terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Globo Esporte apresenta as Gatas do Paulistão 2011 nesta semana

Até sábado, as 20 musas fazem campanha 'ao vivo' no programa paulista

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Campanha no Globo Esporte? É isso mesmo. São as Gatas do Paulistão 2011, que se apresentam na edição de São Paulo do programa. Se em campo a briga é pelo título, as 20 meninas, cada uma representando um clube da elite paulista, disputam R$ 10 mil em um concurso promovido pela Federação Paulista de Futebol. O prêmio será concedido por votação popular.
Vote na Gata do Paulistão 2011
tiago leifert e gatas do paulistãoTiago Leifert recebe as Gatas do Paulistão 2011 no Globo Esporte  (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)
Nesta terça-feira, cinco gatas aproveitaram o espaço no Globo Esporte para defender seu partido. Karine (da Portuguesa), Renata (do Botafogo), Ana Paula (do Corinthians), Nicolli (do Mirassol) e Juliana (do Santo André) abriram as apresentações. As outras musas fazem campanha no Globo Esporte de quarta, sexta-feira e sábado.
 

Casa do Joinville sofre com a chuva e Alberto Bial já pensa em plano B

Técnico torce para que piso do Ivan Rodrigues seja recuperado até a próxima semana e estuda possibilidade para que equipe não perca mando de quadra

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Há duas semanas, a chuva que caiu em Joinville deixou a cidade em alerta e o ginásio Ivan Rodrigues, de responsabilidade da prefeitura, alagado. O nível do rio que fica próximo à casa da equipe de Joinville no NBB subiu, e a quadra foi tomada por água e lama. O piso de madeira não resistiu e as ondulações apresentadas fizeram a comissão técnica transferir os treinos para o ginásio da Univille para garantir a integridade física dos jogadores. A expectativa de Alberto Bial é que na próxima semana o problema já esteja solucionado, mas ele não descarta um plano B. O próximo compromisso com mando de quadra será no dia 11 de fevereiro, contra Limeira.
joinville quadraA quadra secou, mas o piso sofreu sérios danos após a chuva na cidade (Foto: Reprodução/Site Oficial)
- Não estava dando para treinar. A madeira subiu. Um garotinho juvenil levou um tombo, mas não foi nada. Espero que quando retornarmos dos jogos contra Bauru e Assis, na próxima terça-feira, já possamos voltar para lá.  Vou viajar torcendo pela recuperação da nossa casinha. Seria o ideal continuar jogando lá no ginásio. Perder o mando de quadra seria um prejuízo muito grande - disse o treinador.
Para evitar que isso aconteça, Bial vem fazendo contatos. O centro de eventos da cidade catarinense, com capacidade para 5.000 pessoas passaria a ser uma opção, mas seria preciso contar com o piso.
- Lá é um ginásio grande, mas íamos ter que conseguir a tabela e o tablado emprestados. Vou viajar nesta quarta-feira fazendo contatos,  mas torcendo para que não seja preciso o plano B.

Pela primeira vez como atual campeã, RBR apresenta carro para temporada

Equipe austríaca revelou o novo RB7 para 2011 nesta terça, em Valência

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Pela primeira vez na condição de campeã mundial e cercada de expectativa, a RBR lançou nesta terça-feira, antes do primeiro teste da temporada, em Valência, o novo RB7. A equipe austríaca apresentou o modelo, com design de Adrian Newey, que vai brigar pelo bicampeonato em 2011.
Vettel e Webber na apresentação do carro da RBRVettel e Webber na apresentação do carro da RBR (Foto: Reuters)

Antes mesmo do lançamento, a equipe apresentou fotos do novo carro em seu site oficial. Depois, revelou o RB7 ao vivo, no pitlane em Valência. O carro tem a frente mais esticada, um motor posicionado mais ao alto e uma asa traseira com um conceito diferente.
Os pilotos da RBR, Sebastian Vettel e Mark Webber, participaram da apresentação. Vettel é o primeiro da equipe a ir para a pista, nesta terça-feira, no primeiro teste da temporada.
O chefão da equipe, Christian Horner, disse que a RBR entra na nova temporada com muita confiança, mas não arrogante. Segundo ele, os títulos nos Mundiais de Pilotos e Construtores serviram apenas para aumentar o moral do grupo.
- Este ano não é diferente de qualquer outro. Eu acho que se não tivéssemos vencido nenhum dos campeonatos no ano passado, não haveria a expectativa e obviamente a pressão que temos hoje. Nós conquistamos isso e conquistamos em um curto espaço de tempo. Eu acho que é como vencer seu primeiro Grande Prêmio. Por isso, estamos confiantes, mas não arrogantes. Vamos para o novo ano muito, muito motivados e comprometidos, mas todos têm de lembrar que somos uma equipe independente.

Inspirado na Ferrari e na RBR, novo carro da Mercedes é lançado

Modelo W02 apresenta mudanças na estética e na parte técnica

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Há dois dias, a Mercedes já deu uma amostra do que seria seu novo carro. Nesta terça-feira, porém, a equipe do piloto alemão Michael Schumacher lançou oficialmente o modelo 2011, momentos antes do primeiro dia de testes em Valência, na Espanha. Inspirado na Ferrari e na RBR,  o W02 traz algumas mudanças na estética e na parte técnica.
Schumacher e Rosberg na apresentação do carro da MercedesOs pilotos Nico Rosberg e Michael Schumacher apresentam o novo carro da Mercedes (Foto: Reuters)
- É sempre uma emoção ver um carro novo pronto para dominar a pista pela primeira vez e este ano não é exceção. Queremos ditar o padrão logo no começo, mas se não conseguirmos, vamos  responder de forma muita forte para nos recolocarmos na disputa. Todo mundo está excitado para ver o que a nova temporada vai revelar - disse Ross Brawn, chefe da equipe.
O modelo 2011 sofreu grandes modificações em relação ao do ano passado. Na parte estética, dá para notar um menor uso da cor preta, enquanto o verde-água ganha mais espaço, principalmente nas asas dianteira e traseira.
A parte técnica também sofreu importantes alterações. É possível notar claramente a inspiração nos carros de Ferrari e RBR. A entrada de ar para o motor voltou para a posição tradicional, acima da cabeça do piloto, bem diferente do modelo de 2010, que tinha duas, colocadas ao lado do capacete. As laterais também têm mais curvas. Segundo Ross Brawn, chefe da equipe, outro diferencial será o Kers desenvolvido pelo time, muito leve e mais compacto.

Vettel dá o troco, supera Alonso e é o mais rápido no primeiro teste de 2011

Superado pela manhã, campeão termina dia com o melhor tempo em Valência

Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha
Pela manhã, Fernando Alonso ditou o ritmo na primeira parte do teste de abertura da temporada da Fórmula 1, em Valência. Logo depois, no entanto, o atual campeão, Sebastian Vettel, deu o troco. O piloto alemão levou sua nova RBR à liderança desta terça, com 1m13s769. O espanhol da Ferrari foi apenas o quinto, com 1m14s553.
Vettel no teste da F1Vettel no teste em Valência, nesta terça-feira (Foto: Getty Images)
Nico Hulkenberg, piloto de testes da Force India, acabou com o segundo tempo do dia, com 1m13s938. Logo atrás veio o também reserva da McLaren, o britânico Gary Paffett, em terceiro, com 1m14s292.
O alemão Michael Schumacher entrou na pista nesta tarde e fez o sétimo tempo do geral, com 1m16s450, logo atrás de seu companheiro, Nico Rosberg, que marcou 1m16s450. Único brasileiro na pista nesta terça, Rubens Barrichello foi apenas o 11º, com 1m17s335.
Os testes em Valência continuam nesta quarta-feira. Na quinta-feira, os pilotos se despedem do circuito Ricardo Tormo.
Confira os tempos do dia em Valência:
.1. Sebastian Vettel (ALE/RBR) 1min13s769 - 93.
.2. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) 1min13s938 - 71.
.3. Gary Paffett (ING/McLaren) 1min14s292 - 91.
.4. Paul di Resta (ESC/Force India) 1min14s461 - 28.
.5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min14s553 - 98.
.5. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 1min16s003 - 68.
.7. Jerome D'Ambrosio (BEL/VRT) 1min16s003 - 71.
.8. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) 1min16s351 - 28.
.9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min16s450 - 15.
10. Jaime Alguersuari (ESP/STR) 1min17s214 - 20.
11. RUBENS BARRICHELLO (BRA/Williams) 1min17s335 - 78.
12. Narain Karthikeyan (IND/Hispania) 1min18s020 - 45.
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min19s930 - 09.

Fábio Santos celebra chance: 'Veio mais rápido do que eu esperava'

Com apenas um jogo pelo Timão, lateral ocupará o lugar de Roberto Carlos em jogo decisivo contra o Tolima-COL

Por Carlos Augusto Ferrari Direto de Ibagué, Colômbia
Caiu no colo do lateral-esquerdo Fábio Santos a oportunidade de atuar como titular em uma das partidas mais importante do ano para o Corinthians. Escalado pelo técnico Tite para substituir Roberto Carlos, vetado pelo departamento médico, o jogador se surpreendeu com a chance recebida na véspera do confronto contra o Deportes Tolima, quarta-feira, às 22h (de Brasília), em Ibagué-COL, pela fase preliminar da Taça Libertadores.
- Estou feliz. A oportunidade veio mais rápido do que eu esperava. É uma grande chance. Para jogar aqui no Corinthians, tem que ter responsabilidade. É um grande desafio para toda a equipe. Estou motivado em fazer uma grande partida – afirmou.
Apesar de poder começar o jogo, Fábio Santos reconhece a importância de Roberto Carlos para a equipe. O pentacampeão sente dores na coxa direita e não tem condições de atuar. No treino de segunda, na Colômbia, ele tentou trabalhar normalmente, mas o problema persistiu.
- Nós sentimos muita falta pela experiência, por tudo o que ele representa no Corinthians e no futebol brasileiro. Ele tem respeito do adversário. Vou procurar fazer aquela função da melhor maneira possível – ressaltou.
Fábio Santos chegou ao Corinthians no início da temporada e estreou no último domingo, no empate por 2 a 2 com o São Bernardo, no ABC, pelo Campeonato Paulista. Mesmo ainda procurando seu espaço, o jogador esquece a exibição individual e mira a classificação para a fase de grupos.
- É importante pensar no coletivo. Se for para jogar mal e o Corinthians conseguir a classificação, estarei feliz. Não adianta arrebentar e o Corinthians ficar fora – completou.

Diretoria do Vasco só deve acertar com novo técnico nesta quarta

Ricardo Gomes e René Simões são os favoritos para assumir o cargo. Roberto Dinamite diz que pode haver uma terceira opção

Por Fred Huber e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Ricardo Gomes no treino do São PauloRicardo Gomes está entre os mais cotados para
assumir o Vasco (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)
A torcida do Vasco vai ter que esperar um pouco mais para saber o nome do novo técnico do time. A diretoria segue negociando com alguns nomes, mas ainda não concretizou a contratação do novo comandante cruzmaltino. Ricardo Gomes e René Simões são os mais cotados para assumir a posição, embora o presidente Roberto Dinamite não exclua uma terceira opção. O acerto, porém, deve sair em pouco tempo.
- Estamos trabalhando em cima de alguns nomes. O Ricardo Gomes e o René têm o perfil que a gente procura. Os dois agradam, mas há a possibilidade de a gente analisar uma terceira hipótese. Esperamos acertar isso nesta quarta – disse.
Ricardo Gomes está sem clube desde que saiu do São Paulo no ano passado, após a eliminação na Taça Libertadores. O treinador costuma ter salário alto, o que dificulta um pouco para o clube acertar com ele.
Por sua vez, René está empregado no Atlético-GO, onde tem o trabalho elogiado. Apesar disso, há uma cláusula em seu contrato que o permite rescindir o vínculo com o Dragão por um valor baixo para uma multa de quebra de contrato.
Desde a recusa do português Carlos Queiroz, a diretoria cruzmaltina passou a buscar nomes no mercado, mas tem encontrado dificuldades. Marcelo Bielsa e Paulo Autuori foram contatados, mas a negociação não evoluiu. Na Colina, há a convicção de que o clube não pode arriscar em um nome sem bagagem e que é preciso contratar um técnico capaz de levantar rapidamente o moral da equipe.

No embalo do carrasco Neymar, sub-20 bate Chile no hexagonal final

Assim como Robinho, que costuma marcar contra o rival, craque faz dois, dá assistência e ajuda Seleção Brasileira a estrear com pé direito: 5 a 1

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
Neymar seguiu os passos de Robinho e se transformou no novo carrasco do Chile. Na madrugada desta terça-feira, o craque da Seleção Brasileira sub-20 marcou dois gols na vitória sobre os rivais por 5 a 1, no Estádio Universidad Nacional San Agustín, na estreia do hexagonal final do Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. Lucas,  Diego Maurício e Willian José completaram a goleada.
Com os dois gols, Neymar chegou a sete no Sul-Americano e é o artilheiro da competição continental. Cardona, da Colômbia, tem quatro. O dono da camisa 7 da sub-20 seguiu os passos do ex-companheiro de Santos, que costuma se dar bem diante do Chile. Na Seleção principal, Robinho já marcou oito vezes em seis partidas diante dos rivais.
No segundo tempo, Danilo, com um problema na virilha, e Lucas, que levou uma solada do adversário, deixaram o gramado e preocupam para a próxima rodada. Na madrugada da próxima sexta-feira, às 0h10m (de Brasília), a Seleção sub-20 volta a campo para encarar a Colômbia, no Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, pela segunda rodada do hexagonal final.
Ao lado de Equador e Uruguai, o Brasil tem três pontos no hexagonal final. O time de Ney Franco  lidera a competição por ter maior saldo de gols. Os dois primeiros colocados garantem vaga nas Olimpíadas de 2012, em Londres.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA E OS JOGOS DO SUL-AMERICANO SUB-20
Neymar gol Brasil x ChileNeymar é o artilheiro do Sul-Americano Sub-20 com sete gols marcados até agora  (Foto: Reuters)
Brasil abre o placar, mas bobeada da defesa dá empate ao Chile
Com Neymar pelo lado esquerdo, Oscar pela direita e Willian José como referência no ataque, o time não conseguia assustar os chilenos logo no início do confronto. Com dez minutos de jogo, Ney Franco mudou o posicionamento dos atletas que atuavam pelos lados do campo. O craque do Santos passou a jogar pela direita, e o meia do Inter, pela canhota. A partir daí, a Seleção passou a tomar conta do jogo.
E foi numa boa jogada pelo meio que o Brasil chegou ao gol. Aos 17, Lucas recebeu na entrada da área e foi derrubado por um adversário. Na cobrança, Neymar perc
ebeu o goleiro adiantado e colocou com categoria por cima de Álfaro. Antes de entrar na meta, a bola ainda tocou no travessão. Na comemoração, coreografia de todo o time canarinho.
O Brasil nem teve tempo de comemorar. Aos 18, Gallegos cruzou da esquerda, a bola passou por toda a extensão da grande área e sobrou para Carrasco. O jogador aproveitou a bobeada da defesa brasileira e do goleiro Gabriel, que não saiu do gol, e chutou cruzado entre o arqueiro e trave para empatar o confronto.
O time brasileiro teve uma ótima oportunidade de ficar novamente em vantagem no marcador. Aos 25, Neymar tabelou com Willian José na entrada da área e tocou por cima do goleiro Álfaro. A bola caprichosamente saiu à esquerda da baliza chilena.
Após o lance do Brasil, o Chile cresceu no jogo. Aos 27 minutos, Pinares cobrou falta da entrada da área e a bola explodiu no travessão. A equipe comandada por César Vaccia seguiu melhor e quase virou o marcador aos 30. Após nova bobeada da defesa brasileira, o mesmo Pinares aproveitou cobrança de lateral, entrou na área e chutou abafado por Gabriel, que evitou o pior para o time canarinho.
Aos 44, um lance polêmico: Gallegos foi lançado na área e caiu após disputar a bola com Casemiro. O árbitro Omar Ponce não marcou pênalti, mas também não deu cartão para o chileno por tentar simular a falta.
Bola na rede: Brasil devolve pancadas com goleada
 A Seleção voltou mais ligada para o segundo tempo e foi premiada com a vantagem no marcador logo aos dois minutos. Oscar levantou a bola na área, Bruno Uvini subiu mais do que os adversários e cabeceou para a marca do pênalti. Neymar se antecipou aos zagueiros e soltou a bomba para recolocar o Brasil na frente: 2 a 1.
Diego Mauricio gol Seleção Sub-20Diego Maurício entrou bem no segundo tempo, fez
um gol e deu uma assistência (Foto: Mowa)
O Chile assustou a Seleção Brasileira aos dez. Reyes arriscou de fora da área e Gabriel espalmou para a lateral, evitando o empate dos rivais. Após o lance, o time canarinho acordou e perdeu uma chance clara de gol. Aos 17, Casemiro recebeu dentro da área e tocou por cima do goleiro Álfaro. A bola passou à direita do camisa 12 chileno.
 Não demorou para o Brasil marcar mais um, aos 19. Willian aproveitou lançamento longo da defesa e deu um leve toque de cabeça para encontrar Lucas na entrada da área. O meia dominou a bola e tocou por cima do goleiro chileno: 3 a 1. A partir do terceiro gol, os brasileiros começaram a cadenciar o jogo, e os chilenos a bater. A resposta da garotada de Ney Franco? Gols.
Aos 30, Danilo sentiu dores na virilha direita e deixou o campo para a entrada de Rafael Galhardo. Logo em seguida, foi a vez de Lucas deixar o campo de maca, com dores na perna após levar um pisão no pé. Diego Maurício entrou no lugar do são-paulino e com apenas dois minutos  em campo fez o dele, aos 36: passe de Neymar, chute no canto direito de Alfaro e mais dancinha na comemoração.
 Ainda dava tempo para o quinto: Diego Maurício, como um ponta, foi à linha de fundo pela direita e cruzou na cabeça de Willian José, que fechou o placar em 5 a 1 aos 44. Goleada para abrir o caminho para Londres.
BRASIL 5 X 1 CHILE
Gabriel, Danilo (Galhardo), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Fernando, Casemiro, Lucas (Diego Maurício), Oscar e Neymar (Henrique); Willian José. Alfáro, Magaña, Opazo (Pablo Silva), Casanova (Guerrero) e Martinez; Marquez, Reyes e Pinares (Gonzalez); Carrasco, Pinto e Gallegos
Técnico: Ney Franco Técnico: César Vaccia
Gols: Neymar, aos 17 do primeiro tempo; Carrasco, aos 18 do primeiro tempo; Neymar, aos dois do segundo tempo; Lucas, aos 19 do segundo tempo; Diego Maurício, aos 36 do segundo tempo; Willian José, aos 44 do segundo tempo
Cartões amarelos: Neymar (Brasil), Opazo, Gallegos, Magaña, Pablo Silva (Chile)
 
