sexta-feira, 13 de setembro de 2013

É hora de morfar: Power Ranger verde brinca e desafia Anderson Silva

Jason David 'The Fearless' Frank é mestre de caratê, muay thai e treina jiu-jítsu em equipe de brasileiro. Americano ainda não perdeu no MMA

Por Rio de Janeiro
385 comentários
Nos anos 1990, o ator americano Jason David Frank ficou conhecido mundialmente por interpretar o Power Ranger Verde, defendendo a fictícia "Alameda dos Anjos" dos ataques da malvada Rita Repulsa e do Lord Zedd. Apesar das coreografias e golpes exagerados, o eterno Tommy Oliver é um artista marcial "casca grossa". Membro da equipe Wolfpack, do brasileiro Charles dos Anjos, Jason, "The Fearless" (o destemido), é faixa-preta de caratê, mestre de muay thay, faixa-roxa de jiu-jítsu e criador do estilo "Toso kune Do". Ele estreou no MMA profissional em 2010, após seis lutas amadoras, vencendo José Roberto Vasquez, com uma chave de braço, no TCF - Puro Combate, acumulando sete vitórias e nenhuma derrota em seu cartel.
- Eu era um lutador antes de ser um ator, possuo duas escolas de artes marciais e tenho graduações de caratê. Com os Power Rangers, eu fiquei conhecido no universo dos super-heróis. A transição dos Power Rangers novamente para as artes marciais foi um pouco difícil para mim, mas eu sou real do começo ao fim. Eu sei caratê, eu vivo caratê - explicou Jason.
A carreira de lutador está em segundo plano, pois Jason voltará a vestir seu uniforme de Power Ranger no filme em comemoração aos vinte anos da série. Em recente turnê pelo Brasil, com apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro, o herói da TV revelou ser fã de Anderson Silva. A admiração é tão grande que ele tem até uma tatuagem no pé em homenagem ao brasileiro. Segundo o americano, um de seus sonhos é poder fazer uma sessão de "sparring" com Anderson. O Ranger Verde chegou a desafiar Spider para uma luta, mas logo depois deixou claro que estava brincando (veja no vídeo ao lado).
Jason David Frank, o Power Ranger Verde, em luta contra Chris Rose (Foto: Divulgação)Jason David Frank, o Power Ranger Verde,
em luta contra Chris Rose (Foto: Divulgação)
- Sim, Anderson. Estou atrás de você! Estou apenas brincando. Pegue leve comigo, ok? Adoraria ser sparring do Anderson Silva apenas por diversão. Eu não me importo, pois não tenho nada a perder nessa luta. Eu não me importo. Isso nem me deixa com medo. Ele é um grande lutador e acho que seria divertido, pois gosto dele e o respeito. Se eu tivesse que lutar com um brasileiro que pratica jiu-jítsu, eu provavelmente teria que usar meu muay thai contra ele.
Além de confiar na volta por cima de Anderson, após a perda do título dos médios para Chris Weidman, no UFC 162, Jason ainda considera Spider como o maior lutador "peso por peso" da organização. De acordo com o ator, o brasileiro poderia levar a melhor até mesmo sobre Jon Jones.
- Eu represento vários atletas com a marca "Jesus Didn't Tap" e gostaria muito de ter Jones comigo. Eu gostaria de ver Anderson contra (Georges) St-Pierre primeiro, mas eu ainda acredito em Anderson Silva. Eu teria que dizer que Spider ganharia de Jon Jones. Isso se ele for esperto em seu jogo - concluiu.
Jason David Frank, o Power Ranger Verde (Foto: Reprodução SporTV.com)Jason David Frank, o Power Ranger verde, durante evento no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução SporTV.com)

Dana White paga do próprio bolso despesas médicas de Tim Gorman

Lutador cortado do TUF tinha lesão pré-existente, que não seria coberta pelo plano de saúde do UFC. Chefe garante sua presença em um evento futuro

Por Las Vegas, EUA
8 comentários
O que parecia ser um pesadelo para Tim Gorman se tornou a realização de seu melhor sonho. Cortado do TUF 18 por estar lesionado e impedido de lutar, Gorman recebeu uma má notícia em seguida: sua lesão era anterior à entrada na casa do reality show, o que desobrigava o plano de saúde do UFC a arcar com as despesas do tratamento. Mas a atitude do lutador ao dizer que lutaria mesmo lesionado convenceu o presidente do UFC, Dana White, de que ele possui o perfil que interessa ao evento. Dana e a produtora de TV que realiza o TUF decidiram dividir as despesas com a cirurgia e tratamento médico do atleta, e garantir-lhe antecipadamente a contratação para o UFC.
Tim Gorman UFC (Foto: Getty Images)Tim Gorman venceu sua luta eliminatória, mas foi cortado do TUF por uma lesão na perna (Foto: Getty Images)
- Esse cara é um doido, no bom sentido da palavra. Eu gosto disso, não vejo nada de ruim em ele ser como é. Ele quis continuar lutando mesmo lesionado, e eu respeito isso Darei a ele uma nova chance no UFC. Ele lutará em um evento futuro - disse o dirigente.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A cirurgia de Tim Gorman na parte posterior da coxa foi um sucesso, e o lutador já está fazendo fisioterapia para poder voltar a treinar. Em um fórum na internet do qual faz parte o atleta fez questão de contar o que aconteceu e agradecer ao UFC pela ajuda que lhe foi dada.
- Dana e a produção do TUF fizeram mais do que deveriam fazer por mim a partir do momento em que fui cortado do programa. Meu músculo estava separado do osso na primeira semana na casa - então, sim, lutei a eliminatória assim. Por causa disso, o plano de saúde não cobriria o tratamento, por ser uma lesão pré-existente. Mas todos foram muito legais comigo logo após eu quase estragar o programa. Participar do TUF era o meu sonho, mas a forma como me trataram após eu ser cortado mudou a minha vida. Eu poderia ficar aqui dias falando sobre as coisas sensacionais que os produtores do TUF (Jamie e Gary), Dana, Sean Shelby e todos os outros fizeram, incluindo os câmeras e o pessoal da produção e apoio.
O lutador defendeu Dana White e os membros do UFC dos que falam mal do dirigente.
- Quem falar mal de Dana White ou de qualquer um daqui nos bastidores é um mentiroso ou mau caráter, ou fez algo errado com o UFC ou o TUF e acabou tendo o que merecia. Quando pensei que minha carreira havia acabado por não poder sequer pagar pelo meu tratamento médico, eles me fizeram pensar positivo e pagaram tudo do próprio bolso ao saberem que eu não tinha dinheiro para isso. Esses caras têm o maior coração do mundo. Quem disser algo diferente disso é um idiota - escreveu Gorman.

Dana diz que UFC provavelmente terá Jones x Cormier se ambos vencerem

Em BH, diretor de operações internacionais do UFC, Marshall Zelasnick,
disse que o presidente teria dado a Glover Teixeira uma chance pelo título

Por Rio de Janeiro
124 comentários
Na entrevista coletiva após o fim do UFC Fight Night Combate: Glover x Bader, o diretor de operações internacionais do Ultimate, Marshall Zelasnick, disse que Dana White escolheu Glover Teixeira para ser o próximo desafiante meio-pesado. Mas parece que essa não é uma decisão 100% tomada pelos dirigentes. Durante uma entrevista ao vivo, transmitida pela internet, para o canal americano "Fox Sports" e também aberta aos fãs, Dana foi perguntado se Jon Jones e Daniel Cormier vão se enfrentar caso cada um vença sua próxima luta.
- Sim, provavelmente - respondeu o dirigente, sem informar, entretanto, o que aconteceria com o cinturão da categoria caso pelo menos um deles perca.
Jon Jones treino UFC  (Foto: Reprodução / Twitter)Jon Jones (esq.) em treinamento para o UFC 165 (Foto: Reprodução / Twitter)
Jon Jones vai defender o cinturão meio-pesado no dia 21, contra o sueco Alexander Gustafsson, no UFC 165. Já Daniel Cormier tem luta marcada para o dia 19 de outubro, no UFC 166, contra Roy Nelson.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Daniel Cormier UFC 164 (Foto: Evelyn Rodrigues)Se lutar com Jones, Daniel Cormier (foto) vai fazer sua estreia nos meio-pesados (Foto: Evelyn Rodrigues)
Cormier tem um cartel invicto no MMA (12-0) e foi campeão do Grand Prix dos pesados do Strikeforce em 2012. Ele jamais atuou como meio-pesado e dizia que descer de categoria não seria fácil para ele, mas mudou de opinião e recentemente afirmou que agora consegue reduzir o peso.

Japoneses 'somem', e atleta da Team Nogueira não bate peso no Jungle 58

Takahiro Yoshioda e Atsushi Sawada não aparecem na pesagem do evento por motivo desconhecido. Marcio Moreira sai do card após ficar 3,5kg acima

Por São Paulo
1 comentário
A pesagem do Jungle Fight 58, realizada nesta sexta-feira, em São Paulo, reservou duas surpresas negativas para o presidente do evento, Wallid Ismail. A primeira foi a ausência dos japoneses Takahiro Yoshioda e Atsushi Sawada, que enfrentariam Willian "Gigante" Balducci e Luis Fernando "Hulk" Miranda pela categoria peso-pesado, respectivamente. E a segunda ficou por conta de Marcio Moreira, da Team Nogueira, que ficou 3,5kg acima do limite de peso da categoria dos moscas (57kg) e foi imediatamente retirado do card por Wallid. O dirigente comentou o sumiço dos dois japoneses, cuja presença no evento havia sido anunciada no decorrer da semana:
- Sinceramente eu não sei. Eles não apareceram. Não sei se tiveram problema com voo. Ainda não sei. Vou primeiro analisar o que aconteceu com eles no voo. Mas é guerra. A guerra aqui continua - disse ao Combate.com.
Marcio Moreira Jungle Figh MMA (Foto: Ivan Raupp)Marcio Moreira passa mal em cima da balança do Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
Em relação a Marcio Moreira, que quase desmaiou na pesagem de tão fraco que estava, Wallid não poupou críticas e o comparou ao companheiro de equipe Salomão Ribeiro, que pesou 82kg e bateu o peso dos médios (até 84kg) com tranquilidade:
- Não bateu o peso, nunca mais luta no Jungle Fight. Aqui não importa o time, o que manda é o artista. O artista é o lutador. Time não quer dizer nada para mim. Nada! O que importa é o lutador. Aí vai o Salomão e bate o peso disparado. São coisas incríveis que acontecem. Os dois do mesmo time, um disciplinado e o outro indisciplinado. O disciplinado vai longe. Não tem desculpa: "Ah, vê se o Arinaldo aceita...". Quem não aceita sou eu! Eu nem pergunto para o adversário. Indisciplinado não tem lugar no Jungle Fight.
Sem Marcio, o lutador Rafael Nunes, de São Paulo, ganhou uma oportunidade contra Arinaldo Silva. William "Gigante", por sua vez, ainda aguarda a possibilidade de lhe conseguirem um oponente a tempo, enquanto Luis Fernando "Hulk" está fora do card e tem vaga garantida num dos próximos eventos do Jungle, segundo Wallid Ismail
Rayner Silva x Junior Boya Jungle Figh MMA (Foto: Ivan Raupp)Rayner Silva (à esquerda) e Junior Boya se encaram na pesagem: cinturão em jogo (Foto: Ivan Raupp)
Fora isso, todos os demais lutadores bateram o peso de suas categorias, inclusive Rayner Silva e Junior Boya, respectivamente campeões linear e interino dos moscas. Os dois farão a luta principal do evento, que vale a unificação dos cinturões.
O Jungle Fight 58 será realizado a partir das 22h (de Brasília) deste sábado, no ginásio do Canindé, em São Paulo. O SporTV 2 e o canal Combate farão a transmissão do evento ao vivo. O Combate.com vai transmitir também ao vivo as duas primeiras lutas do card preliminar: Bruno Silva x Marcus Maluco e Jonathans Silva x Diego Paiva.
Jungle Fight 58
14 de setembro, em São Paulo
CARD DO EVENTO
Rayner Silva x Junior Boya - cinturão dos moscas (até 57kg)
Martin La Máquina (Argentina) x Cristian Torres (Paraguai) - meio-pesados (até 93kg)
Felipe Cruz x David Tata - penas (até 66kg)
Arinaldo Silva x Rafael Nunes - moscas (até 57kg)
Salomão Ribeiro x Alexandre Sagat - médios (até 84kg)
Jonathans Silva x Diego Paiva - moscas (até 57kg)
Bruno Silva x Marcus Maluco - meio-médios (até 77kg)
Confira os pontos de entrega de ingressos:
Av. Higienópolis, 618, Loja 104 /105 - Higienópolis (SP) - Telefone de contato: (11) 3663-5355
Av. Rebouças, 3970, Loja 303 - Pinheiros (SP) - Telefone de contato: (11) 3813-0221
Av. Ibirapuera, 2670/2674 - Ibirapuera (SP) - Telefone de contato: (11) 5055-3898
Rua João Cachoeira, 695 /697 - Jardim Paulista (SP) - Telefone de contato: (11) 3078-7081
Rua Teodoro Sampaio, 2070 - Pinheiros (SP) - Telefone de contato: (11) 3815-0874
Av. Pacaembú, 1849 - Pacaembu (SP) - Telefone de contato: (11) 3877-0312

Jon Jones sobre a superluta contra Anderson: 'Basta vencer a próxima'

Campeão dos meio-pesados diz que duelo pode acontecer em 2014, e se emociona em poder ser o primeiro a defender o cinturão seis vezes

