. O encontro também contou com a participação do diretor-executivo Daniel Freitas.
Conversa Vasco treino em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cristóvão tem conversa com os jogadores antes do treino desta terça em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Depois da conversa séria, a descontração: os jogadores realizaram um treino recreativo como parte da preparação para a partida contra o Bonsucesso. A má notícia ficou por conta do atacante Kim, que levou uma entrada durante a movimentação e deixou o treino mancando.
- Tivemos essa conversa hoje porque no dia seguinte ainda ficamos remoendo a derrota. Nosso time é acostumado a ganhar e, quando perde uma decisão, fica engasgado. Por isso, esse é o tempo que se dá para refletir. Hoje, portanto, é o melhor dia para falarmos. Todos estão com o pensamento melhor organizado e, assim, a reação é melhor - explicou Cristóvão Borges.
O Vasco entra em campo pela primeira rodada da Taça Rio nesta quarta-feira, às 19h30m, em São Januário. O time não terá Dedé, convocado para a Seleção Brasileira.

Símbolo do acesso em 2009, Carlos Alberto vira fardo para o Vasco

Jogador treina separado dos seus companheiros e aguarda proposta para deixar São Januário. Clube se recusa a reintegrá-lo ao elenco

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Carlos Alberto já foi rei em São Januário. Símbolo da equipe que garantiu o título da Série B, o meia criou forte identificação com a torcida pela garra e pelo esforço que fez para continuar no Vasco após o término do seu empréstimo em 2009, quando tinha vínculo com o Werder Bremen-ALE. Mas, contrariando o ditado, quem foi rei perdeu a majestade. Hoje, treina sozinho, sempre em horários diferentes dos de seus companheiros, e aguarda uma proposta para ser negociado. Com contrato até maio de 2013, não tem no horizonte a chance de voltar a vestir a camisa cruz-maltina e acompanha pela TV os jogos do time nesta temporada.

A situação de Carlos Alberto causa prejuízo ao Vasco em um momento em que o clube tenta equilibrar suas finanças e ainda conseguir reforços. Após a derrota para o Fluminense na final da Taça Guanabara, o técnico Cristóvão Borges afirmou que o clube precisa contratar, e Juninho Pernambucano lamentou a falta de opções no elenco. Sem jogar, Carlos Alberto tem um dos salários mais altos do Vasco - cerca de R$ 270 mil - e eleva a folha de pagamento. A diretoria estuda uma saída para romper o contrato, mas ainda não encontrou uma brecha judicial. Segundo um integrante do departamento jurídico, o caso é "analisado com lupa".

- O Carlos Alberto pertence ao Vasco, e temos monitorado os treinos dele e dado suporte para que se prepare. Não surgiram propostas, mas acreditamos ser possível negociá-lo. Temos pressa em achar uma solução e buscamos uma solução junto com o empresário dele. O jogador também quer que tudo se resolva logo. Vai ser o melhor para os dois lados. Tivemos a negociação com o Palmeiras que, infelizmente, acabou não acontecendo. Mas estamos tentando resolver essa questão - explicou o diretor executivo de futebol Daniel Freitas.
Cronologia_CarlosAlberto (Foto: Arte esporte)
Com um salário alto, um passado de algumas polêmicas e um histórico de lesões nos últimos anos, Carlos Alberto passou a ter um mercado limitado. O empresário Carlos Leite ainda não decidiu a estratégia a ser adotada. Pensa com calma sobre o futuro do meia, que tanto pode buscar um clube fora do país como negociar a rescisão de seu contrato. Até lá, tem o salário garantido por contrato com o Vasco.
- Não tem como prever nada agora. Neste momento, ele está apenas cumprindo com suas obrigações. A gente não sabe o que vai acontecer, e tudo é possível nesse caso. Não temos propostas ainda - disse Carlos Leite, acrescentando que o meia está ansioso para resolver logo a sua situação. - Tranquilo, ele não está. Ele queria estar jogando, como todo jogador. Mas está cumprindo o que o Vasco determina. Ele é funcionário do clube e vai seguir assim.
O Carlos Alberto tem uma situação de contrato com o Vasco. É um critério da diretoria e da comissão técnica que o aproveitamento dele dentro do grupo não seria bom"
Roberto Dinamite, presidente do Vasco
O Vasco não divulga o planejamento nem a programação de treinos de Carlos Alberto. Mas garante seguir com atenção os passos do meia para mantê-lo em forma e facilitar uma possível transação. Depois de alguns dias fazendo preparação física, Carlos Alberto passou a ficar mais na academia, enquanto se recupera de uma pubalgia (inflamação no púbis).
- Ele está bem fisicamente. Vinha fazendo os exercícios e está com um peso normal. Claro que não é a mesma coisa treinar separado, mas estamos trabalhando para que ele esteja bem para quando acertar com outro clube. Agora, está entregue ao departamento médico, mas deve voltar em uma semana - explicou o preparador físico Armando Macial, responsável por acompanhar os treinos do jogador, que, segundo ele, tem aparentado estar tranquilo com a situação e não perdeu o bom humor.
A questão envolvendo Carlos Alberto ainda incomoda o presidente Roberto Dinamite, que não gosta de falar sobre o assunto.
- O Carlos Alberto tem uma situação de contrato com o Vasco. É um critério da diretoria e da comissão técnica que o aproveitamento dele dentro do grupo não seria bom. Tive informação do empresário que o próprio jogador prefere ser negociado. Espero que ele negocie sua saída. Mais do que isso não posso falar, porque são questões do clube e não da imprensa. Então chega, não é? - disse Dinamite.
A tendência é que haja um empréstimo. Vitória e Criciúma já manifestaram interesse, mas desistiram por causa do alto valor do salário. O Palmeiras esteve perto do acerto, que não aconteceu por causa dos exames médicos - que apontaram uma pubalgia - e da discordância com o Vasco sobre a parte a ser paga do salário. O contrato seria de risco, com chance de ser dispensado em caso de indisciplina.
Brigas internas e más atuações no último ano
O declínio de Carlos Alberto começou na reta final do Brasileiro de 2010. Ao enfrentar lesões, ele incomodava alguns dirigentes, que acreditavam que elas estavam relacionadas a excessos na noite carioca. No elenco, o jogador mantinha seu prestígio e contava com a confiança da maioria dos companheiros. Mas havia desavenças. Durante brincadeira em um treino, Carlos Alberto deu um tapa no atacante Rodrigo Pimpão, que não aceitou pedidos de desculpas. Ele também não simpatizava muito com Dedé, após sofrer contusão no pé por causa de uma pancada durante um exercício.
Alguns jogadores se queixavam da sua falta de dedicação na marcação quando começou o Carioca de 2011. Depois de três derrotas seguidas, veio o mais grave dos problemas. Carlos Alberto não gostou das cobranças do presidente Roberto Dinamite no vestiário, após a partida contra o Boavista, e respondeu rispidamente. A briga tomou grandes proporções, e foi preciso que outras pessoas se intrometessem. No dia seguinte, o meia foi afastado junto com Felipe, que havia deixado a partida antes do fim. O Maestro foi perdoado, mas o camisa 19, não. Foi emprestado ao Grêmio. Fez só 11 jogos. Depois, parou no Bahia. Outras 19 partidas e nenhum gol. Não caiu nas graças da torcida e não teve seu vínculo renovado.
Em baixa, Carlos Alberto evita dar entrevistas. O jogador recentemente se manifestou apenas pelo Twitter. Poucas palavras. E não exatamente suas.
- O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira - dizia o texto que cita o arquiteto inglês Thomas Atkinson, que viveu no século 19.

Pior da Taça GB, Bangu aposta em veteranos para escapar da degola

Chegada de reforços como Almir, ex-Botafogo, e Santiago, ex-Vasco, faz grupo acreditar em reverter campanha e seguir na Primeira Divisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
almir santiago bangu moça bonita (Foto: Gabriel Fricke / GLOBOESPORTE.COM)Santiago e Almir são apostas do Bangu
(Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Risadas, conversas descontraídas, brincadeiras e união. Apesar da campanha desastrosa na Taça Guanabara, é possível notar um sentimento de otimismo no calorento estádio de Moça Bonita, casa de um dos times mais tradicionais do Rio, o Bangu.
Derrotado em todos os sete jogos, o clube alvirrubro aposta agora em jogadores experientes para evitar a queda para a Segunda Divisão estadual. No pacote, estão atletas rodados como o atacante Almir, um dos destaques na campanha do Botafogo na Série B, em 2003, e o zagueiro Santiago, que passou pelo Vasco na conquista da Taça Rio, em 2004, e estava no Boavista.

O defensor conta que uma das razões para fechar foi a promessa da montagem de um elenco forte e a confiança em tirar o time da degola.
- Creio que dá para a gente reverter essa situação. Juntando quem estava aqui com quem chegou, o time ficou forte. É um recomeço. Meu objetivo pessoal é tirar o Bangu dessa situação - afirmou o jogador de 32 anos.
Meu objetivo pessoal é tirar o Bangu dessa situação"
Santiago, zagueiro
Fora do Brasil há cinco anos, com uma passagem de três meses pelo Atletico-MG em 2008, o atacante Almir ganhou experiência na Coreia do Sul, onde jogou no Ulsan Hyundai, Pohang Steelers e Incheon United. Agora, ele quer usar isso a favor do Bangu. Para o jogador de 29 anos, os mais experientes precisam assumir a liderança.
- O Carioca é muito disputado. Não tivemos um bom começo, mas vamos virar. Não existe salvador, precisamos nos juntar para tirar o Bangu dessa situação. Estou disposto a assumir esse papel de liderança junto com o Santiago e os mais velhos - relatou.
A missão é difícil, mas não impossível. Madureira, Olaria e Americano são as equipes mais próximas, todas com quatro pontos. As que menos pontuarem na soma dos dois turno serão rebaixadas. A campanha do Bangu é a pior da Taça Guanabara desde 1999, quando o Itaperuna também não pontuou, mas em nove jogos. Apesar disso, os jogadores estão confiantes. O meia Mayaro, de 22 anos, é prova disso.
- Veio uma rapaziada boa demais. O ambiente sempre foi bom, mas agora está muito melhor. Vamos lutar pelo nosso objetivo. Acredito que vai dar tudo certo - apostou.
carlos cesar bangu moça bonita (Foto: Gabriel Fricke / GLOBOESPORTE.COM)No calor do Moça Bonita, Carlos César organiza o time para Taça Rio (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Para o treinador Carlos César, que substituiu o ex-volante do Fluminense, Marcão, no comando, houve falhas individuais, gols bobos de bola parada e faltas desnecessárias. Além disso, segundo ele, a preparação do Bangu não foi suficiente. Ele conta que chegou pouco antes do jogo contra o Vasco e só treinou o time duas vezes.
- Nem conhecia meus jogadores. Tive seis atletas no departamento médico. Isso não fica claro para o torcedor, mas acontece. As pessoas querem resultado, né? - comentou.
Com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, do Fluminense e pelo profissional do Flamengo, o comandante encara o Bangu como um desafio. Para ele, é preciso resgatar a tradição de uma equipe bicampeã carioca (1933 e 1966) e vice-campeã brasileira, em 1985.
- O Bangu me deu uma chance, e vou fazer o meu melhor. Embora não seja um time de grande investimento, é tradicional e já esteve entre as forças máximas do Rio. É um time que tem que ser respeitado - disse o treinador.
Tiano: um exemplo de dedicação ao Bangu
tiano bangu moça bonita (Foto: Gabriel Fricke / GLOBOESPORTE.COM)Tiano é o "Canhão de Bangu"
(Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Conhecido pelos colegas como "Canhão de Bangu" pelos chutes certeiros, o meia Tiano, de 34 anos, impressiona não só pela habilidade com a bola, mas pelo carinho junto ao restante dos jogadores. Em seu quarto Carioca pelo Bangu, ele é uma espécie de porta-voz do grupo.
- Tenho minha função em campo. Mas fora dele, ajudo na organização, sou uma ponte com a diretoria. Converso muito com os meninos. Eles têm angústia em querer brilhar no futebol. Digo que aos 20 anos não se ganha dinheiro, só se você for craque. Falo que a hora deles vai chegar, e isso é essencial para quem está começando.
Formado em Educação Física e pós-graduado em gestão, Tiano revelou que a proximidade com a aposentadoria é angustiante. Apesar disso, está focado no objetivo do Bangu. O jogador chega a se emocionar ao falar do alvirrubro.
- Meu sonho é não deixar o Bangu cair. O tempo vai passando e chega perto da hora de parar. Quando a gente é novo, não tem a noção do quanto é bom jogar bola. Meu avô me emocionou quando disse que se orgulhava de me ver jogando. Por isso, vou fazer de tudo. Vontade nunca faltou - concluiu.

Tite evita fazer avaliação sobre Zizao e se enrola com nome: 'Quem?'

Treinador quer esperar chinês ir a campo para falar sobre suas qualidades. Primeiro contato foi rápido no vestiário. Enquete definirá nome do atacante

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
tite corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini/Globoesporte.com)Tite admitiu saber pouco sobre o chinês Zizao
(Foto: Gustavo Serbonchini/Globoesporte.com)
Zizao dificilmente será utilizado em jogos oficiais do Corinthians, mas a chegada dele ao clube causou muito barulho. Nesta terça-feira, véspera da partida contra o Grêmio Catanduvense, pelo Campeonato Paulista, o técnico Tite teve de responder uma série de perguntas sobre o reforço oriental do Timão. Encabulado em alguns momentos, o treinador admitiu que conhece pouco sobre o jogador e até se confundiu com o nome dele.
No início da coletiva, várias perguntas foram feitas pelos jornalistas com o chinês sendo chamado de Chen, primeiro nome dele. Entretanto, algum tempo depois, um dos repórteres citou o chinês como Zizao, como o Corinthians divulgou pela manhã. Motivo para confundir o treinador.
– Quem? – respondeu o comandante, sem entender.
O Corinthians, aliás, lançou uma campanha em seu site oficial para escolher qual nome o jogador terá gravado na parte de trás da camisa. As opções são: Chen, Zizao, Zizão e Cheng. Por enquanto, a primeira delas vence com mais de 40% dos votos.
Tite teve pouco contato com sua mais nova opção no elenco. O jogador passou boa parte do dia fazendo uma bateria de exames físicos no CT Joaquim Grava e sequer apareceu no gramado. Não há previsão para que ele possa iniciar as atividades com bola.
– Eu só falei “nice to meet you” ("Prazer em conhecer", em inglês). Ele respondeu “nice to meet you too” com um sorriso. Dizem que a linguagem da bola é universal. O gesto vai valer mais do que qualquer outra coisa. Daqui a pouco vou ter de arrumar um tradutor (risos) – brincou o técnico.
Para ser contratado pelo Corinthians, Zizao foi observado pelo departamento de futebol e pela comissão técnica. Tite, porém, reconhece que não sabe muita coisa sobre o jogador e prefere aguardar os primeiros treinos antes de fazer qualquer análise sobre o potencial dele.
– A resposta não vai vir em vídeos, mas, sim, dentro de campo. Vamos deixá-lo passar por um recondicionamento porque ele estava há algum tempo sem trabalhar dentro de campo. Aí vou poder responder com precisão.
Chen Zhizhao novo reforço do Corinthians (Foto: Divulgação)Chen Zhizhao, ou apenas "Zizao", esteve nesta terça, no CT do Corinthians (Foto: Divulgação)
Tite acredita que o estilo de jogo do futebol brasileiro possa ser uma dificuldade a ser encarada pelo chinês. Segundo o treinador, ele terá de se adaptar a uma maneira mais cadenciada de atuar.
– Chinês e japonês o que mais têm é velocidade. Aqui o jogo é bastante pensado. Às vezes, o garoto da base vai para o profissional e sente um pouco porque o jogo é mais pensado, precisa segurar a bola. Talvez, esse jogo assim possa ser um obstáculo.

Graças a gol contra, Brasil vence a Bósnia no primeiro desafio de 2012

Após bom começo, Seleção cai na mesmice e tem atuação apática. Depois de algumas alterações, time melhora e vence por conta de erro do rival

Por Márcio Iannacca Direto de St. Gallen, Suíça
Sem brilho, mas com os “três pontos” na bagagem! Assim pode ser qualificada a atuação da Seleção Brasileira no primeiro desafio do ano. Nesta terça-feira, o time canarinho venceu a Bósnia por 2 a 1, na AFG Arena, em St. Gallen. Com atuação apagada de Ronaldinho Gaúcho e falhas da defesa, a equipe de Mano Menezes se mostrou frágil no compromisso que marcou a estreia dos novos uniformes, mas conseguiu o triunfo com gols de Marcelo e Papac (contra). Ibisevic fez para os rivais do time canarinho.

Mas não foi apenas a atuação de Ronaldinho que chamou a atenção negativamente. Julio César voltou a falhar, David Luiz mostrou pouca segurança ao lado de um seguro Thiago Silva. Os destaques ficaram por conta das mexidas de Mano Menezes, que deram mais movimentação ao meio-campo. Hulk repetiu as jogadas que costuma fazer no Porto e assim saiu o segundo tento da Seleção. Ganso e Lucas também entraram bem no confronto.

Pouco para um time que sonha com a inédita medalha nas Olimpíadas de Londres e no hexacampeonato na Copa de 2014, que será disputada no Brasil. O duelo desta terça-feira mostrou que Mano terá que trabalhar muito para conseguir os objetivos traçados pela CBF daqui a dois anos e meio.
Homenagem ao pai de Dunga
Antes do começo da partida, uma homenagem ao pai de Dunga, que morreu na semana passada em decorrência do Mal de Alzheimer que o acometia há dez anos. O ex-jogador foi técnico da Seleção Brasileira na Copa de 2010.
Comemoração Seleção Brasileira (Foto: Resource)Daniel Alves, Neymar e Ronaldinho comemoram gol de Marcelo, com a camisa 6 (Foto: Resource)
Falsa impressão
Os primeiros minutos de jogo em St. Gallen, na Suíça, deram a ilusão que o torcedor brasileiro finalmente conseguiria ver o time dos sonhos. O Brasil iniciou a partida mantendo a posse de bola, mostrando deslocamentos entre os jogadores de frente e boas tramas no ataque. Tanto que logo aos três minutos, após jogada que começou com Neymar, Daniel Alves cortou para o meio, foi até a meia-lua e tocou para Marcelo. O lateral-esquerdo apareceu de surpresa na corrida e chutou cruzado de primeira para abrir o marcador. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Mas a apresentação de gala que parecia que estava por vir não apareceu nos 45 minutos iniciais. E a Bósnia logo empatou o jogo em uma saída errada da defesa para o ataque. Sandro errou passe na intermediária. Pjani, então, lançou para Ibisevic. O atacante dominou na entrada da área e chutou sem muita força. A bola desviou de leve em David Luiz e atrapalhou Julio César, que mesmo assim poderia ter evitado o gol de empate dos rivais: 1 a 1. Momentos antes, a torcida suíça tinha arremessado um isqueiro em Neymar, aos oito minutos (veja no vídeo).
O gol desarticulou a Seleção Brasileira. O time que dominou nos primeiros minutos já não conseguia mais ter a bola nos pés por muito tempo. A equipe até chegava ao gol adversário, mas a Bósnia assustava Julio César nos contra-ataques. Ronaldinho Gaúcho até tinha lampejos de bom futebol com alguns passes, mas parecia desinteressado da partida, se escondendo do jogo. Em um dos bons toques, R10 colocou Damião em ótima condição, mas o atacante chutou no goleiro.

