domingo, 30 de março de 2014

Jonas Bilharinho surpreende, vence Mário Israel e leva cinturão do Jungle

Após luta equilibrada, carioca conquista título com vitória por decisão dividida. Latinos e irmãos de Erick Silva fazem a festa em Foz do Iguaçu

Por Foz do Iguaçu, PR
Comente agora
O carioca Jonas "Speed" Bilharinho sofreu, mas conquistou o cinturão dos pesos-galos do Jungle Fight ao vencer uma equilibrada luta contra o amazonense Mário Israel, até então campeão da categoria. Os dois foram até o terceiro round no evento principal do Jungle Fight 67, em Foz do Iguaçu-PR, neste sábado, mas o lutador da Team Nogueira preservou sua invencibilidade e se sagrou campeão graças a uma polêmica decisão dividida dos juízes.
Os dois lutadores se estudaram nos primeiros instantes e Israel foi o primeiro a conectar, com dois chutes baixos. O amazonense também acertou um gancho no rosto e outro no corpo. Bilharinho jogou um plástico chute voador que não chegou a tocar o campeão. Israel seguiu atacando mais e logo deixou marcas vermelhas no corpo do carioca. Um gancho de encontro acertou o rosto de Bilharinho, mas o lutador da Team Nogueira permanecia em pé. Um chute alto de direita balançou o desafiante, mas não foi o suficiente para nocauteá-lo. Israel seguiu dominando a luta até o final do primeiro round.
Bilharinho começou o segundo round imprimindo o ritmo, com jabs e chutes. Um chute alto de direita ficou na guarda, mas tocou o rosto de Israel. O campeão tentou responder, mas o carioca estava mais ligado na esquiva. Israel partiu para um single leg, mas Bilharinho usou a grade para se manter em pé. O amazonense conectou um chute e um jab no corpo antes de voltar a buscar a queda, mais uma vez defendida pelo carioca. Israel insistiu e conseguiu botar o quadril de Bilharinho no solo, mas o desafiante bateu no solo e voltou. Ele terminou o round com mais alguns golpes conectados em cima.
Os lutadores iniciaram o último round trocando chutes baixos. Israel pressionou e conseguiu quedar o adversário, que novamente bateu e levantou. Bilharinho respondeu na mesma moeda e os dois voltaram à luta em pé. O carioca acertou joelhadas no corpo no clinche e, numa tentativa de queda, jogou a joelhada no rosto. Israel, porém, seguiu agarrado e botou para baixo. O campeão conseguiu duas quedas, mas não conseguia manter o carioca no solo. Bilharinho tentou soltar mais o jogo em pé, mas não encontrou o adversário. Israel levou a vantagem mesmo na trocação e acertou bons diretos. Bilharinho ainda quedou o adversário nos segundos finais, mas não teve tempo para finalizar. Para sua sorte, dois dos três juízes apontaram a vitória a seu favor. Emocionado, o carioca foi humilde e reconheceu o valor de seu adversário.
- Eu achei que ele não fosse me achar de jeito nenhum, mas ele é muito mais rápido que nos vídeos. Assisti à última luta dele e ele melhorou um absurdo desde então, não esperava encontrar o que encontrei hoje mesmo - afirmou Bilharinho, aos prantos. Ele passa a ter cinco vitórias e um empate em seu cartel. Mário Israel sofreu sua primeira derrota em 10 lutas.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
'Hermanos' fazem a festa
O Jungle Fight 67 teve vários lutadores estrangeiros em ação neste sábado, e os latino-americanos em especial se saíram bem. Logo na primeira luta da noite, o argentino Fabian Armoa só precisou de 20 segundos para derrotar o brasileiro Edson Jairo. Apesar de Edson ser conhecido como "Mão de Pedra", foi a direita de Armoa que conectou e mandou o lutador paranaense à lona. O argentino partiu para cima e conseguiu o nocaute técnico.
O Paraguai comemorou duas vitórias no Jungle, ambas por finalização. Primeiro, o peso-mosca Aldo Ariel Villalba derrotou o americano Brandon Gushiken no segundo round. O primeiro período foi parelho; embora Villalba tenha ficado perto de finalizar com uma guilhotina, Gushiken passou a maior parte do tempo por cima na luta de solo. No segundo assalto, porém, Villalba partiu para cima, derrubou Gushiken, pegou as costas e fechou um mata-leão. O americano resistiu o quanto pôde, mas acabou batendo em desistência.
Em seguida, foi a vez de Cesar "Goku" Arzamendia fazer a festa da torcida paraguaia. Ele partiu para a trocação franca contra o português Paulo "Smash" Durão, que atacou sem muita cautela e acabou quedado. Goku chegou a ter as costas do rival no chão, mas Durão se levantou e acertou uma série de uppers no clinche. O paraguaio seguiu em pé e desequilibrou o português com uma sequência de ganchos na cabeça. Ele não perdeu tempo, encaixou uma guilhotina e conseguiu a finalização com 1m22s de luta.
Na penúltima luta do torneio, foi o México que celebrou uma vitória na Arena Jungle, desta vez contra um lutador brasileiro. Fabian Quintanar impôs a Richard Godoy uma luta de muitas quedas para ambos os lados. O brasileiro teve seu melhor momento no segundo round, quando quedou logo no início e teve uma guilhotina encaixada. No terceiro round, ambos trocaram posição no solo inúmeras vezes, mas Quintanar terminou por cima. Ele foi apontado vencedor por decisão dividida dos juízes.
Quem também saiu do Jungle 67 feliz foi a família Silva, que venceu duas lutas no evento. Gabriel Silva, irmão caçula do peso-meio-médio Erick Silva, do UFC, lutou primeiro e venceu William Vogado na decisão dividida dos juízes, num combate que dominou com quedas e manteve-se por cima na maior parte do tempo. Seu irmão Bruno Silva, por sua vez, não precisou de mais que um round para despachar Leandro Vasconcelos. O capixaba acertou um chute alto que balançou Leandro e aproveitou para levar o combate para o solo, onde conseguiu a finalização com um kata-gatame.
Confira os resultados completos do evento:
Jungle Fight 67
29 de março de 2014, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR)
CARD DO EVENTO
Peso-galo (até 61kg): Jonas “Speed” Bilharinho venceu Mário Israel por decisão dividida
Peso-pena (até 66kg): Fabian Quintanar venceu Richard Godoy por decisão dividida
Peso-leve (até 70kg): Cesar "Goku" Arzamendia venceu Paulo "Smash" Durão por finalização (guilhotina) no primeiro round
Peso-mosca (até 57kg): Aldo Ariel Villalba venceu Brandon Gushiken por finalização (mata-leão) no segundo round
Peso-leve (até 70kg): Bruno Silva venceu Leandro Vasconcelos por finalização (kata-gatame) no primeiro round
Peso-galo (até 61kg): Gabriel Silva venceu Willian Vogado por decisão dividida
Peso-meio-médio (até 77kg): Fabian Armoa venceu Edson "Mão de Pedra" Jairo por nocaute técnico aos 20s do primeiro round

Nenhum comentário:

Postar um comentário