sábado, 23 de maio de 2015

Donald Cerrone troca hotel de luxo por trailer em semana de luta no UFC 187

"Caubói" revela método inusitado de preparação para combates e, de acordo com 
ele, viver no trailer ao lado da esposa o agrada: "Tem só um quarto, mas é grande"

Por Las Vegas, EUA
Donald Cerrone não é dos mais ortodoxos no que diz respeito à preparação para lutas. Depois de ser flagrado tentar montar um touro, a três dias de enfrentar John Makdessi no UFC 187, o "Caubói" revelou, em entrevista à imprensa, na última quinta-feira, que vem vivendo em um trailer nesta semana da luta.
Donald Cerrone (Foto: Evelyn Rodrigues)Donald Cerrone vem vivendo em trailer com esposa na semana de luta contra John Makdessi (Foto: Evelyn Rodrigues)

Segundo ele, essa escolha o faz se sentir em casa mesmo estando longe dela. Cerrone está morando com sua esposa num "RV" (sigla em inglês para "veículo recreacional") com quarto e cozinha, e conta que esse é o suficiente para que se sinta confortável, e tenha a liberdade para viver a vida.
- Eu me sinto em casa no meu RV. É mais confortável para mim. Tem só um quarto, mas é grande. Tem uma cozinha, banheiro, tudo. Vivo lá com a minha mulher, e ela me ajuda muito. Todas as minhas semanas são divertidas. Sábado eu vou lutar, e isso não vai mudar. O que eu faço, então? Sento no hotel e fico de bobeira? Eu vou lá e vivo minha vida. É o que eu faço sempre. Nunca fico parado.
Cerrone enfrenta Makdessi após Khabib Numagomedov, seu adversário a princípio, ter se machucado. O lutador afirma que a preparação para o combate não mudou, e comenta que está indo com tudo para, em caso de vitória, ter uma chance de disputar o cinturão com Rafael Dos Anjos, por quem já foi derrotado em 2013.
- Dos Anjos foi muito bem na chance que teve. De repente o Pettis teve uma noite ruim. Lutar é muito difícil. Minha preparação não mudou: vou até lá mandar ver - afirmou Caubói.
O canal Combate transmite o UFC 187 ao vivo, direto de Las Vegas, neste sábado a partir das 19h (horário de Brasília), com acesso também pelo aplicativo Combate Play. O Combate.comacompanha o evento com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas a partir das 19h45m. Durante todo o evento será possível participar do Tempo Real que esquentará o clima para as disputas de cinturão. Basta enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag#CombatenoUFC187.
UFC 187
23 de maio, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier  x Anthony Johnson
Peso-médio: Chris Weidman x Vitor Belfort
Peso-leve: Donald Cerrone x John Makdessi
Peso-pesado: Travis Browne x Andrei Arlovski
Peso-mosca: Joseph Benavidez x John Moraga
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: John Dodson x Zach Makovsky
Peso-meio-médio: Josh Burkman x Dong Hyun Kim
Peso-médio: Uriah Hall x Rafael Sapo
Peso-palha: Rose Namajunas x Nina Ansaroff
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Colby Covington
Peso-leve: Leo Kuntz x Islam Makhachev
Peso-mosca: Josh Sampo x Justin Scoggins

Em luta morna, John Dodson bate Zach Makovsky por decisão unânime

Combate tem pouca ação, mas número 1 do ranking do peso-mosca vence a terceira consecutiva e quer fazer a revanche com o campeão da divisão, Demetrious Johnson

Por Las Vegas, EUA
Era esperado um duelo empolgante entre os pesos-moscas (até 57kg) que fecharam o card preliminar, mas o que se viu foi um embate de pouca ação durante os três rounds, que terminou com triunfo de John Dodson por decisão unânime (triplo 29-28) sobre Zach Makovsky, na última luta do card preliminar do UFC 187, no MGM Grand Garden Arena, neste sábado. Com o resultado, Dodson, que é o número 1 do ranking da divisão, manifestou o desejo de fazer a revanche com Demetrious Johnson pelo título. O campeão já o venceu em janeiro de 2013.
O começo foi de muito estudo e pouca ação dos dois lados. Dodson conectou uma boa esquerda, enquanto Makovsky tentava encurtar para buscar a queda, mas tinha dificuldade de entrar no raio de ação e acabava sendo golpeado pelo rival, que usava sua velocidade para trabalhar seus cruzados e impedir que o duelo fosse para o solo. Uma combinação de cruzado e chute baixo desequilibrou Makovsky. Com cerca de 40 segundos para acabar, Dodson evitou um single leg e manteve sua estratégia até o fim.
O segundo round não trouxe muitas novidades. O equilíbrio seguiu evidente, e Makovsky passou a ser mais agressivo, trabalhando com chute baixo e ainda em busca da queda sonhada. Com a defesa em dia, Dodson não deixava que o rival o colocasse no chão, mas ficou mais passivo no combate para não se expor às investidas do oponente. Parecia que nada mudaria, mas Dodson surpreendeu com uma linda queda e precisou de escapar de uma chave de perna de Makovsky. 
A falta de ação no último assalto fez a torcida soltar algumas vaias. Seja na trocação ou na luta agarrada, pouca coisa aconteceu nos primeiros três minutos. Makovsky defendeu uma tentativa de queda, e Dodson teve mais domínio do centro do octógono, mas a maioria dos golpes eram no vazio. O ex-desafiante ao título dos moscas conseguiu uma esquerda e uma joelhada de encontro faltando pouco mais de um minuto. Pouco depois, conseguiu derrubar o rival, mas Makovsky ficou de pé rapidamente. Dodson ainda defendeu uma queda antes do cronômetro zerar e o público vaiar mais um pouco.

Dong Hyun Kim domina Josh Burkman na luta agarrada e finaliza no UFC 187

Ameaçado na luta em pé, sul-coreano leva combate para o solo e encaixa kata-gatame no terceiro round para garantir primeira vitória desde agosto de 2014

Por Las Vegas, EUA
O sul-coreano Dong Hyun Kim reencontrou o caminho das vitórias ao finalizar o americano Josh Burkman neste sábado, no card preliminar do UFC 187, em Las Vegas. Kim encaixou um kata-gatame aos 2m13s do terceiro round, após dominar a luta agarrada por quase toda a duração do combate. O americano Burkman teve bons momentos na luta em pé, mas não conseguiu dar continuidade e derrubar o sul-coreano.
Kim tentou ir nas pernas do americano desde o início, mas Burkman rechaçou sua primeira tentativa. O veterano alternou chutes baixos e à meia-altura e pressionou desde o início. Ele levou a luta para o clinche na grade, e foi a chance que o sul-coreano precisava. Kim inverteu a posição e usou seu judô para tentar a queda. Quase conseguiu, mas Burkman bateu e voltou. Kim circulou para suas costas e o mochilou, encaixando os ganchos por entre as pernas do rival mesmo com ele em pé. A partir daí, o sul-coreano foi batendo e procurando espaço para encaixar um mata-leão. Ele pediu o apoio da torcida e tentou forçar o estrangulamento "na marra", mas Burkman tinha um braço bem colocado para impedir. Kim desistiu da posição, mas acertou mais algumas joelhadas no corpo antes do soar do gongo do primeiro round.
Kim arriscou um chute alto no início do segundo período e escorregou. Burkman aproveitou o momento e partiu para cima. Um de seus cruzados conectou com força e Kim ficou abalado. O americano jogou mais alguns golpes e foi para o single leg. O sul-coreano, todavia, mostrou boa defesa de queda. Ele se colocou bem e conseguiu travar um dos braços de Burkman. Da posição, golpeou repetidamente a cabeça do rival, que apenas se defendia e buscava uma forma de se livrar e se levantar. Foram minutos de "monólogo": Kim travando os braços de Burkman e batendo na cabeça, e assim foi até o final do assalto.
Atrás no placar, Burkman acertou um chute na linha de cintura, um cruzado e uma joelhada voadora, e abalou Kim. Ele perseguiu o sul-coreano, mas não fez o suficiente. O asiático mostrou resistência e voltou a derrubá-lo, caindo por cima, com pouco menos de quatro minutos restando. Kim já entrou na posição de 100kg, trabalhou pelo kata-gatame, encaixou e apertou. O americano tentou defender, mas acabou apagando.
Foi a primeira vitória de Dong Hyun Kim desde 23 de agosto de 2014, quando foi derrotado por Tyron Woodley. Na carreira, o sul-coreano tem agora 19 vitórias, três derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado). Burkman, por sua vez, sofreu sua 10ª derrota na carreira, contra 27 vitórias. Ele ainda não venceu em seu retorno ao UFC - em janeiro, perdeu para Hector Lombard por pontos, revés que foi anulado quando o cubano foi flagrado em exame antidoping.

Rafael Sapo supera "marra" do rival e bate Uriah Hall de forma polêmica

Brasileiro sai vencedor por decisão dividida, e jamaicano sequer o cumprimenta no fim

Por Las Vegas, EUA
Pela segunda vez em sua trajetória no Ultimate, Rafael Sapo consegue vencer três seguidas. Desta vez a vítima foi Uriah Hall, no card preliminar do UFC 187, na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O triunfo aconteceu por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) e gerou muitas reclamações do jamaicano, que discordou do resultado e sequer cumprimentou o brasileiro após o anúncio. Desde que os dois pisaram no octógono, as provocações por parte de Hall deram a tônica do duelo. 
- Não sei muito bem o que aconteceu nos últimas dias que levaram a essa animosidade. Uriah cresceu em Nova York. Eu moro em Nova York e acho que virou uma competição de quem representa melhor Nova York. Ele estava tentando provar que ele foi melhor. Eu não gosto deste tipo de coisa, mas isso é luta e às vezes acontece. Prefiro falar dentro do octógono. Vamos ver o que vem depois, talvez Michael Bisping. Ele falou algumas coisas ruins de mim - afirmou Sapo, após a vitória.
Rafael Natal - UFC (Foto: Getty Images)Rafael Natal venceu Uriah Hall por decisão dividida (Foto: Getty Images)
Antes mesmo do combate começar, Hall já provocava Sapo, pulando o tempo todo olhando para o brasileiro. Assim que o árbitro deu início ao confronto, Rafael, em seu primeiro golpe, conectou chute na região genital do jamaicano. A luta foi interrompida e, quando retomada, Hall desequilibrou Sapo ao contragolpear um chute baixo do oponente com um direto de direita. Os dois trocaram chutes, mas Hall acertava os melhores golpes. O brasileiro começou a ficar mais agressivo, variando jabs e chutes. A primeira tentativa de queda foi na metade do round, mas Hall fez o sprawl no tempo certo e colocou bons chutes. No fim do assalto, após um rodado, Sapo conseguiu grudar, pegar as costas e quase derrubou, mas faltavam poucos segundos.
Hall abriu o segundo round com um jab de esquerda limpo no rosto do rival. Um chute baixo também entrou e foi respondido na mesma moeda. Após uma boa esquiva, Sapo aplicou uma boa queda e levantou os brasileiros no MGM. Os gritos de "Uh, vai morrer!" ecoaram na arena enquanto Rafael trabalhava golpes curtos de dentro da guarda do jamaicano. Hall conseguiu colocar as costas na grade e se levantar. O brasileiro seguiu grudado, mas seu adversário se desvencilhou. Sapo passou a caminhar lateralmente esperando a iniciativa do oponente. Nos últimos segundos, Hall conseguiu duas quedas, mas sem ter tempo de trabalhar no solo.
No terceiro assalto, Hall conseguiu dois golpes duros no primeiro minuto, com um chute rodado e uma joelhada de encontro. O brasileiro procurou encurtar a distância, mas dava sinais de cansaço e se abria demais em seus ataques. O jamaicano golpeava e saía do raio de ação de Sapo e passou a administrar a vantagem. Com pouco mais de um minuto para acabar, Rafael tentou a queda, pressionou o rival contra a grade, mas não teve sucesso. O árbitro interrompeu por falta de ação, e Sapo teve pouco mais de 30 segundos para tentar mudar o cenário, mas Hall conteve o ímpeto do brasileiro e parecia certo de sua vitória, mas saiu frustrado pelos árbitros.

Estratégico, Colby Covington domina Mike Pyle e mantém invencibilidade

Atleta consegue oitava vitória com atuação dominante sobre veterano Mike Pyle. Dois juízes marcaram 30-27, e outro 29-28, na terceira luta do card preliminar do UFC 187

Por Las Vegas, EUA
Apostando na estratégia de luta agarrada, Colby Covington dominou Mike Pyle durante boa parte da luta e conseguiu vitória por decisão dividida dos juízes (30-27, 29-28 e 30-27). O atleta imprimiu seu ritmo desde o início do combate, conseguindo frustrar o jogo em pé do oponente, que só reagiu no terceiro round. Pyle chegou a ter um estrangulamento bem encaixado, mas Covington defendeu bem, garantindo o triunfo e mantendo a invencibilidade na carreira. Já são oito vitórias em oito lutas, três no UFC.
Colby Covington mostrou qual seria sua estratégia desde os instantes iniciais do combate. O lutador buscou a luta agarrada, travando as ações de Mike Pyle e tentando uma queda. Já faltando dos minutos para o fim do primeiro round, conseguiu levar para baixo e manteve assim até o término do assalto.
O começo do segundo round parecia mais do mesmo, mas Pyle apresentou mais resistência, conseguindo levar o combate para trocação. Só que acabou levando a pior. Covington acertou bons cruzados e conseguiu outra queda. Com o adversário já mais cansado, o atleta achou melhores ângulos para conectar boas cotoveladas.
Tendo levado a pior nos dois primeiros rounds, Pyle começou o assalto final bem agressivo. Seu ímpeto, no entanto, foi frustrado pelo compromisso estratégico do oponente, que novamente aproveitou uma brecha e levou para baixo. Covington castigou com cotoveladas bem aplicadas, mas acabou surpreendido pelo adversário, que tentou uma kimura e, aproveitando a posição, raspou para uma montada. Arisco, Pyle foi para um estrangulamento, que parecia bem encaixado. A raça de Covington, no entanto, foi o suficiente para evitar a finalização, garantindo a vitória por decisão dividida dos juízes.
MAKHACHEV ESTREIA DE FORMA IMPONENTE E FINALIZA KUNTZ
Islam Makhachev não sentiu o peso de pisar no octógono pela primeira vez. Invicto na carreira, o russo finalizou Leo Kuntz aos 2m38s do segundo round, alcançando a sua 12ª vitória em 12 combates no cartel. O americano, que também debutou no Ultimate, perdeu pela segunda vez. Ele também tem 17 triunfos e um empate. No primeiro round, Makhachev conseguiu se impor nas quedas, derrubando duas vezes e tentando uma finalização, que foi defendida por Kuntz. Em pé, o russo também conseguiu ser levemente superior, dominando o centro do octógono. O panorama não mudou no segundo assalto e, após nova queda pegando as costas do rival, Makhachev encaixou um mata-leão e obrigou o americano a dar os três tapinhas.
SCOGGINS PASSA POR SAMPO COM FACILIDADE EM PRIMEIRA LUTA DA NOITE
Com jogo de pernas apurado, o carateca Justin Scoggins não teve dificuldades para vencer Josh Sampo por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27), na primeira luta do card preliminar do UFC 187. O lutador imprimiu seu ritmo desde o início do combate, usando envergadura e grande variedade de chutes para frustrar o oponente, que não se achou no octógono. Já nos minutos finais do terceiro round, Sampo conseguiu boa queda e capitalizou golpes no ground and pound, mas não o suficiente para reverter a vantagem do adversário. A luta encerra uma sequência de duas derrotas para Scoggins, e amplia para três a série de resultados negativos de Sampo.