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano (EQU) e Miguel Nievas (URU)
Estádio: Universidad Nacional San Agustín

Hexagonal final

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Brasil
3
1
1
0
0
5
1
4
100
2
Equador
3
1
1
0
0
1
0
1
100
3
Uruguai
3
1
1
0
0
1
0
1
100
4
Argentina
0
1
0
0
1
0
1
-1
0
5
Colômbia
0
1
0
0
1
0
1
-1
0
6
Chile
0
1
0
0
1
1
5
-4
0
  • Seg 31/01/2011 - 19h50 Arequipa
    Uruguai
    1 0
    Colômbia
  • Seg 31/01/2011 - 22h00 Arequipa
    Argentina
    0 1
    Equador
  • Ter 01/02/2011 - 00h10 Arequipa
    Chile
    1 5
    Brasil
Olimpíadas e MundialMundial
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Pendurado, Neymar preocupa Ney Franco para sequência do hexagonal

Advertido com cartão amarelo na estreia da fase final, contra o Chile, craque da sub-20 corre o risco de desfalcar o time no torneio continental

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
Neymar gol Seleção Sub-20Artilheiro da sub-20, Neymar está pendurado com
um cartão amarelo no hexagonal (Foto: Reuters)
Neymar é derrubado na área. Pênalti? Que nada. O juiz equatoriano Omar Ponce preferiu ignorar a falta no atacante brasileiro e ainda por cima o advertiu com o amarelo. E é justamente esse cartão que preocupa o técnico Ney Franco. Pendurado, o craque da sub-20 pode desfalcar a equipe na sequência do hexagonal final do Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia, caso seja novamente repreendido pela arbitragem.
- Claro que preocupa o Neymar estar pendurado. A substituição dele foi muito em cima disso. Quando o time fez o terceiro gol, eu já tinha pensando em tirá-lo do jogo, mas a partida ainda não estava definida. Ele vai precisar saber jogar essa parte final da competição sem levar um novo cartão - afirmou o treinador brasileiro.
Ney Franco admitiu que vai rever o lance para saber se o jogador realmente simulou a falta ou se o árbitro ignorou uma falta clara dentro da área.
- Tenho que reavaliar o cartão amarelo para conversar com o atleta. Não sei se foi falta ou não. Se for simulação vamos conversar com o atleta para inibir isso. Se não for, esse foi mais um cartão errado contra a nossa equipe quando era para ter sido falta a nosso favor.
Na madrugada de sexta-feira, às 0h10m (de Brasília), a Seleção Brasileira sub-20 vai enfrentar a Colômbia, no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, no Peru. O time canarinho lidera o hexagonal final, com três pontos, ao lado de Uruguai e Equador. O Brasil leva vantagem no salado de gols.

Assim como Lucas, Danilo diz que problema na virilha foi só um susto

Lateral-direito afirma que não será problema para o jogo da madrugada de sexta-feira, contra a Colômbia, pela segunda rodada do hexagonal final

Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru
Danilo seleção sub-20Danilo afirma que estará em campo no próximo
jogo da sub-20 (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
O lateral-direito Danilo deixou o gramado durante a partida contra o Chile, na madrugada desta terça-feira, sentindo dores na virilha direita. Porém, após uma noite de sono, o jogador acordou assintomático. No bate-papo com a imprensa no Hotel Libertador, em Arequipa, no Peru, ele afirmou que não será problema para o jogo diante da Colômbia, na sexta-feira, às 0h10m (de Brasília), no Estádio Universidad Nacional San Agustín.
- Estou bem. Foi só um susto. Fiz uma abertura além do normal e senti um  pouco o local. Acho que é mais o cansaço porque foi um jogo corrido. O resultado não representou o que foi o jogo. O Chile engrossou a partida e ainda bem que temos um ataque potente para fazer os gols - afirmou.
Apesar de ter afirmado que foi só um susto, Danilo seguirá em tratamento para ter condições de pegar a Colômbia, na madrugada de sexta-feira.
- Os médicos vão fazer de tudo para eu estar na próxima partida. Mas acho que também tenho ter o descanso e fazer um trabalho mental para superar o cansaço.
Com a vitória na madrugada de terça-feira, o Brasil chegou aos três pontos e se igualou a Equador e Uruguai. Porém, o time canarinho lidera o hexagonal final por conta do saldo de gols.

Rhodolfo fala que Carpegiani já o procurou em 2010 e agradece Ceni

Zagueiro revelou que, desde que o técnico trocou o Atlético-PR pelo São Paulo no ano passado, falou que tentaria levá-lo para a equipe do Morumbi

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
rhodolfo atlético-pr treinoZagueiro realizará exames médicos no São Paulo
entre quarta e quinta-feira e depois assinará até
2015 (Foto: Marcelo Elias / Agência Estado)
Prestes a ser anunciado como reforço do São Paulo para a temporada 2011, o zagueiro Rhodolfo revelou, em entrevista à rádio Globo, que mantinha contatos com o técnico Paulo César Carpegiani desde o ano passado. O defensor também fez questão de agradecer aos elogios feitos pelo goleiro e capitão Rogério Ceni, que, em conversas com os dirigentes do Tricolor, indicou o beque do Atlético-PR como substituto ideal de Miranda que, em junho, vai para o Atlético de Madri (ESP).
- Quando o Carpegiani veio para o São Paulo, ele deixou claro que gostaria de me levar. Ainda conversamos outras vezes e falei que precisaria esperar o fim do ano. No meio do ano, fiz um acordo com o presidente do Atlético-PR. Ele disse que, se eu continuasse jogando um grande futebol, poderia me liberar no final do ano. Quando acabou o Campeonato Brasileiro, já recebi ligações de pessoas do São Paulo. Nesse tempo, apareceram propostas da Europa. Uma não foi boa para o clube e outra não foi boa para mim. Agora veio uma oferta que todos gostaram. Estou muito feliz de ir para lá e espero honrar a camisa do São Paulo – afirmou.
O defensor de 23 anos teve 50% dos seus direitos federativos repassados ao clube do Morumbi. O presidente do Atlético-PR, Marcos Malucelli, irá divulgar os valores tão logo o atleta seja aprovado nos exames médicos, que deverão ser realizados entre quarta e quinta-feira. A outra metade ainda segue com a equipe paranaense, que espera lucrar no futuro com uma negociação do beque com o Exterior. Rhodolfo assinará um vínculo com o Tricolor até junho de 2015.
O Rhodolfo veio para ser efetivo, não deixa dúvida quanto a sua titularidade "
Paulo César Carpegiani
Na mesma entrevista, o defensor fez questão de agradecer aos elogios feitos por Rogério Ceni.
- Fiquei muito feliz de escutar isso de um ídolo do futebol brasileiro e que também é conhecido no mundo inteiro. Eu tinha o sonho de trabalhar ao lado do Rogério e agora poderei realizá-lo. Não vejo a hora de começar a trabalhar e conquistar títulos – concluiu o jogador.
Questionado sobre o reforço, o técnico Paulo César Carpegiani adotou a cautela, já que o martelo ainda não foi batido oficialmente. Mas diz que Rhodolfo chegará para ser titular da equipe.
- Ainda não tem uma palavra oficial. Em cima disso, é um jogador que nos interessava, mas vou esperar a palavra do presidente. Era um nome que estava sendo observado, estava na frente como preferência pelo que eu conheço. O São Paulo até ganha em cima dele ofensivamente. Veio para ser efetivo, não deixa dúvida quanto a sua titularidade - concluiu.

Cavenaghi é discreto no treino. Muriel fecha o gol

Atacante argentino chama pouco a atenção no primeiro treino tático. Goleiro é o destaque da tarde

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Cavenaghi internacionalCavenaghi tem desempenho discreto no treino
(Foto: Alexandre Alliatti/Globoesporte.com)
Foi discreto o rendimento de Fernando Cavenaghi em seu primeiro treinamento tático no Beira-Rio. O atacante argentino foi escalado na equipe reserva na tarde desta terça-feira, ao lado de Alecsandro, e chamou pouco a atenção. Teve uma chance de gol, em cabeceio dividido com o goleiro Lauro, após cruzamento de Zé Roberto. De resto, acertou alguns passes e encaixou um tabelamento de letra com seu colega de ataque.
Não houve gols no treino. E por culpa de Muriel. O goleiro defendeu tudo que podia na atividade. Espalmou, quase no ângulo, chute à queima-roupa de Tinga. Salvou, no chão, cabeceio de Guiñazu. E repetiu as defesas ataque após ataque.
O time titular voltou a treinar com Alex entre os 11. Ele deve começar o jogo. Desta vez, Daniel foi o escolhido para ocupar a vaga de Nei, que voltará a treinar nesta quarta-feira e tem chances de enfrentar o Juventude na quinta. Glaydson havia sido testado no flanco na segunda-feira. Na zaga, Ronaldo Alves foi o companheiro de Índio.
A equipe titular treinou com Lauro, Daniel, Índio, Ronaldo Alves e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga, D’Alessandro e Alex; Leandro Damião.
Os reservas foram formados com Muriel, Ricardo Goulart, Rodrigo Moledo, Sorondo e Massari; Glaydson, Andrezinho, Thiago Humberto e Zé Roberto; Cavenaghi e Alecsandro.

Ataque solidário é a marca do Santos neste início de Campeonato Paulista

Alvinegro não vive de apenas um goleador. Quatro jogadores marcaram os 16 gols da equipe no estadual. Elano e Maikon Leite são os artilheiros

Por Adilson Barros Santos, SP
maikon leite e elano santosMaikon e Elano: cinco gols cada no Paulistão
(Foto: Ricardo Saibun/Flickr Santos FC)
Melhor ataque do Paulistão, com 16 gols, o Santos tem apresentado uma característica marcante: não vive do faro de apenas um goleador. Elano e Maikon Leite marcaram cinco cada um. Ambos dividem a artilharia do estadual. Keirrison e Zé Eduardo completam a relação, com três gols cada.
O técnico Adilson Batista explica que dá liberdade para os jogadores de meio se aproximarem da área, buscar a tabela, fazer o gol. Ele prefere não concentrar as jogadas ofensivas em apenas um ou dois jogadores.
- É melhor não centralizar. É importante ter uma presença maior de jogadores em condições de fazer o gol, pois isso gera uma preocupação maior ao adversário. É o que tem ocorrido aqui no Santos - explica.
Já Elano explica que essa solidariedade entre os artilheiros é um ponto que a atual equipe tem em comum com a de 2002, que o tornou conhecido, junto com Robinho, Diego, Renato.
- A referência é aquele time de 2002, que conquistou o Brasileiro. Até o Alex, que era zagueiro, fazia gols. A divisão era muito boa, como agora. E ainda temos o Neymar, que vai voltar da Seleção. Ele também é artilheiro.
O artilheiro santista no Brasileirão 2002 foi Alberto, com 12 gols. Diego e Robinho marcaram dez gols cada, Elano fez nove, Léo, seis, Alex, três. Isso sem contar aqueles que marcaram dois ou apenas um gol. No fim, a equipe da Vila Belmiro terminou a competição com 59 tentos. Foi o ataque mais positivo da competição, ao lado do São Paulo.

Presidente do Grêmio anuncia acerto com Escudero: 'Só falta assinar'

Paulo Odone repete frase utilizada pelos dirigentes tricolores no caso R10

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Paulo Odone durante coletiva do GrêmioPaulo Odone espera acerto com Damián Escudero
(Foto: Mariana Kneipp / GLOBOESPORTE.COM)
Faltam a realização de exames médicos e a assinatura do contrato para que o meia argentino Damián Escudero, 23 anos, seja anunciado pelo Grêmio como novo reforço do clube. Ele será emprestado pelo Boca Juniors por uma temporada.
Desde a frustrada negociação com Ronaldinho Gaúcho, uma frase provoca arrepios nos torcedores do Grêmio: "só falta assinar". Era isto o que sugeriam o presidente Paulo Odone e o vice de futebol Antônio Vicente Martins, quando se referiam às inúmeras reuniões entre os dirigentes tricolores, o empresário Assis e os advogados do clube e do irmão de Ronaldinho Gaúcho. O acerto verbal foi anunciado, o contrato foi redigido, mas a caneta nunca deslizou sobre o papel. Faltou a assinatura, e Ronaldinho foi parar no Flamengo.
Paulo Odone e os dirigentes, a partir daí, não se pronunciaram mais sobre qualquer negociação. Adotaram um mantra conjunto de recusa às perguntas dos repórteres. O zagueiro Rodolfo, por exemplo, chegou a anunciar via Twitter que estava a caminho de Porto Alegre para acertar-se com  o Grêmio, nas ninguém no clube confirmava.
Todos ressabiados após os problemas da negociação com o R10. Mas nesta noite de terça-feira Odone quebrou o pacto de desinformação sobre negociações. Em entrevista à Rádio Gaúcha, admitiu que o Grêmio está acertado com Escudero.
damian escudero Escudero tem 23 anos, é canhoto, e está vinculado ao Boca Juniors (Foto: AFP)
O clube já enviou por fax a documentação necessária para sacramentar o empréstimo por uma temporada do jogador. Segundo Odone, sem temor apesar do trauma provocado pela ida de Ronaldinho ao Flamengo, "só falta assinar":
- Realmente está tudo acertado com o Boca. Já nos mandaram um fax liberando o jogador. Falta o atleta vir e passar pelos exames médicos. Os números estão acertados. Só falta assinar o contrato.
O pai do jogador, Osvaldo Escudero, acredita que ainda nesta quarta-feira o meia chega à capital gaúcha. Até o final da semana o Grêmio deve apresentar Damián Escudero oficialmente.

Mesmo em festa cancelada, CBF exibe novas camisas da Seleção

Ausência de Mano Menezes adia evento que seria realizado em Niterói, mas modelos são apresentados de maneira informal

Por Gustavo Rotstein Niterói, RJ
Em uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro, o cenário estava pronto. Mas o evento de lançamento das novas camisas da Seleção Brasileiras ficou no quase. O motivo alegado foi a ausência do técnico Mano Menezes, que não conseguiu deixar o Peru - onde acompanhava a equipe sub-20 no Sul-Americano na categoria - por causa do mau tempo no país. No entanto, toda a estrutura estava montada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
VEJA GALERIA DE FOTOS COM DETALHES DAS NOVAS CAMISAS
camisa seleção brasileira AzulA camisa azul do Brasil ganhou uma faixa amarela na frente (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
A frustração também ficou por conta das 20 crianças do Instituto Bola Pra Frente, projeto social do ex-jogador Jorginho. Assim, coube ao diretor de marketing da Nike, Thiago Pinto, apresentar, mesmo que de maneira informal, os novos modelos da Seleção - o amarelo estreia no amistoso contra a França, dia 9 - e falar sobre o motivo da ausência do técnico Mano Menezes.
detalhe camisa seleção brasileira AzulUm canarinho foi bordado atrás do escudo da CBF
(Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
- Por problemas meteorológicos no Peru, o treinador não pode retornar ao Brasil - explicou ele, ainda sem determinar se haverá uma outra data para o evento.
Mesmo assim, as novas camisas da Seleção estiveram expostas no salão principal do museu, revelando, agora oficialmente, a novidade da listra verde no peito do modelo amarelo. Além disso, na parte de dentro do escudo da CBF há a imagem de um canário.

- A listra se refere aos nossos ancestrais, que pintavam uma faixa no corpo como forma de proteção antes de cada batalha. Já o canarinho remete a uma forma como a nossa Seleção é conhecida.
Blog Primeira Mão: saiba mais detalhes das novas camisas da seleção brasileira

A camisa azul tem a listra na cor amarela. A Nike ainda pretende lançar um modelo na versão preta, que, entretanto, não será utilizado pela Seleção em partidas.
camisa amarela Seleção brasileiraA camisa amarela será usada pela Seleção contra a França  (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
 

Tristeza após a alegria: Saulo fica seis meses fora por lesão no joelho

Goleiro se machuca depois de marcar gol de vitória do Sport e vai ter que passar por cirurgia

Por pe360graus.com Recife
Herói do Sport na segunda-feira, quando foi ao ataque e marcou o gol do triunfo da equipe sobre o Vitória-PE por 2 a 1, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano, o goleiro Saulo vai ficar seis meses sem poder atuar. Depois de desempatar a partida, o arqueiro rompeu os ligamentos do joelho direito e será submetido a uma cirurgia.
Inicialmente, os médicos do Sport acreditavam que o atleta precisaria ficar afastado por apenas dez dias. Mas exames mais detalhados revelaram a gravidade do problema.
Ao receber a notícia, Saulo não conseguiu conter o choro.
- Para você ver como são as coisas. Ontem (segunda), estava tão feliz. Hoje (terça), estou tão triste. Mas vou me recuperar - disse o jogador, que não pôde continuar em campo após marcar o gol salvador para o Sport aos 45 minutos do segundo tempo. O atacante Carlinhos Bala foi para a meta.
Ainda sem poder escalar Magrão, que se recupera de um problema muscular, o treinador Geninho irá recorrer a Gustavo, terceiro goleiro, para a partida contra o Central, nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Titular da meta do Rubro-Negro pernambucano, Magrão tem chances de voltar ao time no clássico de domingo contra o Santa Cruz, domingo, no Arruda.
Confira a classificação do Campeonato Pernambucano

Rivaldo faz golaço do meio-campo e mostra que está pronto para estrear

Com muita disposição, camisa 10 se apresentou para o jogo e foi o articulador do setor no treino tático comandado pelo técnico Paulo César Carpegiani

Por Marcelo Prado São Paulo
Se a primeira impressão é que a fica, a torcida do São Paulo pode ficar otimista com a chegada do pentacampeão Rivaldo que, nesta quinta-feira, fará a sua estreia com a camisa tricolor na partida contra a Linense, às 19h30m. Nesta terça, no treino tático realizado no CT da Barra Funda, o camisa 10 marcou um golaço do meio-campo.
rivaldo treino são pauloRivaldo mostrou desenvoltura e treinou o tempo todo nesta quarta-feira  (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
O lance foi muito rápido. A saída de bola era do time reserva e o goleiro Denis tocou para o zagueiro Luis Eduardo, que rolou para Cleber Santana. O camisa 8, ao tentar tocar de primeira, mandou nos pés de Rivaldo. O meio-campista, que estava dois passos à frente do círculo central, dominou a bola, olhou para a frente e, ao perceber que o arqueiro estava adiantado, chutou de pé esquerdo, com muita consciência. A bola encobriu o camisa 33 e entrou no canto esquerdo. Um golaço. Imediatamente, boa parte dos jogadores começou a bater palmas.
Rivaldo atuou o tempo todo no meio-campo, como um verdadeiro articulador. Ele ocupou a vaga de Carlinhos Paraíba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Carpegiani armou o time titular no esquema 4-2-3-1 com: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Juan; Rodrigo Souto e Zé Vítor; Dagoberto, Rivaldo e Fernandinho; Fernandão. Em relação ao jogo contra o Santos, a radical mudança foi no posicionamento de Fernandão que, ao invés de atuar como ponta-direita, como ocorreu na Vila, ficou o tempo todo como referência no meio da área. No meio, duas linhas. A primeira, defensiva, com Rodrigo Souto e Zé Vítor na marcação. A segunda, com o trio Dagoberto (direita), Rivaldo (meio) e Fernandinho (esquerda). Eles, no entanto, tinham total liberdade de movimentação.
Rivaldo repetiu o que já havia feito no treino de sexta, realizado em Cotia. Ele chamou a atenção por sua movimentação. Buscou o jogo, trocou passes de primeira, fez lançamentos. O primeiro gol dos titulares já teve a participação do pentacampeão. Ele iniciou a jogada pelo meio e tocou em profundidade para Juan na esquerda. O lateral foi ao fundo e cruzou para a área. O camisa 10 não alcançou a bola mas, Fernandão, de pé esquerdo, mandou a bola para o fundo das redes. Depois de marcar o segundo gol do meio-campo, o pentacampeão ainda participou do terceiro, ao roubar a bola do lateral-esquerdo Miranda, invadir a área e tocar por baixo das pernas do goleiro Denis. A bola, caprichosamente, bateu na trave e sobrou para Dagoberto, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Mudança no segundo tempo
Na etapa complementar, Carpegiani fez uma alteração no time titular, colocando Ilsinho na vaga de Fernandão. Com isso, Dagoberto fez a função de centroavante. O desempenho, no entanto, não foi o mesmo, já que o camisa 25 prendeu a bola em alguns lances. Rivaldo seguiu com ótima dinâmica de jogo e mostrou bom preparo, já que atuou todo o treino, que durou 1h06min.

Deco e Belletti: R$ 1 milhão por mês e pouca participação em campo

Sequência de lesões põe em xeque a relação custo-benefício da dupla

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com currículos premiadíssimos, Deco e Belletti chegaram ao Fluminense em meados de 2010 com pompa de superestrelas. Ao contrário do que é costume, não foram apresentados nas Laranjeiras. Protagonizaram, em um hotel de luxo na Zona Sul do Rio de Janeiro, eventos condizentes com o passado vitorioso e, principalmente, o investimento tricolor na dupla: cerca de R$ 1 milhão por mês. Pouco mais de seis meses depois, no entanto, o retorno em campo está longe de ser o esperado e o custo-benefício os coloca em dívida, apesar de terem conquistado o título do Brasileirão.
Deco Belletti FluminenseDeco e Belletti durante um treinamento do Fluminense no ano passado (Foto: Photocamera)
Consagrado por passagens vitoriosas por Porto, Barcelona e Chelsea, Deco foi o responsável pelo maior investimento em jogador pelo patrocinador do Flu nos 11 anos de parceria. Pelo menos no quesito salário. Com aproximadamente R$ 700 mil em rendimentos mensais (entre salário e apoio ao projeto social que leva seu nome), o luso-brasileiro esteve longe de fazer a diferença em campo. Cada aparição do meia custou, aproximadamente, R$ 233 mil aos cofres do clube.
Jogador Salário Jogos Gols V E D Aproveitamento
Deco R$ 700 mil 18 1 9 5 4 59,26%
Belletti R$ 300 mil 9 0 3 4 2 48,15%







Desde sua apresentação, no dia 9 de agosto de 2010, o camisa 20 esteve em campo 18 vezes e marcou apenas um gol. Nesse período, porém, o que mais chamou a atenção foram as lesões musculares – sempre na coxa. São cinco ao todo, contando a última, no tendão da coxa esquerda, o que pode afastá-lo inclusive da primeira fase da Taça Libertadores da América.
Os problemas médicos teriam feito até mesmo com que Deco dissesse a amigos que “não dava mais” para jogar futebol e pensasse em seguir outro rumo. Em entrevista ao programa “Bem, Amigos”, do Sportv, na última segunda, entretanto, ele reafirmou o desejo de se recuperar e voltar a jogar bem.
- Aposentar nunca passou pela minha cabeça, mesmo após a lesão, que foi totalmente fora do comum. Foi no tendão. Naquele momento, fiquei triste. Primeiro porque a expectativa que tinha para esse ano era grande. Poder jogar uma Libertadores, torneio que nunca disputei. Preparei-me, fiz pré-temporada, estava bem. No vestiário (após se machucar contra o Olaria. Veja no vídeo ao lado), eu falei que estava triste, que era difícil para mim, depois de tantos anos, viver uma situação de lesões. Nunca passei por isso. Eu sabia que não era simples. A gente se conhece. Fiquei mal, bastante chateado. Mas, parar, nunca pensei. Cheguei a comentar a situação com algumas pessoas. Eu me sinto bem. Não posso parar porque estou machucado. Não posso desistir. Se não estivesse em condições, seria o primeiro a falar: ‘Não dá mais’. Mas jogo por prazer. Graças a Deus, não preciso mais do futebol para viver. Com Deco em campo, o Fluminense tem nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, o que representa 59,26% de aproveitamento. Mas os números de Belletti são bem inferiores. Apresentado em 19 de julho, o volante, que como lateral-direito foi campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 2002, vestiu a camisa tricolor para jogar em apenas nove oportunidades. Dessas,  apenas uma como titular, na estreia. Foram três vitórias, quatro empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 48,15%, pouco para quem é o dono do sétimo maior salário do elenco: cerca de R$ 300 mil. Em uma média de participação, próximo dos R$ 270 mil por partida.
Vítima de lesões musculares logo assim que chegou às Laranjeiras, Belletti tem sofrido desde o fim do ano passado com lesão nos dois tendões de Aquiles, dores que voltou a sentir após participar normalmente da pré-temporada. No fim do ano passado, o jogador comentou o fato de ter sido pouco aproveitado.
- Achei que ia jogar mais, mas o time estava bem, embalou, e eu tive problemas nos tendões de Aquiles. Isso atrapalhou muito pelo ritmo que o futebol brasileiro exige. Nem por isso desanimo, sei que estou pronto para quando o Muricy precisar.

Os números da dupla se tornam ainda mais impactantes se comparados, por exemplo, com os de Darío Conca. O argentino, que renovou o contrato e recebeu aumento de quase 100% no fim de dezembro, disputou o Brasileirão com remuneração de aproximadamente R$ 250 mil. Valor que, se multiplicado pelos oito meses de competição e dividido pelos 38 jogos em que esteve em campo, representa R$ 52 mil por partida. Isso sem contar no rendimento técnico, uma vez que o camisa 11 marcou nove gols e deu 18 assistências.
Liberado dos últimos treinamentos para resolver em três dias problemas particulares em Barcelona, Belletti tem futuro incerto no Fluminense. O clube não colocará dificuldades diante de uma boa proposta para o jogador, que foi oferecido e descartado no Cruzeiro.

Para entrada de Ronaldinho, Luxa saca Egídio e testa Renato na lateral

Treinador mantém Vander entre os titulares, e Deivid como único atacante

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
Na estreia de Ronaldinho Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo deverá fazer uma improvisação no time que vai enfrentar o Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, no Engenhão, às 22h (de Brasília). No treino da tarde desta terça-feira no Ninho do Urubu, com a entrada de Ronaldinho, o treinador deslocou o meia Renato para a lateral esquerda e sacou Egídio da equipe.
- Caso isso aconteça, estou preparado. Mas não sabemos ainda a escalação ou quem vai jogar. Só sei que teremos de entrar focados, de uma forma correta, como tem sido nos últimos jogos - comentou Renato.
A tendência da escalação quando R10 estivesse liberado para atuar havia sido antecipada pelo treinador em entrevista ao programa "Bem, Amigos", do SporTV. E a presença de Renato na lateral foi testada durante a partida contra o Americano. Durante o jogo realizado no dia 26, o treinador trocou Egídio pelo atacante Wanderley, com a mudança de posição de Renato.
- Não é um bicho de sete cabeças. É uma função que se tiver treinamento, adaptação, já atuei algumas vezes. Sei da maneira de jogar, de marcar. Os jogadores da defesa procuram nos ajudar o tempo todo. Se for assim, vou ter ajuda. Só o Vanderlei pode dizer. Ele sabe a qualidade do time que vai entrar em campo.
O time provável para o duelo contra o Nova Iguaçu é Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Renato; Maldonado, Willians, Thiago Neves, Vander e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.
Os jornalistas só foram autorizados a acompanhar o treino tático uma hora depois do seu início. Entretanto, alguns minutos após a entrada, a atividade foi interrompida devido à forte chuva e os raios sobre o Ninho do Urubu.
 

Problema na coxa direita tira Roberto Carlos da partida desta quarta-feira

Técnico Tite anunciou nesta terça que o jogador não enfrenta o Tolima. Fábio Santos fica com a vaga. Paulinho entra no lugar de Bruno César

Por Carlos Augusto Ferrari Direto de Ibagué, Colômbia
Roberto Carlos no treino do CorinthiansRoberto Carlos treinou na segunda, mas sentiu dor
na coxa direita e está vetado (Foto: Ag. Estado)
O lateral-esquerdo Roberto Carlos está fora da partida contra o Deportes Tolima, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela Taça Libertadores. O jogador foi vetado pelo departamento médico por causa de dores na coxa direita. Fábio Santos fica com a vaga. O técnico Tite confirmou também a entrada do volante Paulinho no lugar do meia Bruno César.
- O Roberto ficou alguns dias com um problema que está incomodando. Ele foi retirado do primeiro jogo em função disso e fez a recuperação. Fiz o trabalho (segunda-feira) para ver a reação do atleta. É justamente isso que falta, intensidade para ir para o jogo - explicou o comandante.
Na segunda-feira, o jogador revelou que teve uma conversa com o treinador e explicou o que vinha sentindo. Entretanto, não revelou que estava fora do duelo contra os colombianos. O problema na coxa direita apareceu no ano passado e até agora não foi sanado.
Depois de preferir não anunciar o substituto, o técnico Tite mudou de ideia e confirmou que Fábio Santos ficará com a vaga. O jogador, contratado no início da temporada, teve um bom rendimento no empate por 2 a 2 com São Bernardo, no último domingo, no ABC paulista.
- Ele foi bem no último jogo. Já havia para ele ficar esperto – revelou o treinador.
A outra alteração é a entrada do volante Paulinho na vaga do meia Bruno César. Tite entende que com a troca dará uma saída com mais qualidade da defesa para o ataque. Jorge Henrique fará a função de armar a equipe.
- Está definido que é o Paulinho. Ele tem entrosamento com o time – completou.
O Corinthians começa a partida com: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Jucilei e Paulinho; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique.