terça-feira, 18 de dezembro de 2012

‘Megasaldão na Roberto Eletro’! Rivais brincam com novo desmanche no Vasco

‘O patrão ficou maluco’: brincadeiras com a fase triste do Vasco
‘O patrão ficou maluco’: brincadeiras com a fase triste do Vasco Foto: Reprodução
Extra
Tamanho do texto A A A
A criatividade dos torcedores parece não ter limites. Seja para protestar ou para zombar da tristeza do rival. A fase complicada que o Vasco vive, com dívidas, penhoras e perdas de jogadores, virou terreno ainda mais fértil para as gozações na internet. Depois da saída de Fernando Prass, Auremir, Nilton e, principalmente, Juninho, uma montagem parodiou uma loja de eletrodomésticos para um “megasaldão” de fim de ano.
- O patrão ficou maluco! Todo o time em até 12 vezes sem juros - diz a brincadeira na internet.
Na foto do “anúncio”, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, aparece sorridente como dono da “Roberto Eletro”, uma brincadeira com o nome da loja Ricardo Eletro, uma das maiores do ramo no país.
Nesta tarde, no clube, cerca de 50 torcedores jogaram bananas e cantaram músicas ofensivas contra o presidente. Pediram a renúncia do mandatário e reforços para o time. Dinamite, no entanto, não estava em São Januário.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/vasco/megasaldao-na-roberto-eletro-rivais-brincam-com-novo-desmanche-no-vasco-7091025.html#ixzz2FSVSnQ8K

Pipico confirma saída do Vasco e assina com o FC Dallas, dos EUA

Atacante tinha contrato somente até o fim do ano e não estava nos planos

Por GLOBOESPORTE.COM Dallas, EUA
39 comentários
pipico vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)Pipico vai embora de São Januário sem deixar
saudade (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
Fora dos planos do Vasco para 2013, Pipico foi anunciado pelo FC Dallas, dos Estados Unidos. O atacante segue o caminho de Juninho, que também jogará a Major League Soccer (MLS), só que pelo New York RB. Seu dinamismo e inteligência foram elogiados pelo treinador da nove equipe.
- Pipico é um jogador dinâmico que nos dará profundidade no setor ofensivo e nos permitirá a transição para o sistema 4-4-2. Ele é um atacante inteligente e com boa qualidade de finalização - afirmou Schellas Hyndman, ao site oficial do clube.
Foram apenas sete partidas pelo Cruz-maltino, uma expulsão e nenhum gol. Em boa parte do Campeonato Brasileiro, Pipico sequer foi relacionado para o banco de reservas. Ele se destacou pelo Macaé no Carioca deste ano e foi uma aposta da diretoria.

Goiás está próximo de acerto com lateral William Matheus, do Vasco

Jogador, que tem 22 anos, não renovará seu contrato com a equipe carioca, e Esmeraldino deve aunciá-lo ainda nesta semana

Por Daniel Mundim Goiânia
William Matheus, Treino do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)William Matheus deve ser o terceiro jogador
contratado pelo Goiás para 2013  (Foto: André
Casado / Globoesporte.com)
Quando a temporada de 2012 se encerrou para o Goiás, todos no clube já sabiam qual ia ser uma das principais carências do clube para a próxima temporada: a lateral-esquerda. Sem Egídio, que se transferiu para o Cruzeiro, e sem Bruno Collaço, que não renovou seu empréstimo, o clube precisou ir ao mercado para buscar dois nomes para o setor. E um deles deve ser anunciado nesta quarta-feira. Trata-se do jovem William Matheus, que estava no Vasco.
- Estamos negociando. Creio que até amanhã (quarta-feira) teremos uma definição – revelou o presidente esmeraldino, João Bosco Luz.
William tem 22 anos e tinha contrato com o Vasco até o próximo dia 31. No entanto, o Cruz-maltino não teve interesse em renovar o vínculo com o jogador. Pela equipe carioca, o lateral atuou em 21 jogos no Brasileirão, sendo 19 como titular. Antes de atuar no Vasco, o atleta passou pelo Bahia, onde jogou o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil.
William Matheus tem a maior parte de seus direitos econômicos pertencentes a um grupo de empresários, e seus direitos federativos estão ligados ao Boca Junior-SE. O presidente do Goiás não deu detalhes de como será o contrato do jogador com o time esmeraldino. Além de Vasco, Bahia e Boca Junior-SE, o lateral passou também pelo Figueirense, onde foi formado, Botafogo-DF, Tombense-MG e Democrata de Governador Valadares-MG.
Caso seja confirmado, o jogador será o terceiro atleta contratado pelo Goiás, que já havia fechado com o goleiro Renan, apresentado nesta segunda, e o zagueiro Rodrigo, que deve chegar ao clube esmeraldino somente em janeiro, na reapresentação do clube. Além de William, os goianos procuram mais um lateral-esquerdo.

No trio elétrico, Sheik manda recado a desafeto santista: 'Chupa, Léo'

Jorge Henrique e Thiaguinho também aproveitam empolgação da festa para tirar onda da queda do Palmeiras à Série B: 'Você já caiu, Porco!'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
O atacante Emerson, do Corinthians, estava entalado com o lateral-esquerdo Léo, do Santos, que criticou o tumulto causado por torcedores do Timão no aeroporto de Guarulhos no embarque da delegação para o Mundial de Clubes, no Japão. Nos últimos dias, Sheik vinha usando o Twitter para responder ao santista, mas sem citá-lo diretamente.

No entanto, o jogador do Timão, aproveitando a empolgação do desfile no trio elétrico pelas ruas de São Paulo, nesta terça-feira, após a conquista do bi mundial, se soltou e mandou, em alto e bom som:

– Chupa, Léo!
No fim do desfile, Emerson aproveitou para tirar uma casquinha do São Paulo, que foi campeão da Copa Sul-Americana, na quarta-feira passada, vencendo o Tigre, da Argentina, em jogo que só teve um tempo - os argentinos não voltaram do intervalo.
- Nós fomos campeões do mundo disputando o jogo inteiro - disparou.
Chicão, Alessandro, Emerson Sheik e Jorge Henrique comemoração Corinthians (Foto: Ag. Estado)Chicão, Alessandro, Emerson Sheik e Jorge Henrique na comemoração do Corinthians (Foto: Ag. Estado)
Já o atacante Jorge Henrique preferiu provocar o Palmeiras, principal rival corintiano, que foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador também já havia se envolvido em polêmicas pelo Twitter, citando o arquirrival alvinegro.

– Ô, ô, ô, você já caiu Porco.
Por fim, o cantor Thiaguinho, autor da música "A amizade é tudo", considerada o tema da conquista do bicampeonato mundial, também relembrou os alviverdes. Em cima do trio elétrico, ele puxou o coro, para delírio da torcida que acompanhava o trajeto de perto, contida por uma grade.
– Ei, Palmeiras, vai tomar no c...
Curiosamente, em 2010, Thiaguinho, à frente do grupo Exaltasamba, esteve no Palestra Itália para o show que virou um DVD do grupo.
 trio eletrico corinthians (Foto: Gustavo Tilio / GLOBOESPORTE.COM)Corintianos no alto do trio elétrico festejam título mundial (Foto: Gustavo Tilio / GLOBOESPORTE.COM)

São Paulo fecha a contratação de Lúcio para ser o xerife na Libertadores

Com contrato válido por duas temporadas, zagueiro de 34 anos será oficialmente apresentado às 12h desta quarta, no salão nobre do Morumbi

Por Marcelo Prado e Alexandre Lozetti São Paulo
O São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira o seu primeiro reforço para a temporada 2013. Para dar mais experiência ao time que voltará a disputar a Taça Libertadores da América após dois anos, o clube acertou com o zagueiro Lúcio, de 34 anos, que estava no Juventus, da Itália. Revelado pelo Internacional, o defensor vestiu a camisa da seleção brasileira por 11 anos e foi um dos pilares da conquista do pentacampeonato mundial de 2002, na Ásia, sob comando de Luiz Felipe Scolari. O jogador assinou vínculo por duas temporadas e será oficialmente apresentado às 12h desta quarta-feira, no salão nobre do estádio do Morumbi.
Lúcio assina seu contrato no CT  (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Lúcio assina seu contrato com o Tricolor e será apresentado nesta quarta (Foto: Site oficial do São Paulo FC)
O defensor retorna ao futebol brasileiro após 12 anos. Revelado pelo Planaltina, do Distrito Federal, ganhou destaque no futebol brasileiro com a camisa do Internacional. Em 2001, foi negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e lá permaneceu por três temporadas. Na sequência, seguiu no futebol alemão, mas defendendo o Bayern de Munique, onde ficou mais cinco anos. Em 2009, iniciou sua temporada italiana: primeiro no Internazionale. No tradicional time do norte italiano, viveu grandes momentos e virou ídolo da torcida. Seguiu em Milão até o meio desse ano, quando fechou com o Juventus. Sem espaço e descontente com a reserva, chegou a um acordo, rescindiu seu contrato e rapidamente chegou a um acordo com o Tricolor.
- O Lúcio é um sonho antigo do São Paulo. Em julho chegamos muito perto de contratá-lo, mas acabou não sendo possível. Felizmente desta vez deu tudo certo e ele chega para agregar muita qualidade, experiência e liderança ao nosso grupo - afirmou o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista.
O vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, seguiu pela mesma linha de raciocínio.
- Um jogador com essa qualidade e perfil certamente vai qualificar ainda mais o nosso elenco para a disputa das importantes competições internacionais que teremos na próxima temporada - ressaltou.
Confira a ficha técnica do reforço
Nome: Lucimar da Silva Ferreira
Apelido esportivo: Lúcio
Nascimento: 08/05/1978 (34 anos)
Local de nascimento: Planaltina-DF
Altura: 1,88m
Peso: 86kg
Clubes que defendeu
1995/97 - Planaltina E.C.
1998/2000 - S.C. Internacional
2000/2004 - Bayer 04 Leverkusen (ALE)
2004/2009 - F.C. Bayern München (ALE)
2009/2012 - F.C. Internazionale Milano (ITA)
2012 - Juventus F.C. (ITA)
2013 - São Paulo F.C.
Títulos conquistados
1998 - Copa São Paulo de Futebol Júnior
2004 - Copa da Liga Alemã
2004/05 - Copa da Alemanha
2004/05 - Campeonato Alemão
2005/06 - Copa da Alemanha
2005/06 - Campeonato Alemão
2007 - Copa da Liga Alemã
2007/08 - Copa da Alemanha
2007/08 - Campeonato Alemão
2009/10 - Copa da Itália
2009/10 - Campeonato Italiano
2009/10 - Liga dos Campeões da Europa
2010/11 - Supercopa da Itália
2010 - Campeonato Mundial de Clubes da FIFA
2010/11 - Copa da Itália
2012/13 - Supercopa da Itália
Seleção Brasileira
2002 - Copa do Mundo - Japão e Coréia
2005 - Copa das Confederações
2009 - Copa das Confederações

Com bananas, torcedores protestam contra Dinamite em São Januário

Diante de reforço policial solicitado pelo clube, aproximadamente 50 vascaínos pedem a renúncia do presidente na Colina

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
337 comentários
Protesto Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Bananas atiradas na entrada de São Januário
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Insatisfeitos com o momento do Vasco, aproximadamente 50 torcedores protestaram na tarde desta terça-feira contra o presidente Roberto Dinamite. A manifestação aconteceu em frente ao portão principal de São Januário. Os vascaínos pediram a renúncia do dirigente com gritos, xingamentos e adesivos colados na sede: "Fora, Dinamite". Bananas também foram atiradas na entrada principal do estádio, mas a polícia conseguiu conter os mais exaltados.
Para evitar tumultos, a diretoria do Vasco pediu reforço policial, e três viaturas chegaram ao local no início da tarde, antes mesmo de os torcedores aparecerem. Num momento tenso, os torcedores se exaltaram quando o vice-presidente de patrimônio do clube, Manuel Barbosa, tentou tirar adesivos que estavam colados no portão do clube, mas a polícia agiu e impediu que os xingamentos se transformassem em empurra-empurra.
Além dos protestos contra Roberto Dinamite, os torcedores também pediram a derrubada da estátua de Romário.
Protesto Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Torcedores protestam em frente ao portão principal da Colina (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Enquanto acontecia a manifestação, o representante de uma microempresa cobrava uma dívida na porta de São Januário. Em suas mãos, estava uma nota fiscal no valor de R$ 4.160,00, referente ao material para a construção da cobertura dos bancos de reserva do campo do CT das divisões de base, em Itaguaí. Segundo ele, desde setembro o Vasco diz não ter recursos para quitar o que deve.
Cobrador, Vasco, São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Empresário cobrou dívida do Vasco
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
- Ninguém bota a cara para me receber aqui. Mas eles vão me pagar de qualquer jeito. Esse valor pode ser pequeno para o Vasco, mas para a minha empresa é importante. Ainda mais no fim de ano. Eles dizem que estão com todo o dinheiro bloqueado pelo Ministério da Fazenda, mas precisam me pagar o que devem. Nem o frete para levar o material para Itaguaí o Vasco pagou - disse ele, que não se identificou.
Desde a última semana, o Vasco perdeu três de seus principais jogadores: Fernando Prass acertou com o Palmeiras, Juninho se transferiu para o New York RB, e Nilton conseguiu a rescisão de seu contrato na Justiça.

Palmeirenses se revoltam e xingam Thiaguinho no Facebook: 'Verme'

Cantor se anima durante a festa do do Corinthians e acaba puxando coro contra arquirrival, mas diz que não teve intenção de initar violência

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
As provocações do cantor Thiaguinho ao Palmeiras não repercutiram nada bem com os torcedores alviverdes. Horas após o pagodeiro puxar gritos de “Ei, Palmeiras, vai tomar no c...” na festa do título mundial do Corinthians, nesta terça-feira, a torcida do Verdão passou a postar uma sequência de mensagens ofensivas na página oficial do cantor no Facebook. Uma imagem de protesto foi criada para endossar a campanha.
O cantor rebateu as críticas por meio de seu Twitter. Ele disse que a emoção falou mais alto na comemoração do título, mas que não teve a intenção de provocar o Verdão.
- Participei de uma festa em que claro, a emoção supera a razão, mas eu incitar a violência!? Nunca! Basta ver minha conduta em 10 anos... Nunca me envolveria em um assunto desses. Só fui à festa porque sou amante do futebol, e do meu time. Vivo de música. Não de futebol - disse Thiaguinho.
protesto Thiaguinho torcida Palmeiras (Foto: Reprodução)Palmeirenses protestam contra Thiaguinho (Foto: Reprodução)
O cantor lembrou que fez uma música sobre amizade em parceria com seu amigo Rodriguinho, que é palmeirense. Além disso, em 2010, ele gravou o DVD de 25 anos do Exaltasamba no Palestra Itália.
- Gravei um DVD no Palestra Itália. Quer mais exemplo de neutralidade? Quem me conhece sabe como sou justo. Por isso, me justifico.
Assim como Thiaguinho, o atacante Jorge Henrique também provocou o arquirrival, relembrando a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Com o microfone em mãos, ele cantou "Você já caiu, porco!", lembrando a queda do Palmeiras para a Série B neste ano.

Em ritmo intenso de obras, gramado do Beira-Rio é totalmente retirado

Grama será reaproveitada em campos de golfe em Porto Alegre

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
A bola parou, mas as máquinas seguem ligadas. Enquanto o grupo do Inter aproveita as férias, os operários da Andrade Gutiérrez – construtora responsável pela reforma do Beira-Rio – mantêm o ritmo intenso. O gramado do estádio colorado foi totalmente retirado para a troca que ocorrerá até o começo de março de 2013.
Beira-Rio reforma grama (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)Beira-Rio será reaberto em setembro de 2013 (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)
O campo de jogo ficará mais centralizado em relação ao local que estava. Ficava mais próximo à Avenida Edvaldo Pereira Paiva e, nesta troca de gramado, está sendo feito o reposicionamento, como informa o engenheiro da Andrade Gutierrez, Roberto Maia.
A grama será reaproveitada em campos de golfe de Porto Alegre. O novo campo, que receberá a grama Bermuda e contará com sistema de irrigação a vácuo, deve ter finalizado o replantio até o começo de março.

- A fibra será misturada com 17 tipos de areia para depois ficar melhor fixada na grama. O gramado será replantado entre final de fevereiro e início de março - completa Rodrigo Bueno, também engenheiro da construtora.

Além disso, o torcedor ficará mais próximo ao campo. As arquibancadas estarão a 15 metros, em média. A bandeirinha do escanteio, no entanto, é ainda mais próxima ao fã: apenas oito metros. A divisória entre arquibancada e campo será apenas o muro de concreto, sem fosso ou um acrílico, lembrando os moldes dos estádios europeus.
Beira-Rio reforma grama (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)Inter atuará no Centenário enquanto Beira-Rio passa por reformas (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)
O Beira-Rio será reaberto em setembro. Até lá, o time atuará em Caxias, no Estádio Centenário. A única exceção será o Gre-Nal do Gauchão, que será disputado no Colosso da Lagoa, em Erechim.

O estádio contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período) – com capacidade para 16 pessoas, 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio – que abrigará até 24 pessoas cada.

Parada dura: Cruzeiro recusa nova
proposta do Santos por Montillo

Peixe oferece mais dinheiro e percentual em alguns jogadores, mas
clube mineiro entende que valores ainda ‘não atendem ao que é justo’

Por Lucas Catta Prêta e Marcelo Hazan Belo Horizonte e Santos, SP
Montillo na entrevista do Cruzeiro (Foto: Denilton Dias / Vipcomm)Montillo: jogador segue na mira do Santos
Foto: Denilton Dias / Vipcomm)
De nada adiantou o pedido do diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, para que deixassem o principal jogador do time, Montillo, “em paz”. O desabafo foi feito após uma proposta do Santos para levar o argentino para a Vila Belmiro. A diretoria santista não se deu por vencida e segue na briga para ter o meia em seu plantel em 2013. Nesta segunda-feira, uma nova proposta por Montillo foi feita pelo Santos. Assim como da última vez, o Cruzeiro recusou.
Desta vez, além de ter aumentado os valores pelo argentino, o Santos também ofereceu percentual em alguns jogadores - o volante Henrique, ex-Cruzeiro, é um deles. O diretor de comunicação do clube mineiro, Guilherme Mendes, explica que a diretoria entende que a proposta santista ainda não é vantajosa:
- Fomos procurados hoje, de novo. Houve um aumento da proposta. Mas o que foi apresentado ainda não atende ao que o Cruzeiro acha justo.
O Cruzeiro se recusa a dizer por quanto Montillo sairia da Toca da Raposa II. A justificativa é de que o meia não está à venda e, por isso, não é possível falar sobre valores. Vale lembrar, no entanto, que na única oportunidade que falou sobre o assunto, na virada de 2011 para 2012, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, chegou a citar o montante de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 41 milhões).
O GLOBOESPORTE.COM tentou contato com três dirigentes do Santos para comentar o assunto, mas nenhum deles atendeu as ligações.  

Clássico de reabertura do Mineirão
corre risco de não ter duas torcidas

Impasse entre diretorias de Atlético-MG e Cruzeiro pode fazer com que jogo
em fevereiro tenha apenas celestes nas arquibancadas. Raposa é mandante

Por Lucas Catta Prêta Belo Horizonte
586 comentários
Anunciado como o jogo de reabertura do Mineirão, em 3 de fevereiro, o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, pelo Campeonato Mineiro, começa a ganhar fora dos gramados os contornos da tradicional rivalidade entre os dois clubes. Apesar da promessa feita pelo governador Antonio Anastasia, o duelo pode não contar com a presença das duas torcidas. Confirmada essa possibilidade, apenas os cruzeirenses, uma vez que a Raposa é mandante, estariam presentes no primeiro jogo após a entrega do estádio, que será nesta sexta-feira.
Fotos aéreas do Mineirão mostram integração com cartão-postal dos mineiros (Foto: Alberto Andrich / Bcmf)Mineirão corre risco de ter só cruzeirenses no jogo de reabertura, em fevereiro (Foto: Alberto Andrich / Bcmf)
O impasse acontece porque a diretoria do Cruzeiro quer do Atlético-MG a garantia de, em futuros clássicos, poder levar também a sua torcida, independentemente da competição disputada. Caso o clube alvinegro decida por mandar os jogos no Independência, por exemplo, isso não pode acontecer, por questões de segurança.
Com isso, a diretoria celeste entende que, por ser mandante no clássico de 3 de fevereiro, ela pode levar apenas sua torcida. Uma possível divisão entre as torcidas, como foi anunciado, reduziria as receitas do Cruzeiro, já que a carga de ingressos não fica integralmente com o clube. Nos clássicos realizados no Independência, isso já acontece, uma vez que apenas uma torcida pode estar presente no estádio.
O Atlético-MG, por meio da assessoria de imprensa, informa que o clube não vai falar sobre o assunto. A Federação Mineira de Futebol (FMF), por sua vez, explica que os preparativos para esse jogo ainda não foram discutidos, o que acontecerá apenas no início do ano.
Nesta segunda-feira, em evento no qual detalhou o cronograma de festividades para a entrega do Mineirão, o secretário da Secopa, Tiago Lacerda, reiterou o compromisso do Governo de Minas para que o clássico tenha as duas torcidas.

UFC dispensa 12 dos 16 lutadores do reality show 'The Ultimate Fighter' 16

Lutas de baixo nível técnico e alguns dos piores índices de audiência da história do programa foram as principais causas dos cortes dos atletas

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
7 comentários
As reclamações de Dana White sobre o baixo nível das lutas apresentadas pelos atletas da 16ª edição do reality show "The Ultimate Fighter" não foram em vão. O presidente do UFC chegou a alertar os atletas durante o programa que eles precisavam fazer mais do que estava fazendo se quisessem ter uma chance de obter um contrato com o evento. Após a realização da final do reality, o UFC divulgou que nada menos que 12 dos 16 participantes não estavam nos seus planos. O único nome confirmado entre os quatro contratados é justamente o do vencedor, Colton Smith. Nem mesmo o vice-campeão, Mike Ricci, teve confirmada sua contratação.
Lutadores do TUF 16 UFC (Foto: Reprodução/ Facebook)Quase todos os lutadores do TUF 16 foram dispensados pelo UFC (Foto: Reprodução/ Facebook)
Entre os dispensados, o único nome confirmado foi o de Sam Alvey, que anunciou ter firmado contrato com o Maximum Fighting Championship (MFC) para disputar o título dos pesos-médios contra Elvis Mutapcic no começo de 2013.
Não por acaso, Dana White declarou, logo após a final do TUF 16 que a próxima temporada, com atletas treinados por Jon Jones e Chael Sonnen, será completamente diferente.
- É um novo programa. Alguns dos lutadores que estão na casa são verdadeiros animais. Quem acompanhar o TUF 17 saberá do que eu estou falando - disse, em entrevista ao site "Sherdog".

O barato ficou caro: apostas viram joias do Corinthians

Jogadores contratados sem maiores investimentos são valorizados e agora entram na mira de milionários europeus

Por Carlos Augusto Ferrari Yokohama, Japão
599 comentários
Paulinho treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Paulinho é um dos jogadores mais valorizados do
elenco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Mais do que rechear sua galeria de conquistas com o segundo título mundial, o Corinthians coloca seu elenco em um novo patamar depois da vitória sobre o Chelsea, por 1 a 0, no último  domingo, em Yokohama. Alguns dos jogadores garimpados em clubes de menor expressão se transformam agora em joias que valem milhões no mercado da bola.
O grande exemplo da eficiência do “bom e barato” alvinegro é Paulinho. Contratado do Bragantino em 2010 como uma aposta para o futuro, o volante conquistou espaço gradativamente, se firmou como titular, chegou à Seleção e hoje é citado por técnicos rivais como uma das principais armas de Tite.
Os € 8,5 milhões (R$ 23,3 milhões) oferecidos pelo Inter de Milão após a Taça Libertadores ficaram no passado. Hoje, o Timão não aceita vendê-lo por menos de € 15 milhões (R$ 41,2 milhões). Os direitos sobre o jogador estão divididos entre o Alvinegro e o Audax-SP.
Ralf também cresceu consideravelmente de valor desde que trocou o Barueri pelo Timão em 2010. Aos 28 anos, o cão de guarda da defesa alvinegra já não desperta tanto interesse assim nos principais mercados europeus pela idade avançada, mas é considerado indispensável no elenco.
A direção procura no Brasil há algumas temporadas e até nas categorias de base alguma outra peça que possa cumprir com a mesma eficiência a função de primeiro volante, mas não encontra. Somente uma proposta em torno de R$ 10 milhões poderá tirá-lo do clube.
O bom momento vivido pelo Corinthians recuperou jogadores que estavam em baixa. São os casos do goleiro Cássio, reserva por cinco anos no PSV, da Holanda, do lateral-esquerdo Fábio Santos, ex-Grêmio, e do centroavante Paolo Guerrero, contratado do Hamburgo.
Titulares e com boas atuações sobretudo na Taça Libertadores, os defensores ganharam a confiança do técnico Tite e chegaram até a ser convocados para a Seleção dirigida na época por Mano Menezes. Cássio vive um momento especial. A grande atuação contra o Chelsea, escolhido como o melhor jogador em campo, o coloca novamente na mira dos gigantes do Velho Continente.
O mesmo acontece com Paolo Guerrero. O camisa 9 peruano nunca deslanchou como se imaginava, mas chegou ao Timão marcando gols importantes e sendo decisivo. No Mundial, fez nada menos que os dois gols que deram o título ao Alvinegro. Uma taça a mais. Milhões na valorização.

Corinthians revela interesse em Dedé, que já tem duas propostas europeias

Presidente do Timão, no entanto, não acredita na viabilidade do negócio, já que o Vasco reluta em liberar o zagueiro. Russos e ingleses estão na frente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e São Paulo
368 comentários
Felipe e Dedé, Treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Dedé tem ofertas, mas teve os salários acertados
para não sair (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
Após o título mundial, conquistado sobre o Chelsea (ING) no último domingo, o Corinthians mira repetir o sucesso na próxima temporada e, pelo jeito, não poupará esforços para qualificar ainda mais o elenco. Dedé é alvo de cobiça do clube, mas o presidente Mário Gobbi fez questão de esfriar o interesse pelo zagueiro do Vasco, que, apesar da crise financeira, não prioriza a venda de um de seus maiores ídolos atuais.
- Na verdade, há uns dois meses surgiu esse assunto. Mas o Vasco não libera. Acho difícil uma negociação do Dedé envolvendo Vasco e Corinthians, ou Vasco e qualquer outro time do Brasil - declarou Gobbi à ESPN Brasil, em solo alemão, onde a delegação faz conexão de volta a São Paulo.
Propostas, de fato, a diretoria cruz-maltina recebeu duas recentemente: de uma equipe inglesa e do Spartak Moscou, da Rússia. Mas nenhuma, ao que tudo indica, que chegue à casa dos 10 milhões de euros, aproximadamente o que o clube vinha pedindo para iniciar as conversar. O diretor executivo René Simões confirmou que havia sido procurado, mas que os valores seriam rejeitados até por serem menores do que alguns enviados em contatos anteriores.
Antes do jogo beneficente que organizou, sábado, em Volta Redonda, Dedé se esquivou a respeito do assunto e acha que não tem risco de sair agora. Para evitar a perda, o Vasco, em meio à crise, deu um jeito de colocar os salários do Mito em dia na semana passada.
O noticiário negativo, contudo, é um complicador no caso. Fernando Prass e Auremir deixaram a Colina via liminar judicial, mesmo caminho tomado pelo volante Nilton. Já o meia Juninho não renovou contrato e foi anunciado pelo New York RB, com quem tratava há três semanas, enfraquecendo ainda mais o elenco para a próxima temporada. O lateral Elsinho, ex-Figueira, e o atacante Thiaguinho, ex-Cruzeiro, acertaram, mas não foram apresentados ainda.
Em outro cenário, o Timão planeja manter grande parte do grupo campeão, já contratou o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen (ALE) e quer Alexandre Pato, do Milan (ITA).

Com capacete ainda úmido, Rubinho celebra fim das piadas sobre o Timão

Piloto cumpriu promessa após título mundial do Corinthians, mergulhando de capacete no mar. E quer mais: 'Agora que quebramos o tabu, já era'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
No Brasil e no mundo, corintianos encontraram formas inusitadas de comemorar o bicampeonato mundial, conquistado no último domingo, após vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, em Yokohama. O piloto Rubens Barrichello, por exemplo, cumpriu a promessa de mergulhar no mar vestindo um capacete. Nesta segunda, o objeto ainda exibia marcas da “loucura”: úmido e sem o forro, arrancado por Rubinho.
Vestindo uma camisa com o número 11 e o nome “Rubito”, Barrichello participou da edição paulista do Globo Esporte, onde comentou a emoção do título histórico do Alvinegro. Na conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, ele revelou o alívio pelo fim do jejum na Taça Libertadores da América e hoje vê a equipe sem a pressão existente até julho deste ano.
– Tive de dar vários banhos nele, ficou cheio de sal. Mas está valendo. Agora que quebramos o tabu, já era. Ninguém mais segura – afirmou, satisfeito.
Rubinho posa com o capacete, ainda úmido por dentro (Foto: Rodrigo Faber/Globoesporte.com)Rubinho posa com o capacete, ainda úmido por dentro (Foto: Rodrigo Faber/Globoesporte.com)
A união entre o elenco e o técnico Tite, bastante elogiado por Rubinho, foi o que o piloto destacou como causa preponderante da conquista. Ele exaltou as conversas promovidas pelo comandante e sua liderança sobre o grupo, bem como a rápida adaptação e identificação com a torcida do Corinthians: mesmo dono de jeito sério e discurso calculado, o treinador rapidamente tornou-se um “louco do bando”.
– O mais emocionante foi tudo o que o Tite colocou para os jogadores. Aquela conversa, todo o papo. Ali no jogo foram duas horas de adrenalina. Quando acabou, rolou aquele alívio – completou.
  •  
Agora estamos renovados. Todo mundo está falando do Corinthians"
Rubinho, piloto
corintiano
Acima da coroação de uma temporada vitoriosa, Rubinho acredita que o título mundial tenha sido uma boa forma de acabar com as brincadeiras dos rivais, que questionavam a legitimidade da primeira vez que o Timão conquistou o planeta: piadas, estas, originadas pelo fato de o Corinthians ter chegado ao título sem antes conquistar a Taça Libertadores da América, como foi nesta temporada.
– O corintiano, mais do que qualquer outra coisa, sofria com os comentários de quem torce para outros times. Agora estamos renovados. Todo mundo está falando do Corinthians. Foi uma emoção muito grande.
Recordista de provas disputadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello encerrou o ano na Stock Car. Ele também participou da Indy, terminando o campeonato mundial na 12ª colocação. Ainda não há certeza sobre o futuro de Rubinho em 2013, embora Cacá Bueno tenha “confirmado” sua presença na Stock por mais uma temporada.