quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco lança camisa para comemorar conquista do título da Copa do Brasil

Com a frase 'Libertadores, eu vou' nas costas, peça começa a ser vendida
na próxima sexta nas lojas oficiais e no site do clube, e o preço é R$ 49,90

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Camisa Vasco Campeão (Foto: Reprodução)Pouco depois de o Vasco conquistar a Copa do Brasil no Couto Pereira, contra o Coritiba, o Vasco colocou
em seu site a camisa comemorativa para pré-venda. Além da menção ao título, a peça tem 'Libertadores,
eu vou' impressa nas costas. O modelo estará disponível a partir da próxima sexta-feira, dia 10, no site e
nas lojas oficiais do Vasco. O preço é R$ 49,90 (Foto: Reprodução)

Após uma semana de polêmica na
F-1, Bahrein desiste de sediar GP

Presidente do circuito admite que calendário não comportaria prova neste ano

Por GLOBOESPORTE.COM Sakhir, Bahrein
fórmula 1 GP do Bahrein  (Foto: agência Getty Images)O Bahrein não vai mais receber a Fórmula 1 no
ano de 2011 (Foto: agência Getty Images)
Os organizadores do Grande Prêmio do Bahrein desistiram nesta quinta-feira de sediar a prova da Fórmula 1 neste ano. Após o cancelamento da corrida no início do ano, a Federação Internacional de Automobilismo tinha decidido nesta semana reacomodar o Bahrein no calendário no dia 30 de outubro. Mas diante do protesto das equipes, o presidente do Circuito Internacional do Bahrein, Zayed R. Alzayani, colocou uma pá de cal na questão.
- O Bahrein ficaria encantado em ter o GP no dia 30 de outubro, mas está claro que este calendário não pode progredir e respeitamos plenamente isto. Bahrein sempre desempenhou um papel positivo no desenvolvimento da Fórmula 1, e teve a corrida de F1 pioneira no Oriente Médio para ajudar outros países a organizar suas próprias corridas em novos territórios, assim como contribuiu com sua experiência própria e única. Esperamos dar as boas-vindas às equipes, seus pilotos e seus acompanhantes novamente no próximo ano – afirmou Alzayani.
O Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA aprovou na semana passada a reintrodução da corrida no calendário, mas a Associação das Equipes (Fota) reagiu mal à notícia. Diante da polêmica, na quinta-feira, mais cedo, a FIA pediu a Bernie Ecclestone, chefe comercial da F-1, uma nova proposta de calendário. A organização do GP do Bahrein, portanto, se posicionou oficialmente desistindo da intenção de sediar a prova.
Ainda não foi feito o anúncio oficial de como ficará o calendário. Com a recolocação do Bahrein, a temporada da Fórmula 1 só terminaria em dezembro. Agora, a corrida na Índia deve voltar para a data original de 30 de outubro, e o campeonato deve mesmo terminar no Brasil em 27 de novembro.

Com a melhor marca do ano, Bolt é campeão nos 200 metros em Oslo

Debaixo de chuva, jamaicano vence com facilidade na Noruega, depois de 13 meses afastado da prova onde é campeão mundial e olímpico

Por SporTV.com Oslo, Noruega
Usain Bolt vence os 200 metros em Oslo (Foto: Agência AP)Bolt venceu os 200 metros da etapa de Oslo da Diamond League debaixo de muita chuva (Foto: Agência AP)

Campeão mundial e olímpico, o jamaicano Usain Bolt comprovou, nesta quinta-feira, que segue sendo o homem mais rápido do mundo, ao vencer a prova dos 200 metros na etapa de Oslo da Diamond League, o circuito mundial que reúne a elite do atletismo. Além da vitória, Bolt cravou a melhor marca do ano: 19s86. O atleta não competia nos 200 metros havia 13 meses.
A vitória do jamaicano foi conquistada debaixo de chuva e, como de praxe, Bolt cruzou a linha de chegada com uma boa distância para os demais competidores. A prata ficou com o norueguês Jaysuma Saidy Ndure, que fechou a prova em 20s43, seguido pelo jamaicano Mario Forsythe, que fez o tempo de 20s49.
Até antes da prova, o melhor tempo era do também jamaicano Nickel Ashmeade, que venceu o campeonato nacional local em 19s95. Apenas os dois superaram a barreira dos 20s em 2011. Bolt é campeão olímpico e mundial dos 200 metros, prova em que também é o recordista mundial (19s19). Ele não disputava a distância desde maio do ano passado, por conta de uma contusão.
Em 2011, Bolt já havia participado de duas competições, mas apenas nos 100 metros. Sua estreia na temporada foi na etapa de Roma da Diamond League, em 26 de maio. Depois, ele ainda esteve no Meeting de Ostrava, na República Checa. E somou duas vitórias, ambas com o tempo de 9s91.

Vulcão chileno preocupa Conmebol e pode adiar final da Libertadores

Órgão aguarda para tomar decisão. Há a esperança de que a nuvem de cinzas se dissipe e o aeroporto de Montevidéu possa operar normalmente

Por Adilson Barros Santos, SP
A Confederação Sul-Americana de Futebol está preocupada com os transtornos causados pelo vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção e expeliu uma nuvem de cinzas que interrompeu o tráfego aéreo no Sul do Chile, em Buenos Aires e Montevidéu, capital uruguaia, onde está o estádio Centenário, palco da primeira partida a final da Taça Libertadores, entre Peñarol e Santos, na próxima quarta-feira.
  •  
chile vulcão (Foto: Reuters) Nuvem de cinzas do Puyehue tem atrapalhado o tráfego aéreo na América do Sul (foto: Reuters)
Até o momento, o jogo está mantido. No entanto, se a situação piorar, há a possibilidade de um adiamento.
- Vai depender da situação. Se melhorar, não tem porque mudar. Se piorar, existe a possibilidade (de adiamento). Mas não dá para prever por enquanto. Não sei, vamos ver - afirmou o assessor de comunicação da Conmebol, Nestor Benitez.
O Santos se prepara para viajar a Montevidéu na próxima terça-feira pela manhã. A programação segue inalterada. No entanto, o clube já prepara alternativas para o caso de cancelamento do voo e a partida não ser adiada. Há o temor de que isto aconteça, mesmo com o espaço aéreo do Uruguai aberto, por uma decisão da companhia aérea. Nesse caso, o clube fretará um avião. Caso o vulcão continue em atividade e não permita pousos em Montevidéu, a delegação deve tomar um voo até o Rio Grande do Sul e, de lá, seguiria de ônibus até a capital uruguaia.

Atenção, torcedoras! Inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto

Com final marcada para outubro, no Caldeirão do Huck, concurso 'Musa do Brasileirão' chega à sua sexta edição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
logo musas 2010 (Foto: Globoesporte.com)Vem aí a sexta edição do concurso 'Musa do
Brasileirão' (Foto: Globoesporte.com)
Em sua sexta edição, o concurso Musa do Brasileirão, parceria de sucesso entre GLOBOESPORTE.COM, Esporte Espetacular e Caldeirão do Huck, está de volta. Novas 20 torcedoras vão se tornar representantes e inspiração dos seus clubes do coração. As candidatas podem fazer suas inscrições a partir desta quinta-feira, 9 de junho, até 7 de agosto.
Este ano, ao se candidatarem, as torcedoras devem preencher um questionário, mandar até 10 fotos e até 5 vídeos mostrando sua paixão pelo seu time. A produção do concurso vai analisar as respostas e todo material recebido. Cada candidata terá uma página de perfil, com os dados da sua inscrição, disponível no site do concurso para que os internautas possam conhecê-las.
Clique aqui para fazer a sua inscrição!
Nina - Musa do Grêmio (Foto: Globoesporte.com)Musa do Grêmio, Nina Fortini ganhou o
concurso em 2010 (Foto: Globoesporte.com)
Após o fim do prazo de inscrição, a produção selecionará algumas candidatas de cada time para conhecê-las pessoalmente, antes de definir quais serão as duas candidatas escolhidas por clube que irão para a votação da torcida, entre 27 de agosto a 2 de setembro. O resultado das 20 Musas eleitas será anunciado no dia 4 de setembro.

Com o time de Musas formado, a disputa será pela coroa de Musa do Brasileirão 2011, que ocorrerá no Programa Caldeirão do Huck em outubro. Enquanto isso, as Musas participarão de ensaios fotográficos exclusivos para o GLOBOESPORTE.COM, e terão uma agenda cheia de compromissos.
Cauã Reymond faz manobras na Prainha em dia de surfe

Protagonista de "Cordel Encantado" não se intimidou com o tempo nublado
QUEM Online; Fotos Dilson Silva/AgNews
Dilson Silva/AgNews 
Cauã Reymond não se importou com o tempo chuvoso do Rio de Janeiro e praticou o esporte que gosta: o surfe. Na manhã de quinta-feira (9), o ator fez algumas manobras na Prainha em cima de sua prancha rosa. Sempre que pode, o galã costuma praticar o esporte.
Na terça-feira (7), Cauã foi visto surfando na praia do Bandeirantes e, na ocasião, acabou recebendo o carinho de alguns fãs que passavam pela orla do local. Atualmente, o ator, que namora a atriz Grazi Massafera, pode ser visto na trama das seis, “Corde Encantado”, na qual interpreta o personagem Jesuíno, par romântico de Açucena (Bianca Bin).
Dilson Silva/AgNews  

Dilson Silva/AgNews  

Dilson Silva/AgNews  

Dilson Silva/AgNews  

Dilson Silva/AgNews  

Dilson Silva/AgNews

Destaque da final, Eder Luis afirma: 'A cada dia gosto mais do Vasco'

Atacante ficou surpreendido com a recepção feita pela torcida no aeroporto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Eder Luis gol Vasco x Coritiba (Foto: Ag. Estado)Eder Luis comemora o segundo gol do Vasco na
final da Copa do Brasil (Foto: Ag. Estado)
Um dos grandes destaques do Vasco na conquista da Copa do Brasil, Eder Luis ainda curte muito o título inédito do clube. O atacante diz que se surpreendeu com a quantidade de vascaínos que foi recepcionar a equipe no início da tarde desta quinta-feira no Aeroporto Santos Dummont, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a festa da torcida o fez gostar ainda mais do Vasco.
- Eu não esperava tanta gente. Fiquei mais feliz ainda, e a cada dia venho gostando mais do Vasco. Foi uma pressão muito grande em cima de mim. A torcida sentiu minha falta no primeiro jogo e meus companheiros sempre falavam da minha importância. Isso tudo me motivou para essa decisão. Estou me sentindo muito mais maduro em campo – disse à Rádio Globo.
Após o título e a vaga garantida na Taça Libertadores da América em 2012, Eder Luis, que tem contrato até 30 de junho com o Vasco, espera que a diretoria acerte logo sua permanência junto ao Benfica, de Portugal.
- Até então não tomava parte (da renovação), pois estava focado na Copa do Brasil. Eu precisava ser campeão dela, mesmo que saísse, pois deixaria uma boa lembrança para a torcida. Já tive uma conversa muito boa com o presidente Roberto Dinamite, com o Mandarino (vice-presidente de futebol) e com o Rodrigo Caetano (diretor executivo). Eles estão motivados e farão de tudo para que eu fique.

Eduardo Paes presenteia membros do COI com camisas do Vasco

Gilbert Felli e Nawal El Moutawake chefiam a comissão que visita o Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, presenteou nesta quinta-feira os membros do Comitê Olímpico Internacional, Gilbert Felli e Nawal El Moutawake. Os dois chefiam a comissão do COI que visita a cidade para acompanhar de perto a preparação para as Olimpíadas de 2016. Paes é vascaíno assumido.
eduardo paes nuzman membros do coi (Foto: Beth Santos/Divulgação)Felli e Nawal receberam camisas personalizadas do Vasco (Foto: Beth Santos/Divulgação)

Jogador dos Bruins deixa jogo de maca


por Leo Velasco |
categoria Hóquei no gelo

Nathan Horton, do Boston Bruins, precisou deixar o gelo em uma maca nesta segunda-feira, no jogo 3 da Stanley Cup. O jogador recebeu uma pancada muito forte de Aaron Rome, do Vancouver Canucks, e ainda bateu com a cabeça na queda, ficando caído no gelo, antes de receber atendimento médico.
Rome foi expulso do jogo e os Canucks ficaram cinco minutos com um jogador a menos no gelo. Horton foi encaminhado para o Massachusetts General Hospital e os Bruins informaram que o jogador está com movimento das extremidades.

Com mais um ouro, Daniele se junta a Daiane e Jade na seleção de ginástica

Após conquistar o Troféu Brasil no sábado, ginasta vence torneio no domingo; equipes permanentes são anunciadas pela Confederação após a premiação

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
Foi um fim de semana e tanto para Daniele Hypolito. Após conquistar o Troféu Brasil no sábado, a ginasta garantiu o ouro no Circuito nacional no domingo, em Brasília, e viu seu nome incluído na seleção permanente. As seleções das três modalidades foram anunciadas pela presidente da Confederação, Luciene Resende, logo após a cerimônia de premiação.
Daniele Hypolito ginástica (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)Daniele Hypolito ganha seu segundo ouro em dois dias (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafia)
- A competição é acirrada e estar na seleção brasileira é sempre muito bom. Estou muito feliz mesmo depois desse final de semana, pois consegui cumprir meus objetivos – afirmou Daniele.
Na seleção feminina de ginástica artística, Daniele estará ao lado de Daiane dos Santos, que já tinha garantido seu retorno à equipe no sábado. Também estão na equipe Jade Barbosa, Ana Claudia Silva, Adrian Gomes, Priscila Cobello, Gabriela Soares, Letícia Costa e as jovens Lorrane Santos, Isabelle Cruz, Mariana Oliveira e Isabela Garcia.
No masculino, a seleção terá Diego Hypolito, Sergio Sasaki, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Petrix Barbosa, Francisco Barreto, Péricles Silva, Vitor Rosa, Danilo Nogueira, Caio Costa e Arthur Nory. Arthur Zanetti, que não conseguiu subir ao pódio no Troféu Brasil no sábado, venceu a competição no domingo.
- No sábado fiz uma série nova no solo e no domingo fiz a antiga e consegui uma nota melhor. A série de argolas também melhorou e no salto ainda cometi uma falha, mas deu para alcançar a meta de ser campeão – afirmou Arthur.
Na ginástica rítmica, estão Angélica Kviecznski, Eliane Sampaio e Natalia Gaudio
- Esses bons resultados vêm dos treinos, que estão bem fortes. Tenho feito muitas repetições, sem falhas, e o importante é que estou sem nenhum tipo de lesão. Enfim, estou feliz porque saiu tudo como planejado – festejou Eliane, que ficou com o ouro no sábado e no domingo.

Com público recorde, Adams vence etapa de Brasília do X-Fighters

Arena montada em frente ao Congresso recebe 100 mil pessoas, maior público da história do motocross freestyle. Joaninha cai na repescagem

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília
Diante de 100 mil pessoas, o americano Nate Adams venceu a etapa de Brasília do X-Fighters World Tour 2011 ao derrotar o australiano Robbie Maddison na final, neste sábado. O norueguês André Vila ficou com o terceiro lugar no pódio. O público que tomou a arena montada em frente ao Congresso Nacional é o maior registrado em uma competição de motocross freestyle na história.
Bicampeão da turnê, Adams venceu uma etapa do circuito pela primeira vez desde 2009 e assumiu a liderança da temporada, com 165 pontos.
- É muito legal andar diante de um público deste tamanho. Estou feliz porque na última temporada fui campeão mesmo sem ter vencido nenhuma etapa e agora já começo o ano com uma vitória na segunda prova - disse Adams.
motocross joaninha Campeonato Mundial de Motocross Freestyle (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool)Joaninha teve apoio de 100 mil, mas ficou na repescagem (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

O brasileiro Gilmar Flores, o Joaninha, não teve sorte na capital do país. O matogrossense foi eliminado ainda na repescagem, superado por Adam Jones, Blake Williams, Beau Bamburg e Gilles De Jong.
- Apesar de ter saído na primeira fase, estou bastante contente e realizado. Esta pista tem um padrão que a gente nunca imaginou em andar aqui no Brasil. Esse público nos ajudou muito e comprova que o esporte promete crescer cada vez mais no Brasil - analisou Joaninha.
Confira o resultado final da etapa de Brasília do X-Fighters World Tour:
1. Nate Adams (EUA)
2. Robbie Maddison (AUS)
3. André Villa (NOR)
4. Levi Sherwood (NZE)
5. Eigo Sato (JAP)
6. Javier Villegas (CHI)
7. Adam Jones (EUA)
8. Blake Williams (AUS)
9. Beau Bamburg (EUA)
10. Gilles De Jong (BEL)
11. Gilmar Flores (BRA)

Confira a classificação do X-Fighters World Tour:
1. Nate Addams - 165 pontos
2. Andre Villa - 145
3. Robbie Maddison - 110
4. Dany Torres - 100
5. Levi Sherwood - 100
6. Blake Williams - 80
7. Eigo Sato - 80
8. Adam Jones - 55
9. Javier Villegas - 35
10. Beau Bamburg - 20
11. Taka Higashino - 20
12. Gilles De Jong - 15
13. Rob Adelberg - 15
14. Gilmar Flores - 10
15. Lance Coury - 10
16. Jackson Strong - 5

Guilherme Tâmega vence no Chile e assume a liderança do ranking

Depois de grande virada nas quartas, hexacampeão munndial de bodyboard derrota australiano na final e é campeão em Arica

Por GLOBOESPORTE.COM Arica, Chile
Guilherme Tâmega comemora o título em Arica (Foto: IBA / Specker)Guilherme Tâmega comemora o título em Arica
(Foto: IBA / Specker)
O brasileiro Guilherme Tâmega conquistou a terceira etapa do Circuito Mundial de bodyboard. Neste sábado, o hexacampeão mundial levou a melhor nas de El Gringo, no Chile, na final contra o australiano Dave Winchester, ficou com o título e ainda assumiu a liderança do ranking.
- Parece um sonho essa vitória. Depois que ganhei do Amaury (Laverhne) nas quartas de final vi que era possível ir mais longe, pois, para mim, aquela era a bateria chave do evento. Foi muito difícil manter a mesma pegada até o fim, pois isso aqui cansa. Queria agradecer a minha família, aos brasileiros que me ajudaram muito e a Deus – disse Tâmega.
Nas quartas de final, o atual campeão Laverhne abriu boa vantagem ao fazer 9,33 e 8,07. Mas o brasileiro foi buscar a diferença, primeiro com um 9,03, e depois conseguindo um 8,77 para garantir um lugar nas semifinais, quando derrotou o sul-africano Mark McCarthy. Na decisão, Guilherme Tâmega conseguiu duas notas 8,00 para somar 16,00 contra 13,00 de Dave Winchester.
A próxima etapa do Circuito Mundial será no México, nas ondas de Puerto Escondido, entre os dias 4 e 13 de agosto.
Ranking mundial após três etapas:
1 – Guilherme Tâmega (BRA) – 4320 pontos
2 – Jeff Hubbard (HAV) – 4220 pontos
3 – Mark McCarthy (AFS) – 4140 pontos
4 – Magno Oliveira (BRA) – 3840 pontos
5 – Dallas Singer (AUS) – 3780 pontos
6 – Ryan Hardy (AUS) – 3664 pontos
7 – Amaury Laverhne (REU) – 3580 pontos
8 – Jared Houston (AFS) – 3400 pontos
9 – Dave Winchester (AUS) – 3320 pontos
10 – Ben Player (AUS) – 3260 pontos
17 – Eder Luciano (BRA) – 2410 pontos
17 – Uri Valadão (BRA) – 2410 pontos
25 – Lucas Nogueira (BRA) – 1780 pontos

De paraquedas na seleção, Éder começa do zero: ‘Foi um susto’

Central que substitui Gustavo na Liga Mundial não trabalhava com bola
desde a eliminação do Florianópolis na Superliga 2010/2011, em abril

Por Helena Rebello Belo Horizonte
O horário já passava das 23h de terça-feira quando Éder recebeu o telefonema de Mariana D’Aragona, chefe da delegação brasileira, avisando sobre sua convocação para a Liga Mundial. O central, que mantinha a forma física no Florianópolis, mas não treinava com bola desde que o clube foi eliminado na última edição da Superliga, ficou surpreso ao saber que seria o substituto de Gustavo.
vôlei éder brasil treino (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Éder no Mineirinho, onde o Brasil vai enfrentar os EUA (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
- Foi um susto. Primeiro, pensei “O que eu faço agora?”, porque estava treinando só a parte física e nada de bola. Pensei que ia ter que começar do zero, em um ritmo totalmente diferente do resto do grupo, que já está no ritmo de competição. Vou ter que me esforçar muito para conseguir chegar perto deles agora. Nesta quinta eu já tive um pouco de contato com a bola, mas ainda sem saltar. Vamos aumentando a carga aos poucos para ver se, na semana que vem, consigo estar 100%.

O meio de rede, que atuará ao lado de Gustavo na equipe catarinense na próxima temporada, lamentou muito o fato de substituir o colega em circunstâncias tão delicadas. O jogador afirmou que foi muito bem recebido pelo grupo e que se esforçará para representar o campeão olímpico à altura.

- É uma situação complicada, bem chata. Há pouco tempo, na apresentação do nosso time, até comentei com o Gustavo que ele sempre foi um cara em quem me espelhei desde que comecei a jogar, porque ele já era da seleção, sempre foi um ídolo para mim. Era um prazer estar ali ao lado dele. A ausência aqui é um fato bem ruim. Infelizmente eu estou no lugar dele nessas circunstâncias, mas é a única solução possível. Vou aproveitar a chance e dar o máximo para ajudar o grupo.

O Gustavo  sempre foi um cara em quem me espelhei desde que comecei a jogar"
Éder
Neste fim de semana, porém, são remotas as chances de Éder ser relacionado. Como ainda está em fase inicial de treinamento e precisa ganhar ritmo, a tendência é que Éder fique à disposição apenas para os jogos de volta contra Porto Rico, na próxima semana, em São Paulo.

- Vai ser feito um trabalho gradativo, e aos poucos vou aumentando o ritmo para não me machucar também. Para mim vai ser até bom não atuar este fim de semana. Quero poder ter uma atuação minimamente razoável, e não dar prejuízo ao grupo.

Com Éder no banco ou na torcida, o Brasil encara os Estados Unidos às 10h de sábado e às 9h50m de domingo, no Maracanãzinho. O duelo vale a liderança do Grupo A da Liga Mundial, e a Rede Globo transmite ao vivo, direto do Maracanãzinho.

Lewis Hamilton se diz arrependido por causar incidentes no GP de Mônaco

Inglês disse que carta enviada à FIA não foi motivada por medo de punições

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá
canadá fórmula 1 hamilton (Foto: Getty Images)Hamilton se disse arrependido (Foto: Getty Images)
Após duas semanas dos incidentes no GP de Mônaco, Lewis Hamilton disse ter refletido sobre suas ações e se arrependido das confusões. O piloto da McLaren foi punido no dia da corrida por ter acertado Felipe Massa e Pastor Maldonado, além de ter xingado os rivais e os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em uma entrevista à rede de TV inglesa BBC.
Hamilton escreveu uma carta de desculpas a Jean Todt, presidente da FIA, e disse nesta quinta em Montreal que se arepende das críticas aos comissários. Ele garante que vai aprender com os incidentes de Monte Carlo.
- Na semana passada, voltando da corrida, tive tempo para refletir sobre minha conduta e meu fim de semana. Foi um sentimento de ter um dia ruim no escritório. Escrevi uma carta à FIA para pedir desculpas e falei com Maldonado e Massa. Achei que isso era necessário e foi o certo a ser feito. Isto é automobilismo. Quando você é competitivo, não é fácil ultrapassar. Por isso, toda manobra é questionável. É inevitável. Os comissários estão fazendo um grande trabalho, melhorando desde que entrei na Fórmula 1. Preferiria não estar na sala deles toda hora e estou tentando, mas estou acostumado e tentando aprender com isso - diz Hamilton.
Apesar de Todt ter dito que a carta de Hamilton ajudou a evitar uma suspensão, o inglês disse que não foi motivado por isso para escrever à FIA. Ele disse que falou com Massa e Maldonado.
- Tive tempo para refletir sobre o fim de semana e escrevi uma carta sincera de desculpas a Jean e à FIA e recebi uma ótima resposta. Após isso, pude passar por isso e estou grato por estar aqui. Quero o melhor para o esporte e continuar a contribuir para ele evoluir. Conheço Felipe muito bem, desde quando estava na F-3 ou na GP2. Sempre tivemos um bom relacionamento. Liguei para ele e ele entendeu minha posição. Também tenho contato com Pastor há muitos anos e ele está fazendo um excelente trabalho. Não queria tirar ninguém da corrida.

Jorge Henrique confia em renovação por 'menos do que Adriano recebe'

Atacante usa o Twitter para falar em 'amor' ao Corinthians e dizer que não quer 'a mesma coisa que Adriano'; Procurador fala do interesse de rivais

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Cartaz fica Jorge Henrique treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)Até a torcida já se manifestou em treino a favor da
renovação de Jorge Henrique (Foto: Ag. Estado)
Diante da novela que se tornou sua renovação de contrato com o Corinthians, o atacante Jorge Henrique se manifestou nesta quinta-feira, pelo Twitter. Ele se disse esperançoso num acordo nesta sexta e mencionou o colega Adriano para garantir que não espera um aumento astronômico.
- Amanhã resolve tudo! Não quero a mesma coisa que o Adriano recebe! Até porque, perto do que ele já fez na carreira, eu não fiz nada!
Na sequência, Jorge Henrique escreveu:
- Sempre vou te amar e respeitar, Corinthians!
Pouco antes, o procurador de Jorge Henrique, Roberto Gomes, havia divulgado nota à imprensa na tentativa de esclarecer alguns detalhes que estariam dificultando o acordo entre clube e jogador. O contrato vence no último dia de 2011 e, pela Lei Pelé, no mês que vem ele já poderia assinar com outro clube, sem que o Corinthians ganhasse um tostão.
- O Jorge (Henrique) não é nenhum mercenário, como está sendo colocado. Estamos em divergência, é verdade, sobre tempo do novo contrato, valores e luvas, mas tudo muito diferente do que tem sido ventilado – disse Roberto Gomes.
Não quero a mesma coisa que o Adriano recebe! Até porque, perto do que ele já fez na carreira, eu não fiz nada!"
Jorge Henrique
O empresário negou que tenha pedido R$ 2 milhões em luvas – “é menos da metade deste valor” – e afirmou que “alguns clubes brasileiros” estão oferecendo salário bem maior do que o proposto pelo Timão.
- E o Corinthians sabe disso. Aí, é uma questão de o Corinthians ter ou não interesse. As propostas estão chegando pois, a partir de julho, o jogador pode assinar um pré-contrato com outro clube – disse Roberto Gomes.
O empresário tratou de justificar o fato de o atacante andar estudando propostas de outros clubes.
- O Jorge tem 29 anos e o lado financeiro pesa muito neste momento, ainda mais que outros clubes brasileiros estão interessados no futebol dele. Se existe essa valorização de fora, é natural que o jogador crie uma expectativa de ser valorizado no próprio clube que defende. Garanto que o valor pedido pelo Jorge é absolutamente compatível com o mercado nacional - disse Roberto Gomes.
Na quarta-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, disse que não tem como pagar a Jorge Henrique o salário que o jogador está pedindo.

Futebol brasileiro ganha jogador com nome de peso: Mahatma Gandhi

Aos 19 anos, volante acaba de assinar contrato profissional com o Atlético-GO e garante: 'Sou pacífico. Nunca briguei. Tenho preguiça até de falar palavrão'

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
Mahatma Ghandi   Atlético-GO montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Mahatma Gandhi inspirou nome do volante do
Atlético-GO (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Um dos maiores defensores da não-violência na história da humanidade, Mahatma Gandhi tem uma coleção de belos ensinamentos seguidos por milhões de pessoas. No entanto, o líder que fez uso da greve de fome para lutar pela independência da Índia nunca deve ter imaginado que uma de suas fãs daria seu nome ao próprio filho e que este se tornaria um jogador de futebol. Aos 19 anos, Mahatma Gandhi Heberpio Mattos Pires acaba de assinar contrato profissional com o Atlético-GO, cujo mascote é o Dragão. Volante canhoto que "sabe bater na bola", como o mesmo classifica, ele disse ao GLOBOESPORTE.COM que tem orgulho do nome e já sonha com o dia em que vestirá a camisa da Seleção Brasileira com 'Gandhi' nas costas.
- É meu sonho. Fico imaginando que as pessoas do mundo todo iriam gostar de ver um Ghandi com a camisa da seleção - diz o jovem jogador, que conta em detalhes como surgiu a ideia da mãe, Patrícia Augusta, de batizá-lo com a graça de um dos símbolos da paz.
- No momento do parto, ela estava sentindo muita dor e conta que fechava os olhos e via a imagem de Ghandi. Depois foi só registrar.
Mahatma Ghandi Atlético-GO  (Foto: Divulgação/Site Oficial)Volante do Atlético-GO, Gandhi diz que nunca brigou: 'Sou pacífico' (Foto: Felipe Furtado - Divulgação)
Filho de ex-jogador do Grêmio
Fã de Zidane e Hernanes, Mahatma garante que o nome sempre causa estranheza, mas só num primeiro momento.
- Não vou negar. Quando falo meu nome, a primeira cara é de dúvida. Mas depois as pessoas se acostumam e gostam. A prova disso é que eu nunca tive apelido.
Talvez por influência do nome, o volante revela que jamais entrou numa confusão.
- Dizem que sou calmo até demais. Sou pacífico, nunca briguei. Tenho preguiça até de falar palavrão - brinca.
Quando falo meu nome, a primeira cara é de dúvida. Mas depois as pessoas se acostumam e gostam "
Mahatma Gandhi
Nariz quebrado em jogo sub-20
Ghandi é filho de Heber, atacante que integrou o elenco do Grêmio Campeão Brasileiro de 1981. Nascido em Goiânia, o volante ficou três anos na base do Goiás e algumas temporadas em times de empresários antes de chegar ao Atlético-GO em novembro do ano passado. Agora, ele trabalha em busca de uma oportunidade no time que disputa a Série A do Brasileirão.
- Estou treinando muito forte. Tenho que estar preparado porque a chance pode aparecer a qualquer momento.
No mês passado, Gandhi quebrou o nariz num jogo do sub-20 do Atlético-GO. Mas revidar nunca passou pela sua cabeça. Afinal, a não-violência é um dos seus fundamentos.

Futebol brasileiro ganha jogador com nome de peso: Mahatma Gandhi

Aos 19 anos, volante acaba de assinar contrato profissional com o Atlético-GO e garante: 'Sou pacífico. Nunca briguei. Tenho preguiça até de falar palavrão'

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
Mahatma Ghandi   Atlético-GO montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Mahatma Gandhi inspirou nome do volante do
Atlético-GO (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Um dos maiores defensores da não-violência na história da humanidade, Mahatma Gandhi tem uma coleção de belos ensinamentos seguidos por milhões de pessoas. No entanto, o líder que fez uso da greve de fome para lutar pela independência da Índia nunca deve ter imaginado que uma de suas fãs daria seu nome ao próprio filho e que este se tornaria um jogador de futebol. Aos 19 anos, Mahatma Gandhi Heberpio Mattos Pires acaba de assinar contrato profissional com o Atlético-GO, cujo mascote é o Dragão. Volante canhoto que "sabe bater na bola", como o mesmo classifica, ele disse ao GLOBOESPORTE.COM que tem orgulho do nome e já sonha com o dia em que vestirá a camisa da Seleção Brasileira com 'Gandhi' nas costas.
- É meu sonho. Fico imaginando que as pessoas do mundo todo iriam gostar de ver um Ghandi com a camisa da seleção - diz o jovem jogador, que conta em detalhes como surgiu a ideia da mãe, Patrícia Augusta, de batizá-lo com a graça de um dos símbolos da paz.
- No momento do parto, ela estava sentindo muita dor e conta que fechava os olhos e via a imagem de Ghandi. Depois foi só registrar.
Mahatma Ghandi Atlético-GO  (Foto: Divulgação/Site Oficial)Volante do Atlético-GO, Gandhi diz que nunca brigou: 'Sou pacífico' (Foto: Felipe Furtado - Divulgação)
Filho de ex-jogador do Grêmio
Fã de Zidane e Hernanes, Mahatma garante que o nome sempre causa estranheza, mas só num primeiro momento.
- Não vou negar. Quando falo meu nome, a primeira cara é de dúvida. Mas depois as pessoas se acostumam e gostam. A prova disso é que eu nunca tive apelido.
Talvez por influência do nome, o volante revela que jamais entrou numa confusão.
- Dizem que sou calmo até demais. Sou pacífico, nunca briguei. Tenho preguiça até de falar palavrão - brinca.
Quando falo meu nome, a primeira cara é de dúvida. Mas depois as pessoas se acostumam e gostam "
Mahatma Gandhi
Nariz quebrado em jogo sub-20
Ghandi é filho de Heber, atacante que integrou o elenco do Grêmio Campeão Brasileiro de 1981. Nascido em Goiânia, o volante ficou três anos na base do Goiás e algumas temporadas em times de empresários antes de chegar ao Atlético-GO em novembro do ano passado. Agora, ele trabalha em busca de uma oportunidade no time que disputa a Série A do Brasileirão.
- Estou treinando muito forte. Tenho que estar preparado porque a chance pode aparecer a qualquer momento.
No mês passado, Gandhi quebrou o nariz num jogo do sub-20 do Atlético-GO. Mas revidar nunca passou pela sua cabeça. Afinal, a não-violência é um dos seus fundamentos.

Fred volta ‘voando’ da Seleção e toma conta de treino nas Laranjeiras

Com três gols, uma assistência e jogadas de efeito, atacante é destaque absoluto da vitória dos titulares em primeiro coletivo sob o comando de Abel

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Fred no treino do Fluminense (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)Fred durante aquecimento nas Laranjeiras nesta
quinta (Divulgação / Site Oficial do Fluminense)
Fred voltou com tudo da Seleção Brasileira. Convocado por Mano Menezes para a Copa América, o atacante realizou musculação na reapresentação ao Fluminense, quarta-feira, e demonstrou fome de bola na primeira vez que foi comandado por Abel Braga, nesta quinta, nas Laranjeiras. De volta ao time principal na vaga de Rafael Moura, o camisa 9 foi o destaque absoluto do coletivo vencido pelos titulares por 4 a 1, com três gols, uma assistência e jogadas de efeito.
Escalado ao lado de Araújo, Fred demonstrou boa movimentação durante toda a atividade e se entrosou rapidamente com o novo companheiro, que deu bom passe para que abrisse o placar após drible no jovem Elivélton e chute forte já nos primeiros minutos. Pouco depois, deixou a função de centroavante para cair pelas pontas e realizar cruzamento preciso para o novo titular marcar ao desviar no primeiro pau.
Com a participação efetiva de Conca e, principalmente, Deco nas jogadas de ataque, o quarteto ofensivo tricolor deu trabalho para a equipe reserva. Todas as jogadas, porém, passavam pelos pés do capitão, que buscava tabelas curtas e espaço para finalização. Foi o que aconteceu nos terceiro e quarto gols.
Com 12 gols, Fred é o artilheiro tricolor na temporada ao lado de Rafael Moura
Primeiro, Fred se deslocou na grande área para receber passe de Conca e tocar na saída de Diego Cavalieri. Já na segunda metade da atividade, com Rodriguinho no lugar de Araújo, ele trocou de passes curtos com Deco antes de chutar colocado de canhota no canto do goleiro. Entretanto, não foram só os gols e a assistência que chamaram a atenção. Fred chamou as jogadas, recuou até o meio-campo para ajudar na armação e entortou Elivélton mais uma vez em lance isolado na ponta esquerda.
O Fluminense, por sua vez, só poderá aproveitar o embalo Fred no duelo contra o Corinthians, domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, pela quarta rodada do Brasileirão, e diante do Bahia, na partida seguinte. O atacante se apresenta à Seleção Brasileira no próximo dia 20 para a Copa América e pode desfalcar a equipe em até sete jogos (Avaí, Atlético Paranaense, Santos, Flamengo, Coritiba, Palmeiras e Atlético-MG), caso o Brasil dispute a final, dia 24 de julho.
Com seis pontos, o Tricolor ocupa a oitava colocação no Campeonato Brasileiro.
 

Campeões festejam título com a torcida vascaína em São Januário

Após quase quatro horas de 'desfile' pelas ruas do Rio de Janeiro desde a chegada, jogadores enfim dão a volta olímpica na casa cruz-maltina

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Os jogadores do Vasco desembarcaram no Rio de Janeiro por volta de 12h e, após quase quatro horas de desfile pelas ruas do Centro da cidade, enfim chegaram a São Januário para comemorar o título da Copa do Brasil com a torcida cruz-maltina. Milhares de torcedores, aliás, acompanharam o trajeto da delegação desde a saída do aeroporto Santos Dumont. Outros preferiram aguardar o time no estádio.
Alecsandro comemora título do Vasco em São Januário (Foto: Ag. Lance)Jogador do Vasco voa para os braços da torcida cruz-maltina (Foto: Ag. Lance)

Para chegar ao gramado da Colina, os jogadores passaram por um túnel inflável que lembra um vagão de trem em homenagem ao já consagrado Trem-Bala da Colina. Já no campo, debaixo de chuva, o time deu a volta olímpica. Logo depois, os jogadores subiram ao alambrado para saudar os torcedores mais de perto. Alguns chegaram a invadir o gramado para comemorar.

- É um momento único. A torcida merece isso e estou emocionado. Parabéns ao time, à direção e principalmente a essa torcida - disse o presidente Roberto Dinamite ao SporTV.

É um momento único. A torcida merece isso e estou emocionado"
Roberto Dinamite
Autor do segundo gol contra o Coritiba e um dos grandes destaques do jogo, Eder Luis também se emocionou ao entrar no gramado de São Januário.
- Passamos por alguns momentos difíceis, mas isso (a festa) faz a gente esquecer de tudo. Desde que cheguei me identifiquei muito com o Vasco. Espero que eu possa continuar a fazer meu trabalho. Quero escrever meu nome na história do clube.
dedé vasco são januário festa (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Nos ombros de um torcedor, Dedé ergue a taça de
campeão (Foto:Alexandre Durão/Globoesporte.com)

Emocionado, o meia Bernardo chorou no gramado de São Januário. O jogador reiterou o desejo de permanecer no Vasco após o término de seu contrato, em dezembro, para a disputa da Libertadores de 2012.
- Meu contrato vai só até o fim do ano, mas já falei com a diretoria para eles resolverem isso. Quero ficar para disputar a Libertadores. Estou em casa. Não tem por que sair daqui. Vim com o passe fixado. O Cruzeiro é passado, acabou.
Enquanto uns choravam, outros extrapolavam. Ramon, Alecsandro e Elton pularam a grade que separa o campo da torcida e celebraram a conquista inédita junto a mais de cinco mil torcedores. Os três foram carregados nos ombros.
 Diretor de futebol,  Rodrigo Caetano foi ovacionado. Apesar dos gritos da torcida de "fica, Caetano!", o dirigente, que tem proposta do Fluminense, deixou seu futuro no Vasco em aberto.
- No momento só quero comemorar. Não vou pensar no futuro ainda. A partir de semana que vem, a gente conversa e vê se o projeto do Vasco passa por mim ou se vai ter uma reformulação - resumiu
A festa cruz-maltina vai continuar neste sábado, às 19h, antes do jogo contra o Figueirense, quando os campeões receberam as faixas das mãos de Juninho Pernambucano, também em São Januário. O Reizinho será apresentado como reforço do Vasco logo em seguida.

Fabiana Murer garante mais uma medalha de ouro na Noruega

Atleta brasileira saltou 4,60 na etapa da Diamond League e terminou em primeiro lugar na disputa. Ela ainda é detentora da melhor marca do ano

Por GLOBOESPORTE.COM Oslo, Noruega
Fabiana Murer salta em Oslo pela Diamond League (Foto: Agência Luz/Divulgação)Apesar do pouco tempo de adaptação, Murer venceu
com folgas em Oslo (Foto: Agência Luz/Divulgação)
Líder do ranking mundial, Fabiana Murer ganhou mais uma medalha de ouro na temporada nesta quinta-feira. Desta vez, ela saiu vitoriosa da etapa de Oslo, na Noruega, da Diamond League. Ela saltou 4,60m, enquanto a segunda colocada, a russa Aleksandra Kiryashiva, saltou 4,50m.
A brasileira continua como detentora da melhor marcado do ano, já que garantiu 4,70m no Sul-Americano de Atletismo, realizado na semana passada, em Buenos Aires.
Em Oslo, Fabiana tentou superar a barra de 4,71m, mas não obteve sucesso. Mesmo assim, saiu muito aplaudida do estádio. A russa Kiryashova precisou das três tentativas para superar os 4,50m, ficando com a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com a polonesa Anna Rogowsk, que saltou 4,40m.

Para o técnico de Fabiana, Elson Miranda, a recente e intensa maratona de viagens e a mudança de clima prejudicaram a atleta, que, mesmo assim, terminou na frente das adversárias no torneio.
- A prova foi interrompida por causa da Cerimônia de Abertura e recomeçou com um pouco de chuva. A Fabiana foi bem, apesar do pouco tempo de adaptação ao clima e à mudança de fuso horário – disse o treinador.
Após a participação na Diamond League, Fabiana embarca para um período de preparação em Fórmia, na Itália, no Centro de Treinamento do Salto com Vara da IAAF, ao lado do experiente treinador ucraniano Vitaly Petrov.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO SALTO COM VARA
1-Fabiana Murer (BRA) – 4,60 m
2-Aleksandra Kiryashiva (RUS) – 4,50 m
3-Anna Rogowska (POL) – 4,40 m
4-Monika Pyrek (POL) – 4,30 m
5-Carolin Hingst (GER) – Nenhuma marca
 

Grupo de 27 santistas expulsos do Paraguai volta ao país, diz embaixada

Juiz paraguaio mandou expulsar grupo preso na quinta-feira (2) em Assunção. Outros 31 santistas ainda aguardam audiência, diz advogado

Por Hélder Rafael Do G1 MS
O grupo de 27 torcedores santistas acusados de provocar distúrbios pelas ruas de Assunção na madrugada da última quinta-feira (2), após a partida entre Santos e Cerro Porteño-PAR pela Taça Libertadores, já deixou a capital paraguaia na noite de quarta-feira (8). Eles foram expulsos do país por decisão judicial. A informação é do advogado da embaixada brasileira em Assunção, Amado Yuruhan.
Por telefone ao G1, o representante informou que as emissoras de TV locais mostraram o embarque do grupo em um ônibus de volta ao Brasil. Entre os brasileiros detidos estão dois motoristas da empresa de viagens. Yuruhan antecipou que irá pedir à justiça paraguaia para que reveja a expulsão deles. "Vamos apresentar contratos de trabalho para comprovar que eles estavam apenas transportando os torcedores", disse o advogado.
Após os confrontos entre as torcidas, foram detidos 61 brasileiros. Três mulheres acabaram liberadas em seguida. Os demais 31 torcedores ainda aguardam decisão da Patricia González. O advogado da embaixada disse que a audiência deve acontecer nesta quinta-feira (9).
Em relação à expulsão, Yuruhan explicou que caso algum dos envolvidos queira voltar ao Paraguai, deverá apresentar justificativa à justiça local por meio do consulado brasileiro.
 

Kaká vence 'duelo' com Dulce Maria, ex-RBD, e aposta nos novos craques

Na gravação do ‘Altas Horas’, na TV Globo, o meia do Real Madrid reconquistou o grito das fãs e comentou sobre atual geração da Seleção

Por Leandro Canônico São Paulo
Kaká no programa Altas Horas (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Kaká, Dulce Maria e Daiane dos Santos gravam o 'Altas Horas' (Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Amanhã, no Globoesporte.com, uma entrevista exclusiva com o meia Kaká. Confira!
Em um auditório de maioria feminina e com Kaká na condição de entrevistado, você deve imaginar que a histeria das meninas foi grande. E foi. Mas inicialmente não para o craque do Real Madrid, e sim para a cantora mexicana Dulce Maria, ex-integrante do conjunto RBD. Febre entre a garotada, ela roubou a cena do jogador na gravação do “Altas Horas”, que vai ao ar na madrugada de sábado para domingo.
Mas Kaká soube driblar essa “concorrência” e reconquistar os gritos das garotas. Nos intervalos da gravação do programa de Serginho Groisman, o meia deixou o seu lugar para tirar fotos com algumas fãs. Foi a senha para todas as outras gritarem desesperadamente para que o jogador do Real Madrid fizesse o mesmo ao lado delas. E na medida do possível, ele conseguiu atender a todos os pedidos.
Ao final da gravação, depois que Dulce Maria já tinha ido embora do estúdio do “Altas Horas, Kaká foi para mais uma bateria de autógrafos e fotos. Mas foi surpreendido pelos beijos e abraços de fãs mais empolgadas. Como elas não tiveram a chance de abraçar e beijar Dulce Maria, contentaram-se com o meia.
Kaká com fãs no programa Altas Horas (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)O jogador do Real Madrid foi muito assediado pelas meninas (Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Eu não estou,  Ronaldo não está mais, nem Ronaldinho... Mas temos Lucas, Ganso, Neymar..."
Kaká
Durante programa, o jogador falou da sua ausência na Seleção Brasileira de Mano Menezes e afirmou confiar na nova geração de craques brasileiros.
- Acho que a Seleção Brasileira está bem e vai fazer uma grande campanha na Copa América. Eu não estou, o Ronaldo não está mais, nem o Ronaldinho, mas temos o Lucas, o Ganso, o Neymar... Essa é a vantagem do futebol brasileiro, está sempre criando novos bons jogadores - declarou Kaká.
Longe do time canarinho desde a eliminação para a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, o meia do Real Madrid rechaçou as especulações em relação a sua saída do time merengue ou de uma suposta volta ao futebol brasileira e reafirmou o desejo de permanecer na Espanha.
- Minha ideia é permanecer no Real Madrid. O restante é tudo especulação. Desde uma troca ao retorno para São Paulo ou para o Corinthians - falou o meia, que estaria em uma troca com o lateral-direito Maicon, do Inter de Milão.
Antes da gravação do “Altas Horas”, Kaká falou com exclusividade à reportagem do Globoesporte.com. O papo vai ao ar na manhã desta sexta-feira. E mais informações sobre o programa que vai ao no sábado você encontra no site do programa.

Três semanas sem Bolatti: Inter alega sintomas de sobrecarga de trabalho

Argentino teve diagnosticadas características do chamado ‘overtraining’. Ele é desfalque contra Palmeiras e Coritiba

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
bolatti internacional treino (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)Bolatti teve sobrecarga de trabalho, diz o Inter
(Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
O Inter diagnosticou sintomas de sobrecarga de trabalho no volante Bolatti e decidiu afastá-lo dos jogos por três semanas. O volante argentino está fora da partida contra o Palmeiras, neste domingo, e também do duelo com o Coritiba, na outra semana. Deve voltar diante do Figueirense, no dia 26 de junho.
A decisão do clube, pela preservação do atleta, coincide com o momento em que ele corria risco de deixar a equipe, após Falcão decidir que Oscar é o novo titular do Inter. Segundo o Inter, Bolatti vinha apresentando sintomas do chamado “overtraining”, termo em inglês que designa a sobrecarga de trabalho em um atleta. O volante convivia com insônia, irritação e cansaço muscular. Com isso, tinha aumentados os riscos de lesão – fraturas por estresse são comuns nesses casos.
Nas três semanas de afastamento, Bolatti ficará sob os cuidados do coordenador da preparação física do Inter, Elio Carravetta. Ele fará trabalhos separado do restante do elenco, mas também acompanhará os colegas em alguns treinos – porém, com menor intensidade. O problema é decorrência de ele ter rumado do futebol europeu para o Brasil. A diferença nos calendários pesou sobre o corpo do atleta.
Com isso, some a dúvida que o Inter tinha em sua equipe. Guiñazu e Tinga seguem no time, com Oscar e D’Alessandro à frente deles. O Colorado irá a campo no domingo com Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, D’Alessandro e Oscar; Zé Roberto e Leandro Damião.

Chateado com repercussão, Antônio Carlos garante: 'Nunca teve problema'

Justiça expediu mandado de prisão ao zagueiro por falta de pagamento de pensão alimentícia da filha

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 antonio carlos botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) Antônio Carlos em treino do Botafogo
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Na segunda-feira, a Justiça expediu um mandado de prisão para o zagueiro Antônio Carlos, por conta da falta de pagamento da pensão alimentícia de sua filha, fruto do relacionamento com Carolina Carriço. Chateado com a repercussão do caso, o jogador não quis falar sobre o assunto ao ser questionado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM por telefone. Educadamente, o jogador se limitou a dizer que não tem problema algum.
- Nunca teve problema. Não corro nenhum risco de nada. Estou tranquilo – garantiu.
Antônio Carlos treinou normalmente com os companheiros nesta quinta-feira. Ao lado de Fábio Ferreira, formou o miolo de zaga que vai defender o Botafogo na partida do próximo domingo, contra o Coritiba. O jogo será disputado no Engenhão, a partir as 18h30m (horário de Brasília).

Derrota em final 'prematura' não muda o planejamento do Coritiba

Objetivo do clube era chegar à decisão da Copa do Brasil em 2013. 'Não muda nada. O planejamento continua', diz o vice-presidente alviverde

Por Fernando Freire Curitiba
Bill gol Coritiba x Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Diretoria aposta no título em 2013. Em 2011, time
foi vice (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O objetivo do Coritiba, no início da atual temporada, era conquistar o título da Copa do Brasil em 2013. Após dois rebaixamentos para a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2005 e 2009, a diretoria alviverde acreditava que seriam necessários mais dois anos para a equipe conquistar a taça.
Porém, com um time organizado, veloz e unido, o Coxa superou as expectativas e chegou à decisão - perdeu o título para o Vasco da Gama por um gol, após derrota por 1 a 0 no Rio de Janeiro e vitória por 3 a 2 em Curitiba.
- O Coritiba preparou um projeto para chegar na final em 2013. Antecipamos isso, chegamos na final, jogamos muito bem e tínhamos condições de ser campeão. Pelo gol fora, não deu - explicou o vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade.
Apesar da final "prematura", o projeto do Coritiba segue inalterado. A diretoria ainda aposta que, em 2013, o clube terá as condições ideais, dentro e fora de campo, para conquistar a competição nacional.
- Não muda nada. O planejamento continua - concluiu o diretor alviverde.

Por Fernandão, Felipão liga para empresário e manifesta interesse

Atacante é desejo antigo do Verdão, que já tentou negócio anteriormente. Técnico telefonou para representante, mas acerto é difícil de se concretizar

Por Alexandre Alliatti e Diego Ribeiro Porto Alegre e São Paulo
Fernandão volta a treinar no campo no São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Fernandão deixou o São Paulo, e está no interior
de Goiás (Foto: Site oficial do São Paulo FC)
Desejo do Palmeiras no início da temporada, o atacante Fernandão é mais uma vez alvo do clube. O técnico Luiz Felipe Scolari ligou para o representante do jogador e quis saber da possibilidade de ele vestir a camisa alviverde, mas não teve resposta tão animadora. Com propostas vindas do Oriente Médio e dos Estados Unidos, o atacante tem a intenção de se transferir para o exterior. Atualmente, Fernandão está descansando no interior de Goiás, seu estado natal, praticamente incomunicável.
No começo de 2011, o Palmeiras fez a primeira sondagem pelo jogador, ouvindo um não do São Paulo. Há um mês, pouco antes de rescindir contrato com o Tricolor, o atacante foi novamente procurado por representantes palmeirenses - e a investida não surtiu efeito.
Ele era a prioridade do presidente Arnaldo Tirone para vestir a camisa 9, tarefa que hoje cabe a Wellington Paulista, contratado por empréstimo do Cruzeiro. Também para o ataque, Maikon Leite se apresenta depois das finais da Taça Libertadores, que disputa com o Santos.
- Não conversei com o Felipão sobre isso. Se ligou, tudo bem. Só que hoje estamos bem servidos no ataque. Ainda tem o Maikon para chegar... Então não acho que seja prioridade (um atacante) – afirmou Tirone.
O telefonema foi confirmado por uma pessoa próxima ao técnico. No entanto, o Palmeiras enfrenta concorrência dura por Fernandão, que tende a aceitar a proposta do futebol dos Estados Unidos. Aos 33 anos, o atacante quer tranquilidade e estrutura para criar os filhos.
Quem cuida dos interesses do jogador é o empresário Paulo Roberto. Além das ofertas do exterior, Fernandão ouve sondagens de clubes brasileiros - o Botafogo seria um deles. O atacante não tem pressa para tomar sua decisão, mas a influência de Felipão pode fazer alguma diferença.

Roberto Dinamite: ‘Esse é o Vasco que sempre sonhei’

 

Após título da Copa do Brasil, presidente promete mais reforços para a temporada e celebra sua primeira conquista de elite como dirigente

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Entre abraços emocionados e pulos de comemoração, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, falou sobre o título do Vasco na Copa do Brasil (assista ao vídeo ao lado). Nesta quarta-feira, o time foi derrotado pelo Coritiba, por 3 a 2, no Paraná, mas ficou com a taça inédita pelos gols marcados fora de casa. Emocionado, o ídolo vascaíno celebrou no gramado do Couto Pereira a primeira conquista de elite dele como mandatário do clube. Em 2009, os cruz-maltinos foram campeões da Série B do Brasileirão na sua gestão.

- Foi uma vitória com a cara do Vasco da Gama, com luta, raça, determinação. Esse é o Vasco que sempre sonhei. Está todo mundo de parabéns, o trabalho é de todos. O Vasco se superou para superar o grande time do Coritiba. Ganhei títulos como jogador e agora como presidente. Campeão da Copa do Brasil é o primeiro momento deste trabalho árduo, difícil. O torcedor quer isso, esse título caiu bem, como uma luva, todo mundo se dedicou diariamente. Precisávamos proporcionar essa alegria ao torcedor vascaíno, um título inédito na história do Vasco. Estou muito feliz, muito honrado como presidente de estar levantando esse meu primeiro título. Espero que muitos outros venham, como fiz como jogador.
O título dá ao Vasco a primeira vaga na Libertadores do ano que vem. Segundo o presidente, o grupo vai ganhar reforços para o segundo semestre e para a próxima temporada. O mais importante deles será apresentado no próximo sábado, antes da partida contra o Figueirense, em São Januário, pelo Brasileiro: Juninho Pernambucano.

- Espero que seja o primeiro (título) de muitos. Vamos trabalhar para isso: trazer outros jogadores para reforçar a equipe e proporcionar à torcida o direito de sonhar, de ser feliz, e conseguimos isso. Esse é meu trabalho, estou ali para isso.
O Vasco enfrenta os catarinenses às 21h (de Brasília).

Felipe admite sofrimento fora de campo nos minutos finais

Após ser substituído, meia chega a esconder o rosto durante sufoco no fim

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Substituído aos 34 minutos da etapa final, o meia Felipe, do Vasco, foi um dos jogadores que mais sofreram nos momentos finais da derrota por 3 a 2 para o Coritiba, que garantiu ao time carioca o título da Copa do Brasil de 2001. Na reta final da decisão desta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, quando já estava acompanhando o jogo do banco de reeservas, o experiente jogador de 33 anos chegou a esconder o rosto, deixando de ver o que estava acontecendo em campo, tamanho era o nervosismo do meia.
Quando o time anfitrião pressionava, tentando fazer o quarto gol que garantiria o título da competição, Felipe chegava a cobrir a cabeça com o capuz do abrigo dos jogadores. Para o meia revelado pelo clube onde foi duas vezes campeão brasileiro (1997 e 2000) e uma da Taça Libertadores (1998), ele acabou comemorando o título inédito mais como torcedor do que como atleta.
- Quando eu saio de campo, viro um torcedor. Sofri muito nos minutos finais, mas graças a Deus, conseguimos este título. Para mim, nada melhor do que voltar ao Vasco e conquistar essa taça para a torcida maravilhosa - disse Felipe aind aem campo, antes da festa do troféu.
O meia ainda elogiou o trabalho realizado pelo técnico Ricardo Gomes e toda a comissão técnica do Vasco.
- O Ricardo (Gomes) chegou junto com o Cristóvão (Borges, auxiliar técnico) e sua comissão técnica, nos unimos, e todos estão de parabéns por esta conquista - disse.
Felipe lembrou ainda que as conquistas do Vasco costumam ser sofridas. Este ano, o tme cruz-maltino começou mal o Campeonato Carioca, quando Ricardo Gomes chegou para substituir o técnico PC Gusmão, antes de o time embalar e conquistar a Copa do Brasil.
- É uma emoção muito grande, por tudo o que passamos, e nós fizemos por merecer. O grupo está de parabéns. Passamos sufoco, não jogamos tão bem, mas o importante foi a conquista do título. Sempre no Vasco é sofrido, mas conseguimos. Foi realmente uma guerra. Saímos na frente, vacilamos, mas agora é comemorar este título maravilhoso - completou.

Eder Luis vibra com gol do título: ‘É uma final para entrar na história’

Atacante foi o destaque do Vasco no segundo jogo da decisão contra o Coritiba e teve participação direta na conquista da Copa do Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Eder Luis foi o principal nome do Vasco no segundo jogo da decisão da Copa do Brasil. Depois de ter ficado fora da partida no Rio, semana passada, por conta de uma lesão muscular, o atacante se recuperou, participou do gol de Alecsandro e fez o segundo na derrota por 3 a 2 para o Coritiba, nesta quarta-feira, no Paraná (assista ao vídeo ao lado). Como haviam vencido por 1 a 0 em São Januário, os cruz-maltinos conquistaram o título inédito.
- Umas pessoas me disseram que sonharam que eu ia fazer o gol do título. Eu acreditei, mas não foi fácil. A taça ficaria em boas mãos com as duas equipes. Tivemos uma torcida brilhante, que mesmo atrás nos incentivou. É uma final para entrar na história. O Vasco mereceu, lutamos até o fim. Sabíamos que o Coritiba era um time rápido, mas não deixamos de atacar. Os jogadores sonhavam com esse título há muito tempo, nós merecemos.
A dez minutos do fim do jogo, o técnico Ricardo Gomes tirou Felipe e Diego Souza da partida, os jogadores mais importantes da equipe. Coube a Eder Luis segurar a bola no ataque para tentar aliviar a pressão do Coxa.
- O clube conseguiu colocar um time experiente, com molecada que tem futebol. E o time se apresentou bem fora de casa durante toda a competição e foi por isso que o título veio.

Edson Bastos admite falha em segundo gol do Vasco

Goleiro disse que foi enganado pela curva da bola chutada por Eder Luis, mas garantiu que não irá se abater

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba
O goleiro Edson Bastos admitiu a falha no segundo gol do Vasco, quando o time do Coritiba vencia por 2 a 1 e perseguia o terceiro gol que poderia representar o título para o Coxa. Aos 12 minutos do segundo tempo, Éder Luis, do Vasco, chutou de fora da área e a bola quicou na frente de Edson Bastos, enganando o goleiro, que pulou para a esquerda e acabou saindo da bola.
- Fui traído pela curva da bola. Infelizmente acontece. Peço desculpa ao torcedor, pois queria muito dar esse título para essa torcida.
Demonstrando estar bem chateado com a falha, o goleiro acredita que será criticado, mas adiantou que não pretende se abater com a situação. Apesar do lance, Edson Bastos é um dos jogadores mais experientes do Coritiba e considerado titular absoluto pelo técnico Marcelo Oliveira.
- Podem criticar, mas não tem problema nenhum. Vou continuar e, mais uma vez, peço desculpa. Estou muito magoado e chateado. Mas é aí que se vê o verdadeiro homem.
 

VASCO CAMPEÃO COPA DO BRASIL 2011 [A PRIMEIRA]

PRIMEIRA FASE

COMERCIAL-MS 1 X 6 VASCO

SEGUNDA FASE

ABC 0 X 0 VASCO
VASCO 2 X 1 ABC

OITAVAS DE FINAL

NÁUTICO 0 X 3 VASCO
VASCO 0 X 0 NÁUTICO

QUARTAS DE FINAL

ATLÉTICO PR 2 X 2 VASCO
VASCO 1 X 1 ATLÉTICO PR

SEMIFINAL

VASCO 1 X 1 AVAÍ
AVAÍ 0 X 2 VASCO

FINAL

VASCO 1 X 0 CORITIBA
CORITIBA 3 X 2 VASCO

Ceni e sorte de líder garantem a vitória do São Paulo sobre o Galo

Com um gol de Casemiro, Tricolor Paulista derrota o Atlético-MG por 1 a 0 e pula na frente na tabela de classificação do Brasileirão 2011

por Marco Antônio Aston
O líder do Campeonato Brasileiro seria conhecido depois do apito final do árbitro Sandro Meira Ricci. Com a torcida a favor na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Atlético-MG precisava de um empate diante do São Paulo para assumir a ponta, mas a sorte estava do lado do outro lado. Embora tenha pressionado bastante, principalmente no segundo tempo, o Galou parou nas mãos de Rogério Ceni e na sorte dos visitantes. Com um gol de Casemiro, ainda no primeiro tempo, o Tricolor Paulista venceu por 1 a 0 (assista ao gol no vídeo acima), manteve os 100% de aproveitamento e chegou ao primeiro lugar com nove pontos, dois a mais que os rivais Corinthians e Palmeiras. A equipe atleticana ocupa a quarta colocação, com seis.
O torcedor atleticano deixou o estádio na bronca com Sandro Meira Ricci, acusado de não marcar três pênaltis a favor do Galo, todos no primeiro tempo. O São Paulo, além de aplicar uma forte marcação, contou com a sorte e também com a qualidade e eficiência do goleiro Rogério Ceni, um dos destaques da partida.
As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. O São Paulo recebe o Grêmio às 18h30m (de Brasília), no Morumbi. No domingo, o Atlético-MG enfrenta o Bahia em Pituaçu, às 16h (de Brasília).
Contra-ataque mortal do Tricolor
Se a técnica não apareceu no primeiro tempo, Atlético-MG e São Paulo mostraram disposição na luta para manter o aproveitamento de 100% no Brasileirão, retrospecto que os gabaritava à liderança. O Tricolor jogou fechado, e Dagoberto era, na prática, o único atacante. Discretamente, Lucas e Casemiro eram os que mais se aproximavam da área atleticana.
O Galo, por sua vez, encontrava enormes dificuldades para penetrar na defesa são-paulina. Como os laterais apoiavam pouco, e Mancini era figura apagada, Magno Alves ficou isolado no ataque. Para abrir o placar, o São Paulo usou de sua principal arma, o contra-ataque. Aos 21 minutos, Wellington achou Casemiro na entrada da área. O volante, sem marcação, teve tempo de ajeitar a bola e escolher o canto, antes de soltar a bomba. Golaço!
Casemiro gol São Paulo (Foto: Juliana Flister / VIPCOMM)Casemiro comemora o gol único do São Paulo, mas que valeu a vitória (Foto: Juliana Flister / VIPCOMM)
O gol abalou o Atlético-MG, que demorou a se reencontrar na partida. O Tricolor, alheio aos problemas do adversário, dominou o meio-campo, com uma atuação impecável dos garotos Wellington, de 20 anos, e Casemiro, de 19. A pressão do Galo não surtia efeito, tanto que Rogério Ceni participou muito pouco do jogo na etapa inicial. Renan Ribeiro, ao contrário, trabalhou muito mais e ainda levou uma bola na trave, em um chute de Lucas, que desviou em Réver.
No fim da primeira etapa, jogadores e torcedores do Atlético-MG reclamaram bastante de três pênaltis em lances duvidosos: um sobre Magno Alves, outro em cima Patric, e o terceiro num chute do Magnata, que teria desviado na mão de Luiz Eduardo. O árbitro Sandro Meira Ricci não teve dúvidas e não assinalou as penalidades.
Pressão atleticana
Dorival Júnior mudou o Galo para a etapa final. Dudu Cearense e Neto Berola entraram nas vagas de Toró e Mancini, respectivamente. E num lance inusitado, o treinador foi obrigado a fazer a terceira mudança antes mesmo de a bola rolar. Fillipe Soutto voltou ao gramado, mas sentiu dores e pediu para sair. Serginho entrou.
O novo desenho do Atlético-MG deu mais possibilidades ao time mineiro. Berola jogava aberto pelas pontas. Dudu Cearense e Serginho deram nova dinâmica ao meio-campo, e Richarlyson tentava o gol a todo momento, chutando de longe ou aparecendo na área como elemento surpresa. Nestes momentos, brilhou a estrela de Rogério Ceni, com várias intervenções salvadoras.
Notando a superioridade atleticana, Carpegiani também mexeu. Tirou Casemiro, Lucas e Dagoberto e colocou Bruno Uvini, Marlos e Willian. Assim, o Tricolor se rearrumou em campo e, por muito pouco, não fez o segundo gol, em jogadas velozes, com Juan e Marlos.
O Atlético-MG acabou se afobando na busca pelo empate, o que deu ao São Paulo a possibilidade de respirar e equilibrar o jogo. O time mineiro pressionou nos minutos finais, mas o Tricolor teve sabedoria e tranquilidade para manter o resultado e confirmar a terceira vitória por 1 a 0 no Campeonato Brasileiro.
atlético-mg 0 x 1 são paulo
Renan Ribeiro, Patric, Réver, Leonardo Silva e Leandro; Richarlyson, Fillipe Soutto (Serginho), Toró (Dudu Cearense) e Giovanni Augusto; Magno Alves e Mancini (Neto Berola). Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan; Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Bruno Uvini), Carlinhos Paraíba; Lucas (Marlos) e Dagoberto (Willian).
Técnico: Dorival Júnior. Técnico: Paulo César Carpegiani.
Data: 8/6/2011. Horário: 21h50m (de Brasília). Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF). Auxiliares: César Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Carlos Emanuel Manzolill (DF).
Público: 17.397 pagantes. Renda: R$ 190.475 Cartões amarelos: Magno Alves, Patric, Dudu Cearense  (Atlético-MG); Lucas, Carlinhos Paraíba, Wellington, Rodrigo Soutto (São Paulo).
Gol: Casemiro (São Paulo), aos 21 minutos do primeiro tempo.