segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hoje amigo, Dinamite revela que não gostava de Júnior: 'Era marrento'

Presidente do Vasco conta que, no tempo de jogador, não gostava do 'Maestro' do Flamengo. Mas que hoje as famílias têm ótima relação

Por SporTV.com Rio de Janeiro
Uma rivalidade que virou amizade. Assim é a relação de Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Vasco, e Júnior,  ídolo do Flamengo. Adversários em campo nos anos 70 e 80, o contato entre os dois só melhorou quando passaram a morar no mesmo condomínio no Rio de Janeiro. Eles não tinham uma impressão muito boa um do outro, mas as mulheres acabaram ficando amigas, aproximando as famílias.
- O Júnior tinha um jeito meio marrento dentro de campo e eu tinha um jeito de sarcástico de sorrir na hora de bater uma falta. As mulheres ficaram amigas, as crianças estudavam na mesma escola e em um carnaval nos encontramos. Já tínhamos encerrado a carreira. Começamos a conversar e eu falei que achava ele meio marrento, que não gostava dele. O Júnior disse que também não gostava, que me achava debochado. E aquilo ali quebrou o gelo de muitos anos. Hoje nós temos uma amizade de família. Hoje nós somos grandes amigos - relembrou o presidente do Vasco ao abrir a casa para o quadro "Tá em casa", do programa "Tá na Área".

roberto dinamite junior (Foto: Arquivo Pessoal)Dinamite e Júnior, já amigos, aproveitam o carnaval no Rio ao lado das esposas (Foto: Arquivo Pessoal)

Acompanhado da mulher Liliane e de dois dos quatro filhos, o ex-jogador negou ser ciumento e afirmou que a preocupação é apenas natural. Mas a filha Roberta, de 22 anos, entregou o pai .
- Quando eu vou sair, pergunta: 'Você vai com essa roupa? Não está muito curto? Vai para onde? Volta que horas?'
O filho Rodrigo, de 18 anos, que joga no time de juniores do Vasco, fez coro com a irmã.
- Comigo é pior, tenho que chegar mais cedo. Nove horas da noite em casa já é tarde - afirmou, rindo.
Apesar de apoiar a profissão do marido, Liliane reclama da grande quantidade de trabalho e diz que a família já está acostumada com a ausência do ex-jogador nos principais eventos da casa.
- Com ele não tem rotina. Você não pode contar com ele nunca, para nada. Como sempre foi, como jogador. Aniversário de filho de jogador é segunda-feira, ninguém entende isso, mas é quando dá.
Por isso, a esposa não acredita muito quando Dinamite afirma que estes três anos de mandato no Vasco são os últimos. Recém-reeleito, o presidente fez um balanço positivo do primeiro triênio à frente do clube carioca.
- Nós fizemos muita coisa. Quando nós entramos, no aspecto financeiro do clube, havia uma dívida muito grande. E hoje nós estamos cumprindo na área trabalhista, tudo, pagando muitas coisas. Mas é um desafio muito grande. Acho que a conquista da Copa do Brasil nos deu uma condição. O torcedor estava acreditando, o associado estava gostando da nossa administração. O regime é presidencialista, mas você não pode estar administrando uma coisa sozinho, o Vasco é muito grande - finalizou.

'Nunca imaginei que um dia sairia do Flu’, diz 'Concá', o novo rei da China

Feliz no Oriente, argentino passa sufoco com a língua, desfruta de mansão luxuosa e não esconde o coração partido por deixar o clube das Laranjeiras

Por Lydia Gismondi Enviada especial a Guangzhou, China
HEADER Negócio da China (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
“Ni hao”, “xiexie” e “xebin”. Essas três palavras formam o extenso vocabulário de Darío Conca em mandarim. Afinal, dizer oi, obrigado e pedir um refrigerante é tudo o que um jogador argentino, adotado pelo Brasil, pode precisar para viver bem logo ali do outro lado do mundo. Há um mês, o ídolo do Tricolor carioca desembarcou na China, com a cara, a coragem e o bolso cheio. Em Guangzhou, encontrou uma estrutura digna de rei. Torcida, festa, camisas com sua caricatura, vestiários cobertos de mármore, casa de luxo, jatinho, motorista, tradutor... É assim que, mesmo entre milhões de pessoas de olhos puxados, já é capaz de se sentir em casa e driblar com categoria as diferenças culturais. O que não elimina, porém, o coração partido em deixar uma torcida apaixonada para trás: “Eu nunca imaginei que um dia poderia sair do Fluminense.”
Eu falei que quero voltar. Um dia quero voltar e vestir aquela camisa tão bonita do Fluminense. "
Conca
Dias antes de completar o primeiro mês na China, o ídolo tricolor recebeu o GLOBOESPORTE.COM à vontade no sofisticado sofá da sala de sua nova casa, decorado com uma manta feita de pele de cordeiro. Localizada em um calmo e luxuoso condomínio em uma área afastada do centro de Guangzhou, a mansão de Conca tem cinco quartos, paredes com estampas floridas, peças decorativas de ferro e enormes quadros. Nada disso escolhido pelo jogador. “Só compramos a televisão, a máquina de lavar e a cama, porque as que eles usam aqui são muito duras”, explicou a noiva Paula Araújo, grávida de dois meses do primeiro filho do casal.
Durante quase uma hora de papo, “Concá”, como é chamado no sotaque chinês, falou em bom "portunhol" sobre suas primeiras impressões da China, a dolorosa decisão de deixar o Fluminense e as dificuldades de comunicação no Oriente. Mesmo frisando que ainda sonha em vestir de novo a camisa do Tricolor carioca, o argentino contratado pelo Guangzhou Evergrande por cerca de R$ 15 milhões, com um salário de quase R$ 2 milhões por mês, disse viver um momento especial, ainda mais agora com a notícia de que em breve será o Papai Conca.
GLOBOESPORTE.COM: Como foi tomar a decisão de deixar a apaixonada torcida tricolor e vir para a China?
Conca: Foi difícil, não é fácil. Em 2010 tinha acontecido o título brasileiro. Tinha acontecido o melhor ou um dos melhores anos da minha carreira. Mas tinha que pensar também que tenho família. Era uma oportunidade boa. Falei com a minha mulher, com minha família, minha mãe, meus irmãos, meus amigos para saber se eles estavam do meu lado. Comentei que fiquei na concentração pensando: “Não acredito que eu vou sair.” Eu nunca imaginei que um dia poderia sair do Fluminense. Mas saí tranquilo, porque fiquei três anos e meio em um clube onde sempre fui respeitado e deixei amigos lá. Não só jogadores, como empregados do clube: massagistas, roupeiros, fisioterapeuta, doutor, nutricionista, faxineiro, todo mundo. Fiquei triste por ter deixado, mas feliz porque apareceu uma oportunidade boa. Não vim aqui só para passar o tempo, pensando que tenho dois anos e meio e voltar. Vim aqui para dar o meu melhor, fazer o meu trabalho, porque devo respeito a quem me contratou. Fiquei feliz por ter sido escolhido, ainda mais porque cheguei aqui e descobri que vou ser pai.
Mas você ainda pensa em voltar a jogar pelo Fluminense?
Eu falei que quero voltar. Um dia quero voltar e vestir aquela camisa tão bonita do Fluminense. Por tudo que vivi lá, por todas as glórias, pelo carinho, sabe? Eu quero voltar. Mas devo respeito porque, no momento, pode ter um treinador que não precise de um meia, precise de um zagueiro, de um goleiro, lateral. Então, vou respeitar essa decisão. Mas que um dia quero voltar a vestir a camisa do Fluminense, isso com certeza. Mas tenho que ter respeito, não posso pensar: “Vou voltar de qualquer jeito.” Vou voltar se o Fluminense quiser que eu volte. Não vou pressionar para me contratar. Mas sempre penso que um dia gostaria de vestir mais um pouquinho aquela camisa.
Conca fluminense campeão (Foto: Ag. Estado)Em um dos melhores momentos de sua carreira, Conca comemora o título brasileiro (Foto: Ag. Estado)
Depois de um mês na China, quais são as primeiras impressões?

Eu achei que fosse encontrar uma coisa totalmente diferente. Gente para cá, para lá, confusão. Já tinha pesquisado na internet, perguntado para as pessoas... via as imagens daqui. Mas aqui tem tudo. Restaurante mexicano, italiano, brasileiro. Não esperava que tivesse isso tudo. É uma cidade muito grande e bonita.
Qual é a sua maior dificuldade até agora? A comunicação?
A comunicação é minha maior dificuldade. Até no campo. Você quer passar alguma coisa e não consegue. Fica só olhando. Eles não são muito de falar. Não é que nem no Brasil, na Argentina.
Como eles te chamam aqui?
Concá. (risos)
E o que você já aprendeu a falar?
Praticamente nada. Só “ni hao (oi)”, “xebin” (Sprite) e “xiexie (obrigado)”. E mais nada. Quando preciso de alguma coisa, ligo para o tradutor e ele salva a gente. Quando a gente quer sair para comer sozinho, liga para ele. Porque eu também não falo nada em inglês. Agora que estou tentando aprender algumas coisas. E o treinador é coreano. Ele fala com o tradutor dele, que passa para todo mundo em mandarim, e aí o nosso tradutor passa para a gente em português.
Quase um telefone sem fio, né?
É bem engraçado.
Já deu tempo para conhecer a cidade?
Quando eu cheguei, tive só quatro dias de folga. Tinha que resolver coisas de casa, de visto. Tem gente que demora, né? Mas eu sou mais rápido. Fiz tudo na correria, em duas semanas. Aqui é ruim porque você depende de outras pessoas, do tradutor. Mas eles me ajudaram.
Apesar das dificuldades, está gostando da vida aqui?
Estou gostando, adorando. É muito tranquilo, o pessoal respeita. Estou feliz agora. Não tenho nada do que reclamar. Mas é bem diferente em relação ao Brasil e à Argentina. Eles enchem o estádio e batem palma. A bola passa perto e eles batem palma. É diferente de tudo o que a gente tinha visto. Quando entra no campo, para aquecer, jogando em casa ou fora, você cumprimenta a torcida. E, quando acaba o jogo, é a mesma coisa, independentemente do resultado. Você dá uma volta no estádio cumprimentando o torcedor e batendo palma. É bem bonito.
conca e bruno cesar, prêmio craque do brasileirão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Em 2010, Conca foi eleito craque do campeonato e
da torcida (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O que muitos brasileiros dizem é que aqui também não existe muita pressão. Você também sentiu isso?
Não tem tanta cobrança de ter que ganhar de qualquer jeito. É claro que todo mundo quer ganhar, ninguém gosta de perder. Mas eles entram no estádio para se divertir. Não tem aquela pressão. Você pode fazer o melhor de você. Não é como em outros países. É legal, sabe?
O treinamento dos chineses também é diferente?
É, o treinamento é diferente. Treina mais e o treino é mais forte também. Mesmo com bola eles dão muito ritmo no treino, querem chegar rápido no gol. Mas eles estão melhorando cada vez mais. Agora, está bem mais parecido. Nosso time tem alguns jogadores que estão na seleção, tem dois ou três que estiveram na Europa. Estou feliz agora. Diferente, mas você aprende outra experiência.
Mas você sente falta de algumas coisas, não?
Sentir falta, sempre vai sentir. Isso tanto quando eu saí da Argentina quanto quando deixei o Brasil depois de quatro anos. É muito tempo. Você se acostuma um pouco e sente falta.
O que imagina que será mais difícil em sua adaptação?
Uma vez eu falei com os outros brasileiros que no ônibus, no vestiário, no avião, eles ficam tranquilos. Não tem aquela festa, aquelas brincadeiras. Não tem essas coisas. Eles entram no vestiário e ficam tranquilos, diferente. Isso é cultura, um país diferente. A gente tem que tentar passar algumas coisas nossas que são boas e tentar se acostumar. Tem que respeitá-los do jeito que eles são também, porque tratam bem a gente. Você não vê diferença. No treino, a gente não fala muito com eles, mas eles sempre respeitam, passam do lado e te cumprimentam.
conca china Guangzhou Guangdong (Foto: agência AFP)Conca foi recebido com muita festa no aeroporto de
Guangzhou no dia 11 de julho (Foto: agência AFP)
O que você achou da recepção dos chineses? Da torcida, do clube?
Já tinham me passado mais ou menos que seria assim. Mas, quando eu cheguei no aeroporto, o presidente estava me esperando, havia algumas pessoas do clube e muitos torcedores. Não achei que fosse ser assim. Nunca tinha acontecido isso. Eu me surpreendi um pouco. Foi bonito. Quando cheguei, já tinha algumas coisas, como camisas. É legal.
Acha que também tem uma diferença grande de estrutura?
Tem algumas diferenças, mas hoje o nosso CT tem dois campos bonitos, vestiário bonito. Lá dentro tem hidro, tudo. Eles têm essa preocupação de ser luxuoso, bonito. Para mim não, que estou aqui perto, mas os outros brasileiros têm motorista, que busca cada um para ir ao treino, para o jogo. Em tudo o que podem ajudar eles ajudam. Precisa continuar melhorando, precisa, mas eles têm tudo e têm vontade para melhorar. Estão querendo chegar forte daqui a uns anos.
Você falou que sente falta da festa, das brincadeiras. Já encontrou lugares para se distrair?
Não, porque a gente chegou há 20 dias. Agora que está acabando a correria de procurar apartamento, comprar coisas, mandar trazer telefone. Estou de motorista também, porque a carteira de motorista do Brasil não serve aqui. Então, não tive muito tempo para ficar calmo, pensar em sair para comer. Às vezes, a gente sai para o shopping. Mas aqui tem de tudo, tem churrascaria, lugares para se divertir. Tem parque de diversões, Hong-Kong a duas horas, uma praia. Tem muito lugar para conhecer que vale a pena. Se a Paula aguentar, agora que está com o filhinho aí...
E o filhinho vai ser chinês?
É, vai ser chinês. A gente ainda não sabe se vai nascer aqui ou em Hong-Kong. Agora tem que ver se vai ser argentino ou brasileiro. A Paula é brasileira, mas ele não pode ter as duas nacionalidades. Então, vamos ver. Temos que entrar em negociação.

Barcelona se submete a cláusulas curiosas do Arsenal por Fábregas

Prioridade em possível negociação no futuro e percentual elevado em venda para outros clubes estão no contrato, revela imprensa inglesa

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
fabregas barcelona apresentação (Foto: Agência EFE)Fábregas em sua apresentação oficial no
Barcelona (Foto: Agência EFE)
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O ditado vale para a insistência do Barcelona em ter o apoiador Cesc Fábregas, do Arsenal. Mas dobrar a diretoria dos Gunners não foi fácil. Além dos € 34 milhões (cerca de R$ 78, 4 milhões) pagos pelos espanhóis, o time culé ainda se submeteu à cláusulas impostas pelo ingleses para liberar o jogador, de apenas 24 anos. A imprensa inglesa divulgou algumas delas nesta segunda-feira.
A primeira cláusula impõe a prioridade do Arsenal em uma futura contratação de Fábregas caso o Barcelona resolva negociá-lo. A outra é ainda mais curiosa. Se o apoiador for vendido para outro clube, os Gunners teriam direito a receber 50% do valor da transação. De acordo com o site Mirror Football, as imposições foram aceitas pelos espanhóis.
O Barcelona quitará os valores por Fábregas em duas parcelas de € 15 milhões (cerca de R$ 35 milhões). Além disso, o jogador abriu mão de outros € 4 milhões (algo em torno de R$ 9 milhões), que deveriam ser pagos pelos Gunners.
Em sua apresentação, Fábregas falou da felicidade de retornar ao clube que o revelou.
- Estou muito grato por estar de volta para casa, é um dos sonhos que eu tinha na carreira. Estou feliz de voltar para o Barcelona - disse o jogador.

Com torção no joelho, Loco Abreu desfalca o Botafogo por dez dias

Atacante fica ausente dos jogos contra Internacional, Atlético-MG (Brasileiro e Sul-Americana), e tem chance de voltar contra o Fluminense

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
loco abreu botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Loco Abreu só deve voltar para o clássico com o Flu
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
O atacante Loco Abreu fez nesta segunda-feira um exame para saber a gravidade da lesão no seu joelho direito. O uruguaio teve uma torção durante a vitória do Botafogo sobre o América-MG por 4 a 2, sábado, no Engenhão, e ficará pelo menos dez dias fora do time. Ele estará ausente dos jogos contra Internacional, Atlético-MG (Brasileiro e Sul-Americana), e só deve voltar para o clássico com o Fluminense.
.
Quando torceu o joelho, Loco teve um estiramento no ligamento colateral medial. O camisa 13 é o artilheiro do Botafogo nesta temporada com 16 gols.
Se a notícia sobre Loco não é das melhores, ao menos os médicos estão otimistas em relação a Herrera, que deixou o último jogo no intervalo por causa de dores de garganta. O argentino fez um trabalho regenerativo nesta segunda e não deve ser problema contra o Inter.

Vanderlei Luxemburgo volta à curva ascendente dos pontos corridos

Entre 2003 e 2010, desempenho do técnico caiu mais da metade, mas Fla de 2011 lembra os bons tempos: 70,8% de aproveitamento no Brasileiro

Por Richard Souza Florianópolis
Vanderlei Luxemburgo teve um 2010 apinhado de problemas. Exceção feita ao título do Campeonato Mineiro, a temporada foi de dificuldades. No Atlético-MG, eliminação precoce na Copa do Brasil e desempenho pífio no Brasileirão. Demitido, foi contratado pelo Flamengo, mas seguiu na briga contra o rebaixamento. Foi como se o técnico e a competição não se entedessem mais. Logo ele que é o maior vencedor, com cinco conquistas por quatro clubes diferentes: Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).
Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Nina Lima / Vipcomm)Luxemburgo tem aproveitamento próximo do Cruzeiro de 2003 (Foto: Nina Lima / Vipcomm)
Os números que costumavam ser aliados de Vanderlei tornaram-se implacáveis. Avassalador no início da era dos pontos corridos, ele viveu um choque de realidade. O desempenho do treinador entre 2003 e ano passado havia despencado mais da metade.
Uma nova temporada chegou, Luxa reformulou o elenco rubro-negro, ganhou reforços de peso como Ronaldinho, Thiago Neves e Felipe, promoveu garotos da base e deu forma ao time. A três rodadas do fim do primeiro turno do nacional, os dados da equipe campeã carioca mostram que ele voltou à curva ascendente dos pontos corridos. O aproveitamento na edição atual é de 70,8%, algo que o técnico não alcançava desde 2003, quando chegou ao título com o Cruzeiro com 72,4%.

- É um percentual de conquista e de classificação para a Libertadores - costuma dizer, com propriedade: em 2010, por exemplo, o Fluminense foi campeão com 62% dos pontos conquistados.
O Flamengo é vice-líder com a mesma pontuação do Corinthians (34), mas perde no número de vitórias (10 a 9). O Rubro-Negro é o único time invicto da competição. Para se ter uma ideia, o aproveitamento de Luxemburgo pelo Fla no Brasileiro de 2010 foi de 42,4%. Em onze partidas, três vitórias, cinco empates e três derrotas. Antes, no Atlético-MG, números assustadores em 24 confrontos: seis vitórias, três empates e impressionantes 15 derrotas, um índice de 29,16%.
O percentual de aproveitamento alcançado por Luxemburgo após 35 jogos no Brasileirão 2010 (24 pelo Galo e 11 pelo Fla) foi o pior das 19 edições que ele disputou. Somadas as duas campanhas, o índice foi de 33,3%, inferior ao alcançado em 1983, ano da estreia dele na Série A, à frente do modesto Campo Grande, do Rio de Janeiro. O treinador teve um aproveitamento de 37,5%. É bom que se diga que, em 1986, Vanderlei comandou o Fluminense em apenas uma partida - que terminou com derrota -, o que invalida a comparação.
Em 2003 e 2004, título incontestável
Time Aproveitamento
Cruzeiro (2003) 72,4%
Santos (2004) 67,4%
Santos (2006) 56,1%
Santos (2007)  54,3%
Palmeiras (2008)  57%
Palmeiras e Santos (2009) 47,4%
Atlético-MG e Flamengo (2010)  33,3%
Flamengo (2011)  70,8% (até a 16ª rodada)
Em 2003, na primeira edição do Brasileiro no sistema todos contra todos em dois turnos, Vanderlei alcançou a marca dos 100 pontos com um Cruzeiro sobrenatural (também vencedor da Copa do Brasil e do Mineiro daquele ano). Título conquistado com duas rodadas de antecedência e vantagem de 13 pontos sobre o Santos, vice-campeão. Um impressionante aproveitamento de 72,4% tirou a graça da disputa para os outros 23 concorrentes.
No ano seguinte, desta vez pelo Santos, repetiu a façanha, mas já sem a mesma facilidade. O título viria apenas na última rodada, com 89 pontos. Só três a mais que o Atlético-PR. O aproveitamento continuava admirável: 67,4%.
Em 2005, Luxa transferiu-se para o Real Madrid. Passou uma temporada no clube espanhol até ser demitido em dezembro daquele ano. Pouco tempo depois, estava de volta ao Santos. No retorno, encontrou um Campeonato Brasileiro diferente, com quatro equipes a menos (o número de participantes caíra de 24 para 20) e ainda mais concorrido. Com o quarto lugar de 2006, levou o Peixe à Libertadores da América. Na campanha, fez 64 pontos, alcançou 56,1% de aproveitamento.
Na temporada seguinte, Luxa e Santos perseguiram o São Paulo na disputa do título. A desvantagem para o Tricolor Paulista, no entanto, superou a marca de dez pontos: 77 a 62. O aproveitamento da equipe do treinador foi de 54,3%. O percentual foi inferior ao de 2008. De volta ao Palmeiras, ele foi quarto colocado. Fez 65 pontos, 57% do total disputado.
Em 2009, Luxemburgo dividiu-se entre Palmeiras e Santos. Eliminado nas quartas de final da Libertadores com o Alviverde, foi demitido do clube no mês de junho, após comentar a transferência do atacante Keirrison para o Barcelona, da Espanha. Os dirigentes alegaram quebra de hierarquia. No nacional, comandou a equipe em sete partidas: três vitórias, três empates e uma derrota. Quase um mês depois de sair do Palestra Itália, retornou ao Peixe. O resultado no Brasileiro foi fraco, o pior que teve no comando da equipe da Vila Belmiro: apenas o 12º lugar, com 49 pontos. Somadas as campanhas, um aproveitamento de 47,4%.
Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Ivo Gonzales / Ag. O Globo)Luxa: aproveitamento no Fla de 42,4% em 2010 e
70,8% em 2011(Foto: Ivo Gonzales / Ag. O Globo)
O técnico não continuou no Santos por conta da derrota do então presidente Marcelo Teixeira na tentativa de reeleição. Em dezembro de 2009, acertou a transferência para o Atlético-MG, investiu num projeto ambicioso e promissor de duas temporadas. O ano de 2010 até começou bem, com o título estadual. No entanto, a eliminação na Copa do Brasil, uma série de lesões e um desempenho abaixo da crítica no Brasileiro sentenciaram: demissão. Em 23 de setembro, após ver o Galo ser goleado por 5 a 1 pelo Fluminense, acabou dispensado pelo presidente Alexandre Kalil. Foram nove meses de um sonho que não vingou. Deixara o time na 18ª posição, com 21 pontos, com aproveitamento de 29,16%: seis vitórias, três empates e 15 derrotas.
Ao sair de Belo Horizonte, Luxa chegou a dizer que seria necessário passar por uma reciclagem. Não houve tempo para tanto. No início de outubro, acertou o retorno ao Flamengo (trabalhou na Gávea em 1991 e 1995) e assinou um contrato de dois anos com o clube do coração. Encontrou o Rubro-Negro em borbulhante crise política por conta da saída de Zico, então diretor executivo de futebol, e nas cercanias da zona de rebaixamento.
Desde então, não conseguiu afastar a equipe dali. Só assegurou a permanência na elite na penúltima rodada. Derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1, em Volta Redonda, acabou beneficiado por uma combinação de resultados. O Rubro-Negro ficou em 14º lugar, com 44 pontos. O Vitória, primeiro do Z-4, caiu com 42. Em onze partidas naquela ocasião, Luxa obteve três vitórias, cinco empates e três derrotas, com aproveitamento de 42,4%.

Após retirar os pontos, Luis Fabiano faz caminhada de 45 minutos no CT

Trabalho leve no gramado foi o primeiro do atacante desde cirurgia plástica

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
À espera de seu retorno ao futebol, o atacante Luis Fabiano cumpriu nesta segunda-feira mais uma etapa do tratamento em um tendão próximo ao joelho direito. O jogador fez uma leve caminhada ao redor de um dos gramados do CT do São Paulo, na Barra Funda. O corpo clínico, porém, não quer falar no prazo de recuperação.
- O problema que nos atrapalhou até esse momento está resolvido. Agora, ele tem de retornar gradualmente às atividades. Vamos aguardar a evolução. Ele fará um trabalho de fortalecimento, de ganho de massa muscular. Quando ele for liberado para o trabalho de campo, aí, sim, podemos dizer que faltarão mais duas ou uma semana - explicou o médico do São Paulo, José Sanchez.
Esta é a primeira vez que o Fabuloso pisa no campo desde que passou por uma plástica para fazer a cicatrização do local operado. Também nesta segunda ele retirou os pontos desta intervenção, sendo liberado pelos médicos a fazer trabalhos de carga moderada.
Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Luis Fabiano caminha no campo no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)
Depois do trabalho, com duração de 45 minutos, Luis Fabiano mostrou que está bastante otimista em relação à sua volta. O jogador brincou com membros da comissão técnica e do corpo clínico do Tricolor no banco de reservas e, em seguida, regressou para a sala de fisioterapia.
O São Paulo, porém, ainda está bastante cauteloso em estipular uma data pra que ele seja relacionado, principalmente depois das vezes em que o retorno parecia certo, mas não ocorreu em decorrência de novos problemas físicos.
- Quem tem de chutar é o Luis. Todos acompanharam a evolução e sabem que seria uma coisa leviana falar em prazo sem ter certeza. Vamos esperar e ter paciência. Pedimos isso à torcida. Ele está louco para voltar - completou o médico.

Mesmo assim, na semana passada, Luis Fabiano foi inscrito por Adilson Batista na lista de 25 jogadores para a disputa da Copa Sul-Americana. Na estreia na competição deste ano, o time paulista perdeu para o Ceará por 2 a 1.
 
 

‘Anotou a placa?’ Lençol de Negueba vira assunto do dia no Brasil sub-20

‘Ainda bem que ele joga no nosso time senão eu não deixaria ele passar não’, brinca Uvini. Casemiro: ‘Pedimos para ele ser abusado em campo’

Por Victor Canedo Direto de Pereira, Colômbia
Negueba ainda não fez o seu gol no Mundial Sub-20, mas já tem no currículo um lance que deixou torcidas, rivais e companheiros de Seleção Brasileira de queixo caído. Aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação contra a Espanha, no último domingo, o atacante recebeu na ponta direita e, quando menos se esperava, tirou do bolso um lindo lençol no defensor espanhol Carles Planas (veja no vídeo ao lado).
Reunido com a família e a reportagem do GLOBOESPORTE.COM depois da classificação para a semifinal nos pênaltis, o jogador do Flamengo brincou com a situação.
- Será que ele anotou a placa? – disse Negueba, com a felicidade de quem ganhou a confiança do técnico Ney Franco e participou das cinco partidas do Brasil na competição.
Negueba no treino da Seleção sub-20 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Negueba brinca com o lençol que aplicou em um espanhol nesta domingo (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Saiba mais e confira todos os confrontos do mata-mata do Mundial Sub-20
O drible, é claro, também foi assunto entre os colegas.
- Ainda bem que o Negueba está do nosso lado. Porque se fosse contra não dava para deixar passar não. Ia ter que parar na marra, isso não pode acontecer não (risos) – afirmou o zagueiro e capitão Bruno Uvini.
- Até mesmo brinquei com ele que foi um lance sensacional, muito bonito mesmo. Pedimos isso a ele quando entra em campo. “Vai para cima, Negueba! Tente ser ousado e abusado em campo”. Eu também faria a falta, dar um abraço, cair no gramado... – encerrou o volante Casemiro.
O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), contra o México, no mesmo estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira, pela semifinal do Mundial da Colômbia. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite ao vivo.

Por reação, santistas pedem mais marcação, finalizações e conversa

Rafael afirma que equipe precisa chutar mais contra os rivais, enquanto Dracena pede foco nas partidas

Por Julyana Travaglia Santos, SP
Edu Dracena, do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Edu Dracena pede mais foco durante os jogos
(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
Depois da conquista do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores, o Santos tem enfrentado dificuldades para engrenar no Campeonato Brasileiro. Com duas partidas a menos que os demais concorrentes na competição, a equipe de Muricy Ramalho tem sofrido para conseguir os pontos e flerta constantemente com a zona de rebaixamento – atualmente é o 16ª colocada, com 15 pontos.
Com quatro pontos somados nas últimas seis partidas, os jogadores do Peixe admitem dificuldade para entender o que acontece com a equipe. Edu Dracena, um dos atletas mais experientes da do elenco, receitou mais conversa para que o problema seja diagnosticado.
- Nem nós sabemos o que está acontecendo. Cada um tem de rever o que tem feito de certo e de errado, focar mais nas partidas e voltar a ser competitivo. É hora de nos unirmos mais e tentar fazer o melhor – afirmou.
Rafael, que sofreu 12 gols nas últimas seis partidas, afirmou que o time tem de melhorar em vários setores. Segundo ele, além de marcar um pouco mais, a equipe precisa finalizar mais contra os rivais. Atualmente, o Peixe é o time que menos arrisca contra o adversário: 141 finalizações, contra 247 do Palmeiras, líder no quesito. A média do Santos, que fez somente 14 partidas na competição, é de 10,07 finalizações por jogo.
- É finalizar mais. Em alguns momentos faltam chutes de fora da área para dificultar para o goleiro – explicou Rafael.
O Santos volta a treinar na tarde desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Na quarta, às 21h50, a equipe tenta se recuperar no Brasileirão contra o Coritiba, na Vila Belmiro.

Pequenos detalhes separam o
atacante Keirrison do Cruzeiro

Gerente de futebol do clube mineiro afirma que acerto está 95% fechado

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Keirrison no treino de apresentação do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Keirrison tenta recuperar bom futebol no Cruziero
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
A diretoria do Cruzeiro anunciou que a contratação do atacante Keirrison, que estava no Santos, está 95% fechada. O jogador chegará à Toca da Raposa II por empréstimo até o fim de 2011. O Barcelona, da Espanha, detentor dos direitos federativos do atleta, repassará o empréstimo ao clube mineiro.
O gerente de futebol do clube mineiro, Valdir Barbosa, afirmou que restam apenas pequenos detalhes para que o martelo seja batido.
- Está 95% acertado. Dificilmente dará errado. Keirrison precisa acertar alguns pequenos detalhes no Santos. Amanhã (terça-feira) ou depois ele estará em Belo Horizonte
Keirrison tentará no Cruzeiro se reabilitar na carreira. No Santos, o jogador não conseguiu mostrar o futebol dos tempos de Coritiba e Palmeiras e, na maioria do tempo, figurou apenas no banco de reservas.
O jogador chegou a ser cogitado pelo maior rival do Cruzeiro, o Atlético-MG. Porém, não houve acordo para que o K9 atuasse com a camisa alvinegra. Na Raposa, Keirrison lutará por uma vaga no time de Joel Santana, que conta com Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Anselmo Ramon, Ortigoza, Reis e Sebá para a posição. Wallyson se recupera de uma fratura no tornozelo esquerdo e só voltará ao time em 2012.
Ficha do atleta
Nome completo: Keirrison de Souza Carneiro
Data de nascimento: 3/12/1988 (22 anos)
Local de nascimento: Dourados (MS)
Posição: atacante
Clubes: Coritiba-PR (2006/2009), Palmeiras-SP (2009), Barcelona-ESP (2009), Benfica-POR (2009/2010), Fiorentina-ITA (2010), Santos-SP (2010/2011)
Títulos: Campeonato Brasileiro da Série B (2007), Campeonato Paranaense (2008), Campeonato Paulista (2011) e Taça Libertadores (2011)

Romário passa mal em Cuiabá e diz que calor o pegou 'desprevenido'

Umidade relativa do ar chegou a 12%, nível semelhante ao de deserto.
Romário realizou vistorias nas obras para a Copa do Mundo de 2014.

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá
Romário tontura (Foto: Leandra Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)Romário passa mal em Cuiabá devido a calor
(Foto:Leandra Ribeiro / GLOBOESPORTE.COM)
O deputado federal Romário de Souza Faria (PSB-RJ) passou mal, na tarde desta segunda-feira (15), em Cuiabá, no dia em que a umidade relativa do ar chegou a 12%, nível equivalente ao de deserto, e a temperatura atingiu os 39º C, segundo o 9° Distrito de Meteorologia, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Romário veio até a capital de Mato Grosso para participar do Fórum Legislativo das Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014 e avaliar o andamento das obras.
O atacante aposentado não conseguiu acompanhar os demais parlamentares em visita às obras da Arena Pantanal, estádio que está sendo construído para receber os jogos da Copa.
- Só não pude acompanhar [a visita] porque o calor é brabo. Me pegou meio desprevenido. Quando falar em calor, prefiro sunga em vez de terno - disse em coletiva à imprensa, cerca de 15 minutos após deixar o repouso em uma sala com ar-condicionado.
O ex-jogador e atual vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados avaliou a capital positivamente. Apesar de não ter ido até o canteiro de obras, Romário fez questão de afirmar que o estádio está bem estruturado em relação aos demais que estão sendo erguidos em outros estados brasileiros.
- Em relação ao estádio, coloco como ótimo. Esse vai ser um dos estádios mais modernos que vamos ter. No que diz respeito a minha área, o futebol, aqui em Cuiabá tá muito bem no contexto do país - disse.
Tempo seco
Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.

Árbitro relata em súmula que Índio o empurrou após ser expulso

Gutemberg de Paula diz que zagueiro do Inter foi em sua direção reclamando do pênalti cometido em Thiego, do Bahia

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O zagueiro Índio, do Internacional, deve ter sérios problemas no julgamento de sua expulsão no empate em 1 a 1 com o Bahia, domingo, em Pituaçu (BA), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o árbitro Fifa Gutemberg de Paula Fonseca, do Rio de Janeiro, o jogador colorado o empurrou com duas mãos pelas costas após ter recebido o cartão vermelho, aos 33 minutos do segundo tempo (confira no vídeo ao lado).
"Expulsei aos 33 (trinta e três) minutos do segundo tempo de jogo o atleta de nº 03 (três), Sr. Marcos Antonio de Lima - Índio -, da equipe do Internacional, este já advertido com cartão amarelo anteriormente, por agarrar seu adversário nº 25 (vinte e cinco) - Thiego - dentro da área penal e após a cobrança de um tiro de canto em favor da equipe do Bahia. Vale ressaltar que o referido atleta foi expulso pelo segundo cartão amarelo no jogo. Após a expulsão o referido veio em minha direção (o atleta expulso), reclamando da marcação da falta e proferiu um empurrão com as duas mãos em minhas costas", escreveu o árbitro na súmula da partida.
Além de Índio, Gutemberg de Paula já havia expulsado de campo, aos 16 minutos da etapa final, o volante Fabinho, do Bahia, também pelo segundo cartão amarelo.

uventus pode acertar contratação de Carlos Eduardo, do Rubin, até sexta

Clube italiano pode pagar R$ 42 milhões para contar com o apoiador, que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália
carlos eduardo brasil Fedetskiy ucrânia (Foto: Mowa Press)Carlos Eduardo em ação pela Seleção. Meia pode
defender o Juventus (Foto: Mowa Press)
O meia Carlos Eduardo, do Rubin Kazam, da Rússia, está bem próximo de ser anunciado pelo Juventus. O clube quer definir a contratação do jogador até a próxima sexta-feira. Para contar com o atleta brasileiro, de apenas 23 anos, a equipe de Turim estaria disposta a desembolsar cerca de € 18 milhões (R$ 42 milhões). O contrato do atleta seria por quatro temporadas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela imprensa italiana.
Carlos Eduardo se destacou no Grêmio e foi negociado com o Hoffeinheim, da Alemanha. Em seguida, após boas atuações no clube germânico, ele acertou a transferência para o Rubin Kazam. No clube russo, o jogador teve as primeiras oportunidades na Seleção Brasileira comandada por Mano Menezes. Ele chegou a atuar com a camisa 10 nos primeiros amistosos sob a batuta do novo treinador.
No ano passado, Carlos Eduardo disputou a Champions League pelo clube russo, mas acabou sofrendo com uma lesão no joelho. O apoiador retornou aos gramados há 18 dias.

'Hit vascaíno' embala recuperação do Spartak na Rússia, diz Rafael Carioca

Ao lado de Ari e Weliton, volante, ex-Vasco, dança o funk do 'palhacinho', hit que embalou torcedores cruzmaltinos na Copa do Brasil

Por Igor Castello Branco Rio de Janeiro
O meia Rafael Carioca, atualmente no Spartak de Moscou, apresentou aos russos, neste meio de temporada, o funk do “palhacinho”, hit muito conhecido entre os vascaínos e que embalou os cruzmaltinos na campanha do inédito título da Copa do Brasil. A melhora do Spartak no Campeonato Russo teria coincidido com início da comemoração feita a cada gol brasileiro na equipe.
Rafael Carioca do Spartak de Moscou - comemoração funk do palhacinho (Foto: Divulgação)Rafael Carioca, Ari e Weliton comemoram com o "funk do palhacinho" (Foto: Divulgação)
O hit começou a ser cantado pelos torcedores vascaínos para o atacante Alecsandro, do Vasco. O jogador costuma comemorar os gols fazendo uma careta. O ritmo passou a ser conhecido no Rio de Janeiro como a "dança do palhacinho".
Rafael Carioca, que é fã do ritmo, aposta que a dança tem dado resultado e sorte ao Spartak, que melhorou de rendimento e saiu das últimas posições para a parte de cima da tabela no Campeonato Russo.
- Sempre que sai gol, tem a dança. E está nos dando sorte. Desde que começamos, não perdemos mais. Vamos continuar porque está dando certo. Se começar a falhar a gente muda – brincou Rafael Carioca, que em 2010 atuou pelo Gigante da Colina.
BRASIL MUNDIAL F.C: confira a comemoração dos brasileiros do Spartak
O meia, que acabou de retornar ao clube russo, afirmou que faz questão de comemorar os gols do time com os companheiros fazendo a dança. Segundo ele, o ritmo já tomou conta da concentração do Spartak.
- Na concentração, colocamos a música direto. Ponho o som alto e me divirto com o Ari e Weliton, meus companheiros mais próximos, e aí é só diversão. O russos ficam dando risada – comentou o volante.
O jogador admitiu que um dia pensa em voltar ao clube da Colina, mas reconhece o compromisso que tem com o Spartak, embora acredite que as portas do Vasco estejam abertas, em função de sua saída ter sido muito tranquila e por ainda ter vários amigos no clube.
- O Vasco é um grande clube, fiz grandes amigos lá e quando saí de lá, saí com as portas abertas. Penso em voltar e defedender a cores do Vasco sim, mas agora tenho contrato com o Spartak – disse o jogador.
O Spartak não fez um bom início de campeonato. O time da capital sofreu três derrotas nos cinco primeiro jogos e chegou à zona de rebaixamento. O clube deu uma alavancada nas últimas rodadas, venceu quatro das últimas cinco partidas e subiu para a quinta posição, com 34 pontos.

Ricardo dos Santos vence triagem e se garante na etapa de Teahupoo

Brasileiro se junta à elite para a disputa do campeonato, a partir do dia 20

Por GLOBOESPORTE.COM Teahupoo, Taiti
O Brasil garantiu mais um surfista na etapa de Teahupoo do Circuito Mundial. Ricardo dos Santos brilhou na triagem e conquistou uma das duas vagas de convidados para a disputa no Taiti, a partir do dia 20. Contra o local Heiarri Williams, o brasileiro venceu a bateria final e vai se juntar aos compatriotas Adriano de Souza, Jadson André, Alejo Muniz, Heitor Alves e Raoni Monteiro naquela que é conhecida como a onda mais perigosa do mundo.
Surfe - Ricardo Santos Billabong Pro (Foto: Divulgação)Ricardo Santos brilhou e vai disputar evento no Taiti (Foto: Divulgação)
Aos 21 anos, Ricardinho derrotou Williams na bateria final com 13.33 de somatório, contra 11.33 do rival. No fim, comemorou a classificação.
- Eu estou muito feliz. Conseguir a classificação para o principal evento é a melhor coisa que poderia ter acontecido hoje. Eu passei os últimos quatro anos aqui, treinando. Não sei quais condições vamos encontrar na próxima semana, mas não ligo. Estou feliz.
Campeão do evento principal em 2008, Bruno Santos por pouco não garantiu seu retorno à disputa. O brasileiro caiu nas quartas de final para Williams e fechou a disputa na quinta posição.
A triagem também contou com a presença de Bruce Irons. O havaiano, que não costuma surfar em competições, ia tentar defender o título do irmão, bicampeão em Teahupoo e que morreu no dia 2 de novembro do ano passado. Ele, no entanto, não conseguiu um dos convites.
 

No Twitter, Guga anuncia que será pai

Ex-tenista não revelou detalhes, mas comemorou a notícia no microblog

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
Casado desde novembro de 2010 com a fonoaudióloga Mariana Soncini, Gustavo Kuerten anunciou neste domingo que será pai. O brasileiro, ex-número um do mundo e tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001) postou uma mensagem em sua página no Twitter comemorando seu primeiro Dia dos Pais. Ele não revelou detalhes da gestação de sua esposa, entretanto.
"Feliz dia dos pais! Parabéns a todos vocês, e este ano tô estreando no time também, rs!"
Gustavo Kuerten tênis Mariana Soncini Roland Garros (Foto: AFP)Gustavo Kuerten e a esposa Mariana Soncini nas arquibancadas de Roland Garros (Foto: AFP)