sexta-feira, 19 de setembro de 2014

"Gordinhos" Mark Hunt e Roy Nelson somam 238kg em pesagem no Japão

Duelo é o principal do UFC em Tóquio, que começa a 1h20 deste sábado

Por Tóquio, Japão
Provavelmente os lutadores com a pior forma física do UFC, Mark Hunt e Roy Nelson se mostraram "gordinhos" mais uma vez na pesagem oficial do card em Tóquio, na madrugada desta sexta-feira (tarde no Japão). Enquanto o americano marcou aproximadamente 118kg em cima da balança, o neozelandês ficou ainda mais perto do limite da categoria peso-pesado (120,6kg em lutas onde não há disputa de cinturão) e bateu 120kg. Os dois, que fizeram uma encarada tranquila, vão se enfrentar no duelo principal do evento.
Mark Hunt e Roy Nelson se encaram (Foto: Reprodução)Mark Hunt e Roy Nelson se encaram em Tóquio (Foto: Reprodução)
O "UFC: Hunt x Nelson" será realizado na madrugada de sexta para sábado e terá transmissão do Combate a partir de 1h20. O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real.
A pesagem, no mais, ocorreu sem qualquer problema, e todos os atletas bateram os pesos de suas respectivas categorias. Na segunda luta principal do card, por exemplo, o americano Myles Jury bateu 70,8kg, no limite dos leves, enquanto o japonês Takanori Gomi pesou 70,3kg.
Já o destaque de figurino ficou por conta da estreante Rin Nakai. A "baixinha" japonesa entrou com uma roupa no melhor estilo samurai sexy e por pouco não subiu na balança de salto alto - ela foi avisada de que deveria tirá-los no momento em que estava subindo. Sua adversária, Miesha Tate, deu o tradicional beijo no bíceps direito para os flashes.
Miesha Tate e Rin Nakai se encaram (Foto: Reprodução)Miesha Tate e Rin Nakai sob os olhares do matchmaker Sean Shelby (Foto: Reprodução)
UFC: Hunt x Nelson
20 de setembro de 2014, em Saitama (JAP)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Mark Hunt x Roy Nelson
Peso-leve: Myles Jury x Takanori Gomi
Peso-médio: Yoshihiro Akiyama x Amir Sadollah
Peso-galo: Miesha Tate x Rin Nakai
Peso-meio-médio: Kiichi Kunimoto x Richard Walsh
Peso-mosca: Kyoji Horiguchi x Jon Delos Reyes
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Masenori Kanehara
Peso-pena: Katsunori Kikuno x Sam Sicilia
Peso-meio-médio: Hyun Gyu Lim x Takenori Sato
Peso-galo: Michinori Tanaka x Kyung Ho Kang
Peso-leve: Kazuki Tokudome x Johnny Case
Peso-pena: Maximo Blanco x Dan Hooker

Nurmagomedov diz que vai voltar a
"treinar com urso" caso lute pelo título

Atleta russo também voltou a atacar o campeão Anthony Pettis: “Não é
lutador profissional, é um playboy que só vive de festa”, disparou

Por Las Vegas, EUA
Atual segundo colocado no ranking peso-leve do UFC,  Khabib Nurmagomedov está focado em garantir a sua chance ao cinturão da divisão. Invicto há 22 lutas na carreira e há seis no Ultimate, o russo, que foi duas vezes campeão mundial de sambô, garantiu que vai voltar a treinar com um urso, caso seja escolhido como o próximo desafiante ao título de Anthony Pettis. Para quem não se lembra, Khabib aparece ainda criança em um vídeo que circula na internet fazendo uma sessão de sparring com um filhote do animal. O lutador relembrou o episódio nesta quinta-feira, ao receber de presente da equipe do Combate e do Combate.com um urso de pelúcia gigante. Sorridente e surpreso, ele até “ensaiou" algumas quedas com o brinquedo e disse ter saudade de seu "parceiro de treinos":
- Uma vez eu estava treinando wrestling com outras crianças no Cáucaso e o meu pai me chamou e disse: “Vamos treinar”.  Quando eu cheguei em casa, vi o urso. Meu pai, então, me mandou treinar wrestling com ele (risos). Foi assim que aconteceu… Mas se o UFC me der a chance de disputar o título dos pesos-leves, eu vou voltar a treinar com o urso, meu sparring número um e favorito - prometeu o atleta.

Khabib, que está passando uma temporada em Las Vegas para se recuperar de uma cirurgia no joelho, espera que Pettis vença o duelo contra Gilbert Melendez, marcado para o dia 06 de dezembro na co-luta principal do UFC 181. O peso-leve também voltou a criticar o campeão, reafirmando que merece ser o próximo da fila pelo cinturão:
Montagem Khabib Nurmagomedov urso mma (Foto: Editoria de Arte)Usando um sparring "menos agressivo", Nurmagomedov relembra seu exótico treinamento (Foto: Editoria de Arte)

 Eu não conheço o Anthony Pettis, mas o sigo no Instagram e ele não é um lutador profissional. Pettis é um playboy que só vive de balada. A minha vida toda eu treinei duro, já treinei nas montanhas, já treinei com um urso (risos) e a minha vida toda sempre treinei muito duro. Veja meu recorde: 6 a 0 no UFC. O recorde do Pettis é de 4 vitórias e uma derrota. Ele perdeu a sua estreia no UFC e nunca enfrentou um oponente bom de wrestling. Jeremy Stephens, Benson Henderson, Donald Cerrone, todos esses caras que ele venceu são bons em pé. Eu acho que o meu wrestling e a minha agressividade são muito ruins para ele e não acho que ele queira realmente essa luta.
Nurmagomedov ainda falou sobre os treinos na equipe de Cain Velásquez e Daniel Cormier - a  AKA (American Kickboxing Academy) - em San Jose, na Califórnia. Durante a entrevista, o atleta russo também declarou sua paixão pelo futebol brasileiro e a admiração pelo trabalho de Renan Barão, a quem considera o melhor lutador de MMA do Brasil.
Confira a entrevista na íntegra, dividia por tópicos:
Temporada em Las Vegas
"Faz três semanas que estou em Las Vegas . Eu machuquei meu joelho e, depois da cirurgia que foi feita no Daguestão, acabei vindo para cá para me tratar. O UFC, o Lorenzo Fertitta e o Dana White me deram todo o apoio possível, pagaram o meu apartamento e a minha recuperação e eu estou morando aqui em Vegas agora. Devo ficar por aqui de três a quatro meses”
Retorno ao octógono e treinos na AKA
"Eu estou treinando todos os dias, mas não posso treinar wrestling ou fazer sparring. No entanto, acho que estarei pronto em três ou quatro meses. Talvez em dezembro eu já possa voltar a treinar essa parte. Também devo iniciar o meu camp no Daguestão, faltando cinco semanas para a minha próxima luta. Vou treinar com o meu pai, que é meu treinador principal e, depois, eu devo ir para San Jose, na Califórnia, treinar na AKA.  Eu sinto falta de treinar lá. Javier Mendez é um treinador muito bom, me ajudou a me preparar para as minhas últimas cinco lutas no UFC. Ele tem um time muito bom. Eu amo treinar lá"
Luta pelo cinturão
"Eu acho que, depois do Melendez, sou o desafiante número um. Eu sei disso. O Melendez tem um recorde no UFC de uma vitória e uma derrota. Cerrone já perdeu várias vezes, o Ben Henderson também, eu já venci o Rafael dos Anjos, o Eddie Alvarez ainda nem lutou. Eu acho que mereço a chance ao título e, depois do Melendez, no ano que vem, assim que eu me recuperar, acredito que serei o próximo ao título. Quero lutar pelo cinturão, pois tenho um cartel de 22 vitórias e nenhuma derrota, só no UFC venci seis lutas e não perdi nenhuma. Já derrotei muitos caras duros no Ultimate. Se o UFC me der essa chance, eu vou ficar muito feliz. Depois da luta, vou levar o cinturão para casa. É o meu sonho”
Quem vence: Pettis ou Melendez?
"Eu acho que é 50% de chance para cada lado, mas eu quero que o Pettis vença. Eu quero que a minha luta seja contra o Pettis”.
O que acha de Anthony Pettis?
"Eu não conheço o Anthony Pettis. Eu o sigo no Instagram e ele não é um lutador profissional. Pettis é um playboy que só vive de balada. A minha vida toda eu treinei duro, já treinei nas montanhas, já treinei com um urso (risos) e a minha vida toda sempre treinei muito duro. Veja meu recorde: 6 a 0 no UFC. O recorde do Pettis é quatro vitórias e uma derrota. Ele perdeu a sua estreia no UFC e nunca enfrentou um oponente bom de wrestling. Jeremy Stephens, Benson Henderson, Donald Cerrone, todos esses caras que ele venceu são bons em pé. Eu acho que o meu wrestling e a minha agressividade são muito ruins para ele e não acho que ele queira realmente essa luta”
Porque merece a chance ao título:
"O meu estilo não é só wrestling. Sou um cara agressivo, tenho um soco pesado, gosto de ditar o ritmo e misturo sambô e judô. Eu venci duas vezes o campeonato mundial de combate de sambô. Acredito que misturo tudo muito bem. O meu pai é um excelente treinador e me treinou a vida toda. O meu estilo é o mesmo do meu pai. Todo mundo acha que só tenho wrestling, mas não. A primeira coisa que você tem que ter é o jogo mental, depois disso vem o wrestling, a trocação… Rafael dos Anjos é um cara muito duro, vocês já viram ele lutando e eu consegui vencê-lo 100%. Rafael venceu Donald Cerrone e destruiu Ben Henderson. Então, depois do Melendez, eu sou o próximo desafiante”
urso Nurmagomedov mma ufc (Foto: Reprodução )O russo e um de seus companheiros de treino (Foto: Reprodução )


E se o UFC pedir mais uma luta?
“Se o UFC disser que sou o próximo da fila, eu vou esperar. Mas é o meu trabalho, eu sou um lutador. Se o UFC disser que eu preciso de mais um duelo, não tem problema, eu vou lutar. Aí, depois de eu vencer a próxima luta, serei o desafiante ao título com 200% de certeza. Talvez ano que vem eu lute pelo cinturão, vamos ver…”
Sobre o fato de estar sem lutar desde abril:
"Eu treino muito duro. Sei que não é bom para um lutador ficar parado por muito tempo, mas eu tenho seis lutas no UFC e todo dia eu faço muitos sparrings duros, faço verdadeiras lutas na academia. Acho que não é ruim para mim. Todo mundo sabe que tenho 22 vitórias e nenhuma derrota… Por favor, UFC, eu mereço, quero a minha chance ao título (risos)”
Jiu-jítsu ou sambô?
"As pessoas falam que eu não respeito jiu-jítsu e não é verdade. Eu respeito sim, conheço muitos caras bons de jiu-jítsu e eu respeito o esporte, mas acho que o estilo combate sambô é melhor do que jiu-jítsu. É o que eu acredito. Os brasileiros acham que eu não respeito o esporte por conta das minhas camisetas, não é verdade. Eu respeito sim. A camiseta “Se sambô fosse fácil se chamaria jiu-jítsu”, que eu usei na pesagem da luta contra o Thiago Tavares, foi uma brincadeira. O meu estilo é combate sambô com wrestling. Um cara é melhor na trocação, outro na luta agarrada, outro no wrestling, não tem problema... No Brasil, depois que eu usei aquela camiseta, passei a receber várias mensagens pelo Facebook com ameaças. Eles escreviam: “Vocês russos são malucos. Amanhã vamos te matar”. Não eram mensagens legais. Eu sei que era coisa de internet, mas foi muito maluco. Eu sou um homem de verdade, sou um lutador, treino todo dia e as minhas camisetas são apenas negócios"
Paixão por futebol:
"Eu amo o Brasil. Amo os jogadores brasileiros. Meu jogador favorito é o Ronaldo. A lenda Roberto Carlos joga em um clube da minha cidade. Eu amo o futebol brasileiro, sei jogar, mas agora o meu joelho não está bom para tentar fazer isso”
Fã de Renan Barão:
"Eu gosto de Gleison Tibau, ele é um monstro. Também gosto do Thiago Tavares, do Rafael dos Anjos, mas o meu lutador brasileiro favorito é Renan Barão. Ele perdeu a última luta, mas é um bom lutador. Renan Barão é o número um para mim entre os brasileiros que lutam MMA”
Wrestling no Brasil:
"Os lutadores brasileiros têm um problema: no Brasil a luta livre não é boa. Eles têm um excelente jiu-jítsu, mas quando os lutadores de jiu-jítsu vão para o MMA, eles não têm boas quedas, não conseguem desenvolver boas defesas de quedas e têm dificuldades para evoluir sua trocação. Eu acho que o Brasil precisa de mais luta livre. Eu moro no Daguestão e a minha cidade tem sete medalhistas de ouro olímpicos nessa modalidade. É muito fácil encontrar bons sparrings. Moro na capital do Daguestão, Makhachkala,  lá há montanhas, mar, academias muito boas de muay thai, de wrestling, de luta agarrada. Eu treino contra caras muito duros. A cidade tem cinco ou seis caras no UFC e eu acho que, em dois ou três anos, o Ultimate vai ter de 23 a 24 lutadores só do Daguestão. O UFC é muito popular por lá, o MMA é o esporte número um. Em cinco ou seis anos, teremos dois ou três campeões do Daguestão no Ultimate. Todo mundo que hoje luta na organização ou é da Tchetchênia ou do Daguestão. Nós temos um cara que é de San Petersburgo e outro que é da Bielorussia, o Andrei Arlovski. Todo o resto é do Cáucaso, onde o MMA é muito popular. Todo mundo por lá treina artes marciais e sonha em lutar dentro do octógono. Teremos pelo menos dois ou três campeões da região no UFC em cinco anos. O primeiro, talvez, já ano que vem. Quem sabe não me torne campeão em 2015…”
Aulas de inglês e trabalho com imagem:
"Eu estou treinando o meu inglês com o meu empresário e amigo Ali Abdelaziz. Ele me ajuda muito. Eu sei que agora que sou o desafiante número um, preciso aprender a falar inglês. Pratico todos os dias, faz parte".

UFC suspende Anthony Johnson
por uso de violência doméstica

Lutador está sendo acusado de ameaçar a mãe de seus dois filhos. Durante seu depoimento à polícia, ela disse que ele a nocauteou em 2012

Por Las Vegas

Ads by s(?)Hide ads
Anthony Johnson lutador do UFC (Foto: Getty Images)Anthony Johnson está suspenso do UFC
(Foto: Getty Images)
O UFC divulgou nota oficial nesta sexta-feira informando que o peso-meio-pesado Anthony Johnson está suspenso por tempo indeterminado por motivos de violência doméstica. Segundo o site “Bloody Elbow”, a mãe dos dois filhos do atleta prestou queixa à polícia alegando ter recebido ameaças. Ela também afirmou que, em 2012, Johnson a nocauteou com socos no rosto, arrancando dois de seus dentes.
“Nós estamos cientes da situação envolvendo Anthony Johnson. Como resultado, estamos suspendendo-o indefinidamente. Estamos usando um escritório de advocacia terceirizado para conduzir uma investigação formal e, assim que tivermos mais informações, vamos determinar se ainda é necessário mais alguma ação”, diz o comunicado oficial.
De acordo com o relatório conseguido pelo site “Bloody Elbow”, além do episódio em que bateu na ex-companheira, Johnson teria se envolvido em outras brigas com a mãe de seus filhos. Em apenas uma dessas confusões ela procurou a polícia. O relatório afirma que ela ainda recebe mensagens de texto com ameaças de agressão. A ex-companheira de Johnson garante que as mensagens não são do lutador, mas de amigos ligados a ele.
O nome de ex-mulher de Johnson não aparece no relatório, mas ela foi aconselhada a procurar a justiça para que o lutador não pudesse chegar perto dela através de uma medida protetiva. A suposta vítima diz que o episódio de violência aconteceu em seu trabalho, um loja de suplementos, e que o vídeo das câmeras de segurança estão em sua pose. Na época, ela teria sido convencida por Johnson a não prestar queixa.
Em 2009, Anthony Johnson foi preso por uma briga com outra mulher, também acusado de violência doméstica, ameaças de morte e destruição de um telefone celular para evitar o relato de um crime. Ele foi condenado a três anos de liberdade condicional e uma multa, além de serviço comunitário.
Anthony Johnson luta contra Rogério Minotouro no UFC (Foto: Getty Images)
Na época, a vítima disse que Johnson teria a empurrado, segurado por suas axilas e a jogado no chão. Depois, deu uma chave de braço e a arrastou até um lance de escadas. O advogado do lutador disse que ela estaria com ciúmes e teria batido em Johnson primeiro.
- Anthony nega categoricamente todas as acusações e aguarda sua data de corte para estabelecer a verdade e as mentiras - disse o advogado Frank Smith à época.
Volta triunfal ao UFC
Em março de 2012, Anthony Johnson encarou Vitor Belfort, no Brasil, em duelo recheado de polêmicas. O lutador não bateu o peso, ficando muito acima dos 84kg, mas o brasileiro aceitou o duelo e venceu por finalização. Após o combate, Johnson foi demitido pelo UFC, e emendou uma sequência de seis vitórias no TFC, XFL e no WSOF, sendo recontratado pela franquia para lutar no peso até 93kg.
De volta, venceu por decisão unânime Phil Davis e depois nocauteou sem dó o brasileiro Minotouro, com 44 segundos de luta. Ele tem um cartel de 18 vitórias e quatro derrotas. Nas últimas semanas, seu nome foi ligado ao do sueco Alexander Gustafsson.

UFC demite Thiago Silva após
publicação de vídeo de sua ex-esposa

No Facebook, Thaysa diz que divulgou material para provar que não mentiu.

Por Las Vegas
Depois que Thaysa Kamiji, ex-esposa de Thiago Silva, tornou público dois vídeos em que o lutador aparece supostamente sob efeito de drogas e portando uma arma, o UFC emitiu um comunicado oficial em seu site informando que o atleta está demitido. Os vídeos foram divulgados em primeira mão pelo site do “Jornal Extra”.
Thiago Silva foi demitido de seu contrato com o UFC no dia 07 de fevereiro devido à sua prisão pela polícia da Flórida. As queixas contra ele foram retiradas posteriormente pelos oficiais e Silva foi recontratado pelo UFC este mês. Baseado na nova informação recebida hoje em vídeo e áudio, Silva teve seu contrato terminado”, diz o comunicado.
Thiago Silva, do UFC, visita Porto Velho (RO) (Foto: Hugo Crippa)Thiago Silva foi novamente demitido do UFC (Foto: Hugo Crippa)
Thiago havia sido preso em fevereiro após aparecer armado em uma academia de Fort Lauderdale e ameaçar a sua ex-esposa de morte. Ele chegou a pagar fiança e passou a responder às acusações em liberdade desde o dia 07 de março. No início do mês, no entanto, as acusações foram retiradas por Thaysa, que se mudou para Abu Dhabi.
Em sua conta no Facebook, a lutadora de jiu-jítsu respondeu aos comentários de amigos que a questionaram sobre a divulgação dos vídeos na data de hoje. Em um deles, ela diz que publicou os vídeos para provar que não estava mentindo.

Wanderlei Silva anuncia aposentadoria e declara guerra ao Ultimate

Lutador publica vídeo dizendo que perdeu a vontade de lutar pela falta de respeito do UFC com os lutadores: "Jogaram meus fãs contra mim"


Wanderlei Silva anunciou na noite desta sexta-feira o fim da sua carreira como lutador. O ex-campeão do Pride detonou o Ultimate através de um vídeo divulgado em suas redes sociais, prometeu denunciar todas as atitudes erradas que souber sobre a organização e que ninguém irá lhe calar. Apesar de o vídeo começar com a mensagem: "Isto não é um adeus", o próprio Cachorro Louco afirmou que perdeu a vontade de entrar no octógono e que pretende ser um representante dos atletas que, segundo ele, recebem apenas migalhas do UFC.
- Vocês não respeitam a gente como lutador, como nada. Jogam o público contra a gente. A única coisa que temos, que nos levanta, que nos suporta, é o público. E acaba que vocês, com suas declarações infames ao nosso respeito, jogam o público contra nós. O que nos sobra? Acabar a carreira, tomar um chute na bunda, ser escrachado pela mídia e ter os fãs contra. Vou viver do que? É por isso, com muito pesar no meu coração, que hoje é um dia triste para mim. Por que? Porque infelizmente essa organização me tirou a vontade de lutar. Não consigo mais fazer isso, ser tratado dessa maneira por vocês. E hoje, com muito pesar, vim aqui decretar minha retirada dos ringues. A partir de hoje, Wanderlei Silva não luta mais. Porque não tenho um palco digno, onde o atleta seja respeitado. Em virtude disso, para mim deu. Começaram a jogar meus fãs contra mim, que me acompanham há 20 anos, muito antes desse evento existir, quando eu lutava na mão seca no Brasil. Ajudei a fazer esse esporte. Com meu sangue, com meu suor. Agora vem um bando de almofadinhas querer dizer o que a gente é ou não é? Estão muito enganados. Agora estou aqui, vou mostrar tudo que fazem de errado com nosso esporte. Carregamos esse evento nas costas, entramos lá, tomamos soco na cara. O mínimo que vocês têm que fazer é nos respeitar. O Silva está se levantando agora! Eu estava triste, chateado com tudo isso, mas os lutadores precisam de voz, de alguém que fale a verdade e eu estou aqui para falar a verdade. O que fizerem de errado eu vou falar e vocês não vão me calar!
Wanderlei Silva anunciou sua aposentadoria em vídeo (Foto: Reprodução)
Confira a trajetória de Wanderlei Silva:
Wanderlei Silva, ou "Wand", nasceu em 3 de julho de 1976, em Curitiba, e começou nas artes marciais com 13 anos de idade. Vindo de família humilde, o garoto se inscreveu na academia Chute Boxe, que ficava no caminho de sua casa, e, sem dinheiro para pagar, logo recebeu bolsa para praticar muay thai e competir. Logo em sua primeira competição, um campeonato brasileiro em Nova Friburgo, conseguiu o nocaute mais rápido do torneio, segundo seu amigo e treinador Rafael Cordeiro. Mais tarde, ele ainda serviria no Exército por um ano e cinco meses, o que credita por ter lhe dado a disciplina que precisava para ser campeão.
Wanderlei Silva novinho, UFC (Foto: Reprodução)Wanderlei Silva na adolescência, cabeludo, quando
começou na Chute Boxe (Foto: Reprodução)
Sua estreia no MMA, ainda chamado de vale-tudo, foi em 1º de novembro de 1996, no Brazilian Vale-Tudo Fighting 6. Em 3m35s, Wanderlei Silva nocauteou Dilsinho "Mad Max" Filho, que, mais tarde, ficaria famoso no Big Brother Brasil. Wand, por sua vez, chamaria a atenção do público pela primeira vez no International Vale-Tudo Championship (IVC). Apelidado de "Ronaldinho" por ter a cabeça raspada, assim como Ronaldo "Fenômeno" tinha na época, o curitibano lutou três vezes na mesma noite e venceu duas, sendo derrotado na final por Artur Mariano numa batalha sangrenta, por causa de um corte acima do olho esquerdo. No IVC 6, Wanderlei voltou e nocauteou o condecorado wrestler americano Mike Van Arsdale, o que lhe rendeu seu primeiro convite para o UFC.
De "Ronaldinho" a "Mr. Pride"
Ads by s(?)Hide ads
Poster na academia do lutador Wanderlei Silva em Las Vegas (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)Poster na academia de Wand em Las Vegas: o 'Rei'
do Pride (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
O curitibano encerrou sua carreira no IVC ao submeter Eugene Jackson em 27 de abril de 1999, para conquistar o cinturão dos pesos-meio-pesados. Poucos meses depois, em setembro do mesmo ano, fazia sua estreia no Pride, que, com melhores salários e eventos lotados no Japão, começava a deixar o UFC para trás como principal evento de MMA do mundo. Wanderlei logo se destacou por sua raça e resistência - continuava andando para frente e atacando mesmo quando era atingido. Após cinco vitórias, incluindo oponentes como Daijiro Matsui, Guy Mezger e Dan Henderson, e um "No Contest", o brasileiro recebeu a chance de enfrentar Kazushi Sakuraba, maior nome da modalidade no Japão, e que havia recebido o apelido de "Caçador de Gracies" por suas vitórias sobre quatro representantes da família Gracie: Royler, Royce, Renzo e Ryan. Tido como azarão, Wand não tomou conhecimento do adversário e o nocauteou em apenas 1m38s.
A vitória sobre Sakuraba tornou Wanderlei Silva famoso. O próprio lutador conta que, no dia seguinte da luta, estava nas manchetes de 12 jornais japoneses diferentes pelo feito. A partir daí, ele faria uma "trilogia" de lutas com Sakuraba, incluindo uma disputa pelo primeiro cinturão dos pesos-médios (até 93kg) do Pride, criado especialmente para a revanche. Wand venceu todas as três lutas, a última delas na primeira rodada de um Grand Prix do qual nem precisava participar, já que era o campeão da categoria. Naquele mesmo GP, derrotou Hidehiko Yoshida, medalha de ouro no judô nas Olimpíadas de Barcelona-1992, e Quinton "Rampage" Jackson, com quem também teria uma memorável trilogia.
Rampage Jackson deu início à rivalidade ao provocar Wanderlei logo após vencer Kevin Randleman, no Pride 25, em março de 2003. No microfone aberto do evento, o americano começou a falar diretamente com o brasileiro, dizendo que o cinturão dos pesos-médios o pertencia e Wand estava apenas guardando-o para ele. Irritado, o "Cachorro Louco" subiu ao ringue e o empurrou, gritando, "O cinturão é meu!" Os dois tiveram de ser separados e contidos por dezenas de pessoas da organização. O primeiro duelo entre eles aconteceu em 9 de novembro de 2003, na final do GP dos pesos-médios, e Wanderlei venceu por nocaute técnico após uma sequência incrível de joelhadas e chutes na cabeça no primeiro round. A revanche viria quase um ano depois, em 31 de outubro de 2004, e, apesar de mais equilibrada, terminou da mesma forma: com joelhadas na cabeça, desta vez no segundo round, em um dos nocautes mais impressionantes da história do MMA. Rampage caiu desacordado, entre as cordas do ringue.
Wanderlei Silva virou ídolo no Japão, onde fez comerciais, filmes e virou até videogame (Foto: Marcelo Alonso)
A segunda vitória sobre o americano marcou a consagração de Wanderlei Silva como "Mr. Pride". Na época, o brasileiro foi convidado para fazer comerciais e filmes, virou personagem de histórias em quadrinhos e videogames, e não conseguia sair de casa sem ser parado para autógrafos e fotos.
Entretanto, a vitória sobre Jackson foi também a última da impressionante sequência de 21 lutas e mais de cinco anos sem derrota no evento. Em 31 de dezembro de 2004, o brasileiro viu sua invencibilidade cair diante do neozelandês Mark Hunt, numa controversa decisão dividida. A luta foi disputada no peso-pesado e Wanderlei a aceitou com dois dias de antecedência. Oito meses depois, Wand veria sua invencibilidade no peso-médio cair, contra o carioca Ricardo Arona, que o derrotou por decisão unânime no GP da categoria, em 28 de agosto de 2005. A luta, porém, não valia cinturão, e, em 31 de dezembro do mesmo ano, os dois se reencontraram para uma revanche, desta vez valendo o título. Num combate muito acirrado, Wanderlei desta vez foi um pouco melhor e venceu por decisão dividida.
O brasileiro ainda mostrou seu espírito de guerreiro mais uma vez em 2006, ao entrar no GP peso-absoluto no lugar do então campeão dos pesos-pesados, Fedor Emelianenko. Wanderlei nocauteou Kazuyuki Fujita nas quartas de final, mas acabou derrotado pelo peso-pesado Mirko "Cro Cop" Filipovic com um avassalador nocaute, um chute na cabeça, nas semifinais, em 10 de setembro de 2006. Seria sua última luta pelo Pride no Japão. Em dificuldades financeiras, a organização fez dois eventos nos EUA, incluindo o Pride 33, em 24 de fevereiro de 2007, no qual Wand foi novamente nocauteado, desta vez por Dan Henderson, e perdeu o cinturão dos pesos-médios, o qual deteve por 1.904 dias. Pouco depois, em março daquele ano, o Pride foi comprado pelo UFC e, eventualmente, extinto.
Nova vida nos Estados Unidos
Vitor Belfort acerta série de socos em Wanderlei Silva no Ultimate Brazil 1998 (Foto: Getty Images)Wanderlei Silva foi derrotado por Vitor Belfort no
Ultimate Brazil 1998 (Foto: Getty Images)
Por algum motivo, Wanderlei Silva nunca conseguiu repetir o mesmo sucesso no UFC que teve no Pride. Logo no começo de sua carreira, o brasileiro foi chamado para enfrentar Vitor Belfort no UFC Brazil, em São Paulo. O duelo era bastante aguardado, já que Wanderlei vinha de grande lutas no IVC e Belfort era um fenômeno internacional, tendo conquistado o título do torneio peso-pesado do Ultimate com apenas 19 anos. Entretanto, em 16 de outubro de 1998, o carioca achou uma abertura e, com uma série de socos em linha, conseguiu um nocaute em apenas 44s.
Wanderlei teria mais duas oportunidades no UFC antes de se consagrar no Japão. Em maio de 1999, no UFC 20, derrotou Tony Petarra por nocaute em 2m53s. Mais tarde, já com três vitórias no Pride, recebeu a oportunidade de enfrentar Tito Ortiz no UFC 25, em Tóquio, pelo cinturão dos pesos-meio-pesados (até 93kg), mas foi derrotado por decisão unânime dos jurados.
A partir daí, o brasileiro se tornaria o maior nome do Pride, e alimentou por anos uma rivalidade com Chuck Liddell, principal nome de sua categoria no UFC. O duelo esteve próximo de acontecer duas vezes: em 2003, Liddell foi enviado como representante do Ultimate para participar do GP dos pesos-médios, com a intenção de encarar Wanderlei na final. Porém, Rampage Jackson estragou os planos ao nocautear o compatriota nas semifinais. Depois, em 8 de julho de 2006, o brasileiro subiu ao octógono do UFC 61, em Las Vegas, e o presidente do Ultimate, Dana White, anunciou que, caso Liddell defendesse seu cinturão contra Renato Babalu, os dois se enfrentariam. O americano cumpriu sua parte, mas o UFC e o Pride não conseguiram chegar a um acordo.
Meses após a venda do Pride, em agosto de 2007, o UFC anunciou que Wanderlei voltaria à organização. Sua primeira luta, em 29 de dezembro daquele ano, seria contra Chuck Liddell, embora muito do glamour do duelo tivesse caído, já que nenhum dos dois era mais campeão. Mesmo assim, o combate foi acirrado e levaria o prêmio de "Luta do Ano" no World MMA Awards. Liddell venceu por decisão unânime, marcando a terceira derrota seguida do brasileiro.
Wanderlei Silva venceu a luta seguinte com um impressionante nocaute contra Keith Jardine, em apenas 38s, mas, depois disso, alternou vitórias e derrotas. Em dezembro de 2008, foi nocauteado por Rampage Jackson na conclusão da trilogia entre os dois. Em junho de 2009, fez luta parelha com Rich Franklin, mas perdeu por decisão unânime dos jurados. Após esta luta, Wand passou por uma cirurgia facial para reparar o nariz, quebrado durante a luta contra Cro Cop e em várias ocasiões subsequentes, e remover tecido de cicatrizes. A operação aumentou sua capacidade de inspirar oxigênio em 30%, segundo médicos, e também deixou sua aparência bastante diferente.
Em fevereiro de 2010, voltou a lutar, desta vez na categoria de baixo, até 84kg, e venceu Michael Bisping por pontos. A vitória, porém, foi seguida de um longo período de inatividade, 18 meses, devido a lesões nas costelas e no joelho. Foi aí que os boatos de aposentadoria começaram a seguí-lo. Eles apenas aumentaram após seu retorno, no UFC 132, em 2 de julho de 2011. Wanderlei foi nocauteado em apenas 27s por Chris Leben, ex-participante do reality show The Ultimate Fighter, no que considera o momento mais difícil de sua carreira. O curitibano, todavia, voltou a lutar em novembro, substituindo Vitor Belfort no confronto com Cung Le, ex-campeão do Strikeforce, e venceu por nocaute técnico no segundo round, graças a uma série de joelhadas e socos.
Ads by s(?)Hide ads
Wanderlei (de azul) com Belfort e os membros do primeiro TUF Brasil (Foto: André Schiliró - TUF Brasil)
Em dezembro, Wanderlei Silva foi anunciado como um dos técnicos do primeiro The Ultimate Fighter Brasil: Em busca de campeões, no qual teria como antagonista Vitor Belfort. Uma revanche entre os dois, pedida por Wand por anos, foi marcada para 23 de junho de 2012, no UFC 147; todavia, Belfort quebrou a mão cerca de um mês antes da luta e foi substituído por Rich Franklin. O americano derrotou o curitibano por decisão unânime novamente, e os boatos em torno de uma possível aposentadoria voltaram a cercar o "Cachorro Louco".
Poucos meses depois da luta com Franklin, Wanderlei sofreu outra perda enorme, fora do octógono: seu pai, Sr. Holando Pinheiro da Silva, morreu em agosto de 2012, vítima de um acidente de carro. Com o coração pesado, o lutador retornou a Saitama, Japão, para enfrentar Brian Stann pelo UFC em março de 2013. No palco de suas maiores glórias, voltou a brilhar e nocauteou o americano no segundo round.
Polêmicas no fim de carreira
Os últimos dois anos da carreira de Wand foram marcados por polêmicas. Após sua vitória sobre Stann, o brasileiro virou alvo fixo de Chael Sonnen, com quem teve uma discussão num carro sobre as provocações do lutador americano ao Brasil na promoção de seu combate contra Anderson Silva. Sonnen passou a pedir para enfrentar o "Cachorro Louco", que adiou a marcação do duelo por conta de lesões no nervo ciático. No final de 2013, o UFC enfim anunciou que os dois se enfrentariam ao final da terceira temporada do TUF Brasil, em que serviriam como treinadores.
Wanderlei Silva e Chael Sonnen TUF Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)Wanderlei Silva e Chael Sonnen brigam no TUF
Brasil 3 (Foto: Reprodução/ TUF Brasil 3)
A tensão entre os dois, todavia, explodiu ainda no set de filmagens. Após trocarem farpas por todo o programa, Wanderlei e Sonnen foram às "vias de fato" e brigaram dentro da academia, antes de serem separados pelos participantes do reality show. Derrubado pelo americano na briga, o lutador brasileiro lesionou o punho direito, o que forçou o UFC a adiar seu combate e levá-lo para Las Vegas, como parte do UFC 175, marcado para 5 de julho. Pouco mais de um mês antes do evento, porém, em 24 de maio, Wand recebeu inesperadamente em sua academia a visita de um coletor da Comissão Atlética do Estado de Nevada, que fora realizar um exame antidoping surpresa. O lutador, porém, despistou o coletor e deixou o estabelecimento por uma saída de emergência, sem cooperar com o exame.
Ao saber do ocorrido, o Ultimate retirou o brasileiro do card do UFC 175 e o substituiu por Vitor Belfort; o combate, no final das contas, acabou não acontecendo, porque Chael Sonnen foi flagrado em outro exame antidoping surpresa e suspenso. Wanderlei foi chamado pela comissão atlética a esclarecer o ocorrido e admitiu ter fugido do exame, por estar usando um diurético, substância proibida, para reduzir uma retenção de água causada pelo tratamento para o punho. O brasileiro não estava licenciado pela comissão no momento do exame, nem tinha dado entrada no processo de pedido de licença para lutar em Las Vegas, e por isso, inicialmente, não foi punido. A Procuradoria Geral de Nevada, porém, entrou com uma queixa formal contra o lutador, que até o momento não foi resolvida. O advogado de Silva, Ross Goodman, alega que a comissão não tem jurisdição para punir o brasileiro.
Fora das lutas, Wanderlei Silva passa a se dedicar à esposa, Téa, e aos filhos, Rafaela e Thor. O "Cachorro Louco" tem atualmente uma academia em Las Vegas, Wand Fight Team, premiada em 2010 como a melhor academia de MMA do ano, na qual forma lutadores e inclui também aulas gratuitas para menores carentes. Ele afirmou em inúmeras ocasiões que pretende trazer o projeto para o Brasil, começando por sua cidade, Curitiba.

Massa e Bottas analisam desafios em Cingapura: "A pista não ajuda o carro"

Dupla reconhece que características do circuito de rua de Marina Bay não favorecem
monoposto da Williams, mas confiam em melhorias para classificatório deste sábado

Por Cingapura
Após conquistar uma sequência de bons resultados nas etapas, a Williams decepcionou no primeiro dia de atividades do GP de Cingapura. O traçado travado de Marina Bay não favoreceu Felipe Massa e Valtteri Bottas, que ficaram à frente apenas das nanicas Marussia e Caterham no segundo treino livre desta sexta-feira. Na sessão de abertura da etapa noturna, Massa ficou em 13º, e Bottas foi o 15º.
- Tivemos um dia complicado, pois estávamos lutando muito para equilibrar o carro. Precisamos resolver isso esta noite, ou então teremos um fim de semana bastante difícil. Vimos algumas melhorias entre os dois treinos livres, mas precisamos avançar ainda mais no terceiro, se quisermos fazer um bom classificatório. Nós sabíamos que esta pista não iria ajudar muito o nosso carro, como aconteceu com os circuitos rápidos das últimas corridas, mas fizemos muitos testes que vão nos ajudar daqui para frente - avaliou Massa.
Felipe Massa prevê fim de semana difícil para a Williams em Cingapura (Foto: Reuters)


- Buscamos o equilíbrio desde o início, especialmente na traseira. O foco principal será diminuir o nosso tempo a partir da escolha dos pneus. Eu não acho que a posição que terminamos aqui hoje possa oferecer uma imagem real de nossa situação, mas o carro certamente não é tão fácil de pilotar aqui como foi nas corridas anteriores, e por isso precisamos trabalhar duro para diminuir nosso tempo de volta - concluiu Bottas.
O melhor tempo anotado pelo FW36 foi o de Massa no segundo treino (1m49s361). A marca, no entanto, ficou bem distante do melhor tempo do dia, cravado por Lewis Hamilton, da Mercedes, também na segunda bateria (1m47s490). O terceiro treino será realizado neste sábado, às 7h (de Brasília). O classificatório está marcado para 10h, e a corrida será no domingo, às 9h, com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real do GloboEsporte.com.
O finlandês Bottas atende fã no paddock do GP de Cingapura: "Precisamos trabalhar duro" (Foto: Reuters)


Fique ligado nos horários!
Ads by s(?)Hide ads



Nilmar é apresentado com euforia da torcida: "Quero resgatar a adrenalina"

Atacante de 30 anos é apresentado com festa de ídolo no gramado do Beira-Rio, fala sobre período no Catar e adota tom humilde por concorrência no ataque

Por Porto Alegre
Após cinco anos longe do Brasil e do Inter, Nilmar está de volta. Vestiu a camiseta 7 do Colorado no início da tarde desta sexta-feira, três dias após o anúncio oficial de sua contratação. O atacante, de 30 anos, adotou um discurso humilde perante os jornalistas. Descartou ser o "salvador da pátria" diante de um ataque inoperante nos últimos jogos e avisou que o objetivo inicial é "resgatar a adrenalina", um tanto perdida com a pouca competitividade no Catar. E a primeira dose de adrenalina surgiu na segunda parte de sua apresentação, ao subir para o gramado do Beira-Rio e ser ovacionado para sua terceira passagem pelo clube (assista ao vídeo).
Nilmar carrega bebê no colo na apresentação no Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)


Por volta das 15h, Nilmar interagiu com cerca de 4 mil colorados que se aglomeravam na mureta que separa as cadeiras do gramado - a expectativa de público foi feita pela direção do clube. Uma apresentação à moda europeia, mas com todo o calor brasileiro. A ponto de um torcedor dar um bebê para o atacante aninhar no colo. A torcida não parava de entoar: "Ô, o Nilmar voltou".
>>> FOTOS: as imagens da recepção de ídolo de Nilmar
Nilmar distribui autógrafos na apresentação no Beira-Rio  (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

Nilmar ficou cerca de dois anos no Catar. Ele não se arrepende de, em 2012, ter saído do Villarreal, da Espanha, para um futebol menos competitivo. Afirma que foi muito bom para a família, embora sentisse falta da "adrenalina" de estádios lotados, como ele deve ter no Beira-Rio.

- Não me arrependo, volto mais maduro. A vida para a família lá era maravilhosa. Mas eu, como jogador, sentia falta. Estava acostumado a um nível mais alto, mas lá você não tinha 100% de profissionalismo. Quero resgatar a adrenalina de jogo o mais rápido possível. Aqui, se joga para 50 mil pessoas - explicou.
Ads by s(?)Hide ads
Nilmar é apresentado no campo, no qual foi ovacionado (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
O atacante também falou do rótulo de "salvador da pátria", uma vez que os atuais centroavantes Rafael Moura e Wellington Paulista estão há mais de mil minutos sem marcar:
- Tenho uma responsabilidade, mas o Inter tem grandes jogadores. É um novo desafio, sempre encarei dessa maneira, sei que vou ter responsabilidades, mas não encaro dessa forma, não me vejo como salvador da pátria. Eu quero ajudar da melhor maneira com as minhas características, quero colaborar dentro de campo, quero ajudar. Sabemos que não é um jogador só que decide um campeonato, é o clube. O grupo tem qualidade. Desde que o resultado esteja acontecendo, é o importante. Quero entrar o mais rápido possível e dentro de campo demonstrar o que eu sei.
Esta será a terceira vez de Nilmar pelo Colorado. O atacante foi promovido com 18 anos por Muricy Ramalho, em 2003. Acabou vendido em 2004 para o Lyon, da França. Em 2007, foi repatriado. No ano seguinte, foi o herói da Sul-Americana, ao marcar na decisão contra o Estudiantes. Em 2009, foi negociado com o Villarreal. No total, disputou 150 partidas e marcou 64 gols pelo Inter.
Torcida do Inter comparece em bom número ao Beira-Rio (Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com)

> Confira mais trechos da entrevista

Expectativa:
É um momento muito importante para mim. Esse esforço, sabe a dificuldade que foi. Envolvia muitas coisas. Era o meu desejo de poder voltar a jogar pelo Inter. Espero entrar na galeria de ídolos, conquistando títulos importantes.

Readaptação:
Encerrei a minha temporada no final de maio. Estou me sentindo bem. Claro que estou fazendo testes. Venho do futebol do Catar, que era mais leve. Essa adaptação não vai ser tão longa assim. Estou na mão de grandes profissionais. Espero estar à disposição o mais rápido possível. Estou muito confiante.
Motivação:
Me sinto muito bem, me sinto como que se tivesse 18 anos. Sinto com a mesma vontade do primeiro jogo como profissional.  Espero me condicionar entrar no ritmo mais rápido possível. Sei que o torcedor está esperando isso, eu também estou esperando. Essa cobrança ajuda muito o jogador a se motivar. Estou num clube com muitos amigos e esse apoio é fundamental. O importante é estar com a cabeça boa para que essa minha terceira passagem possa ser melhor do que as outras duas.

Cobrança por gols:
O atacante é sempre cobrado por fazer gols. O momento em que a bola não entra só resta trabalhar. Às vezes as pessoas não sabem o esforço que é entrar em campo. Ninguém entra para perder. Se não está saindo bem tem que trabalhar. Só com trabalho se consegue vencer, o professor Tite aqui no Inter já dizia isso. Mas não venho com pensamento de tirar a posição de ninguém. Sei que a cobrança vai existir, como sempre existiu, mas existe confiança. A minha contratação só existiu porque existe essa confiança. Quero que essa passagem seja melhor ainda do que as outras.

Contrato de três anos e três meses:
Eu queria um contrato de 10 anos, igual do Índio (zagueiro no clube desde 2005). Para jogar até os 40. Eu penso em jogar todo meu contrato e, se o nível estiver bom, ir além.
Nilmar vestiu a camiseta colorada nesta sexta-feira (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)
- Atualizado em

Jurídico do Grêmio defende a torcida: "Não podemos criminalizar a vaia"

Clube afirma que gremistas tiveram atitude legítima no reencontro com Aranha, que ocorreu na noite desta quinta-feira

Por Porto Alegre
 
As vaias proferidas a Aranha na noite desta quinta-feira não preocupam o departamento jurídico do Grêmio. Ainda que esteja sob alerta para o segundo julgamento, que ocorrerá no Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJD), o clube defende a postura adotada pela torcida. Durante toda a partida, que terminou empatada em 0 a 0, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, os tricolores hostilizaram o santista (assista ao vídeo com as vaias e xingamentos).
O advogado Thiago Brunetto sustenta que as palavras dirigidas ao goleiro são legítimas, uma vez que nenhuma frase teve cunho racial. E acredita que a situação da equipe não será agravada pelo episódio.
- O que vimos foram coisas habituais do futebol. O time e a torcida foram ao campo para vencer, apoiar. Nunca vi vaia ser citada em um julgamento. Vaia todos os times sofrem. Não podemos criminalizar a vaia. Não houve nada que escapasse da normalidade, diferente do que ocorreu no primeiro jogo, quando quatro, cinco pessoas tresloucadas cometeram injúrias. Não concordamos com aquilo - apontou ao GloboEsporte.com.
Torcida vaiou Aranha durante os 90 minutos (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)
Depois da partida pela Copa do Brasil, que ocorreu em 28 de agosto, o Grêmio acabou excluído da competição por conta das injúrias raciais ditas ao arqueiro. O clube tenta reverter a situação.
- O primeiro julgamento do STJD abriu um precedente muito perigoso. Todas as partidas estão sob suspeitas permanentes. A gravidade da condenação dá poderes a uma minoria intolerante. O que houve ontem não foi de uma minoria intolerante. Foi ação coletiva,  apoiando o seu time, e não podemos criminalizar isso.
Após o reencontro, Aranha criticou o comportamento dos tricolores e relatou que "esperava ser recebido de maneira diferente". O segundo julgamento ainda não tem data marcada.
Ads by s(?)Hide ads
Aranha criticou postura da torcida (Foto: Marcos Ribolli)

Procuradoria do STJD pede suspensão preventiva de Sheik

Atacante do Botafogo pode ficar sem jogar até que julgamento seja marcado após expulsão e palavras dirigidas à CBF em partida contra o Bahia

Por Rio de Janeiro
 
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva anunciou que vai pedir a suspensão preventiva de Emerson Sheik até o julgamento, que ainda não tem data marcada. Em comunicado, ela explicou que trata-se de "uma forma de dar pronta resposta à sociedade e para que não haja qualquer prejuízo ao desporto brasileiro". Na última quarta-feira, o atacante do Botafogo foi expulso da partida contra o Bahia e, ao deixar o campo, se dirigiu a uma câmera de televisão para dizer que a CBF "é uma vergonha".
A decisão sobre a suspensão preventiva será tomada pelo presidente do STJD, Caio César Rocha. Em contato com o GloboEsporte.com, ele, entretanto, afirmou que ainda não recebeu o pedido da Procuradoria. Emerson foi denunciado por ofender a arbitragem, praticar jogada violenta e pela afronta e reclamação contra a CBF. Por isso, pode ser punido com até 18 partidas de suspensão, além de multa que vai de R$ 100 a R$ 100 mil.
Na mesma partida o Botafogo teve outros dois jogadores expulsos. O meia Ramírez foi denunciado por agressão, em pena que vai de quatro a 12 jogos de suspensão. Já o lateral-esquerdo Julio Cesar, que recebeu cartão vermelho após o apito final, foi citado por ofensas à arbitragem (pena de quatro a 12 jogos de suspensão). Os três atletas vão cumprir suspensão automática neste sábado, contra o Criciúma.
Mancini será julgado na terça-feira e Airton, quarta
pato airton pisão botafogo x são paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Airton pisa em Pato no jogo entre Botafogo e São Paulo: julgamento na quarta (Foto: Reprodução/TV Globo)
Na próxima terça-feira, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD vai analisar o caso de Vagner Mancini na derrota do Botafogo por 1 a 0 para o Atlético-MG. O árbitro Flávio Rodrigues Guerra citou na súmula as seguintes palavras do técnico alvinegro: “Flávio, hoje você foi caseiro e pipoqueiro, eu tenho moral pra falar isso”. 
Por conta disso, Mancini vai responder por reclamação contra a arbitragem, que pode lhe render até seis jogos de suspensão. No mesmo dia o tribunal ainda vai julgar Dankler, que foi expulso contra o Atlético-MG após levar dois cartões amarelos.
Na quarta-feira será a vez de Airton ser o assunto no STJD. A Terceira Comissão Disciplinar vai julgar o volante pela expulsão na derrota do Botafogo por 4 a 2 para o São Paulo, em Brasília. Na ocasião, o jogador levou o cartão vermelho após pisar na cabeça de Alexandre Pato.
Airton já cumpriu a suspensão automática, mas seu gancho deve ser maior. Ele foi citado pela Procuradoria por agressão física. A pena mínima prevista é de quatro jogos, podendo chegar a 12 partidas de suspensão.