domingo, 24 de março de 2013

Ray Sefo anuncia estreia de Jon Fitch no WSOF para o dia 14 de junho

Presidente da organização diz que ex-lutador do UFC enfrentaria vencedor de Josh Burkman x Aaron Simpson, mas Burkman não concorda

Por SporTV.com Atlantic City, EUA
2 comentários
Demitido pelo Ultimate após a derrota para Demian Maia no UFC 156, Jon Fitch não ficou muito tempo sem emprego. Contratado pelo World Series of Fighting, Fitch teve a data da estreia revelada neste sábado, durante o WSOF 2, por Ray Sefo. O presidente da organização anunciou que o americano vai lutar no WSOF 3, no dia 14 de junho, contra o vencedor de Josh Burkman x Aaron Simpson.
UFC 156 Jon Fitch e Demian Maia (Foto: Agência Getty Images)Jon Fitch não resistiu ao jiu-jítsu de Demian Maia no UFC 156 (Foto: Agência Getty Images)
Josh Burkman nocauteou Simpson e assim ficou com a missão de encarar o duro Jon Fitch. Mas ele não gostou muito dessa situação. Na visão de Burkman, que lutou - e venceu - nos dois eventos produzidos pelo WSOF, essa luta não faz sentido.
- Eu vou falar com eles (dirigentes do WSOF) sobre isso. Eu acho que mereço uma disputa de título. Venci (Gerald) Harris, venci Simpson, e esses são dois dos melhores caras fora do UFC. Acho que Jon Fitch ter que merecer uma disputa de título e depois podemos falar sobre isso - disse Burkman após a vitória sobre Simpson.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Com apenas dois eventos organizados até hoje, o World Series of Fighting ainda não tem campeões. Na visão de Burkman, ele merece uma disputa de título e Fitch ainda não por ainda não ter lutado no WSOF.

Associação oferece supervisão gratuita dos testes antidoping do UFC

Vada promete não cobrar nem as taxas administrativas no primeiro ano

Por SporTV.com Rio de Janeiro
5 comentários
UFC Lavar Johnson (Foto: Getty Images)Só nesta semana, foram anunciados três casos
de doping no Ultimate. Entre eles o do peso-pesado
Lavar Johnson (centro)  (Foto: Getty Images)
Se o UFC declarou guerra contra o uso de doping, a Vada (Voluntary Anti-Doping Association), uma associação independente fundada para oferecer e promover programas antidoping voluntários, promete ajudar a maior organização de MMA do mundo. E de graça. Margaret Goodman, representante da Vada, disse ao site "Bloody Elbow" que enviou uma proposta para o Ultimate dirigida a Lorenzo e Frank Fertitta (sócios majoritários da organização) e a Dana White (presidente) para ajudá-los a criar um programa de testes aleatórios de sangue e urina sem aviso prévio.
- Nós informamos que não haveria nem as cobranças administrativas pelo menos para o primeiro ano. Cursos de educação também estão incluídos. Gostaríamos de usar um laboratório credenciado pela Wada (World Anti-Doping Agency), escritórios oficiais credenciados, e os resultados iriam para o lutador, para o UFC e para as comissões atléticas. Acredito que o UFC iria economizar dinheiro e melhorar a confiança pública de que os lutadores estão competindo de forma limpa. As lesões seriam menores com lutadores usando menos drogas para melhorar a performance, e a segurança global melhoraria - disse a representante da Vada.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Ainda de acordo com Margaret Goodman, os testes da Vada não incluem mais a detecção de metabólicos de maconha, mas que isso pode voltar a acontecer se o UFC e as comissões atléticas solicitarem.
Até o momento, o Ultimate não respondeu a oferta da Vada. A associação enviou a sugestão no dia 16 de fevereiro.

Lutador sofre fratura na perna esquerda em combate do WOCS 24

Gustavo Coelho aplica um chute em Magno Magu e canela 'dobra' quando
ele tenta apoiar o pé no chão. Joaquim Mamute vence mais uma

Por SporTV.com Montes Claros, MG
4 comentários
As lutas movimentadas e a festa realizada pelo público de Montes Claros (MG) durante o WOCS 24 ficaram em segundo plano por causa de uma grave lesão na antepenúltima apresentação da noite deste sábado. Em combate do peso-pena, Gustavo Coelho sofreu uma fratura na perna esquerda.
Gustavo Coelho no WOCS 24 (Foto: Alan Oliveira/PVT)Magno Magu se desespera com lesão do rival e tenta ajudá-lo (Foto: Alan Oliveira/PVT)
O incidente ocorreu depois que o próprio Gustavo Coelho aplicou um chute baixo com a perna esquerda no adversário, Magno Magú. Depois do golpe, Gustavo tentou apoiar o pé no chão, e a canela "dobrou". Para deixar a cena ainda mais forte, o lutador ficou alguns segundos apoiado sobre o osso fraturado.
Cena forte: assista ao momento da fratura no blog UltiMMAto
O duelo foi interrompido imediatamente para atendimento do lutador, e Magno Magu ficou com a vitória por nocaute técnico. Mas nem quis saber de comemorar. Ele se emocionou ao ver o adversário machucado e pediu ajuda para ele desesperadamente.
Gustavo Coelho no WOCS 24 (Foto: Alan Oliveira/PVT)Gustavo Coelho pouco antes do início da luta (Foto: Alan Oliveira/PVT)
Mamute vence mais uma
Primeiro lutador a derrotar Junior Cigano (em 2007), Joaquim Mamute (14-7) chegou à sexta vitória nas últimas sete lutas ao derrotar Adriano Cordeiro na atração principal do WOCS 24. Com 1m26s de combate, Mamute finalizou o adversário com um estrangulamento norte-sul.
Confira todos os resultados:
Joaquim Mamute venceu Adriano Cordeiro por finalização (estrangulamento norte-sul) no round 1
André Muniz venceu Daniel Oliveira por nocaute no round 1
Magno Magu venceu Gustavo Coelho por nocaute técnico no round 1
David da Silva venceu Fabio Oliveira finalização (chave de joelho reta) no round 1
Edvaldo Gameth venceu Eder Bambú por finalização (chave de calcanhar) no 1º round
Oseas Viana venceu Niquison de Souza por decisão unânime
Alessandro Gambulino venceu William da Silva por decisão unânime
Gabriel D2 venceu Lauro Mendes por finalização (mata-leão) no round 1
Dani Metralha venceu Ricardo Cadinho por nocaute no round 1
Leonardo Almeida venceu Lucas Shultz por nocaute técnica no round 2

Após estreia no MMA, Spong bate Bonjaski sob os olhares de Rashad

De volta aos eventos de trocação, surinamês não toma conhecimento do compatriota três vezes campeão do K-1 World Grand Prix e vence por nocaute

Por SporTV.com Londres
4 comentários
Tyrone Spong deu seu primeiro passo no mundo do MMA ao bater Travis Bartlett no World Series of Fighting 1, em novembro, mas já voltou aos eventos de trocação. Neste sábado, durante o Glory 5, disputado na ExCel Arena de Londres, ele nocauteou o tricampeão do K-1 Remy Bonjasky. O curioso é que ambos nasceram no Suriname e se mudaram para a Holanda com cinco anos.
Tyrone Spong e Rashad Evans no Glory 5 London (Foto: Reprodução/Facebook)Rashad Evans (dir.) e Tyrone Spong (de luvas) no Glory 5 London (Foto: Reprodução/Facebook)
Desde o ano passado, Tyrone Spong vem dando atenção ao MMA e passou a treinar na Blackzilians, equipe de feras como Rashad Evans, Vitor Belfort e Alistair Overeem. Rashad, inclusive, esteve presente em Londres para acompanhar o companheiro de perto.
- Parabéns ao meu melhor amigo e irmão Tyrone Spong! - vibrou Rashad no Twitter.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Tyrone Spong x Remy Bonjaski no Glory 5 London (Foto: Reprodução/Facebook)Tyrone Spong (esq.) acerta forte golpe em Remy Bonjaski no Glory 5 London (Foto: Reprodução/Facebook)
Presidente do World Series of Fighting, Ray Sefo disse nesta semana que espera ver Tyrone Spong lutando de novo em seu evento de MMA em meados de 2013.

Wineland: 'Barão me trará um monte de problemas, mas estou pronto'

Próximo desafiante do cinturão interino do brasileiro, americano quer voltar
aos tempos de glória do WEC, organização onde foi campeão

Por SporTV.com Rio de Janeiro
20 comentários
Com apenas duas vitórias nas últimas quatro lutas, Eddie Wineland ganhou do UFC a chance de disputar o cinturão interino do peso-galo, hoje com Renan Barão. O americano carrega consigo o status de ex-campeão da categoria do WEC e garante estar preparado para enfrentar o brasileiro.
- Barão vai me trazer um monte de problemas, mas estou pronto para eles. Ele nunca enfrentou alguém como eu. Vou ditar o ritmo, acertar o rosto dele e fazê-lo lutar minha luta. Estou muito animado e tenho três meses para me preparar. Este vai ser o meu período de treinamento mais longo e melhor, vou estar mais bem preparado para essa luta do que para qualquer outra - disse o americano ao site "MMAjunkie".
Renan Barão x Eddie Wineland mma ufc (Foto: Editoria de Arte)Eddie Wineland e Renan Barão vã ose enfrentar dia 15 de junho (Foto: Editoria de Arte)
Eddie Wineland foi o primeiro campeão da história do WEC, organização que foi comprada e extinta pelo UFC e que depois teve seus principals lutadores transferidos para o próprio Ultimate.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Em 2007, Wineland perdeu esse título ainda no WEC para Chase Beebe. O título foi mudando de mãos até chegar em Dominick Cruz, que então entrou no UFC como campeão, já que a organização não tinha a categoria dos galos.
- Esse cinturão é meu originalmente desde os tempos de WEC. Agora é a minha vez de colocá-lo nas mãos do proprietário original - disse Wineland.
A luta entre Renan Barão e Eddie Wineland será no dia 15 de junho, em Winnipeg, no Canadá. Confira o card provisório:
UFC 161
15 de junho de 2013, em Winnipeg (CAN)
CARD DO EVENTO
Renan Barão x Eddie Wineland
Rashad Evans x Dan Henderson
Rogério Minotouro x Mauricio Shogun
Jake Shields x Tyron Woodley
Stipe Miocic x Soa Palelei
Pat Barry x Shawn Jordan
Sam Stout x Isaac Vallie-Flagg
Sean Pierson x TJ Waldburger
Ryan Jimmo x Igor Pokrajac
Mitch Clarke x John Maguire
Roland Delorme x Edwin Figueroa

Hamilton brinca após gafe em box da McLaren: 'Equipes se parecem muito'

Em 2ª corrida pela Mercedes, britânico se confunde e tenta fazer pit stop na ex-equipe, que faz piada: 'Fique à vontade para dizer 'oi' a qualquer hora'

Por GLOBOESPORTE.COM Kuala Lumpur, Malásia
145 comentários

Foram seis anos de McLaren até Lewis Hamilton buscar novos ares na Mercedes. Mas a força do costume fez o campeão mundial em 2008 protagonizar uma cena hilária em sua segunda corrida pelo time alemão. No GP da Malásia deste domingo, vencido de forma polêmica por Sebastian Vettel (RBR), o britânico tentou entrar nos boxes da McLaren para fazer seu primeiro pit stop. Os mecânicos da escuderia inglesa logo perceberam o erro e abriram caminho para seu ex-piloto seguir em frente e ir para o espaço correto, da Mercedes. Apesar da “gafe”, Hamilton ainda subiu ao pódio em Sepang, em terceiro. Após a prova, o piloto brincou com o erro.
- Não sei o que aconteceu! Por anos eu entrava nos boxes da McLaren para fazer o pit stop. As equipes se parecem muito. Foi um erro fácil e espero que não ocorra novamente. Não sei como errei nisso. Peço desculpas ao meu novo time – disse.
Hamilton pagando mico (Foto: TV Globo)Hamilton entra nos boxes da McLaren e mecânicos abrem caminho para piloto da Mercedes (Foto: TV Globo)
A McLaren também fez piada com o incidente. Logo após o episódio, a equipe brincou com a situação em sua conta oficial no twitter.
- Sinta-se à vontade para aparecer e dizer "oi" a qualquer hora, Lewis Hamilton! – publicou.
McLaren faz piada com gafe de Lewis Hamilton no GP da Malásia (Foto: Reprodução)McLaren faz piada com gafe de Lewis Hamilton no GP da Malásia (Foto: Reprodução)
A cantora Nicole Scherzinger, que vira e mexe o acompanha o namorado Hamilton nas corridas, fez uma cara impagável ao ver o erro do amado.
FRAME - Nicole Scherzinger GP da malásia (Foto: TV GLOBO)Cantora Nicole Scherzinger toma susto com erro do namorado no GP da Malásia (Foto: TV GLOBO)
O vencedor da movimentada corrida foi Sebastian Vettel, da RBR. A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril para o GP da China. A TV Globo exibe a terceira etapa da temporada ao vivo às 4h e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos.

Odone nega vaidade, critica Koff e garante lisura no contrato da Arena

Em tom de desabafo, ex-presidente do Grêmio diz que atual gestão acabou com autoestima do torcedor ao defender que estádio pertence à construtora

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
15 comentários
Paulo Odone, ex-presidente do Grêmio  (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Paulo Odone, ex-presidente do Grêmio
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Por uma hora, o ex-presidente do Grêmio Paulo Odone falou abertamente sobre a Arena desde a inauguração, em 8 de dezembro. Em entrevista ao programa Bate-Bola, da TVCOM, o deputado estadual se defendeu contra as críticas de uma eventual abertura precipitada do novo estádio, não poupou o atual mandatário Fábio Koff, o tratando como protagonista de uma espécie de campanha 'anti-Arena', e garantiu lisura na confecção do contrato com a construtora OAS, da qual o clube será parceiro por 20 anos.
- Eu tinha determinação de ficar quieto sobre tantos debates na Arena. Nesta preocupação eu acabei me calando para não criar uma situação irreversível. A Arena só dará certo se ela for o orgulho dos gremistas, sendo turbinado por isso. Ela foi inaugurada em dezembro não por vaidade, mas, sim, porque dois anos e pouco atrás eu fui a São Paulo para saber da OAS se teriam condições de entregar pronta para jogos, para a próxima Libertadores, e para o Rio Grande do Sul lutar para a Copa das Confederações. Diante desses dois argumentos, eu só voltaria à presidência se pudesse conquistar issso. Diante da resposta da OAS, positiva, é que eu assumi a presidência (2011) e não fiz outra coisa em dois anos a não ser lutar que isso acontecesse. Foi duro. Nunca pensei que teríamos tantos obstáculos - disse. - Koff declarou em bom tom: 'A Arena não é nossa'. Acabou com a autoestima do torcedor, que recém tinha visto a inauguração. Tive que aguentar calado. Acabei vindo aqui (ao programa) porque já tem torcedor achando que foi mau negócio.
‘Vida’ para Arena
Em tom de desabafo, o dirigente falou e repetiu inúmeras vezes sobre a autoestima. Disse acreditar que a emoção gerada pela Arena poderia alçar o clube a 200 mil sócios. Mas que, se o clima não se inverter e o ambiente não for vencedor, toda grandiosidade e benefícios do projeto irão gerar um “elefante branco”.

- Se o Grêmio não criar um ambiente vencedor, vai ficar um mau negócio. Durante 20 anos tem que compartilhar com a Arena. O duro é dar vida para ela. Se não, aquela coisa belíssima vai virar um elefante branco. Se não fizermos isso, vai destruir a imagem da Arena – opina.
Paulo Odone, ex-presidente do Grêmio (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Paulo Odone usou números da gestão anterior
como defesa (Foto: Diego Guichard)
Matemática como defesa
Além de se explicar sobre a inauguração e criticar Koff, Odone abordou a polêmica questão a respeito do dinheiro a ser repassado à OAS oriundo das cadeiras usadas pelos sócios - o clube comprou determinada quantidade de assentos para repassá-los aos sócios. A atual gestão critica um aditivo que aumentou o número de cadeiras compradas e passou de R$ 23 milhões para 41 milhões a quantia desembolsada pelo Grêmio. A direção alega que tal conta pode onerar o futebol. Ainda aponta que esse aditivo não passou pelo Conselho Deliberativo. Odone nega:
- Tudo foi levado para o Conselho do Grêmio. Foram 18 reuniões só para estudar a Arena. Todos examinaram o início dos laudos. Contratamos empresa para analisar.
De acordo com Odone, Grêmio recebe R$ 66,5 milhões por ano com o associado, mais 9 milhões da OAS, por contrato. São R$ 75 milhões de receita, no total, portanto. Desses, tiram-se R$ 41 milhões que são pagos pelo “aluguel” das cadeiras. Sobram R$ 34 milhões para o clube, anuais.

- Em 2011, recebíamos 29 milhões por ano. O Grêmio recebe hoje mais do que naquela época. O que eles querem é R$ 120 milhões. Fizeram altos investimentos no futebol e estão apertados – disse Odone.
Nesta segunda, às 11h, Odone concede entrevista coletiva no Estádio Olímpico. O ex-presidente também deve se encontrar nesta semana com o Koff em busca de uma trégua.
Paulo Odone, ex-presidente do Grêmio, na TVCOM (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Paulo Odone participou de programa de debate na noite deste domingo
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)

Massa culpa pneus e mau início por falta de pódio: 'Não estou satisfeito'

Brasileiro larga mal e faz sequência de ultrapassagens no fim para chegar em 5º. Apesar do resultado, piloto supera parceiro Alonso na classificação

Por GLOBOESPORTE.COM Kuala Lumpur, Malásia
78 comentários

 Se na Austrália, um erro na estratégia custou o pódio a Felipe Massa, dessa vez, na Malásia, o mau início de prova lhe tirou, logo de cara, as chances de um bom resultado. O brasileiro terminou em quinto, após ter largado em segundo. Para Massa, o comportamento do carro da Ferrari com pneus intermediários na pista ainda um pouco úmida por causa da chuva e a parada precoce para colocar compostos de pista seca foram as razões do começo ruim.
- Foi uma corrida muito complicada. Começar com pneus intermediários em uma pista úmida em alguns pontos e completamente seca em outros me fez não ter um bom ritmo e perder terreno para muitos pilotos na primeira volta. Talvez, a antecipação da primeira parada para colocar pneus secos tenha sido uma escolha arriscada. A pista continuava úmida, e isso me custou tempo. Já com a pista seca, o carro evoluiu, o desgaste de pneus não foi excessivo, e pude imprimir um bom ritmo. Mas nessa hora, qualquer esperança de terminar no pódio havia desaparecido. Não estou satisfeito.
felipe massa ferrari GP da malásia (Foto: Agência Reuters)Felipe Massa não ficou satisfeito com o quinto lugar no GP da Malásia (Foto: Reuters)
Ultrapassagens nas voltas finais
Já com a pista seca, o ritmo de Massa melhorou, mas ele figurava longe das primeiras posições. Na parte final da corrida, foi surpreendido com a opção de Kimi Raikkonen, Romain Grosjean e Sergio Pérez em fazer um pit stop a menos e caiu para oitavo. Mas o brasileiro mostrou habilidade para recuperar as posições na pista e terminar em quinto, mesma colocação que ocupa na tabela de classificação. Como consolo, com 22 pontos, ele superou seu parceiro de Ferrari, Fernando Alonso, que abandonou a corrida na segunda volta e está em sexto no campeonato, com 18.
A vitória ficou com Sebastian Vettel, que ignorou as ordens da RBR, e ultrapassou o companheiro Mark Webber. Hamilton completou o pódio. A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril para o GP da China. A TV Globo exibe a terceira etapa da temporada ao vivo às 4h e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos.

Lance confuso rende a Seedorf a primeira expulsão pelo Botafogo

Holandês se nega a sair de campo no lado indicado pelo árbitro e leva dois amarelos. Jefferson diz que sequer era ele quem deveria sair

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
331 comentários
O jogo caminhava para o fim, o Botafogo tinha a vitória quase garantida, Seedorf já saboreava mais uma grande atuação, com um gol e passe para o outro. Mas o jogo contra o Madureira, encerrado com triunfo alvinegro por 2 a 1, teve uma conturbada expulsão do holandês como componente final.
André Bahia já estava dentro de campo, depois de entrar no lugar de Cidinho - era a terceira substituição do Botafogo. Mesmo depois da alteração, Seedorf resolveu ir para a beira do campo, como se fosse ele o substituído. Mas o árbitro Philip Georg Bennett pediu que o holandês saísse no lado oposto, mais próximo de onde estavam. O camisa 10 não quis. Levou o cartão amarelo. Depois de advertido, insistiu em sair pelo lado contrário ao indicado pelo juiz. Aí recebeu outro amarelo - e o vermelho, consequentemente.
Foi a primeira expulsão de Seedorf no Botafogo e um fato raro na carreira dele. O jogador não recebia um cartão vermelho desde a vitória do Milan sobre o Messina por 3 a 1, no dia 22 de abril de 2006, em jogo válido pelo Campeonato Italiano. Na ocasião, ele também foi expulso nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos, depois de discussão com o zagueiro Aronica, do Messina, que havia feito falta dura em Cafu. O holandês e o italiano chegaram a colocar a mão no rosto um do outro, sem violência, e o árbitro Pieri di Lucca decidiu expulsar ambos.
Seedorf comemora, Madureira x Botafogo (Foto: Alexandre Brum/Agência Estado)Antes de expulso, Seedorf fez o gol da vitória do Botafogo (Foto: Alexandre Brum/Agência Estado)


Depois da confusão neste domingo, o jogador ficou na beira do campo de Moça Bonita, mas decidiu não interpelar o árbitro.
- Não vou falar nada, não entendi nada - disse ele.
Segundo o goleiro Jefferson, a confusão foi ainda maior. Ele disse que André Bahia entraria no lugar de Cidinho, que estava deitado, com dores. Porém, quando o holandês saiu de campo, o zagueiro já havia entrado na partida.
- Foi completamente confuso. Não era nem o Seedorf que era pra sair, era o Cidinho. Eu nunca vi isso - afirmou o goleiro.
Seedorf, com a expulsão, está fora do jogo contra o Friburguense, quinta-feira, no Engenhão.
Atlético-MG leva susto, mas vence Nacional e segue na cola do líder
Time de Patos de Minas chega a empatar a partida, mas Galo conquista vitória e permanece a um ponto do Cruzeiro
 
 
A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
134 comentários
Tinha tudo para ser fácil para o Atlético-MG. Mas a vitória por 3 a 1 sobre o Nacional-MG, que atuou mais da metade do jogo com um jogador a menos, foi trabalhosa. Quando parecia que o Galo iria golear por conta da qualidade técnica e vantagem numérica, o Búfalo mostrou brio e vendeu caro a derrota. Guilherme, Bernard e Alecsandro foram os autores dos gols do Atlético-MG, que mantém a diferença de um ponto em relação ao líder Cruzeiro, que também venceu na rodada. O Nacional chegou ao gol com Caleb, que vem sendo destaque do time de Patos de Minas na competição, com três gols.
Na próxima rodada, o Galo recebe o Tupi, de Juiz de Fora, no estádio Independência, em Belo Horizonte, no domingo, às 16h (de Brasília). Já o Nacional-MG vai à Nova Serrana, onde encara o Guarani, de Divinópolis, no mesmo dia e no mesmo horário.

O time do Atlético-MG foi a Patos de Minas sem quatro titulares, que entraram no rodízio que o técnico Cuca vem promovendo na equipe por conta da disputa da Taça Libertadores. Os laterais Marcos Rocha e Junior Cesar, o meia Ronaldinho Gaúcho e o atacante Jô deram lugar a Carlos Cesar, Richarlyson, Guilherme e Alecsandro, respectivamente.

Quando o árbitro Emerson de Almeida Ferreira deu o apito inicial, os irmãos Richarlyson e Alecsandro, pela primeira vez na carreira, iniciaram uma partida pela mesma equipe. Mas o clima fraterno se restringiu a isso. Aos 11 minutos, o atacante Kanu deu carrinho violento por trás em Bernard e recebeu o cartão vermelho direto.

Com um a mais, o Galo, que já havia começado melhor, com boa postura ofensiva, passou a controlar ainda mais o jogo. Diego Tardelli acertou o travessão. O veterano goleiro Rodrigo Posso, de 36 anos, passou a ser bastante exigido. O gol parecia ser questão de tempo.

O experiente arqueiro do Nacional - que havia anunciado aposentadoria, mas acabou desistindo da ideia ano passado - fez boas defesas nos pés de Bernard e após um chute forte de Leandro Donizete. Mas a primeira etapa acabou mesmo sem gols.
Noite de estreantes

O técnico Cuca resolveu mudar e colocou Guilherme no lugar de Luan, que pouco apareceu no primeiro tempo. Já Alexandre Grasseli preferiu apostar na velocidade no contra-ataque e colocou Marcinho na vaga de Vanderlei.

E a mudança de Cuca surtiu efeito logo aos dois minutos do segundo tempo, quando Guilherme aproveitou rebote de Rodrigo Posso e abriu o placar em Patos de Minas. Delírio nas arquibancadas do Bernardo Rubinger, tomada praticamente apenas por atleticanos.

Mas o gol alvinegro mexeu com os brios dos donos da casa. Dez minutos depois, o Nacional-MG adotou uma postura mais ofensiva. Caleb recebeu livre depois de jogada de Marcinho, que roubou a bola no meio-campo, chutou para defesa parcial de Victor, e tocou para o meia do Nacional empatar .

Com o empate, Cuca mandou o time para frente e tirou o volante Leandro Donizete, promovendo a estreia do meia Morais com a camisa do Galo. Assim como o goleiro do Nacional-MG, Morais também chegou a anunciar aposentadoria na temporada passada e acabou voltando atrás.

A noite marcou também a estreia do lateral-direito Michel. Contratado pelo Galo em agosto, ele entrou na vaga de Carlos Cesar. O time da capital passou a pressionar e a jogar contra o tempo. E aos 34 minutos, Bernard colocou o Atlético-MG novamente na frente. Guilherme deu belo passe para Alecsandro, que chutou prensado na zaga. A bola sobrou para o jovem atacante tocar na saída de Rodrigo Posso.
Quando parecia que o jogo terminaria em 2 a 1, Morais deu um belo passe para Bernard. Com categoria, ele rolou a bola na medida para Alecsandro ampliar e fechar o placar.

R. Augusto e Cássio ficam fora na quarta; lesão do meia é mais séria

Médico do Corinthians atesta provável estiramento muscular do meia. Situação do goleiro, com trauma no quadril, é menos preocupante

Por Rodrigo Faber Campinas, SP
111 comentários
Cassio Cortinhians deixa o Brinco de Ouro da Princesa de carro (Foto: Rodrigo Faber)Goleiro Cássio deixou o estádio em Campinas de
carro após trauma no quadril (Foto: Rodrigo Faber)
O Corinthians pode ter um problema sério para os próximos jogos do Paulista e da Libertadores. O meia Renato Augusto, que saiu machucado no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, neste domingo, no Brinco de Ouro, está fora da partida contra o Penapolense, na próxima quarta-feira, e deve ficar longe dos gramados por mais algum tempo. A suspeita do médico do clube, Julio Stancati, é de estiramento muscular.
Substituído por Jorge Henrique no jogo contra o Bugre, Renato Augusto sequer conseguiu se levantar para deixar o campo. Ele foi transportado em uma maca até o vestiário do estádio, com expressão de muita dor. No embarque da delegação para São Paulo, o meia entrou no ônibus sem encostar a perna direita no chão. Ele passará por uma bateria de exames para constatar a gravidade da lesão.
- Aparentemente, o Renato teve uma lesão muscular. Ele sentiu uma fisgada forte na coxa e saiu com muita dor. Deve ter sido um estiramento. Vamos examinar com calma, porque a coisa foi relativamente chata e grave. O grau dessa lesão só vai dar para saber depois.
Destaque do Corinthians nas últimas partidas, Renato Augusto ganhou o lugar de Jorge Henrique. Após atuação de gala na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, pela Taça Libertadores, ele marcou seu primeiro gol pelo clube no triunfo sobre o União Barbarense. Renato vinha fazendo dupla com Danilo no setor – deixando, também, Douglas no banco.
O goleiro Cássio também está fora contra o Penapolense, mas preocupa menos do que Renato Augusto. De volta à equipe após ficar dois jogos em recuperação de edema na coxa esquerda, ele sentiu um incômodo no quadril após movimento brusco durante a partida. A exigência de quedas e saltos inerente à sua posição, somada às dores no local, impedem que o camisa 12 volte a campo daqui a três dias.
- O Cássio fez um movimento de rotação e abdução do quadril ao cair, e ficou com dores no local. Está sensível e dolorido, mas como foi só um trauma, temos um prognóstico melhor. Para o próximo jogo, a princípio, está fora - resumiu o médico.
Por outro lado, o Corinthians deverá contar com os retornos do volante Paulinho e do atacante Alexandre Pato na próxima quarta-feira. Ambos estão recuperados de incômodos musculares na coxa e foram liberados pelo departamento médico. Nas últimas atividades no CT Joaquim Grava, os dois fizeram trabalhos específicos para fortalecimento, sob comando do preparador físico Fábio Mahseredjian. O lateral Fábio Santos também volta contra o Penapolense, após cumprir suspensão.
Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Renato Augusto deixou o campo com estiramento muscular (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Kleina elogia Adriano, mas avisa: 'Ele precisa dar o primeiro passo'

Treinador mostra discurso semelhante ao dos dirigentes, que topariam conversar com o atleta desde que ele mostrasse que está recuperado

Por Marcelo Prado São Paulo
176 comentários
Para um time que hoje conta com Leandro, Maikon Leite, Vinícius e Caio como opções de ataque, a possibilidade de contar no futuro com Adriano Imperador pode soar animadora. Mas o técnico Gilson Kleina mostra estar em sintonia com a diretoria e, apesar de reconhecer a qualidade técnica do jogador, pede que ele demonstre que pode se recuperar e voltar a ter foco no futebol.
– Todo homem é recuperável. Todos enfrentamos problemas. Mas ele precisa dar o primeiro passo. Falar do Adriano jogador é muito fácil. Campeão de tudo, jogou em grandes equipes e teve muito sucesso. Como nunca trabalhei com ele, fica difícil opinar sobre as dificuldades que ele enfrenta. Se o Adriano quiser, é acima da média. Quem sou eu para não estender a mão para ele? – afirmou o treinador, após o empate em 0 a 0 no clássico contra o Santos, no Pacaembu.
Ainda não há negociação entre clube e jogador. Na sexta-feira, o diretor executivo do Verdão, José Carlos Brunoro revelou que recebeu uma ligação de Adriano, que perguntou se haveria interesse do Palmeiras em sua contratação. O dirigente disse que o atleta precisaria primeiro recuperar sua forma para depois conversar sobre um possível acordo. Desde então, o atleta não retornou.
– O Palmeiras tem interesse em grandes jogadores e ele, inteiro, se enquadra nisso. Se o Adriano me provar que está totalmente recuperado e que ainda tem projetos de carreira, pessoal e financeiro, nós aceitaríamos conversar – ressaltou o dirigente.
O setor ofensivo é o que mais preocupa Gilson Kleina. Desde a saída de Barcos, que foi negociado com o Grêmio, somente Leandro tem mostrado um bom futebol. Vinícius e Caio não aproveitaram as chances que receberam, enquanto Kleber e Maikon Leite estão machucados.
Gilson Kleina Palmeiras x Santos (Foto: Marcos Ribolli)Gilson Kleina, durante o clássico entre Palmeiras e Santos (Foto: Marcos Ribolli)