segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ponzinibbio passa por Foguete e
fecha quarteto da semifinal do TUF

Argentino domina os dois rounds contra o gaúcho e leva a vitória por
decisão unânime dos jurados. Time Werdum 'sequestra' Eric Albarracin

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
107 comentários
Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete TF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)Ponzinibbio comemora vitória sobre Cleiton
Foguete no TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)
Santiago Ponzinibbio era a peça que faltava para completar as semifinais do TUF Brasil 2. Em luta exibida no episódio deste domingo, o argentino venceu Cleiton Foguete e se juntou a William Patolino, Leo Santos e Viscardi Andrade na reta final do reality show. Apesar de machucado, Foguete valorizou o triunfo do rival, que só conseguiu se sobressair após decisão dos jurados.
O programa da semana que vem será o último desta temporada. O cruzamento das duas semifinais não foi divulgado. O episódio de domingo mostrará quem serão os dois finalistas que vão se enfrentar no próximo dia 8 de junho, em Fortaleza, durante o TUF Brasil 2 Finale.
O episódio
Assim como aconteceu quando Thiago Marreta e Pedro Iriê (ambos do Time Werdum) se enfrentaram, o programa deste domingo reuniu um duelo entre companheiros de equipe. Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete treinaram juntos durante todo o reality show no Time Nogueira. Agora, só um poderia dar sequência ao sonho de ser campeão.
- Os treinos continuaram sendo normais, só não treinamos juntos mais. Os treinos foram os mesmos para os dois - destacou Ponzinibbio.
Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete TF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)Santiago Ponzinibbio controla boa parte da luta no solo (Foto: Divulgação / UFC)
Foguete revelou como ele achava que seria o combate. Por coincidência, ele e Ponzinibbio foram os únicos que já tinham se enfrentado antes do programa. O gaúcho perdeu na ocasião e pensou em abandonar a carreira na época.
- A gente tem um estilo de lutar parecido, nós dois somos strikers. Não somos tão completos assim no chão. Vejo um certo favoritismo para o Santiago, sinto que tenho que mostrar mais.
Time Werdum ganha prêmio, e Ninja fica fora de divisão
Em meio à tensão da luta entre os amigos, nada melhor do que um momento de descontração. O UFC promoveu o já tradicional desafio entre os técnicos. A disputa escolhida foi uma corrida de kart. O vencedor entre Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum ficaria com R$ 20 mil e ainda ganhava mais R$ 20 mil para dividir entre os lutadores de sua equipe.
Fabrício Werdum, que recebeu dicas de Popó Bueno, liderou de ponta a ponta e não deu chances a Minotauro, instruído por Cacá Bueno. A equipe amarela fez a festa. Na hora de repartir a bolada, Juliano Ninja ficou fora. Ele abandou o Time Werdum após um desentendimento com o treinador.
- Pode pegar esse dinheiro e faça bom proveito porque a minha dignidade ninguém compra - desdenhou Ninja.
Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete TF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete em raro momento de trocação na luta (Foto: Divulgação / UFC)
"Sequestro" no TUF Brasil 2
Outro momento do programa mostrou mais uma retaliação do Time Werdum contra o Time Nogueira. Os integrantes da equipe amarela "sequestraram" o assistente técnico Eric Albarracin, especialista em wrestling da equipe verde.
Albarracin foi carregado para dentro de uma van. Ele teve parte do cabelo raspado. Depois, o americano foi levado para a casa do reality show e lá foi amarrado, desta vez preso a uma árvore.
Werdum e equipe colocaram fogos de artifício na casa para fazer barulho. Os integrantes do time de Minotauro passaram a revidar atirando papel higiênico e ovos contra os rivais. Muitos acertaram em Albarracin. Até que David Vieira conseguiu se aproximar do americano e desamarrá-lo.
- TUF Brasil é guerra. Tudo é justo em guerra. (...) Ainda estou muito bravo - disse Albarracin.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete TF Brasil 2 (Foto: Divulgação / UFC)Santiago Ponzinibbio acerta cotovelada em
Cleiton Foguete (Foto: Divulgação / UFC)
A luta
Depois que Eric Albarracin tentou se vingar em vão atirando mistura líquida contra o Time Werdum durante uma aula de pole dance, o programa se voltou para a luta entre Ponzinibbio e Foguete. A equipe verde recebeu a visita de Demian Maia, que deu dicas sobre jiu-jítsu, modalidade em que já foi campeão mundial.
O argentino mostrou superioridade em praticamente toda a luta. Apesar de Foguete, claramente com a movimentação limitada por causa de sua lesão no pé, ter iniciado com dois bons ganchos, Santiago buscou o clinch e levou a luta para o chão. Da meia-guarda, trabalhou alguns golpes no ground and pound. Foguete conseguiu se levantar e acertou um bom chute reto, mas não foi suficiente para lhe dar a vantagem no período.
No segundo round, Santiago pressionou e levou a luta para o chão novamente no início. O argentino trabalhou o ground and pound mais uma vez e depois aproveitou uma tentativa de se levantar de Foguete para chegar às costas e depois à montada. Dali, ficou golpeando e levou a luta até o fim. Vitória por pontos do hermano.
- O primeiro argentino a entrar no TUF, o primeiro argentino a chegar à final, o primeiro argentino a ser campeão do TUF e o primeiro argentino no UFC. Vamos ver quantos objetivos eu posso alcançar, mas estou trabalhando para ser o campeão do TUF para amanhã ser campeão do Ultimate. Meu coração é brasileiro, cara. Podem torcer por mim porque sou argentino, mas sou gente boa.
TUF Brasil: William Patolino, Leo Santos, Viscardi Andrade e Santiago Ponzinibbio. (Foto: Divulgação / UFC)No sentido horário, os semifinalistas: Patolino, Leo Santos, Santiago e Viscardi (Foto: Divulgação / UFC)

Glover Teixeira revela palavras de Mike Tyson: 'Você vai ser campeão'

Brasileiro diz que acordava de madrugada para assistir a 'Iron Mike' e que ficou nervoso ao vê-lo ao lado do octógono antes de sua luta com Te Huna

Por Las Vegas, EUA
157 comentários
O último sábado foi um dia perfeito para o mineiro Glover Teixeira. O peso-meio-pesado não só derrotou o neozelandês James Te Huna de maneira convincente no card principal do UFC 160, em Las Vegas, como foi cumprimentado pelo ex-pugilista Mike Tyson, seu ídolo de infância, ainda no octógono. Após a vitória, Glover revelou o que o ex-campeão mundial peso-pesado de boxe o disse.
- Ele disse, "Você vai ser campeão, você luta bem". Ontem (sexta-feira), eu o vi no vestiário e disse, "Sou seu maior fã, cara", sou o maior fã do Mike Tyson. Quando eu tinha 13 anos, eu acordava de madrugada e me escondia do meu pai para assistir às lutas dele na TV Globo. Eu disse a ele que eu assistia aos melhores momentos dele antes das minhas lutas, é o que me motiva, e ele disse, "Legal"" Hoje o Dana o levou lá dentro para me abraçar, foi incrível, foi único. Foi uma loucura, não consigo explicar o quão feliz eu estou agora - contou Glover ao canal de TV americano "Fuel".
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Glover Teixeira e Mike Tyson UFC 160 (Foto: Getty Images)Glover Teixeira é cumprimentado por Mike Tyson após sua luta no UFC 160 (Foto: Getty Images)
O lutador admitiu que a presença de Tyson na primeira fileira o deixou nervoso, mesmo com outra lenda, Chuck Liddell, em seu próprio córner.
- Um pouco, quando o vi lá dentro, tenho que dizer, fiquei um pouco (nervoso)! Pensei, "Tenho que mover a cabeça como Mike Tyson, não posso ser pego por um soco e ser nocauteado na sua frente". Com John (Hackleman) e Chuck lá, você fica com um pouco de medo de acontecer algo, mas com ele ali, foi um pouco mais de pressão. Eu o vi ali logo antes de lutar - lembrou.
Após ouvir Tyson o chamar de campeão, Glover Teixeira voltou a sonhar com um duelo contra o atual detentor do cinturão dos pesos-meio-pesados, Jon Jones. À sua frente na fila, estão seu companheiro de equipe Lyoto Machida e o sueco Alexander Gustafsson, mas o brasileiro se colocou à disposição para substituí-los em caso de lesões ou outros imprevistos.
- Ei, se eles tiverem algum problema, eu estou aqui! Eu estou muito feliz com o UFC, olha o que eles fizeram por mim, levaram o Mike Tyson lá dentro do ringue para mim, foi incrível! O que eles quiserem, estou pronto para entrar no octógono logo, mas ei, escute, se eles tiverem problemas para encontrar um oponente para o Jon Jones, estou aqui - se ofereceu.

Dana White 'instiga' Spider: 'GSP tem certeza que Weidman vai vencer'

Dirigente descarta luta de canadense em Toronto, mas diz que campeão dos pesos-meio-médios nem sequer pensa em enfrentar Anderson Silva

Por Direto de Las Vegas
105 comentários
O presidente do UFC, Dana White, é conhecido pelo uso da hipérbole na promoção de lutas e por 'instigar' o conflito entre seus lutadores quando quer que eles se enfrentem. No último sábado, após o UFC 160, o dirigente voltou a atacar, desta vez citando seus dois campeões mais antigos e dominantes: o peso-meio-médio Georges St-Pierre e o peso-médio Anderson Silva. Uma superluta entre os dois é um antigo sonho de White, e foi bastante especulada quando Spider compareceu à luta de GSP contra Carlos Condit, em novembro do ano passado, mas nunca se materializou.
Montagem Anderson Silva   Georges St-Pierre (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Georges St-Pierre 'não tem dúvida' que Anderson Silva perderá para Weidman (Foto: Editoria de Arte)
Pois o dirigente aproveitou uma pergunta sobre uma possível participação de St-Pierre no UFC 165, em setembro, em Toronto, para "semear a discórdia" entre o canadense e o brasileiro, que enfrenta o americano Chris Weidman no UFC 162, em 6 de julho, em Las Vegas.
- Georges Saint-Pierre no UFC 165, dia 21 de setembro em Toronto? Não vai acontecer. Falei com ele antes de vir para o evento e a conversa foi boa, mas não posso dar detalhes sobre o que conversamos. O curioso é que Georges tem a certeza mais absoluta que Chris Weidman vai vencer Anderson Silva. Não existe dúvida na sua cabeça quanto a isso, e portanto ele não imagina que enfrentar Anderson Silva vá acontecer, pois ele tem a maior certeza do mundo que Silva vai perder para Weidman no UFC 162. A próxima luta de Georges St-Pierre será contra Johny Hendricks - disse White aos jornalistas em Las Vegas.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Chris Weidman e Georges St-Pierre mma ufc (Foto: Reprodução)Chris Weidman e Georges St-Pierre juntos em treino
recente (Foto: Reprodução)
Não é de hoje que o canadense vem demonstrando confiança em Weidman, seu companheiro de treinos na academia de Renzo Gracie. Ele já afirmou que o americano é um confronto ruim para Anderson Silva e que o americano irá "liquidar" o lutador número 1 peso-por-peso do mundo. Dana White, por sua vez, já disse que, no caso de uma derrota do paulista, não haverá superlutas nem com St-Pierre, nem com Jon Jones.

Lesão muda luta principal do Jungle 53. Ex-BBB Anamara será ring girl

Robson New se machuca e dá lugar a Rayner Silva na disputa de cinturão contra Arinaldo da Silva. Evento será realizado em Japeri-RJ, neste sábado

Por Rio de Janeiro
1 comentário
Campeão interino dos moscas (até 57kg) do Jungle Fight, Robson New sofreu uma lesão no braço durante os treinos e forçou a organização a fazer uma mudança de última hora na luta principal da 53ª edição do evento. O adversário do campeão linear da categoria, Arinaldo da Silva, passou a ser Rayner Silva, que terá a oportunidade de brigar pelo cinturão na noite deste sábado, no Paço Municipal, em Japeri-RJ, na Baixada Fluminense.
Outra novidade anunciada é a presença da ex-BBB Anamara como ring girl do evento. Ela participou de duas edições do reality show, inclusive a deste ano, e disse ser fã do esporte:
MMA - Ex-BBB Anamara Ring Girl (Foto: Alex Palarea/AgNews)Ex-BBB Anamara será ring girl do Jungle Fight 53, em Japeri-RJ (Foto: Alex Palarea / AgNews)
- Gosto muito de MMA. Venho acompanhando de perto as últimas competições. Estou começando a me familiarizar mais com a modalidade. Apesar de não praticar nenhuma arte marcial no momento, tive a oportunidade de fazer algumas aulas de autodefesa quando fazia parte da polícia.
Os canais Combate e SporTV farão a transmissão ao vivo, para todo o Brasil, a partir das 22h (de Brasília). O Combate.com vai transmitir, também ao vivo, as duas primeiras lutas do evento: Rodrigo Delegado x Alex Oliveira, pela divisão dos penas, e Luis Japeri x Felipe Gabriel, pelos leves.
JUNGLE FIGHT 53
1º de junho de 2013, em Japeri-RJ
CARD DO EVENTO
Arinaldo da Silva x Rayner Silva - moscas
Salomão Ribeiro x Rodney Wallace - meio-pesados
Vlamir Bidu Lazaro x Guilherme Kyoto - leves
Mario Israel x Nildo Catchal - galos
Warlley Alves x Otavio Javali - meio-médios
Luis Japeri x Felipe Gabriel - leves
Rodrigo Delegado x Alex Oliveira - penas

Mike Tyson e Liddell se juntam para 'bater' em Royce Gracie no UFC 160

Divertido encontro de lendas do mundo das lutas ocorre nos bastidores do evento em Las Vegas. Brasileiro leva mata-leão de ex-campeão de boxe

Por Las Vegas, EUA
29 comentários
Os bastidores dos eventos de MMA sempre trazem cenas curiosas e que nunca chegam aos olhos do público justamente por serem nas "internas". Para a alegria geral, no entanto, um divertido encontro de três lendas do mundo das lutas foi registrado e parou no Facebook. A brincadeira nos bastidores do UFC 160 teve Royce Gracie, principal nome dos primórdios do Ultimate, levando um mata-leão do ex-campeão mundial de boxe Mike Tyson e um "direto" do ex-campeão meio-pesado da organização Chuck Liddell. Cena rara e para ficar na memória dos fãs.
MMA - Chuck Liddell, Royce Gracie e Mike Tyson (Foto: Reprodução/Facebook)Chuck Liddell prepara golpe, enquanto Royce leva mata-leão de Mike Tyson (Foto: Reprodução / Facebook)

Golden Fighters tem vitória de pupilo de ex-BBB e musa do Inter de ring girl

Americano Ken Jackson, que é treinado por Zulu e Cristiano Marcello, bate brasileiro Jonas Boeno no duelo principal do card. Thays Leão rouba a cena

Por Novo Hamburgo, RS
5 comentários
Ring girl Thays Leão (Foto: Arquivo pessoal)A ring girl Thays Leão (Foto: Arquivo pessoal)
Um americano acabou com a festa do Brasil e foi o protagonista de mais uma edição do Golden Fighters, evento gaúcho de MMA que foi realizado no fim de semana, em Novo Hamburgo-RS. Pupilo do atleta da luta olímpica Marcelo Zulu, que já participou do reality show Big Brother Brasil, Ken Jackson representou bem a equipe CM System, do peso-leve do UFC Cristiano Marcello, e venceu Jonas Boeno na atração principal do card, por decisão dividida dos jurados. Os dois promoveram um duelo equilibrado pela categoria dos meio-médios (até 77kg).
Nova home Combate.com - saiba
o que acontece no mundo do MMA

Quem também atraiu as atenções do público foi a gaúcha Thays Leão. A bela morena é a ring girl oficial do Golden Fighters, assim como de outras organizações nacionais, e atuou mais uma vez no evento. Ela é conhecida da torcida do Internacional por ter representado o clube no concurso Musa do Brasileirão de 2010.
Ex-BBB Marcelo Zulu e Ken Jackson (Foto: Produção Golden / Tony Santos)Ex-BBB Marcelo Zulu (à esquerda) e o pupilo Ken Jackson (à direita) (Foto: Produção Golden / Tony Santos)
Veja todos os resultados do Golden Fighters:
Ken Jackson venceu Jonas Boeno por decisão dividida dos jurados- meio-médios
Christiano Psicopata venceu Guile Calvete por nocaute técnico no primeiro round
Silas Robson venceu Vitor Gomez por nocaute técnico no primeiro round
Alex Kaspary venceu Maclei Ellwanger por decisão unânime dos jurados
Fernando Farias venceu Douglas Andrade por finalização no primeiro round
Fabricio Soares venceu Paulo Cesar Bandido por nocaute técnico no segundo round
Rafael Sombra venceu Rogério Menna por nocaute técnico no primeiro round
Alexandre Hofmann venceu Diego Cachopa por nocaute técnico no primeiro round
Vinicius de Jesus venceu Anderson Silva por nocaute no primeiro round
Marcio Chagas venceu Josue Dos Santos por nocaute técnico no primeiro round
Leonardo Linberger venceu Maicon Miler por decisão unânime dos jurados
Guilherme Teixeira venceu Alexandre Jobim por finalização no primeiro round

Vice do TUF Brasil 1, Sergio Moraes vê argentino como favorito no reality

Peso-meio-médio reclama de edição da segunda temporada do programa e diz que primeira temporada foi melhor: 'Sempre seremos a primeira, né'

Por Adriano Albuquerque Rio de Janeiro
6 comentários
Santiago Ponzinibbio TUF Brasil 2 MMA (Foto: Divulgação/UFC)Santiago Ponzinibbio é a aposta de Serginho para o
título do TUF Brasil 2 (Foto: Divulgação/UFC)
A segunda temporada do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2 - Em Busca de Campeões chegou à fase semifinal no último domingo, com quatro lutadores restando - William Patolino, Léo Santos e Santiago Ponzinibbio pelo Time Nogueira e Viscardi Andrade pelo Time Werdum. Vice-campeão do torneio peso-médio na última temporada, o paulista Sergio Moraes já passou pela mesma situação deste quarteto e, observando de fora, considerou o argentino Ponzinibbio como o favorito ao título da segunda edição do programa.
- É difícil falar, eu acho que pelo que ele está mostrando na casa, pelo foco, pela estratégia, eu aposto no argentino. Ele vem surpreendendo, é muito agressivo, e cumpre a missão. Isso é fundamental. Mas a gente sabe que, depois que o programa termina, você volta para casa e (o camp para a luta) é com seu time, cada um pode ficar mais forte - afirmou Serginho em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Hoje um peso-meio-médio já estabelecido no UFC, com duelo marcado contra Neil Magny no UFC 163, em 3 de agosto no Rio de Janeiro, Serginho vem assistindo ao TUF Brasil 2 com a perspectiva de quem esteve dentro da casa. O lutador reclamou que, desta vez, a produção não mostrou tanto o lado dos treinos e da preparação, embora admita se divertir com algumas brincadeiras.
- Eu estou gostando, mas acho que a edição do programa está dando muita ênfase nas brincadeiras e menos na competição. Acho que na última edição era mais focado nos treinos. Agora eles estão dando menos ênfase nas brincadeiras, chegando nas semifinais, exceto por essa última que o time do Werdum pegou o "Mini-mim"... Ele ficou muito p***, e aí quando eles pegam o cara assim, a gente encarna mais, né... (risos) O (Fabrício) Werdum é muito engraçado. A temporada está boa, mas eles podiam dar mais ênfase no treinamento. Sei que a galera estava treinando muito lá dentro.
Sérgio Morais, UFC, Hotel Windosor Barra (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)Após passar pelo TUF Brasil 1, Sergio Moraes passou a treinar com André Dida, seu técnico de trocação dentro da casa  (Foto: Nelson Veiga / Globoesporte.com)
Quando indagado sobre qual das duas temporadas foi melhor, Serginho não pestanejou:
- A número 1 é sempre a número 1, "pera" lá! Sempre seremos a primeira, né. Eles são o número 2, está ótimo pra eles (risos) - brincou.
Os efeitos da segunda temporada sobre seus participantes ainda será sentido ao fim do programa, mas sobre Serginho e seus companheiros é fácil de se ver. O paulista se mudou para Curitiba para treinar com André Dida, treinador de striking da equipe de Wanderlei Silva no reality, e foi seguido por outros dois colegas, Francisco Massaranduba e Godofredo Pepey.
- Todo mundo se identificou com a forma de treinamento do Dida, ele conversou muito com a gente na casa, e todo mundo sabe o nível do Dida na trocação, é um dos tops no Brasil. Ele tem muita coisa a passar, muita malícia. Automaticamente, a galera veio aqui dar treino, foi gostando, e cada vez está entrando mais gente aqui - contou Serginho.

Vaidosa, Thaísa, musa da seleção feminina, exibe sua 'barriga negativa'

Meio de rede e musa da seleção brasileira de José Roberto Guimarães mostrou nas redes sociais o resultado da sua malhação durante as férias

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
282 comentários
Thaísa conseguiu atingir seu tão sonhado objetivo. Malhando pesado nas férias da Superliga Feminina de vôlei, a meio de rede e musa do Osasco e da seleção brasileira exibiu nesta segunda-feira, nas redes sociais, a tal "barriga negativa", nova obsessão entre as malhadoras de plantão.
Na foto, com um top justinho e decotado, Thaísa posou de frente e de perfil, mostrando o resultado da dieta e da malhação que tem feito durante as férias. O objetivo das mulheres em busca da "barriga negativa" é “sumir” com o abdômen, deixando os ossos do quadril e das costelas aparecendo.
  •  
Thaísa Daher, da seleção feminina de vôlei (Foto: Reprodução Instragram)Thaísa exibe sua "barriga negativa" nas redes sociais (Foto: Reprodução Instragram)
Na semana passada, Thaísa malhou ao lado de Sheilla e brincou com a amiga de seleção.
- Vamos embora que para definir tem que malhar! Só dieta não adianta! Malhando com Sheilla Castro! Vamos engrossar os gambitinhos... hahahaha - brincou Thaisa, que já perdeu 4kg depois do fim da Superliga feminina - brincou Thaísa.
As fotos da musa estão fazendo sucesso nas redes sociais. A meio de rede sempre posta fotos nos seus perfis e ganha elogios com os seus 1,96m de altura. Em um dos últimos, foi chamada de sarada por um dos seus seguidores.

Ainda incompleto, Mané Garrincha é marcado por filas no teste principal

Segurança e beleza agradam, mas problemas como entrada e lugares marcados geram críticas no último jogo antes da Copa das Confederações

Por Fabricio Marques e Thiago Dias Brasília
380 comentários
Um jogo sem vencedores. Tanto dentro, como fora das quatro linhas. Palco da abertura da Copa das Confederações no dia 15 de junho, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, recebeu 63.501 pessoas no domingo para o empate de 0 a 0 entre Santos e Flamengo, pela primeira rodada do Brasileirão. O principal evento-teste para o torneio da Fifa, que acabou marcando ainda a despedida de Neymar do Peixe, foi merecedor de elogios, mas também de muitas críticas dos torcedores: se a segurança, a beleza e a estrutura geral da arena de R$ 1,2 bilhão agradaram, as filas quilométricas, a falha na numeração de assentos e a existência de alguns bares e banheiros fechados irritaram os presentes.
- Foi um teste bom. Não vamos falar que foi tudo lindo e maravilhoso, porque não foi. Algumas coisas a gente vai melhorar. É exatamente para isso que serve o evento-teste - avaliou o CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Ricardo Trade.
O fato é que o Mané Garrincha começou a ser usado antes de estar totalmente concluído, como admitiu o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro: o estádio, que já está sob responsabilidade do COL e da Fifa a partir desta segunda, ainda não atingiu 100% da obra concluída.
Filas estádio Mané Garrincha Santo x Flamengo (Foto: Fabrício Marques)Filas quilométricas marcaram último teste no estádio antes das Confederações(Foto: Fabrício Marques)
- Estamos com 97%. Mas vamos chegar aos 100%. E vamos chegar em um curtíssimo prazo, porque faltam apenas detalhes - disse o secretário.
Para o gerente de integração operacional do COL, Thiago Paes, a situação do estádio de Brasília ainda não é a ideal, mas também não causa preocupação para a Copa das Confederações. Vale lembrar que o prazo para a entrega do Mané Garrincha era dezembro de 2013, depois passou para 21 de abril deste ano e a data chegou a 18 de maio, quando foi inaugurado com a vitória do Brasiliense por 3 a 0 sobre o Brasília, pela final do Candangão 2013, com público de cerca de 20 mil pessoas.
- Os operários estão aqui dentro, trabalhando conosco. Se estivesse completamente pronto, seria melhor, é óbvio. Não dá para dizer o contrário. Mas nós estamos completamente integrados e tranquilos. No dia 15 (de junho) estaremos em plena forma - afirmou Paes.
MOSAICO - Estádio mané garrincha Pontos negativos (Foto: Fabrício Marques)Filas, bares fechados e restos de construção foram alguns dos pontos negativos (Foto: Fabrício Marques)
Filas quilométricas marcam chegada de torcedores
O jogo entre Santos e Flamengo foi o primeiro do novo Mané Garrincha com todos os setores liberados. A organização ficou sob responsabilidade da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), do Governo do Distrito Federal (GDF) e do COL, que aproveitou para testar nove áreas operacionais dentro das exigências da Fifa para a Copa das Confederações.
Com ingressos entre R$ 160 e R$ 400 (com possibilidade de meia-entrada), a partida recebeu 63.501 torcedores e bateu o recorde de arrecadação da história do futebol brasileiro: R$ 6.948.710,00. Mas a maior parte do público sofreu para entrar no estádio: filas quilométricas foram formadas no acesso, graças à revista exigida pela Fifa antes dos portões da arena.
As filas foram muito mal organizadas. Esse foi o principal ponto negativo"
Torcedor Jackson  Alves
- O estádio ficou muito bonito, mas faltou organização na entrada. As filas foram muito mal organizadas. Esse foi o principal ponto negativo - avaliou o santista Jackson Alves ao fim do jogo.
Apesar de o governo ter anunciado que os portões abririam às 13h (três horas antes do início do jogo), o acesso dos torcedores só foi liberado às 13h36m. No início, as filas fluíram com tranquilidade, mas a situação começou a piorar a partir das 14h.
Alguns procedimentos da Fifa foram colocados em prática, como os dois níveis de acesso. No primeiro, todos os torcedores passavam por detectores de metais e tinham bolsas e mochilas revistadas. Havia ainda um “scanner”, que verificava se os ingressos eram falsos ou não. Em seguida, era preciso passar também pelas catracas nos portões do estádio. O procedimento foi lento e as filas começaram a aumentar conforme se aproximava o horário do jogo. Alguns torcedores reclamaram que chegaram a ficar duas horas na espera.
- O excesso de revista no inicio fez com que tivéssemos uma demora, mas essa demora é compensada com a certeza de que quem estará aqui dentro terá toda segurança. Nossa preocupação é porque a vida não tem preço – afirmou Claudio Monteiro.
Por volta das 15h30 (a 30 minutos do início da partida), milhares de pessoas ainda aguardavam nas filas e foi necessária uma mudança no procedimento para acelerar a entrada.
- O que estava causando a demora não era a revista em si, mas a verificação eletrônica do ingresso, para checar se era falso ou não. A partir do momento que identificamos isso, tiramos a checagem e a fila andou - explicou Thiago Paes, acrescentando que na Copa das Confederações as entradas serão verificadas manualmente, o que deve acelerar o processo.
fila torcedores estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Com o jogo em andamento, centenas de torcedores
ainda aguardavam nas filas (Foto: Fabrício Marques)
A medida surtiu efeito, mas a quantidade de torcedores ainda do lado de fora era enorme e muitos só conseguiram entrar no estádio com o jogo já em andamento.
- Ficamos mais de duas horas na fila. Foi uma bagunça completa. Vão precisar melhorar isso - reclamou o flamenguista Francivan da Silva, que perdeu os primeiros dez minutos do jogo aguardando na fila das catracas do estádio.
De acordo com o COL, 90 dos 104 detectores de metais do Mané Garrincha foram utilizados no evento-teste, divididos em nove portões de acesso ao entorno do estádio. O uso do equipamento acabou sendo decidido horas antes da partida.
- Eles não seriam usados. No entanto, tivemos a oportunidade de testá-los e optamos por fazer isso. Alguns ainda não estavam totalmente ajustados. No dia do jogo (Brasil x Japão, pela Copa das Confederações), todos os 104 vão estar em funcionamento e completamente testados - garantiu Ricardo Trade.
Ruas fechadas e estacionamento distante
Além do problema no acesso, muitos torcedores reclamaram também de outros aspectos de infraestrutura, como o traslado desde o estacionamento até o Mané Garrincha. O trânsito foi fechado em um perímetro de 1 km, mas a partir de 3 km de distância para o estádio já havia barreiras para os carros.
  •  
Não vamos falar que foi tudo lindo e maravilhoso, porque não foi"
Ricardo Trade, CEO do
- Cheguei três horas antes da partida com minha esposa e filhos para estacionar nos lugares disponibilizados. Todos os ônibus que faziam o trajeto entre estacionamento e estádio estavam lotados, o que nos obrigou a andar três quilômetros. Chegando ao estádio, encontramos uma fila única, com milhares de pessoas. Estou há duas horas na fila e muito longe da porta. Daqui a pouco o jogo começa... E tenho certeza que a paciência dos torcedores vai acabar. Vai ter muita gente do lado de fora - disse um torcedor, que preferiu não se identificar, minutos antes do apito inicial.
Claudio Monteiro garantiu ainda que não houve nenhum caso de congestionamento grave na cidade por causa do jogo entre Santos e Flamengo. De acordo com os organizadores, o Detran liberou o trânsito nas ruas ao redor do estádio às 19h25.
Venda de assentos com numeração inexistente
A partida entre Santos e Flamengo também foi a primeira da história do Campeonato Brasileiro realizada com ingressos vendidos de acordo com os assentos numerados, exigência da Fifa para a Copa das Confederações e Mundial de 2014. A maioria dos torcedores ouvidos pelo GLOBOESPORTE.COM afirmou que foram respeitados os lugares marcados na arquibancada. No entanto, alguns "premiados" acabaram descobrindo que suas cadeiras não existiam no estádio.
- Meu ingresso é para o setor 418, fila A, assento 28. Mas quando chegamos, a numeração só ia até o assento 27 - protestou o torcedor Yago Henrique Borges.
torcedor reclama falta de assento estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Sentado no concreto, torcedor reclama de assento
com numeração inexistente(Foto: Fabrício Marques)
Problema semelhante ao de Thiago Albuquerque, que assistiu a toda a partida sentado no concreto, na escada entre as cadeiras:
- É um absurdo a gente pagar tão caro por um ingresso e chegar aqui e não ter o lugar.
Mesmo não tendo participado do mapeamento dos assentos, o COL informou que o problema foi identificado e que será resolvido para a Copa das Confederações.
- Durante a próxima semana já estaremos conferindo todos os assentos. Vamos realizar o mapeamento e garantir que nada disso vai acontecer (no jogo entre Brasil e Japão) - explicou Paes.
Torcida organizada: ingressos e setores diferentes
Outro problema relacionado aos assentos numerados ocorreu por conta das torcidas organizadas. De acordo com o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, uma facção do Santos não conseguiu comprar ingressos para o mesmo setor. Sendo assim, a Polícia Militar optou por desocupar uma área específica para isolá-los e um grupo do Batalhão de Choque os cercou durante todo o jogo. Mas a organizada só conseguiu entrar na arquibancada na metade do primeiro tempo.
- Fizemos ajustes para que ficassem todos em uma determinada região do estádio, facilitando o controle. Foi uma medida para evitar que houvesse algum confronto entre torcidas - afirmou Avelar.
torcida organizada santos estádio mané garrincha (Foto: Thiago Dias)Setor da arquibancada foi desocupado pela PM para
isolar a organizada do Santos (Foto: Thiago Dias)
No entanto, para permitir que a organizada do Santos ficasse isolada, muitos torcedores foram retirados dos seus lugares, no setor inferior, atrás de um dos gols.
- Eu estava bem no local onde a torcida do Santos ficou. Os policiais mandaram que nos sentássemos no setor ao lado. Não prejudicou muito, porque continuamos perto de onde estávamos. Mas não foi legal a maneira como foi feito - reclamou o aposentado Joaquim Rodrigues.
Por causa da mudanças, um torcedor chegou a ameaçar processar o governo do Distrito Federal. O secretário de segurança minimizou o problema dos lugares marcados:
- Um ou outro torcedor foi prejudicado. Mas tivemos que ceder esses lugares para que houvesse paz. Acho que foi uma medida de bom senso, tanto que o resultado foi positivo - concluiu Avelar.
As torcidas organizadas do Flamengo também se aglomeraram em alguns setores do estádio, no entanto, não contaram com isolamento da polícia. Na área delas, pessoas reclamaram que não houve respeito aos lugares marcados.
Segurança, atendimento médico e acessibilidade aprovados
O jogo foi realizado sem divisão de torcidas por setores, exceção à organizada do Santos, que ficou cercada pela polícia. De uma maneira incomum em estádios brasileiros, era possível ver torcedores circulando tranquilamente com camisas dos dois times pelas arquibancadas e corredores do estádio.
Cerca de 650 policiais militares atuaram dentro da arena, que contou ainda com o trabalho de 1.500 seguranças privados. Segundo a Secretaria de Segurança do DF, foram poucas ocorrências policiais registradas, todas envolvendo cambistas.
steward estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Seguranças particulares e PM garantiram o clima de
tranquilidade no estádio (Foto: Fabrício Marques)
- Até o fim do jogo, tivemos cinco ocorrências com cambistas, que foram presos. Mas o que vimos aqui foi algo maravilhoso. Não se teve uma notícia de briga de torcedores. Brasília deu um exemplo para todo o país - disse o secretário Sandro Avelar.
- Foi bem tranquilo. Gostei muito - elogiou a produtora cultura Carla Carvalho, que levou sozinha as filhas de 4 e 14 anos para o jogo.
Além da segurança, o serviço médico também foi satisfatório. Postos para atendimento de emergência foram montados dentro e fora do estádio, além de grande número de bombeiros e brigadistas de prontidão.
Outro ponto positivo foi a questão da acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Usuários de cadeiras de rodas puderam assistir ao jogo em locais reservados, com espaço para acompanhante, mas reclamaram dos acessos no entorno do Mané Garrincha.
- Aqui dentro está aprovado - afirmou o cadeirante Edmar Barbosa, que fez algumas ressalvas - Só acho que poderiam melhorar os acessos do lado de fora e aumentar um pouco a sinalização.
MOSAICO - Estádio mané garrincha Pontos positivos (Foto: Fabrício Marques)Orientação, banheiros e acessibilidade foram alguns pontos positivos (Foto: Fabrício Marques)
Banheiros e bares funcionam com limitações; resto de obra chama atenção
A situação dos banheiros e dos bares do estádio foi marcada por pontos positivos e negativos. A maioria dos banheiros funcionou bem. Em nenhum dos locais visitados pela equipe do GLOBOESPORTE.COM durante os 90 minutos de bola rolando foram encontrados vazamentos ou falta de água. No entanto, no nível inferior do estádio, parte dos sanitários estava fechada, o que acabou provocando algumas filas no intervalo da partida.
- Para nós, todos os banheiros estão prontos. Houve uma checagem completa. Vamos verificar por que estes banheiros que estão citando ficaram fechados - justificou o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.
Muitos bares não abriram. Ainda tem muito o que melhorar"
Torcedor Ray Moraes
Já com relação aos bares, no nível inferior, a maior parte estava funcionando. No entanto, no nível superior, que foi testado pela primeira vez, muitos espaços reservados para venda de bebida e comida permaneceram fechados.
- O atendimento está muito ruim. Muitos bares não abriram, a espera está enorme. Ainda tem muito o que melhorar - reclamou o professor Ray Moraes, que também questionou a limpeza do nível superior - Está muito sujo. Parece que não tiveram tempo de limpar.
Além da poeira e sujeira típica de obra recém-acabada, também era possível encontrar restos de material de construção na arquibancada superior do estádio. Na fachada, continuam montadas algumas estruturas utilizadas pelos operários na construção, como o elevador de acesso à cobertura.
Orientação recebe elogios, mas sinais de celular e internet falham
Em geral, o serviço de orientação do estádio agradou aos torcedores. Cerca de 250 voluntários foram escalados pelo COL para ajudar na localização dos portões de acesso e dos assentos. Funcionários do GDF também colaboraram, entregando cartilhas com detalhes do estádio.
voluntários estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Centenas de voluntários e funcionários do governo
ajudaram na orientação (Foto: Fabrício Marques)
- Foi tranquilo. O pessoal orientou bem - elogiou o flamenguista Luiz Barbosa.
Mas, assim como no jogo de inauguração, o sinal de telefone celular e internet móvel voltou a ser um problema no estádio. Em vários setores, era praticamente impossível fazer uma ligação e as conexões de internet ficaram muito lentas desde o lado de fora do estádio.
- O sinal do celular ficou muito ruim - disse o estudante Alípio Murici.
Organizadores elogiam vestiários e negam explosão de bomba
Depois da partida, os técnicos Muricy Ramalho e Jorginho reclamaram que os vestiários do Mané Garrincha só contavam com água fria no chuveiro, o que dificultou o banho. Os responsáveis pelo estádio prometeram corrigir o problema.
Foi tranquilo. Gostei muito"
Torcedora Carla Moraes
- Entregamos os vestiários com a melhor qualidade possível. Perguntem ao Jorginho  se, quando era jogador, usou um vestiário como esse no Brasil. Só no exterior, no Brasil, nunca. Se teve água fria, vamos averiguar – disse Claudio Monteiro.
Nos minutos finais da partida, um barulho alto, que lembrou um rojão, chamou a atenção no nível superior do estádio. Porém, o secretário de segurança garantiu que não houve nenhuma bomba na arquibancada. Em nota, o COL afirmou que os responsáveis pela sala de controle operacional do estádio informaram que não houve explosão dentro da arena.
Zero a zero no placar
Entre erros e acertos, o novo Mané Garrincha sobreviveu ao seu primeiro evento-teste com todos os setores liberados. Mas é consenso de que muita coisa ainda precisa melhorar nos próximos dias para que o estádio esteja pronto para receber a abertura da Copa das Confederações.
- O resultado foi exatamente o que precisávamos. Testar para chegar na Copa das Confederações com o melhor serviço para o telespectador e para a mídia. É o que estamos procurando - finalizou Ricardo Trade.
- Acho que como o Santos e o Flamengo ainda vão precisar melhorar para a disputa do Campeonato Brasileiro, o estádio também precisa melhorar para estar em um nível de Copa do Mundo - completou o torcedor Jackson Alves.
Santos x Flamengo - Estádio Mané Garrincha (Foto: Lula Marques / Secopa-DF)Torcedores elogiaram beleza do estádio, mas cobraram melhorias (Foto: Lula Marques / Secopa-DF)

Maracanã: jogo-teste terá mudanças nas vias e metrô. Ainda há ingressos

Órgãos se reúnem para anunciar o esquema operacional do amistosos entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, às 16h. Bilhetes na internet

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
55 comentários
Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, prefeitura do Rio de Janeiro e governo do Estado, CBF e Polícia Militar se reuniram nesta segunda-feira, no ginásio do Maracanãzinho para anunciar o esquema operacional do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. A partida será o primeiro jogo aberto ao público desde que o estádio foi fechado para obras, em 2010.
coletiva col (Foto: Marcelo Baltar)Coletiva do COL explica como será a operação para amistoso entre Brasil x Inglaterra (Foto: Marcelo Baltar)

Durante a coletiva, foi anunciado que restam apenas 3 mil ingressos a serem vendidos pela internet, além de algumas entradas de gratuidade). Os bilhetes de bilheteria já foram todos comercializados. Quase 35 mil ingressos foram vendidos pela internet. Os torcedores têm ate sábado para retirar nas bilheterias, localizadas na Gávea (Flamengo), Laranjeiras (Fluminense), Caio Martins (Niterói), General Severiano (Botafogo), São Januário e setor Sul do Engenhão. Ainda restam 3 mil ingressos para serem comercializados pela internet. No total, 74 mil entradas foram colocadas à disposição dos torcedores. Os cerca de 4.500 proprietários de cadeiras cativas terão seus lugares assegurados e ficarão alocados do lado oposto das cabines de imprensa.
Esquema operacional não será idêntico ao da Copa das Confederações
Apesar de ser um evento organizado em parceria entre CBF e COL, o esquema operacional ainda não será exatamente igual ao da Copa das Confederações. O diretor operacional do Comitê, Thiago Paes, ressaltou que esse será um jogo-teste, e que alguns quesitos serão alterados para as três partidas oficiais do torneio da Fifa, em junho. Muitos quesitos também não funcionarão na mesma escala ou padrão da competição. Itens como corte do gramado, gandulas, segurança, protocolo de entrada dos times, logística de segurança das delegações, desde o desembarque no aeroporto, passando pela estadia nos hotéis e treinos, serão os mesmo usados na Copa das Confederações.
- O Maracanã só estará 100% pronto para o jogo do dia 16 (Itália x México) por conta das estrutura temporárias que serão usadas para a Copa das Confederações e não serão usados neste jogo de domingo - Thiago Paes, diretor operacional do COL.
De acordo com o COL, serão quatro os principais quesitos que não serão testados no domingo, além de algumas questões internas. Os serviços de internet e comunicação para a imprensa ainda não estarão instalados, como já era previsto, segundo o COL. O protocolo de hospitalidade será hospedado pela CBF, já que foi a entidade que comercializou os ingressos. A geração das imagens será da Rede Globo, e não da HBS, que faz a geração Fifa. O último item diz respeito à venda de ingressos, que foi feita por empresa contratada pela CBF, que não é a mesma da Fifa.
Mudanças no trânsito, metrô e acessos
A principal mudança será no acesso as principais ruas de acesso ao estádio: elas serão interditadas, priorizando a passagem de pedestres. A partir das 13h de domingo, a Radial Oeste, no sentido Centro, será fechada, assim como o a Avenida Maracanã. Assim como no primeiro evento-teste, no dia 27 de abril, o Viaduto Oduvaldo Cozi será de uso exclusivo para pedestres. A Prefeitura do Rio de Janeiro vai anunciar os detalhes nesta terça-feira.
O metrô também vai realizar uma operação especial para a partida. A partir das 13h de domingo, a transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre a Central e Botafogo. O torcedor deverá usar as estações de acordo com setor de seu ingresso.
Segurança reforçada
A parte de segurança será trabalhada em conjunto entre as seguranças privada e publica. Dentro do estádio todo controle de acesso, ativação perímetro de segurança será supervisionado por seguranças contratados pelo COL, em conjunto com a Polícia Militar.
Dentro do estádio haverá de 1.000 a a 1200 agentes de seguranças privados, que vão controlar desde o controle acesso, catracas, arquibancadas. Cerca de 90 agentes ficarão no cakmpo de jogo, para evitar que torcedores entrem no gramado que, segundo o COL, estará “muito limpo”
O Maracanã terá pela primeira vez o Centro de Controle Integrado, com oito órgão de segurança trabalhando juntos. 383 câmeras vão monitorar o comportamento das pessoas dentro do estádio. Não será permitida a entrada de instrumentos musicais no estádio. Bebida alcóolica não será comecializada na arena no dia do jogo.
Dentro do estádio, serão 350 policiais militares, ajudando os agentes privados na questão de acesso. Na parte externa, serão 650 policiais e 60 viaturas cobrindo todo o entrono do Maracanã. Estações de metro e trem terão reforço no policiamento. Duas aeronaves farão o patrulhamento aéreo.

COL quer vetar caxirola nos estádios durante a Copa das Confederações

Gerente de segurança do comitê confirma que instrumentos não serão usados em amistoso no Maracanã e quer tirá-los do torneio da Fifa

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
824 comentários
Carilnhos Brown - caxirola (Foto: Thiago Pereira)Caxirola está proíbida nos estádios durante a
Copa das Confederações (Foto: Thiago Pereira)
A caxirola está oficialmente fora do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, no Maracanã. O anúncio foi feito nesta segunda-feira durante coletiva para divulgação do esquema operacional do confronto. O Comitê Organizador Local (COL), segundo Hilário Medeiros, gerente de segurança do COL, espera agora vetar o instrumento criado pelo musico Carlinhos Brown da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
- Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito para o jogo no Maracanã. Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer – revelou Medeiros.
Criada pelo músico baiano Carlinhos Brown para ser uma espécie de “Vuvuzela” brasileira durante a Copa do Mundo de 2014, a caxirola ganhou apoio do governo brasileiro e virou projeto federal. Ela é feita de plástico e ganhou as cores da bandeira brasileira.
No entanto, ao ser lançada durante um Ba-Vi do Campeonato baiano deste ano, a caxirola foi usada por torcedores de forma inadequada. Muitos deles a atiraram no gramado durante a partida, o que levou o COL e a Fifa a vetarem o instrumento nos estádios brasileiros durante a Copa das Confederações.
A tendência é que a caxirola também seja vetada da Copa do Mundo de 2014.

Helton agradece, mas diz que ainda não é hora da volta: 'Devo desculpas'

Com vínculo até 2014 com o Porto, goleiro elogia René Simões e não descarta futuro no Vasco: 'Seria um prazer ser treinado pelo Germano'

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro
147 comentários
Helton porto taça campeão portuguÊs (Foto: Agência Reuters)Helton campeão mais uma vez em Portugal: 'Não
faz sentido voltar agora' (Foto: Agência Reuters)
Helton está próximo de completar 11 anos em Portugal. No ano que vem, em junho, ele encerra seu contrato com o Porto e resolve, sozinho, o que vai fazer da vida. Sem empresário, ele cuida dos próprios interesses e da carreira e avisa que ainda não pensa em voltar ao Vasco, clube que o revelou e ao qual ele reforça toda a gratidão nessa entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. Com simpatia e sorriso fácil, ele se desculpou, primeiro, por demorar a atender o telefone - estava em estúdio gravando com a banda, que toca no sábado em Sevilha, na Espanha - e depois, com os vascaínos, que sonhavam já com seu retorno.
- Devo, de alguma forma, pedir desculpas aos vascaínos, que sempre me apoiaram desde o início da minha carreira. Tenho muita gratidão ao Vasco. Mas, hoje, não faz sentido deixar o Porto. Sou muito feliz aqui, sou totalmente integrado ao clube, a minha família a Portugal, tenho minha banda aqui. Isso (da volta) faria sentido agora se houvesse uma insatisfação da minha parte ou da parte do Porto, mas não existe - disse o goleiro de 35 anos, em entrevista por telefone.
Baterista da banda H1, Helton já tem uma empresa que cuida somente de produções e eventos em Portugal, com um estúdio também no Brasil. Em Portugal, ainda, investe na carreira de outro trio. Não se trata de uma banda, mas dos três filhos que pilotam kart e disputam campeonatos no país. Helton lembra que, pela primeira vez, o Vasco o procurou "concretamente" para seu retorno e agradeceu o contato do diretor executivo de futebol René Simões, a quem se refere como professor e amigo.
- Não chegamos a entrar em detalhes. Ele me procurou, conversamos muito, até como amigos mesmo, um papo informal. E ele disse: "Se houver a possibilidade, você quer voltar?". Disse a ele que estava na fase final do Português e que depois retomávamos o assunto. O René foi muito transparente o tempo inteiro, conversamos mais sobre música até do que futebol. Mas hoje estou com esse pensamento de ficar no Porto. No ano que vem, quem sabe, se houver essa oportunidade... - deixou no ar o ex-goleiro do Vasco.
Helton torcida vasco (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)A relação do goleiro com a torcida vascaína permanece intacta (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Apesar de descartar uma volta neste momento, Helton fala com orgulho dos tempos em que defendeu o clube. Lembrou a estreia no gol do time, no Mundial de 2000, que o Vasco acabou perdendo nos pênaltis para o Corinthians na decisão.
- Sempre lembro os meus tempos no Vasco. Não tem como esquecer. Quando estreei, não era um uniforme no corpo, era um corpo no uniforme. Eu parecia uma vareta (risos). E foi muito complicado, porque entrei num time só de feras. Quem era o Helton? Ao mesmo tempo que eu era um moleque ali, tinha uma responsabilidade muito grande. Ou eu acertava e respirava ou errava e continuava duro (risos). Se errasse, eu sumia, acabava ali - afirmou Helton.
Ele imaginou uma oportunidade no futuro no Vasco com um ex-goleiro de quem é fã.
- O Carlos Germano, para mim, não era só o goleiro que eu substituiria. Era um amigo. Ele cansou de pagar contas minhas naquela época. Sou fã dele até hoje. Seria um prazer enorme ser treinado por ele. Uma pessoa fora de série, que não tenho nem palavras para falar de suas qualidades. Tive essa sorte, aliás, de tê-lo no Vasco como referência e depois, no Porto, o Vitor Baía - lembrou Helton, citando o ex-goleiro da seleção de Portugal e do Barcelona.

Estreia de Neymar pelo Barcelona
pode ser contra o Santos, diz jornal

Imprensa catalã cogita participação do clube brasileiro na disputa do
troféu Joan Gamper. Partida deverá ser realizada no dia 2 de agosto

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona
220 comentários
Neymar Santos x Flamengo (Foto: Adalberto Marques / Agif )Neymar pode ter se despedido do Santos neste
domingo (Foto: Adalberto Marques / Agif )
Os deuses do futebol gostam de pregar peças, e a nova "vítima" parece ser Neymar : o atacante poderá estrear pelo Barcelona justamente contra o Santos. Segundo o jornal "Mundo Deportivo", o clube paulista está cotado para ser o adversário do Barça na disputa do troféu Joan Gamper, tradicional amistoso realizado no início da temporada para a apresentação do elenco à torcida. De acordo com o diário catalão, a partida será realizada no dia 2 de agosto, no Camp Nou.
Além da data do jogo, outra questão indefinida é o adversário. O acordo entre Santos e Barcelona por Neymar prevê dois amistosos entre as equipes, sendo um no Brasil e um na Espanha, o que aumenta as especulações sobre a possibilidade de o Alvinegro estar presente na disputa do Joan Gamper. O clube catalão insiste em realizar o amistoso no início de agosto porque já poderá contar com suas estrelas, incluindo o novo contratado, que já vai ter se apresentado após a Copa das Confederações - a ser realizada entre os dias 15 e 30 de junho - e o seu período de férias.
Com tantos compromissos de pré-temporada, o Barcelona tem dificuldades para encontrar uma data para o Joan Gamper. O dia 2 de agosto é compatível com os compromissos seguintes. No dia 3, a delegação deverá seguir para a Palestina, onde participará de clínicas para promover o futebol na região. No dia 5, os catalães farão um evento semelhante em Israel.

Empresário de Neymar irrita Felipão, que veta despedida na Vila Belmiro

Técnico diz que vai aumentar a blindagem em atacante assim que chegar à Seleção e que só libera apresentação ao Barça em dia de folga na Seleção

Por Leandro Canônico São Paulo
632 comentários
Wagner Ribeiro, Malaquias e Neymar (Foto: Reprodução / Twitter)Neymar, com os empresários Wagner Ribeiro e
Marcos Malaquias (Foto: Reprodução / Twitter)
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, e o coordenador técnico do time, Carlos Alberto Parreira, não vão liberar Neymar para uma nova despedida do Santos, sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro. O agente do jogador, Wagner Ribeiro, levantou essa possibilidade, mas a ideia não é vista com bons olhos pela CBF.
Pelo contrário. Ao saberem da declaração do empresário do craque, Felipão e Parreira ficaram indignados e asseguraram que, caso um pedido formal de liberação chegue à entidade, a resposta será um “enorme não”. Principalmente porque a Seleção tem um amistoso domingo, contra a Inglaterra, no Maracanã.
O que deixou Felipão e Parreira irritados foi o fato de essa ideia surgir em meio à preparação da Seleção para a Copa das Confederações – os jogadores têm de se apresentar nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, às 19h. A CBF só admite liberar o atacante para sua apresentação no Barcelona. E num dia de folga na programação.
Recentemente, Felipão já havia iniciado um plano de blindagem de Neymar na seleção brasileira, considerando que nela o jogador precisa ter uma rotina mais tranquila da que tinha no Santos, com os compromissos comerciais. Em retaliação a essa ideia de Wagner Ribeiro, o técnico pretende aumentar essa fiscalização.
Preocupado com o rendimento de Neymar na seleção brasileira, o técnico deve aumentar a proteção em cima do seu principal craque. O atacante deve continuar sem dar entrevistas fora dos dias de jogos e seu contato com a imprensa, com certeza, deve ser ainda menor do que antes.
  •  
Felipão Scolari convocação Seleção Brasileira Brasil (Foto: André Durão)Felipão vetou participação de Neymar em novo jogo pelo Santos, contra o Grêmio (Foto: André Durão)

'Erro humano', aponta engenheiro sobre incidente na Arena Fonte Nova

Diretor de engenharia garante que prazos serão cumpridos para eventos.
Parte de membrana de cobertura cedeu nesta segunda-feira, em Salvador.

Por Eric Luis Carvalho e G1 Bahia Salvador
435 comentários
Um "erro humano" provocou o incidente registrado nesta segunda-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, segundo informações do diretor de engenharia José Luis Góes, da Fonte Nova Negócios e Participações, responsável pelo estádio, onde parte da membrana de cobertura cedeu.
- Houve um processo de verificação da cobertura, até aproveitando esse período de chuva, em que existe uma lona, e ela foi enrolada inadvertidamente e causou um impedimento do fluxo de águas. E aí essa água acumulou nesse ponto da lona, no final da lona, causando um bolsão. E, à medida que esse peso foi aumentando, veio a acontecer a ruptura. Então foi um erro de procedimento de verificação, mas nada ligado a qualquer problema estrutural da cobertura propriamente dita. Isso não aconteceu. A gente já identificou e já estamos iniciando os reparos da cobertura - afirma o engenheiro.
Confira outras imagens do incidente na Arena Fonte Nova
- Esse foi o erro humano, o erro localizado, que, nos próximos procedimentos de verificações, a gente vai evitar acontecer de novo - completou Góes.
Cobertura estádio fonte nova  (Foto: TV Bahia)Técnicos avaliam local onde parte da membrana da cobertura cedeu (Foto: Imagens/TV Bahia)
Segundo ele, os reparos na estrutura não irão comprometer os prazos para os eventos futuros, mas admite que, no dia da "entrega" do estádio à Fifa, o equipamento ainda deve estar sob reparos.
- Dia 29 vamos fazer a transferência oficial para a Fifa. Ainda estaremos mexendo na cobertura no dia 29, até porque é algo complexo e que depende de alpinistas e tudo mais. Porém, isso não será problema para a entrega. A Fifa não vai fazer nada na cobertura, então não terá problema de estarmos fazendo esse reparo - garantiu ao GLOBOESPORTE.COM.
O aumento do fluxo de chuvas nesta época do ano não é uma preocupação para a Arena, garantiu o diretor. Segundo ele, a partir do reparo, a cobertura estará na sua totalidade de funções. Ele explicou que o teto do estádio é monitorado através de um software.
- Existe um monitoramento constante dos cabos e da membrana da cobertura através de um software. E foi justamente num procedimento de verificação que ocorreu esse erro. Portanto, não há uma preocupação com as chuvas deste mês, porque o erro foi no procedimento e não de estrutura ou erro de projeto. A cobertura tem uma garantia até maior do que o tempo de concessão, que é de 35 anos. É um material muito resistente e que, após a resolução desse problema, voltará a ser operado na sua totalidade - disse Goés.
Ainda segundo o diretor de engenharia da Fonte Nova, mesmo após a entrega do estádio à Fifa no próximo dia 29, a Fonte Nova Participações estará responsável pela manutenção do estádio, caso a entidade organizadora da Copa das Confederações solicite alguma intervenção. De acordo com o Arena, todos os custos dos reparos na cobertura serão pagos pela Arena Fonte Nova. A FNP ainda afirmou por meio de nota que não há chances de um novo incidente dessas proporções ocorrer durante um evento, já que nestes dias, segundo a  Arena, o estádio passa por uma vistoria em todas as suas dependências, incluindo a cobertura, e a membrana fica completamente esticada e o sistema de drenagem funciona normalmente.
Em abril, no segundo Ba-Vi do Campeonato Baiano, a equipe do GLOBOESPORTE.COM já havia registrado a presença de goteiras no estádio, após uma forte chuva. No entanto, nesta segunda, o temporal que caiu em Salvador durante toda a madrugada mais o erro apontado pela Arena ocasionaram o rompimento de uma das lonas que formam a cobertura.
O caso
Parte da membrana de cobertura da Arena Fonte Nova, estádio que receberá jogos das Copas das Confederações e do Mundo, em Salvador, se rompeu na manhã desta segunda-feira. Não houve feridos.
De acordo com a assessoria da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), responsável pela arena, o incidente ocorreu no setor leste do estádio após as intensas chuvas que atingiram a capital baiana na madrugada.
- Durante as fortes chuvas, houve um acúmulo de água em um dos 36 painéis da membrana da cobertura, localizado no setor leste, provocando o seu rompimento. As causas do incidente já estão sendo apuradas e os serviços de reparo no local já foram iniciados - informou a FNP, através de nota oficial.
Chove forte na capital baiana desde a noite de domingo. Ruas ficaram alagadas e o trânsito parou em diversas avenidas. O mau tempo também afetou o funcionamento de semáforos.
A assessoria da FNP afirmou que o equipamento danificado passou por avaliação técnica na manhã desta segunda. A avaliação deve apontar se houve danos à estrutura.
cobertura fonte nova vistoria popó copa (Foto: Reprodução/Instagram)Parte da membrana de cobertura da Arena Fonte
Nova cedeu (Foto: Reprodução/Instagram)
A Arena Fonte Nova é coberta por uma lona tensionada, mais conhecida como membrana. A cobertura, segundo a assessoria da Fonte Nova Negócios e Participações, é feita com um material impermeável.
Procurada, a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa) informou que o posicionamento oficial do incidente ficará a cargo da FNP.

CBF sorteia ordem dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil

Botafogo, Inter, Santos e Cruzeiro decidem classificação fora, enquanto o Flamengo fará o segundo duelo em casa. Datas são 3, 10, 17 de 24 de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
1174 comentários
Info-CONFRONTOS-COPA-BRASIL (Foto: Infoesporte)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta segunda-feira a ordem dos confrontos da terceira fase da Copa do Brasil. Dos nove clubes da elite do futebol brasileiro que chegaram até a fase atual da competição, só três vão decidir a classificação para as oitavas de final com o mando de campo: Flamengo, Criciúma e Atlético-PR. Já Botafogo, Internacional, Santos, Cruzeiro, Goiás e Ponte Preta farão a segunda partida fora de casa. No único confronto que não envolve equipes da Série A do Brasileirão, o Luverdense vai decidir no Mato Grosso a vaga contra o Fortaleza. A CBF ainda não definiu os dias de cada jogo, mas já divulgou as datas reservadas para os duelos: 3, 10, 17 e 24 de julho, após a Copa das Confederações.
A partir das oitavas de final, em agosto, o Vasco e mais cinco clubes brasileiros da Libertadores 2013 (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras) entram no torneio nacional para completar os 16 times das oitavas de final. O São Paulo está fora por jogar a Copa Sul-Americana.
Na quarta-feira, o Naviraiense ganhou no tribunal o direito de seguir na competição após ser denunciado pela suposta irregularidade contratual do atacante Bahia, que enfrentou o Paysandu. Antes, a Portuguesa havia sido eliminada pela surpresa sul-mato-grossense.
CORREÇÃO: ao contrário do publicado inicialmente, o confronto entre Ponte Preta e Nacional-AM terá seu primeiro jogo com mando de campo do time paulista. O equívoco foi publicado às 15h13m e corrigido às 15h58m.

Teve Isso! Emoção de Neymar, gol salvador de goleiro e lateral bizarro

Despedida do craque santista é destaque na estreia das Séries A e B, que teve ainda cumprimento estranho e torcedor solitário do Bragantino em SC

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
109 comentários
O primeiro fim de semana das Séries A e B do Campeonato Brasileiro rendeu boas histórias. Logo no primeiro dia com jogos, o Oeste empatou com o Avaí por 1 a 1 com um gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo. Se tal situação já é pouco comum no futebol, ainda mais quando o gol que iguala o placar é feito pelo goleiro, de cabeça. Foi o que ocorreu em Itápolis, em partida que teve ainda uma comemoração inusitada. A despedida de Neymar do Santos também foi destaque, mas não foi só isso: a rodada teve torcedora dorminhoca, talismã no Icasa e até cobrança de lateral bizarra na vitória do Grêmio por 2 a 0 contra o Náutico. Confira!
Foi lá e resolveu!
A cena se repete em vários jogos decisivos: o time precisa de um gol nos últimos minutos, e o goleiro sai lá de trás de sua solidão e parte para a área para tentar ajudar a equipe no que parece ser um feito quase impossível. Quase nunca consegue. Na sexta, na abertura da Série B, a partida estava bem longe de ser decisiva. Como o Oeste perdia em casa para o Avaí por 1 a 0, o goleiro Fernando Leal foi para a área adversária aos 48 da etapa final. E conseguiu. Após cobrança de escanteio, com uma cabeçada certeira e firme, empatou a partida em 1 a 1.
- Foi meu primeiro gol na carreira. Quando vi o escanteio, coloquei na minha cabeça que tinha de subir para a área e Deus me abençoou. Não costumo fazer isso, mas... - disse Fernando Leal, logo após o apito final.
Um estranho cumprimento
O gol marcado pelo goleiro Fernando Leal foi realmente inusitado. Porém, igualmente fora do comum foi a forma que o meia do Oeste Melinho encontrou para cumprimentar o "artilheiro" rubro-negro. Depois do jogo, enquanto era entrevistado pelo repórter Fábio Leopisi, do SporTV, Leal levou uma "patolada" e ficou sem graça com a atitude.
– Fiz uma brincadeira pelo acontecimento raro. Fui dar um tapinha, mas não pensei na hora e aconteceu isso. Acabei roubando a cena dele – explicou Melinho.
Torcedor solitário
Um detalhe chamou a atenção na vitória do Joinville sobre o Bragantino por 3 a 0, no sábado, também pela Série B. Durante um dos infrutíferos ataques da equipe paulista, a transmissão do PremiereFC mostrou nas arquibancadas da Arena Joinville um solitário e sofredor torcedor do Braga. Ele lamentou a chance desperdiçada pelo zagueiro Kadu, aos 43 minutos da etapa inicial. Apesar de estar sozinho naquele local do estádio, 8.136 compareceram à estreia do JEC na Série B.
Futebol ‘sonolento’ contagia torcedora do ABC
A estreia do ABC na Série B 2013 foi frustrante para os torcedores do Alvinegro. Cumprindo perda de mando de campo, a equipe potiguar recebeu o Paraná no estádio Almeidão, em João Pessoa, e foi derrotada por 2 a 0 pelo Tricolor paranaense. Muitos torcedores deixaram o jogo antes mesmo do término. Uma torcedora, apesar de não ir embora, mostrou que o futebol do ABC não estava empolgante. Ela foi flagrada pelo PremiereFC aos 33 minutos do segundo tempo se esforçando para se manter acordada (veja o vídeo).
Fé no 'Padim Ciço'
O jogo de estreia do Icasa era complicado: receber o Sport, apontado como um dos favoritos à conquista da Série B e, consequentemente, a uma das quatro vagas ao acesso à elite no ano que vem. Durante a execução do Hino Nacional no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), chamou a atenção um homem de baixa estatura que se perfilou com o time cearense carregando a imagem de Padre Cícero, padroeiro da cidade, e um terço.
Antônio da Silva, vulgo "Toinho", tornou-se uma espécie de talismã da equipe de Juazeiro e passou a acompanhar o time depois que deixou de torcer para o rival Guarani local para vestir as cores do Verdão do Cariri. E deu muito certo: o Icasa derrotou o Sport por 2 a 1, começando a Segundona com três valiosos pontos.
Medida por medida
Se Padre Cícero auxiliou o Icasa fora de campo, o Verdão do Cariri também contou com uma ajudinha a mais nos 2 a 1 sobre o Sport. Antes do jogo, o goleiro Magrão já tinha percebido que a marca do pênalti de uma das áreas estava próxima demais da linha do gol. E foi justamente naquela área que saiu o pênalti que resultou no primeiro gol do time cearense. Na cobrança, Elanardo converteu.
Após o fim do primeiro tempo, Magrão deixou claro que achou que a marca estava próxima demais. A equipe do PremiereFC conferiu a medida com uma trena e descobriu que ela havia sido pintada a 9,50m do gol, quando a regra da Fifa exige uma distância de 11m.
Cruz-maltino de roupa nova
A semana marcou lançamentos das camisas novas de Flamengo e Botafogo para o Brasileirão 2013. Neste sábado, na primeira rodada, foi a vez de o Vasco estrear sua camisa, com riqueza de detalhes. Além da inscrição "115 anos" no ombro, que tem uma pequena faixa diagonal preta, há nas costas uma referência ao primeiro escudo usado pela equipe.
Na parte interna, as bandeiras estilizadas de Brasil e Portugal se fundem, com a citação ao trecho do hino "no futebol és um traço de união" dos dois países. Na barra da manga, as oito estrelas referentes às quatro conquistas de campeonatos brasileiros, mais a Libertadores, Mercosul, Sul-Americano e Terra e Mar. Nas costas, próximo à barra, inscrições lembrando feitos históricos do clube, como "Virada do Século", "Camisas Negras" e "Resposta Histórica". Ah, e na estreia do Brasileirão, o Vasco derrotou a Portuguesa por 1 a 0.
mensagens camisa Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)Mensagens na  nova camisa do Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)
Cartão-faixa de parabéns
O técnico Tite completou 52 anos neste sábado e foi homenageado pela torcida do Corinthians antes do empate por 1 a 1 com o Botafogo, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu. Os alvinegros paulistas estenderam uma faixa com os dizeres “Parabéns Tite” no setor do Tobogã.
Faixa Parabéns Tite Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)Faixa "Parabéns Tite" na torcida do Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)
Bruna Marquezine na torcida do Flamengo
Os torcedores do Flamengo não perderam a chance de mostrar o bom humor na partida contra o Santos. Enquanto esperava na longa fila para entrar no estádio Mané Garrincha, um rubro-negro se destacou por estar com uma imagem da atriz Bruna Marquezine, namorada de Neymar, que se despediu do Peixe para jogar no Barcelona. Mas não era uma imagem qualquer.
Na réplica, a atriz estava com um biquíni do Flamengo. Em entrevista recente, a namorada do jovem craque declarou que torce pelo jogador e até passou a assistir a mais jogos do Santos, mas que seu time do coração é o Rubro-Negro.
bruna marquezine mané garrincha flamengo x santos (Foto: Thiago Dias)Imagem de Bruna Marquezine, com biquini rubro-negro, no Mané Garrincha (Foto: Thiago Dias)
Lágrimas na despedida
Era a estreia de Santos e Flamengo no Brasileirão 2013, no palco de estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações, com quase 70 mil torcedores presentes, mas o protagonista da tarde era só um: Neymar. O craque fez sua última partida pelo Peixe antes de se transferir para o Barcelona e não escondeu a emoção com o momento. Durante a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Ellen Oléria, o jogador deixou escorrer as lágrimas (veja o vídeo).
- A emoção é grande. Mas quando o jogo começa, a gente esquece tudo - disse Neymar, antes de a bola rolar.
Em campo, o novo atleta do Barcelona teve atuação discreta em sua última partida com a camisa do Santos. Apesar de ter sido o jogador mais participativo do Alvinegro, ele não conseguiu se despedir da equipe paulista com uma vitória e deixou o Mané Garrincha com um 0 a 0 diante do Flamengo. O adeus ao Peixe começou com o choro de emoção, mas terminou com declarações de alegria pelo novo desafio na carreira.
- Será uma honra jogar com Messi, Xavi, Iniesta... O Dani Alves foi o cara que mais me encheu o saco, no bom sentido, para ir para lá (risos)... Será uma satisfação grandiosa - disse o craque.
Torcida Flamengo Mané Garrincha (Foto: Cahê Mota)Torcida lotou o Mané Garrincha e gerou a maior
renda do futebol nacional (Foto: Cahê Mota)
Mais no Mané Garrincha: recorde de renda e água fria
O empate entre Santos e Flamengo por 0 a 0 não se destacou apenas pela despedida de Neymar. O duelo ficará na história do futebol brasileiro também por ter tido a maior renda de bilheteria. Os ingressos caros para a partida, e os quase 70 mil torcedores presentes renderam R$ 6.948.710,00 de renda com a partida. Antes, o maior valor absoluto arrecadado em um jogo no Brasil havia sido os R$ 4.484.282,25 da partida entre São Paulo e Internacional, na semifinal da Libertadores de 2010.
O duelo foi o primeiro do estádio Mané Garrincha com todos os lugares do estádio disponíveis. A arena ganhou elogios dos técnicos Muricy Ramalho e Jorginho, mas ambos reclamaram de um detalhe: a água fria nos chuveiros.
-A gente percebe que ainda faltam umas coisinhas. Esse jogo é para isso, testar.  O chuveiro estava gelado – declarou o técnico santista.
Jorginho concordou sobre a água, mas achou o saldo positivo.
- Ninguém reclamou.  O campo não está excepcional, mas está em nom estado, bem melhor do que vários campos que jogamos.  O estádio é maravilhoso, meio alçapão. Só faltou água quente, tomei banho de água fria – comentou Jorginho.
Seca a mão, Josa!
O volante Josa, que tem atuado como lateral-esquerdo na ausência de Douglas Santos, protagonizou um lance no mínimo curioso na derrota do Náutico por 2 a 0 para o Grêmio. O jogador tentou cobrar um lateral, ainda no primeiro tempo, e arremessou a bola, mas ela escapuliu e sequer entrou no jogo. A torcida gremista no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, não perdoou e curtiu com o volante, que secou as mãos e conseguiu concluir o arremesso na segunda tentativa (veja o vídeo).