quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Maior recordista do ano, Montanha supera câncer e sonha com Rio 2016

Wagner Domingos, do lançamento do martelo, já bateu quatro vezes o recorde da prova em 2014 e se recupera de câncer na bexiga: "Agora, só faço exames anuais"

Por São Paulo
O apelido de Montanha dado a Wagner Domingos é explicado quando se vê o atleta. São 118kg espalhados por 1,87m de altura. Este ano, ninguém bateu mais recordes brasileiros do que ele, que conseguiu por quatro vezes fazer a melhor marca da história do país no lançamento do martelo. O otimismo para o Troféu Brasil, que tem início nesta quinta-feira em São Paulo, não é tão grande com relação a uma nova marca, mas o principal objetivo já esta cumprido: superar o câncer na bexiga, que foi descoberto em 2011, e que não o atrapalha mais:
- Descobri o câncer em 2011, fiquei parado por um mês. Sempre fiz o que os médicos me mandam. Os exames eram mensais, passaram a ser a cada dois meses, depois semestrais e agora, só faço exames anuais. Eles colocam uma câmera na minha uretra. Incomoda, mas não dói - disse o atleta.
Montanha subiu ao pódio no Campeonato Ibero-Americano, em agosto (Foto: Osvaldo F / Contrapé)

Nesta temporada, Montanha quebrou o recorde nacional que era dele mesmo no mês de maio, com 73,04m. Dois meses depois, conseguiu a marca de 73,36m e, no início de agosto, chegou aos 74,12m. No último dia 24 de agosto, o brasileiro fez 75,21m, marca que é o atual recorde nacional, que o coloca em 38º no ranking mundial. Para o Troféu Brasil, ele não acredita que vá conseguir um grande resultado, mas quer, de qualquer forma, a medalha de ouro:
- Estou animado para competir, mas estou cansado de uma temporada longa. Ganhei todos os Troféus desde 2003, menos em 2011, quando tive o problema na bexiga e fiquei em segundo. Quero muito a medalha, muito mesmo. Acho difícil bater o recorde, mas se eu estiver em um bom dia, por que não? - indagou o atleta.
Montanha bateu quatro vezes o recorde nacional neste ano (Foto: Osvaldo F / Contrapé)

O câncer na bexiga parece ter incentivado ainda mais a carreira do atleta que, desde então, melhorou seu resultado em mais de cinco metros.
- Não penso muito na doença, sei que tudo vai dar certo. Mas sei que isso veio para me fortalecer - disse.
Se no Brasil, Montanha não tem adversários à altura, no mundo ele ainda precisa melhorar um pouco se quiser brigar entre os melhores. Sabendo disso, o atleta prevê uma evolução gradual até as Olimpíadas de 2016:
- Sei que não estou no meu limite, tenho muito o que melhorar. Quero no ano que vem fazer 77m e, nas Olimpíadas, chegar perto dos 80 metros e disputar uma vaga na final - disse o atleta.
A prova de Wagner Domingos no Troféu Brasil será nesta quinta-feira, às 15h10, no estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. A entrada é franca para os torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário