sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Nurmagomedov diz que vai voltar a
"treinar com urso" caso lute pelo título

Atleta russo também voltou a atacar o campeão Anthony Pettis: “Não é
lutador profissional, é um playboy que só vive de festa”, disparou

Por Las Vegas, EUA
Atual segundo colocado no ranking peso-leve do UFC,  Khabib Nurmagomedov está focado em garantir a sua chance ao cinturão da divisão. Invicto há 22 lutas na carreira e há seis no Ultimate, o russo, que foi duas vezes campeão mundial de sambô, garantiu que vai voltar a treinar com um urso, caso seja escolhido como o próximo desafiante ao título de Anthony Pettis. Para quem não se lembra, Khabib aparece ainda criança em um vídeo que circula na internet fazendo uma sessão de sparring com um filhote do animal. O lutador relembrou o episódio nesta quinta-feira, ao receber de presente da equipe do Combate e do Combate.com um urso de pelúcia gigante. Sorridente e surpreso, ele até “ensaiou" algumas quedas com o brinquedo e disse ter saudade de seu "parceiro de treinos":
- Uma vez eu estava treinando wrestling com outras crianças no Cáucaso e o meu pai me chamou e disse: “Vamos treinar”.  Quando eu cheguei em casa, vi o urso. Meu pai, então, me mandou treinar wrestling com ele (risos). Foi assim que aconteceu… Mas se o UFC me der a chance de disputar o título dos pesos-leves, eu vou voltar a treinar com o urso, meu sparring número um e favorito - prometeu o atleta.

Khabib, que está passando uma temporada em Las Vegas para se recuperar de uma cirurgia no joelho, espera que Pettis vença o duelo contra Gilbert Melendez, marcado para o dia 06 de dezembro na co-luta principal do UFC 181. O peso-leve também voltou a criticar o campeão, reafirmando que merece ser o próximo da fila pelo cinturão:
Montagem Khabib Nurmagomedov urso mma (Foto: Editoria de Arte)Usando um sparring "menos agressivo", Nurmagomedov relembra seu exótico treinamento (Foto: Editoria de Arte)

 Eu não conheço o Anthony Pettis, mas o sigo no Instagram e ele não é um lutador profissional. Pettis é um playboy que só vive de balada. A minha vida toda eu treinei duro, já treinei nas montanhas, já treinei com um urso (risos) e a minha vida toda sempre treinei muito duro. Veja meu recorde: 6 a 0 no UFC. O recorde do Pettis é de 4 vitórias e uma derrota. Ele perdeu a sua estreia no UFC e nunca enfrentou um oponente bom de wrestling. Jeremy Stephens, Benson Henderson, Donald Cerrone, todos esses caras que ele venceu são bons em pé. Eu acho que o meu wrestling e a minha agressividade são muito ruins para ele e não acho que ele queira realmente essa luta.
Nurmagomedov ainda falou sobre os treinos na equipe de Cain Velásquez e Daniel Cormier - a  AKA (American Kickboxing Academy) - em San Jose, na Califórnia. Durante a entrevista, o atleta russo também declarou sua paixão pelo futebol brasileiro e a admiração pelo trabalho de Renan Barão, a quem considera o melhor lutador de MMA do Brasil.
Confira a entrevista na íntegra, dividia por tópicos:
Temporada em Las Vegas
"Faz três semanas que estou em Las Vegas . Eu machuquei meu joelho e, depois da cirurgia que foi feita no Daguestão, acabei vindo para cá para me tratar. O UFC, o Lorenzo Fertitta e o Dana White me deram todo o apoio possível, pagaram o meu apartamento e a minha recuperação e eu estou morando aqui em Vegas agora. Devo ficar por aqui de três a quatro meses”
Retorno ao octógono e treinos na AKA
"Eu estou treinando todos os dias, mas não posso treinar wrestling ou fazer sparring. No entanto, acho que estarei pronto em três ou quatro meses. Talvez em dezembro eu já possa voltar a treinar essa parte. Também devo iniciar o meu camp no Daguestão, faltando cinco semanas para a minha próxima luta. Vou treinar com o meu pai, que é meu treinador principal e, depois, eu devo ir para San Jose, na Califórnia, treinar na AKA.  Eu sinto falta de treinar lá. Javier Mendez é um treinador muito bom, me ajudou a me preparar para as minhas últimas cinco lutas no UFC. Ele tem um time muito bom. Eu amo treinar lá"
Luta pelo cinturão
"Eu acho que, depois do Melendez, sou o desafiante número um. Eu sei disso. O Melendez tem um recorde no UFC de uma vitória e uma derrota. Cerrone já perdeu várias vezes, o Ben Henderson também, eu já venci o Rafael dos Anjos, o Eddie Alvarez ainda nem lutou. Eu acho que mereço a chance ao título e, depois do Melendez, no ano que vem, assim que eu me recuperar, acredito que serei o próximo ao título. Quero lutar pelo cinturão, pois tenho um cartel de 22 vitórias e nenhuma derrota, só no UFC venci seis lutas e não perdi nenhuma. Já derrotei muitos caras duros no Ultimate. Se o UFC me der essa chance, eu vou ficar muito feliz. Depois da luta, vou levar o cinturão para casa. É o meu sonho”
Quem vence: Pettis ou Melendez?
"Eu acho que é 50% de chance para cada lado, mas eu quero que o Pettis vença. Eu quero que a minha luta seja contra o Pettis”.
O que acha de Anthony Pettis?
"Eu não conheço o Anthony Pettis. Eu o sigo no Instagram e ele não é um lutador profissional. Pettis é um playboy que só vive de balada. A minha vida toda eu treinei duro, já treinei nas montanhas, já treinei com um urso (risos) e a minha vida toda sempre treinei muito duro. Veja meu recorde: 6 a 0 no UFC. O recorde do Pettis é quatro vitórias e uma derrota. Ele perdeu a sua estreia no UFC e nunca enfrentou um oponente bom de wrestling. Jeremy Stephens, Benson Henderson, Donald Cerrone, todos esses caras que ele venceu são bons em pé. Eu acho que o meu wrestling e a minha agressividade são muito ruins para ele e não acho que ele queira realmente essa luta”
Porque merece a chance ao título:
"O meu estilo não é só wrestling. Sou um cara agressivo, tenho um soco pesado, gosto de ditar o ritmo e misturo sambô e judô. Eu venci duas vezes o campeonato mundial de combate de sambô. Acredito que misturo tudo muito bem. O meu pai é um excelente treinador e me treinou a vida toda. O meu estilo é o mesmo do meu pai. Todo mundo acha que só tenho wrestling, mas não. A primeira coisa que você tem que ter é o jogo mental, depois disso vem o wrestling, a trocação… Rafael dos Anjos é um cara muito duro, vocês já viram ele lutando e eu consegui vencê-lo 100%. Rafael venceu Donald Cerrone e destruiu Ben Henderson. Então, depois do Melendez, eu sou o próximo desafiante”
urso Nurmagomedov mma ufc (Foto: Reprodução )O russo e um de seus companheiros de treino (Foto: Reprodução )


E se o UFC pedir mais uma luta?
“Se o UFC disser que sou o próximo da fila, eu vou esperar. Mas é o meu trabalho, eu sou um lutador. Se o UFC disser que eu preciso de mais um duelo, não tem problema, eu vou lutar. Aí, depois de eu vencer a próxima luta, serei o desafiante ao título com 200% de certeza. Talvez ano que vem eu lute pelo cinturão, vamos ver…”
Sobre o fato de estar sem lutar desde abril:
"Eu treino muito duro. Sei que não é bom para um lutador ficar parado por muito tempo, mas eu tenho seis lutas no UFC e todo dia eu faço muitos sparrings duros, faço verdadeiras lutas na academia. Acho que não é ruim para mim. Todo mundo sabe que tenho 22 vitórias e nenhuma derrota… Por favor, UFC, eu mereço, quero a minha chance ao título (risos)”
Jiu-jítsu ou sambô?
"As pessoas falam que eu não respeito jiu-jítsu e não é verdade. Eu respeito sim, conheço muitos caras bons de jiu-jítsu e eu respeito o esporte, mas acho que o estilo combate sambô é melhor do que jiu-jítsu. É o que eu acredito. Os brasileiros acham que eu não respeito o esporte por conta das minhas camisetas, não é verdade. Eu respeito sim. A camiseta “Se sambô fosse fácil se chamaria jiu-jítsu”, que eu usei na pesagem da luta contra o Thiago Tavares, foi uma brincadeira. O meu estilo é combate sambô com wrestling. Um cara é melhor na trocação, outro na luta agarrada, outro no wrestling, não tem problema... No Brasil, depois que eu usei aquela camiseta, passei a receber várias mensagens pelo Facebook com ameaças. Eles escreviam: “Vocês russos são malucos. Amanhã vamos te matar”. Não eram mensagens legais. Eu sei que era coisa de internet, mas foi muito maluco. Eu sou um homem de verdade, sou um lutador, treino todo dia e as minhas camisetas são apenas negócios"
Paixão por futebol:
"Eu amo o Brasil. Amo os jogadores brasileiros. Meu jogador favorito é o Ronaldo. A lenda Roberto Carlos joga em um clube da minha cidade. Eu amo o futebol brasileiro, sei jogar, mas agora o meu joelho não está bom para tentar fazer isso”
Fã de Renan Barão:
"Eu gosto de Gleison Tibau, ele é um monstro. Também gosto do Thiago Tavares, do Rafael dos Anjos, mas o meu lutador brasileiro favorito é Renan Barão. Ele perdeu a última luta, mas é um bom lutador. Renan Barão é o número um para mim entre os brasileiros que lutam MMA”
Wrestling no Brasil:
"Os lutadores brasileiros têm um problema: no Brasil a luta livre não é boa. Eles têm um excelente jiu-jítsu, mas quando os lutadores de jiu-jítsu vão para o MMA, eles não têm boas quedas, não conseguem desenvolver boas defesas de quedas e têm dificuldades para evoluir sua trocação. Eu acho que o Brasil precisa de mais luta livre. Eu moro no Daguestão e a minha cidade tem sete medalhistas de ouro olímpicos nessa modalidade. É muito fácil encontrar bons sparrings. Moro na capital do Daguestão, Makhachkala,  lá há montanhas, mar, academias muito boas de muay thai, de wrestling, de luta agarrada. Eu treino contra caras muito duros. A cidade tem cinco ou seis caras no UFC e eu acho que, em dois ou três anos, o Ultimate vai ter de 23 a 24 lutadores só do Daguestão. O UFC é muito popular por lá, o MMA é o esporte número um. Em cinco ou seis anos, teremos dois ou três campeões do Daguestão no Ultimate. Todo mundo que hoje luta na organização ou é da Tchetchênia ou do Daguestão. Nós temos um cara que é de San Petersburgo e outro que é da Bielorussia, o Andrei Arlovski. Todo o resto é do Cáucaso, onde o MMA é muito popular. Todo mundo por lá treina artes marciais e sonha em lutar dentro do octógono. Teremos pelo menos dois ou três campeões da região no UFC em cinco anos. O primeiro, talvez, já ano que vem. Quem sabe não me torne campeão em 2015…”
Aulas de inglês e trabalho com imagem:
"Eu estou treinando o meu inglês com o meu empresário e amigo Ali Abdelaziz. Ele me ajuda muito. Eu sei que agora que sou o desafiante número um, preciso aprender a falar inglês. Pratico todos os dias, faz parte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário