quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasileiros dão show no primeiro dia de testes da MegaRampa em SP

Sem os skatistas estrangeiros, que tiveram problema no voo, Bob Burnquist, Lincoln Ueda e Edgard Vovô decolam no Sambódromo do Anhembi

Por Breno Dines São Paulo
Tudo pronto para a terceira edição da competição mais extrema do skate mundial. No primeiro dia de testes, só os brasileiros "botaram para baixo" na megarrampa de 30 metros de altura montada no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Sem a presença dos skatistas estrangeiros, que tiveram um problema no voo de Dalas para São Paulo e só devem chegar na madrugada desta quinta-feira, Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Edgard Vovô e Martin André deram um show e aprovaram a pista .
- Está muito boa e funcionando muito bem. Me senti confiante na sessão. Agora só falta o elevador porque é muita escada para subir - reclamou Bob, ofegante.
skate Mega Rampa Mantin Nadre (Foto: Divulgação / Denis Maruxo)O brasileiro Martin André voa na megarrampa montada no Sambódromo (Foto: Divulgação / Denis Maruxo)
Vovô, Ueda e Martin entraram em ação um pouco mais tarde e não enfrentaram esse problema. Com o elevador funcionando, os brasileiros, ao lado dos americanos Morgan Wade e Anthony Napotitan, do BMX, roubaram aplausos dos funcionários e dos organizadores do evento e só pararam de saltar quando a luz natural foi embora.
- Aqui está perfeito. A superfície bem lisa. A gente tá acostumado a desviar dos buraquinhos e dos parafusos da pista da casa do Bob. Aqui você não precisa se preocupar com isso, é uma coisa a menos para tirar a nosso sono - brincou Vovô.
Previsão de chuva preocupa organizadores
Durante o dia, os organizadores da prova ficaram atentos à previsão do tempo para o fim de semana. Nesta quinta-feira, a programação está mantida, com a coletiva de imprensa dos atletas de manhã e um treino livre à tarde.

- Estamos olhando o tempo e esperando para ver. Pode ser que chova no fim de semana e isso pode mexer com a programação - disse Jeff Jewett, organizador esportivo da MegaRampa.
Se a programação for mantida, o SporTV vai transmitir as eliminatórias no sábado, e a TV Globo exibe a final ao vivo, no domingo, dentro do Esporte Espetacular.
skate Mega Rampa (Foto: Breno Dines / Globoesporte.com)Toda a estrutura da megarrampa de 30 metros montada no Anhembi (Foto: Breno Dines / Globoesporte.com)

Gata do dia em Wimbledon: a beleza latina da namorada do líder do ranking

Maria Francisca Perello, a Xisca, é destaque nas arqubancadas na vitória
do espanhol Rafael Nadal sobre o americano Mardy Fish nesta quarta-feira

Por SporTV.com Londres
Maria Francisca Perrello Xisca  namorada  Rafael Nadal gata do dia tênis wimbledon (Foto: Reuters)
Maria Francisca Perello, ou Xisca, como é chamada pelos amigos, roubou a cena nas arquibancadas durante a vitória do namorado Rafael Nadal sobre o americano Mardy Fish nas quartas de final de Wimbledon. Ela assistiu ao jogo ao lado da (quem sabe?) futura sogra Ana Maria Parera e da cunhada Maria Isabel. Os dois estão juntos desde o segundo semestre de 2005 e o número 1 do mundo já conquistou nove Grand Slams desde então (fotos: Getty Images e Reuters).
Maria Francisca Perrello Xisca  namorada  Rafael Nadal gata do dia tênis wimbledon (Foto: Reuters)
Morena e com cabelos cacheados castanhos, Xisca é uma autêntica representante da beleza latina. Natural de Maiorca e com 1,70 m de altura, ela estudou Administração de Empresas na Universidade de Palma de Malhorca e atualmente vive em Manacor, cidade-natal do tenista. A jovem de 22 anos é conhecida pela discrição fora dos torneios, mas sempre atrai olhares nos jogos.

Com belo gol de Montillo, Cruzeiro derrota o Vasco e sobe na tabela

Ao melhor estilo do técnico Joel Santana, Raposa aposta fichas nos contra-ataques e vence time cruz-maltino por 3 a 0 em São Januário

por GLOBOESPORTE.COM
Se um torcedor do Botafogo parasse para assistir ao jogo entre Vasco e Cruzeiro, nesta quarta-feira, teria a nítida sensação de estar revendo as atuações de seu time no ano passado. Ao melhor estilo Joel Santana, a Raposa entrou no campo de São Januário fechada na defesa e apostando no contra-ataque. E deu certo. Venceu por 3 a 0, gols de Leandro Guerreiro, Montillo e Roger (de pênalti), e subiu para a décima posição do Campeonato Brasileiro, com nove pontos.

O tão esperado duelo entre Felipe e Montillo quase não foi visto em campo. Apagados, os dois meias pouco faziam na partida. Até que o argentino, em uma linda jogada, deixou sua marca e deu uma demonstração de que ainda pode ser decisivo: após receber passe de Marquinhos Paraná, pelo lado esquerdo da área, ele colocou a bola entre as pernas de Dedé e concluiu sem chance para Fernando Prass.
A torcida cruz-maltina, reforçada por Juninho Pernambucano e Philippe Coutinho, deixou o estádio abatida com a derrota. O time perdeu a invencibilidade em casa na competição e caiu para a sexta colocação, com 11 pontos. Ainda deve perder mais algumas posições com o encerramento da rodada.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. Às 19h30m (de Brasília), o Cruzeiro recebe o Grêmio na Arena Jacaré, em Sete Lagoas. Um pouco mais tarde, às 21h50m, o Vasco encara o Corinthians, no Pacaembu.

No primeiro tempo, Eder Luis e pouco mais


Vasco e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo de dar sono. Se o torcedor tivesse levado um cobertor para São Januário, poderia aproveitar o frio para tirar uma boa soneca. Não perderia nada. O esquema armado por Joel Santana talvez explique a dificuldade das duas equipes de criarem chances de gol. Jogando recuado, o time celeste marcava bem o meio-campo do Vasco. No entanto, deixava Montillo isolado na armação de jogadas e fazia o atacante Thiago Ribeiro recuar ao meio-campo para buscar a bola.
O Vasco dominou o primeiro tempo e, apesar das dificuldades impostas pelo Cruzeiro, conseguiu criar algumas chances graças ao bom momento de Eder Luis. De seus dribles saíram os únicos lances de registro da etapa inicial. Primeiro, o atacante recebeu na frente, passou pelo goleiro Fábio, mas finalizou mal. Depois, driblou dois, mas teve sua conclusão travada por Fábio. Já que não conseguia marcar, tentou ajudar os companheiros. Mais uma vez, tirou dois da jogada e tocou para Alecsandro na entrada da área. O centroavante, entretanto, estava com o pé descalibrado e chutou muito mal.
Fernando Prass poderia ter pedido o cobertor emprestado da torcida. Mero espectador do primeiro tempo, o goleiro só tocou na bola em uma oportunidade, quando Wallyson cruzou na área e ele interceptou. O ritmo lento do jogo parece ter desagradado até o árbitro Arilson Bispo da Anunciação, que, além de não dar acréscimo, ainda terminou o primeiro tempo com alguns segundos de antecedência.
Montillo gol Cruzeiro (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)Montillo comemora seu bonito gol diante de um desolado Fagner (Foto: Alexandre Loureiro / VIPCOMM)
Drible mal-sucedido de Prass origina primeiro gol cruzeirense
Os times voltaram para o segundo tempo com a mesma formação e proposta de jogo. O Cruzeiro se fechava atrás e esperava o contra-ataque. O Vasco foi para frente apostando em Eder Luis. A diferença é que a tática celeste começou a funcionar. Em um ataque despretensioso, a Raposa perdeu a bola, mas passou a pressionar os defensores vascaínos. Marcio Careca tocou para Fernando Prass, que tentou dar um drible em Thiago Ribeiro. Enrolou-se todo e, no susto, jogou a bola pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a zaga cruz-maltina, até então impecável, dormiu no ponto e deixou Leandro Guerreiro subir sozinho para abrir o marcador.

Após o gol, o Vasco seguiu com mais posse de bola, mas nem Eder Luis conseguia mais fazer a diferença. Bem marcado, ele até tentou algumas jogadas, mas sem sucesso. A torcida, insatisfeita, passou a pedir a entrada de Elton. Ricardo Gomes atendeu e colocou o atacante no lugar de Alecsandro. Na mesma substituição, Ramon entrou no lugar de Marcio Careca. De nada adiantou.

Vendo que o time ainda tinha dificuldades de furar a retranca celeste, Ricardo Gomes perguntou a Felipe se ele estava bem fisicamente. Com a resposta afirmativa, o técnico não teve dúvida: colocou Leandro no lugar de Eduardo Costa e deixou o time com um só volante. No Cruzeiro, Joel havia trocado Thiago Ribeiro por Dudu e mandou o meia cair pelo lado direito, em cima de Marcio Careca.

As mudanças deixaram os últimos minutos de jogo muito mais movimentados. Diego Souza, de cabeça, quase empatou. Fábio, com uma defesaça em cima da linha, impediu que a bola entrasse. A pressão do Vasco seguia, mas a tática do Cruzeiro mais uma vez se mostrou acertada. Em um contra-ataque, Montillo meteu a bola no meio das pernas de Dedé e bateu bonito para o gol. Golaço do argentino, que parece estar recuperando o bom futebol. O meia deixou o gramado aos 43 minutos para a entrada de Roger, que teve tempo de marcar o terceiro. Dedé cometeu pênalti em Ortigoza, e Roger converteu a cobrança.
VASCO 0 X 3 CRUZEIRO
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca (Ramon); Romulo, Eduardo Costa (Leandro), Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Elton) Fábio; Vítor, Gil, Naldo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Marquinhos Paraná e Montillo (Roger); Wallyson (Ortigoza) e Thiago Ribeiro (Dudu)
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Joel Santana
Gol: Leandro Guerreiro, aos nove,  Montillo, aos 43, e Roger, aos 46 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Vitor, Marquinhos Paraná, Wallyson e Thiago Ribeiro (Cruzeiro). Marcio Careca, Felipe, Leandro e Elton (Vasco).
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro. Data: 29/07/11. Competição: sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA). Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira. Público: 5.474 pagantes (7.695 presentes). Renda: R$ 128.925

Ronaldinho mantém o brilho: Fla vence o América-MG e chega ao G-4

Rubro-Negro sai na frente, permite a virada, mas consegue a vitória no segundo tempo: 3 a 2. Coelho continua no Z-4

por Richard Souza
A rotina de empates do Flamengo parece ter sido superada. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro sofreu, mas conseguiu derrotar o América-MG por 3 a 2, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Vitória com a marca de Ronaldinho. Autor de dois gols, o Dente, como é chamado pelos companheiros, não foi brilhante. Mas soube decidir. Foi dele o primeiro, de falta, e o terceiro, após ótima jogada de Bottinelli. Deivid também marcou, chegando a quatro gols na competição. Um a menos do que o Gaúcho, que assumiu a artilharia do nacional.
O Coelho deu trabalho, conseguiu a virada no primeiro tempo, mas se encolheu demais na segunda etapa e convidou o adversário para jogar no seu campo. A expulsão de Leandro Ferreira, aos 27 da etapa final, também atrapalhou. Alessandro e Anderson marcaram para os mineiros, mas não bastou.
Com o resultado, o Fla chega a 13 pontos, sobe quatro posições e assume o terceiro lugar na tabela. O América, com cinco, continua em 17º, na zona de rebaixamento, e ainda pode ser ultrapassado.
No sábado, o América-MG enfrenta o Santos, em São Paulo, em jogo adiado da sexta rodada. A partida será às 18h30m, no Pacaembu. O Flamengo volta a jogar na quarta-feira que vem, contra o São Paulo, no Engenhão, às 21h50m.
R10 faz de vez as pazes com a torcida
Ronaldinho não precisa de muito para fazer valer o talento que tem. E sabe disso. Quando quer jogar e se concentra, quase sempre consegue fazer a diferença. Foi assim no início do primeiro tempo. Poucos toques na bola, alguns bons passes e categoria numa cobrança de falta. O zagueiro Gabriel errou feio ao derrubar o Gaúcho tão perto da área. O camisa 10 colocou a bola no canto de Flávio. Na tentativa de se antecipar, o goleiro ficou sem ação e não conseguiu evitar o gol: 1 a 0 com apenas dez minutos. R10 chegou a quatro gols no Brasileirão e nove na temporada, sendo o segundo de falta. Marcara o primeiro na decisão da Taça Guanabara.
Abrir vantagem no placar era algo que o Flamengo não conseguia desde a estreia contra o Avaí. Mantê-la é que foi o problema. Na Arena do Jacaré, o time de Vanderlei Luxemburgo dominou as ações durante meia hora, mas foi pouco efetivo. Com Willians, Luiz Antonio e Renato, o poder de marcação do meio-campo até aumentou - as pancadas também. A defesa voltou a falhar feio na bola parada, assim como no gol sofrido contra o Atlético-MG, sábado passado. Em uma das sucessivas faltas cometidas pelos rubro-negros na intermediária, Amaral levantou, Welinton cabeceou para trás e acertou o travessão de Felipe. Na sobra, Angelim tentou dominar e permitiu que Alessandro aproveitasse o rebote, aos 37.
O gol mexeu com a equipe de Mauro Fernandes, que adiantou a marcação e levou o time a  ficar mais tempo no campo do Fla. Apáticos, os visitantes aceitaram. Ronaldinho sumiu, Thiago Neves não arriscou nada além de um chute fraco de fora da área, e Deivid pouco tocou na bola.
Ronaldinho gol Flamengo x América-MG (Foto: Ag. Estado)Ronaldinho vibra na Arena do Jacaré após marcar: o atacante é o artilheiro do campeonato  (Foto: Ag. Estado)
Pelo América, o lateral Gilson foi quem mais tentou nas investidas pela esquerda. Em uma delas, acabou derrubado por Willians no bico da área. Mais uma falta, mais um drama para a zaga rubro-negra. Amaral cruzou na primeira trave, a defesa não cortou outra vez, e o zagueiro Anderson se antecipou para o desvio, aos 45. Virada do Coelho: 2 a 1. A marcação do árbitro Wagner Reway gerou protestos dos rubro-negros. Ronaldinho foi quem mais reclamou antes de seguir para o vestiário, apesar da clara infração de Willians.
No primeiro tempo, foram oito finalizações do América-MG contra apenas quatro do Rubro-Negro. Além disso, o time mineiro alçou cinco bolas na área. O Fla, somente três.
Deivid volta a ser eficiente
Os gritos da torcida rubro-negra por Negueba começaram pouco depois do primeiro gol do América. O garoto voltou do intervalo no lugar de Luiz Antonio, na mesma formação que terminara a partida contra o Galo. Aberto pela direita, ele foi sempre uma boa alternativa e deu velocidade ao time nos contra-ataques. Léo Moura avançou um pouco mais, Ronaldinho arriscou alguns dribles objetivos, Thiago Neves despertou, e Deivid, enfim, começou a se mover para dar opções. Funcionou, aos dez minutos. Thiago Neves dominou na entrada da área, limpou para o chute, mas resolveu dar o passe. Dentro da área, Deivid girou e bateu cruzado: 2 a 2. Na comemoração, ele distribuiu palavrões na direção da arquibancada.
O América se assustou e não manteve o bom ritmo da parte final do primeiro tempo. O time até rondou a área do Flamengo, mas foi previsível e arriscou pouco. Os laterais Gilson e Marcos Rocha e o meia Amaral foram os que mais tentaram. Alessandro e Fábio Junior até batalharam, mas foram raras as chances de concluir. O Coelho ainda perdeu Leandro Ferreira, que fez falta em Willians, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Com o cartão vermelho, os dois treinadores mudaram. Luxa tirou Willians e colocou Bottinelli. Mauro Fernandes tirou Rodriguinho e Fábio Júnior para as entradas de Fabrício e Willian Rocha, respectivamente. Virou jogo de ataque contra a defesa. O técnico do Flamengo percebeu e fez outra troca, colocando Diego Maurício no lugar de Deivid. O Flamengo tinha a bola a maior parte do tempo, ocupava o campo do adversário, mas sem conseguir chegar perto do gol. Os chutes de longa distância de Bottinelli foram boas opções, mas foi Ronaldinho quem decidiu. Aos 39, o argentino recebeu na intermediária, teve tempo de olhar e enxergar R10 livre. O Gaúcho ajeitou e bateu colocado, longe do alcance de Flávio: 3 a 2.
O árbitro deu três minutos de acréscimos, o Flamengo recuou, e o América-MG ainda rondou o gol rubro-negro. Era o efeito colateral da falta de marcadores. Exposto, Welinton era facilmente envolvido. Mas, para sorte da torcida rubro-negra, o tempo era curto.
AMÉRICA-MG 2 X 3 FLAMENGO
Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Leandro Ferreira, Amaral (Kempes) e Rodriguinho (Fabrício); Alessandro e Fábio Júnior (Willian Rocha). Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians (Bottinelli), Luiz Antonio (Negueba), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Mauro Fernandes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Data: 29/06/2011. Horário: 19h30m (de Brasília). Local: Arena do Jacaré, Sete Lagos (MG). Árbitro:  Wagner Reway (PR). Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT).
Cartões amarelos: Amaral, Alessandro e Leandro Ferreira (América-MG). Willians, Ronaldinho Gaúcho, Junior Cesar e Bottinelli (Flamengo). Cartão vermelho: Leandro Ferreira.
Gols: Ronaldinho Gaúcho, aos 10, Alessandro, aos 37, e Anderson, aos 45 minutos do primeiro tempo. Deivid, aos 10, e Ronaldinho Gaúcho, aos 39 minutos do segundo tempo.
 

Grêmio busca empate nos acréscimos com o Avaí no Olímpico

Jogo tumultuado se destacou pelos erros do trio de arbitragem

por Eduardo Cecconi
Talvez tenham sido poucos aqueles que apostaram na coluna dois da partida entre Grêmio e Avaí na Loteria Esportiva. Assim como os jogadores do time catarinense não foram os mais requisitados pelos praticantes do Cartola FC. Mas o visitante desta noite de quarta-feira surpreendeu no Estádio Olímpico e quase venceu a partida: abriu 2 a 0 e criou outras boas chances. Mas o Grêmio buscou o empate no segundo tempo, marcando o segundo gol aos 48 minutos.
O resultado pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro deixa o Grêmio - que marcou com Douglas, depois expulso, e Rafael Marques - com oito pontos, ainda longe das primeiras colocações. Gustavo Bastos e Robinho fizeram os gols dos visitantes, que somaram seu segundo ponto, deixando provisoriamente a lanterna.
Grêmio e Avaí voltam a jogar às 19h30m da próxima quarta-feira, dia 6 de julho. Na Arena do Jacaré, os tricolores gaúchos visitam o Cruzeiro, enquanto os catarinenses recebem o Bahia no Estádio da Ressacada.
Três marcados, apenas um válido
Lanterna até o início da rodada, o Avaí teve as pretensões defensivistas facilitadas pelo gol marcado logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Alexandre Gallo distribuiu os jogadores em rígidas duas linhas de quatro, com um volante entre elas - Pedro Ken, exercendo marcação individual sobre Douglas. Um 4-1-4-1 planejado para contra-atacar.
Quando o zagueiro Gustavo Bastos completou de cabeça escanteio cobrado por Pedro Ken, após defesa de Marcelo Grohe, a estratégia catarinense se fez ainda mais oportuna. Perdendo desde cedo, o Grêmio acentuou o nervosismo irradiado pelos torcedores. E as vaias se fizeram presentes a cada erro de passe, a cada chute para fora, a cada indecisão.
A reconciliação da torcida com o time veio a partir de dois gols invalidados pelo árbitro Cláudio Mercante, induzido pelas indicações do auxiliar Ubirajara Jota, em cobranças de falta do volante Fábio Rochemback. Em ambas André Lima se antecipou, marcando dois gols.
Apesar do acerto no segundo, o árbitro e o auxiliar erraram no primeiro lance: o centroavante do Grêmio estava em posição legal. Aquelas vaias, outrora dirigidas apenas aos próprios jogadores, passaram a ter os homens de amarelo, apito e bandeirinha nas mãos, como alvos.
grêmio x avaí rafael marques (Foto: Agência Estado)Rafael Marques: autor do gol salvador para o Grêmio, já nos acréscimos da partida (Foto: Agência Estado)
Mais erros do árbitro, e empate no último lance
Em um dos primeiros lances do segundo tempo, o volante Batista acertou Fábio Rochemback no rosto, em disputa aérea. Todas as camisas tricolores partiram em sua direção. E o juiz evitou um tumulto ao expulsá-lo, sem remissão. A esta altura, já estavam em campo Escudero pelo Grêmio e Robinho pelo Avaí.
Gallo reconstituiu o meio substituindo o centroavante William por Fabiano Costa. Na sequência, novamente em cobrança de escanteio, Robinho pegou rebote e fez 2 a 0 para o Avaí, aos seis minutos. Resultado que poderia ser ampliado caso o árbitro marcasse pênalti de Mário Fernandes, que caiu com as mãos sobre a bola na área gremista.
Renato Gaúcho chamou Miralles, tirou o vaiado Willian Magrão, e transformou o 4-4-2 em um agressivo 4-3-3. Empillharam-se oportunidades, todas rebatidas pelos zagueiros ou então interceptadas pelo jovem Aleks.
O promissor goleiro avaiano foi vencido apenas em cobrança de pênalti, mal marcado - Escudero simulou a infração na área. Douglas descontou para o Grêmio, aos 28, mas recebeu cartão vermelho por reclamação um minuto depois. Desespero total no Olímpico.
Rochemback ainda acertou o travessão, deixando as pessoas na arquibancada mais estarrecidas. Até que, em falta lateral, Rafael Marques pegou a sobra, lembrando a decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias. E enfiou uma bomba no gol: 2 a 2, placar final.
Grêmio 2 x 2 Avaí
Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão (Miralles), Lúcio (Escudero) e Douglas; Leandro (Roberson) e André Lima. Aleks; Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Pedro Ken, Bruno, Batista, Cleverson (Fábio Santos) e Rafael Coelho (Robinho); Willian (Fabiano Costa).
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Alexandre Gallo.
Data: 29/06/2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Árbitro: Cláudio Mercante, auxiliado por Jossemmar Diniz Moutinho e Ubirajara Ferraz Jota (trio pernambucano).
Gols: Gustavo Bastos (Avaí), aos quatro minutos do primeiro tempo. Robinho (Avaí), aos seis, Douglas (Grêmio), aos 28, e Rafael Marques (Grêmio), aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Willian Magrão, André Lima, Escudero, Douglas (Grêmio); Batista, Rafael Coelho, Gustavo Bastos, Aleks, Pedro Ken (Avaí). Cartões vermelhos: Douglas (Grêmio); Batista (Avaí).
Público: 10.346. Renda: R$ 131.143,50.
 

Câmara de SP aprova projeto que dá incentivo ao estádio do Corinthians

Texto ainda depende se uma segunda votação e da sanção do prefeito.
Proposta concede R$ 420 milhões em incentivos para construção


A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira discussão nesta quarta-feira o projeto de lei 288/2011, que trata da concessão de incentivos de R$ 420 milhões para construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, candidato à abertura da Copa do Mundo de 2014. Foram 36 votos a favor, 12 contra e três abstenções. O projeto ainda tem de passar por uma segunda votação antes de ser submetido à sanção do prefeito Gilberto Kassab. Votaram contra o projeto os vereadores Adilson Amadeu (PTB), Arselinoo Tatto (PT), Átilla Russomanno (PP), Aurélio Miguel (PR), Aurélio Nomura (PV), Carlos Neder (PT), Chico Macena (PT), Claudio Fonseca (PPS), José Ferreira (PT), Marco Aurélio Cunha (DEM), Sandra Tadeu (DEM) e Tião Farias (PSDB). Abstiveram-se os vereadores Abou Anni (PV), Antônio Carlos Rodrigues (PR) e Antonio Donato (PT).
A sessão extraordinária teve início por volta das 15h30. O projeto que trata do incentivo foi colocado em primeiro lugar na fila após uma inversão da pauta. Marco Aurélio Cunha (DEM) alertou que o projeto deve ter garantia de que a concessão de benefícios só vai ocorrer caso o estádio seja, de fato, sede na Copa do Mundo.
Aurélio Miguel reafirmou nesta quarta-feira que se o projeto for aprovado em segundo turno e sancionado pelo prefeito ele vai promover uma ação popular e acionar o Minmistério Público Estadual.
O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça na tarde desta quarta-feira por cinco votos a três, após dois pedidos de vista atrasarem o trâmite. Também passou pelo conjunto das outras comissões, que aprovaram em um único voto.
O PL 288 começou a tramitar na Câmara na terça-feira da semana passada sob pressão de um calendário apertado, uma vez que a solução financeira do estádio deve ser concluída até 10 de julho, sob pena de a Fifa escolher outro local para abertura da Copa do Mundo.
Uma audiência pública sobre o tema foi antecipada para esta quinta-feira (30), às 9h. Ainda não há data prevista para a segunda votação do projeto na Câmara. Ela não poderá, no entanto, ocorrer nesta quarta, já que as discussões têm de ser feitas em datas distintas.

Vettel despreza mudança para Ferrari: 'Não estou interessado em mitos'

Líder do campeonato, piloto diz que está completamente feliz na RBR

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
Vettel comemora pole em Mônaco (Foto: EFE)Vettel comemora pole em Mônaco (Foto: EFE)
Nada de “mitos” com Ferrari e Merecedes. Sebastian Vettel nem pensa em sair da RBR, pelo menos por ora. O piloto alemão, atual campeão e líder da temporada, afirma que está perfeitamente feliz na equipe.
- Vencer corridas não é fácil. Vencer campeonatos, menos ainda. Eu me sinto completamente feliz na RBR. Claro que Ferrari e Mercedes têm uma lenda grande em torno deles, mas não estou interessado em mitos agora. O que importa para mim é que, quando eu saia da pista e olhe no espelho do hotel eu possa dizer: “Sim, este sou eu e estou satisfeito com o que vejo. Depois de Abu Dhabi, me senti bem em saber que não tenho mais nada a provar.
O piloto alemão também afirmou que não está preocupado com o nome do piloto que será seu companheiro na próxima temporada. O australiano Mark Webber tem recebido muitas críticas por seu desempenho neste ano.
- Eu não gasto muito tempo pensando sobre quem vai ser o meu companheiro de equipe. Eu quero ser o melhor, então tenho de vencer todos eles, com o mesmo carro ou qualquer outro. Eu nunca pediria ao meu time um companheiro que eu gostasse, mas eu espero duas coisas de quem quer que seja: honestidade e respeito.
 

Perto da estreia, Argentina mostra descontração em treino lotado

Lavezzi brinca com mexicanos expulsos por se envolverem com prostitutas e tenta 'atropelar' companheiros com carro de golfe

Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires, Argentina
Biglia Pareja  Garay   Higuain   argentina (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)Biglia, Pareja, Garay e Higuaín brincam no fut-tênis
(Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)
A dois dias da estreia na Copa América, contra a Bolívia, em La Plata, a Argentina trabalhou dobrado nesta quarta-feira. Pela manhã, uma movimentação no ginásio. À tarde, os jogadores foram para o campo e fizeram, no pouco tempo aberto à imprensa, um animado recreativo com gritos de golaços e muitas brincadeiras. Os jornalistas, por sinal, compareceram em peso e chegaram a provocar um pequeno engarrafamento na entrada do CT de Ezeiza, em Buenos Aires.
Após a prática, as gozações entre os hermanos continuaram, com direito a Lavezzi e mais outros três atletas “roubarem” um carrinho de golfe e tentarem atropelar outros companheiros.
Menos gozadores, mas também mostrando que o ambiente na seleção está tranquilo apesar da pressão pelo título da Copa América – a Argentina não o conquista há 18 anos -, Biglia, Pareja e a dupla do Real Madrid, Garay e Higuaín, disputaram uma animada partida de fut-tênis. O quarteto foi observado por Messi por alguns minutos. No entanto, a estrela do Barcelona preferiu seguir direto para os vestiários.
Na coletiva de imprensa, mais descontração com o atacante Ezequiel Lavezzi. Primeiro, ele brincou após uma resposta malcriada de Gago, que também participava da conferência, para um jornalista espanhol.
- O clima está quente hoje... – disse, sorrindo.
Depois, foi perguntado sobre como viu o escândalo envolvendo oito jogadores da seleção mexicana, suspensos da delegação que está na Argentina por terem levado prostitutas à concentração.
- Creio que tenho que felicitá-los... Mentira. Mentira. Não teremos esse problema aqui – afirmou.
aguero   argentina (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)Lavezzi tenta 'atropelar' companheiros dirigindo carrinho de golfe (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)
 

Adiamento de jogo contra o Santos revolta Abel: 'Continua a bagunça'

Após três anos longe do futebol nacional, treinador tricolor se decepciona com decisão da CBF: 'Achei que isso tinha melhorado'

Por Cahê Mota e Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
abel braga fluminense coletiva (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Abel Braga fica na bronca com decisão
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
Definitivamente o adiamento do jogo entre Santos e Fluminense, que seria no dia 7 de julho e foi remarcado para 24 de agosto, na Vila Belmiro, a pedido do Peixe, por ter muitos jogadores a serviço das Seleções principal e sub-20, não caiu bem nas Laranjeiras. Depois de Sandro Lima, vice-presidente de futebol, contestar publicamente a decisão da CBF, chegou a vez de Abel Braga se mostrar contrário.
Perguntado se a mudança seria normal em virtude do argumento apresentado pelos santistas, o treinador não mediu as palavras ao demonstrar reprovação e lembrou que, com os mesmos desfalques, o Peixe enfrenta o América-MG no próximo fim de semana em duelo adiado por conta da final da Libertadores.
- Não acho normal, não. Por que eles vão jogar sábado um jogo adiado e o jogo que estava marcado naturalmente não acontece? Não achei correto. Estou há três anos longe daqui e achei que isso tinha melhorado. Mas continua a bagunça de sempre. Uns mandam e outros têm que cumprir.
Nem mesmo os dez dias livres para treinamentos por conta da mudança fizeram com que Abel a visse com bons olhos. Empolgado com a evolução da equipe, o comandante tricolor acredita que entrar em campo no panorama atual seria mais importante.
- Para mim, agora seria muito bom (jogar). Meu time está começando a jogar, já tínhamos feito a logística, tínhamos feito tudo. Seria, sim, um pouco apertado para o jogo contra o Flamengo, mas paciência. Os jogadores vão ganhar um sábado e domingo de folga, que não tinham há tempo.
Com nove pontos, o Fluminense é o oitavo colocado na tabela do Campeonato Brasileiro e encara o Atlético-PR, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pela sétima rodada.

Novo dono da camisa 9, Alexandre Pato avisa: ‘Chegou a minha hora’

Atacante assume responsabilidade de marcar os gols da Seleção Brasileira no torneio continental. Jogador elogia equipe montada por Mano Menezes

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina
treino físico seleção brasileira pato (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Alexandre Pato assume a responsabilidade de
marcar os gols (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Alexandre Pato costuma ser comedido nas declarações. Prefere exaltar o grupo do que o lado individual. Mas nesta quarta-feira, em Campana, na concentração da Seleção Brasileira, na Argentina, não teve jeito. O camisa 9 da equipe de Mano Menezes surpreendeu ao assumir a responsabilidade de ser o responsável pelos gols do time na Copa América, que começa no dia 1º de julho. Aos 21 anos, ele admite que chegou a hora de brilhar também com a amarelinha.
- Vestir a camisa 9 é uma honra. Foi de grandes jogadores, do meu ídolo Ronaldo. Chegou a minha hora, estou preparado. Estou feliz de jogar com a 9, trabalhei muito para isso.
Mas para assumir tal responsabilidade, Pato sabe que vai precisar do auxílio dos homens de meio-campo e dos companheiros de ataque. Assim como Fred afirmou na última terça-feira, o atacante do Milan elogiou o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Robinho e Neymar.
- O Fred está certo, facilita muito atuar ao lado desses jogadores. Ter o Robinho, companheiro de clube, jogamos juntos várias vezes essa na Itália. A partir de agora tem o Neymar em um grande momento, e o Ganso, o nosso número 10. Para um centroavante é maravilhoso jogar com esses atacantes e com o meio-campo - afirmou o jogador.
Convocado por Dunga para as Olimpíadas de 2008 e para a Copa das Confederações de 2009, Pato acabou fora da Copa do Mundo, na África do Sul. Apesar disso, o jogador acabou visitando o país do Mundial no período da competição e afirmou ter amadurecido muito ao acompanhar o torneio como torcedor.
- Senti na pele o que um torcedor sente. Fui como um torcedor, saber a emoção que é olhar uma Copa do Mundo, um campeonato assim. Foi importante e pude aprender muitas coisas para o meu amadurecimento - disse o atacante.
A Seleção Brasileira vai estrear na Copa América no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra a Venezuela, em La Plata. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, pelo Sportv e pelo GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o confronto em Tempo Real.

Em meio a polêmica, Kleber brinca: 'Melhor não me escalar no Cartola'

Atacante é relacionado para o jogo contra o Atlético-GO, mas é evasivo ao ser questionado se entrará em campo. Oferta do Flamengo está de pé

Por Sergio Gandolphi São Paulo
Kléber no treino do Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Kleber não sabe se joga contra o Atlético-GO,
quinta-feira, no Canindé (Foto: Ag. Estado)
A participação do atacante Kleber no jogo do Palmeiras contra o Atlético-GO, nesta quinta-feira, no Canindé, ainda não está confirmada. Ele foi relacionado com outros 19 atletas pelo técnico Luiz Felipe Scolari, mas dois serão cortados antes do jogo.
De chuteiras, o Gladiador foi para o campo de treinamento na tarde desta quarta-feira com os demais atletas – fez o aquecimento e o alongamento normalmente -, mas a imprensa foi convidada a se retirar do CT antes que a atividade tivesse início. Questionado se iria treinar com bola e jogar normalmente, Kleber brincou:
- Não sei, melhor não me escalar no Cartola, não, viu?!
Assim como Kleber, o médico do Palmeiras, Rubens Sampaio, também foi evasivo e não quis responder se o jogador vai ou não participar da partida. Se Kleber entrar em campo contra o Atlético-GO, completará seu sétimo jogo no Campeonato Brasileiro, inviabilizando uma transferência para outra equipe da Série A. O Flamengo tem interesse na contratação do Gladiador.
Na terça-feira, alegando dores na coxa esquerda, Kleber não participou do treinamento, o que fez crescer os rumores sobre uma possível transferência para a equipe carioca.
Curiosidade
Não é a primeira vez que Kleber brinca com relação ao Cartola FC. Depois da vitória por 5 a 0 sobre o Avaí, no Canindé, há duas semanas, ele lamentou no Twitter o fato de não ter se escalado em sua equipe, já que não sabia se teria condições físicas para ser escalado por Felipão.
 

Damião espera: Tottenham marca passo, Leste não agrada, Inter resiste

Chance de saída do centroavante é concreta. Preferência é por mercados mais tradicionais, mas clube vê caminho no Leste Europeu

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
leandro damião internacional treino (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)Leandro Damião tem 23 gols na temporada
(Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Leandro Damião vive um daqueles momentos de espera, consciente de que em breve algo pode explodir, de que logo, logo ele terá que fazer as malas e tentar a sorte na Europa. Com 23 gols na temporada, a saída do centroavante é cada vez mais iminente – apesar da resistência do Inter. São tempos decisivos para o jogador - rodeado por sondagens, envolto por propostas já feitas e outras em processo de germinação. Enquanto o Tottenham patina na negociação, o Leste Europeu surge como alternativa.
É especialmente da Inglaterra e da Espanha que chegam as sondagens ou (no caso do Tottenham) propostas por Damião. E é ali que ele prefere jogar. Nesta quarta-feira, em conversa informal com a imprensa no Beira-Rio, o vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann, afirmou que não vê o clube inglês com banca para contratar Damião. Ele aposta mais no Leste, em mercados como Rússia e Ucrânia. O porém é a vontade do jogador.
- O Damião quer um mercado de maior visibilidade, porque tem interesse em Seleção Brasileira, em projeto olímpico, e aí isso é importante. Mas isso não é um veto ao Leste Europeu. É uma questão de preferência – disse o procurador do atleta, Vinícius Prates.
O Tottenham já fez uma proposta ao Inter. Foi de 12 milhões de euros (R$ 27 milhões), e o clube gaúcho recusou. Em meio às tratativas, os ingleses mandaram diferentes representantes para negociar, como que forçando a barra depois da negativa vermelha. A situação acabou por fragilizar a boa relação que os clubes mantinham desde o ano passado, com a ida do volante Sandro para Londres.
Mesmo assim, o Tottenham deve fazer nova proposta. Para que ela seja aceita pelo Inter, precisa ficar entre 15 milhões de euros (R$ 34 milhões) e 20 milhões de euros (R$ 45 milhões). Os gaúchos insistem na ideia de manter o centroavante no Beira-Rio até o final do ano, mas é possível que o Tottenham consiga fichá-lo, se efetivamente aumentar as cifras, antes disso. A ideia de repetir com ele o que foi feito com Sandro, com compra agora e permanência por mais alguns meses, dificilmente será levada a cabo.
Enquanto isso, o Leste Europeu cresce o olho para cima do atleta. Segundo Vinícius Prates, há interesse concreto de clubes de lá, e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, até oferta fez. O Inter, porém, nega que tenha recebido outra proposta oficial pelo atleta – segundo o clube, tudo foi resumido à tentativa do Tottenham.
Na Europa, são recorrentes as notícias sobre clubes interessados em Damião. O Napoli consultou o ex-jogador Careca sobre o camisa 9 colorado. O Roma também fixou mira nele. Até o todo-poderoso Barcelona observou o jogador, segundo a imprensa de lá.
 

Mesmo sem brilho, Brasil cumpre seu papel e vence Austrália na estreia

Equipe erra muitos passes, não cria grandes chances de gol, mas supera a equipe da Oceania por 1 a 0 em sua primeira partida na Copa do Mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Mönchengladbach, Alemanha

A Seleção Brasileira estreou como se esperava na Copa do Mundo Feminina de Futebol: com vitória. Não foi um espetáculo, nem teve grande atuação de Marta, é verdade, mas a equipe jogou para o gasto e bateu a Austrália, por 1 a 0, em Mönchengladbach, nesta quarta-feira. O gol foi marcado por Rosana (assista no vídeo ao lado), no início do segundo tempo, e garantiu ao time canarinho a liderança do Grupo D, ao lado da Noruega, que bateu Guiné Equatorial no primeiro jogo do dia.
A equipe do técnico Kleiton Lima não começou bem a partida. Mesmo experiente em Mundiais em com retrospecto amplamente favorável contra a Austrália, o time sentiu o nervosismo da estreia e não se encontrou nos 45 minutos iniciais. No entanto, cresceu na segunda etapa, abriu o placar rápido e assegurou os três pontos e manteve os 100% de aproveitamento em estreias na competição, mesmo voltando a errar muito e a sofrer pressão no fim do jogo.
Agora, com a sensação de dever cumprido na primeira partida, a equipe volta as atenções para a partida do próximo domingo, justamente contra a Noruega, às 13h15, em duelo que vai valer a liderança da chave. O SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo. Uma vitória pode garantir a Seleção Brasileira na próxima fase da competição.
Rosana comemora gol do Brasil contra a Austrália no Mundial (Foto: Reuters)Rosana (esq) comemora o gol do Brasil contra a Austrália na estreia da Seleção Mundial (Foto: Reuters)
Nervoso, Brasil toma sufoco no primeiro tempo
Quem olhasse rápido para a televisão nos primeiros lances de jogo, poderia facilmante se enganar e torcer para o time errado. Afinal, quem estava vestindo verde e amarelo, tocando a bola com velocidade e atacando mais não era o Brasil. Era a surpreendente Austrália, que chegou a ter duas cobranças de falta perigosas à meta de Andreia antes de o relógio marcar 10 minutos. De azul e ainda tímido, o Brasil tentou se soltar aos poucos. A primeira chance foi aos nove, quando Aline cruzou da esquerda, Rosana tentou de cabeça e quase surpreendeu a goleira Barbieri.
Marta na partida do Brasil contra a Asutralia no Mundial (Foto: AP)Sempre muito marcada, Marta não brilhou como
se esperava (Foto: AP)
Mas a Austrália seguiu com mais posse e rodando a bola, tentando envolver as brasileiras, que se destacavam na marcação, mas falhavam na hora de criar as jogadas. Como aos 18, quando Aline fez desarme preciso na esquerda, mas acabou devolvendo de graça para Mc Callum e teve que cometer falta perigosa na entrada da área. A jogada não deu em nada, mas a pressão da Austrália continuou. Aos 22, Van Egmond avançou bem pela esquerda e chutou, só que parou em Andreia.
Na base do talento individual de Marta, aos 25, o Brasil respondeu. A camisa 10 puxou contra-ataque pela direita e cruzou para Cristiane, que rolou para Rosana, livre na pequena área, chutar para a fora. Só que a saída de bola do Brasil falhou novamente, com Aline, aos 30, na entrada da área, e De Vanna saiu na cara do gol, mas bateu longe do gol. Antes do apito, Cristiane ainda teve boa chance aos 36, mas o zero a zero continuou. Sorte do Brasil que, apesar da "atitude brasileira", a Austrália não teve a qualidade de Marta, Cristiane e companhia para largar na frente.
Brasil melhora, abre o placar, mas sofre até o fim

Mas tudo mudou na etapa final. Enfim, o Brasil jogou como Brasil, e aí, ficou difícil para a Austrália segurar. Logo aos nove minutos, Cristiane fez bela jogada, misturando raça e técnica, dando dois balões em defensoras australianas, e ajeitou para Rosana, que já havia perdido duas oportunidades na primeira etapa. Dessa vez, no entanto, ela não perdoou: chutou forte, de bate pronto, sem chances para Barbiere: 1 a 0.
Rosana e Marta comemoram gol do Brasil contra a Austrália no Mundial (Foto: AP)Rosana é abraçada por  Marta logo após abrir o
placar para o Brasil (Foto: AP)
O gol fez a Austrália se mandar ao ataque e, com isso, abrir espaço para as chegadas em velocidade do Brasil. Aos 20 minutos, Marta teve boa chance para ampliar a vantagem brasuca, ao receber bom passe na direita, passar pela zagueira e chutar forte. Seis minutos depois, foi Cristiane quem arriscou de fora da área e deu trabalho à arqueira australiana.
O que era animador, no entanto, voltou a ser preocupante. O Brasil errava muito na saída de bola, como no primeiro tempo, e a equipe da Oceania voltou a gostar do jogo a partir dos 30 minutos. Aos 32, De Vanna arrancou bem pelo meio da defesa brasileira e chutou forte para fora. Cinco minutos depois, Butt fez grande lance pela esquerda e cruzou para a área, mas Garriock não conseguiu completar. De Vanna voltou a desperdiçar outra ótima oportunidade para empatar, aos 42, quando saiu frente a frente com Andreia, mas errou o toque por cobertura.
O único lampejo de talento do Brasil nestes minutos finais foi um pouco antes, aos 40, quando Cristiane deu lindo drible na defensora da Austrália e cruzou com perigo para a área, mas Rosana não conseguiu empurrar para as redes. O resultado, portanto, não se modificou: 1 a 0. O Brasil não convenceu, mas venceu, e o que importou ao fim dos 90 minutos foram os três pontos.
BRASIL 1 X 0 AUSTRÁLIA
Andreia, Maurine, Daiane e Aline; Rosana, Ester, Erika e Fabiana; Formiga (Francielle), Marta e Cristiane. Barbiere, Foord, Uzunlar, Carroll e Knight; Callum. Butt (Polkinghorne), Van Egmond (Shipard) e Garriock; Simon e De Vanna
 
Técnico: Kleiton Lima Técnico: Tom Sermanni
Gol: Rosana, aos 9' do segundo tempo
Data: 29/06/2011 Local: Borussia Park, em Mönchengladbach-ALE
Arbitragem: Jenny Palmqvist (SUE) Auxiliares: Helen Karo (SUE) e Anna Nystrom (SUE)

Brasil bate Polônia fora de casa e vai como líder às finais da Liga Mundial

Em dia pouco inspirado, Murilo marca apenas cinco pontos. Théo, substituto de Vissotto, é o melhor da partida. Times voltam a jogar nesta quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia
Bastava vencer dois sets. Depois faturar um, perder outro e levar alguns puxões de orelha de Bernardinho, a missão estava cumprida. Classificada desde o fim de semana às finais da Liga Mundial, a seleção brasileira de vôlei assegurou a liderança do Grupo A nesta quarta-feira, contra a Polônia. Dante foi titular pela primeira vez; Giba e Rodrigão ficaram no banco. E se Murilo não estava em dia inspirado - marcou o primeiro de seus cinco pontos apenas na terceira parcial -, o time teve em Théo e Sidão as bolas de confiança para segurar os donos da casa e fechar por 3 a 1: 25/23, 18/25, 25/16 e 26/24. As equipes voltam a se enfrentar nesta quinta, às 15h30m (de Brasília), em jogo que encerra a fase classificatória, com transmissão do SporTV. Veja, no vídeo ao lado, os melhores lances da vitória.
O duelo desta quarta foi um aperitivo para a fase final, de 6 a 10 de julho. A Polônia, classificada por ser a sede, lotou o ginásio Spodek. Caso sejam ultrapassados pelos Estados Unidos, os donos da casa eliminam o segundo colocado de pior desempenho entre os quatro grupos. Na sexta e no sábado, os americanos recebem os porto-riquenhos, já eliminados. O Brasil tem 27 pontos, contra 18 de Polônia e EUA.
Vôlei Brasil x Polônia Bruninh e Sidão (Foto: Getty Images)Bruninho levanta para Sidão, observado por Théo (Foto: Getty Images)
Quando chegou ao Spodek nesta quarta, o time de Bernardinho foi recebido com música brasileira. Aquele palco, para o treinador, remetia a boas lembranças. Ali, em 2001, ele conquistou seu primeiro título no comando da seleção, justamente o da Liga Mundial. Agora, tenta levar a equipe ao decacampeonato.

- Estávamos preocupados sobre como o time reagiria no aspecto físico à longa viagem que enfrentamos, mas a equipe se portou muito bem. Tínhamos o compromisso de fazer um bom jogo, independentemente desta situação e do fato de estarmos classificados. Ainda cometemos alguns erros que não deveríamos, ainda tivemos altos e baixos, mas o espírito que a equipe apresentou me agradou bastante - disse o treinador.
Sem poder contar com Leandro Vissotto, com uma lesão na coxa esquerda, Bernardinho chamou Wallace para viajar com o time para a Polônia. Mas a vaga de titular, como previsto, foi de Théo, destaque nas partidas contra os EUA. Nesta quarta, ele foi o maior pontuador - 20 pontos - e ganhou o troféu de melhor do jogo. Sidão anotou 13.

Foi de Théo o primeiro ponto de ataque da seleção, quando perdia por 2 a 5. Empurrada pela torcida e comandada por Bartman e Kurek, a Polônia saiu na frente. Lucão, em ataque pela esquerda, encostou em 6 a 7 e, depois de um saque forçado, conseguiu empatar. Théo levou a seleção ao tempo-técnico com vantagem de um ponto.
Lucão na partida de vôlei contra a Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Lucão tenta parar o ataque polonês
(Foto: Divulgação / FIVB)
Dante marcou o 12º ponto do time, seu primeiro na partida. Théo, de bloqueio, abriu dois pontos pela primeira vez. Mas a Polônia seguiu na cola e, na segunda parada-técnica, estava na frente. Foi a vez de o Brasil farejar o empate. Conseguiu no 18º, no 19º, no 20º, este depois de um péssimo saque de Bakiewicz. Sidão deu o troco, com um ace. Após um longo rali, o melhor do jogo até então, Théo marcou o 22º ponto e foi comemorar com Bernardinho. Depois, explorou o bloqueio, e Dante conseguiu o primeiro set point. O ponteiro desperdiçou o saque, mas após passe de Marlon, atacou pelo meio e fechou em 25/23.

Melhor do mundo no ano passado, Murilo, assim como no primeiro set, tinha dificuldade de atacar. E a Polônia continuava pressionando. Bartman explorou o bloqueio, e o time foi para a parada-técnica em vantagem. O Brasil tentava impedir que os donos da casa abrissem dois pontos. Théo empatou em 12 a 12 e, no lance seguinte, o árbitro não deu um desvio de Lucão no ataque de Kurek. No empate em 14, Murilo por pouco não marcou pela primeira vez, em uma pancada, mas a Polônia defendeu. Coube a Bruninho, de segunda, garantir o ponto. No 16º ponto polonês, Bernardinho se desesperou quando o árbitro voltou atrás e marcou um desvio do bloqueio brasileiro.
Na volta do tempo-técnico, a Polônia abriu 17 a 15, e Bernardinho parou o jogo. A bronca não adiantou. Numa bola para fora de Théo, os donos da casa abriram 19 a 16. Em um erro de Lucão, 21 a 17, a maior diferença do jogo até aquele momento. E Bernardinho parou de novo. Na volta, foi Murilo quem atacou para fora. Dante foi bloqueado, e a Polônia abriu 24 a 17. O Brasil salvou um set point, mas Bartman, de novo ele, fechou em 25 a 18.

Murilo marca o primeiro ponto apenas no terceiro set

No terceiro set, a história parecia se repetir. Em dois minutos de desconcentração do lado brasileiro, a Polônia abriu 3 a 1. Mas foi só um susto. Sidão, com dois pontos seguidos de saque, virou. Murilo, que seguia sem nenhum ponto, levantou para Théo ampliar. Dante e Lucão aumentaram para 7 a 3, e os poloneses só voltaram a marcar em um bloqueio de Kurek. No tempo-técnico, o Brasil tinha 8 a 4.

Se Murilo não conseguia atacar, investia em outros fundamentos. Foi com um bloqueio que ele marcou pela primeira vez, abrindo 14 a 7. No tempo-técnico, a vantagem era de seis pontos. Quando o Brasil abriu 18 a 11, o italiano Anastasi, técnico da Polônia, parou a partida e trocou quatro jogadores. Nada adiantou. Murilo fez seu primeiro ponto de ataque em 20 a 13 e se empolgou. Marcou mais um e levou o Brasil a 23 a 14. A Polônia evitou dois set points, até Grzegorz errar um saque. Bruninho, de ace, fechou em 25 a 16.
Murilo acerta a mão no ataque e fecha o jogo com um bloqueio

A Polônia voltou a assustar no quarto set e, na primeira parada, a vantagem era de três pontos. Lucão, em um bloqueio simples, encostou em 7 a 8. Murilo marcou seu quarto ponto, em um ataque. Uma bola para fora de Bartman pôs o Brasil na frente pela primeira vez no set. Sidão bloqueou Kuerk e abriu 13 a 11.
Os poloneses tentavam, aos trancos e barrancos, se manter vivos: Kurek assustava no ataque, e o bloqueio funcionava bem. Quando empataram em 19, Bernardinho parou. E de novo deu um puxão de orelha. A liderança já estava garantida. Faltavam cinco pontos para a vitória. A Polônia ultrapassou em 22 a 21, mas Théo empatou - seu 20º e último ponto no jogo. Um ataque para fora dos donos da casa fez Anastasi parar o jogo. Wallace, que pouco ficou em quadra, marcou de bloqueio. A Polônia salvou dois match points, um deles em uma condução de Marlon: 24 a 24. Lucão recuperou a vantagem. E coube a Murilo fechar, com seu quinto ponto. Veja o lance ao lado.

São-paulino volta a marcar, Brasil vence o Equador e está nas quartas

Destaque da Seleção no Mundial sub-17, Ademílson faz o seu quarto gol na competição e vê Leo fechar placar no fim. Rival será Japão ou Nova Zelândia

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México
Se o São Paulo tem se preocupado com a perda de Lucas para a Seleção principal e de quatro jogadores para a sub-20, a solução para tantos desfalques pode estar ainda na base. Destaque da vitória diante da Dinamarca e que também deixou sua marca contra a Costa do Marfim, Ademílson voltou a decidir a favor do Brasil nesta quarta-feira. Agora no mata-mata, o atacante comandou a vitória sobre o Equador, por 2 a 0, em Guadalajara, pelas oitavas de final do Mundial sub-17.
Confira todos os confrontos das oitavas de final do Mundial sub-17
Foi do tricolor paulista o primeiro gol brasileiro - e o quarto dele -, em bonito chute de fora da área, aos 16 do primeiro tempo. Leo, aos 43 do segundo, fechou o placar contra os “novos fregueses”. No Sul-Americano da categoria, no dia 3 de abril, o Brasil já havia vencido por 3 a 1 pelo hexagonal final, justamente no Equador.
Em outro jogo no mesmo horário, o Uzbequistão atropelou a Austrália, terceira colocada do grupo brasileiro, por 4 a 0, em Torreón. Makhstaliev, Khakimov, Chapman (contra) e Yarbekov marcaram os gols do jogo. Nas quartas de final, o Brasil terá pela frente o vencedor de Japão e Nova Zelândia, que se enfrentam ainda nesta quarta, em Monterrey. Em uma possível semifinal, o caminho o colocaria contra Uzbequistão e Congo ou Uruguai, adversários em Morelia.
ademilson equador x brasil (Foto: EFE)Ademílson corre para a galera após abrir o placar: artilheiro brasileiro no Mundial (Foto: EFE)
Não foi lá uma grande exibição da Seleção nos primeiros 45 minutos em Guadalajara, sua “casa” no México. Mas o suficiente para descer para os vestiários com a vaga parcial. Se o são-paulino Lucas Piazon, já vendido ao Chelsea, fazia as adolescentes nas arquibancadas gritarem desde o hino nacional, foi o seu companheiro de clube, Ademílson, quem deu motivos para o Equador se preocupar.
A primeira boa chance dele e do Brasil surgiu aos 4 minutos. Em jogada individual, o atacante limpou a marcação e bateu de fora da área. Passou perto. Na realidade era apenas um aviso. Aos 16, Adryan deixou de calcanhar para Wallace, que passou para Ademílson finalizar. Dessa vez ela morreu no cantinho de Cuero: 1 a 0.
ademilson equador x brasil (Foto: EFE)Brasil, de Ademílson, levou alguns sustos do
Equador na partida e terá desfalques (Foto: EFE)
Praticamente inofensivo, o Equador se aproveitou de um vacilo para assustar Charles. Foi aos 33, quando José Cevallos, filho do ex-goleiro da LDU, recuperou a bola no campo ofensivo e chutou da meia-lua. O goleiro caiu no canto direito e espalmou a única oportunidade contra a meta brasileira.
Lucas Piazon e Nathan, suspensos, e Wallace, machucado, preocupam
Sem Wallace, substituído ainda no fim do primeiro tempo após lesionar a região lombar em uma queda, o Brasil caiu de produção. Quase fez o segundo, em um frangaço que Cuero estava pronto para engolir, aos 3 minutos, em cruzamento de Ademílson que foi para o gol. A trave impediu o gol e deixou os equatorianos em alerta.
O panorama mudou, e o Equador teve os seus 15 minutos de fama. Enquanto Piazon e Nathan eram suspensos por cartões amarelos, a entrada de Mercado renovou o ataque rival. Foi dele a melhor oportunidade, aos 15, em boa jogada do ágil Valencia. Charles saiu bem e defendeu. No rebote, o zagueiro Marquinhos salvou praticamente em cima da linha.
O Brasil conseguiu se recuperar e voltou a criar. Aos 22, um desvio deixou Piazon livre, na grande área. Não aproveitou. Quatro minutos depois, foi a vez de o lateral Emerson chutar em cima do arqueiro em linda troca de passes. Ademílson também pôde ampliar, aos 32, mas Cuero não deu rebote. Para a nossa sorte, não precisou.
brasil 2 x 0 equador
Charles, Wallace (Claudio Winck), Matheus, Marquinhos e Emerson; Marlon Bica e Misael; Adryan, Piazon (Hernani) e Nathan (Leo); Ademílson. Cuero, Jaime, Mejua, Alcivar e Ramirez; Gruezo, Valencia, Sornoza (Hurtado) e Uchuari; Cevallos e Batioja (Mercado).
Técnico: Emerson Ávila. Técnico: Javier Rodríguez.
Gols: Ademílson, aos 16 minutos do primeiro; e Leo, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marlon Bica, Lucas Piazon, Nathan (Brasil); Ramirez, Cevallos, Valencia (Equador)
Estádio Guadalajara. Data: 29/06/2011. Árbitro: Pavel Kralovec (TCH). Assistentes: Martin Wilczek (TCH) e Miroslav Zlamal (TCH).