Há dois anos sem jogar, Baiano se diz pronto para prova de fogo: 'Vamos lá'
Sem atuar em partida oficial desde a final do sul-americano sub-15 em 2011, volante enfrenta Atlético-PR em primeira chance no profissional
77 comentários
Baiano (dir.) será titular pela primeira vez no Vasco;Soutto (esq.) é opção (Foto: Marcelo Sadio / Vasco)
O técnico Dorival Júnior cogitava escalar Fillipe Soutto, mais leve e mais ofensivo, porém treinou com Baiano neste sábado, que deve ser a tendência. Antes, foram seis oportunidades de compor o banco, muitos treinos coletivos e alguns jogos-treinos, ora como zagueiro, ora como volante, posição de origem. Até a primeira chance, enfim, bater na porta.
- Estou preparado e à disposição do treinador. Se ele decidir me colocar em campo, vamos lá - disse Baiano, no desembarque do Vasco, antes de saber que o técnico já estava decidido pela sua oportunidade no Vasco.
Com personalidade, o jogador lembrou da dificuldade da estreia, contra um adversário que está invicto há 11 partidas e na ponta, mas não se intimida com o desafio. Também pudera. Estrear como profissional do Vasco já é uma vitória pessoal para Fabrício Baiano. Ele esteve próximo de deixar o clube no ano passado, quando assumiu um "gato" (adulteração de documento de identidade) de quatro anos, após ser campeão sul-americano sub-15 pela seleção brasileira como Heitor Bispo dos Santos.
Perdoado e com a situação regularizada, o jogador treinou entre os juniores, mas logo sofreu uma grave lesão. Depois de seis meses parado e com a idade estourada para ficar na base, ele passou a treinar entre os profissionais com o técnico Paulo Autuori, que jamais o utilizou. Agora, com Dorival, a primeira chance finalmente aparece.
Paulo Autuori abriu espaço para Baiano, mas a chance não surgiu (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Lesões e suspensão ajudam
Baiano é o único primeiro volante de ofício à disposição para o jogo contra o Atlético-PR. Além de Abuda, suspenso, o técnico Dorival Júnior não conta com Guiñazu e Sandro Silva, ambos machucados. O argentino deve retornar apenas no fim da temporada e o segundo atualmente faz trabalho de fisioterapia com bola, se aproximando da volta. Além disso, para o setor, Fellipe Bastos foi emprestado para a Ponte Preta nesta semana.
Os companheiros mais experientes tentam passar força para o garoto. Cris e Juninho, principalmente. O lateral Fagner, jovem, porém mais rodado, disse que o garoto pode sentir a falta de ritmo de jogo, mas que vai se adaptar ao longo da partida.
- Baiano é um garoto que está subindo agora, está tímido ainda, o que é normal. Vai ser um pouco complicado no início pelo ritmo de jogo, que sente mesmo, o tempo de bola, mas tenho certeza que vai ajudar a gente bastante - apostou o lateral vascaíno.
Kleber e Barcos comemoram gol do Grêmio contra a Portuguesa (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Zé Roberto domina a bola jogo Grêmio contra Portuguesa (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
Jacare UFC BH (Foto: Getty Images)
Josuel Distak (à esquerda), Rogerão, Jacaré, Alan Nuguette e Gilberto Faria (Foto: Rodrigo Malinverni)
Donald Cerrone (E) e Evan Dunham duelam no UF 167 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
Erica Paes volta a lutar em outubro contra a americana
Ex-UFC, Luiz Banha enfrenta Rodney Wallace em
Em
luta de submission, David Vieira terá oportunidade de revanche contra
Viscardi Andrade, já que perdeu este ano na segunda edição do TUF Brasil
(Foto: Divulgação/UFC)
No UFC 164, onde Ben Henderson perdeu o título
Bruno Carioca assinou neste sábado contrato com
Anderson Silva retoma terceira posição de José Aldo,
Ranking atualizado do UFC mostra Anderson Silva novamente em terceiro no peso por peso (Foto: UFC)
Após vencer Kampmann, Carlos Condit quer lutar
Felipe Massa no box da Ferrari no fim de semana
Luca di Montezemolo foi muito assediado pelos jornalistas em Monza (Foto: Getty Images)
Atualmente na Lotus, Kimi Raikkonen pode fazer retorno surpreendente à Ferrari (Foto: AP)
Em 2007, Kimi conquistou o único título de Pilotos da Ferrari após a era Schumacher (Foto: Getty Images)
Nico Hulkenberg, da Sauber, é uma das opções da Ferrari para 2014 (Foto: Getty Images)