sábado, 15 de outubro de 2011

Cristóvão relembra dificuldades para armar time, mas diz que esta é a pior

Treinador lamenta os cinco importantes desfalques que vai ter, não divulga escalação, mas reafirma a confiança na força de seu elenco

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Jumar, Romulo, Eduardo Costa, Felipe e Juninho Pernambucano. Seja por suspensão ou por lesão, os cinco estão fora da partida contra o Atlético-MG, neste domingo, às 18h (de Brasília), em São Januário. São jogadores experientes e importantes para o esquema do Vasco. Justamente por isso, o técnico Cristóvão Borges admite que a dificuldade para armar o time é grande. Ele só vai revelar a escalação momentos antes da partida, mas mantém confiança nos substitutos.
- Já tivemos dificuldades por causa de desfalques, mas essa é a maior de todas. São jogadores que formam uma base, que vinham jogando e que são experientes. Mas, por outro lado, os que podem jogar vinham participando dos últimos jogos e entrando bem. Acredito que vai dar certo - afirmou.
Além dos desfalques, o técnico ainda mantém a dúvida no ataque. Após os dois gols contra o Internacional, são grandes as chances de Elton substituir Alecsandro e entrar ao lado de Eder Luis. No entanto, como ainda não sabe o que Cuca vai armar do outro lado, Cristóvão prefere manter a dúvida.
- Vamos ficar na adivinhação mesmo (risos) - brincou.
Dedé reconhece que os desfalques vascaínos são importantes e sabe que o time vai sentir falta  de entrosamento. O segredo para amenizar isso, segundo o zagueiro, vai ser muita conversa, já que o tempo de treino foi curto.
- Só assim vamos conseguir resistir. O importante é nos acharmos durante os 15 primeiros minutos. Se sofrermos um gols neste período as coisas podem desandar. Foi o que aconteceu contra o Atlético, quando o time sentiu demais o golpe - explicou.
Com 51 pontos, o Vasco é o vice-líder do Brasileiro atrás apenas do Corinthians, que tem uma vitória a mais. O time deve entrar com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Marcio Careca (Julinho); Nilton, Allan, Fellipe Bastos e Diego Souza; Eder Luis e Elton (Alecsandro).

Na casa do adversário, Ponte Preta atropela o Guarani e segue vice-líder

Renato Cajá foi o principal craque do dérbi ao marcar dois gols na vitória por 3 a 0 em cima do Bugre, que está perto da zona de rebaixamento

Por Wagner Eufrosino Campinas (SP)
Vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B, a Ponte Preta bateu o Guarani por 3 a 0, neste sábado, no estádio Brinco de Ouro, e deu mais um passo importante para retornar à elite do futebol brasileiro.
A Macaca chegou a 53 pontos, abriu três pontos em relação ao terceiro e quarto colocados e seis em relação ao quinto. Já o Guarani permanece com 37 pontos e volta a se aproximar da zona da degola. A liderança continua com a Portuguesa, que tem 61 pontos.
renato cajá ponte preta guarani (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ponte Preta mostra superioridade e vence rival com tranquilidade (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
No duelo do primeiro turno, no Moisés Lucarelli, a Ponte também venceu, mas por 2 a 0. No entanto, o que realmente marcou o confronto foi o cenário de guerra que se instalou no intervalo da partida. Na ocasião, o locutor do estádio, Raul Lazaro, provocou a torcida do Guarani, que respondeu imediatamente com violência. Os bugrinos atearam fogo em um dos banheiros do Majestoso e impediram a aproximação de bombeiros para apagar o incêndio. Só depois de um intenso confronto da torcida com a polícia, que teve de usar bombas de efeito moral e balas de borracha, o fogo foi controlado.
Desta vez, no Brinco, o clima foi de paz. Apesar de estar em menor número, pois teve à disposição 1.456 ingressos, a torcida da Ponte fez muito barulho dentro da casa do adversário antes do apito inicial. Os torcedores do Bugre não ficaram atrás e também mostraram que sabem fazer festa. As provocações ficaram apenas nos gritos de guerra das arquibancadas, e nenhum confronto foi registrado.
Fora do estádio, a chegada dos torcedores também foi tranqüila e o policiamento reforçado impediu que houvesse qualquer tipo de conflito. As duas delegações vieram ao estádio em horários diferentes e tudo ocorreu de maneira pacífica.
Cajá decide no primeiro tempo
renato cajá ponte preta guarani (Foto: marcos Ribolli / Globoesporte.com)Renato Cajá: o nome do clássico campineiro
(Foto: marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Apesar de toda a rivalidade que envolve os dois clubes, o dérbi campineiro foi o retrato perfeito da situação em que se encontram as duas equipes. Com melhor qualidade técnica e jogadores que podem fazer a diferença, a Ponte Preta não demorou para tomar conta da partida e mostrou ter plenas condições de voltar à Série A. O Guarani tentou algo apenas na base da raça.
O meia Renato Cajá, principal articulador da Macaca, mostrou que atravessa grande fase e tirou proveito de uma bobeada do zagueiro Ailson para abrir o placar aos 28 minutos do primeiro tempo.
Atrás no placar, o Guarani tentava explorar a velocidade de Fabinho para chegar ao gol de empate, mas o atacante ficava isolado na frente, tinha que encarar a defesa da Ponte sozinho e sempre levava desvantagem.
Em um lance isolado de bola parada, o Bugre quase marcou. Depois de uma cobrança de escanteio perigosa feita por Rodrigo Paulista, aos 36 minutos, a bola ia em direção ao gol, mas foi desviada pelo goleiro Júlio César.
Antes do final da primeira etapa, Cajá mostrou estar inspirado e fez um golaço, aos 39. Da entrada da grande área, o meia da Ponte mandou a bola para o gol e com uma cavadinha encobriu o goleiro Emerson.
Bugre tenta reagir, mas Macaca amplia com Jesus
Na volta do intervalo, o técnico Giba tentou deixar o Guarani mais ofensivo. Sacou Rodrigo Paulista e Mika e colocou Ancelmo e Jairo. O time ensaiou uma reação, mas as mudanças não surtiram muito efeito.
A Ponte Preta continuou mandando na partida e ainda ampliou nos minutos finais com o atacante Ricardo Jesus. A última vitória da Macaca no Brinco de Ouro havia sido no Campeonato Brasileiro em 2003, quando venceu por 3 a 1.
Ponte (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores da Ponte comemoram gol imitando mascote do time (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O resultado deixou a torcida do Guarani revoltada. Houve protesto pedindo a saída do presidente Leonel Martins.

Na próxima rodada, nesta terça-feira, o Guarani recebe o ASA, às 20h30m, novamente no estádio Brinco de Ouro. Enquanto a Ponte Preta joga contra o Bragantino, no mesmo horário na cidade de Bragança Paulista.

Yane Marques embolsa a prata no pentatlo e garante vaga em Londres

Pernambucana perde a liderança na corrida, mas assegura a primeira medalha brasileira em Guadalajara e vai aos Jogos Olímpicos do ano que vem

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México
Na pressa de chegar a Londres, Yane Marques quis adiantar o tempo ainda em Guadalajara. Ainda que Marcio Wenceslau tenha garantido o pódio mais cedo, no taekwondo, a pernambucana tomou para si a honra de ser a primeira brasileira a levar no peito uma medalha nos Jogos Pan-Americanos. O ouro, por pouco, não veio. Depois de liderar boa parte da disputa, Yane perdeu o ritmo no combinado de corrida e tiro e ficou com a prata no pentatlo moderno. O principal, no entanto, está garantido: a vaga nas Olimpíadas do ano que vem, como melhor sul-americana da prova. A americana Margaux Isaksen, 18ª do ranking mundial, ficou com o ouro, e o bronze foi da mexicana Tamara Vega. A brasileira Priscila Oliveira terminou em nono lugar.
yane marques medalha de prata pentatlo moderno pan (Foto: Agência Reuters)Yane Marques com a medalha e a mascote do Pan: sorrisos a caminho de Londres (Foto: Agência Reuters)
- Foi justo. Foi muito por merecimento da americana. Ela foi muito bem na esgrima, tem uma corrida melhor que a minha. Mas estou classificada para Londres. Esse era um dos objetivos. Estou satisfeita com o resultado, meu técnico (Alexandre França) ficou satisfeito. Então, estou feliz - afirmou Yane após a disputa.
Margaux Isaksen, que recebu Yane na chegada, era só elogios para a brasileira.
- A Yane é uma grande amiga e uma ótima competidora. Hoje tive a sorte de vencê-la, mas se ela ficasse com o ouro, também seria justo – afirmou
Pan pentatlo moderno esgrima Yane Marques (Foto: Reuters)Yane (à esquerda) na esgrima (Foto: Reuters)
Na esgrima, prova inicial, Yane e Priscila enfrentaram todas as rivais. A primeira disputa foi contra as americanas. A número 5 do ranking mundial começou mal, perdendo por 2 x 0 para Margaux Isaksen, que seria sua principal rival durante toda a competição. Na sequência, Priscila levou a melhor sobre Suzanne Stettinius por 1 a 0. Os juízes, no entanto, tiveram problemas com o sol, que refletia sobre o placar. Tentaram protegê-lo com um guarda-sol, mas não funcionou, e as equipes precisaram trocar de pista.
Em seguida, as brasileiras enfrentaram as duplas de Canadá e Argentina. Contra o México, Yane precisou superar também a torcida contra para vencer as duas atletas da casa. Pouco depois, as duas enfrentaram Guatemala e o misto entre Chile e Equador.
Contra Cuba, Yane perdeu seus dois duelos e, lamentando, chegou a dar um tapinha no próprio rosto, insatisfeita com o resultado, pouco antes de enfrentar e vencer a dupla da Venezuela. Na classificação parcial após a prova, a brasileira aparecia em primeiro lugar, ao lado de Margaux Isaksen. Uma revisão dos juízes, no entanto, deu uma vitória a mais para a americana, deixando Yane na vice-liderança.
A disputa, então, foi para as piscinas. Nadando na terceira bateria, Yane e Priscila não tiveram rivais nos 200m na água. As duas brasileiras fizeram os melhores tempos da prova e pularam na classificação. Com 2m12s41, Yane assumiu o primeiro lugar, enquanto Priscila subiu para a sexta colocação após nadar em 2m17s10.
Pan pentatlo moderno hipismo Yane Marques  (Foto: Reuters)Yane na prova de hipismo: a brasileira não derrubou nenhum obstáculo no percurso (Foto: Reuters)
Tensa na chegada a Guadalajara por conta do sorteio do cavalo no hipismo, Yane parece ter dado sorte. Montando Huraño, a brasileira foi a melhor da prova. Apesar de três toques nos obstáculos, não derrubou nenhum e fechou o percurso com a pontuação máxima. De quebra, contou com o erro de sua principal rival, Isaksen, e garantiu 20s de vantagem para a última prova, o combinado de tiro e corrida. Priscila, por sua vez, terminou em oitavo, mas pulou para a quinta colocação no geral.
Na última etapa da prova, o combinado tiro e corrida, Yane parecia partir em direção ao ouro, mas não resistiu à americana. A brasileira foi ultrapassada por Margaux Isaken e acabou ficando com a prata. Ainda assim, fechou o percurso satisfeita, como a melhor sul-americana da competição, o que lhe garante o passaporte para Londres. Priscila também perdeu fôlego e caiu para nono.
Pan pentatlo moderno Yane Marques (Foto: Reuters)Yane MArques ao fim da prova, com a americana Margaux Isaksen(Foto: Reuters)
Confira o resultado final:
Margaux Isaksen - 5.356 pontos
Yane Marques - 5.260 pontos
Tamara Vega - 4.956 pontos
Figueira vence América-MG de virada e passa a sonhar com a Libertadores
Time catarinense joga mal, mas consegue uma vitória em casa após dois meses de jejum. Equipe mineira continua na lanterna do Brasileirão
 
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
Depois de mais de dois meses sem vencer em casa, o Figueirense sofreu, não jogou bem, mas derrotou de virada o lanterninha América-MG, por 2 a 1, neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o time catarinense em oitavo lugar, com iguais 44 pontos do Inter, que tem saldo de gols melhor (11 contra 2), mas com esperanças de alcançar uma vaga na Taça Libertadores do próximo ano. Rodriguinho fez o gol dos visitantes, e Júlio César, os dois da equipe da casa.
Ao time mineiro, que ainda não venceu fora de casa na competição, resta lutar muito nas próximas rodadas para evitar o que parece certo: o rebaixamento para a Série B, um ano após o acesso. O Coelho continua em último lugar, com apenas 24 pontos. A renda do jogo somou R$ 81.985,00 para um público pagante de 7.421 torcedores (7.532 presentes). O próximo jogo do time catarinense será no próximo sábado contra o Palmeiras, no Canindé. O da equipe mineira será no mesmo dia, em Sete Lagoas (MG), contra o Grêmio.
O América-MG começou o jogo com a marcação adiantada, o que dificultava muito a troca de passes do meio de campo do Figueirense. Ambas as equipes tinham dificuldades imensas de penetração, mas a equipe mineira se saía um pouco melhor que a catarinense. Porém, Alessandro chutou mal duas vezes da entrada da área e facilitou a vida de Wilson, isso antes dos dez minutos.
O Figueira tocava a bola com lentidão e no ataque explorava muito as jogadas para Wellington Nem, mas aos poucos foi ocupando mais o campo ofensivo que o América-MG. Tanto que o primeiro bom lance da partida foi um chute de Júlio César que Neneca espalmou para escanteio, aos 21 minutos. Logo depois, o goleiro do time mineiro fez defesa milagrosa, após cabeçada de Edson Silva.
A resposta do América-MG veio com uma bomba de Thiago Carleto que explodiu no travessão. A partir desse lance, que ocorreu aos 25, os visitantes mostraram que não se conformavam em ficar só na defesa. Mas isso abriu espaços para o Figueira e Juninho recebeu belo passe de Júlio César, penetrou na área adversária e só não fez o gol porque se enrolou com a bola. Logo depois, Júlio César fez outra ótima jogada e serviu Nem, que jogou a bola na rede pelo lado de fora.
Mas a equipe mineira estava viva em campo e chegou ao gol após uma grande arrancada do zagueiro Willian Rocha que terminou em perfeita conclusão de Rodriguinho, aos 36. O time da casa buscou a reação, mas sem criatividade e velocidade, por isso terminou o primeiro tempo com a desvantagem no placar e as vaias de sua torcida.
Julio cesar figueirense américa-mg (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)Júlio César, autor dos gols do Figueirense, tenta se livrar da marcação (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)
Figueira começa mal a segunda etapa, mas vira após entrada de Aloísio
Para tentar mudar o panorama da partida, o técnico Jorginho fez duas substituições no Figueirense: para a segunda etapa: Wilson Pittoni e Fernandes entraram nos lugares de Túlio e Elias, respectivamente. No entanto, quem começou melhor foi o América-MG, que ameaçou logo no início com uma conclusão de Fábio Júnior, que passou à esquerda de Wilson.
A equipe catarinense só chegou com perigo em cobrança de falta feita por Júlio César, que deixou Neneca em situação difícil, aos 10. Mas o time da casa errava muitos passes e irritava seus torcedores, que voltaram a vaiá-lo durante o segundo tempo. Para piorar, deu o azar de não ver o árbitro Wagner do Nascimento expulsar Thiago Carleto, aos 15. O lateral-esquerdo do Coelho deu uma entrada violentíssima em Bruno Vieira e só levou o amarelo.
Sentindo seu time sem força ofensiva, Jorginho tirou o meia Maicon e pôs o atacante Aloísio, aos 21. E surtiu efeito imediato: na primeira jogada do reserva, ele foi derrubado na entrada da área e na cobrança Júlio César empatou o jogo. Apesar disso, o time mineiro continuava com mais volume de jogo, mas sem muita penetração na defesa adversária. Para melhorar a movimentação de seu ataque, o técnico Givanildo Oliveira substituiu o veterano Fábio Júnior por Léo, aos 29.
Não deu certo. Preto falhou feio, após cabeçada de Aloísio, e Júlio César se aproveitou para virar o marcador: 2 a 1. Na base do desespero, o América-MG tentou empatar, mas só fez abrir buracos no seu sistema defensivo. Assim, o Figueirense, que havia vencido pela última vez em casa no dia 3 de agosto (2 a 0 no Botafogo), ficou mais perto do terceiro. Não conseguiu, mas os 2 a 1 foram suficientes para acabar com o jejum.
Flamengo espanta o fantasma Ceará e iguala a pontuação dos líderes
Diante do algoz da Copa do Brasil, Rubro-Negro se impõe fora de casa e vence por 1 a 0, gol de Deivid. Vozão corre risco de acabar a rodada no Z-4
 
A CRÔNICA
por Janir Júnior
O Flamengo enfrentou na noite deste sábado, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, um de seus mais indigestos rivais desta temporada. Foi o Ceará que eliminou o Rubro-Negro da Copa do Brasil. De quebra, no primeiro turno, o Vozão arrancou um empate por 1 a 1 em Macaé. Desta vez, entretanto, o Fla espantou o fantasma cearense com uma vitória suada: 1 a 0, gol de Deivid, de cabeça, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o time da Gávea chegou aos 51 pontos, mesma quantidade do líder Corinthians e do segundo colocado Vasco, que levam vantagem no número de vitórias e vão a campo neste domingo, no complemento da rodada. O Ceará, por sua vez, estacionou nos 32 e corre o risco de acabar o fim de semana dentro da zona de rebaixamento.
Apesar da vitória, nem tudo foi festa para o Flamengo. Ronaldinho Gaúcho foi expulso de campo e Thiago Neves recebeu o terceiro cartão amarelo. Os dois vão desfalcar o time no jogo contra o Santos, domingo, 23 de outubro, no Engenhão. O próximo compromisso do Ceará é no mesmo dia, contra o Atlético-PR, em Curitiba.
Fla domina boa parte do primeiro tempo
Empurrado pela torcida (foram 18.245 pagantes, para uma renda de R$ 322.722,00), o Ceará começou pressionando e logo nos primeiros minutos levou perigo ao gol de Felipe. Pelo lado do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo optou por Bottinelli para a vaga de Willians, suspenso. Renato fez o papel de segundo volante.
Com Ronaldinho Gaúcho de volta, o Rubro-Negro ganhou qualidade no toque de bola. A primeira chance começou nos pés do camisa 10, com belo lançamento, e acabou com Bottinelli chutando para fora.
Aos poucos, o Fla adiantou a marcação, forçou o Ceará a errar passes e conseguiu fazer jogadas pela lateral. Em uma delas, Junior Cesar cruzou e Thiago Neves cabeceou no travessão.
michel ceará e thiago neves flamengo (Foto: LC Moreira / Agência Estado)Thiago Neves recebe o combate de Michel, do Ceará (Foto: LC Moreira / Agência Estado)
O Rubro-Negro logo passou a ter amplo domínio do jogo, mas não conseguia finalizar. O Ceará arriscava chutões de longe, sem sucesso. Aos 22, porém, o Vozão, que tentava explorar o espaço às costas de Léo Moura, chegou bem, mas Felipe defendeu um cruzamento rasteiro.
Somente aos 28 minutos, o time de Luxemburgo teve nova chance. Deivid recebeu lançamento de Thiago Neves, finalizou fraco e Fernando Henrique salvou com o pé. Chance clara de gol desperdiçada. Depois, Renato também levou perigo em cobrança de falta.
O time cearense pecava no último passe e voltou a levar um susto em jogada envolvendo os zagueiros do Flamengo. Welinton cruzou da esquerda e, Alex Silva, livre de marcação na área, cabeceou mal.
Aos 40 minutos, enfim, o Fla abriu o placar. Léo Moura deu bom passe para Thiago Neves, que fez cruzamento primoroso pela direita e a zaga do Ceará cochilou. Deivid subiu bem e cabeceou certeiro para fazer 1 a 0. Na comemoração, o atacante desabou no gramado e foi muito festejado pelos companheiros.
R10 e Heleno se estranham e são expulsos
Os times voltaram do intervalo sem alterações. Logo aos 4 minutos, Ronaldinho Gaúcho e Heleno se estranharam, trocaram empurrões e foram expulsos com cartão vermelho direto pelo árbitro André Luis Freitas, de Goiás. Capitão do Flamengo, o camisa 10 saiu irritado e esqueceu de passar a faixa para Léo Moura.
deivid flamengo gol ceará (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)Deivid é agarrado por Junior Cesar depois de marcar o gol do jogo (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)
A primeira boa chance da etapa final foi do Ceará, quando Roger chutou para defesa de Felipe. Aos 16, Vanderlei Luxemburgo tirou Bottinelli e colocou Maldonado para dar maior consistência ao setor defensivo.
O jogo caiu muito de produção. Thiago Neves, em cobrança de falta, obrigou Fernando Henrique a fazer boa defesa. Aos 23, Diego Maurício substituiu Deivid, que saiu de campo aplaudido pela torcida rubro-negra.
Nas investidas do time cearense, Welinton e Alex Silva demonstravam segurança. Num lance, entretanto, a bola bateu na palma da mão do Pirulito, dentro da área. A arbitragem mandou o jogo seguir.
Na base do abafa, o Ceará tentou apertar e buscar o empate. Aos 33, Washington, de cabeça, quase conseguiu. A bola passou rente à trave. Aos 44, Felipe salvou o Fla, em belo chute de Osvaldo. O atacante alvinegro, por sinal, acabou expulso no último lance do jogo. Ele se jogou para cavar um pênalti e foi advertido por simulação. Em seguida, bateu palmas de forma irônica e acabou levando o vermelho. O Rubro-Negro se segurou e garantiu três importantes pontos na briga pelo título.
 

