quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sorteio reserva pedreiras para campeão e vice do Brasileirão

Corinthians, Fluminense e Cruzeiro podem ter paradas muito duras na primeira fase da competição

Por Adilson Barros Direto de Assunção
Cabañas recebe taça durante sorteio da LibertadoresCabañas recebe taça durante sorteio da Libertadores
(Foto: Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM)
O sorteio dos grupos da Taça Libertadores, realizado nesta quinta-feira, na sede da Conmebol, em Assunção (PAR), determinou que o campeão brasileiro de 2010 terá uma parada duríssima na competição continental. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro estão na disputa. Quem levar a melhor cai no Grupo 3, com Argentinos Juniors, Nacional-URU e América-MEX.
Existe ainda a boa possibilidade de mais um grupo da morte: o 7. Nesse caso, o segundo colocado do Brasileirão também pegaria uma tremenda pedreira, com Argentina 2, que deverá ser o Estudiantes, o segundo paraguaio, além do vencedor do confronto 1 da pré-Libertadores, que será disputado entre Brasil 5, o terceiro colocado da Série A, hoje o Cruzeiro, e Colômbia 3.
Internacional (atual vencedor da disputa continental) e Santos (vencedor da Copa do Brasil), que são os cabeças de chave brasileiros da Libertadores, pegaram chaves bem mais simples. O Peixe caiu numa chave teoricamente mais fácil, sem viagens longas, nem jogos em altitude. O time alvinegro é cabeça do Grupo 5, com o segundo chileno, o Deportivo Tachira-VEN, além do vencedor do jogo entre o terceiro paraguaio e o Deportivo Petare-VEN, pela pré-Libertadores.
Já o Internacional, atual campeão, pega o Jorge Wilstermann-BOL, o segundo equatoriano e o vencedor do jogo três da pré, entre Jaguares-MEX e Peru 3.
O Brasil ainda tem uma sexta vaga na competição, que será do Goiás, caso os time alviverde vença a Copa Sul-Americana, ou do quarto colocado do Brasileirão. Essa equipe disputará a pré-Libertadores em um confronto direto com o Liverpool-URU. Se passar pelos uruguaios, cai no Grupo 3, que tem Junior Barranquilla (COL), um time peruano e um boliviano.
Confira como ficou:
Primeira fase (pré-Libertadores):
Brasil 5 (terceiro do Brasileirão) x Colômbia 3 (jogo1)
Jaguares-MEX x Peru 3 (jogo 2)
Paraguai 3 x Deportivo Petare-VEN (jogo 3)
Chile 3 x Bolívia 3 (jogo 4)
Argentina 5 x Equador 3 (jogo 5)
Brasil 6 (quarto do Brasileirão ou Goiás) x Liverpool (URU) (jogo 6)
Datas:
Primeira fase (pré-Libertadores): 26/01 e 02/02
Segunda fase (grupos): 09/02 (*), 16/02, 23/02, 02/03, 09/03, 16/03, 23/03 (*), 30/03 (*), 06/04, 13/04 e 20/04.
Oitavas de final: 27/04 e 04/05
Quartas de final: 11/05 e 18/05
Semifinal: 25/05 e 01/06 (**)
Final: 15/06 e 22/06 (**)
(*) Datas alternativas para times que tenham jogadores convocados por seleções.
(**) As confederações se comprometem a não exigir que jogadores convocados se apresentem às seleções para os jogos com data Fifa. A presença do atleta na seminifinal está garantida.
(***) Os finalistas da Libertadores poderão liberar seus jogadores para a preparação das seleções para a Copa América apenas após a final, dia 22/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário