sábado, 29 de janeiro de 2011

Com direito a cavadinha de Loco, Bota bate o Olaria e mantém 100%

Uruguaio faz dois gols e é destaque em vitória por 3 a 1 do Glorioso, que deixou o campo aplaudido. Somália, porém, não se livra das vaias

por Cahê Mota
Os 5.812 botafoguenses que trocaram a praia pelo Engenhão na tarde de calor escaldante no Rio de Janeiro podem até ter sofrido com o sol forte, mas voltaram para casa felizes. Com direito a gol-relâmpago de Renato Cajá aos 13 segundos, cavadinha e dois gols de Loco Abreu, o Botafogo venceu o Olaria por 3 a 1 neste sábado e manteve 100% de aproveitamento em quatro rodadas na Taça Guanabara.
O resultado deixou o Glorioso com 12 pontos, na primeira colocação do Grupo B e 11 gols de saldo (quatro a mais que o Fluminense, que tem nove e encara a Cabofriense neste domingo). O único alvinegro que deixou o gramado tendo do que reclamar foi o volante Somália, vaiado a cada toque na bola. Por outro lado, Alessandro entrou bem e foi ovacionado. Na próxima quarta-feira, o Botafogo encara o Bangu, às 19h30m (de Brasília), em Volta Redonda. O Olaria, com seis pontos, quarto colocado na chave, recebe o Macaé, também quarta-feira, às 17h, na Rua Bariri.
loco abreu botafogo x olariaLoco Abreu foi o nome do jogo deste sábado no Engenhão (Foto: Jorge William/Globo)
Calor, Cajá e gol com 13 segundos
O calor infernal fez com que os torcedores buscassem a sombra, garantiu a venda de água dos ambulantes, tornou o ritmo do primeiro tempo mais lento, mas não afetou em nada a disposição de Renato Cajá. Tanto que o camisa 10 do Botafogo precisou de apenas 13 segundos para brilhar. Logo após o apito inicial, Somália dividiu a bola com um adversário na entrada da área. Cajá vinha em velocidade, recolheu a pelota e acertou o canto direito de Renan: 1 a 0 Botafogo.
Ignorar o calor e apostar na correria parecia ser a estratégia adotada pelo time de Joel Santana. Abusando das viradas de jogo e das subidas de Lucas e Somália, o Botafogo ditava o ritmo. Faltava, no entanto, criatividade, e os cruzamentos para área não surtiam efeito. Com prazo de validade por causa da temperatura, a correria não durou muito, a partida passou a ser mais cadenciada, com o Olaria saindo para jogar.
Abusados, os meias Felipe e Renan Silva davam trabalho para a defesa do Glorioso, e o time da rua Bariri tomou conta das ações após o tempo técnico. Nada, porém, que levasse muito perigo ao gol de Jefferson. Principalmente pela boa atuação de Antônio Carlos.
Sem muita ousadia, o Botafogo dependia de lampejos de Renato Cajá para chegar ao ataque. E esses foram raros até o fim do primeiro tempo. Resultado: vitória magra e algumas vaias.
Alessandro, El Loco e cavadinha
Na volta para o segundo tempo, Joel Santana resolveu mandar a equipe para o ataque, mas não abriu mão do esquema com três zagueiros. A opção foi colocar Caio na vaga de Lucas. Não deu muito certo no começo. Com espaço pelas pontas, o Olaria desperdiçou logo nos minutos iniciais grande chance com Waldir, que parou em uma defesa espetacular de Jefferson.
Percebendo que a ausência de um lateral podia lhe causar problemas, Joel trocou Márcio Rosário por Alessandro. Tiro certeiro. Dois minutos depois de entrar em campo, o lateral-direito descolou lindo lançamento e deixou Loco Abreu na cara do gol. O uruguaio chutou firme de canhota para ampliar, aos oito.
A relação de Alessandro com a torcida na partida, por sinal, chamou a atenção. Vaiado há até bem pouco tempo, ele foi ovacionado a cada toque na bola e teve seu nome gritado nas arquibancadas. Enquanto isso, o Olaria seguia apostando na dupla Renan Silva e Felipe. Deu certo aos dez minutos, quando o segundo precisou de apenas um toque para deixar Vinícius na boa para diminuir: 2 a 1. A defesa alvinegra pediu impedimento, mas o jogador, aparentemente, estava na mesma linha que a bola.
Empolgado, o time da Bariri se mandou todo para o ataque. E foi punido na tentativa do empate. Aos 14, Renato Cajá aproveitou bobeada e lançou Loco Abreu, que partiu em disparada da linha do meio-campo, invadiu a área e deu sua tradicional cavadinha (dessa vez com a bola rolando) para vencer Renan e levar os botafoguenses ao delírio.
Jefferson, Somália e torcida
A vantagem fez com que o Botafogo administrasse a partida e se lançasse apenas em contra-ataque nos espaços deixado pelo Olaria, que vendia caro a derrota. Foi quando Jefferson assumiu o papel de protagonista. O goleiro-capoeirista exibiu toda sua elasticidade em defesas difíceis por cima e por baixo. Por outro lado, Somália, que errou inúmeros passes na segunda etapa, passou a ser vaiado a cada toque na bola.
A esta altura, o calor já não era mais tão rigoroso, o torcedor já tinha a tarde mais feliz e os cantos das arquibancadas já eram mais fortes. A cada defesa de Jefferson, pedidos de convocação para Seleção. E durante todo o tempo, gritos de “mais um”. O quarto gol não saiu. Mas não fez falta. A festa estava garantida. E os 100% de aproveitamento também.

BOTAFOGO 3 x 1 OLARIA
Jefferson, João Felipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário (Alessandro); Lucas (Caio), Marcelo Mattos, Bruno Tiago, Renato Cajá (Marcos Vinícius) e Somália; Loco Abreu e Herrera. Renan, Ivan, Thiago, Rafael e Amarildo; David, Victor, Danilo e Renan Silva; Waldir (Vinícius) e Felipe (Renato).
Técnico: Joel Santana. Técnico: Luiz Antônio Ferreira.
Gols: Renato Cajá, aos 13 segundos do primeiro tempo. Loco Abreu aos oito e aos 14, e Vinícios, aos 10 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Márcio Rosário e Loco Abreu (BOT) Renan Silva (OLA).
Público pagante: 4.394 Público presente: 5.812 Renda: R$ 103.830,00
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro. Data: 29/01/2011. Arbitragem: William de Souza Nery, auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Sérgio Waldman.

Carlos Queiroz gosta da proposta, e o ‘sim’ está mais próximo

Técnico está no Qatar palestrando para treinadores, mas responderá logo. Caso acerte, ele, que já se disse rubro-negro, indicará um ou dois jogadores

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Carlos Queiroz coletiva Portugal Carlos Queiroz coletiva Portugal (Foto: EFE)
O discurso de Roberto Dinamite nesta sexta-feira confundiu muita gente, mas passou a fazer sentido depois que o interesse por Carlos Queiroz foi revelado. Na entrevista, o mandatário vascaíno disse que contrataria um técnico “sem ligações com o Vasco, mas talvez com alguma ligação”. O português Queiroz, afinal, se encaixa nesse perfil, já que o Vasco é um clube com raízes lusas - o técnico nasceu em Moçambique em 1953, então uma província portuguesa). A negociação com o treinador foi feita através de um intermediário, mas o técnico se mostrou empolgado por poder comandar a equipe cruzmaltina. O profissional já teria, inclusive, aceitado os números que lhe foram apresentados.
A diretoria aguarda uma resposta oficial do técnico. Queiroz está no Qatar, onde ministra palestra para treinadores. Caso aceite a proposta cruzmaltina, o treinador deve viajar para o Rio de Janeiro para acertar os últimos detalhes.
Confirmado pelo clube, deve trazer um ou dois jogadores para o Vasco. Os nomes ainda não foram estudados, mas há chance de os atletas saírem do mercado internacional, onde o técnico tem muito conhecimento.

Queiroz, campeão mundial sub20 por Portugal, já disse ser flamenguista
A contratação de Queiroz faz parte de um plano da diretoria de elevar o moral da torcida, abalada pela falta de títulos e pelo péssimo início no Campeonato Carioca. O treinador tem vasta experiência internacional e se destacou, inicialmente, nas divisões de base da seleção portuguesa. Dirigindo a equipe, ele sagrou-se bicampeão mundial sub20, em 1989 e em 1991.
Na segunda ocasião, os lusos derrotaram o Brasil na decisão. Os portugueses, que tinham Figo e Rui Costa, bateram a equipe verde-amarela, que contava com o lateral Roberto Carlos, os meias Ramon, Sergio Manoel e Djair, e os atacantes Paulo Nunes e Élber. O treinador também conquistou o Campeonato Europeu sub17 com a seleção portuguesa em 1989.
No profissional, ele ganhou poucos títulos como treinador principal. Foi campeão da Supertaça Portuguesa e da Taça de Portugal pelo Sporting, de Lisboa, em 95. Pelo Real Madrid, levou a Supertaça Espanhola de 2004. Ele também trabalhou como auxiliar de Alex Ferguson no Manchester United nos anos de 2002 e 2003.
Seu último trabalho foi pela seleção principal de Portugal. Na Copa do Mundo da África do Sul, de 2010, a equipe caiu no grupo do Brasil e se classificou em segundo lugar. Mas foi eliminada nas oitavas de final pela Espanha, que viria a ser campeã. Em setembro do mesmo ano, ele foi demitido após fraca campanha no início das eliminatórias da Eurocopa.
O treinador também se viu envolvido em uma grande polêmica em seu país no ano passado. Por ter impedido que agentes da Autoridade Antidoping de Portugal fizessem teste surpresa com alguns jogadores da seleção, ele foi suspenso por seis meses pela própria entidade. Ele recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte e ainda trava uma batalha para limpar seu nome.
Em novembro de 2010, ele foi suspenso por três meses  e multado em 1,25 mil euros pela Federação Portuguesa de Futebol. Ele foi punido por ter acusado, em entrevista a um jornal português, o vice-presidente da Federação de ter tramado sua demissão do comando da seleção lusa.
Quando esteve no Brasil em setembro de 2010, Carlos Queiroz, na ocasião recém-demitido da seleção de Portugal e de férias, foi ao Engenhão assistir à partida entre Flamengo e Palmeiras, do amigo Luiz Felipe Scolari. E não escondeu sua predileção em terras verde-amarelas.
- Sou flamenguista. Vim descansar e ver futebol. Tenho essa oportunidade e hoje vou aproveitar para xingar e criticar os treinadores também (risos) - afirmou ao diário "Lance".

'Comandante' da sub-20, Neymar finalmente ganha apelido: 'magrelo'

Fernando, que será titular contra o Chile, nesta segunda-feira diz que atacante é quem 'manda' no grupo durante as brincadeiras na concentração

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
Neymar no treino da seleção sub 20Neymar durante o treino da Seleção Brasileira
sub-20 em Arequipa, no Peru (Foto: Reuters)
Neymar é o rei das brincadeiras entre os companheiros na Seleção Brasileira sub-20. Os apelidos no grupo são todos inventados pelo craque do Santos. Porém, neste sábado, o camisa 7 do time canarinho finalmente ganhou a sua alcunha no Sul-Americano sub-20: "magrelo". Casemiro foi o responsável por batizar o atacante durante o treino no Estádio Universidad Nacional San Agustín. Mas foi o volante Fernando quem confirmou a informação.
- O Casão (Casemiro) foi quem começou a chamar o Neymar de magrelo. Pela estrutura física dele não dá para chamá-lo de forte, né? - brincou Fernando, que será titular da Seleção Brasileira na partida desta segunda-feira, às 22h (de Brasília), contra o Chile, em Arequipa.
O volante do Grêmio seguiu exibindo bom humor e brincou com o fato de Neymar estar sempre brincando com os companheiros na concentração.
- O Neymar é quem manda, é o comandante do grupo. Mas se ele não ficar esperto o pessoal vai arrumar outros apelidos para ele - disse o volante.
A maioria dos jogadores da Seleção sub-20 têm apelidos. Diego Maurício é o mais perseguido pelos companheiros. Xande de Pilares, vocalista do grupo Revelação, Neuzão, personagem do filme "Ó pai ó", e Torrão.

Com golaço na prorrogação, Japão é tetracampeão da Copa da Ásia

Seleção nipônica derrota Austrália por 1 a 0 e chega ao título da competição, disputada em Doha, no Qatar

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
Tadanari Lee comemora gol do Japão na final da Copa da ÁsiaTadanari Lee marcou o gol do título (Foto: Reuters)
Com um gol de Lee, aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, o Japão derrotou a Austrália por 1 a 0 e conquistou o tetracampeonato da Copa da Ásia. A partida, realizada neste sábado, ocorreu na cidade de Doha, no Qatar, país anfitrião da competição. A seleção nipônica, que já havia conquistado os títulos em 1992, 2000 e 2004, garantiu a sua participação na Copa das Confederações, no Brasil, em 2013.
Os primeiros 90 minutos foram muito equilibrados, com boas chances de gol para ambas as equipes. Porém, a falta de pontaria dos atacantes impossibilitou a abertura do placar do confronto.
Nas prorrogação, o panorama se manteve, mas com um amplo domínio dos australianos, que cansaram de perder gols. O Japão, que pouco atacou, acabou sendo mais preciso. Aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, o atacante Lee, que havia entrado no tempo extra, recebeu um cruzamento na área e pegou de primeira, em um lindo voleio, para marcar o gol do título japonês
Tadanari Lee comemora gol do Japão na final da Copa da ÁsiaSeleção do Japão comemora o tetracampeonato da Copa da Ásia (Foto: Reuters)

Robinho garante a vitória do Milan

Brasileiro faz um e dá passe para Ibrahimovic fechar o placar no triunfo sobre o Catania. Líder, time abre provisoriamente sete pontos de vantagem

Por GLOBOESPORTE.COM Catânia, Itália
robinho milan x Catania Robinho marcou na vitória do Milan neste sábado
(Getty Images)
Robinho salvou o Milan. É verdade que com grande colaboração de Ibrahimovic, mas o fato é que o rubro-negro italiano começou a desenhar sua vitória por 2 a 0 sobre o Catania graças ao gol do brasileiro, que depois ainda deixaria o companheiro sueco na boa para fechar o placar. O resultado fora de casa, neste sábado, deixou a equipe com 47 pontos na ponta, sete a mais que o vice-líder Napoli, que recebe o Sampdoria neste domingo.
O Milan teve muita dificuldade para chegar à vitória. O Catania montou um bloqueio defensivo que não permitia ao rubro-negro criar jogadas. Os donos da casa valorizavam a posse da bola e conseguiram dominar o adversário em boa parte da primeira etapa.
A equipe milanesa dependeu basicamente do talento individual dos seus jogadores para conseguir se livrar desse aperto. E foi assim que, aos poucos, as jogadas foram saindo. O atacante Robinho, aberto pelas pontas, fez bem a função na frente. No meio, Ambrosini e Van Bommel fizeram bem a proteção à zaga, comandada por Thiago Silva. Ainda assim, foram raras as chances de gol. Como o Catania ia pouco ao ataque, o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.
A vaca milanesa parecia ter ido pro brejo quando  Van Bommel fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso com apenas nove minutos da etapa final. Mas então surgiu Robinho. O atacante sueco Ibrahimovic cobrou uma falta com violência e o brasileiro pegou o rebote, abrindo o placar. Com a vantagem no placar e a inferioridade numérica em campo, o Milan não quis se arriscar e recuou, esperando o tempo passar e apostando nos contragolpes.
No fim do jogo, Thiago Silva, quando já atuava de volante, descolou um bom passe para Robinho. Ele fez ainda melhor que o compatriota e deixou Ibrahimovic livre para selar o marcador, aos 40 minutos.
Lazio vence e volta à terceira posição
No outro jogo deste sábado pela 22ª rodada, o Lazio demorou a marcar e só conseguiu a vitória no segundo tempo. Com dois gols de Kozak, o time da capital venceu a Fiorentina por 2 a 0 e chegou aos 40 pontos, ficando na terceira posição. O brasileiro Hernanes, que ficou no banco de reservas, entrou apenas nos minutos finais.

Supersticiosa, Clijsters revela que calça 'horrível' do tio deu sorte

Belga conta que pediu para que o parente repetisse o visual da final de Doha

Por Agência de notícias Melbourne, Austrália
Kim ClijstersClijsters agradece ao tio e sua calça (Foto: Reuters)
A virada de Kim Clijsters na final do Australian Open pode ter tido uma ajuda extra da sorte. Supersticiosa, a tenista contou que pediu para o tio repetir a calça que tinha usado no WTA de Doha de 2010, quando bateu a dinamarquesa Caroline Wozniacki por 2 sets a 1. Deu certo. Neste domingo, a belga venceu a chinesa Na Li por 3/6, 6/3 e 6/3 e conquistou o troféu em Melbourne.
- Meu tio foi me ver na final em Doha com a calça mais feia que já tinha visto na minha vida, e eu ganhei. Sou supersticiosa e pedi que ele viesse me ver em Melbourne e levassse a mesma calça. Voltei a ganhar, então é maravilhoso – disse a belga.
Clijsters fez questão de parabenizar a adversária e lembrou da dificuldade do jogo, característica que deve se repetir nos próximos torneios.
- Gostaria de dar os parabéns a Na Li. Ela foi uma adversária muito difícil. Fiz um esforço muito grande nas últimas semanas e tenho certeza de que teremos mais algumas batalhas duras. Se forem em finais de Grand Slam, melhor ainda – concluiu.
 

Brasil dribla o calor, vence Argentina e pega o Uruguai na final da Copa Latina

Seleção Brasileira encontra dificuldade, mas supera a rival com vitória por 3 a 1

Por Igor Christ Rio Quente, GO
Em jogo equilibrado e disputado sob forte calor, o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1 e garantiu um lugar na final da Copa Latina de Futebol de Areia, em Rio Quente (GO). Os gols brasileiros foram marcados por André, Benjamin e Sidney, enquanto Larreta descontou para os argentinos. Na decisão, a Seleção enfrentará a equipe do Uruguai, que venceu o México por 3 a 2. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, às 9h30m.
O Brasil começou no ataque e abriu o placar logo no primeiro minuto, em cobrança de falta de André. A Argentina acordou para o jogo e equilibrou as ações. A quatro minutos do fim do período inicial, Larreta aproveitou falha da zaga brasileira e tocou na saída do goleiro para empatar:1 a 1.
No segundo período, os dois times sentiram o calor e diminuíram o ritmo em quadra. O principal lance de emoção foi quando o goleiro Mão bateu de longe e marcou. O gol aconteceu ao mesmo tempo do toque da sirene, e o árbitro decidiu por não validar o tento brasileiro, irritando bastante o técnico Alexandre Soares.
Ainda assim, o Brasil não desanimou e voltou bem para o terceiro período. Benjamin e Sidney, num belo chute de longe, ampliaram o placar e garantiram a vitória e a vaga para a final da Copa Latina: 3 a 1 e festa da torcida verde-amarela.
Após a partida, Sidney analisou o resultado e falou da expectativa para a final contra o Uruguai.
- Jogar contra a Argentina é sempre complicado por conta da rivalidade. Mas o importante é que mostramos raça e sempre estivemos à frente no placar. Contra o Uruguai, teremos que ter muita atenção ao contra-ataque deles que é muito forte - disse o atacante.
Uruguai bate México
Na partida preliminar, o Uruguai  venceu o México por 3 a 2. Sobral, Capurro e Canaveris marcaram para os uruguaios, enquanto Jesus e Barbosa descontaram para os mexicanos.

Fabiana mantém rotina de 2010 e é campeã do Millrose Games, em NY

Brasileira supera americana e é ouro na disputa no Madison Square Garden

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, Estados Unidos
O ano novo não trouxe mudanças para Fabiana Murer: assim como terminou 2010, a saltadora começou 2011. Em sua primeira competição na temporada, a brasileira venceu o 104º Millrose Games, no Madison Square Garden, em Nova York, na noite desta sexta-feira. Ela superou a americana Jennifer Suhr com 4,74m – melhor marca indoor até agora – e levou o ouro.
Fabiana Murer na competição do Madison Square Garden Fabiana Murer na competição no Madison Square Garden (Foto: AP)
A melhor atleta brasileira de 2010 começou a saltar com o sarrafo em 4,54m. Passou de primeira, mas na seqüência acabou errando em 4,64m. Conseguiu se recuperar e, apesar de um novo erro em 4,74m, conseguiu superar Jennifer, que não passou da marca. Fabiana ainda tentou em 4,84m, mas desperdiçou os três saltos. Becky Holliday, com 4,44m, ficou com o bronze.
- Foi bom estrear com uma vitória, mas ela poderia ter saltado mais. Estava bem. Talvez tenha estranhado um pouco o tablado do ginásio indoor porque errou a corrida nas três tentativas que fez para saltar 4,84 m, depois de ultrapassar o sarrafo, na primeira tentativa, na altura de 4,74 m e ganhar a prova. Na primeira e na terceira tentativas em 4,84 m passou direto na corrida. Na segunda fez uma boa tentativa, mas não deu – disse o técnico Élson Miranda.
A melhor marca do ano na recém-iniciada temporada indoor pertencia a alemã Silke Spiegelburg, com 4,65 m, feita no dia 16, em Leverkusen, na Alemanha. O nome de Fabiana vai passar para o primeiro lugar da top list da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf).
Fabiana Murer, agora, segue para a Europa para mais quatro competições indoor, provas que são realizadas em ginásio coberto por causa do inverno no continente.
- Para Stuttgart, o objetivo continua sendo saltar bem e alto - disse Elson.
 

Juciely brilha, e Rio de Janeiro vence Osasco para fechar o turno invicto

Depois de ter febre durante toda a noite, central soma dez pontos no bloqueio. Segundo turno da Superliga começa na próxima quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Uma central de 1,84m fez a diferença no principal clássico do vôlei feminino brasileiro. Em jogo com Sheilla, Jaqueline e Natália em quadra, foi Juciely que brilhou na vitória do Rio de Janeiro sobre o Osasco por 3 sets a 1 (23/25, 25/18, 25/19 e 25/15), que deixou o time carioca na liderança absoluta no encerramento do primeiro turno da Superliga. A jogadora, que não treinou na manhã deste sábado devido a uma febre que a incomodou durante toda a noite anterior, marcou 24 pontos, com dez bloqueios, e virou o nome mais gritado pela torcida de 7.500 pessoas no Maracanãzinho.
Osasco x Rio de Janeiro  comemoração vôleiShow do Rio de Janeiro em frente à torcida no Maracanãzinho (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
- É muito treino e superação. A gente sabia que ia ser muito difícil. Trabalho bastante, mas sei que ainda falta um pouco de equilíbrio. Vejo umas bolas voando ainda - brincou Juciely, em entrevista ao SporTV.
Com campanha invicta em onze jogos, o Rio de Janeiro volta à quadra na quinta-feira para abrir seu returno contra o Macaé, às 19h. Já o Osasco joga na terça-feira, contra o Pinheiros, às 19h30m, em jogo válido pela quinta rodada do primeiro turno.
- Fizemos uma quantidade grande de bloqueios, muitos contra-ataques. É um time em construção. A Juciely fez uma partida excepcional, mas ainda temos muito crescimento. É importante terminar com duas vitórias para ter vantagem nos playoffs - concluiu o técnico do Rio de Janeiro, Bernardinho.
No início do jogo, as muralhas dos dois times fizeram a diferença. Se de um lado, Valeskinha crescia na rede, do outro, Thaísa subia com seu 1,96m de altura para parar o ataque carioca. Ao todo, sete bloqueios certeiros deixaram o primeiro set equilibrado até o segundo tempo técnico, com muitos ralis também aparecendo na quadra do Maracanãzinho.
Na parada, Luizomar de Moura, técnico do Osasco, avisou: “Tem que ter cabeça para jogar. Ponto a ponto”. E Natália teve. Mesmo com levantamentos baixos, a oposta voou por cima da marcação, aproveitou a defesa mal posicionada das adversárias e virou quatro bolas seguidas para levar o Osasco à virada no placar por 19/16.
O Rio de Janeiro chegou a assustar no fim da parcial. Bernardinho chamou Juliana do banco, e a jogadora acertou um belo bloqueio, aproveitando o saque de Regiane. Depois do erro de ataque de Jaqueline, a equipe carioca empatou o jogo em 23 pontos. Porém, Sheilla não virou a mão na rede – depois de perder dois saques –, e Dani Lins levantou com dois toques na bola e o set ficou com Osasco (25/23).
Mal em quadra, Jaqueline é substituída
Osasco e Rio de Janeiro jaquelineJaqueline não tem bom dia no duelo com o Rio de
Janeiro (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
A alegria que calou o Maracanãzinho na primeira parcial não apareceu na volta à quadra do Osasco. Foi a vez das donas da casa tomarem conta do jogo. Dani Lins distribuiu bem as jogadas, e coube a Sheilla e Juciely mandar a bola para o chão.
O Rio de Janeiro não tomou conhecimento do Osasco no segundo set. E o abatimento da equipe paulista foi um dos responsáveis por isso. Jaqueline, mal na recepção, cometeu muitos erros e, quando o placar mostrava 9 a 4 para as donas da casa, a ponteira olhou para Luizomar com uma expressão de quem estava pedindo para sair. O técnico entendeu e a substituiu por Samara, campeã mundial infanto-juvenil com a seleção brasileira, de apenas 18 anos.
Até mesmo Natália, maior pontuadora do jogo até então, mandou uma bola na rede após belo rali. O desânimo entre as jogadoras do Osasco era evidente. Depois que Sheilla bloqueou Samara, Luizomar chamou Jaqueline de volta. A ponteira entrou e logo recebeu a bola. Sem aquecimento, direto do banco, pouco pôde fazer. Vitória do Rio de Janeiro por 25 a 18, e jogo empatado em 1 a 1.
Juciely brilha na rede
vôlei juciely fabi rio de janeiro  Juciely levanta Fabi (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)
O terceiro set começou quente. Bernardinho e Luizomar de Moura discutiram após a demora na formação do time do Rio de Janeiro em quadra antes do reinício do jogo. A comissão de arbitragem teve de intervir para acalmar os ânimos.
Após o apito inicial, o Osasco entrou melhor na partida. A equipe paulista manteve dois pontos de diferença no placar, com direito a ace da Thaísa. Do outro lado, o Rio de Janeiro sacava em Jaqueline, que voltou melhor, com bons passes para Carol Albuquerque.
A levantadora, porém, não distribuiu bem as jogadas e deu margem ao surgimento do grande nome do jogo: Juciely. A central de apenas 1,84m parou o ataque adversário com cinco bloqueios, sendo três consecutivos. Jaqueline e Natália tentaram passar pela “baixinha”, mas não conseguiram. A oposta até chegou a isolar uma bola perto da arquibancada após ver a rival surgindo em sua frente de novo na rede.
Pelas mãos de Juciely, que também marcou no ataque, as donas da casa viraram o jogo para 17 a 15. Nem mesmo o erro de saque de Sheilla – o quarto da oposta na partida – foi capaz de parar o Rio de Janeiro. Adenízia foi bloqueada por Dani Lins, e Sheilla voou na rede, aproveitando bom saque da levantadora para fechar a virada em 25/19.
- Não conseguimos manter a virada de bola. Esse é um jogo extremamente estudado. Tínhamos uma proposta de não errar. Talvez a insegurança de não errar tenha feito elas não arriscarem. E, em um jogo como esse, tem que correr riscos – disse Luizomar.
Rio chega à vantagem de 11 pontos
Depois de perder o segundo set seguido, Osasco não soube voltar ao jogo. O time continuou demonstrando desânimo em quadra. Natália isolou a bola novamente, e a recepção falhou no saque de Sheilla para permitir a vantagem de 11 pontos das donas da casa. Após mais um bloqueio de Juciely, Jaqueline errou mais um ataque e, na bola de segunda de Dani Lins, o Rio comemorou a vitória por 25/15 com a torcida.
- O time errou demais, ficou nítido isso. Ficou desconcentrado, não acreditou. Agora, tem um jogo forte contra o Pinheiros. Precisa colocar a cabeça no lugar – afirmou a central Adenízia.
Confira os resultados da 11ª rodada do primeiro turno:
Vôlei Futuro 3 x 2 São Bernardo - 18/25, 19/25, 25/23, 25/12 e 15/13
Mackenzie 3 x 0 São José - 25/19, 25/14 e 25/21
Rio de Janeiro 3 x 1 Osasco - 23/25, 25/18, 25/19 e 25/15
São Caetano  0 x 3 Praia Clube - 17/25, 20/25 e 20/25
Macaé 3 x 2 Pinheiros - 15/25, 25/23, 25/23, 23/25 e 15/10
Brusque 2 x 3 Minas - 25/23, 20/25, 25/16, 17/25 e 13/15

Túlio Maravilha marca em empate do Botafogo-DF e chega a 946 gols

Artilheiro de 41 anos balança a rede pela primeira vez no Campeonato Brasiliense e está a 54 gols de chegar ao milésimo, segundo seus cálculos

Por GLOBOESPORTE.COM Guará, DF
Tulio maravilha botafogo-df x ceilândiaTulio Maravilha marcou o gol do Botafogo-DF contra
o Ceilândia (Foto: Francisco Stuckert/Futura Press)
O atacante Túlio Maravilha marcou o gol do Botafogo-DF no empate por 1 a 1 com o Ceilândia, neste sábado, no Estádio CAVE, pela quinta rodada do Campeonato Brasiliense. Agora, de acordo com as contas do artilheiro, faltam 54 gols para seu milésimo na carreira. Aos 41 anos, o jogador e vereador de Goiânia fez seu primeiro gol na competição.
O gol de Túlio veio aos 35 minutos do segundo tempo. Dois minutos antes, Andrezinho havia aberto o placar. Com o resultado, o Ceilândia encostou no líder da competição, o Brasiliense. As duas equipes têm oito pontos, mas o Jacaré tem um jogo a menos. No domingo, o Brasiliense encara o Atlético Ceilandense, no Serejão. O Botafogo-DF continua na quinta posição e faz campanha mediana. São seis pontos em cinco jogos, com uma vitória, três empates e uma derrota.
Na outra partida deste sábado, o Brasília recebeu o CFZ Brasília no Rorizão e levou a melhor: venceu por 3 a 1. Thiago Silva abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Logo aos 3 da etapa final, Jean empatou. Mas Geraldo, aos 20, e Guel, aos 43, definiram o triunfo do Brasília, que subiu para a terceira posição. O CFZ, com três pontos, luta contra o rebaixamento.
Também na luta para não cair está o lanterna Formosa, que encara o Gama, no domingo, no Diogão.

Grêmio esquece documentação e deixa dois jogadores no aeroporto

Jaílton e Leandro são impedidos de viajar a Rivera, no Uruguai, para o Gre-Nal

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
mateus carioca grêmioMateus Carioca é da base mas conseguiu viajar
(Foto: Eduardo Ceconi/Globoboesporte.com)
Renato Gaúcho convocou, e o auxiliar Roger contaria com quatro jogadores das categorias de base no grupo do Grêmio que disputa o Gre-Nal de domingo, em Rivera, pelo Campeonato Gaúcho. Mas dois deles não puderam viajar à cidade uruguaia nesta tarde de sábado.
Menores de idade, o zagueiro Jaílton e o meia-atacante Leandro precisavam apresentar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, autorizações dos pais para ingressar nos dois aviões fretados que levariam a delegação tricolor ao Uruguai.
O Grêmio, entretanto, não havia providenciado a documentação. Sem a papelada, Jaílton e Leandro foram impedidos de seguir viagem, e voltaram para suas casas. A diretoria do clube decidiu liberá-los da partida, sem mandá-los de carro ou ônibus, e o elenco de reservas e jovens chamados para o Gre-Nal contra o Inter B caiu para 18.
Jaílton já havia concentrado com os reservas no empate em 1 a 1 com o Ypiranga, pelo Gauchão. Já para Leandro seria a primeira oportunidade com o grupo profissional. Denner e Mateus Carioca são os dois integrantes das categorias de base que, pela idade igual ou superior a 18 anos, puderam viajar.
Aproximadamente às 17h, a delegação chegou em Rivera, com atraso em função do impasse burocrático. O Gre-Nal está marcado para as 19h30m de domingo, no Estádio Atílio Paiva. Renato Gaúcho e os titulares ficaram em Porto Alegre, preparando-se para o jogo de quarta-feira contra o Liverpool-URU, pela pré-Libertadores.
Confira a lista de convocados, agora sem Jaílton e Leandro:
Goleiros: Marcelo Grohe e Matheus.
Zagueiros: Vilson, Neuton e Mário Fernandes.
Laterais: Bruno Collaço e Denner.
Volantes: Mateus Magro, Adilson, Willian Magrão e Mateus Carioca.
Meias: Pessalli, Maylson, Mithyuê e Roberson.
Atacantes: Wesley, Diego Clementino e Lins.

Fernandinho gosta de ter Fernandão como referência na área do Tricolor

Camisa 12 diz que pode cruzar de olho fechado que encontrará o atacante. Ele também aprova a entrada de Zé Vitor e prevê clássico de muitos gols

Por Carolina Elustondo São Paulo
gol Fernandinho São pauloFernandinho em ação no Tricolor (Foto: Ag. Estado)
As mudanças que o técnico Paulo César Carpegiani fez no time do São Paulo durante os treinos da semana foram aprovadas por Fernandinho. O comandante testou o volante Zé Vitor na vaga de Cleber Santana e o atacante Fernansão no lugar de Marlos. O camisa 12 analisou o comportamento do time e ressaltou que a presença de um homem de área ajuda muito o seu trabalho em campo.
- A entrada do Fernandão muda por termos uma referência. Ele se posiciona muito bem, faz a parede e isso é importante pra mim, pois chego muito ao fundo e com ele na área posso cruzar até de olho fechado que ele vai estar lá. No caso do Zé, o Carpegiani optou por um volante de mais pegada e menos saída, pra dar liberdade pra mim pela esquerda e pro Carlinhos pela direita. Ficamos mais tranquilos na hora de chegar ao ataque sem tanta preocupação com a volta para marcar - explicou o atacante.
Fernandinho também espera que, com essa nova formação, o São Paulo tenha um bom desempenho no clássico deste domingo, às 17h, contra o Santos, na Arena Barueri. O jogador prevê um jogo de muitos gols.
- Creio que vai ser um clássico de muitos gols, as duas equipoes um grande ataque, não vai ser jogo de 1 a 0. Vai ser de três para cima - completou.

Americana goleia e assume a liderança do Campeonato Paulista

Para continuar na ponta, equipe do interior terá de torcer por empate no clássico San-São e por derrota do Palmeiras diante da Portuguesa

Por GLOBOESPORTE.COM Bauru, SP
Após perder a invencibilidade na última quarta-feira, quando foi derrotado pelo São Paulo por 4 a 2, o Americana reencontrou o caminho da vitória neste sábado. Jogando em Bauru, o time-sensação do Campeonato Paulista ganhou do Noroeste por 5 a 1 (assista ao lado), com três gols do atacante Charles, foi a 12 pontos e assumiu provisoriamente a liderança da tabela de classificação. Para acabar a rodada na ponta, ainda terá de torcer por empate no clássico San-São e por uma derrota do Palmeiras no jogo com a Portuguesa, ambos marcados para as 17h de domingo.
O Americana saiu na frente aos 36 minutos de jogo com Charles. Aleilson empatou aos 4 do segundo tempo. Só que Fumagalli, Charles, em mais duas ocasiões, e Léo Silva, decretaram o placar de 5 a 1. Com quatro vitórias e uma derrota, o Americana chega a 12 pontos. Um vencedor no clássico entre Santos e São Paulo, a ser disputado em Barueri, ultrapassará a equipe do interior. Se o Palmeiras ganhar da Portuguesa, no Canindé, também irá a 13 pontos, deixando o Americana para trás.
A diretoria do Noroeste demitiu o técnico Luciano Dias após a goleada. O time de Bauru, com quatro empates e uma derrota, ocupa apenas a 15ª posição, podendo descer mais três degraus com o complemento da rodada no domingo.
gol americana x noroeste campeonato paulistaCharles fez três dos cinco gols do Americana na goleada sobre o Noroeste (Foto: Fabio Rubinato/AGF)
Nos demais jogos do sábado, Ponte Preta e São Caetano ficaram no 0 a 0. Em Itápolis, o Mirassol bateu o Oeste por 1 a 0, gol de Gustavo Bastos. Mais cedo, em Santo André, o Ramalhão empatou com o Ituano em 1 a 1, gols de Edílson e Anderson Sales.
CLASSIFICAÇÃO: clique aqui e veja como está a tabela do Paulistão
SÁBADO
17h - Santo André 1 x 1 Ituano
19h30 - Ponte Preta 0 x 0 São Caetano
19h30 - Oeste 0 x 1 Mirassol
19h30 - Noroeste 1 x 5 Americana

DOMINGO
17h - Linense x Paulista
17h - Santos x São Paulo
17h - Portuguesa x Palmeiras
19h30 - Botafogo x Bragantino
19h30 - Mogi Mirim x Prudente
19h30 - São Bernardo x Corinthians

Jornal argentino garante que Bolatti já se acertou com o Inter

Clube gaúcho apresentaria o volante argentino nesta segunda-feira, segundo Olé

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
Bolatti ArgentinaBolatti já defendeu a seleção (Foto: Getty Images)
Em sua edição digital deste sábado, o jornal argentino Olé noticiou o acerto entre o Inter e o volante Mario Bolatti.
Embora a diretoria colorada ainda não confirme oficialmente a contratação, a matéria publicada no site garante que "Marito" será apresentado pelo clube gaúcho nesta segunda-feira, junto com outro argentino - o centroavante Fernando Cavenaghi, ex-Mallorca, que já chegou a Porto Alegre e teve a contratação confirmada pelo Inter.
Ainda segundo o Olé, o Inter vai pagar 4 milhões de euros à Fiorentina para adquirir os direitos de Bolatti. O pagamento seria parcelado em quatro anos, mesmo período de duração do contrato do volante que chegou à seleção da Argentina.
Bolatti teria concordado com a transferência para reaproximar-se da seleção treinada por Sergio Batista. Sem espaço na Fiorentina, ele buscou o Inter para voltar a ser observado pelo técnico.