Primeiro ouro do Brasil é de Thiago Pereira, o Mr. Pan, nos 400m medley

Nadador abre sua maratona em Guadalajara com atuação dominante

Por Lydia Gismondi Direto de Guadalajara, México
Yane Marques tentou, Márcio Wenceslau se esforçou, Daynara de Paula quase chegou. Mas o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2011 vai direto para o peito de quem já tem uma coleção de respeito. Dono de oito medalhas na edição anterior, no Rio de Janeiro, Thiago Pereira abriu sua maratona em Guadalajara com uma prova dominante nos 400m medley. Com o tempo de 4min16s68, ele venceu sem sustos e garantiu o degrau mais alto do pódio na primeira das oito provas que vai disputar no México.
natação thiago pereira 400m medley medalha de ouro (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Thiago Pereira conquistou o primeiro ouro do Brasil nos 400m medley (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)
- É bom começar com o pé direito. De manhã me dsurpreendi um pouco com a eliminatória, e saí com a mesma sensação da água. Estava bem preocupado, pensando no que poderia acontecer. Normalmente saio até mais cansado dos 400m medley, mas dei uma segurada no final, aproveitando que estava na frente. Até porque a semana vai ser longa, e com altitude vai ficando cada vez mais difícil – afirmou Thiago.
O brasileiro festejou o primeiro ouro brasileiro e disse esperar que seja só o começo, mas não pelas marcas individuais, e sim para ajudar o país no quadro de medalhas.
- Ainda tem mais essa de ser a primeira medalha de ouro do Brasil. Tem um significado muito maior, eu que no Rio tive a oportunidade de conquistar seis de ouro. Esse foi o primeiro passo para mais um Pan. Vamos ver se consigo repetir o que fiz, não apenas pelos motivos pessoais, mas porque sei que essas medalhas vão ajudar o Brasil na contagem final - disse.
Pan natação Thiago Pereira 400m medley (Foto: AP)Thiago Pereira no nado borboleta: primeiro ouro do Brasil em Guadalajara (Foto: AP)
Na primeira virada, no nado borboleta, Thiago já estava na frente. Dali em diante, a vantagem cresceu. No nado costas, ele já tinha mais de um corpo de vantagem para o segundo colocado. No peito, ele mais uma vez virou na frente. E no crawl, quando costuma perder fôlego, já tinha quatro segundos de vantagem para os outros competidores. Bastou ali controlar o ritmo para garantir o primeiro ouro brasileiro na competição.
Para superar o mesa-tenista Hugo Hoyama como o maior medalhista de ouro do país na história dos Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira ainda precisa bater em primeiro mais três vezes.

Revelado no Vasco e ídolo gremista, Jardel surpreende: 'Sempre fui Fla'

Aos 38 anos, ex-jogador acompanha treino em Fortaleza, revela seu time de coração e confessa que, se Eurico Miranda soubesse, ficaria irritado

Por Janir Júnior Fortaleza
Jardel aperta as gordurinhas localizadas na barriga e confessa que gosta de comer. A declaração não é nada perto da revelação que faria o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda ter uma indigestão. Nesta sexta-feira, o ex-jogador esteve no treino do Flamengo em Fortaleza para rever o gerente de futebol Isaías Tinoco, com quem trabalhou no Vasco, e também conversar e trocar abraços com Ronaldinho Gaúcho. E aproveitou para declarar sua torcida pelo Rubro-Negro. Não apenas para o jogo deste sábado contra o Ceará. Jardel, acredite, é Flamengo desde criancinha.
- Sempre fui Flamengo, desde criança. Ah, se o Eurico soubesse disso... Agradeço muito ao Vasco, e também ao Eurico, aproveito para mandar um abraço para ele, mas gosto não se discute (risos). Vou torcer para o Flamengo, como sempre fiz. Torço para que meu time seja campeão - afirmou o insuspeito torcedor rubro-negro.
jardel treino flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Jardel conversa com Ronaldinho durante treino do Flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Na carreira, Jardel foi muito identificado com Vasco e Grêmio. O ex-atacante ficou em São Januário de 1991 a 94, e o Cruz-Maltino foi o clube que o projetou para o futebol. Na Colina, Jardel foi tricampeão carioca. Em 95 e 96, ele defendeu as cores do Grêmio, virou ídolo e ganhou o carinho da torcida. Com ele no ataque, o Imortal ganhou nada menos que uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e dois Gauchões.
Jardel rodou o mundo (ganhou duas vezes a Chuteira de Ouro europeia) e o Brasil e encerrou a carreira no Rio Negro, de Manaus. Aos 38 anos, ele mora em Fortaleza, onde nasceu, e tem feito trabalho com promessas do futebol. O ex-jogador esteve em Portugal e Porto Alegre recentemente para agendar dois jogos de despedida.
- Farei uma partida em Portugal (ele teve excelentes passagens por Porto e Sporting), outra no Olímpico, já está certo, falta definir as datas - contou Jardel.
Aos 38 anos, ele curte a vida de ex-jogador ao lado de amigos famosos e anônimos.
- Esses dias foi aniversário do Fagner, fez 62 anos. Ele é meu amigo, gente boa. O Romário esteve aqui em Fortaleza recentemente, e o levei para jantar. Quero ir lá no Rio visitar o Baixinho - disse Jardel, que também acompanhou a recuperação de Ricardo Gomes depois que o técnico do Vasco sofreu um AVC.
jardel treino flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)Jardel recebe afago do amigo Isaías Tinoco, gerente de futebol do Fla (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Mesmo a bordo de um carrão, Jardel mantém o jeito humilde de ser. Em Fortaleza, ele é conhecido como figura folclórica e sempre rodeado de histórias, como a que aconteceu recentemente num jogo de masters, quando passou mal e parou no hospital.
Jardel lembra com saudades dos tempos de jogador.
- No começo, falavam que eu era desengonçado. Depois desandei a fazer gols – afirmou.
Já quase no fim da carreira, em 2010, Jardel reforçou o Flamengo, só que do Piauí. Mas pôde defender as cores iguais ao do seu time de coração.
Ah, se Eurico soubesse disso...

Lembra Dele? Rodrigo Fabri troca o futebol por gado e construção civil

Ex-jogador admite que passagem pelo Real Madrid foi um erro e hoje joga na Série B da várzea de Santo André para matar a saudade da bola

Por Felipe Zito e Renato Cury São Paulo
Não deve ser fácil para um jogador de alto nível tomar a decisão de abandonar os gramados após, ao longo de sua carreira, ter acumulado títulos individuais, como o de melhor jogador do Brasileirão de 1996 e a artilharia da competição nacional em 2005. Fora isso, conquistas como a da Copa das Confederações de 1997 com a Seleção e passagens por grandes clubes como Portuguesa, Flamengo, Santos, Grêmio, Atlético-MG, São Paulo, Real Madrid, Sporting Lisboa e Atlético de Madri.
Mas para Rodrigo Fabri, o nome em questão, a decisão não foi difícil. Revelado pela Portuguesa na campanha histórica da equipe no Campeonato Brasileiro de 1996, quando terminou com o vice-campeonato nacional, o ex-jogador afirmou que se sentiu aliviado quando pendurou as chuteiras.
- Não sofri nada, foi até um alívio. Quando eu completei 30 anos comecei a enfrentar muitos problemas de lesão. Eu tinha uma rotina muito difícil de departamento médico. Quando tomei a decisão eu tirei um peso das minhas costas porque não estava conseguindo desenvolver o meu melhor em campo - contou.
Sem jogar profissionalmente desde 2009, Rodrigo divide atualmente seu tempo entre as fazendas de gado no Mato Grosso do Sul e a construção civil no Guarujá e no ABC, frutos de um contrato de cinco anos assinado com o Real Madrid, em 1997. Porém, o sonho de atuar com a camisa dos galácticos acabou não se realizando.
Vendo hoje foi um erro ir para o Real Madrid. Minha posição estava bem ocupada, fui emprestado todos os anos e não criei raiz em nenhum lugar"
Rodrigo Fabri
- Financeiramente foi ótimo. Tinha propostas do Roma e do Deportivo La Coruña também. Só que os melhores jogadores estavam no Real Madrid. E não dava para pensar em falar não. Eu aceitei na hora. Vendo hoje, foi um erro. Financeiramente as outras propostas eram iguais, mas fui para o Real e acabei não fazendo jogos oficiais pelo clube porque tinha muitos jogadores de qualidade na minha posição - lembrou.
O contrato com a equipe espanhola rendeu ao jogador a tão sonhada independência financeira. Após conselhos de seu advogado, o empresário Fernando César, o ex-jogador passou a investir em gado nelore de corte. Atualmente, quem administra as fazendas no Mato Grosso do Sul é o irmão de Rodrigo, enquanto o ex-jogador atua em São Paulo apenas para administrar algumas pendências.
Já o mercado da construção civil foi apresentado ao ex-jogador por um amigo de longa data: Ilídio Lico, diretor da Lusa nos anos 90 e considerado por Rodrigo como um segundo pai. Fabri atua como investidor da construtora do ex-dirigente em algumas obras no litoral paulista e no ABC.
- Eu tenho uma consideração enorme pelo seu Ilídio. É um relacionamento familiar. Agora estou nessa área da construção com ele e com os filhos dele, com o Ricardo e com o Marquinhos. Sou o investidor dele nas obras do Guarujá e agora comprei um terreno em Santo André, incorporei, e ele vai construir. Fizemos uma sociedade - afirmou.
Dentro de campo, apesar de o clube espanhol ter honrado todos os compromissos durante os cinco anos de vínculo, Rodrigo lamenta até hoje não ter conseguido criar uma identificação com outra equipe. Em seu período em Madri, acabou emprestado para Flamengo, Santos, Valladolid, Sporting de Portugal e Grêmio.
- A minha posição estava bem ocupada no Real Madrid e, por causa disso, fui emprestado para outros clubes todos os anos. Isso fez com que eu não criasse raiz em nenhum lugar. Quando eu fazia uma boa temporada, como no Sporting de Portugal, que quis me contratar em definitivo, o Real Madrid pedia um valor absurdo e ninguém tinha condições de comprar - contou.

VÁRZEA DO ABC PAULISTA PARA MATAR A SAUDADE
rodrigo fabri especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Rodrigo ainda joga futebol na várzea de Santo André
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Para matar a saudade do futebol, Rodrigo ainda arrisca alguns toques de efeito nos gramados. Porém, os estádios da Europa e o fanatismo dos torcedores brasileiros foram trocados pela Série B do futebol de várzea de Santo André. Hoje, o eterno ídolo da Lusa defende as cores do Colorado, em homenagem a seu irmão, ex-craque do time, e aos amigos de infância.
- Eu jogo realmente por prazer, para manter a forma e por saúde mesmo. Não tem nada a ver com dinheiro. Não ganho nada. Estou muito bem e tudo o que eu consegui com o futebol vai dar para eu viver muito bem e minhas filhas terem uma qualidade de vida muito boa - disse.
Apesar das diversas diferenças entre o futebol profissional e a nova realidade, Rodrigo diz que o prazer é o mesmo. Mesmo com os traumas de fim de carreira, o ex-jogador diz que ainda sente saudade de atuar em alto nível.
- O prazer de jogar futebol você tem em qualquer lugar. Os jogos são bastante pegados, até pelos campos serem ruins, mas eu não enfrentei dificuldades. O fim de carreira me traumatizou demais. Foram três anos me lesionando muito, mas jogar futebol é divino. Tenho saudade disso, de jogar futebol no auge. Só que infelizmente o tempo passa para todo mundo e passou para mim também.
AS CHANCES NO BRASIL
Rodrigo Fabri assinou com o Real Madrid em 1997, mas só realizou exames médicos na Europa. Envolvido na negociação que levou Sávio ao clube espanhol, o meia desembarcou no Rio de Janeiro para jogar pelo Flamengo ao lado de Romário. Porém, o sonho de garoto de atuar no futebol carioca rapidamente se transformou em decepção.
rodrigo fabri especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Rodrigo foi destaque da Lusa no Brasileirão de 1996
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Nome sempre presente nas convocações do técnico Zagallo para a Seleção Brasileira nos anos de 1996 e 1997, época em que conquistou a Copa das Confederações, Fabri viu suas chances de disputar a Copa do Mundo de 1998 irem por água abaixo na Gávea.
- Quando eu saí da Portuguesa e fui para o Flamengo falei que era um sonho realizado. Mas isso se tornou uma coisa negativa porque foi minha primeira e única lesão séria da carreira, logo no meu primeiro jogo oficial pelo clube. Também pela lesão, depois que me transferi para o Flamengo, não fui mais convocado para a Seleção - lembrou.
Apesar de ser forte no papel e contar com jogadores como Romário, Athirson, Clemer, Zé Roberto, Palhinha, entre outros, o time comandado por Joel Santana não conseguiu se acertar dentro de campo.
 - Tive problemas pessoais no clube que não vêm mais ao caso e acabei tendo muita dificuldade lá. Foi um prazer ter jogado em um dos melhores clubes do mundo. O Flamengo tem camisa, uma torcida inigualável, assim como o Atlético Mineiro.
As melhores lembranças de Fabri em seu retorno ao país estão no Sul. No Grêmio, a reserva de Zinho nos primeiros meses de clube deu resultado, já que terminou a temporada de 2002 como artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols. Depois, em 2008, o meia reencontrou o amigo Gallo, então técnico do Figueirense, fato que rendeu ao camisa 10 seu último bom momento no futebol, na conquista do campeonato catarinense.
- O Gallo me tirava dos treinamentos mais fortes, me preservava. Eu não treinava em alto nível, mas estava jogando em alto nível. Ele entendeu isso e me deu essa oportunidade. Meu primeiro semestre no Figueirense foi maravilhoso - lembrou.
Porém, a saída do treinador no começo do Brasileirão e o retorno à rotina de treinamentos pesados voltaram a atrapalhar a carreira de Rodrigo. Assim, após passagens apagadas por São Paulo, Paulista de Jundiaí e Santo André, Fabri resolveu abandonar os gramados.
rodrigo fabri especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Seguidas lesões fizeram Rodrigo abandonar o futebol em 2009 (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
- Qualquer jogador, sem lesão, joga até os 40 anos. Quem começa a ter problema com uma determinada idade tem de parar, não tem jeito. Eu cheguei a ficar, em um ano, sete meses no departamento médico. Isso é a pior coisa para um atleta de futebol. Tem pessoas que acham que o jogador está fazendo corpo mole, mas é muito pelo contrário - contou.
CORAÇÃO LUSITANO E VOLTA AO FUTEBOL
Ao recordar a época em que defendia as cores da Portuguesa, Rodrigo cita o clube paulista com a mesma paixão que fala das duas filhas e da esposa Fabíola, fiel companheira desde os 16 anos. Formado nas categorias de base da Lusa, o ex-jogador deu seus primeiros passos no futebol aos 12 anos, no Canindé.
Sou torcedor da Lusa. Tudo o que eu conquistei eu devo ao clube"
Rodrigo Fabri
Após ganhar notoriedade mundial com a campanha rubro-verde no Campeonato Brasileiro de 1996, Fabri garante que o clube ainda ocupa um lugar especial em seu coração e está na torcida para o retorno da equipe à Série A.
- Eu sou torcedor da Portuguesa .Tudo o que eu conquistei na minha carreira eu devo ao clube. A Lusa está no meu coração e não vai sair nunca. Estou muito feliz com o time e espero que volte para a Série A com o título, que vai ser importante.
Apaixonado pelo futebol e pela Portuguesa, o ex-camisa 10 da Lusa ainda sonha com um retorno ao clube daqui a alguns anos.
- Eu penso em voltar ao futebol. Até já fiz alguns estágios com o Gallo, quando ele estava no Náutico. Tinha uma possibilidade de voltar à Portuguesa com o seu Ilídio Lico quando ele foi candidato à presidência, para ajudá-lo no clube, como auxiliar técnico. Só que ele não venceu as eleições. Daqui a dois anos vai ter outra eleição. Quem sabe... Eu vou me preparar - revelou.
rodrigo fabri especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Ídolo da Lusa, Rodrigo ainda sonha com retorno ao Canindé (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Liedson se coloca à disposição, mas admite: 'Ainda sinto algumas dores'

Técnico Tite não sabe se escala o Levezinho como titular ou o deixa no banco contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, em Sete Lagoas-MG.

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Liedson no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Estado)Liedson no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Estado)
Dúvida de Tite para escalar o Corinthians, o atacante Liedson admitiu após o treino de sábado que ainda não está totalmente recuperado das dores no joelho esquerdo. O jogador não atuou nas últimas quatro partidas, mas voltou a ser relacionado para enfrentar o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, em Sete Lagoas-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
- Claro que ainda não estou 100%, sinto algumas dores, mas se o treinador precisar de mim estou à disposição. Saudades de voltar a jogar e ajudar o Corinthians – afirmou o Levezinho em entrevista à TV Corinthians.
Por causa do problema e do período sem jogar, o técnico Tite ainda quer esperar até a chegada a Belo Horizonte para saber como poderá utilizar o centroavante. O treinador teme que Liedson volte a sentir o problema e necessite ser substituído, queimando uma troca logo no início do confronto.
- É aquela situação que você sabe que tem dor, e ela pode aparecer durante o jogo. Mas, talvez, não atrapalhe os movimentos. É uma coisa meio delicada para tratar, precisa de descanso, fisioterapia, medicamento, e melhorei bastante – completou o Levezinho, artilheiro alvinegro na competição, com nove gols.
Caso Liedson não comece a partida, Tite colocará o volante Edenílson com funções mais ofensivas e aberto pelos lados. A ideia do treinador é manter o esquema das últimas rodadas, com Alex e Danilo se transformando em atacantes.

Com golaço de Kaká e hat-trick de Higuaín, Real atropela no Espanhol

Brasileiro volta a ter boa atuação e argentino marca três vezes pela terceira partida seguida. No entanto, vitória do Barça deixa time como vice-líder

Por GLOBOESPORTE.COM Madri
Higuain comemora gol do Real Madrid sobre o Betis (Foto: Reuters)Doce rotina: Higuaín marcou três gols pelo terceiro
jogo seguido, sendo dois pelo Real (Foto: Reuters)
Enquanto Kaká parece estar de volta aos seus melhores dias no Real Madrid, Higuaín voltou a mostrar que vive um grande momento. O brasileiro marcou um golaço e viu o argentino fazer três na mesma partida novamente na vitória de 4 a 1 sobre o Bétis no Santiago Bernabéu, neste sábado. O resultado deixou o time como vice-líder do  Campeonato Espanhol por conta da goleada de 3 a 0 do Barcelona sobre o Racing Santander, no Camp Nou.
A vitória coloca o Real Madrid com 16 pontos – um atrás do Barça - e dois à frente de Levante e Valencia.
BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: assista ao golaço de Kaká
O primeiro tempo foi todo do Real Madrid, mas o Bétis é que teve a primeira chance de perigo: aos 12 minutos, Casillas bateu roupa em chute de Rubén Castro e Sergio Ramos tirou a sobra.
Pouco a pouco, os comandados do técnico português José Mourinho foram controlando as ações em campo, passando a perder gols incríveis. Um deles veio aos 22, com Cristiano Ronaldo cabeceando para fora sem marcação, após cruzamento de Higuaín.
O Bétis chegou assustando aos 41, novamente com Rubén Castro. O atacante pegou de voleio dentro da área e mandou para cima. Kaká respondeu para o Real, mas concluiu mal um passe de Cristiano Ronaldo.
Com menos de um minuto do segundo tempo, o Real abriu o placar. Marcelo fez belo lançamento para Cristiano Ronaldo, que pegou na corrida, invadiu a área e tocou para Higuaín, livre, completar ao fundo das redes.
Confira a classificação do Campeonato Espanhol
Aos cinco minutos, Kaká perdeu boa chance de ampliar ao mandar a bola em cima do goleiro Casto no rebote de um chute de Higuaín.
Entretanto, aos 13 o brasileiro conseguiu uma pintura no Santiago Bernabéu. Cristiano Ronaldo recebeu pela esquerda e encontrou Kaká livre na área. O meia chutou de curva, no lado esquerdo do goleiro, sem chances de defesa. Pouco depois, ele foi substituído e ganhou muitos cumprimentos dos companheiros de equipe e da torcida.
Kaká comemora gol do Real Madrid sobre o Betis (Foto: Reuters)Kaká comemora o golaço. Brasileiro teve outra bela atuação e saiu aplaudido de campo (Foto: Reuters)

O Bétis descontou aos 23 com Molina, aproveitando falha da defesa do Real. Mas os donos da casa responderam no minuto seguinte, marcando o terceiro com Higuaín. O argentino fez seu segundo na partida, tocando cruzado após passe do também argentino Di María.
Cristiano Ronaldo, Real Madrid x Betis (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo 'inventou' um passe de letra e
levou bronca de um rival (Foto: Reuters)
A tabelinha entre argentinos se repetiu aos 28 e Higuaín chegou ao seu terceiro, e o quarto do Real, desta vez de cobertura. O atacante também tinha feito três gols na goleada de 4 a 0 sobre o Espanyol, na última vitória do Real pela Liga, e nos 4 a 1 da Argentina sobre o Chile, em Buenos Aires, pelas eliminatórias sul-americanas à Copa de 2014.
O jogo estava tão fácil que Cristiano Ronaldo resolveu abusar ao dar um passe de letra dentro da área, diante de dois marcadores. Foi infeliz: levou uma bronca do brasileiro Iriney, do Bétis, e acabou substituído logo em seguida por Mourinho.
Confira os jogos da oitava rodada do Campeonato Espanhol:
Sábado
Mallorca 1 x 1 Valencia
Real Madrid 4 x 1 Bétis
Getafe 0 x 0 Villarreal
Barcelona 3 x 0 Racing Santander
Granada x Atlético de Madri
Domingo
Rayo Vallecano x Espanyol
Zaragoza x Real Sociedad
Levante x Málaga
Sevilla x Sporting de Gijón
Athletic Bilbao x Osasuna

Em evento da Fifa para o Mundial de Clubes, Neymar exibe moicano loiro

Atacante santista clareia seu penteado e mostra em entrevista oficial

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Novo visual de Neymar (Foto: Divulgação/Santosfc.com.br)Neymar e seu novo visual: moicano loirinho
(Foto: Divulgação/Santosfc.com.br)
O assunto era o Santos no Mundial de Clubes, campeonato marcado para dezembro deste ano. Mas Neymar conseguiu roubar a cena com seu penteado. O atacante, que já havia dito quando estava no México com a Seleção Brasileira que procuraria fazer um penteado mais "normal", inovou no visual.
Nada que simbolize o fim do famoso moicano, copiado por muitos meninos e adorado pelas meninas. A inovação foi na coloração do cabelo. O penteado da estrela santista está mais claro, loirinho.
Neymar concedeu entrevista no CT Rei Pelé para um evento da Fifa sobre o Mundial de Clubes. Por isso, a atividade foi somente para os meios de comunicação. No domingo, às 16h, o Peixe enfrenta o Grêmio, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, mas sem seu principal astro - Neymar está suspenso por ter sido expulso na derrota para o Atlético-MG por 2 a 1, no meio da semana.

Em visita ao Figueira, Paulo César Caju elogia Jorginho e critica Felipão

Para o ex-jogador, Felipão parou no tempo e trabalha só no nome

Por ClicRBS Florianópolis
Em visita feita ao Figueirense, o ex-jogador da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1970 e 74 Paulo César Caju, fez elogios ao técnico Jorginho, mas alfinetou Luiz Felipe Scolari, treinador do Palmeiras. Paulo César é amigo do presidente do clube catarinense, Nestor Lodetti, que o convidou para acompanhar o treino de sexta-feira no CT do Cambirela. Para o campeão mundial no México, Felipão está ultrapassado.
Paulo Cesar Caju visita o Figueirense (Foto: Divulgação/Site Oficial do Figueirense)Paulo Cesar Caju cumprimenta Coutinho no CT do Figueirense (Foto: Divulgação/Site Oficial do Figueirense)
- Eu acho que depois da Copa do Mundo de 2002 ele estacionou, parou no tempo, retrocedeu, ele não evoluiu. Tanto que a partir daí não ganhou mais nada. Na seleção de Portugal perdeu uma Eurocopa dentro de casa para a Grécia, depois foi contratado pelo Chelsea (inglaterra) e não durou seis meses. A pedido do Rivaldo foi treinar lá no Uzbequistão. A partir daí ele voltou para o Palmeiras há um ano, tomou seis do Coritiba quando ele disse que era um time que só jogava o campeonato estadual. Devido ao nome que ele conseguiu por causa do título mundial de 2002 ele está se sustentando até hoje. Mas a partir de 2003 não ganhou mais nada. Ele não fez nenhum trabalho que tenha me agradado, e para mim ele está vivendo de nome.
Se criticou o técnico do Palmeiras, Paulo César aproveitou a oportunidade para elogiar Jorginho pelo estilo de jogo da equipe alvinegra:
- Eu tenho um coluna no "Jornal da Tarde" (de São Paulo) e criticava muito o Jorginho e o Dunga durante a Copa (2010). E há três meses eu liguei para o Nestor e fiquei feliz porque vi no Figueirense um time que tem a posse de bola, que toca e escrevi na minha coluna. Não tem aquele desespero de dar chutão. Eu fiz questão de falar com o Jorginho e disse para ele: “eu fui um dos críticos e falei muito duro sobre você durante a Copa do Mundo e hoje fico feliz, porque o time do Figueirense é um dos poucos que eu gosto de assistir, tem um toque de bola” - revelou.
Perguntado sobre as chances do Figueirense de conseguir uma vaga na Libertadores, Paulo César  disse acreditar que há, mas faz um alerta:
- Tem acontecido e o Figueirense está aí. Mas, o Figueira tem de ganhar dentro de casa. O time tem de pensar grande, então terá condições de se classificar.

Site italiano diz que Milan está de olho no zagueiro alvinegro Fábio Ferreira

Veículo afirma que time rossonero quer reforçar o sistema defensivo e que o futebol do atleta teria impressionado. Napoli e Palermo teriam interesse nele

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
fabio ferreira botafogo coletiva (Foto: Fábio Castro / Agif)Fábio Ferreira estaria na mira do Milan
(Foto: Fábio Castro / Agif)
Nem Elkeson, nem Jefferson, nem Cortês. Os representantes do Milan que assistiram aos confrontos do Botafogo contra São Paulo e Bahia estão de olho mesmo é no zagueiro Fábio Ferreira. Pelo menos é o que diz o site italiano "tuttomercatoweb". Segundo o veículo, a ideia do time rossonero é reforçar o sistema defensivo, e o desempenho do defensor teria impressionado os dirigentes milaneses.
Ainda segundo o "tuttomercatoweb", Napoli e Palermo também estariam interessados no jogador. O site afirma, contudo, que a negociação poderá ser fechada apenas em janeiro de 2012. O objetivo é que Fábio Ferreira siga os passos do conterrâneo Thiago Silva, ex-Fluminense. O Milan tem Philippe Mexes, Nesta, Daniele Bonera e Thiago Silva no setor.
Durante a semana, a diretoria do Botafogo afirmou que os olheiros milaneses estariam de olho em Elkeson e Cortês, além de Jefferson, que não esteve nos jogos contra São Paulo e Bahia para defender a Seleção Brasileira. Apesar disso, o vice de futebol André Silva negou qualquer proposta.

- De concreto não há nada. O que ficamos sabendo é que alguns olheiros do Milan estiveram no jogo contra o Bahia e no jogo anterior disputado no Rio (contra o São Paulo, no Engenhão). Mas não houve nenhuma proposta nem sondagem - disse ao jornal "Extra".

Maradona volta a criticar futebol dos Emirados: ‘Falta profissionalismo’

Técnico do Al Wasl reclama que muitos jogadores chegam cansados nos treinos por terem outras ocupações

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes
Maradona no jogo do Al Wasl (Foto: Reprodução internet)Maradona no jogo do Al Wasl
(Foto: Reprodução internet)
Em entrevista coletiva nos Emirados Árabes, Diego Maradona voltou a mostrar ser descontentamento com o futebol local. Sem papas na língua, o eterno ídolo dos hermanos, que comanda o Al Wasl, foi duro com os dirigentes do país do Oriente Médio.
- Aqui falta profissionalismo. A quantidade de jogadores que temos nos treinamentos é incoerente. Às vezes tenho 16, às vezes tenho 24 (a minha disposição). Alguns jogadores são estudantes, outros estão na polícia ou no exército. Por isso, os atletas chegam cansados e não podem treinar bem. Já falei com o presidente sobre esse tema – afirmou Maradona, citado pelo portal “canchalena.com”.
Em relação à falta de reforços, Maradona reclamou da saída de um dirigente e foi irônico.
- Quando assinei, era mais fácil contratar. Mas depois que o Senhor Asharf se foi, passamos por problemas. Sei que é difícil, mas não estou pedindo jogadores que valem US$ 20 milhões – disse.
 

Pole position no anel externo de Brasília, Cacá fica a um passo do tetra

Líder do campeonato marca o melhor tempo no DF e supera Thiago Camilo e Ricardo Maurício, seus concorrentes ao título; Max Wilson larga em 20º

Por Alexander Grünwald Brasília, DF
Cacá Bueno deu um grande passo para conquistar o título antecipado da temporada 2011 da Stock Car. No treino que definiu as posições de largada para a 11ª e penúltima etapa, o líder do campeonato marcou a 23ª pole position de sua carreira. A TV Globo transmite a 11ª etapa ao vivo e na íntegra neste domingo, a partir das 11h15m, dentro do Esporte Espetacular.
Cacá Bueno é pole position da Stock Car em Brasília (Foto: Bruno Terena)Cacá Bueno comemora em Brasília sua quinta pole position nesta temporada da Stock Car (Foto: Bruno Terena)
Com uma volta de 58s613, o carioca da RBR Mattheis superou seus principais concorrentes no anel externo de Brasília. Thiago Camilo, que precisa vencer para manter as chances de título, largará em segundo, com Ricardo Maurício, terceiro no campeonato e outro que pode impedir o tetra antecipado de Cacá, em terceiro. O vice-líder Max Wilson foi mal na tomada de tempos e sairá apenas da 20ª posição.
- Largar na frente é importante, e essa posição foi fruto do nosso trabalho de equipe. Tinha um carro bem preparado e até o meu companheiro, Daniel Serra, me deu vácuo durante a classificação. No fim das contas, minha volta mais rápida foi com pista livre, quando acertei todas as parciais - comemorou o carioca logo após o treino.
Em 11 provas realizadas no anel externo do circuito brasiliense, Cacá venceu duas vezes e foi ao pódio em outras duas. Nesta temporada, ele venceu três provas, uma delas na SuperFinal, em Londrina. Em Brasília, ele vai largar na pole position pela quinta vez no ano, tendo dominado todos os grids da fase decisiva até o momento.
Cacá Bueno pode ser campeão em Brasília se vencer. Basta que Max Wilson não seja o segundo colocado na prova. Se for segundo colocado na capital do DF, o tricampeão garante matematicamente o título se Max ficar, no máximo, em quarto e Ricardo Maurício e Thiago Camilo não vencerem. Como Max largará apenas na 20ª posição na capital federal, as chances de o título ser decidido nesta prova são ainda maiores.
Se conquistar o tetra, Cacá vai se igualar ao ex-piloto Paulo Gomes, segundo maior vencedor da história da Stock Car. Com 12 títulos no currículo, Ingo Hoffmann é quem mais venceu até hoje.
Veja o grid de largada para a terceira das quatro provas da SuperFinal:
1. Cacá Bueno, 58s613
2. Thiago Camilo, 58s625
3. Ricardo Maurício, 58s642
4. Duda Pamplona, 58s679
5. Felipe Maluhy, 58s746
6. Allam Khodair, 58s768
7. Valdeno Brito, 58s773
8. Daniel Serra, 58s845
9. Átila Abreu, 58s974
10. Giuliano Losacco, 59s023

11. Lico Kaesemodel, 58s526
12. Marcos Gomes, 58s542
13. Julio Campos, 58s565
14. Rodrigo Sperafico, 58s616
15. Luciano Burti, 58s616
16. Tuka Rocha, 58s623
17. Popó Bueno, 58s630
18. Nonô Figueiredo, 58s641
19. Ricardo Zonta, 58s676
20. Max Wilson, 58s683
21. Denis Navarro, 58s756
22. Xandinho Negrão, 58s954
23. David Muffato, 59s054
24. Alceu Feldmann, 59s077
25. Bruno Junqueira, 59s218
26. Eduardo Leite, 59s390
27. Rodrigo Navarro, 59s470
28. Serafin Jr., 1m01s800
Cacá Bueno na pista (Foto: José Mário Dias / Stock Car)Caso vença a prova de Brasília, Cacá Bueno pode ser tetracampeão neste domingo (Foto: José Mário Dias)

Ultimato: Chael Sonnen dá 24 horas para Anderson Silva aceitar luta

Com tom ameaçador, americano faz novo desafio ao rival brasileiro

Por Sportv.com Rio de Janeiro
Chael Sonnen e Anderson Silva em cena de "Como Água" (Foto: Divulgação)Chael Sonnen e Anderson Silva em um trecho do
documentário sobre o ''Spider' (Foto: Divulgação)
Após derrotar Brian Stann no UFC 136, na semana passada, a primeira palavra dita por Chael Sonnen foi o nome do campeão dos pesos-médios Anderson Silva. Confiante, o americano afirmou que se perdesse novamente para o brasileiro, deixaria o UFC. Enquanto Sonnen fica alfinetando e desafiando, o 'Spider' preferiu adotar uma conduta mais silenciosa. No entanto, na madrugada deste sábado, o americano utilizou seu Twitter para dar um ultimato ao rival.
- Anderson, você tem 24 horas para aceitar a minha oferta. Sugiro que você aceite, a próxima oferta não será tão agradável - postou em seu microblog.
Sonnen e Anderson Silva lutaram pela última vez no UFC 117. Na ocasião, o americano dominou os cinco rounds, mas acabou perdendo no final da luta por submissão.
Nesta semana, durante a estreia do documentário de Anderson Silva, o empresário do lutador, Ed Soares, afirmou que Sonnen ainda precisa entrar no ''fim da fila''para encarar o ''Spider''. No entanto, o presidente do UFC, Dana White, já deixou claro que enxerga com bons olhos uma revanche entre os dois rivais em 2012.

Escuderias são surpreendidas com comida estragada na Coreia do Sul

Geladeiras do paddock do GP da Coreia do Sul estavam lotadas de alimentos impróprios para o consumo, diz jornal alemão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um fato curioso e nada higiênico pegou as escuderias da Fórmula 1 de surpresa neste fim de semana. O jornal alemão Bild relatou em sua edição que as geladeiras do paddock do GP da Coreia do Sul estavam cheias de comida estragada. Com isso, presume-se que os alimentos teriam sido esquecidos nos refrigeradores desde a edição passada da prova.
- A impressão que dá é que eles fecharam os portões logo depois da corrida e reabriram somente nesta semana - afirmou uma fonte ao jornal alemão.
vista aérea do gp da coreia (Foto: agência EFE)Imagem aérea do circuito da Coreia do Sul (Foto: agência EFE)

No Rio-São Paulo, Djalminha tenta retomar coroa perdida para Pedrinho

Chamado de melhor jogador do mundo no showbol, craque rubro-negro descarta rivalidade com vascaíno, mas avisa que vai lutar pelo posto

Por Luna Vale Rio de Janeiro
No Campeonato Brasileiro de Showbol deste ano, o Flamengo não perdeu apenas a hegemonia que já durava dois anos. Apesar de ter brilhado, a estrela de Djalminha foi ofuscada por Pedrinho, que comandou o Vasco na conquista do título inédito e na vitória sobre o principal rival nas semifinais. No Torneio Rio-São Paulo, que começa no próximo dia 20, os dois irão se reencontrar. Amigo de longa data, o rubro-negro acredita que o vascaíno chega para somar à competição. Mas manda o recado.
- No Rio-São Paulo, vou tentar retomar a coroa. Cheguei aos 40, mas não desisti - avisa, rindo.
Pedrinho e Djalminha no Carioca de Showbol (Foto: Showbol.com/Divulgação)Pedrinho e Djalminha vão duelar pelo título de melhor jogador no torneio Rio-São Paulo  (Foto: Divulgação)
Mesmo em uma liga de veteranos, a idade faz diferença. Para jogar no showbol é necessário ter mais de 36 anos de idade, sendo permitido o máximo de três atletas com até 35 anos. Aos 40, o rubro-negro revela ter dificuldades para acompanhar os mais novos, como o próprio Pedrinho, que tem 34.
- O nível hoje já está muito alto. Não tem mais só jogadores veteranos, os clubes estão procurando jogadores cada vez mais novos, se reforçando. Já está ficando difícil, para quem já é mais velho. A rapaziada está buscando os jogadores de 35, 36, e nessa altura, quatro anos faz diferença - comenta.
Sobre a preparação do clube para o torneio, o jogador avisa que o Flamengo deve apresentar dois novos reforços, mas prefere não revelar os nomes antes da estreia. Um deles deve ser o atacante Sávio, que está em negociação para fazer parte da equipe. Em relação à rivalidade com o Vasco, atual campeão brasileiro, Djalminha ressalta que não há um sentimento de revanche.
- A rivalidade é sadia. Não gostamos de perder, mas não levamos como um agravante. Queremos mostrar um melhor futebol. Eles ganharam da gente com mérito, agora queremos ganhar no futebol - garante.
O Flamengo já confirmou os seguintes jogadores para a disputa da competição: Robertinho, Gelson Baresi, Júnior Baiano, André Cruz, Emerson, Marquinhos, Djalminha, Athirson, Selé, Jorginho, Fábio Baiano, Aldair.

PARAQUEDISMO: SEXO NAS ALTURAS E DEPOIS DEMISSÃO!

O instrutor de paraquedismo e ator pornô Alex Torres foi demitido após divulgar um vídeo em seu blog, em que aparece fazia sexo com a recepcionista da escola de paraquedismo Hope Howell durante um salto.
A Polícia de Taft decidiu investigar o caso porque o salto foi realizado próximo a um colégio. 

O dono da escola de paraquedismo, Dave Chrouch, só soube do ocorrido com a chegada da polícia. Ele decidiu demitir Torres e vai conversar com Hope para decidir sua posição.