Notando a postura errada da equipe, Mano aproveitou paralisação na partida para conversar com Daniel Alves e Neymar. A partir daí, o atacante do Santos passou a cair pela esquerda, Leandro Damião pelo meio, e R10... Ronaldinho continuou pelo lado esquerdo, tentando dialogar com Marcelo e Neymar, que foi um dos melhores do time canarinho no primeiro tempo. Em seguida, a Bósnia teve ótima chance de virar com Misimovic, que chutou por cima do gol, aos 34.

No fim do primeiro tempo, David Luiz levou uma dura de Thiago Silva, que abriu os braços ao perceber um momento de incerteza do companheiro de zaga. E o primeiro tempo ficou por aí. Tudo igual no marcador.
ronaldinho gaúcho brasil x bósnia (Foto: AFP)Ronaldinho Gaúcho teve atuação apagada contra a Bósnia, nesta terça-feira, na Suíça (Foto: AFP)
Gol contra salvador
O Brasil seguiu sem inspiração, errando passes e sem um armador. A missão dada a Ronaldinho não foi cumprida. Passes para os lados, alguns até displicentes. E quem passou a tentar organizar as jogadas de ataque foi Neymar. O jogador buscou o meio, caiu pelas pontas, tabelou, mas em vão. R10 e Damião não conseguiram entender o ritmo do jogador do Santos. Para piorar, Hernanes pareceu não se adaptar ao posicionamento pelo lado direito.

A primeira chance do Brasil na etapa final foi com Neymar. Aos cinco, o jogador saiu da esquerda para o meio e chutou para defesa do goleiro Begovic. A “ausência” de R10 da partida incomodou Mano, que o tirou do jogo aos 16 minutos do segundo tempo. Paulo Henrique Ganso entrou em seu lugar para tentar dar mais dinamismo ao ataque e dialogar melhor com Neymar.

O treinador brasileiro também sacou Hernanes, que não estava bem na partida, e colocou Hulk. Desta vez, o atacante do Porto entrou para ser o homem a cair pelo lado direito, assim como atua nos Dragões. As mexidas melhoraram a Seleção Brasileira, principalmente ao ter um homem de articulação no meio.

E foi justamente em uma jogada iniciada por Ganso que o Brasil quase marcou o segundo. Aos 28, o meia tocou para Elias, que avançou e fez ótimo lançamento para Neymar. O atacante entrou na área, cortou um defensor e bateu colocado para defesa do goleiro Begovic.

A partir daí, o confronto esfriou. A Seleção até tentou chegar ao ataque, mas trocava muitos passes e não assustava a Bósnia. Aos 39, David Luiz foi facilmente vencido por Dzeko, que não soube aproveitar o contra-ataque. O gosto amargo de uma estreia apática parecia não mudar mais, mas um gol contra de Papac, após cruzamento de Hulk, salvou o Brasil aos 45..
Assim, com uma vitória sem inspiração e graças a um erro do adversário, a Seleção Brasileira estreou na temporada 2012. Ainda é preciso melhorar muito.
BRASIL 2x1 BÓSNIA
Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro (Elias), Fernandinho e Hernanes (Hulk); Ronaldinho Gaúcho (Paulo Henrique Ganso), Neymar (Jonas) e Leandro Damião (Lucas). Asmir Begovic; Sasa Papac, Emir Spahic, Boris Pandza e Elvir Rahimic; Sanel Jahic, Miralem Pjanic (Maletic), Zvjezdan Misimovic (Ibricic) e Haris Medunjanin (Zahirovic); Edin Dzeko e Vedad Ibisevic (Salihovic).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Safet Susic
Gols: Marcelo, aos 3, Ibsevic, e aos 12 minutos do primeiro tempo. Papac, contra, aos 45 minutos do segundo tempo.
Público: 17.500 pagantes.
Local: AFG Arena, em St. Gallen, na Suíça. Data: 28/02/2012. Árbitro: Sascha Kever (Suíça).
Auxiliares: Raffael Zeder (Suíça) e Devis Dettamanti (Suíça).

Torcidas organizadas de times do Rio são suspensas de jogos, diz MP-RJ

Motivos são brigas em dias de clássicos do Campeonato Brasileiro de 2011.
Punições são para duas torcidas do Fla, duas do Vasco e uma do Flu

Por Do G1 Rio de Janeiro
Cinco torcidas organizadas de clubes de futebol do Rio de Janeiro sofreram punições por descumprirem normas para a segurança nos estádios em dias de partida. Todas as suspensões são por irregularidades ocorridas nos clássicos regionais decisivos das duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2011. As punições são para duas torcidas do Flamengo, duas do Vasco  e uma do Fluminense: Urubuzada, Torcida Jovem do Flamengo, Young Flu, União Vascaína e Força Jovem do Vasco. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pelo MP-RJ.
Segundo o Ministério Público, as torcidas descumpriram itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o MP-RJ. A quantidade de jogos de punição, definida em reunião entre representantes do MP-RJ, Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e Polícia Militar, varia de acordo com a irregularidade cometida.
A torcida Urubuzada, do Flamengo, foi suspensa por dois jogos do Campeonato Estadual por emboscada à torcida do Vasco, na partida do dia 3 de dezembro de 2011. Na ocasião, integrantes da organizada rubro-negra desobedeceram à escolta e desceram do ônibus, não tendo ocorrido o confronto entre torcidas devido à intervenção do 3º BPM (Méier).
Já uma torcida do Fluminense (Young Flu) e duas do Vasco (União Vascaína e Força Jovem) também foram punidas com a suspensão por uma partida em virtude de lançamento de artefatos explosivos no jogo entre Vasco e Fluminense, válido pela 37ª rodada do Brasileirão 2011.
Outra torcida do Flamengo, a Jovem, foi suspensa por seis partidas por ter lançado artefato explosivo também no jogo do dia 3 de dezembro. Apesar de um responsável pelo lançamento ter sido preso, a torcida não teria colaborado com a identificação dos demais infratores, segundo o MP-RJ.
A Torcida Jovem também foi suspensa por ter armado uma emboscada à torcida do Botafogo, cujos torcedores se dirigiam a Volta Redonda para assistir ao clássico contra o Fluminense pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Restam ainda quatro jogos de suspensão, a serem cumpridos nas primeiras quatro rodadas da Taça Rio.

MPF: Diguinho e Emerson tinham 'ciência do esquema criminoso'

Ministério Público Federal investiga jogadores de Flu e Corinthians por contrabando e lavagem de dinheiro na importação ilegal de um carro de luxo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Montagem Emerson Sheik e Diguinho (Foto: Montagem sobre foto do Globoesporte.com) Emerson e Diguinho podem ser presos caso seja
confirmada participação em condutas ilegais
(Foto: Montagem sobre foto do Globoesporte.com)
Dentro de campo, um é campeão da Taça Guanabara e o outro é líder do Campeonato Paulista. Fora dele, Diguinho e Emerson estão em maus lençóis. Denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por contrabando e lavagem de dinheiro na aquisição de um carro usado da marca BMW X-6, importado ilicitamente dos Estados Unidos, os jogadores de Fluminense e Corinthians são acusados de agir de má-fé. Ou seja, "tinham ciência do esquema criminoso", de acordo com a denúncia (clique aqui e leia o documento na íntegra). Agora, o pedido do MPF vai ser apreciado por um juiz que irá recebê-lo ou não. A decisão pode acontecer ainda nesta terça ou até o fim da semana. Em caso afirmativo, a dupla será citada e terá de responder a processo judicial.
Ciente do indiciamento, o advogado de Emerson, Ricardo Cerqueira, preferiu agir com cautela. Segundo ele, enquanto o juiz não receber a denúncia, nada pode ser feito a não ser esperar.
- A denúncia é a formalização da acusação. Agora o juiz vai apreciar a denúncia e recebê-la ou não. O momento agora é de recebimento ou não. Se ele receber a denúncia, Emerson vai ser citado e vamos apresentar uma defesa preliminar e aí o processo continua. Se for o caso, vai haver audiência, mas isso é mais para frente. O momento agora é de aguardar - disse Ricardo.
Por sua vez, o advogado de Diguinho lembrou que a denúncia é datada da última sexta-feira, dia 24, e insinuou uma tentativa de desestabilizar o volante antes da decisão da Taça Guanabara, no último domingo:
- Abri o site da Justiça Federal, e a denúncia não está lá. Não foi protocolada. Aliás, não tem procurador nenhum assinando a mesma. Para mim, isso foi uma manobra para prejudicar o jogador momentos antes de uma decisão importante. É só olhar o documento. Ele é datado do dia 24, sexta-feira. Vamos esperar para ver. Mesmo que a denúncia venha a se concretizar, ainda caberá ao juiz aceitá-la ou não - afirmou o advogado Itamar Gomes de Jesus.
Segundo o texto da denúncia, o objetivo é “apurar a participação de determinados indivíduos em organização criminosa ligada à máfia dos caça-níqueis no Rio de Janeiro”. A investigação começou no ano passado, com a Operação Black Ops, iniciada com a tentativa de homicídio contra o contraventor Rogério de Andrade pelo israelense Yoram El Al, que atuaria no Rio em parceria com Haylton Carlos Gomes Escafura. No desmembramento, descobriu-se que a concessionária Euro Imported Cars Veículos era peça-chave no esquema de lavagem de capitais e na ocultação dos crimes praticados pela quadrilha. É aí que entram Emerson, Diguinho e as BMW X6.
- Estes indivíduos foram os intermediários para a introdução clandestina no Brasil do veículo importado pela Euro Imported Cars e adquirido pelo jogador de futebol Emerson “Sheik”, cujo nome completo é Márcio Passos de Albuquerque (...) As negociações, de acordo com os áudios interceptados, eram flagrantemente criminosas, com falsidades escancaradas - diz trecho da denúncia.
denúncia emerson diguinho (Foto: Reprodução)Trecho da denúncia do Ministério Público Federal contra Emerson e Diguinho (Foto: Reprodução)
No Brasil, a BMW zero é avaliada em cerca de R$ 300 mil, mas em outubro de 2010 Emerson comprou o carro por R$ 200 mil. Quase dois meses depois, ele devolveu para a mesma agência (Rio Bello) e recebeu R$ 160 mil. Nesse mesmo dia, Diguinho comprou o veículo por R$ 200 mil. Porém, em janeiro de 2011, o volante do Fluminense retornou ao local com o carro. Horas depois, ele compraria o importado mais uma vez. As notas fiscais da movimentação foram entregues à Justiça pelo Ministério Público Federal.
- O acusado Rodrigo (Diguinho) tinha ciência da origem ilícita do bem. Ele recebeu veículo com nota fiscal em valor muito menor do que aquele que pagou. O próprio acusado juntou ao procedimento administrativo da Receita Federal cheques que ele mesmo reconheceu como sendo aqueles utilizados para o pagamento (em quantia muito maior do que o valor pago). Por terem ciência do esquema criminoso, os acusados Márcio Passos de Albuquerque e Rodrigo Oliveira de Bittencourt devem responder pelo delito de contrabando - diz outro trecho do texto, que ainda ressalta que a importação de carros usados é proibida no Brasil.
Notas fiscais fraudadas e adulteradas
Além do contrabando, Diguinho e Emerson são denunciados por lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia, Emerson emplacou o veículo em nome de terceiros para “ocultar a ilicitude da importação”. Além disso, os dois devolveram o carro por duas vezes à Euro Imported Cars para afastar a propriedade de origem ilícita da importação feita por Emerson. Tal conduta evidenciaria a lavagem de dinheiro:
- Os acusados criaram uma cadeia de compra e venda do mesmo veículo artificialmente, de maneira a distanciar o real comprador e destinatário do veículo da importação ilegal. As notas fiscais foram fraudadas, adulteradas, com datas fictícias e dissonantes das datas da efetiva compra, tudo para encobrir as fraudes.
Se condenados, Diguinho e Emerson podem pegar de quatro a 12 anos de prisão. Em depoimento para a polícia, os dois acabaram caindo em contradição. Enquanto Emerson disse ter conversado apenas por mensagem de celular com o amigo sobre a compra, Diguinho confirmou que eles se encontraram para falar do assunto depois que as investigações foram divulgadas.

Em fase caseira, Daniel Carvalho garante estar no peso ideal

Após golaço, meia prefere descansar em casa e pretende estrear churrasqueira. Na TV, nada de futebol: apenas NBA e futebol americano

Por Diego Ribeiro São Paulo
A churrasqueira novinha, com vista para toda a Zona Oeste de São Paulo, ainda não recebeu carvão. A piscina, também com vista panorâmica, é pouco utilizada. Enquanto curte a folga depois de mais uma boa atuação pelo Palmeiras, Daniel Carvalho gosta mesmo é de dormir e gastar tempo em frente à televisão. Balada? Nada disso. Prestes a completar 29 anos (nesta quinta-feira), o meia do Palmeiras se mostra consciente depois de uma sequência de cinco jogos como titular, com dois gols. Quer apenas brilhar pelo clube que apostou nele e controlar seu peso, que agora está dentro do pretendido.
– Já estou no meu ideal, o pessoal no Palmeiras não se preocupa mais com isso. Agora só tenho é que pegar o ritmo. Ainda estou 60%, 70%... Vou produzir muito mais – avisou o meia.
Quando chegou ao clube, Daniel estava entre seis e sete quilos acima do peso, mas o percentual de gordura corporal já estava próximo do desejado pela comissão técnica. Com a sequência, o assunto ficou para trás:
– Enquanto eu estiver bem, ninguém vai ligar para o peso. Mas se a fase não for boa, pode ter certeza de que vai ser o primeiro assunto a surgir. Não ligo, o importante é me sentir tranquilo e de consciência limpa.
Na última segunda-deira, um dia depois de marcar um golaço de falta no empate por 3 a 3 sobre o São Paulo, em Presidente Prudente, Daniel mostrou em sua casa a mesma tranquilidade que tem exibido com a camisa 83 do Palmeiras. Ainda se adaptando à rotina efervescente de São Paulo, o meia tem saído pouco e pretende manter esse estilo. As poucas saídas são para visitar amigos de Palmeiras – Maikon Leite é o principal deles – e ir ao shopping a poucos metros de casa. Mas ele não precisa sequer sair da cama para exercitar seu hobby: dormir.
– Não sei quantas horas durmo por noite, é muita coisa. A concentração passa voando, porque só durmo. Melhor assim, tranquilo, do que procurar polêmica – explicou.
A concentração passa voando, porque só durmo. Melhor assim, tranquilo, do que procurar polêmica"
Daniel Carvlaho
Acordado, Daniel Carvalho é fã de internet e televisão, e costuma passar o tempo assistindo a seriados norte-americanos, shows musicais e esporte, muito esporte... Futebol, porém, passa longe do controle remoto. O novo maestro do Palmeiras é bem antenado, conversa sobre qualquer esporte. Até mesmo futebol americano.
– Vejo muito pouco futebol, procuro me desligar. Só vejo quando preciso secar algum time ou é nosso próximo adversário que está jogando. No mais, prefiro ouvir música, assistir aos jogos de basquete da NBA e também futebol americano. É um jogo muito inteligente, gosto de estudar as estratégias – disse o meia.
Um dos melhores amigos de Daniel Carvalho no esporte é o armador Leandrinho, que joga no Toronto Raptors da NBA. Mas o jogador de basquete, que começou a carreira atuando nas quadras do Verdão, é corintiano, e nem joga no time que o meia torce.
– É corintiano e não joga Los Angeles Lakers, mas é um grande amigo. Tenho certeza de que se eu der uma camisa do Palmeiras a ele, vai aceitar numa boa.
Sonho de infância sem a bola
daniel carvalho palmeiras especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Daniel diz que vai seguir falando o que pensa
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Os pequenos detalhes do cotidiano revelam a maturidade que Daniel Carvalho adquiriu ao longo da carreira e tem mostrado desde que chegou ao Palmeiras, em janeiro. De lá para cá, falou abertamente sobre sua condição física, do uso de supostos anabolizantes no CSKA, da Rússia, e também sobre a possibilidade de jogar ao lado de Valdivia – mesmo com o técnico Luiz Felipe Scolari não sendo um entusiasta da ideia.
– Não nego que já fui prejudicado por algumas coisas que falei, mas a sinceridade é fundamental. Por que não vou dizer o que penso? Não tenho o que esconder – avisou Daniel.
O meia tem se virado bem longe da família, que ainda está em Porto Alegre. O filho João Paulo, de 4 anos, não está morando com ele, mas é presença permanente em um quadro enorme na sala de casa. A imagem mostra o garoto chutando uma bola, e de pé esquerdo, o mesmo que consagrou o pai.
Na visão de Daniel, o filho já mostra intimidade com a bola. Mas ele pensa mesmo é no que vai fazer depois que pendurar as chuteiras. O sonho de infância não está sendo realizado agora, com a bola nos pés. Será concretizado só mais tarde, com a abertura de uma clínica de fisioterapia.
– Desde moleque pensava nisso. Quero voltar a estudar, e aí vou abrir essa clínica. Mas só para administrar, os outros é que vão colocar a mão na massa. E quanto ao meu filho, vamos ver se ele me sustenta no futuro (risos) – brincou o meia.
Mas antes disso, Daniel Carvalho quer logo acender a churrasqueira novinha. Vai ficar para uma data especial:
– Ainda não tive tempo de estrear essa churrasqueira. Vou deixar para fazer isso depois de uma boa vitória, ou até de um título. Só assim marco meu nome na história do clube.
Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras
daniel carvalho palmeiras especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Daniel Carvalho conversou com a reportagem em sua casa (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Mundial de Skate Vertical do Rio terá duas mulheres entre 38 profissionais

As skatistas Renata Paschini e Karen Jonz se apresentam sobre as quatros rodinhas na pista montada no posto 3 da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A décima edição do Rio Vert Jam promete agitar o público com grandes nomes do skate vertical na pista montada no posto 3 da praia da Barra da Tijuca-RJ, de sexta a domingo. Neste ano, 38 feras do esporte como Bob Burnquist, Sandro Dias, o Mineirinho, e Marcelo Bastos, lutarão pelo título da competição. Mas, além de abrir o calendário do circuito mundial com a etapa masculina, o evento também vai contar com a demonstração das skatistas Renata Paschini e Karen Jonz.

Renata, que ocupa a primeira posição no ranking feminino (modalidade Banks) da Confederação Brasileira de Skate e a 12ª no ranking da World Cup Skate Board (categoria street feminino) conquistou em 2011 o segundo lugar no Campeonato Mundial de Skate, na modalidade vertical, disputado na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Mas, se hoje a trajetória é motivo de orgulho, no começo não foi nada fácil invadir o espaço dos meninos.
x games 16 karen jonz skate (Foto: agência Getty Images)Karen Jonz fará demonstração no Mundial de Skate Vertical, no Rio de Janeiro (Foto: agência Getty Images)
- Tirando os amigos, a maioria achava que as meninas não sabiam andar. Eu era assídua. De vez em quando, aparecia outra garota para participar também. Os meninos diziam que íamos atrapalhar, que era mais uma para encher a pista. Aos poucos, fui conquistando o meu espaço e passei a fazer parte da galera - contou Renata.

Karen, por sua vez, é uma das referências do skate vertical feminino. Bicampeã mundial (2006 e 2008), ela contou que começou no esporte com a mesma idade de Renatinha, aos 14 anos, e competiu logo dois meses depois.

- Comecei a andar no street em 2000. Os meninos sempre me incentivaram. Eles me deram os primeiros equipamentos e me levavam aos lugares. Sempre competi com eles sem problemas - disse Karen.
O Mundial de Skate Vertical do Rio será transmitido ao vivo pelo SporTV, sexta e sábado, e pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
Confira a programação do evento:
Quinta-feira
15h–18h treino livre
Sexta-feira:
11h - treino livre
14h - eliminatórias
16h - treino pré-qualificados
Sábado:
11h - treino livre
14h - semifinais
15h30 - treino livre
Domingo:
8h30 - treino livre
9h30 - final