sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Namorada de Button faz fotos de lingerie em revista com Messi na capa

Argentino estampa edição da 'Esquire', mas é a japonesa Jessica Michibata quem chama a atenção pelas fotos sensuais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
8 comentários
A revista 'Esquire' de março de 2013 coloca o maior craque do futebol mundial, Lionel Messi, estiloso, de terno preto, em sua capa. Mas quem chama a atenção é a beldade Jessica Michibata, que faz um ensaio sensual só de lingerie.
Capa Esquire Messi jessica, namorada do button (Foto: Reprodução / Esquire)Messi é capa, mas ensaio de japonesa chama a atenção (Foto: Reprodução / Esquire)


A japonesa é namorada do piloto britânico Jenson Button, da McLaren. Aos 28 anos, a modelo não perde uma corrida da F1 só para torcer pelo campeão de 2009. A temporada de 2013 ainda nem começou, mas o piloto tem uma torcida especial fora das pistas.
jessica, namorada do button (Foto: Reprodução / Esquire)Jessica, namorada de Button, é torcida especial fora das pistas (Foto: Reprodução / Esquire)

Geisa dá dicas para futura ring girl:
'Não pode ter nojo de sangue e suor'

Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight é acompanhado de perto pela
loura, que direciona candidatas: 'Tem que gostar desse clima de academia'

Por Ivan Raupp e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro
14 comentários
Geisa Vitorino vai ganhar em breve uma companheira na Arena Jungle. A garota da placa oficial do maior evento de MMA da América Latina está acompanhando de perto o Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight e aproveitou para passar cinco dicas às candidatas (assista no vídeo ao lado). Para ela, é importante, por exemplo: não ter nojo de sangue e suor.
- Não pode ter nojo de sangue e suor. Se o local do evento for pequeno, você fica muito perto do cage, e já aconteceu de espirrar sangue e suor em mim. Aí a gente limpa. Tem lutador também que fica emocionado e, quando ganhar, quer te abraçar, comemorar. Não pode ter nojo disso - disse a loura ao SPORTV.COM.
Para Geisa, também é fundamental para quem quiser ser ring girl do Jungle Fight estar familiarizada com o ambiente de lutas:
- Tem que gostar desse clima de academia. Tem que treinar e de preferência fazer alguma arte marcial, para você saber do que se trata, afinal de conta está trabalhando com o MMA, com o esporte. Isso é muito importante.
A ring girl Geisa Vitorino academia treino MMA (Foto: Ivan Raupp)A ring girl Geisa Vitorino é carregada por lutadores na XGym (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Desde o último dia 25 de janeiro, estão abertas as inscrições do concurso. A vencedora terá como prêmio uma participação especial como ring girl em um evento do Jungle Fight, a principal organização de MMA da América Latina.
O concurso se divide em três etapas. Na primeira delas, está aberto no SPORTV.COM uma página de cadastro. A candidata deve enviar obrigatoriamente uma foto e responder um questionário sobre MMA. Também pode postar um vídeo (opcional). O período de inscrições se encerra no dia 22 de fevereiro.
Na segunda etapa, serão selecionadas dez candidatas entre todas as inscritas. O anúncio das escolhidas será feito no dia 28 de fevereiro e, no mesmo dia, inicia-se a votação para escolher as finalistas do concurso no SPORTV.COM. A enquete se encerra no dia 15 de março.
A última etapa do concurso começa no dia do encerramento da segunda fase com o anúncio das quatro finalistas. No dia 18 de março, as selecionadas pelo público vão fazer um ensaio fotográfico. Também nessa data, elas farão matérias para os programas do canal e chamadas devem ser gravadas.
A ring girl Geisa Vitorino academia treino MMA (Foto: Ivan Raupp)A loura brinca atrás da grade do octógono (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
A votação final começa no dia primeiro de abril no SPORTV.COM e acaba no dia 19 de abril, dia que será anunciado o nome da vencedora.
Primeira fase do concurso: inscrição das candidatas
Data de início do envio do material de inscrição: 25/01
Data de término do envio do material de inscrição: 22/02
Segunda fase do concurso: enquete entre as dez candidatas selecionadas
Seleção das dez candidatas: 26/02
Anúncio das dez selecionadas: 28/02
Data do início da enquete: 28/02
Data de encerramento da enquete: 15/03
Terceira fase do concurso: final
Anúncio das quatro finalistas: 15/03
Ensaio fotográfico com as quatro finalistas: 18/03
Matérias com as quatro finalistas para o Combate: 18/03
Gravação de chamadas para a final: 18/03
Data de início da votação final: 01/04
Data de encerramento da votação e anúncio da vencedora: 19/04

Aryane Steinkopf treina muay thai com técnico de Erick Silva, do UFC

Ring girl, que é conterrânea do lutador, se diz fã do meio-médio, e aproveita o treinamento marcial para entrar em forma para o carnaval

Por SporTV.com Rio de Janeiro
336 comentários
De férias em Vila Velha-ES, sua cidade natal, a ring girl Aryane Steinkopf não descuida da preparação para o carnaval, e aproveita para praticar boxe e muay thai com o treinador do lutador Erick Silva, do UFC, Daniel Mendes. Mendes foi o primeiro treinador do meio-médio, que é conterrâneo de Aryane. A loura revelou que torce muito por Erick no UFC, e espera que ele conquiste um dos cinturões do maior evento de lutas do mundo. Para ela, Erick Silva venceu Jon Fitch no UFC Rio III.
Aryane Steinkopf treina Muay Thai  (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf treina muay thai e boxe para se preparar para o carnaval (Foto: Divulgação)
- Achei que o Erick venceu o John Fitch em sua ultima luta. Ele procurou muito mais o combate, quase finalizou, e o Jon só amarrou. Deixar na mão dos juizes é sempre complicado, mas tenho certeza que o Erick dará a volta por cima e ainda será dono de um dos cinturões do UFC - disse Aryane
Aryane Steinkopf treina Muay Thai  (Foto: Divulgação)Aryane Steinkopf e o lutador Erick Silva, do UFC, seu
conterrâneo de Vila Velha, no ES (Foto: Divulgação)
A ring girl revelou também que pratica muay thai frequentemente, e que as artes marciais são uma ótima opção para quem deseja manter a corpo em dia.
- Na minha opinião não existe atividade fisica melhor para manter a forma do que as artas marciais. O muay thai e o boxe são ótimos para o condicionamento fisico, além de proporcionar uma grande queima de calorias. Indico, ainda mais para o carnaval que está chegando - aconselha a beldade.

Josh Koscheck: 'Georges Saint-Pierre vai vencer Nick Diaz com facilidade'

Polêmico, meio-médio americano diz que não é fã de Diaz por não se identificar com o perfil e as atitudes do desafiante ao cinturão da categoria

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
45 comentários
UFC - Josh Koscheck (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)Josh Koscheck diz que Saint-Pierre vencerá Nick Diaz
com facilidade (Foto: Marcelo Russio / SporTV.com)
Um dos lutadores mais odiados pelos fãs do MMA, em especial pelo público do UFC, o meio-médio americano Josh Koscheck não costuma medir palavras ao dar a sua opinião sobre qualquer assunto. Em entrevista ao site "MMA Heat", o lutador foi direto ao ser perguntado se seria fã do polêmico Nick Diaz, que enfrentará o canadense Georges St-Pierre pelo cinturão da categoria no UFC 158, em Montreal, dia 16 de março.
- Você disse fã? Não sou fã dele. Os valores dele e meus são completamente diferentes. Ele faz coisas que eu não faço, como fumar maconha. Não digo que é errado, mas é o estilo dele, e não é o meu. Parece que agora, no UFC, se você é bom no jogo de palavras, ganha uma disputa de cinturão entre os meio-pesados. Se ficar suspenso por um ano, volta logo após uma derrota e luta contra Saint-Pierre pelo cinturão. Acho que vou tirar uns dois meses de folga, fazer uma porção de coisas que não deveria fazer, e talvez assim eu ganhe uma disputa de título.
Perguntado sobre o que acha que acontecerá na luta entre Diaz e Saint-Pierre, Koscheck não titubeou.
- É a vez de Nick, e eu espero que ele suba lá e derrote Saint-Pierre. Mas eu duvido muito que isso aconteça. Acho que vai ser uma luta fácil para o canadense. Ele vai levar a luta para o chão, usar o wrestling e controlará Diaz como faz com todos os outros. Georges vai se manter no topo por algum tempo ainda. É preciso um outro bom wrestler para derrotá-lo, alguém que saiba impedir suas tentativas de queda e que tenha força nas mãos para, eventualmente, nocauteá-lo - finalizou.
UFC 157
23 de fevereiro de 2013, em Anaheim (EUA)
CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey x Liz Carmouche
Dan Henderson x Lyoto Machida
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Chad Mendes x Manny Gamburyan
Josh Koscheck x Robbie Lawler
CARD PRELIMINAR
Brendan Shaub x Lavar Johnson
Michael Chiesa x Anton Kuivanen
Court McGee x Josh Neer
Sam Stout x Caros Fodor
Dennis Bermudez x Matt Grice
Kenny Robertson x Brock Jardine
Neil Magny x Jon Manley

Johny Hendricks explode contra Georges St-Pierre: 'Você é um idiota!'

Meio-médio americano se revolta com justificativa do canadense para ter pedido a luta contra Nick Diaz e parte para o ataque contra o campeão

Por SporTV.com Novo México, EUA
46 comentários
Para muitos, o desafiante número um ao cinturão dos pesos-meio-médios do UFC, de posse de Georges St-Pierre, seria o americano Johny Hendricks. Baseado na sequência de vitórias, que é um dos fatores mais importantes para se determinar quem lutará contra o campeão, o argumento é válido, já que Hendricks vem de cinco vitórias seguidas, sendo que as últimas foram contra três dos cinco principais lutadores da categoria: Jon Fitch (nocaute em 12 segundos), Josh Koscheck (decisão dividida) e Martin Kampmann (nocaute em 46 segundos).
UDC 154 Martin Kampmann e Johny Hendricks (Foto: Agência Getty Images)Johny Hendricks festeja a vitória por nocaute contra Martin Kampmann no UFC 154 (Foto: Getty Images)
Após a vitória contra Kampmann, o americano pediu a chance de disputar o cinturão contra Saint-Pierre, e ficou aguardando a resposta do canadense. O que Hendricks não esperava é que essa resposta lhe trouxesse uma imensa frustração: Georges Saint-Pierre pediu - e recebeu - a luta contra Nick Diaz. A notícia não agradou Hendricks, ainda mais quando, na coletiva do UFC 158, o campeão disse que Diaz era mais merecedor da disputa pelo cinturão do que ele, por achar que Hendricks havia perdido para Koscheck, a quem GSP já havia vencido.
A resposta de Hendricks, ao site "MMA Mania", foi taxativa.
- É sério isso? Então você é um idiota. Primeiro diz que Carlos Condit realmente venceu Nick Diaz, e agora diz isso? Você disse que iria enfrentar o desafiante número um, Carlos Condit, e agora volta atrás e diz que eu perdi? Quem se importa com o que você diz? Você não decide nada. Você não é juiz. É um lutador, e é pago para lutar. Melhor: é pago para lutar comigo. O fato de ele ter pedido a luta contra Diaz e tê-la recebido só me dá mais vontade de enfrentá-lo. Quando ele entrar no octógono e me vir do outro lado, ele não verá medo. Não verá nada. Tudo o que eu quero é lutar com ele. Quero olhar para lá e ver GSP, e isso é algo com que ele não está acostumado. Não sei por que ele não quis essa luta, mas acho que eu também não ia querer me enfrentar - brincou o lutador.

Renan Barão considera subir para os penas... se José Aldo for para os leves

Companheiro de equipe e de treinos do campeão dos penas, potiguar diz que se sentiria mais relaxado se não tivesse que perder tanto peso entre os galos

Por SporTV.com Rio de Janeiro
20 comentários
Renan Barão exibe o cinturão do UFC (Foto: Gaspar Nóbrega/Divulgação/UFC)Renan Barão exibe o cinturão interino dos galos do
UFC no Rio (Foto: Gaspar Nóbrega/Divulgação/UFC)
O brasileiro Renan Barão não tem do que reclamar da categoria dos pesos-galos do UFC. Atual campeão interino da divisão, o potiguar vem colecionando bons resultados nos últimos anos. A sequência de 29 vitórias seguidas o torna um dos lutadores, senão o lutador, com a maior sequência invicta do MMA. Mas o domínio da sua divisão de peso pode ter data para acabar. Mais precisamente, daqui a dois ou três anos, ou quando o atual campeão dos pesos-penas, seu companheiro de equipe e de treinos, e também seu amigo, José Aldo, decidir subir para os pesos-leves.
- Eu me sinto muito bem nessa categoria dos galos, mas em dois ou três anos, de o Aldo decidir subir para os leves, talvez eu suba para os penas. Eu costumava lutar entre os penas, mas quando firmamos o contrato com o WEC, nosso técnico decidiu que eu deveria lutar entre os galos, porque eu nunca disputaria o cinturão dos penas enquanto o campeão fosse o Aldo. Nosso treinador queria um outro campeão na equipe - disse Barão ao site "MMA Junkie".
Renan Barão pesagem UFC  (Foto: AP)Renan Barão comemora ter batido o peso para o UFC 149, onde venceu Urijah Faber (Foto: AP)
O brasileiro estreou no WEC em junho de 2010, em uma luta de peso-casado de 64kg contra Anthony Leone a pedido do adversário, que aceitou a luta em cima da hora. Todas suas lutas após essa foram disputadas no limite dos pesos-galos, de 61,2kg.
- Eu tenho o mesmo peso do José Aldo, mas tenho que perder mais peso para bater o limite dos galos. Acho que, indo para os penas, cujo limite é de 65,8kg, eu sofreria muito menos. O corte de peso é muito difícil para mim. Subindo de divisão, eu poderia comer melhor e relaxar mais. Bater o peso é o que me deixa mais nervoso na preparação para lutar. Eu fico neurótico durante o período em que faço o corte. Se tivesse que perder menos peso, relaxaria muito mais - disse Barão, que enfrenta Michael McDonald na luta principal do UFC do dia 16 de fevereiro, em Londres.
Confira o card completo do evento:
UFC: Barão x McDonald
16 de fevereiro de 2013, em Londres
CARD PRINCIPAL
Renan Barão x Michael McDonald
Dustin Poirier x Cub Swanson
Jimi Manuwa x Cyrille Diabate
James Te Huna x Ryan Jimmo
Che Mills x Matt Riddle
CARD PRELIMINAR
Terry Etim x Renée Forte
Paull Sass x Danny Castillo
Gunnar Nelson x Jorge Santiago
Andy Ogle x Josh Grispi
Tom Watson x Stanislav Nedkov
Vaughan Lee x Motonobu Tezuka
Ulysses Gomez x Phil Harris

Thiago Tavares pensa em parar de lutar. Antes, quer provar inocência

Pego no exame antidoping após a derrota para Nurmagomedov, lutador está decepcionado com o próprio rendimento e com as críticas

Por Sávio Hermano Florianópolis
18 comentários
Foram dois golpes duros em pouco tempo. Depois da derrota para o russo Khabib Nurmagomedov, no primeiro round, Thiago Tavares foi pego no exame antidoping. O catarinense jura inocência e está disposto a prová-la. Após ser multado em 5 mil dólares, o catarinense vai pagar outros 6 mil por uma contraprova. A suspensão de nove meses, ele vai aceitar. O desejo é ficar ‘limpo’ antes de sair. Tavares pensa em parar, mas não quer deixar o octógono sem honra.

O primeiro motivo que pesa na possível desistência é a derrota para o russo, em São Paulo. Conforme Tavares, foi uma prova que está longe de ser campeão. O segundo, foi o exame de doping e, por último, as críticas. Thiago está magoado principalmente com os catarinenses. Ele acreditava que era o representante do estado.
Thiago Tavares, lutador de MMA, pensa em terminar a carreira (Foto: João Lucas Cardoso)Thiago Tavares, lutador de MMA, pensa em terminar a carreira (Foto: João Lucas Cardoso)
— Eu confesso que eu, devido a minha derrota, e ao que eu espero da minha carreira, já estava pensando em mudar o foco da minha vida. Não é questão de desistir. Não estou 100% decidido. Não resolvi, mas para mim, perdeu o sentido de lutar. Eu sempre lutei para ser o melhor. Eu sempre quis ser um campeão, mas o meu fracasso na última luta me provou que eu não vou conseguir chegar nesse objetivo. Eu sempre lutei porque me imaginava o representante de Florianópolis e de Santa Catarina. Hoje eu vi que a metade me ama, a outra metade reza para que eu morra — desabafou Thiago Tavares.

O atleta de 28 anos está disposto a ir longe até provar que não utilizou nenhuma substância ilegal. Nesta semana, foi anunciado que o catarinense testou positivo para drostanolona, um esteroide anabolizante considerado substância banida. Com o apoio de um grupo de pesquisadores, ele espera encontrar qual pode ter sido a causa do que acredita ser um falso positivo (quando o exame aponta a presença de substância devido a algum erro ou contaminação).

— Estamos vendo a possibilidade de alguma substância que, metabolizada no meu corpo, deu o falso positivo. Pode ter acontecido isso, é uma das vertentes que estamos defendendo, mas ainda estamos pesquisando. Vamos ver também como foi manipulada a urina, que foi coletada no dia 19 de junho e testada 1º de fevereiro, como foi armazenada e transportada até os Estados Unidos. Estou disposto a ir para lá fazer exames de sangue. Urina é passível de erro, o exame de sangue, não. Se eu vou conseguir provar, eu não sei. Mas estou repensando o meu rumo agora. A minha consciência está tranquila porque sei que não usei nada.
Thiago Tavares comentou o assunto pela primeira vez ao GLOBOESPORTE.COM. Ele conta como recebeu a notícia e que pensa em retomar a faculdade de direito se decidir que sua vida será fora do MMA.

Como você recebeu a notícia de que o exame antidoping apontou substância ilegal?
— Na segunda-feira eu acordei, me preparei para dar uma corrida, mas em poucos minutos chegou um e-mail do meu empresário. Ele me chama de Titi. Ele me disse assim: ‘Titi, caímos no doping. Você usou alguma coisa?’. Eu respondi que não usei nada. Não sabia nem que substância era. Eu liguei para o laboratório onde manipulo minha vitamina B12 e meus nutrientes para saber se podia ter havido contaminação. Mas ela me jurou que não tinha nada de errado. Por mais que tenha sido acidentalmente, as minhas coisas ela faz com o maior cuidado possível. A farmacêutica sabe do risco.
O que te faz pensar em parar de lutar?
— Estou muito decepcionado com o meu rendimento e, principalmente, com as pessoas. Eu não consigo acreditar que um estado, que não tem nenhum outro lutador representante, porque o Cigano (natural de Caçador) mora na Bahia, responda dessa forma. Eu recebi umas mil mensagens em uma rede social depois que saiu a história do doping. Dessas mensagens, a metade foram maravilhosas e de apoio. As outras parecem que ficaram felizes por eu ter caído no doping.
O objetivo da minha vida é provar a minha inocência. Depois vou decidir se vou parar ou não"
Thiago Tavares
Caso decida mesmo encerrar a carreira, o que pensa em fazer depois?
— Eu não sei o que vou fazer se parar. Vou trabalhar com o dinheiro que eu fiz, vou fazer algum investimento. De repente vou terminar minha faculdade de direito ou fazer outro curso. Não sei. Neste momento, o objetivo da minha vida é provar a minha inocência. Depois vou decidir se vou parar ou não e resolver o que fazer da vida.
Se você pensa em parar, porque gastar tanto dinheiro para fazer a contraprova?
— Eu quero provar a minha inocência mesmo achando que não vou voltar a lutar. Eu quero provar a minha inocência para amenizar o estrago que foi feito neste último mês na minha vida. Se eles anularem a suspensão, eles poderiam até marcar outras lutas. Mas eu teria que ver se tenho o interesse de lutar ou não. Meu contrato está em vigência, tenho algumas lutas, mas neste momento não tenho interesse nenhum em lutar.

Mir diz que Werdum tem o melhor jiu-jítsu entre os pesos-pesados

Para americano, não seria vergonha para Rodrigo Minotauro ser derrotado pelo ex-lutador do Strikeforce. Duelo entre os brasileiros será em junho

Por SporTV.com Rio de Janeiro
8 comentários
Frank Mir UFC MMA (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)Mir vem de vitória sobre Minotauro e derrota para
Cigano (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Frank Mir já finalizou lutadores que foram campeões do UFC, como Tim Sylvia e Brock Lesnar, e sempre apontado por fãs e especialistas como um dos melhores grapplers do MMA. Sua última vítima foi Rodrigo Minotauro, também especialista na luta de solo. Mir foi questionado sobre a continuação da carreira do brasileiro, que enfrenta o compatriota Fabrício Werdum na final do TUF Brasil 2, no dia 8 de junho, e surpreendeu: declarou que Werdum é melhor do que ele no jiu-jítsu e que esse é um dos motivos de  considerar o gaúcho favorito para o combate.
- Em suas duas últimas lutas, Rodrigo parecia muito bem. Com Dave Herman, fez um bom trabalho. Acho que agora ele tem uma luta dura contra Werdum. As pessoas me consideram um dos melhores grapplers, mas como um lutador de jiu-jítsu que sou, acho que o Werdum é provavelmente o melhor nessa área na categoria pesado. Acho que vai ser uma luta difícil para Nogueira e não será vergonha nenhuma perder se ele tiver um bom desempenho - analisou Mir ao site "Fight Hub TV".
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Fabrício Werdum foi duas vezes campeão mundial de jiu-jítsu na faixa preta, em 2003 e 2004, na categoria acima de 100kg. Ele também venceu duas vezes o ADCC, a maior competição de grappling do mundo, em 2007 e 2009, na categoria acima de 99kg.

Piquet sobe de categoria na Nascar: 'Quero ser o 1º brasileiro campeão'

Brasileiro guiará o carro #30 com o qual venceu em Elkhart Lake em 2012 na Nationwide Series, último degrau antes da divisão principal, a Sprint Cup

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
3 comentários
Após uma temporada bem-sucedida em 2012 na Truck Series, uma das três divisões nacionais da Nascar, Nelsinho Piquet vai subir de categoria em 2013. O brasileiro de 27 anos assinou contrato nesta sexta-feira com a Turner Scott Motorsports. Ele será o primeiro piloto do país a disputar uma temporada completa da Nationwide Series (NNS), último degrau antes da divisão principal da categoria, a Sprint Cup. O brasileiro vai guiar com o Camaro preto #30.
nelsinho piquet (Foto: AP)Nelsinho Piquet já venceu uma prova na divisão que disputará em tempo integral em 2013 (Foto: AP)
O número 30 traz boas lembranças para o piloto: no ano passado, ele venceu a etapa realizada no traçado misto de Elkhart Lake da Nationwide com o mesmo numeral. Na Truck Series, Nelsinho terminou a temporada 2012 na sétima posição, com 747 pontos em 22 etapas e duas vitórias, nos ovais de Michigan e Las Vegas. Além disso, foi eleito o piloto mais popular e marcou o maior número de poles na categoria. Ele continuará a trabalhar com o norte-americano Chris Carrier, chefe dos mecânicos de sua equipe na Truck.
Nelsinho Piquet e o engenheiro Chris Carrier na Nascar (Foto: Divulgação)Nelsinho Piquet e o engenheiro Chris Carrier
seguirão trabalhando juntos (Foto: Divulgação)
- Estou muito ansioso para este desafio e sei que vou correr por uma das melhores equipes na categoria. Sou muito grato à Turner Scott Motorsports por ter me dado esta oportunidade. Espero que, no final deste ano, eu possa ser o primeiro brasileiro campeão na Nascar - disse, confiante, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
O brasileiro afirmou que a mudança veio no momento certo. Ele e seus empresários estavam trabalhando desde o fim do ano passado para fechar os patrocínios necessários para a empreitada. Para o filho do tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet, a ótima temporada em 2012 foi o grande cartão de visitas para a subida de categoria. A estreia será no tradicional oval de Daytona, no dia 23 de fevereiro.
- Sempre disse desde o início de minha carreira na Nascar que eu gostaria de seguir o caminho certo e subir os degraus na hora certa. Por isso não queria ter pressa. Acho que 2012 foi uma temporada realmente fantástica, que me deu a oportunidade de dar o passo seguinte - afirmou.
Histórico de Nelsinho Piquet na Nationwide Series:
- Largadas: 4
- Poles: 1
- Vitória: 1
- Top 10: 2
Histórico de Nelsinho Piquet na Truck Series:
- Temporadas completas: 2
- Melhor posição no campeonato: sétimo, em 2012
- Largadas: 52
- Poles: 4
- Vitórias: 2
- Top 10: 28
O novo Camaro #30 que Nelsinho Piquet guiará na temporada 2013 da Nascar Nationwide Series (Foto: Divulgação)O novo Camaro #30 que Nelsinho Piquet guiará na temporada 2013 da Nationwide Series, segunda divisão nacional da Nascar, já está sendo preparado na oficina da Turner Scott Motorsports (Foto: Divulgação)

Por 0.02s, Kimi é o melhor da sexta, mas Massa fecha semana na frente

Finlandês supera marca estabelecida por Vettel pela manhã, mas não bate tempo feito pelo brasileiro na quinta-feira. Bianchi é o 2º e Razia melhora 5s

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
12 comentários
A primeira semana de treinos coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 terminou com a Lotus na frente. Kimi Raikkonen superou a marca estabelecida na manhã desta sexta-feira pela RBR de Sebastian Vettel e fechou o dia com o melhor tempo: 1m18s148. Porém, o finlandês não chegou perto da melhor volta da semana, anotada nesta quinta-feira por Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari fez 1m17s879, antes de entregar a nova F138 ao piloto de testes, Pedro de La Rosa. Ironicamente, o dia começou justamente com o estouro do motor da Ferrari guiada pelo veterano espanhol. Uma das surpresas deste dia final de treinos, que também contou com o brasileiro Luiz Razia na Marussia, foi o francês Jules Bianchi. Em busca da vaga de titular na equipe, ele marcou 1m18s175 e ficou a apenas dois centésimos de Raikkonen.
kimi raikkonen lotus  testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Kimi Raikkonen foi o melhor da sexta com a nova Lotus em Jerez de la Frontera (Foto: Agência Getty Images)
Esta não foi a primeira vez que a Lotus dominou os treinos no circuito espanhol. Na terça-feira, segundo dos quatro dias de atividades em Jerez, Romain Grosjean já havia feito a melhor volta, também na casa de 1m18s. Porém, antes da volta voadora de Kimi, quem chegou a estar no topo da tabela de tempos foi o francês Jules Bianchi, ao volante de uma Force India. Cotado para ser o companheiro de Paul di Resta, o atual campeão do Kart das Estrelas fez um tempo apenas 0.027s pior que o de Raikkonen, antes de entregar o carro para o escocês no fim do treino. Contudo, o titular da equipe não se preocupou em tentar voltas rápidas, e ficou no 12º e último lugar, a mais de cinco segundos do tempo de Bianchi.
Melhor no período matinal, Sebastian Vettel não melhorou seu tempo à tarde. O atual tricampeão mundial – que criticou de forma velada a ausência do rival Fernando Alonso nos primeiros testes – manteve sua marca de 1m18s565, e assim ficou como o terceiro melhor da sexta-feira, a exemplo do que havia feito no dia anterior. Outro que não melhorou seu tempo foi o estreante Esteban Gutierrez, que havia sido o segundo melhor pela manhã, mas depois se preocupou em testar a durabilidade do modelo C32. Mesmo assim, o mexicano fechou o dia na quarta posição, logo atrás de Vettel.
Esteban Gutierrez sauber testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Estreante, o mexicano Esteban Gutierrez brilhou com a Sauber em Jerez (Foto: Agência Getty Images)
Entre os pilotos que melhoraram seus tempos em relação à manhã, está Jean-Eric Vergne. Mostrando o potencial do novo carro da STR, o STR8, o francês ficou com uma promissora quinta posição, apenas seis décimos acima do melhor tempo do dia. Já Lewis Hamilton manteve a marca da manhã, e optou por descontar o tempo perdido após o acidente que encerrou prematuramente seu teste na quarta-feira (veja fotos aqui). O britânico deu mais de 130 voltas, distância equivalente a cerca de dois GPs, e ficou a 0.757 de Raikkonen ao fim da sessão, demonstrado otimismo com o novo modelo F1W04 da Mercedes.
Clique aqui e veja a galeria com as melhores imagens do quarto dia de testes
Substituto de Lewis Hamilton na McLaren, Sergio Pérez ainda se adapta ao carro da McLaren, o MP4-28. Fontes ligadas ao mexicano dão conta de que ele ainda tem dificuldades devido à diferença de concepção do bólido prateado em relação aos modelos guiados por ele na Sauber nos dois últimos anos. Com 1m18s944, Pérez fechou a sexta-feira na sétima posição, e foi o último entre os que ficaram a menos de um segundo do melhor tempo do dia.
Lewis Hamilton mercedes testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a Mercedes, Lewis Hamilton foi o que mais andou ao longo da sexta-feira (Foto: Agência Getty Images)
Andando com o carro de 2012, devidamente disfarçado pela pintura e por um painel no bico, a Williams novamente ficou longe das primeiras posições. Estreante nesta temporada, o finlandês Valtteri Bottas marcou 1m19s851, mais de 1.7s acima do tempo do compatriota Kimi Raikkonen. A equipe só vai lançar o novo carro no dia 19, para testá-lo nos treino de Barcelona, também na Espanha.
Apesar do estouro do motor Ferrari logo na primeira hora do treino, que causou bastante fumaça e interrompeu o treino por alguns minutos, Pedro de La Rosa voltou à pista durante a tarde. Porém, não conseguiu bons tempos. O espanhol deu pouco mais de 40 voltas, a melhor delas em 1m20s316.
Pedro de la rosa ferrari testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Após o problema no motor pela manhã, De la Rosa voltou à pista com a Ferrari (Foto: Agência Getty Images)
Razia baixa marca em 5s e supera companheiro
O brasileiro Luiz Razia, que se prepara com a Marussia pra fazer sua estréia na Fórmula 1 em 2013, adotou a mesma tática de seu companheiro Max Chilton, experimentando componentes e acertos pela manhã, para tentar voltas mais rápidas durante a tarde. Desta forma, ele melhorou seus tempos em mais de cinco segundos (de 1m26s502 para 1m21s226), e ainda foi mais rápido que a melhor volta estabelecida pelo britânico com o modelo MR02 na quinta-feira, 1m21s269.
Mesmo assim, Razia terminou o treino atrás do francês Charles Pic, que superou seu próprio tempo em oito décimos de segundo – chegando a 1m21s105 – para ficar na décima posição com a Caterham. Segundo Pic, a vantagem na “guerra das nanicas” é o motor Renault que equipa os carros verdes, contra o Cosworth da Marussia.
Confira os melhores tempos da sexta-feira em Jerez:
1 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148
2 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175, +0.027
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565, + 0.417
4 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669, +0.521
5 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760, +0. 612
6 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905, +0.757
7 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944, +0. 796
8 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851, +1.703
9 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316, +2s168
10 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105, +2.975
11 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226, +3.078
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m23s435, +5.287

Com sede do Fla e campo do Timão, Fifa divulga novos CTs para a Copa

Entidade anuncia 16 novas opções para o Mundial do próximo ano. No total, são 70 centros de treinamentos espalhados pelo Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
330 comentários
A Fifa divulgou nesta sexta a segunda versão do catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), com 70 opções. São 16 novidades em relação à primeira versão, que tinha 54 CTS. Cada opção é composta por um hotel e um local de treinamento. Entre as novas opções, estão os campos da Gávea, na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro, e do Corinthians, no CT Joaquim Grava, em São Paulo.
treino da Seleção na Gávea (Foto: Mowa Press)Sede do Fla, que recebeu a seleção olímpica em julho, está autorizada pela Fifa a receber seleções durante o período de preparação para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Mowa Press)


Os CTS que constam no catálogo poderão ser escolhidos pelas seleções que vão disputar a Copa do Mundo. Apenas a região Norte não teve outros centros incluídos na segunda versão.

Confira as novas opções por região:

Região Nordeste: uma nova opção
- São Luis (MA): Hotel Pestana São Luis e Complexo Esportivo Governador João Castelo (Castelão)

Região Centro-Oeste: uma nova opção
- Brasília (DF):  Manhattan Plaza e Vila Olímpica Corpo de Bombeiros

Região Sul: cinco novas opções
-  Londrina (PR):  Hotel Comfort Suítes Londrina e CT SM Sports
- Gramado (RS): Hotel Alpestre  e CT Vila Olímpica Várzea Grande
-Novo Hamburgo (RS): Swan Tower Novo Hamburgo e Estádio do Vale
- Florianópolis (SC): Sofitel Florianópolis e Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada)
- Florianópolis (SC): Il Campanário Vilaggio Resort e Jurerê Sports Center

Região Sudeste: nove novas opções
- Belo Horizonte (MG):  San Diego Suítes Pampulha e Toca da Raposa II
- Macaé (RJ):  Comfort Suítes Macaé e Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão)
-Rio de Janeiro (RJ):  Caesar Park, Ipanema e Estádio da Gávea José Padilha
- Piracicaba (SP): Arco Hotel Premium Piracicaba e Estádio Municipal Barão da Serra Negra
- Atibaia (SP): Bourbon Atibaia Spa Resort e Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort
- Campinas (SP): Vitória Hotel Concept Campinas e Estádio Brinco de Ouro da Princesa
- Campinas (SP:)  The Palms Hotel e Estádio Moisés Lucarelli
- Itatiba (SP) e Bragança Paulista (SP): Villa D´angelo Resort Hotel (em Itatiba) e Colégio AZ Bilingue (em Bragança Paulista)
- Guarulhos (SP) e São Paulo (SP):  Caesar Park & Business Int´l Airport (em Guarulhos ) e CT Joaquim Grava (São Paulo)
Veja a lista dos outros 54 CTs já aprovados pela Fifa
REGIÃO ESTADO CIDADE CENTRO DE TREINAMENTOS DE SELEÇÕES
Centro-Oeste Goiás Goiânia Blue Tree Towers Goiânia / CT Urias Magalhães
Centro-Oeste Goiás Goiânia Castro’s Park Hotel / Estádio Serra Dourada
Centro-Oeste Goiás Goiânia Mercure Goiânia / Estádio Hailé Pinheiro
Norte Amapá Macapá CETA Ecotel / Estádio Milton Corrêa
Norte Pará Belém Hilton Belém / Estádio Mangueirão
Norte Roraima Boa Vista Boa Vista Eco Hotel / Estádio Flamarion Vasconcelos
Norte Tocantins Palmas Hotel Girassol Plaza / Estádio Nilton Santos
Nordeste Alagoas Maceió Radisson Hotel Maceió / Estádio Rei Pelé
Nordeste Bahia Porto Seguro Resort La Torre / Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães
Nordeste Bahia Praia do Forte Tivoli Ecoresort / CT Praia do Forte - Mata de São João
Sul Paraná Curitiba Clube Atlético Paranaense / CT do Caju
Sul Paraná Cascavel Deville Express Cascavel / Estádio Arnaldo Busato
Sul Paraná Maringá Hotel Deville Maringá / Estádio Regional Willie Davids
Sul Paraná Curitiba Slaviero Rockefeller Conceptual / Estádio Durival de Brito e Silva
Sul Rio Grande do Sul Bento Gonçalves Dall´onder Grande Hotel / Estádio das Castanheiras (Farroupilha)
Sul Rio Grande do Sul Bento Gonçalves Hotel & SPA do Vinho / Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos
Sul Rio Grande do Sul Lajeado Inn Italy Hotel / Centro Esportivo Lajeadense
Sul Rio Grande do Sul Caixas do Sul Intercity Premium / Estádio Francisco Stédile
Sul Rio Grande do Sul Porto Alegre Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos / Complexo Esportivo da ULBRA (Canoas)
Sul Rio Grande do Sul Caxias do Sul Samuara Hotel / Estádio Alfredo Jaconi
Sul Rio Grande do Sul Viamão Vila Ventura Hotéis / Centro de Treinamento Vila Ventura
Sul Santa Catarina Joinville Bourbon Joinville Business / Estádio Municipal Arena Joinville
Sul Santa Catarina Florianópolis Costão do Santinho Resort Golf & SPA / Costão do Santinho Resort Golf & SPA
Sul Santa Catarina Florianópolis Majestic Palace / Estádio Orlando Scarpelli
Sudeste Espírito Santo Vitória Hotel Escola Senac Ilha do Boi / Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão
Sudeste Espírito Santo Domingos Martins Hotel Fazenda Parque do China / CT Parque do China
Sudeste Espírito Santo Vitória Sheraton Vitória / Estádio Estadual Kleber Andrade
Sudeste Minas Gerais Belo Horizonte San Diego Suites / Toca da Raposa I
Sudeste Minas Gerais Ipatinga San Diego Hotel Ipatinga / Estádio João Lamego Neto
Sudeste Minas Gerais Uberlândia San Diego Suites Uberlândia / Complexo Municipal Virgílio Galassi
Sudeste Minas Gerais Juiz de Fora Village Haras Morena / Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Sudeste Rio de Janeiro Barra do Piraí Aldeia das Águas Resort / Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
Sudeste Rio de Janeiro Pinheiral Centro de Treinamento Dr. João Havelange
Sudeste Rio de Janeiro Mangaratiba Portobello Resort & Safari
Sudeste São Paulo Barueri Bourbon Alphaville Business Hotel / Centro de Treinamento Vila Porto
Sudeste São Paulo Guarujá Casa Grande Hotel Resort & Spa / Estádio Municipal Antônio Fernandes
Sudeste São Paulo Araraquara Comfort Inn / Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros
Sudeste São Paulo Presidente Prudente Gralha Azul Park Hotel / Estádio Eduardo José Farah
Sudeste São Paulo Jaguariúna Hotel Duas Marias / Estádio Alfredo Chiavegato
Sudeste São Paulo Álvares Machado Hotel Fazenda Campo Belo / Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo
Sudeste São Paulo Ribeirão Preto Hotel JP / Estádio Santa Cruz
Sudeste São Paulo Santos Hotel Parque Balneário / Vila Belmiro
Sudeste São Paulo Sorocaba Hotel Pitangueiras / Clube Atlético Sorocaba
Sudeste São Paulo São Bernardo do Campo Liau Hotel Parque Plaza / Estádio Primeiro de Maio
Sudeste São Paulo Santos Mercure Santos / CT Rei Pelé
Sudeste São Paulo São Caetano do Sul Mercure São Caetano do Sul / Estádio Municipal Anacleto Campanella
Sudeste São Paulo São Paulo Novotel São Paulo Center Norte / CT Palmeiras - Academia 1
Sudeste São Paulo Ribeirão Preto Olé Brasil Futebol Clube SA
Sudeste São Paulo Águas de Lindóia Oscar Inn Eco Resort
Sudeste São Paulo Mogi das Cruzes Paradise Golf & Lake Resort
Sudeste São Paulo São José dos Campos Promenade Enterprise / Estádio Martins Pereira
Sudeste São Paulo Barueri Radisson Alphaville / Arena Barueri
Sudeste São Paulo Itu San Raphael Country Hotel / Estádio Dr. Novelli Junior
Sudeste São Paulo Itu SPA Sport Resort
       

Branco arrisca chutes, 'castiga' os goleiros e rouba a cena no Guarani

Treinador relembra tempos de lateral-esquerdo e participa dos treinos de falta no Brinco de Ouro. Aproveitamento do chefe impressiona os jogadores

Por Murilo Borges Campinas, SP
32 comentários
Branco, técnico do Guarani (Foto: Warley Menezes / Divulgação Guarani)Branco arrisca chutes de fora da área: ex-lateral
brilha (Foto: Warley Menezes / Divulgação Guarani)
Diego tinha pouco mais de um ano quando Branco fez o gol mais importante de sua carreira, o que garantiu a vitória por 3 a 2 do Brasil sobre a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994. Apesar de muito jovem para lembrar daquele lance, que embalou a conquista do tetracampeonato mundial, o goleiro do Guarani viveu nesta sexta-feira a mesma sensação que o holandês De Goeij teve, há quase 20 anos: a impotência de defender um chute tão venenoso.
Logo após assistir ao treinamento recreativo feito pelos bugrinos nesta manhã, no encerramento das atividades antes de enfrentar o São Paulo, Branco acompanhou os atletas nos treinos de bola parada. Alguns jogadores, como Boiadeiro e Ronaldo Mendes, arriscaram finalizações contra Léo e Diego, mas sem um desempenho positivo. Até que o treinador decidiu reviver os tempos de jogador.
De agasalho e chuteiras, o ex-lateral-esquerdo de Fluminense, Porto-POR e Seleção Brasileira deu um show particular em chutes da entrada da área. Sem tomar muita distância, Branco desferiu bombas contra o gol de Léo e Diego e teve um alto aproveitamento: foram mais de dez gols. O mais bonito foi do lado esquerdo, em chute cruzado que morreu no ângulo esquerdo.
Sempre digo a eles que falta é repetição. A pessoa nasce com o dom de bater na bola, mas precisa aperfeiçoar a cada treino. Quanto mais você treina, mais chances tem de decidir um jogo assim"
Branco
Atentos a cada finalização do treinador, os jogadores do Guarani pareciam hipnotizados com a facilidade com que ele pegava na bola. Enquanto faziam os últimos aquecimentos antes de encerrar o treino, na beira do gramado do Brinco de Ouro, os atletas assistiram as cobranças sem fazer barulho.
- Todo mundo sabe a qualidade que ele teve como jogador. A questão da bola parada pode nos ajudar. Ele era um exímio cobrador de falta e facilita muito a nossa vida com algumas dicas - disse o meia Ronaldo Mendes, um dos "pupilos" de Branco nas cobranças de falta. O treinador espera que os jogadores usem seu exemplo para aprimorarem os chutes.
- Sempre tive bons professores na hora de cobrar faltas. Zico, Dinamite, Éder... A bola parada é determinante no futebol atual, com 60 ou 70% dos gols saindo em jogadas assim. Queria dar umas dicas, trabalhar com os goleiros, ver no que eu posso ajudar. Sempre digo a eles que falta é repetição. A pessoa nasce com o dom de bater na bola, mas precisa aperfeiçoar a cada treino. Quanto mais você treina, mais chances tem de decidir um jogo assim - afirmou o comandante.
A admiração demonstrada pelos jogadores nas cobranças de falta é mais um trunfo a favor de Branco no Guarani. Há três partidas no comando do Bugre, o treinador recebeu vários elogios do elenco nos últimos dias. O zagueiro Thiago Matias, por exemplo, ressaltou o lado brincalhão do gaúcho, que, antes da vitória sobre o São Caetano, ficou conversando com os atletas a caminho do Brinco de Ouro, contando causos de sua carreira.

Ídolos de Neymar, Fabuloso e Fred mantêm cautela sobre vaga

Elogiados pelo companheiro de ataque, centroavantes evitam dar palpite sobre quem será o titular de Felipão. Autor do gol, Fred não se vê em vantagem

Por Alexandre Lozetti Guarulhos, SP
24 comentários
Luis Fabiano e Fred jogaram 45 minutos cada um na derrota do Brasil para a Inglaterra. Ambos receberam poucas bolas, mas o atacante do Fluminense levou a melhor na disputa particular pela camisa 9 da Seleção. Fez um gol, deu um chute na trave, e participou de mais tabelas. Mesmo assim, nenhum dos dois vê uma definição em relação à vaga depois somente da primeira partida de Luiz Felipe Scolari em sua volta à equipe. Ambos possuem uma trajetória de altos e baixos na seleção brasileira. Fred disputou a Copa de 2006, quando Parreira era o técnico, mas foi esquecido por Dunga no ciclo seguinte, e teve problemas de relacionamento com Mano Menezes, que voltou a convocá-lo em sua última lista antes da demissão. Já o Fabuloso foi titular na Copa América de 2004, mas depois perdeu um lugar na Copa da Alemanha justamente para Fred. Por outro lado, firmou-se com Dunga e vestiu a camisa 9 na África do Sul. Nome raro nas relações de Mano, está de volta com Felipão.
Escolado, Fred mantém o discurso de levar o trabalho do Fluminense para a Seleção, mas garante que vai batalhar pela chance de ser titular na Copa das Confederações.
- Tenho tanto tempo no futebol, sei que as coisas acontecem no dia a dia. Tenho de trazer do clube para a Seleção a mesma qualidade, o nível de bons jogos, isso vou conquistar a cada partida. Todos os jogadores têm muita qualidade, todo mundo quer jogar, ser titular e importante para a Seleção. Comigo não é diferente, quero jogar, fazer gols, e vou em busca disso.
Luis fabiano brasil desembarque (Foto: Alexandre Lozetti)Luis Fabiano conversa com a imprensa na chegada da Seleção em São Paulo (Foto: Alexandre Lozetti)
Centroavante titular no último Mundial, Luis Fabiano sabe que a impressão deixada por Fred neste primeiro amistoso com Felipão foi melhor, mas afirma: não há motivo para desespero na disputa pela vaga. A substituição no intervalo, inclusive, não teve a ver com o mau rendimento do ataque no primeiro tempo. O treinador já havia decidido trocar os jogadores antes mesmo de viajar para Londres.
Questionado se o concorrente largou na frente, Fabuloso se esquivou:
- Aí você tem de perguntar para o treinador. Venho para fazer meu trabalho, independentemente do companheiro. Somos um grupo, tenho de estar feliz por ele, que entrou bem, e fazer meu trabalho com tranquilidade, sem desespero nenhum.
Quem quer que seja o vencedor dessa disputa terá um apoio importante na sequência de jogos pela Seleção: o companheiro de ataque Neymar ficou em cima do muro e se derreteu em elogios para ambos. Embora admita ser mais amigo de Fred, com quem disputou a última Copa América, em 2011, ele afirmou que Luis Fabiano também é um ídolo, e se disse feliz por atuar ao lado da dupla.
- O Luis Fabiano é um grande ídolo, já falei pra ele que sou muito fã. E o Fred é outro que sou fã, com quem tenho até mais amizade. Ele entrou muito bem e ajudou a equipe.

Lucas ainda não marca, mas sofre 'pênalti' em 15ª vitória do PSG

Brasileiro é derrubado a centímetros da área, mas árbitro se engana e
deixa Ibrahimovic, poupado em boa parte do jogo, marcar sobre o Bastia

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
54 comentários
Ainda não foi desta vez que Lucas sentiu o gostinho de marcar com a camisa do Paris Saint-Germain, mas novamente o atacante brasileiro participou de uma vitória do novo milionário do futebol mundial. Dois dias depois de atuar em amistoso com a seleção brasileira, o ex-jogador do São Paulo sofreu uma falta fora da área que acabou se transformando em pênalti por conta de um erro do árbitro Olivier Thual. Ibrahimovic marcou e ajudou o time de Carlo Ancelotti a fazer 3 a 1 sobre o Bastia, nesta sexta-feira, no Parque dos Príncipes, em jogo que abriu a 24ª rodada do Campeonato Francês.
Ibrahimovic poderia ter brilhado mais, mas não teve tempo. Poupado para o confronto contra o Valencia, na próxima terça, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o sueco se juntou a nomes como Lavezzi, Jallet e Matuidi no banco de reservas. Já Lucas teve o efeito contrário: foi titular e acabou substituído aos 30 minutos do segundo tempo.
Ibrahimovic Lucas gol PSG (Foto: AFP)Ibrahimovic, Lucas e companheiros comemoram o gol do centroavante sueco (Foto: AFP)
Além de Ibra, Ménez e o próprio Lavezzi completaram o marcador para os donos da casa. Kharzi descontou para os visitantes, que chegaram a pressionar o PSG nos minutos finais e acabaram com a sequência invicta do goleiro Sirigu - o italiano sofreu um gol no Francês pela última vez no dia 1º de dezembro, contra o Lille. No fim, não passou de um susto para os líderes do torneio, que chegaram à 15ª vitória.
O PSG soma agora 51 pontos, contra 45 do vice-líder Lyon, que receberá o Lille no domingo, às 18h (de Brasília), em confronto que encerrará a rodada. O Bastia é o 14º, com 26.
Mistão de pouco brilho
Sem quatro titulares, entre eles Ibrahimovic e Lavezzi, configurou-se uma espécie de "mistão" do PSG para enfrentar uma equipe com aspirações bem pequenas, como por exemplo se manter na elite do Francês. Diante de sua torcida, porém, a equipe de Carlo Ancelotti decepcionou nos primeiros 45 minutos.
Oportunidades, é claro, foram criadas. As melhores envolvendo Gameiro, justamente o substituto do sueco. Aos 19 minutos, o acante ajeitou com categoria para Lucas, que chutou por cima do gol. Cinco minutos depois foi a vez dele completar um cruzamento rasteiro de Ménez, mas os milésimos de atraso o fizeram acertar a trave com um carrinho.
Apesar de não ter a companhia de estrelas, Lucas fazia a sua parte. Pouco antes, aos 16, ele já havia cobrado falta que desviou em Ménez e por pouco não enganou o goleiro Landreau. Mas teve de se contentar com um placar inicial zerado e até mesmo algumas vaias para a equipe na descida para o intervalo.
Lucas do PSG e Palmieri do Bastia (Foto: Reuters)Lucas tenta levar o PSG à frente contra o Bastia: brasileiro passou em branco (Foto: Reuters)
Lucas sofre 'pênalti' e ajuda PSG a vencer
Ancelotti manteve o time para o segundo tempo, mas o ímpeto parecia renovado. É bem verdade que Landreau contribuiu em específico aos 11 minutos, quando Ménez abriu o placar em conclusão de fora da área. Os donos da casa quase ampliaram aos 14, com uma letra de Gameiro após cruzamento da direita.
Já com Ibrahimovic em campo, o PSG chegou ao segundo pouco depois. Aos 22, ele tocou para Ménez desperdiçar boa chance. Aos 24, porém, Lucas sofreu falta na entrada da área e acabou premiado com um pênalti. O brasileiro tentou convencer o sueco a cobrar, mas não houve jeito: Ibra colocou no canto e fez.
Quando parecia já ter tudo definido veio o susto. Aos 38, Khazri enganou Sirigo ao bater falta de longe direto para o gol e diminuiu. Os visitantes ensaiaram uma pressão, mas acabaram levando o terceiro em contra-ataque. Chantôme recebeu de Ménez e cruzou. Landreau soltou, e Lavezzi chegou para concluir.
Jeremy Menez gol PSG (Foto: Reuters)Ménez abriu o placar para o PSG em chute de fora da área (Foto: Reuters)

'Brocador' Hernane marca dois e é
um dos líderes do Artilheiro do Ano

Aleilson, do Paragominas; Alemão, do Crato; Giancarlo, do Ferroviário; e
Tiago Chulapa, do Treze, completam o pelotão da frente dos goleadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
44 comentários
Hernane comemora gol do Flamengo contra o Friburguense (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Hernane lidera o prêmio e a artilharia do Carioca
com sete gols (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Após a saída de Vagner Love, o papel de goleador ficou vago no Flamengo. Mas por pouco tempo. Com suas atuações nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, Hernane tem mostrado que pode firmar-se como camisa 9 rubro-negro. Na goleada por 4 a 0 sobre o Friburguense, na última quarta-feira, o Brocador, como ele gosta de ser chamado, balançou a rede duas vezes e assumiu a liderança do prêmio Artilheiro do Ano com sete gols, junto com outros quatro concorrentes: Aleilson, do Paragominas; Alemão, do Crato; Giancarlo, do Ferroviário; e Tiago Chulapa, do Treze.
Na quinta-feira, Aleilson marcou um golaço de falta e garantiu a vitória do Jacaré por 1 a 0 sobre a Tuna Luso, pelo Parazão. Já os goleadores do Campeonato Cearense, Giancarlo, do Ferroviário, e Alemão, do Crato, passaram em branco na rodada do meio de semana.
Quem também figura no pelotão da frente é Tiago Chulapa. Nesta quinta-feira, o artilheiro isolado do Paraibano balançou a rede em uma oportunidade e ajudou o Treze a sair vitorioso contra o Nacional de Patos.
Aleilson - Paragominas (Foto: Marcelo Seabra / O Liberal)Aleilson tem sido o destaque do Paragominas no Campeonato Paraense  (Foto: Marcelo Seabra / O Liberal)
O rival Botafogo-PB conta com outro postulante ao prêmio: o veterano Warley. O atacante de 34 anos marcou uma vez no triunfo do Belo sobre o Atlético de Cajazeiras, por 2 a 1, e aparece em segundo, com seis gols, no ranking dos principais goleadores do futebol brasileiro. Celsinho, do Londrina, Rafael Oliveira, do Paysandu, e Soares, do CSP, completam o esquadrão.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:
Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano (08/02) (Foto: Editoria de Arte)

 
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich   (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Presidente do Boca Juniors confirma retorno de Riquelme

Após sete meses ausente, meia se reapresenta nesta segunda, mas só começará a receber em março. Contrato segue com validade até 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Buenos Aires
16 comentários
O meia Juan Román Riquelme está de volta ao Boca Juniors após sete meses afastado do futebol. Nesta sexta-feira, o jogador e seu representante se reuniram com o presidente Daniel Angelici e o secretário-geral César Martucci, que aceitaram retomar o contrato que havia sido interropido, mas tem validade até 2014. O camisa 10 se reapresentará na segunda-feira.
Na última segunda, Riquelme ligou para o técnico Carlos Bianchi para informá-lo que estava disposto a voltar e ajudar o clube. O treinador entrou em contato com Martucci, que não tomou uma decisão imediata porque o presidente estava fora do país. Nesta sexta, poucas horas após seu retorno a Buenos Aires, Angelici se reuniu com o meia e a decisão foi tomada sem objeções. As duas partes concordaram em não alterar nenhum detalhe do contrato.
- Riquelme tinha um contrato vigente e vamos respeitá-lo. Em fevereiro ele fará uma pré-temporada e começará a receber em março - disse o mandatário.
Riquelme Boca Juniors x Corinthians (Foto: Reuters)Riquelme em ação na última vez em que vestiu a camisa do Boca (Foto: Reuters)
Após a perda do título da Taça Libertadores para o Corinthians, em julho do ano passado, Riquelme decidiu que não jogaria mais pelo Boca, que acatou a decisão e o liberou para negociar com um clube do exterior. O Palmeiras esteve perto de anunciá-lo e uma reviravolta quase o fez ir parar no Tigre, clube com o qual mantém bom relacionamento, para a disputa da Libertadores de 2013.
Todavia, após a derrota dos xeneizes para o arquirrival River Plate no último fim de semana em um torneio de pré-temporada,  Román se inconformou e decidiu que ainda poderia ajudar seu clube de coração. A única dúvida pendente é: quando Riquelme estará apto fisicamente para voltar a jogar. O camisa 10 disse em algumas oportunidades que vinha jogando futebol com amigos e se exercitando regularmente.
- Quando Bianchi nos disse que era uma peça importante dentro do plantel, atuamos em sequência. Estou feliz porque o corpo técnico o valoriza e pelos torcedores - concluiu o presidente.
Neste sábado o Boca Juniors fará sua estreia no Torneio Final contra o Quilmes na Bombonera. A partida marcará o retorno oficial do técnico Carlos Bianchi, que não comandava a equipe desde 2004.

Com Verdão no coração, Barcos diz que optou pelo Grêmio pela seleção

Pirata diz que saiu porque a proposta foi boa para ele e para o Palmeiras. Gringo entende a revolta dos torcedores que o chamaram de mercenário

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
632 comentários
Barcos abraça o goleiro Bruno e dá adeus ao Palmeiras (Foto: Gustavo Serbonchini/GLOBOESPORTE.COM)Barcos abraça o goleiro Bruno e deixa o Verdão
Foto: Gustavo Serbonchini/GLOBOESPORTE.COM)
Uma história que teve início em janeiro do ano passado e terminou nesta sexta-feira. Após 61 jogos disputados e 31 gols marcados, o atacante argentino Hernán Barcos se despede do Palmeiras para defender o Grêmio. Apesar do carinho que sente pelo torcedor alviverde, o Pirata disse que estava preocupado com o espaço perdido na seleção argentina e que sai com tranquilidade pelo fato de o Verdão ter recebido uma proposta bastante favorável.
- Eu sempre disse que só iria sair se chegasse uma boa proposta para mim e para o Palmeiras. Concluímos que sair era melhor. Chegou a hora de sair. Obviamente a gente fica meio triste, chateado pela situação porque ainda tínhamos muita coisa pela frente. Não foi uma decisão fácil de tomar. Sinto que perdi espaço na seleção e vi na transferência a chance de recuperar terreno e jogar o mundial.
Veja abaixo os melhores momentos da coletiva

Saída do Palmeiras
Serei eternamente agradecido ao Palmeiras por tudo o que me deu, pelo grande carinho que a torcida sempre teve comigo. O Brunoro não é o responsável pelos problemas que o clube vive. A diretoria nova tem feito muita coisa, está se vendo um Palmeiras completamente diferente, aquele que todos queremos.

Dinheiro não decidiu nada
Levo recordações muito boas. Sempre que falei, fui muito sincero e estou sendo hoje. A negociação foi boa para todo mundo. Sei que o torcedor e a opinião pública podem não estar de acordo. Muitas vezes é difícil compreender quando alguém vai embora. Já ouvi muita coisa, me chamaram de mercenário, mas não tem nada a ver. O problema não foi econômico.

Libertadores pelo Grêmio
Não foi fácil decidir. É muita coisa para analisar, muita coisa para colocar na balança. Primeiro tem a família, depois a seleção argentina. No último jogo, nem fui convocado e isso me deixou bastante preocupado. O Grêmio será um novo desafio na minha carreira.

Recado para o torcedor palmeirense
Estou muito agradecido. Sinto muita dor de sair agora, mas foi o melhor para todo mundo. O torcedor não vai entender, mas sou profissional. O torcedor que hoje está bravo vai entender no futuro. Foi o melhor para todo mundo. Nunca fiz nada que prejudicasse o Palmeiras.

Vídeo #Tamojunto
O vídeo foi real, era o que eu pensava no momento, afinal não havia proposta nenhuma. Na hora de tomar a decisão, estudei um pouco de tudo, falando com Palmeiras, empresário, família. A saída tem um benefício para mim, futebolisticamente falando.
Assessoria divulga nota oficial
Após o término da entrevista coletiva na Academia de Futebol, a assessoria de imprensa do atleta soltou um comunicado pelo Facebook. Veja a íntegra abaixo:
Olá torcedores, boa tarde.

Desde o início falei que estaríamos juntos, que acreditava e continuo acreditando no 2013 e que só sairia se fosse algo bom para mim e para o Palmeiras. O clube tem dívidas comigo e com a LDU e essa proposta do Grêmio ajudará o time a resolver essas questões e a formar um elenco forte para o ano.

A negociação não nasceu da minha vontade e nem do meu empresário. Foi o Palmeiras que nos passou o interesse do Grêmio e nos deixou à vontade para buscarmos o acerto.
Agradeço aos torcedores, ao clube, jogadores e funcionários pelo carinho em todos os momentos. Lutei muito, sempre me doei ao máximo pelo clube que amo. O Palmeiras foi, é e será muito importante para mim.
Nos vemos por aí
Abraços,
Hernán Barcos