terça-feira, 12 de abril de 2011

Flu assina contrato de direitos de transmissão com a Rede Globo

Presidente fecha compromisso para edições entre 2012 e 2015 do Brasileirão

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, confirmou nesta terça-feira que o clube assinou contrato relativo aos direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro com a Rede Globo.
- Está confirmado, já assinamos, sim. Como todos os outros clubes, o contrato tem duração de quatro anos (2012 a 2015). Não podemos revelar valores para causa da cláusula de confidencialidade - disse o mandatário tricolor.
Apesar de Peter Siemsen não ter falado em cifras, há informações de que o Tricolor deve receber R$ 56 milhões por ano de contrato.
O Fluminense é o 14º clube a fechar com as Organizações Globo. Anteriormente, assinaram com a emissora Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Sport, Vasco, Vitória, Botafogo e Flamengo.

Grupo A

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Vasco
16
7
5
1
1
17
8
9
76.2
2
Flamengo
15
7
4
3
0
12
6
6
71.4
3
Americano
11
7
3
2
2
8
13
-5
52.4
4
Boavista
10
7
3
1
3
10
8
2
47.6
5
Volta Redonda
8
7
2
2
3
9
11
-2
38.1
6
Resende
7
7
2
1
4
11
11
0
33.3
7
Nova Iguaçu
7
7
2
1
4
7
11
-4
33.3
8
América-RJ
4
7
1
1
5
6
12
-6
19

Grupo B

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Fluminense
14
7
4
2
1
12
6
6
66.7
2
Olaria
14
7
4
2
1
9
4
5
66.7
3
Botafogo
11
7
3
2
2
10
7
3
52.4
4
Duque de Caxias
11
7
3
2
2
10
11
-1
52.4
5
Madureira
10
7
3
1
3
15
14
1
47.6
6
Macaé
7
7
2
1
4
10
13
-3
33.3
7
Bangu
7
7
2
1
4
8
13
-5
33.3
8
Cabofriense
4
7
1
1
5
6
12
-6
19

Jogos

  • Dom 17/04/2011 - 15h30 Trabalhador
    Resende
    RES
    MAD
    Madureira
  • Dom 17/04/2011 - 15h30 Correão
    Cabofriense
    CAB
    VOL
    Volta Redonda
  • Dom 17/04/2011 - 15h30 Moça Bonita
    Bangu
    BAN
    AMN
    Americano
  • Dom 17/04/2011 - 16h00 Raulino de Oliveira
    Flamengo
    FLA
    MAC
    Macaé
  • Dom 17/04/2011 - 16h00 São Januário
    América-RJ
    AME
    BOT
    Botafogo
  • Dom 17/04/2011 - 16h00 Bacaxá
    Boavista
    BVT
    DUQ
    Duque de Caxias
  • Dom 17/04/2011 - 16h00 Engenhão
    Fluminense
    FLU
    NOV
    Nova Iguaçu
  • Dom 17/04/2011 - 16h00 Cláudio Moacyr
    Olaria
    OLA
    VAS
    Vasco
Semifinalistas - Taça Rio
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento

Átila Abreu tem boas recordações do circuito de rua de Ribeirão Preto (SP)

Piloto da AMG Motorsport venceu a primeira corrida no interior paulista; ao lado de Thiago Camilo, ele também foi o responsável por checar as modificações

Por GLOBOESPORTE.COM Ribeirão Preto, SP
O sorocabano Átila Abreu foi o primeiro piloto a subir no lugar mais alto do pódio na etapa de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 2010, o dono do carro 51 da AMG Motorsport venceu o primeiro circuito de rua da Stock Car no interior paulista. O piloto espera repetir a boa lembrança da "Califórnia Brasileira" neste ano.
Stock Car: Átila Abreu acelera no circuito (Foto: Duda Bairros)O sorocabano Átila Abreu quer repetir o resultado de 2010 na etapa de Ribeirão Preto (Foto: Duda Bairros)
- Esta prova de Ribeirão Preto me trouxe muita alegria, pois além da minha pole position mais prazerosa, conquistei minha primeira vitória na Stock Car. Vou animado para tentar vencer de novo e empatar com o Cacá Bueno em número de vitórias em circuitos de rua - disse.
Ao lado de Thiago Camilo, o dono do carro 51 ainda foi um dos responsáveis por checar as modificações no circuito de rua paulista. Mais uma visita, na relação entre piloto e a cidade do interior de São Paulo.
- Tenho muito carinho pela cidade, já voltei algumas vezes, inclusive para ver as alterações no circuito - declarou.
A etapa de Ribeirão Preto foi a quinta na temporada 2010. Já neste ano, o circuito de rua paulista acontecerá logo na terceira corrida. O piloto Átila Abreu tem 14 pontos e está na quarta colocação geral da classificação.
Stock Car: Átila Abreu concentrado na coletiva de imprensa (Foto: Duda Bairros)O piloto do carro 51 ainda esteve no interior paulista para checar as reformas no circuito (Foto: Duda Bairros)

Torcida do Brasiliense vira 'fiscal' das folgas dos jogadores

Clube incentiva que os atletas sejam fotografados nos momentos de lazer. Campanha promocional pode parar na Justiça

Por GLOBOESPORTE.COM Taguatinga, DF
Paparazzi. Palavra que provoca arrepios em muita gente famosa. Esses fotógrafos estão sempre na cola de alguém conhecido. Tornaram-se sombras das celebridades sob o lema quanto mais famoso, melhor. Agora chegou a vez de os jogadores do Brasiliense sentirem isso na pele. E não dá nem para reclamar, já que os "fiscais" deles são os próprios torcedores (assista ao vídeo ao lado da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).
O meio-campo Iranildo, por exemplo, nunca foi perseguido por paparazzi. Mas, em breve, deve entrar na mira dos caçadores de imagens. Isso porque o Brasiliense resolveu promover uma campanha no mínimo polêmica. O clube promete premiar quem enviar as melhores fotos dos atletas. Só não vale pose dentro do clubes.
Pode ser foto dos jogadores com amigos, com a família, no restaurante e na balada. Ou ainda jogando pelada, no bar e em alguma festa. Não sendo no local de trabalho, os "fiscais" do Jacaré são incentivados a seguir os passos dos jogadores. O que desagradou ao polivalente Ruy Cabeção e ao mesmo tempo serviu de motivo piada no clube.
- É um pouco invasão de privacidade, né. Mas eu, bonito que sou, vou me sentir um astro de Hollywood - brincou.
A foto que consta no vídeo acima foi tirada no ano passado. Bem antes da promoção e do time ser rebaixado à Série C do Brasileirão. Quando foi publicada por um jornal, irritou alguns atletas.
- Era uma foto dos jogadores numa boate, a gente deduz isso, numa comemoração de aniversário. (O problema é que) Vazou num momento em que o time estava perdendo. A gente nem sabe quando (a fotografia) foi feita - garantiu o gerente do site, Roberto Naves.
Os jogadores que gostam de aproveitar a noite de Brasília para se divertir têm a palavra da diretoria do Brasiliense: as fotos não serão usadas como provas para aplicar punições. O clube garante que o objetivo da promoção não é usar os torcedores para vigiar os jogadores.
Entretanto, ainda assim, a promoção pode parar na Justiça. É o que conta o advogado Fernando Pessoa Mello.
- Os jogadores que se sentirem ofendidos na sua intimidade, na sua vida privada, poderão se utilizar dos meios jurídicos cabíveis para que, comprovado o dano, busquem esse prejuízo no Poder Judiciário - afirmou.
Por enquanto, é tudo uma grande brincadeira.
- Abre a lente aí para caber a cabeça - disse Ruy Cabeção, às gargalhadas.

Torcedora do Avaí, namorada ‘vira a casaca’ por Lucas

Lateral garante que sua amada torce agora pelo Botafogo, embora tenha nascido em uma família avaiana

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
marcio azevedo lucas botafogo treino (Foto: Fernando Maia / O Globo)Lucas espera "converter" a famíila da namorada
(Foto: Fernando Maia / O Globo)
Quando Lucas atuava no Figueirense teve que resolver um problema inesperado, já que sua namorada é torcedora fanática do Avaí. Criada em uma família onde todos torcem pelo Leão, Bruna sempre teve o hábito de assistir aos jogos do clube. Mas, com o amado no maior rival, teve que aprender a dividir sua torcida. Com a contratação de Lucas pelo Botafogo o problema estava resolvido. Estava. Por ironia do destino, o Glorioso cruza justamente com o Avaí na Copa do Brasil e, mais uma vez, Bruna terá que deixar de lado sua paixão clubística.
- A Bruna já é Fogão. Tem isso de Avaí mais não. Ela torce pelo meu sucesso, para que tudo dê certo para mim. Tenho certeza que ela vai torcer para o Botafogo vencer na quarta-feira - garantiu Lucas.
Bruna ainda mora em Florianópolis com a família. A estudante de medicina não poderá assistir ao primeiro jogo ao vivo, mas vai aproveitar o duelo de volta para ver seu namorado em ação.
- Ela não vai poder vir agora. Mas, na segunda partida, é certo que ela e a família vão ao jogo. Torcer por mim, lógico (risos). Tenho certeza que ela já torce pelo Botafogo. Depois, convenço a família.
Ansiedade para encarar o Avaí
A passagem pelo Figueirense faz com que a partida contra o Avaí tenha um gostinho especial para Lucas.

- É um jogo diferente, sim. Minha base toda foi no Figueirense.Temos que encarar a partida como mais uma decisão. O Avaí é é um time que está procurando se encaixar, e tem excelentes jogadores, que já passaram por times grandes e são experientes.
Embora tenha ficado na reserva, Lucas entrou no decorrer dos últimos jogos e ganhou muitos elogios de Caio Junior. Improvisado no meio, o lateral pode ser uma solução temporária para a escassez de armadores no time.
- Não é novidade eu jogar nessa posição. Quando eu subi para os profissionais, joguei assim. Fazia tempo que eu não atuava ali, mas futebol é dinâmico e a gente tem que aproveitar qualquer oportunidade.
Botafogo e Avaí se enfrentam nesta quarta-feira pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 19h30m (horário de Brasília).

Falcão fecha treino no Inter e deixa torcida esperando no portão

Treinamento só é aberto na parte final. TV do clube havia anunciado transmissão da atividade

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
torcida do Internacional no portão do estádio Beira-Rio (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Torcida do Inter pede acesso ao treino no portão 7
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Pintou a primeira novidade de Paulo Roberto Falcão no Inter. Ao contrário do que acontecia nos tempos de Celso Roth, o treinamento da tarde desta terça-feira, o primeiro do novo técnico colorado, foi realizado com portões fechados. O acesso da imprensa à atividade ocorreu apenas nos últimos minutos.
A torcida também foi barrada. Dezenas de colorados, diante do portão 7, ficaram à espera de uma autorização para acessar as arquibancadas.
- Abre, abre, abre - gritaram.
Os portões foram abertos às 18h10m. Os torcedores entraram correndo e passar a chamar por Falcão. Ele estava do outro lado do campo, orientando cobranças de faltas com D'Alessandro, Rafael Sobis, Leandro Damião, Kleber e Andrezinho.
A situação pegou a própria imprensa do clube de surpresa. A TV Inter havia anunciado transmissão do treino. Ficou também só com a parte final.
O trabalho, para poder ser realizado em privacidade, ocorreu no gramado principal do Beira-Rio. Antes, Falcão teve uma conversa com o elenco.
falcão treino internacional (Foto: Site oficial )Falcão acompanhado do auxiliar Julinho Camargo no treino (Foto: Alexandre Lops / Internacional)

Revelação rubro-negra, Adryan assina novo contrato na Gávea

Vínculo do meia vai até 2014, com multa de R$ 20 milhões para o mercado nacional e mais de R$ 30 milhões para transferências internacionais

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Adryan  Rodrigo Pitta flamengo (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Adryan com o pai e o empresário Rodrigo Pitta
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Em reunião nesta terça-feira, na Gávea, o meia Adryan renovou contrato com o Flamengo até 2014. Com o novo vínculo, a multa rescisória para transferências nacionais subiu de R$ 2,1 milhões para R$ 20 milhões. Para o mercado internacional, o valor passa de R$ 30 milhões.
Campeão da Copa São Paulo e do Sul-Americano Sub-17, Adryan, de 16 anos, espera agora ter chances no elenco profissional.
- Vivo um momento muito especial, depois dos título da Copinha e do Sul-Americano com a Seleção (Sub-17), e agora renovando com o Flamengo. É o clube em que sempre quis jogar, sou torcedor. Espero continuar muito tempo aqui no Flamengo. Quero ser integrado ao elenco profissional e estou um pouco ansioso, mas sei que tudo vai acontecer na hora certa - disse Adryan após firmar o novo compromisso.
desembarque seleção brasileira sub 17 adryan guilherme (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)Adryan (dir) na chegada ao Rio: 2011 tem sido inesquecível (Foto: Edgard Maciel de Sá/Globoesporte.com)

Galo tem sósia de Neymar, que se inspira apenas no futebol do ídolo

Pedro Henrique, de 15 anos, está fazendo testes no Atlético-MG, e garante que o cabelo moicano é 'estilo próprio', e não cópia do atacante santista

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Pedro Henrique, o 'Neymar' do atlético-mg (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Pedro Henrique, o 'Neymar' do Atlético-MG
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Neymar no Atlético-MG? Pelo menos, o cabelo dele, o estilo moicano que faz sucesso por todo o país, já tem adeptos na Cidade do Galo, centro de treinamentos do time mineiro. Os jogadores profissionais do Atlético-MG retornaram aos trabalhos nesta terça-feira após a vitória do último domingo, contra a Caldense, por 2 a 0. Mas quem chamou a atenção foi um sósia do atacante do Santos.

Pedro Henrique, de 15 anos, está em uma semana de treinamentos na equipe mineira, e tem o cabelo cortado no estilo do atacante da Baixada Santista. E o moicano do 'Neymar do Galo' é até maior que o do paulista. Pedro, no entanto, garante que 'é estilo próprio'.
- Tenho esse cabelo assim já tem um ano. É estilo próprio mesmo. Nisso eu não me inspirei nele, não.
Pedro, que também é atacante, diz que a única inspiração em Neymar, é no futebol.
- Ele é um dos melhores. Eu me inspiro é no futebol dele, ele é craque, joga muito. Se um dia for igual a ele vai ser ótimo.
Pelo menos no quesito cabelo Pedro Henrique já segue os passos de Neymar. Ao final desta semana, o jovem atacante saberá se será integrado à categoria juvenil do Atlético-MG. Se o Neymar, o do Santos, despontou com 17 anos, o sósia mineiro ainda tem dois anos para despontar, e quem sabe, virar um ídolo da torcida. O discurso já é de jogador profissional.
- Estou gostando dos trabalhos, dando o meu máximo. Depois do juvenil tem o júnior, aí, o profissional. Vamos aguardar.
 

‘Nordestino da gema’, Araújo dribla começo difícil para vencer no Rio

Atacante lamenta poucas chances com Muricy, fala sobre forte relação com terra natal e comenta período carioca: ‘Aqui usam menos roupa’

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Calça jeans, camisa preta e olhar deslumbrado para a praia em uma tarde em que os termômetros chegaram a apontar 35º no Rio de Janeiro. Quem passava pelo calçadão da Barra da Tijuca não tinha dúvidas em apontar: era turista. E era mesmo. Mas um “turista” que pretende ficar um bom tempo na Cidade Maravilhosa. Depois de rodar pela Ásia e pelo Oriente Médio por cinco anos, Araújo está de volta ao Brasil e quer fazer do Rio mais uma parada bem-sucedida antes de voltar definitivamente para seu porto seguro: Caruaru (PE).
Contratado com salário digno dos galácticos do elenco, o atacante chegou ao Fluminense prestigiado pela diretoria, mas não muito por Muricy Ramalho. Ao receber o “presente” que não pediu, o treinador não demonstrou entusiasmo e as oportunidades foram poucas.
- Ficou um negócio meio sem explicação. Por que eu tinha que só treinar para me adaptar? De repente pode ter sido por eu não ter sido indicado. Enfim, bola para frente.
Araujo Fluminense (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Araújo aproveita fim de tarde na praia da Barra da Tijuca, no Rio (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Bola para frente. Bola para o gol. As dúvidas permaneceram, mas Muricy, não. E a realidade de Araújo é outra. Se a camisa de titular ainda pertence a Emerson, as chances agora são mais constantes. Como na goleada por 5 a 1 diante do Americano, domingo, em Macaé, quando marcou dois gols.
Se no mundo da bola as coisas se transformam rapidamente, fora do campo nada foi capaz de mudar Araújo. Nordestino com orgulho, sim, senhor, ele mantém o sotaque carregado, ouve forró e come cuscuz semanalmente. Nada disso, porém, o faz fechar as portas para o mundo que se abre no Rio. Depois de experimentar iguarias como carne de baleia no Japão e língua de carneiro no Qatar, o pernambucano tem desfrutado os prazeres cariocas.
Em bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, Araújo admitiu os problemas iniciais, demonstrou confiança em um futuro vitorioso, considerou aberta a disputa com Emerson e falou da sua rotina nordestina em terras cariocas:
- Aqui o pessoal usa menos roupa, né? (risos).
Confira a entrevista completa:
Apesar de ter chegado como contratação desejada pelo clube há dois anos, você não tem tido tantas chances. Qual foi a importância desses dois gols contra o Americano?
Araujo Fluminense (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Araújo admitiu dificuldades ao chegar no Flu
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Fico muito mais confiante. As oportunidades têm aparecido e tenho mostrado que posso ajudar. E sei que posso fazer muito mais.  Não só pelo dois gols, mas por ter tido uma boa exibição, essa partida foi importante para o restante da temporada.
Os gols foram importantes, mas o Emerson, que cumpriu suspensão contra o Americano, volta a ficar à disposição para o jogo diante do Nova Iguaçu. A vaga está em aberto ou ele é o titular?
Vamos esperar o que vai acontecer durante a semana. Estou trabalhando para buscar o meu espaço. Quem vai decidir é o Enderson. Me mantenho tranquilo. Sei que fiz uma boa partida, fiz gols, e as coisas vão acontecer naturalmente.
Fala-se muito em estrelas como Deco, Conca, Fred, Emerson, mas você era um sonho antigo do Fluminense. Ainda assim,  chegou na obrigação de ter que provar mais uma vez seu valor, sem tanto prestígio. Como encara essa situação, de ter que praticamente começar do zero já com 33 anos?
Realmente foi difícil no começo. Isso é novo para mim. Já mostrei muita coisa pelos lugares onde passei e esse é mais um desafio. Ao longo desses dois meses que estou no clube, pensei muito. Alguns momentos foram complicados, mas sei da minha capacidade. Mostrei isso contra o América do México, contra o Americano... Estou investindo em mim mesmo. Trabalho para dar cada vez mais. Sei como é o futebol. Às vezes começa difícil e depois tudo clareia.
Em algum momento se arrependeu de trocar um país onde era tratado como “rei” para ser visto como apenas mais um no Flu?
O choque quando eu cheguei foi grande. Senti dificuldades. Não pela questão do tratamento, da vaidade. Nunca liguei para isso, não. Não me preocupo com fama, essas coisas. Mas ligo, sim, para sempre estar jogando, conquistando títulos, buscando objetivos pessoais. Isso que me preocupava, me afetava. Não tive oportunidades e fiquei um pouco abatido. Só em campo podia mostrar meu potencial. Sem jogar, era complicado. Graças a Deus as coisas estão mudando. Tenho a minha história, não preciso provar nada para ninguém, só ratificar tudo que já fiz. É mais uma etapa na minha carreira que vou passar por cima.
No começo do ano, você e o Muricy deram declarações contrastantes. Ele disse que você não estava em forma, enquanto você se dizia pronto. Acredita que por não ter sido uma indicação dele, como os outros reforços, o treinador teve má vontade com você?
Ficou um negócio meio sem explicação. Falam que eu estava no Qatar, mas Thiago Neves estava na Arábia e voltou jogando. Por que eu tinha que só treinar para me adaptar? De repente pode ter sido por eu não ter sido indicado
Ficou um negócio meio sem explicação. Aceitei a opinião dele, mas quando falei que já estava bem era como me sentia. Eu precisava jogar, pegar ritmo. Não adianta só treinar. Em treino você não ganha nada. Falam que eu estava no Qatar, mas Thiago Neves estava na Arábia e voltou jogando, Felipe, que veio do Qatar, também. Por que eu tinha que só treinar para me adaptar? Vejo desta maneira. Ainda assim, respeitei a posição do Muricy. Nunca tive atrito com ele. Acho que a entrevista acabou atrapalhando um pouco, ele pode ter pensado que eu falei demais. Só que é algo normal. De repente pode ter sido por eu não ter sido indicado. Enfim, ficou sem explicação, mas faz parte do futebol. Bola para frente.
Araujo Fluminense (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Depois de cinco anos jogando no exterior, atacante voltou ao Brasil (Cahê Mota / Globoesporte.com)
Você é um cara simples, tranquilo, e que faz questão de se mostrar um típico nordestino até mesmo nos hábitos. Como tem encarado essa fase carioca?
É uma nova experiência. Já passei por várias culturas diferentes, e essa é mais uma. É algo que me dá ainda mais motivação. O desafio. Quero fazer história no Fluminense. É estranho mesmo viver em um lugar diferente. Sou muito ligado à minha terra, venho de família simples, nunca liguei para vaidade. É algo meu. Sou o mesmo Araújo desde pequeno. Então, aqui minha preocupação é só jogar. É um dom que eu tenho e me deu tudo. Quando pequeno, estudava por conta do futebol de salão, ganhava bolsa nas escolas. É isso que me dá alegria e me faz encarar de frente esse desafio. Mantenho minha simplicidade, humildade, respeito.
Já se acostumou depois de anos no Qatar?
O Rio é maravilhoso. Estou gostando muito. Principalmente por viver em frente à praia. Minha família adora, ainda mais pelo tempo que vivemos fora. Está sendo importante para meus filhos. Eles vivem mais soltos, vão ao colégio, curtem a praia... Em todos esses sentidos, tem sido muito bom. Optei por vir para o Fluminense muito por isso. Além de voltar a jogar o Brasileiro, a Libertadores. Estou muito feliz. Para ficar 100%, só quero dar mais alegrias aos torcedores.
Já conheceu bem a cidade?
Sempre que dá eu vou à praia com meus meninos, brinco com eles, aproveito o condomínio. Aqui também tem muita opção de restaurantes. Procuro aproveitar tudo.
Você mora em frente a um ponto conhecido por ter muitos surfistas. Se arrisca a pegar uma onda também ou não é muito a sua?
Não, não (risos). Eu sou mais da areia. Não curto muito essas aventuras. Sou mais quieto. O mar não é para mim. Gosto de olhar, de ver.
E qual a principal diferença do carioca para o pernambucano? Já conseguiu identificar?
  •  
Aqui no Rio as pessoas usam menos roupa, né? (risos). Para você ver, eu estou aqui na praia de calça. O povo carioca é mais aberto. É legal conviver com essa mentalidade. Faz crescer"
São culturas diferentes, personalidade, jeito. Mas não há tanta diferença. Acho que o fato de o pessoal conviver na beira da praia, mais tranquilo, faz com que sejam mais relaxados. O principal para mim é que aqui no Rio as pessoas usam menos roupa, né? (risos). Para você ver, eu estou aqui na praia de calça (riso). Nós somos mais reservados. O povo carioca é mais aberto. É legal conviver com essa mentalidade. Faz crescer. É importante observar todas as culturas. Já morei no Qatar, no Japão... Aqui tem sido mais um aprendizado.
Em casa, porém, você busca manter a sua Caruaru? Se preocupa em comer comidas típicas, ouvir músicas da terra...
Eu já comi de tudo pelo mundo. Comi golfinho, baleia, aquelas carnes coreanas que nem sei se são de cachorro... Lá no Qatar comia cérebro, língua de carneiro. Então, procuro variar. Mas em casa tem que ter o meu arroz, feijão, cuscuz, as coisas típicas da minha terra.
No som já rola um funk ou mantém o forró?
Aí, não tem como fugir. Prefiro um forrózinho mesmo. O funk não me agrada. Com o forró eu lembro da minha cultura, minha terra, minhas raízes.

Meu Jogo Inesquecível: a festeira Maria, do BBB, e o hexa do São Paulo

Vencedora do prêmio de R$ 1,5 milhão do último reality show brinca com o namorado Wesley, palmeirense, e diz que sonha ver Tricolor no estádio

Por Márcio Mará Rio de Janeiro
A cena parecia do Big Brother Brasil 11 em dias mais descontraídos. Em vez da enorme casa onde os candidatos ficaram confinados por três meses, o local era o pequeno camarim do "TV Xuxa". A bela Maria, sempre às gargalhadas, corria atrás de Wesley. Nas mãos, a camisa do São Paulo, seu time de coração. A vencedora do reality show queria porque queria que o namorado posasse para as fotos ao seu lado segurando a blusa. O médico avisava gesticulando, aos gritos: "Não!!!!!!! Eu sou Palmeiras!!!"
Maria bbb meu jogo inesquecível  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Vencedor do BBB 11, Maria pressiona o namorado Wesley, que é palmeirense, para posar com a camisa do São Paulo. E consegue, ainda que sob protestos  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Depois, ele explicou que, no máximo, faz uma torcida paralela pelo Galo em Minas. A prova? O doutor cantarolou musiquinha que selou aliança das torcidas organizadas dos dois clubes. E foi aí, nesse momento, que Maria o mandou para o paredão: sentou no colo do amado e conseguiu, enfim, a foto desejada, mesmo sob protestos.
Maria bbb meu jogo inesquecível  (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Maria sonha ir a um estádio assistir a uma partida
do Tricolor (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Maria é assim mesmo: a vida parece uma festa para a ex-BBB. Na base da alegria e espontaneidade, ganha simpatia de quem está em volta e consegue o que quer. Foi assim que entrou na casa de milhões de brasileiros para se tornar a preferida e faturar a bolada de R$ 1,5 milhão. E, tal como era perguntada por Pedro Bial no confessionário, não se esquivou ao revelar o nome do seu jogador favorito do Tricolor paulista. A resposta arrancou mais risadas:
- Ah, eu gosto muito do Richarlyson... Hã? Ele saiu do São Paulo? Foi para o Atlético? Ah, gente, "mariei" então... Mas foi no início do ano, né? Eu estava lá no BBB, não estou por dentro das notícias... Eu nem sabia que o Ronaldo tinha se aposentado... - disse a ex-BBB, tentando explicar a "mariada", expressão que ficou comum no reality show.
Confira aqui a galeria de fotos com a vencedora do BBB 11
Hexa brasileiro
Richarlyson, na verdade, acertou com o clube mineiro no fim de 2010. Mas, apesar de não ser mais do Tricolor, o jogador contribuiu na última festa de Maria com o São Paulo campeão. A vencedora do BBB 11 reconhece não ser daquelas que saibam a lei do impedimento ou a escalação de cor do time quando entra em campo. Mas lembra que a conquista do hexa brasileiro lhe deu muita alegria. Não se recorda do dia exato: foi em 7 de dezembro de 2008, na última rodada do Brasileiro. O São Paulo venceu o Goiás por 1 a 0 no Bezerrão, na cidade-satélite de Gama. Foi uma conquista dois em um: o time sagrou-se hexa com o tricampeonato consecutivo da era Muricy Ramalho.
- Ah, festejei muito quando o São Paulo foi hexa brasileiro. Lembro que eu vi o jogo em casa. Estava com parentes e amigos e vibrei muito com a vitória do meu querido Tricolor. Eu não sou daquelas que entendam muito de regras e conheçam bem todos os jogadores, mas gosto de acompanhar o meu time sempre que possivel. Sou são-paulina desde pequena, eu e minha irmã, Araceli - disse, no Projac, depois de aparição no "Mais você", de Ana Maria Braga.
Naquele dia em que o São Paulo foi hexa, as duas irmãs, que acompanhavam a partida, nem se importaram que o gol de Borges, aos 22 minutos do primeiro tempo, foi em impedimento. O lance, que assegurou o título tão sonhado, começou quando Henrique derrubou Borges na meia-lua. Rogério Ceni atendeu aos gritos da torcida e se apresentou para a cobrança. O goleiro-artilheiro bateu, Harlei espalmou, Hugo completou, e Borges – impedido por 1,31m – desviou para o gol, aos 22 minutos do primeiro tempo. O auxiliar Alessandro Rocha Matos, achando que o gol teria sido contra, validou a jogada. E o árbitro endossou.
Maria bbb meu jogo inesquecível (Foto: André Durão/Globoesporte.com)A vencedora do BBB 11a diz que é são-paulina desde pequenininha (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Durante toda a semana, a partida tinha sido recheada de polêmicas. Já na segunda-feira, o assunto "mala branca" dominava a mídia. Para incentivar o adversário são-paulino, pessoas ligadas ao Grêmio, que também tinha chances de ser campeão, cogitaram mandar um incentivo de R$ 300 mil, que seria dividido entre o elenco do Goiás. O Tricolor nem ligou... E fez a sua parte. Mas, de lá para cá, não levantou mais a taça. Festeira, Maria sonha ver o time novamente campeão. E revelou mais um desejo que sonha realizar um dia.
- Ah, eu até comentei isso lá no Big Brother. Queria muito um dia ver um jogo do São Paulo ao vivo, no estádio. Com certeza eu ainda vou lá assistir. Fiquei feliz em saber que o Luís Fabiano voltou, ele é muito bom jogador. E gostaria muito de conhecer também o Rogério Ceni. Quero dar os parabéns a ele pelo centésimo gol, fiquei muito feliz por isso - afirmou, enquanto autografava a camisa.
Mãe torce pelo River Plate
A família da vencedora do BBB 11 não é toda são-paulina. Apenas a irmã, Araceli, torce também para o Tricolor. O pai, Vicente, falecido há três anos, era italiano e palmeirense. A mãe, Alicia - sempre ao lado da vencedora do reality show -, é argentina... Mas para que time ela torce, Maria?
- Eu acho que é Boca Juniors... River Plate, mãe? Iiiiiiiiiih, 'mariei' de novo... - brincou a mais nova milionária na praça.
Maria contou que, em dia de Brasil x Argentina, cada uma torce para a sua seleção, e a rivalidade toma conta da casa. No maior bom humor, claro.  Mas quando o Brasil está fora...
- Aí eu torço para eles, claro. Afinal, tenho sangue argentino nas veias!!!!!!!!! - afirmou, antes de entrar no estúdio para gravar, feliz da vida, o "TV Xuxa". Afinal, no momento, Maria é a dona dos holofotes. Só falta ela aparecer nas arquibancadas e fazer a torcida tricolor "mariar".
goiás 0 x 1 são paulo
Harlei, Henrique Santos, Rafael Marques e Ernando; Vítor, Leandro Fahel (Romerito),  Ramalho, Paulo Baier, Thiago Feltri e Júlio César (Adriano Gabiru); Fausto (Alex Terra). Rogério Ceni, Rodrigo, André Dias e Miranda; Joílson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges.
Técnico: Hélio dos Anjos Técnico: Muricy Ramalho
Gol: Borges, aos 22 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Henrique, Ramalho, Vítor, Harlei e Paulo Baier (Goiás) e Rodrigo e Jorge Wagner (São Paulo)
Local: estádio do Bezerrão. em Gama (DF). Data: 7/12/2008. Competição: Campeonato Brasileiro. Árbitro:Jailson Macedo Freitas. Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Milton Otaviano dos Santos (RN). Renda: 1.662.000,00 Público: 18.093 pagantes.

Paulo Henrique Ganso embarca em silêncio para o Paraguai

Meia santista chega ao aeroporto escoltado por seguranças e viaja sem comentar possível reunião com o Corinthians

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
santos ganso   (Foto: Agência Estado)Ganso chega ao aeroporto cercado por seguranças e em absoluto silêncio (Foto: Agência Estado)
O meia santista Paulo Henrique Ganso não quis fazer nenhum comentário sobre uma possível conversa que teve com o presidente corintiano, Andrés Sanches, na semana passada e que, segundo o jornal Lance desta terça, teria sido para alinhavar uma transferência do craque da Vila Belmiro para o Parque São Jorge após a Taça Libertadores da América deste ano. Nesta manhã, durante o embarque da delegação do Peixe para Assunção, no Paraguai, onde o time fará jogo decisivo com o Cerro Porteño na quinta, Ganso se recusou a falar.
O jogador chegou ao aeroporto internacional de Cumbica, na cidade de Guarulhos, num ônibus junto com o elenco, e passou pelos jornalistas que lá estavam cercado por seguranças e sem dar nenhuma declaração. O lateral-esquerdo Léo foi um dos poucos a comentar a polêmica.
- Falar muita coisa só atrapalha o garoto nessa hora. Cada um quer o melhor para si. Conversei com o Ganso e ele está com a cabeça tranquila - disse o ala.
Segundo o jornal, Ganso esteve na sede da 9nine, empresa do ex-jogador Ronaldo, na última sexta. E Andrés Sanches também estaria lá. De acordo com a publicação, o meia teria dito “sim” ao Timão, já acertando, inclusive, tempo de contrato e valores salariais. O Corinthians, no caso, funcionaria como uma ponte para que, num futuro próximo, o atleta se transferisse para a Europa, que é o seu grande sonho. Nesta terça, o irmão do jogador, bem como seu assessor e representantes do DIS – grupo que administra a sua carreira –, negaram a negociação. Através do Twitter, Ronaldo confirmou a reunião, mas disse que trataram apenas de questões envolvendo a imagem do camisa 10 do Peixe.
 

Dono do Anzhi dá carro de R$ 2 milhões para Roberto Carlos

Lateral brasileiro é surpreendido em festa de comemoração de 38 anos e ganha um Bugatti Veyron de presente do 118º homem mais rico do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Roberto Carlos comemora seu aniversário com time russo (Foto: AFP)Roberto Carlos exibe o 'Rog' que ganhou dos
companheiros: carro novo na garagem (Foto: AFP)
Roberto Carlos comemorou 38 anos no último domingo e ganhou um presente especial do bilionário russo Suleiman Kerimov, dono do Anzhi: um carro Bugatti Veyron, avaliado em US$ 1,25 milhão (R$ 2 milhões aproximadamente), segundo o site Moi Dagestan.
De acordo com a reportagem, que exibe um vídeo da festa de aniversário do brasileiro, o lateral foi surpreendido durante a comemoração ao receber uma miniatura do carro das mãos de Kerimov. Em seguida, o bilionário disse que um Bugatti Veyron de verdade esperava pelo jogador no lado de fora do hotel.
Após a surpresa, o ex-corintiano saiu da festa e foi conferir o presente, que realmente estava na calçada. Segundo o site, Roberto Carlos pediu para o carro ser levado para São Paulo. O Bugatti Veyron pode atingir até 434,16 km/h e é o modelo de rua mais rápido do mundo.
O site diz ainda que o dono do Anzhi prometeu um carro para cada atleta da equipe se o clube for campeão russo nos próximos quatro anos. Outros três brasileiros estão no time: o zagueiro João Carlos, o volante Jucilei e o atacante Diego Tardelli.
Kerimov, de 45 anos, aparece na 118ª posição do ranking dos homens mais ricos do mundo feito pela revista "Forbes" (19º colocado na Rússia) com fortuna avaliada em US$ 7,8 bilhões (R$ 12,2 bilhões).
Dos companheiros de clube, Roberto Carlos ganhou um presente mais modesto: um "Rog", tradicional chifre usado pelos russos para beber vodka, vinho ou samogon.
Bugatti Veyron (Foto: Divulgação)Bugatti Veyron é o carro de rua mais rápido do mundo e custa quase R$ 2 milhões (Foto: Divulgação)

Ídolo no Japão, Cambalhota chega para ganhar fama também no Brasil

Aos 34 anos, atacante volta ao país após uma década no futebol do Oriente

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
Marquinhos Cambalhota   (Foto: Divulgação)Jogador nos tempos em que ainda defendia o
Kashima Antlers (Foto: Divulgação)
Poucos no Brasil se lembram do atacante Marquinhos Cambalhota. No entanto, o novo contratado do Atlético-MG foi artilheiro no Japão e é ídolo do Kashima Antlers, um dos maiores clubes do país. Após uma década no oriente, o jogador de 34 anos tem a oportunidade de fazer sucesso em Minas Gerais.
- Estou muito motivado para voltar ao Brasil, especialmente por ser para o Atlético-MG, que é um grande clube e me dará a oportunidade de continuar a lutar por títulos, afirmou o reforço.
O diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf, disse na última semana que o Galo procura jogadores com perfil vencedor. Pelo currículo, Marquinhos se encaixa. No Japão, ele foi quatro vezes campeão nacional. Em 2008, foi o artilheiro da competição e escolhido o melhor jogador. Se do outro lado do mundo o matogrossense tem status de estrela, no Brasil ele ainda terá que superar a desconfiança da torcida alvinegra.
- Um dos meus maiores desejos sempre foi ser reconhecido no Brasil, como sou no Japão. Os torcedores do Kashima Antlers gostam muito de mim e do meu futebol por tudo o que fiz nos últimos anos pelo clube. No Japão, em alguns momentos, era difícil até andar nas ruas. Espero ter a chance de conquistar também o torcedor do Atlético-MG. Farei de tudo para que isso aconteça.
Marquinhos Cambalhota deve chegar a Belo Horizonte nesta quarta-feira. O jogador pertencia ao Vegalta Sendai, mas a ligação com o clube durou pouco. Contratado no início do ano, ele rescindiu o acordo após o susto com os terremotos no país.

Inter confirma chegada do lateral-esquerdo Fabrício

Jogador, buscado na Portuguesa, realizará exames médicos e será apresentado nesta quarta-feira

Por Alexandre Alliatti Porto Alegre
Fabricio Portuguesa (Foto: Site Oficial do Clube)Fabricio será apresentado nesta quarta-feira
(Foto: Site Oficial da Portuguesa)
O Inter confirma, em seu site oficial, a chegada a Porto Alegre, na noite desta terça-feira, do lateral-esquerdo Fabrício, de 24 anos, que estava na Portuguesa. O jogador realizará exames médicos nesta quarta. Se for aprovado, será apresentado oficialmente no final da tarde. Ele ficará no Colorado por empréstimo, até o final do ano.
Fabrício será o reserva de Kleber e pode até ser inscrito na Libertadores, caso o Inter avance à etapa de mata-mata. O jogador tem 1,84m. Ele defendeu São Paulo, Corinthians, Rio Branco, Santo André e Monte Azul.
O clube também tenta contratar outro jogador de flanco, o lateral-direito Weldinho, de 20 anos, que está no Paulista. Neste caso, a ideia é já adquirir o jogador, não pegá-lo por empréstimo.

Wellington Paulista deve começar no banco contra o Santo André

Antes de treino fechado, Felipão diz que dificilmente o atacante começa jogando, já que ainda está se adaptando. No meio, Valdivia deve ser titular

Por Diego Ribeiro São Paulo
Wellington Paulista Palmeiras (Foto: Agência Estado)Wellington Paulista pode estrear pelo Palmeiras já
nesta quarta-feira (Foto: Agência Estado)
O técnico Luiz Felipe Scolari ainda vai comandar um treino fechado na tarde desta terça-feira, mas já adiantou que o atacante Wellington Paulista não deve ser titular no jogo contra o Santo André, quarta-feira, às 21h50m, pela ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. A atividade realizada na segunda-feira, na qual o camisa 9 fez dois gols e se destacou, serviu apenas para que ele conhecesse melhor seus companheiros de equipe.
- Só fiz aquele trabalho de 30, 40 minutos, para observar a movimentação, como é o conjunto que ele tem com o Kleber e os outros jogadores. Eles também conheceram melhor as características do Wellington. Agora faremos mais um trabalho tático, para que todos saibam como ele se posiciona em campo – afirmou o técnico.
No entanto, diante de uma partida decisiva, Felipão prefere não fazer qualquer confirmação. Segundo o técnico, ainda há uma remota chance de o camisa 9 entrar em campo desde o início. Tudo depende do treino desta terça.
- Existir a chance, existe, mas numa escala de 0 a 100, a chance de ele jogar é de 5%. Não tenho como colocar um jogador que fez um treino só com o grupo e mudar toda a característica da minha equipe. No decorrer do jogo é mais fácil do que no início – disse o treinador.
No meio, a dúvida fica entre Valdivia e Lincoln na armação das jogadas. O chileno atuou por cerca de 30 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente, no último sábado, e a tendência é que ele seja titular contra o Santo André. Felipão deve deixar Lincoln no banco. Na segunda, ele fez reforço muscular e nem foi a campo.
- No sábado, o Valdivia já jogou 30 minutos. Agora, o mínimo que ele vai jogar é de 60, 70 minutos. Aí vem a parte do esforço, do querer jogar. Se tiver tudo isso, ele pode jogar 90 minutos normalmente – explicou o comandante palmeirense.

Nem Neymar, nem Ganso: Ronaldo acerta com Falcão, do futsal

Craque das quadras terá carreira gerenciada pelo Fenômeno, que tenta chegar a acordo com os dois santistas e também com Lucas, do São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Falcão e Ronaldo juntos (Foto: Reprodução do Twitter)Falcão e Ronaldo juntos após acerto do atleta com a
9ine (Foto: Reprodução do Twitter)
Ronaldo, dono da empresa "9ine", anunciou pelo Twitter, nesta terça-feira, que acertou com mais um cliente para sua agência de marketing. Mas não é Ganso, Lucas ou Neymar, que seguem em negociação com o Fenômeno, e sim um craque do futsal: Falcão, que atualmente defende o Santos. O acerto foi noticiado pelo ex-atacante pelo microblog, e ele colocou uma foto do encontro com o jogador santista.
- Hoje fechamos mais um atleta para a 9ine. Quem vocês acham que é? Falcão do futsal é da 9ine!!! - postou o Fenômeno.
Ronaldo deixou ainda no ar mais novidades para os próximos dias. Mais cedo, ele já havia usado o Twitter para negar que estivesse tentando emplacar Ganso no Corinthians.
- Na próxima semana, vamos anunciar algumas parcerias que estamos fazendo - resumiu o ex-atacante.
Posteriormente, através de assessoria de imprensa, Falcão e Ronaldo falaram mais sobre o acerto.
- O profissionalismo da equipe da 9ine para lidar com marketing esportivo e a experiência de Ronaldo são algo sem igual nesse mercado. Estou muito feliz em fazer parte do time - ressaltou Falcão.
- O Falcão tem exatamente o perfil do profissional que buscamos na 9ine. É um campeão, se destaca no seu esporte e oferece grande potencial para atrair empresas que querem ter um atleta de ponta para patrocinar - elogiou Ronaldo.

Diretor garante Vagner Love no CSKA apenas até o verão russo

Roman Babaev admite que a partir de julho vai atender a vontade do atacante e iniciar negociações com o Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou, Rússia
Vagner Love no jogo entre CSKA e Zenit St. Petersburg (Foto: Getty Images)Vagner Love em ação pelo CSKA
(Foto: Getty Images)
A cada investida em Vagner Love, o Flamengo sempre ressalta a dureza dos dirigentes do CSKA e a dificuldade de convencê-los a vender o atacante, cujo contrato termina apenas em junho de 2014. Depois da reunião de segunda-feira, porém, o discurso oficial dos russos parece mais maleável.
Nesta terça-feira, o diretor-geral do CSKA, Roman Babaev, confirmou que em julho o clube aceita ouvir a proposta rubro-negra.
- Qualquer jogador do CSKA é negociável. Sabemos do interesse do Flamengo e eles manifestaram o interesse de contar com o Vagner a partir do verão russo (inverno no Brasil). Até lá, ele é nosso jogador e em breve voltará à sua forma para encantar nossos torcedores – declarou o dirigente.
O Campeonato Russo está na quarta rodada, mas Love só participou de duas. As outras,  perdeu porque estava no Brasil. Caso seja contratado pelo Flamengo,  ele só pode ser inscrito no início de agosto, quando o Brasileirão estiver na 15ª rodada.

Questionado até por Tite, Andrés nega ter feito proposta por Ganso

Pela assessoria de imprensa, presidente do Timão diz que se encontrou com
o meia do Santos, mas que não chegou a falar sobre salários e contrato

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
ganso santos  (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Ganso durante partida do Santos na Vila
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
Paulo Henrique Ganso voltou a ser notícia no Corinthians nesta terça-feira. Mas o presidente Andrés Sanches tratou de jogar água na fogueira. Via assessoria de imprensa, o mandatário do Timão reconheceu que se encontrou com o meia santista na última semana, mas jurou que não falou com ele sobre valores salariais e tempo de contrato.
Sanches esteve com Ganso na sede da 9ine, empresa de Ronaldo, na sexta-feira passada. Entretanto, o irmão do atleta, Papito Lima, garantiu que a visita aconteceu apenas para que Paulo Henrique conhecesse o grupo com a possibilidade de o Fenômeno cuidar da imagem dele no futuro.
No início do mês, o presidente do Corinthians confirmou que negociava com os representantes a transferência de Ganso para o clube do Parque São Jorge. No entanto, o dirigente admitiu que ele está mais próximo de acertar com clubes europeus e descartou qualquer chance de contratá-lo por apenas três meses, servindo de ponte para o exterior.
A especulação, aliás, chegou até ao técnico Tite. Antes do treinamento da equipe, nesta terça-feira, no CT Joaquim Grava, o treinador procurou o presidente para questioná-lo sobre Paulo Henrique Ganso. A resposta deixou o atleta mais distante do Timão.
- Conversei com o presidente agora. Palavras dele: “não tem nada sobre o Ganso”. É a posição do clube para nós. Como tinha entrevista hoje, tinha que me adiantar – disse o comandante alvinegro.
Ganso busca, além de um aumento salarial, uma redução da multa rescisória para o mercado externo. Na verdade, eles querem que ela caia pela metade: de 50 para 25 milhões de euros. O Santos, no entanto, não aceita essa condição proposta pelos agentes.

Em contrapartida, o presidente do Peixe, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, ofereceu a Paulo Henrique Ganso um aumento salarial de R$ 130 mil para R$ 450 mil. A multa rescisória para o mercado interno, no caso o Corinthians, é de R$ 60 milhões

Manchester United repete a dose,
bate Chelsea e está nas semifinais

Diabos Vermelhos vencem rivais pela segunda vez e aguardam vencedor
do duelo entre Inter de Milão e Schalke. Ramires é expulso na etapa final

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra
O Manchester United garantiu vaga nas semifinais da Liga dos Campeões ao vencer novamente o Chelsea, desta vez por 2 a 1, em Old Trafford. Na tarde desta terça-feira, os Diabos Vermelhos repetiram a dose do jogo de ida em Londres (1 a 0) e derrubaram os rivais. O volante Ramires, que já havia recebido cartão amarelo, acabou expulso no segundo tempo, após entrada dura no português Nani. Os gols da vitória da equipe comandada por Alex Ferguson foram marcados por Javier "Chicharito" Hernández e pelo sul-coreano Park. Drogba, que entrou na etapa final, fez para os Blues.
Os Diabos Vermelhos vão encarar o vencedor do duelo entre Schalke 04 e Inter de Milão. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen. No primeiro confronto, na Itália, vitória dos alemães por 5 a 2. Os italianos precisam vencer por diferença de quatro gols para avançar à próxima fase do torneio.
Confira todos os confrontos do mata-mata da Liga dos Campeões 2010/2011
park hernandez manchester x chelsea (Foto: Reuters)Chicharito e Park marcaram os gols da vitória do Manchester nesta terça-feira (Foto: Reuters)
Enquanto os Diabos Vermelhos entraram em campo sem um brasileiro sequer - Anderson, Rafael e Fábio não foram relacionados para o confronto - o Chelsea começou a partida com o zagueiro Alex e o volante Ramires entre os titulares.
Chicharito marca na etapa inicial e praticamente sela a vaga do Manchester
hernandez manchester x chelsea (Foto: Reuters)Após passe de Giggs, Chicharito só teve o trabalho
de tocar para o fundo do gol de Cech (Foto:Reuters)
O Chelsea bem que tentou pressionar o Manchester no início da partida. Com Fernando Torres centralizado, Anelka pela direita, e Malouda na esquerda, os Blues até assustaram Van der Sar nos primeiros 15 minutos de jogo. A partir daí, os Diabos Vermelhos acertaram a marcação e foram donos da etapa inicial.
A primeira chance clara de gol foi do Chelsea. Aos 13, Malouda cruzou da esquerda, Ferdinand raspou de cabeça, e a sobra ficou com Fernando Torres. O espanhol dominou na marca do pênalti e rolou para Anelka. O francês chutou prensado e por pouco não abriu o marcador. A bola passou à esquerda de Van der Sar, que nem se mexeu.
No minuto seguinte, mais uma jogada de Malouda. O francês avançou pela esquerda e tocou para Lampard na entrada da área. O inglês chutou de primeira, e Van der Sar se esticou todo para salvar o Manchester United. E o Chelsea ficou por aí. Com Fernando Torres muito mal na partida, os Blues passaram a ter dificuldades de chegar ao gol do rival por conta da forte marcação. O marfinense Didier Drogba passou toda a etapa inicial no banco de reservas.
Com a marcação afinada, o Manchester passou a pressionar os rivais. Aproveitando-se do mando de campo, os Diabos Vermelhos começaram a assustar Petr Cech. A primeira chance clara dos donos da casa aconteceu aos 26. Rooney avançou pela direita e cruzou. Adiantado em relação aos zagueiros, o mexicano Javier "Chicharito" Hernández cabeceou para o fundo das redes. O árbitro português Olegário Benquerença anulou corretamente o lance.
O Manchester seguiu pressionando, principalmente apoiado nas boas atuações de Giggs, Rooney e Nani, que levavam perigo ao gol do Chelsea. Aos 43, não teve jeito. Após cobrança de falta da esquerda, a zaga dos Blues afastou o lance, e a sobra ficou com o galês Giggs. O jogador tabelou com Vidic, foi à linha de fundo e cruzou para Chicharito. Em posição legal, o mexicano só teve o trabalho de empurrar para o gol e sair para o abraço: 1 a 0.
Após empate do Chelsea, Park recoloca o Manchester em vantagem
Na volta do intervalo, o atacante de R$ 133 milhões foi sacado por Carlo Ancelotti. Disposto a dar mais dinamismo ao Chelsea, o treinador italiano tirou Fernando Torres, que ainda não balançou a rede pelo clube, e apostou na entrada de Drogba. Aos 11, o marfinense dominou na entrada, girou em cima de Vidic e soltou a bomba. Van der Sar tentou alcançar a bola, que passou por sobre a meta do Manchester.
Três minutos depois, Drogba novamente assustou os torcedores em Old Trafford. O marfinense cobrou falta, e Van der Sar defendeu no meio do gol. Perdido nas decisões, Ancelotti tirou Anelka e colocou Kalou. Menos um no ataque para uma equipe que precisava de dois gols para alcançar a classificação para as semifinais do torneio continental.
Aos 25, a vida do Chelsea ficou ainda mais complicada. O volante Ramires, que já havia recebido cartão amarelo no primeiro tempo, fez uma falta dura em Nani e acabou expulso. Com um a menos e em busca de dois gols, os Blues começaram a tentar chegar à meta de Van der Sar em lançamentos longos de Lampard.
Ramires leva o cartão vermelho na partida do Chelsea contra o Manchester United (Foto: Getty Images)Após entrada dura em Nani, Ramires leva o cartão vermelho no duelo contra o Manchester (Getty Images)
E foi justamente em um bola longa que o Chelsea chegou ao empate, aos 31 minutos. Lampard fez um belo lançamento para Drogba, que se livrou da marcação e tocou na saída de Van der Sar: 1 a 1. Nem deu tempo de alimentar esperanças. Na saída de bola, o Manchester fez o segundo. Giggs recebeu na entrada da área e percebeu a entrada do sul-coreano Park nas costas de Ivanovic. O jogador só teve o trabalho de tocar na saída de Cech. Festa em Old Trafford.
manchester united 2 x 1 chelsea
Van der Sar, O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Giggs, Carrick, Park e Nani (Valencia); Chicharito e Rooney Cech, Ivanovic, Terry, Alex (Paulo Ferreira) e Cole; Essien, Ramires, Lampard e Malouda; Anelka (Kalou) e Torres (Drogba)
Técnico: Alex Ferguson Técnico: Carlo Ancelotti
Gols: Chicharito, aos 43 minutos do primeiro tempo; Drogba, aos 31 minutos, Park, aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: O'shea e Evra (Manchester United); Ramires, Terry e Malouda (Chelsea)
Cartões vermelhos: Ramires (Chelsea)
Árbitro: Olegário Benquerença (POR)
Auxiliares: Bertino Miranda (POR) e João Santos (POR)
Estádio: Old Trafford, em Manchester (ING)