sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alecsandro diz que derrota para o Cruzeiro obriga Vasco a bater a Ponte

Atacante lembra que perda de pontos em casa é ainda mais prejudicial no Campeonato Brasileiro de pontos corridos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
8 comentários
alecsandro diego souza vasco treino (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)Alecsandro ao lado de Diego Souza no treino
(Foto: Marcos Alves / Agência O Globo)
A derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, em São Januário, fez o Vasco cair na tabela do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe vai receber a Ponte Preta com a oportunidade de retomar o caminho das vitórias e voltar à primeira posição. A perda de três pontos em casa, segundo Alecsandro, deu à equipe uma carga ainda maior de responsalidade para o próximo compromisso.
- No Brasileiro de pontos corridos é preciso fazer o dever de casa sempre. E depois da derrota, é meio que uma obrigação vencermos a Ponte Preta. Mas estamos confiantes e tranquilos, porque já passamos por situações muito difíceis e hoje estamos em segundo lugar, fazendo uma grande campanha - disse o camisa 9 vascaíno.
Apesar de precisar assumir o favoritismo, o Vasco tem a vitória da Ponte Preta sobre o Botafogo, no último domingo, no Engenhão, como exemplo da dificuldade que a equipe terá neste sábado, em São Januário. Alecsandro lembrou que a equipe de Campinas mostra sua força desde o primeiro semestre.
- A Ponte Preta não é surpresa, já vem mostrando que é uma grande equipe. Ela disputa um estadual forte. Foi até bom que ela venceu no último domingo, porque assim entramos em campo mais atentos - ressaltou.
O atacante também acredita que a derrota para o Cruzeiro aumentará o grau de exigência dos torcedores no jogo deste sábado. Mesmo assim, garante que o Vasco está preparado para encarar a responsabilidade de um público que conhece o potencial de sua equipe.
- A torcida cobra porque sabe que o grupo tem qualidade. Nós também deixamos o campo no último sábado sabendo que não havíamos feito uma grande partida. Os torcedores do Vasco conhecem a história do clube estão acostumados com grandes equipes. Por isso, sempre vai cobrar - avaliou Alecsandro.

Vasco lamenta, mas se diz pronto para repor saída de Romulo

Cristóvão Borges e Felipe afirmam que elenco conta com atletas com capacidade para atuar na vaga do volante, negociado com clube russo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
30 comentários
romulo vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Romulo deixa vaga em aberto no time do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
A partir do jogo deste sábado, o Vasco não terá mais um de seus titulares. Negociado com o Spartak Moscou, da Rússia, Romulo é passado. Agora, o técnico Cristóvão Borges será obrigado a substituir uma peça considerada importante, mas deixa claro que o time está preparado para dar continuidade sem que a ausência seja sentida.
- No início do ano o Romulo estava machucado, e o Vasco manteve seu nível de atuação, conquistando vitórias. Agora a situação é definitiva, mas tenho a confiança de que tudo seguirá da melhor forma. Aqui no elenco há jogadores com características diferentes das dele, mas também não vamos procurar outro Romulo - explicou.
Cristóvão afirmou ter escolhido o substituto de Romulo contra a Ponte Preta, neste sábado, mas não revelou. Os principais candidatos são Fellipe Bastos e Eduardo Costa. Segundo o meia Felipe, que vem atuando como latreral-esquerdo, a saída do volante deve ser lamentada, mas não será suficiente para fazer o Vasco perder seu padrão.
- A perda não vai ser tão grande quanto à do Allan, que joga em várias posições. Hoje temos Nilton, Fellipe Bastos e Eduardo Costa, que são jogadores de qualidade. Lógico que a saída do Romulo é ruim, mas dá para tapar o buraco - disse.
Negociado com o Udinese, da Itália, Allan fez nesta sexta-feira seu último treinamento pelo Vasco. A saída dos dois jogadores revelados nos juniores do clube exige, segundo Cristóvão Borges, rápida reposição.
- Já estávamos trabalhando em cima de contratações, e agora, mais do que nunca isso se faz necessário. Menos mal que a partir desse momento teremos uma condição financeira melhor para repor as perdas - avaliou o técnico, referindo-se aos R$ 10 milhões que caberão ao Vasco na negociação de Romulo com o Spartak Moscou.

Visita de Ricardo Gomes anima, mas Cristóvão não fala em reeditar dupla

Felipe diz que presença de ex-técnico cruz-maltino em treino é motivação para o time e põe comandante como exemplo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
12 comentários
A presença de Ricardo Gomes pela primeira vez acompanhando um treinamento do Vasco desde que sofreu o AVC aumentou o já alto astral do dia. Mesmo ainda que o ex-treinador cruz-maltino não tenha qualquer previsão de retorno ao trabalho, o simples gesto de estar em São Januário foi motivo de comemoração do grupo. Mas Cristóvão Borges, ex-auxiliar e atual titular do comando, ainda se recusa a traçar qualquer plano sobre uma possível reedição da dupla, interrompida em 28 de agosto, quando o amigo teve o problema médico.
- Foi uma presença luxuosa. O Ricardo nos traz um grande astral quando existe esse contato. Todos ficamos felizes de ver como ele está se recuperando. Nós sempre conversamos sobre tudo no que é relativo a futebol, embora ele não goste de dar palpite sobre o time por não estar aqui no dia a dia. Todo mundo fica curioso para saber como seria nosso trabalho, mas quem sabe podemos achar uma maneira de trabalharmos juntos? A verdade é que nem os médicos sabem dizer quando ele volta - disse Cristóvão, que em outras oportunidades admitiu o desejo de serguir em carreira solo.
ricardo gomes cristovão borges vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ricardo Gomes e Cristovão conversam animadamente após o treino desta sexta-feira (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Felipe pôde conversar com Ricardo Gomes durante um bom tempo no vestiário de São Januário, nesta sexta-feira. Disse ter ficado feliz por ver a recuperação do treinador e afirmou que a visita representa uma injeção de ânimo antes da partida contra a Ponte Preta, na qual a equipe busca a reabilitação no Campeonato Brasileiro após perder por 3 a 1 para o Cruzeiro, em São Januário, na última rodada. O meio-campo fica na torcida por ver o ex-treinador novamente à beira do gramado, mas, dessa vez, comandando uma equipe.
- Ficamos ainda mais motivados ao ver o Ricardo. Vê-lo melhorando dessa maneira serve como exemplo. Ficamos na torcida para que ele exerça novamente a função de treinador, pois gosta muito. O Cristóvão é capacitado e mostrou que pode caminhar sozinho como técnico. Ele tem mercado. Vou ficar feliz pela recuperação de um e pelo sucesso de outro.
Ricardo Gomes não concedeu entrevista, mas Cristóvão disse qual foi um dos principais benefícios que o amigo sentiu ao estar em São Januário na manhã desta sexta.

- Ele disse que o convite para vir foi especialmente bem-vindo porque estava precisando descansar da fisioterapida - brincou o técnico do Vasco.
Clique e veja vídeos do Vasco

Cirurgia de Rodolfo é confirmada, e zagueiro fica um mês fora do time

Cristóvão lamenta: 'Estava bem, ganhando confiança, e aconteceu isso'

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
13 comentários
Rodolfo na coletiva do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Rodolfo fará cirurgia e ficará fora por 30 dias
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 Rodolfo terá mesmo de passar por uma artroscopia (procedimento cirúrgico) no joelho esquerdo. O zagueiro do Vasco sofreu uma lesão no menisco durante o treino da última quinta-feira e, por isso, ficará um mês afastado da equipe.

- A tendência é que a cirurgia seja na manhã deste sábado mesmo, e a previsão de volta é de cerca de 30 dias - confirmou Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco.

Com isso, Renato Silva será o titular da zaga, ao lado de Dedé, no jogo contra a Ponte Preta, neste sábado, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Cristóvão Borges lamentou a perda no momento em que o zagueiro vivia um momento de reafirmação entre os titulares.

- Não deixa de ser um retrocesso nessa retomada, que foi muito complicada. O Rodolfo estava bem, ganhando confiança e aconteceu isso. Esperamos que ele volte logo, até porque é uma cirurgia de recuperação rápida. Mas o Renato Silva também vinha bem e vai substituí-lo à altura.

Romulo se despede e afirma: ‘Deixei a porta aberta para um dia voltar’

Volante explica que negociação com o Spartak Moscou foi ‘vantajosa para todas as partes’ e agradece ao clube a também aos torcedores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
79 comentários
Romulo já se despediu do Vasco rumo à Rússia, onde assinará contrato com o Spartak Moscou por cinco anos, mas, através de sua assessoria de imprensa, agradeceu, nesta sexta-feira, ao clube e aos torcedores. O volante explicou que a proposta dos russos foi “vantajosa para todas as partes”, mas deixou claro o seu desejo de um dia retornar a São Januário.
- Gostaria de agradecer por tudo ao Vasco. A torcida e as pessoas envolvidas com o futebol no clube sempre confiaram muito em mim. Toda esta segurança foi fundamental para minha trajetória. O tempo que passei aqui foi maravilhoso. Conquistei um título nacional, ganhei respeito, fui convocado para Seleção Brasileira e não tenho do que reclamar. A proposta do Spartak foi vantajosa para todas as partes, por isso a negociação foi concretizada de forma rápida. Acredito que saio pela porta da frente e a deixei aberta para um dia voltar - disse o jogador.
romulo vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Romulo é nome considerado certo para as Olimpíadas de Londres (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Romulo falou ainda sobre a mudança de vida que jogar na Rússia trará para ele e a família. Nascido no interior do Piauí, ele está ansioso para saber o que encontrará no novo país, além do frio.
- Para quem saiu de Picos, no interior do Piauí, o Rio de Janeiro já era um mundo diferente. Agora, nem imagino, além do frio, o que devo encontrar pela frente. Estou encarando como mais um desafio e feliz por ter a oportunidade de jogar uma Liga dos Campeões - comentou.
Romulo disputou 106 jogos com a camisa do Vasco desde 2009, marcando oito gols. No ano passado, ele foi chamado pela primeira vez para a Seleção, para os amistosos contra a Argentina. No Spartak Moscou, Romulo se juntará a Welliton, Ari e Rafael Carioca - com quem atuou no Vasco.
O Vasco é dono de 50% dos direitos econômicos e, assim, deverá receber cerca de R$ 10 milhões. O Porto de Caruaru (PE) é dono de 25%, e os 25% restantes pertencem a um grupo de investidores. O jogador tinha vínculo até 31 de dezembro de 2015 com o Vasco, que investiu R$ 500 mil na sua contratação.
Clique e veja vídeos do Vasco

Ex-goleiro e benemérito do Vasco morre aos 80 anos

Dinamite presta homenagem a Carlos Cavalheiro no site oficial do clube

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
4 comentários
Atleta do Vasco entre 1951 e 1957, o ex-goleiro Carlos Cavalheiro morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 80 anos. Benemérito do clube, ele conquistou diversos títulos antes de ser supervisor da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1974.
Cavalheiro será enterrado às 16h no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
No site oficial do clube, o presidente Roberto Dinamite assinou nota de pesar.
Confira o texto na íntegra:
“É com tristeza que venho manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento de Carlos Cavalheiro, um vascaíno que honrou a nossa camisa, foi muito importante para o clube e para a minha carreira profissional.
Por conta de toda uma vida dedicada à Cruz de Malta, não poderia deixar de prestar aqui esta homenagem e também solidariedade a seus familiares nessa hora de muita dor e saudade para toda a enorme família vascaína. Descanse em paz, Carlos Alberto Cavalheiro.”
Clique e veja vídeos do Vasco

Fla-Flu 381 ou 391? Clubes divergem sobre os números do centenário

Torneio Início, competição festiva na véspera do Carioca, é o único ponto de diferença entre as estatísticas de Flamengo e Fluminense

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
82 comentários
Cem anos de clássicos. Cem anos de emoções. Cem anos de rivalidade. No ano do centenário do Fla-Flu, as estatísticas ainda são motivo de discórdia. Para o Flamengo, o jogo do dia 8 será o de número 391. Para o Fluminense, porém, é o 381°. A diferença de dez jogos vem do Torneio Início, competição disputada entre 1918 e 1965 (com uma edição comemorativa em 1977, que não teve Fla-Flu).
O campeonato era disputado em apenas um dia, no mesmo estádio, na véspera do início do Carioca. As partidas tinham apenas 20 minutos, sendo dois tempos de 10 minutos cada. Apenas a final tinha 60 minutos. Se houvesse empate, seria o vencedor quem tivesse mais escanteios a favor.
Pelos números do Flamengo, o time, em 390 partidas, tem 139 vitórias, 128 empates e 123 derrotas, com 568 gols pró. Na conta do Fluminense, nos 380 jogos, são 119 vitórias, 134 empates e 137 derrotas, com 511 gols pró.
Info 100 anos de fla flu correcao 2 (Foto: infoesporte)
O Flamengo conta a competição em suas estatísticas, já o Fluminense, não. O curioso é que o Tricolor tem vantagem no confronto. Em dez partidas, foram quatro vitórias do time das Laranjeiras, quatro empates e apenas dois triunfos da equipe da Gávea.
Mas qual é o motivo de o Fluminense não contar essas partidas? A explicação vem de João Boltshauser, do Memória Flu, departamento de estatísticas do clube.
- Não é comum contabilizar esses jogos neste tipo de estatística, de confrontos entre clubes. Que eu me lembre, é a primeira vez que vejo isso ser feito. Porém, não existe certo ou errado nesse caso. Cada um adota os critérios que julga mais corretos. Uma vez que o Fluminense leva pequena vantagem sobre o Flamengo, eu até poderia, por casuísmo, defender a inclusão. Só que levamos grande desvantagem contra o Vasco, por exemplo. Acho que não é por aí - disse Boltshauser.
O Flamengo não pensa assim. Bruno Lucena, do departamento de estatísticas do Rubro-Negro, acredita que o torneio deve ser contado por ter características de partidas regulares.
- Apesar de não ter 90 minutos, era jogo oficial, valendo taça e tudo. Vale lembrar que, até os anos 30, as partidas duravam 80 minutos, e não 90. Resumindo: para nós, é jogo quando os times usam uniforme oficial, a partida tem juiz e súmula e há venda de ingressos - afirmou.
Especialistas concordam com o Fluminense
Autor do livro "Fla-Flu - o jogo do século", Roberto Assaf acredita que não é correto contabilizar os jogos do Torneio Início.
- Assisti a esse torneio várias vezes. Era uma festa que se fazia para promover o Campeonato Carioca, nada além disso. Mas não adianta, sempre vai haver divergência no futebol. Ele desperta emoção nas pessoas.
O jornalista e autor do blog "Memória E.C.", do GLOBOESPORTE.COM, Marcelo Monteiro, também não leva o campeonato em consideração.
- Era um torneio com regras particulares, que precisava ser decidido em um único dia.
Apesar de as equipes jogarem uniformizadas, era uma competição realizada mais para marcar o início do Carioca, que na época, era a principal competição do ano para os clubes.

Clubes de maior torcida penam para obter patrocínio: entenda por quê

Corinthians, Flamengo e São Paulo reúnem 76 milhões de torcedores, mas continuam em busca de parceiro principal para estampar marca na camisa

Por Mariana Kneipp Rio de Janeiro
422 comentários
Uma exposição de marca que atinge diretamente 39% da população brasileira está disponível no mercado. E ninguém quer. Nos últimos cinco meses, empresas vêm recusando propostas de patrocínio master para Corinthians, Flamengo e São Paulo, que juntos somam quase 76 milhões de torcedores no país, segundo pesquisa de 2010 do Ibope. Além do trio, somente o Náutico está na mesma situação entre os 20 participantes da Série A.
No início, os altos valores pedidos travavam as negociações. Agora, com o primeiro semestre passado em branco, os clubes têm dificuldade para negociar com empresas, que já planejaram o orçamento para o resto do ano. O tempo passou. Copa do Brasil e estaduais também. E a camisa continua limpa, com exceção de patrocínios pontuais, de menor valor.
- Houve uma valorização (do espaço nas camisas), que tende a permanecer até a Copa de 2014. É natural, mas não se pode pedir loucura - explicou o vice-presidente da BMG, Márcio Alaor, que tem no orçamento atual o patrocínio a 28 clubes (contra 39 de 2011), a um custo de cerca de R$ 40 milhões, uma queda de 43% em relação ao ano passado.
Info Valores - 22-06-12 (Foto: infoesporte)
Uma explicação complementar dada por executivos de empresas é a crise econômica mundial. Instituições com capital estrangeiro estão estrangulando seus orçamentos de marketing para controlar as perdas em vendas. Com isso, as grandes marcas estão esperando pelo próximo ano, véspera da Copa do Mundo, pelo menos, para voltar a investir no futebol brasileiro.
Clubes enfrentam mercado em baixa
O Corinthians não fala em números oficialmente. No entanto, o GLOBOESPORTE.COM apurou que a diretoria está pedindo R$ 30 milhões para estampar frente e verso da camisa. O objetivo maior seria um pacote incluindo ombros e a área próxima às axilas ao custo de R$ 52 milhões. É mais do que o dobro do que a Hypermarcas - patrocinador que detinha esses espaços até o fim do Paulistão (maio) - quer pagar para fazer outro contrato. A empresa, que antes dava R$ 38 milhões ao Timão, agora quer diminuir para R$ 25 milhões, influenciada pela saída da 9ine, agência de marketing esportivo que tem como sócio Ronaldo Fenômeno e era a ponte na negociação.
- Não acho que os custos atuais sejam altos. O valor que se pagava antigamente pelas propriedades é que era muito baixo. Há um patamar mínimo que está sendo apresentado no mercado e que condiz com a nossa entrega. Estamos negociando - afirmou o diretor de marketing do Corinthians, Caio Campos.
O Flamengo tenta não repetir a história da última temporada. Em 2011, foram sete meses com a camisa limpa até assinar com a Procter & Gamble por um período de cinco meses, por R$ 5,6 milhões. A parceria com a Traffic, que pagava parte do salário de Ronaldinho Gaúcho e exigia prioridade em negociações de patrocínio master, terminou em fevereiro e atrasou o cronograma também para 2012, segundo o diretor de marketing do Rubro-Negro, Marcus Duarte.
Valores de patrocínios no eixo Rio-São Paulo
Fluminense R$ 90 milhões/ano (Unimed)*
Palmeiras R$ 75 milhões/três anos (Kia)
Santos R$ 20 milhões/ano (BMG)
Botafogo R$ 16 milhões/ano (Guaraviton)
Vasco R$ 16 milhões/ano (Eletrobras)
* é o valor (aproximado) destinado pelo orçamento da empresa para pagar direitos de imagem e aquisição de direitos de jogadores. O dinheiro não vai diretamente para os cofres do Fluminense. Por contrato, a Unimed deve gastar no mínimo R$ 15 milhões por ano
- Agora estamos trabalhando com dois cenários em relação a patrocínios. Um deles é com uma empresa lá de fora, que seria um contrato mais longo, de um ano e meio, até o fim de 2013. O outro é com duas empresas nacionais, que assinariam até o fim do Brasileiro. Estamos trabalhando com agências e tentando vender para essas empresas agora em junho ou julho. As conversas estão evoluindo - garantiu o dirigente.
Duarte confirmou que o clube quer R$ 20 milhões pelo patrocínio master, deixando abertura para propostas que chegarem perto deste número. A melhor até o momento foi de R$ 15 milhões - e recusada. A verba do novo patrocinador seria somada aos R$ 8 milhões do banco BMG (mangas), R$ 5 milhões da Cosan (barra traseira da camisa e parte traseira do calção), R$ 3 milhões da Triunfo Logística (ombros) e R$ 2 milhões da Tim (interior do número da camisa), já presentes no uniforme do Flamengo.
O São Paulo também pede R$ 20 milhões, apesar de não confirmar oficialmente. A marca da BMG foi estampada até o fim do Brasileiro de 2011, mas a empresa alegou questões de reposicionamento e não renovou o contrato. Até o momento, a melhor proposta foi de R$ 12 milhões.
- Temos sondagens de empresas que nos consultam, mas não houve um acordo que chegasse ao nível pedido. Temos um dilema atualmente. Se vendermos por um valor que entendemos que é menor do que vale, jogamos o preço lá para baixo. Para readquirir o patamar depois ficará muito difícil. Se não conseguirmos para este ano, temos um fôlego com a receita que gera o nosso estádio. Ela dá condição de negociarmos com um certo equilíbrio - lembrou Julio Casares, vice de marketing do São Paulo.
Info Patrocinios - 22-06-12 (Foto: infoesporte)
'Estamos indo ao mercado no tempo errado', diz diretor
Embora os números das propostas assustem as empresas, os clubes acreditam que o maior empecilho para fechar patrocínios neste momento é o "timing" errado. Os executivos confirmam que o orçamento de 2012 já está comprometido. Com isso, os dirigentes precisam pensar mais para frente.
- Estamos indo ao mercado no tempo errado. Era para ter aberto em julho ou agosto (de 2011), para ter uma decisão em novembro e apresentar a parceria em janeiro, no início do estadual. Devido à exclusividade que tínhamos com a Traffic, só conseguiremos fechar de forma rápida com uma empresa nacional se tivermos muita sorte. O ano já começou, os orçamentos estão definidos - afirmou Duarte.
Mesmo com problemas de "timing", o diretor do Flamengo apresenta números favoráveis a quem investe em patrocínio. Segundo Duarte, a Batavo teve em 2010 um retorno de visibilidade entre R$ 76 e 77 milhões, o que, de acordo com informações do dirigente, é 3,5 vezes maior do que o valor investido. Para ele, nem mesmo as notícias de imbróglios judiciais, principalmente após a saída de Ronaldinho Gaúcho, podem sujar a imagem do clube no mercado.
- A força da marca não diminuiu. É como se o Flamengo fosse um planeta, e as estrelas ficassem passando na sua órbita. Não atingem. Claro que houve uma perda grande nos negócios com a saída do Ronaldo. Licenciamentos tiveram que parar porque ele não é mais nosso atleta, e houve uma queda na venda de camisas com todos os questionamentos e escândalos que foram para a rua. Mas o mercado já entende que o Flamengo não é apenas um atleta.
Retorno do patrocinador do Tricolor chega a dez vezes
Márcio Alaor, da BMG, concorda com a visão de Duarte e também cita números positivos da relação com o São Paulo. O contrato foi encerrado apenas porque a empresa mudou de estratégia. Com a meta de ser mais conhecida pelo público já alcançada, ela agora diminuiu o número de clubes patrocinados.
- O retorno é espetacular. A cada R$ 1 que investi no São Paulo, tive um retorno de oito, dez vezes. Eu recomendo, sem dúvida. Saímos apenas por uma questão de reposicionamento - afirmou, acrescentando que uma pesquisa feita pela empresa Sport+Market mostrou que a empresa subiu mais de 100 posições e chegou ao top 3 no ranking de conhecimento de marcas ligadas ao futebol.
O reconhecimento passa pela exposição na mídia. Até a última semana, o Corinthians teve 30 jogos transmitidos pela TV Globo. O Flamengo somou 14, e o São Paulo, nove.
'Tem que mostrar o cálculo no papel', diz diretor
Fora do eixo Rio-São Paulo, a parceria do Banrisul com Grêmio e Internacional já dura 11 anos, tornando-se o segundo patrocínio mais longo, atrás apenas de Fluminense e Unimed (14 anos). São cerca de R$ 15 milhões anuais para cada clube. Para o diretor de marketing da empresa, Guilherme Cassel, independentemente de não ser o melhor momento para a negociação, os clubes precisam mostrar que valem quanto pedem.
- Em uma mesa sempre é preciso adequar o pedido à necessidade do interlocutor. O clube pode até valer o que pedem, mas tem que mostrar o cálculo no papel. Hoje as empresas têm instrumentos, já sentam para negociar com consciência sobre a relação custo-benefício. Se a proposta não for assim, nem começam a negociar - afirmou.
O resultado fantástico que tivemos com o patrocínio trouxe oportunidades. Hoje, temos um fundo de participação nos direitos de jogadores como Montillo (10%), Paulinho (20%) e Ralf (20%)"
Márcio Alaor, vice-presidente da BMG
O pensamento do Banrisul não é uma exceção no cenário brasileiro atual. Segundo Ivan Martinho, diretor comercial da empresa de marketing esportivo Traffic, houve uma mudança de perspectiva nas relações entre marcas e clubes com o avanço do uso de ferramentas de medição de retorno.
- Antes a decisão era quase 90% emocional. O patrocinador tinha uma relação pessoal com o clube, era torcedor. À medida que os valores aumentaram muito nos últimos anos, os executivos precisavam de uma justificativa técnica para reportar o investimento aos acionistas, mais focada em aumento de vendas, relacionamento com os clientes, não apenas visibilidade. Houve uma conscientização maior - afirmou.
As empresas também estão indo além do patrocínio, como é o caso da BMG. O vice-presidente da empresa conta que atualmente faz práticas mais ligadas ao relacionamento com o clube e também com o mercado.
- O resultado fantástico que tivemos com o patrocínio trouxe oportunidades. Hoje, temos um fundo de participação nos direitos de jogadores como Montillo (10%), Paulinho (20%) e Ralf (20%). No ano passado, vendi nove atletas e tive um lucro de 72% sobre o valor investido. Além disso, melhoramos a relação com as diretorias ao possibilitar o adiantamento do pagamento de cotas da TV, quando necessário - lembrou Márcio Alaor.

Cavadinha de Romarinho na Bombonera espanta até os colegas

Castán diz que, se fosse o atacante, teria dado um bico na bola. Fábio Santos ressalta que o jovem precisa manter o foco e 'não se iludir'

Por Gustavo Serbonchini São Paulo
43 comentários
Treino Corinthians  (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Gol de Romarinho foi assunto entre os jogadores
(Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)
A frieza com que Romarinho salvou o Corinthians da derrota contra o Boca Juniors deixou todo mundo surpreso, inclusive os companheiros de time. O jogo estava 1 a 0 para os argentinos quando o atacante, em seu primeiro toque na bola, recebeu de Emerson dentro da área e, com uma cavadinha, encobriu o goleiro Orión. E isso num jogo da decisão da Taça Libertadores da América.
– Ele ainda não sabe que está no Corinthians. Falei para ele: "Você deu uma cavadinha!". Eu disse que daria um bico na bola. Isso mostra a qualidade que ele tem. Viu o goleiro caindo e a opção dele foi perfeita. Foi muita frieza. Realmente é muito bom. Humilde, do bem. Não foi um moleque que chegou cheio de perna (metido na gíria dos jogadores de futebol) – disse Leandro Castán.
Romarinho tem quatro jogos pelo Corinthians e três gols. Além daquele marcado na Bombonera, o atacante já havia feito dois na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, domingo, no Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
– O grupo o acolheu muito bem. Não tem como não acolher, também. Fez dois contra o Palmeiras e um no Boca – brincou o zagueiro, seguido de perto pelo lateral-esquerdo Fábio Santos.
– Em dois jogos o Romarinho deu mais bicho que eu e o Leandro Castán juntos – zombou Fábio Santos, em relação ao prêmio recebido pelos jogadores quando o clube consegue vitórias.
Romarinho no treino do Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)Romarinho participa de treino do Corinthians (Foto: Mauro Horita / Ag. Estado)
Por mais que Romarinho tenha feito gols importantes e esteja em alta, Castán e Fábio Santos, assim como Tite, conversaram com ele para não subir à cabeça. A preocupação é para que o atacante não se iluda com a importância dos gols e que isso não atrapalhe o restante da carreira dele.
– Conversamos com ele. Para não empolgar demais. Falamos que isso é tudo mentira. Se perder, vão quebrar tudo e esquecer do gol. Ele me disse que ainda não sabia o que estava acontecendo. Ele não tem noção que foi o primeiro jogador do Corinthians a marcar um gol em uma final de Libertadores. Mas precisa se manter focado, não se empolgar. Vamos procurar ajuda-lo nesse sentido – completou Fábio Santos.
O elenco volta a trabalhar neste sábado e domingo. Ambos os treinos serão realizados pela manhã. Visando a preparação para a segunda partida da final da Libertadores, na quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, o grupo não terá folga.
Clique e assista a vídeos do Corinthians

Não apenas Balo: espanhóis temem Pirlo em reencontro com Itália na final

Cesc Fàbregas e Sergio Ramos destacam força do meio-campista, eleito o melhor em campo nas quartas e semifinal pela Azzurra: ‘Futebolista único’

Por Rafael Maranhão e Victor Canedo Direto de Kiev
18 comentários
Com dois gols e grande atuação, Mario Balotelli foi quem decidiu a favor da Itália na semifinal da Eurocopa 2012. Mas não é de se estranhar o fato de Andrea Pirlo ter sido novamente eleito o melhor em campo na vitória por 2 a 1 (reveja os gols) sobre a Alemanha, na última quinta-feira, em Varsóvia. A exemplo do confronto diante da Inglaterra, nas quartas, o meio-campista do Juventus desfilou com a bola nos pés e tornou-se um dos grandes temores por parte dos espanhóis para a grande decisão de domingo, em Kiev.
– Os atacantes e o meio-campista Pirlo são os maiores problemas que nós poderíamos encontrar. Não temos que centralizar na preparação e no treinamento. Balotelli será obviamente uma ameaça, como é Cassano. Temos de tentar desativar o ataque e Pirlo, que são os que controlam o jogo italiano – avaliou o meia Cesc Fàbregas, que não deixou de elogiar o polêmico atacante do Manchester City ao comentar os dois gols na véspera.
sergio ramos fabregas espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Dupla Fàbregas e Sergio Ramos: os dois estão preocupados com todo o time da Itália (Foto: Agência EFE)
– É um grande futebolista, novamente demonstrou na quinta, teve momentos fantásticos e marcou dois golaços. Um de um verdadeiro centroavante e o segundo de craque. Esse lance na semifinal diz tudo – resumiu.
O zagueiro Sergio Ramos também tem uma opinião embasada sobre todos os nomes da Azzurra. Na memória está o empate por 1 a 1 em Gdansk, ainda na estreia pelo Grupo C. Ele teve trabalho na ocasião e vê alguma vantagem em poder atuar contra um rival conhecido.
– Sempre é bom conhecer mais coisas e, no fundo, é bom ter jogado contra eles porque essa experiência pode te servir para saber o que vai encontrar. É certo que tudo isso é muito relativo, pois podem mudar muitas coisas em relação ao primeiro jogo. A Itália é uma grandíssima seleção, com jogadores fantásticos e que contam com um futebolista único como é Andrea Pirlo.
Cassano também em alta
Antonio Cassano, com quem Sergio Ramos jogou no Real Madrid entre 2006 e 2008, é outro alvo da Fúria.
– Tive a oportunidade de desfrutar de um jogador como ele, que é um espetáculo inclusive nos treinamentos. Apesar do problema que teve nesse inverno se recuperou e, como amigo, fico muito feliz de vê-lo no nível em que está. Me sinto muito orgulhoso que tenha voltado a ser esse grandíssimo jogador que sempre foi – afirmou Ramos.
fabregas espanha coletiva (Foto: Agência EFE)Fàbregas afirma que a Espanha já fez história ao chegar à final da Eurocopa 2012 (Foto: Agência EFE)
Por fim, Fàbregas definiu o sentimento dos espanhóis diante da decisão.
– A história já fizemos, faremos mais que a história se ganharmos. E daremos tudo até o fim para poder passar grandes férias e poder descansar para vir no ano que vem com muita força e, sobretudo, celebrar a vitória com os familiares e toda a torcida que nos espera na Espanha.

Espanha e Itália duelam pelo título da Eurocopa 2012 a partir das 15h45m (de Brasília), no Estádio Olímpico de Kiev. Caso leve o título, a Fúria irá se igualar à Alemanha na quantidade de títulos (3). A Itália busca a sua segunda conquista. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo.

Após derrotas no TUF Brasil e em BH, Gasparzinho é dispensado pelo UFC

Cortado da organização, lutador foi eliminado por Rony Jason na fase de quartas de final do reality show e finalizado por Rodrigo Damm no UFC 147

Por SporTV.com Rio de Janeiro
41 comentários
Não durou muito a permanência de Gasparzinho no maior evento de MMA do planeta. Conforme apurou o SPORTV.COM, o lutador potiguar, que ficou conhecido pelo comportamento agitado e brincalhão no The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões, foi dispensado pelo Ultimate após perder para Rodrigo Damm no UFC 147, em Belo Horizonte, no último fim de semana, quando foi finalizado por um mata-leão com apenas 2m12s do primeiro round. Na casa, ele havia sido eliminado nas quartas de final da divisão peso-pena pelo amigo Rony Jason, que também o finalizou no primeiro assalto, mas com uma chave de braço.
Gasparzinho TUF Brasil (Foto: Divulgação - TUF Brasil)Gasparzinho caminha para o octógono do TUF antes de enfrentar Rony Jason (Foto: Divulgação - TUF Brasil)
Após o término do TUF Brasil, todos os participantes assinaram um contrato com o Ultimate, mas nem todos eles serão aproveitados. Os únicos que têm a sequência garantida de pelo menos mais uma luta no evento são os campeões, no caso o peso-pena Rony Jason e o peso-médio Cezar Mutante. É assim em todas as edições do reality show.

Bota recusa proposta do Kashiwa Reysol para negociar Elkeson

Clube informou aos dirigentes japoneses que não aceitará a oferta. Acordo prevê liberação apenas com o pagamento de seis milhões de euros

Por Thales Soares Rio de Janeiro
8 comentários
elkeson botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Elkeson treina enquanto Botafogo recusa nova
proposta (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
O Botafogo informou ao Kashiwa Reysol, do Japão, nesta sexta-feira que não aceitará a proposta oficial feita pela contratação do meia Elkeson no começo da semana. O clube japonês queria comprar parte dos direitos do jogador, de 22 anos, mas há um acordo entre as partes para que ele seja negociado apenas por, no mínimo, seis milhões de euros (quase R$ 16 milhões).
Elkeson já recebeu propostas de Bologna e Udinese, ambos da Itália, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas o Botafogo também recusou todas. O jogador é considerado peça fundamental no planejamento do técnico Oswaldo de Oliveira para o restante da temporada, principalmente com as saídas de Maicosuel, para o Udinese, e Herrera, para o Emirates Football Club, dos Emirados Árabes.

Na manhã desta sexta-feira, Elkeson já havia sinalizado com a possibilidade mais forte de sua permanência ao revelar o pedido da mãe, Irene, para não deixar o clube. Ele tem contrato até maio de 2015 e 75% de seus direitos econômicos pertencem ao Botafogo. O restante está nas mãos de investidores.
Pelas negociações de Herrera e Maicosuel, o Botafogo deve receber R$ 7 milhões de um total de R$ 19 milhões pagos por Udinese (R$ 13 milhões) e Emirates Football Club (R$ 6 milhões). Os jogadores estão em fase de exames médicos e nos próximos dias as duas transferências devem ser concluídas.
O próximo jogo do Botafogo está marcado apenas para o dia 7 de julho, no Engenhão, contra o Bahia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O time ocupa a sétima colocação, com nove pontos. Neste sábado, deveria enfrentar o Corinthians, no Pacaembu, mas o jogo foi adiado para o dia 11 de julho.

Inter anuncia a saída de Lúcio dois anos antes do fim do contrato

Clube italiano chega a acordo com o zagueiro para dar fim ao compromisso que iria até 30 de junho de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália
170 comentários
Lúcio Inter de Milão (Foto: Getty Images)Lúcio: três anos no Inter (Foto: Getty Images)
O Inter de Milão entrou em acordo com Lúcio para que o zagueiro de 34 anos deixe a equipe. O brasileiro teria ainda dois anos de contrato com os italianos, mas as duas partes acharam melhor interromper o ciclo agora. O comunicado foi feito através do site oficial do Inter nesta sexta-feira.
- Todos no Internazionale desejam a Lúcio e toda a sua família uma carinhosa despedida - anunciou o clube, através de seu site oficial.
Desde 2009 no clube, Lúcio se despede do Inter com 136 jogos disputados e cinco gols marcados. Neste período, conquistou um Campeonato Italiano, duas Copas da Itália, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes da Fifa. O contrato do jogador iria até 30 de junho de 2014.
No Brasil, Internacional e São Paulo estariam interessados nos serviços do jogador. Recentemente, o Fenerbahçe negou que esteja interessado na contratação do zagueiro.

CBF inclui o Treze-PB e mantém o início da Série C do Brasileirão

Competição terá 21 clubes, já que Rio Branco-AC não foi excluído. Presidente da entidade promete recorrer contra equipe da Paraíba

Por Eduardo de Sousa, Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
138 comentários
Após nova reunião realizada nesta sexta-feira (29), a CBF decidiu incluir o Treze-PB na relação dos times que irão disputar a Série C do Brasileiro deste ano, mas sem tirar o Rio Branco-AC. Ambos buscavam na Justiça o direito de disputar a competição. Sendo assim, o torneio terá 21 clubes participantes, divididos em dois grupos, um com dez times e outro com 11. O Galo da Borborema está no Grupo A com 11 clubes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O primeiro jogo da equipe paraibana será na próxima quarta-feira (4) contra o Salgueiro, às 20h30m, em Pernambuco. A Série C começa neste sábado e a primeira rodada terá jogos também no domingo (1) e na segunda-feira (2).
A decisão foi tomada após o Treze-PB conseguir na Justiça comum nova liminar contra a CBF, o STJD e o Rio Branco-AC determinando até o uso de "interveção policial em casos necessários" como forma de impedir o início da competição sem a inclusão imediata do Galo da Borborema. O texto, assinado pelo juiz substituto da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Falkandre de Sousa Queiroz, além de aumentar para RS 100 mil diários a multa para a CBF, o STJD e o Rio Branco-AC caso o torneio começasse sem a participação do clube paraibano também estipulava pagamento de R$ 5 mil diários por cada dia de atraso no cumprimento da decisão.
A liminar determinava também que “todos os órgãos estaduais e agremiações esportivas que administram estádios de futebol” fossem notificados para que “se abstivessem de autorizar, de qualquer forma, a realização de jogos pela Série C do Campeonato Brasileiro”, sob pena de também serem multados em R$ 100 mil.

O presidente da CBF, José Maria Marín, afirmou, após a assembleia que confirmou Marco Polo del Nero como vice-presidente da região "Centro-Sul", que recorrerá da decisão a obrigou a incluir o clube da Paraíba na Série C.

- Quero deixar claro que em momento algum houve omissão da CBF. Estamos em todas as frentes na base do diálogo para tentar resolver. Estamos cumprindo uma decisão judicial. E decisão judicial é para ser cumprida. Mas vamos recorrer.
Na quinta-feira (28), a CBF anunciou o início da Série C do Campeonato Brasileiro para este final de semana com a participação do Rio Branco-AC após fazer um depósito em juízo em favor do Treze-PB no valor de R$ 2,48 milhões cumprindo decisão da Justiça da Paraíba até que o mérito da ação seja julgado em definitivo.
Na opinião de Falkandre, a multa anterior era "por demais tímida" e o seu pagamento feito de forma prévia acabou sendo um dos motivos para ele aumentar o valor para evitar que “o poderio econômico de qualquer das partes venha simplesmente desmerecer uma ordem judicial (…) sob pena do Poder Judiciário cair em descrédito”.
Segundo o gerente de futebol do Santa Cruz, Albertino dos Anjos, a decisão da CBF foi oportuna.
- Pela situação que nos encontramos hoje foi a melhor coisa a ser feita. O importante é o campeonatro começar e ao longo da competição a Justiça resolve defintivamente este impasse.
Nova tabela da CBF inclui o Treze na Série C (Foto: Reprodução)Nova Nova tabela da CBF inclui o Treze-PB na Série C do Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução)
Entenda o caso
O Treze tenta, através de medidas judiciais, a vaga que pertence ao Rio Branco para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano passado, a equipe acriana, após ter o seu estádio interditado pelo Ministério Público, acionou a Justiça Comum e acabou desclassificada da competição. Um acordo posterior com a CBF, no entanto, permitiu o retorno do clube.
Como ficou na quinta colocação da Série D, o Galo da Borborema se sentiu prejudicado e, por isso, ingressou com uma ação pedindo a vaga junto ao STJD, onde foi derrotado por unanimidade. Sem saída, o alvinegro paraibano 'apelou' para a Justiça Comum e conseguiu uma liminar, expedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, para disputar o campeonato. A liminar em seguida foi mantida pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, do TJ da Paraíba.
Para completar, uma série de recursos de Rio Branco e CBF com o objetivo de derrubar a liminar já foram indeferidos tanto pelo TJ da Paraíba como pelo STJ.
Já o Brasil de Pelotas perdeu seis pontos na Série C do ano passado e, por isso, ficou em último lugar e acabou rebaixado. O clube entrou com ação na Justiça Comum querendo reaver os pontos e assim se livrar do rebaixamento. Se isto acontecesse, quem cairia seria o Santo André. O Brasil acabou tendo sua liminar derrubada pelo TJ do Rio Grande do Sul, mas recorre para o Superior Tribunal de Justiça.

Por unanimidade, Del Nero é eleito vice-presidente 'Centro-Sul' da CBF

Em eleição realizada na sede da entidade, na Barra da Tijuca, presidente da Federação Paulista é candidato único ao cargo. Zagallo não concorreu

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
6 comentários
Marco Polo del Nero foi confirmado nesta sexta-feira como o vice-presidente da região Centro Sul da Confederação Brasileira de Futebol. Em eleição realizada na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o dirigente como candidato único teve o nome referendado pelas 27 federações filiadas à entidade e pelos 20 clubes que participam da Série A. Mário Jorge Lobo Zagallo, indicado pela Federação Carioca, não teve a chapa inscrita e não participou do pleito.
Na eleição, que teve início por volta das 17h15m (de Brasília), Del Nero ganhou apoio dos filiados. De acordo com a análise do estatuto por parte do jurídico da CBF, o pleito desta sexta-feira serviu apenas para referendar o nome do atual presidente da Federação Paulista e membro dos Comitês Executivos da Fifa e da Conmebol como vice-presidente da região Centro Sul da entidade.
José Maria Marin, CBF (Foto: Marcio Ianaca / Globoesporte.com)José Maria Marin e Marco Pole del nero durante entrevista na CBF (Foto: Marcio Ianaca / Globoesporte.com)
Marin deu total apoio ao novo dirigente da entidade e afirmou que tem total confiança em Del Nero. O dirigente não deixou os outros quatro vice-presidentes: Fernando Sarney (Norte), Weber Magalhães (Centro-Oeste), Marco Antônio Ferreira (Nordeste) e Fábio Marcel Nogueira (Sul).
- É importante a participação dele pela competência, capacidade. Conheço o trabalho dele de longos e longos anos. Não só da sua preciosa ajuda no campo administrativo, mas a tranquilidade de ter ao meu lado um vice com a competência e a capacidade do Del Nero, demonstrada nesses anos à frente da Federação Paulista. Tenho conhecimento de causa porque fui presidente da Federação Paulista por seis anos. Posso garantir a capacidade de avaliar o trabalho que ele tem feito há muitos anos.
Dos 47 possíveis votos, 46 participaram da eleição. Apenas o Atlético-MG, por conta de um compromisso do presidente Alexandre Kalil, não participou do pleito. Marco Polo del Nero teve 100% de aprovação dos eleitores. Após assinar o termo de compromisso, o dirigente fez um rápido discurso.
- Não é apenas o Marin que jogou futebol. O meu pai era jogador quando eu fui concebido. Tenho uma ligação grande com o esporte – afirmou Del Nero.
Um representante da Federação Carioca já havia confirmado a ausência do presidente Rubens Lopes. O mandatário teria outro compromisso no mesmo horário do pleito. Já nas próximas eleições da entidade, no início de 2015, a Ferj será a responsável por indicar o vice-presidente da região Centro Sul da CBF.
A maioria dos presidentes dos clubes da Série A compareceu ao pleito. Os representantes dos quatro grandes do Rio de Janeiro estiveram na CBF: Patrícia Amorim (Flamengo), Roberto Dinamite (Vasco), Peter Siemsen (Fluminense) e Maurício Assumpção (Botafogo). A mandatária do time rubro-negro chegou às pressas à sede da entidade vestida com um casaco vermelho e calça preta.
Del Nero pode acumular cargos na CBF e na Federação Paulista
Marco Polo del Nero poderá acumular os cargos de presidente da Federação Paulista de Futebol e de vice-presidente da região Centro Sul da CBF. De acordo com o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, o dirigente pode se ausentar por até 180 dias de um dos cargos.
- Você pode pedir 180 dias. Pode ficar 30 dias, voltar, sair. Pode se ausentar de uma ou outra – disse o advogado.
Marin fez questão ainda de afirmar que não vai se ausentar da CBF, mas disse ter confiança em Del Nero para assumir o cargo caso haja necessidade.
 

Shogun abre como grande favorito nas apostas para luta contra Vera

Estreante no UFC, Hector Lombard também é favorito contra Tim Boetsch

Por SporTV.com Los Angeles
7 comentários
Shogun em treino (Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com)Shogun treina para a luta contra Brandon Vera
(Foto: Fernando Araújo/Globoesporte.com)
Como esperado, as apostas para o duelo entre o brasileiro Maurício "Shogun" Rua e Brandon Vera abriram com ampla vantagem para o lutador curitibano. Os dois se enfrentam em Los Angeles no UFC: Shogun x Vera em 4 de agosto.
De acordo com o site "Bet On Fighting", os "odds" (oportunidades de ganhar dinheiro) da aposta em Maurício Shogun valem -290, o que significa que, para levar US$ 100, o apostador tem que depositar US$ 290. Para cada dólar investido, o apostador leva aproximadamente US$ 1,34.
Já Vera, que tem apenas uma vitória em suas últimas quatro lutas, é a zebra, com odds de +220. Isso significa que uma aposta de um dólar no americano paga US$ 3,2.
Outra luta que abriu apostas nesta semana é o confronto entre pesos-médios Hector Lombard x Tim Boetsch. Ex-campeão do Bellator, o cubano Lombard vai estrear no Ultimate no UFC 149, em 21 de julho, em Calgary, Canadá, como grande favorito: seus odds são de -310, o que significa que sua vitória paga US$ 1,32 por dólar apostado. Já o triunfo de Boetsch, que vem de vitória sobre Yushin Okami no UFC Japão, paga +240, ou 3,4 vezes o valor investido.

Musa do octógono, Arianny prefere jogadores de futebol: 'Mais gostosos'

Na torcida por Anderson Silva, ring girl mais famosa do Ultimate revela que gosta de sungas e flertou com um brasileiro de 18 anos no Rio de Janeiro

Por Adriano Albuquerque e Amanda Kestelman Belo Horizonte
8 comentários
Arianny Celeste é a musa da maioria absoluta dos fãs de MMA. Enquanto caminha em volta do octógono round após round, a morena faz muito marmanjo suspirar diante da televisão. Mas engana-se quem pensa que a beldade acha os lutadores do UFC os atletas mais atraentes do meio esportivo. Apesar de não acompanhar de perto o futebol, ela revelou ao SPORTV.COM que prefere mesmo os jogadores vindos do gramado.
- São os atletas mais gostosos. São altos e 'arrumados' - revelou a bela.
Praticante de kickboxing, Arianny Celeste também contou que ainda não teve a oportunidade de sair com um homem brasileiro, mas acabou ''paquerando'' um jovem de apenas 18 anos em uma de suas visitas ao Rio de Janeiro. Além de declarar sua torcida por Anderson Silva no duelo contra Chael Sonnen, a morena falou sobre sua função dentro do Ultimate, a relação com as outras ring girls e seus planos. Ela estará em um filme de ação de Hollywood.
Arianny Celeste UFC (Foto: Adriano Caldas / Globoesporte.com)Arianny acena durante sessão de autógrafos em
BH (Foto: Adriano Albuquerque/SporTV.com)
Confira a entrevista completa com Arianny:
Qual a sua impressão dos brasileiros?
São algumas das pessoas mais apaixonadas por MMA, muito loucos, muito divertidos, com muita enegria... Algumas das maiores diversões que tive no UFC foram aqui no Brasil.
Já ficou com um brasileiro?
Nunca. Nem aqui. Eu simplesmente ainda não conheci ninguém. Ainda não fui a uma boate aqui, talvez desta vez. Apenas fui à praia, gosto de lá e dos pequenos shorts, e acabei flertando com um garoto de 18 anos. Eu sabia que ele era jovem, mas foi só por diversão.
Vai torcer pelo Spider contra Chael Sonnen?
Sim, com certeza. Não devemos torcer, mas, às vezes, acabamos torcendo. Estou muito empolgada para isso.
Como é a relação com as outras ring girls?
Claro que no começo há um pouco de competição, mas, uma vez que nos conhecemos, todas nós tomamos conta uma da outra e viajamos todas juntas, então ficamos muito amigas. Gosto muito da Britney. Ainda falo com todas (as que saíram do UFC), com a Edith (Labelle), Ali (Sonoma), Chandella (Powell). Essas três são as que eu vejo mais frequentemente.
Fale sobre o trabalho de ring girl:
É muito duro, porque nós duas ficamos muito ocupadas, estamos sempre longe de casa, quase todo fim de semana. Vai ser bom trazer garotas locais, porque vai nos ajudar e também porque é legal ir para um lugar e conhecer uma garota nativa para dividir os holofotes.
Como é sua rotina diária?
Minha rotina sempre roda ao redor de comer bem e malhar. Eu meio que me treino, porque estou fazendo isso há cinco anos. Como muito bem porque é parte da minha vida e do meu emprego. Eu faço isso, mas também sou modelo, apresentadora e atuo. Nossa responsabilidade é representar o UFC da melhor forma. Vamos a eventos, falamos com os fãs, fazemos trabalho de caridade. Então, é mais do que apenas andar ao redor do octógono.
Você pratica artes marciais?
Faço kickboxing. Eu tentei (jiu-jítsu), mas não. Não gosto de rolar suando em cima de alguém.
Cristiano Ronaldo no treino de Portugal (Foto: Getty Images)Cristiano Ronaldo: muso de Arianny no futebol
(Foto: Getty Images)
Quais seus esportes favoritos?
Gosto de beisebol, futebol americano, basquete, e não consigo assistir ao futebol, é mais chato para mim, a não ser que eu esteja num jogo em pessoa. Mas os jogadores de futebol são os atletas mais gostosos. São altos e arrumados.
Conhece o Cristiano Ronaldo?
Sim, conheço. Acho ele muito bonitinho.
Quais itens essenciais na bolsa de viagem?
Loção e manteiga de cacau, porque, no avião, ficamos com os lábios muito secos.
Quais os seus países favoritos?
Adoro a Austrália. Adoro qualquer lugar em que há praia, porque sempre que estou próxima à água me sinto em paz. Quando estive no Rio, achei muito bonito, muito divertido, e, em Sydney, adorei poder surfar.
Quais são seus projetos?
Estou fazendo um filme de Hollywood, deve sair no final de julho, faço um dos poucos papéis femininos da trama. É um filme de ação e comédia. Chama-se "Brass Knuckles". Rashad Evans e Manny Pacquiao vão estar neste filme.
Qual é a sua luta inesquecível no UFC?
BJ Penn é um dos meus lutadores favoritos. Então, quando ele ganhou seu segundo título e saiu correndo ao redor da jaula, lambendo a luva, acho que foi um dos momentos mais memoráveis.
O sangue na luta te assusta?
Não fico assustada, mas às vezes fico enjoada, porque o sangue esguicha, é muito doido.
Já viu amigos serem nocauteados?
Já vi muitos amigos meus serem nocauteados. Quando o Frank Mir quebrou o braço do... Qual o nome dele mesmo? Big Nog (Minotauro). Foi duro, porque ele é tão doce!

Parceiros de equipe, Cacá e Daniel protagonizam rivalidade na Stock Car

Na luta pelo título, dupla da RBR Mattheis diz não ter amizade fora das pistas, mas garante não ser por incidente em largada de Ribeirão Preto

Por Felipe Siqueira e Mauro Júnior Londrina, PR
Comente agora
São 32 pilotos no grid, mas na corrida de Londrina deste domingo, quinta etapa da Stock Car 2012, o carro do maior rival do tetracamepão Cacá Bueno terá as mesmas cores que o dele. Na prova passada, em Ribeirão Preto, Daniel Serra, carro 29, tomou a ponta do pole Cacá logo na largada em uma manobra que desagradou o companheiro da equipe RBR Mattheis, e venceu a prova. O resultado garantiu ao paulista a liderança do campeonato com 69 pontos, cinco à frente do rival.
- Vou buscar, em Londrina, a ponta de novo, não interessando quem está na frente, outro piloto ou companheiro de equipe. Aquela conversa amistosa antes de uma largada não vai ter mais – disse Cacá.
Ele explicou que a escuderia, confiante na dobradinha em Ribeirão Preto, havia pedido que os pilotos não se arriscassem demais em disputa de posições. O tetracampeão considerou que Daniel, com a manobra, o forçou a frear para não ser espremido no muro e o deixou exposto a possíveis toques dos carros que vinham atrás.
Daniel Serra ultrapassou Cacá Bueno na largada de Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)Daniel ultrapassou Cacá na largada de Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação)
Quase um mês depois da corrida, a dupla mal se falou. Mas Daniel garante que o pouco contato nada tem a ver com o incidente e explica que não possui muita amizade com o carioca, parceiro de time.
- É normal. Se tiver uma freada em uma curva eu vou disputar com qualquer um. Continua como era antes e era depois. Não tem amizade fora da pista. Ele é do Rio e eu de São Paulo. A gente conversa profissionalmente e dentro da pista vai continuar como sempre. Não tem clima nenhum – disse.
Cacá também admite que, apesar do contato nos boxes, não é próximo de Daniel.
- Eu não lembro de ter ligado para a casa dele em quatro anos nenhuma vez ou ter o chamado pra jantar alguma vez – explicou.
Perguntados se conversaram no caminho para Londrina, já que vieram no mesmo avião, a dupla respondeu:
- Não, eu estava na poltrona três e ele estava na dez, eu acho – disse Daniel.
- Eu não o vi no avião. Eu o vi na hora de pegar a bagagem, o cumprimentei – completou Cacá.
Neste domingo, Cacá e Daniel terão mais um duelo em busca do título do campeonato, em Londrina. A quinta etapa da temporada 2012 da Stock Car tem a largada prevista para as 9h35m, com transmissão ao vivo e na íntegra pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Grêmio anuncia a venda do goleiro Victor para o Atlético Mineiro

Goleiro será jogador do Galo

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre
17 comentários
O presidente Paulo Odone anunciou na noite desta sexta-feira a venda de Victor ao Atlético-MG, adversário do Grêmio no próximo domingo, pelo Brasileirão. Em troca do goleiro de 29 anos o Grêmio receberá 50% dos direitos do zagueiro Werley, além de uma quantia em dinheiro.

- É uma ótimo valor em se tratando de goleiro - afirmou o presidente, que não quis revelar os valores da negociação.
Pelo Twitter, o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil também confirmou o desfecho da rápida negociação:
- Torcida mais chata do Brasil, se o problema era goleiro não é mais. Victor é do ‪Galo‬ - escreveu.
Victor tinha contrato com o Grêmio até 2015, num plano de carreira a longo prazo. Para o desfecho da negociação, pesou muito o fato de o camisa 1 poder voltar a trabalhar com Francisco Cersósimo, preparador de goleiros da Seleção, e que recém trocara o Olímpico pelo Galo.
Com a saída de Victor, Marcelo Grohe assume a condição de titular no gol do Grêmio, o que já ocorrerá na partida de domingo, diante do Atlético-MG, no Olímpico.

Ricardo Gomes acompanha treino na Colina pela primeira vez após AVC

Técnico vai a São Januário nesta sexta-feira e anima o grupo para jogo deste sábado contra a Ponte Preta

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
57 comentários
ricardo gomes daniel freitas vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Ricardo Gomes assiste ao treino pela primeira vez
após AVC (Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)
Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Vasco recebeu uma injeção de ânimo. O técnico Ricardo Gomes esteve em São Januário para acompanhar o primeiro treino desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), no dia 28 de agosto do ano passado. Afastado do clube desde então, o treinador havia visitado a equipe na Colina apenas uma vez, na véspera da partida contra o Botafogo, pela final da Taça Rio.
Na ocasião, Ricardo Gomes apenas cumprimentou os jogadores no vestiário e voltou para casa. No entanto, nesta sexta-feira, o treinador subiu pelo túnel que dá acesso ao gramado e acompanhou a atividade ao lado do diretor de futebol Daniel Freitas. O treinador, que não tem mais vínculo com o Vasco desde 31 de dezembro do ano passado, ainda recupera alguns movimentos, principalmente os do lado direito, e a fala.
ricardo gomes vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Ricardo Gomes assiste ao treino na entrada do vestiário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Desde que passou a se locomover Ricardo Gomes tem visitado os jogadores do Vasco na concentração. É relativamente comum a presença do treinador no jantar da equipe na véspera de algumas partidas.