Por Nova York, EUA
239 comentários
Anderson Silva e Jon Jones tiram foto juntos em evento esportivo nos EUA (Foto: Getty Images)Anderson e Jon Jones ainda podem fazer uma superluta
em 2014, segundo o americano (Foto: Getty Images)
Para quem acreditava que uma superluta entre Jon Jones e Anderson Silva estaria definitivamente sepultada após a derrota do brasileiro diante de Chris Weidman no UFC 162, eis uma boa notícia: ainda há esperança. Pelo menos é o que acredita o campeão dos meio-pesados do UFC. Em entrevista ao site da revista "Fighter's Only", Jon Jones disse que não descartou a possibilidade de enfrentar o brasileiro em 2014. Mas deixou o aviso: "Basta que ele vença a próxima luta".
- Tudo que Anderson Silva tem que fazer é vencer sua próxima luta contra Chris Weidman, no UFC 168, de forma decisiva. O interesse continua existindo. A superluta ainda está valendo. Eu nunca tive muita vontade de enfrentar Anderson Silva, para ser honesto. Eu sabia que essa luta poderia acontecer, mas eu nunca tive qualquer desejo de ser o único a vencê-lo ou qualquer coisa assim .
Jones não acredita que o raio vá cair duas vezes no mesmo lugar, mas vem usando a derrota do brasileiro como ferramenta motivacional, enquanto busca fazer história e se tornar o campeão dos meio-pesados ​​de maior sucesso na história do UFC, defendendo pela sexta vez o seu cinturão.
- Assistir ao UFC 162, quando Anderson foi nocauteado em cerca de cinco minutos foi uma loucura. Só de estar lá e presenciar algo assim é insano. Ver um grande campeão e um legado inteiro acabar daquela forma foi humilhante. Me fez ver que isso pode acontecer com qualquer um. Você tem que levar tudo e todos a sério, e você tem que respeitar o esporte. Mas, ao mesmo tempo, ainda acredito que Anderson pode voltar. Ele ainda é o melhor, mas perdeu.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Mas se uma superluta contra Anderson Silva está no seu horizonte, o duelo contra Alexander Gustafsson está bem à sua frente. O UFC 165 pode significar mais para o americano do que somente mais uma grande luta em que poderá defender seu título. Caso vença, Jones superará Tito Ortiz e será o maior campeão da sua divisão, conquistando a sexta defesa de cinturão seguida.
- Essa luta realmente me emociona. É histórica. É muito raro ter a oportunidade de ser o número um em alguma coisa. Eu já sou o campeão, mas ser o maior meio-pesado estatisticamente não é algo que aconteça toda hora. Por isso esta luta é muito importante para mim. Acho que todo campeão deve se desafiar e colocar muita pressão sobre si. Você deve lutar por grandeza. Eu sou o CEO da equipe Bones Jones. Na verdade, eu sou o CEO, presidente e porta-voz da equipe Bones Jones, e sei que tenho que estar no topo para fazer algo realmente especial. É assim que minha mente funciona.

Ranking Combate: Pettis invade top 10 e Chael Sonnen passa Shogun

Brasileiro dá lugar a algoz na lista dos meio-pesados. Novo campeão dos leves entra em oitavo no peso-por-peso e abre caminho para 'Super Mouse'

Por Rio de Janeiro
47 comentários
Com quatro eventos do UFC, o mês de agosto trouxe muitas mudanças para o Ranking Combate de MMA, nenhuma delas maior do que a troca de comando na divisão dos pesos-leves, com a derrota de Benson Henderson para Anthony Pettis. "Bendo" caiu da quinta posição para a décima no ranking peso-por-peso, o que permitiu a Demetrious Johnson, dono do cinturão peso-mosca, alcançar a quinta posição. Novo campeão até 70kg, Pettis estreia na lista dos 10 melhores lutadores do mundo em oitavo, entre o campeão peso-médio, Chris Weidman, e o campeão interino dos pesos-galos, Renan Barão - que pode passar ambos se vencer Eddie Wineland no UFC 165, em 21 de setembro.
UFC 164  Ben Henderson e Anthony Pettis (Foto: Agência Getty Images)Anthony Pettis entra no top 10 peso-por-peso e deixa Ben Henderson para trás (Foto: Getty Images)
A mudança mais impactante para os brasileiros, porém, é a queda de Maurício Shogun. Pela primeira vez desde a criação do Ranking Combate, no final de 2011, o ex-campeão peso-meio-pesado do UFC ficou fora da lista dos 10 melhores lutadores de sua categoria. Em seu lugar, entrou o homem que o derrotou no UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen: o americano Chael Sonnen, que estreia na classificação de sua nova divisão como 10º colocado. Já considerado um dos melhores peso-por-peso da história, Shogun terá a chance de se recuperar contra o neozelandês James Te Huna em dezembro. Sonnen pode escalar o top 10 com uma vitória sobre Rashad Evans, quinto colocado, no UFC 167, em novembro.
Entre os leves, o brasileiro Rafael dos Anjos entrou no top 10 na sexta posição, após conquistar sua quinta vitória consecutiva no UFC, sobre Donald Cerrone, agora 10º colocado. Entre os galos, o americano Urijah Faber passou o arquirrival Dominick Cruz, campeão linear da categoria, com sua vitória sobre o brasileiro Iuri Marajó. Cruz está a menos de um mês de completar dois anos sem lutar, e o presidente do Ultimate, Dana White, afirmou recentemente que o americano perderá o cinturão se não retornar até fevereiro.
Entenda o Ranking Combate:
Para tentar chegar a um consenso sobre os melhores lutadores de MMA do mundo, o Combate.com juntou sua equipe para tentar eleger o top 10 em cada categoria de peso e, claro, fez também uma lista peso-por-peso, na qual não importa o tamanho do lutador, mas sim sua categoria e habilidade nas artes marciais mistas. Foram levados em consideração os resultados, os oponentes batidos, a técnica e a supremacia dos atletas em seus combates. Lesões, suspensões e tempo afastado das lutas também afetam negativamente a colocação de um lutador. No painel de votação, foi incluído também o ranking com pontuação elaborado pelo jornalista Klima Pessanha, atualizado mensalmente no blog UltiMMAto.
O Ranking Combate é atualizado mensalmente, sempre no começo do mês, levando em conta também os torneios realizados no período entre uma lista e outra. Como não há critérios objetivos de análise, as listas sempre gerarão polêmica e discussão. Confira abaixo:
Confira abaixo o novo Ranking Combate:
Info Ranking MMA  (Foto: Editoria de Arte)

Pesquisa indica Spider como ídolo no Brasil, apontado como 'país do jiu-jítsu'

Com questionários nas redes sociais durante o mês de agosto, números mostram ainda que o MMA nacional atinge agora todas as classes sociais

Por Rio de Janeiro
23 comentários
É fato que o MMA se tornou nos últimos anos o esporte que mais cresce no Brasil. E por causa dessa  notoriedade adquirida recentemente, a mistura das artes marciais em conjunto com o espetáculo midiático criado, principalmente pelo UFC, geram uma série de debates interessantes como por exemplo, sobre o esporte ter se tornado um fenômeno de audiência no país ou ainda como lutadores podem ser garotos propaganda com retornos muito viáveis, ou ainda, sobre a legalidade de menores de 18 anos assistirem os eventos ao vivo. Esse tipo de questionamento é comum, por exemplo, nos Estados Unidos onde alguns estados não permitem as lutas em seu território, como Nova York, enquanto em outros são mais do que bem vindos, em função do retorno econômico.
A gente tem o feeling, através da pesquisa, que o MMA está se inserindo como o futebol em todas as classes sociais do Brasil"
André Pascowitch
Pensando nisso, o Combate.com teve acesso à pesquisa comportamental realizada pela FightCom, agência de marketing esportivo com foco no universo das lutas, que por meio das mídias sociais (entre elas, na fan page do lutador do UFC Erick Silva), ilustrou o cenário atual do crescimento da área em todo o Brasil. Os números apresentados desmitificam uma série de ideias pré-estabelecidas por aqueles que não conhecem a fundo o MMA. Aqueles que acham o esporte muito violento ou que só é venerado por uma classe social específica irão se surpreender com os resultados obtidos através de questionários disponibilizados em redes sociais durante o mês de agosto, com respostas de mais de 520 pessoas. Entre as "surpresas", os indicadores mostram que mais de 60% dos espectadores possuem nível superior completo, além de alto poder aquisitivo, alegando ter uma renda de mais de 10 salários mínimos. Por isso, além de ser um esporte baseado em todos os princípios das artes marciais, como disciplina e respeito ao adversário, também pode ser um negócio muito rentável.
- A gente tem o feeling, através da pesquisa, que o MMA está se inserindo como o futebol, em todas as classes sociais. Mas faltava esse complemento de uma classe mais elevada.  Esse dado trás a informação que ele está entrando nas classes mais altas da sociedade. Por ser um esporte mais barato, por você precisar só dos seus punhos, como o futebol, que precisa só da bola, ele conseguiu se inserir primeiro nas classes mais pobres, de menos poder aquisitivo, e agora, chega as classes de maior poder aquisitivo. Esse público busca locais mais especializados. Como foi visto na pesquisa, o público busca academias especializadas de Muay Thai ou especializada de MMA. Agora, até que as grandes marcas de academias passaram a inserir em sua programação de aulas, grandes nomes do esporte, para atrair os amantes de artes marciais. E ainda surgem grandes academias especializadas, como a do Minotauro e Minotouro, por exemplo – disse Andre Pascowitch, diretor da FightCom.
Pesquisa FightCom (Foto: Reprodução)Pesquisa indica que jovens adultos são quem mais vive o universo das lutas no Brasil. Nível de escolaridade e poder aquisitivo dos respondentes desmitificam uma série de ideias pré-concebidas (Foto: Reprodução)
Os números são relevantes. Em comparação com pesquisas realizadas em período eleitoral, onde são entrevistados normalmente duas mil pessoas, as mais de 500 respostas obtidas pela FightCom mostram profundamente o perfil dos amantes dos combates no Brasil. Através deles, por exemplo, pode-se afirmar que, entre todas as modalidades de luta, o jiu-jítsu é aquela que mais possui adeptos, contando com 23% da preferência nacional. O muay-thai vem acompanhando de perto a arte desenvolvida pela família gracie com 21% das respostas, além do tradicional Boxe ter sido apontado como prática esportiva por 16% dos respondentes.
Outro fator interessante que revela como se comporta a paixão do fã brasileiro em relação ao ídolo é quando Anderson Silva é o mais lembrado entre mais de 80 nomes de atletas. Entre nomes como Muhammad Ali, Mike Tyson, Minotauro e Vitor Belfort, o Spider obteve 14% da preferência, isso no mês seguinte a derrota para Chris Weidman, no UFC 162, que lhe tirou o posto de melhor peso por peso do mundo. Assim, André Pascowitch lembra que a imagem de um lutador de referência não está atrelada apenas ao seu desempenho dentro do ringue/octógono. Por isso, o diretor da agência de marketing esportivo analisa como positiva a massiva exposição de Anderson Silva na mídia brasileira e mundial, mesmo que isso possa ter levado a uma estafa do ex-campeão dos pesos-médios do UFC.
Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Entre mais de 80 nomes disponíveis, Anderson Silva foi o mais lembrado como ídolo (Foto: Getty Images)
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
- Foram citados mais de 80 atletas como Muhammad Ali, Mike Tyson etc. Acho que vem algo mais imediato a mente do entrevistado. Talvez algo que seja tão passado para ele, que fique no subconsciente mesmo. Como a imagem do Anderson vem sendo trabalhada há mais tempo, por mais de 2 anos seguidamente, é muita associação que a pessoa faz (14% das pessoas que responderam aos questionários lembraram do Spider como ídolo). É o que vem logo à cabeça. Você cria essa imagem de ídolo. Não é só a luta que faz isso, mas também são as campanhas que o Anderson Silva realizou para grandes marcas na TV, participações em programa de TV etc. Anderson é hoje o expoente máximo do esporte no Brasil também por isso. O trabalho de imagem junto a imprensa foi muito maior do que a do Vitor Belfort, por exemplo, que apesar de ter lutado e vencido mais vezes no Brasil, teve uma “lembrança” menor por parte daqueles que responderam a pesquisa (5%). Anderson Silva fez campanhas publicitárias e apareceu em revistas masculinas, de negócios, de luxo. Isso tudo cria a imagem do ídolo e não vai ser uma luta que vai desvincular essa imagem trabalhada - analisou o diretor.
O fã curte e vive aquilo. Podemos dizer, com base nos números, que o MMA veio para ficar"
André Pascowitch
Com a grande maioria dos respondentes na faixa entre 25 e 44 anos de idade (71%), sendo que outros 22% afirmaram ter até 24 anos, o futuro do MMA no Brasil está garantido, segundo o diretor da agência. Campo fértil para muitas outras edições do UFC no país, o brasileiro faz questão de presenciar grande eventos, com 71% das pessoas afirmando já ter presenciado alguma edição de luta ao vivo. Quando se trata de grandes espetáculos, como os produzidos pelo Ultimate, maior organização de MMA no mundo, este número passa a ser ainda mais relevante.
- Podemos ver que esses dados mostram que a imagem de um esporte está diretamente ligada à questão do ídolo. Se você traz um ídolo para o país, o fã se espelha nele. São ídolos para essa moçada, que mantém um consumo sobre o esporte ativo, através de treinos, consumos e acessórios. Podemos dizer, com base nos números, que o MMA veio para ficar. A desmistificação pós-vale tudo, e o patamar profissional que o esporte atingiu, dá pra dizer que o MMA veio para ficar. O público jovem adulto pratica, gosta e vai ficar consumindo por longo tempo. Os eventos do UFC em si são grandes espetáculos, que faz parte de um grande show business, potencializando a paixão do torcedor. E os níveis de card diferentes, em diferentes organizações, permite que todas as classes sociais possam acompanhar o crescimento do MMA no Brasil. Um evento na Bahia conseguiu levar quase 5000 pessoas ao evento. Isso é maior que alguns públicos de partida de futebol. O fã curte e vive aquilo mesmo - afirmou André Pascowitch.

Após largar loja, irmão de Erick Silva desce de 108kg e bate 77kg no Jungle

Bruno Silva, de 25 anos, é formado em administração e não conseguia se dedicar ao MMA antes por tomar conta de loja e academia no Espírito Santo

Por São Paulo
1 comentário
MMA Bruno Silva (Foto: Ivan Raupp)Bruno Silva comemora após bater o peso na
pesagem do Jungle Fight 58 (Foto: Ivan Raupp)
A família de Erick Silva vai ganhar mais um lutador de MMA oficialmente neste sábado. Inspirado no próprio Erick, de 29 anos, e Gabriel, de 19, o irmão do meio, Bruno Silva, de 25, fará sua estreia no Jungle Fight 58, edição que vai comemorar o aniversário de dez anos da organização, em São Paulo. Formado em administração, Bruno tomava conta até pouco tempo da academia e da loja que a família possui no Espírito Santo. A preocupação com a forma acabou ficando de lado, e ele chegou a pesar 108kg há exatamente um ano. Depois de decidir o rumo que sua vida tomaria e se mudar para o Rio de Janeiro para treinar com os irmãos na XGym, a primeira batalha do mais novo lutador foi contra a balança, mas ele garante que não sofreu muito para bater o peso de 77kg, limite da divisão dos meio-médios, na pesagem do evento, realizada nesta sexta no hotel onde os atletas estão hospedados:
- Eu já vinha treinando, mas lá no Espírito Santo o ritmo de treino nem se compara ao do Rio de Janeiro. Num primeiro momento não fiz nada de mais. Só entrei na rotina que um lutador profissional segue, que é uma alimentação regrada e treino intenso. No primeiro mês foram 10kg brincando. Segui à risca o que o nutricionista do Erick me passou e fui perdendo devagar. Não fiz nada de loucura, tanto que cheguei no peso tranquilo - disse ao Combate.com.
Combate.com transmite ao vivo a estreia de Bruno Silva, às 22h deste sábado
Bruno Silva já praticava artes marciais, principalmente jiu-jítsu, e ganhou ainda mais ânimo para ingressar no MMA após ver o irmão mais novo, Gabriel, estrear no Jungle Fight com vitória no fim do ano passado. Lá no início, quem o levou para as lutas foi Erick:
  •  
MMA Bruno Silva e Erick Silva (Foto: Ivan Raupp)Bruno ao lado do irmão mais velho e incentivador, Erick Silva (Foto: Ivan Raupp)
- Eu comecei a lutar pelo Erick, foi ele que começou a treinar jiu-jítsu e tal, aí me levou. Graduei até a faixa marron. Quando eu tinha 18 anos, a gente abriu uma loja de suplemento e material esportivo. Era minha e dele. Como o Erick seguiu essa carreira de lutas, eu fiquei na loja, estudei, fiz faculdade. Este ano eu fechei a loja. Sempre tive essa vontade de lutar, mas antes estava estudando, tive uma filha, casei. O que me motivou mais foi que em 2011, quando o Erick fechou com o UFC, ele foi morar no Rio de Janeiro. Para ele não fechar a academia dele lá no Espírito Santo, eu comecei a administrar isso também. Em 2012 a gente passou a ter uma equipe de MMA, e comecei a treinar com eles mais para perder peso, porque eu estava com 108kg. Aí em dezembro o nosso professor Daniel me deu força para lutar. Quando o Erick foi se preparar para a luta contra o Jason High, me botou para treinar com ele e me quebrou todo, fiquei todo dolorido (risos). Depois ele me botou para fazer sparring com um menino lá e disse que eu levava jeito.
MMA Bruno Silva e Marcus Maluco (Foto: Ivan Raupp)Bruno encara Marcus 'Maluco' (Foto: Ivan Raupp)
Para Erick Silva, o fato de os irmãos acompanharem sua rotina profissional foi fundamental para ambos escolherem seguir a mesma carreira que ele:
- Eles mesmos sentem vontade porque sempre participaram. Eles sempre me ajudaram nos treinamentos, tanto o Bruno quanto o Gabriel. Eles treinam há mais de dez anos, desde que eu comecei a treinar. Então, é natural eles sentirem esse desejo de lutar também. Não é uma coisa que veio do nada.
E Bruno deixa claro que não quer apenas fazer um teste no MMA. Ele se diz focado e pretende dar uma continuidade no esporte. Tanto que planeja até uma descida de peso:
- Do jeito que as coisas estão caminhando... Quando você bota um objetivo e segue ele, acho que as coisas ficam mais fáceis. Estou fazendo o meu melhor. Não quero vir aqui só para fazer uma luta. Não deixei minha filha e minha esposa só para tentar. Então, já penso em descer para 70kg (peso-leve) na segunda luta. E estou aí nessa nova empreitada.
Antes e depois do lutador Bruno Silva (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Antes e depois: Bruno com mais de 100kg, e depois já perto dos 77kg (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Estreia de irmão de Erick Silva será contra pupilo de Viscardi Andrade
Estou fazendo o meu melhor. Não quero vir aqui só para fazer uma luta. Não deixei minha filha e minha esposa só para tentar"
Bruno Silva
O adversário de Bruno Silva foi chamado para a luta esta semana, após a lesão do adversário original, e aceitou na hora. Com duas vitórias em duas lutas, Marcus "Maluco" tem mais experiência do que o irmão de Erick e é treinado por outro atleta do UFC, o ex-TUF Brasil Viscardi Andrade, que ressaltou a rápida evolução do pupilo:
- Ele chegou faixa-branca para treinar com a gente e já tinhas umas loucuras. Gostava de filme do Bruce Lee... Aí rapidinho ganhou o apelido de "Maluco". Ele é um moleque que mostrou evolução muito rapidamente. Tem dois anos e meio de treino só. É um faixa-azul, só que ele pega faixa-preta no treino. Se ele souber lidar bem com a pressão na hora da luta, estou bem confiante que ele vai conseguir desenvolver bem.
Marcus "Maluco", por sua vez, quer agarrar a oportunidade para fazer sucesso no Jungle Fight, maior evento de MMA da América Latina, e seguir os passos de seu mestre Viscardi:
- Vejo isso como uma chance que Deus me deu, de eu poder estrear num evento grande e poder mostrar as minhas habilidades, porque o meu foco é um dia poder lutar no UFC que nem meu mestre Viscardi. Vai ser uma luta dura, mas vejo como um aprendizado e tenho certeza que vou poder sair com a vitória.
Viscardi Andrade e Marcus Maluco MMA (Foto: Ivan Raupp)Viscardi Andrade e o pupilo Marcus 'Maluco', que vai enfrentar o irmão de Erick Silva (Foto: Ivan Raupp)
O Jungle Fight 58 será realizado a partir das 22h (de Brasília) deste sábado, no ginásio do Canindé, em São Paulo. O SporTV 2 e o canal Combate farão a transmissão do evento ao vivo. O Combate.com vai transmitir também ao vivo as duas primeiras lutas do card preliminar, começando exatamente por Bruno Silva x Marcus Maluco, pelos meio-médios, e depois Jonathans Silva x Diego Paiva, pela categoria dos moscas.
Jungle Fight 58
14 de setembro, em São Paulo
CARD DO EVENTO
Rayner Silva x Junior Boya - cinturão dos moscas (até 57kg)
Martin La Máquina (Argentina) x Cristian Torres (Paraguai) - meio-pesados (até 93kg)
Felipe Cruz x David Tata - penas (até 66kg)
Arinaldo Silva x Rafael Nunes - moscas (até 57kg)
Salomão Ribeiro x Alexandre Sagat - médios (até 84kg)
Jonathans Silva x Diego Paiva - moscas (até 57kg)
Bruno Silva x Marcus Maluco - meio-médios (até 77kg)
Confira os pontos de entrega de ingressos:
Av. Higienópolis, 618, Loja 104 /105 - Higienópolis (SP) - Telefone de contato: (11) 3663-5355
Av. Rebouças, 3970, Loja 303 - Pinheiros (SP) - Telefone de contato: (11) 3813-0221
Av. Ibirapuera, 2670/2674 - Ibirapuera (SP) - Telefone de contato: (11) 5055-3898
Rua João Cachoeira, 695 /697 - Jardim Paulista (SP) - Telefone de contato: (11) 3078-7081
Rua Teodoro Sampaio, 2070 - Pinheiros (SP) - Telefone de contato: (11) 3815-0874
Av. Pacaembú, 1849 - Pacaembu (SP) - Telefone de contato: (11) 3877-0312

Wallid Ismail anuncia primeiro Jungle Fight na Argentina para 11 de outubro

Luna Park será palco do evento. 'Temos que preparar os países latinos para, quando o UFC chegar, já estarem prontos para a luta', afirma o presidente

Por São Paulo
1 comentário
Depois de ir para Foz do Iguaçu-PR, que faz fronteira com Argentina e Paraguai, o Jungle Fight vai cruzar a fronteira e realizar sua primeira edição estrangeira em um país latino-americano. O presidente da organização, Wallid Ismail, anunciou um card em Buenos Aires para o dia 11 de outubro, no Luna Park, famosa casa de eventos argentina. O dirigente planeja um show de MMA para 12 mil pessoas, abrindo caminho para o UFC naquele país.
Luna Park Buenos Aires Boxe (Foto: Getty Images)Luna Park lotado em evento de boxe: agora é a vez do MMA (Foto: Getty Images)
- Quero levar muito latino, dois brasileiros, dois mexicanos, puxando muito pelos lutadores lá da Argentina. O trabalho agora é desenvolver o MMA nos países latinos para quando o UFC for lá. Tenho certeza que, na hora em que o UFC conquistar os países latinos, o MMA vira o esporte número 1 do mundo. Temos que preparar os países latinos agora para, quando a Copa do Mundo (UFC) chegar, eles já estarem prontos para a luta - disse ao Combate.com.
A única vez que o Jungle esteve fora do Brasil foi em 2006, quando realizou uma edição na Eslovênia. Ainda para este ano existe o plano de levar o evento para a Espanha, em Madrid.
Enquanto isso, o Jungle Fight 58 será realizado a partir das 22h (de Brasília) deste sábado, no ginásio do Canindé, em São Paulo. O SporTV 2 e o canal Combate farão a transmissão do evento ao vivo. O Combate.com vai transmitir também ao vivo as duas primeiras lutas do card preliminar: Bruno Silva x Marcus Maluco e Jonathans Silva x Diego Paiva.

Com mariachis na pesagem, Canelo supera Mayweather na torcida

Mexicanos ofuscam seguidores do 'The Money Team'. Americano oferece cinturão para adversário segurar, mas ele recusa

Por Direto de Las Vegas, EUA
3 comentários
A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, foi completamente tomada pela febre "The One", o evento que coloca frente a frente dois dos maiores boxeadores da atualidade, Floyd "Money" Mayweather Jr. e Saul Canelo Alvarez, no MGM Grand, neste sábado, pelo título mundial da categoria meio-médio. Com ambos lutadores invictos na carreira, o duelo promete e, na pesagem, nesta sexta-feira, já deu para sentir como será a atmosfera dentro da arena durante a batalha.
Sob os olhares de cerca de 12 mil fãs, o americano e o mexicano subiram na balança. Para Mayweather, ela indicou 151,5 libras (68,71 kg). Canelo ficou no peso combinado: 152 libras (68,94 kg). E foi ele quem ganhou mais carinho das arquibancadas (veja o vídeo acima).
mosaico boxe MAYWEATHER X CANELO (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
O lutador, que parece mais um europeu por conta do cabelo ruivo e das sardas, foi festejado desde a entrada pela imensa massa mexicana que toma Las Vegas durante a semana do evento. Com direito a mariachis tocando canções do país e uma verdadeira festa de bandeiras, camisas, faixas e perucas vermelhas, até mesmo muitos americanos foram contagiados e gritaram o nome de Canelo.
- Fiquei bem tranquilo, me preparando bem com relação ao peso. Faço as coisas bem, sou responsável, não me custou nada chegar ao peso. Me sinto muito contente e orgulhoso de representar toda essa gente, é importante para mim, sou honrado de ser mexicano e quero dar a eles a vitória como reconhecimento - disse, terminando seu discurso com a expressão "I was born ready" (do inglês, "Eu nasci pronto"), mesmo sem falar o idioma, para delírio dos fãs.
Outro momento que levou a arena abaixo foi quando Mayweather ofereceu o cinturão para Canelo segurar junto com ele. O mexicano ignorou, virou as costas e foi beber um isotônico. A torcida vibrou. "Money" ficou rindo e, em seguida, levantou o cinturão por cima da cabeça.
- É a maior pesagem na história. Sabe como essas crianças novas são (em referência ao fato de Canelo não ter pego o cinturão quando Mayweather o ofereceu). Eu já estive aqui antes, eu sei bem como é. No sábado à noite, vocês vão ver. Nas próximas 24 horas, vou relaxar, assistir ao futebol americano de qualidade e é isso, não estou preocupado. Eu quero agradecer aos meus fãs. Estamos quebrando recordes, o que posso dizer? - comentou o atleta mais bem pago do mundo, com faturamento anual de U$S 85 milhões (R$ 196,35 milhões).
Mayweather x Canelo torcedores boxe (Foto: Gabriel Fricke)Mariachis puxam torcida por Canelo Alvarez (Foto: Gabriel Fricke)
Diferente de Canelo, que entrou na arena com uma música típica mexicana, Mayweather caminhou com um hip hop ao fundo. De boné e o uniforme do "The Money Team", ele deu saltos e fez alongamentos no palco antes de subir na balança, cumprimentou os torcedores e abriu um largo sorriso.
A multidão de jornalistas para conseguir uma boa foto ou chegar perto dos boxeadores era tão grande que muitos trocaram empurrões perto do palco. Na encarada, Mayweather mascava um chiclete e sorria com a boca aberta, quase colado no rosto de Canelo, que mantinha um sorriso mais discreto.
Floyd "Money" Mayweather Jr. e Saul Canelo Alvarez disputam o título mundial naquela que vem sendo chamada a "maior luta da história do boxe". O americano é campeão em oito diferentes categorias, tendo um cartel de 44 vitórias, sendo 26 por nocaute, em 44 lutas. Por sua vez, o mexicano venceu 42 das vezes em que entrou no ringue, com apenas um empate, em 43 disputas. Mas foram 30 nocautes.
A diferença é que "Money", de 36 anos, já lutou com diversos campeões, enquanto Canelo, de 23 anos, pegou adversários menos conhecidos. Além disso, Mayweather ainda tem uma medalha de bronze olímpica, de 1996, quando ainda era amador no esporte.
Mayweather x Canelo torcedores boxe (Foto: Gabriel Fricke)Mexicanos exibem bandeiras e fazem festa na torcida por Canelo (Foto: Gabriel Fricke)
Pesagem das preliminares teve "cara feia", e Garcia quase fora
Antes de "Money" e Canelo entrarem em cena, foram apresentados todos os lutadores da Mayweather e da Golden Boy Promotions. Depois, o mestre de cerimônias chamou um a um os boxeadores que vão fazer as lutas preliminares deste sábado, como Ashley "Treasure" Theophane e "El Demoledor" Pablo Cesar Cano, que se estranharam após o britânico não cumprimentar o mexicano. A torcida vaiou demais a atitude do boxeador e não o deixou nem dar sua declaração.
Mais tarde, foi a vez de Danny "Swift" Garcia e Lucas "The Machine" Matthysse. Na entrada do americano, seu pai, Angel Garcia, chamou a atenção dançando hip hop. Danny ficou preocupado ao subir na balança e ela indicar 141,5 libras (64,18 kg). Mas a segunda pesagem marcou 140 libras (63,50 kg), o que causou estranhamento nos jornalistas presentes, e ele foi liberado, assim como seu adversário.
- Eu acho que na hora em que fui pesar tinha muita gente ali perto da balança, mas está tudo bem - explicou Garcia.
No sábado, antes da luta de Mayweather e Canelo Alvarez, que será transmitida ao vivo pelo SporTV a partir de 00h (de Brasília), haverá outros oito duelos, sendo o principal entre Garcia e Matthysse.

Lucas desencanta, faz gol, e
PSG assume liderança na França

Meia balança as redes pela primeira vez com a camisa da equipe parisiense,
que derrota o Bordeaux por 2 a 0 fora de casa e chega ao topo da Ligue 1

Por Bordeaux, França
561 comentários
Depois de 21 jogos, Lucas, enfim, desencantou com a camisa do Paris Saint-Germain. O meia brasileiro marcou seu primeiro gol pelo clube nesta sexta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Bordeaux, fora de casa, na abertura da quinta rodada do Campeonato Francês. Matuidi completou o placar para o PSG, que assumiu provisoriamente a liderança da competição.
O gol veio em ótima hora para Lucas. Em baixa na seleção brasileira e questionado na França, o jogador vinha fazendo uma partida discreta até balançar as redes. Depois, mostrou mais desenvoltura e fez boas jogadas com Ibrahimovic. Vale lembrar que o brasileiro chegou a marcar em fevereiro, contra o Olympique de Marselha, mas o árbitro creditou como gol contra do zagueiro Nkoulou, que desviou o chute do meia.
Com a vitória, o PSG chegou à primeira colocação da Ligue 1, com 11 pontos, contra 10 do Monaco, que joga no domingo, em casa, contra o Lorient. Olympique de Marselha e Saint-Étienne, ambos com nove pontos, também podem ultrapassar os parisienses na rodada.
Lucas comemora gol do PSG contra o Bordeaux (Foto: Agência AFP)Lucas comemora seu primeiro gol com a camisa do PSG (Foto: Agência AFP)
Em jogo morno, Ibra resolve
Pouco efetivo no ataque, o Bordeaux tentava atrapalhar os visitantes pressionando a saída de bola. Mas logo o PSG arranjou espaços para jogar, principalmente com a movimentação dos volantes Thiago Motta e Matuidi, que abriam opções para Ibrahimovic na intermediária.
O primeiro gol parisiense saiu em uma dessas jogadas, aos 29 minutos: contra-ataque rápido, belo passe infiltrado do camisa 10 sueco e chute forte de Matuidi, em cima de Carrasso, que não conseguiu parar a bola.
Do outro lado, o goleiro Sirigu só foi acionado na primeira etapa foi em um chute forte de Obraniak, de fora da área. O arqueiro defendeu bem, sem dar o rebote. Lucas também não apareceu muito. O brasileiro chegou a tentar algumas jogadas pela direita, mas não foi perigoso.
henrique ibrahimovic bordeaux x paris saint germain (Foto: Reuters)Zagueiro brasileiro Henrique, do Bordeaux,
disputa a bola com Ibrahimovic (Foto: Reuters)
Lucas desencanta e se destaca
O segundo tempo continuou sem muitas emoções. Apesar da desvantagem, o Bordeaux foi incapaz de ameaçar o gol de Sirigu, apesar das tentativas desajeitadas do atacante Diabaté. O PSG, por sua vez, tratava de manter a posse de bola, procurando matar o jogo no contra-ataque.
O lance desejado pelos visitantes aconteceu aos 18 minutos. Verratti deu ótimo passe para Lucas, que invadiu a área livre e tocou na saída de Carrasso, que caiu antes do tempo, esperando um cruzamento para Ibrahimovic.
A partir do gol, foi possível observar uma postura diferente de Lucas em campo. Confiante, o meia participou de mais jogadas e, em consequência, melhorou a atuação do próprio PSG. Em duas ocasiões, o brasileiro deixou Ibrahimovic na cara do gol com ótimos passes, mas o sueco falhou na hora de finalizar.
No fim, o treinador Blanc resolveu tirar seus principais jogadores. Aos 35 minutos, Ibra deu lugar a Cavani, enquanto Coman substituiu Lucas, que foi bastante festejado pelos companheiros e membros da comissão técnica.
Comemoração Paris Saint Germain contra o Bordeaux (Foto: Agência AFP)Jogadores do PSG se abraçam após o gol de Matuidi (Foto: Agência AFP)

Tite pede desculpas à torcida e vê Timão fora da briga pelo Brasileiro

Técnico muda discurso e admite que derrota para o Botafogo deixa o Corinthians com chances praticamente nulas de conquistar o título

Por São Paulo
825 comentários
Está muito encaminhado para Cruzeiro e Botafogo. Não quero vender falsa ilusão"
Tite
Tite foi direto em sua entrevista coletiva nesta sexta-feira, após o treino no CT Joaquim Grava. Na opinião do técnico, as chances de o Corinthians conquistar seu sexto título brasileiro neste ano são praticamente nulas. Pressionado pela diretoria por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2014, o comandante disse que a derrota para o Botafogo, na última quarta-feira, foi um “divisor de águas” para a equipe na competição nacional.
Antes do confronto no Rio de Janeiro, a postura de Tite era outra. Um dia antes do jogo, quando questionado sobre a chance de apenas 1% do Corinthians levantar a taça – projeção feita pelo matemático Tristão Garcia – o técnico afirmou que “matemática não joga bola” e mostrou esperança em relação ao hexa alvinegro. Dessa vez, o discurso foi pessimista neste sentido. O técnico chamou a responsabilidade para si, e admitiu que a briga do Timão será por G-4.
– O jogo contra o Botafogo era emblemático. A derrota nos trouxe abaixo, deixando uma diferença significativa de pontos. Tenho a responsabilidade maior, sabendo a grandeza do Corinthians. A grande verdade é que não tivemos uma sequência da equipe. Na minha opinião, agora está muito encaminhado para Cruzeiro e Botafogo. Não quero vender falsa ilusão. Para nós, a luta é retornar ao bloco de cima e manter a equipe – afirmou.
Tite Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite, em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Logo após essa resposta, Tite foi questionado por um jornalista se estava "pedindo desculpas" à torcida. Tite respondeu:
– Sim, reitero o pedido de desculpas.
Assim como já havia feito anteriormente, o técnico destacou as dificuldades em manter o Corinthians na briga sem uma sequência na equipe titular. Desfalques importantes, como os do volante Guilherme e do meia Renato Augusto, prejudicaram a equipe, que agora vê no “pelotão da frente” do Brasileiro e no título da Copa do Brasil a esperança de disputar mais uma vez a Libertadores.
O objetivo central do técnico agora é dar novamente um padrão tático ao Timão, que não vence há três jogos no Campeonato Brasileiro e tem contra o Goiás, no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, a oportunidade de encerrar o jejum de vitórias e de gols, que vêm incomodando a Fiel. No empate contra o Náutico, há uma semana, a equipe saiu de campo vaiada.
– Eu estou assumindo a responsabilidade de ficar em uma pontuação com a qual é muito difícil brigar pelo título. Estatisticamente a chance existe, mas é muito difícil. Precisamos retomar o padrão tático para disputar a Libertadores. O G-4 e a Copa do Brasil são situações reais, visíveis e palpáveis para nós – completou.
Sexto colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos, o Corinthians está a 13 do líder Cruzeiro, a 18 rodadas do encerramento da competição nacional. A distância para o Atlético-PR, primeiro time na zona que dá uma vaga na Libertadores, é de cinco pontos. Pela Copa do Brasil, o próximo compromisso será o jogo de ida das quartas de final, contra o Grêmio, no dia 25 deste mês.

Para Webber, Ferrari quer Kimi como 'trampolim' para Vettel a partir de 2016

Companheiro do tricampeão mundial na RBR, australiano afirma que a
presença do 'Homem de Gelo' na escuderia italiana faz parte de plano emergencial

Por Londres
30 comentários
saiba mais
  • 'Especialista' em Ferrari, Schumi diz: 'Kimi e Alonso serão explosivos'
  • Kimi e Alonso: 'A melhor combinação da F-1 hoje em dia', diz chefe da Ferrari
  • Chegada de Raikkonen pode mudar filosofia da Ferrari, diz Lito Cavalcanti
Para Mark Webber, a contratação de Kimi Raikkonen é apenas a “ponta do iceberg” de um plano pretensioso que a Ferrari quer colocar em prática nos próximos anos. O piloto australiano, que se despede da categoria no fim do ano, acredita que o time de Maranello está de olho mesmo é no alemão Sebastian Vettel, seu companheiro na RBR – o tricampeão mundial tem contrato com a equipe austríaca até 2015.
Em entrevista ao canal britânico “Sky Sports”, Webber chegou até mesmo a cravar a data em que a Ferrari pretende contar com o alemão em seu time principal. Segundo o australiano, Vettel deve fazer parte da escuderia italiana a partir de 2016, logo após término do contrato do tricampeão com a RBR. Até lá, a Ferrari usará Raikkonen para resgatar sua competitividade e se tornar uma opção atraente para o alemão.
– Há muitos motivos para acreditar que isso é uma aposta para ajudar a Ferrari. Kimi e Alonso terão dois anos. Depois disso, eles irão obviamente tirar Vettel da RBR e continuar com o projeto a partir desse ponto. Trazer Kimi agora é uma estratégia agressiva e de curto prazo, para recolocar a equipe na frente – afirmou o australiano.
Para Mark Webber, a Ferrari está de olho mesmo é em Sebastian Vettel (Foto: Getty Images)Para Mark Webber, a Ferrari está de olho mesmo é em Sebastian Vettel (Foto: Getty Images)
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, nunca escondeu a admiração que sente pelo alemão da RBR. Ele já admitiu publicamente que o time de Maranello quer contar com o piloto no futuro. “Sebastian é rápido, inteligente e jovem. Ele irá pilotar um carro vermelho cedo ou tarde”, disse o executivo em 2010.

Botafogo vai comprar 60% dos direitos econômicos do xodó Hyuri

Alvinegro desembolsará R$ 1 milhão para ficar com fatia do passe do
jovem, e o restante fica com o Audax Rio. Salário deve dobrar

Por Rio de Janeiro
222 comentários
Hyuri comemora gol do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Hyuri chegou ao Botafogo por empréstimo até o fim
de 2013, mas vai ficar (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Três jogos, três gols e uma empatia impressionante com a torcida marcam o início da trajetória de Hyuri com o Botafogo. E esta relação tem tudo para ser longa. Na próxima semana o Alvinegro exercerá a opção de compra, desembolsando R$ 1 milhão para ficar com 60% dos direitos econômicos do atleta – os 40% restantes ficam com o Audax Rio.
Hyuri tem contrato de empréstimo até dezembro de 2013. O novo compromisso terá duração de quatro anos, e o salário do atleta, que atualmente recebe R$ 15 mil mensais, provavelmente será dobrado.
Já há um acordo entre Botafogo, Hyuri -– representado por seu procurador Claudio Guadagno – e o Audax, atual detentor dos direitos econômicos do jogador. A formalização do mesmo será ratificada até o fim da próxima semana.
Hyuri completa 22 anos no próximo dia 26.  Ele estreou pelo Botafogo no último dia 5, com dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, um deles muito bonito. Na última quarta-feira, marcou no fim da partida contra o Corinthians e garantiu o triunfo por 1 a 0. (confira ao lado o gol mais bonito de Hyuri pelo Botafogo, o segundo da vitória sobre o Coxa).