sábado, 15 de junho de 2013

Rodrigo Damm afirma: 'Tem talento no ES, basta todos treinarem juntos'

Capixaba revela os motivos de ter feito seu camp de treinos na X-GYM, no Rio de Janeiro, mas apregoa uma união maior dos atletas do Espírito Santo

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
2 comentários
MMA Rodrigo Damm (Foto: Adriano Albuquerque)Rodrigo Damm (Foto: Adriano Albuquerque)
Uma vitória 'suada' e conquistada à duras penas, mas que valeu a tranquilidade do capixaba Rodrigo Damm no UFC. O triunfo diante do japonês Mizuto Hirota, no TUF Brasil 2 Finale, que aconteceu no último final de semana, em Fortaleza (CE) deu uma sobrevida ao peso-pena brasileiro, que agora, retorna ao Espírito Santo para descansar com a família e amigos.
Ter feito praticamente todo o seu camp de treinamentos na academia X-GYM, no Rio de Janeiro pode ter sido o fator primordial que contribuiu para que Rodrigo Damm conseguisse vencer o adversário estrangeiro no nordeste. Mesmo assim, o capixaba acredita que muitos talentos estão 'escondidos' em sua terra natal, o Espírito Santo, estado que possui quatro representantes no plantel de lutadores do UFC (Rodrigo Damm, Erick Silva, Marcelo Guimarães e Ronaldo Jacaré - radicado em Manaus-AM).
- Por enquanto aí tem eu, o Erick e o Marcelo Guimarães, que estamos no UFC e futuramente a gente vai estar vendo mais talentos, porque no estado está cheio e os talentos estão precisando de algumas oportunidades, mas acredito que com o exemplo que eu, o Erick e Marcelo estamos dando, de conseguir chegar no UFC, vai chegar mais gente também.
MMA Rodrigo Damm e Mizuto Horita (Foto: Agência Getty Images)Rodrigo Damm comemora a vitória sobre Mizuto Hirota (Foto: Agência Getty Images)
O material humano capixaba está sendo bem trabalhado nas artes marciais mistas, mas existem muitos 'diamantes brutos', que ainda precisam ser lapidados, para render bem em grandes eventos. Rodrigo Damm ressalta uma característica entre os lutadores do Espírito Santo que considera como um dos fatores para que mais capixabas ainda não estejam na rota dos grandes eventos de MMA do mundo: o distanciamento entre as academias, algo que não promove o intercâmbio entre atletas do mesmo peso.
- Eu tenho ido para o Rio de Janeiro não por falta de professor, porque a gente tem aqui no Espírito Santo muita qualidade profissional, muito talento e material humano também, só que é todo mundo separado. É um num canto, um no outro e não conseguem treinar juntos, na mesma equipe, no mesmo dia, todos os dias, porque alguém trabalha, outro estuda. Talento tem, só não conseguem treinar juntos esses lutadores e é por isso eu tenho ido para o Rio de Janeiro. Na X-GYM, onde eu treino, tem 20, 25 atletas do meu peso todos os dias treinando juntos, no mesmo dia, com super qualidade, porque aqui no estado infelizmente ainda não tem tanta gente. Espero que futuramente a gente consiga fazer isso.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Pedro Kazan confirma: Luís 'Sapo' x Carlos 'Índio' no Smash Fight 2

Promotor da franquia brasileira de MMA ressalta que confronto é garantia de espetáculo. Carlos 'Índio' já venceu e empatou com Luís 'Sapo'

Por Richard Pinheiro Curitiba, PR
2 comentários
Luís Sapo vai lutar pela segunda vez no Smash Fight (Foto: Carlos Yuri)Luís Sapo vai lutar pela segunda vez no Smash
Fight (Foto: Carlos Yuri)
Depois de mais uma vitória arrasadora no MMA, ao nocautear o norte-americano Dave 'Insane' Courchaine, no XFC 24, nesta sexta nos Estados Unidos, o lutador brasileiro Luís 'Sapo' Santos teve o adversário definido para o seu próximo combate. O promotor do evento paranaense Smash Fight, Pedro Kazan, já havia revelado que Sapo estava contratado para lutar na segunda edição da franquia de lutas, que está marcada para o dia 13 de julho, em Curitiba (PR).
Mas desta vez, o manager da promoção de MMA brasileira foi além e confirmou que o adversário do paraense será um velho conhecido do atleta, o potiguar Carlos 'Índio' Pereira, de 34 anos e um cartel de 33 vitórias, 10 derrotas e um empate no MMA. Uma peculiaridade na história de Índio é ter vencido e empatado com Sapo nas duas lutas que os dois já fizeram. Pedro Kazan ressalta que foi grande a dificuldade em encontrar lutadores que aceitem enfrentar Luís 'Sapo', elogia o atleta paraense e acredita que essa revanche 'caiu com uma luva' para os interesses da organização.
- Está muito difícil conseguir adversários para o Luís Sapo no Brasil. Sondei mais de 15 atletas de primeira linha, com mais de 30 lutas na carreira e nem vou citar nomes. Todos não aceitaram lutar contra o Sapo. Até que me surgiu a ideia de fazer uma revanche com um atleta que sem dúvida está entalado na garganta do Sapo: Carlos “Índio”. Na minha opinião, Luis Sapo é um dos melhores atletas de MMA do planeta, é uma honra tê-lo mais uma vez em nosso card e fazendo a luta principal do Smash Fight do dia 13 de Julho, em Curitiba. Ontem ele nocauteou seu adversário no XFC 24, em apenas 10 segundos! Em sua luta anterior, no Smash do dia 03 de maio, obteve o nocaute mais rápido da noite com apenas 22 segundos.
Carlos Índio será o adversário de Luís Sapo no Smash Fight 2 (Foto: Carlos Yuri)Carlos Índio será o adversário de Luís Sapo no
Smash Fight 2 (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Carlos 'Índio' Pereira e Luís 'Sapo' Santos já travaram duas verdadeiras batalhas. A mais recente, em maio de 2011, terminou empatada, na decisão dos juízes e a primeira, em 2007, também foi para decisão dos juízes laterais e Índio foi declarado o vencedor. Desta vez, o fim desta trilogia promete muitas emoções e todo o apelo que essa luta traz consigo já é combustível para que os dois lutadores possam dar um verdadeiro show, do jeito que os fãs brasileiros de MMA esperam, na opinião de Pedro Kazan.
- Luis Sapo contra Carlos Índio será garantia de espetáculo e sem dúvida será uma das melhores lutas dos meio-médios da história do MMA no Brasil. Sapo terá a oportunidade de seguir embalado e conseguir mais uma fulminante vitória. Já Índio poderá mostrar seu valor aos olhos do público que ainda está desconfiado de como ele conseguiu parar Luís Sapo. Essa será uma luta épica.
Carlos 'Índio' já enfrentou e perdeu para alguns lutadores que hoje estão no UFC, como os brasileiros Thiago 'Pitbull' Alves e Gleison Tibau, além do afegão Siyar Bahadurzada. Em sua última luta, Índio venceu José 'Ari Mão de Pedra' de Arimeteia por finalização (mata-leão), no evento Brazilian King Fighter 2 (BFK 2), em novembro de 2012, em Fortaleza (CE).
Confira o card oficial do evento:
CARD PRINCIPAL
Decisão do GP peso-leve (70 kg) - Luta principal
Luís 'Sapo' Santos x Carlos 'Índio' Pereira
Toninho Fúria x Evandro Talibã
Gustavo Ximu x Rafael Carvalho
Rodney Wallace x Matheus Buffa
Thiago 'Big Monster' Santos x Alexa Coruja
Emerson 'Bruce Lee' x Jamilson Daduzinho
Rodrigo Cavalheiro x Alexandre Sangue
Ivan Batman x Mário Pimba
CARD PRELIMINAR
Gilmar Manaus x Eliezer Ninja
Shyudi Yamauchi x Andrei Adam
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

XFC 24: Luís Sapo nocauteia Dave Courchaine em apenas 10 segundos

Lutador brasileiro venceu a terceira luta seguida, novamente em menos de um minuto. Tempo desses combates somados não passa de dois minutos

Por Richard Pinheiro Flórida, EUA
Comente agora
Um verdadeiro rolo compressor assombrou os espectadores da Arena Sun Dome, em Tampa, na Flórida, Estados Unidos, na noite desta sexta-feira. O brasileiro Luís 'Sapo' Santos venceu, em apenas 10 segundos, o norte-americano Dave 'Insane' Courchaine, no evento Xtreme Fighting Championships 24 - Colision Course e chegou a sua terceira vitória consecutiva no MMA.
Luís Sapo Santos, lutador do XFC (Foto: Divulgação/Xtreme Fighting Championships)Luís Sapo Santos, lutador meio-médio do XFC (Foto: Divulgação/Xtreme Fighting Championships)
Tamanha superioridade no triunfo do lutador paraense, marido da também lutadora Carina Damm e cunhado do peso-pena do UFC, Rodrigo Damm, pode credenciar o atleta a disputar o cinturão da categoria meio-médio (até 77 kg) da promoção de lutas dos Estados Unidos. Além disso, o tempo somado das últimas três vitórias de Sapo não chegam a dois minutos. Em abril, Luís Sapo 'passou o carro' sobre o ex-UFC Shamar Bailey, com apenas 1m02s de luta, no XFC 23. No mês seguinte, lutando na estreia do evento brasileiro Smash Fight, o paraense melhorou o desempenho e derrotou o uruguaio Sebastian Latorre em apenas 22s. E desta vez, Sapo conseguiu se superar, ao vencer, de forma 'insana', Dave Courchaine e alcançar a vitória mais rápida da carreira, em somente 10s.
Luta mal começa e já termina
O combate se iniciou normalmente, com os dois lutadores girando e buscando dominar o centro do octógono. Então Luís Sapo se aproximou de Courchaine e desferiu um violentíssimo chute alto, que acertou a cabeça do norte-americano, que caiu com a força do golpe. O brasileiro iniciou uma sequência de socos no ground and pound e o árbitro foi obrigado a encerrar o combate, pois 'Insane' não se defendia mais.
Como preparação para este combate, Luís 'Sapo' Santos alternou seus treinamentos entre as academias Damm Fight, em Vila Velha, no Espírito Santo e a American Top Team, na Flórida, EUA. Com a vitória sobre Dave Courchaine, Sapo chegou aos 57 trinufos em seu expressivo cartel, que conta também com nove derrotas e um empate.
Deivison 'Dragon' também vence norte-americano no XFC 24
O paraense Devison 'Dragon' Ribeiro participou do card principal do evento e venceu o atleta estadunidense Shah Bobonis, por decisão unânime dos árbitros laterais. Com o sucesso, 'Dragon' chegou a sua vitória de número 24 no MMA e tendo ainda com nove derrotas em seu cartel.
Devison Dragon, lutador do XFC (Foto: Divulgação/Xtreme Fighting Championships)Devison Dragon, lutador do XFC (Foto: Divulgação/Xtreme Fighting Championships)
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Ex-TUF Brasil Thiago Jambo encara Alexandre Baixinho no Wocs 27

Evento será realizado no dia 26 de julho, no Rio de Janeiro, e terá como luta principal disputa do cinturão dos leves entre Giovani Diniz e Paulo Bananada

Por Rio de Janeiro
12 comentários
Após participar da segunda temporada do reality show "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", Thiago Jambo voltará a lutar em um evento nacional. O alagoano da Team Nogueira vai enfrentar Alexandre Baixinho na 27ª edição do Wocs (Watch Out Combat Show), pela divisão dos meio-médios (até 77kg). O evento será realizado no ginásio da Hebraica, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, dia 26 de julho, a partir das 20h (de Brasília). O SporTV transmite ao vivo.
TUF - Viscardi Andrade x Thiago Jambo (Foto: Divulgação/ UFC)Thiago Jambo perdeu duas vezes para Viscardi Andrade no TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)
Outra luta de destaque é a última da noite, a disputa do cinturão peso-leve (até 70kg) entre Giovani Diniz, da Nova União, e Paulo Bananada, da XGym. Os dois farão a trilogia do confronto, uma vez que já se enfrentaram duas vezes. Na primeira, em janeiro de 2009, Giovani venceu por decisão dividida dos jurados no Shooto Brasil 10. Na segunda, em março de 2010, Bananada deu o troco ao vencer por decisão unânime no Shooto Brasil 15.
Confira a seguir o card completo do evento:
Wocs 27
26 de julho de 2013, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL
Até 70kg: Giovani Diniz x Paulo Bananada
Até 77kg: Alexandre Baixinho x Thiago Jambo
Até 77kg: Wendel Negão x Denys A Máquina
Até 61kg: Luis Betão x Francisco de Assis
Até 70kg: Fabiano Bob Esponja x Bruno Robusto
Até 77kg: Julian Jabba x Francinei Farinazzo
CARD PRELIMINAR
Até 120kg: Fernando Camoles x Wagner Vagão
Até 61kg: Erivaldo Santos x Felipe de Jesus
Até 66kg: Carlos Alberto Lobo x Marcos Nene
Até 57kg: André Lourenço x Antonio Alves
Até 70kg: Wellington Pierre x Gabriel Timoteo

Preparador físico de Aldo, Marola vê trabalho perdido com a troca de rival

Com características diferentes, José Aldo precisa mudar estilo de luta
a pouco mais de oito semanas para o combate contra Zumbi Coreano

Por Emanuele Madeira e Aline Rodrigues Teresina
1 comentário
André Marola, preparador físico de José Aldo (Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Em Teresina,  onde ministra o curso para atletas,
André Marola, preparador físico de José Aldo, vê
treinamento para luta do UFC Rio perdido
(Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)
O UFC anunciou, na última sexta-feira (14), a mudança da luta que vale o cinturão do brasileiro José Aldo, da categoria dos penas (até 66 kg). O desafio seria contra o americano Antony Pettis, que teve uma lesão no menisco e foi substituído pelo coreano Chan Sung-Jung, o Zumbi Coreano. O confronto do UFC 163, acontece no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro.
A mudança de adversário para luta de agosto preocupa a comissão técnica de José Aldo, que terá que refazer a preparação para luta. Em Teresina, onde ministra um curso para lutadores de Jiu-Jitsu, o preparador do atleta, André Marola, foi pego de surpresa pela notícia.
- Muda tudo pra gente. Teoricamente, são oito semanas que a gente tem agora. Dentro da preparação, já perdemos umas cinco semanas de treinos. Fizemos um trabalho de base que foi perdido – disse Marola.
Baseado nas características dos lutadores, a intenção agora é fazer um treino focado em força física para aguentar os cinco rounds, onde a previsão é de uma luta bastante agarrada. Diferente do que vinha sendo trabalhado para o combate contra Pettis, melhor na trocação; Chan Sung-Jung ficou conhecido como Zumbi Coreano pela sua alta resistência de manter um bom nível de luta mesmo sofrendo golpes do adversário. Ele lutaria no UFC 162 contra Ricardo Lamas, mas teve sua luta adiada.
- Muda muito porque a característica do Petis era de trocação. A gente sabia que ele ia querer trocar com o José Aldo. Estávamos treinando duas características dele, que foi o mesmo que fizemos contra o Frank Edgar. O Zumbi Coreano é um cara que gosta de agarrar e, em uma luta assim, você sempre tem um desgaste maior porque você tem a força do adversário em cima de você – explica Marola.
José Aldo cinturão UFC  (Foto: Adriano Albuquerque)José Aldo defende o cinturão contra Zumbi Coreano no dia 3 de agosto (Foto: Adriano Albuquerque)
Para o preparador físico, todo o trabalho de preparação feito ao longo do último mês foi perdido. Agora, é usar as próximas semanas para trabalhar novas estratégias de treinamento para enfrentar o Zumbi Coreano. Dentro do octógono, dois lutadores de um estilo de luta explosivo.
- Perdemos todo o trabalho de base que estava sendo feito e não tenho como recuperar essas cinco semanas. Vou ter de trabalhar dentro dessas oito semanas o quesito de força. Eu vou demorar de três a quatro semanas para deixar ele resistente nisso. Então, vou ficar com as quatro semanas finais do treinamento, mas com certeza de que, com o talento do José Aldo, vamos conseguir mudar isso rapidamente – finaliza Marola.
Esta será a quinta defesa de cinturão de Aldo. O brasileiro já deixou para trás Mark Hominick, Kenny Florian, Chad Mendes e Frankie Edgar.

Curtinhas: Dirigente do UFC pede que parem de chamar octógono de 'jaula'

Myles Jury pega Mike Ricci no UFC 165, em setembro; Dana White critica Josh Thomson por comentários contra casamento gay, mas não o pune

Por Winnipeg, Canadá
21 comentários
Em meio a uma disputa com o governo de Victoria e da Austrália Ocidental para legalizar o MMA e o uso do octógono nas regiões, o diretor de operações do UFC na Austrália, Canadá e Nova Zelândia, Tom Wright, fez um apelo para que fãs e imprensa parem de usar o termo "cage" ("jaula" ou "gaiola" em português) para designar o octógono. No mundo inteiro, esse termo é bastante usado e aceito, especialmente em outras organizações de MMA, porque o nome "Octagon" ("octógono") é patenteado pelo UFC. Para Wright, entretanto, a palavra afeta a percepção geral do esporte.
- Eu nunca uso isso. Não só acho que é imperativo para a força e maturidade do nosso esporte a longo prazo, mas o termo "cage" poderia ser erradicado do nosso vernáculo. A palavra não permite consideração pelas forças que o esporte tem, que são incrível atleticismo, incrível competição, um campo de disputas justo e dois atlteas demonstrando suas habilidades para mostrar quem é o artista marcial misto superior. Esse tipo de nomenclatura nunca vai ajudar a percepção, então precisamos mudá-lo - afirmou Wright em entrevista ao jornal britânico "The Telegraph".
Nova luta no UFC 165
Um dia após o anúncio do evento principal do UFC 165 (disputa do cinturão peso-meio-pesado entre o campeão Jon Jones e o desafiante Alexander Gustafsson), o torneio do dia 21 de setembro ganhou uma segunda luta, entre pesos-leves. O canadense Mike Ricci, vice-campeão do TUF 16, vai enfrentar o americano Myles Jury, invicto em 12 lutas no MMA e em três combates dentro do UFC. A luta foi noticiada pelo site "MMA Fighting".
Dana critica Thomson, mas não vai puní-lo
Josh Thomson STRIKEFORCE (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)Thomson publicou comentários polêmicos sobre
casamento gay (Foto: Esther Lin / STRIKEFORCE)
Durante a semana, o peso-leve Josh Thomson causou polêmica ao publicar em seu Facebook comentários contra o casamento gay, cuja legalização, segundo ele, abririra precedentes para casamentos incestuosos e pedófilos. O presidente do UFC, Dana White, viu as publicações do atleta e as criticou duramente, mas descartou aplicar uma punição, como fez com Matt Mitrione quando este chamou a transexual Fallon Fox de "aberração".
- Ele não disse nada negativo. Ele não disse nada ruim. Ele não disse nada contra o casamento gay ou contra pessoas gays. Ele apenas colocou uma questão. Foi uma pergunta estúpida? O que ele escreveu é provavelmente a coisa mais idiota que eu já ouvi. Ele provavelmente deveria arrumar um hobby como pintura com dedos, ou algo, e deixar que as pessoas inteligentes falem. Isso seria muito bom para ele, mas não impedimos as pessoas de terem suas opiniões. Ele não gosta do casamento gay - é a opinião dele. Ele não magoou ninguém, não disse nada negativo. Ele apenas disse que se as pessoas pudessem fazer o que acham divertido, ou o que os deixa feliz, onde terminaria? O que ele disse foi bobo e absolutamente a bobagem mais estúpida que já vi na minha vida - afirmou White em entrevista ao site "MMA Fighting".

Jon Fitch é finalizado pela primeira vez em 11 anos na estreia pelo WSOF

Americano perde revanche com Josh Burkman após apagar em guilhotina. Presidente do UFC detona falta de ação do árbitro Steve Mazzagatti

Por Las Vegas
4 comentários
mma Jon Fitch  (Foto: André Durão / Globoesporte.com) Jon Fitch não era finalizado desde 2002
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Poucos meses depois de ser cortado de forma controversa pelo UFC, o americano Jon Fitch estreou no World Series of Fighting (WSOF) com uma derrota relâmpago para o compatriota Josh Burkman, nesta sexta-feira. Burkman finalizou Fitch em apenas 41s no evento principal do WSOF 3, em Las Vegas.
Foi a primeira derrota de Fitch por finalização desde sua primeira luta profissional, em julho de 2002. O ex-desafiante número 1 dos pesos-meio-médios e ex-recordista de vitórias consecutivas do UFC, com oito, tem a melhor defesa de finalizações da história do Ultimate, mas na sexta-feira, não conseguiu impedir que Burkman encaixasse uma guilhotina e o finalizasse. Burkman notou que o adversário estava inconsciente e o largou, enquanto o árbitro Steve Mazzagatti não percebeu e demorou a encerrar o combate.
- Eu me desequilibrei com um soco ou cotovelada que acho que ele me acertou. Eu fui tentar levantar em vez de combater o estrangulamento. Fiquei um pouco confiante demais com minha defesa de estrangulamento, e estava tentando jogá-lo no chão, mas ele apertou muito justo, um erro da minha parte. Eu deveria ter combatido o estrangulamento desde o começo - lamentou Fitch ao site "MMA Fighting".
Pelo Twitter, o presidente do UFC, Dana White, detonou a atuação de Mazzagatti, antigo alvo de suas críticas, justamente por demorar muito para encerrar combates, e suplicou à Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) para puní-lo.
- Ainda bem que o Burkman parou. Mazzagatti é um idiota sem noção que vai machucar alguém e continuar a arruinar os legados dos caras. Muito respeito ao Josh. A NSAC precisa fazer algo seriamente!! Quando você é um árbitro há tanto tempo e ainda não sabe o que está fazendo, é hora de ir embora! - escreveu White.
Para Burkman, foi a terceira vitória seguida no WSOF, após triunfos sobre os veteranos do UFC Gerald Harris e Aaron Simpson, e a oitava vitória em nove lutas desde que deixou o Ultimate, em 2008. Foi também a vingança de uma derrota sofrida para Fitch em 2006, também por finalização.
Outro ex-UFC, o peso-leve Jacob Volkmann venceu Lyle Beerbohm por decisão unânime no card principal, em sua estreia pelo WSOF. Steve Carl derrotou Tyson Steele por finalização (mata-leão) no coevento principal, e Justin Gaethje obteve o único nocaute técnico da noite, ao castigar Brian Cobb com chutes na perna no terceiro round.
Confira os resultados completos do evento:
WSOF 3
14 de junho de 2013, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Josh Burkman venceu Jon Fitch por finalização (guilhotina) aos 41s do primeiro round
Steve Carl venceu Tyson Steele por finalização (mata-leão) a 1m32s do primeiro round
Jacob Volkmann venceu Lyle Beerbohm por decisão unânime
Justin Gaethje venceu Brian Cobb por nocaute técnico aos 2m19s do terceiro round
CARD PRELIMINAR
Jerrod Sanders venceu Jeff Smith por decisão unânime
Dan Lauzon venceu John Gunderson por decisão unânime
Carson Beebe venceu Joe Murphy por decisão unânime
Krasimir Mladenov venceu Kendrick Miree por decisão unânime
Brenson Hansen venceu Josh Montalvo por decisão unânime

Santos costura acordo com Bielsa e aguarda treinador para assinar

Argentino cede nas negociações, aceita condições do Peixe e deve chegar à Vila Belmiro no início da próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
187 comentários
marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa reduz pedidos, entra em acordo com o Peixe e
é aguardado na Vila (Foto: Agência Getty Images)
O Santos não só retomou as negociações com o técnico Marcelo Bielsa, como também avançou nas conversas neste sábado. Após idas e vindas, com desistência e reviravolta, o argentino reduziu suas exigências e as partes chegaram a um acordo verbal. O contrato, válido até o fim de 2014, será assinado depois de o treinador ir até a Baixada Santista e conhecer o clube pessoalmente, condição fundamental e exigida pelo comandante. Sua visita é esperada para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. Até esse momento, dirigentes do Peixe recomendam cautela com a contratação, temendo exigências de última hora que ainda possam trazer novos capítulos para a novela.
Bielsa aceitou voltar atrás em quase todas as suas pedidas. Abriu mão de carro e casa pagos pelo clube para ele e seus assistentes, diminuiu a pedida salarial, que inicialmente era de R$ 11 milhões anuais livres de impostos, e entrou em acordo para reduzir o valor da multa rescisória. Por outro lado, o Peixe concordou com o pagamento em dólar, mas usando câmbio variável. O treinador queria fixar a conversão pelo valor atual (R$ 2,14) - uma das cotações mais altas dos úlimos meses. O Alvinegro pagará 20% do valor total do contrato neste ano e os 80% restantes na próxima temporada. Seus vencimentos serão praticamente iguais aos de Muricy Ramalho, demitido há duas semanas. O pacote acertado inclui toda a comissão técnica, e o próprio Bielsa decidirá quantos auxiliares terá.
Pelo acordo, Bielsa começará a trabalhar imediatamente, mas é possível que inicie fora do banco de reservas, como um diretor técnico. Ele seria responsável pela avaliação do elenco profissional e do sub-20. Além disso, lideraria uma garimpagem detalhada dos jogos das séries A e B do mercado sul-americano (estima-se que a equipe dele irá acompanhar uma média de 10 jogos por dia). O planejamento é ter o elenco com 25 jogadores definidos para 2014 já no dia 10 de dezembro deste ano. O clube defende que não se trata da simples contratação de um treinador, mas um projeto mais amplo de formação de jogadores. Justamente por isso, os dirigentes entendem que Bielsa precisará de tempo para mostrar resultados. Assim, o argentino não será cobrado por vitórias imediatamente. Pelo menos não pelos diretores.
Com Bielsa iniciando o trabalho no banco de reservas agora ou em 2014, Claudinei Oliveira, técnico do sub-20 que vem dirigindo a equipe interinamente, seguirá na comissão técnica.
As negociações com o argentino, que começaram no dia 1º de junho, passaram pela viagem de Pedro Luiz Conceição até a Espanha (Bielsa dirigia o Athletic de Bibao), além das conversas do técnico com o vice-presidente Odílio Rodrigues, estão bem perto de um desfecho. Depois de considerar as conversas encerradas e até cogitar o plano B Gerardo Martino, do Newell's Old Boys, o Santos parece, enfim, estar próximo de ter um novo comandante.
* Colaboraram Adilson Barros, Cássio Barco, Fernando Prandi e Marcelo Hazan

Teste para 2014: Mané Garrincha sofre com protestos, bares e assentos

Abertura da Copa das Confederações em Brasília expõe problemas de organização e pontos a melhorar para a Copa do Mundo

Por Fabrício Marques Brasília
26 comentários
Header_TESTE-PARA-2014 (Foto: Infoesporte)
Protesto Brasilia Mané Garrincha (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)Protesto no entorno do Mané Garrincha
(Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)
Bombas de efeito moral, tiros com bala de borracha e muita correria. Em alguns momentos, o entorno do Estádio Mané Garrincha se transformou em um verdadeiro campo de batalha neste sábado, pouco antes da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Japão, pela abertura da Copa das Confederações, em Brasília. Dentro do estádio, problemas que já tinham acontecido nos eventos-teste realizados voltaram a atormentar os torcedores, como cadeiras inexistentes, longas filas nos bares e falta de alimentos. Problemas de organização que terão um ano para serem resolvidos e não prejudicar a Copa do Mundo de 2014.
Seguindo a onda de protestos que tomou conta de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro nas últimas semanas, estudantes de Brasília organizaram uma grande movimentação para este sábado. No início, o protesto foi pacífico e controlado pela polícia. No entanto, quando os portões do estádio foram abertos, por volta de 12h, os manifestantes conseguiram se aproximar dos locais de entrada dos torcedores. A princípio, as forças de segurança apenas cercaram os protestantes, mas depois de cerca de uma hora de tensão, reagiram com bombas de efeito moral e balas de borracha, gerando grande correria entre torcedores que aguardavam para entrar no estádio.
- Estava na fila com minha esposa e meu filho quando começou a correria. Carros passando, cavalos correndo em nossa direção. Ficamos muito assustados. Acho que todos têm o direito de protestar, até concordo com algumas das reivindicações. Mas tem que ter mais consciência dos manifestantes e da polícia porque tem muita gente que não tem nada com a história em perigo - afirmou o servidor público Alan Kennedy.
problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Bares apresentam filas longas, mas comida acaba antes de a bola rolar (Foto: Fabrício Marques)
Após os problemas na entrada, os torcedores ainda encontraram outras dificuldades dentro do estádio. A principal delas, a demora nas filas e a falta de produtos nos bares. Antes mesmo do início do jogo, alguns já estavam sem comida e bebida. Os organizadores tentaram repor, mas não foi suficiente e houve muita reclamação.
- As máquinas de passar o cartão não funcionam. Há poucos atendentes. Falta comida. A bebida, quando tem, está quente. Muito mal organizado - protestou o torcedor Ramon Aquino.
Muitos torcedores também sofreram com cadeiras inexistentes. No setor 407, o servidor federal Luiz Gustavo Duarte comprou o ingresso para o assento 38 da fileira T. No entanto, só havia até o número 37.
- Acho um absurdo. Procuramos o pessoal da Fifa e nos ofereceram sentar em outro setor, atrás do gol. Ia ficar longe da família e em um lugar pior. Preferi sentar no degrau da arquibancada mesmo - reclamou o torcedor, acompanhado de vários outros que sofreram com o mesmo problema.
problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Torcedores exibem ingressos: sem cadeira, escada virou assento (Foto: Fabrício Marques)
Outra reclamação frequente entre os torcedores foi sobre a divisão do mapa de assentos do estádio. Um grupo que comprou ingressos da categoria 1, a mais cara (R$ 266), acabou sentando na última fileira do estádio.
- É uma vergonha. Não deram um mapa para escolhermos os assentos. Compramos pensando que ficaríamos mais perto do campo e acabamos sentando na última fila. Isso não pode acontecer - protestou o médico Lázaro Miranda, de 63 anos.
- Foi legal. O estádio é bonito e o Brasil venceu. Mas ainda tem muito o que melhorar. Faltou sinalização e orientação na entrada e dentro do estádio. As filas dos bares estavam impossíveis. Com certeza, vão precisar rever estas coisas para a Copa do Mundo do ano que vem - avaliou ao fim do jogo o torcedor Rodrigo Ferreira.
problemas no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Torcedores reclamam de lugares no alto apesar de terem comprado ingressos caros (Foto:Fabrício Marques)
Seleção encontra ‘antídoto’ contra vaias e derrota o Japão na estreia
Com gols relâmpagos de Neymar e Paulinho e um de Jô no final, Brasil estreia com vitória na Copa das Confederações. Camisa 10 encerra jejum
 
 
 
A CRÔNICA
por Leandro Canônico
442 comentários
A seleção brasileira parece ter encontrado o antídoto certo contra as vaias: rapidez. Depois de ser vaiada na maioria dos jogos que fez em solo brasileiro nos últimos tempos, havia uma preocupação de Felipão para a estreia na Copa das Confederações, em Brasília, neste sábado. Mas com dois gols relâmpagos, um no começo do primeiro tempo e outro logo no início da etapa final, a Seleção venceu o Japão por 3 a 0, completando o placar nos acréscimos, e começou bem a disputa pelo tetracampeonato do torneio.
Os primeiros gols do triunfo verde e amarelo, coincidentemente, saíram dos pés dos dois principais jogadores do futebol brasileiro na atualidade. Recém-negociado com o Barcelona, Neymar fez um golaço aos três minutos de jogo, acabando com um jejum de nove partidas sem marcar. Na mira do futebol europeu, o volante corintiano manteve seu faro de goleador e ampliou aos dois do segundo tempo. O terceiro saiu dos pés de , convocado às pressas para o lugar do cortado Damião. A fragilidade do Japão, pouco combativo, facilitou para o time de Felipão.
Mais solto do que nas outras partidas, Neymar conseguiu “brincar” mais de jogar bola. Mas ainda falta ao craque uma atuação igual diante de um adversário mais forte, muito embora o Japão, além do Brasil, seja a única seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014. No mais, o de sempre. Boa atuação de Fred, disposição de Hulk e gritos por Lucas, definitivamente o maior xodó da torcida verde e amarela.
Neymar comemoração gol Brasil Japão (Foto: Reuters)Neymar festeja seu gol, logo no início da partida (Foto: Reuters)
A seleção brasileira volta a campo pela Copa das Confederações na próxima quarta-feira, às 16h, contra o México, no estádio Castelão, em Fortaleza. A terceira e última partida da primeira fase será dia 22, contra a Itália, em Salvador. Os duelos terão transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV e GLOBOESPORTE.COM.
Golaço põe fim a jejum de Neymar
Abraçados, os jogadores da seleção brasileira ouviram atentamente o hino nacional, entoado em coro também pela torcida. Alguns acompanharam, outros estavam com os olhos marejados, caso de Julio César, ou fechados, como Thiago Silva. Mas quem mais chamou a atenção foi Neymar, pelo semblante sério, carrancudo.
Fred, Julio Cesar e Thiago Silva, Brasil x Japão (Foto: Getty Images)Abraçado a Fred e Thiago Silva, Julio César se emociona durante o hino brasileiro (Foto: Getty Images)
A seriedade, porém, não tinha nada a ver com braveza. Mas sim com concentração. Algo que Neymar precisava para encerrar o jejum de nove jogos sem balançar as redes. E a incômoda sequência acabou com apenas três minutos de bola rolando na Copa das Confederações – recorde em uma abertura do torneio.
Marcelo deu belo lançamento para Fred. O atacante tentou matar no peito e acabou ajeitando para Neymar bater de primeira e ver a Cafusa, a bola da competição, entrar no ângulo esquerdo de Kawashima. Golaço! Do banco de reservas, o técnico Felipão, o maior protetor do jogador do Barcelona nas últimas semanas, comemorou: “Tá lá!”.
  •  
Comemoração do Brasil contra o Japão (Foto: Getty Images)Titulares e reservas festejam o gol de Paulinho (Foto: Getty Images)
Pouco depois do gol, as redes sociais já mostravam as vibrações de famosos pelo fim do jejum do craque. Robinho, Adriano e até Balotelli... Todos felizes com a volta da fase artilheira do principal jogador do Brasil. Mais solto do que nos amistosos contra Inglaterra e França, Neymar participou bem do primeiro tempo.
Mas não ganhou destaque sozinho. Muito embora a Seleção parecesse vulnerável na defesa em algumas oportunidades (Julio César soltou duas bolas), os laterais apoiaram, os volantes marcaram e subiram, os meias se movimentaram e os atacantes foram os maiores protagonistas dos primeiros 45 minutos.
Jô comemora gol do Brasil contra o Japão (Foto: Agência Reuters)Jô beija a camisa: atacante entrou e deixou sua
marca na vitória brasileira (Foto: Agência Reuters)
Hulk e Fred procuraram o gol o tempo todo. O primeiro com seus fortes chutes e as suas investidas pelas pontas. E o jogador do Fluminense com ótimo posicionamento, passes precisos e finalizações que pararam no goleiro Kawashima., como aos 42 minutos, na mais clara das chances depois do gol relâmpago. Marcelo interceptou jogada dos japoneses no meio de campo (na realidade, a bola atingiu as partes baixas do lateral) e parou em Fred. O atacante tabelou com Neymar e recebeu de volta mais adiante. O chute cruzado, defendido pelo goleiro do Japão, encerrou a etapa inicial, na qual o Brasil foi melhor. Mas ainda tímido.
Paulinho = gol
Se Neymar precisou de três minutos para acabar com seu jejum, Paulinho necessitou de apenas dois na etapa final para voltar à rotina de gols. Após cruzamento de Daniel Alves pela direita, o volante do Corinthians dominou na grande área e bateu forte para ampliar a vantagem do Brasil diante do Japão.
Foi o quarto gol de Paulinho com a camisa da seleção brasileira. Agora faltam três para que ele se torne o volante com o maior número de gols pelo Brasil. A lista é encabeçada por cinco jogadores, todos com seis gols. São eles Dunga, Alemão, Emerson, César Sampaio e Falcão.
A atuação da seleção brasileira nessa estreia talvez tenha sido a mais segura da era Felipão – a mais vistosa, provavelmente, foi no primeiro tempo do empate por 2 a 2 contra a Itália, em Genebra. Muito pela fraqueza do Japão, primeiro classificado para a Copa do Mundo de 2014. Os japoneses pouco ameaçaram a Seleção.
Paulinho gol, Brasil x Japão (Foto: AP)Paulinho solta a bomba para ampliar a vantagem brasileira (Foto: AP)
Pouco mesmo. Dono do jogo, o Brasil controlou todas as ações. E botou em prática os treinamentos de finalização aplicados por Felipão durante a semana. Para melhorar a pontaria e o poder de fogo da equipe, o treinador insistiu por vários dias nesse tipo de atividade. Funcionou.
Outra coisa que deu resultado (mais uma vez) foram os gritos da torcida por Lucas. Tímidos no primeiro tempo, eles se tornaram mais fortes na etapa final. E aos 28 minutos, Felipão atendeu e colocou o meia-atacante do Paris Saint-Germain no lugar de Neymar. Misto de vaias e aplausos.
Não houve mistura, no entanto, quando Hulk deu lugar a Hernanes. Normalmente vaiado nos jogos no Brasil, o atacante do Zenit deixou o campo sob (merecidos) aplausos. As alterações deixam claras as intenções de Felipão com Lucas e Hernanes. Os dois parecem mesmo ser as primeiras opções no banco de reservas.
Com a vitória definida e gritos de olé da torcida, a seleção brasileira diminuiu aos poucos o ímpeto ofensivo. O Japão, muito cansado, não oferecia mais resistência e dava cada vez mais espaço. Tanto que ainda deu tempo para mais um gol: em rápido contra-ataque, aos 48 minutos, Oscar partiu em velocidade e acertou um passe milimétrico para Jô, que bateu na saída de Kawashima para definir o placar.

'Muito preocupado' sobre acerto com o Maracanã, Fla cogita estádio próprio

Vice de futebol do clube diz que negociação com consórcio é dura: 'Talvez essa situação nos leve a buscar alternativas, inclusive um estádio novo'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1897 comentários
Wallim Vasconcellos, vice de futebol Flamengo (Foto: Richard Souza)Wallim Vasconcellos, vice de futebol
do Flamengo (Foto: Richard Souza)
O andamento das negociações entre o Flamengo e o Consórcio Maracanã, vencedor da licitação de concessão para administrar o estádio nos próximos 35 anos, anda muito complicado. A revelação foi feita pelo vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Wallim Vasconcellos. Segundo suas palavras, a situação está afligindo a diretoria do Flamengo. O clube fez todos os seus cinco jogos no Campeonato Brasileiro fora do Rio de Janeiro. Sem casa para jogar no Rio, o dirigente já admite, inclusive, que o clube construa um novo estádio para poder mandar seus jogos.
- Não conseguimos ainda chegar a um acordo com o consórcio, é uma negociação dura, e a gente está muito preocupado. Se não chegarmos a um acordo com o Maracanã, por outro lado a gente também não quer ficar jogando fora do Rio muito tempo. A gente precisa ter uma referência de estádio, a nossa casa, para mandar nossos jogos, é uma situação que está nos afligindo bastante. Se não tiver o Maracanã, vamos jogar em Volta Redonda, Macaé, Bangu, é vida que segue e vamos tentar ver alguma alternativa, como construir um estádio. Talvez essa situação nos leve a buscar alternativas, inclusive um estádio novo. É a vida, o que podemos fazer? - declarou o vice de futebol, em entrevista à Rádio Bradesco Esportes FM.
Ciente de que a opção pela construção de um estádio não resolve o problema a curto prazo, Wallim declarou que a vontade do clube é, ao menos, fechar acordo para jogos avulsos no Maracanã. Ele, inclusive, pediu apoio do Governo do Estado nas tratativas. O primeiro jogo do Flamengo após a pausa no Campeonato Brasileiro está marcado para 6 de julho, contra o Coritiba, ainda sem local definido.
Se não tiver o Maracanã, vamos jogar em Volta Redonda, Macaé, Bangu, é vida que segue e vamos tentar ver alguma alternativa, como construir um estádio"
Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Fla
- (Jogar contra o Coritiba no Maracanã) não depende da gente, depende do consórcio. Se o consórcio quiser fazer um jogo avulso, e o Flamengo pagar para jogar lá, a gente está disposto. A nossa posição é a seguinte: não chegar a um acordo não quer dizer que a gente não possa jogar. A gente pode continuar negociando e jogando no Maracanã, pagando, não importa como. A gente quer e precisa jogar no Rio. Esperamos que o próprio Governo do Estado nos ajude na negociação com o consórcio, e se não chegarmos ao acordo, que a gente faça jogos avulsos no Maracanã. Não só o Flamengo, vale para Fluminense, Vasco e Botafogo. A gente pode ir jogando e negociando ao mesmo tempo. É uma solução secundária se a gente não chegar a um acordo agora. É bom para todo mundo, para o consórcio e para os clubes. Não sei por que a gente não consegue. Espero que até o dia 6 a gente consiga isso - finalizou Wallim.
Segundo o edital de licitação, o Consórcio Maracanã tem 90 dias após a assinatura do contrato (foi publicado em Diário Oficial no início deste mês) para fechar com dois clubes do Rio de Janeiro. De cara, os interessados são Flamengo e Fluminense. A exemplo do Rubro-Negro, o Tricolor também não resolveu sua situação. Outro que tem interesse em utilizar o estádio é o Botafogo, mas apenas enquanto o Engenhão estiver fechado para reparos na cobertura. A previsão é de que o estádio do Alvinegro não reabra em menos de 18 meses.

Com 136kg, ex-campeão mundial de boxe estreia no muay thai nocauteado

Entediado com a aposentadoria e precisando de dinheiro, americano Riddick Bowe sofre com duros golpes de rival russo, mas leva R$ 335 mil para casa

Por Globoesporte.com Pattaya, Tailândia
54 comentários
O ex-campeão mundial de boxe Riddick Bowe aprendeu da forma mais dura o quanto o muay thai pode ser dolorido quando se sobe ao ringue. Precisando de dinheiro e entediado com a aposentadoria, "Big Daddy", de 45 anos, e com o histórico recorde de 43 vitórias e apenas uma derrota, foi nocauteado em sua estreia na modalidade. Enquanto esteve na ativa, Bowe bateu Evander Holyfield por duas vezes, em 1992 e depois em 1995.
Riddick Bowe ex-lutador de boxe luta caído (Foto: Reuters)Riddick Bowe acabou nocauteado com menos de 15 minutos de luta (Foto: Reuters)
O americano encarou o russo Levgen Golovin, de 30 anos, e não teve sossego. Em 15 minutos no ringue, sofreu com os potentes chutes baixos do rival, caiu por cinco vezes e acabou vendo o árbitro encerrar a luta por nocaute técnico. Mesmo assim, ao menos o dinheiro Bowe conseguiu. Derrotado, ele deixou o ringue com £ 100 mil (quase R$ 335 mil).
- Você pode se recuperar de um tiro na cabeça, mas quando você vai ser chutado na perna, isso dói muito. Minha perna está doendo. Eu não sei quanto tempo a luta durou, talvez 15 minutos? Certamente é muito mais difícil que o boxe - disse o lutador, mancando bastante após o combate.
A última luta de Bowe foi em 2008. Desde 1996, ele viu sua fortuna de US$ 15 milhões evaporar. Foi preso por violência doméstica e chegou a pedir falência. A ida para o muay thai tem explicação: além de precisar de dinheiro, Bowe estava entediado com a aposentadoria.
Riddick Bowe ex-lutador de boxe luta chute (Foto: AP)Riddick sofreu com os chutes baixos do russo Levgen Golovin (Foto: AP)
Convidado por promotores tailandeses, que lhe ofereceram a bolsa como forma de divulgar o esporte internacionalmente, Bowe não suportou a pressão do rival russo. Com 136kg e completamente fora de forma, o americano mal conseguiu acertar um soco em Levgen.
- Eu me diverti. E vou fazer isso de novo. Da próxima vez vai ser diferente. Eu estarei de volta em breve - disse Bowe.
Ao ouvir o americano, Levgen Golovin balançou a cabeça e parecia não acreditar.
- Seria um grande erro. Não é para ele. Ele é muito lento e um pouco velho para isso - disse.
Riddick Bowe ex-lutador de boxe luta caído (Foto: AP)Juiz interrompe a luta após mais uma queda de Bowe (Foto: AP)

Jon Jones diz que luta com Gustafsson foi decisão de Dana White

Campeão dos pesos-meio-pesados, porém, admite que preferia luta com sueco à revanche contra Lyoto Machida, anunciado como desafiante número 1

Por Winnipeg, Canadá
137 comentários
Nesta semana, foi anunciado que o campeão dos pesos-meio-pesados, Jon Jones, voltará ao octógono em 21 de setembro, no UFC 165, em Toronto, quando enfrentará o sueco Alexander Gustafsson. O anúncio surpreendeu porque o brasileiro Lyoto Machida havia sido anunciado o desafiante número 1 da categoria após sua última luta, em fevereiro - o próprio Lyoto aceitou, na semana passada, enfrentar o americano Phil Davis no UFC 163, marcado para 3 de agosto no Rio de Janeiro, em vez de esperar por uma chance contra Jones. O campeão disse que a decisão de colocá-lo contra Gustafsson foi do mesmo homem que elegeu o brasileiro como primeiro da fila: o presidente do Ultimate, Dana White.
- Não tenho certeza (sobre porque a luta é contra Gustafsson e não contra Lyoto). Isso foi decisão do Dana White - afirmou Jones, em entrevista ao site "MMA Fighting".
Jon Jones x Alexander Gustafsson mma ufc (Foto: Editoria de Arte)Jon Jones sobre Alexander Gustafsson: 'Não será minha luta mais dura' (Foto: Editoria de Arte)
Logo em seguida, porém, o campeão lembrou e admitiu que disse ao "patrão" que preferia enfrentar Gustafsson, o que provavelmente influenciou a decisão de White.
- Sim, isso certamente aconteceu. Eu já venci o Lyoto. No final das contas, foi decisão do Dana me colocar contra o Gustafsson e não contra o Machida, mas eu realmente mencionei ao Dana que já tinha batido o Lyoto, e os números de pay-per-view do UFC 140 foram bem terríveis. Se você tem um desafiante jovem, perfeitamente saudável que está numa sequência destrutiva, por que não manter novos oponentes, nova animação para os fãs? - argumentou o americano.
Apesar do interesse na luta com o sueco, Jones afirmou que Gustafsson não é o seu adversário mais perigoso até aqui.
- Eu não acho que ele será minha luta mais dura, mas eu preciso ter essa psicologia. Eu sei que ele é um homem jovem que está próximo de realizar um sonho. Sabe, muitos dos caras que eu enfrentei já tiveram chances de disputar o título antes, mas esta é sua primeira disputa de cinturão. Tenho certeza que ele estará extremamente motivado - disse.
"Bones" aproveitou para explicar a lesão sofrida durante a luta contra Chael Sonnen, no UFC 159, em abril passado. Segundo o campeão, ele lascou um pouco do osso do lado direito do dedão esquerdo e rompeu ligamentos no lado esquerdo do dedão. Agora, ele tem mantido os dois dedos maiores do pé esquerdo colados e está evitando mexer o dedão de forma "esquisita", como ele mesmo colocou.
- Meu dedão está muito bem. Neste momento, eu vou começar com calma um pouco de boxe e wrestling na universidade de Cornell, talvez um pouco na faculdade de Ithaca também, e começar a fazer esportes nos quais eu use uma bota ou um sapato, como sapatilhas de wrestling ou de boxe, e levantar uns pesos, diminuir minha gordura corporal e me preparar para melhorar meu jogo - explicou Jones.

Santos costura acordo com Bielsa e aguarda treinador para assinar

Argentino cede nas negociações, aceita condições do Peixe e deve chegar à Vila Belmiro no início da próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
167 comentários
marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa reduz pedidos, entra em acordo com o Peixe e
é aguardado na Vila (Foto: Agência Getty Images)
O Santos não só retomou as negociações com o técnico Marcelo Bielsa, como também avançou nas conversas neste sábado. Após idas e vindas, com desistência e reviravolta, o argentino reduziu suas exigências e as partes chegaram a um acordo verbal. O contrato, válido até o fim de 2014, será assinado depois de o treinador ir até a Baixada Santista e conhecer o clube pessoalmente, condição fundamental e exigida pelo comandante. Sua visita é esperada para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. Até esse momento, dirigentes do Peixe recomendam cautela com a contratação, temendo exigências de última hora que ainda possam trazer novos capítulos para a novela.
Bielsa aceitou voltar atrás em quase todas as suas pedidas. Abriu mão de carro e casa pagos pelo clube para ele e seus assistentes, diminuiu a pedida salarial, que inicialmente era de R$ 11 milhões anuais livres de impostos, e entrou em acordo para reduzir o valor da multa rescisória. Por outro lado, o Peixe concordou com o pagamento em dólar, mas usando câmbio variável. O treinador queria fixar a conversão pelo valor atual (R$ 2,14) - uma das cotações mais altas dos úlimos meses. O Alvinegro pagará 20% do valor total do contrato neste ano e os 80% restantes na próxima temporada. Seus vencimentos serão praticamente iguais aos de Muricy Ramalho, demitido há duas semanas. O pacote acertado inclui toda a comissão técnica, e o próprio Bielsa decidirá quantos auxiliares terá.
Pelo acordo, Bielsa começará a trabalhar imediatamente, mas é possível que inicie fora do banco de reservas, como um diretor técnico. Ele seria responsável pela avaliação do elenco profissional e do sub-20. Além disso, lideraria uma garimpagem detalhada dos jogos das séries A e B do mercado sul-americano (estima-se que a equipe dele irá acompanhar uma média de 10 jogos por dia). O planejamento é ter o elenco com 25 jogadores definidos para 2014 já no dia 10 de dezembro deste ano. O clube defende que não se trata da simples contratação de um treinador, mas um projeto mais amplo de formação de jogadores. Justamente por isso, os dirigentes entendem que Bielsa precisará de tempo para mostrar resultados. Assim, o argentino não será cobrado por vitórias imediatamente. Pelo menos não pelos diretores.
Com Bielsa iniciando o trabalho no banco de reservas agora ou em 2014, Claudinei Oliveira, técnico do sub-20 que vem dirigindo a equipe interinamente, seguirá na comissão técnica.
As negociações com o argentino, que começaram no dia 1º de junho, passaram pela viagem de Pedro Luiz Conceição até a Espanha (Bielsa dirigia o Athletic de Bibao), além das conversas do técnico com o vice-presidente Odílio Rodrigues, estão bem perto de um desfecho. Depois de considerar as conversas encerradas e até cogitar o plano B Gerardo Martino, do Newell's Old Boys, o Santos parece, enfim, estar próximo de ter um novo comandante.
* Colaboraram Adilson Barros, Cássio Barco, Fernando Prandi e Marcelo Hazan