terça-feira, 13 de novembro de 2012

Capa de revista, Arianny Celeste diz que achava o MMA 'meio assustador'

Ring girl diz que opinião só mudou quando passou a viver o dia a dia dos lutadores: 'Tenho total respeito por aquilo que fazem'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
11 comentários
Arianny Celeste revista ensaio (Foto: Reprodução / Revista Maxim )Arianny Celeste é capa da revista 'Maxim' de
dezembro (Foto: Reprodução/ Revista Maxim )
Uma das personagens mais conhecidas do UFC, a ring girl Arianny Celeste é figura constante no maior evento de MMA do mundo desde 2006. Hoje com 27 anos e acostumada com o esporte, a modelo nem sempre viu as lutas com bons olhos. Capa da revista "Maxim" de dezembro, ela revelou que só mudou de opinião depois que passou a viver o dia a dia do Ultimate.
- Antes eu achava o MMA meio assustador, mas, vendo o que os lutadores passam, hoje tenho total respeito por aquilo que fazem - disse a musa.
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

A "Maxim" divulgou mais alguns trechos da entrevista com Arianny. Em outro ponto, a ring girl do UFC citou o Brasil quando perguntada sobre os lugares preferidos para trabalhar.
- Gosto de viajar. Amei o Brasil e Sydney. Se eu estou na água, de biquíni, estou feliz - declarou.
Arianny Celeste revista ensaio (Foto: Reprodução / Revista Maxim )
Header, UFC ao vivo (Foto: SporTV)

Inspiração em 'Spider' e 'Minota' motiva Rodrigo Damm no UFC 154

Capixaba se espelha em dois dos maiores ídolos do MMA mundial para buscar a vitória diante do canadense Antonio 'Pato' Carvalho

Por Richard Pinheiro Vila Velha, ES
1 comentário
Rodrigo Damm (Foto: Richard Pinheiro)Rodrigo Damm lutará no UFC 154 contra Antonio
'Pato' Carvalho (Foto: Richard Pinheiro)
A vida de um atleta é feita de muitas provações, sacrifícios e abnegações. Mas de onde vem a motivação de um lutador para seguir em frente? A inspiração do capixaba Rodrigo Damm é feita de sangue, suor, lágrimas, mas também de muita alegria e aprendizado. Treinando diariamente na academia XGym, no Rio de Janeiro, mas com a cabeça e o coração em Vila Velha, no Espírito Santo, o peso-pena, que irá lutar contra Antonio 'Pato' Carvalho no UFC 154, no Canadá, neste sábado, tem tido experiências que contam muito quando o assunto é entusiasmo e dedicação.
Dividir o camp de treinos com feras do quilate de Anderson 'Spider' Silva e Rodrigo 'Minotauro' Nogueira é como um sonho realizado para o Rodrigo Damm. Como dizia Thomas Edison, o talento é feito de '1% de inspiração e 99% de transpiração' e essa característica o capixaba tem de sobra. Na contagem regressiva para mais uma vez representar o Brasil dentro do octógono do UFC, o desafio em terras estrangeiras não assusta e se espelhar nesses 'monstros sagrados' transforma um simples treino numa verdadeira aula, servindo também como um alento nos momentos de dificuldade.
- Meus ídolos são os caras que estão em cima, né. Sou fã do Anderson Silva e do Minotauro, porque eles são eles que carregam o Brasil nas costas dentro do UFC. Pude treinar com o Anderson e sei como ele é bom. Me inspira demais ter ao lado um cara como ele, que se dedica muito nos treinos. Isso só me deixa cada vez mais motivado para subir no octógono e conseguir as vitórias para o Brasil no UFC, como eles fazem.
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira, em sua academia, a Damm Fight, que fica no bairro da Glória, em Vila Velha, (veja o vídeo ao lado) Rodrigo Damm fez questão de enaltecer a rotina pesada de treinos na XGym, sempre feitos com muito afinco e que o ajudaram a melhorar a sua trocação. Além disso, Damm quis fazer um convite e convocar toda a torcida brasileira e principalmente os capixabas para ficarem ligados em seu combate, seja com pensamentos positivos ou apenas tendo a confiança num bom desempenho do capixaba no octógono do UFC neste sábado.
- A expectativa é sempre da vitória. Tentar botar em prática tudo o que eu treinei, tudo o que eu evoluí e tudo o que eu aprendi durante três meses de treinamento. A torcida do Canadá vai estar toda voltada pra ele. Espero poder viajar com a confiança de que todos vão estar torcendo por mim. Tenho certeza que vão estar todos os capixabas torcendo para mais um guerreiro capixaba.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Além disso, Damm revelou algumas de suas principais armas, que pretende colocar em prática na quarta luta do card preliminar do UFC 154. Todo o cuidado é pouco para o canadense, que se deixar um braço ou uma perna expostos demais, pode 'pagar o pato' e ser finalizado.
- Meu jiu-jitsu e meu wrestling são meus carros-chefe. Tenho certeza de que eu tenho o jiu-jitsu melhor que o dele e o wrestling melhor que o dele. É o carro-chefe, sem dúvida nenhuma e se eu ver a oportunidade, se eu ver a brecha, eu vou buscar a finalização. Espero que eu possa chegar e vencer essa luta. Vou buscar o tempo inteiro a vitória. Se ele vacilar, como eu falei, sou um especialista na 'Arte Suave', que é o jiu-jitsu. Se ele vacilar, eu vou finalizar ele.
O capixaba Rodrigo Damm viajou para o Canadá na noite desta segunda-feira, com voo marcado para às 18h. No UFC 154, haverá a unificação dos cinturões da categoria meio-médio, entre o campeão Georges 'Rush' St-Pierre e o campeão interino Carlos Condit. Rodrigo Damm faz a quarta luta do card preliminar, na categoria peso-pena, contra o canadense Antônio 'Pato' Carvalho.

Após o UFC 154, Bruce Buffer vai anunciar pilotos da Nascar nos EUA

Locutor do Ultimate vai trabalhar no Canadá no sábado e depois segue
para Homestead, na Flórida, para participar da corrida

Por SporTV.com Rio de Janeiro
4 comentários
Bruce Buffer terá que preparar bem a voz para um fim de semana agitado, com muito trabalho. O locutor oficial do Ultimate vai trabalhar normalmente no UFC 154, em Montreal (CAN), no sábado, e logo depois retorna aos Estados Unidos para um outro desafio. Ele vai até Homestead (EUA) para ser o locutor da Ford EcoBoost 400, corrida da Sprint Cup Series, principal divisão da Nascar, organização americana que controla os campeonatos de stock car do país.
- Acho que é apropriado trazer Bruce para que ele leve ainda mais entusiasmo e paixão para a corrida. Quando você ouvir a voz de Bruce, sabe: chegou a hora! - disse o presidente do autódromo, Matthew Becherer, referindo-se ao bordão "It's time" usado por Buffer.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
bruce Buffer ufc (Foto: Getty Images)Bruce Buffer está no Ultimate desde o UFC 8 (Foto: Getty Images)
Aos 55 anos, Bruce Buffer participou pela primeira vez de um evento do Ultimate no UFC 8, mas está contratado fixamente desde o UFC 13. Agora, terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho para um público diferente. A Ford EcoBoost 400 é a 36ª corrida da temporada da Sprint Cup Series. A liderança neste ano é de Brad Keselowski, que vem seguido por Jimmie Johnson e Kasey Kahne.

Campeão meio-pesado do Bellator enfim vai defender o título pela 1ª vez

Dono do cinturão desde maio do ano passado, congolês Christian
M'Pumbu enfrenta Attila Vegh no Bellator 84, no dia 14 de dezembro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
3 comentários
Christian M'Pumbu cinturão luta MMA (Foto: Divulgação / Bellator)Christian M'Pumbu com o cinturão do Bellator,
em maio de 2011 (Foto: Divulgação / Bellator)
No ano passado, o Bellator realizou um Grand Prix para decidir o seu primeiro campeão na categoria meio-pesado. O congolês naturalizado francês Christian M'Pumbu derrotou três adversários e ficou com o título. A final foi contra Rich Hale no dia 21 de maio. Desde então, M'Pumbu jamais defendeu o cinturão. Isso enfim vai acontecer no dia 14 de dezembro, em Hammond (EUA).
SporTV.com/Combate: confira as
últimas notícias do mundo do MMA

A notícia foi divulgada nesta terça-feira pelo "MMAjunkie". Ainda de acordo com o site americano, Christian M'Pumbu (18-4-1) vai enfrentar o eslovaco Attila Vegh (28-4-2), que já fez quatro lutas no Bellator e venceu todas, inclusive a final do Grand Prix deste ano da categoria.
Derrota na única apresentação após ser campeão
Christian M'Pumbu já lutou no Bellator depois que se tornou campeão. Em outubro de 2011, ele encarou o veteraníssimo e ex-lutador do UFC Travis Wiuff (66-16-0, 1NC) e perdeu por pontos, em duelo que não valia cinturão. Curiosamente, o mesmo Wiuff chegou à final do GP deste ano, contra Attila Vegh, e foi nocauteado com apenas 25 segundos de combate.

Burnquist visita Minotouro e brinca:
'Eu apanho do cimento o dia inteiro'

Skatista se diz fã de MMA e se interessa pelos treinos. Lutador do UFC,
por outro lado, não quer saber de Mega Rampa: "Nem com reza 'braba'"

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
1 comentário
A academia Team Nogueira recebeu uma visita de peso na noite dessa segunda-feira: Bob Burnquist. O skatista multicampeão, que já era amigo Rodrigo Minotauro, foi conhecer o irmão gêmeo dele, Rogério Minotouro. Fã de MMA, ele assistiu aos treinos dos atletas da equipe carioca e traçou uma comparação entre o próprio esporte e as artes marciais mistas:
- Há uns cinco anos comecei a fazer um treinamento além de andar de skate. Tem tipo um caratê, mas nunca lutei contra ninguém, nem treinei com sparring. É uma coisa interessante para manter a forma. Agora, eu apanho do cimento o dia inteiro, então já estou preparado para alguma coisa - disse em entrevista ao SPORTV.COM.
Bob Burnquist e Rogério Minotouro (Foto: Pedro Marques / Team Nogueira)Papéis invertidos: Bob Burnquist, com luvas, e Minotouro, com o skate (Foto: Pedro Marques / Team Nogueira)
Minotouro, por sua vez, não quer se aproximar muito dessa relação entre o skate e o MMA. Ele brincou com a possibilidade de se testar na Mega Rampa, a maior rampa de skate do mundo:
- Nem com reza "braba" (risos).
Filho de pai americano e mãe brasileira, Burnquist divide sua vida, o dia a dia e as competições, entre os dois países. para ele, o recente crescimento do MMA no Brasil teve base na quantidade de grandes lutadores que representam a bandeira verde-amarela:
- É impressionante. Nos Estados Unidos é uma coisa natural, porque antes o boxe já era muito forte. O MMA é uma coisa muito técnica, e isso é uma coisa interessante e que chama atenção. Em relação ao Brasil é uma coisa óbvia. Aconteceu com o Guga no tênis, com o skate também, e no MMA nós temos brasileiros impressionantes. Então, o Brasil vai torcer e ficar orgulhoso. Esse "boom" é relacionado diretamente ao sucesso dos brasileiros no MMA.
O cara é mito do esporte, não só do skate. Você vê o que ele faz com o corpo, é coisa de maluco. Um monstro! É como se fosse o Anderson Silva do skate"
Minotouro, sobre Bob Burnquist
Lisonjeado com a visita à Team Nogueira, Minotouro rasgou elogios ao skatista:
- É a realização de um sonho. O cara é mito do esporte, não só do skate. Você vê o que ele faz com o corpo, é coisa de maluco. Um monstro! É como se fosse o Anderson Silva do skate. E a gente fica honrado de saber que o cara gosta e admira o trabalho. Vale muito um cara como esse fazendo essa visita e vendo que o esporte da gente chegou aonde chegou. A gente trabalhou pelo MMA no Brasil, então é muito gratificante.

'St-Pierre nem comenta sobre a luta contra o Anderson', revela treinador

'Georges é um lutador muito disciplinado, não gosta de colocar a carroça
na frente dos bois', garante brasileiro técnico de jiu-jítsu Bruno Fernandes

Por SporTV.com Rio de Janeiro
13 comentários
Georges St-Pierre (Foto: Reprodução / Facebook)Georges St-Pierre (Foto: Reprodução / Facebook)
Georges St-Pierre está focado na luta contra o americano Carlos Condit e ainda nem pensa no possível duelo contra Anderson Silva. Pode parecer discurso de lutador antes de um combate, mas é o que garante o treinador brasileiro de jiu-jítsu de GSP, Bruno Fernandes:
- O Georges é um lutador muito disciplinado, não gosta de colocar a carroça na frente dos bois. Ele nem comenta sobre a luta contra o Anderson, porque não gosta de desviar o foco do objetivo mais imediato, até por uma questão de respeito ao próprio Condit. Por enquanto a cabeça dele está só nessa luta de sábado - disse ao programa "No Mundo da Luta".
Atual campeão dos meio-médios, o canadense vai enfrentar Condit, o campeão interino da categoria, pelo título definitivo na noite deste sábado, em Montreal, no UFC 154. GSP está longe do octógono desde abril do ano passado devido a lesões sérias no joelho, e foi justamente por conta desse período que o Ultimate criou o título interino, o qual Condit conquistou ao vencer Nick Diaz no UFC 143. Para Bruno, a longa ausência não fará muita diferença no combate:
- A cirurgia dele já foi feita há bastante tempo, tudo correu como planejado. A recuperação não teve nenhuma eventualidade, ele seguiu as orientações da equipe médica à risca e já está treinando firme há mais de três meses. A gente acredita que esse tempo longe do octógono não vai pesar na luta.
 Bruno Fernandes com Georges St-Pierre na academia de jiu-jitsu (Foto: Divulgação / Gracie Barra) Bruno Fernandes (E) com Georges St-Pierre na academia de jiu-jitsu (Foto: Divulgação / Gracie Barra)
O brasileiro ainda defendeu St-Pierre das críticas de que ele não costuma entrar nas lutas com o objetivo de nocautear ou finalizar o oponente. A maioria das vitórias do canadense, de fato, acontece por decisão dos jurados:
- O objetivo do St-Pierre nas lutas sempre é muito parecido. Ele tem uma trocação muito afiada, mas sempre que aparece a oportunidade ele coloca o wrestling dele em prática e consegue levar o oponente para o chão com uma eficiência muito grande. Na verdade, fica uma posição mais delicada, porque ele é o campeão, o cara a ser batido. Todo mundo estuda muito o jogo dele e, apesar de ele sempre entrar buscando o nocaute ou a finalização, o jogo fica muito marcado. Apesar de ele ganhar dos adversários com uma relativa facilidade, buscar a finalização fica um pouco mais complicado. Mas para essa luta acho que vai ser diferente, ele trabalhou muito a parte em cima e a gente acredita que vai conseguir colocar o Condit para baixo logo no começo da luta e trabalhar não só a finalização, mas também estamos estudando muito a oportunidade de causar danos de dentro da guarda do Condit também.

Com Spider de 'férias', Bisping pede a Dana por título interino contra Belfort

Inglês se manifesta após Anderson dizer que só volta a lutar no fim de 2013

Por SporTV.com Rio de Janeiro
137 comentários
Michael Bisping, UFC 152 (Foto: Agência AP)O inglês Michael Bisping (Foto: Agência AP)
Atual campeão dos médios do UFC, Anderson Silva declarou nesta segunda-feira que pretende voltar ao octógono somente no fim de 2013. Mesmo assim, o que está nos seus planos é uma luta contra Georges St-Pierre, campeão dos meio-médios, e não uma nova defesa do próprio cinturão. O inglês Michael Bisping, um dos principais nomes da categoria do Spider, aproveitou a situação para fazer um pedido ao presidente Dana White:
- Dana White, se o Anderson quer um tempo fora para ser uma estrela de cinema, faça que a luta entre mim e o Vitor valha o título interino? - escreveu no Twitter o inglês, que enfrenta Vitor Belfort no evento de 19 de janeiro, no Brasil, ainda sem cidade definida.
Quanto a essa questão do cinturão interino, Anderson também já havia se mostrado despreocupado:
- Meu foco está nos meus projetos pessoais e na luta contra o Georges St-Pierre. Se o UFC quiser fazer uma disputa de cinturão interino enquanto eu estiver fora, é com eles. Não sei se vai ter muita graça, mas eles podem fazer o que eles quiserem. Eu estou em uma zona de conforto, então não estou preocupado com isso.

Damm: 'Ele vai tremer, e quando isso acontecer, eu vou acabar com a luta'

Peso-pena brasileiro enfrentará o canadense Antonio 'Pato' Carvalho no card preliminar do UFC 154, no próximo sábado, em Montreal, no Canadá

Por SporTV.com Montreal, Canadá
23 comentários
Rodrigo Damm UFC MMA (Foto: RG Comunicação)Rodrigo Damm se prepara para encarar Antonio
'Pato' Carvalho no UFC 154 (Foto: RG Comunicação)
O peso-pena brasileiro Rodrigo Damm, que fará no próximo sábado sua segunda luta pelo UFC, enfrentando o canadense de origem portuguesa Antonio "Pato" Carvalho na edição número 154 do maior torneio de MMA do planeta, garante que a pressão está toda no seu adversário. Como o evento acontece na cidade de Montreal, no Canadá, Damm acredita que "Pato" sentirá a responsabilidade de atuar diante da sua torcida.
- Não sinto pressão alguma por lutar fora do Brasil, já estou acostumado. Durante muito tempo lutei no Japão, no próprio Canadá e Estados Unidos. Quem vai ficar pressionado é ele, em casa. A pressão por uma vitória será grande. Vou tirar proveito disso. O ginásio estará lotado. Imagina a pressão pra ele, que é um atleta da casa? Ele vai tremer, e quando isso acontecer, vou acabar com a luta - afirmou Damm.
O brasileiro desembarcou nesta terça-feira no Canadá, e pretende descansar e finalizar o corte de peso com tranquilidade para a luta.
- Agora o momento é de descansar. Fazer isso até o dia da luta. Fiz uma preparação muito boa e eu estou motivado, concentrado e preparado. Mas antes de sábado ainda tem a pesagem. Na luta contra o Gasparzinho foi complicado, pois cheguei a Belo Horizonte precisando perder muito peso. Desta vez foi diferente. Fui perdendo aos poucos, com um grande trabalho do Rogério Camões, meu preparador físico. Não terei que sofrer, e a recuperação será melhor - afirmou Damm.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sobre o seu adversário, que vem de vitória contra o americano Daniel Pineda no UFC 149, Rodrigo Damm acredita que "Pato" tentará iniciar uma sequência de triunfos, mas acha que sua motivação é ainda maior que a do rival do próximo sábado.
- Se o cara vem de derrota, ele quer dar a volta por cima. E se vem de vitória, quer embalar. Então, isso não muda em nada. Ele é um bom lutador, bom trocador, mas estou preparado. Se ele tem uma mão pesada, a minha está muito mais. E se ele está com vontade de vencer, estou dez vezes mais - finalizou o lutador.

Ciente de nova função, Gaúcho se empolga por dupla com Ricardo

Interino prefere ainda não confirmar, mas se diz pronto para atribuição ao lado de futuro diretor-técnico do Vasco

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
44 comentários
Gaúcho técnico do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Gaúcho: à espera do anúncio de Ricardo
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)
Quando deixou São Januário no último domingo, após o empate do Vasco em 1 a 1 com o Atlético-MG, Gaúcho já sabia exatamente quais serão suas atribuições no momento em que Ricardo Gomes for efetivado como diretor-técnico. Hoje treinador interino, ele será o principal nome da comissão técnica, ficando à frente dos treinos do dia a dia e atuante na composição tática do time. Ele prefere ainda não confirmar, pois espera o anúncio oficial para se pronunciar, mas deixa clara a satisfação com sua nova função.
- Estou esperando o presidente falar comigo. Mas vai ser muito bom o Ricardo voltar ao Vasco. Foi bom demais trabalhar com ele, nossa amizade só aumentou. Posso exercer essa função sem problemas. O Ricardo entende de futebol, e eu gosto da maneira como ele conduz as coisas. Se acontecer será muito bom.
Ao passar de auxiliar a treinador ao lado de Ricardo Gomes, Gaúcho terá a valorização profissional e salarial que esperava e que manifestou publicamente pela primeira vez ao assumir a equipe após a saída de Cristóvão Borges. Ao receber a notícia da mudança, na semana passada, o interino mostrou-se empolgado com o novo capítulo de uma história com o clube que vem desde os seus tempos de jogador.
- Sou funcionário do clube, e o Vasco é a minha casa. Então seja qual for a minha função, vou desempenhar com o maior prazer - prometeu ele, que ainda comanda o Vasco nas últimas três rodadas do Brasileirão.

Diego Souza revela acerto para voltar ao Brasil: 'Está tudo encaminhado'

Preso na Arábia Saudita, meia acionou um escritório de advocacia após não receber salários do Al Ittihad por três meses. E não dá pistas sobre futuro

Por Victor Canedo Rio de Janeiro
681 comentários
Diego Souza Al Ittihad (Foto: Reprodução / Site Oficial)Diego Souza deverá voltar ao Brasil ainda nesta
semana (Foto: Reprodução / Site Oficial)
Diego Souza voltará a ser um homem livre. Retido na Arábia Saudita por mais de uma semana, o meia-atacante revelou nesta segunda-feira um acerto para enfim conseguir o visto de saída do país. Ele se envolveu em um imbróglio com o Al Ittihad depois de não receber salários por três meses e acionar um escritório de advocacia especializado em direito esportivo, no Rio de Janeiro, para que fosse liberado.
- Está tudo encaminhado. Essa semana devo estar voltando ao Brasil - disse, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Irritado com a falta de pagamento (o Al Ittihad cumpriu apenas o acordo de luvas), Diego pediu para ficar fora da segunda partida da semifinal da Liga dos Campeões da Ásia, há duas semanas, contra o Al Ahli. Sua equipe foi eliminada, mas o problema do brasileiro já não era mais dentro de campo.
- O processo foi tranquilo, apenas um pouco nervoso. Fiquei em espera, dependendo da boa vontade dos outros. Não foi fácil.
Ansioso para retornar ao país, Diego Souza afirma ainda não ter planos imediatos para o futuro. Clubes paulistas, entre eles o Santos, apareceram como interessados. Na última semana, ele fez contato com os ex-companheiros de Vasco para sondar a possibilidade de uma possível repatriação.
- Deixa eu chegar no Brasil antes, não quero falar nada sobre futuro. Antes preciso resolver minha situação por completo. O objetivo é pegar a minha família e voltar para minha casa no Rio de Janeiro - encerrou.

Decidido a jogar mais um ano, Juninho resolve futuro após Brasileiro

Procurador afirma que meia de 37 anos seguirá por no mínimo mais uma temporada, e Vasco manifesta oficialmente desejo de renovação

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
54 comentários
Juninho Pernambucano no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Vasco quer Juninho em 2012
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
Juninho não tem pressa para decidir seu futuro. Em conversa recente com o jogador, o diretor de futebol Daniel Freitas manifestou oficialmente o desejo do Vasco de renovar seu contrato, que vence em 31 de dezembro. No entanto, somente após o Campeonato Brasileiro haverá a definição.
De acordo com o procurador de Juninho, o jogador, que completa 38 anos em janeiro, está decidido a dar prosseguimento à sua carreira. No entanto, prefere o término da temporada para definir se permanece no Vasco ou se busca um outro rumo.
- O Juninho vai jogar por pelo menos mais um ano. Mas vamos tomar a decisão sobre ficar ou não no Vasco apenas depois que o Campeonato Brasileiro acabar - afirmou José Fuentes.
Daniel Freitas confirmou ter tido uma primeira conversa com Juninho, mas explicou que as negociações sobre a renovação do Reizinho serão conduzidas pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite.
- Queremos a permanência do Juninho, mas essa definição deve acontecer apenas ao fim da temporada. Ele vai conversar com o presidente e manifestar seu desejo - disse o dirigente cruz-maltino.
Desde o início de 2012 Juninho tem um contrato de produtividade no Vasco, recebendo salário por jogos disputados e gols marcados. Nesta temporada sua preferência foi pela assinatura de contratos de seis meses de duração cada.

Elsinho e Renê Júnior entram na mira do Vasco para 2013

Atacante Thiaguinho, do Cruzeiro, seria outra aposta do clube cruz-maltino para a próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
94 comentários
Renê Júnior, volante da Ponte Preta (Foto: Reprodução / EPTV)Renê Júnior pode reforçar o Vasco em 2013
(Foto: Reprodução / EPTV)
Mesmo ainda com três partidas a cumprir no Campeonato Brasileiro, o Vasco avança no planejamento do elenco para a próxima temporada. Sem muito dinheiro para investimentos, a diretoria vai buscar apostas de clubes que tiveram campanhas ruins na Série A. O meia Renê Júnior, da Ponte Preta, e o lateral-direito Elsinho, do Figueirense, ambos de 23 anos, deverão ser os primeiros nomes anunciados em São Januário.
Os dois jogadores estão vinculados ao mesmo empresário, que prefere ainda não confirmar as negociações. O mesmo acontece com a diretoria do Vasco, mas já existe o acerto com a dupla, e o anúncio deverá ser feito tão logo termine a temporada. Renê Júnior e Elsinho chegariam a São Januário com contrato até o fim de 2013, com o clube cruz-maltino tendo a opção de compra definitiva dos direitos.
Eduardo Uram, que representa a dupla, admite contato com o Vasco. Mas prefere ainda não se pronunciar sobre a possibilidade de um acerto, lembrando que os jogadores estão envolvidos com os compromissos de seus respectivos clubes nas últimas rodadas do Brasileiro.
Outro nome especulado no Vasco é do atacante Thiaguinho, de 21 anos, formado no Cruzeiro, onde teve poucas oportunidades embora tenha sido apontado como um jogador promissor. Ele tem contrato com o clube até julho de 2013 e finaliza o processo de rescisão para que seja oficialmente anunciado na Colina.
- Qualquer nome falado nesse momento é especulação - limitou-se a dizer o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas.

Sampaio evita assunto rebaixamento, mas vê salvação 'quase impossível'

'Falar pouco, fazer muito': gerente de futebol se vê como referência, evita discurso derrotista e dita filosofia palmeirense para reta final do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo
23 comentários
Cesar Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Sampaio não fala em queda para evitar 'efeito
dominó' (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)
O rebaixamento no Campeonato Brasileiro é um assunto praticamente proibido entre jogadores e dirigentes do Palmeiras. Embora não dependa somente das próprias forças para permanecer na elite do futebol nacional, a ordem no clube é lidar com a Série B apenas se ela se tornar realidade nas três rodadas restantes da competição. O gerente de futebol, Cesar Sampaio, acredita que entregar-se, no atual momento, significaria desestimular os atletas a lutar até o fim.
– Eu só abordo algo a partir do momento que acontecer. Estou em uma posição de referência. Quando algum atleta sentir fragilidade nos comandantes, é o princípio de um efeito dominó. Eu não faço isso só para seguir o protocolo, mas já vi muita coisa no futebol. Dos esportes coletivos, é o mais emocionante – afirmou o dirigente.
Diversos fatores, como falta de sorte, acúmulo de jogadores lesionados e ambiente conturbado, são apontados por Sampaio como culpados pelo atual momento. Para explicar a má fase, que culminou com a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro e a distância de sete pontos para Bahia e Portuguesa, primeiros times fora da zona de degola, ele utilizou os confrontos bélicos como objeto de comparação.
É uma guerra. Nem sempre vence o que tem a melhor arma ou mais munição. Está muito difícil. Não vou mentir para os torcedores. É uma causa quase impossível, mas os grandes heróis surgem nessas situações"
Cesar Sampaio
– É uma guerra. Nem sempre vence o que tem a melhor arma ou mais munição. Está muito difícil. Não vou mentir para os torcedores. É uma causa quase impossível, mas os grandes heróis surgem nessas situações. Fiquei feliz com o que vi nos últimos dois jogos – completou Sampaio.
No confronto com o Botafogo, há duas semanas, na Arena da Fonte, em Araraquara, o Verdão pressionou o adversário do início ao fim. Foram 21 finalizações para o time paulista contra sete dos cariocas. Ainda assim, o Alvinegro vencia até os 45 minutos do segundo tempo, quando Barcos encheu o pé e acertou o ângulo do goleiro Jefferson para empatar o jogo em 2 a 2. Ao apito final, a torcida alviverde vaiou sua equipe.
Já no último domingo, contra o líder Fluminense (que se tornaria campeão justamente após vencer o confronto), o Palmeiras saiu perdendo por 2 a 0. Ignorou a pressão e, com gols de Barcos e Patrick Vieira, foi em busca de empate. Teve chances de virar, principalmente em um chute de Maurício Ramos de dentro da pequena área, defendido por Diego Cavalieri. Acabou derrotado com gol de Fred, no fim do jogo.
A postura de Cesar Sampaio é de evitar promessas para os torcedores. O dirigente fez questão de esclarecer que a tristeza e insatisfação com o presente momento não vêm exclusivamente das arquibancadas, mas também da parte interna do clube. A expressão de choro dos jogadores na saída de campo do Prudentão, após a derrota para o Fluminense, deixou claro: o clima no elenco também está longe de ser agradável.
– Na minha posição, estou aqui para dizer que o descontentamento não é só dos torcedores. O vestiário depois do jogo com o Fluminense parecia um velório. Os atletas estão sentindo isso, e nós (dirigentes) também. Mais do que argumentos, precisamos analisar. Temos convivido com algumas infelicidades, mas agora devemos falar pouco e trabalhar muito – disse Sampaio.
*Rodrigo Faber colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

Reunião na quarta pode decidir o fico de Abel: 'Minha cabeça está no Flu'

Treinador reitera o desejo de permanecer nas Laranjeiras e já mostra foco na temporada 2013: ' Vamos partir para coisas mais altas no ano que vem'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
93 comentários
Abel braga fluminense comemora o título brasileiro 2012 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Abel perto do dia do fico: "Agora é hora de resolver"
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Depois de conquistar o tetracampeonato brasileiro no último domingo, o Fluminense começa a se concentrar no planejamento para a temporada de 2013. E o primeiro grande passo em busca de mais um ano vitorioso pode ser dado já na próxima quarta-feira, quando a diretoria se reunirá pela primeira vez com o técnico Abel Braga para tratar da renovação do contrato, que termina no dia 31 de dezembro.
- Vamos ter essa primeira reunião nesta quarta-feira para adiantar as conversas. Mas isso não quer dizer que vai ser tudo resolvido de uma vez só - confirmou o vice-presidente de futebol Sandro Lima.
Pelas palavras do técnico Abel Braga, no entanto, tudo leva a crer que as partes vão se entender rapidamente. Depois de dizer ainda no gramado, logo após a conquista do título, que ficaria no Fluminense, o treinador mudou o discurso ao dar uma entrevista para a Rádio Guaíba, afirmando que iria analisar a possibilidade de voltar ao Internacional. No "Bem, Amigos!" da última segunda-feira, ele reformulou a frase dita após o tetra para "Eu quero ficar". Mas garante que não se expressou mal.
A campanha nesse um ano e meio no Fluminense foi excepcional. Apenas o primeiro mês foi negativo e difícil"
Abel Braga
- Não me expressei mal no campo, não. Eu vou ficar. Se depender apenas de mim, eu fico. A entrevista para a rádio do sul, vocês sabem como é... O pessoal lá é diferenciado nesse aspecto, são apenas dois clubes. Mas estou muito feliz no Fluminense, e todos sabem disso. A campanha nesse um ano e meio foi excepcional. Apenas o primeiro mês foi negativo e difícil. Não há nada que impeça a minha permanência. Claro que tenho que conversar com as pessoas sobre os contras. Mas todos sabem as coisas positivas que aconteceram. Não basta só eu querer ou só o Fluminense querer. Tem que haver um acordo. Vou ficar, quero ficar. Esse é o meu desejo. Mas vamos sentar e conversar. Em 2005 eu também queria e não fiquei. Pode ser resolvido amanhã (quarta), depois de amanhã. Tenho contrato até 31 de dezembro. Claro que agora é a hora de resolver, já que alcançamos nosso grande objetivo com o tetracampeonato. Vamos partir para coisas mais altas no ano que vem - disse o treinador ao GLOBOESPORTE.COM na tarde desta terça-feira.
Sempre que fala da renovação, o técnico diz que vai pesar os prós e os contras para tomar sua decisão. Segundo Abel, no entanto, os momentos felizes foram maioria desde a sua contratação. Isso justifica a segurança com que ele se refere à temporada de 2013, seja para falar do sonho de conquistar a Libertadores ou sobre a formação do elenco, dando a entender que a permanência é apenas questão de tempo.

- Há muito mais prós do que contras. E o interesse mútuo. Já é um grande ponto. Minha cabeça está no Fluminense - garantiu.

Ricardo Gomes acerta volta ao Vasco

Após se recuperar de AVC, treinador assumirá cargo de diretor-técnico na próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
173 comentários
Ricardo Gomes visita o elenco do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes e Dinamite: dupla reunida em 2013
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
O Vasco anunciou em seu site oficial o retorno de Ricardo Gomes. Ele será diretor-técnico na próxima temporada. O novo homem forte do futebol cruz-maltino será apresentado nesta quarta-feira, às 11h30m, em entrevista coletiva em São Januário ao lado do presidente Roberto Dinamite.
Desde a saída de Marcelo Oliveira, Ricardo Gomes era o primeiro nome de Dinamite para assumir o comando do Vasco na próxima temporada. Depois de o técnico mostrar-se disposto a retornar ao futebol, os dois tiveram duas reuniões, uma no último sábado e outra na última segunda-feira, quando o acordo foi sacramentado. Gomes, assim, volta ao futebol após sofrer um Acidente Vascular Cerebral durante o clássico contra o Flamengo, no dia 28 de agosto de 2011.
Desde então, Ricardo Gomes se dedicou a intensos trabalhos de fisioterapia, musculação e fonoaudiologia para reduzir os efeitos do AVC. No meio do ano ele foi totalmente liberado pelos médicos para voltar a trabalhar, mas preferiu se concentrar na recuperação até sentir-se pronto para exercer suas funções.
No acordo com o Vasco, ficou decidido que Ricardo Gomes atuará como diretor-técnico, uma espécie de "manager". Será responsável por planejar o elenco, buscar contratações e comandar a equipe nos jogos. No entanto, no dia a dia de treinos terá Gaúcho, atual técnico interino, como seu braço direito.
Os momentos marcantes da luta de Ricardo Gomes
28/AGOSTO/2011 - Vasco e Flamengo disputam o clássico. Aos 20 minutos do segundo tempo, Ricardo Gomes passa mal e deixa o campo de ambulância. Logo é diagnosticado o quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Duas horas depois, ele é submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
31/AGOSTO - Jogadores de Vasco e Ceará fazem uma oração no meio do gramado de São Januário pela recuperação do treinador, antes da partida pelo Campeonato Brasileiro, a primeira de Cristóvão no comando da equipe. Ricardo Gomes continua em estado grave na UTI.
7/SETEMBRO - Ricardo Gomes passa a ficar totalmente sem sedativos. A família libera visitas de amigos mais próximos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória continuam sendo realizadas de três a quatro vezes por dia.
9/SETEMBRO - O grupo de médicos resolve retirar o tubo traqueal que auxilia a respiração do técnico. Com isso, Ricardo Gomes já respira sem qualquer auxílio e já não fica o tempo todo deitado. Além de sentar, ele interage cada vez melhor com as pessoas, chegando a pronunciar de maneira clara algumas palavras.
12/SETEMBRO - Ricardo Gomes deixa o CTI após 15 dias de internação. Ele é transferido para o quarto e realiza sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também é feito.
18/SETEMBRO - Após 21 dias, o treinador recebe alta do hospital e vai para casa. No mesmo dia, o Vasco assume novamente a liderança do Campeonato Brasileiro.
16/OUTUBRO - Ricardo Gomes liga para a concentração do Vasco e conversa com os jogadores por viva-voz antes do jogo contra o Atlético-MG, em São Januário. O time da Colina vence por 2 a 0.
9/NOVEMBRO - Ricardo faz uma visita-surpresa (veja para os jogadores no hotel onde o Vasco está concentrado para o jogo contra o Universitario, do Peru.
ricardo gomes cristovão borges vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ricardo Gomes em junho, em sua única aparição
pública em São Januário após o AVC
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
12/NOVEMBRO - O treinador vai jantar com os jogadores na concentração do Vasco. Logo ao descer do carro, de carona com sua esposa, Cláudia, o comandante é recebido pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite, pelo então diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, pelo treinador Cristovão Borges, pelo preparador físico Rodrigo Poletto e por outros integrantes da comissão técnica. Já ao entrar no hotel, Ricardo Gomes recebe o abraço do reizinho Juninho Pernambucano e do ex-jogador Ricardo Rocha, que estavam no saguão.
7/NOVEMBRO - O técnico visita mais uma vez os jogadores do Vasco na concentração. Ele fica por algumas horas no local e janta com os atletas.
26/FEVEREIRO - A primeira visita de 2012 acontece antes da final da Taça Guanabara. Ricardo Gomes esteve com os jogadores na concentração para almoçar no dia da final da Taça Guanabara, contra o Fluminense. O time perde para o Tricolor por 3 a 1.
22/ABRIL - Em nova visita, o técnico leva motivação aos jogadores antes da semifinal da Taça Rio, contra o Flamengo. Desta vez, o Vasco sai vitorioso e garante vaga na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca.
29/JUNHO - Ric

Mundo Afora: Argentina de camisa canarinho? Culpa de time sueco...

IFK Malmö, hoje na 6ª divisão, emprestou blusa na Copa de 58 para jogo contra alemães, mandou 1º sueco ao Brasil e enfrentou o maior Real Madrid

Por Rafael Maranhão Malmo, Suécia
28 comentários
ilustração CARROSSEL Argentina Amarela (Foto: arte esporte)Argentina foi obrigada a trocar camisa: ábitro achou-a
parecida com da Alemanha. IFK Malmö emprestou
a canarinho para o duelo (Foto: arte esporte)
Numa sala embaixo da arquibancada de um velho estádio na cidade sueca de Malmo, em frente à arena onde o Brasil goleou o Iraque por 6 a 0 no dia 11 de outubro, fica a sede de um clube de futebol com poucos títulos, nenhum dinheiro e 113 anos de muitas histórias. O pequeno IFK Malmö nunca foi grande, mas já enfrentou o Real Madrid no Santiago Bernabéu, teve um goleiro jogando no Santos e emprestou a camisa para a Argentina entrar em campo vestida de amarelo pela primeira e única vez em sua história.
Aconteceu na primeira rodada da Copa do Mundo de 1958, no mesmo Malmö Stadion construído para o torneio e que hoje abriga a sede do IFK. A Argentina voltava ao Mundial após 24 anos e estreava contra a então campeã, a Alemanha Ocidental. O árbitro inglês Reginald Leafe achou que a camisa celeste e branca dos sul-americanos se confundia com o branco dos alemães e mandou que os argentinos trocassem de uniforme. Como não havia outro, pois desde a criação da seleção a Argentina sempre havia jogado com a alviceleste, coube ao roupeiro do IFK, Arne Hjertsson, resolver o problema. Ele correu para o vestiário e voltou com as camisas amarelas do clube sueco, que, assim como o Brasil, também é apelidado de "canarinho".
IFK Malmö clube Suécia time posado (Foto: Reprodução)Time posado do IFK Malmö: camisa amarela foi cedida à Argentina na Copa de 1958 (Foto: Reprodução)
Uma das poucas fotos coloridas daquela partida mostra o capitão argentino Pedro Dellacha com a camisa do IFK cumprimentando o alemão Hans Schaefer antes do apito inicial. De calções e meiões negros como em seu uniforme tradicional, a Argentina amarela abriu o placar logo aos 2 minutos com o atacante Omar Corbatta. Mas os alemães viraram e venceram por 3 a 1 num jogo que até hoje é o recorde de público do estádio (31.156 espectadores). Há dois anos, a Associação do Futebol Argentino (AFA) entrou em contato com o IFK Malmö em busca de uma camisa daquela partida para o seu acervo. Até agora, nenhuma apareceu.
- Para dizer a verdade, nem pudemos levar essa história adiante. Temos poucos recursos e problemas mais urgentes para resolver - diz o presidente do IFK Malmö, Sten Thynell.
Há pouco mais de um mês, um empate sem gols com o FBK Balkan (primeiro clube do ídolo sueco Zlatan Ibrahimovic) evitou na última rodada o rebaixamento do IFK para a Sétima Divisão do Campeonato Sueco. Teria sido o sexto descenso em dez anos. Em 2003, o IFK Malmö ainda disputava a Segundona local e rivalizava com o vizinho Malmö FF, um dos principais clubes escandinavos e dono do Estádio Swedbank, onde a seleção brasileira enfrentou o Iraque.
- Ter evitado mais um rebaixamento foi fundamental. Agora podemos planejar a próxima temporada com mais calma, mas não temos muito tempo a perder. Precisamos subir, voltar a atrair patrocinadores e trazer nossos torcedores de volta. O IFK ainda tem muita torcida por aqui. Somos maiores do que as pessoas imaginam - garante Thynell.
IFK Malmö clube Suécia  (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)Estádio do IFK Malmö, palco da Copa de 1958 (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)
Levando em média cem torcedores aos seus jogos fica realmente difícil acreditar no que diz o dirigente. Mas nos anos 1960, o dérbi da cidade chegou a botar 25 mil espectadores no Malmö Stadion. Os três anos seguintes ao empréstimo da camisa amarela para a Argentina foram os melhores da história do IFK. Em 1959, o time foi convidado para um amistoso contra ninguém menos do que o Real Madrid, que havia conquistado as quatro primeiras edições da Copa (hoje Liga) dos Campeões da Europa. A equipe espanhola, com o craque brasileiro Didi, contratado quatro meses antes, venceu apertado por 3 a 2.
Na temporada 1960-61, o IFK disputou a Copa dos Campeões mesmo sem ter conquistado o título sueco. Como o campeonato não havia terminado, o então líder da competição ficou com a vaga no torneio. Os canarinhos de Malmo chegaram às quartas de final caindo diante dos austríacos do Rapid Viena. Na liga sueca, terminaram em segundo lugar, a melhor colocação até hoje. Dois anos depois, foram rebaixados e nunca mais voltaram à Primeira Divisão.
IFK Malmö clube Suécia time posado (Foto: Reprodução)Partida do IFK Malmö contra o Real de Puskas e Di
Stéfano: time sueco perdeu apertado  por 3 a 2. Meia
Didi atuou nos merengues (Foto: Reprodução)
Uma dívida em torno de R$ 1 milhão quase levou o clube à falência na última década. Hoje, o IFK Malmö ainda não paga salários e anuncia em seu site oficial que qualquer interessado em jogar futebol pode procurar o clube para fazer testes. No último campeonato, o elenco contava com três brasileiros. Todos com outros empregos e que estavam com saudade de bater bola nas horas vagas. Dois deles, Lucas Alves e Cleverson Rodrigues, foram parar na Suécia por causa de um esporte bem diferente, o turfe.
- Sou treinador de cavalos e o presidente do IFK também tem alguns. Ele me conheceu e disse para eu ir treinar no clube. Gostaram de mim e eu entrei em alguns jogos. Sou canhoto e já me escalaram de lateral, meia e zagueiro... Mas tenho que viajar muito e fica difícil me dedicar - diz Lucas.
Nascido em São Paulo e há dois anos na Suécia, ele ainda não se decidiu se vai continuar no clube no ano que vem. Lucas perdeu contato com o outro brasileiro da equipe, o meia Felipe Delvalles, mas também não acredita que ele volte.
IFK Malmö clube Suécia time posado (Foto: Reprodução)IFK Malmö teve auge na temporada 1960-1961:
jogou até a Champions League (Foto: Reprodução)
- É difícil. Eu só continuo porque o clube fica a dez minutos da minha casa. Aliás, casa, não, continuo morando num hotel. Agora, com o inverno, quando termina a temporada do turfe aqui, nós vamos para Dubai. Minha namorada é sueca, está querendo casar e quer que eu fique por aqui. Se isso acontecer, talvez eu continue jogando. O nível do pessoal é bem baixo, sabe? Acho que eu tinha até chance de me dar bem no futebol - afirma.
Mas a ligação do IFK Malmö com o Brasil começou num passado bem distante e no caminho oposto ao de Lucas. Nos anos 1920, um goleiro sueco foi parar em Santos como empregado de uma firma de transporte marítimo. Agne Borklund também começou a trabalhar no consulado da Suécia na cidade paulista e foi lá que um compatriota descobriu que ele era o mesmo Borklund que um jornal da terra natal dissera "ter deixado o IFK para trabalhar no Brasil". Agne acabou convidado para um teste no Santos em 1924, passou e atuou por três temporadas na Vila Belmiro antes de voltar para o IFK como o primeiro sueco a ter atuado no futebol brasileiro.

Com Falcão, Brasil faz 'superclássico' contra Argentina por vaga na semi

Atual campeã mundial, seleção enfrenta hermanos pelas quartas de final,
em Bangcoc. Técnico Marcos Sorato afirma que duelo não tem favorito

Por SporTV.com Bangcoc, Tailândia
Comente agora
Chamado de "superclássico das Américas", Brasil e Argentina travarão uma grande batalha nesta quarta-feira, a partir das 7h (horário de Brasília), no ginásio Huamark, em Bangcoc. O duelo, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal, colocará frente a frente o último campeão mundial e o atual campeão das Eliminatórias Sul-Americanas. A partida - que será exibida ao vivo pelo SporTV, a partir das 6h45m, e terá transmissão em tempo real no SporTV.com - será o sexto encontro entre as equipes em Mundiais. Nos cinco anteriores, deu Brasil, o que não é levado em conta pela comissão técnica brasileira nesta quarta.
CHamada carrossel - futsal brasil e argentina (Foto: Agência Getty Images)O brasileiro Falcão e o argentino Rescia defenderão suas equipes nesta quarta (Foto: Agência Getty Images)
- A história não tem importância, pois se trata de uma partida especial. Eles se defendem e contra-atacam muito bem, têm qualidade no ataque. É verdade que não contam com Matías (Lucuix), um jogador muito importante, mas, ainda assim, acredito que teremos pela frente uma equipe muito competitiva. Eu diria que as chances de vitória são de 50% para cada lado - afirmou o técnico brasileiro, Marcos Sorato, que poderá contar novamente com o craque Falcão, já que o camisa 12 está totalmente recuperado de uma lesão na panturrilha.
Técnico da Argentina, Fernando Larrañaga também fala em equilíbrio no superclássico desta quarta. Conhecido pelos seus esquemas defensivos, o treinador promete armar a sua equipe mais para frente nestas quartas de final.
Brasil enfrenta Argentina pelas Eliminatórias do Mundial (Foto: Zorosa Filho / CBFS)Seleções se enfrentaram nas Eliminatórias deste ano,
com vitória brasileira (Foto: Zorosa Filho / CBFS)
- Nós nos conhecemos muito, pois estamos sempre nos enfrentando. Vamos jogar para ganhar, aqui é tudo ou nada, não temos outra alternativa - destacou.
Vice-artilheiro da seleção brasileira no Mundial, com seis gols, o pivô Jé relembra alguns dos confrontos marcantes contra os argentinos. Para o jogador, o superclássico das Américas tem um sabor especial por se tratar de um dos duelos de maior rivalidade no esporte mundial.
- Brasil x Argentina é uma partida especial. Está em jogo mais que somente o futebol. Lembro especialmente a Copa América de 2011, quando empatamos em 2 a 2 na fase de grupos, mas depois os derrotamos por 5 a 1 na final. Eles não tinham os jogadores que atuavam na Europa, e isso marca a igualdade - reforçou Jé.
Nos dois confrontos mencionados pelo pivô, quem estava no gol era Santiago Elías. Eleito o melhor goleiro das Eliminatórias Sul-Americanas, ele joga o favoritismo para o Brasil.
- Eles são os favoritos, mas essas são as partidas que gosto de jogar. Outras seleções às vezes atacam só uma vez e fazem um gol. Já o Brasil ataca o tempo todo. Você não tem tempo de se distrair, e isso é bom para um goleiro. Não consigo ver esse desafio de modo diferente - comentou.
Dia de clássicos em Bangcoc
Além de Argentina x Brasil, a Copa do Mundo de Futsal terá mais dois clássicos continentais nas quartas de final, nesta quarta-feira. Às 9h30m, no ginásio Nimibutr, em Bangcoc, jogam Portugal x Itália. Às 12h, no mesmo local, é a vez de Espanha e Rússia medirem forças, em uma reedição da final do último Europeu de Seleções.
A outra partida do dia será entre Colômbia e Ucrânia. Estreante em Mundiais, a seleção sul-americana é apontada como a maior surpresa da competição. Nas oitavas de final, eliminou o temido Irã, com uma vitória por 2 a 1.
Itália futsal (Foto: Getty Images/Fifa)A Itália terá pela frente a forte seleção portuguesa, do craque Ricardinho (Foto: Getty Images/Fifa)
- É muito provável que o nosso esquema contra a Ucrânia seja parecido com o que usamos diante do Irã. Posso falar por experiência própria que, toda vez que saímos para o ataque em competições como esta, acabamos eliminados. Alguns nos elogiarão, outros criticarão a nossa postura defensiva, mas a nossa filosofia está clara, e a nossa consciência, limpa. O sonho ainda não acabou - frisou o técnico colombiano Arney Fonnegra.

'Vem jogar aqui', disse Neymar em brincadeira com Ronaldinho Gaúcho

Atacante do Santos afirma que está sempre em contato com o meia do Atlético-MG, mas nega que tenha convidado oficialmente o amigo

Por Leandro Canônico Direto de Nova Jersey, Estados Unidos
184 comentários
Neymar, Chega em Nova Jersey (Foto: Leandro Ferreira / Agência Estado)Neymar está com a Seleção em Nova Jersey
(Foto: Leandro Ferreira / Agência Estado)
No início da semana, o nome de Ronaldinho Gaúcho apareceu como especulação no Santos. Muito embora o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro tenha negado interesse, Neymar afirmou nesta terça-feira, em Nova Jersey, onde está com a seleção brasileira, que sempre convida o amigo para o Peixe. Mas de brincadeira.
- O Ronaldinho é um grande amigo. Meu e da minha família. Sempre que estamos em contato com um grande jogador, brincamos: 'vem jogar aqui'. Houve uma brincadeira com o Ronaldinho, sim, mas nada além disso - declarou o santista.
Neymar e Ronaldinho Gaúcho já estiveram juntos na seleção brasileira. Uma nova parceira no clube seria interessante para o garoto, que tem contrato até a Copa do Mundo de 2014, mas espera um time mais forte no Peixe para dar sequência ao trabalho. Robinho, outro que está na mira do Santos, é querido pelo atacante.
- Eu assinaria com os dois. Fácil! - resumiu o craque.
Questionado mais uma vez sobre a sua permanência no futebol brasileiro até a Copa do Mundo, Neymar reafirmou que essa é a sua ideia. Mas...
- Até quando vocês vão me perguntar isso? (risos) Já estou cansado. Tenho contrato com o Santos até 2014 e vou procurar cumprir o meu contrato. Se eu vou ficar ou vou sair antes, depende do nosso presidente - finalizou o jogador do Peixe.
Nesta quarta-feira, às 22h30 (de Brasília), o Brasil faz amistoso contra a Colômbia, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances do duelo em Tempo Real.

Sheik comparece a audiência no Rio e é 'liberado' para jogar o Mundial

Atacante corria risco de ter passaporte confiscado em processo de lavagem de dinheiro e contrabando. Nova audiência será realizada em janeiro

Por Daniel Romeu São Paulo
43 comentários
Emerson Sheik Corinthians (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)Emerson Sheik teve mais uma audiência nesta
terça (Foto: Sergio Gandolphi / Globoesporte.com)
O atacante Emerson Sheik passou por mais uma audiência no processo de contrabando e lavagem de dinheiro a que responde desde fevereiro no Rio de Janeiro. Liberado do treino do Corinthians na manhã desta terça, o jogador viajou ao Rio e acompanhou o processo na 3ª Vara Federal Criminal – testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas. Ainda não há definição e, em janeiro, novas testemunhas falarão sobre o caso antes da sentença em primeira instância, sem data.
O advogado do jogador no caso, Ricardo Cerqueira, acredita na absolvição de Emerson Sheik. O herói do título da Libertadores foi denunciado em fevereiro deste ano pela compra de dois carros BMW modelo X6, que foram importadas ilegalmente dos Estados Unidos. Segundo Cerqueira, não houve má fé de Sheik no ato, apesar da provas encontradas na operação de investigação chamada de “Black Ops” (veja mais detalhes abaixo).
- Testemunhas foram ouvidas, da defesa e do Ministério Público Federal. Me parece que as provas foram no sentido de que eles foram adquirentes de boa fé, foram levados pela ocasião. Quantos jogadores não adquiriram veículos na época? A próxima etapa será o depoimento de mais duas testemunhas, marcado para janeiro – declarou o advogado de Sheik.
O atacante poderia até ter o visto apreendido por decisão do juiz, o que impediria sua viagem ao Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão – o que não ocorreu. O volante Diguinho, do Fluminense, também está envolvido no processo, já que comprou o carro de Emerson em 2010. Beneficiário no processo, ele também compareceu à audiência.
Nos próximos cnico dias, a defesa analisará se pretende insistir nas testemunhas que depuseram nesta terça. A diretoria do Corinthians aompanhava o andamento do processo de perto e esperava o atacante para um treinamento no CT Joaquim Grava, ainda nesta tarde, sem a presença dos companheiros. Com o atraso de quase uma hora no início da audiência, entretanto, o jogador deixou a Vara Criminal por volta de 18h e a atividade foi cancelada.
denúncia emerson diguinho (Foto: Reprodução)Trecho da denúncia do Ministério Público Federal contra Emerson e Diguinho (Foto: Reprodução)
Entenda o caso
Denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por contrabando e lavagem de dinheiro na aquisição de um carro usado da marca BMW X-6, importado ilicitamente dos Estados Unidos, Emerson Sheik e Diguinho são acusados de agir de má-fé. Ou seja, "tinham ciência do esquema criminoso", de acordo com a denúncia.
Segundo o texto da denúncia, o objetivo é “apurar a participação de determinados indivíduos em organização criminosa ligada à máfia dos caça-níqueis no Rio de Janeiro”. A investigação começou no ano passado, com a Operação Black Ops, iniciada com a tentativa de homicídio contra o contraventor Rogério de Andrade pelo israelense Yoram El Al, que atuaria no Rio em parceria com Haylton Carlos Gomes Escafura. No desmembramento, descobriu-se que a concessionária Euro Imported Cars Veículos era peça-chave no esquema de lavagem de capitais e na ocultação dos crimes praticados pela quadrilha. É aí que entram Emerson, Diguinho e as BMW X6.
- Estes indivíduos foram os intermediários para a introdução clandestina no Brasil do veículo importado pela Euro Imported Cars e adquirido pelo jogador de futebol Emerson “Sheik”, cujo nome completo é Márcio Passos de Albuquerque (...) As negociações, de acordo com os áudios interceptados, eram flagrantemente criminosas, com falsidades escancaradas - diz trecho da denúncia.
No Brasil, a BMW zero é avaliada em cerca de R$ 300 mil, mas em outubro de 2010 Emerson comprou o carro por R$ 200 mil. Quase dois meses depois, ele devolveu para a mesma agência (Rio Bello) e recebeu R$ 160 mil. Nesse mesmo dia, Diguinho comprou o veículo por R$ 200 mil. Porém, em janeiro de 2011, o volante do Fluminense retornou ao local com o carro. Horas depois, ele compraria o importado mais uma vez. As notas fiscais da movimentação foram entregues à Justiça pelo Ministério Público Federal.
Além do contrabando, Diguinho e Emerson são denunciados por lavagem de dinheiro. Segundo a denúncia, Emerson emplacou o veículo em nome de terceiros para “ocultar a ilicitude da importação”. Além disso, os dois devolveram o carro por duas vezes à Euro Imported Cars para afastar a propriedade de origem ilícita da importação feita por Emerson. Tal conduta evidenciaria a lavagem de dinheiro.

Brasil tem 12 clubes entre os 100 mais do Facebook


ter, 13/11/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Marketing, Rankings

O site português Futebol Finance divulgou ontem o segundo levantamento do ano (o primeiro foi em abril) do Futebol Facebook Index – Novembro 2012 – com os 100 clubes com maior número de seguidores do mundo. O Facebook conta hoje com mais de 1 bilhão de usuários, equivalente a 42% do número total de usuários de internet no planeta. Os seguidores dos 100 clubes listados perfazem um total de 239 milhões, cerca de 10% do número total de usuário de internet, estimado em 2,405 bilhões de pessoas.
O Brasil é o país com maior número de clubes – doze – e depois vem Inglaterra e Alemanha com dez clubes cada. Apesar disso, os seguidores dos clubes brasileiros deixam o país somente em quinto lugar nesse ranking, com um total de 13 milhões de seguidores. Esse número é superado pelos seguidores dos clubes da Inglaterra com 71 milhões, da Espanha com 70 milhões, da Itália com 20 milhões e da Turquia com 19 milhões.
Os clubes europeus da lista têm 84% dos 239 milhões de seguidores e os clubes das Américas do Sul, Central e do Norte tem 13%. É interessante notar a presença de três clubes da indonésia, um da Malásia e um da India, mostrando o crescimento do futebol por áreas não tradicionais.
Na frente, como em muitos outros rankings, os mesmos de sempre: Barcelona, Real Madrid e Manchester United, os três com números relativamente próximos e pouco mais de 98 milhões de seguidores, correspondentes, grosso modo, a 40% do total da lista. O distanciamento desses três clubes em relação aos demais é melhor percebido quando vemos que o quarto colocado, o Chelsea, tem menos da metade do total de seguidores do United.
Três pontos importantes sobre a lista abaixo:
- Apenas são considerados para o ranking o número de fãs das páginas oficiais dos clubes de futebol;
- O ranking diz respeito ao número de fãs registrado em 10.11.2012;
- Os valores foram aproximados.


Nossos dois clubes com melhor colocação – Corinthians e Flamengo – estão muito distantes dos líderes, como é visto facilmente. Para facilitar a visualização dos clubes brasileiros, segue a lista com as respectivas colocações e total de seguidores:

É interessante observar a presença do Santos na quinta colocação, em desacordo com as pesquisas que apontam os tamanhos das torcidas brasileiras. Essa posição no Facebook, acredito eu, pode ser creditada ao fator Neymar.
O levantamento de seguidores deixa claro, principalmente por conhecermos o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros, que essa ferramenta de comunicação e de marketing é muito pouco ou quase nada utilizada pelos nossos clubes. Bem usada, pode e deve transformar-se em mais um fator de alavancagem da marca do clube e de ações de marketing, inclusive em parceria com patrocinadores.

Mano, sobre o retorno de Fred: 'A oportunidade se abriu novamente'

Técnico da seleção brasileira fala sobre a convocação do atacante e também do goleiro Diego Cavalieri, campeões brasileiros pelo Fluminense

Por Leandro Canônico Direto de Nova Jersey, Estados Unidos
230 comentários
Fred na partida da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Fred está de volta à Seleção após mais de um
ano (Foto: Mowa Press)
Para a decisão do Superclássico das Américas no próximo dia 21 de novembro, contra a Argentina, em Buenos Aires, o técnico Mano Menezes chamou cinco campeões brasileiros pelo Fluminense:  Jean, Carlinhos e Thiago Neves, Diego Cavalieri e  Fred. Havia uma cobrança em cima do treinador pela presença dos dois últimos na Seleção.  Em relação ao atacante, também havia polêmica.
Depois do corte na primeira partida do Superclássico das Américas no ano passado, em Córdoba, o artilheiro do Campeonato Brasileiro foi chamado apenas para os duelos contra Costa Rica e México. "Encostado", ele reclamou e deu declarações mais fortes sobre o treinador da seleção brasileira. Mano, porém, afirma não ter problema.
- Nesse momento, a gente une o fato às palavras e confirma o que sempre dissemos, sobre o Fred ou qualquer outro jogador. Nossas escolhas são técnicas, estratégicas e de oportunidades. Minhas escolhas representam a parte principal do trabalho e a oportunidade se abriu novamente - comentou o comandante.
Sobre Diego Cavalieri, Mano justificou sua ausência com o momento da posição na seleção brasileira. Até então, o técnico havia convocado 12 jogadores diferentes e ainda não tinha definido um titular absoluto, como parece ser Diego Alves agora.
- Nós tínhamos uma parte anterior mais importante do que essa para dar tranquilidade à posição. Havíamos convocado mais jogadores do que o normal. E antes de apresentar um nome novo (como o de Cavalieri), que vive um momento espetacular, era mais importante dar uma sequência. E foi isso que fiz - finalizou Mano.

Antes do Superclássico das Américas, a seleção brasileira, com a presença de jogadores "europeus", faz amistoso nesta quarta-feira, contra a Colômbia, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do Sportv e do GLOBOESPORTE.COM. O site também faz o Tempo Real.