domingo, 23 de novembro de 2014

Presidente do XFC rebate dirigente do WSOF e exibe contrato de Kalindra

Myron Molotky apresenta provas de vínculo da organização com lutadora, centro de ação judicial. Manager de Kalindra diz que contrato "não tem valor"

Por Rio de Janeiro
Kalindra Faria contrato XFC (Foto: Divulgação)Kalindra Faria posa com o contrato assinado com
o XFC (Foto: Divulgação)
A polêmica pela luta da brasileira Kalindra Faria no World Series of Fighting (WSOF) promete render mais capítulos. O Combate.com obteve documentos incluídos na ação movida pelo Xtreme Fighting Championships (XFC) contra a organização de MMA rival por ter promovido uma luta de Kalindra, apesar de ela ter contrato de exclusividade com o XFC. Entre esses documentos, estão o acordo assinado pela atleta, uma foto sua com o contrato em mãos e uma troca de e-mails com dois dirigentes do WSOF, o presidente Ray Sefo e o vice-presidente executivo Ali Abdelaziz.
O documento comprova que Abdelaziz e Sefo entraram em contato com o XFC para conferir a eligibilidade de Faria para lutar em outra organização. Sefo diz em sua mensagem, datada de 6 de outubro, que "Kalindra está certamente sob contrato, então é 100% (certo) que ela não vai enfrentar Jessica em novembro, a não ser que desejemos um processo." Já Abdelaziz diz que o WSOF foi pego de surpresa e garante que, caso a companhia saiba com "100% de certeza" que Kalindra tem um contrato de exclusividade, "nós não vamos contratá-la", em mensagem datada de 7 de outubro. Ele termina sugerindo que o XFC converse com o manager da lutadora, Jorge Patino "Macaco", com quem estaria lidando diretamente.
Kalindra Faria, troca de e-mails XFC (Foto: Reprodução)Trecho da troca de e-mails entre dirigentes do WSOF e XFC, incluída no processo (Foto: Reprodução)
Em entrevista ao Combate.com no último dia 14, Abdelaziz chamou os dirigentes do XFC de "palhaços, irrelevantes" e alegou que o contrato de Kalindra Faria com a organização "não é legítimo", que ela "não assinou esse contrato". Todavia, entre os documentos apresentados pelo XFC, estão o contrato integral assinado pela atleta, com suas iniciais em cada página, que tem logo em seu primeiro artigo o item "Direitos Exclusivos de Luta e Promocionais", que diz, em inglês: "O lutador, por meio deste, dá ao XFCi (sigla para XFC International) os direitos exclusivos mundialmente de assegurar, arrumar, promover e apresentar MMA ou atividades relacionadas (uma "luta") em nome do lutador e para a participação do lutador, durante o termo (...) O lutador não deve competir ou participar em nenhum evento de MMA ou relacionado além dos que sejam pelo XFCi ou definido por ele, a não ser que tenha a permissão prévia por escrito do XFCi."
A organização também tem uma foto de Kalindra exibindo o contrato assinado.
- O XFC nunca atacou ou humilhou nenhum de seus atletas, diferentemente do que acontece em outras organizações de MMA. Procuramos sempre proteger Kalindra Faria, uma atleta contratada pelo nosso evento, e não deixar nenhuma dúvida sobre seu caráter durante todo esse desastre. Executivos do XFC se comunicaram com pessoas que de fato têm relevância na hierarquia do WSOF, seu fundador, Shawn Lampman, e seu presidente, Ray Sefo, diversas vezes a respeito do contrato de exclusividade de Kalindra Faria com o XFC. O Sr. Ali Abdelaziz, que proferiu comentários imprudentes e ofensivos a nosso respeito e alega nunca ter ouvido falar de nós, nunca foi considerado um fator nessa situação. O Sr. Abdelaziz nos enviou um e-mail afirmando que Kalindra não lutaria no WSOF caso tivesse contrato de exclusividade com outra organização, e isso prova claramente quem está sendo honesto e íntegro nessa situação - declarou Myron Molotky, presidente do XFC, através da assessoria de imprensa do evento.
Kalindra Faria contrato XFC (Foto: Reprodução)Primeira página do contrato de Kalindra com o XFC,
incluindo artigo sobre exclusividade da lutadora
com a organização (Foto: Reprodução)
No meio de toda a polêmica, está o manager de Kalindra Faria, o lutador e empresário Jorge Patino "Macaco". Em entrevista por telefone ao Combate.com, Patino afirmou que o contrato da lutadora com o XFC "não tem valor", por não ter firma reconhecida nos Estados Unidos e por sua atleta não ter recebido o apoio de um tradutor para a leitura e assinatura do contrato, redigido em inglês.
- Pelo meu entender, se houvesse realmente uma cláusula no contrato que prendesse a Kalindra, ela não teria lutado de jeito nenhum o World Series, o XFC já teria bloqueado a Kalindra judicialmente. Como ele (Myron) sabe que o contrato dele não tem valor algum, por ela não saber falar inglês, não ter nenhum tradutor e lutar sem reconhecer firma em solo americano, não tinha como prendê-la. Ela lutou e não vai dar nada, não tem como. E se o XFC fizer alguma coisa contra ela, estão se enfiando num buraco, porque estão prejudicando uma mãe de família, uma lutadora guerreira, que quer o melhor para a família dela e para a carreira dela. E ela sempre fez o bem para o XFC, sempre levantou o nome do evento, e a gente tem sempre que ajudar o atleta a subir, não derrubá-lo - afirmou Jorge Patino.

Paige VanZant vence Kailin Curran no "duelo de musas" do UFC em Austin

Loura, de apenas 20 anos de idade, estreia no UFC mostrando força e agressividade, confirmando as expectativas sobre a sua estreia no evento

Por Austin, EUA
Na sua aguardada estreia no UFC, a jovem peso-palha Paige VanZant mostrou que é uma das mais duras concorrentes da categoria ao dominar toda a luta contra a até então invicta Kailin Curran, vencendo o "duelo das musas" por nocaute técnico aos 2m54s do terceiro round. Esta foi a quarta vitória de Paige VanZant em cinco lutas na carreira, e a primeira derrota de Kailin Curran em quatro combates profissionais.
- Ainda estou sentindo o meu coração batendo, é incrível. Eu trabalhei muito duro com a minha equipe. Foi inacreditável. Eu sabia que tinha um condicionamento físico ótimo e isso me ajudou demais no combate - disse a emocionada VanZant após a luta.
Paige VanZant x Kailin Curran UFC (Foto: Getty Images)Paige VanZant golpeia Kailin Curran na sua vitória por nocaute técnico no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou muito intensa, com VanZant tomando a iniciativa do combate e Curran acompanhando o ritmo, trocando em pé e agredindo a adversária seguidamente. Quando a luta foi para a grade, Curran conseguiu uma bela queda de judô, mas VanZant recuperou-se e a luta voltou a ser disputada em pé. Após alguns instantes de disputa em clinche Curran derrubou a rival novamente, mas VanZant imediatamente atacou o braço tentando o armlock, mas Curran livrou-se de quatro tentativas de finalização, levantando-se e deixando a adversária no chão. Mesmo no chão, VanZant absorveu um duro golpe da rival e a manteve no solo, ficando por baixo. Com uma bela movimentação, ela inverteu a posição e ficou por cima de Curran, aplicando um duro castigo em Curran e terminando o round comemorando e sendo muito aplaudida pelo público.
No segundo round, Paige VanZant mais uma vez começou partindo para cima de Kailin Curran, e conseguiu alguns bons golpes na grade, mas foi novamente derrubada com um golpe de judô. A exemplo do primeiro round, VanZant conseguiu livrar-se da posição e voltou ao ataque em pé, pressinando Curran na grade e aternando pisões nos pés com socos no rosto da rival. Com mais habilidade na trocação, VanZant dominava a luta e terminava o segundo round mais uma vez tentando finalizar com uma chave de braço, sem sucesso novamente.
Paige VanZant x Kailin Curran UFC (Foto: Getty Images)Paige VanZant se emociona com a vitória por nocaute técnico sobre Kailin Curran UFC (Foto: Getty Images)
No último round, aparentando estar menos cansada que a adversária, Paige VanZant começou pressionando Kailin Curran na grade após um chute alto. Com um clinche muito forte, aplicando o "dirty boxing", VanZant dominava a luta e impedia que a adversária tivesse espaço para trabalhar seu plano de luta. Os pisões nos pés e as joelhadas também incomodavam Curran, que se distraiu na defesa e foi derrubada mais uma vez e, desta vez não conseguiu impedir a sequência de golpes que obrigou o árbitro Kerry Hatley a encerrar a luta.
Confira as demais lutas do card preliminar do evento:
Ruslan Magomedov vence Josh Copeland por decisão unânime
No duelo que fechou o card preliminar do "UFC: Edgar x Swanson", o peso-pesado russo Ruslan Magomedov venceu o americano Josh Copeland por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27) em uma luta sem muitas emoções. Magomedov chegou à 13ª vitória em 14 lutas, aumentando sua série invicta para oito duelos, enquanto Copeland, que estreou no evento, perdeu a invencibilidade de nove lutas em seu décimo combate.
A luta começou com Magomedov dominando o centro do octógono e Copeland tentando encurtar a distância. O russo buscou um chute alto e o americano defendeu, contra-atacando com um cruzado de esquerda. Nenhum dos golpes atingiu os alvos. Após alguns instantes de observação, Copeland buscou um cruzado de direita, mas Magomedov absorveu e devolveu um direto de esquerda que fez o americano perder o equilíbrio e cair. Ao se levantar, Copeland recebeu um chute alto, mas absorveu o impacto, mostrando resistência. O russo encerrou o round aplicando chutes no americano, que não tiveram impacto suficiente.
UFC: Ruslan Nagomedov x Josh Copeland (Foto: Getty Images)O russo Ruslan Nagomedov golpeia Josh Copeland no UFC realizado em Austin (Foto: Getty Images)
No segundo round o americano voltou mais agressivo, buscando os cruzados de direita. Alguns acertaram o russo, que revidou com cruzados de esquerda e um chute baixo que acertou o traseiro de Copeland. O combate não empolgava, já que os dois atletas mostravam muita cautela e não buscavam o nocaute abertamente. O panorama mudou a 1m20s do intervalo, quando Magomedov acertou um belo chute alto de esquerda, que desorientou o americano. O russo foi para cima e tentou alguns socos e chutes, mas Copeland recuperou-se e aplicou um soco forte que afastou o rival e restabeleceu o equilíbrio do combate.
No terceiro round, Magomedov passou a buscar os chutes, que mantinham Copeland à distância. O americano não conseguia se aproximar do russo, que tomava a iniciativa do combate. Na metade do round, o americano encurtou a distância e levou a luta para a grade, mas o russo se mostrou confortável lutando no clinche. Com pisões seguidos nos pés, Magomedov incomodava o americano, que levou um minuto para tirar as costas da grade e voltar a lutar no centro do octógono. A dez segundos do fim, Copeland foi para cima do russo, que aplicou uma bela queda ao soar o sinal de fim de luta.
Roger Narvaez consegue vitória polêmica sobre Luke Barnatt por decisão dividida
Em uma luta sem muitas emoções, com grande movimentação apenas no terceiro round, o peso-médio americano Roger Narvaez venceu o inglês Luke Barnatt  por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28), em resultado polêmico, já que Barnatt dominou os dois primeiros rounds da disputa. Esta foi a sétima vitória de Narvaez em oito lutas, e a segunda derrota de Barnatt em nove combates profissionais.
- Sou um bombeiro aqui no Texas e não tenho condições de treinar todos os dias e toda hora, mas tenho muita vontade. Se quiserem uma luta, é só me ligar - disse Narvaez após a luta.
UFC: Luke Barnatt x Roger Narvaez (Foto: Getty Images)Roger Narvaez acerta um chute alto no inglês Luke Barnatt no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores trocando golpes no centro do octógono, e Narvaez caiu ao receber um cruzado de esquerda, mas levantou-se rapidamente. O americano reagiu com golpes cruzados seguidos que surpreendiam Barnatt, já que Narvaez se movimentava bem lateralmente. O inglês, por sua vez, aplicava chutes  altos e na linha de cintura, e estes últimos acertavam o rival constantemente. O inglês conectou mais golpes e levou vantagem no round inciial.
A luta diminuiu de ritmo no segundo round, e somente após dois minutos de combate os lutadores buscaram se atacar, com Narvaez tentando levar Barnatt para a grade. O inglês defendeu-se e voltou a lutar no meio do octógono, acertando alguns bons socos de direita no americano. Os atletas mantinham seus planos de luta, que não se mostravam efetivos, e a luta era vaiada pelo público.
No terceiro e último round Roger Narvaez acertou um belo chute alto de esquerda na cabeça de Barnatt, que sentiu e ficou completamente grogue. O americano foi para cima aplicando golpes seguidos no inglês, que caiu. No chão, Narvaez tentou o ground and pound e, depois, foi para as costas e tentou por três vezes acabar com a luta com o mata-leão, mas o inglês defendeu todas as tentativas e, mesmo sentindo a pressão do rival, se mantinha vivo na luta. Amarrando o duelo no chão e evitando os ataques de Narvaez, ele deixava o tempo passar, e só se levantou a dez segundos do fim do combate, quando já não havia tempo para que o americano pudesse conseguir a vitória sem ser por pontos.

James Vick mantém invencibilidade diante do alemão Nick Hein
Em uma luta equilibrada e sem muitos momentos de emoção, o peso-leve americano James Vick venceu o alemão Nick Hein por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28), mantendo-se invicto em sete lutas como profissional. Nick Hein, por sua vez, sofreu sua segunda derrota em 14 combates profissionais.
A luta começou com Vick, que tem 24cm a mais de alcance que Hein, aplicando chutes altos e deixando o alemão distante de si. Após alguns minutos conseguindo manter Hein distante de si, Vick recebeu um cruzado de esquerda do rival, sofrendo um knockdown. O alemão tentou aproveitar a vantagem, mas o americano recuperou-se e conseguiu voltar a lutar em pé. Mantendo a tática de mesclar chutes altos com jabs, Vick evitava as aproximações de Hein. Mas o alemão não desistia, e mais uma vez acertou um cruzado de esquerda, derrubando o rival, mais uma vez, tentando mantê-lo no chão. Vick levantou-se e continuou a tentar os chutes altos até o encerramento do round.
James Vick x Nick Hein - UFC (Foto: Getty Images)James Vick acerta um chute no alemão Nick Hein na luta pelo card preliminar em Austin (Foto: Getty Images)
Vick voltou para o segundo round com a estratégia inalterada, tentando sempre os chutes altos, e Hein já esperava os ataques com o contragolpe pronto com a esquerda. O americano mantinha o rival à distância, conectando mais golpes que abriram um pequeno ferimento no supercílio esquerdo de Hein. A luta não mudou até o intervalo.
No terceiro e último round Nick Hein retornou buscando os chutes baixos nas pernas de James Vick, e tentando encurralando o americano na grade para pressionar o rival. O americano reagiu com jabs de direita que voltaram a deixar o alemão à distância. Na tentativa de acertar um soco rodado, Hein recebeu um golpe no rosto, que não o abalou. Aparentando cansaço e tento uma pior movimentação, Vick era acertado mais frequentemente pelo alemão, e no fim da luta preferiu se esquivar e evitar o combate.

Akhbar Arreola finaliza o veterano Yves Edwards no primeiro round
Com uma performance surpreendente, o peso-leve mexicano Akhbar Arreola finalizou o veterano Yves Edwards, de 38 anos de idade, com uma chave de braço em apenas 1m52s do primeiro round, impondo ao rival sua quinta derrota nas sete últimas lutas, e a 22ª em 66 duelos na carreira. A vitória foi a 23ª de Arreola em 32 combates profissionais.
Yves Edwards x Akbarh Arreola - UFC (Foto: Getty Images)Akbarh Arreola finaliza Yves Edwards no primeiro round com uma chave de braço em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com Arreola incomodando Edwards com chutes altos e tentativas de uppercuts na curta distância. Após uma desatenção de Edwards na movimentação, o mexicano conseguiu um cruzado curto de direita que o derrubou. No chão, Arreola montou sobre o bahamense e iniciou o castigo sobre Edwards, que tentava se defender, mas não conseguia. Após alguns instantes por cima no chão, o mexicano conseguiu encaixar uma chave de braço clássica, forçando Yves Edwards a desistir do combate.
Doo Ho Choi atropela Juan Puig em apenas 18s na abertura do evento
Na abertura do card preliminar do evento, o peso-pena coreano Doo Ho Choi estreou no UFC com um nocaute técnico espetacular sobre o mexicano Juan Manuel Puig em apenas 18s, conquistando o terceiro nocaute mais rápido da história da categoria dos pesos-penas do WEC ou do UFC e a estreia mais rápida de um atleta na categoria. Esta foi a 12ª vitória de Choi em 13 lutas na carreira, e a quarta derrota de Puig em 15 lutas como profissional - e a segunda seguida no UFC, já que vinha de derrota na sua estreia contra o brasileiro Adriano Martins no TUF 19 Finale.
Juan Puig x Doo Ho Choi - UFC (Foto: Getty Images)Doo Ho Choi acerta o direto que derrubou Juan Puig na abertira do UFC em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com Choi tomando a iniciativa da luta e aplicando dois diretos de direita. O primeiro foi absorvido por Puig, mas o segundo acertou em cheio o mexicano, que caiu e recebeu uma sequência de golpes no solo, forçando o árbitro Mario Yamasaki a interromper a luta com apenas 18s de disputa.
- Muito obrigado. Eu sabia que ele viria dessa forma, e tive sorte em acertar um bom golpe e acabar com a luta rapidamente. Minha arma era contra-atacar o jab de esquerda dele, e funcionou - disse o coreano após a luta.

´´Duelo de musas" é a luta da noite, e Edgar e Oliynyk faturam US$ 50 mil

Luta entre Paige VanZant e Kailin Curran marca o card preliminar do UFC em Austin; Finalização e nocaute no card principal também são premiados

Por Austin, EUA
Além da grande vitória sobre Cub Swanson, a finalização de Frankie Edgar no UFC em Austin rendeu ao ex-campeão dos pesos-leves um dos dois prêmios de melhor performance do torneio. Ele vai levar para casa um bônus de US$ 50 mil (cerca de R$ 130 mil). O peso-pesado ucraniano Oleksiy Oliynyk levou o outro prêmio de performance, no mesmo valor, por nocautear o americano Jared Rosholt. Clique aqui e saiba como foram as lutas.
Paige VanZant x Kailin Curran - UFC (Foto: Getty Images)As musas Paige VanZant e Kailin Curran fizeram a luta da noite e faturaram US$ 50 mil (Foto: Getty Images)
As americanas Paige VanZant e Kailin Curran, que protagonizaram o "duelo de musas" do evento também foram premiadas com US$ 50 mil cada uma por terem feito a "Luta da noite", segundo a organização. Clique aqui e saiba mais sobre o combate.

Frankie Edgar finaliza Cub Swanson no fim e pede revanche contra Aldo

Ex-campeão dos leves mostra preparo físico impecável e muita qualidade no jogo de chão para vencer o rival e pedir disputa de cinturão a Dana White

Por Austin, EUA
Uma aula. Assim pode ser classificada a atuação de Frankie Edgar na vitória por finalização contra Cub Swanson, interrompendo a sequência de seis vitórias do adversário e impondo-o a sexta derrota em 27 lutas na carreira. Com um mata-leão aos 4m56s do quinto round, o ex-campeão dos pesos-leves derrotou o terceiro colocado no ranking dos pesos-penas, e pediu uma revanche contra José Aldo, atual campeão da categoria.
- Dana, você disse que estaria assistindo. Eu estou indo em busca desse cinturão. Se Aldo não vier, eu vou atrás dele. Esse é só o começo. Cub é um cara muito duro, mas eu quero terminar as lutas da forma que for. Estou trabalhando muito para isso - disse Frankie Edgar após a sua 18ª vitória em 23 lutas na carreira.
UFC: Frankie Edgar x Cub Swanson (Foto: Getty Images)Frankie Edgar vibra com a finalização sobre Cub Swanson na luta principal em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com Edgar aplicando chutes baixos e tentando buscar as pernas de Swanson, que esquivou-se e aplicou jabs. O ex-campeão dos leves mostrou que sua estratégia era de golpear para encurtar a distância e levar a luta para o chão. Swanson executava as defesas de quedas e afastava Edgar, mas não conseguia golpear como é a sua especialidade. Após uma tentativa de golpe que passou raspando ao rosto de Edgar, Swanson aproximou-se demais e foi derrubado, mas levantou-se rapidamente. A 15s do intervalo, Edgar conseguiu uma queda de judô e manteve Swanson no solo até o fim do round.
Frankie Edgar voltou para o segundo round atacando com chutes e socos, e Swanson respondeu com um chute baixo que desequilibrou o rival. Usando a velocidade para se levantar e atacar as pernas do rival, Edgar derrubou Swanson e ficou por cima na meia-guarda, alternando golpes com o cotovelo e segurando o adversário no solo, cansando-o. Swanson trabalhava para sair da posição, mas sofria com o jogo de chão de Edgar, que o dominava com as costas no chão e golpeava incessantemente. O domínio foi mantido até o intervalo.
No terceiro round, aproveitando o desgaste de Cub Swanson pelo round anterior, Frankie Edgar não perdeu tempo e levou a luta novamente para o chão, ficando por cima, exatamente como terminou o segundo round. Com a meia-guarda dominada, Edgar mantinha Swanson no chão e golpeava o rosto do adversário tanto com a mão esquerda quanto com a direita. Após a tentativa de escapar do rival, Edgar ficou na posição de 100kg, fazendo a transição para a contada na meia-guarda novamente, desgastando cada vez mais o adversário. Com um preparo físico impecável e um ótimo jiu-jítsu, Edgar anulava Swanson no chão e dominava totalmente a luta, indo para o intervalo com uma vantagem ainda maior na luta.
UFC: Frankie Edgar x Cub Swanson (Foto: Getty Images) Frankie Edgar dominou totalmente Cub Swanson durante os cinco rounds do combate (Foto: Getty Images)
Disposto a tirar a vantagem do rival no quarto round, Cub Swanson voltou buscando a trocação, mas Frankie Edgar mais uma vez explodiu para cima de Swanson e derrubou-o mais uma vez, ficando novamente por cima, desta vez montado com a guarda passada. Mesmo sendo golpeado, Swanson tentou fugir o quadril para escapar da posição, mas não teve sucesso. Muito bem no jogo de chão, Edgar aproveitava o desgaste de Swanson e castigava duramente o rival, que buscava sobreviver à chuva de golpes que recebia. A 18s do intervalo, Swanson levantou-se, mas não havia tempo para reagir.
No quinto e último round, sabendo do desgaste de Swanson, Edgar começou a disputa cercando o rival e, quando teve a chance, derrubou mais uma vez e ficou por cima no chão, amassando o adversário e impedindo que ele tivesse chance de reagir na luta. Após uma tentativa de guilhotina de Edgar defendida por Swanson, o ex-campeão dos leves montou e tentou um katagatame, mais uma vez defendido. Com o mesmo ritmo do início da luta, mostrando um preparo físico excepcional, Frankie Edgar anulava totalmente Cub Swanson, montando com a guarda passada e golpeando sem parar até conseguir pegar novamente as costas e aplicar um mata-leão que fez Cub Swanson desistir a apenas quatro segundos do fim do tempo regulamentar.
Confira as demais lutas do card principal do UFC em Austin:
Chico Camus vence luta movimentada contra Brad Pickett
Em uma luta equilibrada e com muita movimentação, o peso-mosca americano Chico Camus venceu o inglês Brad Pickett por decisão dividida dos juízes (29-28, 27-30 e 29-28). Camus usou muito a movimentação para evitar ser atingido por Pickett durante toda a luta e chegou a ser vaiado pelo público. Esta foi a 15ª vitória da carreira de Camus em 20 lutas, e a décima derrota em 34 lutas de Pickett como profissional, e a segunda seguida no UFC.
UFC: Chico Camus x Brad Pickett (Foto: Getty Images)UFC: Chico Camus acerta um golpe de esquerda em Brad Pickett no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores buscando a trocação, e Camus tentou aplicar uma joelhada voadora. Pickett desviou do golpe, mas quase teve as costas dominadas. O americano acertou involuntariamente um soco na nuca do inglês, e se desculpou imediatamente. Pickett encurtou a distância e derrubou Camus, ficando por cima no chão e buscando o ataque com socos e cotoveladas. Camus se defendia e evitava ser acertado com muita contundência. Com muita agilidade, o americano conseguiu se levantar. A luta voltava a ficar equilibrada, e Camus se movimentava incessantemente, com a guarda baixa, esperando uma chance de golpear o inglês, mas não conseguiu até o intervalo.
O segundo round começou com os dois lutadores buscando a trocação, e Camus fazia a estratégia de entrar no raio de ação de Pickett, atacar e sair em velocidade. Mais ágil e se movimentando melhor, o americano dificultava as ações ofensivas do inglês, e chegava a brincar na luta, com a guarda baixa e saltando na frente do rival. A 1m50s do intervalo, Pickett conseguiu derrubar Camus, mas o americano levantou-se rapidamente. O inglês insistia na tática de levar a luta para o chão, mas não conseguiu efetuar as derrubadas até o intervalo.
No último round, enquanto Camus se movimentava freneticamente, Pickett buscava as pernas do rival para levar a luta para o chão. Após alguns minutos cercando o americano, o inglês já mostrava desgaste, e suas investidas ficavam menos efetivas. Camus evitava a curta distância e era vaiado pelo público por sua tática evasiva de combate. Nos segundos finais, os lutadores lançaram golpes mesmo após o sinal, e foram separados pelo árbitro.

Oleksiy Oliynyk vira luta e nocauteia Jared Rosholt no primeiro round
Após sofrer um duro castigo no início do combate, o veterano peso-pesado ucraniano Oleksiy Oliynyk, de 37 anos, conseguiu virar o combate e vencer por nocaute o americano Jared Rosholt aos 3m21s do primeiro round. A vitória foi a de número 50 da carreira de Oliynyk, que soma 60 combates como profissional. Já Jared Rosholt sofreu apenas a sua segunda derrota em 13 lutas como profissional.
UFC: Oleksyi Olynyk x Jared Rosholt (Foto: Getty Images)Oleksyi Olynyk aplica um soco em Jared Rosholt, já nocauteado, no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
Os dois lutadores começaram o combate buscando a trocação aberta, e Oliynyk levou a pior na grade recebendo, além de socos, uma dura joelhada que o abalou. O ucraniano tentou buscar as pernas no americano, mas Rosholt defendeu a tentativa e manteve o controle sobre o rival na grade, aplicando cotoveladas e socos. Aparentando cansaço, Rosholt diminuiu a pressão sobre o adversário, e Oliynyk aproveitou para acertar um belo cruzado de esquerda, levando o americano ao chão. Já praticamente desacordado, Rosholt recebeu mais dois golpes no chão até que o árbitro Kerry Hatley encerrou o combate.

Joseph Benavidez tem atuação impecável e vence Dustin Ortiz por unanimidade
Número 2 do ranking dos pesos-moscas do UFC, Joseph Benavidez teve uma atuação impecável diante de Dustin Ortiz, 13º da lista, vencendo a luta por decisão unânime (triplo 30-27) e dando mais um passo em direção da disputa do título contra o campeão Demetrious Johnson. esta foi a 21ª vitória de Benavidez em 25 lutas na carreira, e a quarta derrota de Ortiz em 18 confrontos.
- É incrível, foi uma grande performance. Todo crédito a Dustin, ele é muito duro e lutou por 15 minutos. Fora suas habilidades, ele é duro. Ele aguentou a boas cotoveladas, uppercuts. Eu precisava de uma luta dura assim - disse Benavidez após o combate.
UFC x Joseph Benavidez x Dustin Ortiz (Foto: Getty Images)Joseph Benavidez dominou totalmente Dustin Ortiz na vitória por decisão unânime (Foto: Getty Images)
A luta começou com muita movimentação, e Benavidez agredindo Ortiz com chutes na altura da cintura e cruzados de esquerda. Acertando a leitura dos movimentos do rival, Benavidez acertava golpes no mesmo instante em que Ortiz tentava atacá-lo, frustrando as suas ações ofensivas. Com mais velocidade e agressividade, Benavidez se movimentava bem e atacava Ortiz de todas as formas e, no fim do round, derrubou o adversário e o manteve no chão, com a guarda passada, até o intervalo.
Benavidez voltou para o segundo round igualmente agressivo e dominante, acertando uma sequência de socos e um chute alto que desequilibraram Ortiz. Um novo chute alto afetou Ortiz, que contragolpeou desesperadamente com um cruzado de direita que afastou Benavidez, permitindo-o derrubar o número 2 do ranking da categoria. A luta voltou a ser disputada em pé e Ortiz acertou um direto que desequilibrou o rival. Benavidez, no entanto, reverteu a desvantagem ainda caindo e dominou Ortiz no chão, voltando a lutar de pé. A luta continuou a ser dominada por Benavidez até o fim do round.
O panorama não se alterou no terceiro e último round. Benavidez buscou levar a luta para o chão e aplicar uma guilhotina, mas Ortiz defendeu e se levantou, golpeando o rival. Mantendo o domínio que construiu nos rounds anteriores, Benavidez controlou o combate nos instantes finais, mantendo com muita categoria a vantagem e garantindo a vitória.
Matt Wiman abre o card principal com vitória sobre Isaac Vallie-Flagg
Em uma luta muito equilibrada e decidida nos detalhes, o peso-leve Matt Wiman venceu Isaac Vallie-Flagg por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27) na abertura do card principal do "UFC: Edgar x Swanson". Esta foi a  oitava vitória de Wiman em 23 lutas, enquanto Vallie-Flagg sofreu sua terceira derrota seguida no UFC e a sexta em 21 lutas como profissional.
A luta começou truncada, com os dois lutadores na grade. Wiman, que estava com as costas no gradeado, se defendia dos ataques de Vallie-Flagg, que não permitia que o rival saísse da posição. A luta se manteve no local até faltar 1m10s para intervalo, quando Wiman conseguiu levar a luta para o chão e, após tenhar aplicar um mata-leão, quase encaixou um triângulo e uma chave de braço nos segundos finais.
UFC: Matt Wiman x Isaac Vallie-Flag (Foto: Getty Images)UFC: Matt Wiman acerta um cruzado de direita em Isaac Vallie-Flag no card principal (Foto: Getty Images)
Vallie-Flagg voltou agressivo no segundo round, acertando um upper e um gancho. Wiman tentou pegar a perna direita do rival para derrubá-lo, mas Vallie-Flagg seguiu em pé e voltou a pressioná-lo contra a tela. Wiman manteve a pressão sobre o adversário, e conseguiu pegar suas costas na grade, tentando - sem sucesso - aplicar mais um mata-leão. Vallie-Flagg se defendeu e a luta voltou a ficar equilibrada na grade até o intervalo.
No round decisivo, após um pequeno momento de trocação, Wiman levou Vallie-Flagg para a grade, e aplicou algumas ombradas no rosto do rival. Vallie-Flagg acertou cotoveladas na lateral da cabeça do adversário antes da luta ser interrompida e levada para o centro do octógono. Wiman mais uma vez dominou as costas de Vallie-Flagg e tentou aplicar o mata-leão, que foi defendido. Os dois terminaram a luta se golpeando e duelando até o fim, e acabaram se provocando após o fim do combate, sendo vaiados pelo público.
Confira todas as demais lutas da noite:
Edson Barboza venceu Bobby Green por decisão unânime (triplo 30-27)
Ruslan Magomedov venceu Josh Copeland por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Roger Narvaez venceu Luke Barnatt  por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
James Vick venceu Nick Hein por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Akbahr Arreola venceu Yves Edwards por finalização a 1m52s do R1
Paige VanZant venceu Kailin Curran por nocaute técnico aos 2m54s do R3
Doo Ho Choi venceu Juan Puig por nocaute técnico aos 18s do R1

Paige VanZant vibra com bônus e pede revanche contra Tecia Torres

Peso-palha, que estreou com vitória na luta da noite em Austin diz que lida bem com a pressão e se põe à disposição contra qualquer membro do TUF

Por Austin, EUA
Paige VanZant x Kailin Curran - UFC (Foto: Getty Images)Paige VanZant vibra com a vitória sobre Kailin Curran em
sua estreia no peso-palha do UFC (Foto: Getty Images)
Excluída do TUF 20 por não ter a idade mínima para participar do reality show - possui 20 anos de idade - a peso-palha Paige VanZant não escondia o sorriso após vencer Kailin Curran em sua estreia no UFC e ainda ter a sua luta eleita como a melhor da noite do último sábado, em Austin. Com o bônus de US$ 50 mil e uma impressão positiva deixada pela forma como atuou, a lutadora garantiu que se sente em condições de encarar qualquer integrante do programa, inclusive a campeã que será coroada na decisão. Mas uma luta em especial a interessa.
- Provei que posso estar entra as principais lutadoras dessa categoria, e que não preciso do TUF para promover meu nome. Gostaria de enfrentar várias participantes do reality, e uma delas é Tecia Torres, que foi a única lutadora a me derrotar até hoje. Acho que seria uma boa luta, por ser uma revanche. Mas também acho que poderia encarar a campeã, seja quem for, em breve.
A personalidade mostrada na luta impressionou os jornalistas, que perguntaram, na coletiva de imprensa após o evento, como ela lidou com a pressão da estreia no evento.
- Sempre fico nervosa antes de lutar, mas não senti isso quando caminhei rumo ao octógono. O nervosismo foi embora. Sei lidar com pressão. Luto bem quando sou pressionada, mesmo sendo tão jovem. Foi uma sensação maravilhosa vencer na minha estreia, e ainda por cima ganhar o bônus de luta da noite.

Barboza: "Ele falou por 14m50s. Nos dez segundos finais foi a minha vez"

Brasileiro diz que Bobby Green sentiu todos os seus golpes e garante que está pronto para lutar contra os melhores colocados entre os pesos-leves

Por Austin, EUA
A vitória por decisão unânime sobre o provocador Bobby Green no "UFC: Edgar x Swanson", no último sábado, teve um sabor especial para o peso-leve brasileiro Edson Barboza. Protagonista do co-evento principal, o lutador derrotou um adversário que vinha de oito vitórias seguidas e estava invicto no UFC. Perguntado se havia se incomodado com os gestos de Green de que não sentira nenhum de seus golpes durante a luta, Barboza disse ter certeza que o americano sentiu cada um deles.
UFC: Edson Barboza x Bobby Green (Foto: Getty Images)Edson Barboza festeja diante de Bobby Green antes do fim da luta em Austin (Foto: Getty Images)
- É engraçado, porque todas as vezes que ele balançou a cabeça eu o acertei com um belo golpe. Sei que ele sentiu todos os meus golpes. Todos eles o machucaram. Ele disse que não para tentar me desestabilizar. A maioria dos boxeadores faz isso, é normal.
O brasileiro também explicou a comemoração a dez segundos do fim da luta, quando a vitória estava assegurada, mas o tempo ainda não havia se esgotado.
- Bobby falou por 14m50s da luta. Faltando dez segundos para acabar, foi a minha vez de falar. Ele falou muito a luta toda. Eu só falei no fim (risos).
Barboza disse estar em seu melhor momento na carreira, e garantiu que ainda pode melhorar em todos os aspectos do MMA. No fim, afirmou que pode enfrentar os melhores lutadores da categoria.
- Acreditem quando digo que vocês ainda não viram o melhor Edson Barboza. Estou melhorando em todos os aspectos da luta, e ficando cada vez mais confiante em todas as áreas da luta. Estou pronto para quem eu for enfrentar. Quero encarar quem estiver na minha frente no ranking. Estou pronto para grandes desafios, sem dúvida nenhuma

Swanson agradece a lição dada por Edgar: "Mostrou minhas fraquezas"

Peso-pena diz ter se enganado sobre sua preparação para a luta e revela que bateu a 4s do fim para não ter a mandíbula fraturada pela segunda vez

Por Austin, EUA
Frustração. Esse era o sentimento de Cub Swanson após a derrota inapelável para Frankie Edgar na luta principal do UFC realizado na cidade de Austin, no último sábado. Dominado durante os cinco rounds do duelo, o atual número dois do rankling dos pesos-penas do UFC admitiu ter superestimado a sua preparação para enfrentar o ex-campeão dos leves da organização.
- Obviamente foi uma noite muito frustrante para mim, mas ele fez o que tinha que fazer e me expôs. Eu estava superconfiante, achava que estava preparado para enfrentá-lo, e ficou evidente que eu não me preparei o suficiente. Quero agradecer a Frankie Edgar pela lição que ele me ensinou. Vou melhorar daqui para frente. Vi quais são as minhas fraquezas. Aceitei a luta porque Edgar era um dos melhores lutadores do mundo entre os leves e está lutando hoje em uma categoria mais leve, e quis me testar, quis ver quão duro eu sou, porque estou ficando mais velho e acho isso importante. Levei uma surra, eu sei, mas estava confiante em vencer até o fim - disse o lutador em entrevista ao canal Fox Sports.
Cub Swanson MMA UFC (Foto: Getty Images)Cub Swanson foi totalmente dominado por Frankie Edgar durante os cinco rounds da luta (Foto: Getty Images)
Perguntado sobre o porquê de não ter resistido mais quatro segundos até o fim da luta, Swanson revelou temer que sua mandíbula fosse fraturada novamente.
- Eu levei muitas cotoveladas na mandíbula, e ela estava sem força no fim da luta. Enquanto eu me virava no octógono, meu pensamento era: "Ele não vai me finalizar..." Mas minha boca estava aberta, e ele encaixou uma chave muito forte na minha mandíbula. Eu já fraturei o local e sei como é. Preferi desistir a passar por aquilo de novo, mesmo que seja para estar nos livros como tendo sido o cara que foi finalizado mais tarde em uma luta. Se você quer ser o melhor, você tem que enfrentar os melhores, e nem sempre as coisas acontecerão ao seu favor. É a vida, paciência... - disse Swanson.

- Atualizado em

Frankie Edgar: "Eu mereço ser o próximo desafiante de José Aldo"

Lutador diz que ficaria desapontado se McGregor fosse anunciado como próximo desafiante ao cinturão, e afirma que lutaria com irlandês em abril

Por Austin, EUA
A vitória por finalização aos 4m56s do quinto round sobre Cub Swanson parece ter deixado Frankie Edgar mais falante. Após pedir a Dana White para ser o próximo desafiante ao cinturão de José Aldo, o peso-pena e ex-campeão dos pesos-leves afirmou que, na sua opinião, pela história que tem e pelo momento que vive na carreira, ele deve ser o próximo a enfrentar o brasileiro.
- Pela performance que tive esta noite e pelo que fiz na minha carreira, eu deveria ser o próximo desafiante ao cinturão de José Aldo. Definitivamente, deveria ser eu. Estou aqui para ficar, não sou luta fácil para ninguém.
UFC: Frankie Edgar x Cub Swanson (Foto: Getty Images) Frankie Edgar castigou Cub Swanson por toda a luta principal do UFC em Austin (Foto: Getty Images)
Perguntado se ficaria chateado caso Conor McGregor fosse anunciado como desafiante na sua frente, Edgar disse que a palavra certa é "desapontado".
- Eu não ficaria chateado, mas desapontado. Não vou bancar o bebê chorão aqui, mas seria uma grande decepção. Conor nunca encarou um wrestler de elite, mas não posso dizer que ele não está fazendo o que tem que fazer com seus adversários. Denis Siver não é um adversário fácil, mas isso não está nas minhas mãos. Não sou eu quem decide quem vai lutar. Só acho que mereço a revanche com Aldo.
Após a notícia de que haverá um evento do UFC no dia 18 de abril de 2015 em Nova Jersey, sua cidade natal, Frankie Edgar foi questionado se gostaria de fazer a luta principal contra Conor McGregor, com o vencedor sendo o novo desafiante de José Aldo. O lutador garantiu que enfrentaria o irlandês se o UFC marcasse o combate.
- Eu adoraria lutar em Nova Jersey, contra quem fosse. Meu objetivo é lutar pelo cinturão, mas se Conor McGregor vencer Denis Siver e nos colocarem frente a frente, eu aceito enfrentá-lo.

Frustrado após prova desastrosa, Nico admite: "Hamilton mereceu o título"

Alemão reconhece mérito do companheiro, mas já faz planos para revanche em 2015

Por Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Confiante e determinado a desbancar o companheiro Lewis Hamilton na corrida que decidiria o título mundial, Nico Rosberg jamais poderia imaginar que a derradeira prova desta temporada teria um desfecho tão sofrido para ele. Pole position, o alemão largou mal, foi ultrapassado pelo inglês e, quando ainda estava disposto a recuperar a liderança, começou a enfrentar sérios problemas de perda de potência em seu carro. A Mercedes chegou até mesmo a sugerir que o piloto abandonasse a corrida, mas Nico fez questão de terminar, em um distante 14º lugar.
- Estou muito desapontado. A oportunidade estava lá, mas deu tudo errado. No final, a minha corrida não fez diferença, porque Lewis venceu de forma justa. Ele mereceu ganhar hoje e também merece ganhar o campeonato. Lewis fez um trabalho um pouco melhor este ano e merece ser campeão - admitiu o alemão.
Nico Rosberg cumprimenta o companheiro Lewis Hamilton após a corrida que decidiu o título mundial (Foto: Divulgação)Nico Rosberg cumprimenta o companheiro Lewis Hamilton após a corrida que decidiu o título mundial (Foto: Divulgação)


A regra de pontuação dobrada, válida apenas para a última etapa do ano, dava esperanças a Rosberg e aumentou a expectativa dos torcedores para a decisão. No entanto, o aguardado duelo final na pista de Yas Marina não aconteceu. Sem condições de manter a competitividade, Nico foi despencando no pelotão, enquanto Felipe Massa, da Williams, despontava como maior ameaça à vitória de Lewis Hamilton. Apesar da corrida decepcionante, o alemão já faz planos para a próxima temporada, quando será companheiro de Hamilton pelo terceiro ano consecutivo.
- Há uma grande batalha entre nós, e eu corro para vencê-la. Ela tem sido intensa em alguns momentos, mas na maioria das vezes tem sido fantástica. Há muitos pontos fortes que eu posso explorar no próximo ano. Eu preciso melhorar nas corridas. Fui melhor que ele nos classificatórios nos últimos dois anos, e preciso melhorar um pouco na corrida para ir além. Vou me esforçar para isso - avaliou o piloto.
Lewis Hamilton assumiu a ponta na largada e ofuscou Nico Rosberg em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton assumiu a ponta na largada e ofuscou Nico Rosberg em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)

A missão de Nico para conquistar o título e repetir o feito do pai, Keke Rosberg, campeão de 1982, era complicada e não dependia apenas do piloto. Para ser campeão, ele não poderia deixar que Lewis vencesse. Caso conquistasse a vitória, o alemão teria ainda que torcer para o companheiro chegar no máximo em terceiro. Com a conquista de Hamilton, Rosberg se torna vice-campeão da Fórmula 1 pela primeira vez na carreira. Mas, justamente por causa da regra de pontos dobrados, termina o campeonato 67 pontos atrás do inglês. Antes da corrida de Abu Dhabi, essa diferença era de apenas 17 pontos (confira a classificação completa).
Nico Rosberg parabeniza Lewis Hamilton pelo título também pelo twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Nico Rosberg parabeniza Lewis Hamilton pelo título também pelo twitter (Foto: Reprodução/Twitter)