domingo, 30 de março de 2014

Roy Nelson exalta ‘lenda’ Minotauro e avisa: 'Levo um soco para dar outro'

Americano também revelou que tem mais oito lutas em seu contrato e que não pensa em se aposentar tão cedo: 'Tenho mais alguns anos de carreira'

Por Direto de Las Vegas, EUA
83 comentários
Adversário de Rodrigo Minotauro na edição do UFC que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no dia 11 de abril, Roy Nelson se reuniu com a imprensa em Las Vegas, EUA, nesta sexta-feira para falar sobre a expectativa para o duelo e demonstrou muito respeito pelo líder da Team Nogueira, a quem se referiu por diversas vezes como uma lenda do esporte:
- Não tem como comparar. Nogueira definitivamente tem um nome muito maior do que o meu Eu estou neste esporte há muito tempo, e o nosso passado nunca se cruzou. Se eu tivesse feito uma sessão de sparring com ele, uma sessão de wrestling ou jiu-jítsu, eu saberia um pouco mais sobre ele. É por isso que lutadores do mesmo time não gostam de se enfrentar, porque eles já sabem quem vai vencer. Um cara é sempre melhor, não tem jeito. Eu só quero estar apto a ir para qualquer área lá dentro, só por ir mesmo. É aquela coisa: eu estive lá com uma lenda, eu venci uma lenda, é só para saber onde eu me encaixo no esporte. É meio que para o meu ego e, para os fãs, eu só quero dar um bom show. Eu levo um soco para poder acertar outro, mas eu também gostaria de deixar a minha marca no MMA.
montagem Roy Nelson e Rodrigo Minotauro (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Roy Nelson e Minotauro duelarão no próximo dia 11 em Abu Dabi (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
O peso-pesado comemorou o fato de protagonizar o duelo principal do card e exaltou uma de suas principais qualidades: o queixo duro. Em 28 lutas na carreira, “Big Country" só foi nocauteado uma vez  e nunca foi finalizado:
- A razão pela qual eu realmente gosto dessa luta, é que será um duelo de cinco rounds. Então você não vai sair daquela jaula tão facilmente. Se você vai me encher de porrada, você vai ter que fazer isso por 25 minutos. E adivinha? Em 25 minutos eu sei que vou acertar pelo menos um soco, ou derrubá-lo ou estrangulá-lo. Eu sou um melhor lutador hoje do que antes e é nisso que eu estou focando. Quando você está enfrentando os melhores caras do mundo, você só quer fazer um grande show. No final do dia, se eles não conseguem te finalizar, isso mostra qual é o seu lugar. Porque se os melhores caras do mundo não conseguem te finalizar é porque você deve ser muito bom no que faz.
Questionado se não seria a hora de Minotauro aposentar as luvas, por já ter feito tudo o que tinha que fazer pelo esporte, “Big Country” saiu em defesa do ex-campeão do UFC e do PRIDE:
- Temos a mesma idade, acho que ele é duas semanas mais velho do que eu. Rodrigo começou a lutar três anos antes de mim. Falando desses caras de elite, como é o caso do Randy Couture, dependendo do estilo de quem você luta, isso pode fazer do duelo completamente diferente. É a mesma coisa de todo mundo dizer que o Dan Henderson já estava aposentado enquanto eu o colocaria lá com qualquer peso-meio-pesado. Eu acho que sempre há 50% de chance para cada lado. Se eu lutar contra qualquer pessoa, você pode me derrotar em uma luta, mas na próxima eu já vou conhecer o seu jogo e eu vou te bater.- disse, completando:
- Eu tenho pelo menos mais oito lutas no meu contrato, isso me dá mais alguns anos de carreira. Enquanto eu achar que posso competir, definitivamente farei isso. Se eu estiver igual ao Dan Henderson, com 43 anos e me sentindo da mesma forma que ele, como se eu pudesse nocautear qualquer um na divisão dos meio-pesados ou em qualquer divisão em que eu estiver lutando, eu certamente vou fazer isso.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Roy, que foi campeão da décima edição do TUF nos EUA, ainda comentou a lesão sofrida por Minotauro no duelo de treinadores do TUF Brasil 2, em junho passado:
- Uma lesão séria pode certamente afetar a mentalidade de um lutador. Eu tive que fazer cirurgia no joelho quando lutei contra Junior dos Santos e isso definitivamente te afeta durante a luta. Mas estamos falando de Rodrigo Nogueira, ele já foi atropelado por um caminhão (risos), então uma lesão no ombro não vai ser algo tão complicado quanto ser atropelado por um caminhão. Além disso, ele também pode estar mais forte. Quando você tem esse tipo de cirurgia, eles colocam pinos e placas de titânio, você acaba ficando mais forte. É o mesmo caso do Overeem - finalizou

UFC: Minotauro x Nelson
11 de abril de 2014, em Abu Dhabi (EAU)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Rodrigo Minotauro x Roy Nelson
Peso-pena: Clay Guida x Tatsuya Kawajiri
Peso-meio-médio: John Howard x Ryan LaFlare
Peso-leve: Ramsey Nijem x Beniel Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado: Jared Rosholt x Daniel Omielanczuk
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford
Peso-médio: Thales Leites x Trevor Smith
Peso-médio: Chris Camozzi x Andrew Craig
Peso-mosca: Alptekin Ozkilic x Dustin Ortiz
Peso-pena: Alan Omer x Jim Alers.

Jonas Bilharinho surpreende, vence Mário Israel e leva cinturão do Jungle

Após luta equilibrada, carioca conquista título com vitória por decisão dividida. Latinos e irmãos de Erick Silva fazem a festa em Foz do Iguaçu

Por Foz do Iguaçu, PR
Jonas Bilharino, MMA (Foto: Leonardo Fabri)Jonas Bilharinho com o cinturão do Jungle Fight
(Foto: Leonardo Fabri)
O carioca Jonas "Speed" Bilharinho sofreu, mas conquistou o cinturão dos pesos-galos do Jungle Fight ao vencer uma equilibrada luta contra o amazonense Mário Israel, até então campeão da categoria. Os dois foram até o terceiro round no evento principal do Jungle Fight 67, em Foz do Iguaçu-PR, neste sábado, mas o lutador da Team Nogueira preservou sua invencibilidade e se sagrou campeão graças a uma polêmica decisão dividida dos juízes.
Os dois lutadores se estudaram nos primeiros instantes e Israel foi o primeiro a conectar, com dois chutes baixos. O amazonense também acertou um gancho no rosto e outro no corpo. Bilharinho jogou um plástico chute voador que não chegou a tocar o campeão. Israel seguiu atacando mais e logo deixou marcas vermelhas no corpo do carioca. Um gancho de encontro acertou o rosto de Bilharinho, mas o lutador da Team Nogueira permanecia em pé. Um chute alto de direita balançou o desafiante, mas não foi o suficiente para nocauteá-lo. Israel seguiu dominando a luta até o final do primeiro round.
Jonas Bilharinho, Mário Israel, MMA (Foto: Leonardo Fabri)Jonas Bilharinho e Mário Israel fizeram luta movimentada no Jungle (Foto: Leonardo Fabri)
Bilharinho começou o segundo round imprimindo o ritmo, com jabs e chutes. Um chute alto de direita ficou na guarda, mas tocou o rosto de Israel. O campeão tentou responder, mas o carioca estava mais ligado na esquiva. Israel partiu para um single leg, mas Bilharinho usou a grade para se manter em pé. O amazonense conectou um chute e um jab no corpo antes de voltar a buscar a queda, mais uma vez defendida pelo carioca. Israel insistiu e conseguiu botar o quadril de Bilharinho no solo, mas o desafiante bateu no solo e voltou. Ele terminou o round com mais alguns golpes conectados em cima.
Jonas Bilharinho, Mário Israel, MMA (Foto: Leonardo Fabri)Jonas Bilharinho, Mário Israel, MMA (Foto: Leonardo Fabri)

Os lutadores iniciaram o último round trocando chutes baixos. Israel pressionou e conseguiu quedar o adversário, que novamente bateu e levantou. Bilharinho respondeu na mesma moeda e os dois voltaram à luta em pé. O carioca acertou joelhadas no corpo no clinche e, numa tentativa de queda, jogou a joelhada no rosto. Israel, porém, seguiu agarrado e botou para baixo. O campeão conseguiu duas quedas, mas não conseguia manter o carioca no solo. Bilharinho tentou soltar mais o jogo em pé, mas não encontrou o adversário. Israel levou a vantagem mesmo na trocação e acertou bons diretos. Bilharinho ainda quedou o adversário nos segundos finais, mas não teve tempo para finalizar. Para sua sorte, dois dos três juízes apontaram a vitória a seu favor. Emocionado, o carioca foi humilde e reconheceu o valor de seu adversário.
- Eu achei que ele não fosse me achar de jeito nenhum, mas ele é muito mais rápido que nos vídeos. Assisti à última luta dele e ele melhorou um absurdo desde então, não esperava encontrar o que encontrei hoje mesmo - afirmou Bilharinho, aos prantos. Ele passa a ter cinco vitórias e um empate em seu cartel. Mário Israel sofreu sua primeira derrota em 10 lutas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Bruno Silva, MMA, Jungle Fight (Foto: Leonardo Fabri)Bruno Silva finaliza rival (Foto: Leonardo Fabri)
'Hermanos' fazem a festa
O Jungle Fight 67 teve vários lutadores estrangeiros em ação neste sábado, e os latino-americanos em especial se saíram bem. Logo na primeira luta da noite, o argentino Fabian Armoa só precisou de 20 segundos para derrotar o brasileiro Edson Jairo. Apesar de Edson ser conhecido como "Mão de Pedra", foi a direita de Armoa que conectou e mandou o lutador paranaense à lona. O argentino partiu para cima e conseguiu o nocaute técnico.
O Paraguai comemorou duas vitórias no Jungle, ambas por finalização. Primeiro, o peso-mosca Aldo Ariel Villalba derrotou o americano Brandon Gushiken no segundo round. O primeiro período foi parelho; embora Villalba tenha ficado perto de finalizar com uma guilhotina, Gushiken passou a maior parte do tempo por cima na luta de solo. No segundo assalto, porém, Villalba partiu para cima, derrubou Gushiken, pegou as costas e fechou um mata-leão. O americano resistiu o quanto pôde, mas acabou batendo em desistência.
Em seguida, foi a vez de Cesar "Goku" Arzamendia fazer a festa da torcida paraguaia. Ele partiu para a trocação franca contra o português Paulo "Smash" Durão, que atacou sem muita cautela e acabou quedado. Goku chegou a ter as costas do rival no chão, mas Durão se levantou e acertou uma série de uppers no clinche. O paraguaio seguiu em pé e desequilibrou o português com uma sequência de ganchos na cabeça. Ele não perdeu tempo, encaixou uma guilhotina e conseguiu a finalização com 1m22s de luta.
Gabriel Silva, MMA, Jungle Fight (Foto: Leonardo Fabri)Gabriel Silva aplicou belas quedas diante de William Vogado (Foto: Leonardo Fabri)
Na penúltima luta do torneio, foi o México que celebrou uma vitória na Arena Jungle, desta vez contra um lutador brasileiro. Fabian Quintanar impôs a Richard Godoy uma luta de muitas quedas para ambos os lados. O brasileiro teve seu melhor momento no segundo round, quando quedou logo no início e teve uma guilhotina encaixada. No terceiro round, ambos trocaram posição no solo inúmeras vezes, mas Quintanar terminou por cima. Ele foi apontado vencedor por decisão dividida dos juízes.
Quem também saiu do Jungle 67 feliz foi a família Silva, que venceu duas lutas no evento. Gabriel Silva, irmão caçula do peso-meio-médio Erick Silva, do UFC, lutou primeiro e venceu William Vogado na decisão dividida dos juízes, num combate que dominou com quedas e manteve-se por cima na maior parte do tempo. Seu irmão Bruno Silva, por sua vez, não precisou de mais que um round para despachar Leandro Vasconcelos. O capixaba acertou um chute alto que balançou Leandro e aproveitou para levar o combate para o solo, onde conseguiu a finalização com um kata-gatame.
Confira os resultados completos do evento:
Jungle Fight 67
29 de março de 2014, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR)
CARD DO EVENTO
Peso-galo (até 61kg): Jonas “Speed” Bilharinho venceu Mário Israel por decisão dividida
Peso-pena (até 66kg): Fabian Quintanar venceu Richard Godoy por decisão dividida
Peso-leve (até 70kg): Cesar "Goku" Arzamendia venceu Paulo "Smash" Durão por finalização (guilhotina) no primeiro round
Peso-mosca (até 57kg): Aldo Ariel Villalba venceu Brandon Gushiken por finalização (mata-leão) no segundo round
Peso-leve (até 70kg): Bruno Silva venceu Leandro Vasconcelos por finalização (kata-gatame) no primeiro round
Peso-galo (até 61kg): Gabriel Silva venceu Willian Vogado por decisão dividida
Peso-meio-médio (até 77kg): Fabian Armoa venceu Edson "Mão de Pedra" Jairo por nocaute técnico aos 20s do primeiro round

Marlon Moraes vence Rettinghouse
e conquista título peso-galo do WSOF

Lutador foi superior durante todo o duelo e se tornou o primeiro brasileiro
a ser campeão pela organização, em um combate que durou cinco rounds

Por Direto de Las Vegas (EUA)
22 comentários
Companheiro de time de Frankie Edgar, Ricardo Cachorrão e Renzo Gracie, Marlon Moraes é o primeiro brasileiro a se tornar campeão do WSOF (World Series of Fighting). Em duelo na noite deste sábado pelo WSOF 9, em Las Vegas, EUA, ele mostrou superioridade e muita raça e derrotou o americano Josh Rettinghouse na decisão unânime dos juízes (triplo 50-44).
O duelo teve um início intenso. com Marlon tentando acertar as pernas do adversário e o derrubando com um direto. O brasileiro continuou atacando e tentou encaixar uma guilhotina, mas Josh conseguiu sair. Os lutadores voltaram ao centro da jaula,  com Marlon conseguindo conectar nova sequência se socos, com a luta indo para o chão. O brasileiro então tentou encaixar nova guilhotina, mas o oponente conseguiu inverter. Com a luta de volta ao centro do cage, Marlon continuou encaixando golpes e se defendeu bem das tentativas de queda do adversário. O brasileiro tentou acertar dois chutes rodados e o round acabou com Josh conectando alguns chutes.
Marlon Moraes, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Marlon Moraes faz sinal de positivo ao lado do cinturão do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
No segundo assalto, Marlon tentou acertar um chute baixo, mas o adversário segurou a sua perna. Em uma tentativa de Josh de soltar novo golpe, Marlon o derrubou com um chute na perna de apoio. O americano tentou manter a distância, dificultando a movimentação por parte do brasileiro, que continuou buscando os chutes baixos para entrar no raio de ação. Ao final do round, o Rettinghouse buscou as pernas do brasileiro, que se defendeu bem. Marlon ainda balançou o adversário com um gancho de esquerda.
No início do terceiro round, Marlon Moraes continuou minando as pernas do adversário. Os lutadores se estudaram bastante durante a movimentação e Rettinghouse conectou alguns socos, mas Marlon o derrubou com novo chute baixo. O brasileiro mostrou muita cautela para atacar, apesar de o americano estar sentindo bastante as pernas devido aos chutes na altura do joelho. Marlon ainda tentou um chute rodado e novo chute baixo. Com o adversário no chão, ele conectou algumas joelhadas no abdômen de Rettinghouse e ensaiou uma guilhotina, mas o round chegou ao fim.
Toquinho e Marlon exibem os cinturões do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Toquinho e Marlon exibem os cinturões do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
O quarto round começou com Marlon acertando novo chute baixo e Rettinghouse tentando levar a luta para o chão. Sentindo as pernas, o americano tentou acertar Marlon algumas vezes e mostrou bastante dificuldade para se levantar, tentando continuar a luta no chão. Ele ainda ensaiou ir para trocação, mas Marlon se defendeu bem. O brasileiro acertou mais alguns chutes na altura do joelho do adversário, que tentou finalizar o round com um chute rodado, mas acabou caindo sozinho, como aconteceu por várias vezes durante o round.
O último round não foi muito diferente dos demais, com Rettinghouse tentando buscar a iniciativa do combate, mas caindo sozinho por diversas vezes. Marlon continuou se movimentando melhor e tentando finalizar o americano, que mancava bastante e tentava levar a luta para a trocação. O brasileiro continuou minando as pernas do adversário e chegou a conectar boa sequência de socos e até um chute alto, antes de conseguir uma queda e o round acabar.

Yushin Okami estreia com vitória e finaliza búlgaro em luta morna
Sem lutar desde setembro de 2013, mesmo mês em que foi demitido pelo UFC, Yushin Okami fez uma boa estreia pelo WSOF e derrotou o búlgaro Svetlozar Savov (que não lutava desde 2012) por finalização.
O duelo começou com ambos os lutadores se estudando no centro do octógono e Savov tentando tomar a iniciativa do combate com um direto de direita, mas sem sucesso. Okami então conseguiu levar o adversário para o chão e tentou trabalhar no ground and pound. O búlgaro se defendeu como pode enquanto o japonês ficou por cima até o final do round.
No segundo assalto, Savov tentou reagir, mas Okami controlava bem a distância. O japonês conseguiu nova queda e desferiu algumas cotoveladas no estômago do oponente. A luta continuou com Okami por cima no ground and pound até conseguir finalizar o adversário com um katagatame aos 4:46 minutos.
- O meu plano de jogo era usar a trocação, mas quando a luta começou, eu vi que ele tinha uma boa distância e tive que mudar de estratégia. Eu não tenho nenhum plano para a minha próxima luta. Sei que estão falando sobre fazer um card no Japão e quero lutar pelo título - pediu o japonês após o duelo.
Josh Burkman nocauteia Tyler Stinson no primeiro round
Depois de perder o cinturão peso meio-médio para Steve Carl, em outubro passado, Josh Burkman voltou a vencer no WSOF com um nocaute brutal sobre Tyler Stinson aos 2:15 minutos do primeiro round. O duelo começou com os lutadores se estudando no centro do octógono e com Josh conectando bons golpes logo de início. Ele chegou a acertar um direto de direita que balançou o adversário logo no início do round, mas Stinson conseguiu se recuperar a tempo. Os lutadores trocaram golpes contundentes no meio da jaula até que Burkman conseguiu derrubar o adversário com uma combinação de socos que culminou com um gancho de direita, nocauteando Tyler.
- A única coisa que eu não queria fazer ficar parado na frente dele. Eu sabia que ele tinha muito respeito pelas minhas mãos e que se ele me machucasse eu iria tentar usar o meu wrestling. Eu estou orgulhoso de mim e quero fazer a minha arte parecer boa e sempre tento entreter as pessoas. Mas isso não acontece sem um lutador como o Tyler Stinson - disse ele logo após a luta, completando:
- Eu não vou esperar por uma potencial chance ao título. Eu quero é lutar.
Com a vitória de hoje, Burkman chega a sua quarta vitória na competição.
Confira os demais resultados até agora:
WSOF 9
Hard Rock Hotel e Cassino - Las Vegas (EUA)
29 de março de 2014
CARD PRINCIPAL
Rousimar Toquinho derrotou Steve Carl por finalização (chave de calcanhar) aos 1:09 minutos do primeiro round
Marlon Moraes derrotou Josh Rettinghouse na decisão unânime dos jízes (triplo 50-44)
Yushin Okami derrotou Svetlozar Savov por finalização (katagatame) aos 4:46 minutos do segundo round.
Josh Burkman venceu Tyler Stinson por nocaute aos 2:15 minutos do primeiro round.
Johnny Nunez venceu Ozzy Dugulubgov na decisão dividida (29-28, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Mike Corey derrotou Shane Kruchten por finalização (mata-leão) aos 2:59 min do segundo round
Bryson Hansen derrotou Sean Cantor por nocaute técnico aos 46 segundos do primeiro round
Cris Gruetzemacher derrotou John Grunderson na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Brenson Hansen venceu Phil Dace na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)
Danny Davis venceu Phil Dace na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27).
Jimmy Spicuzza derrotou Gil Guardado por finalização (mata-leão) aos 3:14 min do terceiro round.

Toquinho finaliza Steve Carl e é
campeão peso-meio-médio do WSOF

Brasileiro venceu adversário com uma chave de calcanhar aplicada logo
no início do primeiro round

Por Direto de Las Vegas (EUA)
Rousimar Toquinho, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Rousimar Toquinho com o cinturão de campeão
do WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)
E o Brasil tem dois campeões do WSOF. Em evento na noite deste sábado em Las Vegas, EUA, Rousimar Palhares, o Toquinho, derrotou o americano Steve Carl em apenas 1 minuto e 9 segundos com uma chave de calcanhar. Na luta anterior, o compatriota Marlon Moraes venceu Josh Rettinghouse e conquistou o cinturão peso-galo da organização.
- Eu não tenho como falar o que estou sentindo. Só posso expressar em gestos. Quero agradecer a Deus, a minha mãe a minha irmã e a todos os meus amigos que acreditaram muito em mim. O WSOF me fez nascer de novo. Eu quase desisti de treinar por tudo o que passei, mas hoje estou aqui. - disse Toquinho ainda dentro do cage.
O brasileiro conseguiu a queda logo no início do primeiro round, com Carl tentando travá-lo. Ele ainda tentou esboçar uma reação, mas Toquinho conseguiu encaixar a sua tão temida chave de calcanhar, levando o campeão a bater e o árbitro Yves Lavigne a interromper o combate.
Rousimar Toquinho, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Rousimar Toquinho sorri com o seu cinturão após a luta (Foto: Evelyn Rodrigues)
Confira os demais resultados:
WSOF 9
Hard Rock Hotel e Cassino - Las Vegas (EUA)
29 de março de 2014
CARD PRINCIPAL
Rousimar Toquinho derrotou Steve Carl por finalização (chave de calcanhar) aos 1:09 minutos do primeiro round
Marlon Moraes derrotou Josh Rettinghouse na decisão unânime dos juízes (triplo 50-44)
Yushin Okami derrotou Svetlozar Savov por finalização (katagatame) aos 4:46 minutos do segundo round.
Josh Burkman venceu Tyler Stinson por nocaute aos 2:15 minutos do primeiro round.
Johnny Nunez venceu Ozzy Dugulubgov na decisão dividida (29-28, 30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Mike Corey derrotou Shane Kruchten por finalização (mata-leão) aos 2:59 min do segundo round
Bryson Hansen derrotou Sean Cantor por nocaute técnico aos 46 segundos do primeiro round
Cris Gruetzemacher derrotou John Grunderson na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-26)
Brenson Hansen venceu Phil Dace na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27)
Danny Davis venceu Phil Dace na decisão unânime (30-27, 30-27 e 30-27).
Jimmy Spicuzza derrotou Gil Guardado por finalização (mata-leão) aos 3:14 min do terceiro round.

Toquinho vai comemorar cinturão
indo pescar com a mãe no Brasil

Peso meio-médio ainda falou sobre seu próximo desafio pelo WSOF contra
Jon Fitch e agradeceu a torcida dos brasileiros que o apoiaram

Por Direto de Las Vegas (EUA)
7 comentários
A conquista do cinturão peso-meio-médio do WSOF trouxe felicidade e alivio ao peso meio-médio Rousimar Palhares, o Toquinho. Depois de vencer Steve Carl em pouco mais de um minuto, o brasileiro finalmente comemorou o que considera o momento de superação mais difícil de sua carreira:
- Nossa é uma sensação indescritível, graças a Deus. Trabalhei muito para isso e continuo trabalhando. Por tudo o que passei nesses meses, eu só tenho a agradecer ao WSOF porque eu nasci de novo. Foi talvez o momento mais difícil da minha carreira, mas agora é só alegria. Vou resolver umas coisas pessoais minhas e vou voltar a treinar, para ajudar meu amigo que vai lutar também e já começar a me preparar para o próximo desafio.
Rousimar Toquinho, WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Rousimar Toquinho demonstra felicidade após conquistar o cinturão (Foto: Evelyn Rodrigues)
Antes de voltar aos treinos, no entanto, Toquinho vai ter uma comemoração especial ao lado de sua mãe:
- Estou com muita saudade de casa. Amanhã vou comprar uns equipamentos de pesca e depois vou embora para o Brasil. Quero buscar a minha mãe e ir pescar com ela. Vou comemorar pescando - revelou ao Combate.com, depois da coletiva de imprensa pós-luta.
O brasileiro, que chegou aos EUA quase 15 dias antes do duelo para se submeter a um exame antidoping exigido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, disse que o episódio não atrapalhou o seu camp de treinamento:
- Isso acabou me ajudando (risos). Agora toda vez vou vir antes, vou vir faltando 15 dias, aí eu aproveito e faço os exames de antidoping aí que eles querem e já faço o fim do camp aqui. Foi bom para mim.
O lutador ainda aproveitou para falar sobre o seu próximo compromisso pela competição. Segundo a organização do evento, ele deve enfrentar Jon Fitch pela luta principal do WSOF 11, que será realizado em San José, na Califórnia, em 21 de julho.
- Fitch é um grande lutador e eu vou estar pronto, certeza! Ele falou que não ía lutar comigo, mas não tem jeito. Eu vou lutar com quem eles mandarem, vou estar pronto pra enfrentar qualquer um - disse, enviando também uma mensagem aos fãs brasileiros:
- Eu agradeço a todos os brasileiros que torceram por mim, porque eu tenho certeza de que tem muitos, o povo da minha cidade de Dores do Indaiá, onde eu nasci, minha mãe, minha esposa e meus irmãos. Estou muito feliz com esse título e agradeço, em primeiro lugar a Deus, e depois a todo mundo que me apoiou.

Will Power vence, e brasileiros vão bem na primeira prova da Fórmula Indy

Hélio Castroneves larga bem e termina em terceiro, enquanto Tony Kanaan é o sexto. Três vezes vice, australiano leva GP de St. Petersburg e vem forte na busca pelo título

Por St. Petersburg, Estados Unidos
Comente agora
Os brasileiros foram bem na prova de abertura da temporada 2014 da Fórmula Indy disputada nas ruas de St. Petersburg na tarde deste domingo no estado da Florida. Após sempre figurarem entre os primeiros colocados, Helio Castroneves e Tony Kanaan fecharam o GP na terceira e sexta posições, respectivamente. Will Power, assim como no GP de Fontana, última prova da temporada passada, foi o vencedor, garantindo sua 22ª vitória na categoria e a ponta do Mundial de pilotos. Três vezes vice (2010/11/12), o australiano da Penske vem forte na briga pelo título inédito. O atual campeão, Scott Dixon, foi o quarto.
Largando na décima posição, Castroneves logo pulou para as primeiras colocações. O brasileiro foi ultrapassando um a um, inclusive o compatriota Tony Kanaan, até chegar à liderança na volta 27. Mas depois das passagens pelo boxes e de uma relargada, onde não foi bem, acabou superado pelo americano Ryan Hunter-Reay, ficando em terceiro até o final da prova. Kanaan, que largou em segundo, foi superado pelos adversários diretos na luta pela ponta e foi mais coadjuvante do que ator principal na sua estreia pela Ganassi.
Na sequência, a categoria vai para a Califórnia, com o GP de Long Beach marcado para o dia 13 de abril. Ao todo, são 18 etapas este ano. A mais célebre delas, as 500 Milhas de Indianápolis, ocorre no dia 25 de maio, na famosa pista oval do Indianapolis Motor Speedway.
Hélio Castroneves destaca a evolução ao longo da sexta-feira e comemora 4º melhor tempo (Foto: Getty Images)Castroneves chegou a liderar o GP de St. Petersburg por duas voltas, mas terminou no terceiro lugar (Foto: Getty Images)

Após Gre-Nal, colorado posa com
cadeira arrancada da Arena; fotos

Grêmio destinou 1.500 ingressos a torcedores do Internacional para o clássico. Na
semifinal também houve depredação, e a conta foi repassada ao Brasil de Pelotas

Por Porto Alegre
163 comentários
cadeiras arena gre-nal inter torcida gre-nal 400 (Foto: Reprodução)Torcedor posa com cadeira arrancada na Arena (Foto: Reprodução)
Mais uma vez o espaço destinado à torcida adversária na Arena do Grêmio sofreu com vandalismo. No Gre-Nal 400, vencido pelo Inter de virada por 2 a 1, cadeiras foram quebradas e arrancadas no anel superior, onde estavam 1.500 torcedores visitantes. Nas redes sociais, um colorado posou com uma das cadeiras e escreveu que o objeto era uma "recordação".
O mesmo ocorreu na semifinal do Gauchão, quando o Grêmio recebeu o Brasil de Pelotas. Também no anel superior, cadeiras foram arrancadas. Depois, uma torcedora tirou uma foto segurando uma das peças já dentro do ônibus dos xavantes, na saída da Arena.
Na ocasião, o clube não confirmou o número de assentos arrancados, mas sim a depredação por parte da torcida do Xavante. Em nota, avisou que seguiria o protocolo e pediria o ressarcimento aos pelotenses. O mesmo, por consequência, deverá acontecer com o Inter, que pode ter de bancar o prejuízo.
Cadeiras foram quebradas e arrancadas do setor da torcida adversária na Arena (Foto: Arquivo Pessoal)Cadeiras foram quebradas e arrancadas do setor da torcida adversária na Arena (Foto: Arquivo Pessoal)

Jornal denuncia obras para a Copa no Catar: trabalho escravo e 1.200 mortos

Segundo publicação do diário inglês 'Mirror', passaportes de imigrantes que chegam
ao país para trabalhar são retidos, e operários são mantidos em situação desumana

Por Londres, Inglaterra
17 comentários
Uma reportagem do jornal inglês "Mirror", da edição que chega às bancas nesta segunda-feira, faz graves denúncias sobre as condições dos operários das obras para a Copa do Mundo no Catar, em 2022. Segundo a publicação, 1.200 pessoas já morreram por viverem em condições desumanas, obrigadas a morar em lugares sujos, com pouca higiene e bebendo água salgada. Além disso, revela que muitos imigrantes que foram para o país buscar emprego tiveram seus passaportes apreendidos. Impedidos de retornarem aos países de origem, eles seriam mantidos num esquema de escravidão, com direito a agressões. Organizações que acompanham a situação acreditam que até o término das construções há uma chance de o número de mortos chegar a quatro mil.
– Nós somos tratados como escravos. Não somos vistos como humanos, e nossas mortes não custam nada. Eles têm os nossos passaportes para que não possamos voltar para casa. Estamos presos – disse um carpinteiro do Nepal, que vive no Catar e pediu para não ser identificado.
catar obras copa do mundo (Foto: Getty Images)Obras para a Copa do Mundo de 2022, no Catar (Foto: Getty Images)

A Fifa passou a sofrer pressão para interceder após a revelação do número de mortes nas construções no Catar. Inicialmente, a entidade não tomou nenhuma providência, mas o presidente Joseph Blatter resolveu agir e enviar, no próximo mês, o advogado alemão Theo Zwanzieger para verificar o que está acontecendo. Uma equipe de líderes sindicais britânicos e deputados advertiu a preparação para a Copa de 2022 com o argumento que o país está fazendo obras "sobre o sangue e a miséria de um exército de trabalho escravo".
Trabalhadores de países como Índia e Nepal são as principais vítimas. Ainda segundo a publicação, há um acampamento no centro de Doha, capital do Catar, onde trabalhadores dormem amontoados numa pequena sala infestada de baratas.
Com a necessidade de obras para 12 estádios para a Copa do Mundo, entre 500 mil e um milhão de trabalhadores podem chegar ao país para participar das construções. O chefe do comitê organizador da Copa no país, o príncipe Hassan Abdullah Al Thawadi, rebateu as acusações.
– Nós não queremos que as pessoas pensem que somos um país mau, porque não somos – disse.

Rivais provocam tricolores, e vascaínos também entram na mira das piadas


dom, 30/03/14
por meiodecampo |
categoria Sem categoria
Os tricolores não foram perdoados logo ao fim do jogo em que o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Vasco, pela semifinal do Campeonato Carioca. Na internet, os rivais aproveitaram para brincar com a eliminação da equipe, algumas das imagens citando o rebaixamento de 2013 no Brasileiro e o retorno da equipe à elite por conta de uma punição a Portuguesa que livrou o time e rebaixou os paulistas. Os vascaínos, apesar da vitória, não ficaram fora. Muito em função do desempenho em decisões contra o Flamengo, adversário na final. Os cruz-maltinos perderam quatro estaduais e uma Copa do Brasil nos últimos anos para o arquirrival.






Daniele Hypolito exibe boa forma com vestido justo e decotado

Ginasta usou seu Instagram, neste sábado, 29, para mostrar o registro.

do EGO, no Rio
Com um vestido vermelho justo e decotado, Daniele Hypolito usou seu Instagram, neste sábado, 29, para mostrar a boa forma. A ginasta escolheu o modelito para jantar com amigos. Momentos depois da publicação, Daniele foi elogiada pelos seus seguidores. "Que belaaaaa", escreveu uma fã.
Recentemente, a atleta deu uma repaginada no visual, deixando o cabelo mais claro, depois de sua participação nos jogos Sul-Americanos.
Daniele Hypolito posa sensual (Foto: Reprodução/Instagram)Daniele Hypolito posa sensual (Foto: Reprodução/Instagram)

Atleta de MMA desabafa em rede social por falta de apoio do governo

Jimmy Nascimento seria beneficiário de uma bolsa de apoio a atletas de alto rendimento. Atraso no pagamento do benefício chega ao 7º mês

Por Macapá, AP
4 comentários
O lutador amapaense de jiu-jítsu e MMA, Jimmy Nascimento, utilizou seu perfil em uma rede social para desabafar e protestar contra a falta de apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA). O atleta teria sido contemplado desde o início de 2013 com uma espécie de 'bolsa', que o daria direito de aproximadamente R$ 1.500 mil mensais. Porém, até hoje Jimmy teria recebido os recursos de apenas quatro meses. O atraso no pagamento do benefício chega ao sétimo mes.
Atleta de MMA desabafa em rede social por falta de apoio do governo (Foto: Reprodução/Facebook)Postagem do atleta em seu perfil na rede social (Foto: Reprodução/Facebook)















Jimmy Nascimento é um dos atletas mais reconhecidos no cenário do MMA amapaense e atualmente treina na academia Lotus Clube, em São Paulo. Ele conta que utiliza o dinheiro para custear despesas com alimentação e treinamentos. Nas competições representando o estado, o atleta sempre leva a bandeira do Amapá. O lutador conta que foi até a Secretaria de Estado, Deporto de Lazer (Sedel) tentar obter respostas, mas se quer foi atendido.
Atleta amapaense de MMA desabafa em rede social sem apoio do GEA (Foto: Arquivo Pessoal/Jimmy Nascimento)Jimmy Nascimento exibe coleção de medalhas
(Foto: Arquivo Pessoal/Jimmy Nascimento)
- Foi um total descaso o que eles estão fazendo comigo. Pagaram somente quatro meses do recurso que chega a R$ 1.500 mil e desde então não recebi mais nada. Já fui várias vezes até a Sedel e não fui atendido. Simplesmente me enrolam - afirma.
Detentor de títulos nacionais e internacionais, Jimmy afirma que a falta de reconhecimento é o maior problema para quem sobrevive do esporte no Amapá. Para se manter fora do estado, ele dá aulas de jiu-jítsu e MMA, além de participar de seminários. Precisando retornar o quanto antes para a capital paulista, tendo em vista as próximas competições, sem recurso ele corre o risco de perder alguns patrocínios firmados.
- Infelizmente, é uma realidade muito cruel. Não penso em deixar de defender o meu estado, até porque sou amapaense e me orgulho dessa terra. Mas é lamentável isso que estão fazendo. Até agora não tive nenhuma resposta, ou seja, tratam a gente com total desrespeito - afirmou Jimmy.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sedel informou que a secretária Áurea Brito está buscando informações sobre a suposta 'bolsa' de apoio a atletas e tomando conhecimento a respeito da situação do lutador Jimmy Nascimento. A secretaria irá se pronunciar sobre o assunto na próxima segunda-feira (31).

Jonas Bilharinho surpreende, vence Mário Israel e leva cinturão do Jungle

Após luta equilibrada, carioca conquista título com vitória por decisão dividida. Latinos e irmãos de Erick Silva fazem a festa em Foz do Iguaçu

Por Foz do Iguaçu, PR
Comente agora
O carioca Jonas "Speed" Bilharinho sofreu, mas conquistou o cinturão dos pesos-galos do Jungle Fight ao vencer uma equilibrada luta contra o amazonense Mário Israel, até então campeão da categoria. Os dois foram até o terceiro round no evento principal do Jungle Fight 67, em Foz do Iguaçu-PR, neste sábado, mas o lutador da Team Nogueira preservou sua invencibilidade e se sagrou campeão graças a uma polêmica decisão dividida dos juízes.
Os dois lutadores se estudaram nos primeiros instantes e Israel foi o primeiro a conectar, com dois chutes baixos. O amazonense também acertou um gancho no rosto e outro no corpo. Bilharinho jogou um plástico chute voador que não chegou a tocar o campeão. Israel seguiu atacando mais e logo deixou marcas vermelhas no corpo do carioca. Um gancho de encontro acertou o rosto de Bilharinho, mas o lutador da Team Nogueira permanecia em pé. Um chute alto de direita balançou o desafiante, mas não foi o suficiente para nocauteá-lo. Israel seguiu dominando a luta até o final do primeiro round.
Bilharinho começou o segundo round imprimindo o ritmo, com jabs e chutes. Um chute alto de direita ficou na guarda, mas tocou o rosto de Israel. O campeão tentou responder, mas o carioca estava mais ligado na esquiva. Israel partiu para um single leg, mas Bilharinho usou a grade para se manter em pé. O amazonense conectou um chute e um jab no corpo antes de voltar a buscar a queda, mais uma vez defendida pelo carioca. Israel insistiu e conseguiu botar o quadril de Bilharinho no solo, mas o desafiante bateu no solo e voltou. Ele terminou o round com mais alguns golpes conectados em cima.
Os lutadores iniciaram o último round trocando chutes baixos. Israel pressionou e conseguiu quedar o adversário, que novamente bateu e levantou. Bilharinho respondeu na mesma moeda e os dois voltaram à luta em pé. O carioca acertou joelhadas no corpo no clinche e, numa tentativa de queda, jogou a joelhada no rosto. Israel, porém, seguiu agarrado e botou para baixo. O campeão conseguiu duas quedas, mas não conseguia manter o carioca no solo. Bilharinho tentou soltar mais o jogo em pé, mas não encontrou o adversário. Israel levou a vantagem mesmo na trocação e acertou bons diretos. Bilharinho ainda quedou o adversário nos segundos finais, mas não teve tempo para finalizar. Para sua sorte, dois dos três juízes apontaram a vitória a seu favor. Emocionado, o carioca foi humilde e reconheceu o valor de seu adversário.
- Eu achei que ele não fosse me achar de jeito nenhum, mas ele é muito mais rápido que nos vídeos. Assisti à última luta dele e ele melhorou um absurdo desde então, não esperava encontrar o que encontrei hoje mesmo - afirmou Bilharinho, aos prantos. Ele passa a ter cinco vitórias e um empate em seu cartel. Mário Israel sofreu sua primeira derrota em 10 lutas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
'Hermanos' fazem a festa
O Jungle Fight 67 teve vários lutadores estrangeiros em ação neste sábado, e os latino-americanos em especial se saíram bem. Logo na primeira luta da noite, o argentino Fabian Armoa só precisou de 20 segundos para derrotar o brasileiro Edson Jairo. Apesar de Edson ser conhecido como "Mão de Pedra", foi a direita de Armoa que conectou e mandou o lutador paranaense à lona. O argentino partiu para cima e conseguiu o nocaute técnico.
O Paraguai comemorou duas vitórias no Jungle, ambas por finalização. Primeiro, o peso-mosca Aldo Ariel Villalba derrotou o americano Brandon Gushiken no segundo round. O primeiro período foi parelho; embora Villalba tenha ficado perto de finalizar com uma guilhotina, Gushiken passou a maior parte do tempo por cima na luta de solo. No segundo assalto, porém, Villalba partiu para cima, derrubou Gushiken, pegou as costas e fechou um mata-leão. O americano resistiu o quanto pôde, mas acabou batendo em desistência.
Em seguida, foi a vez de Cesar "Goku" Arzamendia fazer a festa da torcida paraguaia. Ele partiu para a trocação franca contra o português Paulo "Smash" Durão, que atacou sem muita cautela e acabou quedado. Goku chegou a ter as costas do rival no chão, mas Durão se levantou e acertou uma série de uppers no clinche. O paraguaio seguiu em pé e desequilibrou o português com uma sequência de ganchos na cabeça. Ele não perdeu tempo, encaixou uma guilhotina e conseguiu a finalização com 1m22s de luta.
Na penúltima luta do torneio, foi o México que celebrou uma vitória na Arena Jungle, desta vez contra um lutador brasileiro. Fabian Quintanar impôs a Richard Godoy uma luta de muitas quedas para ambos os lados. O brasileiro teve seu melhor momento no segundo round, quando quedou logo no início e teve uma guilhotina encaixada. No terceiro round, ambos trocaram posição no solo inúmeras vezes, mas Quintanar terminou por cima. Ele foi apontado vencedor por decisão dividida dos juízes.
Quem também saiu do Jungle 67 feliz foi a família Silva, que venceu duas lutas no evento. Gabriel Silva, irmão caçula do peso-meio-médio Erick Silva, do UFC, lutou primeiro e venceu William Vogado na decisão dividida dos juízes, num combate que dominou com quedas e manteve-se por cima na maior parte do tempo. Seu irmão Bruno Silva, por sua vez, não precisou de mais que um round para despachar Leandro Vasconcelos. O capixaba acertou um chute alto que balançou Leandro e aproveitou para levar o combate para o solo, onde conseguiu a finalização com um kata-gatame.
Confira os resultados completos do evento:
Jungle Fight 67
29 de março de 2014, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR)
CARD DO EVENTO
Peso-galo (até 61kg): Jonas “Speed” Bilharinho venceu Mário Israel por decisão dividida
Peso-pena (até 66kg): Fabian Quintanar venceu Richard Godoy por decisão dividida
Peso-leve (até 70kg): Cesar "Goku" Arzamendia venceu Paulo "Smash" Durão por finalização (guilhotina) no primeiro round
Peso-mosca (até 57kg): Aldo Ariel Villalba venceu Brandon Gushiken por finalização (mata-leão) no segundo round
Peso-leve (até 70kg): Bruno Silva venceu Leandro Vasconcelos por finalização (kata-gatame) no primeiro round
Peso-galo (até 61kg): Gabriel Silva venceu Willian Vogado por decisão dividida
Peso-meio-médio (até 77kg): Fabian Armoa venceu Edson "Mão de Pedra" Jairo por nocaute técnico aos 20s do primeiro round

Shlemenko finaliza Ward e mantém
o título do peso-médio no Bellator

Russo conquista a terceira vitória seguida desde que se tornou campeão. Final do Grand Prix do peso-pena será entre Desmond Green e Daniel Weichel

Por West Valley City, EUA
10 comentários
Brennan Ward teve bons momentos no primeiro round, mas vacilou no segundo e acabou finalizado por Alexander Shlemenko no segundo round. A luta foi a principal do Bellator 114, em West Valley City (EUA), nesta sexta-feira, e valeu para o russo a manutenção do cinturão do peso-médio da organização e também o 50º triunfo dele na carreira - Shlemenko tem ainda sete derrotas no total.
Durante o primeiro round, Brennan Ward teve bons momentos tanto na trocação quanto na luta agarrada. O americano chegou duas vezes às costas do russo, arriscou todos os tipos de estrangulamentos possíveis e não finalizou.
Alexander Shlemenko MMA Bellator (Foto: Reprodução/ Instagram)Alexander Shlemenko com o cinturão e o filho após manter o cinturão (Foto: Reprodução/ Instagram)
No segundo período, Alexander Shlemenko aproveitou uma tentativa de queda do americano para envolver seus braços no pescoço do rival e obrigá-lo a desistir do combate com uma guilhotina. O russo não finalizava com este golpe desde setembro de 2011.
Semifinais do peso-pena definidas
Nesta sexta também foram disputadas as semifinais do Grand Prix do peso-pena. Desmond Green e Daniel Weichel venceram respectivamente Will Martinez e Matt Bessete por decisão unânime e agora vão disputar o título.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
No peso-médio, Brett Cooper derrotou Kendall Grove com um supernocaute no ground and pound. Ele sofreu um castigo parecido no primeiro round, "sobreviveu" até o fim do período e voltou com tudo no segundo para conquistar a vitória e a vaga na final do Grand Prix da categoria. A outra semifinal será entre Jeremy Kimball e Dan Cramer no dia 4 de abril.
Resultados completos:
Alexander Shlemenko venceu Brennan Ward por finalização (guilhotina) a 1m22s do round 2
Daniel Weichel venceu Matt Bessette por decisão unânime (29 a 28, 29 a 28 e 30 a 27)
Desmond Green venceu Will Martinez por decisão unânime (29 a 28, 30 a 27 e 30-27)
Brett Cooper venceu Kendall Grove por nocaute técnico aos 3m33s do round 2
Justin Wilcox venceu Jason Fischer por decisão unânime (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28)
Bubba Jenkins venceu Sean Powers por decisão unânime (30 a 27, 30 a 27 e 30 a 27)
Linton Vassell venceu Trevor Carlson por finalização (mata-leão) a 1m54s do round 2
Gavin Sterritt venceu Mike Estus por finalização (guilhotina) aos 3m29s do round 1
Joe Rodriguez venceu Eric Wahlin por finalização (chave de braço/triângulo) aos 2m06s do round 2

Cyborg perde na decisão unânime, e
Baars fica com cinturão do Lion Fight

Brasileira travou uma batalha dura de cinco rounds contra veterana do
muay thai em Las Vegas. 'Lutei porque amo fazer isso. É minha vida'

Por Direto de Las Vegas, EUA
228 comentários
A disputa inaugural do cinturão feminino até 65kg do campeonato de muay thai Lion Fight não acabou como esperado para a brasileira Cris Cyborg. Em um duelo duríssimo travado contra a holandesa Jorina Baars no Hard Rock Hotel e Cassino, em Las Vegas, nos EUA, a brasileira foi derrotada na decisão unânime dos juízes (49-45 48-45 49-44).
Cris foi ovacionada pela plateia ao entrar no evento. Acompanhada do amigo e ex-empresário Tito Ortiz, que fez parte de seu córner, ela mostrou raça e muita determinação, mas isso não foi o suficiente para convencer os juízes. O duelo durou 5 rounds, com ambas as lutadoras partindo para a trocação franca e com vários momentos dramáticos, que precisaram da intervenção do juiz para verificar se as lutadoras poderiam prosseguir.
Cris Cyborg, Lion Fight (Foto: Evelyn Rodrigues)Cyborg e Baars fizeram uma luta intensa, mas a holandesa levou a melhor (Foto: Evelyn Rodrigues)
O muay thai é uma arte marcial criada na Tailândia e que é disputada apenas em pé com trocas de golpes como socos, cotoveladas, chutes e joelhadas. A pontuação dos juízes leva em conta quem provoca mais estrago no adversário, quem mostra mais força, é mais ofensivo, tem melhor controle do ringue, melhor estratégia e defesa, entre outras coisas.
Um dois juízes explicou ao Combate.com que, em sua opinião, Cris ganhou apenas o quarto round e o que definiu o duelo foi a pressão e a quantidade de golpes da holandesa, que agora chega à sua 36ª vitória e continua invicta na carreira. Curiosamente, Jorina tem uma vitória e três derrotas no MMA. Já Cyborg, que tem um cartel de 12 vitórias, uma derrota e um no-contest no MMA, tem agora 2 vitórias e uma derrota na modalidade.
Cris Cyborg, Lion Fight (Foto: Evelyn Rodrigues)A brasileira admitiu a superioridade da veterana do muay thai (Foto: Evelyn Rodrigues)
Quando Jorina foi anunciada vencedora e recebeu o cinturão da organização, Cris fez questão de cumprimentar a adversária:
- Ela foi melhor hoje e eu tenho que reconhecer. Quero agradecer ao apoio e carinho de todos vocês. Eu lutei porque amo fazer isso, não importa se é MMA, muay thai ou jiu-jítsu. Lutar é o que eu amo fazer. - disse ela ainda no ringue.

Lyoto Machida e família ficam debaixo da mesa para se proteger de terremoto


sáb, 29/03/14
por ultimmato |
categoria Lyoto Machida
Tremores de terra vêm abalando a região de Los Angeles, nos EUA, e Lyoto Machida e família, que estão morando na área, ficaram assustados. Após um abalo de magnitude 5,1 na escala Richter, o lutador brasileiro e sua família acordaram no meio da noite e foram para debaixo da mesa na cozinha, se proteger de possíveis acidentes.
- Minha esposa avisou a todos sobre o terremoto de ontem e colocou todo mundo embaixo da mesa!! – contou Lyoto nas redes sociais, ao postar uma foto em que aparece com expressão de susto.

Marlon Moraes pronto para conquistar
cinturão peso galo do WSOF: 'Sonho'

Brasileiro enfrenta o americano Josh Rettinghouse neste sábado e sai em defesa de Toquinho: 'Tem um coração enorme, é um grande ser humano'

Por Direto de Las Vegas, EUA
4 comentários
Natural de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Marlon Moraes disputa neste sábado a luta mais importante de sua carreira valendo o cinturão peso-galo do WSOF (World Series of Fighting). O brasileiro terá pela frente Josh Rettinghouse, que vem de vitória sobre o cubano Alexis Villa, em outubro de 2013, no mesmo card em que ele atropelou o americano Carson Beebe aos 32 segundos do primeiro round.
Em conversa com o Combate.com, em Las Vegas, sede do duelo de hoje, Marlon disse que está realizando um sonho e relembrou o início da carreira nos EUA:
Marlon Moraes pesagem MMA WSOF (Foto: Evelyn Rodrigues)Marlon Moraes pode se tornar mais um brasileiro campeão no MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Moro aqui nos EUA há 3 anos e acho que o mais difícil na minha adaptação quando vim para cá foi ficar longe da família e dos amigos. É muito complicado, né? A gente fica a vida inteira ao lado da família, dos amigos e de repente tudo muda. Sem falar no sonho, né, pois, para muitos se torna realidade e, para outros também não se concretiza. Então, acaba que a gente abandona tudo sem saber o que vai acontecer. Mas a gente que é lutador, tem coragem e sabe que, quando tem um sonho, independente do que possa acontecer, a gente tem que enfrentá-lo e encará-lo e é assim que eu encaro qualquer adversário, qualquer objetivo e qualquer luta. Eu vou para o duelo e, não importa o que acontecer, eu vou enfrentar. Se eu tivesse que definir essa luta em uma palavra seria sonho.
O friburguense tem um cartel de 12 vitórias, quatro derrotas e um empate e vem de uma sequência de seis trunfos consecutivos, sendo apontado por muitos especialistas como uma das grandes promessas peso-galo da atualidade. Mas ele trata de despistar todas as especulações sobre seu futuro, garantindo que o foco por enquanto é só no duelo de hoje:
- Eu tenho mais duas lutas no contrato, mas não penso no futuro agora. Com certeza já houve interesse de outras organizações, mas eu estou feliz, tenho um lugar onde eu me sinto em casa e é muito importante para a gente, que é lutador, ter um lugar para trabalhar. O WSOF tem sido muito bom para mim, me ajudado em todos os aspectos e eu estou muito feliz. Eu vi esse evento nascer, estou vendo ele crescer e quero muito esse cinturão.
Marlon sabe que terá um teste difícil para conseguir o tão almejado título de campeão, pois Rettinghouse tem um cartel de 10 vitórias e duas derrotas no MMA e, apesar de ser apontado como o azarão no combate, vem de três vitórias consecutivas, sendo duas delas por decisão e uma por nocaute.
- O meu adversário é um cara duro, a última luta dele foi contra o Alexis Villa, que é um cara muito bom de wrestling, e o Josh mostrou ser muito bom em todas as áreas. Isso fez com que a gente treinasse tudo. A preparação foi muito boa, foi intensa, foram três meses de treinamento com foco nessa luta pelo cinturão, que vai ter cinco rounds. Então, o treinamento é muito duro quando a gente treina para uma luta de cinturão. Mas, graças a Deus deu tudo certo, estou sem lesão, muito confiante, me sentindo bem em todos os aspectos. Quanto à pressão de todo mundo falar de mim, que estou ganhando de todo mundo, ah eu já esqueci tudo o que eu fiz, hoje estou pensando só na minha próxima luta, estou muito motivado de levar essa vitória para a minha cidade, Nova Friburgo, e para o meu país, Brasil, e é isso aí. Estou aqui vou representá-los e vou dar o meu melhor. Nada vai surpreender a gente, vou estar preparado para o que quer que aconteça lá dentro..
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Se Marlon vencer o cinturão peso-galo na co-luta principal do WSOF9, ele será o primeiro brasileiro a conquistar o título da organização. Mas  “Mágico" está confiante de que o Brasil sairá do evento com dois títulos inéditos, pois Rousimar Palhares, o Toquinho, faz a sua estreia na organização também neste sábado e disputará o cinturão dos meio-médios contra o atual campeão Steve Carl na luta principal do evento:
Marlon Moraes x Josh Rettinghouse (Foto: Reprodução / Twitter)Marlon e Rettinghouse estarão frente a frente neste sábado pelo cinturão dos galos (Foto: Reprodução / Twitter)


- Eu acompanho a história do Toquinho, é um cara que tem um coração enorme, é um grande ser humano. Por um certo lado, as pessoas aqui nos EUA, por não o conhecerem e não entenderem muito bem o idioma, pois muita coisa acaba se perdendo na tradução, acham que o Toquinho é maldoso, que ele machuca as pessoas. Eu, particularmente, não o conheço pessoalmente mas só de vê-lo em entrevistas, dá para ver que trata-se de um cara super humilde e, com certeza, vou torcer muito por ele.
WSOF 9
Hard Rock Hotel e Cassino - Las Vegas (EUA)

29 de março de 2014
CARD PRINCIPAL
Steve Carl  x Rousimar Toquinho
Marlon Moraes x Josh Rettinghouse
Yushin Okami  x Svetlozar Savov
Josh Burkman x Tyler Stinson
Ozzy Dugulubgov  x Johnny Nunez
CARD PRELIMINAR
Mike Corey  x Shane Kruchten
Sean Cantor x Bryson Hansen
Chris Gruetzemacher x John Gunderson
Brenson Hansen  x Boostayre Nefarios
Phil Dace  x Danny Davis
Gil Guardado  x Jimmy Spicuzza

Israel e Bilharinho fazem duelo de invictos pelo cinturão no Jungle 67

Amazonense campeão peso-galo faz primeira defesa de cinturão no mesmo local em que conquistou título, Foz do Iguaçu. Carioca promete vitória

Por Foz do Iguaçu, PR
3 comentários
Entre Mário Israel e Jonas Bilharinho, são 14 lutas e nenhuma derrota. Neste sábado, todavia, um dos dois deve sofrer seu primeiro revés: a dupla faz a luta principal do Jungle Fight 67, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu-PR. O canal Combate e o SporTV transmitem ao vivo a partir de 21h (horário de Brasília). (Conheça mais sobre os dois lutadores no vídeo especial de apresentação ao lado).
O amazonense Mário Israel é o atual campeão dos pesos-galos (até 61kg), cinturão que conquistou em agosto do ano passado, no Jungle 66, coincidentemente também em Foz do Iguaçu, com um nocaute em Reginaldo Vieira. Foi a nona vitória do atleta em nove lutas profissionais, três delas no Jungle. Apesar disso, o campeão admite que pensa no risco de sair derrotado - especialmente enfrentando outro lutador gabaritado como Bilharino.
- Querendo ou não, você pensa em medo de perder, mas eu não me sinto pressionado. Acredito que dou meu máximo no dia a dia para chegar lá e conseguir o resultado que eu mereço - disse Israel.
Jonas Bilharinho Wallid Ismail Mário Israel Jungle Fight Cataratas do Iguaçu MMA (Foto: Marcelo Freire/Jungle Fight)Jonas Bilharinho (esq.) e Mário Israel (dir.) disputam o cinturão do Jungle (Foto: Marcelo Freire/Jungle Fight)
Bilharinho também desconhece o gosto de um revés: em cinco combates de MMA, venceu quatro e empatou um, sua estreia. Seu forte é o jogo em pé, algo que demonstrou em suas três lutas pelo Jungle, todas encerradas com nocaute ou nocaute técnico. Contra Mário Israel, o carioca reconhece que vai encontrar um lutador de queixo duro e mão pesada, mas promete vencer da forma que for necessária.
- Com certeza minha melhor habilidade é a trocação, mas essa não é minha única arma. Qualquer mole que ele der, em qualquer área, é onde eu vou pegar ele - afirmou "Speed".
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O torneio de sábado tem mais seis lutas. Confira o card completo abaixo:
Jungle Fight 67
29 de março de 2014, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR)
CARD DO EVENTO
Peso-galo (até 61kg): Mario Israel x Jonas “Speed” Bilharinho (Disputa de cinturão)
Peso-pena (até 66kg): Fabian Quintanar x Richard Godoy
Peso-leve (até 70kg): Paulo "Smash" Durão x Cesar "Goku" Arzamendia
Peso-mosca (até 57kg): Brandon Gushiken x Aldo Ariel Villalba
Peso-leve (até 70kg): Bruno Silva x Leandro Vasconcelos
Peso-galo (até 61kg): Gabriel Silva x Willian Vogado
Peso-meio-médio (até 77kg): Edson Jairo x Fabian Armoa

Roy Nelson exalta ‘lenda’ Minotauro e avisa: 'Levo um soco para dar outro'

Americano também revelou que tem mais oito lutas em seu contrato e que não pensa em se aposentar tão cedo: 'Tenho mais alguns anos de carreira'

Por Direto de Las Vegas, EUA
62 comentários
Adversário de Rodrigo Minotauro na edição do UFC que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no dia 11 de abril, Roy Nelson se reuniu com a imprensa em Las Vegas, EUA, nesta sexta-feira para falar sobre a expectativa para o duelo e demonstrou muito respeito pelo líder da Team Nogueira, a quem se referiu por diversas vezes como uma lenda do esporte:
- Não tem como comparar. Nogueira definitivamente tem um nome muito maior do que o meu Eu estou neste esporte há muito tempo, e o nosso passado nunca se cruzou. Se eu tivesse feito uma sessão de sparring com ele, uma sessão de wrestling ou jiu-jítsu, eu saberia um pouco mais sobre ele. É por isso que lutadores do mesmo time não gostam de se enfrentar, porque eles já sabem quem vai vencer. Um cara é sempre melhor, não tem jeito. Eu só quero estar apto a ir para qualquer área lá dentro, só por ir mesmo. É aquela coisa: eu estive lá com uma lenda, eu venci uma lenda, é só para saber onde eu me encaixo no esporte. É meio que para o meu ego e, para os fãs, eu só quero dar um bom show. Eu levo um soco para poder acertar outro, mas eu também gostaria de deixar a minha marca no MMA.
montagem Roy Nelson e Rodrigo Minotauro (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Roy Nelson e Minotauro duelarão no próximo dia 11 em Abu Dabi (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)
O peso-pesado comemorou o fato de protagonizar o duelo principal do card e exaltou uma de suas principais qualidades: o queixo duro. Em 28 lutas na carreira, “Big Country" só foi nocauteado uma vez  e nunca foi finalizado:
- A razão pela qual eu realmente gosto dessa luta, é que será um duelo de cinco rounds. Então você não vai sair daquela jaula tão facilmente. Se você vai me encher de porrada, você vai ter que fazer isso por 25 minutos. E adivinha? Em 25 minutos eu sei que vou acertar pelo menos um soco, ou derrubá-lo ou estrangulá-lo. Eu sou um melhor lutador hoje do que antes e é nisso que eu estou focando. Quando você está enfrentando os melhores caras do mundo, você só quer fazer um grande show. No final do dia, se eles não conseguem te finalizar, isso mostra qual é o seu lugar. Porque se os melhores caras do mundo não conseguem te finalizar é porque você deve ser muito bom no que faz.
Questionado se não seria a hora de Minotauro aposentar as luvas, por já ter feito tudo o que tinha que fazer pelo esporte, “Big Country” saiu em defesa do ex-campeão do UFC e do PRIDE:
- Temos a mesma idade, acho que ele é duas semanas mais velho do que eu. Rodrigo começou a lutar três anos antes de mim. Falando desses caras de elite, como é o caso do Randy Couture, dependendo do estilo de quem você luta, isso pode fazer do duelo completamente diferente. É a mesma coisa de todo mundo dizer que o Dan Henderson já estava aposentado enquanto eu o colocaria lá com qualquer peso-meio-pesado. Eu acho que sempre há 50% de chance para cada lado. Se eu lutar contra qualquer pessoa, você pode me derrotar em uma luta, mas na próxima eu já vou conhecer o seu jogo e eu vou te bater.- disse, completando:
- Eu tenho pelo menos mais oito lutas no meu contrato, isso me dá mais alguns anos de carreira. Enquanto eu achar que posso competir, definitivamente farei isso. Se eu estiver igual ao Dan Henderson, com 43 anos e me sentindo da mesma forma que ele, como se eu pudesse nocautear qualquer um na divisão dos meio-pesados ou em qualquer divisão em que eu estiver lutando, eu certamente vou fazer isso.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Roy, que foi campeão da décima edição do TUF nos EUA, ainda comentou a lesão sofrida por Minotauro no duelo de treinadores do TUF Brasil 2, em junho passado:
- Uma lesão séria pode certamente afetar a mentalidade de um lutador. Eu tive que fazer cirurgia no joelho quando lutei contra Junior dos Santos e isso definitivamente te afeta durante a luta. Mas estamos falando de Rodrigo Nogueira, ele já foi atropelado por um caminhão (risos), então uma lesão no ombro não vai ser algo tão complicado quanto ser atropelado por um caminhão. Além disso, ele também pode estar mais forte. Quando você tem esse tipo de cirurgia, eles colocam pinos e placas de titânio, você acaba ficando mais forte. É o mesmo caso do Overeem - finalizou

UFC: Minotauro x Nelson
11 de abril de 2014, em Abu Dhabi (EAU)
CARD PRINCIPAL
Peso-pesado: Rodrigo Minotauro x Roy Nelson
Peso-pena: Clay Guida x Tatsuya Kawajiri
Peso-meio-médio: John Howard x Ryan LaFlare
Peso-leve: Ramsey Nijem x Beniel Dariush
CARD PRELIMINAR
Peso-pesado: Jared Rosholt x Daniel Omielanczuk
Peso-galo: Rani Yahya x Johnny Bedford
Peso-médio: Thales Leites x Trevor Smith
Peso-médio: Chris Camozzi x Andrew Craig
Peso-mosca: Alptekin Ozkilic x Dustin Ortiz
Peso-pena: Alan Omer x Jim Alers.

Sob chuva na Malásia, Lewis Hamilton faz a pole e Massa é eliminado no Q2

Com Williams difícil de controlar na pista molhada, brasileiro não se classifica para a superpole e terá que largar em 13º. Vettel volta a brilhar e arranca segundo lugar

Por Kuala Lumpur, Malásia
melhores momentosSaiba como foi o treino classificatório
massa cai no q2Williams não vai bem na chuva e brasileiro é eliminado
alonso bateEspanhol toca em Kvyat e quebra suspensão da Ferrari


A típica chuva no abafado fim de tarde em Kuala Lumpur, na Malásia, resolveu cair com força neste sábado, tumultuando o treino classificatório que definiu o grid da corrida deste domingo, que será transmitida ao vivo da TV Globo a partir das 5h (horário de Brasília). Em uma atividade marcada pelo atraso em seu início, rodadas e até batidas, a série de imprevistos não impediu a Mercedes de comprovar seu favoritismo e mostrar que é a equipe a ser batida neste começo de temporada. Com uma atuação impecável, Lewis Hamilton anotou sua segunda pole position em duas etapas em 2014. Já seu companheiro Nico Rosberg, vencedor do GP da Austrália e líder do campeonato, acabou surpreendido por um inspirado Sebastian Vettel. Após os problemas na 1ª etapa, o tetracampeão da RBR voltou a brilhar, arrancando o segundo lugar no grid no Circuito Internacional de Sepang. Fernando Alonso, que por pouco não abandonou o treino após quebrar a suspensão de sua Ferrari ao bater na STR de Daniil Kvyat, conseguiu voltar à pista graças ao rápido trabalho do time italiano e ainda emplacou um quarto lugar. Confira os melhores momentos no vídeo acima.
Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP da Malásia (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton deixou os adversários para trás no treino classificatório para o GP da Malásia (Foto: Getty Images)

Em mais uma classificação disputada sob chuva, a Williams voltou a mostrar a instabilidade apresentada em Melbourne na pista molhada. Felipe Massa teve muitas dificuldades para controlar o FW36. Além disso, no Q2, uma escolha errada de pneus fez o piloto perder minutos preciosos. No fim, já com compostos de chuva extrema novamente, o brasileiro teve apenas mais uma tentativa de volta rápida, e não conseguiu passar do 13º tempo, ficando fora da disputa da superpole. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, fechou em 15º, evidenciando a limitação do carro britânico em condições adversas. O finlandês, no entanto, terá que largar em 18º, pois foi punido com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado Daniel Ricciardo, da RBR, no Q2. E a dupla da Williams tem motivos de sobra para se preocupar para a corrida. Segundo a meteorologia, há grandes chances de novas tempestades em Kuala Lumpur para a hora da corrida.
Felipe Massa com a Williams no treino classificatório para o GP da Malásia (Foto: Reuters)Williams cai de rendimento na chuva e Felipe Massa não passa do 13º lugar no grid de largada (Foto: Reuters)
Horários Circuito GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)

Mini headers treino classificatórios fórmula 1 - Q1 (Foto: Editoria de arte)


A chuva resolveu cair – e muito forte – pouco antes da hora marcada para o início do treino classificatório. Com a pista encharcada e muita neblina, a direção de prova optou por adiar o começo da atividade. Quase uma hora depois, a chuva deu uma trégua e o pilotos foram autorizados a irem para a pista. Com uma ótima drenagem do asfalto e o calor forte em Sepang, muitos competidores optaram logo de cara pelos pneus intermediários.
A Mercedes correu para mandar seus pilotos para a pista primeiro. E Rosberg e Hamilton confirmaram a superioridade das Flechas de Prata ao anotarem os melhores tempos do Q1 (1m57s183 e 1m57s202, respectivamente). Vettel foi quem mais se aproximou deles, quatro décimos atrás. Apesar das dificuldades com o carro da Williams, Felipe Massa avançou com tranquilidade, em nono. 
Sueco acerta placa de publicidade
Faltando poucos segundos para o fim do Q1, o sueco Marcus Ericsson perdeu o controle de sua Caterham ao tocar na zebra na traiçoeira pista molhada e bateu, carregando para a pista detritos do carro e isopores de uma placa de publicidade (veja no vídeo). O acidente encerrou precocemente esta parte do treino, tirando as chances de Pastor Maldonado (Lotus), Adrian Sutil (Sauber), Jules Bianchi (Marussia), Kamui Kobayashi (Caterham), Max Chilton (Marussia) e o próprio Ericsson tentarem uma vaga no Q2.
Mini headers treino classificatórios fórmula 1 - Q2 (Foto: Editoria de arte)


Alonso bate em STR e quebra suspensão
As condições climáticas voltaram a piorar no início do Q2 forçando os pilotos a usarem os pneus para chuva extrema. Com a visibilidade reduzida, Alonso não viu a aproximação de Daniil Kvyat e tocou sem querer na STR do jovem russo. O choque quebrou a suspensão da Ferrari do espanhol. Mas a equipe italiana trabalhou rapidamente, consertou a peça danificada e mandou o bicampeão de volta à pista em poucos minutos.
Massa não consegue avançar para Q3
Com Massa fora da zona de classificação, a Williams arriscou colocar pneus intermediários no carro do brasileiro. Mas a escolha se mostrou equivocada e o piloto perdeu um tempo precioso em busca de uma vaga no Q3. De volta à pista com compostos de chuva, o brasileiro teve apenas mais uma tentativa para marcar tempo e  acabou conseguindo apenas o 13º lugar, ficando fora da superpole. Seu companheiro de equipe, Bottas, ficou atrás, em 16º, comprovando a dificuldade do carro britânico na pista molhada. Também foram eliminados: Daniil Kvyat (STR), Esteban Gutiérrez (Sauber), Sergio Pérez (Force India) e Romain Grosjean (Lotus).
Hamilton liderou o Q2 com 1m59s041 e Rosberg fez o terceiro tempo. A dupla da Mercedes teve a companhia dos carros da RBR no pelotão da frente. Vettel foi o segundo e Ricciardo, o quarto. Fecharam os classificados: Hulkenberg (Force India), Alonso (Ferrari), Raikkonen (Ferrari), Button (McLaren), Magnussen (McLaren) e Vergne (STR).
Mini headers treino classificatórios fórmula 1 - Q3 (Foto: Editoria de arte)

No Q3, com exceção da dupla da McLaren, que optou pelos intermediários, todos os demais pilotos preferiam os pneus de chuva extrema. Mas a pista seguia muito molhada e Magnussen retornou aos boxes para trocar seus compostos. Button preferiu insistir em sua escolha e acabou pagando caro depois.
Raikkonen foi o primeiro a marcar tempo, ainda acima da casa dos 2min. Em seguida, Hamilton emplacou uma boa volta (1m59s431) e assumiu a ponta. Vettel quase bateu o tempo do britânico, ficando apenas a 0s055. Na sequência, apareciam Alonso e Rosberg. Nos minutos finais, a chuva apertou bastante, impedindo os pilotos de ameaçarem a pole de Lewis. Mesmo assim, Rosberg ainda conseguiu encaixar uma boa volta e “roubou” a terceira posição do espanhol da Ferrari.
Header_Q1 Fórmula 1 - largada (Foto: Editoria de arte)

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431
 2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078 
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053 
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351  (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369  (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460  (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511  (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885  (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074  (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131  (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756  (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702  (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388  (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407  (Q1)
* Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada por atrapalhar Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) no Q2
Circuito GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)Circuito Internacional de Sepang, palco do GP da Malásia (Foto: Editoria de arte)