sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Brasil abusa de perder chances, mas bate Emirados Árabes e está na final

Em jogo equilibrado, seleção brasileira vence por 2 a 0, com gols de Sidney
e Anderson e encara a Rússia, algoz da última Copa do Mundo, na decisão

Por SporTV.com Dubai, Emirados Árabes
Quem esperava um jogo fácil contra os Emirados Árabes se enganou. Pelas semifinais do Torneio de Dubai, o Brasil perdeu muitas oportunidades, sofreu um pouco de pressão, mas venceu por 2 a 0. Em duelo equilibrado na arena da praia de Jumeirah, Sidney e Anderson marcaram os gols que garantiram a classificação do time verde-amarelo para a final da competição. No caminho para o título estará a Rússia, algoz da última Copa do Mundo, que venceu a Suíça por 2 a 1 nos pênaltis, após 4 a 4 no tempo normal. A final do Torneio Internacional vai ser neste sábado, às 14h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Antes, às 13h, Suíça e Emirados Árabes lutam pelo terceiro lugar. (Assista aos gols no vídeo acima)
- Derrotamos um bom adversário, que jogou em casa e valorizou muito a nossa vitória por sua boa atuação. Alcançamos nosso segundo objetivo, que era chegar à final, e agora vamos lutar pelo objetivo maior, brigar por esse título. Todos estão de parabéns pela vontade e pelo empenho em quadra - elogiou Sidney, autor do primeiro gol brasileiro.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes arriscando de longe, mas levando pouco perigo. A primeira grande chance do Brasil foi com Souza. Aos quatro minutos, o defensor bateu cruzado, o goleiro Abbas espalmou e Anderson perdeu boa chance no rebote. Comandado pelo treinador brasileiro Marcelo Mendes, os Emirados Árabes responderam em chute de Adel, que teve grande defesa de Mão. Na sequência, a seleção brasileira abriu o marcador. André cruzou na cabeça de Sidney, que cabeceou bem e tirou do goleiro. Aos nove, André recebeu a bola no meio da quadra, avançou e chutou rasteiro para a defesa de Abbas. No rebote, Bruno Xavier perdeu o equilíbrio e não conseguiu finalizar.
Brasil futebol de areia Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)Jogadores do Brasil comemoram o gol de Anderson contra os Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)
Os Emirados Árabes quase empataram no início da segunda etapa. Após cobrança de escanteio, Rami desviou e acertou a trave. Aos dois minutos, o Brasil respondeu com Anderson, que arriscou o chute pelo lado direito e mandou para fora. A pressão verde-amarela continuou. Aos três, André completou o cruzamento e a bola passou rente à trave. Mas os donos da casa estavam ligados.
Em lance de pura habilidade, Adel gingou para cima de Bruno Xavier e conseguiu a falta perto da área. Na cobrança, ele chute forte para boa defesa de Mão. A 17 segundos para o fim da etapa, o goleiro Humaid, que entrou no lugar de Abbas, protagonizou um lance curioso. De uma forma até desesperada, ele foi quase para o meio da quadra abafar o chute de André, não achou a bola e viu Anderson bater de longe para fora.
Brasil futebol de areia Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)André recebe a marcação forte do jogador dos Emirados Árabes pelas semifinais (Foto: Divulgação / BSWW)
O Brasil começou o terceiro período buscando o segundo gol. Em cobrança de falta do meio da quadra, Betinho encheu o pé, mas mandou sobre a trave. Ainda no primeiro minuto da etapa final, Anderson acertou lindo chute de primeira após lançamento de Bruno Xavier e mandou a bola no cantinho direito de Humaid: 2 a 0. Aos quatro, DDI pegou de primeira após outro ótimo passe de Bruno Xavier, mas finalizou mal.
Aos cinco, o goleiro dos Emirados Árabes saiu jogando rápido, arriscou do seu campo defensivo e obrigou Mão a defender. Em seguida, pintou uma boa triangulação do time canarinho, com Sidney, Bruno Xavier e André, que pegou de voleio para fora. Adel ainda teve uma boa chance faltando dois minutos para o fim do jogo ao pegar a sobra na área, mas pegou mal na bola. Com a vantagem no placar, restou ao Brasil tocar a bola, esperar o apito final do árbitro e comemorar a vaga para a final.

Polvoilan dá o veredicto


sex, 25/11/11
por ilan |
categoria PolvoIlan

Inter será avisado, ‘por educação’, de conversas entre Nilmar e São Paulo

Clube gaúcho avisa que retorno do jogador beira o impossível. Roma segue na parada para tirar atleta do Villarreal

Por Alexandre Alliatti e Tomás Hammes Porto Alegre
Nilmar Villarreal (Foto: Reuters)Nilmar pode deixar o Villarreal: Roma e São Paulo
interessados (Foto: Reuters)
Dagoberto em um lado, Nilmar no outro, Leandro Damião centralizado. Não é impossível a criação de um ataque dos sonhos para o Inter. Mas é quase isso. O clube gaúcho será comunicado pelo empresário do atacante, Orlando da Hora, sobre a negociação entre o jogador e o São Paulo. Aí caberá à diretoria colorada decidir o que fazer. Não há um pingo de otimismo no Beira-Rio sobre a situação – pelo menos por enquanto.
Da Hora diz que deixará o Inter ciente do que acontece na negociação envolvendo o Villarreal, atual clube dele, e o São Paulo, único brasileiro a formalizar interesse. Segundo o empresário, será um gesto de gratidão, dada a história do jogador no clube gaúcho – ele teve duas passagens pelo Beira-Rio. O porém: o Roma, da Itália, continua disposto a tirar o atleta da Espanha.
- Surgiram algumas propostas de clubes, mas não do Inter. Por educação, vou comunicar o Inter de que há o interesse. Mas ainda não há nada. Quem procurou o meu advogado foi o São Paulo. Eu mesmo não fui procurado. Eu continuo tratando com o Roma. Se tiver interesse de algum clube, do jeito que o mercado do Brasil está hoje, é inegável iniciar uma negociação – disse o empresário.
Mas é pouco para os colorados ficarem esperançosos. A diretoria do Inter está sempre rodeando a situação de Nilmar. É um alvo constante. Por isso mesmo, o clube duvida que possa ter o jogador.
- O Villarreal não aceitou uma proposta milionária do Roma. Como é que um clube brasileiro vai trazer o Nilmar? Só se envolver algum outro jogador. Sinceramente, acho que a chance de ele voltar para o Brasil é de 1% - comentou Fernandão, diretor técnico do Inter.
Em propostas parecidas, pode pesar o carinho de Nilmar pelo Inter. Mas só se forem parecidas. O jogador, como já demonstrou repetidas vezes na carreira, não é do tipo que se sacrifica financeiramente para jogar por um clube pelo qual tenha estima.
A improvável contratação de Nilmar também dependeria de outras negociações. O Inter não tem dinheiro em caixa para uma aquisição desse porte. Como já terá que bancar Dagoberto, seria inviável pagar por outro atacante sem se desfazer de algum dos principais atletas de seu elenco.

A seleção dos piores jogadores do Brasileiro até a 36ª rodada com base nas notas do Troféu Armando Nogueira


sex, 25/11/11
por bernardo.pombo |
categoria Listas


Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Montillo (Cruzeiro), Júlio César (Figueirense) e Wellington Nem (Figueirense) são os jogadores com as melhores notas do Campeonato Brasileiro até agora, no Troféu Armando Nogueira. Mas são muitos os que possuem média baixa.
Como já é tradição, o blog selecionou os jogadores com as piores notas. Para integrar esse time, o jogador precisa ter, nesta altura da competição (36ª rodada), 12 partidas disputadas. Lembrando que cada jogo é visto por um jornalista que dá nota para todos os atletas. A apuração é do craque Cassius Leitão.
Nesta parcial, o zagueiro Welinton, do Flamengo, retorna à lista e forma a dupla de defesa com o também rubro-negro Ronaldo Angelim. O goleiro do Flu, Diego Cavalieri, segue na seleção, que tem várias novidades, entre elas a entrada do atacante Alecsandro, do Vasco. O novo lateral-direito é Wagner Diniz, do Atlético-PR. Na esquerda, o vascaíno Márcio Careca continua firme e forte. No meio, Patrik, do Palmeiras, surge pela primeira vez, fazendo companhia ao ‘veterano’ Lúcio, do Grêmio.
Confira a seleção dos jogadores com as piores notas do Armandão – em média – até a 36ª rodada:
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense) – Nota: 5,92
Lateral-direito: Wagner Diniz (Atlético-PR) – Nota: 5,25
Zagueiro: Welinton (Flamengo) – Nota: 5,11
Zagueiro: Ronaldo Angelim (Flamengo) – Nota: 4,96
Lateral-esquerdo: Márcio Careca (Vasco) – Nota: 5,03
Volante: Batista (Avaí) – Nota: 5,21
Volante: Helder (Bahia) – Nota: 5,19

Meia: Lúcio (Grêmio) – Nota: 5,13
Meia: Patrick (Palmeiras) – Nota: 5,29
Atacante: Guilherme (Atlético-MG) – Nota: 5,03
Atacante: Alecsandro (Vasco) – Nota: 5,15
Quer mandar sugestões, críticas ou colaborações? Escreva para:

Massa admite frustração com ano ruim e se dá 'nota bem baixa' em 2011

Piloto acredita que um bom resultado no Brasil pode dar mais ânimo para 2012

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
O desempenho durante o ano não agradou. Sem subir ao pódio durante toda a temporada, Felipe Massa reconhece que ficou abaixo das expectativas da Ferrari e da torcida. Após marcar o sexto melhor tempo dos treinos livres em Interlagos, o piloto brasileiro afirmou que tem exata noção de que não foi bem em 2011.
- Para mim, a nota (da temporada) é baixa. Pode inventar qualquer número, talvez um pouco a mais que cinco. Mas é bem baixa.
felipe massa ferrari gp do brasil (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa durante o treino livre de sexta-feira (Foto: Agência Getty Images)
Massa, no entanto, só quer terminar o ano bem. Para isso, o brasileiro joga suas últimas cartas na corrida deste fim de semana. O piloto da Ferrari acredita que um bom resultado em Interlagos pode influenciar em um início de temporada melhor em 2012.
- Lógico que nosso carro não tem nada de novo e isso é um ponto importante para se saber no ano que vem. Mas espero fazer meu melhor trabalho. Se o pódio for possível, ótimo, seria um excelente resultado. Mas em 2012, tudo vai mudar. É outro carro, tudo. Esse é o final de 2011, mas espero que seja o melhor resultado em 2011.
Massa espera contar com o apoio da torcida para conseguir superar os rivais em Interlagos. Inclusive seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que terminou o dia à sua frente, na quarta posição.
- Lógico que conto (com a torcida). Estávamos perto, brigando pelo melhor tempo. Isso é aceitável, e conto em fazer a melhor classificação e corrida na frente dele e dos outros.
F-1: Horário GP Brasil (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Vascaínos lotam inauguração de loja, provocam o Fla e festejam ídolo Dedé

Abertura de loja oficial Gigante da Colina transforma o Madureira Shopping em São Januário. Torcedores vão à loucura com a presença do Mito

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Quem passeava pelo Madureira Shopping procurando presentes de Natal ou apenas um restaurante na praça de alimentação para almoçar nesta sexta-feira deve ter se assustado. Afinal de contas, o corredor do terceiro andar mais parecia São Januário em dia de final. Cerca de 350 torcedores se amontoaram em frente à mais nova unidade da Gigante da Colina, loja oficial do Vasco. Mas a maior atração não era a inauguração da loja, e sim a presença ilustre do Mito vascaíno, Dedé.
Dedé do Vasco na Loja (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Dedé, Mito vascaíno, na nova loja oficial do clube (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O zagueiro chegou por trás da loja, mas, quando foi visto pelos vascaínos, causou frenesi. Empolgados, os torcedores gritavam o nome do jogador e deram trabalho à segurança, que teve que se desdobrar para organizar a inauguração. Aos poucos, a excitação inicial diminuiu, e os seguranças começaram a liberar as pessoas presentes para ter um contato com o ídolo. Visivelmente emocionado com a quantidade de fãs no local, Dedé se mostrou atencioso e simpático, e ainda autografou a parede da nova unidade da Gigante da Colina.
Veja aqui a galeria de fotos do evento
Primeiras torcedoras na fila para ver Dedé (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Primeiras torcedoras na fila para ver Dedé (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
A adoração por parte dos vascaínos é tanta que eles são capazes dos maiores sacrifícios apenas para ter uma foto ao lado do ídolo. É o caso dos irmãos Thiago e Caroline do Prado, que vieram ao lado da amiga Amanda Monteiro. O trio saiu do colégio após fazer uma prova e chegaram ao shopping às 9h30m (de Brasília), horas antes do horário previsto para a chegada do zagueiro. No entanto, ninguém reclamou de cansaço.
- A gente faz de tudo para poder ter esse contato com o Dedé. Além de ídolo e de um grande jogador, ele é muito lindo. Fizemos a prova e viemos logo para cá - afirmou uma sorridente e nem um pouco cansada Caroline.
Dedé do Vasco na Loja (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Dedé causa frenesi na Gigante da Colina do Madureira Shopping (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Além das músicas para Dedé, o clima de provocação com o rival Flamengo acontecia a todo instante. Um ou outro rubro-negro respondia, mas o clima em nenhum momento chegou a ficar tenso. O mais curioso era que a poucos metros de distância da loja vascaína, uma unidade da Flashop, loja oficial do Flamengo, estava praticamente vazia, apenas com os vendedores impressionados com a movimentação dos vascaínos.
Loja do Flamengo vazia (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Loja do Flamengo vazia vira alvo de piadas dos vascaínos (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O estudante Flávio Travassos passou em frente à loja rubro-negra antes de enfrentar a fila e não deixou de fazer a sua provocação.
- Olha lá, está vazio. Sabe por quê? Porque eles não vão nem para a Libertadores. E agora vão ter de aguentar a gente levantando todas as taças nesta temporada - brincou o vascaíno de 17 anos.

Clique e confira os vídeos do Vasco

Andrés se irrita com insinuações sobre favorecimento da CBF ao Timão

Novo diretor da entidade, presidente do Corinhians agora já admite se tornar presidente da CBF após a saída de Ricardo Teixeira, em 2015

Por Carlos A. Ferrari e Wagner Eufrosino São Paulo
Andrés Sanches em entrevista no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Andrés Sanches, em entrevista no CT do Corinthians
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
Depois de ser anunciado pela CBF como novo diretor de Seleções, Andrés Sanches concedeu uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava. Ele se irritou com os comentários de que sua ligação com a CBF poderiam beneficiar o Corinthians nesta reta final de Campeonato Brasileiro.
– Isso é ridículo! Eu mesmo, em nome do Corinthians, já assumi que fomos beneficiados e prejudicados. É só pegar os sete últimos jogos do Brasileiro para ver o que aconteceu. Quem ganha são os jogadores em campo – disse o presidente do Timão.
– Se a gente deixa para anunciar depois, iam falar que já sabíamos e não quisemos anunciar. Sou presidente do Corinthians. Vou me dedicar 24h até o fim do meu mandato. Se o Corinthians tiver isso ou aquilo, não será por participação minha. Quem convoca é o treinador, não vão achar que algumas coisas vão ser para o Corinthians por minha causa – emendou Andrés.
O presidente do Corinthians disse que ficou surpreso com o convite de Ricardo Teixeira e afirmou que pretende fazer algumas mudanças assim que assumir definitivamente a função, e não descartou, no futuro, assumir a presidência da entidade que controla o futebol brasileiro.
Se a gente deixa para anunciar depois, iam falar que já sabíamos e não quisemos anunciar"
Andrés Sanches
– O presidente da CBF me ligou ontem (quinta-feira) pedindo para estar lá hoje. Não sabia do que se tratava, achei que era uma visita do pessoal da Fifa ao estádio (de Itaquera). Quando cheguei, fui surpreendido. Não tinha como recusar o convite de um amigo e virar as costas para a Seleção. Os próximos anos são importantíssimos e espero ajudar da melhor maneira possível – afirmou.
O dirigente disse que ainda não conheceu detalhes do que encontrará pela frente na CBF, mas reconheceu que é possível fazer alguns ajustes como o novo chefe das seleções, incluindo as masculinas e femininas. A previsão é de que ele assuma a função apenas em fevereiro.
– Quando chega uma pessoa nova em uma outra função, mudanças ocorrem com o tempo. Vou tomar conhecimento de tudo. Vou mudar o que eu acho que tenha de ser mudado, para o bem da Seleção. Se acham necessária minha presença, fico lisonjeado. Não posso virar as costas para a Seleção Brasileira – disse.
Ao contrário do que fez em outras oportunidades, Sanches não descartou concorrer à presidência da CBF a partir de 2015. O mandatário corintiano é o principal aliado de Ricardo Teixeira nos últimos anos e desponta como o grande nome para substituí-lo na função depois da Copa do Mundo de 2014.
– Não estava trabalhando nem para isso (ser diretor de Seleções) e muito menos para ser presidente. Não tive como falar não e aceitei. O presidente tem mandato até 2015. Vamos aguardar – disse, deixando no ar a possibilidade de assumir a CBF no futuro.
Sanches acredita que os quase três anos de convivência contribuirão para a convivência com o técnico Mano Menezes, até mesmo para ele compreender o comportamento, às vezes, rude do dirigente.
– O Mano é o treinador da Seleção e vai ser cobrado como todos que por lá passaram. O mesmo que eu cobrava dele aqui vou exigir lá. Ele já sabe como é meu jeito de ser e de falar – completou Sanches, que se mudará para o Rio de Janeiro no início de 2012.

Grupos e alguns duelos da Taça Libertadores 2012 já estão definidos

Brasileiros pegam times da Colômbia e da Bolívia na pré-Libertadores; Santos pode ter quinto colocado do Campeonato Brasileiro em sua chave

Por GLOBOESPORTE.COM Luque, Paraguai
A Conmebol sorteou, nesta sexta-feira, em Luque (Paraguai), os grupos da fase principal e os confrontos preliminares da Libertadores 2012. A exemplo do que ocorreu na edição de 2011, com um objetivo de "democratizar" a competição, foram mantidos apenas dois cabeças de chave do Brasil (Santos e o campeão brasileiro) e da Argentina. Os outros quatro são Uruguai 1, Paraguai 1, Chile 1 e Bolívia.
A disputa da pré-Libertadores está marcada para os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. A fase de grupos começa na semana seguinte e se encerra em 25 de abril. As finais estão previstas para 27 de junho e 4 de julho.
Antes do sorteio, o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, recebeu o troféu Fair Play e uma réplica da Taça Libertadores 2011, conquistada pelo Peixe.
luis alvaro santos nicholas leoz sorteio libertadores 2012 (Foto: AP)Luis Alvaro recebe réplica da Libertadores de Nicholas Leoz (Foto: AP)
Santos
Atual campeão da Libertadores, o Peixe pode ter o quinto colocado do Brasileirão em seu grupo: o ganhador do confronto 5 da pré-Libertadores - Brasil  6 x Colômbia 3 (time de maior pontuação na temporada). Os outros integrantes são Peru 1 e Bolívia 2, ainda indefinidos.
Vasco
Vencedor da Copa do Brasil, o Cruz-Maltino já tem um adversário definido, o Nacional do Uruguai. Os outros integrantes da chave são Peru 2, ainda indefinido, e o ganhador do confronto 4 da pré-Libertadores (Paraguai 3 ou Equador 3). A Conmebol, no entanto, não levou em consideração a possibilidade de o Vasco ser campeão brasileiro, o que lhe daria direito a ser um dos cabeças de chave.
Outros brasileiros
Brasil 2: melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 6
Brasil 4: segundo melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 4
Brasil 5: quarto colocado do Brasileirão; enfrenta Bolívia 3 na pré-Libertadores
Brasil 6: quinto colocado do Brasileirão; enfrenta Colômbia 3 na pré-Libertadores
Grupos da Libertadores 2012 CORRIGIDO 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Confira os confrontos da pré-Libertadores:
1- Argentina 5 x Peru 3
2- Brasil 5 (quarto colocado do Brasileiro) x Bolívia 3
3- Peñarol (URU) x Caracas (VEN)
4- Paraguai 3 x Equador 3
5- Brasil 6 (quinto colocado do Brasileiro) x Colômbia 3
6- Tigres (MEX) x Chile 3
Veja como estão configuradas as vagas de cada país por enquanto:
Argentina
Os "hermanos" já têm dois representantes: Veléz Sarsfield, campeão do Torneo Clausura 2011, e o Arsenal de Sarandí, classificado por ser o argentino mais bem colocado na Copa Sul-Americana - o posto seria do semifinalista Vélez, que já tinha sua vaga assegurada. As outras três vagas em aberto são as de campeão do Apertura 2011, com fim previsto para dezembro e atualmente liderado com folga pelo Boca Juniors (oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder), e os dois times de maior pontuação na temporada. Nesse caso, os favoritos são Boca, Lanús e Godoy Cruz.
Bolívia
Estão classificados o Bolívar (que fica com a vaga Bolívia 1) e o Real Potosí, campeão e vice do Torneo Adecuación 2011. Resta um lugar destinado ao campeão do Torneo Apertura 2011 (Bolívia 2), com fim previsto para dezembro. Os times ainda estão disputando uma fase de grupos, e o vencedor da competição será conhecido após mata-mata. O atual líder do Grupo A é o Potosí. No B, o Oriente Petrolero está no topo.
Chile
O Universidad de Chile fica com a vaga Chile 1 por ser o atual campeão do Torneo Apertura 2011. Como tem também a melhor pontuação da temporada, cede essa vaga para o outro Universidad, Católica (que em princípio é Chile 3). O outro lugar (Chile 2) ficará com o campeão do Torneo Clausura 2011, com término previsto para o fim de dezembro e liderado hoje pelo Universidad de Chile. Se superar o rival e ficar com o título, o Católica mudaria seu posto de Chile 3 para Chile 2. E abriria a vaga de melhor pontuação, que teria como favoritos o Unión Española e o Colo Colo.
Colômbia
Apenas o Nacional de Medellín tem lugar assegurado (é o Colômbia 1), por ser campeão do Apertura 2011. As outras duas vagas serão destinadas ao vencedor do Torneo Finalización 2011, que tem como atual líder o Junior de Barranquilla, e ao dono da melhor pontuação geral na temporada (Once Caldas e Tolima são os favoritos). O Finalización será decidido no mata-mata e termina em dezembro.
Equador
Já estão classificados Emelec e Deportivo Quito, respectivamente vencedores da primeira e da segunda partes do Campeonato Equatoriano. Entre os dias 11 e 18 de dezembro, os dois farão uma final para decidir campeão (Equador 1) e vice (Equador 2). No mesmo período, os times com maior pontuação no geral disputarão uma repescagem para apontar o terceiro representante do país (Equador 3). A LDU, por ser semifinalista da Copa Sul-Americana, também já tem sua vaga garantida, pois Vasco, Vélez Sarsfield e Universidad de Chile já estão classificados. Se por acaso a LDU entrar como Equador 3 (é o melhor colocado dos times que disputarão a repescagem equatoriana), a vaga via Sul-Americana será para o próximo time de melhor campanha do torneio.
México
Chivas (México 1), Cruz Azul (México 2) e Tigres (México 3) são os representantes mexicanos, por serem o primeiro, o segundo e o terceiro colocados da primeira fase do Apertura.
Paraguai
O único representante paraguaio já conhecido é o Nacional, campeão do Torneo Apertura 2011. Resta conhecer o vencedor do Clausura, que tem como atual líder o Libertad e termina apenas no dia 18 de dezembro. A outra vaga é destinada ao clube de maior pontuação na temporada (Olímpia e Libertad são os favoritos nesse quesito).
Peru
Somente o Alianza Lima está classificado para a Libertadores até então, pois é o único já garantido na decisão do Torneo Finalización 2011. Avançam à competição sul-americana os finalistas da competição e o terceiro colocado.
Uruguai
Todas as vagas uruguaias já são conhecidas: Nacional (Uruguai 1), Defensor (Uruguai 2) e Peñarol (Uruguai 3), primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, do Campeonato Uruguaio 2010-2011
Venezuela
Também já foram conhecidos os representantes venezuelanos: Deportivo Táchira, campeão do Torneo Apertura 2010; Zamora, vencedor do Clausura 2011; e Caracas, dono da maior pontuação na temporada.

Meu Jogo Inesquecível: o dia em que Goyta de Tonico Pereira virou Seleção

Mendonça de ‘A grande família’ presta reverência a Didi, que passou pelo clube de Campos no começo da carreira, e relembra final da Copa de 1958

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Até onde vai a imaginação de uma criança? A resposta, que já tende ao infinito se levado em conta o mundo encantado de uma mente infantil, voa ainda mais longe quando toda criatividade é somada à paixão pelo futebol. E foi exatamente isso que aconteceu com o ator Tonico Pereira em meados de 1958, quando viveu seu momento inesquecível no futebol. Do radinho de pilha da sala de sua casa em Campos, interior do Rio de Janeiro, o Mendonça do seriado “A grande família”, da Rede Globo, se preparou, torceu e comemorou muito o título mundial conquistado pelo seu Goytacaz em Estocolmo, na Suécia. Pelo menos esse é o fruto de sua imaginação
A história é confusa, sim, mas o ator garante ter nexo. Apaixonado pelo Alvianil da Rua do Gás, como é chamado o time de Campos, Tonico Pereira aponta como o momento mais marcante de sua relação com o futebol a vitória por 5 a 2 da Seleção Brasileira sobre a Suécia, na final da Copa do Mundo de 58. A recordação, no entanto, não vem pela conquista nacional. Para ele, o mais importante foi saber que seu conterrâneo Valdir Pereira, o Didi, que defendeu o Goytacaz no início da carreira, fazia parte da lista dos primeiros brasileiros campeões mundiais. Mais do que isso, no papel de protagonista. Sobre a relação entre o clube de Campos, a equipe nacional e a tarde de 29 de junho daquele ano, o próprio ator fez questão de explicar em longo relato.
tonico pereira goytacaz meu jogo inesquecível (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Tonico Pereira tinha 10 anos quando Brasil ganhou Copa de 1958 (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
- Não vou mentir. Os jogos do Goytacaz contra o Americano sempre foram muito marcantes para mim, sendo que a nossa vantagem nesses encontros foi quase de 80%. Mas o Goytacaz revelou um jogador para o mundo, que chamava-se Didi “Folha Seca”. Ele me proporcionou o jogo mais marcante da vida, e não foi com a camisa do Goytacaz. Foi na final da Copa do Mundo de 58. Eu ouvia pelo rádio, com 10 anos, e me lembro que o Brasil sofreu o primeiro gol. Era uma tensão, todo mundo em volta do rádio, toda aquela precariedade da época. A Suécia abriu o placar e o Brasil, estigmatizado até por problemas raciais, era um time de vira-latas, como dizia Nelson Rodrigues.
Tonico Pereira lembra o gesto do inventor da folha seca - como era conhecido o chute mortal de Didi, que mudava com efeito o curso da bola - fundamental para a virada brasileira (assista aos gols e ao gesto no vídeo abaixo).
 -  Bateu novamente o complexo de vira-latas: “Poxa,os louros vão ganhar mais uma vez dos miscigenados brasileiros.” Mas isso não aconteceu.Tenho certeza, pelo verdadeiro ato de independência do Brasil, que não foi em 7 de setembro. Didi pegou a bola no fundo da rede e seguiu andando como o Príncipe Etíope rumo ao meio-campo. Enquanto Zagallo e outros pediam pressa, ele disse para o time se acalmar porque ia ganhar. Isso já tinha acontecido com ele em uma excursão na Europa pelo Botafogo meses antes. E o Brasil reagiu brilhantemente. Esse jogo eu não vi, eu ouvi, mas foi muito marcante e protagonizado por um gênio que passou pelo meu Goytacaz.
Cheio de personalidade, Tonico Pereira não só apontou Didi como o responsável pela independência do Brasil como pediu licença para discordar de uma teoria levantada por um dos maiores cronistas esportivos da história do Brasil: Nelson Rodrigues. E também fez questão de expor seus argumentos.
- Já escrevi um texto discordando do Nelson Rodrigues, que aponta esse jogo como o fim do complexo de vira-lata. Eu disse que não. Para mim, nesse momento o brasileiro se afirmou como vira-lata. Por quê? O vira-lata é muito melhor que qualquer pastor alemão feito em laboratório. Ele tem uma falta de raça que vem de uma miscigenação que temos em nosso sangue e muito me orgulha. O vira-lata é o melhor cachorro do mundo.
Goytacaz e Seleção: unidos por Didi e pelo azul
Morando no Rio de Janeiro há mais de 40 anos, Tonico Pereira garantiu nunca ter cedido seu coração a nenhum grande carioca. Nostálgico, o ator recordou o início de sua relação com o Alvianil, ainda na infância, e lembrou os momentos que antecederam a partida em que, para ele, o Goyta ganhou o mundo.
Didi sorrindo em 1958 (Foto: AFP)Ídolo de Tonico Pereira, Didi, o Príncipe Etíope,  foi
decisivo em 1958 para Seleção Brasileira (Foto: AFP)
 - O Goytacaz era muito presente na minha vida. Eu jogava pelada quase diariamente no clube. Tenho uma ligação forte. O antigo presidente Jacinto Simões salvou minha vida no parto. É uma paixão que vem desde o umbigo. Todo campista e torcedor alvianil viveu uma grande expectativa naquele dia. Era a possibilidade de um campista ser campeão do mundo. Mas não foi só isso. Foi protagonista e modificador cultural de um povo.
Por mais inusitada que a história possa parecer, o Mendonça de “A grande família” abre o leque de argumentos para “comprová-la”. A seu favor, o ator conta até mesmo com uma coincidência que impediu a Seleção Brasileira de jogar com a tradicional camisa amarela por se tratar da mesma cor do uniforme dos suecos, que disputaram o Mundial em casa. A opção foi entrar em campo de azul, cor do manto de Nossa Senhora, e também... do Goytacaz.
- Para completar, a Seleção jogou com a camisa azul, que é a cor do Goytacaz. Essa é uma lembrança importante. O Goytacaz nunca esteve tão representado em uma Copa do Mundo.
E as teorias de Tonico Pereira não param por aí. Empolgado, o ator lembrou de outro jogador revelado pelo seu clube de coração com papel determinante na história dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e emendou:
- Ainda temos o Amarildo, que entrou de forma marcante em 62 e substituiu nada mais nada menos que Pelé. Podemos nos sentir bicampeões do mundo, evidentemente. Nenhum outro time de Campos teve esse diferencial, e nós tivemos.
Título com direito a vitória sobre o Barça empolga o ator
O título de “bicampeão do mundo” não é o único concedido por Tonico Pereira ao Goytacaz. Tendo como base a imensa superioridade do clube sobre o rival local, Americano, no número de torcedores, ele abraçou outra tese e garantiu:
tonico pereira goytacaz meu jogo inesquecível (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Tonico Pereira tem até camisa personalizada do
Goytacaz  (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
- Somos também a quinta maior torcida do estado, perdendo apenas para os grandes. Ganhamos até do América! E independentemente de estarmos há tanto tempo fora dos grandes eventos, a torcida continua crescendo, mesmo na dor.
Torcida que tem no ator um membro fiel. Se a agenda de trabalho não permite que Tonico vá regularmente a Campos para os jogos no estádio Ary deOliveira e Souza, nome de seu tio-avô, ele aproveita as oportunidades em compromissos no Rio de Janeiro.
- Acompanho por jornal e, às vezes, quando joga no Rio vou ver. Passo pelos gramados do Bonsucesso, Olaria, e por aí vai. As pessoas até ficam olhando desconfiadas sem saberem se sou eu ou não.
Tamanho esforço este ano ao menos foi recompensado com o grito de campeão. Fora da elite do futebol do Rio de Janeiro desde 1992, o clube, que completa 100 anos em 2012, foi campeão em sua primeira participação na Terceira Divisão. Na campanha, duas vitórias sobre o Barcelona carioca. Feito exaltado com bom humor pelo ator:
- Somos o único time brasileiro que derrotou duas vezes o Barcelona e também o Juventus (outro clube carioca homônimo de um grande europeu). Somos só alegria!
Por fim, Tonico Pereira lembrou que o Mendonça, seu personagem em “A grande família”, também é torcedor alvianil e citou um outro caso onde conseguiu levar o seu amor da vida real para a ficção.
- O Goytacaz está muito presente em "A grande família". No meu cenário, há bandeira, escudo, fotos... O Mendonça se tornou alvianil. Fiz uma outra novela em que meu personagem era vascaíno, mas consegui incluir o Goyta. Cumpri meu papel como vascaíno e forjei certa vez um confronto entre Goytacaz e Vasco, onde comemorei muito após o fim do jogo. Todos perguntaram o resultado e eu disse: “Empate.”
E é assim, entre a vida real e seu fantástico mundo imaginário do futebol, que Tonico Pereira alimenta sua paixão pelo Goytacaz, único clube do Rio de Janeiro, para ele, “bicampeão mundial”.
suécia 2 x 5 brasil
Karl Svensson, Bergmark, Axbom; Börjesson; Gustavsson, Parling; Hamrin, Gren,Simonsson, Liedholm, Skoglund. Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha,Vavá, Pelé e Zagallo.
Técnico: George Raynor. Técnico: Vicente Feola.
Gols: Liedholm (SUE), aos 4, Vavá (BRA), aos 9 e aos 32 minutos do 1º tempo; no segundo tempo, Pelé (BRA), aos10, Zagallo (BRA), aos 23, Simonsson (SUE), aos 35,  e Pelé (BRA), aos 45 minutos.
Árbitro: Maurice Guigue (FRA), auxiliado por Albert Dusch (GER) e Juan Gardeazabal (ESP).
Local: Estádio Raasunda, Estocolmo (SUE). Data: 29/06/1958. Competição: Copa do Mundo de 1958. Público: 51,8 mil.

Miss Boleiros 2011


sex, 25/11/11
por ilan |
categoria Pop Up

Quem é a ‘primeira-dama’ mais gata do mundo?
No Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, a coluna POP UP faz uma homenagem à beleza das musas que inspiram grandes craques do futebol. Com todo respeito…
Preparamos uma galeria das TOP 10 beldades com seus respectivos boleiros de estimação. Escolha a sua preferida e deixe seu comentário com o voto! Só cuidado pra não babar no teclado do computador…
Curte aí!
(Colaborou Felipe Fidalgo)