domingo, 23 de novembro de 2014

Frankie Edgar finaliza Cub Swanson no fim e pede revanche contra Aldo

Ex-campeão dos leves mostra preparo físico impecável e muita qualidade no jogo de chão para vencer o rival e pedir disputa de cinturão a Dana White

Por Austin, EUA
Uma aula. Assim pode ser classificada a atuação de Frankie Edgar na vitória por finalização contra Cub Swanson, interrompendo a sequência de seis vitórias do adversário e impondo-o a sexta derrota em 27 lutas na carreira. Com um mata-leão aos 4m56s do quinto round, o ex-campeão dos pesos-leves derrotou o terceiro colocado no ranking dos pesos-penas, e pediu uma revanche contra José Aldo, atual campeão da categoria.
- Dana, você disse que estaria assistindo. Eu estou indo em busca desse cinturão. Se Aldo não vier, eu vou atrás dele. Esse é só o começo. Cub é um cara muito duro, mas eu quero terminar as lutas da forma que for. Estou trabalhando muito para isso - disse Frankie Edgar após a sua 18ª vitória em 23 lutas na carreira.
UFC: Frankie Edgar x Cub Swanson (Foto: Getty Images)Frankie Edgar vibra com a finalização sobre Cub Swanson na luta principal em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com Edgar aplicando chutes baixos e tentando buscar as pernas de Swanson, que esquivou-se e aplicou jabs. O ex-campeão dos leves mostrou que sua estratégia era de golpear para encurtar a distância e levar a luta para o chão. Swanson executava as defesas de quedas e afastava Edgar, mas não conseguia golpear como é a sua especialidade. Após uma tentativa de golpe que passou raspando ao rosto de Edgar, Swanson aproximou-se demais e foi derrubado, mas levantou-se rapidamente. A 15s do intervalo, Edgar conseguiu uma queda de judô e manteve Swanson no solo até o fim do round.
Frankie Edgar voltou para o segundo round atacando com chutes e socos, e Swanson respondeu com um chute baixo que desequilibrou o rival. Usando a velocidade para se levantar e atacar as pernas do rival, Edgar derrubou Swanson e ficou por cima na meia-guarda, alternando golpes com o cotovelo e segurando o adversário no solo, cansando-o. Swanson trabalhava para sair da posição, mas sofria com o jogo de chão de Edgar, que o dominava com as costas no chão e golpeava incessantemente. O domínio foi mantido até o intervalo.
No terceiro round, aproveitando o desgaste de Cub Swanson pelo round anterior, Frankie Edgar não perdeu tempo e levou a luta novamente para o chão, ficando por cima, exatamente como terminou o segundo round. Com a meia-guarda dominada, Edgar mantinha Swanson no chão e golpeava o rosto do adversário tanto com a mão esquerda quanto com a direita. Após a tentativa de escapar do rival, Edgar ficou na posição de 100kg, fazendo a transição para a contada na meia-guarda novamente, desgastando cada vez mais o adversário. Com um preparo físico impecável e um ótimo jiu-jítsu, Edgar anulava Swanson no chão e dominava totalmente a luta, indo para o intervalo com uma vantagem ainda maior na luta.
UFC: Frankie Edgar x Cub Swanson (Foto: Getty Images) Frankie Edgar dominou totalmente Cub Swanson durante os cinco rounds do combate (Foto: Getty Images)
Disposto a tirar a vantagem do rival no quarto round, Cub Swanson voltou buscando a trocação, mas Frankie Edgar mais uma vez explodiu para cima de Swanson e derrubou-o mais uma vez, ficando novamente por cima, desta vez montado com a guarda passada. Mesmo sendo golpeado, Swanson tentou fugir o quadril para escapar da posição, mas não teve sucesso. Muito bem no jogo de chão, Edgar aproveitava o desgaste de Swanson e castigava duramente o rival, que buscava sobreviver à chuva de golpes que recebia. A 18s do intervalo, Swanson levantou-se, mas não havia tempo para reagir.
No quinto e último round, sabendo do desgaste de Swanson, Edgar começou a disputa cercando o rival e, quando teve a chance, derrubou mais uma vez e ficou por cima no chão, amassando o adversário e impedindo que ele tivesse chance de reagir na luta. Após uma tentativa de guilhotina de Edgar defendida por Swanson, o ex-campeão dos leves montou e tentou um katagatame, mais uma vez defendido. Com o mesmo ritmo do início da luta, mostrando um preparo físico excepcional, Frankie Edgar anulava totalmente Cub Swanson, montando com a guarda passada e golpeando sem parar até conseguir pegar novamente as costas e aplicar um mata-leão que fez Cub Swanson desistir a apenas quatro segundos do fim do tempo regulamentar.
Confira as demais lutas do card principal do UFC em Austin:
Chico Camus vence luta movimentada contra Brad Pickett
Em uma luta equilibrada e com muita movimentação, o peso-mosca americano Chico Camus venceu o inglês Brad Pickett por decisão dividida dos juízes (29-28, 27-30 e 29-28). Camus usou muito a movimentação para evitar ser atingido por Pickett durante toda a luta e chegou a ser vaiado pelo público. Esta foi a 15ª vitória da carreira de Camus em 20 lutas, e a décima derrota em 34 lutas de Pickett como profissional, e a segunda seguida no UFC.
UFC: Chico Camus x Brad Pickett (Foto: Getty Images)UFC: Chico Camus acerta um golpe de esquerda em Brad Pickett no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
A luta começou com os dois lutadores buscando a trocação, e Camus tentou aplicar uma joelhada voadora. Pickett desviou do golpe, mas quase teve as costas dominadas. O americano acertou involuntariamente um soco na nuca do inglês, e se desculpou imediatamente. Pickett encurtou a distância e derrubou Camus, ficando por cima no chão e buscando o ataque com socos e cotoveladas. Camus se defendia e evitava ser acertado com muita contundência. Com muita agilidade, o americano conseguiu se levantar. A luta voltava a ficar equilibrada, e Camus se movimentava incessantemente, com a guarda baixa, esperando uma chance de golpear o inglês, mas não conseguiu até o intervalo.
O segundo round começou com os dois lutadores buscando a trocação, e Camus fazia a estratégia de entrar no raio de ação de Pickett, atacar e sair em velocidade. Mais ágil e se movimentando melhor, o americano dificultava as ações ofensivas do inglês, e chegava a brincar na luta, com a guarda baixa e saltando na frente do rival. A 1m50s do intervalo, Pickett conseguiu derrubar Camus, mas o americano levantou-se rapidamente. O inglês insistia na tática de levar a luta para o chão, mas não conseguiu efetuar as derrubadas até o intervalo.
No último round, enquanto Camus se movimentava freneticamente, Pickett buscava as pernas do rival para levar a luta para o chão. Após alguns minutos cercando o americano, o inglês já mostrava desgaste, e suas investidas ficavam menos efetivas. Camus evitava a curta distância e era vaiado pelo público por sua tática evasiva de combate. Nos segundos finais, os lutadores lançaram golpes mesmo após o sinal, e foram separados pelo árbitro.

Oleksiy Oliynyk vira luta e nocauteia Jared Rosholt no primeiro round
Após sofrer um duro castigo no início do combate, o veterano peso-pesado ucraniano Oleksiy Oliynyk, de 37 anos, conseguiu virar o combate e vencer por nocaute o americano Jared Rosholt aos 3m21s do primeiro round. A vitória foi a de número 50 da carreira de Oliynyk, que soma 60 combates como profissional. Já Jared Rosholt sofreu apenas a sua segunda derrota em 13 lutas como profissional.
UFC: Oleksyi Olynyk x Jared Rosholt (Foto: Getty Images)Oleksyi Olynyk aplica um soco em Jared Rosholt, já nocauteado, no UFC em Austin (Foto: Getty Images)
Os dois lutadores começaram o combate buscando a trocação aberta, e Oliynyk levou a pior na grade recebendo, além de socos, uma dura joelhada que o abalou. O ucraniano tentou buscar as pernas no americano, mas Rosholt defendeu a tentativa e manteve o controle sobre o rival na grade, aplicando cotoveladas e socos. Aparentando cansaço, Rosholt diminuiu a pressão sobre o adversário, e Oliynyk aproveitou para acertar um belo cruzado de esquerda, levando o americano ao chão. Já praticamente desacordado, Rosholt recebeu mais dois golpes no chão até que o árbitro Kerry Hatley encerrou o combate.

Joseph Benavidez tem atuação impecável e vence Dustin Ortiz por unanimidade
Número 2 do ranking dos pesos-moscas do UFC, Joseph Benavidez teve uma atuação impecável diante de Dustin Ortiz, 13º da lista, vencendo a luta por decisão unânime (triplo 30-27) e dando mais um passo em direção da disputa do título contra o campeão Demetrious Johnson. esta foi a 21ª vitória de Benavidez em 25 lutas na carreira, e a quarta derrota de Ortiz em 18 confrontos.
- É incrível, foi uma grande performance. Todo crédito a Dustin, ele é muito duro e lutou por 15 minutos. Fora suas habilidades, ele é duro. Ele aguentou a boas cotoveladas, uppercuts. Eu precisava de uma luta dura assim - disse Benavidez após o combate.
UFC x Joseph Benavidez x Dustin Ortiz (Foto: Getty Images)Joseph Benavidez dominou totalmente Dustin Ortiz na vitória por decisão unânime (Foto: Getty Images)
A luta começou com muita movimentação, e Benavidez agredindo Ortiz com chutes na altura da cintura e cruzados de esquerda. Acertando a leitura dos movimentos do rival, Benavidez acertava golpes no mesmo instante em que Ortiz tentava atacá-lo, frustrando as suas ações ofensivas. Com mais velocidade e agressividade, Benavidez se movimentava bem e atacava Ortiz de todas as formas e, no fim do round, derrubou o adversário e o manteve no chão, com a guarda passada, até o intervalo.
Benavidez voltou para o segundo round igualmente agressivo e dominante, acertando uma sequência de socos e um chute alto que desequilibraram Ortiz. Um novo chute alto afetou Ortiz, que contragolpeou desesperadamente com um cruzado de direita que afastou Benavidez, permitindo-o derrubar o número 2 do ranking da categoria. A luta voltou a ser disputada em pé e Ortiz acertou um direto que desequilibrou o rival. Benavidez, no entanto, reverteu a desvantagem ainda caindo e dominou Ortiz no chão, voltando a lutar de pé. A luta continuou a ser dominada por Benavidez até o fim do round.
O panorama não se alterou no terceiro e último round. Benavidez buscou levar a luta para o chão e aplicar uma guilhotina, mas Ortiz defendeu e se levantou, golpeando o rival. Mantendo o domínio que construiu nos rounds anteriores, Benavidez controlou o combate nos instantes finais, mantendo com muita categoria a vantagem e garantindo a vitória.
Matt Wiman abre o card principal com vitória sobre Isaac Vallie-Flagg
Em uma luta muito equilibrada e decidida nos detalhes, o peso-leve Matt Wiman venceu Isaac Vallie-Flagg por decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27) na abertura do card principal do "UFC: Edgar x Swanson". Esta foi a  oitava vitória de Wiman em 23 lutas, enquanto Vallie-Flagg sofreu sua terceira derrota seguida no UFC e a sexta em 21 lutas como profissional.
A luta começou truncada, com os dois lutadores na grade. Wiman, que estava com as costas no gradeado, se defendia dos ataques de Vallie-Flagg, que não permitia que o rival saísse da posição. A luta se manteve no local até faltar 1m10s para intervalo, quando Wiman conseguiu levar a luta para o chão e, após tenhar aplicar um mata-leão, quase encaixou um triângulo e uma chave de braço nos segundos finais.
UFC: Matt Wiman x Isaac Vallie-Flag (Foto: Getty Images)UFC: Matt Wiman acerta um cruzado de direita em Isaac Vallie-Flag no card principal (Foto: Getty Images)
Vallie-Flagg voltou agressivo no segundo round, acertando um upper e um gancho. Wiman tentou pegar a perna direita do rival para derrubá-lo, mas Vallie-Flagg seguiu em pé e voltou a pressioná-lo contra a tela. Wiman manteve a pressão sobre o adversário, e conseguiu pegar suas costas na grade, tentando - sem sucesso - aplicar mais um mata-leão. Vallie-Flagg se defendeu e a luta voltou a ficar equilibrada na grade até o intervalo.
No round decisivo, após um pequeno momento de trocação, Wiman levou Vallie-Flagg para a grade, e aplicou algumas ombradas no rosto do rival. Vallie-Flagg acertou cotoveladas na lateral da cabeça do adversário antes da luta ser interrompida e levada para o centro do octógono. Wiman mais uma vez dominou as costas de Vallie-Flagg e tentou aplicar o mata-leão, que foi defendido. Os dois terminaram a luta se golpeando e duelando até o fim, e acabaram se provocando após o fim do combate, sendo vaiados pelo público.
Confira todas as demais lutas da noite:
Edson Barboza venceu Bobby Green por decisão unânime (triplo 30-27)
Ruslan Magomedov venceu Josh Copeland por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Roger Narvaez venceu Luke Barnatt  por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
James Vick venceu Nick Hein por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Akbahr Arreola venceu Yves Edwards por finalização a 1m52s do R1
Paige VanZant venceu Kailin Curran por nocaute técnico aos 2m54s do R3
Doo Ho Choi venceu Juan Puig por nocaute técnico aos 18s do R1

Nenhum comentário:

Postar um comentário