domingo, 2 de janeiro de 2011

O que è Futebol de salão


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.[1]
A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão ou futsal de quadra (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.

História


Uma partida de futsal.
São duas as versões para a origem do futebol de salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. A primeira, não é oficial até então o esporte começou a ser praticado por volta de 1899, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de futvolei e volei, aproveitando as redes usadas na prática desse último esporte. Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1900, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (uruguai), dando-lhe o nome de dor football.
Alterando ao curto prazo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com times de cinco a sete jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir sua capacidade de saltar e consequentemente suas frequentes saídas de quadra. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do futebol de salão.
Já no ano de 1948, passado João Lotufo para secretário-geral da ACM São Paulo, transferiu Asdrúbal Monteiro para o cargo de diretor de Educação Física, com a proposta de que os dois resolvessem os problemas negativos da prática desse esporte, elaborando assim, um novo regulamento com elementos do futebol, do hóquei sobre a grama, do basquete e do pólo aquático[carece de fontes?].O número de jogadores, e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início.
Durante dois anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram, e aplicaram as novas regras, chegando no "protótipo" do esporte que encontramos hoje, como fixando o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra, chegando ao resultado satisfatório que justificou na publicação da regra do futebol de salão em 1950, com isso o esporte foi intensamente praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro[carece de fontes?].
Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do esporte, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira de Desportes (CBD).
Devido a sua praticidade, tanto no reduzido número de jogadores necessários em uma partida, quanto no espaço menor que exigia, o esporte rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país. Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação do esporte no Brasil, a Federação Metropolitana de futebol de salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, tendo Ammy de Moraes como seu primeiro presidente. A Federação Mineira de Futebol de Salão seria fundada nesse mesmo ano, seguida da Federação Paulista, em 1955, e das Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana, em 1956, a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1957, a Sergipana em 1959. Nas décadas seguintes seriam gradualmente estabelecidas federações em todos os estados da União.[2]

Futsal e futebol de salão

A respeito das divergências históricas, futebol de salão e futsal são tecnicamente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte.
O próprio termo futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por entidades que não ela própria. No entanto, acabou sendo adotado pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o esporte adquiriu sob a autoridade desta entidade.
O futsal, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol e mundialmente pela FIFA. O futebol de salão-FIFUSA, por sua vez, tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai.
Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o futebol de campo e ganhou maior dinâmica com novas regras que o tornaram mais ágil, como por exemplo, permitir que o goleiro atue como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um esporte indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos para maior controle e limitações à movimentação tanto do goleiro, restritos à sua área, como dos demais jogadores. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.
No aspecto dos agrupamentos políticos em torno do esporte, até meados da década de 80 o futebol de salão era administrado por uma entidade independente da FIFA, chamada Federação Internacional de Futebol de Salão ou simplesmente FIFUSA, com sede no Brasil. Posteriormente houve um acordo para a fusão das duas entidades, mas por motivos políticos o acordo não vingou e enquanto a FIFA passou a congregar as principais federações nacionais, a FIFUSA congregou pequenas federações e criou novas como a Confederação Nacional de Futebol de Salão, já que a Confederação Brasileira de Futebol de Salão se filiou à FIFA; com isso a FIFA alterou o nome para futsal e criou as novas regras para o esporte, organizando os campeonatos mundiais da modalidade. À FIFUSA coube manter o esporte com o nome anterior e até mesmo com as mesmas regras, salvo pequenas alterações. A Confederação Brasileira realiza anualmente as disputas da Liga Brasileira de Futsal. O Rio Grande do Sul é o estado mais bem sucedido com oito títulos e sete vice-campeonatos.

Fundamentos

  • Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro de seu time.
  • Drible: É o ato em que o jogador usa a bola para enganar do adversário, deixando-o para trás.
  • Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
  • Chute: É a ação de chutar a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
  • Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
  • Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
  • Domínio de bola: Como no futebol usa-se os pés para dominar a bola.

Categorias

Em função da idade o futebol de salão costuma ser dividido nas seguintes categorias:
  • Sub-9 para atletas de 5 a 9 anos.
  • Sub-11 para atletas de 10 a 11 anos.
  • Sub-13 para atletas de 12 a 13 anos.
  • Sub-15 para atletas de 14 a 15 anos.
  • Sub-17 para atletas de 16 a 17 anos.
  • Adulto para atletas de 18 a 39 anos.
  • Sênior para atletas a partir dos quarenta anos.

Posições dos jogadores no futsal

Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
  • Goleiro/Guarda-Redes - defende o gol/golo de todos os ataques do adversário e também pode atacar
  • Fixo - defensor, semelhante ao zagueiro
  • Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra/do campo
  • Pivô - Atacante, O Que fica mais proximo do gol adversário


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Observador do Grêmio vai trabalhar na sub-20 durante o Sul-Americano

Lucas de Oliveira terá a missão de acompanhar os adversários da Seleção Brasileira durante o torneio, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012

Por Márcio Iannacca Direto de Teresópolis, RJ
Ney Franco no comando do treino da seleção sub 20 Ney Franco revela planejamento da sub-20
(Foto: Márcio Iannaca / GLOBOESPORTE.COM)
A Seleção Brasileira sub-20 vai contar com um reforço nos bastidores para a disputa do Sul-Americano da categoria, em janeiro, no Peru. Lucas de Oliveira, do Grêmio, foi contratado pela CBF para observar os adversários da equipe canarinho durante a competição, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. Ele vai iniciar o trabalho no dia 3 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis. A informação foi confirmada pelo técnico Ney Franco.
Em um primeiro momento, o profissional vai organizar os vídeos dos primeiros adversários da Seleção sub-20. No dia 17 de janeiro, o Paraguai será o rival brasileiro, em Tacna.
- Estamos batendo muito em cima do primeiro adversário, que é o Paraguai. O Eder Bastos (assistente) tem passado informações. Durante a competição, o Eder e o Lucas de Oliveira vão acompanhar a outra chave, que será disputada em Arequipa. A ideia é ter informações de todos os adversários - afirmou Ney Franco.
Ney Franco analisou o primeiro adversário da Seleção sub-20 no Sul-Americano. Para ele, o Paraguai vai dar trabalho.
- É uma equipe que joga com duas linhas de quatro e com dois atacantes. Um deles (Santander) tem experiência internacional e atua no Toulouse, da França. Já comecei a colocar a equipe B da Seleção no mesmo posicionamento deles para que os titulares já comecem a ter uma noção do que vão encontrar pela frente - disse o treinador canarinho.



Presidente da Confederação Asiática quer Copa do Qatar no inverno

Mohamed bin Hammam vê mudança como solução contra o forte calor

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes Unidos
Mohamed bin Hammam do comitê da Copa de 2022Mohamed bin Hammam quer Copa em janeiro (AFP)
O presidente da Confederação Asiática de Futebol, Mohamed bin Hammam, é mais um a defender a mudança de data da Copa do Mundo do Qatar, em 2022. O também membro do Comitê Executivo da Fifa disse nesta terça-feira que a realização do torneio no inverno asseguraria que os jogadores estivessem em sua melhor forma e não exaustos após 60 jogos de uma desgastante temporada e a uma temperatura que normalmente atinge os 40 graus.
– Caso a competição seja em junho ou julho, será perfeitamente organizada pelo anfitrião. Mas se mudar para janeiro haverá uma situação de ganho para todas as partes. Seria igualmente mais fácil de organizar, uma vez que coincidiria com a paragem de inverno na maioria das ligas – disse bin Hammam na conferência Globe Soccer, realizada em Dubai.
A medida, no entanto, não deixaria clubes como Milan e Barcelona contentes.
– Seria muito complicado ver as cinco principais ligas mudarem o seu calendário, para acomodar um Mundial em janeiro. Temos tradições. Temos negócios e contratos em curso – afirmou Umberto Gandini, dirigente do Rubro-Negro italiano.



FOTO: obras para GP dos Estados Unidos têm seu início

Máquinas chegam ao local onde será disputada a prova em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Austin, EUA
As obras para o novo circuito dos Estados Unidos de Fórmula 1, em Austin, no Texas, começaram nesta quinta-feira. De acordo com o jornal Statesman, máquinas já chegaram ao local onde será construída a pista para a prova que será disputada em 2012. O GP ainda não tem data marcada para ser disputado, mas os organizadores informaram o pedido é para que as obras fiquem prontas até junho de 2012.
iniciam as obras para o circuito de F1 dos Estados UnidosObras para circuito de Fórmula 1 dos Estados Unidos, em Austin, no Texas, são iniciadas (Foto: Reprodução)
 

 

'EE de Bolso' apresenta o maior skate do mundo, do tamanho de um ônibus

'Esporte Espetacular' foi até a Califórnia, nos EUA, para conhecer o criador do projeto e dar uma voltinha com o bicampeão mundial vertical Bob Burnquist

Por GLOBOESPORTE.COM San Diego, EUA
Você está acostumado a ver um bando de jovens carregando seus skates debaixo do braço e procurando boas pistas para andar. Cada um leva o seu e confere tudo para fazer boas manobras. O "Esporte Espetacular" foi até San Diego, na Califórnia (EUA), e descobriu uma turma que ama o skate, mas não consegue andar nas ruas sem a ajuda dos amigos.
Assista ao vídeo ao lado!
Isso porque esse skate do qual estamos falando é quase do tamanho de um ônibus. Ele mede 11,15m de comprimento por 1,10m de altura; pesa quase duas toneladas; e custou cerca de R$ 100 mil. Foram necessários quatro meses de muito trabalho de uma equipe formada por cinco pessoas.
O criador Joe Ciaglia, designer de pistas de skate, conta como foi o trabalho de construção e quais materiais utilizaram ou tiveram que adaptar para formar o skate gigante.
Maior Skate do mundoO skate gigante já levou até 20 pessoas. Ciaglia quer
transportar o dobro (Foto: Reprodução)
- A gente usa o aço para dar a base côncava do skate. Depois, cobrimos essa estrutura de aço com madeira. Assim, temos uma base forte para o skate funcionar. As rodas são usadas para carros de corrida, e o tamanho é ideal para o skate. Foi muito desafiador, mas excitante. Foi, definitivamente, um grande desafio. Estou muito orgulhoso desse recorde.
A criação de Ciaglia está no Livro dos Recordes e ele aproveitou para convidar uma fera do esporte para testar o maior skate do mundo: o bicampeão mundial de vertical Bob Burnquist. O brasileiro se divertiu com o tamanho do objeto e até andou de skate "normal" em cima do skate gigante. Ele ainda brincou ao lembrar de um famoso filme americano:
- Me senti naquele filme "Querida, encolhi as crianças" com um skate desse tamanho. Voltei à minha infância. Realmente, é uma doideira isso aqui. De cima do skate tudo fica pequeno.
Domingo, no "Esporte Espetacular", você confere a reportagem completa sobre o maior skate do mundo. Não perca!


Coutinho só volta a treinar no dia 20 e dificilmente se apresentará à sub-20

Leonardo, técnico do Inter de Milão, afirma que médicos do clube italiano vão conversar com os da Seleção para passar a situação do meia brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Philipe CoutinhoPhilipe Coutinho dificilmente participará do
Sul-Americano, no Peru (Foto: Reuters)
O meia Philippe Coutinho dificilmente participará do Sul-Americano sub-20, a partir do 13 de janeiro, no Peru. Recuperando-se de um problema muscular, o jogador do Inter de Milão só voltará a trabalhar com bola daqui a três semanas e a tendência é que ele seja desconvocado pelo técnico Ney Franco logo após a reapresentação do grupo, nesta segunda-feira. A informação foi confirmada pelo técnico do clube nerazurri, o brasileiro Leonardo, que já conversou com a CBF.
De acordo com o treinador, os médicos do Inter vão conversar com os da Seleção Brasileira para informar as condições do atleta, que chegou a realizar tratamento durante o Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Com isso, Coutinho sequer deverá aparecer na reapresentação da sub-20, nesta segunda-feira, às 16h, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
- O Philippe Coutinho não está OK. Ele vai precisar de mais umas duas semanas de tratamento. Hoje, ele está completamente parado, sem trabalhar com bola. A convocação foi bacana, mas falamos com a CBF, com o Ney Franco e com o Mano Menezes para passar a situação do jogador. A decisão será tomada pela CBF - afirmou Leonardo, em entrevista à Rádio CBN.
Sem Coutinho, Ney Franco terá 22 jogadores à disposição na reta final de preparação para a competição. No dia 6, ele anunciará mais dois cortes, já que apenas 20 atletas podem ser inscritos no Sul-Americano. A competição dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial sub-20, em julho, no Peru.



Lateral Juan assina contrato de três anos com o São Paulo

Ala, que já havia sido confirmado na virada do ano, agora é oficialmente jogador do Tricolor e se apresenta terça-feira junto com o elenco

Por Zé Gonzalez GLOBOESPORTE.COM
lateral-esquerdo Juan quando criança, com a camisa do São PauloSão-paulino na infância, Juan volta ao Morumbi
(Foto: Arquivo Pessoal)
O lateral-esquerdo Juan é oficialmente jogador do São Paulo. Formado nas categorias de base do Tricolor, o ala, que atuou no Flamengo até a última temporada, assinou contrato – válido por três anos – neste fim de semana e será apresentado na próxima terça-feira, quando o elenco são-paulino retorna das férias.
A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes:
- O contrato foi assinado, tem duração de três anos e ele será apresentado na terça-feira - afirmou o dirigente.
VEJA O VAI E VEM DO SÃO PAULO
Aos 28 anos de idade e com experiência no futebol inglês, Juan é o primeiro reforço do São Paulo para 2011. O acordo já estava selado, desde o dia 1º de janeiro. Por um acordo entre o clube e o jogador, se não aparacesse nenhuma proposta da Europa por ele até o dia de 31 de dezembro, Juan seria do Tricolor. E a diretoria promete que vem mais gente por aí.
- Até terça-feira, data do retorno, acho difícil fechar com mais alguém. Mas ainda estamos buscando mais reforços - completou Jesus Lopes.
Juan no treino do Flamengo - 23/09/10O último clube de Juan foi o Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / VIPCOMM)
 

 

Mandachuva do Milan diz que novela Ronaldinho está perto de um final

'Sim, é possível', diz Adriano Galliani. Dirigente diz que já se sente carioca

Por Marcos Felipe Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho no Rio de JaneiroRonaldinho no Rio de Janeiro (Delson Silva / AgNew)
Ronaldinho Gaúcho está cada vez mais perto de retornar ao futebol brasileiro. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, disse que a negociação está bem encaminhada e que, inclusive, pode ser resolvida na noite deste domingo. No entanto, não especificou se para Flamengo, Grêmio ou Palmeiras.
- Sim, é possível. Mas não é seguro - disse, de maneira simpática, o dirigente rossonero, ressaltando que não gostaria de dar mais detalhes e que Roberto de Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, é quem pode falar mais.
Desde o fim de dezembro no Rio de Janeiro, Adriano Galliani está aproveitando também os momentos de folga entre as negociações para curtir as maravilhas da Cidade Maravilhosa.
- Já me sinto um carioca - brincou.
Ronaldinho chegou ao Rio de Janeiro na noite do último sábado. Desde então, o (ex) camisa 80 do Milan tem se revezado no hotel e no apartamento que tem na Barra da Tijuca para confundir fãs e imprensa. Pessoas próximas ao jogador garantem que ele muda de planos a todo momento.
Segundo o repórter Cláudio Perrout, da "Rádio Globo", Assis disse

o desfecho da negociação de Ronaldinho está nas mãos da presidente do Flamengo, Patricia Amorim. Ela seria uma das participantes dessa reunião que vai acontecer na noite deste domingo.


Sem Ronaldinho, Milan vence time de Cannavaro na estreia de Cassano

Thiago Silva e Pato são titulares no amistoso realizado em Dubai

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
O Milan começou 2011 com vitória. Em amistoso realizado na cidade de Dubai, a equipe rossonera bateu por 2 a 1 o Al Ahli neste domingo. Seedorf, após passe de Pato, e o jovem Beretta anotaram para os italianos, enquanto Hassan descontou para o time dos Emirados que teve em campo o zagueiro Fabio Cannavaro, eleito o melhor do mundo em 2006.
Pato na partida do Milan contra o Al-AhliPato na partida do Milan contra o Al-Ahli (Foto: AFP)
Sem Ronaldinho Gaúcho, que deixou a concentração do Milan no sábado para acertar seu retorno ao futebol brasileiro, o Milan contou com a estreia do atacante Antonio Cassano, recém-contratado junto ao Sampdoria.
Recuperado de uma artroscopia realizada no joelho direito em dezembro, Thiago Silva foi titular e atuou improvisado na cabeça de área. Nesta e o colombiano Yepes formaram a zaga.