quinta-feira, 9 de junho de 2011

De paraquedas na seleção, Éder começa do zero: ‘Foi um susto’

Central que substitui Gustavo na Liga Mundial não trabalhava com bola
desde a eliminação do Florianópolis na Superliga 2010/2011, em abril

Por Helena Rebello Belo Horizonte
O horário já passava das 23h de terça-feira quando Éder recebeu o telefonema de Mariana D’Aragona, chefe da delegação brasileira, avisando sobre sua convocação para a Liga Mundial. O central, que mantinha a forma física no Florianópolis, mas não treinava com bola desde que o clube foi eliminado na última edição da Superliga, ficou surpreso ao saber que seria o substituto de Gustavo.
vôlei éder brasil treino (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Éder no Mineirinho, onde o Brasil vai enfrentar os EUA (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
- Foi um susto. Primeiro, pensei “O que eu faço agora?”, porque estava treinando só a parte física e nada de bola. Pensei que ia ter que começar do zero, em um ritmo totalmente diferente do resto do grupo, que já está no ritmo de competição. Vou ter que me esforçar muito para conseguir chegar perto deles agora. Nesta quinta eu já tive um pouco de contato com a bola, mas ainda sem saltar. Vamos aumentando a carga aos poucos para ver se, na semana que vem, consigo estar 100%.

O meio de rede, que atuará ao lado de Gustavo na equipe catarinense na próxima temporada, lamentou muito o fato de substituir o colega em circunstâncias tão delicadas. O jogador afirmou que foi muito bem recebido pelo grupo e que se esforçará para representar o campeão olímpico à altura.

- É uma situação complicada, bem chata. Há pouco tempo, na apresentação do nosso time, até comentei com o Gustavo que ele sempre foi um cara em quem me espelhei desde que comecei a jogar, porque ele já era da seleção, sempre foi um ídolo para mim. Era um prazer estar ali ao lado dele. A ausência aqui é um fato bem ruim. Infelizmente eu estou no lugar dele nessas circunstâncias, mas é a única solução possível. Vou aproveitar a chance e dar o máximo para ajudar o grupo.

O Gustavo  sempre foi um cara em quem me espelhei desde que comecei a jogar"
Éder
Neste fim de semana, porém, são remotas as chances de Éder ser relacionado. Como ainda está em fase inicial de treinamento e precisa ganhar ritmo, a tendência é que Éder fique à disposição apenas para os jogos de volta contra Porto Rico, na próxima semana, em São Paulo.

- Vai ser feito um trabalho gradativo, e aos poucos vou aumentando o ritmo para não me machucar também. Para mim vai ser até bom não atuar este fim de semana. Quero poder ter uma atuação minimamente razoável, e não dar prejuízo ao grupo.

Com Éder no banco ou na torcida, o Brasil encara os Estados Unidos às 10h de sábado e às 9h50m de domingo, no Maracanãzinho. O duelo vale a liderança do Grupo A da Liga Mundial, e a Rede Globo transmite ao vivo, direto do Maracanãzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário