quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que è Futebol de salão

Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.[1]
A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão ou futsal de quadra (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

História

Uma partida de futsal.
São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, não é oficial até então o esporte começou a ser praticado por volta de 1899, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de futvolei e volei, aproveitando as redes usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1900, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (uruguai), dando-lhe o nome de dor football.
Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.
Já no ano de 1948, passado João Lotufo para secretário-geral da ACM São Paulo, transferiu Asdrúbal Monteiro para o cargo de diretor de Educação Física, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, do hóquei sobre a grama, do basquete e do pólo aquático[carece de fontes?].O número de jogadores, e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início.
Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram, e aplicaram as novas regras, chegando no "protótipo" do esporte que encontramos hoje, como fixando o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra, chegando ao resultado satisfatório que justificou na publicação da regra do futebol de salão em 1950, com isso o esporte foi intensamente praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro[carece de fontes?].
Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do esporte, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira de Desportes (CBD).
Devido a sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o esporte rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país. Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação do esporte no Brazil, a Federação Metropolitana de futebol de salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, tendo Ammy de Moraes como seu primeiro presidente. A Federação Mineira de Futebol de Salão seria fundada nesse mesmo ano, seguida da Federação Paulista, em 1955, e das Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana, em 1956, a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1957, a Sergipana em 1959. Nas décadas seguintes seriam gradualmente estabelecidas federações em todos os estados da União.[2]

Futsal e futebol de salão

A respeito das divergências históricas, futebol de salão e futsal são essencialmente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte.
O próprio termo futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.
O futsal, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol e mundialmente pela FIFA. O futebol de salão-FIFUSA, por sua vez, tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai.
Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo e ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos para maior controle e limitações à movimentação tanto do goleiro, restritos à sua área, como dos demais jogadores. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.
No aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte, até meados da década de 80 o futebol de salão era administrado por uma entidade independente da FIFA, chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil. Posteriormente houve um acordo para a fusão das duas entidades, mas por motivos políticos o acordo não vingou e enquanto a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas como a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA; com isso a FIFA alterou o nome para futsal e criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade. À FIFUSA coube manter o esporte com o nome anterior e até mesmo com as mesmas regras, salvo pequenas alterações. A Confederação Brasileira realiza anualmente as disputas da Liga Brasileira de Futsal. O Rio Grande do Sul é o estado mais bem sucedido com oito títulos e sete vice-campeonatos.

Fundamentos

  • Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro de seu time.
  • Drible: É o ato em que o jogador usa a bola para enganar do adversário, deixando-o para trás.
  • Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
  • Chute: É a ação de chutar a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
  • Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
  • Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
  • Domínio de bola: Como no futebol usa-se os pés para dominar a bola.

Categorias

Em função da idade o futebol de salão costuma ser dividido nas seguintes categorias:
  • Sub-9 para atletas de 5 a 9 anos.
  • Sub-11 para atletas de 10 a 11 anos.
  • Sub-13 para atletas de 12 a 13 anos.
  • Sub-15 para atletas de 14 a 15 anos.
  • Sub-17 para atletas de 16 a 17 anos.
  • Adulto para atletas de 18 a 39 anos.
  • Sênior para atletas a partir dos quarenta anos.

Posições dos jogadores no futsal

Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
  • Goleiro/Guarda-Redes - defende o gol/golo de todos os ataques do adversário e também pode atacar
  • Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro
  • Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra/do campo
  • Pivô - Atacante, O Que fica mais proximo do gol adversário

Referências

  1. Revista "Placar", de 1 de junho de 1984
  2. CBFS Origens do Futebol de Salão

O que è Rafting

Rafting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rafting no Rio de Contas em Taboquinhas (Itacaré-BA)

Rafting no rio Jacaré Pepira em Brotas-SP (Brasil)

Rafting no rio Jacaré Pepira em Brotas-SP (Brasil)
O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis, equipamentos de segurança. Antes de começar qualquer descida de rafting comercial, um instrutor da atividade passa à todos os participantes detalhadas instruções de conduta relativas à segurança. Estas Instruções são lembradas pelos demais instrutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento é fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial proporciona a experiencia de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível. Os primeiros relatos de rafting que se tem notícia são nos rios Colorado e Mississippi.

Níveis do Rafting

Nível I: Áreas com pedras muito pequenas, requere poucas manobras.
Nível II: Algumas águas agitadas, talvez algumas rochas, pode exigir manobras.
Nível III: Ondas pequenas, talvez uma pequena queda, mas sem perigo. Pode requerer habilidade de manobra significativa.
Nível IV: Ondas médias, presença de poucas pedras, com quedas consideráveis, manobras mais difíceis podem ser necessárias.
Nível V: Grandes ondas, possibilidade de grandes rochas, possibilidade de grandes quedas, há riscos e exige manobras precisas.
Nível VI: Corredeiras extremamente perigosas, pedras e ondas enormes. O impacto da água pode até causar estragos no equipamento. O nível VI é extremamente perigoso, e pode machucar seriamente os praticante ou até levá-los à morte. Completar esse percurso exige muita habilidade.

Locais para a prática do Rafting

Brasil

No Brasil há diversos locais propícios à prática do rafting, entre eles:
Bahia 
Rio de Contas em Itacaré Rio Correntina em Correntina
Espírito Santo 
Rio Jucu em Domingos Martins
Goiás 
Rio Corumbá em Corumbá de Goiás
Maranhão 
Parque Nacional da Chapada das Mesas em Carolina
Minas Gerais 
Rio Jaguari em Extrema Rio Capivari em Lavras Rio Corrente em Munhoz
Paraná 
Rio Iapó em Tibagi Rio Cachoeiras em Antonina Rio Ribeira em Cerro Azul
Rio de Janeiro 
Rio Macaé em Lumiar, Casimiro de Abreu e Macaé Rio Paraibuna ao norte do estado Ribeirão das Lajes em Seropédica
Rio Grande do Sul 
Rio Paranhana em Três Coroas Rio das Antas entre Nova Roma do Sul e Bento Gonçalves
Santa Catarina 
Rio Cubatão em Santo Amaro da Imperatriz Rio Itajai-açu em Apiúna e Ibirama Rio Braço do Norte no Vale do Braço do Norte
São Paulo 
Rio Juquiá em Juquitiba Rio Paraibuna em São Luís do Paraitinga Rio do Peixe Socorro Rio Jacaré-Pepira em Brotas Rio Pardo em Caconde

Portugal

Em Portugal o rafting pode ser praticado em diversos rios, dependendo da estação do ano. Quase todos os rios têm nível de água apenas nas épocas de chuva, desde o Outono até à Primavera. Apenas o Rio Minho pode ser praticado todo o ano, devido às 5 barragens que controlam o seu nível de água, sendo preferencialmente escolhido no verão pois é um rio com menos rápidos e os outros estão sem água.
  • Rio Paiva - É o mais famoso e mais divertido rio para o rafting em Portugal. Possui diversos percursos, com um total de quase 25 kms de rafting, desde grau IV a grau III de dificuldade.
  • Rio Tâmega - Um rio com um dos melhores rápidos de 'rafting' o Cachão. Se não fossem tantos metros de água lisa entre os rápidos, este rio seria certamente bastante mais popular, com uma beleza natural fantástica. Nível II a IV (apenas 1 rápido de nível IV)
  • Rio Tua - Bastante sazonal, apenas praticável em épocas de muita chuva. Com muita água nível III a IV.
  • Rio Minho - Navegável todo o ano. Nível I a III. Volume de água muito variável, podendo ser nivel I às 10h de manhã e nível III às 11h, devido a descargas das barragens.
Outros rios podem ser descidos em rafting mas, devido ao seu pouco tempo navegável, não permitem a prática regular de rafting. Em épocas de grandes cheias muitos dos pequenos rios de kayak podem ser explorados em rafting mas com níveis de dificuldade muito elevados.
Mesmo as pessoas mais experientes em actividades de aventura devem sempre procurar uma das várias empresas licenciadas com guias certificados para garantir o melhor conhecimento do rio e a segurança desde desporto.

Barcelona prepara mosaico gigante para o clássico contra o Real Madrid

Cem mil cartolinas formarão escudo e bandeira do clube e dizeres 'eu te amo'

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
Mosaico BarcelonaReprodução do mosaico que será exibido segunda
Ao contrário do futebol brasileiro, quando a organização parte dos próprios torcedores, o Barcelona prepara um enorme mosaico para o clássico da próxima segunda-feira, contra o Real Madrid, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol. Cerca de 100 mil cartolinas plastificadas serão utilizadas: 45 mil na cor grená, 35 mil azuis e 20 mil amarelas.
O clube catalão estuda desenhar a bandeira na tribuna principal e lateral, e colocar os escudos atrás de cada gol. A frase "T'Estimo Barça" (que significa em português “Te amo, Barça”) estará escrita nas cadeiras centrais. As informações são do Facebook e site oficial do próprio Bareclona.

Irons teria virado a noite em uma festa um dia antes da morte, diz revista

Companhia aérea afirma que esposa ligou 2h antes do voo Dallas/Honolulu para avisar que o surfista estava doente e não poderia embarcar no dia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Arquivo - Andy Irons remandoAndy Irons morreu aos 32 anos (Foto: ASP)
Antes de chegar a Dallas, onde foi encontrado morto em um quarto de hotel, no dia 2 de novembro, o tricampeão mundial Andy Irons fez uma conexão em Miami e, para não perder o vôo rumo a Honolulu, no Havaí - marcado para as 6h30m do dia seguinte -, virou a noite em uma festa. A revelação foi feita pela revista americana "Go Outside", que aborda ainda os problemas que o surfista, durante boa parte da carreira, tinha com bebidas e, supostamente, substâncias ilícitas.
A revista revela também que Irons, em 1999, quase morreu depois de exagerar na bebida durante uma festa na Indonésia. Foi levado a um hospital local e reanimado. Era seu aniversário de 21 anos.
As causas da morte apenas serão conhecidas depois da divulgação dos exames toxicológicos. Uma das hipóteses é que o surfista tenha morrido em decorrência de complicações da dengue. Ele estaria usando remédios com efeitos similares ao da morfina, e essa medicação, combinada indevidamente ao quadro da doença, seria fatal.
Baseada em depoimentos de amigos que não quiseram se identificar e em informações dos funcionários do hotel e do aeroporto, a revista traça os últimos passos de Irons antes da morte. Ele saiu no dia 31 de outubro de Porto Rico - onde, doente, desistiu da etapa do Mundial -, depois de contar à família e aos amigos que estava com febre de dengue (a Associação dos Surfistas Profissionais mandou um médico examiná-lo. Embora tenha sido orientado a ir a um hospital, o surfista decidiu voltar para casa).
Irons chegou a Miami na noite do dia 31, um domingo. Como o voo para Dallas era às 6h30m, ele foi com amigos a uma festa em South Beach. O surfista teria tomado alguns drinks e deixado a festa às 4h, de táxi, direto para o aeroporto.
A família de Irons disse, logo após a morte, que, na manhã do dia 1º, o surfista foi impedido de embarcar de Dallas para o Havaí. Acusou a companhia e os organizadores do campeonato de negligência, mas depois voltou atrás. A American Airlines negou. De acordo com a revista, uma pessoa que se identificou como esposa do surfista telefonou duas horas antes do embarque. Lyndie, que está grávida de oito meses, teria dito que o marido estava doente, cancelado a passagem e remarcado para o mesmo voo, no dia seguinte.
Irons chegou a Dallas, vindo de Miami, às 8h35m do dia 1º, segunda-feira. O hotel Grand Hyatt fica no terminal D do aeroporto. O surfista fez o check in às 8h47m. Abriu a porta do quarto 324 às 8h49m, comeu um chocolate, tomou uma garrafa de água e dois refrigerantes.
No dia seguinte (2 de novembro), Isaac Ambriz, segurança do hotel, foi informado que o hóspede não respondera ao despertador. Às 9h43m, Ambriz entrou no quarto. Bateu na porta, mas não houve resposta. Entrou no quarto e viu o surfista sobre a cama.
Relatos da polícia dizem que foram encontrados frascos de remédios receitados. Eles foram comprados no dia 26 de outubro, um dia antes de o surfista chegar a Porto Rico. Os resultados dos exames toxicológicos ficarão prontos daqui a cerca de dois meses.

Paes afirma que onda de ataques não vai impedir Copa e Olimpíadas no Rio

Prefeito do Rio classifica ações de bandidos como terrorismo.
Ele diz que segurança será reforçada em toda a cidade.

Lydia Gismondi Do Globoesporte.com
Tanques da MarinhaBlindados da Marinha auxiliam Bope
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O prefeito Eduardo Paes rechaçou qualquer possibilidade de que a onda de ataques criminosos no Rio de Janeiro ponha em risco a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Durante a cerimônia de lançamento do pacote legislativo da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, ele disse que a polícia não vai recuar diante das ações dos traficantes.
“A minha preocupação e a do governador Sérgio Cabral é com as pessoas, com os habitantes daqui do Rio, e com aqueles que vêm visitar (a cidade). Olimpíadas e Copa são grandes eventos e nós temos o apoio e a confiança do presidente da CBF, da Fifa, do COB e do COI. Todos sabem que o Rio vai fazer um grande evento. Nós estamos preocupados é com segurança das pessoas da cidade, com a tranquilidade e a paz na cidade, e com essa política de segurança que está funcionando”, afirmou no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio, onde o evento foi realizado.
Diante do Ministro do Turismo, Luiz Barreto, do presidente da CBF e do comitê organizador da Copa 2014, Ricardo Teixeira, e do presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos do Rio, Carlos Arthur Nuzman, Paes classificou como terrorismo o que vem acontecendo na cidade, mas garantiu que os bandidos não farão o que desejam.
"O que nós temos são ações de terrorismo, claramente para deixar as autoridades sem saída, para assustar a população e gerar um clima de que a política de segurança pública não está dando certo e de que eles fazem o que querem. Mas eles não fazem o que querem nessa cidade."
Veja, abaixo, mais trechos da entrevista de Eduardo Paes.
"Violência no Rio ocorre de forma distinta"
"Esse momento exige uma reflexão de todos nós. O Rio de Janeiro passou por um período de tempo muito maior do que seria aceitável sem que as autoridades tomassem qualquer tipo de atitude ou reação. A violência urbana acontece em qualquer cidade do mundo como Nova York, Miami, Paris, Londres, São Paulo, Recife... Mas ela se dá nessas cidades de uma forma distinta do que vinha acontecendo no Rio de Janeiro."
"Ninguém disse que problema estava resolvido"
"A gente vive um momento especial. Mas ninguém disse, nem o prefeito e nem o governador Sérgio Cabral, que esse problema estava resolvido. Não se vendeu isso durante a campanha eleitoral do Sérgio Cabral. Nós não encontramos a solução para tudo, mas nós encontramos um caminho a partir de uma política de segurança pública séria."
"Não vamos dar trégua aos marginais"
"Nós não estamos pedindo e nem vamos pedir trégua para terroristas, marginais e delinquentes, que de organizados não têm porcaria nenhuma. Essa que é a verdade. E não venham com essa conversa de que eles não tiveram alternativas na vida e, por isso, resolveram pegar um fuzil e sair atirando por aí. A única coisa que a gente não pode ter neste momento é aquela atitude tradicional da sociedade carioca dos últimos 30 anos, de querer dar um jeito para acalmar essa história pois vamos ter a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016."
Rio de Janeiro vive mais um dia de ataques e violência

Enquanto isso, o Rio continua a enfrentar a onda de violência que começou no último domingo. O número de veículos incendiados chega a 14 até o fim da manhã desta quinta-feira (25), de acordo com o balanço oficial da Polícia Militar divulgado por volta das 11h30. Segundo informações do coronel Lima Castro, relações públicas da PM, foram 6 ônibus, 5 carros, 2 motos e 1 caminhão incendiados nesta quinta-feira. De domingo (21) até as 11h30 desta quinta (25), ainda segundo a PM, um total de 55 veículos foram queimados em ataques no Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o balanço oficial da corporação, de domingo (21) até as 11h30 desta quinta (25), a PM contabiliza 55 presos e 121 detidos. Além disso, foram apreendidas 29 armas curtas, além de 11 fuzis, 2 espingardas e 5 granadas.

Após 'segurar ' Alonso, Petrov conta
ter sido xingado por fãs do espanhol

Piloto russo recebe mensagens ofensivas em seu perfil oficial no Facebook

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim
Alonso atrás de Petrov no GP de Abu DhabiVitaly Petrov à frente de Alonso (Foto: Getty Images)
Após defender sua posição de Fernando Alonso por 39 voltas no GP de Abu Dhabi, o russo Vitaly Petrov revelou que fãs do espánhol da Ferrari deixaram mensagens agressivas em sua página oficial no site de relacionamentos Facebook. O piloto da Renault, de 26 anos, disse, em entrevista ao jornal alemão "Bild" que vários torcedores do bicampeão o xingaram. Ele foi um dos personagens essenciais na decisão do título e foi aplaudido por mecânicos de várias equipes.
- Várias pessoas me atacaram, dizendo que eu bloqueei Alonso. Não faz sentido, não fiz nada de errado. Estive na frente dele por 39 voltas, mas ninguém me disse pelo rádio que eu ajudava Sebastian (Vettel) a ser campeão. Mesmo que ele tivesse me ultrapassado, ele ainda precisaria superar (Nico) Rosberg. Fiz minha corrida e a Ferrari cometeu um erro tático - diz Petrov.
O russo minimizou os gestos agressivos de Alonso após a corrida. Para Petrov, Vettel mereceu o título deste ano. O alemão não falou com o piloto da Renault, mas citou o piloto em seu site oficial.
- Vettel merece. Os jornais disseram que foi um milagre, mas foi trabalho duro. Ele não tem meu telefone, mas vi que escreveu em seu site, em mensagem aos fãs, que era grato a mim.

Estratégia errada em Abu Dhabi pode causar saída de dirigentes na Ferrari

Apesar de negativas da equipe, Chris Dyer, engenheiro-chefe, está em risco

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim
Alonso GP AbudhabiAlonso quer melhora em 2011 (Foto: EFE)
A estratégia errada adotada pela Ferrari no GP de Abu Dhabi, última corrida da temporada 2010, pode fazer com que alguns dirigentes da equipe italiana sejam demitidos antes de 2011. O australiano Chris Dyer, engenheiro-chefe e responsável pelas táticas do time, recebeu fortes críticas internas e seria o primeiro da fila, de acordo com a revista italiana "Autosprint".
- Precisamos de um carro melhor e da garantia de que os erros que cometemos como pilotos e equipe não sejam repetidos em 2011 - disse Fernando Alonso ainda em Abu Dhabi.
Apesar das especulações, o diretor-técnico Aldo Costa disse, em entrevista ao jornal italiano "La Reppublica" que não é a favor de uma política de demissões por causa de insucessos como este.
- Prefiro uma resposta mais racional, para entendermos o que aconteceu e o que deu errado. Só depois disso iremos agir. Temos de lembrar que algumas decisões são compartilhadas, e a responsabilidade não fica sobre apenas uma pessoa. Mas não perdemos o campeonato por causa da estratégia em Abu Dhabi. Perdemos porque nosso carro não era tão rápido quanto o outro.
O dirigente está confiante de que o sucessor do F10 será rápido em 2011. Costa lembra que a equipe italiana reduziu a vantagem da RBR na parte final da temporada.
- Já trabalhamos e revolucionamos nosso modo de trabalho. Este é um período de ajustes e pagamos por ter um túnel de vento mais antigo. Mas solucionamos o problema e começamos uma nova era. Já reduzimos a vantagem da RBR no fim da temporada.

FOTOS: Ferrari faz exibição nas ruas de Valência antes de sua final mundial

Equipe italiana realiza evento no circuito Ricardo Tormo no fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Ferrari Luca Badoer ruas de ValênciaPiloto de testes, Luca Badoer anda com uma Ferrari de 2009 nas ruas do centro de Valência (Foto: EFE)
Ferrari Luca Badoer ruas de ValênciaO veterano italiano fez os famosos 'zerinhos', queimando pneus nas ruas de Valência (Foto: EFE)
Ferrari Luca Badoer ruas de ValênciaA Ferrari realiza sua final mundial neste domingo, no circuito Ricardo Tormo, na cidade espanhola (Foto: EFE)

Antes do ‘grande dia’

A partir desta terça-feira, o Voando Baixo trará o diário do Cesar Ramos, campeão da Fórmula 3 Italiana em 2010 e que ganhou um teste na Ferrari como prêmio. O brasileiro contará os bastidores da empreitada aqui no blog, em posts escritos direto da Itália. Portanto, fiquem ligados e confiram abaixo o primeiro texto da seção.
Cesar Ramos na Ferrari
Vitória de Cesar Ramos na Fórmula 3 Italiana em Vallelunga, circuito onde ele vai testar com a Ferrari F2008
Olá leitores do Voando Baixo e do GLOBOESPORTE.COM!
Sou o Cesar Ramos, piloto e atual campeão da Fórmula 3 Italiana. Em virtude desta conquista, vou realizar um teste de Fórmula 1 com a Ferrari, no dia 2 de dezembro. Muitas pessoas me perguntam se vou correr na equipe, se vou entrar no time, mas ainda não é nada disso. Por enquanto, é apenas um teste-prêmio. A atividade será realizada na Itália, mais precisamente no circuito de Vallelunga, que conheço muito bem. Conquistei lá uma das minhas vitórias este ano na F-3 (foto acima).
Fiz uma visita à sede da Ferrari em Maranello no dia 12 de novembro, onde tive o primeiro contato com o F2008, carro com que Felipe Massa foi vice-campeão mundial em 2008 e que irei testar. Lá tive a oportunidade de conversar com os engenheiros da equipe, mecânicos e também o piloto de testes. Fiz as posições de banco e pedais, e também recebi as instruções sobre o uso dos botões no volante, que são muitos! À tarde, fomos para o simulador da equipe. Agora já tenho alguma noção do que é um carro de F-1.
O dia 2 de dezembro, que considero o “GRANDE DIA“, está chegando! A ficha agora já caiu e admito estar bastante ansioso. Estou me preparando muito fisicamente e também mentalmente para essa experiência maravilhosa, e também a realização de um sonho, pois guiar um carro de F-1 pela Ferrari será inesquecível.
É óbvio que espero que seja a primeira de muitas oportunidades como essa, mas quero aproveitar cada volta ao máximo e chegar ao fim do dia com a sensação de missão cumprida. Então, continuarei minha preparação até o dia 2. Também estou treinando de kart todas as semanas, assim me mantenho em forma e também descarrego minha ansiedade. Acompanhem meu diário aqui no blog. Vou escrevendo as novidades e minha rotina até a chegada do “GRANDE DIA“.
Obrigado pelo apoio e pela torcida de todos!
Cesar Ramos tem 21 anos e nasceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Ele estreou no kart em 1998 e foi campeão brasileiro Cadete. Em 2003, levou o título nacional da categoria Junior e faturou o paulista de kart (Graduados B) em 2004. Estreou nos monopostos em 2007 vencendo o torneio de inverno da Fórmula Renault 2.0 Italiana, com todas as poles e vitórias das quatro baterias. Também competiu no europeu da categoria. Em 2009, disputou a F-3 Europeia e, neste ano, foi campeão da F-3 Italiana.

Em recuperação, Fellipe Bastos volta a correr em campo

Volante faz exercícios ao lado de Jumar e Magno, que também retornam de lesões. Carlos Alberto e Felipe ficam apenas na academia

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Bastos, Jumar e Magno no treino do VascoBastos (à direita) conversa com Magno e preparador
físico (Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)
Faltando duas rodadas para o fim do Brasileiro e sem ter a pressão de buscar mais nenhum objetivo, o Vasco tem treinado em um ambiente muito tranquilo. Nesta quinta-feira, o time fez exercícios físicos e táticos. A novidade foi a presença de Felippe Bastos em campo. O volante, que se recupera de uma pubalgia, correu em torno do gramado.
Além dele, Magno e Jumar também fizerem alguns exercícios físicos. Ambos se recuperam de lesões. Apesar da melhora do trio, há pouca chance que eles ainda entrem em campo neste Brasileiro.
Carlos Alberto e Felipe não realizaram as atividades com o restante do time. Os dois ficaram na sala de musculação e fizeram exercícios de força física.

Maldonado, sobre decisão contra o Cruzeiro: ‘Meio a zero vai estar ótimo’

Volante ressalta que empate com os mineiros seria um resultado ruim para as duas equipes

Por Richard Souza Rio de Janeiro
maldonado no treino do flamengoMaldonado durante treino do Flamengo
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Maldonado é um especialista em destruir jogadas. Homem de confiança de Vanderlei Luxemburgo, o volante do Flamengo sabe que terá trabalho em excesso contra o Cruzeiro, domingo, em Volta Redonda. Terceira colocada no Brasileirão, ainda com esperança de título, a equipe mineira precisa tanto da vitória quanto o Rubro-Negro. Os cariocas, por sua vez, apressam o passo para escapar da zona de rebaixamento. Vem aí um jogo repleto de emoções e, segundo Maldonado, de muita luta.

- O empate é ruim. Temos de procurar a vitória, ir para cima, jogar tudo que pudermos. No fim, vamos ver se vai dar resultado. Às vezes o jogo fica até um pouco feio, mas o principal é ganhar. Meio a zero vai estar ótimo – disse.

O chileno imagina uma partida difícil, onde a concentração será determinante. Nas contas do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo precisa somar pelo menos mais um ponto para permanecer na elite. Além do Cruzeiro, a equipe vai enfrentar o Santos, dia 5 de dezembro, na última rodada. Maldonado espera que o time resolva a vida de uma vez.

- Se for neste jogo, ficaremos mais tranquilos e aliviados. Poderemos apagar tudo aquilo de ruim que vivemos. O Cruzeiro está num grande momento, é um time muito bom, muito forte. Mostrou isso na competição e sempre se manteve nos primeiros lugares. Temos de melhorar, fazer o que não fizemos em outras partidas. Falta muita coisa – afirmou.

Apesar de toda a dificuldade esperada, Maldonado lembra que o Flamengo não depende de ninguém.

- Isso que é bom. Depende da força do grupo, sabemos o que temos de fazer neste jogo. A vitória sobre o Guarani (sábado passado) deu um alívio, mas não dá para pensar no ano que vem ainda. Temos dois jogos complicados para fazer. Não está nada resolvido. Por isso que precisamos trabalhar para chegar no jogo de domingo na melhor forma possível – frisou.

A delegação do Flamengo viaja na noite desta quinta-feira para Volta Redonda. A partida contra o Cruzeiro será às 17h (de Brasília) de domingo. O Rubro-Negro é o 13º na tabela, com 43 pontos, três à frente do Z-4. A Raposa tem 63, em terceiro, dois a menos que o líder Fluminense.

Caio aparece como titular, e Herrera atua entre os reservas em treino

Joel Santana comanda coletivo sem Leandro Guerreiro, Somália e Jobson. Lucas Zen é surpresa na equipe principal do Botafogo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
herrera no treino do botafogoHerrera vestiu colete dos reservas em coletivo
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Joel Santana comandou na tarde desta quinta-feira, em General Severiano, aquele que pode ser considerado o ensaio geral do Botafogo para o jogo contra o Grêmio Prudente, no domingo. Na atividade, que durou 58 minutos, dois jogadores formados na base do clube apareceram entre os titulares. O zagueiro Lucas Zen, que atuou como volante, e o atacante Caio ganharam uma oportunidade. Por outro lado, Herrera atuou entre os reservas.
O treinador não pôde contar com Leandro Guerreiro, que sofre com dores no calcanhar, Somália, poupado por causa de uma lesão no joelho esquerdo, e Jobson, com dores no pé. Assim, diante da necessidade de vitória para seguir com chances de classificação para a Libertadores, optou por uma formação mais ofensiva: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Lucas Zen, Edno, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu.
Titulares e reservas empataram em 1 a 1, no coletivo ao qual o presidente Maurício Assumpção assistiu à beira do gramado. Caio abriu o placar, e Bruno empatou, após erro de Antônio Carlos. A equipe principal, aliás, desperdiçou chances claras de gol, com Caio, e numa sequência de Alessandro, defendida por Renan, completada com Lucio Flavio, que desperdiçou o rebote.
Herrera atuou por 38 minutos e mostrou ainda carecer de melhor forma. Apesar da movimentação, o argentino – que não joga desde 6 de outubro, quando machucou o ombro esquerdo com gravidade – acusou cansaço. Também na etapa final da atividade, Lucio Flavio passou a atuar entre os reservas, enquanto o atacante Alex fez companhia a Loco Abreu e Caio.
 

Com dores no tornozelo, Nieto
volta ser dúvida no Furacão

Sem Paulo Baier, Sérgio Soares deve escalar três atacantes contra o Ceará. Netinho e Deivid se desentendem em coletivo

Por Gazeta do Povo Curitiba, PR
No último coletivo antes do embarque para Fortaleza, o técnico do Atlético-PR, Sérgio Soares, mostrou que não deve abrir mão do ataque diante do Ceará. Com a necessidade de vitória para ainda sonhar com a Libertadores de 2011, o treinador do Furacão deve escalar três atacantes para começar o jogo no Castelão. Maikon Leite, Guerrón e Nieto treinaram no time principal no coletivo da manhã desta quinta-feira, no CT do Caju.
Porém, Nieto voltou a sentir dores no tornozelo, as mesmas que o tiraram da partida diante do Grêmio Prudente há duas rodadas, e passou a ser dúvida. Se ele não puder atuar, Bruno Mineiro, muito contestado pela torcida, terá mais uma chance.
Outra novidade é Rafael Santos, que assume o lugar de Rhodolfo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mesma situação Paulo Baier e do volante Chico. Sem o capitão do time, Sérgio Soares optou pela formação com três atacantes, com a entrada de Maikon Leite. Para a vaga de Chico, Vítor foi o escolhido.
Clima quente
Em uma dividida de bola, durante o treino coletivo da manhã desta quinta-feira, o meia Netinho e o volante Deivid se desentenderam e tiveram de ser separados pelos companheiros, que evitaram às trocas de agressões.
O Atlético-PR antecipou a viagem à Fortaleza para esta quinta para se adaptar ao calor nordestino.  provável formação do Furacão contra o Ceará é Neto; Wágner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Vítor, Deivid e Branquinho; Maikon Leite, Guerrón e Nieto (Bruno Mineiro).

Com Grêmio definido, Renato Gaúcho repete treino sem time titular

Atividade realizada na tarde desta quinta-feira ocorreu sob chuva no Olímpico

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Treino do GrêmioGrêmio treinou à tarde nesta quinta-feira
(Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
Na tarde desta quinta-feira o técnico Renato Gaúcho comandou uma atividade leve no campo suplementar do Estádio Olímpico. Escalação e sistema tático estão encaminhados, o que levou o treinador gremistas a dividir o grupo em três equipes aleatórias, que se enfrentaram alternadamente com campo reduzido.
A única dúvida na escalação está no ataque. Jonas, artilheiro do Brasileirão 2010, vai a julgamento às 14h de sexta no STJD, e pode desfalcar o Grêmio em caso de punição.
Atividade semelhante havia sido realizada na tarde de terça. Um dia depois, Renato manteve os titulares na academia do vestiário, e colocou os reservas a jogar em coletivo contra os juniores do clube.
Outros atletas, com desgaste físico, fizeram atividades de recuperação nesta tarde. Incluem-se neste caso o lateral-direito Gabriel, o volante Adilson e o atacante Diego - que disputa com Júnior Viçosa a posição de Jonas, se o atacante não for absolvido.
Treino do GrêmioGabriel (de azul) treinou com os lesionados Vilson e Leandro (Foto: Eduardo Cecconi / Globoesporte.com)
O time que enfrenta o Guarani às 17h de domingo, fora de casa, terá Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Jonas (Júnior Viçosa) e André Lima.
A delegação segue para Campinas no início da tarde de sábado, após treino matinal no Estádio Olímpico. O Grêmio também trabalha pela manhã nesta sexta-feira.

Números justificam preocupação do Fla com o meio-campo cruzeirense

Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo conduzem o Cruzeiro na disputa do título do Campeonato Brasileiro

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Gols, assistências, regularidade. A preocupação dos jogadores do Flamengo com os meio-campistas do Cruzeiro tem explicação. Os números comprovam a eficiência do setor, apontado por rubro-negros como o ponto alto da equipe de Cuca. Os volantes Henrique, Fabrício e Marquinhos Paraná, e os meias Roger e Montillo são pilares da Raposa na disputa do título. Muito por conta deste quinteto o time chega vivo à penúltima rodada do Brasileirão. Em terceiro lugar, os mineiros têm 63 pontos, dois a menos que o líder Fluminense.
Montagem Cruzeiro Henrique Marquinhos Paraná Roger Montillo FabrícioEm sentido horário, Henrique, Marquinhos Paraná, Roger, Fabrício e Montillo: força e talento (Foto: Vipcomm)

Do meio, Henrique foi quem mais jogou. O volante disputou 33 das 36 rodadas até então. A seu favor, duas assistências e três gols. O jogador impressiona pela qualidade do passe. Em 910 tentativas, acertou 833. O percentual de acerto é de 91%. Marquinhos Paraná jogou menos, 24 vezes, mas tem aproveitamento igual. São 575 passes certos de um total de 631. Paraná ainda não apareceu como goleador, mas é peça importantíssima pela dinâmica que impõe ao meio-campo celeste, além da experiência.
Quem também defende e ataca é Fabrício. Em 27 participações, deu cinco assistências. O índice de passes corretos fica um pouco abaixo dos dois primeiros: 89%. Por outro lado, ele tenta compensar nas finalizações. Apesar de não ter feito um gol sequer, quase metade dos chutes ganha a direção do gol e é defendida: 44%.
A presença de Fabrício ainda é incerta no jogo de domingo. Cariocas e mineiros vão jogar às 17h (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 37ª rodada. O volante sente dores no abdômen e não treina há três dias. Caso ele não possa participar, Roger é o provável substituto.
Apesar de não ser titular absoluto, Roger tem o mesmo número de jogos de Fabrício. A diferença é que das 27 vezes que entrou e campo fez três gols e deu uma assistência. O jogador acertou 86% dos passes até aqui.
montillo cruzeiro treinoMontillo é o dono da bola na Toca da Raposa
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)
A quinta peça-chave do meio-campo celeste ainda nem domina o português. Aos 26 anos, o argentino Walter Montillo é a engrenagem do time de Cuca. Na Toca da Raposa, virou titular de cara e não teve qualquer dificuldade de adaptação ao estilo do futebol brasileiro ou aos colegas. O jogo celeste passa todo e flui pelos pés do baixinho. Em 21 partidas disputadas, fez sete gols e deu seis assistências. É forte candidato ao posto de melhor jogador do campeonato. O bom aproveitamento dos passes é uma marca dele: 83% até o momento. Entre os meio-campistas, é quem mais chuta a gol. Foram 38 tentativas, mas a direção precisa melhorar. Destas, 40% exigiram defesas.
O Flamengo não tem um meio-campo dinâmico como o do Cruzeiro. O Rubro-Negro, por exemplo, tem em Renato o seu único armador. Contra o Guarani, Vanderlei Luxemburgo escalou o camisa 11 e a trinca de volantes Maldonado, Willians e Kleberson. Pet é uma das opções de Luxa. Entretanto, não tem rendido tão bem quanto no ano passado. Marquinhos sempre entra bem, acrescenta velocidade ao time, mas ainda não teve uma chance como titular. Há ainda o garoto Guilherme Negueba, de 18 anos, uma promessa da base, e Correa, volante que não chega a ser tão ofensivo como os do Cruzeiro. Segundo o chileno, a qualidade do adversário no setor preocupa.
  •  
É um time forte, com volantes que saem para jogar, fazem aquele revezamento de marcação. O Montillo e o Roger chegam na frente, mas ajudam na marcação, o que facilita para eles. É isso que temos de combater."
Maldonado, meia do Fla
- É um time forte, com volantes que saem para jogar, fazem aquele revezamento de marcação. O Montillo e o Roger chegam na frente, mas ajudam na marcação, o que facilita para eles. É isso que temos de combater, precisamos aparecer a toda hora, dar opção para os companheiros, colocar em prática a velocidade que temos na frente. Precisamos de mais calma para acertar o passe, nessa última jogada. Acho que pode se decidir no meio ou até na bola parada – destacou.
Os rubro-negros vão reencontrar Montillo. Ainda pelo Universidad de Chile, o meia ficou famoso no Brasil ao comandar a La U nos confrontos em que eliminou o Fla nas quartas de final da Libertadores deste ano. No segundo jogo, em Santiago, ele fez, por cobertura, o golaço que garantiu a vaga aos chilenos mesmo com a derrota por 2 a 1 – no Maracanã, haviam vencido por 3 a 2. Segundo Maldonado, não existe qualquer sentimento de revanche.

- Não fica na memória. São jogos diferentes, situações diferentes. O Cruzeiro está numa situação muito melhor que a nossa, tem um coletivo muito forte. O Montillo nós sabemos que é de qualidade, mas não ficamos pensando nisso. É um jogador rápido, por isso temos de ter concentração para não deixar espaços, sempre estar perto e não deixar ele criar as jogadas – alertou.
O Flamengo é o 13º colocado, com 43 pontos, três à frente do Z-4. O Rubro-Negro precisa de pelo menos um ponto para eliminar o risco de queda para a Segunda Divisão.
JOGADOR JOGOS ASSISTÊNCIAS GOLS PASSES CERTOS PASSES ERRADOS
Henrique 23 2 3 833 (91%) 77 (19%)
Roger 27 1 3 358 (86%) 55 (14%)
Fabrício 27 5 - 695 (89%) 84 (11%)
M. Paraná 24 - - 575 (91%) 56 (9%)
Montillo 21 6 7 516 (83%) 101 (17%)

Triste com violência no Rio, Ronaldo mostra solidariedade pelo Twitter

Atacante, nascido na cidade, manifestou apoio a famílias que sofreram com ataques desde a última segunda-feira. Incêndios em veículos assustam

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Twitter Ronaldo Corinthians - Violência RioEm seu Twitter, Ronaldo se mostrou chateado com violência no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / Twitter)
Nascido e criado no Rio de Janeiro, o atacante Ronaldo está chateado com a onda de violência que assola sua terra natal. Sofrendo com frequentes ataques, principalmente incêndio de veículos, a cidade vive clima de tensão desde a segunda-feira. Nesta quinta, o jogador do Corinthians manifestou sua insatisfação no Twitter e mostrou tristeza com a situação.
- Como é triste ver o Rio de Janeiro assim. Meus sentimentos às famílias que estão sofrendo com a violência. E toda minha torcida para ver a calma de volta ao Rio - escreveu o Fenômeno em seu microblog.
Nesta quinta, o ponto de maior preocupação é a Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio. Escolas da região e até avenidas foram fechadas, por conta de uma megaoperação que está sendo realizada no local. Desde segunda, já foram registrados 42 incêndios em veículos na cidade.

Washington: ‘Se um time merece mais o título, é o Fluminense’

Comentários sobre ajuda de São Paulo e Palmeiras irritam o atacante, que lembra que o Tricolor foi quem mais liderou o Brasileirão, por 21 rodadas

O sempre calmo e sereno Washington perdeu as estribeiras. Não, o Coração Valente não se indignou com qualquer pergunta sobre a possível ida para o banco de reservas com a volta do Sheik Emerson ou o jejum de gols. Mas não fale perto dele que o São Paulo, na última partida, e o Palmeiras, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela 37ª rodada, se juntaram ao Tricolor para prejudicar o Corinthians na disputa pelo título do Brasileirão. O atacante não quer saber de papo de “entrega”.
Usando como base a campanha do Flu na competição - foi o time que mais liderou, por 21 rodadas - Washington deixou claro que a equipe não precisa da ajuda de ninguém para conquistar o Campeonato Brasileiro e lembrou que Corinthians e Cruzeiro também jogam contra rivais cariocas na próxima rodada (Vasco e Flamengo, respectivamente).
- Se tem um time mais merecedor do título, é o Fluminense. Quem ficou mais tempo na liderança? Chega disso de tirar os méritos do time vencedor. Ninguém entregou. O Flu está na frente do São Paulo, do Palmeiras, não precisa de A ou B entregar. Estamos mostrando que somos o melhor time do campeonato. É preciso respeitar. Estão batendo demais no Palmeiras, mas tem outros times também. O Cruzeiro vai jogar contra um time, e o Corinthians também. Como eles vão se portar? Falem dos outros também.
Washington treino Fluminense 11/11/10De bem com a vida: Washington durante treinamento nas Laranjeiras (Foto: Photocamera)
Perguntado se a fórmula da competição seria o problema, o Coração Valente lembrou que esse tipo de boato vai acontecer mesmo que volte o sistema de mata-mata.
- Até chegar no mata-mata também é pontos corridos. Pode acontecer a mesma coisa.
Mais calmo, o atacante falou da possibilidade de, enfim, conquistar um título de expressão com a camisa tricolor. Vice da Libertadores em 2008, ele admitiu que uma competição não substitui a outra, mas leva alegria ao torcedor.
- Vai amenizar, dar uma alegria. Não vai apagar aquele ano, mas ajuda. Já vi a torcida do Flu muito triste, agora quero vê-la feliz.
Com o retorno de Emerson, recuperado de um problema no tornozelo esquerdo, Washington vive a expectativa para saber se permanece ou não na equipe na partida contra o Verdão. Tranquilo, o jogador encarou a situação com normalidade.
É bom para o Muricy ter todos os jogadores à disposição. Fazia tempo que ele não tinha praticamente o grupo todo. O pessoal está voltando, isso é importante. Quem ganha é o Fluminense"
Washington, atacante do Flu
- É bom para o Muricy ter todos os jogadores à disposição. Fazia tempo que ele não tinha praticamente o grupo todo. O pessoal está voltando, isso é importante. Quem ganha é o Fluminense.
Perguntado se o quadrado mágico, formado por Deco, Conca, Emerson e Fred, seria a melhor opção do treinador para a partida decisiva contra o Palmeiras, o Coração Valente foi político.
- A melhor combinação é todos jogarem bem e ajudarem o time a vencer (risos).
Preocupado mais com o coletivo do que com o individual, Washington usou a experiência para ligar o alerta nas Laranjeiras. Apesar da torcida palmeirense pedir que sua equipe facilite a vida tricolor, o revés do Verdão diante do Goiás, na Copa Sul-Americana, deixou claro que tudo pode acontecer no futebol.
- Claro que serve de alerta para ver que em futebol pode acontecer de tudo. Não há favorito. Mesmo que o Palmeiras vencesse, íamos enfrentá-los com o maior respeito possível. Vai ser um jogo duríssimo. Estamos lutando pelo título e temos que nos doar muito mais.
Com 65 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado do Brasileirão, seguido por Corinthians, com 64, e Cruzeiro, com 63.

Sorteio reserva pedreiras para campeão e vice do Brasileirão

Corinthians, Fluminense e Cruzeiro podem ter paradas muito duras na primeira fase da competição

Por Adilson Barros Direto de Assunção
Cabañas recebe taça durante sorteio da LibertadoresCabañas recebe taça durante sorteio da Libertadores
(Foto: Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM)
O sorteio dos grupos da Taça Libertadores, realizado nesta quinta-feira, na sede da Conmebol, em Assunção (PAR), determinou que o campeão brasileiro de 2010 terá uma parada duríssima na competição continental. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro estão na disputa. Quem levar a melhor cai no Grupo 3, com Argentinos Juniors, Nacional-URU e América-MEX.
Existe ainda a boa possibilidade de mais um grupo da morte: o 7. Nesse caso, o segundo colocado do Brasileirão também pegaria uma tremenda pedreira, com Argentina 2, que deverá ser o Estudiantes, o segundo paraguaio, além do vencedor do confronto 1 da pré-Libertadores, que será disputado entre Brasil 5, o terceiro colocado da Série A, hoje o Cruzeiro, e Colômbia 3.
Internacional (atual vencedor da disputa continental) e Santos (vencedor da Copa do Brasil), que são os cabeças de chave brasileiros da Libertadores, pegaram chaves bem mais simples. O Peixe caiu numa chave teoricamente mais fácil, sem viagens longas, nem jogos em altitude. O time alvinegro é cabeça do Grupo 5, com o segundo chileno, o Deportivo Tachira-VEN, além do vencedor do jogo entre o terceiro paraguaio e o Deportivo Petare-VEN, pela pré-Libertadores.
Já o Internacional, atual campeão, pega o Jorge Wilstermann-BOL, o segundo equatoriano e o vencedor do jogo três da pré, entre Jaguares-MEX e Peru 3.
O Brasil ainda tem uma sexta vaga na competição, que será do Goiás, caso os time alviverde vença a Copa Sul-Americana, ou do quarto colocado do Brasileirão. Essa equipe disputará a pré-Libertadores em um confronto direto com o Liverpool-URU. Se passar pelos uruguaios, cai no Grupo 3, que tem Junior Barranquilla (COL), um time peruano e um boliviano.
Confira como ficou:
Primeira fase (pré-Libertadores):
Brasil 5 (terceiro do Brasileirão) x Colômbia 3 (jogo1)
Jaguares-MEX x Peru 3 (jogo 2)
Paraguai 3 x Deportivo Petare-VEN (jogo 3)
Chile 3 x Bolívia 3 (jogo 4)
Argentina 5 x Equador 3 (jogo 5)
Brasil 6 (quarto do Brasileirão ou Goiás) x Liverpool (URU) (jogo 6)
Datas:
Primeira fase (pré-Libertadores): 26/01 e 02/02
Segunda fase (grupos): 09/02 (*), 16/02, 23/02, 02/03, 09/03, 16/03, 23/03 (*), 30/03 (*), 06/04, 13/04 e 20/04.
Oitavas de final: 27/04 e 04/05
Quartas de final: 11/05 e 18/05
Semifinal: 25/05 e 01/06 (**)
Final: 15/06 e 22/06 (**)
(*) Datas alternativas para times que tenham jogadores convocados por seleções.
(**) As confederações se comprometem a não exigir que jogadores convocados se apresentem às seleções para os jogos com data Fifa. A presença do atleta na seminifinal está garantida.
(***) Os finalistas da Libertadores poderão liberar seus jogadores para a preparação das seleções para a Copa América apenas após a final, dia 22/06.

I CORRIDA PELA VIDA E CONTRA AS DROGAS EM FATOS E FOTOS







Parabéns pela iniciativa.      

http://edwesley.blogspot.com/

Veja a classificação da temporada

Pilotos disputam oito etapas, com dois descartes. Os dez melhores irão para um playoff, de quatro provas, que decidirá quem é o campeão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Stock Car: carros participam da largada em InterlagosDisputa contará com 12 etapas; apenas os dez
primeiros passam à final (Foto: Fernanda Freixosa)
A disputa da temporada 2010 contará com 12 etapas. Este ano há a inclusão dos descartes na classificação do campeonato. Serão dois descartes durante as oito primeiras etapas e mais um na SuperFinal.
Apenas os quinze primeiros ganham pontuação nas provas. Os valores são distribuídos desta forma: 1º - 25 pontos; 2º - 20; 3º - 16; 4º - 14; 5º - 12; 6º - 10; 7º - 9; 8º - 8; 9º - 7; 10º - 6; 11º - 5; 12º - 4; 13º - 3; 14º - 2; 15º - apenas 1 ponto.
Para se credenciar a SuperFinal, o piloto deve estar entre os dez primeiros colocados após as oito primeiras etapas do ano. A partir daí, o sistema de pontuação será modificado e começa a valer a seguinte tabela: 1º - 225 pontos; 2º - 220; 3º - 216; 4º - 214; 5º - 212; 6º - 210; 7º - 209; 8º - 208; 9º - 207; 10º - 206.
Classificação da temporada 2010 da Stock Car
Pos. Piloto Et. 1 Et. 2 Et. 3 Et. 4 Et. 5 Et. 6 Et. 7 Et. 8 SF Et. 9 Et. 10 Et. 11 Total
1 M. Wilson 25 14 0 9 12 12 0 0 214 25 8 20 267
2 C. Bueno 2 7 10 10 7 25 14 - 212 20 4 25 261
3 A. Khodair 0 25 0 16 6 0 3 8 209 6 25 12 252
4 R. Maurício 0 20 25 0 20 6 25 16 225 10 16 - 251
5 A. Abreu 20 9 20 20 25 0 16 0 220 0 14 - 234
6 N. Figueiredo 16 16 0 6 4 14 10 25 216 8 0 5 229
7 D. Serra 14 4 3 12 14 7 9 - 207 - 0 14 221
8 F. Maluhy 9 1 7 25 9 5 0 0 208 0 10 2 220
9 P. Bueno 0 0 14 0 0 10 5 14 206 4 6 3 219
10 M. Gomes 0 10 0 0 3 9 20 20 210 0 0 11 211
11 T. Camilo 0 8 0 0 0 20 12 - 0 - 0 16 56
12 J. Campos 8 0 16 8 0 0 0 0 0 14 0 8 54
13 V. Brito 0 12 0 0 0 8 0 0 0 7 20 0 47
14 L. Burti 0 0 9 0 0 0 2 10 0 9 12 0 41
D. Pamplona 0 0 6 0 0 16 0 0 0 16 3 0 41
16 D. Muffato 0 0 0 14 0 0 0 10 0 0 5 10 39
17 L. Kaesemodel 12 6 2 0 0 6 6 0 0 2 0 6 36
18 X. Negrão 1 0 8 4 2 0 0 - 0 0 9 9 33
19 A. Feldmann 7 0 0 1 0 0 0 5 0 5 7 7 32
G. Losacco 0 5 0 0 10 3 0 3 0 12 0 0 32
21 A. Pizzonia 0 0 0 0 16 0 0 9 0 3 0 4 31
22 Ro. Sperafico 10 0 0 - 0 0 8 6 0 0 0 - 24
R. Zonta 0 3 1 0 8 0 0 - 0 0 0 - 24
21 C. Ricci 0 0 5 5 5 0 6 0 0 0 0 - 21
23 D. Nunes 4 0 12 0 0 0 0 0 0 0 2 - 18
26 A. Hellmeister 0 0 0 3 0 2 0 5 0 0 0 - 9
27 A. J. Neto 0 0 0 7 0 0 1 0 0 0 0 - 8
28 C. Junior 0 0 0 0 0 - 7 0 0 0 0 - 7
W. Starostik 0 - 4 0 0 0 0 4 0 0 0 - 7
P. Gomes 3 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 - 7
31 G. Sondermann 6 0 0 0 0 0 0 0 0 - 0 - 6
T. Marques 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 - 6
33 N. Gresse 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 - 2
34 C. Fittipaldi 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 - 1
J. Moro - - - - - 1 - - 0 - 0 - 1
36 T. Marques - 0 0 0 0 0 0 - 0 0 0 - 0
Ri. Sperafico - - - - - 0 0 0 0 0 0 - 0
LEGENDAS DA TABELA ACIMA:
Etapa 1 - São Paulo  /  Etapa 2 - Curitiba  /  Etapa 3 - Nova Santa Rita (RS)  /  Etapa 4 - Rio de Janeiro  /  Etapa 5 - Ribeirão Preto (SP) / Etapa 6 - Salvador  / Etapa 7 - São Paulo  / Etapa 8 - Campo Grande  /  SF - Pontuação da SuperFinal  /  Etapa 9 - Londrina / Etapa 10 - Santa Cruz do Sul (RS)