quinta-feira, 2 de junho de 2011

Diante do assédio do Inter, Tricolor quer novo contrato com Dagoberto

Dirigente do Colorado nega ter feito proposta pelo atacante em reunião, mas São Paulo vai oferecer prorrogação de dois anos ao jogador

Por Alexandre Aliatti e Marcelo Prado Porto Alegre e São Paulo
dagoberto são paulo (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Dagoberto está há cinco anos no São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
O diretor executivo do Internacional, Newton Drummond, e o diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, se reuniram na capital paulista nesta quinta-feira, pela manhã. O dirigente colorado queria sondar a contratação do atacante Dagoberto, mas o colega tricolor deixou claro a ele que não há a possibilidade de sair negócio.
À reportagem do Globoesporte.com, os dois dirigentes deram versões diferentes sobre o encontro: Drummond negou que tenha sido feita uma proposta por Dagoberto, enquanto Baptista admitiu que, diante do assédio de outro clube a seu atacante, oferecerá ao jogador uma prorrogação de mais dois anos no contrato em vigência, que expira em abril de 2012. Pela Lei Pelé, o atacante já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe em outubro, sem que o Tricolor recebesse um tostão pela transferência.
- Foi uma conversa amigável, de estreitamento de relações entre os clubes. Falamos sobre jogadores, sobre perdas com as convocações das seleções, mas não falamos de contratações. O Internacional não fez proposta pelo Dagoberto – afirmou Drummond, num discurso bem diferente do adotado pelo dirigente são-paulino:
- Nós reiteramos na reunião a nossa posição de não liberar o Dagoberto. Ele é um atleta muito importante e agora queremos segurá-lo por mais tempo. Vamos começar a pensar nisso agora – disse Baptista.
Se o Dagoberto tiver de sair, será pela porta da frente"
Marcos Malaquias, empresário
A declaração do dirigente são-paulino surpreendeu o empresário de Dagoberto, Marcos Malaquias. Ele nega ter sido sondado pelo Inter, mas admite se sentir incomodado por ver o Tricolor demonstrar interesse na renovação contratual do jogador só depois de um rival ter entrado na jogada.
- Esta notícia que você está me dando me surpreende muito, principalmente porque passei o ano passado inteiro correndo atrás dos dirigentes do São Paulo e pedindo para eles renovarem o contrato do Dagoberto. Só para o presidente Juvenal Juvêncio eu liguei umas 30 vezes, e a resposta era sempre a mesma: “Vamos ver, vamos ver, vamos esperar”. É o que eu vou fazer – disse Malaquias, resignado com a postura da diretoria tricolor.
Segundo o empresário, a única proposta oficial que chegou a Dagoberto nestes cinco anos de São Paulo foi do Metalist, da Ucrânia, no ano passado: 4,5 milhões de euros. O atacante preferiu ficar no Tricolor.
- O Dagoberto vai ficar afastado de todo tipo de negociação e só vamos pensar nisso no fim do ano. Quero deixar bem claro que, independentemente do que acontecer, o Dagoberto, se tiver que sair, será pela porta da frente – finalizou Malaquias.
No contrato em vigência, o São Paulo detém 75% dos direitos econômicos de Dagoberto. Os outros 25% pertencem ao jogador.

Gilberto Silva não se acomoda, e considera volta ao Brasil um desafio

Jogador se apresenta oficialmente ao Grêmio, com a camisa de número 3

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Com 34 anos, os últimos nove vividos na Europa - entre o inglês Arsenal e o grego Panathinaikos - o pentacampeão mundial Gilberto Silva apresentou-se na tarde desta quinta-feira, oficialmente, como novo reforço do Grêmio. Ele vestirá a camisa 3 do tricolor gaúcho, com o qual assinou contrato de um ano e meio.
Gilberto Silva com a camisa do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)Gilberto Silva, com a camisa 3 do Grêmio (Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Experiente, Gilberto Silva entrou em contato com os torcedores antes da apresentação, conversou com o técnico Renato Gaúcho, conheceu os novos companheiros, e até passeou pelo memorial do clube, onde assistiu às lembranças das maiores conquistas. Um dia cheio que resume a felicidade de Gilberto Silva em voltar ao Brasil.
- Estou super feliz com essa nova etapa da minha vida profissional, com essa nova etapa da minha vida pessoal. Feliz com o retorno ao Brasil, algo que eu já estava pensando em fazer. E o Grêmio, abrindo as portas para eu dar sequência na minha carreira, é algo super motivante. Esse clube dispensa qualquer comentário meu - afirmou.
Apesar da carreira vitoriosa na Seleção Brasileira e nos clubes, Gilberto Silva sente-se desafiado em seguir conquistando títulos:
- É um novo desafio, é um desafio que me motiva. É como se eu tivesse voltado no tempo e começado minha carreira. Com tudo o que eu vivi até agora, com 34 anos, aprendi bastante. Com a ajuda de todos, quero trabalhar bastante para no final da temporada o nosso sacrifício ser recompensado com conquistas.
Voltar ao Brasil não significa, para Gilberto Silva, acomodação. Ele vê espaço para seguir crescendo na carreira, e principalmente, seguir ganhando.
- Não posso me acomodar agora e achar que tudo o que eu ganhei é suficiente. Quero continuar ganhando. (...) É uma oportunidade de crescimento para a minha carreira, para mim. Sei da grandeza do clube, espero que essa parceria seja de muitas vitórias, muitas alegrias.
O número 3, coincidentemente, atende a um desejo do jogador. A camisa estava disponível desde a saída de Paulão para o futebol chinês. E também tem um significado familiar para Gilberto Silva:
- O número 3 é uma homenagem que fiz ao meu pai. Ele jogava as peladas dele com a camisa 3, ele era zagueiro. Dedico esse retorno a ele, a minha mãe, o Grêmio já ganhou mais torcedores agora - concluiu.

Avaí libera, e Renan será apresentado no Corinthians na próxima semana

Reunião nesta quinta-feira com a diretoria do clube catarinense sacramentou saída do goleiro para o time paulista

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
Renan Avaí (Foto: Ag. Estado)Renan será apresentado no Corinthians na próxima
semana (Foto: Ag. Estado)
O goleiro Renan está livre para ser anunciado como novo jogador do Corinthians. Ele entrou em acordo com o Avaí nesta quinta-feira, em reunião realizada em Florianópolis, e deve ser apresentado oficialmente pela diretoria do Timão, no CT Joaquim Grava, no início da próxima semana.

- O Renan já é jogador do Corinthians. Amanhã (sexta-feira), vamos para o contrato. Depois que os dois clubes assinarem, ele viaja – explicou o empresário Carlos Corsini, por telefone.
O Corinthians adquiriu 70% dos direitos do goleiro. O clube de Santa Catarina ficou com os outros 30%. O valor da transação não foi revelado, mas o acordo aconteceu abaixo do montante estipulado como multa rescisória – R$ 5,4 milhões. O camisa 1 tinha contrato até o fim de 2012 com o clube sulista. O novo vínculo será por cinco temporadas.

O dinheiro utilizado na transação não virá exclusivamente dos cofres do Corinthians. A diretoria vinha conversando com parceiros interessados em investir. Renan é visto como uma grande aposta a longo prazo, principalmente por ter apenas 20 anos e potencial para ser vendido ao exterior futuramente.
Apesar disso, ele chegará ao Timão com status de possível titular. Julio Cesar, dono da posição desde a saída de Felipe, passou a ser questionado após a falha na decisão do Campeonato Paulista, contra o Santos, na Vila Belmiro. As outras opções do elenco são os novatos Rafael Santos, Danilo Fernandes e Gauther.

Presidente do Santos 'convoca' Zé Roberto para negociações

Mandatário afirma que ainda não encontrou o jogador para acertar contrato e se mostra disposto a negociar

Por Marcos Guerra São Paulo
ze roberto hamburgo (Foto: EFE)Zé Roberto é desejo do Santos (Foto: EFE)
O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, deu uma pausa no clima da final da Libertadores e falou sobre reforços para a disputa do Brasileirão. Desde a semana passada, o mandatário já havia manifestado o desejo de contar com o meia Zé Roberto, que se desligou do Hamburgo após a disputa do Campeonato Alemão. Desde o ano passado, o jogador também se mostrou favorável a um acerto com o clube praiano, mas ainda não foi encontrado.
- O Zé Roberto não foi localizado. Eu queria ter tempo para conversar com ele. O Zé já tinha me dito, desde o ano passado, que queria jogar no Brasil e pelo Santos – disse o presidente, nesta quinta-feira.
O meia teve passagem pelo Santos entre 2006 e 2007. A ideia de Zé Roberto é ter um contrato mais longo, de dois anos. Assim, ele encerraria sua carreira atuando na Vila Belmiro. O mandatário alvinegro não somente está disposto a negociar, como convoca o jogador para as discussões contratuais.
- Zé Roberto, se estiver vendo isso, saiba que estamos prontos para negociar – reforçou Luis Alvaro, mandando um recado.
Alex Silva
O zagueiro, que foi liberado pelo São Paulo, foi especulado como reforço do Santos. O presidente alvinegro, porém, negou que esteja negociando com o defensor. Em sua rescisão com o Tricolor, Alex Silva tem uma cláusula que o impede de ser contratado por Santos, Corinthians ou Palmeiras até o dia 31 de julho.

Em comunicado, Messi desmente ter sido agredido por torcedor

Incidente teria acontecido em Rosário, cidade natal do craque

Por Agências de notícias Buenos Aires
Messi Olé (Foto: Olé)Messi diz que não sentiu nada (Foto: Olé)
O meia-atacante Lionel Messi desmentiu as informações divulgadas pela imprensa argentina de que teria sido agredido por um jovem com um soco nesta quinta-feira em uma rua de Rosário, sua cidade natal.
O atacante ainda publicou em seu site oficial um comunicado no qual tenta tranquilizar fãs e familiares.
"Foi publicado em diferentes meios de comunicação que levei um tapa na saída de um restaurante de Rosário. Para a tranquilidade de todas aquelas pessoas que nos perguntaram a veracidade do assunto, devo dizer que não recebi tapa de ninguém", escreveu.
Alguns jornais argentinos relataram mais cedo que Messi foi agredido por um estudante em frente a um restaurante em que almoçava com dois amigos, quando foi abordado por fãs para tirar fotos.
Alguns jovens que se disseram fãs de Messi afirmaram que o jovem que tentou a agressão é torcedor do Rosário Central, maior rival do Newell's Old Boys, equipe do atacante na infância.

Ingressos para segundo jogo entre Coritiba e Vasco estão esgotados

Todas as entradas colocadas à venda terminam em apenas um dia no Couto Pereira. Venda agora somente para o Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Fila para a venda de ingressos do Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)Fila formadas para a venda de ingressos do Coritiba
(Foto: Divulgação/Coritiba)
Estão esgotados os ingressos para o jogo de volta entre Coritiba e Vasco, quarta-feira, no Couto Pereira, pela final da Copa do Brasil. Segundo informações da assessoria do Coxa, a carga disponível acabou com a venda realizada nesta quinta-feira. A maior parte dos ingressos é exclusiva para o programa de sócio torcedor, que acumula mais de 28 mil associados.
Ainda conforme a assessoria, a única venda restante é de mil ingressos através do programa sócio torcedor para o setor “Mauá”.
Para os visitantes, o Coritiba disponibilizou 3,4 mil ingressos – 10% da capacidade total do estádio – que, segundo informações da assessoria, também estão esgotados.
Os únicos ingressos à venda para o público geral é para o partida do Campeonato Brasileiro: as equipes se enfrentam domingo, às 16h, no mesmo local.
Os ingressos para a terceira rodada do Brasileirão são na cor cinza e serão vendidos na bilheteria da Mauá.
Confira os valores:
Arquibancada inteira – R$ 80,00
Meia arquibancada – R$ 40,00
Mauá inteira – R$ 100,00
Meia mauá – R$ 50,00
Social Superior inteira – R$ 160,00
Meia Social Superior – R$ 80,00

Sem Elano e Neymar, Mano escala Anderson e Robinho no 1º coletivo

Jogadores do Santos desembarcaram em Goiânia nesta quinta e fizeram treino leve no Serra Dourada. Base é a mesma do jogo contra a Escócia

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Goiânia, GO
Robinho Seleção Brasileira (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Robinho: titular do ataque da Seleção nesta quinta
(Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
O técnico Mano Menezes comandou o primeiro coletivo da Seleção Brasileira visando ao amistoso contra a Holanda, neste sábado, às 16h10m (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. Nesta quinta-feira, na primeira atividade com todos os jogadores convocados, o treinador não pôde escalar Elano e Neymar, ambos do Santos, que desembarcaram na parte da manhã na capital goiana. Com isso, Anderson e Robinho iniciaram o treino entre os titulares.
A base do time que começou a atividade desta quinta-feira é a mesma da vitória por 2 a 0 sobre a Escócia, em março, em Londres. Porém, sem Elano e Neymar, que participaram do empate do Santos por 3 a 3 com o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, em Assunção, no Paraguai. A Seleção iniciou o treino com a seguinte formação: Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Anderson, Ramires e Jadson; Leandro Damião e Robinho.
Na segunda parte, por poucos minutos, Mano fez algumas alterações. O comandante sacou Anderson e Leandro Damião e apostou nas entradas de Elias e Fred. O primeiro, inclusive, fez um dos gols da atividade já no fim do coletivo. Em seguida, os jogadores fizeram um trabalho técnico, comandados pelo assistente Sidnei Lobo.
A grande dúvida de Mano é quem sairá para a entrada de Neymar. Mano pode optar por um esquema com três atacantes, sacando Jadson e apostando em Robinho como meia-atacante. Por outro lado, o Rei das Pedaladas poderia ceder o lugar para o camisa 11 do Peixe. Nesta sexta-feira, o comandante vai definir a equipe titular para o duelo contra a Holanda.
A imprensa só teve acesso ao Serra Dourada uma hora após o início do treinamento. Antes de liberar a presença dos jornalistas, Mano Menezes aproveitou para trabalhar jogadas ensaiadas. Faltas ao lado da grande área e escanteios tiveram ênfase no treino. Curiosidade ou não, na Copa de 2010, a Holanda eliminou o Brasil justamente em dois lances de bola parada.

Em treino secreto, Holanda pratica jogada que tirou o Brasil da Copa

Seleção holandesa terá o mesmo ataque do Mundial da África do Sul. No meio-campo, Afellay substitui Sneijder

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Amistoso com cara de jogo sério. É com este pensamento que a Holanda vem se preparando para o jogo contra a Seleção Brasileira, no próximo sábado, em Goiânia. Em coletivo com portas fechadas na Gávea, na tarde desta quinta-feira, a equipe treinou com o mesmo ataque da Copa de 2010: Robben, Van Persie e Kuyt.
(assista ao vídeo completo ao lado)
Sneijder, que pediu dispensa por dores musculares, já tem substituto no meio de campo: Affelay, jogador do Barcelona.
Na parte final do treino, o técnico Bert van Marwjik tirou Van Persie da equipe titular e escalou Huntelaar.
Mesmo sem o carrasco do Brasil no Mundial da África do Sul, a Holanda continua apostando nas jogadas de bola parada para vencer a equipe de Mano Menezes. Lances que foram decisivos para a vitória da equipe por 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira nas quartas de final do Mundial do ano passado.
Nesta sexta, a equipe embarca para Goiânia, onde fará o reconhecimento do gramado do Serra Dourada, palco do amistoso contra o Brasil, no dia seguinte, às 16h10m (de Brasília). O SporTV transmite a partida ao vivo.

Oscar Schmidt recebe alta após cirurgia para retirar nódulo cerebral

Ex-jogador de basquete ficou internado oito dias no Hospital Albert Einstein e esperava pelo resultado do exame que confirmou que tumor era benigno

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Oscar ex-jogador de basquete (Foto: Diário de São Paulo)Oscar foi liberado pela equipe médica e se recupera
bem (Foto: Diário de São Paulo)
Depois oito dias internado se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um nódulo cerebral na parte frontal esquerda, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt recebeu alta. Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, "o resultado final do exame realizado confirma que o nódulo retirado não é maligno e não necessitará de tratamento complementar".
Oscar mostrou bom humor durante o período em que passou sob cuidados. Ele descobriu o problema no dia 20 de maio, após se sentir mal durante uma viagem aos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, foi detectada a necessidade da cirurgia. Ela foi realizada cinco dias depois o ex-cestinha chegou a passar pela UTI. Passado o susto, a equipe médica diz que Oscar está muito bem e em plena recuperação.

Sem falar sobre F-1, Felipe Massa apresenta projeto de brinquedo em SP

Ideias de piloto inspiram desenho de carrinho, que será lançado em 2012

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Nenhuma palavra sobre a polêmica envolvendo Lewis Hamilton após o Grande Prêmio de Mônaco, no último fim de semana. Nem sobre os resultados nas seis primeiras corridas da temporada. Em São Paulo para apresentar o desenho do carrinho que desenvolveu para uma fabricante de brinquedos, Felipe Massa não quis falar sobre Fórmula 1. O piloto da Ferrari se limitou a responder perguntas sobre a nova criação, frustrando os jornalistas que estiveram na manhã desta quinta-feira em um bar na zona sul de São Paulo.
Massa carrinho de brinquedo (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Massa e o designer com um dos protótipos do carrinho (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
Criado em conjunto com o designer da marca, Alton Takeyasu, o “Eagle Massa” deverá ser lançado em duas versões no segundo semestre de 2012, uma tradicional e outra autografada. O piloto se disse empolgado com o projeto.
Massa coletiva carrinho de brinquedo (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Massa durante a coletiva em São Paulo
(Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- A gente começou do nada, ele me mostrou alguns tipos de desenhos, protótipos. E quis misturar um pouco, não teria graça fazer um fórmula, que é o carro que eu corro. Queria fazer algo novo. Eu queria algo agressivo. Fomos trabalhando devagarzinho e chegou ao final um carro que me deixou supercontente. E tinha que ter uma cor que sempre fez parte da minha vida (verde e amarelo). Tenho certeza que muitas crianças vão se divertir bastante. E tem tudo a ver comigo – disse o piloto.
Massa afirma que aceitou o projeto por ser praticamente uma volta aos seus tempos de criança. Acostumado a brincar com carrinhos desde pequeno, o piloto disse que o carrinho poderá ajudar outros jovens a se interessarem pela vida no automobilismo.
- Na minha carreira, até na época que eu corria de kart, sempre fez parte da minha diversão. A sua vida roda em cima disso, na competição, se divertir com o que mais gosta. É uma ajuda ainda mais para que outros pilotos, que ainda são crianças, virem profissionais.
Massa afirmou que seu filho, Felipinho, de 1 ano e meio, gostou do desenho que traçou.
- Ele gostou. Ele ainda não fala carro, chama “vrum vrum vein”, eu disse que era do papai. Ele adorou.
  •  
Carrinho Felipe Massa Eagle Massa (Foto: Divulgação)Protótipo do carrinho que será lançado no próximo ano (Foto: Divulgação)

Antes da despedida de Ronaldo, Brasil e Romênia duelam no futsal

Depois da vitória sobre o Irã por 3 a 1 na estreia do Torneio da China, seleção brasileira espera outro jogo difícil na luta pelo bi da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Hangzhou, China
Seleção brasileira   futsal treino (Foto: CBFS/Divulgação)Seleção em clima de alegria no treino para o jogo
contra a Romênia (Foto: CBFS / Divulgação)
A despedida de Ronaldo dos gramados é só na próxima terça-feira, mas, nesta sexta, Brasil e Romênia estarão frente a frente. De folga na rodada desta quinta do Torneio da China, a seleção brasileira de futsal deixou de lado os passeios turísticos pela cidade de Hangzhou e treinou para o jogo contra os europeus, às 10h (horário de Brasília). Após a vitória por 3 a 1 sobre o Irã na estreia, a expectativa dos atletas é de duelo complicado diante dos romenos.
- Esperamos mais um jogo difícil, como foi a estreia, e é preciso que seja encarado assim. Temos que estar focados do início ao final da partida para evitar surpresas. No primeiro confronto, jogamos bem, mas estávamos um pouco travados. Podemos melhorar ainda mais - comentou o goleiro Djony, que será titular nesta sexta.
Djony ganhou a oportunidade após a expulsão de Léo Oliveira, ainda no primeiro tempo do jogo diante do Irã. Ele garante que o peso de ser o único goleiro relacionado para o confronto com os romenos não o atrapalhará.
- Entrei no jogo passado tranquilo, e isto é algo que busco sempre, pois ajuda o elenco. Diante da Romênia, estarei bem concentrado. Sei que vai ser um jogo difícil, mas tenho confiança de que terei uma boa atuação - declarou o arqueiro.
Além da Romênia, o Brasil ainda terá pela frente na competição outros dois adversários: Japão e China, respectivamente no sábado (4/6) e no domingo (5/6). De acordo com o regulamento, a seleção que somar o maior número de pontos ao final dos confrontos, em turno único, leva o título. O Brasil luta pelo bicampeonato do torneio.

Carlos Barbosa vence paraguaios e
é tri da Copa Libertadores de futsal

Equipe brasileira goleia o Atlético Paranaense por 4 a 1 na final do torneio internacional. Agora, time gaúcho se prepara para a Copa América

Por GLOBOESPORTE.COM Encarnación, Paraguai
Carlos Barbosa na Liga Futsal 2011 (Foto: Divulgação)O Carlos Barbosa, agora, volta as atenções para
a Liga Futsal 2011 (Foto: Divulgação)
O Carlos Barbosa (RS) foi tricampeão da Copa Libertadores da América de Futsal. Na cidade paraguaia de Encarnación, o time brasileiro venceu o Atlético Paranaense, do Paraguai, por 4 a 1. Com o resultado, a equipe está credenciada para disputar a Copa América.
A partida foi bastante movimentada, em um ginásico completamente lotado. Empurrado por sua torcida, o Atlético saiu na frente, com Sallas, logo aos 4 minutos. No entanto, a superioridade técnica do Carlos Barbosa logo apareceu e, ainda no primeiro tempo, Rodrigo marcou o gol de empate após uma cobrança de falta ensaiada. Antes do intervalo, Leandrinho acertou um belo chute da intermediária, virando o placar (2 a 1).
Na segunda etapa, Marcênio aproveitou um rebote do goleiro adversário, logo aos 3 minutos, e conseguiu ampliar a vantagem. Coube a Thiaguinho fechar a goleada.
Na semifinal, a equipe brasileira havia derrotado os argentinos do Boca Juniors, vencendo por 3 a 0.
O Umuarama, o outro representante brasileiro na competição, foi eliminado pelos vice-campeões do Atlético Paranaense na semifinal (4 a 1). Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe brasileira venceu o Boca Juniors por 1 a 0.
Confira a campanha do tricampeão Carlos Barbosa:
Carlos Barbosa 4 x 0 Kimberley (ARG)
Nacional (URU) 0x3 Carlos Barbosa
Atlético Paranaense (PAR) 1x4 Carlos Barbosa
Semifinais: Carlos Barbosa 3x0 Boca Juniors (ARG)
Final: Carlos Barbosa 4x1 Atlético Paranaense (PAR)

Maurren Maggi fatura ouro, mas confessa que salto não agradou

Em Buenos Aires, medalhista olímpica garante primeiro lugar no salto em distância feminino. Keila Costa fica com o segundo lugar no pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Conforme esperado, Maurren Maggi garantiu a medalha de ouro no salto em distância feminino no Campeonato Sul-Americano de atletismo, nesta quinta-feira. No entanto, seu salto, 6,62m, foi aquém das expectativas, levando em consideração que a atleta detém a terceira melhor marca do ano, com 6,89m garantindos no GP de São Paulo. Seu objetivo, que era manter a regularidade (no Rio, semana passada, ela saltou 6,80m), não foi alcançado.
Maurren Maggi e Keila Costa fazem dobradinha brasileiro no salto em distância (Foto: Wagner Carmo / CBAt)As medalhistas Maurren e Keila (Wagner Carmo/ CBAt)
A prova, que abriu a competição sul-americana, também foi feliz para a brasileira Keila Costa, que marcou presença no pódio. Ela conquistou a medalha de prata após saltar 6,45 m, o mesmo que a colombiana Caterine Ibarguen, que ficou com o bronze (Keila conseguiu 6,44 m como segundo melhor salto, enquanto Caterine obteve 6,41 m).
Após a prova, Maurren  Maggi confessou não ter gostado da marca, mas deixou claro que o objetivo principal era a medalha de ouro.
- Com certeza, o frio atrapalhou bastante. Estava fazendo média de resultados muito melhores no Brasil e hoje ninguém fez um bom salto - disse a atleta.
Keila, por sua vez, ainda vai participar do salto triplo, disputado no próximo sábado. Satisfeira, ela comemorou mais uma presença importante no pódio.
- Não conseguiu acertar as marcas da pista e acabei queimando dois bons saltos - disse a pernambucana.

Sheik reencontra a bola. Weldinho e Jorge Henrique viram titulares

Técnico Tite fez duas mudanças em relação ao time que venceu o Coritiba no último domingo, em Araraquara

Por Carlos Augusto Ferrari Extrema, MG
Com a documentação liberada para estrear pelo Corinthians, o atacante Emerson Sheik participou nesta quinta-feira, em Extrema-MG, de seu primeiro treino com bola desde que chegou ao clube. As outras novidades da atividade foram o lateral-direito Weldinho e o atacante Jorge Henrique na equipe titular.
Emerson Sheik treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte)Emerson Sheik participa de primeiro treino com bola no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte)
Sheik vinha apenas treinando fisicamente no CT Joaquim Grava para recuperar a forma física, já que não atua desde o mês passado, quando ainda defendia o Fluminense. O jogador foi escalado pelo técnico Tite na equipe reserva ao lado de Elias Oliveira no ataque e mostrou boa mobilidade.
A expectativa do departamento físico e da comissão técnica é de que Emerson Sheik seja liberado para ser relacionado a partir do dia 14 de junho. Assim, ele poderia enfrentar o Santos, dia 19, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
Weldinho treino Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte)Weldinho aparece entre os titulares
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte)
Weldinho pode ganhar já a primeira oportunidade desde que foi contratado, na reta final do Paulistão. O garoto, de apenas 20 anos, é o reserva imediato de Alessandro, ausente pelas próximas seis semanas por causa de uma lesão na coxa direita. O volante Moradei e o zagueiro Wallace são opções caso o treinador queira improvisar.
No setor ofensivo, Tite decidiu atender aos pedidos da torcida e voltou a escalar Jorge Henrique na função de armador. Ele ocupou a vaga de Morais, muito criticado pelo baixo rendimento na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, domingo passado, em Araraquara.
O meia Alex, comprado do Spartak Moscou-RUS, também seguiu com o grupo para Extrema e realizou uma atividade em campo separado. O ex-colorado também treina para recuperar a forma, mas só poderá jogar depois do dia 20 de junho, quando será reaberta a janela de transferências.
O Corinthians treina até sábado em Extrema e depois viaja para o Rio de Janeiro. No domingo, enfrenta o Flamengo, às 16h, no Engenhão.
O Timão treinou com a seguinte formação: Julio Cesar, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Willian e Liedson.

R10 Fashion Rio: astro esbanja cuidados com o visual em treino

Camisa 10 prepara as madeixas antes da atividade no Ninho do Urubu. Cabeleira presa resiste aos movimentos do jogador

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Debaixo dos caracóis dos cabelos de Ronaldinho Gaúcho surgem doses de preocupação e vaidade. Seja num simples treinamento, em viagens ou nas incursões noturnas, o jogador não para de ajeitar as madeixas, como aconteceu no treino da manhã desta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Na semana em que acontece o evento de moda Fashion Rio, o camisa 10 tenta não ficar feio na foto.
montagem Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo  (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM) Ronaldinho é rápido para prender o cabelo antes do treino (Fotos: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

Ronaldinho apareceu no campo com os cabelos molhados e presos apenas por um elástico na frente, com os cachos soltos. Depois, ele começou a preparação do visual de treino. Prendeu a cabeleira com uma espécie de coque, e pegou uma faixa que estava no braço. Terminada a operação, o visual ficou com um tufo de cabelo preso atrás e esticado na frente pela tiara.
O jogador parece craque na preparação do penteado. Durante a atividade, o visual não foi afetado uma única vez, mesmo com a movimentação no rachão e brincadeiras com Negueba e Paulo Vítor, além de uma dancinha esquisita que  fez em certo momento do treino.
Em algumas viagens, Ronaldinho chega a molhar os cabelos logo após o desembarque, antes de aparecer no saguão do aeroporto, onde fãs e imprensa o aguardam com máquinas fotográficas e câmeras de TV em punho. O camisa 10 também faz uso de loções hidratantes e tonalizantes.
Ronaldinho Gaúcho costuma apelar para boinas quando quer investir no visual e deixar o cabelo escondido. Os modelos preferidos do jogador são na cor preta e uma de lã branca. O craque também usa arcos.
Na final da Taça Rio contra o Vasco, Ronaldinho inovou e apareceu com trancinhas no cabelo. Na ocasião, Thiago Neves não perdeu tempo e brincou com o jogador.
- Ronaldinho está levinho depois que meteu essas trancinhas. Está uma graça.

Inter em 2011: Falcão tem números inferiores aos de Roth

Atual treinador perde para antecessor em aproveitamento, rendimento ofensivo e gols sofridos

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Falcão treino Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Falcão quer rendimento que proporcione vitórias
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Foi muito mais por causa do rendimento do time do que pelos resultados que o Inter decidiu demitir Celso Roth no início de abril. Ao escolher Paulo Roberto Falcão como sucessor, o clube esperava uma equipe que jogasse melhor e, de quebra, aumentasse (ou pelo menos mantivesse) o aproveitamento. Não aconteceu. Passados quase dois meses, o Inter segue com seu futebol questionado. E os resultados pioraram.
Pioraram em todos os quesitos. Caiu o percentual de aproveitamento, caiu a média de gols feitos, aumentou o número de gols sofridos. A ressalva que pode ser feita a favor de Falcão reside no peso dos jogos. O novo treinador encarou mais partidas decisivas, incluindo o mata-mata da Libertadores e as finais do Gauchão, com três Gre-Nais consecutivos – jogos, na teoria, bem mais complicados do que aqueles em que o Inter foi comandado por Roth.
Falcão tem dez jogos pelo Inter. Venceu os três primeiros. Nos sete restantes, só teve um triunfo. São três empates e três derrotas. O aproveitamento é de 50%. Com o ídolo na casamata, o Colorado marcou 14 gols e levou 12 – médias de 1,4 a favor e 1,2 contra. No período, o time vermelho ganhou o returno do Gauchão e depois conquistou o título geral do Estadual.
Celso Roth comandou o Inter em 14 partidas na temporada. Foram sete vitórias, cinco empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 61,9%. Com ele, o Inter marcou 28 gols – dois por jogo. E sofreu 12 – média de 0,85. As duas únicas derrotas foram para o Veranópolis, no Gauchão, e para o Jaguares, pela Libertadores, quando acabou demitido.
No Estadual, o Inter ainda foi treinado por Enderson Moreira, que comandava o time B, e pelo interino André Döring, no intervalo entre a saída de Roth e a chegada de Falcão.
O atual treinador admite que existe a necessidade de melhores resultados. Mas diz que o mais importante é o desempenho.
- Temos uma necessidade, claro, de resultados, mas isso não é o mais importante. O mais importante é ter um rendimento para que os resultados aconteçam sem ser por acaso – disse Falcão.
O Inter volta a campo no domingo. Em Campo Grande (MS), encara o América-MG pela terceira rodada do Brasileirão.
Inter com Falcão
Inter 1 x 0 Santa Cruz
Inter 2 x 0 Emelec
Juventude 1 x 2 Inter
Peñarol 1 x 1 Inter
Inter 1 x 1 Grêmio
Inter 1 x 2 Peñarol
Inter 2 x 3 Grêmio
Grêmio 2 x 3 Inter
Santos 1 x 1 Inter
Inter 0 x 1 Ceará
10J, 4V, 3E, 3D
14 gols marcados: 1,4 por partida
12 gols sofridos: 1,2 por partida
Inter com Roth
Inter 3 x 1 Juventude
Veranópolis 2 x 1 Inter
Inter 3 x 2 Pelotas
Emelec 1 x 1 Inter
Inter 4 x 0 Jaguares
Inter 4 x 0 Ypiranga
Caxias 3 x 3 Inter
Jorge Wilstermann 1 x 4 Inter
Inter 0 x 0 Novo Hamburgo
São José-Poa 0 x 1 Inter
Inter 0 x 0 São Luiz
Inter 3 x 0 Jorge Wilstermann
Lajeadense 1 x 1 Inter
Jaguares 1 x 0 Inter
14J, 7V, 5E, 2D
28 gols marcados: dois por partida
12 gols sofridos: 0,85 por partida

Messi é agredido em bar na Argentina

Craque do Barça, que minimizou o incidente, concedia autógrafos no momento que recebeu um soco

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
Messi capa do diário Olé (Foto: Olé)Jornal argentino destaca agressão sofrida por Lionel
Messi, mas sem mostrar o agressor (Foto: Olé)
O atacante argentino Lionel Messi foi agredido nesta quinta-feira no momento que deixava um bar em Rosário, sua cidade natal, a 300 quilômetros de Buenos Aires. A informação é da agência de notícias “Ansa”.
Segundo a imprensa local, o jogador do Barcelona, que está de férias, levou um soco enquanto concedia autógrafos a torcedores e estudantes locais. Ele estava acompanhado de seguranças pessoais e se retirou imediatamente do lugar.
O responsável pela agressão foi um torcedor do Rosário Central, clube arquirrival do Newell´s Old Boys, equipe onde Messi começou a carreira no futebol. Ambas agremiações são da cidade de Rosário. No momento do soco, o “hincha” do Rosário teria gritado para o hermano “Pecho Frío”. O termo na Argentina significa um jogador que não quer nada, que não se dedica, algo como “chinelinho” no Brasil.
Em entrevista exclusiva ao jornal “Olé”, Messi disse tudo foi muito rápido e que ele não se feriu.
- Nem me tocaram. Não senti nada e depois que me interei de toda a confusão. Não aconteceu nada - garantiu Messi, que preferiu não dar parte na polícia da agressão.

Duplas faltas derrubam Sharapova, e Na Li vai à final em Roland Garros

Vice na Austrália, chinesa disputará sua segunda decisão de Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
Era a melhor chance da carreira para Maria Sharapova vencer Roland Garros, o único Grand Slam que lhe falta no currículo. Sem rivais perigosas como Serena Williams, lesionada, e já contando com as eliminações de Kim Clijsters, Vera Zvonareva e Maria Azarenka, a ex-número 1 aparecia como favorita. Dez duplas faltas, porém, impediram que ela chegasse à final. Encontrando problemas com o vento e diante da agressiva chinesa Na Li, Sharapova sucumbiu. Por 6/4 e 7/5, a chinesa de 29 anos avançou à final do torneio francês, em que irá enfrentar a italiana Francesca Schiavone.
Na Li tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Na Li, número 7 do mundo, deve subir para a quinta colocação no ranking da WTA (Foto: Reuters)
Vice-campeã do Australian Open, em janeiro, a chinesa, atual número 7 do mundo, disputará sua segunda final de Grand Slam neste ano. Ela se torna a primeira tenista de seu país a alcançar a decisão em Roland Garros e tentará fazer história ao levantar o troféu - nunca uma chinesa foi campeã em um dos quatro principais torneios do circuito mundial.
Sharapova, por sua vez, deixou escapar o Career Slam - nome dado ao feito em que um tenista conquista os quatro Grand Slams, mesmo que em temporadas diferentes. Em sua casa, a russa, atual número 8 do mundo, tem os troféus de Wimbledon/2004, US Open/2006 e Australian Open/2008. Sua campanha em Roland Garros este ano foi a melhor de sua carreira, igualando a de 2007, quando foi eliminada por Ana Ivanovic na semifinal.
TÊnis sharapova roland garros (Foto: Agência EFE)Sharapova só pôde lamentar seus problemas com
o saque nesta quinta-feira (Foto: Agência EFE)
Li começou a partida jogando um tênis ainda mais agressivo que o de Sharapova, tomando a iniciativa dos pontos antes da russa. A tática funcionou para a chinesa, que executou três bolas vencedoras e quebrou o saque da adversária no segundo game. A ex-número 1 saiu ameaçou no terceiro game, mas não converteu nenhum dos três break points que conseguiu.
Sharapova só se recuperou no sétimo game, quando se defendeu bem para chegar a uma chance de quebra e, no ponto seguinte, forçou um erro de Li. O jogo, a partir daí, ficou tecnicamente ruim, com muitas falhas. Sharapova, brigando contra o vento, fez três duplas faltas e cedeu nova quebra no oitavo game, mas Li também cometeu dois erros no nono game e devolveu a "gentileza".
Sacando em 4/5, Sharapova cometeu uma dupla falta a um erro não forçado e se viu diante de três set points. A russa salvou o primeiro, mas errou uma direita fácil, com a quadra aberta, e deu o primeiro set para a chinesa: 6/4.
O jogo seguiu tecnicamente ruim, e Li cometeu uma dupla falta para perder o primeiro game da parcial. Mesmo sem fazer nada espetacular, Sharapova manteve a vantagem. No oitavo game, contudo, a ex-número 1 voltou a ter problemas no saque. Depois de duas duplas faltas e dois erros forçados por devoluções profundas da adversária, a russa cedeu a quebra e o empate: 4/4.
Li continuou confirmando o serviço e, diante da pressão, Sharapova sucumbiu. No 12º game, jogando para forçar o tie-break, a russa cometeu uma dupla falta e um erro forçado para ´dar dois match points à chinesa. Logo no primeiro, outra dupla falta - sua décima no jogo - decidiu a vaga na final de Roland Garros em favor da chinesa.

Bernardinho liga o alerta, e Murilo prevê ‘jogão’ contra a Polônia

Treinador teme que, sem a pressão para garantir-se na próxima fase, seleção europeia dê trabalho ao time brasileiro nos confrontos no Maracanãzinho

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Bernardinho no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Bernardinho no treino da seleção de vôlei
(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Sede da fase final da Liga Mundial, a Polônia tem a classificação garantida no Grupo A, independentemente dos resultados que conquiste. E, mais até do que os ataques do eficiente Kurek, essa falta de responsabilidade é o principal motivo de preocupação de Bernardinho. Acostumado a jogar contra os europeus precisando do resultado tanto quanto seus comandados, o treinador teme que, sem pressão sobre os ombros, os adversários surpreendam o Brasil.
- Diferentemente de Porto Rico, a Polônia tem um time mais alto, de mais tradição, acostumado a participar de grandes competições. Embora já esteja classificada, vem com o desejo de bater o Brasil. Mas vão estar sem responsabilidade e devem jogar mais soltos. Eu gosto de jogar com eles presos, também sentindo o peso da responsabilidade. Dessa vez eles não vão sentir isso.
Para o técnico, uma das principais armas do rival deste fim de semana é o saque flutuante. Para acertar a recepção, reforçou, já nesta quarta-feira, as atividades com os passadores. Destaque nos duelos com Porto Rico, em San Juan, João Paulo Bravo vê outras razões para se preocupar.
- É um time muito forte fisicamente, que cria problemas nesse sentido. Eles têm um bloqueio muito alto. Temos que ser um pouco mais espertos nesse jogo do que fomos no último fim de semana.
Dispensado da primeira rodada devido a problemas pessoais, Murilo assistiu de casa, pela televisão, à vitória polonesa por 3 a 0 sobre os Estados Unidos. O ponteiro também alertou tanto para o saque quanto o bloqueio rivais e disse acreditar em um espetáculo diante da torcida carioca.
- Tem tudo para ser um jogão.
Brasil e Polônia se enfrentam às 10h dos dias 4 e 5 de junho, no Maracanãzinho. Os dois confrontos serão transmitidos pela Rede Globo. Com seis pontos, a equipe de Bernadinho lidera o Grupo A, seguida justamente pelo adversário desta rodada, que tem três pontos na classificação.
Murilo no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Murilo no treino da seleção de vôlei (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Magoado após saída, Alex Silva ataca dirigente e diz: 'Não sou problemático'

Beque diz que tudo mudou no clube após queda para o Avaí, não aceita protesto da torcida e afirma que, se tiver proposta, vai jogar em rival

Por Marcelo Prado Amparo, SP
Alex Silva São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Alex Silva fala sobre sua polêmica saída do Tricolor
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Segunda-feira, 25 de maio. Uma reunião com o diretor de futebol Adalberto Baptista encerrou o ciclo de um dos jogadores mais vitoriosos do São Paulo nos últimos tempos. Após 143 jogos, 12 gols marcados e três títulos brasileiros conquistados, Alex Silva pediu rescisão de contrato e foi atendido. Seu empréstimo terminaria no dia 31 de julho, mas o clube do Morumbi já havia avisado que não compraria seus direitos federativos, que pertencem ao Hamburgo-ALE e estavam estipulados em € 3,5 milhões (R$ 8 milhões).
Magoado com a forma como as coisas terminaram, Alex Silva seguiu para Amparo, cidade que fica a 150km da capital paulista, para colocar a cabeça em ordem. Com a ajuda dos pais e da esposa, ele agora se prepara para dar sequência à carreira em outro clube e mantém a forma em uma academia.
Em conversa exclusiva com o GLOBOESPORTE.COM e a TV Globo, o camisa 3 atacou Carlos Augusto de Barros e Silva, ex-vice-presidente de futebol do clube do Morumbi, disse que se arrepende de ter falado que não jogaria em um rival do São Paulo, rejeitou os rótulos de baladeiro e problemático e afirmou que foi do céu ao inferno por causa da eliminação para o Avaí, nas quartas de final da Copa do Brasil. Confira o papo com o zagueiro.
GLOBOESPORTE.COM: Após uma semana, você resolveu falar. Já deu para administrar tudo o que aconteceu?
Alex Silva:
Eu pedi para rescindir o meu contrato. Depois que a diretoria veio a público e disse que não havia interesse em continuar comigo, não valia a pena seguir até o fim. E eu não quero voltar para a Alemanha. Se eu ficasse até o fim do meu vínculo, no dia 31 de julho, iria estourar o limite de sete jogos do Campeonato Brasileiro e seria obrigado a voltar. Muitas coisas também me chatearam demais. Não havia mais clima para continuar. Fico triste pela maneira que deixei o São Paulo. Na minha cabeça, imaginei que seria o próximo capitão do São Paulo depois que o Rogério Ceni parasse.
A quais coisas está se referindo?Teve o episódio com o presidente (Juvenal Juvêncio), que disse eu havia inventado uma proposta do Sporting-POR. Mas a gota d’água foi a manifestação da torcida, após a derrota para o Avaí. Sempre fui um cara que deu o máximo em campo. Joguei com 20 pontos no olho, sempre dei sangue, nunca fugi do pau. Antes era o monstro, o que dava a cara para bater. Agora eu e o Miranda também nos tornamos dispensáveis. Nos últimos jogos, meu joelho estava muito ruim e joguei. Talvez, se tivesse feito como muitos outros fariam e tivesse ficado no Reffis tratando, nada disso teria acontecido.
Alex Silva São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Zagueiro mantém a forma em uma academia enquanto espera por um acerto com um novo clube. Defensor tem propostas de várias equipes do futebol brasileiro  (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Acredita que esteja sendo crucificado após a eliminação na Copa do Brasil? Tal fato também aconteceu com o Dagoberto após a queda na Libertadores de 2010.Nossos casos são diferentes. Acredito que, se eu fosse jogador do clube, também permaneceria. Como não sou, acabei saindo. O que mais me magoou, o que mais me deixou triste, foi a revolta da torcida. Foi falta de respeito comigo por tudo que eu fiz no São Paulo. Todo mundo agora só me critica pela minha saída, mas ninguém lembra o meu retorno, quando tive propostas de rivais do São Paulo e de outros times do Brasil. A proposta salarial do Flamengo era muito maior, e eu aceitei a do São Paulo, que era a menor de todas que eu tinha. Mas a vida segue. Se tivéssemos vencido o Avaí, tudo estaria tranquilo. No São Paulo, isso é normal. Se o Kaká, que virou o melhor jogador do mundo, foi criticado, não é de se estranhar o que aconteceu comigo. Talvez seja o meu jeito, sou transparente, não faço média com ninguém.
Conversou com o presidente Juvenal Juvêncio no dia de sua saída?Não, falei apenas com o Adalberto Baptista (diretor de futebol). O Juvenal é um pai para mim, acredito que ele está triste pela saída e não teve coragem de me falar isso. Aquele episódio foi totalmente superado, conversamos no dia e esclarecemos. Não gostei do que ele falou, principalmente porque estávamos no dia de um jogo decisivo. E se por acaso eu fosse mal, seria crucificado, me acusariam de fazer corpo mole. O Juvenal é um brincalhão. Outros eu não sei, talvez não me quisessem mais, preferem o Coates (zagueiro uruguaio que está prestes a ser contratado).
O que aconteceu contra o Avaí foi apenas uma consequência. Estávamos empurrando com a barriga faz tempo"
Alex Silva
Como um dos líderes do elenco, você já entendeu o que aconteceu naquela partida contra o Avaí em Florianópolis?É simples. Foi um jogo em que os 11 não estiveram bem. A pegada do Avaí foi maior do que a nossa. Também tivemos falhas individuais. Eu falhei no primeiro gol ao deixar o William antecipar e marcar de cabeça. Mas, se você analisar, o que aconteceu contra o Avaí foi apenas uma consequência. Estávamos empurrando com a barriga fazia tempo. Tomamos sufoco do Goiás no Serra Dourada com um jogador a mais. No Morumbi, não jogamos bem. Contra o Avaí em casa foi outra pedreira, 1 a 0 foi lucro. A única partida boa na Copa do Brasil foi contra o Santa Cruz, em Barueri, quando tivemos atitude e poder de reação.
Você se arrepende de ter criticado a diretoria após a derrota em Florianópolis? (O jogador afirmou que havia dirigente que gostava de aparecer nas vitórias e sumia nas derrotas)Não, até porque não quis atingir ninguém. Na mesma entrevista em que eu falei isso, eu também disse que a responsabilidade era toda nossa, afinal diretor não coloca meião e entra em campo. Mas, quando falei que nenhum diretor aparecia, não estava falando mentira. Mas a responsabilidade era toda nossa. Talvez o Leco (Carlos Augusto de Barros e Silva, ex-vice de futebol) tenha ficado incomodado, ele estava no gramado naquela ocasião. Ele fica bravo com todo mundo. Já teve problema com o Miranda e com o Dagoberto. Talvez a carapuça tenha servido para ele. No dia da entrevista, atendi a um pedido da assessoria, já que ninguém queria falar. Vim a público e dei a cara para bater, não sou de me esconder (o GLOBOESPORTE.COM tentou contato com Leco, que não atendeu as ligações).
Alex Silva São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Alex Silva conversa com o repórter Andre Kampff, da TV Globo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
Como era a sua relação com o Carpegiani? Você chegou a ter problemas com ele.Não tenho nenhum problema com ele. Quando houve o episódio da minha falta, conversamos em uma sala, de homem para homem, e resolvemos tudo. O Paulo foi um dos caras que mais lutaram pela minha permanência.
Você era um dos líderes do elenco. É possível dizer que o Carpegiani tem o controle total do elenco?Ele tem o total comando do elenco. Isso ficou provado nas duas primeiras partidas no Campeonato Brasileiro.
Como lida com a fama de baladeiro e problemático?De todas as besteiras que estão falando, isso é o que mais me incomoda. Eu gosto de samba e não escondo de ninguém. Vou muito a uma casa que tem na Vila Madalena. Não devo satisfações a ninguém sobre o que eu faço no meu dia de folga. Já vi vários jogadores que passaram pelo São Paulo chegarem para treinar sem a menor condição e a diretoria passava um pano na cabeça. Eu nunca fiz isso. O mais engraçado é que eu sempre fui assim. Na época em que conquistamos três títulos brasileiros, acho que era até pior, já que não era casado. Parece que agora eu não presto mais. É impossível um jogador ser tão problemático e continuar como titular. Realmente não entendo isso. Parece que é coisa de alguém que quer desvalorizar o meu passe.
Já foi advertido por alguém do São Paulo sobre isso?Nunca. Se sou tão problemático assim, era para ter aparecido alguém e feito isso. O Muricy (Ramalho, ex-treinador) conversava comigo na boa e pedia para eu maneirar na semana de um jogo decisivo. O Carlos Alberto (meia que jogou no São Paulo em 2008 e hoje está no Bahia) teve problemas em vários clubes e foi dispensado por mau comportamento. Se sou assim também, por que nunca fui expulso de clube?
Twitter Alex Silva (Foto: Reprodução)Após o clássico contra o Palmeiras, Alex Silva atacou Valdivia no twitter. Após tanta repercussão, o zagueiro cancelou sua conta  (Foto: Reprodução)
Você sempre polemizou pelo Twitter. Tem algo de que se arrepende?Eu nunca usei o Twitter para dizer que fui ao banheiro ou comer cachorro-quente na esquina. Usava como uma maneira de me defender. A imprensa escutava o diretor e não ouvia o lado do jogador. Mas tem uma coisa de que eu me arrependo: de ter ameaçado o Valdivia após o clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Paulista. Não deveria ter feito isso.
Você teve duas passagens pelo São Paulo. Na primeira, entre 2006 e 2008, o time conquistou três títulos brasileiros. Na segunda, do início de 2009 até agora, o clube amarga um jejum de conquistas. O que mudou no clube?Primeiro, os três títulos foram com o mesmo treinador e com o mesmo elenco. Foram pequenas mudanças. Agora, a cada temporada, muda-se muito o grupo, muitos chegam e muitos saem. Aí, de sete que chegam, só dois dão certo, e isso prejudica. As mudanças de treinador também atrapalham. Além do mais, a diretoria resolveu mudar sua filosofia, que agora é investir em Cotia.
Cansei de dar manifestações de que gostaria de continuar. Pelo Twitter, cheguei até a me rebaixar ao pedir para ficar"
Alex Silva
No início do ano, você disse que não se via jogando em um clube rival do São Paulo. Agora isso mudou? Por quê?Mudou e é uma coisa de que me arrependo de ter dito. Naquela época, eu só pensava em continuar, e o clube só falava em me comprar. As coisas mudaram, o que eu posso fazer? Cansei de dar manifestações de que gostaria de continuar. Pelo Twitter, cheguei até a me rebaixar ao pedir para ficar. Isso está bem claro, ninguém vai distorcer a história. Agora a vida segue, e vou pensar bem com que clube vou acertar.
Já recebeu proposta de algum clube?
São muitas ofertas, mas o meu empresário está cuidando disso. Daqui, só sei do Santos. Ninguém do Corinthians me procurou. Mas vale lembrar que, ao rescindir o meu contrato, o São Paulo colocou uma cláusula dizendo que eu não posso assinar com Santos, Corinthians ou Palmeiras até o dia 31 de julho, que seria a data do final do meu empréstimo.
No caso de vestir a camisa de um rival do São Paulo, vai comemorar se marcar um gol?Claro, isso é uma besteira enorme. Eu tenho muito carinho pelo São Paulo, mas seria um desrespeito enorme ao meu próximo clube se eu não comemorasse. Sei que, quando for enfrentar o São Paulo, vou ser xingado, cobrado. Mas, se mostrar o meu futebol, a cobrança vai mudar para cima dos dirigentes que me deixaram ir embora. Agradeço ao São Paulo, marcou a minha vida, fiz grandes amigos, mas agora é passado. Aproveito para pedir desculpas, caso tenha magoado alguém. Agora a vida segue.
 

De cara nova, Futpédia relembra mais de 100 jogos históricos do Brasileirão

Interatividade nas redes sociais é outra mudança na enciclopédia do futebol

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Lembrou daquele jogo antigo ou de um gol inesquecível, mas para ganhar a discussão com os amigos precisa de uma confirmação? A informação que você já encontrava no Futpédia agora está de cara nova para facilitar ainda mais sua vida – e suas resenhas. E a enciclopédia do futebol brasileiro traz novidades. Sua escolha no vasto banco de dados agora pode ser enviada aos “adversários” por meio das redes sociais. Se ainda duvidarem de sua palavra, mostre o vídeo: pouco mais de cem partidas contam com vídeos históricos do Brasileirão. E vem muito mais por aí! Não dá para encarar.
Clique aqui para acessar o Futpédia.
A interatividade está em alta. O internauta pode mandar por Facebook e Twitter a página daquele confronto em que a sua equipe massacrou o arquirrival ou um duelo em que tem larga vantagem. Inclusive, a comunidade do Futpédia no Facebook está ativa aguardando a participação e a opinião de quem aprecia a história do futebol nacional.
- O Futpédia está novo em conteúdo e forma. Tem mais jogos, mais campeonatos e vídeos. Talvez seja o único lugar a consolidar as estatísticas do Brasileirão após a unificação dos títulos promovida pela CBF no ano passado. Isso é bem legal e é uma das razões para essa nova versão. Quanto à forma, ele é mais gráfico e "interativo". O usuário agora consegue visualizar e personalizar suas estatísticas. Em um confronto, por exemplo, é possível escolher o período, campeonato e estádio em que se deseja ver as estatísticas - disse Alexandre Moreno, coordenador de produto responsável pelo projeto.
Futpédia (Foto: Reprodução)Página inicial do Futpédia traz a ferramenta de busca para direcionar a sua pesquisa (Foto: Reprodução)
Os campeonatos cobertos pelo Futpédia nessa nova versão incluem: Copa do Mundo, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Robertão, Taça Brasil, Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Paulista e Carioca. Outras competições vão entrar no circuito assim que possível para que a enciclopédia fique cada vez mais completa, assim como escalações de jogos que não as possuem.
Existem inicialmente duas páginas com bastante conteúdo: confronto e jogo. No confronto, é possível filtrar por período de tempo, campeonato, estádio e equipe mandante. Com as informações que deseja, o torcedor descobre quem é freguês de quem e qual equipe sofreu com jejum de vitórias ou gols. Um duelo cheio de história certamente é Santos e Corinthians, que tem registros de partidas no Futpédia desde 1917 e decidiram o título paulista deste ano, que foi para a Vila Belmiro. Clique aqui para ver este confronto.
Futpédia Confronto (Foto: Reprodução) Corinthians x Santos: um confronto histórico com vários detalhes para o torcedor saber (Foto: Reprodução)
Nos jogos, a experiência pode começar por um vídeo com detalhes da partida ou os melhores momentos. Grande parte traz a escalação e todos mostram como estava o confronto antes de a bola rolar para aquele jogo específico. O Vasco, por exemplo, está de volta a uma decisão nacional neste ano, contra o Coritiba, na Copa do Brasil. No Brasileirão, a última vez que o clube levantou a taça foi em 2000. Relembre, em vídeo, a vitória, por 3 a 1, sobre o São Caetano. Clique aqui para ver este jogo.
Futpédia Jogo (Foto: Reprodução)Confira o vídeo da final do Brasileiro de 2000 em que o Vasco, de Romário, levou a taça (Foto: Reprodução)

Eder Luis e Ramon treinam: ambos voltam no segundo jogo da decisão

Recuperados das dores na coxa esquerda, jogadores correm em campo pela primeira vez desde que se machucaram. Técnico monta o expressinho

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Eder Luis Ramon treino Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com) Ramon e Eder Luis correm em São Januário
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Ricardo Gomes deixou clara a importância de Ramon e, principalmente, Eder Luis para o time do Vasco, após a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Os dois ficaram fora por causa de problemas musculares na coxa esquerda. Na tarde desta quinta-feira, o horizonte dos dois começou a clarear. O lateral-esquerdo e o atacante iniciaram um leve trabalho físico dando corridas ao redor do gramado de São Januário. A tendência é que a carga de treinos aumente nos próximos dias até domingo, quando eles devem fazer a primeira atividade com bola.
Enquanto a dupla dava prosseguimento aos treinamentos, Ricardo Gomes começou a armar o time que irá enfrentar o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, no próximo domingo. Como os titulares ficarão no Rio de Janeiro se preparando para a grande final, muitos que não estavam sendo aproveitados irão ganhar uma oportunidade. No coletivo desta quinta-feira, o time foi armado com: Diogo Silva; Irrazábal (Fagner), Jomar, Fernando e Max; Jumar, Fellipe Bastos, Jéferson e Enrico; Leandro e Caíque (Elton).
O jogo decisivo pela Copa do Brasil será na próxima quarta-feira, às 21h50m, no Couto Pereira. Os titulares irão viajar para a capital do Paraná apenas na próxima segunda-feira.

Histeria e assédio marcam chegada de Neymar, que nega ser 'o cara'

Atacante e Elano já estão com a Seleção Brasileira em Goiânia. Na última quarta-feira, os dois jogaram pelo Santos e estão na final da Libertadores

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Goiânia, GO
A passagem de Neymar e Elano pelo saguão do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi rápida e tranquila. Mas a chegada deles ao hotel em que a Seleção Brasileira está concentrada foi mais lenta, sob gritos e bastante assédio da imprensa. Mais em cima do garoto, é claro. Afinal, ele é a grande estrela do time.
Neymar e Elano Seleção Hotel (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)Neymar e Elano chegam ao hotel da Seleção Brasileira (Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
Assim que desceram do carro que os buscou no aeroporto, Neymar e Elano encontraram uns 50 fãs espremidos na grade de proteção do hotel. As meninas, aliás, gritaram histéricas pelo atacante santista, que apenas acenou. Já dentro do hotel, o garoto foi pressionado pelos microfones e negou ser protagonista.
- Não, não (sou o cara da Seleção). Sou apenas mais um que está aqui para ajudar o grupo – declarou Neymar, que pelo assédio em sua chegada provou que é, sim, o principal atleta dentre os 27 convocados por Mano Menezes para os amistosos de sábado, contra a Holanda, em Goiânia, e terça, diante da Romênia, em São Paulo.
No aeroporto Santa Genoveva, Neymar perdeu um anel de prata que costuma usar. Ele foi ao banheiro e esqueceu em cima da pia. Um segurança achou o objeto, o entregou para uma funcionária e ela levou de volta ao craque da Seleção.
Sou apenas mais um que está aqui para ajudar o grupo"
Neymar
Como jogaram pelo Santos na noite da última quarta-feira, em Assunção, no Paraguai, Elano e Neymar farão apenas um trabalho regenerativo na tarde desta quinta-feira (a primeira parte da atividade será fechada para treinamento de bola parada). Segundo o médico José Luiz Runco, não tem como ser diferente.
- Eles vão fazer apenas um regenerativo e descansar para treinarem normalmente na sexta-feira – resumiu o médico da Seleção Brasileira.
Em grande fase, Neymar é a principal estrela da Seleção Brasileira no momento. E a maior esperança do técnico Mano Menezes na disputa da Copa América. Só que tanto ele quanto Elano devem se apresentar mais tarde para a competição, já que a grande final da Libertadores será no dia 22 de junho. A primeira é no dia 15.
Segundo a programação da CBF, os jogadores têm de se apresentar para exames médicos no Rio de Janeiro no dia 20 de junho. A ida para Argentina é no dia 21.