sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pé de coelho, Allan espera trazer sorte de sempre ao Vasco

Volante foi campeão duas vezes nesta temporada, uma pelo clube e outra pela Seleção Brasileira. Brincalhão, disse que reaprendeu a jogar no meio

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Allan na coletiva do Vasco (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Allan conquistou dois títulos nesta temporada
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Allan foi promovido aos profissionais em 2009. Resultado? Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste ano, com a lesão de Fagner, foi improvisado na lateral direita e o Vasco terminou campeão da Copa do Brasil. Meses depois, foi convocado para a disputa do Mundial Sub-20, com a Seleção Brasileira. Mais uma vez acabou levantando uma taça. Agora, Allan retorna ao time na reta final do Campeonato Brasileiro e quer manter a fama de pé-quente.
- Tem isso, não é? Tomara que essa maré continue. Todos os títulos foram muito importantes para mim e espero poder continuar ajudando agora no Brasileiro. Temos um elenco qualificado e pronto para manter esse bom momento - afirmou.
A chance apareceu para Allan com a lesão de Juninho Pernambucano e a pena imposta pelo STJD para Fellipe Bastos. Agora, o pé de coelho vascaíno quer provar que pode continuar no time independentemente dos desfalques. Mas ele sabe que com a boa fase vivida por Fagner, a oportunidade na lateral fica cada vez mais difícil. De volta ao meio, ele garantiu que já reaprendeu a jogar.
- É claro que eu lembro como se joga no meio (risos). Aos poucos vamos nos readaptando. Os últimos jogos eu atuei como volante e fui bem. Além disso, tive o auxílio de vários jogadores experientes aqui no elenco que sempre me deram muita força - garantiu.
O Vasco volta a entrar em campo contra o Bahia no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Pituaçu. Com 54 pontos, o clube é o vice-líder do Campeonato Brasileiro atrás apenas do Corinthians, que tem a mesma pontuação, mas está na frente por ter uma vitória a mais. O time deve entrar com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Nilton (Douglas) e Felipe; Jumar, Eduardo Costa (Romulo), Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Vaiada pelos mexicanos, Seleção sub-20 fica no empate com Cuba

Após resultado de 0 a 0 em Guadalajara, Brasil precisará vencer na última rodada e, assim, não depender de outros resultados para chegar à semi

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México
Certamente não era dessa maneira que a Seleção Brasileira planjeava sua caminhada. Será no sufoco que o time sub-20 buscará a classificação para a semifinal do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos. Numa partida em que desperdiçou claras chances de gol, principalmente no primeiro tempo, a equipe ficou no 0 a 0 com a fraca Cuba, nesta sexta-feira, no Estádio Omnilife, em Guadalajara, completando o segundo jogo sem vitórias. Com dois pontos e na terceira colocação de seu grupo, precisará vencer na última rodada para não depender de outros resultados para garantir a vaga.
O Brasil volta a campo neste domingo para enfrentar a Costa Rica, às 23h de Brasília (20h locais), pela última rodada da fase de classificação do Grupo B, que tem a Argentina como líder. Mais cedo, nesta sexta-feira, a equipe venceu por 3 a 0 a Costa Rica e passou a somar quatro pontos. Os costarriquenhos estão em segundo, com três, e Cuba tem um.
henrique brasil x cuba pan-americano   (Foto: Reuters)Henrique tenta levar Brasil ao ataque: são-paulino perdeu grande chance no primeiro tempo (Foto: Reuters)
Com uma atuação de baixo nível técnico, a Seleção sub-20 conseguiu o que parecia ser impossível no México: receber vaias de uma torcida que é só carinho com o Brasil, numa relação construída na campanha da Copa do Mundo de 1970. Ao contrário, a equipe deixou o campo vaiada e ouvindo gritos de "olé".
Mais uma vez a torcida mexicana chegou mais cedo ao estádio e, antes de acompanhar sua seleção contra Trinidad e Tobago, apoiou a Seleção Brasilera. No entanto, o time de Ney Franco iniciou a partida mostrando nervosismo. Apesar de inferiores tecnicamente, os cubanos se aproveitaram dos muitos erros de passe dos brasileiros e levaram perigo mas pecaram nos chutes.
Os mexicanos já começavam a mostrar impaciência, e até mesmo a apoiar Cuba, quando o Brasil finalmente acordou no jogo e fez valer sua superioridade. Mas o número de claras chances foi o mesmo de gols perdidos de forma incrível. A mais clara delas foi aos 39 minutos, quando Felipe Amorim avançou pela direita e cruzou rasteiro para Henrique. Dentro da pequena área, o atacante tentou dominar, mas foi desarmado no momento da conclusão. Isso depois de Misael, Felipe Anderson e Felipe Amorim terem desperdiçado boas oportunidades.
lucas brasil x cuba pan-americano   (Foto: Reuters)Lucas Zen disputa bola com cubano (Foto: Reuters)
O Brasil foi para o vestiário no intervalo vaiado pela torcida mexicana. Enquanto isso, os cubanos comemoravam no campo o resultado parcial. Sem Cidinho, que não jogou por causa de dores no joelho, Ney Franco tentou mudar o time na segunda etapa colocando o atacante Leandro, do Grêmio, no lugar do meia Lucas Patinho, do Fluminense.
Em seguida, foi a vez de Rafael, do Bahia, entrar no lugar do zagueiro Frauches, do Flamengo. Mas mesmo com quatro atacantes em campo, o Brasil não conseguia criar chances claras de gol, pois insistia muito nas jogadas individuais pelo meio, facilitando a marcação de Cuba.
Diante da inoperância brasileira, a torcida mexicana passou a, gradativamente, migrar para o lado de Cuba. A disposição de seus jogadores era aplaudida, enquanto o público vaiava a falta de objetividade da Seleção. Para completar, aos 45 minutos o árbitro expulsou Leandro, do Brasil, e o cubano Carlos Francisco.
Mas ao fim do jogo a festa foi de Cuba, que deixou o campo comemorando como se fosse um título e foi ovacionada pelos mexicanos.
O Brasil jogou com a seguinte formação: César, Madson, Luccas Claro, Frauches (Rafael) e Henrique Miranda; Lucas Zen, Misael, Felipe Anderson e Lucas Patinho (Leandro); Felipe Amorim (Sebá) e Henrique.

Juliana e Larissa calam torcida em Puerto Vallarta e levam o bi do Pan

Campeãs em 2007, no Rio de Janeiro, as brasileiras repetem medalha no México e superam Bibiana e Mayra após decisão dramática no terceiro set

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Puerto Vallarta, México
A cada pisão no chão e a cada grito de "ouro, ouro", a impressão era de que todas as arquibancadas iriam abaixo em questão de segundos. Por uma vitória da gigante Bibiana Hernandez, mais alta jogadora do Circuito Mundial, com 1,96m, e de Mayra Garcia, a torcida mexicana lotou a arena montada em Puerto Vallarta. Não deu certo. Juliana e Larissa fingiram não ouvir. Em jogo dramático, que durou 59 minutos e foi disputado na "lama" por conta dos jatos d'água disparados pela organização, as hexacampeãs do mundo tiveram mais tranquilidade, venceram a final em 2 sets a 1, parciais de 21/19, 22/24 e 22/20, e garantiram o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos.
- Teve um momento em que a torcida estava gritando “ouro, ouro”, e a Larissa veio falar comigo para mantermos a calma, que ainda não tinha acabado. Mas eu nem estava escutando. Estávamos muito focadas - disse Juliana, que, apesar da torcida contra, ficou à frente das arquibancadas e bateu palmas para a festa. Depois, no antidoping, teve um princípio de desidratação, mas logo se recuperou e seguiu caminho de volta para o Brasil.
Dupla com maior número de conquistas no circuito mundial, Juliana e Larissa conseguiram repetir o feito de 2007, no Rio de Janeiro. Larissa foi além. Conquistou sua terceira medalha na história dos Jogos – havia sido bronze, em Santo Domingo, ao lado da antiga parceira, Ana Richa.
Final do vôlei de praia, com as brasileiras Juliana e Larissa (Foto: Divulgação / VIPCOMM)As brasileiras Juliana e Larissa conquistam o ouro dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Divulgação / VIPCOMM)
A dupla brasileira começou bem. Após ponto de ataque pelo meio de Juliana, um ace de Larissa abriu 2/0 para as brasileiras. Incentivadas pela torcida, as mexicanas conseguiram encostar e deixaram o jogo equilibrado. Aos poucos, no entanto, a dupla visitante conseguiu se impor.
Após abrir 16/12 no placar, Juliana e Larissa mantiveram a vantagem de, no mínimo, quatro pontos. Com um toque de Bibiana na rede, as brasileiras fecharam o set em tranquilos 21/15.
O segundo set começou complicado. À base da força, Bibiana e Mayra abriram 4/0 no placar e animaram ainda mais a torcida mexicana. Juliana e Larissa, porém, buscaram a diferença e empataram a partida em 11 a 11.
Final do vôlei de praia, com as brasileiras Juliana e Larissa (Foto: Divulgação / VIPCOMM)Bibiana Candelas no bloqueio sobre Juliana na
final do vôlei de praia (Foto: Divulgação/VIPCOMM)
Com bloqueio espetacular de Juliana, a parceria verde-amarela fez 14/13 e conseguiu ficar em vantagem pela primeira vez no set. As duplas se revezaram à frente do placar, mas, após ótima bola de Larissa no fundo de quadra, as brasileiras fizeram 20/19.
No saque forçado, Larissa mandou a bola para fora e ficou tudo igual de novo. Depois de dois pontos para cada lado, a dupla mexicana conseguiu colocar a bola no chão brasileiro outras duas vezes e fechou o set: 24/22.
No terceiro e decisivo set, as mexicanas abriram 4 a 1, com Juliana e Larissa falhando muito no ataque. A gigante Bibiana, após longo rali, fez 6/2 em linda deixadinha, para delírio da torcida. As brasileiras não demoraram a reagir. Mesmo abusando dos erros de recepção, elas diminuíram a vantagem e empataram o jogo em 13 a 13.
A partir daí, foi emoção pura. As duplas se alternaram na dianteira do placar e perderam inúmeras chances de fechar o jogo (chegaram a empatar em 20 a 20, com dois match points desperdiçados pelas brasileiras). Após bola de graça das mexicanas, no entanto, Juliana tocou no corredor e selou a sofrida vitória verde-amarela por 2 sets a 1. A gritaria da torcida, então, se transformou em palmas para mais um título das hexacampeãs mundiais.

Em japonês, Neymar convoca torcida para empurrar o Peixe no Mundial

Clube encara o torneio como uma chance preciosa de 'vender' sua marca no exterior. O astro, claro, é o principal garoto-propaganda alvinegro

Por Adilson Barros Santos, SP
O Santos encara o Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, como uma oportunidade única para se “vender” no mercado internacional. O atacante Neymar,, claro, é o principal garoto-propaganda da equipe alvinegra e já até se arrisca a falar algumas palavras em japonês. Em vídeo produzido pela Santos TV, o craque se apresenta e convoca torcedores do Japão a torcer pelo Peixe no torneio.

- Olá, meu nome é Neymar, atacante do Santos. Em dezembro, estaremos no Japão. Torcida, contamos com vocês! - diz o garoto, num japonês ensaiado.

O gerente de marketing santista, Armênio Neto, afirma que o time se prepara para disputar e vencer o Mundial. Já o clube em si vê uma chance de ouro de criar mais alternativas de fortalecer a sua marca no exterior.

- Nós não estamos indo apenas para disputar um torneio. Vamos disputar uma competição com um enorme potencial de exposição. O mundo inteiro estará nos olhando. O Neymar já é uma figura internacional e, claro, temos de aproveitar isso - comenta.

Além de vídeos institucionais, como esse de Neymar, o Santos está lançando uma versão em japonês do seu site oficial.
Neymar visita time sub-15 do Santos (Foto: Divulgação Santos FC)Neymar já entrou no clima de Japão (Foto: Divulgação)

Cartola descarta shows no estádio do Timão e provoca o São Paulo

Diretor de marketing do Corinthians ironiza espetáculos no Morumbi: 'Time pequeno precisa trazer a Madonna para não morrer de fome'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Luis Paulo Rosenberg  diretor de marketing do Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado )Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do
Timão (Foto: Vanessa Carvalho / Agência Estado )
Depois da confirmação de que seu estádio será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, a diretoria do Corinthians não poupou ironias para falar, claro, do rival São Paulo. Ao garantir que a arena alvinegra não será usada para shows, o diretor de marketing Luis Paulo Rosenberg aproveitou para alfinetar a realização de espetáculos no Morumbi, derrotado na corrida para sediar o Mundial.
– Acho que um time pequeno, com estádio obsoleto, com inimizade e que não consegue levar mais de oito mil pessoas em um jogo da Sul-Americana tem de trazer a Madonna para não morrer de fome. Aqui é Corinthians. Vamos no futebol – afirmou Rosenberg, em entrevista à TV Corinthians.
Nos últimos anos, sem os jogos de Corinthians, Palmeiras e Santos, o São Paulo passou a apostar nos shows para arrecadar dinheiro com o Morumbi. Em alguns casos, aliás, o futebol ficou em segundo plano. A equipe profissional chegou a mandar partidas na Arena Barueri para não atrapalhar os eventos, em sua maioria com grandes nomes da música internacional. A diretoria do São Paulo busca, inclusive, uma parceira para bancar a reforma da cobertura do Morumbi e bombar ainda mais a realização de shows em seu estádio.
– A utilização de um estádio de futebol para shows faz sentido, por exemplo, em um país como os Estados Unidos quando se tem um período que se joga futebol americano de três ou quatro meses. Ou seja, a ociosidade é grande. Nós teremos jogos toda semana e não poderemos sacrificar o futebol – afirmou o dirigente do Corinthians.
Rosenberg fez piada também com a denominação dada pela Fifa ao estádio corintiano: “Arena São Paulo”.
- É Arena de São Paulo. Não vamos misturar os São Paulos. É coisa de macho!

Em jogo cheio de gols e com final dramático, Ponte bate o Paraná

No Moisés Lucarelli, vice-líder Macaca vence por 4 a 3 partida que tem quatro gols nos últimos 15 minutos - dois para cada lado

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP
Em jogo com final dramático, a Ponte Preta venceu o Paraná Clube por 4 a 3 na noite desta sexta-feira, no Moisés Lucarelli, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foram quatro gols – dois de cada time – nos 15 minutos finais.
Com o resultado, a Macaca se aproxima do acesso à Série A. O time de Campinas foi a 57 pontos, nove a mais que o quinto colocado, o Sport Recife, que joga neste sábado contra o Náutico, terceiro colocado, no estádio dos Aflitos. Já o Paraná fica estacionado nos 44 pontos, em décimo, com chances remotas de beliscar um lugar no G-4.
O time paranaense vendeu caro a vitória para a Ponte. Depois de um primeiro tempo apático, a equipe de Guilherme Macuglia se acertou na metade final da segunda etapa e, por pouco, não arrancou um empate.
A Ponte tem agora um jogo dificílimo pela frente: contra a líder Portuguesa, sexta-feira, no Canindé. Já o Paraná recebe no sábado o São Caetano, time que luta contra o rebaixamento para a Série C.
ferron ponte preta x paraná série B (Foto: Futura Press)Ferron  comemora o segundo gol da Ponte Preta sobre o Paraná em Campinas (Foto: Futura Press)
A Ponte Preta começou mandando na partida. Marcando no campo de defesa do Paraná, a Macaca sufocava o adversário e tinha mais posse de bola. Chances claras de gol, porém, eram poucas. A primeira foi com o lateral-direito Patric, que apareceu de surpresa no meio da área, aos 15, e chutou rente à trave de Thiago Rodrigues. Pouco antes, aos 9, a Ponte reclamou de um pênalti não marcado – no lance, o zagueiro Brinner se chocou com o atacante Ricardinho.

Renatinho, aos 24, e Ricardo Jesus, aos 29, ainda tiveram chances para abrir o placar para a Ponte, diante de um confuso Paraná, que não conseguia armar uma boa jogada de ataque sequer.
O lance que definiu o primeiro tempo ocorreu aos 43. E teve interferência direta do árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro, que deu pênalti numa disputa de bola de Brinner com Renatinho fora da área. Luis Ricardo bateu com força, no meio do gol, e abriu o placar para a Ponte.
- Não foi pênalti! Foi fora da área! Aliás, o primeiro lance foi até mais pênalti que o segundo. O juiz ficou com isso na cabeça – disse Brinner, se referindo ao choque entre ele e Ricardinho no começo do jogo, ignorado pelo árbitro.
A Ponte continuou em cima do Paraná na etapa final. E chegou ao segundo gol aos 11, com o zagueiro Ferron completando de cabeça o escanteio batido pelo lateral João Paulo.
Pouco tempo depois, porém, o Paraná “achou” um gol: aos 17, Lima, com perfeição, bateu uma falta de muito longe, que entrou no ângulo esquerdo do goleiro Júlio César.
O gol assustou a Ponte, e o Paraná ganhou confiança. Aos poucos, os comandados de Guilherme Macuglia foram se soltando em campo, pressionando em busca do empate. Mas acabaram dando espaço para o contra-ataque da Ponte. E foi aí que apareceu a estrela de Renatinho, que fez linda jogada pela direita e rolou para conclusão de Lucio Flávio na entrada da pequena área: 3 a 1 Ponte, aos 32 minutos.
Vitória definida? Nada disso. Logo na sequência, Ricardinho, livre na área da Macaca, acertou um belo chute no ângulo, sem chance para Júlio César. O Paraná estava vivo novamente. Foi com tudo pra cima da Ponte. E aí, novamente, se expôs e tomou um gol de contra-ataque, com Lucio Flávio desviando cruzamento de João Paulo, já aos 45 minutos.
Nem assim o Paraná se deu por vencido. Aos 47, Marinho fez linda jogada individual e marcou o terceiro gol do Paraná. Silêncio no Moisés Lucarelli, quebrado só com o apito final do árbitro.

Vaiada pelos mexicanos, Seleção sub-20 fica no empate com Cuba

Após resultado de 0 a 0 em Guadalajara, Brasil precisará vencer na última rodada e, assim, não depender de outros resultados para chegar à semi

Por Gustavo Rotstein Direto de Guadalajara, México
Certamente não era dessa maneira que a Seleção Brasileira planjeava sua caminhada. Será no sufoco que o time sub-20 buscará a classificação para a semifinal do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos. Numa partida em que desperdiçou claras chances de gol, principalmente no primeiro tempo, a equipe ficou no 0 a 0 com a fraca Cuba, nesta sexta-feira, no Estádio Omnilife, em Guadalajara, completando o segundo jogo sem vitórias. Com dois pontos e na terceira colocação de seu grupo, precisará vencer na última rodada para não depender de outros resultados para garantir a vaga.
O Brasil volta a campo neste domingo para enfrentar a Costa Rica, às 23h de Brasília (20h locais), pela última rodada da fase de classificação do Grupo B, que tem a Argentina como líder. Mais cedo, nesta sexta-feira, a equipe venceu por 3 a 0 a Costa Rica e passou a somar quatro pontos. Os costarriquenhos estão em segundo, com três, e Cuba tem um.
henrique brasil x cuba pan-americano   (Foto: Reuters)Henrique tenta levar Brasil ao ataque: são-paulino perdeu grande chance no primeiro tempo (Foto: Reuters)
Com uma atuação de baixo nível técnico, a Seleção sub-20 conseguiu o que parecia ser impossível no México: receber vaias de uma torcida que é só carinho com o Brasil, numa relação construída na campanha da Copa do Mundo de 1970. Ao contrário, a equipe deixou o campo vaiada e ouvindo gritos de "olé".
Mais uma vez a torcida mexicana chegou mais cedo ao estádio e, antes de acompanhar sua seleção contra Trinidad e Tobago, apoiou a Seleção Brasilera. No entanto, o time de Ney Franco iniciou a partida mostrando nervosismo. Apesar de inferiores tecnicamente, os cubanos se aproveitaram dos muitos erros de passe dos brasileiros e levaram perigo mas pecaram nos chutes.
Os mexicanos já começavam a mostrar impaciência, e até mesmo a apoiar Cuba, quando o Brasil finalmente acordou no jogo e fez valer sua superioridade. Mas o número de claras chances foi o mesmo de gols perdidos de forma incrível. A mais clara delas foi aos 39 minutos, quando Felipe Amorim avançou pela direita e cruzou rasteiro para Henrique. Dentro da pequena área, o atacante tentou dominar, mas foi desarmado no momento da conclusão. Isso depois de Misael, Felipe Anderson e Felipe Amorim terem desperdiçado boas oportunidades.
lucas brasil x cuba pan-americano   (Foto: Reuters)Lucas Zen disputa bola com cubano (Foto: Reuters)
O Brasil foi para o vestiário no intervalo vaiado pela torcida mexicana. Enquanto isso, os cubanos comemoravam no campo o resultado parcial. Sem Cidinho, que não jogou por causa de dores no joelho, Ney Franco tentou mudar o time na segunda etapa colocando o atacante Leandro, do Grêmio, no lugar do meia Lucas Patinho, do Fluminense.
Em seguida, foi a vez de Rafael, do Bahia, entrar no lugar do zagueiro Frauches, do Flamengo. Mas mesmo com quatro atacantes em campo, o Brasil não conseguia criar chances claras de gol, pois insistia muito nas jogadas individuais pelo meio, facilitando a marcação de Cuba.
Diante da inoperância brasileira, a torcida mexicana passou a, gradativamente, migrar para o lado de Cuba. A disposição de seus jogadores era aplaudida, enquanto o público vaiava a falta de objetividade da Seleção. Para completar, aos 45 minutos o árbitro expulsou Leandro, do Brasil, e o cubano Carlos Francisco.
Mas ao fim do jogo a festa foi de Cuba, que deixou o campo comemorando como se fosse um título e foi ovacionada pelos mexicanos.
O Brasil jogou com a seguinte formação: César, Madson, Luccas Claro, Frauches (Rafael) e Henrique Miranda; Lucas Zen, Misael, Felipe Anderson e Lucas Patinho (Leandro); Felipe Amorim (Sebá) e Henrique.

Thiago Pereira vence os 200m costas e se torna o maior brasileiro dos Pans

Nadador tem agora 11 medalhas de ouro, uma a mais que Hugo Hoyama

Por Lydia Gismondi Direto de Guadalajara, México
Desde o início, parecia questão de tempo. Thiago Pereira chegou a Guadalajara com uma maratona de sete provas no calendário e o sonho de se tornar o brasileiro mais vencedor na história dos Pans. No caminho dele estava Hugo Hoyama, do tênis de mesa, que passou pela competição no México e chegou a dez ouros na carreira. Thiago alcançou a marca na quarta-feira, descansou na quinta e reinou na sexta. No último dia da natação, ele ignorou a altitude e venceu os 200m costas com seu melhor tempo no ano, 1m57s19. Agora tem 11 ouros em Jogos Pan-Americanos, e nenhum outro brasileiro pode dizer o mesmo.
Pan natação 200m costas Thiago Pereira (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)Número 1: Thiago Pereira é o maior brasileiro dos Pans (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Leonardo de Deus, que já tinha vencido os 200m borboleta, não conseguiu voltar ao pódio no nado costas e chegou em quinto lugar, com 2m03s28. A prata ficou com o colombiano Omar Pinzon (1m58s31), e o bronze foi para o americano Ryan Murphy (1m58s50).
Pan natação Thiago Pereira 200m costas (Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)Thiago acena a caminho do pódio: mais um ouro
(Foto: Divulgação/Jefferson Bernardes/Vipcomm)
- Finalmente acabou a semana. Não via a hora de este dia chegar. Não esperava nadar para 1m57s, é o meu melhor tempo. Fazia tempos que não baixava da casa de 1m58s. Fechei com ouro e com recorde pan-americano, não tem como não estar feliz. Não tinha como ter sido melhor. Agora é assistir ao revezamento e ver se a gente consegue ir às Olimpíadas – afirmou Thiago, aliviado com o fim da sequência de provas no México.
Para quem estava exausto com a maratona, Thiago aproveitou bem a quinta-feira de folga. Logo na primeira parte da prova desta sexta, ele já disparou na frente, deixando Pinzon para trás. Dali em diante não tomou mais conhecimento dos adversários e cruzou a piscina quatro vezes para fazer história. Apesar da altitude mexicana, o brasileiro fez seu melhor tempo do ano na prova. Dos 16 ouros do país em Guadalajara até agora, nove são da natação, e Thiago estava em cinco deles

Marcos brinca: 'Se perder para o Ronaldinho vou ganhar de quem?'

Goleiro do Palmeiras concorre a muso do Brasileirão no Troféu Largo Tudo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
  Marcos disputa a preferência da torcida palmeirense com Henrique por uma vaga na segunda fase do Troféu Largo Tudo. A concorrência com o colega de clube não o incomoda. Mas um confronto do concurso o goleiro do Verdão não admite perder: contra Ronaldinho Gaúcho. Sempre bem humorado, Marcos diz que se não ganhar do astro do Flamengo vai ganhar de quem?

- Se eu perder para o Ronaldinho Gaúcho vou ganhar de quem? Tá certo que eu não sou aquela coisa linda, mas acho que mais bonito que o Ronaldinho eu sou. Bem mais pobre, mas mais bonito - disse Marcos.

O jogador participou na última segunda de uma sessão de fotos para um dos seus patrocinadores. No maior estilo modelo, Marcos mostrou que em caso de vitória no Troféu Largo Tudo não terá problemas em frente às lentes dos fotógrafos.
JÁ VOTOU NO TROFÉU LARGO TUDO? ACESSE AGORA!
marcos palmeiras (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)



Adryan centraliza atenções no Ninho, mas Luxa avisa: ‘Vamos com calma’

Utilização do meia contra o Santos é o assunto mais abordado em coletiva. Jovem chama atenção em trabalho de conclusão e em 'altinho' antes do treino

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Sem Ronaldinho e Thiago Neves, a esperança de boa parte da torcida do Flamengo para vencer o Santos, domingo, às 18h (de Brasília), no Engenhão, pela 31ª rodada do Brasileirão, recai sobre os ombros da principal promessa do clube na atualidade: Adryan. O problema, porém, é que dificilmente o jovem de 17 anos será titular diante do Peixe. Ainda assim, as câmeras estiveram voltadas para ele nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu.
Adryan treinando - Flamengo (Foto: Carlos Mota)Adryan domina a bola durante treino desta sexta-feira, no Ninho do Urubu (Foto: Carlos Mota)
Enquanto a maioria do elenco foi para o gramado calçando tênis apenas para uma corrida leve, o chuteira de bronze no último Mundial Sub-17 apareceu de chuteira, ao lado dos amigos Muralha e João Felipe, também promovidos das categorias de base este ano. O trio trocou passes e jogou “altinho” no campo principal, com destaque para os malabarismos de Adryan.
Em seguida, o camisa 30 se juntou a Vander, Jael, Gustavo e Ronaldo Angelim em trabalho de finalização comandado pelo auxiliar técnico Jayme. O aproveitamento foi satisfatório, principalmente com a perna direita. A participação na atividade entre os profissionais, por sua vez, não é constante. Após ser mandado de volta para o juniores, o meia foi reintegrado ao elenco principal por conta da falta de opções para enfrentar o Santos.
A expectativa em cima da escalação da promessa, entretanto, contrasta com a precaução de Vanderlei Luxemburgo. Perguntado sobre essa possibilidade, o treinador respondeu:
- Vamos ver com calma o que vamos fazer com ele. Vamos convocá-lo quando necessário, levar ao juniores... O que não podemos é atropelar o tempo.
Adryan treinando (Foto: Carlos Mota)Adryan bate um animado 'altinho' junto a João Felipe (46) e Muralha antes do treino (Foto: Carlos Mota)
Diante da insistência dos jornalistas sobre o tema, Luxa se divertiu e não deu pistas do que tem programado para o jovem.
- Ele está aí (risos). Gosto muito dele (risos).
Por fim, o comandante rubro-negro se prolongou mais na resposta e demonstrou preocupação em não utilizar Adryan antes do tempo correto.
- Já o trouxe desde janeiro para treinar conosco, desde a época da Taça São Paulo. É muito jovem. Se tiver que colocar para jogar, eu coloco. Mas tem que saber se está pronto. Uma coisa é a expectativa criada com responsabilidade. Temos que ver o momento certo para a sequência da carreira dele.
No vai e vem desde janeiro, Adryan realizou apenas uma partida entre os profissionais: o empate por 0 a 0 com o Londrina, durante a pré-temporada. Ele jamais fez um jogo oficial pelo time principal do Flamengo.

Em meio à crise, ministro do Esporte continua no cargo depois de reunião

Encontro entre Orlando Silva e Dilma Rousseff durou cerca de uma hora

Por Marcelo Parreira Brasília
Ministro Orlando Silva coletiva em Guadalajara (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Ministro Orlando Silva permanecerá no cargo
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)
O ministro do Esporte, Orlando Silva, continua no cargo, pelo menos por enquanto. Após uma reunião de cerca de uma hora com a presidente Dilma Rousseff, o ministro informou à imprensa que permanece no cargo e comentou dados da agenda até novembro. Ele disse ainda que apresentou à presidente uma contestação às denúncias feitas contra ele.
Pouco depois da fala do ministro, a presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que defendeu a presunção da inocência de Orlando Silva.
– (...) o governo “não condena ninguém sem provas e parte do princípio civilizatório da presunção da inocência.” “Não lutamos inutilmente para acabar com o arbítrio e não vamos aceitar que alguém seja condenado sumariamente”, disse a presidenta. Na reunião, o ministro informou à presidenta que tomou todas medidas para corrigir e punir malfeitos, ressarcis os cofres públicos e aperfeiçoar os mecanismos de controle do Ministério do Esporte – diz a nota.
A crise no ministério do Esporte começou no último fim de semana, quando a revista “Veja” trouxe as denúncias do policial militar de Brasília, João Dias Ferreira, contra o ministro. Segundo o PM, Orlando Silva seria o mentor e beneficiário de um suposto esquema de cobrança de propina para assinatura dos convênios do programa, voltado para a prática desportiva de crianças carentes. Duas entidades comandadas pelo policial tinham convênios com o ministério, assinados em 2005 e 2006 pelo então secretário-executivo e depois ministro Orlando Silva.
De acordo com Dias, o esquema cobraria uma taxa de até 20% dos valores dos convênios para que fossem aprovados. Um funcionário de Dias, Célio Soares Pereira, afirmou ter entregado dinheiro do esquema nas mãos do ministro. O dinheiro iria para parte dos integrantes do esquema e para os cofres do PC do B, partido do ministro. Ao longo da semana, veículos de imprensa trouxeram informações de irregularidades em outros convênios do programa.
Defesa
Desde a publicação das denúncias, o ministro se defendeu publicamente. No sábado, concedeu entrevista coletiva em Guadalajara, onde acompanhava os Jogos Pan-Americanos. Ali, estabeleceu o discurso que repetiria em coletiva no Brasil e em audiências na Câmara dos Deputados e no Senado Federal realizadas esta semana. Orlando Silva negou participação em qualquer irregularidade, assim como afirmou ter se encontrado apenas uma vez com João Dias e à época da assinatura do convênio, e disse que as denúncias seriam uma reação à exigência do ministério de que o policial devolvesse quase R$ 3 milhões destinados aos convênios. No fim da semana, a Advocacia-Geral da União entrou na Justiça Federal, a pedido do ministro, com uma queixa por calúnia contra os denunciantes.
O PC do B, também citado na reportagem, também se defendeu. Em nota, negou qualquer irregularidade e disse que as denúncias foram uma "campanha difamatória" contra o ministro e uma "agressão à democracia brasileira" ao atacar a honra do partido.
Mesmo com as defesas, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar as denúncias. O governador do Distrito Federal e ex-ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, também pode ser investigado. O ministro Orlando Silva atribuiu a uma recomendação dele a reunião com Dias e a assinatura dos convênios. Em nota, o governador alega que, durante o período que comandou o ministério, não ofereceu "fatos que mereçam censura ética ou legal", e que as irregularidades encontradas naquela época foram combatidas.

Maradona volta a provocar e afirma que Messi já superou Pelé na história

Técnico do Al Wasl, ídolo hermano diz que brasileiro desceu um lugar no pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes Unidos
Maradona Al Wasl (Foto: Agência EFE)Diego Maradona é o atual técnico do Al Wasl (EFE)
Técnico do Al Wasl, dos Emirados Árabes, e eterno ídolo argentino, Diego Maradona voltou a provocar Pelé. Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo site argentino “Canchallena”, El Pibe se intrometeu na troca de recados entre Lionel Messi e o Rei do Futebol e mandou um recado ao brasileiro para lá de polêmico.
– Ele vai mandar os vídeos em preto e branco. Está nervosinho porque desceu um lugar no pódio e ficou com a medalha de bronze – disse Maradona, deixando claro sua opinião de que o craque do Barcelona já superou o ex-santista entre os melhores da história do futebol.
A polêmica começou quando Lionel Messi declarou que não ter visto Pelé não fez falta para ele. O Atleta do Século respondeu afirmando que enviaria o filme “Pelé Eterno” para dar a oportunidade ao argentino. Na última terça-feira, “La Pulga” contou estar esperando ansiosamente pelo vídeo.
'Messi é argentino até no banheiro'
Maradona também defendeu Lionel Messi perante as críticas de que não joga bem na seleção.
– Que o deixem tranquilo. Messi é argentino até quando vai ao banheiro. Não encham mais com essa história. Se ele não pode render como no Barcelona, que esperamos. E se não querem esperar, que coloquem outro. Muitos criticam Messi e jamais chutaram uma bola. Escuta o que eles falam e você vai querer matar. Não tenho dúvidas de que a qualquer momento vai explodir.

Discreto, Rio comemora com faixa escolha do Maracanã para sediar final

'Maracanã: palco da grande final da Copa do Mundo 2014', diz mensagem na fachada. Seleção só jogará no estádio se chegar à decisão do Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Enquanto São Paulo fez uma grande festa nas obras do estádio do Corinthians, em Itaquera, para exaltar a escolha como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014 na quinta-feira, o governo do Rio de Janeiro só preparou uma comemoração no Maracanã, palco da final, nesta sexta. Mesmo assim, discreta: uma faixa foi colocada na fachada.
"Maracanã: palco da grande final da Copa do Mundo Fifa 2014", diz mensagem escrita pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro na entrada do estádio atrás da estátua do Bellini. Pela tabela divulgada na quinta, a Seleção Brasileira só jogará no estádio se chegar à decisão.
Apesar do atraso nas obras por causa das greves de operários, o Maracanã foi confirmado pela Fifa e pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) como sede das finais da Copa das Confederações, em 2013, e do Mundial. Após o anúncio, a secretária Márcia Lins prometeu uma iluminação diferente na estátua do Bellini para comemorar.
- O Maracanã foi o palco da decisão de 1950, então é muita tradição junta. Agora, é um novo Maracanã, cheio de alternativas e tecnologia de ponta. Um equipamento que ficará entre os principais do mundo por muito tempo. E, para brindar esse momento especial, faremos uma iluminação especial no Bellini para que todos que cruzarem essa área central da cidade se lembre da final da Copa - disse.
O prazo para a conclusão da reforma era dezembro de 2012, mas já foi prorrogado para fevereiro de 2013, a tempo de receber a Copa das Confederações.
Faixa no Maracanã para comemorar final da Copa (Foto: Divulgação)Faixa no Maracanã para comemorar escolha como final da Copa (Foto: Divulgação)

Jogador do América-RJ é demitido após defender o Flu no showbol

Dirigente dispensa Bruno Reis após atuação pelo Tricolor carioca

Por Luna Vale Rio de Janeiro
showbol fluminense gol bruno reis (Foto: Reprodução SporTV)Bruno Reis comemora gol pelo Fluminense
(Foto: Reprodução SporTV)
O técnico do América-RJ, Marcelo Buarque, ganhou mais um problema para a disputa da Copa Rio, que vale vaga na Copa do Brasil ao campeão. Uma das estrelas do time, o meia Bruno Reis foi dispensado do clube após atuar pelo Fluminense nesta quinta-feira, na primeira rodada do Torneio Rio-São Paulo de showbol.
O vice de futebol, Antonio Tavares, não gostou de ver o jogador ajudando o Tricolor na vitória sobre o Palmeiras por 10 a 9 e ordenou o desligamento do atleta. Garantindo estar muito triste, Tavares lamentou o comportamento do jogador, que classificou como falta de consideração e desejou boa sorte para o atleta.
- Lamentavelmente, ele é meu jogador, mas eu tive que dispensá-lo. Tem contrato com o América-RJ e foi visto jogando showbol pelo Fluminense. Faltou com respeito com a entidade com a qual ele tem contrato. Ainda mais que ele é capitão da equipe. É uma pena, estou muito triste. Que ele não cometa o mesmo erro em outro clube - afirmou.
Ao ver que Bruno teve atuação elogiada na partida de showbol, o dirigente afirmou que isso se deve à preparação física que o atleta fazia no América-RJ. Segundo ele, o jogador ligou nesta sexta-feira para pedir desculpas. Mas Tavares reforçou que não poderia permitir este tipo de comportamento e lembrou que Bruno já não é mais um garoto e precisa saber que as ações geram consequências.
- Ele me ligou, pediu desculpas, disse que tinha um contrato de imagem com o Fluminense, que não podia perder. Ele ficou triste, sabe que eu sou amigo dele. É um dos mais rodados do América-RJ, eu confiava nele - finalizou.
Pela segunda fase da Copa Rio, o América-RJ enfrenta o Volta Redonda, no próximo domingo (23), no estádio Raulino de Oliveira.
A reportagem do SPORTV.COM tentou entrar em contato com o jogador Bruno Reis, mas não obteve sucesso.

Reality 'Nas Ondas de Itacaré' terá Diego Alemão, o campeão do BBB 7

Ao lado de Zulu, paulista será uma das celebridades na 3ª edição do programa

Por Breno Dines Rio de Janeiro
A terceira edição do "Nas Ondas" terá um especialista em reality shows. Campeão do Big Brother Brasil 7, Diego Gasques, o Alemão, será uma das celebridades no elenco do programa de sucesso do Verão Espetacular. Ao lado de Paulo Zulu, dos surfistas profissionais Guilherme Tripa, Pedro Scooby, Bruna Schmitz e Marina Werneck e dos quatro internautas vencedores da promoção do GLOBOESPORTE.COM, o paulista de 30 anos vai embarcar rumo à paradisíaca Itacaré, no Sul do Bahia, para uma aventura com muito surfe e esportes radicais.
- Quem diria, depois de cinco anos, estou voltando para um reality. Só que dessa vez é mais para me divertir e pegar altas ondas. Sei que estão indo várias feras do surfe e vai ser legar poder cair com essa galera. Espero que a gente dê sorte e que pegue altas ondas. Acho que o grande prêmio desse Nas Ondas 3 é a participação e poder ir para a Bahia - comemorou Alemão.
Repórter do reality show Hipertensão 3, da TV Globo, Diego esteve recentemente nas ilhas Mentawai, na Indonésia. Confira abaixo, algumas fotos dessa "surf trip" do novo integrante do Nas Ondas de Itacaré:
MONTAGEM - Diego Alemão surfe (Foto: Arquivo Pessoal)No paraíso do surfe: Alemão curte as férias na Indonésia com um grupo de amigos (Foto: Arquivo Pessoal)
  •  
MONTAGEM - Diego Alemão surfe 1 (Foto: Arquivo Pessoal)Sequência mostra a intimidade do campeão do BBB 7 na rasa bancada de Mentawai (Foto: Arquivo Pessoal)

Cheio de desfalques, Luxa puxa meia Adryan novamente para o profissional

Destaque das categorias de base do Flamengo, jogador estava com o time de juniores, que disputa a Taça Otávio Pinto Guimarães

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Adryan treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)Adryan em treino do Flamengo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Sem poder contar com Ronaldinho e Thiago Neves, suspensos, e Bottinelli, que fraturou o pé esquerdo, o técnico Vanderlei Luxemburgo  procura opções para montar o time do Flamengo para o jogo contra o Santos, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Adryan, destaque das categorias de base, estava com o time de juniores que disputa a Taça Otávio Pinto Guimarães. No entanto, a partir desta sexta ele voltará a treinar como o grupo principal.
- Acabei de sair do treino, recebi a notícia que vou me aprosentar novamente aos profissionais amanhã - revelou o próprio jogador, via Twitter.
Adryan, 17 anos, integrou a equipe que, no início do ano, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O meia foi também o camisa 10 da Seleção Brasileira na disputa do Mundial Sub-17, no qual o Brasil terminou em quarto lugar. Adryan ainda não fez sua estreia no time principal do Flamengo.
O grupo rubro-negro volta a treinar na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. O jogo contra o Santos está marcado para 18h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão.

Na reta final, Bota encara sequência que o fez entrar na briga pelo título

Time tem cinco jogos em casa e três fora contra adversários que lutam para não cair

Por Thiago Fernandes Florianópolis
A derrota para o Santos impediu que o Botafogo assumisse a liderança do Campeonato Brasileiro faltando oito rodadas para o fim do Brasileiro, mesmo assim, o clima na equipe segue sendo de confiança. E há motivo para isso: a tabela do time alvinegro na reta final. O Glorioso inicia neste sábado a sequência de jogos que, no primeiro turno, colocaram o Botafogo de vez na briga pelo título da competição.
Na 12ª rodada, o Botafogo derrotou o Avaí, no Engenhão, por 2 a 1. Depois disso, conquistou mais cinco vitórias (sobre Cruzeiro, Vasco, América-MG, Atlético-MG e Fluminense) e foi derrotado duas vezes, por Inter e Figueirense. De 24 pontos disputados, o time conquistou 18, um aproveitamento de 75%. Se repetir o retrospecto do primeiro turno, ou seja, se fizer 18 pontos, a equipe chegaria a 70, número que o deixaria com chance bastante real de ser campeão.
- Com 72 pontos, é praticamente certo que um time será campeão. Com 70, há chance real de ganhar o título. Diria mais de 93% de chance. Mas aí depende de outros resultados – analisa o matemático Tristão Garcia.
Caio Junior (Foto: Julyana Travaglia  / Globoesporte.com)Caio Júnior já começa a fazer seus cáculos de olho no título (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)

As contas de Caio Júnior estimam que, por conta do equilíbrio da competição, o campeonato terá um campeão com ainda menos pontos. Por isso, calcula que o Botafogo precisa marcar de 13 a 16 pontos para ter chance de levantar o caneco.
- Depois do jogo contra o Avaí, a gente faz uma série de jogos em casa, onde temos sido fortes. Acho que o campeão terá entre 65 e 68 pontos. Se passarmos essa faixa, estaremos bem. Espero que a gente consiga repetir a sequência do primeiro turno.
Dos oito jogos que faltam, o Botafogo faz cinco em casa, sendo dois clássicos contra Fluminense e Vasco, e três fora contra equipes que lutam para não cair (Avaí, Atlético-MG e América-MG). O técnico Caio Júnior, entretanto, alerta sobre os perigos de enfrentar adversários que lutam contra o rebaixamento.
- Essa questão do jogo ser mais fácil é relativa. Não tem jogo ganho nunca. O que o time tem que fazer é se preocupar em realizar uma boa exibição sempre que entrar em campo. Temos que manter o padrão de jogo e a consciência de que o trabalho está sendo bem feito. Isso pode nos levar a chegar onde queremos.
Neste sábado, o Botafogo enfrenta o Avaí pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado no estádio da Ressacada a partir das 18h (horário de Brasília).

brasileirão série a 2011

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Corinthians
54
30
16
6
8
43
30
13
60
2
Vasco
54
30
15
9
6
47
35
12
60
3
Botafogo
52
30
15
7
8
46
34
12
57.8
4
Flamengo
51
30
13
12
5
49
38
11
56.7
5
Fluminense
50
30
16
2
12
44
38
6
55.6
6
São Paulo
48
30
13
9
8
45
38
7
53.3
7
Internacional
47
30
12
11
7
50
37
13
52.2
8
Figueirense
44
30
11
11
8
38
36
2
48.9
9
Grêmio
42
30
12
6
12
34
38
-4
46.7
10
Atlético-GO
42
30
11
9
10
39
34
5
46.7
11
Santos
41
30
12
5
13
42
44
-2
45.6
12
Coritiba
41
30
11
8
11
47
37
10
45.6
13
Palmeiras
41
30
9
14
7
35
30
5
45.6
14
Bahia
36
30
8
12
10
34
37
-3
40
15
Ceará
32
30
8
8
14
36
51
-15
35.6
16
Cruzeiro
31
30
8
7
15
34
39
-5
34.4
17
Atlético-MG
30
30
8
6
16
35
48
-13
33.3
18
Atlético-PR
28
30
6
10
14
29
45
-16
31.1
19
Avaí
26
30
6
8
16
39
63
-24
28.9
20
América-MG
24
30
4
12
14
38
52
-14
26.7
  • Sab 22/10/2011 - 18h00 Canindé
    PAL
    FIG
  • Sab 22/10/2011 - 18h00 Engenhão
    FLU
    CAM
  • Sab 22/10/2011 - 18h00 Ressacada
    AVA
    BOT
  • Sab 22/10/2011 - 18h00 Arena do Jacaré
    AMG
    GRE
  • Dom 23/10/2011 - 16h00 Morumbi
    SPO
    CFC
  • Dom 23/10/2011 - 16h00 Beira Rio
    INT
    COR
  • Dom 23/10/2011 - 16h00 Arena da Baixada
    CAP
    CEA
  • Dom 23/10/2011 - 16h00 Pituaçu
    BAH
    VAS
  • Dom 23/10/2011 - 18h00 Engenhão
    FLA
    SAN
  • Dom 23/10/2011 - 18h00 Arena do Jacaré
    CRU
    ACG
Taça LibertadoresSul-AmericanaRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento