sábado, 9 de agosto de 2014

Musa de 20 anos tem estreia no UFC marcada para outubro, em Halifax

Paige Vanzant encara Kailin Curran no card que terá MacDonald x Saffiedine. Ela tem cartel com quatro lutas e também faz trabalhos como modelo

Por Rio de Janeiro
33 comentários
A lutadora americana Paige VanZant, de apenas 20 anos, tem data para estrear no Ultimate. A musa, que também faz trabalhos como modelo, vai enfrentar a compatriota Kailin Curran pela divisão peso-palha (até 52kg) no "UFC: MacDonald x Saffiedine", que será realizado no dia 4 de outubro, em Halifax, no Canadá. O duelo foi anunciado oficialmente pela organização por meio do Twitter.
VanZant será a mulher mais jovem a pisar no octógono desde que o MMA feminino foi incorporado ao UFC. Assim como as brasileiras Claudinha Gadelha e Ju Thai, ela havia sido selecionada para integrar o The Ultimate Fighter 20 e acabou retirada na sequência para estrear direto no Ultimate, sem precisar passar no reality show de onde sairá a primeira campeã da categoria.
Paige VanZant é atleta do Team Alpha Male, equipe comandada por Urijah Faber em Sacramento (EUA), e tem um cartel nas artes marciais mistas de três vitórias e uma derrota.
Paige VanZant modelo lutadora (Foto: Divulgação)Paige VanZant é lutadora e modelo e tem apenas 20 anos (Foto: Divulgação)
UFC: MacDonald x Saffiedine
4 de outubro de 2014, em Halifax (CAN)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-meio-médio: Rory MacDonald x Tarec Saffiedine
Peso-galo: Raphael Assunção x Bryan Caraway
Peso-palha: Paige VanZant x Kailin Curran

Sonho: jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira

Maiara Amanajás sonha em chegar ao UFC, principal categoria do MMA.
Treinando três vezes ao dia, chega a enfrentar até homens na preparação

Por Macapá, AP
Comente agora
Sonho, jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Desde cedo, as artes marciais chamaram a atenção da jovem amapaense (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)

A maioria das meninas na fase infantil costuma  brincar com bonecas, de casinha e pula corda, pular amarelinha e sair com as amiguinhas. Mas, para a amapaense Maiara Amanajás, de 27 anos, desde cedo eram as artes marciais que chamavam a atenção e agora a jovem revelação feminina do MMA está prestes a iniciar a realização de um sonho: acaba de ser convidada para treinar na academia Team Nogueira, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes academias do segmento no Brasil, conhecida como a academia do lutador Rodrigo Minotauro.
Mayara começou a quando tinha 13 anos e conta que desde muito criança, toda e qualquer tipo de arte marcial chamava a atenção e começou logo a praticar capoeira. A partir daí não parou mais: jiu jitsu, boxe, judô e muay thai, hoje fazem parte do leque de artes marciais que a menina já treinou. O treinador da jovem, Vicente Sales, conta que sempre notou que Mayara era diferente. Aplicada nos exercícios, dedicada e com facilidade na aplicação de golpes, sabia onde queria chegar, afirma o técnico Vicente Sales
Sonho, jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Ao lado do treinador, Vicente Sales, que viu potencial na menina (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)
- Ela sempre se mostrou muito disposta. Treinava muito e forte, e logicamente isso chamou logo a atenção. Aos poucos foi se identificando com o MMA e cada vez mais intensificou para as lutas que não demoraram para chegar - disse.
Para chegar ao primeiro confronto não demorou. Atualmente, ele possui no cartel cinco lutas e cinco vitórias. A última delas ocorreu no ano passado quando derrotou, por decisão unânime, Jú Pitbull. E é exatamente, as meninas um dos problemas de Mayara: faltam mulheres para o treinamento e para os novos desafios.
- Em virtude da nossa localização, aqui no norte do Brasil, faltam adversárias e mais eventos femininos. A nossa realidade não se difere muito em relação ao nível das atletas e especificamente da Mayara, mas a quantidade de eventos faz toda a diferença – afirma Vicente, se referindo aos poucos eventos de MMA feminino.
Sonho, jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Aplicada, lutadora chega a treinar com homens por falta de adversárias (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)


Mesmo com toda a dificuldade, essa jovem de 1,67m não se abala e segue a rotina de treinamento. Aliás, essa garota não tem moleza, treina de manhã, à tarde realiza exercícios na academia e à noite intensifica a preparação no jiu jitsu e muay thai. Para ela, não tempo ruim, o negócio é estar preparada.
- Faço porque gosto e não tenho receio. Treino diariamente pensando nos meus objetivos e acredito que posso chegar lá. Só que fazer esporte no estado é muito complicado em virtude da falta de patrocínio. Apenas na nutri power me ajuda com os suplementos e com isso atingir os objetivos se tornar muito mais difícil - diz a jovem promessa.
Sonho, jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Mesmo com a força de vontade, ainda falta o patrocínio (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)


Mayara conta que ida do lutador Tiago Trator para a Team Nogueira, abriu muitas oportunidades e por meio de um amigo amapaense que também está treinando no Rio, surgiu a proposta de um dos dirigentes da academia. Ela afirma que o único impasse se refere a falta de patrocínio para custear as despesas com alimentação, transporte e treino.
- É uma oportunidade fantástica. Muitas jovens pelo Brasil gostariam de treinar lá, pois é um grande centro, tem muita experiência. Além disso, está mais próximo dos locais onde ocorrem evento e lutas femininas. Mas, ainda existe esse impasse. Não tenho um prazo para dar uma resposta, porém, será muito bom se conseguir patrocínio para me ajudar na realização do meu sonho - afirma Mayara.
Sonho, jovem revelação do MMA do AP pode treinar na Team Nogueira (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)Atleta intensifica os treinamentos e sonha em ir para o Rio de Janeiro (Foto: Jonhwene Silva-GE/AP)


E em sonho é no que essa jovem atleta mais fala. Mayara diz que a realização será quando conseguir lutar no UFC, Ultimate Fighting Championship, uma das maiores entidades do MMA. E para chegar lá, não descansa e vem correndo atrás de apoio. Até agora não sabe se conseguirá iniciar a realização do seu desejo. Por enquanto, está por aqui, treinado, treinando e treinado, para quem sabe um dia brilhar no octógono mundial do UFC.

Cormier fala em cuspir na cara de Jon Jones, que ameaça: "Eu te mataria"

Campeão provoca fora do ar, ouve resposta e sobe o tom. "É impressionante como consegue ser falso. Você é um ser humano terrível", diz o desafiante

Por Rio de Janeiro
154 comentários
No mesmo dia em que trocaram socos de fato ao se encararem em cima do palco instalado no lobby do MGM Grand Hotel e Casino, em Las Vegas (EUA), Jon Jones e Daniel Cormier se desculparam publicamente pelos atos horas mais tarde em entrevista ao programa "Sportscenter", da TV americana. Apesar de terem continuado com as críticas um ao outro, o tom foi bem mais baixo se comparado ao da briga. No entanto, um vídeo divulgado nesta sexta-feira mostrou que, logo após a entrevista, quando já estavam fora do ar, mas com as câmeras ainda ligadas, os dois voltaram a se atacar fortemente.
Jones provocou primeiro, chamando Cormier de frouxo. O desafiante se mostrou impressionado com a capacidade do rival de ser falso, segundo suas palavras, e disse que gostaria de cuspir na cara dele. O campeão, então, ameaçou "literalmente matar" Cormier caso ele fizesse isso.
Jon Jones x Cormier briga pesagem UFC (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones larga o cinturão e vai para cima de Cormier após ser empurrado (Foto: Evelyn Rodrigues)
A seguir, veja como foi a troca de "elogios" entre eles:
Jones: E aí, frouxo. Você ainda está aí?
Cormier: (risos) Estou aqui. Você é a pessoa mais falsa. Na verdade eu te admiro por conseguir ser tão falso, por conseguir simplesmente mudar quando a TV está ligada. Você é um camaleão. É incrível, inacreditável.
Jones: Eu sou profissional. O fato de você ser um frouxo não mudou. Mas eu sou profissional.
Cormier: É impressionante como você consegue ser falso. Você é muito frouxo. Meu Deus. É incrível. Mas tiro meu chapéu para você. Tem um ótimo pessoal de relações públicas, porque eles fazem um ótimo trabalho te treinando. Você é um lixo, é um ser humano terrível.
Jones: Obrigado.
Cormier: Eu gostaria que eles me deixassem perto de você para eu poder cuspir na droga da sua cara.
Jones: Você sabe que eu te mataria se você fizesse uma coisa dessas, né?
Cormier: Você nunca conseguiria me matar.
Jones: Eu aposto que conseguiria.
Cormier: Então você deveria tentar, Jon. Realmente deveria tentar.
Jones: Eu literalmente te mataria se cuspisse na minha cara.
Cormier: Vamos tentar isso então.
Jones: Eu não diria que lutaria contigo, eu te mataria.
Cormier: Jon, você acha que eu ficaria sentado e deixaria você me matar? Realmente?
Grandes desafetos, Jon Jones e Daniel Cormier vão se enfrentar no UFC 178, dia 27 de setembro, em Las Vegas. O duelo, que ganhou muito mais atenção após a briga entre os dois, certamente vai valer bem mais do que apenas o cinturão dos meio-pesados (até 93kg).

William Gigante fica 16kg acima do adversário em pesagem do Jungle

Campeão peso-pesado tenta defender cinturão neste sábado contra Fábio Bondesan. Duas lutas são canceladas, e duas começam com atletas punidos

Por São Paulo
24 comentários
A pesagem do Jungle Fight 72, também chamado de Jungle Comunidade SP, foi realizada na tarde desta sexta-feira, em São Paulo, e mostrou uma grande diferença de peso na luta principal. Atual campeão peso-pesado (até 120kg) do evento, William Gigante marcou 117kg na balança, enquanto Fábio Bondesan, o desafiante, pesou "apenas" 101kg, ou seja, 16kg a menos. O duelo será o principal do card deste sábado, que ocorre no Ginásio Pelezão, no Alto da Lapa, a partir das 21h (de Brasília). O canal Combate vai transmitir o evento ao vivo para todo o Brasil.
Fábio Bondesan, Wallid Ismail e Willian Gigante (Foto: Divulgação / Jungle Fight)Fábio Bondesan, o presidente Wallid Ismail e Willian Gigante (Foto: Divulgação / Jungle Fight)
Dois lutadores tiveram problemas com a balança e não conseguiram bater o peso. O peso-galo (até 61kg) Diogo Felipe ficou mais de 1kg acima do limite da categoria e foi punido com a perda de dois pontos no combate contra Leandro Rodrigues e 20% da bolsa de pagamento. Já o peso-pena (até 66kg) Rony Silva ficou com 66,8kg e começará o duelo contra Israel Ottoni com 1 ponto a menos.
Duas lutas são canceladas
O card do Jungle Comunidade SP sofreu duas baixas de última hora. Jefferson Pedro, que enfrentaria Diego Paiva, desistiu da luta por conta de dificuldades na perda de peso, enquanto Kaynan Sampaio, adversário de Deorgival Andrade, sofreu um acidente de moto na parte da manhã e fraturou o braço direito.
Distribuição de ingressos:
Loja Ortobom - Rua Monteiro de Melo, 204, Lapa, São Paulo
Loja Ortobom - Rua Heitor Penteado, 1.724, Loja 07, Sumaré, São Paulo
Jungle Fight 72 (Jungle Comunidade SP)
9 de agosto de 2014, em São Paulo
CARD DO EVENTO
William Gigante (117 kg) x Fábio Bondesan  (101 kg) - cinturão dos pesos-pesados
Fabian Quintanar (70,2 kg) x Lucas Jesus (68,7 kg) - pesos-leves
Gilberto El Azteca (65,1 kg) x José Ricardo Rato (65,9 kg) - pesos-penas
Danilo Adrian (57 kg) x Caio Formiga (57,2 kg) - pesos-moscas
Jésus da Rocha (82,3 kg) x Quemuel Ottoni (83,3 kg) - pesos-médios
Israel Ottoni (64,9 kg) x Rony Silva (66,8 kg) - pesos-penas
Leandro Rodrigues (61,1 kg) x Diogo Felipe dos Santos (62,5) -pesos-galos
Carlos Alberto Silva (76,7 kg) x Douglas Jordão (76,7 kg) - pesos-meio-médios

Parado há um ano, Zumbi Coreano volta contra Corassani, em outubro

Chan Sung Jung enfrenta o sueco em Estocolmo no dia 4. Ele não luta
desde que sofreu lesões no duelo contra José Aldo, em agosto de 2013

Por Rio de Janeiro
4 comentários
O sul-coreano Chan Sung Jung enfim teve marcada a data de seu retorno ao UFC. O Zumbi Coreano, como é conhecido, vai enfrentar o sueco Akira Corassani no card que será realizado em 4 de outubro, em Estocolmo, capital da Suécia. O duelo pela divisão dos penas (até 66kg), anunciado oficialmente pela organização, será o coevento principal da noite.
Zumbi Coreano Chan Sung Jung (Foto: Adriano Albuquerque)O Zumbi Coreano esteve no Rio de Janeiro em 2013 (Foto: Adriano Albuquerque)
O Zumbi Coreani não luta desde agosto de 2013, quando foi derrotado por José Aldo na disputa de cinturão da categoria, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o asiático teve o ombro direito deslocado e fratura na face, que o deixaram longe do octógono por um ano até agora.
Jung tem 27 anos e um cartel no MMA de 13 vitórias e quatro derrotas (3-1 no UFC). Akira Corassani, por sua vez, tem 31 anos e um cartel de 12 triunfos, quatro reveses e uma luta sem resultado, ou "no contest" (também 3-1 no Ultimate).
UFC: Nelson x Story
4 de outubro de 2014, em Estocolmo (SUE)
CARD DO EVENTO (até agora)
Peso-meio-médio: Gunnar Nelson x Rick Story
Peso-pena: Chan Sung Jung x Akira Corassani
Peso-meio-médio: Nico Musoke x Alexander Yakovlev
Peso-meio-pesado: Ilir Latifi x Jan Blachowicz
Peso-pena: Dennis Siver x Robert Whiteford
Peso-pena: Niklas Backstrom x Mike Wilkinson
Peso-pena: Ernest Chavez x Zubaira Tukhugov
Peso-médio: Magnus Cedenblad x Scott Askham
Peso-médio: Tor Troeng x Krzysztof Jotko
Peso-médio: Cathal Pendred x Gasan Umalatov

Neymar foge de polêmica e mostra multa por causa de vidro muito escuro

Atacante do Barcelona esclarece rumor que dava conta de punição por excesso de velocidade e terá que pagar R$ 600 por infração às normas veiculares da Catalunha

Por Barcelona, Espanha
43 comentários
O atacante Neymar esclareceu, através de seu site oficial, o rumor de que teria levado uma multa por excesso de velocidade nas ruas de Barcelona. O staff do jogador publicou uma nota neste sábado afirmando que, na verdade, o jogador foi notificado por ter o vidro de seu carro muito escuro, superando os limites permitidos na Catalunha.
- Circular em veículo com vidro que não permite ao seu condutor a visibilidade de toda a via pela colocação de lâminas ou adesivos - diz a multa.
A imagem postada no site oficial do jogador mostra que a infração ocorreu às 21h02 (horário local) da última quinta-feira. O valor da multa é de € 200 (R$ 600), e Neymar terá até o dia 27 de agosto para pagá-la e ficar livre de problemas na Catalunha.
Multa Neymar Carro (Foto: Reprodução / Twitter)Site de Neymar exibe multa por vidro do carro muito escuro (Foto: Reprodução / Twitter)
Na base da fé: com gol de Fahel, Bahia vence o Goiás na Fonte Nova
Tricolor vence após dez rodadas de jejum na Série A e respira na briga contra a zona de degola. Esmeraldino perde chance de se aproximar do G-4
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • problemas
    fila na bilheteria
    Nem todo mundo que se dirigiu à Fonte Nova conseguiu ver o jogo. O sistema de uma das bilheterias falhou: no início do 2º tempo ainda havia grandes filas do lado de fora.
  • arbitragem
    gol polêmico
    O gol do Bahia surgiu a partir de um erro da arbitragem. No lance em que foi marcado o escanteio que originou o gol, havia sido falta de Erik em Roniery, na verdade.
  • deu certo no Goiás
    substituições
    Depois de tomar o gol no 1º tempo, Drubsky mudou o time e a cara dele: com Tiago Real e Murilo em campo, a equipe pressionou e por pouco não empatou.
A CRÔNICA
por Tamires Fukutani e Thiago Pereira
18 comentários
Nas últimas semanas, as preces dos torcedores do Bahia contaram com um novo item na lista de pedidos. Com o time na zona de rebaixamento, a recuperação da equipe na Série A ocupava um lugar entre o "Livrai-me de todo mal" e o "Amém". Com fervor, a torcida reforçou as orações nesta noite, das arquibancadas da Arena Fonte Nova, no duelo contra o Goiás. E na terra de todos os santos, Deus resolveu dar uma forcinha ao time azul, vermelho e branco. E como se diz entre os torcedores do Bahia que "Deus é Fahel", o único gol da partida saiu da cabeça do volante: o Tricolor venceu o Esmeraldino pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro e encerrou o jejum de dez jogos sem triunfos dentro da competição nacional. Técnico interino, Charles Fabian se mantém invicto no Bahia, com três jogos, dois triunfos e um empate.
O gol nasceu de lance polêmico: um escanteio que não foi escanteio, precedido por falta a favor do Bahia, levou ao cabeceio de Fahel. E, apesar da vitória, o time baiano ainda não deixou a zona de rebaixamento: subiu para a 16ª colocação com 13 pontos, mesma pontuação do Botafogo, primeiro time fora da área de degola e que leva vantagem no saldo de gols. A equipe carioca ainda joga neste domingo, no complemento da rodada, e pode se afastar da briga contra a Série B. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Corinthians, em São Paulo.
Enquanto o torcedor baiano comemora a prece parcialmente atendida, o do Goiás olha para o céu e pergunta o que fez de errado. Com duas derrotas consecutivas, o Esmeraldino estaciona nos 20 pontos e perde a oportunidade de se aproximar do G-4 do Brasileiro. A equipe goiana ocupa a 8ª colocação, mas pode terminar a rodada na parte de baixo da tabela de classificação com o complemento da rodada. No próximo sábado, o Goiás enfrenta o Internacional no Serra Dourada.
Fahel comemora gol do Bahia contra o Goias (Foto: Getty Images)Fahel comemora gol do Bahia contra o Goiás (Foto: Getty Images)

Nervosismo e gol de Fahel
Como se 11 jogadores do lado rival não bastassem, Bahia e Goiás acharam um novo adversário: o nervosismo. Com mais transpiração do que criatividade, os dois times iniciaram a partida com vontade, mas erros bobos estragaram boas chances de gol. Um pouco superior, o Bahia ameaçava principalmente quando a bola passava pelos pés de Léo Gago. O gol, no entanto, saiu da jogada de outro volante: Fahel subiu mais que a defesa esmeraldina aos 30 minutos, após cobrança de um escanteio controverso - que não havia sido, de fato, lance para escanteio e que foi precedido por uma falta de Erik sobre o lateral tricolor Roniery.
Mas o jogo seguiu e, a partir daí, o Bahia se sentiu à vontade e se sobrepôs ao adversário. Apesar de uma boa tentativa de Bruno Mineiro de cabeça – em que Lomba fechou a meta tricolor –, o Bahia poderia ter fechado a etapa com vantagem maior, se Rhayner tivesse um pouco mais de sorte no chute colocado ou se Renan tivesse falhado na cobrança de falta de Marcos Aurélio. Do lado de fora da Arena, dezenas de torcedores não puderam assistir às chances perdidas pelo Bahia: devido a um problema em uma das bilheterias, muitos desistiram de entrar no estádio e outros só conseguiram ver parte do segundo tempo.
Evolução do Goiás
Em time que está ganhando não se mexe. Já no que está perdendo... Atrás no marcador, Ricardo Drubsky decidiu fazer duas substituições para o segundo tempo. Ramon foi substituído por Murilo, enquanto Tiago Real entrou no lugar de Rodrigo. As mudanças surtiram efeito, e o Esmeraldino melhorou. Em bobeira de Guilherme Santos, Murilo chutou de longe e obrigou Lomba a fazer boa defesa. Para conter o ímpeto do Goiás, o Bahia jogava com seriedade. Os defensores tricolores lutavam para ocupar espaço e impedir a criação das jogadas adversárias. A dedicação empolgou o torcedor, que cantava a plenos pulmões na Fonte Nova. O gol de Fahel, ainda no primeiro tempo, foi o lance que decidiu a partida. Para os tricolores, preces atendidas. Agradecimentos a Deus e ao volante. Ou ao dois ao mesmo tempo.
Líder sob pressão: Criciúma segura o Cruzeiro, que seca os rivais no G-4
Equipes empatam a segunda partida seguida no Brasileirão, e Raposa, ainda isolada na ponta, pode ver a vantagem diminuir ao fim da rodada
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • como vinho
    Paulo Baier
    Os anos passam, e o veterano do Criciúma está cada vez melhor. O meia foi responsável pelas principais jogadas, em especial na bola parada.
  • sangue quente
    Gustavo
    O camisa 9 do Criciúma se desentendeu com Dedé, Léo e Egídio durante o jogo. Mais preocupado em brigar, ele não levou perigo ao Cruzeiro.
  • reclamação
    dois anulados
    O Cruzeiro deixou o campo reclamando do árbitro Jailson M. Freitas, que teria anulado dois gols legítimos da Raposa, de Marquinhos e de Willian.
A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso e Marco Astoni
330 comentários
A liderança ainda é garantida, mas a folga pode ficar menor. O Cruzeiro empatou a segunda partida seguida diante de um esforçado Criciúma, que até ameaçou terminar na frente, mas também acumulou duas igualdades na competição. Na noite deste sábado, no Heriberto Hülse, o placar não saiu do 0 a 0, e a Raposa agora passa o resto do fim de semana secando os rivais dentro do G-4. O time catarinense suportou a pressão de enfrentar o atual campeão nacional e segurou o resultado, apesar de os celestes terem terminado com o dobro de finalizações no confronto pela 14ª rodada, 10 a 5.
Isolado na ponta de cima do campeonato, o Cruzeiro finalizou o dobro no primeiro tempo (6 a 3), mas encontrou resistência na marcação tricolor. Porém, o mandante não se limitou a travar o rival. Chegou na frente e levou algum perigo em bolas paradas, sua principal jogada. Isso até os 35, quando a agressividade das equipes diminuiu. O Tigre voltou melhor, mais agressivo. Mas aos poucos, e com o acréscimo de dois atacantes pelos cruzeirenses, os papéis se inverteram. Só não mexeu o placar.
Ainda defendendo a liderança, a Raposa volta ao Mineirão para encarar o Santos, domingo, dia 17, às 16h (de Brasília). Mesma data e horário do compromisso do Tigre na 15ª rodada, diante do Grêmio, na Arena. Os catarinenses ocupam a 12ª colocação na tabela.
Criciúma e Cruzeiro (Foto: Fernando Ribeiro / Futura press)Criciúma e Cruzeiro fizeram um jogo movimento em Santa Catarina (Foto: Fernando Ribeiro / Futura press)

Começa bem e termina mal
O Cruzeiro começou o jogo ciente de que encontraria um adversário fechado. O Criciúma priorizou a marcação, nítida com a pouca presença de seus laterais no campo de ataque. Postura que não incomodou os visitantes, com alguma aceitação no decorrer do primeiro tempo. O Tigre chegou a pressionar no campo adversário para tentar retomar a bola próximo do gol e finalizar rapidamente. Mas as principais jogadas foram a característica bola parada, enquanto os de azul assustaram algumas vezes em chutes de fora da área.

Paulo Baier levou perigo a Fábio em cobranças de escanteio. Do outro lado, Luiz fez duas defesas consecutivas, aos 25, nas melhores oportunidades da Raposa abrir o marcador. Nos últimos 10 minutos a partida ficou truncada, e o que os times construíram no primeiro tempo foi por terra. O jogo que começou com bons lances e ficou feio até o fim da etapa.
Pressão azul

O Criciúma voltou do intervalo com uma proposta diferente. Avançou a equipe e deu os contragolpes aos cruzeirenses. Porém, pouco aproveitou, até que técnico Marcelo Oliveira colocou o atacante de velocidade William. Logo em seguida, a Raposa colocou uma bola na trave, em finalização de Everton Ribeiro que o goleiro Luiz ainda conseguiu desviar. Em seguida, a rede balançou, mas havia sido marcado impedimento. O golpe fez o Tigre responder com substituição: Baier saiu visivelmente desgostoso por ter que dar lugar a Lucca.

O Cruzeiro seguiu em cima, ainda mais com a entrada de Dagoberto, que fazia a equipe líder do Brasileirão ter mais presença no campo de ataque. O Criciúma suportava e dava sinais de que, àquela altura, a igualdade teria cara de triunfo. Ainda assim, empurrado pela torcida barulhenta, se assanhou no finzinho do jogo e também suportou o último fôlego dos cruzeirenses. A Raposa sai frustrada porque teve mais posse de bola (57%) e o dobro de finalizações, mas não conseguiu fazer com que o placar terminasse sem nenhuma mexida.
Vasco vence ABC em Natal e cola no G-4 da Série B do Brasileiro: 2 a 1
Kleber e Douglas dão vitória à equipe carioca, que pula para quinto. Time potiguar luta até o fim e desconta com cavadinha de Denis Marques
 
 
DESTAQUES DO JOGO
  • aproximação
    quase no G-4

    O Vasco colou no G-4. Está a um ponto do Joinville, quarto colocado, mas tem um jogo a menos. Pode entrar no grupo na terça, contra o Náutico.
  • ousadia
    Denis Marques

    O ABC perdia em casa, no fim do jogo, e o atacante ousou. Cobrou o pênalti com cavadinha, e a bola quicou dentro do gol depois de bater no travessão.
  • Arena das Dunas
    bom público

    A Arena das Dunas recebeu seu maior público - excetuados os da Copa do Mundo. O jogo teve presença de 27.044 pessoas, com 26.587 pagantes.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
O Vasco já sente o cheiro do G-4. Neste sábado, na Arena das Dunas, em Natal, o time carioca alcançou vitória fundamental para o projeto de arrancada rumo às primeiras colocações da Série B. Bateu o ABC por 2 a 1, seu segundo triunfo seguido na competição, e pulou para o quinto lugar, com 25 pontos, um atrás do Joinville, que fecha a atual zona de classificação para a elite. O time potiguar sofreu a terceira derrota consecutiva na disputa. Com 20 pontos, é o 11º.
Kleber Gladiador, no primeiro tempo, e Douglas, de pênalti, no segundo, fizeram os gols da vitória cruz-maltina - que tem um jogo a menos que os rivais e, com 59,5%, tem o terceiro melhor aproveitamento do campeonato. Denis Marques, também de pênalti, em cavadinha, descontou e incendiou o jogo nos minutos finais. A equipe de Adilson Batista foi vibrante, teve marcação agressiva e conseguiu ser efetiva no ataque, mas cedeu espaços ao adversário, que teve mais controle de bola. A Arena das Dunas, com 27.044 pessoas presentes, teve seu maior público fora da Copa do Mundo.

O Vasco volta a campo terça-feira, no Recife, contra o Náutico, em partida atrasada da quinta rodada. Se vencer, estará no G-4. O ABC, no mesmo dia, recebe a Portuguesa, abrindo a 16ª rodada.
Douglas comemora gol do Vasco contra o ABC (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Douglas celebra gol de pênalti que dá vitória ao Vasco sobre o ABC (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
O jogo

O primeiro tempo foi parelho. O ABC teve o mérito de controlar mais a bola, ser um time mais propositivo, e sem jamais se afobar em um jogo contra um adversário tão badalado. Foi uma equipe equilibrada. O Vasco teve qualidades diferentes: foi bastante forte na marcação, especialmente na área central do campo, e soube ser mais efetivo que o oponente.

O primeiro gol dos visitantes foi um misto de mérito próprio e falha do adversário. Douglas acionou Lucas Crispim em profundidade. Goleiro e zagueiros do ABC não se entenderam, e Kleber Gladiador, oportunista, pegou a sobra e mandou para o gol. Não foi exatamente justo. Naquele momento, a equipe da casa era superior.

Os comandados de Zé Teodoro seguiram fortes no começo do segundo tempo. E aí apareceu a figura de Martín Silva. O goleiro uruguaio fez duas grandes defesas. Primeiro, salvou chute de João Paulo no chão; depois, espalmou cabeceio de Sueliton.

O Vasco, aos poucos, voltou a se estabelecer em campo e buscou o segundo gol. Michel agarrou Dakson na área e foi flagrado pela arbitragem. Douglas bateu e fez.

A partir daí, o ABC parecia sem forças para mudar o placar, mas renasceu quando Henrique cometeu pênalti bobo em João Henrique. Denis Marques bateu com cavadinha, corajoso, e colocou fogo no jogo. Os minutos finais foram de pressão desesperada do time da casa, mas sem sucesso.