quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oficial: Marcelo Oliveira é confirmado como novo técnico do Vasco

Diretoria cruz-maltina oficializa acerto com comandante, que se destacou no Coritiba, após reunião no Rio. Ele assina contrato até dezembro de 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
487 comentários
Marcelo Oliveira concede entrevista coletiva para se despedir do Coritiba (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)Marcelo Oliveira comandará seu primeiro treino na
quinta (Foto: Gabriel Hamilko / GloboEsporte.com)
Depois de uma rápida negociação, a diretoria do Vasco anunciou nesta quarta-feira, através do site oficial do clube, a contratação do técnico Marcelo Oliveira. Ele chega para substituir Cristóvão Borges, que pediu demissão na segunda-feira. Oliveira, de 57 anos, desembarcou no Rio de Janeiro nesta manhã para se reunir com dirigentes cruz-maltinos, e o acerto foi rápido. O novo comandante assinou contrato até dezembro de 2013 e será apresentado nesta quinta, após o treino, em São Januário.
Na partida contra o Palmeiras, às 22h desta quarta-feira, em São Januário, o interino Gaúcho ficará no banco de reservas. Mas Marcelo Oliveira estará no estádio e acompanhará o duelo do gabinete da presidência. A expectativa é de que ele se encontre com os jogadores antes de a bola rolar. Sua comissão técnica também compõe a nova linha de frente da Colina: o auxiliar técnico Cleocir dos Santos, o Tico, e o preparador físico Juvenilson de Souza.
Marcelo se destacou no comando do Coritiba, onde ficou de janeiro de 2011 até o último dia 6, quando foi demitido. No Coxa, o treinador conquistou o bicampeonato paranaense e foi duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil, a primeira delas, em 2011, perdendo para o Vasco na final. Ele também passou por Atlético-MG, CRB, Ipatinga e Paraná. Como jogador, entre as décadas de 70 e 80, defendeu o Galo, o Botafogo e até a Seleção, entre outros.
Horas depois da saída de Cristóvão Borges, que assumira a vaga de Ricardo Gomes na ocasião do AVC, em agosto de 2011, René Simões, que está na base no São Paulo, foi sondado, mas não foi liberado. Nomes de Joel Santana e até Dunga chegaram ser citados, mas foram descartados, abrindo caminho para Oliveira, que teve alta aceitação e estava disponível.
- Tudo que ele fez no Coritiba o credenciou para isso. Isso é normal no futebol. Caiu um treinador e buscamos outro. A busca foi rápida, mas espero que ele tenha sucesso. Ele terá todo o respaldo do Vasco no trabalho - garantiu o presidente Roberto Dinamite, à Rádio Brasil.
Confira detalhes da carreira de Marcelo Oliveira como treinador:
2003 – 2007 – Atlético-MG (Categorias de Base)
2007 – CRB
2008 – Atlético-MG
2009 – Ipatinga
2010 – Paraná
2011 – 2012 – Coritiba
2012 – Vasco
Títulos como treinador:
2009 - Campeão Estadual Série B – Ipatinga
2011 – Campeão Estadual – Coritiba
2012 – Campeão Estadual – Coritiba

Dinamite indica que mudança na base influiu na saída de Mandarino

Vice de futebol enviou carta pedindo demissão. Presidente lamenta não ter sido comunicado pessoalmente da decisão

Por SporTV.com Rio de Janeiro
10 comentários
No mesmo dia em que acertou com o substituto do treinador Cristóvão Borges - Marcelo Oliveira -, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, tem uma novo posto importante para preencher no clube. O vice de futebol do clube, José Hamilton Mandarino, enviou nesta quarta-feira uma carta para o presidente comunicando a sua demissão do cargo, que ocupava desde 2008. Em entrevista ao programa "Tá na Área", Dinamite lamentou não ter sido avisado pessoalmente pelo agora ex-correligionário de sua decisão. E indicou que a mudança na administração das categorias de base do clube, comandadas agora pelo ex-jogador Mauro Galvão, foi um dos motivos que levaram Mandarino a deixar o cargo.
- Em linhas gerais, o que eu entendo é que ele não se sentiu prestigiado ou sendo utilizado nas divisões de base, para que pudesse desenvolver o trabalho - afirmou Dinamite.
- O Vasco está mudando. O que eu lamento com relação a essa posição do Mandarino é porque ele poderia estar acompanhando mais de perto essa situação. O Mauro (Galvão) está entrando, mudanças estão sendo feitas. (A base do) Vasco vai sair de São Januário. Vai para Itaguaí para termos instalações à altura do que é necessário para a base - acrescentou.
Mesmo ressaltando não querer criar polêmica com o ex-parceiro e dizendo ter o "maior respeito" por ele, Dinamite não escondeu a insatisfação por ter sido avisado da decisão por carta e não pessoalmente. E indicou que o agora ex-vice de futebol poderia estar mais próximo do time.
- O dia-a-dia do clube na equipe principal ... eu estou ali todo dia (acompanhando), vou a todos os jogos do Vasco, viajo para todos os jogos. Essa é uma função do presidente? É. Mas também do diretor, do diretor-executivo e do vice-presidente.
Dinamite revelou que recebeu o documento do "motorista" de Mandarino em sua casa e que gostaria de discutir os pontos listados na carta pessoalmente com ele.
- Nos últimos três, quatro dias eu tentei falar com ele por telefone, mas não consegui. Durante a semana passada, também não tive contato com ele. Ele não estava no Rio e também não estava no jogo contra o Bahia (no domingo passado). Mas é uma situação que eu respeito, mas acho que o ideal seríamos falarmos frente a frente e buscarmos as razões de pontos que foram colocados e tentar esclarecer.

Por título, diretor do Vasco quer 70% dos pontos e não sonha com reforço

Daniel Freitas ressalta que, nesta altura do ano, é muito difícil contratar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
72 comentários
Daniel Freitas durante coletiva do Vasco (Foto: Ag. Estado)Daniel Freitas ainda aposta no título, mas sabe que
o aproveitamento tem de crescer (Foto: Ag. Estado)
O diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, traçou um planejamento de pontos para que o time ainda possa sonhar com título, agora em novo momento, com a chegada do técnico Marcelo Oliveira na vaga de Cristóvão Borges, que pediu demissão na última segunda-feira. O jogo contra o Palmeiras, nesta quarta, às 22h, é o primeiro passo dessa retomada, que se faz necessária após a goleada por 4 a 0 sofrida para o Bahia. A distância para o Fluminense, líder do Brasileirão, é de 11 pontos.
- Queremos ganhar 70% ou mais dos pontos disputados para nos aproximarmos dos líderes. A gente tem que voltar logo ao bom momento. Nosso rendimento caiu nas últimas rodadas e precisamos aumentar, para que, na média geral, tenhamos em torno de 65% de aproveitamento - calculou o diretor, que não tem mais o vice de futebol, José Hamilton Mandarino, a seu lado.
Atingir este número, porém, terá de ser feito com o elenco atual, já que a chance de algum reforço ser contratado de última hora praticamente não existe, diante do obstáculo financeiro e do fechamento das janelas internacional - em julho - e nacional, que se encerra no dia 21 de setembro.
- É muito difícil que nesse momento a gente consiga alguma contratação, porque não dá para pegar ninguém de fora do Brasil. Os principais jogadores da Série A já completaram sete jogos e os destaques da Série B têm valores exorbitantes exigidos por seus times. Então é muito difícil que se consiga algum reforço para este ano - avisou Daniel, à Rádio Globo.

Após terapia para vencer pressão, Cristóvão curte ócio à moda Caymmi

Técnico afirma ter recebido convites de emprego poucas horas após pedir demissão do Vasco e revela que indicou Grafite para reforçar a equipe

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
160 comentários
 Depois de pouco mais de um ano, Cristóvão Borges não teve dificuldades para dormir ou acordou antes mesmo de o despertador tocar. Aliás, desde que deixou o comando do Vasco, na última segunda-feira, seus horários passaram a não ser nada rígidos. Livre da pressão sofrida enquanto esteve à frente da equipe cruz-maltina, ele quer levar ao pé da letra a frase que reproduz com bom-humor ao se referir a seus conterrâneos: “Baiano não é preguiçoso. Ele sabe aproveitar a folga”.
O sorriso, muitas vezes ainda tímido, vai aos poucos tomando conta do rosto de Cristóvão. Sinal de que, mesmo desempregado, o que prevaleceu foi o desejo de romper a ligação com o Vasco por julgar que o momento era certo e por pensar que deveria, ao menos agora, priorizar sua qualidade de vida. Na fase de maior pressão, o treinador intensificou as sessões de terapia. Encontrou na análise psicológica um meio de entender o pesado ambiente no qual estava envolvido.
Cristóvão diz que a prioridade, neste momento, é curtir o tempo livre. Futevôlei no Leblon, corrida em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas e refeições com o amigo Ricardo Gomes estão na pauta. Mas as férias forçadas não devem durar muito tempo. Ele conta que, na última segunda-feira, enquanto dirigia de São Januário até sua casa após anunciar o pedido de demissão, recebeu o telefonema de um empresário e de dois clubes: um do Brasil e outro da Arábia Saudita. Mas não achou que fosse a hora de aceitar um novo compromisso. Assim como traçava a estratégia de jogo para Juninho, Felipe e companhia, tem a sua tática definida. O próximo passo da carreira precisa ser o da sua consolidação como treinador de ponta. Enquanto isso, aproveita o momento de descanso.
- Procuro enxergar a vida da forma mais simples possível. Sou baiano e fico naquele estilo Dorival Caymmi, contemplando o ócio - brincou.
Cristóvão Vasco especial (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cristóvão: livre da pressão do Vasco, momento é de relaxar (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Cristóvão deixou claro que sua ligação com o Vasco ainda não terminou. Nesta quarta-feira, estará à frente da televisão para assistir ao jogo contra o Palmeiras, o primeiro depois da derrota por 4 a 0 para o Bahia, que determinou sua saída. Além disso, mostrou-se empolgado com a chegada de Marcelo Oliveira a São Januário e deu seu aval para a contratação do técnico que recentemente deixou o Coritiba.
Próximo passo da carreira
"Agradeço a oportunidade de ter feito esse trabalho no Vasco, onde contei com a ajuda de muita gente trabalhando em conjunto. Assim como os jogadores que foram convocados para a seleção brasileira e outros que foram negociados, eu tive essa valorização. Depois de anunciada a minha saída, recebi duas sondagens pelo telefone, uma de um clube do Brasil e outra de fora. Mas o próximo passo tem que ser bem pensado. Mais do que qualquer coisa, tenho que buscar um clube que me dê condição de trabalho. Isso requer tranquilidade. Não tenho pressa. Tenho que fazer uma escolha para trabalhar e me manter no nível em que saí do Vasco".
Ajuda psicológica
"Fala-se muito de pressão, mas todo mundo que trabalha numa equipe de ponta convive com isso. Claro que para mim foi uma novidade, pois nunca havia dirigido uma equipe desse porte. Já fazia análise, e nesse período ela me ajudou muito. Pude compreender muitas situações difíceis, e ela também me auxiliou a entender melhor a reação das pessoas em algumas situações. Mantive a rotina da terapia, mas quando era um período de pressão maior, conversava mais sobre os assuntos complicados".
Marcelo Oliveira
O Vasco sempre recebe muitas ofertas e chegam nomes interessantes. Sempre buscamos qualidade, mas tudo precisou ser feito dentro das possibilidades do clube. Indiquei o Grafite. Mas era muito caro. Sempre fui consultado sobre as contratações"
Cristóvão Borges
"É um bom nome, um excelente treinador. Mostrou isso no trabalho que fez no Coritiba. Não me perguntaram nada, mas se fosse consultado daria minha opinião. Mas não há necessidade, porque a diretoria do Vasco acompanha o trabalho dos treinadores e conhece o mercado".
Decisão de sair
"O ambiente do jogo contra o Bahia pesou bastante. Mas aprendi que, no futebol, primeiro se deve dar um tempo. Preferi esperar amanhecer. No dia seguinte, analisei e pensei que minha saída contribuiria mais do que minha permanência. A sensação é de que dirigi o Vasco por 10 anos, tamanho o dinamismo e a velocidade com que tudo aconteceu".
Peso da saída de jogadores
"Não tem como negar que influenciou o desempenho do time. Num primeiro momento, conseguimos encontrar soluções. Já pesa se saem dois, mas foram todos juntos, e para reequlibrar leva tempo. Aí se paga caro. Não dá para dizer qual foi a ausência mais sentida, pois cada um tinha sua importância em seu setor. Se sai uma peça, se desequilibra".
Contratações
"O Vasco sempre recebe muitas ofertas e chegam nomes interessantes. Sempre buscamos qualidade, mas tudo precisou ser feito dentro das possibilidades do clube. Por exemplo, eu estava preocupado com o fato de termos apenas o Alecsandro como centroavante no elenco e indiquei o Grafite. Mas era muito caro. Sempre fui consultado sobre as contratações".
Felipe
"Uma vez eu disse a ele que não sabe lidar com o que acontece na nossa relação. O Felipe sempre foi o jogador mais próximo de mim, mas quando passei a ser o treinador, precisei mudar minha postura e ter um distanciamento. Acho que ele não entendeu isso num primeiro momento. O Felipe sempre foi acostumado a jogar e se manifestou sobre isso. Compreendo e gosto dele demais. Podemos ter ficado estremecidos, mas não tem qualquer mágoa. O que interferiu na nossa relação foi o fato de ele não ter sido escolhido por mim em alguns jogos. Não me despedi do Felipe na segunda-feira porque ele já havia deixado o clube depois que me reuni com o presidente, mas com certeza ainda vamos nos falar".
Episódio do futevôlei
"Isso não interferiu na minha decisão de sair. Enquanto estive no Vasco, conduzi as questões do Felipe de forma que não interferiram no meu trabalho. Não julgo, minha preocupação é no dia a dia dos treinos. Se o jogador não tem comportamento de atleta, está se prejudicando e vai ter dificuldade de jogar. Se isso aconteceu algumas vezes com o Felipe, de repente foi porque ele poderia ter tido outro tipo de comportamento. Mas nunca interferiu na minha parte".
Torcida
Não me despedi do Felipe na segunda-feira porque ele já havia deixado o clube depois que me reuni com o presidente, mas com certeza ainda vamos nos falar"
Cristóvão Borges
"Claro que meu desejo é ser sempre aplaudido e nunca ser chamado de burro. Mas quando isso aconteceu, eu tinha convicção do que estava fazendo. Por isso, nunca fiquei abatido".
Vasco pode lutar pelo título?
"Pode, mas a reação tem de ser rápida. Primeiro, com uma vitória sobre o Palmeiras. Confio no grupo, conheço os jogadores. Eles têm uma liderança positiva e de força. Por isso, acredito que vão vencer a partida desta quarta-feira. Vou torcer muito pela televisão".
Mensagem para os jogadores
"Quero agradecer por tudo o que fizeram. Sem vocês eu não conseguiria. Também mando meu muito obrigado a todos os funcionários do Vasco por essa experiência, que não foi apenas esportiva, mas de vida".
Em dois minutos, Flu acorda, vence Lusa e se mantém na liderança
Time vai mal no primeiro tempo e vê Portuguesa perder chances, mas faz 2 a 0 em duas jogadas e coloca pressão para cima do Atlético-MG
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • minuto-chave
    28 do 2º tempo
    Em bola espirrada da área, Jean aproveita a sobra e chuta rasteiro, sem chances para Dida. O gol desestabilizou a Lusa, que vinha melhor em campo no Canindé.
  • nome do jogo
    Diego Cavalieri
    O Flu venceu, mas pode colocar boa parte desse resultado na conta do goleiro, que salvou o time logo no primeiro minuto de jogo e fez outras boas defesas.
  • deu errado
    Finalizações
    A Lusa foi melhor durante boa parte do jogo, mas errou a pontaria em várias oportunidades e perdeu a chance de bater o líder do Brasileirão em casa.
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
71 comentários
Quem quer ser campeão brasileiro não precisa de tempo. Precisa é de estrela. Em um Canindé vazio na noite desta quarta-feira, o Fluminense nem jogou tão bem assim, mas foi eficiente durante dois minutos, dos 28 aos 30 do segundo tempo, quando fez 2 a 0 em cima da Portuguesa e assegurou a liderança do Brasileirão por mais uma rodada. A Lusa foi melhor em boa parte do duelo, mas não teve o que o Flu mostrou de sobra: capacidade de decisão. Jean e Wellington Nem fizeram os gols da 15ª vitória tricolor em 24 jogos.
O resultado leva a equipe de Abel Braga aos 53 pontos, mais isolada do que nunca na liderança, sem depender do resultado de Atlético-MG x São Paulo. O Fluminense contou com o apoio de cerca de 500 torcedores no Canindé, que fizeram muito barulho e, com a vitória consumada, soltaram o tradicional grito de “Time de guerreiros”.
A derrota mantém a Lusa na parte intermediária da tabela, com 29 pontos, ainda a uma distância segura da zona de rebaixamento. Mas se mantiver o futebol demonstrado no segundo turno, a equipe treinada por Geninho pode ter um fim de ano tranquilo. Os gols perdidos no primeiro tempo custaram caro diante do líder do campeonato.
O Fluminense volta a jogar no próximo sábado, às 18h30m (horário de Brasília), contra o Atlético-GO, em Volta Redonda. No mesmo dia e horário, a Lusa tem um clássico contra o São Paulo, no Morumbi.
Fred Fluminense x Portuguesa (Foto: Photocâmera)Fred, do Flu, sofre com a marcação da Portuguesa no Canindé (Foto: Photocâmera)
Lusa tenta pressão, mas Cavalieri salva
Os gritos de “melhor goleiro do Brasil” direcionados pela torcida do Flu a Diego Cavalieri soaram como prenúncio, antes mesmo do início da partida. A pressão imposta pela Portuguesa nos primeiros dez minutos surpreendeu o líder do Brasileirão e fez o goleiro trabalhar muito. Com menos de um minuto, duas belas defesas evitaram gols quase certos – uma cabeçada de Léo Silva, seguida de chute cruzado de Bruno Mineiro na pequena área.
A Portuguesa não se intimidou e teve mais posse de bola no campo de ataque. Abel Braga deixou o meio-campo do Flu mais cauteloso – já que não tinha Wagner, machucado, escalou Diguinho e avançou Jean para ajudar na armação de jogadas. O esquema deixou Thiago Neves sozinho e bem marcado por Ferdinando. Por isso, as chances só apareceram quando os volantes avançaram. Na melhor, aos 8 minutos, Diguinho deixou Wellington Nem na cara do gol, e Dida salvou a Lusa.
O Fluminense não passou muito disso, até porque seus três jogadores convocados para a seleção brasileira não estiveram bem na primeira etapa. Além do marcado Thiago Neves, Wellington Nem se escondeu muito e deixou Fred morrendo de fome – o centroavante só recebeu um lançamento na área, do jeito que gosta, e pediu pênalti após se enrolar com o zagueiro Rogério. O terceiro convocado, Carlinhos, só foi notado quando errou uma saída de bola que quase resultou em gol de Ananias. O trio parecia já pensar no Superclássico das Américas, contra a Argentina.
A Lusa continuou melhor, mas não soube atacar. O time de Geninho deixou de jogar pelo chão e passou a apelar para os cruzamentos na área, sem sucesso. Se Gum parecia perdido, Digão afastou todas e mostrou personalidade. Ele só foi titular porque Leandro Euzébio estava suspenso. Nas arquibancadas, os barulhentos tricolores lembraram: o time briga pelo título e não podia ser tão apático. Os gritos de “Tricampeão”, em alusão aos títulos nacionais do Flu, serviram para tentar animar os comandados de Abel.
Wellington Nem, Portuguesa x Fluminense (Foto: Agência Photocamera)Wellington Nem passa por Dida e completa para marcar o segundo gol do Flu (Foto: Agência Photocamera)
A estrela do líder
A opção por Diguinho não deu certo, e Abel Braga lançou Rafael Sobis na vaga do volante para o início do segundo tempo. Essa era a dúvida do técnico durante toda a semana, em busca do substituto de Wagner. Resolveu deixar metade da partida para cada um. Sobis até buscou jogo, pediu bola e apareceu, mas não foi suficiente para deixar o Fluminense mais ofensivo.
Pelo contrário. A Lusa continuou com maior volume de jogo, sempre dando trabalho à defesa tricolor. Os dois melhores lances foram com Moisés, que invadiu a área pronto para chutar a gol. Nas duas vezes, a zaga do Flu chegou a tempo de travar e evitar o pior. Em alguns momentos, o jogo ficou concentrado em metade do campo, em que o time mandante atacava, e o visitante se defendia.
O ritmo diminuiu a partir da metade do segundo tempo, e o jogo ficou com uma cara de 0 a 0... A Lusa, pelo que fez, até merecia estar vencendo. Mas o líder do Brasileirão parece viver um momento especial, em que tudo dá certo até na dificuldade. Aos 28, uma bola despretensiosa para Fred foi rebatida e sobrou na entrada da área para Jean. O volante mal ajeitou e soltou o petardo de longe, sem chances para Dida: 1 a 0.
Os dois lances seguintes ao gol mostraram de que lado estava a estrela. No primeiro ataque da Lusa, Luis Ricardo exigiu milagre de Cavalieri, e Ananias, livre, pegou um rebote limpo e mandou para a arquibancada. Depois, aos 30 minutos, Gustavo errou uma saída de bola e entregou a bola a Wellington Nem, que se livrou de Dida, fez 2 a 0 e cravou a liderança do Fluminense. Os gritos de “Tricampeão” das arquibancadas, aos poucos, vão empurrando a equipe rumo ao título nacional.
Decisivo, Emerson marca e salva Timão da derrota para a Ponte
Macaca joga melhor no segundo tempo, pressiona, mas cede igualdade no fim. Focado no dérbi contra o Palmeiras, Corinthians sofre para empatar
 
