sábado, 15 de junho de 2013

Preparador físico de Aldo, Marola vê trabalho perdido com a troca de rival

Com características diferentes, José Aldo precisa mudar estilo de luta
a pouco mais de oito semanas para o combate contra Zumbi Coreano

Por Emanuele Madeira e Aline Rodrigues Teresina
1 comentário
André Marola, preparador físico de José Aldo (Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Em Teresina,  onde ministra o curso para atletas,
André Marola, preparador físico de José Aldo, vê
treinamento para luta do UFC Rio perdido
(Foto: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)
O UFC anunciou, na última sexta-feira (14), a mudança da luta que vale o cinturão do brasileiro José Aldo, da categoria dos penas (até 66 kg). O desafio seria contra o americano Antony Pettis, que teve uma lesão no menisco e foi substituído pelo coreano Chan Sung-Jung, o Zumbi Coreano. O confronto do UFC 163, acontece no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro.
A mudança de adversário para luta de agosto preocupa a comissão técnica de José Aldo, que terá que refazer a preparação para luta. Em Teresina, onde ministra um curso para lutadores de Jiu-Jitsu, o preparador do atleta, André Marola, foi pego de surpresa pela notícia.
- Muda tudo pra gente. Teoricamente, são oito semanas que a gente tem agora. Dentro da preparação, já perdemos umas cinco semanas de treinos. Fizemos um trabalho de base que foi perdido – disse Marola.
Baseado nas características dos lutadores, a intenção agora é fazer um treino focado em força física para aguentar os cinco rounds, onde a previsão é de uma luta bastante agarrada. Diferente do que vinha sendo trabalhado para o combate contra Pettis, melhor na trocação; Chan Sung-Jung ficou conhecido como Zumbi Coreano pela sua alta resistência de manter um bom nível de luta mesmo sofrendo golpes do adversário. Ele lutaria no UFC 162 contra Ricardo Lamas, mas teve sua luta adiada.
- Muda muito porque a característica do Petis era de trocação. A gente sabia que ele ia querer trocar com o José Aldo. Estávamos treinando duas características dele, que foi o mesmo que fizemos contra o Frank Edgar. O Zumbi Coreano é um cara que gosta de agarrar e, em uma luta assim, você sempre tem um desgaste maior porque você tem a força do adversário em cima de você – explica Marola.
José Aldo cinturão UFC  (Foto: Adriano Albuquerque)José Aldo defende o cinturão contra Zumbi Coreano no dia 3 de agosto (Foto: Adriano Albuquerque)
Para o preparador físico, todo o trabalho de preparação feito ao longo do último mês foi perdido. Agora, é usar as próximas semanas para trabalhar novas estratégias de treinamento para enfrentar o Zumbi Coreano. Dentro do octógono, dois lutadores de um estilo de luta explosivo.
- Perdemos todo o trabalho de base que estava sendo feito e não tenho como recuperar essas cinco semanas. Vou ter de trabalhar dentro dessas oito semanas o quesito de força. Eu vou demorar de três a quatro semanas para deixar ele resistente nisso. Então, vou ficar com as quatro semanas finais do treinamento, mas com certeza de que, com o talento do José Aldo, vamos conseguir mudar isso rapidamente – finaliza Marola.
Esta será a quinta defesa de cinturão de Aldo. O brasileiro já deixou para trás Mark Hominick, Kenny Florian, Chad Mendes e Frankie Edgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário