quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Coritiba vence com gol de Luccas Claro e aumenta crise do Criciúma
Triunfo deixa o Coxa provisoriamente fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar. Time catarinense cai uma posição e está em penúltimo
 
DESTAQUES DO JOGO
  • sequência
    duas vitórias
    O triunfo sobre o Criciúma marcou a primeira sequência vitoriosa do Coritiba no Brasileirão. A equipe venceu o Atlético-PR na última rodada.
  • lance capital
    46 do 1º tempo
    No último lance da primeira etapa, o zagueiro Luccas Claro balançou a rede após falta cobrada por Alex e drecretou a vitória para o Coritiba.
  • destaque
    Vanderlei
    O goleiro alviverde foi o grande responsável por garantir a vitória alviverde. O camisa 1 fez defesas milagrosas na segunda etapa e segurou o Tigre.
A CRÔNICA
por Ana Helena Goebel
109 comentários
No duelo dos desesperados, não faltou vontade, garra, lances polêmicos, reclamação da  torcida, e, no fim, um time levemente aliviado e outro ainda mais afundado no caos. O Coritiba levou a melhor sobre o Criciúma nesta quarta-feira e bateu o rival por 1 a 0, em Curitiba, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Luccas Claro foi o nome do jogo, ao marcar o único gol da noite.
A partida foi muito movimentada no Couto Pereira. O Coritiba abriu o placar no último minuto do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Criciúma foi dono das ações com o veterano Paulo Baier em campo. Souza até chegou a balançar as redes, mas a arbitragem marcou impedimento no lance. Com fortes emoções até o último minuto, a vitória foi mesmo do Coxa, que mantém viva a esperança de permanecer na Série A.
O Coxa chegou aos 29 pontos, ultrapassou o Criciúma e depende de um tropeço da Chapecoense (que pega o Inter nesta quinta) para se manter fora do Z-4. Por enquanto, está na 16ª colocação, com 29 pontos. O Tigre caiu para a 19ª colocação, com 27. Na próxima rodada do Brasileirão, o Coritiba enfrenta o Goiás, às 18h30 (de Brasília) de sábado, no Serra Dourada. O Criciúma recebe o Santos no domingo, às 18h30, no Heribelto Hülse.
Coritiba conseguiu superar o Criciúma, mas não saiu do Z-4 (Foto: Joka Madruga / Agência estado)
Coritiba superior em campo e no placar
Em situação ruim na tabela, Coritiba e Criciúma entraram em campo sabendo da necessidade da vitória para tentar fugir da zona de rebaixamento. O time da casa começou ditando o ritmo de jogo, com maior posse de bola e abusando das jogadas pelas laterais, com Joel pela esquerda e Zé Love pela direita. Prova disso foi o lance o polêmico que envolveu o meia Alex logo aos oito minutos: o meia caiu dentro da área, o árbitro nada marcou, e na sobra Norberto desperdiçou grande oportunidade. O Coxa criou grandes oportunidades com Helder, Martinuccio e Norberto, porém, sem precisão. Aos 46 minutos, quando tudo indicava que o primeiro tempo terminaria com o placar zerado, Alex cobrou falta com maestria, e Luccas Claro, sozinho na pequena área, cabeceou no canto esquerdo de Bruno: 1 a 0.
Com Baier, Criciúma quase empata
O segundo tempo foi do Criciúma. Com uma alteração, o técnico Gilmar Dal Pozzo mudou o comportamento de sua equipe: o meia Paulo Baier saiu do banco para entrar no lugar do atacante Lucca. O Tigre ganhou o meio-campo, empurrou o Coritiba para o campo de defesa e foi dono das principais chances de gol. Aos 30 minutos, o atacante Souza chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou impedimento. Com a saída dos atacantes Martinuccio e Zé Love, o time paranaense perdeu o seu poderio ofensivo, deixando o goleiro Bruno como mero espectador. No fim, brilhou a estrela de Vanderlei. O goleiro fez grandes defesas e garantiu o triunfo paranaense, resultado que mantém o Coxa vivo na briga contra o rebaixamento.
 

Maior recordista do ano, Montanha supera câncer e sonha com Rio 2016

Wagner Domingos, do lançamento do martelo, já bateu quatro vezes o recorde da prova em 2014 e se recupera de câncer na bexiga: "Agora, só faço exames anuais"

Por São Paulo
O apelido de Montanha dado a Wagner Domingos é explicado quando se vê o atleta. São 118kg espalhados por 1,87m de altura. Este ano, ninguém bateu mais recordes brasileiros do que ele, que conseguiu por quatro vezes fazer a melhor marca da história do país no lançamento do martelo. O otimismo para o Troféu Brasil, que tem início nesta quinta-feira em São Paulo, não é tão grande com relação a uma nova marca, mas o principal objetivo já esta cumprido: superar o câncer na bexiga, que foi descoberto em 2011, e que não o atrapalha mais:
- Descobri o câncer em 2011, fiquei parado por um mês. Sempre fiz o que os médicos me mandam. Os exames eram mensais, passaram a ser a cada dois meses, depois semestrais e agora, só faço exames anuais. Eles colocam uma câmera na minha uretra. Incomoda, mas não dói - disse o atleta.
Montanha subiu ao pódio no Campeonato Ibero-Americano, em agosto (Foto: Osvaldo F / Contrapé)

Nesta temporada, Montanha quebrou o recorde nacional que era dele mesmo no mês de maio, com 73,04m. Dois meses depois, conseguiu a marca de 73,36m e, no início de agosto, chegou aos 74,12m. No último dia 24 de agosto, o brasileiro fez 75,21m, marca que é o atual recorde nacional, que o coloca em 38º no ranking mundial. Para o Troféu Brasil, ele não acredita que vá conseguir um grande resultado, mas quer, de qualquer forma, a medalha de ouro:
- Estou animado para competir, mas estou cansado de uma temporada longa. Ganhei todos os Troféus desde 2003, menos em 2011, quando tive o problema na bexiga e fiquei em segundo. Quero muito a medalha, muito mesmo. Acho difícil bater o recorde, mas se eu estiver em um bom dia, por que não? - indagou o atleta.
Montanha bateu quatro vezes o recorde nacional neste ano (Foto: Osvaldo F / Contrapé)

O câncer na bexiga parece ter incentivado ainda mais a carreira do atleta que, desde então, melhorou seu resultado em mais de cinco metros.
- Não penso muito na doença, sei que tudo vai dar certo. Mas sei que isso veio para me fortalecer - disse.
Se no Brasil, Montanha não tem adversários à altura, no mundo ele ainda precisa melhorar um pouco se quiser brigar entre os melhores. Sabendo disso, o atleta prevê uma evolução gradual até as Olimpíadas de 2016:
- Sei que não estou no meu limite, tenho muito o que melhorar. Quero no ano que vem fazer 77m e, nas Olimpíadas, chegar perto dos 80 metros e disputar uma vaga na final - disse o atleta.
A prova de Wagner Domingos no Troféu Brasil será nesta quinta-feira, às 15h10, no estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. A entrada é franca para os torcedores.

100 anos, 100 jogos: Brasil e Argentina celebram rivalidade histórica na China

Com Neymar e Messi de protagonistas, principais rivais da América do Sul disputam clássico centenário recheado de craques e polêmicas no próximo sábado, em Pequim

Por Pequim, China
kaka brasil x argentina 2005 copa das confederações (Foto: Reuters)Em 2005, Kaká marcou um dos gols do triunfo da Seleção sobre a Argentina na decisão da Copa das Confederações (Foto: Reuters)
No dia 20 de setembro de 1914, Brasil e Argentina se enfrentaram pela primeira vez. No próximo sábado, 11 de outubro de 2014, as duas seleções mais tradicionais do futebol sul-americano disputarão o primeiro clássico de uma história, agora, centenária. Destino ou coincidência, o jogo dos 100 anos de rivalidade será também o centésimo entre eles. Ao menos para os brasileiros.
Até isso causa polêmica quando os países se enfrentam. Nas contas da AFA, associação de futebol argentino, foram realizadas até hoje 96 partidas contra o Brasil. A entidade desconsidera dois jogos de 1968, sob alegação de que a seleção brasileira foi representada por combinados locais, e um de 1923, no qual a Argentina não teve seu time principal. Curiosamente, todos terminaram com vitória verde e amarela.
Nos 99 jogos somados pela CBF, o Brasil tem 39 vitórias, 36 derrotas, e são 24 empates. Mas esse monte de números não é o que melhor reflete a história do confronto, recheada de craques, confusões e títulos mundiais: cinco brasileiros e dois argentinos.
Em 2014, época do futebol moderno, marcado pelo fair-play, pela amizade dos jogadores que costumam atuar nas principais potências europeias, são justamente dois amigos os responsáveis por animar a festa centenária. Neymar e Messi, atacantes do Barcelona, principais nomes de cada lado do clássico, são atrações em Pequim.
em 2004Brasil supera Argentina nos pênaltis e leva o título da Copa América
em 2005Brasil goleia Argentina e conquista a Copa
das Confederações 
em 2012Messi marca três vezes, e Argentina vence o Brasil nos EUA
Em torno do Ninho do Pássaro, cartazes de divulgação do Superclássico das Américas são protagonizados por eles, ao lado de coadjuvantes de luxo: Oscar, David Luiz, Di Maria e Higuaín. Nomes diferentes num roteiro que se repete época após época. Oscar, por exemplo, personagem de 2014, marcou seu primeiro gol pela Seleção justamente contra a Argentina, na derrota por 4 a 3 num amistoso de 2012.
Assim como ele, Pelé, o maior jogador de todos os tempos, também fez o primeiro de seus 95 gols representando o país contra o maior rival. Aos 16 anos, em 1957, e também numa derrota: 2 a 1. O Rei do futebol, por sinal, é o principal artilheiro brasileiro do clássico: oito gols.
Quase completa em Pequim – o volante Rômulo deve se apresentar até sexta-feira –, a delegação brasileira não se cansa de exaltar a importância de vencer a Argentina, principalmente para recuperar a credibilidade depois da derrota na semifinal da Copa do Mundo, por 7 a 1, para a Alemanha. Uma demonstração de que todos reconhecem a importância do clássico. Desde Luiz Gustavo, volante titular no Mundial, até Souza, em sua primeira convocação.
- Torcia sempre contra a Argentina. Eu gostava muito de ver os jogos do Brasil contra eles porque eram sempre grandes partidas, muito disputadas, com emoção. Os torcedores se alegravam bastante, e poder fazer parte disso é ainda mais motivador - disse Luiz Gustavo.
- Um jogo que me chamou bastante atenção, em que vibrei e participei bastante, e trago até hoje na memória, foi a virada na Copa América de 2004, o gol do Adriano no finalzinho (veja os lances no vídeo acima). Só me lembro do Tevez levando a bola para o fundo, fazendo cera, e numa roubada de bola fizemos o gol e ganhamos nos pênaltis. É um clássico de potencial mundial, todos reconhecem. Poder fazer parte disso é muito legal, jogar é melhor ainda - completou Souza.
 NEYMAR E MESSI cartazes ninho do passaro brasil x argentina (Foto: Alexandre Lozetti) Neymar e Messi são os protagonistas do cartaz do jogo entre Brasil e Argentina, na China (Foto: Alexandre Lozetti)


Kaká, que teve recepção calorosa da torcida chinesa ao se apresentar à seleção brasileira na madrugada desta quarta-feira, lembra bem de alguns clássicos diante dos argentinos. Na opinião do meia-atacante do São Paulo, o gol marcado no amistoso de 2007, em Londres, foi um dos mais belos de sua carreira.
- O gol na decisão da Copa das Confederações de 2005 foi o mais importante, pelo peso do título que conseguimos em cima da Argentina. Mas o gol no amistoso no estádio do Arsenal, em Londres, em 2007, foi o mais bonito. Talvez o mais bonito da minha carreira, em que peguei a bola no meio de campo e fui driblando até chegar na cara do goleiro - disse.
Brasil e Argentina entrarão em campo no próximo sábado, a partir das 9h05 (horário de Brasília). O jogo, centésimo da história, cem anos depois, vale o troféu do Superclássico das Américas. A Seleção conquistou as últimas duas edições, em 2011 e 2012.  O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site acompanha em Tempo Real.
Info_NUMEROS_Brasil-x-Argentina (Foto: Infoesporte)Confira os números do clássico entre Brasil e Argentina (Foto: Infoesporte)
Golaço assegura vitória do São Paulo sobre o Atlético-PR, no Morumbi
Em chute de fora da área, Maicon coloca em vantagem o Tricolor, que ainda sonha com título. Furacão volta a se preocupar com rebaixamento
 
DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    5 do 1º tempo
    Maicon recebeu passe de Ganso e chutou colocado, de fora da área. Um golaço. O lance deu a tranquilidade para o Tricolor no jogo, apesar da pressão sofrida.
  • perigo
    Z-4
    Com 31 pontos e sem engrenar no segundo turno, o Atlético-PR está a apenas três pontos da zona de rebaixamento. É algo que preocupa o Furacão.
  • histórico
    Luis Fabiano
    O atacante do São Paulo fez nesta quarta-feira seu 300º jogo com a camisa do Tricolor. Ele entrou no segundo tempo na vaga de Alexandre Pato.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
73 comentários
O golaço de Maicon logo aos cinco minutos de jogo foi o suficiente para decretar a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na noite desta quarta-feira, no estádio do Morumbi, pela 27ª rodada do Brasileirão. O Furacão bem que tentou o empate (foi até melhor no segundo tempo), mas parou em Rogério Ceni e também na falta de pontaria do seu ataque. Ao Tricolor ainda resta um fio de esperança na caçada ao líder Cruzeiro. Para o time paranaense, o Z-4 bate à porta.
Com a vitória desta noite, o São Paulo foi a 49 pontos e saltou, provisoriamente, para a vice-liderança - o Inter ainda joga na quinta-feira, contra a Chapecoense. O Furacão, com os mesmos 31 de antes, não consegue engrenar no segundo turno e ainda ronda a zona de rebaixamento. Tem dois pontos a mais do que o Coritiba, 17º.
A vitória marcou o retorno de Muricy Ramalho ao banco de reservas. Ele havia ficado fora dos três jogos anteriores, recuperando-se de uma arritmia cardíaca.
São Paulo e Atlético-PR voltam a campo pelo Brasileirão no próximo domingo. O Tricolor visita o Atlético-MG, às 16h, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Já o Furacão recebe o Figueirense, às 18h, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Jogadores do São Paulo comemoram com Maicon o gol do São Paulo (Foto: Getty Images)
O jogo
Impor-se como mandante era uma das metas do São Paulo para se reerguer no segundo turno do Brasileirão. E logo aos cinco minutos o elenco mostrou ter entendido a missão. Pato iniciou a jogada, Ganso ajeitou, e Maicon acertou belo chute, sem chance para Weverton. O Atlético-PR tentou a reação aos 10, em chute de Bady, quase da pequena área. Bem colocado, Rogério Ceni fez linda defesa.
Após começo mais acelerado, o jogo caiu na morosidade ao longo da etapa inicial. Chances de gol eram escassas, mas o São Paulo tinha mais domínio do jogo do que o Atlético-PR. Só não ampliou aos 29 por falha de Pato. O atacante recebeu lindo passe de Ganso e deu um leve toque,  desviando de Weverton. A bola foi para fora. O time paranaense, nas vezes que chegou, parou em Ceni ou na defesa dos anfitriões.
Nenhuma das equipes mudou para o segundo tempo. Mas o Furacão alterou um pouco sua postura. Não deu mais tanto espaço para o rival chegar ao ataque e tentou pressionar. Mas faltava qualidade. O São Paulo, dependente de Ganso na partida, tinha dificuldade em criar jogadas. Aos 10, o Atlético-PR teve grande chance de empatar em bate-rebate dentro da área. Mas ninguém concluiu.
Com muito mais volume de jogo, o Furacão sofria com erros de passe e falta de qualidade nas finalizações. E o São Paulo penava com a afobação do setor ofensivo, em especial com Osvaldo. Em duas oportunidades ele fez escolhas erradas. Aos poucos, o Tricolor voltou a conseguir mais posse de bola e segurou a pressão do Atlético-PR, que pecou nas conclusões.
Ganso sofre a marcação de dois jogadores do Atlético-PR (Foto: Marcos Bezerra / Agência estado)
 
27ª RODADA
Coritiba vence com gol de Luccas Claro e aumenta crise do Criciúma
Triunfo deixa o Coxa provisoriamente fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar. Time catarinense cai uma posição e está em penúltimo
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • sequência
    duas vitórias
    O triunfo sobre o Criciúma marcou a primeira sequência vitoriosa do Coritiba no Brasileirão. A equipe venceu o Atlético-PR na última rodada.
  • lance capital
    46 do 1º tempo
    No último lance da primeira etapa, o zagueiro Luccas Claro balançou a rede após falta cobrada por Alex e drecretou a vitória para o Coritiba.
  • destaque
    Vanderlei
    O goleiro alviverde foi o grande responsável por garantir a vitória alviverde. O camisa 1 fez defesas milagrosas na segunda etapa e segurou o Tigre.
A CRÔNICA
por Ana Helena Goebel
107 comentários
No duelo dos desesperados, não faltou vontade, garra, lances polêmicos, reclamação da  torcida, e, no fim, um time levemente aliviado e outro ainda mais afundado no caos. O Coritiba levou a melhor sobre o Criciúma nesta quarta-feira e bateu o rival por 1 a 0, em Curitiba, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Luccas Claro foi o nome do jogo, ao marcar o único gol da noite.
A partida foi muito movimentada no Couto Pereira. O Coritiba abriu o placar no último minuto do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Criciúma foi dono das ações com o veterano Paulo Baier em campo. Souza até chegou a balançar as redes, mas a arbitragem marcou impedimento no lance. Com fortes emoções até o último minuto, a vitória foi mesmo do Coxa, que mantém viva a esperança de permanecer na Série A.
O Coxa chegou aos 29 pontos, ultrapassou o Criciúma e depende de um tropeço da Chapecoense (que pega o Inter nesta quinta) para se manter fora do Z-4. Por enquanto, está na 16ª colocação, com 29 pontos. O Tigre caiu para a 19ª colocação, com 27. Na próxima rodada do Brasileirão, o Coritiba enfrenta o Goiás, às 18h30 (de Brasília) de sábado, no Serra Dourada. O Criciúma recebe o Santos no domingo, às 18h30, no Heribelto Hülse.
Coritiba conseguiu superar o Criciúma, mas não saiu do Z-4 (Foto: Joka Madruga / Agência estado)
Coritiba superior em campo e no placar
Em situação ruim na tabela, Coritiba e Criciúma entraram em campo sabendo da necessidade da vitória para tentar fugir da zona de rebaixamento. O time da casa começou ditando o ritmo de jogo, com maior posse de bola e abusando das jogadas pelas laterais, com Joel pela esquerda e Zé Love pela direita. Prova disso foi o lance o polêmico que envolveu o meia Alex logo aos oito minutos: o meia caiu dentro da área, o árbitro nada marcou, e na sobra Norberto desperdiçou grande oportunidade. O Coxa criou grandes oportunidades com Helder, Martinuccio e Norberto, porém, sem precisão. Aos 46 minutos, quando tudo indicava que o primeiro tempo terminaria com o placar zerado, Alex cobrou falta com maestria, e Luccas Claro, sozinho na pequena área, cabeceou no canto esquerdo de Bruno: 1 a 0.
Com Baier, Criciúma quase empata
O segundo tempo foi do Criciúma. Com uma alteração, o técnico Gilmar Dal Pozzo mudou o comportamento de sua equipe: o meia Paulo Baier saiu do banco para entrar no lugar do atacante Lucca. O Tigre ganhou o meio-campo, empurrou o Coritiba para o campo de defesa e foi dono das principais chances de gol. Aos 30 minutos, o atacante Souza chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou impedimento. Com a saída dos atacantes Martinuccio e Zé Love, o time paranaense perdeu o seu poderio ofensivo, deixando o goleiro Bruno como mero espectador. No fim, brilhou a estrela de Vanderlei. O goleiro fez grandes defesas e garantiu o triunfo paranaense, resultado que mantém o Coxa vivo na briga contra o rebaixamento.
Palmeiras vence no Maracanã e afunda o Botafogo na lanterna
Valdivia e Henrique decidem, e Verdão volta a vencer fora. Derrota em casa combinada com a vitória do Coritiba sobre o Criciúma prejudica Bota
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • artilheiro
    Henrique
    Henrique contou com uma boa jogada individual de Valdivia no início do segundo tempo para, com estilo, marcar seu 13º gol no Campeonato Brasileiro.
  • deu errado
    Pressão
    Em desvantagem no placar, Vagner Mancini mandou o time para o ataque com Wallyson, Yuri e Rogério. A tática, porém, não deu resultado.
  • apito
    Fabrício Correa
    Com muitas faltas marcadas em lances de toques de mão, Fabrício Neves Corrêa conseguiu irritar botafoguenses e palmeirenses no Maracanã.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
170 comentários
Botafogo e Palmeiras entraram em campo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, para disputar uma decisão. Brigando para fugir das últimas colocações, as duas equipes fizeram um jogo tenso, e o triunfo por 1 a 0 aliviou os paulistas e afundou cariocas na última colocação. O jogo marcou o retorno de Fernando Prass à meta alviverde. Ele não jogava desde o dia 4 de maio, quando sofreu lesão no cotovelo direito, e fez boas defesas.
O resultado levou o Palmeiras aos 31 pontos e manteve o Botafogo com 26. Enquanto os paulistas subiram para a 12ª colocação, os cariocas foram superados pelo Coritiba, que venceu o Criciúma, fechando a rodada na lanterna.
Depois de uma primeira etapa com poucas oportunidades para ambos os lados, os paulistas contaram com quatro minutos de lucidez do seu ataque para definir a vitória. Valdivia fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Henrique, artilheiro do Brasileirão com 13 gols (ao lado do cruzeirense Marcelo Moreno), marcar com estilo.
As duas equipes voltam a campo no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Às 18h30, o Botafogo encara o Corinthians, na Arena da Amazônia, em Manaus. Às 21h, o Palmeiras recebe o Grêmio, no Pacaembu.
Valdivia foi um dos grandes destaques do Palmeiras no Maracanã (Foto: André Durão)
Poucas chances para os dois times
Pressionado pelo mau momento vivido no Brasileirão e pelos diversos problemas fora de campo, com salários atrasados e dispensa de jogadores, o Botafogo começou a partida tentando buscar o ataque. Mas, com muitos desfalques, esbarrou na fragilidade do setor ofensivo. Com pouca criatividade, os cariocas passaram a apostar nos chutes de longa distância e nas bolas aéreas. Foi assim que levaram perigo ao gol de Fernando Prass: na primeira chance, Rogério arriscou de fora da área e obrigou o palmeirense a fazer boa defesa; na segunda, André Bahia e Zeballos se atrapalharam dentro da área e desperdiçaram grande chance de abrir o marcador.
Com três volantes, o Verdão não mostrou um nível técnico muito diferente dos botafoguenses. Valdivia tentou algumas arrancadas, mas foi prejudicado pela grande quantidade de passes errados da equipe. A melhor chance de gol da primeira etapa saiu em uma bola cruzada pelo chileno, que Cristaldo cabeceou com perigo.
Artilheiro palmeirense decide
Um pouco mais tranquilo em campo, o Palmeiras viu suas principais peças desequilibrarem no início da segunda etapa. Logo aos quatro minutos, Valdivia fez jogada individual pela esquerda e cruzou para a grande área. Henrique dominou bonito e bateu com estilo para tirar o zero do placar. Precisando de um resultado positivo, Vagner Mancini mandou o Botafogo ao ataque, sacando Airton e colocando Wallyson. A tática fez os donos da casa ocuparem mais espaço no setor ofensivo, mas os erros de finalização e, principalmente, a boa atuação do goleiro Fernando Prass seguraram a pressão alvinegra.
Apostando nos contra-ataques, o Verdão perdeu pelo menos três grandes chances de matar o jogo, em jogadas de Valdivia, Leandro e Allione. As oportunidades desperdiçadas acabaram não fazendo muita diferença para os visitantes, que voltaram a vencer uma partida fora de casa no Brasileirão após quase cinco meses - a última havia sido no dia 18 de maio, contra o Vitória, em Salvador.

Dana confirma: Rory MacDonald é o próximo desafiante dos meio-médios

Lutador enfrentará o vencedor da luta entre Johny Hendricks e Robbie Lawler no Canadá em 2015. A data e o evento do combate ainda não foram definidos

Por Las Vegas, EUA
A vitória sobre Tarec Saffiedine no último fim de semana, em Halifax, finalmente rendeu ao canadense Rory MacDonald a tão sonhada chance de disputar o cinturão dos pesos-meio-médios do UFC. A informação foi dada por Dana White durante uma coletiva de imprensa com repórteres canadenses.
- Não posso negar a Rory a disputa do cinturão contra quem quer que vença a luta entre Johny Hendricks e Robbie Lawler. Ele é o próximo da fila e, sem sombra de dúvidas, lutará no Canadá - disse o presidente do UFC.
A vitória de MacDonald sobre Saffiedine lhe rendeu a disputa do título dos meio-médios (Foto: Getty Images)
Minutos após o anúncio, o empresário do lutador, Firas Zahabi, publicou em sua conta no Twitter os parabéns a seu lutador.
- Parabéns, Rory MacDonald, por conseguir a disputa de cinturão. Obrigado aos fãs por ficarem em cima de Dana White - escreveu Zahabi.
Aos 25 anos de idade, MacDonald é considerado o sucessor de Georges St-Pierre. Com 18 vitórias e apenas duas derrotas na carreira - uma delas justamente para Robbie Lawler, no UFC 167 - o canadense vem de três vitórias consecutivas, contra Demian Maia, Tyron Woodley e Tarec Saffiedine.

Sem luta marcada, Ronaldo Jacaré passa por cirurgia no cotovelo direito

Peso-médio é submetido a procedimento para descomprimir o nervo ulnar

Por Rio de Janeiro
Perto de conseguir uma disputa de cinturão, mas ainda sem luta marcada, Ronaldo Jacaré passou por uma cirurgia no cotovelo direito nesta terça-feira, em um hospital de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para descomprimir o nervo ulnar, que é responsável por metade do dedo anelar e pelo dedo mínimo. O peso-médio publicou foto em sua conta no Instagram e disse que precisava realizar este procedimento para acabar com o desconforto e a perda de força na mão.
- Obrigado aos meus médicos, Dr. Bruno Lobo Brandão e Dr. Rickson Moraes. Passei por uma cirurgia para descomprimir o nervo ulnar, que me causava grande desconforto e perda de força nas mãos. A cirurgia foi bem sucedida e eu já me sinto melhor! - escreveu o atleta.
Ronaldo Jacaré, UFC (Foto: Reprodução / Instagram)Ronaldo Jacaré publica foto ainda na cama do hospital (Foto: Reprodução / Instagram)
Jacaré é o segundo colocado do ranking da divisão até 84kg, atrás apenas de Anderson Silva (o campeão Chris Weidman não entra na lista). O brasileiro vem de vitória contundente sobre Gegard Mousasi, mas é provável que faça mais uma luta antes de ter a chance de disputar o cinturão, já que o combate entre Weidman e Vitor Belfort acontecerá apenas em 2015.

Para Travis Browne, Werdum não tem qualidade para bater Cain Velásquez

Peso-pesado havaiano diz que não se incomodou com golpes do brasileiro na luta em pé e que campeão é "esperto demais" para ficar em perigo no chão

Por Rio de Janeiro
O brasileiro Fabricio Werdum enfrenta o americano Cain Velásquez pelo cinturão dos pesos-pesados do UFC no próximo dia 15 de novembro, na Cidade do México, e é considerado uma grande "zebra". Última vítima do lutador gaúcho, em abril, o havaiano Travis Browne está entre os que não acreditam no potencial de "Vai Cavalo" de destronar o atual campeão.
- (Werdum) Não tem o que é preciso para bater Cain. Nem um pouco - disparou Browne em entrevista ao site americano "MMA Junkie".
Para Travis Browne (dir.), a melhor chance de Werdum é levar a luta ao solo (Foto: Evelyn Rodrigues)
Quando Werdum e Browne se enfrentaram, em abril, o duelo valia a oportunidade de desafiar Velásquez pelo cinturão. O brasileiro dominou o havaiano por cinco rounds e surpreendeu ao lutar melhor até em pé. Um chute do gaúcho, inclusive, resultou numa fratura na costela, e Browne sofreu ainda laceração no rosto e uma fratura na mão. Apesar disso, o lutador da Jackson's-Winkeljohn's MMA garante que não foi abalado por Werdum durante o combate.
- Eu fiquei em pé lá e tomei os melhores golpes do Werdum, e nenhuma vez ele me balançou por toda a luta. Talvez eu tenha o queixo do Mark Hunt, mas os golpes dele não estavam me incomodando - garantiu o peso-pesado.
A opinião popular é que Werdum, bicampeão mundial de jiu-jítsu na faixa-preta e bicampeão do Mundial do ADCC (prestigioso torneio de grappling), teria sua melhor chance de ganhar a luta no solo, onde poderia finalizar Velásquez. Novamente, porém, Browne aponta sua luta contra o brasileiro como prova de que ele não terá como segurar o campeão no chão por muito tempo.
- Cain é um lutador muito esperto. Ele não vai se colocar numa situação de ser finalizado, acredito eu. É aí que Werdum poderia ganhar a luta. (...) Ele me teve em sua posição três ou quatro vezes, e não tive problemas para me livrar. Isso será um problema, porque ele não vai colocar Cain de costas no chão como ele conseguiu me pôr de costas, e Cain é muito esperto para fazer esse jogo - concluiu "Hapa" Browne, que enfrenta Brendan Schaub no UFC 181, em 6 de dezembro.
UFC 180
15 de novembro de 2014, na Cidade do México (MEX)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Cain Velásquez x Fabricio Werdum
Peso-meio-médio: Kelvin Gastelum x Jake Ellenberger
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-pena: Dennis Bermudez x Ricardo Lamas
Peso-galo: Erik Perez x Marcus Brimage
CARD PRELIMINAR (até o momento)
Peso-meio-médio: Edgar Garcia x Hector Urbina
Peso-galo: Jessica Eye x Leslie Smith
Peso-pena: Final do TUF América Latina
Peso-galo: Final do TUF América Latina
Peso-meio-médio: Augusto Montaño x Adversário a ser divulgado

Ronda diz que Cyborg envergonha o esporte: "Ela vai ter o que merece"

Campeã do peso-galo afirma que brasileira não quis lutar no UFC após saber que teria que fazer exames antidoping fora do período de competição

Por Rio de Janeiro
A rivalidade entre Ronda Rousey e Cris Cyborg parece que só vai chegar ao fim quando as duas se enfrentarem. A campeã do peso-galo feminino (até 61kg) disse, em entrevista ao Canal Combate, que a brasileira envergonha as mulheres do MMA, o esporte e o Brasil. Entretanto, ela garantiu que a rival terá o que merece quando enfim aconetcer o confronto.
- Eu sou a campeã. Luto contra qualquer uma. Ela é quem tem opções, não eu. Eu estou exatamente onde estava quando ela saiu e ela pode voltar e tentar novamente. Ela terá o que merece. Envergonhou não apenas o MMA feminino e o esporte, mas também seu país - afirmou Rousey.
Ronda Rousey e Cris Cyborg seguem em atrito (Foto: Editoria de Arte)
Ronda ainda questionou as declarações de Cyborg, que disse querer enfrentar a americana. Na opinião da campeã, se a brasileira realmente quisesse que a luta acontecesse, não teria deixado de assinar com o UFC. Ela ainda ligou esse fato ao anúncio da organização de que exames antidoping seriam feitos fora do período de competição.
- Ela diz que quer desesperadamente. Então como que no dia seguinte que o UFC anunciou exames antidoping fora do período de competição, ela pediu para ser liberada do contrato? Se você queria tão desesperadamente uma luta, você viria lutar comigo, não correr. Eu acho que ela está dizendo uma coisa e fazendo outra. Eu sempre estive no UFC. Não vou a lugar nenhum - concluiu.
O combate entre Ronda e Cyborg pode estar perto de acontecer. No dia 4 de dezembro, a brasileira vai estrear no peso-galo, no Invicta FC 10. Em caso de vitória, a tendência é que ela assine com o Ultimate e entre em rota de colisão com a campeã da organização.

Curtinhas: lutadora usa financiamento coletivo para trazer córner ao Brasil

WSOF 15 terá três disputas de cinturão para concorrer com UFC e Bellator

Por Rio de Janeiro
Nina Ansaroff, mma, financiamento (Foto: Reprodução)A página da campanha de financiamento de Nina
Ansaroff, estreante no UFC (Foto: Reprodução)
Companheira de treinos da baiana Amanda Nunes, a lutadora americana Nina Ansaroff vem ao Brasil em novembro para fazer sua estreia pelo UFC, em Uberlândia-MG, no card preliminar do "UFC: Shogun x Manuwa". A adversária de Juliana Lima, porém, só recebe passagem para trazer um de seus treinadores com ela, e está buscando ajuda dos fãs para trazer um segundo técnico para seu córner e para cobrir algumas despesas com a luta, como os exames médicos exigidos pela companhia. Ela iniciou uma campanha de financiamento coletivo e espera coletar US$ 5 mil (cerca de R$ 12 mil).
WSOF 15 concorre com UFC e Bellator
No dia 15 de novembro, o UFC faz sua primeira visita ao México e destaca a disputa de cinturão dos pesos-pesados entre Cain Velásquez e Fabricio Werdum. O Bellator 131 destaca um confronto entre os veteranos Tito Ortiz e Stephan Bonnar e a disputa do cinturão peso-leve entre Will Brooks e Michael Chandler, em San Diego (EUA). Para concorrer com os dois eventos, o World Series of Fighting (WSOF) aposta num card com três lutas valendo cinturão.
O WSOF 15, marcado para 15 de novembro em Tampa, Flórida (EUA), terá como luta principal a primeira defesa do cinturão peso-médio pelo americano David Branch, que encara o japonês Yushin Okami, ex-UFC. Antes dele, o campeão peso-leve, Justin Gaethje defende seu título contra o americano Melvin Guillard, outro ex-UFC, e a campeã peso-palha, Jessica Aguilar, enfrenta a brasileira Kalindra Faria. O anúncio foi feito através do jornal americano "USA Today".

Toquinho defende cinturão do WSOF contra Jon Fitch em 13 de dezembro

Após adiamento de luta anunciada originalmente para julho e troca de
farpas, brasileiro e americano fazem combate principal do WSOF 16

Por Rio de Janeiro
A tão aguardada luta entre Rousimar Toquinho e Jon Fitch já tem data para acontecer: será em 13 de dezembro, no WSOF 16. A luta foi anunciada pelo vice-presidente executivo do World Series of Fighting (WSOF), Ali Abdelaziz, em entrevista ao site "MMA Fighting" nesta segunda-feira.
Rousimar Toquinho e Jon Fitch vão se enfrentar em 13 de dezembro (Foto: Editoria de Arte)
O combate foi marcado inicialmente para julho passado, no WSOF 11, mas Toquinho pediu para ser retirado do evento para acompanhar a mãe durante uma cirurgia para tratar uma trombose em uma das pernas. Fitch reclamou muito da atitude e afirmou que lutaria mesmo com seu pai passando também por operação, o que gerou uma troca de farpas entre os dois através da imprensa. O americano acabou enfrentando Dennis Hallman e vencendo por decisão unânime.
Ambos são veteranos com passagens pelo UFC. Toquinho, de 34 anos de idade, tem 16 vitórias na carreira no MMA - 13 por finalização - e seis derrotas. Após ser demitido pelo Ultimate em outubro de 2013, o brasileiro estreou no WSOF logo na disputa do cinturão dos pesos-meio-médios, contra Steve Carl, em 29 de março passado, e venceu com uma chave de calcanhar em 1m09s.
Fitch tem 36 anos de idade, 26 vitórias, seis derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado). Ele disputou o cinturão dos pesos-meio-médios do UFC em 2008, quando foi derrotado por Georges St-Pierre em decisão unânime dos juízes. Demitido pelo Ultimate em 2013, estreou no WSOF com derrota surpreendente para Josh Burkman, mas seguiu o revés com vitória sobre Marcelo Alfaya para receber a chance de disputar o cinturão.
A cidade e ginásio que sediarão o WSOF 16 ainda não foram anunciados. O evento acontece na mesma noite que o "UFC: Cigano x Miocic", que será realizado em Phoenix (EUA).

Dudu Dantas: "Título interino foi bom para Warren tirar fotos, mas acabou"

Campeão linear do peso-galo do Bellator garante que vai vencer de forma rápida e manda recado: "É bom chegar preparado, senão vai apanhar muito"

Por Rio de Janeiro
Dia 7 de março de 2014. Esta foi a data da última defesa do cinturão dos pesos-galos (até 61kg) no Bellator, quando o campeão Dudu Dantas finalizou Anthony Leone no segundo round. Sua próxima luta seria no dia 2 de maio, contra Joe Warren, campeão do GP da categoria, mas o brasileiro se lesionou e foi retirado do card. Apesar do pouco tempo entre um combate e outro, a organização optou por criar um cinturão interino, que terminou em vitória do americano sobre o também brasileiro Rafael Morcego, por decisão unânime. Dudu diz não ter se incomodado com a opção tomada pela direção do evento e aproveitou para alfinetar Warren antes de enfim se enfrentarem, na próxima sexta-feira, no Bellator 128, em Oklahoma (EUA).
- A criação do título interino não me incomodou muito não, até porque o campeão sou eu. Isso é bom pra eles, ter um cinturão com um americano, um cinturão de mentirinha. Pra mim não faz diferença, pra ele foi bom ter o título interino, porque ele tirou muitas fotos com o cinturão, aproveitou bastante e agora vai ficar sem. Só é chato dar o cinturão para o cara porque o campeão sou eu, mas vou chegar e mostrar que sou o campeão e que isso acabou - disparou, em entrevista ao Combate.com.
Dudu Dantas, com o cinturão linear do Bellator (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)
Desde que Dudu Dantas anunciou que não poderia lutar em maio, os dois começaram a se provocar, especialmente através das redes sociais. Joe Warren prometeu acabar com o reinado do brasileiro, que está invicto no Bellator, com seis vitórias em seis lutas. Porém, o lutador da Nova União disse ter encerrado o caso ao pedir exames antidoping, já que o americano foi pego em 2006 por uso de maconha, quando competia no wrestling, sendo suspenso por dois anos.
- Isso tudo foi bom porque apimenta mais a luta. Ele mandou mensagem, ficou falando que vai chutar minha bunda, essas coisas de americano, e eu peguei no ponto fraco dele, que é o exame antidoping. Descobri que ele foi pego em 2007 e ficou suspenso alguns meses, aí mandei mensagem e ele ficou muito p... Depois mandei mensagem falando que só lutaria se ele fizesse teste um mês antes da luta, mas não me aprofundei muito. Depois disso ele não mandou mais nada. Peguei no calo dele. Não sei se mexi ou não com ele. Foi mais para ver se ele parava de falar um pouco porque ele é chato pra caramba, mandava mensagem toda hora - disse.
A confiança de Dudu é alta e ele não esconde. Apesar de destacar os pontos fortes de Warren, o brasileiro garantiu que a vitória aconetcerá de forma rápida e pediu para o rival chegar preparado, "senão vai apanhar muito".
- O perigo dele é a mão direta, tem um overhand forte e derruba bem. Mas as brechas são muitas em pé. Ele dá muitas brechas também quando entra nas pernas e no chão. É um cara que faz um pouco de tudo. O forte dele é o wrestling e a força que ele faz. Só vou esperar uma oportunidade para acabar com a luta. Não vai durar muito tempo. Se a luta ficar em pé, vou nocautear. Se for para o chão, vou finalizar. A não ser que ele corra os cinco rounds de mim. Mesmo assim ele vai cansar e eu vou pegar do mesmo jeito. Minha preparação foi a melhor possível. Além da preparação física, fiz um trabalho muito bom de boxe, de chão, defesa de queda, estou muito preparado para os cinco rounds. Muito preparado mesmo. A preparação de cabeça também foi muito boa, com psicologo. É bom ele tomar muito cuidado porque quando chegar no ringue, tem que chegar muito bem preparado, senão vai apanhar muito. Estou com muita vontade de bater nele - finalizou.

Chad Mendes responde provocações de McGregor: "Acho que o mataria"

Americano ainda afirma que irlandês seria derrotado por qualquer lutador da divisão dos penas com um bom wrestling e cita Bermudez, Lentz e Guida

Por Rio de Janeiro
Chad Mendes tem José Aldo pela frente no dia 25 de outubro, no UFC Rio 5, no Maracanãzinho, quando poderá se tornar campeão dos pesos-penas (até 66kg). Apesar disso, o americano tem trocado farpas ultimamente com o polêmico Conor McGregor. Ao ser questionado sobre o irlandês, o lutador disse "que o mataria" e que o falastrão ainda seria derrotado por outros atletas da divisão, como Dennis Bermudez, Clay Guida e Nik Lentz.
- Existe uma grande expectativa em cima dele, ele tem muita publicidade por trás. Mas, honestamente, se o UFC é inteligente, se Dana é inteligente, eles não vão colocá-lo para enfrentar um cara como eu. Existem vários caras que vencerão ele na divisão. Acho que eu o mataria. Dennis Bermudez, Clay Guida, Nik Lentz, todos esses caras que são fortes, tem um wrestling sólido que podem tomar um soco e continuar tendo gás o destruiriam - afirmou, em entrevista para a "Fox Sports".
Chad Mendes e Conor McGregor, UFC (Foto: Getty Images)Chad Mendes e Conor McGregor têm trocado provocações (Foto: Getty Images)
McGregor tem provocado Mendes desde que nocauteou Dustin Poirier no primeiro round. O irlandês fez piada com o apelido de Chad ao trocar "Money" por "Mini" e desdenhou da altura do rival.
- Chad Mendes tem exagerando 1,50m. Ele deveria ser peso-galo (até 61kg), mas ele passou desse limite agora. Agora ele é só um pequeno fisiculturista que está preso no peso-pena. Ele fica cansado rápido. Ele tem 1,50m e 1,65m de envergadura. Eu tenho 20 centímetros de envergadura de vantagem sober ele. Eu espancaria Chad - detonou.
Mendes garantiu que não se importa com as piadas de McGregor, mas declarou que não acredita que o UFC case uma luta entre eles.
- Logo de cara, tenho que esclarecer algumas coisas. Ele vem com o apelido Chad "Mini" Mendes, que na verdade é bem legal, eu não me importo. Quanto a ser pequeno, sempre falaram isso, mas não é nada que eu não esteja acostumado. Essas piadinhas não me incomodam em nada. Ele continua cavando, então isso é o que é. Acho que o UFC precisa seguir construindo ele. Ele, obviamente, trouxe muita atenção para a divisão, para o esporte, é uma super estrela agora. Eu adoraria ir lá e desmantelar esse cara, eu realmente adoraria fazer isso, mas acho que o UFC é esperto e não permitir isso - concluiu.

Ronda Rousey participa de nova campanha publicitária do Combate

Campeã dos pesos-galos femininos é nova estrela do "Escolha seu Combate"

Por Rio de Janeiro
Em sua passagem recente pelo Brasil, a campeã peso-galo feminino do UFC, Ronda Rousey, que também "ataca" de atriz e modelo, participou da nova campanha publicitária do Combate: "Escolha Seu Combate". A lutadora, que está invicta no MMA e venceu todas as oponentes antes do gongo final (por finalização ou nocaute), esbanjou simpatia durante as gravações. Rousey é o segundo personagem a participar da campanha, que já é veiculada nos canais Globosat com vinhetas protagonizadas pelo astro Jon Jones, campeão peso-meio-pesado do UFC. Mais lutadores expressivos participarão da ação publicitária.
Ronda Rousey MMA Combate (Foto: Divulgação / Combate)Ronda Rousey em momento de gravação da campanha do canal (Foto: Divulgação / Combate)
Além da peça principal da campanha "Escolha Seu Combate", a lutadora gravou vinhetas para o Combate Play e outros produtos do canal de lutas. A estreia no ar está programada para novembro.
- "Escolha seu Combate" mostra os desafios vividos por todos os lutadores - foco, disciplina, trabalho em equipe - comparados ao cotidiano do telespectador comum. A ideia é identificar os fãs de MMA com o dia-a-dia dos principais atletas. Ampliar a ideia sobre o universo das lutas e, consequentemente, com o mundo do Combate - comenta o gerente de negócios do Combate, Daniel Quiroga.
+ Confira os bastidores das filmagens com Ronda Rousey
Campanha "Escolha o seu Combate"
As lutas do UFC que o Combate transmite ao vivo com exclusividade acontecem dentro do octógono. No entanto, os atributos que fazem o sucesso dos grandes lutadores vão muito além dos socos e chutes que levantam a torcida.
Ronda Rousey MMA Combate (Foto: Divulgação / Combate)A campeã esbanjou carisma e simpatia nas
gravações (Foto: Divulgação / Combate)
O grande desafio de cada atleta acontece todos os dias: disciplina, foco e trabalho em equipe são exercícios diários para quem busca ser o melhor no que faz. Essa atitude dos lutadores vale para vencer no octógono, mas também pode fazer a diferença em muitos outros lugares e profissões.
Como grande incentivador do esporte marcial no Brasil, o Combate deseja ampliar a ideia que temos sobre o universo da luta. Mostrar que o público pode se identificar de outras maneiras com o mundo dos atletas e, por consequência, com o mundo do Combate.
A vida dos lutadores é difícil, mas os desafios não são exclusividade deles. Todos nós temos dificuldades para superar diariamente. O importante é decidir que chegou a hora de enfrentar. Os lutadores são o exemplo de que essa escolha pode mudar tudo. Escolha seu Combate!
O canal Combate evolui diariamente para oferecer mais aos assinantes. Novos serviços e novas formas de ver o melhor do UFC e o melhor do MMA nacional. Eventos ao vivo na TV, no computador, no tablet ou no celular. Não faltam opções para você escolher. Mais uma vez, escolha seu Combate!
Douglas 'desencanta', Jordi salva, e Vasco bate Portuguesa no Canindé
Camisa 10 marca o primeiro gol com bola rolando em 2014 e garante fim do jejum contra times do Z-4. Cruz-Maltino é vice-líder, e Lusa cai para lanterna   

A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
O Vasco sofreu bem mais do que o seu torcedor esperava. Mas pouco importa. Em um jogo fraco tecnicamente, o Cruz-Maltino venceu a Portuguesa por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Canindé, e quebrou a rotina de tropeçar nas equipes da zona do rebaixamento. E a 28ª rodada da Série B foi boa para o clube carioca. Com o empate do Joinville e a derrota do Avaí, o time do técnico Joel Santana alcançou a vice-liderança do Brasileirão, com 51 pontos – dois a menos do que a líder Ponte Preta. Após a 13ª derrota no torneio, a Lusa caiu para a lanterna.
O gol da vitória vascaína foi marcado por Douglas, de cabeça, ainda no primeiro tempo. Foi o primeiro do camisa 10 com a bola rolando pelo Vasco. Ele tem 11 na temporada, sete deles na Série B – é o artilheiro do time na competição. Na etapa final, o goleiro Jordi, em sua segunda partida como profissional, evitou o empate com grande defesa em chute de Léo Costa. Mas também teve sorte ao escapar por pouco de um frango. O resultado manteve a invencibilidade de Joel desde o seu retorno ao Vasco: agora são quatro vitórias e quatro empates em oito jogos. O clube paulista não vence há nove partidas.
Douglas comemora o gol que a vitória ao Vasco contra a Portuguesa (Foto: Reginaldo Castro)
O Vasco volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Boa Esporte, às 19h30 (de Brasília), em São Januário. No dia seguinte, a Portuguesa encara o América-MG, às 16h10, no Independência.
Jogo fraco tecnicamente
A Portuguesa entrou em campo ocupando a lanterna da Série B. E mostrou o motivo de sua fraca campanha durante grande parte do jogo. Mesmo em casa, a Lusa pouco conseguiu se impor. Mesmo longe de ser brilhante, o Vasco teve as melhores chances do primeiro tempo, balançando a rede adversária duas vezes na etapa. Na primeira, Douglas Silva marcou um golaço após lançamento de Rodrigo, mas estava em impedimento. Minutos depois, o gol valeu. Marlon cruzou da esquerda, e o meia cabeceou para abrir o placar.
Em desvantagem, a Lusa foi para cima na etapa final. Mas esbarrava em sua própria limitação técnica. A equipe do técnico Vagner Benazzi só conseguia ameaçar em erros do adversário. Jordi quase marcou gol contra num cruzamento fácil da esquerda, mas se redimiu pouco depois ao salvar chance clara de Léo Costa – que nasceu após passe errado de Fabrício.
Jean mota também assustou com um chute que desviou em Guiñazu e passou perto da trave. Recuado, o Cruz-Maltino pouco atacava, quase sempre em lances de bola parada. Joel tentou dar mais velocidade com a entrada de Maxi Rodrigues no lugar de Crispim, mas pouco adiantou. Benazzi respondeu com o próprio Léo Costa e com Gabriel Xavier. Também em vão. Mesmo sofrendo mais do que o esperado, o Vasco precisou fazer pouco para vencer outra vez.

Viúva de Fernandão se emociona ao ver estátua tomando forma: "Bonito"

Fernanda Costa cuida de todos os detalhes junto com os artistas que erguem a homenagem a ídolo colorado morto em junho em acidente aéreo em Goiás

Por Porto Alegre
Durante a confecção da estátua em homenagem a Fernandão, uma das etapas mais importantes do processo é o aval de sua mulher. Fernanda Costa acompanha cada detalhe do trabalho dos artistas para que o monumento esteja pronto para inauguração em 17 de dezembro, data em que o ex-jogador do Inter, morto em acidente aéreo em junho, levantou o Mundial, em 2006.
O Inter divulgou um vídeo nesta terça-feira em que Fernanda explica a sua importância no processo. A estátua está na fase dos moldes em argila.
- Eu estava tocando o rosto para ver se estava do mesmo tamanho. A gente olhou o cabelo, que tinha que descer um pouco. Na argila, fica difícil de a gente entender. Mas está muito bonito - afirmou a viúva, na entrevista ao clube.
viúva fernandão estátua inter (Foto: Reprodução)Fernanda se emociona ao ver estátua de Fernandão (Foto: Reprodução)

Foram mais de 360kg de argila utilizados para recriar a imagem do capitão do título Mundial. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. O toque final ficará por conta do bronze. A construção é em tamanho real. Dos pés à cabeça, ficou com cerca de 1m90cm - é ainda maior por conta dos braços esticados e da presença da taça de Yokohama. Quase 400kg.

A ideia surgiu logo após a morte do ex-atacante, que ocorreu em um acidente aéreo, no dia 7 de junho. Com o projeto pronto, a homenagem é construída em Itapuã, distrito de Viamão, a cerca de 40 quilômetros de Porto Alegre. É dentro de um galpão que Itamor Rodrigues e Nina Eick atuam. O local foi cedido pelo colorado Jairo Antão, de 50 anos, um torcedor apaixonado que mora nas redondezas. Ele não é artista, mas tem participação importante no processo. Não recebe mais visitas no espaço e, todos os dias, possui como tarefa "dar uma olhada" na figura de Fernandão.
Desde que iniciaram o trabalho, os artistas receberam três visitas de familiares do ídolo e membros do marketing do clube. A inspiração para retratar detalhes da expressão do ex-atacante veio através de fotos, vídeos e da ajuda da esposa, Fernanda, e da filha Eloá. Elas opinaram nas mínimas partes do corpo de Fernandão. Desde os dentes, até o cabelo e a aliança que ele usou na mão esquerda. A aprovação final ocorreu em 20 de setembro.
fernanda inter viúva estátua fernandão (Foto: Divulgação/Inter)Viúva de Fernandão fica atenta a todos os detalhes (Foto: Divulgação/Inter)

Romildo e Homero vão a 2º turno, e sócios decidirão presidente do Grêmio

Dois candidatos ultrapassam a cláusula de barreira de 20% de total de 291 votos. Sócios escolhem novo presidente em 18 de outubro, em assembleia na Arena

Por Porto Alegre
Romildo Bolzan ou Homero Bellini. Um deles será escolhido pelos sócios do Grêmio para comandar o clube no biênio 2015/16. Na noite desta terça-feira, ambos ultrapassaram a cláusula de barreira, de 20%, na votação dos conselheiros realizada no Estádio Olímpico e disputarão a preferência dos associados aptos em votação na Arena. O segundo turno ocorrerá no sábado de 18 de outubro.
romildo bolzan homero bellini eleição presidente grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Romildo e Homero se cumprimentam após eleição no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)


eleição grêmio (Foto: Reprodução)* Houve três votos em branco e um nulo
Ao todo, 291 conselheiros de 312 presentes participaram da votação (são 320 no total). Romildo Bolzan, da situação (Chapa 4), conseguiu 140 votos, enquanto Homero Bellini (Chapa 5) somou 107 votos. Havia mais três concorrentes na disputa, que não chegaram à cláusula de barreira. Jorge Eduardo Bastos (Chapa 1), Pierre Gonçalves (Chapa 2) e Nilton Cabistani (Chapa 3) conseguiram, 20, 10 e 10 votos, respectivamente. Houve três votos em branco e um nulo.
> O que disseram os candidatos que foram ao 2º turno:

Romildo Bolzan, Chapa 4:
- Vamos ao processo que importa, fazer a disputa com o sócio. Vamos ampliar o debate e transmitir o que pensamos para que a torcida identifique o que o clube planeja para os próximos dois anos. Vamos ter reunião de avaliação da candidatura.

Homero Bellini, Chapa 5:
- Estou muito feliz. Quero agradecer aos conselheiros que confiaram na gente. Confio muito no segundo turno, em um projeto que existe, contra uma gestão que não ganhou Gre-Nal e não nos trouxe título algum.
Candidatos - grêmio - presidente (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Candidatos em ordem numérica de chapa: Romildo e Homero são os últimos, da esquerda para direita
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)




> Confira o que disseram os candidatos que não ultrapassaram a cláusula:

Jorge Bastos, Chapa 1:

- O grupo político precisa sempre ter uma posição. O Grêmio novo queria colocar o seu candidato. O que valeu foram esses debates nas rádios e propostas. O Grêmio ganha como um todo com o debate. Vamos para o pátio para o sócio escolher entre dois ótimos candidatos.
Pierre Gonçalves, Chapa 2:
- A ideia era conseguirmos discutir a renovação de lideranças no Grêmio e não ficar dependendo de um grupo forte ou de situação. Temos, sim, dentro do conselho pessoas novas. Vários conselheiros elogiaram nossas propostas. Queremos ouvir os dois projetos de gestão.

Nilton Cabistani, Chapa 3:
- Entendemos que hoje que se profissionalizar não é mais uma questão de opinião. É uma necessidade. Passamos a nossa mensagem, o que era o mais importante. Vamos fazer o voto em bloco em um dos dois candidatos. Vamos fazer uma reunião para definir.

> Saiba mais sobre os candidatos:

Atual vice-presidente, o advogado Romildo Bolzan Jr, 54 anos, participa da chapa de situação. Conta com o presidente Fábio Koff no cargo de vice de futebol. Outro ex-presidente, Duda Kroeff, será o diretor de futebol. Confira as suas ideias, em entrevista ao GloboEsporte.com:
Chapa 4 - Grêmio (Foto: Reprodução)
Advogado, Homero Bellini Júnior, de 48 anos, concorre pela segunda vez. Em 2012, foi para o segundo turno, mas foi derrotado pro Koff no pátio. Anunciou que Antônio Carlos Maineri será o seu vice de futebol. Confira as suas ideias, em entrevista ao GloboEsporte.com:
Chapa 5 - Grêmio (Foto: Reprodução)
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs