sábado, 7 de setembro de 2013

Presidente da Ferrari diz que decisão sobre Massa sai 'nos próximos dias'

Montezemolo garante que não há nada definido, mas que 'é hora de tomar decisão'. Apesar de rixa de 2009, ele não vê problema em retorno de Kimi

Por Monza, Itália
75 comentários
Felipe Massa nos boxes da Ferrari no fim de semana do GP da Itália (Foto: Getty Images)Felipe Massa no box da Ferrari no fim de semana
do GP da Itália (Foto: Getty Images)
O futuro de Felipe Massa na Ferrari será conhecido nos próximos dias. Quem garante é o próprio presidente da escuderia, Luca di Montezemolo. No paddock do circuito de Monza, palco do GP da Itália, o mandatário garantiu que ainda não tomou nenhuma decisão, mas afirmou que está na hora de definir a dupla de pilotos para 2014.
- Pensaremos sobre isso imediatamente após Monza. Queríamos chegar neste fim de semana sem nenhuma pressão estranha. Vamos tomar a decisão nos próximos dias. Não tomamos nenhuma decisão ainda. Não assinamos contrato com ninguém. Conversaremos com Massa, depois formaremos nossa opinião e, em seguida, decidiremos – explicou.
Montezemolo afirmou que um bom resultado de Massa diante dos “tifosi”, como são conhecidos os torcedores da Ferrari, pode ajudar na permanência do piloto. O brasileiro terá uma boa chance de impressionar neste domingo. Ele superou o companheiro Fernando Alonso no treino deste sábado e larga em quarto, logo à frente do espanhol.
- Temos diversos nomes. Mas há também a possibilidade de escolhermos a do ano passado, que é continuar com Felipe - disse.
Luca Di Montezemolo ferrari gp da Itália (Foto: Agência Getty Images)Luca di Montezemolo foi muito assediado pelos jornalistas em Monza (Foto: Getty Images)
Sem problemas para retorno de Raikkonen, garante dirigente
Um dos nomes mais especulados para se juntar à Ferrari em 2014 é o do finlandês Kimi Raikkonen, atualmente na Lotus. O “Homem de Gelo” já defendeu o time de Maranello por três temporadas e foi o último piloto a levar a equipe ao título, em 2007.
- Kimi é um bom piloto. Para nós é uma satisfação ele ter conquistado nosso primeiro campeonato sem Michael (Schumacher) e Ross (Brawn) – elogiou.
Kimi Raikkonen - Ferrari (Foto: AP)Atualmente na Lotus, Kimi Raikkonen pode fazer retorno surpreendente à Ferrari (Foto: AP)
Um possível retorno do finlandês seria uma reviravolta. No fim de 2009, ele deixou a equipe pela porta dos fundos. Na ocasião, a Ferrari rompeu o vínculo de Raikkonen precocemente para abrir vaga para a chegada de Alonso. Kimi, inclusive, mesmo fora da F-1, ficou um ano recebendo salários da escuderia. Além disso, a relação do piloto com Montezemolo ficou arranhada na época. Entretanto, perguntado se o que aconteceu antes poderia pesar contra, o dirigente rebateu:
- O que aconteceu antes? Nós ganhamos o campeonato mundial – ironizou, para depois falar mais sério – Em todo caso, não seria problema – garantiu.
Em 2007, Kimi Raikkonen conquistou o único título de Pilotos da Ferrari após a era Michael Schumacher (Foto: Getty Images)Em 2007, Kimi conquistou o único título de Pilotos da Ferrari após a era Schumacher (Foto: Getty Images)
Hulkenberg e Bianchi correm por fora
O presidente fez questão de garantir também que as opções não se resumem à contratação de Raikkonen ou a permanência de Massa. Apesar de não citar nomes, outro piloto bem cotado é Nico Hulkenberg. Neste sábado o alemão de 26 anos foi a grande surpresa do dia ao colocar a Sauber, de motor Ferrari, em terceiro no grid, à frente dos dois carros do time de Maranello. Corre por fora também o jovem Jules Bianchi. Membro da Academia de Pilotos da Ferrari, o francês de 24 anos tem se destacado mesmo com o limitadíssimo carro da Marussia.
- Há várias possibilidades com relação a outros pilotos. Qualquer que seja a decisão, precisamos ser muito cuidados, porque há prós e contras - completou.
Lotus e Sauber como opções para Massa
Felipe tem chances de seguir na Ferrari, mas caso saia, pode encontrar espaço na Lotus, que precisará de um piloto experiente para comandar a equipe caso perca Raikkonen. Outra opção seria a Sauber, que tem parceria técnica com a Ferrari no fornecimento de motor, e enfrenta dificuldades financeiras.
Nico Hulkenberg, Sauber (Foto: Getty Images)Nico Hulkenberg, da Sauber, é uma das opções da Ferrari para 2014 (Foto: Getty Images)
Circuito Monza - GP da Itália 2013  (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário