sábado, 23 de maio de 2015

Dong Hyun Kim domina Josh Burkman na luta agarrada e finaliza no UFC 187

Ameaçado na luta em pé, sul-coreano leva combate para o solo e encaixa kata-gatame no terceiro round para garantir primeira vitória desde agosto de 2014

Por Las Vegas, EUA
O sul-coreano Dong Hyun Kim reencontrou o caminho das vitórias ao finalizar o americano Josh Burkman neste sábado, no card preliminar do UFC 187, em Las Vegas. Kim encaixou um kata-gatame aos 2m13s do terceiro round, após dominar a luta agarrada por quase toda a duração do combate. O americano Burkman teve bons momentos na luta em pé, mas não conseguiu dar continuidade e derrubar o sul-coreano.
Kim tentou ir nas pernas do americano desde o início, mas Burkman rechaçou sua primeira tentativa. O veterano alternou chutes baixos e à meia-altura e pressionou desde o início. Ele levou a luta para o clinche na grade, e foi a chance que o sul-coreano precisava. Kim inverteu a posição e usou seu judô para tentar a queda. Quase conseguiu, mas Burkman bateu e voltou. Kim circulou para suas costas e o mochilou, encaixando os ganchos por entre as pernas do rival mesmo com ele em pé. A partir daí, o sul-coreano foi batendo e procurando espaço para encaixar um mata-leão. Ele pediu o apoio da torcida e tentou forçar o estrangulamento "na marra", mas Burkman tinha um braço bem colocado para impedir. Kim desistiu da posição, mas acertou mais algumas joelhadas no corpo antes do soar do gongo do primeiro round.
Kim arriscou um chute alto no início do segundo período e escorregou. Burkman aproveitou o momento e partiu para cima. Um de seus cruzados conectou com força e Kim ficou abalado. O americano jogou mais alguns golpes e foi para o single leg. O sul-coreano, todavia, mostrou boa defesa de queda. Ele se colocou bem e conseguiu travar um dos braços de Burkman. Da posição, golpeou repetidamente a cabeça do rival, que apenas se defendia e buscava uma forma de se livrar e se levantar. Foram minutos de "monólogo": Kim travando os braços de Burkman e batendo na cabeça, e assim foi até o final do assalto.
Atrás no placar, Burkman acertou um chute na linha de cintura, um cruzado e uma joelhada voadora, e abalou Kim. Ele perseguiu o sul-coreano, mas não fez o suficiente. O asiático mostrou resistência e voltou a derrubá-lo, caindo por cima, com pouco menos de quatro minutos restando. Kim já entrou na posição de 100kg, trabalhou pelo kata-gatame, encaixou e apertou. O americano tentou defender, mas acabou apagando.
Foi a primeira vitória de Dong Hyun Kim desde 23 de agosto de 2014, quando foi derrotado por Tyron Woodley. Na carreira, o sul-coreano tem agora 19 vitórias, três derrotas, um empate e um "No Contest" (luta sem resultado). Burkman, por sua vez, sofreu sua 10ª derrota na carreira, contra 27 vitórias. Ele ainda não venceu em seu retorno ao UFC - em janeiro, perdeu para Hector Lombard por pontos, revés que foi anulado quando o cubano foi flagrado em exame antidoping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário