sexta-feira, 25 de março de 2011

Bahia anuncia assinatura com Globo para transmissão de jogos até 2015

Presidente do clube, Marcelo Guimarães, comemora acordo com emissora e diz que contrato vale para Brasileiro de 2012 a 2015

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador, BA
O Bahia divulgou nesta sexta-feira um comunicado oficial no qual diz que o clube fechou contrato com a TV Globo para a cessão de direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro. O compromisso é válido para quatro edições da competição, entre 2012 e 2015. Não foram divulgados valores.
Condutor das negociações, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, comemorou a assinatura do contrato.
- Esta receita vai possibilitar ao Bahia a oportunidade de investir em infra-estrutura, novas contratações e na divisão de base, com um aporte financeiro significativo, sendo o maior dentre todos os clubes nordestinos do Brasil. Estou satisfeito com a assinatura deste contrato e as perspectivas são as melhores possíveis – disse ao site oficial do clube.
Além do Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Sport, Vasco e Vitória já firmaram contrato com a emissora.
 

Luxemburgo é duro com Deivid: ‘Se ele se acomodar, aí vai embora daqui’

Técnico quer que o atacante se mostre incomodado com a reserva. Contra o Madureira, Wanderley continua no time de cima

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
deivid treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Deivid tem feito reforço físico após os treinos
(Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Suave, leve, descontraído. Foram estas as definições de Vanderlei Luxemburgo para seu estado de espírito nesta sexta-feira. Durante entrevista coletiva no Ninho do Urubu, o treinador do Flamengo distribuiu sorrisos, fez piadas e respondeu a todas as perguntas pacientemente. Franziu a testa e recusou-se a falar de apenas um tema: Adriano.
- Já falei sobre esse assunto, ficou para trás.
O bom humor de Luxa, no entanto, não o permitiu deixar de ser duro. No dia em que o Corinthians recebeu o “sim” do Imperador, o técnico, que foi contra a volta de Adriano, mandou um recado ao seu camisa 9. Titular no início da temporada, Deivid virou reserva na final da Taça Guanabara. Vítima de uma lombalgia, acabou afastado dos treinos com o grupo por uma semana para se tratar e aproveitou para realizar um reforço muscular. Voltou a ser relacionado e entrou no decorrer do empate sem gols com o Cabofriense, domingo passado.
- O Deivid está emagrecendo, tem feito um trabalho forte, trabalho de complemento. Vai ter de correr atrás, justificar a contratação. Ele tem responsabilidade. Foi contratado como jogador de alto nível e tem de mostrar o que o faz estar aqui. Se ele se acomodar, aí eu não quero. Aí ele vai embora daqui. Se eu achar que está muito tranquilo, peço para ele mudar de clube. Não quero jogador nesse sentido. Foi contratado para ser um jogador importante da equipe, tem qualidade para isso, mas tem de mostrar qualidade. Tenho de observar, saber se ele vai estar contente, tranquilo, ou se vai se incomodar e buscar outro clube.
Deivid chegou à Gávea em agosto do ano passado, na gestão de Zico como diretor de futebol. O jogador teve 100% de seus diretos federativos e econômicos adquiridos pelo Flamengo e assinou contrato até dezembro de 2012. Em dez jogos neste ano, marcou quatro gols. O desempenho é melhor do que o alcançado em 2010 (foram 17), mas não o suficiente para mantê-lo entre os titulares. Com cinco gols, Wanderley virou a referência do setor ofensivo, só que também não é insubstituível.
- Wanderley está cavucando minhoca em barro duro para ver se acha uma para pescar - ilustrou Luxemburgo.

Sob análise, Wanderley será titular neste domingo, contra o Madureira, pela quinta rodada da Taça Rio. A partida será em Macaé, às 16h (de Brasília). A equipe está definida com Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Galhardo, Lorran, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Wanderley.

Leandro se destaca em coletivo do Grêmio com dois gols marcados

Jovem de 17 anos é a sensação da equipe tricolor no início da temporada

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
leandro grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Leandro mais uma vez chama a atenção no Grêmio
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Poucas horas depois de marcar dois gols na vitória de 6 a 0 sobre o Inter-SM, na noite de quinta-feira, o meia-atacante Leandro voltou a se destacar.
Na tarde desta sexta, no campo suplementar do Estádio Olímpico, ele fez outros dois em treinamento coletivo comandado pelo técnico Renato Gaúcho.
Com apenas 17 anos, Leandro é a sensação do início da temporada do Grêmio. Promovido das categorias de base aos profissionais por Renato, e há menos de um ano no clube, o garoto recebeu três oportunidades em jogos do Gauchão: entrou no final das partidas contra Ypiranga, Porto Alegre e Inter-SM. Na soma, apesar do curto tempo em ação, tem três gols e uma assistência.
No coletivo, destinado àqueles atletas que não haviam iniciado a partida contra o Inter-SM, Leandro atuou no time de camisas azuis. O primeiro gol saiu de uma tabela com Gabriel, acertando o ângulo. Depois, com oportunismo, completou jogada dentro da área e se destacou na vitória de 3 a 1 da sua equipe.

Experiente, Alecsandro confessa um 'friozinho na barriga' antes do clássico

Atacante já sabe se será titular ou reserva contra o Fluminense, mas, a pedido de Ricardo Gomes, não revela

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Contratado para ser o centroavante do Vasco, Alecsandro será relacionado para sua primeira partida com a camisa cruz-maltina neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. E o jogo não será qualquer um. A equipe da Colina faz o clássico com o Fluminense e tenta mais uma vitória para encaminhar sua classificação na Taça Rio. O atleta já sabe se será titular ou não, mas, a pedido do técnico Ricardo Gomes, não revelou em sua entrevista nesta sexta. Apesar de experiente (30 anos), Alecsandro disse que esta possível estreia pelo novo clube está dando um "friozinho na barriga".
- É lógico que estou ansioso. Ser relacionado para uma partida tão importante como esta é muito bom. Mesmo com muitos anos de futebol, sempre tem um friozinho na barriga querendo que o jogo chegue logo. Espero que o período de concentração passe rápido. No treino (de quinta), comecei no reserva e depois passei para o titular. Ele (Ricardo Gomes) já me falou como vai ser, mas não posso falar.
Sobre o adversário de domingo, o Fluminense, o atacante preferiu não apontar possíveis pontos fracos do Tricolor que o Vasco poderia tentar aproveitar. Ele disse que a equipe irá tentar cumprir bem o que o técnico Ricardo Gomes pedir.
- Procuro sempre me preocupar com a minha equipe. O treinador é pago para analisar o adversário e posicionar o time da melhor forma possível para tentar a vitória. Se tem algo no rival que fica a desejar, deixamos para o Ricardo ver o que podemos fazer para aproveitar isto.
O Vasco é o líder do Grupo A da Taça Rio com nove pontos.
 

Rivaldo seguirá como titular e enfrenta Bragantino, avisa Felipão

Gabriel Silva será reserva, mas objetivo não é dar susto no lateral, diz técnico

Por Marcos Guerra São Paulo
rivaldo palmeiras apresentação (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Rivaldo seguirá no time
(Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)
Rivaldo, que atuou na vitória sobre o Linense na última quarta-feira, deixou o técnico Luis Felipe Scolari feliz. Tanto que vai ser mantido na equipe do Palmeiras para o duelo deste sábado, às 18h30m, contra o Bragantino, no Canindé, pelo Paulistão. O treinador adiantou, na tarde desta sexta-feira, na Academia de Futebol, que vai seguir com o jogador. Gabriel Silva, que vinha sendo titular, ficará mais uma vez na reserva.
- O Rivaldo está bem melhor que o Gabriel Silva. É eficiente no posicionamento para compor como terceiro zagueiro, algo que o Gabriel tem dificuldade de fazer. Quando olho o adversário, vejo que o Rivaldo está mais apto a fazer essa função no momento - explicou Felipão.
Gabriel Silva ficou afastado do Palmeiras no início da temporada para defender a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, no Peru. O Brasil foi campeão e conquistou uma vaga nas Olimpíadas de Londres 2012, mas o jogador ficou na reserva. Voltou, descansou um pouco e passou a jogar pelo Verdão. Mas foi sacado na última quarta. Felipão já deixou claro que não pretende deixar o lateral-esquerdo de molho. Fez apenas uma opção por Rivaldo.
- O Gabriel vai ter um pêndulo de boas e más atuações, o que é natural. Não estou colocando ele agora, mas não é para dar um susto. Aos poucos ele vai retornar - acrescentou o comandante.

Em 2011, F-1 dará mais de duas voltas ao mundo nas viagens para os GPs

Categoria percorrerá cerca de 100 mil quilômetros nesta temporada, cerca de 15% a mais do que há 20 anos; além disso, custos com logística aumentaram

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Pouco mais de duas voltas ao mundo (aproximadamente 40 mil quilômetros) ou cerca de 100 mil km: esta é a distância que a Fórmula 1 percorrerá em suas viagens na temporada 2011. A expansão do calendário rumo a novos mercados, quase todos no Oriente Médio e na Ásia, aumentou muito o trajeto que equipes, pilotos, membros da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e jornalistas percorrem todos os anos. Além disso, os custos com o transporte interno na Europa, que poderiam ser feitos por via terrestre, foram substituídos por caros voos e deslocamentos em cargueiros pelo mar. Há 20 anos, em 1991, os deslocamentos somavam cerca de 87 mil quilômetros, 15% a menos do que neste ano.
Vettel dentro do avião (Foto: Getty Images)Vettel dentro do avião: pilotos terão de encarar este cenário muitas vezes em 2011 (Foto: Getty Images)
O GLOBOESPORTE.COM simulou todas as viagens que pilotos e equipes fazem, partindo de Londres, de onde saem os aviões cargueiros da categoria. Para facilitar o entendimento, os deslocamentos são constantes, ou seja, de uma corrida diretamente para outra. Na realidade, os membros da Fórmula 1 podem voltar para seus países ou ir para as fábricas na Europa entre as corridas, mas seria impossível de chegar a uma distância uniforme.
- É um calendário bem complexo, em que você viaja muito. Quem trabalha na Fórmula 1 fica muito tempo fora de casa. E se pensarmos que uma Nascar (a Stock Car americana) tem 35 corridas, ainda tem margem para crescer muito. Acho que é um ajuste econômico. É uma questão do que é melhor para o esporte. Mas a temporada só aumentou porque tem público. Tem de achar um meio termo - diz Lucas di Grassi, que correu na Fórmula 1 em 2010.
preparativos para o GP do Brasil interlagos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cargas embaladas para serem despachadas no GP do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Para os pilotos, em especial, a tarefa é bem complicada. Em 2011, por exemplo, a Índia entra no calendário. Em 2010, foi a vez da Coreia do Sul, em Yeongam, circuito que tinha apenas um hotel próximo. O grande obstáculo das longas viagens é a adaptação ao fuso horário, para evitar o jet lag.
Além disso, os cronogramas ficam apertados: em caso de um imprevisto, tudo pode ficar bem complicado. Rubens Barrichello, por exemplo, teve de se desdobrar para embarcar para a Austrália graças a um problema nas torres de controle dos aeroportos de Buenos Aires. Di Grassi acha que esta correria é algo inevitável e compara a Fórmula 1 ao tênis profissional.
- Para o piloto é complicado, nunca se viajou tanto. Mas faz parte da preparação. Você precisa estar na hora certa, no lugar certo, se acostumar com o jet lag... Mas é assim mesmo, os tenistas também passam por isso. O esporte não vai ficar mais perigoso por causa disso, mas é cansativo.
Além disso, nunca um campeonato terminou tão tarde: o GP do Brasil será realizado no último fim de semana de novembro. Até o início dos anos 2000, o calendário da Fórmula 1 costumava ser encerrado em meados de outubro. Há alguns anos, as corridas passaram para novembro e agora quase invade dezembro. Bom para o público, mas péssimo para quem trabalha no esporte.
Confira abaixo o mapa com os deslocamentos da Fórmula 1 em 2011:
Mapa mundi com a distância percorrida pela fórmula 1 (2) (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Antes de chegar ao profissional, Jean Chera anuncia sua saída do Santos

Promessa do clube, meia de 15 anos escreveu no Twitter que seu pai e representante não chegou a um acordo para assinar o primeiro contrato

Por GLOBOESPORTE.COM Santos
Jean Chera sub 15 do Santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)Jean Chera teria propostas de clubes do Brasil e
de fora (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)
Prestes a completar 16 anos, no dia 12 de maio, o meia Jean Chera anunciou nesta sexta-feira, pelo Twitter, que está de malas prontas para deixar o Santos. O jovem escreveu no microblog que seu pai e representante, Celso Chera, não chegou a um acordo com a diretoria santista sobre o seu primeiro contrato profissional. O clube, no entanto, nega a saída e diz apenas que a negociação está em andamento.
- Bom dia. Chegando à Vila para tirar minhas coisas do meu armário. Peço desculpas à nação santista, a qual aprendi a amar, pela minha saída. Infelizmente a diretoria da base não valoriza o atleta que tem - escreveu.
A ideia do pai de Jean Chera era fechar por três anos. Há cerca de dez dias, de acordo com um dos assessores da presidência do clube, Celso apresentou uma proposta ao diretor de futebol Pedro Luis Nunes Conceição, pedindo R$ 75 mil de salário no primeiro ano, R$ 100 mil no segundo e R$ 130 mil no terceiro, além de R$ 1 milhão de  luvas.
Celso Chera queria ficar ainda com metade dos direitos econômicos sobre o filho e 70% dos direitos de imagens. Isso sem contar que ainda propôs que a empresa Terceira Estrela Investimentos S.A. (fundo formado por investidores santistas que colaboram com o clube) comprasse 10% dos direitos econômicos assim que o preço da multa rescisória fosse fixado. A assessoria de imprensa do jogador diz que os valores foram menores.
O Santos teria considerado a pedida alta demais, e, segundo o pai de Jean, ofereceu um salário inferior aos R$ 24 mil que o garoto já ganha na base, e apenas 20% dos direitos econômicos. No entanto, o clube alega que ofereceu R$ 30 mil, além de gatilhos salariais de acordo com metas alcançadas (jogos disputados pelo time profissional, convocação para Seleções de base), além de ter aceitado ceder 70% da imagem. No entanto, se negou a pagar luvas.
Insatisfeito com o tratamento dispensado ao filho, Celso Chera embarca para a Europa na tarde deste sábado para negociar o futuro do jovem meia, que, ainda de acordo com ele, tem propostas de clubes do Brasil e do exterior.
Segundo o assessor de imprensa de Jean Chera, o pai do jogador considerou a proposta irrisória e feita com o objetivo forçar a saída do Santos. Informou ainda que foi oferecido ao Santos R$ 1 milhão para conseguir a liberação de Jean, mas o clube não aceitou. Celso Chera não quis dar entrevista.
Mais que Neymar e Ganso
Para se ter uma ideia do tamanho da pedida de Chera , Neymar ganhava cerca de R$ 20 mil em seu primeiro contrato, em 2008. Ao subir para o profissional, com 17 anos, no ano seguinte, passou a ganhar R$ 75 mil. Já Ganso, em 2006, como amador, ganhava apenas R$ 1.100,00, pois, na época, não era tratado como uma joia como Neymar e Jean, e só viria a chamar a atenção dois anos mais tarde.
Jean Chera é tido como uma das grandes promessas da Vila Belmiro depois da geração de Neymar e Ganso. Natural da cidade de Vera, no Mato Grosso, o Menino da Vila passou dois anos fazendo tratamento para crescer. Ele chegou ao Santos, em 2005, com 10 anos, 1,32m e 35kg. Hoje tem 1,70m e 68kg, segundo o site oficial do clube.
Jean é fã do também meia Diego, que brilhou no Santos ao lado de Robinho, entre 2002 e 2004, e hoje é camisa 10 do Wolfsburg, da Alemanha. Em entrevista recente ao GLOBOESPORTE.COM, ele disse que, com 15 anos, já se sentia pronto para integrar os profissionais do time da Vila Belmiro.

América: de segundo time de todos
os cariocas a clube de ninguém

Próximo ao segundo rebaixamento em quatro anos, Mequinha vive dias de polêmicas, brigas políticas, falta de dinheiro e pouco futebol

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
No dia 12 de fevereiro, o América entrou no gramado do Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para sofrer uma das piores derrotas de sua história. Perdeu por 9 a 0 para um Vasco já eliminado da Taça Guanabara. A goleada, que expôs ainda mais a fragilidade de um clube que sofre para se manter na Primeira Divisão carioca, começou a ser construída na véspera. Na tarde do dia 11, a diretoria reuniu o elenco rubro para comunicar que jogadores seriam dispensados após a partida.
América-RJ (Foto: Agência Estado)Goleada histórica para o Vasco: reflexo da desorganização do clube (Foto: Agência Estado)
O fato é negado pela atual diretoria, mas confirmado por jogadores que estiveram em campo e pessoas de dentro do clube. Com a decisão comunicada e o pedido para se esforçarem, apesar de tudo, os atletas não se concentraram e só se apresentaram para o almoço, horas antes do jogo. Receberam apenas sanduíches. Além disso, a promessa feita pelo presidente Ulisses Salgado de que os salários atrasados seriam quitados até o fim da semana não foi cumprida. Em Volta Redonda, o time - que já não vinha bem no campeonato - desmoronou.
- Foi tudo muito confuso, bagunçado. Não teve concentração e almoço para a molecada. O pessoal entrou muito desanimado... Já tinham me falado que eu ficaria no clube, mas tiveram de arranjar um culpado para o resultado – disse Felipe Adão, um dos dispensados após a goleada.
Alguns jogadores me telefonaram dizendo que, um dia antes do jogo, foi feita uma reunião, onde a diretoria tinha informado que faria uma limpeza, e só os jogadores que pertencessem ao clube ficariam. Vão esperar o quê? Uma ‘entregação’ mesmo"
Edu, ex-jogador e ex-dirigente do América
Anunciado em dezembro como o homem forte do futebol americano, Edu Coimbra – maior ídolo da história do clube - ficou no cargo do América apenas até a terceira rodada da Taça Guanabara. Segundo ele, uma proposta para assumir a seleção do Iraque foi o motivo. O irmão de Zico também fez duras críticas à maneira como foi conduzida a dispensa.
- Foi de uma infantilidade muito grande. Alguns jogadores me telefonaram dizendo que, um dia antes do jogo, houve uma reunião, em que a diretoria informou que faria uma limpeza, e só os jogadores que pertencessem ao clube ficariam. Vão esperar o quê? Uma ‘entregação’ mesmo. Faltou habilidade da diretoria. Não foi mentirosa com os atletas, mas teve total responsabilidade pelo placar de 9 a 0.
Realmente, os fatos ocorridos na véspera e no dia do jogo ainda geram muita polêmica e desconfiança dentro do América. Por todo canto ecoam acusações e afirmações de corpo-mole contra o Vasco.
- Não fui ao jogo, mas todos no clube falam em corpo-mole. Estão falando que entregaram, mas não acredito. São todos profissionais. Dentro do clube falam isso, mas ninguém prova nada – desafiou o atual diretor de futebol do América, Antônio Tavares, que garante que, no momento, tanto os salários da comissão técnica (pagos por Romário), como os dos atletas (pago pelo clube), estão em dia.
- Não posso apontar culpados ou inocentes. Tinha assumido o time recentemente. Acho que não houve isso, mas o pessoal estava irritado com o negócio dos salários – revela Lulinha, treinador do América na derrota para o Vasco.
Com corpo-mole ou não, a derrota - apesar de elástica e histórica - é apenas mais uma em meio a uma campanha pífia no Campeonato Carioca. Foram oito em 11 jogos e um saldo negativo de 19 gols. Números que deixam o América na pior colocação na classificação geral, a caminho da Série B.
Camburão, bate boca público e argentinos pela internet
 américa  diguinho (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com) Maior contratação para a temporada, Diguinho deixou o
clube pela porta dos fundos (Foto: Divulgação/Vertical)
Se em campo as coisas vão mal, do lado de fora vão pior ainda. Histórias inusitadas pipocam no clube. Há menos de duas semanas, no jogo contra o Bangu, o meia Diguinho teve de deixar o estádio Edson Passos em um camburão da Polícia Militar, após discutir com a torcida ao ser substituído e jogar a camisa do América no chão. O jogador foi prontamente dispensado, assim como o goleiro reserva Mota, que também bateu boca com os torcedores.
São fatos que vão se acumulando durante a desastrosa caminhada no estadual, mas os problemas começaram ainda na montagem do elenco. Sem patrocínio (o clube conseguiu apenas para as partidas contra Flamengo e Vasco) e sem dinheiro, o América recorreu a Edu Coimbra, que foi alertado sobre a precária situação.
- Desde o início o presidente foi muito sincero. Fui alertado que o clube não tinha um tostão. Tivemos que recorrer à peneira. O Zico ofereceu o CFZ. Arranjei também a pré-temporada em Trajano de Morais. Tudo de graça.
O esforço, porém, não é reconhecido pela atual diretoria. Pelo contrário. A rápida gestão de Edu, que deixou o comando do América na terceira rodada da Taça Guanabara, após a goleada por 4 a 1 para o Resende, é duramente criticada pelo atual diretor de futebol, Antônio Tavares.
- Os jogadores usavam o América para treinar. Era irmão do fulano, primo do sicrano, sobrinho do Edu, filho do (Cláudio) Adão, filho do Josimar. Acabei com essa p... toda. Não pode pegar o terceiro reserva do CFZ para jogar no América. Isso é brincadeira. O Edu foi meu ídolo como jogador mas, como diretor, não dá. Tiveram tempo para se preparar. Trazer técnico dos juniores do Duque de Caxias (Gilson Gênio) é sacanagem. Eu não podia chegar, mandar todo o elenco embora e contratar tudo novo. Mandar embora é fácil, mas e dinheiro para pagar? O América não tem dinheiro para comprar ninguém. Minha vontade era dispensar todo mundo – esbravejou Tavares.
Edu Coimbra (Foto: Divulgação)Edu Coimbra: retorno do maior ídolo ao clube não
funcionou (Foto: Divulgação)
As críticas são diretamente para Edu, que retruca com a mesma intensidade.

- Aquele filho da p... do Tavares fica dizendo que eu fui o culpado. É brincadeira. Saí porque tinha combinado com o presidente que sairia, caso recebesse alguma proposta do exterior. Entrei sem ganhar um tostão, gastei dinheiro e arrumei a sala de musculação. Emprestei dinheiro até para o Gilson Gênio (ex-treinador). O coitado está me devendo até hoje, porque acho que ainda não o pagaram – disse Edu, que também se defendeu sobre as críticas em relação à montagem do elenco americano.
- Não contratei ninguém. Nunca tive supremacia, voz ativa sobre o treinador. O Gilson (Gênio) escolheu todos os jogadores. Não tenho qualquer responsabilidade pela escolha do elenco. Mas é muito mais fácil acusar o Edu, porque dá uma repercussão maior.
Contratado no início da temporada, Thiago Coimbra, filho de Zico e sobrinho de Edu, também ataca Antônio Tavares.
- Estava quase largando o futebol. Quem me convidou foi o presidente (Ulisses Salgado). Gostei do projeto e aceitei. Nunca tinha ouvido falar desse tal de Tavares. O cara assumiu o América e saiu atacando todo mundo. Quem é ele para criticar o meu tio (Edu)? Mas conseguiu o que queria. Ficou famoso – criticou o meia, que nem chegou a entrar em campo e deixou o clube após a derrota para o Flamengo.
Sobraram críticas até para os torcedores em relação à formação do elenco rubro. No início da temporada, desesperados com a falta de dinheiro para contratar e empolgados com o sucessos dos argentinos no futebol brasileiro, torcedores do América juntaram dinheiro e trouxeram da Argentina o meia Leandro Espinoza e atacante Lucas Sliuzas. Os atletas chegaram ao clube para um período de testes e ficaram por pouco mais de um mês, sem sequer serem relacionados. Edu não engoliu a iniciativa.
 américa  Felipe Adão, Josimar e Thiago Coimbra  (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com) Felipe Adão, Josimar e Thiago Coimbra. Filhos de ex-jogadores não eram certo no América e foram alvo de duras críticas do diretor Antônio Tavares (Foto: Divulgação/Vertical)
- Houve um rateio de trinta torcedores, que foram buscar dois jogadores argentinos sem a menor condição de jogar pelo América. Um deles foi analisado pela internet, em um campo de pelada, bem amador. Coisa de oitava divisão. Fiquei chateado de terem aceitado esses jogadores.
Romário: nem o ‘salvador’ é unanimidade
Outra consequência da goleada para o Vasco foi o retorno imediato de Romário. Agora político e com obrigações em Brasília, o Baixinho não assumiu um cargo oficial, mas voltou a colaborar com o clube, após ter se afastado no segundo semestre do ano passado para se dedicar à campanha para deputado federal.
O papel dele é conseguir patrocínios e jogadores. Feito executado com maestria em sua primeira passagem, em 2009, quando trouxe a Unimed para o clube. E foi com o Baixinho no comando do futebol que o América conseguiu seus melhores resultados nos últimos anos: o título da Segunda Divisão carioca, quando ele próprio entrou em campo em dois jogos, e a classificação para a Série D no ano passado.
Dentro do América, Romário ainda é muito forte. É visto como o único capaz de salvar o clube e unir situação e oposição. No entanto, nem mesmo o Baixinho está livre das críticas. O fato de ter retirado todos os aparelhos da sala de musculação (montada por ele próprio), quando deixou o clube, incomoda.
Se não mudar a mentalidade das pessoas que tomam conta do América, o clubepode deixar de existir dentro de alguns anos "
Romário
- O Romário veio para o América propondo um trabalho para resgatar o time da Segunda Divisão. Ajudou muito, e o América saiu rápido. O que acontece é que não existe transparência. O Romário hoje funciona como uma espécie de manager, mas não sabemos quais são suas reais atribuições. Isso incomoda as pessoas. Existem jogadores que chegam e saem do clube ou, mesmo da base, sem que a gente saiba qual é a participação do América – definiu o conselheiro Ricardo Batista, filho do ex-presidente do América, Seraphim Bapstita.
Ele cita os casos do atacante Adriano Michael Jackson (Palmeiras) e do lateral-esquerdo Gérson, negociado com o Fluminense após o Campeonato Carioca do ano passado, e do jovem zagueiro Serjão, que seguiu para Portugal para defender o Marítimo, de Portugal. No entanto, Romário ainda é endeusado pela maioria.
- Tem de se exaltar o trabalho do Romário. Só ele pode salvar o clube. Ele não precisa do América. Está no clube por paixão – diz Lulinha, treinador demitido após a derrota para o Bangu, no dia 13 de março.
Os atuais dirigentes do América também aplaudem o Baixinho.

- O Romário fez tudo pelo América. Casa, comida e roupa lavada. Tem muita capacidade, diferentemente do outro (Edu)” afirma o diretor Tavares. “ O América é eternamente grato à colaboração do Romário nos últimos anos - reforçou o presidente do clube, Ulisses Salgado.

Temor pelo fim

O próprio Romário, alheio às críticas e elogios, disse, em recente entrevista ao "Globo Esporte", que teme pelo fim do futebol no clube e do próprio América.
- Se não mudar a mentalidade das pessoas que tomam conta do América, o clube, infelizmente, pode deixar de existir dentro de alguns anos. Principalmente, o futebol – lamentou o Baixinho.
Percepção idêntica tem o conselheiro Ricardo Batista.
- Politicamente, o América é um clube que não tem mais liderança. Não teve renovação política. Infelizmente, se não mudar, o futebol do América pode acabar em três anos.
- Se continuar assim, acho que até mesmo antes disso – diz o ex-técnico Lulinha.
Desta maneira, com muito “disse me disse” entre o sócios e conselheiros , o América segue sua caminhada para a Série B e, nem de longe, lembra o clube que já foi um dia o segundo time de todos os cariocas.
- Esse papo de segundo time não existe há muito tempo. Os mais jovens nem sabem direito o que é o América – conclui Ricardo Batista.
Shopping da discórdia
Como se já não bastasse a crise dentro dos gramados, a parte social do América também ferve. O principal motivo é a construção de um shopping na sede do clube, em Campos Sales, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O clube tem propostas de duas construções. Em troca da quitação da dívida que o América possui com a W Torre, ainda em relação à construção do estádio Edson Passos, o empreendimento seria construído no local, e uma nova sede ficaria localizada na parte superior do empreendimento.
O negócio é um dos sonhos do atual presidente do clube, Ulisses Salgado, e esteve perto de sair do papel. Entretanto, as manifestações dos que eram contra pesaram, e a Prefeitura do Rio de Janeiro tombou a sede do América em fevereiro de 2010, após um abraço simbólico dos torcedores.
sede do américa-rj (Foto: Site ofcial do América-rj)Possível venda da sede do América na Tijuca vem causando discórdia dentro do clube (Foto: Site ofcial do América-rj)
Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes divulgou uma nota justificando sua decisão pela importância do América “segundo time de coração de cada torcedor de nossa cidade”, e do local para a história do clube.
A decisão agradou a muita gente, que acredita que o América sairia perdendo, uma vez que o novo espaço seria menor, e o clube não conseguiria quitar todas suas dívidas.

No entanto, incomodou e muito o presidente do clube, causando um racha dentro da própria diretoria. Pessoas ligadas ao grupo de Ulisses deixaram cargos oficiais. O dirigente defende a construção da nova sede.
- Seria construída da maneira que o clube quisesse. O América vai fazer a planta. (A nova sede) terá tudo equipado, bombas de piscinas, sauna, cortinas, mobília, e o América não teria nenhum ônus com isso. Além disso, depois de um tempo, tudo, inclusive o shopping, voltaria para o América – destacou Salgado.
O assunto, porém, ainda é quente nos bastidores do clube. Recentemente, Ulisses Salgado assinou uma carta de intenção para a construção do shopping, o que irritou profundamente o Conselho Deliberativo. Revoltados, conselheiros argumentam que o dirigente feriu o estatuto do clube e desconsiderou a comissão, eleita pelo próprio Conselho, para avaliar se o negocio é bom ou ruim. Além disso, alegam que o tempo que o shopping ficaria com a construtora pode chegar a até 60 anos.
- A questão não é se a construção da nova sede é ruim ou não. O conselho deliberativo não aprova o modo como Ulisses (Salgado) vem conduzindo as negociações e convocou reunião para o dia 29 de março, quando vai propor impeachment do presidente – disse Marcelo Castillo, integrante do Conselho Deliberativo.
Por outro lado, Ulisses se defende. Garante que não pretende passar por cima de ninguém e ressalta que tudo terá de passar necessariamente pelo crivo dos conselheiros.
- Muitos conselheiros ainda não sabem da proposta da construtora. Só foi assinado um protocolo de intenção. Tudo ainda precisa da licença da prefeitura, do departamento de trânsito. Depois que o projeto estiver pronto, levaremos ao Conselho Deliberativo para ser debatido. Se aprovado, ainda terá de passar pela Assembléia Geral dos Sócios. A carta de intenção foi só o primeiro passo – garante o dirigente, que afirma não estar lesando o estatuto do clube.
- O estatuto do América diz que cabe ao presidente do Conselho Administrativo (o próprio Ulisses Salgado) assinar os convênios e contratos que não sejam lesivos nem honrosos ao clube. Essa carta de intenção não traz perda de nenhum patrimônio ao clube.
As críticas em relação ao shopping, no entanto, não são as únicas. O presidente é acusado por conselheiros de pensar mais na nova sede, do que no clube e no futebol.
- No tempo em que fiquei no América, nem conheci o presidente – afirma Lulinha, reforçando a tese dos conselheiros.
O presidente, mais uma vez, se defende e afirma ter feito muito pelo clube desde 2009, quando assumiu a presidência.
América, apresentação (Foto: Divulgação / America FC)Quando teve patrocinador, o América conseguiu bons resultados dentro de campo (Foto: Divulgação / America FC)
- Quando assumi, não tinha patrocínio, o time estava na Segunda Divisão (carioca), não tinha comissão técnica, nenhum jogador, e as divisões de base praticamente não existiam. Não tinha nada, nem material para treino ou jogo. Os salários dos funcionários estavam dois meses atrasados. O clube devia quase R$ 500 mil de energia. Não podia ter conta em banco porque as contas estavam penhoradas. Era um caos administrativo e financeiro. Conseguimos o título da Série B e ser a quinta força do Campeonato Carioca do ano passado, o que nos garantiu uma vaga na Série D em 2010.
A oposição, no entanto, questiona o fato de Ulisses ter participado das antigas gestões do América e, inclusive, ter sido vice-geral antes de assumir a presidência.

Vôlei Futuro bate Florianópolis, tetra, e conquista vaga inédita nas semifinais

Em noite de Ricardinho, equipe paulista, em casa, fecha a série. Time de Bruninho amarga seu pior resultado: nunca tinha ficado fora de uma final

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP
Superliga Bob Dentinho e Michael Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bob tenta superar o bloqueio de Dentinho e Michael
(Foto: Vipcomm)
Duas vitórias desconcertantes sobre os atuais tetracampeões, uma vaga inédita nas semifinais. Em noite de Ricardinho, o Vôlei Futuro voltou a parar o Florianópolis - de Bruninho -, desta vez em Araçatuba (SP), e eliminou o time que dominou a Superliga nos últimos quatro anos. Impecável nos bloqueios, venceu por 3 sets a 0 (25/23, 25/17 e 25/21) e fechou a série em 2 a 0. O adversário por um lugar na decisão sairá do confronto entre o Cruzeiro e o Pinheiros.
O Florianópolis, que perdeu o primeiro jogo, em casa, por 3 sets a 1, amarga a pior campanha em seis participações na Superliga. Além dos quatro títulos, ganhou a prata em 2006/2007.
Em cinco temporadas, o Vôlei Futuro tinha  como melhor resultado um sexto lugar, em 2008/2009. Agora, conta com quatro jogadores que já passaram pela seleção brasileira. Além de Ricardinho, Vissotto, Lucão e Mário Jr.
Melhor da partida, Ricardinho foi a maior contratação do time para a temporada. O ex-capitão da seleção brasileira não jogava no Brasil desde 2004, quando assinou com o Modena, da Itália.
Apesar do supertime, o Vôlei Futuro fez trajetória irregular na primeira fase. Abocanhou a sétima das oito vagas. O Florianópolis, que perdeu Thiago Alves para o Sesi, terminou em segundo.
Veja ao lado os últimos lances da vitória do Vôlei Futuro sobre o Florianópolis
– É uma situação nova para nós. Fizemos uma Superliga regular, com uma queda no final. Pegamos uma equipe muito capacitada. Tentamos, lutamos, fizemos nosso máximo e não conseguimos. Vamos reavaliar para que na próxima temporada a gente volte e volte forte – disse o técnico Marcos Pacheco.

Vôlei Futuro para o ataque catarinense
Vôlei Bruninho Superliga Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bruninho (dir) aguarda um ataque (Foto: Vipcomm)
A torcida em Araçatuba tentava desconcertar os jogadores de Santa Catarina. Nas arquibancadas, as meninas do time feminino assistiam ao duelo. Na quadra, Ricardinho apostava as fichas em um inspirado Lucão.

Uma invasão do time de vermelho deixou os donos da casa em vantagem no primeiro tempo-técnico. E a equipe contou com um erro de Bob para ficar três pontos à frente (11 a 8). Vissotto, num bloqueio, aumentou a diferença para quatro (13 a 9).
O Florianópolis era obrigado a forçar os saques, mas cometia erros. Bruninho, que até então priorizava Bob, passou a variar mais as jogadas. Num ace de Renato, a equipe encostou em 16 a 15, mas deixou o time da casa escapulir para 21 a 17 em um erro de ataque. Bob comemorou muito quando, depois de um longo rali, cravou pelo corredor, na direita. Michael, de ace, deu ao Vôlei Futuro o 23º ponto. Bruninho marcou com uma linda bola de segunda; Rafael parou Camejo. O time da casa só chegou ao set point depois de um saque para fora de Thales. Bob salvou o primeiro; Renato, o segundo. Camejo, enfim, fechou.
Vôlei Futuro marcou 12 pontos de bloqueio, contra apenas um do Florianópolis
Foi num bloqueio de Camejo que o Vôlei Futuro deu o primeiro passo para abrir vantagem no segundo set. Dois lances depois, errou um ataque e pediu desculpas. No tempo-técnico, dois pontos de diferença. Um ace de Lucão aumentou para quatro. Dentinho saiu correndo, comemorando, quando ampliou seis, em dois pontos seguidos – primeiro em um bloqueio, depois explorando o paredão adversário (14 a 8).

Um ataque de Vissotto (18 a 12) provocou reclamação do lado do Florianópolis. Os jogadores achavam que a bola tinha ido para fora. O gigante de 2,11m foi para o saque, mas errou.

Ainda assim, o Vôlei Futuro ia mantendo a vantagem com tranquilidade. Estava impecável nos bloqueios. Mineiro entrou no lugar de Ricardinho e marcou duas vezes no fundamento – foram oito pontos no segundo set. O levantador voltou à quadra quando o time conseguiu o set point. Errou um saque, mas deu um passe para Dentinho fechar em 25/17.

Com um ace, Lucão abriu 3 a 0 no início do terceiro set. O jogo ficou duro. Ricardinho, numa bela bola de segunda, driblou o bloqueio no nono ponto. Dentinho, no bloqueio, abriu dois pontos. E, no lance seguinte, explorando o do adversário, ampliou. O Florianópolis tentava se manter na luta, mas tudo dava certo para o Vôlei Futuro. Foram 12 pontos de bloqueio, contra apenas um.
Vôlei Bruninho Superliga Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bruninho esteve em todos os quatro títulos do
Florianópolis (Foto: Vipcomm)
No 22º ponto do set, a torcida gritava "eliminado". Bruninho, que esteve presente em todos os títulos de seu time, voltou a sentir o sabor de uma eliminação. Pela primeira vez em cinco anos.
- Não estou acostumado a ficar fora da final. Peço desculpas, de coração, porque em nenhum momento conseguimos respeitar as estrelas que temos no peito. Fracassamos hoje diante de uma grande equipe. É muito triste. Não sabemos o que vai acontecer com o time... É triste a gente não ter feito um jogo melhor, em que a força da camisa pesasse - disse.

Veja a programação e a classificação do Mundialito de Futebol de Areia

TV Globo e SporTV transmitem a competição, disputada em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
GRUPO A:
1º) Lokomotiv Moscou - 10 pontos
2º) Corinthians - 7 pontos
3º) Seatlle Sounders - 3 pontos
4º) Sporting Portugal - 3 pontos
5º) Santos - 2 pontos (eliminado)
GRUPO B:
1º) Barcelona - 9 pontos
2º) Flamengo - 8 pontos
3º) Milan - 5 pontos
4º) Vasco - 4 pontos
5º) Boca Juniors - 0 ponto (eliminado)
Sábado, dia 19/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 3 x 2 Seattle Sounders
10h - Corinthians 4 x 3 Sporting Portugal
11h15m - Boca Juniors (9) 4 x 4 (10) Milan
12h30m - Vasco da Gama 4 x 5 Barcelona
Domingo, dia 20/03
08h30m - Lokomotiv Moscou 4 x 3 Santos
10h - Flamengo 3 x 2 Milan
11h15m - Vasco da Gama (3) 3 x 3 (2) Boca Juniors
12h30m - Corinthians (2) 2 x 2 (1) Seattle Sounders
Segunda, dia 21/03
13h - Seattle Sounders 4 x 0 Sporting Portugal
14h15m - FC Barcelona 7 x 2 Boca Juniors
15h30m - Vasco de Gama (2) 6 x 6 (1) Flamengo
16h45m - Santos (0) 8 x 8 (1) Corinthians
Terça, dia 22/03
13h - Lokomotiv Moscou 5 x 4 Sporting Portugal
14h15m - FC Barcelona 6 x 3 Milan
15h30m - Santos 4 x 3 Seattle Sounders
16h45m - Flamengo 6 x 2 Boca Juniors
Quarta, dia 23/03
13h - Vasco da Gama 3 x 4 Milan
14h15m - Santos 0 x 5 Sporting Portugal
15h30m - Lokomotiv Moscou (2) 6 x 6 (1) Corinthians
16h45m - Flamengo 4 x 1 Barcelona
Quinta, dia 24/03 (quartas de final)
13h - Flamengo (5) 2 x 2 (4) Seattle
14h15m - Barcelona 1 x 8 Sporting
15h30m - Lokomotiv 7 x 2 Milan
16h45m - Corinthians 2 x 5 Vasco
Sexta, dia 25/03
15h30m - Lokomotiv 4 x 5 Sporting
16h45m - Vasco 5 x 4 Flamengo
Sábado, dia 26/03
08h30m - Flamengo x Lokomotiv
10h - Vasco x Sporting

Gols de bicicleta chamam atenção
e fazem torcida vibrar no Mundialito

Gols "raros" no futebol de campo viram os preferidos do público na competição de futebol de areia. Atacante André, do Flamengo, é o artilheiro isolado

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Os golaços têm sido a principal atração do I Mundialito de Clubes de Futebol de Areia, que está sendo realizado em São Paulo. Voleios, chutes rasteiros, pelo alto, de primeira, lindas tabelas e, claro, gols de bicicleta. O cardápio de bolas na rede é o mais variado possível após seis dias de disputa (acompanhe no vídeo ao lado).
Os gols "diferentes", para quem está acostumado a assistir apenas ao futebol de campo, estão deixando os torcedores animados. E o público não hesita em falar qual o tipo de bola na rede que mais quer ver: de bicicleta.
O atacante André, do Flamengo, marcou um gol desta forma na goleada por 6 a 2 sobre o Boca Juniors, na terça-feira. No mesmo dia, o brasileiro Fred, do Barcelona (ESP), fez um golaço contra o Milan (ITA), no mesmo estilo, na vitória por 6 a 3. Já na quarta, o gol de bicicleta foi assinado pelo português Belchior, do Sporting (POR), na goleada por 5 a 0 sobre o Santos.
- Como a gente joga muito com a bola no alto e o impacto da queda na areia é menor, isso facilita a tentativa da bicicleta - explicou o experiente Benjamin, 41 anos, com longa passagem pela Seleção Brasileira.
- Tentar uma bicicleta não é nenhum desrespeito ao adversário. Em determinados momentos, vira o único recurso para tentar o gol - completou Buru, 34 anos, e tetracampeão mundial com a Seleção.
André Futebol de Areia Flamengo (Foto: João Pires / VIPCOMM)André André é o artilheiro isolado do Mundialito, com 11 gols  (Foto: João Pires / VIPCOMM)
Gols não faltaram no Mundialito. Até as quartas de final, foram 186 bolas na rede, em 24 partidas - média de 7,75 gols por jogo. O artilheiro da competição até aqui é o atacante André, do Flamengo, que marcou 11 vezes, seguido pelo russo Shisin, do Barcelona, com nove.
- Gol de bicicleta não é minha especialidade. Costumo marcar mais gols rasteiros, chutando rápido para o gol. Mas, durante os intervalos nos treinos, a gente sempre tenta praticar esse tipo de lance - contou André.

Vasco derrota o Flamengo por 5 a 4
e vai brigar pelo título do Mundialito

Equipe cruz-maltina vai enfrentar o Sporting na decisão deste sábado

Por Igor Christ São Paulo
O Vasco está na final do Mundialito de Futebol de Areia. E a vaga tem um gostinho todo especial: vitória sobre o Flamengo, eterno rival seja na areia, no gramado, ou nas bolinhas de gude. Em um jogo muito disputado, na arena montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, o time cruz-maltino fez 5 a 4 e se classificou para a decisão contra o Sporting. Foi a segunda vez no torneio que o Vasco levou a melhor sobre o rival. Na primeira fase, a vitória veio nos pênaltis após o 6 a 6 no tempo normal e na prorrogação.
A decisão contra o time português está marcada para este sábado, às 10h, com transmissão da TV Globo. Já os rubros-negros enfrentam o Lokomotiv na briga pelo terceiro lugar, também no sábado, às 8h30m.
O Vasco impôs um ritmo frenético logo no início da partida. Com menos de dois minutos de jogo, Betinho chutou de primeira e abriu o marcador: 1 a 0. Na sequência, após boa troca de bola entre o time vascaíno, Bruno Xavier cabeceou e anotou o segundo. Pressionado, o Flamengo passou a arriscar bastante pelas laterais até que André, artilheiro do campeonato, chegou com oportunismo e diminuiu para o Rubro-Negro.
betinho vasco x flamengo futebol de areia (Foto: João Pires/divulgação)Betinho é abraçado pelos companheiros na comemoração (Foto: João Pires/divulgação)
O jogo foi para o intervalo com o placar de 2 a 1 para o Vasco. Logo no retorno à quadra, no entanto, Pampero fez o terceiro. O domínio na partida era vascaíno. Jorginho armava bem as jogadas, para as conclusões perigosas de Betinho. Mas em uma saída ruim, André roubou a bola e tocou por cima de Salgueiro: 3 a 2 para o Flamengo.
Torcida flamenguista empurra, mas Vasco não dá brecha
Nas arquibancadas, a torcida rubro-negra cantava: “Vamos virar, Mengo”. Mas o que se via em quadra era um Vasco muito bem armado, dificultando a chegada do rival. E não demorou muito para a equipe cruz-maltina ampliar. De falta, Bruno Xavier marcou o quarto.
No começo do terceiro período, o artilheiro do campeonato fez mais um gol. Em uma cobrança de falta, André chutou no canto e incendiou os torcedores. Mas a alegria durou pouco. Pampero, por cobertura, anotou o quinto. André, de novo ele, ainda diminuiu para o Flamengo, mas a vitória já era do Vasco, que vai brigar pelo título do Mundialito.
 
 

Sporting passa pelo Lokomotiv e está na final do Mundialito

Depois de primeira fase ruim, o time português se recupera na competição e vai brigar pelo título neste sábado. Russos disputam o terceiro lugar

Por Igor Christ São Paulo
O Sporting começou mal o Mundialito de Futebol de Areia, o Lokomotiv foi o melhor da primeira fase. Mas no confronto direto entre os europeus por uma vaga na final, melhor para os portugueses, que venceram por 5 a 4 e agora esperam o vencedor do clássico entre Flamengo e Vasco. A final será neste sábado, às 10h, com transmissão da TV Globo. Já os russos terão de se contentar com a disputa do terceiro lugar, também no sábado, às 8h30.
- Se tinha alguém que não acreditava na gente, está aí a resposta. Mas esse grupo sempre acreditou em si - desabafou Fernando DDI.
- Nosso objetivo é conseguir o título e esta vitória de hoje foi só mais um passo nesse caminho. Levamos um pouco de azar nos primeiros jogos do Mundialito, mas depois da vitória sobre o Santos conseguimos mostrar o nosso verdadeiro futebol - completou Alan.
Os dois times partiram para o ataque no primeiro tempo e finalizaram bastante a gol, dando trabalho aos goleiros. Mas a única bola a balançar a rede nos primeiros 12 minutos foi do Sporting. No lançamento longo do goleiro Graça, Alan improvisou uma cabeçada de longe e encobriu o goleiro Sidorenko. Um golaço que justificou a intensa comemoração do jogador.
futebol de areia sporting (Foto: João Pires/divulgação)Alan marcou dois golaços e foi um dos destaques do Sporting na semifinal (Foto: João Pires/Divulgação)
Os gols aconteceram em sequência no início do segundo tempo. Inspirado, Alan marcou outro belo gol ao dominar no peito e tocar novamente por cima de Sidorenko: 2 a 0 Sporting. Logo depois, veio o terceiro: Fernando DDI ajeitou de cabeça para Belchior, também de cabeça, ampliar. Foi o suficiente para o técnico e jogador do Lokomotiv, Leonov, perder a paciência com Sidorenko e substituí-lo pelo goleiro reserva Humait.
E foi Leonov quem diminuiu para o time russo. Ele bateu fraco e o goleiro Graça aceitou: 3 a 1. Gorchinskiy quase diminuiu, mas parou na trave em cobrança de falta. O jogo era mesmo do Sporting, que chegou ao quarto gol no fim da etapa, com Bruno Xavier, de cabeça, aproveitando a desatenção da defesa após cobrança de lateral.
Terceiro tempo lá e cá
Nada mais interessava ao Lokomotiv a não ser atacar no último período, e o jogo ficou lá e cá. Shaykov bateu cruzado e diminuiu para 4 a 2. Na técnica, o Sporting chegou ao quinto: Alan levantou para Fernando DDI acertar um chutaço de primeira.
Sem tanta técnica como o adversário, mas com muita vontade, o Lokomotiv vendeu caro a derrota. No rebote do chute de Leonov no travessão, Borsuk completou de cabeça: 5 a 3. Restando 30 segundos, Shaykov chutou no cantinho para marcar mais um. Mas a reação parou por aí e o Sporting fez uma festa portuguesa, com certeza, para comemorar a vaga na final.

Uruguai perde amistoso para Estônia, e Loco Abreu e Forlán adiam recorde

Atacantes estão perto de quebrar marca de Hector Scarone e se consagrarem como maiores artilheiros da Celeste. Ambos terão nova chance na terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Tallinn, Estônia
Nem Loco Abreu, nem Diego Forlán. O maior artilheiro do Uruguai segue sendo Hector Scarone, autor de 31 gols em 52 jogos entre as décadas de 20 e 30. Em amistoso disputado nesta sexta-feira, em Tallinn, a Estônia não deu chances à quarta melhor seleção da última Copa do Mundo e venceu por 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Vassiljev e Zahovaiko, ambos no segundo tempo.
Diego Forlan na partida do Uruguai contra a Estônia (Foto: AP)Diego Forlán ainda não chegou na casa dos 30 gols pela seleção uruguaia (Foto: AP)
Loco e Forlán terão nova oportunidade para chegarem ao topo da artilharia na próxima terça-feira, em outro amistoso, agora contra a Irlanda, em Dublin. O jogador do Botafogo soma 30 gols em 65 jogos e é o segundo da lista. O craque do último Mundial e do Atlético de Madri tem 29 em 71 partidas. Outros conhecidos da torcida brasileira também estiveram em campo: o alvinegro Arévalo Rios e o cruzeirense Victorino e o goleiro Castillo, do Colo Colo.
O ex-arqueiro do Botafogo, inclusive, foi um dos responsáveis pelo triunfo dos donos da casa. Aos 17 minutos, Vassiljev arrancou e chutou de fora da área. A bola laranja, em virtude da neve, quicou em sua frente e o enganou. O segundo veio logo em seguida, aos 21. Zahovaiko aproveitou escanteio e desviou, contando com leve contribuição de Castillo.

Thiago Motta faz seu primeiro gol pela Itália e garante vitória contra Eslovênia

Fora de casa, Azzurra faz 1 a 0 e dispara no Grupo C das eliminatórias da Euro

Por GLOBOESPORTE.COM Ljubljana
Thiago Motta tem 28 anos, mas faz parte da nova geração da Itália. Brasileiro que naturalizou-se italiano e estreou pela Azzurra em fevereiro, o volante marcou pela primeira vez com a camisa da “nova” pátria e garantiu a suada vitória de sua seleção sobre a Eslovênia, por 1 a 0, em Ljubljana, pelo Grupo C das eliminatórias da Eurocopa de 2012.
Thiago Motta Comemoração Itália (Foto: AP)Thiago Motta abraça Cassano na comemoração do único gol da vitória italiana (Foto: AP)
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos das eliminatórias da Euro-2012
O gol em bonito chute após tabela com Balzaretti, aos 27 minutos do segundo tempo, faz Thiago Motta repetir o feito de outros ítalos-brasileiros como José "Mazzola" Altafini, Angelo Sormani e Dino da Costa que, nas décadas de 50 e 60, balançaram as redes pela Azzurra. Ele, no entanto, precisou de uma autorização da Fifa para defender a Itália, já que havia integrado a Seleção Brasileira na Copa Ouro de 2003, no México. A entidade máxima do futebol não permite que um jogador defenda dois países, mas abriu a exceção para o jogador, que tem família em Polesella, na província de Rovigo.
cassano Jokic eslovênia x itália (Foto: AP)Cassano tenta passar pela marcação de Jokic (AP)
Ambas as equipes voltam a campo na próxima terça-feira. A Azzurra visita a Ucrânia, em amistoso disputado na capital Kiev, enquanto a Eslovênia vai até Belfast encarar a Irlanda do Norte, já pela sexta rodada de sua chave nas eliminatórias.
Em outro jogo do Grupo C, a Sérvia recebeu a Irlanda do Norte e suou para vencer a Irlanda do Norte de virada, por 2 a 1, em Belgrado. McAuley abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, com Pantelic e Tosic marcando para os donos da casa aos 20 e 29 da etapa final.
Os resultados embolam a briga por uma vaga na repescagem. A Itália, agora com 13, lidera com folga para Eslovênia (7) e Sérvia (7). A Estônia, que derrotou o Uruguai em amistoso nesta sexta, é a quarta, com seis.

Com faixa, grupo protesta contra Adriano na porta de CT corintiano

Membros de organizada do Corinthians mandam mensagem para o Imperador: 'Não queremos você aqui!'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Dez membros de uma torcida organizada do Corinthians se manifestaram de forma pacífica na tarde desta sexta-feira, em frente ao portão do CT Joaquim Grava. O grupo é contra a contratação de Adriano pelo Timão. Com uma faixa, eles demonstraram a sua insatisfação de ver o Imperador no Alvinegro: "Adriano, o Corinthians não é clínica de recuperação. Não queremos você aqui! Lugar de urubu é no lixão da Gávea", dizia a faixa, lembrando que o atacante já jogou pelo Flamengo.
Oficialmente, o Corinthians ainda não confirma a contratação de Adriano. No entanto, as partes já estão acertadas e o atacante aceitou os termos do acordo, com validade até o fim de 2012.
Protesto contra Adriano (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Grupo é contra a chegada de Adriano no Corinthians (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)
Protesto contra Adriano (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Eles prometem intensificar o protesto quando o Imperador for anunciado oficialmente no Timão

Villa faz dois, garante virada e se isola como recordista de gols da Espanha

Atacante agora tem 46 com a camisa da Fúria, dois a mais que Raúl. Vitória sobre a República Tcheca (2 a 1) faz a Fúria disparar na liderança do Grupo I

Por GLOBOESPORTE.COM Granada, Espanha
A Espanha suou, mais conseguiu furar a retranca da República Tcheca nesta sexta-feira, em Granada, e disparou na liderança do Grupo I das eliminatórias da Eurocopa de 2012. Plasil abriu placar para visitantes, mas David Villa fez os gols da vitória de virada, por 2 a 1, e se isolou como maior artilheiro da história da Fúria. Agora, o atacante soma 46 gols com a camisa Espanha, dois a mais que Raúl, que até antes da partida dividia a honraria com o craque do Barcelona.
Com o resultado, a Espanha chegou a 12 pontos no Grupo I, seis a mais que os tchecos, que aparecem em segundo, a quatro rodadas do fim. Na próxima terça-feira, a República Tcheca recebe o lanterna Liechtenstein (zero ponto), enquanto a Fúria visita a Lituânia (quatro).
Xavi completa 100 jogos pela Fúria
Xavi da Espanha (Foto: AFP)Xavi é o quarto jogador na história a atingir a marca de 100 jogos pela Espanha  (Foto: AFP)
O jogo em Granada foi também especial para o meia Xavi, que completou 100 jogos pela seleção espanhola. O jogador do Barça é apenas o quarto na história a atingir tal marca. Ele fica atrás apenas do ex-goleiro Zubizarreta (126 jogos), do arqueiro Casillas (completou 118 partidas nesta sexta) e do atacante Raúl (ainda em atividade, porém longe da seleção desde 2006).
Cech ESPANHA x REPÚBLICA TCHECA (Foto: Reuters)Cech sobe para defender: goleiro da República
Tcheca teve grande atuação (Foto: Reuters)
Desde o início, a Fúria tratou de partir para cima dos tchecos. O goleiro Peter Cech, em noite inspirada, trabalhou muito na etapa inicial. Ele salvou seu time em ao menos três oportunidades. Iniesta, em bela jogada individual, e Villa, duas vezes, obrigaram o camisa 1 a fazer grandes defesas.
Entrentanto, quem marcou foi a República Tcheca. Em uma das poucas vezes em que atacou, o time visitante balançou a rede. Aos 29, Plasil soltou uma bomba de fora da área. A bola entrou no cantinho, ainda batendo no poste à esquerda de Casillas.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Vicente del Bosque ousou: sacou o volante Xabi Alonso e lançou o atacante Fernando Torres. El Niño, entretanto, não se achou em campo. Coube a David Villa, na base do ímpeto individual, buscar o empate. Aos 24, o atacante entrou driblando pela direita e, da entrada da área, bateu rasteiro, de canhota. Festa em Granada.
Empolgada, a Fúria foi para cima e buscou a virada. Aos 28, Iniesta arrancou pelo lado esquerdo da área e foi derrubado por Rezek. Villa foi para a cobrança e bateu no canto direito de Cech, que ainda tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse.