sexta-feira, 8 de junho de 2018

Megan Anderson evita "treta" com Cyborg, mas lamenta tweets sobre sua vida pessoal

Australiana ex-campeã peso-pena do Invicta FC faz sua estreia no UFC neste sábado, após lidar com problemas para obter liberação para lutar

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa, Evelyn Rodrigues e Zeca Azevedo, Direto de Chicago
 
Megan Anderson tende a imprensa no Media Day do UFC 225, em Chicago (Foto: Adriano Albuquerque)Megan Anderson tende a imprensa no Media Day do UFC 225, em Chicago (Foto: Adriano Albuquerque)
Megan Anderson tende a imprensa no Media Day do UFC 225, em Chicago (Foto: Adriano Albuquerque)
A australiana Megan Anderson esperou quase um ano para fazer sua estreia no UFC. Ex-campeã peso-pena do Invicta FC, ela largou o cinturão da organização exclusivamente feminina para enfrentar Cris Cyborg em julho de 2017; contudo, problemas pessoais, cuja natureza nunca foi revelada por ela, a forçaram a se retirar do evento e dar lugar a Tonya Evinger. Com sua situação resolvida, Anderson enfim luta pelo Ultimate neste sábado, no UFC 225 em Chicago, contra Holly Holm.
Enquanto não resolvia seus problemas, Anderson não parou de trocar provocações com Cyborg, atual campeã peso-pena do UFC, pelas redes sociais. A troca de farpas, na maior parte, foi relacionada à luta; no entanto, a lutadora brasileira - ou os responsáveis por sua conta pessoal no Twitter - chegou a sair do tópico e espalhou boatos sobre supostos problemas com o visto de entrada da australiana nos EUA, insinuando que Anderson havia entrado ilegalmente no país e marcando o departamento de imigração na mensagem.
Questionada sobre o assunto, Megan Anderson preferiu evitar ainda mais "treta" com Cyborg, mas lamentou a exposição de sua vida pessoal e a natureza dos tweets da rival.
- Eu acho que, se você não ouviu nada diretamente de mim, é tudo especulação. Eles podem dizer o que quiserem, mas tenho certeza que, se nossas situações fossem invertidas, Cris não gostaria que eu jogasse a m*** dela toda na internet. Mas, no fim das contas, acho que você age como quer ser. Eu quero ser campeã, vou ser campeã e então vou agir como campeã, não vou descer a este nível. Eu tenho muito respeito pela Cris e espero que eventualmente nos enfrentemos - disse a lutadora em entrevista ao Combate.com na quinta-feira, durante o "Media Day" do UFC 225.
Uma luta contra Cris Cyborg é o próximo passo lógico para Megan Anderson, mas ela prefere não pensar nisso agora. Neste momento, tem um confronto duríssimo contra Holly Holm, ex-campeã peso-galo do Ultimate e adversária que durou mais tempo contra a brasileira em sua carreira. A australiana respeita o currículo e qualidades da oponente, mas se vê em vantagem.
- Acho que nosso jogo casa muito bem. Muitas pessoas vão se surpreender com as mudanças que fizemos no último ano e estou pronta para mostrar isso - analisou.
Holly Holm e Megan Anderson se encaram no Media Day do UFC 225: vencedora deve enfrentar Cris Cyborg em seguida (Foto: Adriano Albuquerque)Holly Holm e Megan Anderson se encaram no Media Day do UFC 225: vencedora deve enfrentar Cris Cyborg em seguida (Foto: Adriano Albuquerque)
Holly Holm e Megan Anderson se encaram no Media Day do UFC 225: vencedora deve enfrentar Cris Cyborg em seguida (Foto: Adriano Albuquerque)
Apesar dos 17 meses sem pisar dentro de um cage - sua última luta foi em janeiro de 2017, no Invicta FC - Megan Anderson garante que não perdeu a motivação para treinar em momento nenhum.
- Não foi muito difícil. Tenho um time incrível me apoiando, e nossa equipe, Glory MMA & Fitness, somos uma família. Estamos todos famintos para evoluir, e não só na luta, mas em nos tornarmos artistas marciais melhores. Acho que isso é a chave, encontrar um lado, a vontade de melhorar no seu trabalho, se desconstruir e melhorar a cada dia - concluiu Anderson.
Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige

Clima esquenta com Colby na pesagem, e Dos Anjos provoca: "Ele só fala muito"

Brasileiro e americano trocam insultos na encarada, que precisou ser separada por Dana White. Yoel Romero, constrangido diante de Whittaker, põe culpa em comissão atlética por não bater peso

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa e Zeca Azevedo, Direto de Chicago, EUA
 
Na última vez em que Rafael dos Anjos e Colby Covington se encararam antes de ficarem frente a frente no octógono, no sábado, em Chicago, o clima esquentou, mas sem graves consequências. Na pesagem cerimonial do UFC 225, nesta sexta-feira, o americano e o brasileiro trocaram insultos na encarada, promovida pelo presidente do UFC, Dana White, que estendeu o braço entre os dois. Dos Anjos, que subiu para a pesagem já sem camisa e pilhado, usou o tradicional “fala muito e faz pouco” para tratar do rival, com quem luta pelo título interino do peso-meio-médio (até 77,1kg).
- Achei que ele daria um soco como sempre fala, mas ele só fala muito. Estou nessa há muito tempo, construí minha carreira para estar no topo. E estou fazendo isso de novo. Amo minha família, o Brasil, os Estados Unidos e vou fazer isso por vocês - disparou o brasileiro, ex-campeão peso-leve e que bateu 76,7kg na pesagem.
Na hora da sua entrevista no palco montado na mesma arena que recebe o UFC 225 no sábado, Colby Covington disparou as provocações que o colocaram como o mais novo "falastrão" da companhia.
- Amanhã à noite vou conseguir pelo menos uns quatro quilos de ouro para vocês e para o Dana. Sou guerreiro, valente e vou mostrar isso na cara dele (Dos Anjos). Vocês poderão ver ao vivo que sou capaz de fazer isso - esbravejou o lutador, que também bateu 76,7kg.

Romero constrangido com nova falha no corte de peso

Robert Whittaker x Yoel Romero (Foto: Adriano Albuquerque)Robert Whittaker x Yoel Romero (Foto: Adriano Albuquerque)
Robert Whittaker x Yoel Romero (Foto: Adriano Albuquerque)
Se no dia do treino aberto em Chicago Yoel Romero foi bastante aplaudido pelo público em Chicago, na pesagem desta sexta o cenário foi outro. Mais cedo, o cubano ficou 100g acima do limite para disputar o cinturão dos médios (até 83,9kg), e acabou vaiado desta vez. Ele culpou a interrupção da Comissão Atlética de Illinois, dizendo que teria mais uma hora para cortar o excedente. Na verdade, ele teria apenas mais 15 minutos.
- Cometi um erro na questão do peso, a situação é complexa. Não sei por que a comissão parou... Eu precisava de duas horas, me deram só uma. Não sei por que não me deram duas. Foi decisão da comissão (parar de tentar cortar o peso).
O campeão dos médios, que não tem nada a ver com isso e não colocará seu cinturão em jogo, mostrou foco na luta. Ele bateu o limite da divisão: 83,9kg.
- Deixo isso com a minha equipe. Meu trabalho foi feito, continuo me recuperando para a luta.

Do Bronx vaiado e Gadelha aplaudida

Os outros dois brasileiros que fazem companhia a Rafael dos Anjos no UFC 225 passaram por momentos bem distintos na pesagem. Primeiro, Charles do Bronx (70,3kg) foi bastante vaiado na entrada. O público de Chicago queria mesmo era ver seu adversário, nascido no estado de Illinois. O peso-leve Clay Guida (69,9kg) foi ovacionado e, na encarada, o provocou. O clima, porém, era amistoso entre eles, que no fim se cumprimentaram.
Charles do Bronx e Clay Guida acirraram os ânimos no UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)Charles do Bronx e Clay Guida acirraram os ânimos no UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)
Charles do Bronx e Clay Guida acirraram os ânimos no UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)
Depois, Cláudia Gadelha (52,6kg) foi muito mais aplaudida que Carla Esparza. A brasileira peso-palha desceu da balança e caminhou determinada para a encarada, deixando Dana White em alerta. No fim, Esparza lhe deu a mão, e a potiguar aceitou o cumprimento.
Claudinha Gadelha e Carla Esparza frente a frente na pesagem cerimonial (Foto: Adriano Albuquerque)Claudinha Gadelha e Carla Esparza frente a frente na pesagem cerimonial (Foto: Adriano Albuquerque)
Claudinha Gadelha e Carla Esparza frente a frente na pesagem cerimonial (Foto: Adriano Albuquerque)
Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
Confira os pesos dos atletas:
CARD PRINCIPAL
* Peso-médio (até 83,9kg): Robert Whittaker (83,9kg) x Yoel Romero (84kg)**
* Peso-meio-médio (até 77,1kg): Rafael dos Anjos (76,7kg) x Colby Covington (76,7kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Holly Holm (66,2kg) x Megan Anderson (66,2kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Andrei Arlovski (112,9kg) x Tai Tuivasa (118,4kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Mike Jackson (77,3kg) x CM Punk (76,7kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado (até 120,7kg): Alistair Overeem (110,7kg) x Curtis Blaydes (115,2kg)
Peso-palha (até 52,6kg): Cláudia Gadelha (52,6kg) x Carla Esparza (52,6kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Ricardo Lamas (65,8kg) x Mirsad Bektic (66,2kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Rashad Coulter (112kg) x Chris de la Rocha (118,4kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Rashad Evans (93kg) x Anthony Smith (93,4kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Joseph Benavidez (56,9kg) x Sergio Pettis (52,7kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Clay Guida (69,9kg) x Charles do Bronx (70,3kg)
Peso-pena (até 66,3kg): Mike Santiago (65,8kg) x Dan Ige (66,2kg)