DESTAQUES DO JOGO
  • deu certo
    Ferrolho

    No esquema 3-6-1, a Ponte Preta repetiu o que fez no Paulistão, embolou o meio de campo e anulou as principais jogadas ofensivas do Corinthians
  • a decepção
    Romarinho

    Herói na Libertadores, o atacante vem caindo de produção no Timão. Nesta quarta, fez outra má partida e deve perder o lugar na equipe contra o Palmeiras
  • lance capital
    44 do 2º tempo

    Após lançamento para a área, Paulo André desvia de cabeça e Emerson aparece em velocidade para bater Edson Bastos e salvar o Timão no Pacaembu
A CRÔNICA
por Carlos Augusto Ferrari
31 comentários
Herói do título da Libertadores, Emerson voltou a ser decisivo no Corinthians. É bem verdade que o interesse pelo Campeonato Brasileiro não é o mesmo, mas Sheik se transformou em salvador nesta quarta-feira. Depois de dois jogos ausente por causa de uma lesão na coxa direita, o atacante retornou para, aos 44 minutos do segundo tempo, impedir a derrota do Timão para a Ponte Preta, no Pacaembu - seria a terceira no ano. Focada no dérbi contra o Palmeiras, no próximo domingo, a equipe da casa parecia desconcentrada e sofreu. A Macaca jogou melhor, pressionou e teve dois gols anulados, um em cada tempo. No entanto, cometeu falha no fim, e o jogo terminou 1 a 1.
O resultado deixa os alvinegros em situações semelhantes na classificação do Brasileirão. O Corinthians permanece na nona colocação, com 32 pontos, mesmo número da Macaca, posicionada logo abaixo. A vantagem dos paulistanos está no saldo de gols: o Timão tem dois; a Macaca, menos dois.
As equipes voltam a jogar no domingo. O Corinthians faz o clássico contra o Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Pacaembu. A Ponte Preta recebe o Botafogo, às 18h30m, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Macaca joga melhor, mas Emerson salva o Corinthians
Tite garantiu na entrevista coletiva de terça-feira, no CT Joaquim Grava, que o Corinthians não seria surpreendido pela maneira de atuar da Ponte Preta. Mas foi. Assim como aconteceu no Campeonato Paulista, quando foi eliminado pela Macaca nas quartas de final, o Timão encontrou muita dificuldade para passar pela forte marcação e fez um primeiro tempo bem abaixo daquele das últimas partidas disputadas no Pacaembu.
A blitz imposta na vitória sobre o Grêmio, com dois gols em dez minutos, não funcionou contra o ferrolho montado por Gilson Kleina. A Macaca parou o campeão da América com eficiência. Renê Junior e Nikão bloquearam as saídas dos laterais corintianos. Marcinho e Cicinho travaram os volantes, fazendo com que os meias Danilo e Douglas fossem pouco acionados. O time de Campinas chegou até a balançar as redes no primeiro tempo, aos 29 minutos, com Tiago Alves, mas o lance foi invalidado, pois o jogador estava impedido.
Emerson foi quem mais lutou por espaço, mas também teve problemas para abrir a defesa da equipe de Campinas, principalmente pela baixa produtividade de seu companheiro ofensivo, Romarinho. Sem espaço por baixo, a equipe arriscou 16 cruzamentos para a área. O melhor que conseguiu, porém, foi um chute perigoso de Douglas, perto da trave. A Ponte ainda chegou mais uma vez com Roger, que assustou Cássio ao bater cruzado na área.
Emerson Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tiago Alves, autor do gol da Ponte, disputa bola com Emerson (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A expectativa pela reação do Corinthians acabou logo nos primeiros minutos do segundo tempo. O Timão voltou a ter os mesmos problemas para criar e, de quebra, passou a abrir espaços na defesa. Foi através deles que a Ponte Preta passou a controlar a partida e a levar perigo. Marcinho, finalizando de longe, Nikão, em grande defesa de Cássio, e Roger, chutando o chão dentro da área, estiveram perto de marcar. Aos 19, outro gol da Ponte anulado. Roger recebeu belo lançamento de Marcinho e mandou para as redes. No entanto, o atacante estava adiantado e a arbitragem assinalou o impedimento.
Tite tentou dar mais velocidade à equipe corintiana com a entrada de Jorge Henrique no lugar de Douglas. Nada mudou. A Macaca seguiu melhor e chegou ao gol, aos 22 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Nikão levantou a bola para a área, Renê Júnior desviou, e Tiago Alves completou no canto esquerdo de Cássio. Desta vez, valeu.
Não restou outra alternativa ao Corinthians a não ser sufocar. Guilherme, em chute de longa distância, quase empatou pouco depois do gol. Giovanni, que fez o primeiro da carreira de profissional contra o Grêmio, por muito pouco não igualou o placar chutando cruzado, após Romarinho pedir pênalti em dividida com Ferron.
O alívio veio aos 44 minutos. Emerson foi lançado em profundidade na área e tocou por cobertura. Edson Bastos ainda desviou, mas a bola entrou mansamente, salvando o Corinthians da derrota em casa e frustrando os planos da Ponte, que, dessa vez, não conseguiu ser o carrasco do Timão no Pacaembu.
 
Figueirense vence Cruzeiro e mantém vivo sonho de escapar da degola
Raposa completa terceira derrota seguida e vê cada vez mais distante chance de disputar a Taça Libertadores no ano que vem
 
A CRÔNICA
por Tarcísio Badaró
43 comentários
O jogo valia uma reação para Figueirense ou Cruzeiro, mas pareceu uma luta contra o rebaixamento nas rodadas finais de competição. Em partida muito disputada e com várias chances de gol, o Figueira levou a melhor e bateu a Raposa por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Florianópolis. João Paulo fez um golaço de falta, no primeiro tempo, e Aloisio garantiu os três pontos aos donos da casa, já no final do jogo.
Apesar da vitória, o Figueirense segue na zona de rebaixamento. No entanto, cola no Sport, com os mesmos 22 pontos, e dependendo dos resultados de quinta-feira, pode sonhar em deixar o Z-4 na próxima rodada. Já o Cruzeiro vê o desejo de adentrar a zona de classificação para a Libertadores mais longe, já que permanece na oitava posição, com 34 pontos.
Na próxima rodada, o Figueirense vai até Salvador encarar o Bahia. O jogo será no domingo, às 16h (de Brasília), no Pituaçu. Já o Cruzeiro receberá o Vasco, no mesmo dia e horário. Punido pela confusão no clássico, o time celeste mandará a partida em Varginha, no Sul de Minas.
João Paulo volta a marcar
O técnico Celso Roth surpreendeu na escalação. Colocou Souza como ala pela direita; Guerreiro, de terceiro zagueiro; três volantes no meio; e Montillo próximo a Wellington Paulista no ataque, numa espécie de 3-5-2. Mas o treinador celeste viu o Figueirense começar melhor, apesar dos vários marcadores. Ronny e Aloísio finalizaram com perigo e Everton deu o troco em cobrança de falta.
Antes dos dez minutos a Raposa se acertou. O time mineiro chegava com perigo pela esquerda, na disposição do lateral Everton, nas caídas de Montillo, e pela fragilidade de Elsinho, lateral-direito catarinense. O Figueira tinha dificuldades no setor, mas se dava bem quando fazia a bola chegar até Aloísio, que levava a melhor em todos os lances individuais em cima da zaga cruzeirense.
Montillo, figueirense e Cruzeiro (Foto: Antonio C. Mafalda / Mafalda Press / Futura Press)Montillo se movimentou e criou chances, mas não impediu a derrota (Foto: Antonio C. Mafalda / Futura Press)
O Figueirense cresceu na metade do primeiro tempo, passando mais tempo com a bola. Pouco antes dos 30 minutos, o Cruzeiro perdeu Sandro Silva, contundido. Marcelo Oliveira foi para o jogo. A Raposa havia recuado um pouco, e buscava encaixar um contra-ataque. No entanto, exagerava nas faltas próximas da área. Numa dessas, João Paulo colocou com perfeição no ângulo de Fábio e abriu o placar, aos 34 minutos.
Apesar de um susto logo após o gol - em chance clara de Montillo -, a equipe da casa continuou melhor e em cima dos visitantes. O primeiro tempo acabou com vantagem dos catarinenses, que conseguiram, na qualidade individual, transformar o maior volume de jogo em resultado. Aos visitantes, coube ir para o vestiário com a impressão de que poderiam ter caprichado mais em certos lances, sobretudo na finalização de Montillo.
Aloísio define
Os dois times voltaram sem substituições para o segundo tempo. Mas alterados. O Figueirense diminuiu o ritmo, buscando menos o ataque. Já o Cruzeiro teve uma mudança tática. Souza deixou a lateral para Léo e foi para o meio. O 3-5-2 se tornou um 4-5-1. A Raposa demorou um pouco para se acertar, mas foi exatamente com Souza, após tabela pelo centro de campo, que o empate quase veio. Wilson salvou.
Aos 21 minutos, o árbitro expulsou Celso Roth, por reclamação. O detalhe é que o técnico estava reclamando com Marcelo Oliveira, e não com o xará Marcelo de Lima Henrique, que apitava a partida. A ausência do comandante pareceu não ter afetado a equipe, que continuou buscando o gol. Logo em seguida, Wellington Paulista cabeceou uma bola no travessão.
O Figueirense parecia cometer um erro ao recuar tanto e dar campo para o Cruzeiro. Por mais que faltasse inspiração para a Raposa, a insistência dava indícios de que o time poderia chegar ao empate. No entanto, outra expulsão pôs fim ao ímpeto mineiro. Léo cometeu falta e levou cartão vermelho. Após isso, o Figueirense teve mais tranquilidade para administrar a vitória, e aos 41, Aloísio ampliou de cabeça, garantindo os três pontos.
 

UFC 154: Kampmann e Hendricks duelam no coevento principal

Combate foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira. Vencedor deve
ganhar uma chance de disputar o cinturão dos meio-médios

Por SporTV.com Montreal
4 comentários
Como já esperado, o duelo entre Martin Kampmann e Johny Hendricks foi confirmado oficialmente pelo Ultimate como coevento principal do UFC 154, que será disputado no dia 17 de novembro, em Montreal (CAN). O combate é válido pelo peso-meio-médio, e o vencedor deve ganhar a chance de disputar o cinturão da categoria, de acordo com o próprio site da organização.
Jake Ellenberger Martin Kampmann mma (Foto: Getty Images)Martin Kampmann (esq.) vem de vitória sobre Jake Ellenberger (Foto: Getty Images)
O título dos meio-médios, aliás, deve ser disputado no mesmo dia. Georges St-Pierre tem o seu retorno aguardado para o UFC 154 para unificar o título da categoria com o campeão interino, Carlos Condit.
Outras lutas já estão confirmadas. Rafael dos Anjos vai fazer sua terceira luta em 2012. O lutador brasileiro tentará manter sua sequência de vitórias intacta contra outro lutador que vem de dois triunfos, o canadense Mark Bocek. O outro atleta tupiniquim O confirmado é Rodrigo Damm, que enfrenta outro canadense, Antonio "Pato" Carvalho.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 154
17 de novembro de 2012, em Montreal (CAN)
CARD PRINCIPAL*
Georges St-Pierre x Carlos Condit**
Martin Kampmann x Johny Hendricks
Mark Bocek x Rafael dos Anjos
Mark Hominick x Pablo Garza
Francis Carmont x Tom Lawlor
CARD PRELIMINAR*
Rodrigo Damm x Antonio Carvalho
Stephen Thompson x Besam Yousef**
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Belfort apoia José Aldo e aproveita para dar conselho: 'Vende essa moto'

Lutador brasileiro se prepara para enfrentar Jon Jones dia 22 de setembro

Por SporTV.com Rio de Janeiro
100 comentários
Vitor Belfort UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Vitor Belfort deu conselho para o peso-pena José
Aldo (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)
A lesão no pé que tirou José Aldo da luta principal do UFC Rio III ainda repercute. Através de seu Twitter pessoal, Vitor Belfort expressou seu apoio ao campeão dos pesos-penas e aproveitou para aconselhar o compatriota a não andar mais de moto, já que um acidente sofrido no dia 1º de setembro, em Copacabana, causou o problema do lutador.
-  É importante vocês apoiarem o atleta lesionado porque ele é o maior prejudicado. Aqui vai meu abraço para meu amigo e campeão José Aldo. Agora, me faz um favor e vende essa moto. Pois nesse esporte, sair vivo de uma contusão é nascer de novo - postou.
Pouco depois, José Aldo agradeceu por meio do microblog.
- Obrigado, Vitor. Abraços - publicou.
Vitor Belfort está na fase final de sua preparação para enfrentar o campeão dos meio-pesados, Jon Jones. O duelo será no dia 22 de setembro, pelo UFC 152, em Toronto.
Além de José Aldo e Rampage Jackson, o UFC Rio III já teve uma outra baixa por lesão. Erik Koch teve de ser substituído por Frankie Edgar porque se machucou.
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL*
Frankie Edgar x adversário a ser divulgado**
Glover Teixeira x adversário a ser divulgado**
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR*
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi
* A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
** Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Thiago Tavares pede para enfrentar Donald Cerrone no UFC Rio III

Lutador catarinense se disponibiliza a anfrentar americano, após lesões de Rampage e José Aldo, em evento que acontecerá no dia 13 de outubro

Por SporTV.com Florianópolis
13 comentários
Com as lesões de Quinton "Rampagen Jackson, que enfrentaria o brasileiro Glover Teixeira, e de José Aldo, que faria a luta principal do evento contra o americano Frankie Edgar, o UFC Rio III teve compometida as suas duas principais lutas. Com os recentes problemas no card do evento, lutadores não param de se oferecer para fazer parte do UFC Rio III.
Thiago Tavares, lutador do UFC (Foto: Divulgação / UFC)Thiago Tavares quer enfrentar Cerrone no UFC Rio III (Foto: Divulgação / UFC)
Entre esses lutadores, o mais recente pedido foi do catarinense Thiago Tavares, que pediu para enfrentar o americano Donald "Cowboy" Cerrone, em sua conta no Twitter.
- Dana White, eu adoraria lutar no UFC Rio III. Eu posso lutar lá, contra quem vocês quiserem. O que você acha, Donald Cerrone? Seria um grande prazer - disse Tavares em sua conta no Twitter.
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Donald Cerrone já havia declarado que estaria disposto a participar de alguma das lutas que tiveram envolvidas com lesão. O americano se colocou á disposição do UFC para um possível confronto.
- Com quem você quer eu lute? Eu estou sempre pronto, Dana White. Agora Aldo está fora com uma lesão no pé. Evento e co-vento principais no mesmo dia! - disse Cerrone em sua página no Twitter.
Thiago Tavares tem 12 confontos no UFC, acumulando sete vitórias, quatro derrotas e um empate. O brasileiro vem de duas vitórias consecutivas, diante de Spencer Fisher e Sam Stout. Em toda sua carreira o barsileiro acumula 17 vitórias e somente quatro derrotas.
Donald Cerrone tem 19 vitórias e somente quatro derrotas na carreira. Quando chegou perto da disputa do cinturão dos pesos-leves do UFC, Cerrone foi derrotado na decisão unânime para Nate Diaz, que disputa o cinturão com o campeão da categoria, o americano Ben Henderson, no dia 8 de dezembro, em Seattle. Cerrone vem de duas vitórias consecutivas diante de Jeremy Stephens, na decisão unânime, e Melvin Guillard, em um nocaute incrível.

Bisping dispara contra Stann: 'Um erro estúpido dele e vou nocauteá-lo'

Lutador inglês também dispara contra o ex-treinador de Stann, o americano Greg Jackson, dizendo que seus lutadores parecem com as Tartarugas Ninjas

Por SporTV.com Orange County, EUA
8 comentários
Michael Bisping tem luta marcada para o dia 22 de setembro, no UFC 152, que acontecerá em Toronto, no Canadá. O lutador inglês, conhecido por ser um dos maiores provocadores do UFC, tem utilizado sua língua afiada contra tudo e contra todos. Apesar de garantir que respeita seu adversário, o americano Brian Stann, Bisping garante que não dará chances o oponente.
Michael Bisping UFC MMA (Foto: Divulgação/UFC)Michael Bisping garante que nocauteará Brian Stann no UFC 152 (Foto: Divulgação/UFC)
Quem também teve que ouvir críticas pelas recentes atitudes tomadas foi o ex-treinador de Stann, o americano Greg Jackson, que treina grandes lutadores como o campeão dos meio-pesados Jon Jones. Conhecido por ser um treinador que preza pela estratégia e companheirismo entre seus lutadores, Jackson teve de ouvir palavras duras de Bisping.
- Pelo que eu percebí, Stann não está mais treinando com Jackson. Mas quem se importa? Só porque Stann treinou com alguns caras presunçosos do Novo México que parecem as Tartarugas Ninjas, não significa que ele tem alguma introspecção mística em me bater. Escute, Greg Jackson tem um sorriso maroto no rosto quando suas estratégias vão bem, mas quando dão errado ele diz: "Bem, me culpem, pessoal. O lutador apenas seguiu as minhas ideias estúpidas" - disse Bisping ao site britãnico "ESPN".
Home de Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Admitindo que seu adversário tem qualidades, dentre elas uma mão pesada, Bisping também não poupou suas crtíticas ao americano. Garantindo não ter visto evolução no jogo de Stann, Bisping deixou claro que não teme seu oponente, e que pretende derrotá-lo o mais cedo possível.
- Brian Stann não é um lutador que pode seguir uma estratégia sofisticada. Digo isso com todo o respeito por um cara que é claramente um atleta poderoso, um cara determinado e que bate como um caminhão, mas Stann não é um lutador massivamente talentoso. Eu sei o que ele vai fazer. Ele vai lançar um chute na perna - como sempre faz - e tentar tirar minha cabeça com a mão direita. Stann pode fazer isso, mas eu tenho um bom queixo. Stann pode bater qualquer um na divisão com o seu poder. Mas isso não vai acontecer. Um erro estúpido do lado dele, eu vou triturar a bunda de Brian Stann como hambúrguer de carne nove vezes em 10. Eu não vi muita evolução em seu jogo. Ele é o mesmo cara, alguém que será sempre perigoso, mas não é um grande talento na categoria e nunca será - provocou Bisping.
Michael Bisping x Brian Stann, UFC (Foto: Reprodução / UFC)Michael Bisping e Brian Stann fazem ação promocional do UFC 152 (Foto: Reprodução / UFC)
Sabendo que Stann é um ex-fuzileiro da marinha americana, Bisping ridicularizou seu adversário ao dizer que o MMA não é igual a uma guerra. Segundo Bisping, seu oponente será nocauteado mais rapidamente do que pensa.
- Eu estava detonando no UFC, enquanto Stann estava descascando batatas, engraxando sapatos e sendo chamado de "verme" por alguns sargentos de rosto vermelho na marinha. Isso não é guerra, isso é MMA, e eu sou melhor nisso do que Brian Stann jamais será. Dia 22 de setembro, Brian Stann será nocauteado - e rapidamente. Ele não vai durar tanto quanto uma virgem na noite do baile - finalizou Bisping.

Minotauro está confirmado no UFC Rio III: adversário será Dave Herman

Lutador brasileiro vai atuar no card do evento no Rio de Janeiro, em 13 de outubro. Ele já garantiu estar 100% recuperado da fratura no braço direito

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
33 comentários
Rodrigo Minotauro vai mesmo estar no card do UFC Rio III, em 13 de outubro. O adversário do brasileiro será o americano Dave Herman, que tem 27 anos e é dono de um cartel de 21 vitórias e quatro derrotas. O SPORTV.COM apurou a informação nesta quarta-feira junto a fontes ligadas ao Ultimate. Mais cedo, a reportagem já havia antecipado que o lutador, assim como Anderson Silva, estava cotado para atuar no evento em solo verde-amarelo.
Montagem, Minotauro e Dave Herman (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Minotauro encara Dave Herman no UFC Rio III (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
- Agradeço a forca de todos vocês que pediram para eu fazer parte do card do UFC Rio III. Agora estamos dentro. O que vocês acham? Obrigado, Dana White - confirmou ele pelo Twitter algumas horas depois da publicação desta matéria.
Minotauro, de 36 anos, tem 33 vitórias, sete derrotas, um empate e um "no contest" (luta sem resultado) na carreira. Ele vem de uma derrota diante de Frank Mir no fim do ano passado, quando fraturou o braço direito devido a uma kimura aplicada pelo adversário.
Dave Herman, por sua vez, vem de duas derrotas por nocaute, para Stefan Struve e Roy Nelson. Nas três lutas que fez no Ultimate, venceu apenas a primeira, contra John-Olav Einemo.
A entrada de Minotauro no card se deu por conta das lesões de José Aldo, que enfrentaria Frankie Edgar na luta principal, e Rampage Jackson, que iria encarar Glover Teixeira no coevento principal. Ele chegou a pedir para lutar no evento quando o card estava na formação inicial, mas não havia obtido uma resposta positiva.
Em entrevista ao SPORTV.COM, Minotauro garantiu estar 100% recuperado da lesão no braço. Ele chegou a ser escalado para enfrentar o francês Cheick Kongo no UFC 149, em julho, mas pediu para ser retirado do card por ainda sentir dores no local. O peso-pesado revelou ainda que pretende lutar por mais três anos.
Anderson Silva no UFC Rio III?
De acordo com o empresário de Anderson Silva e Glover Teixeira, Jorge "Joinha" Guimarães, o Spider está cotado para enfrentar um lutador da categoria meio-pesado no evento principal no Rio, enquanto o segundo será mantido no card, mas ainda está sem oponente definido.

Leben volta de suspensão por doping para encarar Vemola no UFC 155

Americano participante do TUF 1 não luta desde 5 de novembro do ano passado, quando testou positivo para oxicodona e oximorfona

Por SporTV.com Rio de Janeiro
1 comentário
leben munoz (Foto: Divulgação/UFC)Leben (dir.) perdeu para Munoz em novembro
do ano passado (Foto: Divulgação/UFC)
Chris Leven já tem data e oponente definidos para o seu retorno ao octógono do UFC. Suspenso por ter sido flagrado em exame antidoping com substâncias proibidas no corpo, o participante do TUF 1 vai lutar no UFC 155, no dia 29 de dezembro, contra Karlos Vemola. A informação foi divulgada pelo site oficial do Ultimate.
No UFC 138, disputado em Birmingham (ING), Chris Leben foi finalizado por Mark Munoz com um mata-leão no dia 5 de novembro de 2011. Para piorar a situação, 15 dias depois foram anunciados os exames antidoping do evento. Leben foi flagrado com oxicodona e oximorfona e suspenso por um ano.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Na época, o americano reconheceu o erro e pediu desculpas pelo episódio.
- Gostaria de deixar claro que aceito inteiramente esta suspensão e peço desculpas por embaraçar o UFC, meus amigos e família, e o MMA. Estou aprendendo que sou meu próprio pior inimigo, às vezes. Eu não posso ter sucesso no octógono ou na vida me comportando desta maneira. Tenho que fazer algumas mudanças reais para o ano que vem e vou concentrar em obter a minha vida e carreira de volta aos trilhos. Mais uma vez, peço desculpas ao UFC e os fãs que me apoiaram desde a época do TUF (reality show do Ultimate).
O UFC 155 ainda tem poucas lutas anunciadas. Confira a programação:
UFC 155
29 de dezembro de 2012, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL*
Junior Cigano x Cain Velásquez**
Forrest Griffin x Chael Sonnen
Chris Weidman x Tim Boetsch
Gray Maynard x Joe Lauzon
Chris Leben x Karlos Vemola
CARD PRELIMINAR*
Matt Mitrione x Philip De Fries
*A ordem dos combates ainda não está definida oficialmente
**Os combates ainda não foram anunciados oficialmente

Minotauro nega mágoa com o UFC
e revela que deve parar em três anos

Lutador ainda lamenta não ter encarado Kongo no UFC 149: 'Eu me sinto culpado de não ter lutado em julho. Eu não consegui cumprir o compromisso'

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
9 comentários
Rodrigo Minotauro ainda tem um determinado caminho a percorrer antes de se aposentar. Aos 36 anos e dono de uma bela história no MMA, o peso-pesado não dá bola para as críticas de que já deveria estar parando de lutar e se diz, enfim, totalmente recuperado da fratura no braço direito, causada por uma kimura de Frank Mir no UFC 140 e que o fez desistir de enfrentar Cheick Kongo no UFC 149, ambos no Canadá. Em entrevista ao SPORTV.COM após um treino na Team Nogueira, ele revelou seus planos de seguir em atividade por mais três anos.
- Acho que luto por mais uns três anos ainda. Vamos lutar mais um pouco (risos). Quando chegar a época em que eu não conseguir mais treinar bem com esses caras que falei (da Team Nogueira), aí é a hora de parar.
Minotauro, Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Minotauro entre seus treinadores de boxe, Edelson (à esq.) e Erivan (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O lutador usou o fato de Dana White ter visto de perto a fratura para justificar que não acredita que o patrão tenha ficado chateado por ele ter aceitado o duelo contra Kongo e depois desistido, uma vez que ainda sentia dores no local. Mesmo assim, ele ainda lamenta ter se retirado do card:
- Eu até me sinto culpado de não ter lutado em julho (contra Cheick Kongo). Eu não consegui cumprir o compromisso. Quis lutar, mas poderia quebrar meu braço. O Kongo chuta muito a perna esquerda, então poderia me machucar, e eu sofreria um dano irreversível na minha carreira. Eu me senti mal e queria ter lutado no UFC Rio para dar a volta por cima. Mas no ano que vem vão ter acho que dois ou três eventos no Brasil, não vai faltar oportunidade.
Minotauro também mostrou seu lado comentarista e analisou os últimos casos envolvendo brasileiros no UFC. Ele concorda com a postura de Anderson Silva de lutar somente quando quiser, por exemplo, e acredita que Vitor Belfort tem uma chance considerável de vencer Jon Jones no UFC 152, em 22 de setembro. A seguir, leia a entrevista completa:
SPORTV.COM: Como está o braço? Está 100%?
RODRIGO MINOTAURO:
Está 100%. Não sinto mais dor, está bom. Um dia, na semana passada, senti dores no tríceps, mas é que a musculatura está voltando. É mais dor muscular. Não tinha muito essa musculatura, e estou puxando mais. Mas estou treinando bem, praticamente nos meus 100% de treino. Não estou com receio do braço. Antes eu ficava sempre protegendo o braço. Agora estou pegando mais forte. Foi o tempo certo que eu precisava. Fisicamente ainda não estou 100% porque não comecei um camp, mas fico rapidinho.
Está pesando quanto?
Estou pesando uns 112kg (Minotauro costuma lutar com 108kg).
Eles (UFC) priorizaram outras lutas e acharam que a minha não era prioridade para o orçamento que tinham planejado (para o UFC Rio III)"
Rodrigo Minotauro
Você se ofereceu para lutar no UFC Rio III, mas ficou fora do card. Como foi isso?
Quando se faz um evento, o pessoal prioriza algumas lutas e tem um orçamento definido. Eles priorizaram outras lutas e acharam que a minha não era prioridade para o orçamento que tinham planejado. Normalmente quando luto contra alguém, esse alguém é caro. Eu me pus à disposição, mas não recebi uma resposta do Dana White e da organização. Adoro lutar no Brasil, é um estímulo, a gente não precisa viajar, é em casa.
Você ficou chateado?
Não. Eu até me sinto culpado de não ter lutado em julho (contra Cheick Kongo). Eu não consegui cumprir o compromisso. Quis lutar, mas poderia quebrar meu braço. O Kongo chuta muito a perna esquerda, então poderia me machucar, e eu sofreria um dano irreversível na minha carreira. Eu me senti mal e queria ter lutado no UFC Rio para dar a volta por cima. Mas no ano que vem vão ter acho que dois ou três eventos no Brasil, não vai faltar oportunidade.
Minotauro, Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)O peso-pesado faz um trabalho de força nos braços (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
E você acha que o Dana White ficou chateado por você ter deixado o evento?
Não sei. O Dana White veio comigo no avião (após a luta contra Frank Mir no UFC 140) e viu a gravidade da lesão (fratura no braço direito). Ele segurava meu braço, colocava na minha perna, me ajudava a me levantar no avião para eu ir ao banheiro. Foi um problema grave, ele viu que o negócio era sério. Eu aceitei a luta porque senti que dava. Mas o treinamento de MMA é porrada todo dia. Comecei a treinar com atletas que estavam fazendo exatamente o que faz o Cheick Kongo: chutar com a perna da frente. E à medida que fui tomando todos aqueles chutes no braço direito... Aí fui treinar com o Dennis (A Máquina), aqui da Team Nogueira, ele me deu um chute no braço, eu esgrimei e enrolei o braço por cima. Quando ele puxou para cima, deu uma torção no meu braço, e a gente parou na hora. Ali eu senti. Depois já doía só de eu pegar a sacola para ir treinar. Eu não iria lutar machucado.Tentei treinar mais uma semana, mas não deu. Falei para o Joinha (seu empresário, Jorge Guimarães) ligar para o homem (Dana White) e dizer que não daria, e ele falava: "Tenta mais uns dias. Vamos tentar". Mas eu abaixava para pegar alguma coisa e já doía. Não tinha como.
E o que sentiu quando assistiu àquela luta entre o Kongo e o Shawn Jordan, que foi horrível?
Foi uma luta tecnicamente fraca, né? Acho que poderia ter feito uma luta melhor do que eles dois. Mas é o casamento da luta também, né? O outro cara (Jordan) é do wrestling, e o Kongo quis jogar wrestling x wrestling e não foi para a luta dele. Poderia ter ido para a trocação e tentado o nocaute, mas preferiu entrar no jogo do cara. Deve ter sentido a mão do cara e mudou a estratégia.
Minotauro, Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Mais boxe (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
Espera voltar a lutar quando?
Não tenho ideia. Estou pronto. Se me falarem amanhã que vai ter uma luta, só vou pedir um tempo antes para treinar, umas seis ou sete semanas. Se me ligarem agora eu estou disposto, não penso duas vezes em aceitar.
Contra quem você gostaria de lutar?
Eu lutaria contra o Alistair Overeem, contra o Brock Lesnar (está aposentado)... São os caras que mais chamam a atenção. Contra o Roy Nelson... São os caras mais duros.
Como você enxerga hoje a categoria peso-pesado? O Cigano vai dominar por muito tempo?
Acho que o Cigano é rápido, está focado e com bom nível de wrestling e de chão. Ele é melhor striker (que luta em pé, na trocação) da categoria. É focado e consegue manter aquele ritmo de treino muito forte.
Fora o Cain Velásquez, ele tem que se preocupar com mais alguém para um futuro próximo?
O Alistair Overeem é um cara duro. Realmente ele e o Velásquez são os nomes mais fortes. Não vejo outro. Do Alistair, o Cigano ganha bem.
E em relação a essa luta contra o Velásquez?
O que eu acho é que eles deveriam fazer Velásquez x Overeem para decidir o rival do Cigano. Mas eles não fazem isso porque queima um candidato. Contra o Cigano, o Velásquez vai tentar colocar para baixo. É um cara duro e tem um ritmo muito bom, mas o Cigano sabe pará-lo.
Você foi crítico do Sonnen por ele viver provocando o Anderson Silva. O que achou do Overeem provocando o Cigano?
É a maneira que ele tem para se promover. Quis chamar a atenção. É um cara duro, top 3 ali da categoria, e quer chamar a atenção. Mas não seria uma luta boa para ele. O Cigano está mais sólido. O Sonnen chegou a ser mais pessoal o negócio.
O Anderson está imbatível e tem que ser respeitado. Pode se resguardar e lutar no momento em que ele quiser"
Sobre a postura recente do amigo Spider
O que achou do Anderson ter recusado enfrentar o Chris Weidman? Ele quer voltar a lutar só em 2013, e contra o Georges St-Pierre...
Acho que ele está certo. Ele está em uma posição em que o desafiante tem que fazer lutas mais duras. O Weidman é um cara superduro, mas ainda é um garoto novo para pegar a promoção de uma luta contra o Anderson Silva. O Anderson está imbatível e tem que ser respeitado. Pode se resguardar e lutar no momento em que ele quiser.
Como imagina que será esse Spider x St-Pierre?
Acho que o Anderson tem vantagem pela distância. O St-Pierre é muito bom de wrestling, só que para um pouco a luta. O Anderson leva vantagem por ser maior. E ele teria que descer de peso.
A luta deve ser em um peso casado de aproximadamente 80kg. O Anderson consegue bater essa marca, já que ele costuma pesar mais de 100kg quando não está em período de treinos?
Consegue. Ele está andando agora com 92kg. Já chamou o nutricionista dele exatamente para não passar desses 92kg. Não sei se é se preparando para a luta (risos), mas ele não quer passar desse peso.
Você está há muitos anos no topo. Chega uma hora que a rotina cansa?
Não, eu gosto desse ambiente. A gente tem muitas funções na academia também, para manter o local. O treino é a parte mais prazerosa. Amo estar aqui, amo estar nesse ambiente, amo ver os atletas da academia ganhando as lutas. Isso para mim é uma gasolina. Acho que durei tanto tempo porque peguei carona nesses caras (risos).
Minotauro, Team Nogueira (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Minotauro sorri durante entrevista ao SPORTV.COM (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)
O Anderson Silva e o Vitor Belfort disseram que vão lutar por mais alguns anos ainda. E o Minotauro?
Acho que luto por mais uns três anos ainda. Vamos lutar mais um pouco (risos). Quando chegar a época em que eu não conseguir mais treinar bem com esses caras que falei, aí é a hora de parar.
O que você espera para Jon Jones x Vitor Belfort?
É uma ótima luta. O Vitor não tem nada a perder e pode surpreender, tem a mão pesada. O Jon Jones, por outro lado, é um cara mais forte. Já treinei chão com ele uma vez em Las Vegas, e ele é muito forte. É um cara grande, inteligente, ótimo wrestler. Mas o Vitor só tem a lucrar com essa luta e pode surpreender.
E Anderson Silva x Jon Jones? Acha que um dia pode acontecer?
Não sei. O Jon Jones é muito grande, quase um peso-pesado, então pela diferença de peso não seria uma luta vantajosa para o Anderson. Mas o Anderson teria condições totais de lutar contra ele. Se tem alguém que pode lutar contra o Jon Jones no meio-pesado, é o Anderson Silva.

Wanderlei Silva confirma rumores de luta no UFC Rio III: 'Existe e é forte'

'Cachorro Louco' torce para que Chael Sonnen possa ser seu oponente

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
65 comentários
Wanderlei Silva na pesagem do UFC (Foto: Washington Alves / inovafoto)Wanderlei Silva confirma possibilidade de enfrentar
Sonnen (Foto: Washington Alves / inovafoto)
Após as lesões de José Aldo e Rampage Jackson, o UFC Rio III ficou desmantelado, sem evento e coevento principal para o show. Já recuperado de sua derrota para Rich Franklin, em junho, no UFC BH, Wanderlei Silva já aparece como um dos possíveis substitutos para o card carioca. Sem querer dar nenhuma confirmação, o ''Cachorro Louco'' deixou que o rumor existe e enxerga a chance com bons olhos.
- O rumor existe e é forte. Mas não posso falar e ainda não tem nada confirmado. Estou esperando para saber o que realmente vai acontecer. Para mim seria um imenso prazer, lutar no Rio é um sonho. O público é demais - disse Wand.
Wanderlei Silva também falou sobre a possibilidade de enfrentar o falastrão Chael Sonnen, que já o provocou em algumas ocasiões, e mostrou empolgação.
- Acho que seria a luta perfeita, que todos gostariam de ver. Tornaria o show bem interessante - completou.
Procurado pelo SPORTV.COM, o treinador de Chael Sonnen, Scott McQuary, afirmou que, até a noite da última terça-feira, americano ainda não havia sido procurado pelo Ultimate.
Além de Rampage e Aldo, o UFC 153 já teve uma outra baixa por lesão. Erik Koch teve de ser substituído por Frankie Edgar porque se machucou. A terceira edição carioca do Ultimate também perdeu Vitor Belfort x Alan Belcher, já que o brasileiro ganhou a oportunidade de disputar o cinturão meio-pesado contra Jon Jones, no próximo dia 22 de setembro, no UFC 152.
UFC 153
13 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL*
Frankie Edgar x adversário a ser divulgado
Glover Teixeira x adversário a ser divulgado
Jon Fitch x Erick Silva
Wagner Caldeirão x Phil Davis
Demian Maia x Rick Story
CARD PRELIMINAR*
Rony Jason x Sam Sicilia
Gabriel Napão x Gerônimo Mondragon
Gleison Tibau x Francisco Massaranduba
Diego Brandão x Joey Gambino
Serginho Moraes x Renée Forte
Luiz "Banha" Cane x Chris Camozzi
Cristiano Marcello x Reza Madadi

Proprietário do Dallas Cowboys dá OK para Spider x GSP no seu estádio

Jerry Jones, dono da equipe de futebol americano e operador do Cowboys Stadium, diz que seria um 'sonho' ter superluta do UFC no local

Por SporTV.com Arlington, EUA
4 comentários
Jerry Jones, proprietário do Dallas Cowboys da NFL (Foto: Getty Images)Jerry Jones, proprietário do Dallas Cowboys e
operador do Cowboys Stadium (Foto: Getty Images)
O presidente do UFC, Dana White, declarou na última semana que pretende realizar a superluta entre Anderson Silva e Georges St-Pierre no Cowboys Stadium, estádio de futebol americano do Dallas Cowboys. O evento recebeu um apoiador importante nesta quarta-feira: Jerry Jones, proprietário da equipe, responsável pela operação do edifício.
Jones já realizou diversos eventos de outros esportes no estádio, como o Jogo das Estrelas da NBA em 2010, que quebrou o recorde mundial de público em uma partida de basquete, com 108.713 pessoas. Em seu programa na rádio KRLD-FM 105.3, em Dallas, o empresário afirmou que quer a superluta entre Spider e GSP na arena.
- Queremos ter o grande evento. Esse é um objetivo e um sonho meu, ter os maiores eventos esportivos que pudermos no Cowboys Stadium. Posso garantir a vocês que estou no plano de incentivos para colocá-los lá - disse Jerry Jones.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do MMA
O duelo entre Anderson e St-Pierre ainda é, por ora, apenas uma intenção do Ultimate e do brasileiro. Sem lutar desde abril de 2011, o canadense está em recuperação de uma cirurgia no joelho e deve enfrentar o americano Carlos Condit em 17 de novembro, no UFC 154, pela unificação dos cinturões do peso-meio-médio. Se vencer, segundo White, provavelmente vai enfrentar Spider, campeão dos pesos-médios, no Cowboys Stadium.
Brasil x México Cowboys Stadium (Foto: Márcio Iannaca / Globoesporte.com)Cowboys Stadium já recebeu jogo de futebol entre Brasil e México (Foto: Márcio Iannaca/Globoesporte.com)