sábado, 14 de julho de 2012

Danilo relembra Libertadores, Timão bate Náutico e deixa zona da degola
Meia marca duas vezes nos 2 a 1 deste sábado, no Pacaembu, e mostra que Corinthians ‘virou a chave’. Timbu sai na frente, mas não segura
 
 
A CRÔNICA
por Diego Ribeiro
4 comentários
Meia hora antes do início do duelo entre Corinthians e Náutico, o sistema de som do Pacaembu tocava um dos grandes sucessos do samba nacional: “O show tem que continuar”. É por isso que mais de 23 mil pagantes foram ao estádio para fazer o Timão reagir no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Timão fez 2 a 1 no Timbu, dois gols de Danilo, venceu pela primeira vez desde a conquista da Taça Libertadores e saiu da zona de rebaixamento, pelo menos até este domingo. O “show” continua, agora pela competição nacional.
Nome fundamental na Libertadores, Danilo voltou a mostrar caráter decisivo. Os dois belos gols do meia fizeram o Pacaembu explodir e reviver o clima de dez dias atrás, nos 2 a 0 sobre o Boca Juniors. O resultado fez o Timão “começar” o Brasileiro. Depois de nove rodadas, são oito pontos somados, mesmo número de Figueirense, Santos e Bahia – todos perdem no saldo de gols. É preciso torcer contra os dois últimos, além do Coritiba, para não voltar à zona da degola.
O Náutico, por outro lado, permanece com 10 pontos, na zona intermediária da tabela. A equipe treinada por Alexandre Gallo até saiu na frente, gol de Elicarlos, mas sofreu o empate no minuto seguinte e se perdeu. O Timbu deixou de ser o algoz corintiano: nos cinco confrontos diretos antes deste sábado, eram cinco vitórias pernambucanas.
Na próxima rodada, o Timão visita o Flamengo na quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Engenhão. No mesmo dia, o Náutico recebe a Ponte Preta nos Aflitos, às 20h30m.
Timbu assusta, Timão se impõe

A volta de Emerson Sheik incendiou o Corinthians e fez o time voltar a apresentar aquele clima da Taça Libertadores. Um time compacto, com sete, oito jogadores atacando e levando perigo ao Náutico. Não à toa, o nome do atacante foi, de longe, o mais festejado pela torcida quando a escalação foi anunciada. Ele logo caiu pelo lado esquerdo e travou boa disputa com a defesa adversária – até cartão amarelo o Sheik levou, por ter caído em campo e não ter saído dele para retornar, procedimento de praxe quando um jogador recebe atendimento médico.

Os corintianos entenderam que era hora de voltar à realidade, tanto que fizeram enormes filas por ingressos para o jogo. A festa e o futebol exibido pela equipe de Tite deixavam claro que o gol seria questão de tempo: Danilo exigiu grande defesa de Felipe em um chute dentro da área, Romarinho abriu a defesa com jogadas em diagonal, tentou um arremate e Felipe, aquele goleiro ex-Santos, quase soltou a bola no meio da área.

O problema é que o Náutico tem um histórico de complicar a vida do Timão, tanto que havia vencido todos os últimos cinco confrontos antes deste sábado. Aos 20 minutos, um mortal contra-ataque confirmou essa sina. Elicarlos, livre de marcação, pôde tabelar com Araújo e finalizar em curva, sem chances para Cassio. O bom volante do Náutico ganhou muito espaço no meio-campo, já que Ralf e Paulinho estavam muito avançados.

A resposta foi imediata, nem deu tempo de o Corinthians sentir o gol. Assim como na Libertadores, o torcedor não precisou sofrer tanto. Aos 22, Paulinho justificou o esforço do Corinthians em mantê-lo no elenco: lançamento preciso, perfeito, no peito de Danilo. O meia só precisou colocar sua categoria em prática para tirar a bola do alcance de Felipe: 1 a 1, explosão no Pacaembu.

O Náutico sentiu demais e parou de atacar. O Timão abria espaços ao trocar passes com paciência, de um lado a outro, e ficou muito tempo dentro da congestionada área dos pernambucanos. Pela direita, Romarinho e Welder mostraram entrosamento surpreendente – o lateral quase fez um golaço ao tentar encobrir Felipe. Apenas Alex destoou. Próximo de deixar o Corinthians, o meia se enrolou em alguns lances e parecia “travado” em campo.
O rei do Pacaembu
Parecia repetição daquela semifinal da Libertadores contra o Santos. O Corinthians martelando, precisando de um gol, e Danilo salvando logo no início do segundo tempo. Logo aos 4 minutos, um endiabrado Emerson iniciou a jogada e lançou na área. A bola beijou a trave duas vezes, com Ronaldo Alves e Paulinho, antes de a bola sobrar para o predestinado Danilo, do lado direito da área. Em vez de tocar com categoria na saída do goleiro, como fez contra o Peixe, soltou a bomba sem chances para Felipe: 2 a 1 Timão.
O Pacaembu ficou ainda mais festivo com um dos jogadores mais importantes do time. São nove gols para Danilo na temporada, todos marcados dentro do caldeirão alvinegro. Merecidamente, teve seu nome gritado por mais de um minuto pelos torcedores corintianos.
Os comandados de Tite deram uma relaxada em campo, e o Náutico tem seus perigos. Araújo, principalmente. Com cinco gols no Brasileirão, o artilheiro do Timbu deixou o lado esquerdo do campo e ficou mais centralizado na área. Em um cruzamento de Kim, faltaram poucos centímetros para o atacante alcançar a bola. Depois, teve um chute travado por Welder. E ainda viu um gol de calcanhar anulado por impedimento.
O Corinthians se posicionou para os contra-ataques. Sem a bola, Emerson ficou na linha do meio-campo esperando uma oportunidade para arrancar. Na metade do jogo, Tite sacou Romarinho e promoveu a volta de Edenílson, fora do time há mais de dois meses por causa de uma lesão. O Timão se fechou ainda mais, “espremendo” os atacantes do Náutico entre os zagueiros e volantes.
Sob o comando de Araújo, o Náutico se abriu, mas centralizou demais o jogo e facilitou a atuação dos zagueiros. Breitner, ex-Santos, entrou para dar mais dinâmica ao meio-campo. O time da casa manteve a postura, e Emerson quase fez o terceiro no único contra-ataque que teve. O Timbu chegou a acertar o travessão já nos acréscimos, mas ficou nisso. O Timão conseguiu “esquecer” a conquista da América para se concentrar no Brasileiro. O Timbu deixou de ser algoz, e agora precisa de atenção para não correr riscos na competição.
Em virada incrível, Atlético-MG faz 4 a 3 no Figueirense e dispara na ponta
Atacante Guilherme, que voltou ao time alvinegro após quase dois meses no departamento médico, fez o quarto gol, o da vitória, e comemorou bastante

A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel
Comente agora
A torcida do Figueirense compareceu ao estádio Orlando Scarpelli para prestigiar a estreia da maior estrela do elenco catarinense: o uruguaio Loco Abreu. Os torcedores até que viram uma boa atuação do atacante, mas presenciaram, na verdade, uma vitória épica do Atlético-MG, a sétima da equipe mineira no Campeonato Brasileiro. O jogo prometia ser muito difícil, já que era diante do Atlético-MG, líder isolado da competição. O Galo, com mais uma grande atuação, chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas, em dez minutos, fez três gols e virou o jogo: 4 a 3. Os gols foram marcados por Anderson Conceição, Júlio César e Ronny, para o Figueira, e por Ronaldinho Gaúcho, de pênalti, Leonardo Silva, Bernard e Guilherme, para o Galo.
  •  
Leonardo Silva e Loco abreu, Figueirense x Atlético-MG (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)Leonardo Silva e Loco Abreu disputam a bola (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)
R49, a propósito, além de marcar o segundo gol com a camisa do clube mineiro, o segundo em cobrança de pênalti, fez bons lançamentos e contribuiu positivamente para o Atlético-MG. Porém, quem realmente brilhou foi o atacante Guilherme, que retornou ao time, depois de longo período de recuperação de uma contusão. O jogador entrou no intervalo da partida, quando o Galo perdia por 2 a 1, e foi muito importante para o resultado. O gol deu novo ânimo ao atleta, que, aos poucos, deverá voltar ao time titular.
Com o resultado, o Atlético-MG se mantém na liderança do Brasileirão, com 22 pontos. O time se manterá na primeira colocação, independentemente dos outros resultados deste domingo. Já o Figueirense, com outra derrota, segue na 16º lugar, com 8 pontos.
Na próxima rodada, o Atlético-MG enfrentará o Internacional, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte. O Figueirense, por sua vez, visitará o Atlético-GO, nesta quinta-feira, às 21, no Serra Dourada, em Goiânia.
Primeiro tempo movimentado
Já no aquecimento, o uruguaio Loco Abreu empolgou a torcida do Figueira, que, mesmo com o frio em Florianópolis, marcou presença no Orlando Scarpelli para ver a estreia do atacante. Após o Hino Nacional, Loco e R49 deram um grande abraço e conversaram alguns minutos. Os olhos de todos estavam sobre a dupla de craques, tanto que muitos se surpreenderam quando Marcos Rocha acertou o travessão de Wilson, logo no início do jogo.
O Galo começou melhor, sem dar espaços para que o Figueirense chegasse ao ataque. Loco Abreu deu o primeiro toque na bola somente aos 10 minutos, quando o Atlético-MG saiu errado para o ataque. Mas, na segunda participação, o uruguaio saiu cara a cara com Victor e tocou por cobertura, mas encobriu o goleiro e o gol alvinegro.
Mas Marcos Rocha, que já havia protagonizado o primeiro lance de perigo da partida, foi derrubado na área por Doriva, que chegou atrasado no lance. E aí foi a vez de R49 aparecer. Ele cobrou com categoria o pênalti, abriu o placar e levou a pequena torcida do Galo ao delírio.
Mas, no fim do primeiro tempo, o Figueirense chegou ao empate. Foi de cabeça, mas não foi de Loco Abreu. Anderson Conceição recebeu de Fred e só teve o trabalho de cabecear para o gol. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar.
Empolgada, a torcida do Figueirense voltou a comemorar, aos 45 minutos. Era a virada do time de Santa Catarina. Ela veio dos pés de Loco Abreu, que deu bela assistência, de primeira, a Júlio César, que driblou Victor e decretou a vitória parcial.
Que virada!
O técnico Cuca resolveu mudar o Galo e promoveu a estreia do atacante Guilherme no Brasileiro. O jogador se recuperou de uma lesão muscular na panturrilha esquerda e entrou na vaga de Danilinho. Serginho, mais veloz, entrou no lugar do volante Leandro Donizete.
Mas as mudanças não surtiram efeito imediato. E Cuca teve que ver o terceiro gol do Figueirense. Ronny, aos 14 minutos, acertou chute rasteiro. A bola desviou em Leonardo Silva e enganou o goleiro Victor. Alívio no Orlando Scarpelli, que virou festa após a vantagem de dois gols.
Durante todo o Brasileiro, o Galo havia levado três gols e, em 60 minutos, igualou a marca diante do Figueirense. Enquanto Cuca esbravejava com a equipe, Loco Abreu era substituído, após sentir câimbras. O uruguaio foi ovacionado pela torcida. Aloísio entrou em campo.
Mas quem marcou foi o Galo. Leonardo Silva, de cabeça, após assistência de R49, diminuiu o placar e colocou fogo no jogo, aos 19 minutos. Na sequência, ele mesmo errou bisonhamente na frente de Aloísio, mas o atacante do Figueirense chutou torto e perdeu grande chance.
E a experiência de R49 falou mais alto para o Galo. O craque sofreu falta no meio-campo e cobrou rapidamente. Marcos Rocha achou Jô na esquerda, que cruzou na cabeça de Bernard para deixar tudo igual, aos 25 minutos.
Mas o personagem do jogo estava escondido e apareceu depois de mais de dois meses sem jogar. Guilherme saiu do banco para lançar Serginho na ponta direita e receber livre para empurrar para o gol e colocar o Galo de novo na frente. O Atlético-MG, aos 30 minutos, fez o quarto gol: 4 a 3.

Vasco realiza mais uma sessão de autógrafos na megaloja da Colina

Fernando Prass, Fellipe Bastos e William Barbio foram os escolhidos para atender aos torcedores após o treino desta sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
5 comentários
Depois de levar jogadores a shoppings das Zonas Sul e Norte, o Vasco encerrou a semana com mais uma sessão de autógrafos nesta sexta-feira. Desta vez, o clube abriu as portas da megaloja de São Januário para o evento. Após o treino desta manhã, Fernando Prass, Fellipe Bastos e William Barbio atenderam aos pedidos dos torcedores.
Entre fotos e assinaturas, Bastos destacou a importância da iniciativa do clube.
- Isso é muito importante para nós, jogadores, pois temos a oportunidade de sentir o calor da torcida, de estar junto com eles. Com isso ganhamos ainda mais incentivo para nos dedicarmos dentro de campo - disse o volante ao site oficial do Vasco.
fernando prass vasco (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial Vasco da Gama)Jogadores posam para fotos com torcedores na loja de São Januário (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial Vasco da Gama)
Caçula do trio escolhido para o evento, William Barbio foi o mais requisitado pela criançada e agradeceu:
- Fico feliz pelo reconhecimento da torcida do Vasco, agora temos que retribuir todo o carinho que recebemos dentro de campo. Vamos firmes para dar muitas alegrias para os vascaínos.
O Vasco volta a treinar na manhã deste sábado, em São Januário. No domingo, o time recebe o Atlético-GO, às 16h.

Treinador e conciliador: Cristóvão administra queixas dos medalhões

Em meio a manifestações públicas de insatisfação ao longo do ano, técnico diz que são válidas as reclamações de jogadores do Vasco por vaga no time

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
35 comentários
Cristóvão e Diego Souza no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Diego Souza, que já se mostrou insatisfeito, e
Cristóvão (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco)
O Vasco se orgulha de dizer que montou um grupo formado por uma base de jogadores experientes e vitoriosos em suas carreiras. Em São Januário, o consenso é que essa característica dá ao time a possibilidade de disputar títulos. Mas como não há lugar para todos entre os titulares, normalmente há atletas com currículos invejáveis que precisam buscar seu espaço, o que cria momentos de insatisfação. Assim, tornaram-se normais no grupo manifestações públicas de insatisfação. E no meio disso tudo está Cristóvão Borges.
O último caso foi Eduardo Costa, que minimizou a importância do recém-negociado Romulo e destacou seu currículo como um dos argumentos para retornar ao time titular. Também nesta semana, Alecsandro afirmou que o Vasco não precisava contratar outro centroavante, indo de encontro ao movimento da diretoria, que busca um atleta para substituir o camisa 9 em caso de lesão ou suspensão.
Quando eu estiver atrapalhando, não tem problema nenhum. Posso pendurar as chuteiras ou voltar para o Qatar e jogar meu futebolzinho lá "
Felipe
Barrado contra a Ponte Preta, Diego Souza optou por uma comemoração raivosa ao marcar o gol da vitória por 3 a 2 naquela partida. Durante a Libertadores, Felipe desabafou após uma atuação de gala em São Januário saindo do banco de reservas.
O técnico diz compreender a manifestação dos jogadores e tenta, na medida do possível, administrar insatisfações e apagar incêndios. Segundo ele, esses episódios não chegam a ser um problema.
- Todos têm o direito de se expressar, e cada um faz da sua maneira. Não vejo como um problema, porque são sentimentos verdadeiros. Nada disso altera o que nós pensamos em relação à filosofia de trabalho. De início, só fica satisfeito quem está jogando. E eu acho que tem de ser assim, porque todos precisam buscar seu espaço e aproveitar as oportunidades - avaliou o treinador vascaíno.
Relembre algumas frases de jogadores:
- É complicado escalar quando se tem um elenco forte. Mas quando eu estiver atrapalhando, não tem problema nenhum. Posso pendurar as chuteiras ou voltar para o Qatar e jogar meu futebolzinho lá - Felipe, após sair do banco e brilhar na vitória do Vasco por 4 a 2 sobre o Alianza Lima, pela Libertadores.
- Vinha treinando e jogando bem antes da lesão e acho que poderia somar com minha experiência em momentos decisivos e importantes. Mas o treinador é quem decide e ele optou por outros. Eu respeito. É ele quem tem de achar as soluçõesEduardo Costa, ao comentar o tempo no banco de reservas.
- Vocês (jornalistas) estão loucos para contratar um atacante. Há uns seis meses vejo vocês falando sobre isso com o Daniel (Freitas, diretor de futebol do Vasco). Felizmente pude dar uma resposta positiva, jogando quase todas as partidas deste ano. Hoje, com a volta do Tenorio, não vejo a necessidade da chegada de mais um atacanteAlecsandro, ao falar sobre a busca do clube por mais um centroavante.

Thiago Silva faz exames médicos e fecha com o Paris Saint-Germain

Zagueiro deixa Milan e assina por cinco anos com o clube francês. Segundo empresário, ex-defensor do Flu será um dos mais bem pagos da Europa

Por Márcio Iannacca, Leandro Canônico e Marcos Felipe Rio de Janeiro
132 comentários
Reprodução site PSG confirmando Contratação THiago Silva (Foto: Divulgação / Site oficial do PSG)Site do PSG confirma negociação (Foto: Divulgação)
O zagueiro Thiago Silva é jogador do Paris Saint-Germain. Neste sábado, o defensor do Milan realizou exames com Eric Holland, médico do clube francês, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro onde está concentrado com a seleção brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos e foi anunciado oficialmente pelo PSG.
O ex-defensor do Fluminense assinou contrato de cinco anos de duração e vai receber € 7,5 milhões (R$ 18,6 milhões) por ano mais um bônus de € 1,5 milhão (R$ 3,73 milhões) no caso de conquistas com o clube.
Paulo Tonietto, empresário de Thiago Silva, deu detalhes da negociação. Embora não tenha revelado o valor pago pelo PSG ao Milan, o agente enaltece a grandeza da transferência.
- Foi uma negociação longa. Durou quase um mês. Mas agora está tudo certo. Thiago merece. É a maior transação envolvendo um zagueiro na história do futebol mundial. E hoje Thiago Silva é um dos jogadores mais bem pagos da Europa – disse Tonietto, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Especula-se que o PSG tenha desembolsado € 45,5 milhões (R$ 113 milhões) por Thiago Silva. Se realmente for esse valor, a afirmação do empresário do capitão da Seleção está correta. Até hoje, a transação mais cara envolvendo um zagueiro aconteceu em 2002 quando Rio Ferdinand trocou o Leeds pelo Manchester United por € 45,3 milhões.
Além disso, a transação também é a mais alta na história do futebol francês, superando o valor de € 43 milhões pago pelo próprio PSG ao Palermo para contratar o meia argentino Javier Pastore em 2011.
thiago silva brasil empresário médico do PSG (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Da esquerda para direita: Thiago, Marcos Motta e Eric Holland (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
O defensor, que teve a ajuda do advogado Marcos Motta, jurista especializado em direito esportivo, está concentrado com a seleção brasileira para os Jogos de Londres. Na segunda-feira, a delegação vai embarcar para a capital inglesa.
- A apresentação oficial no PSG será após as Olimpíadas -  revelou Tonietto.
A novela
O treinador do Paris Saint-Germain, Carlo Ancelotti, nunca escondeu sua intenção de trazer alguns de seus ex-comandados no Milan para jogar no clube francês. Depois de não chegar a um acordo por Alexandre Pato no começo do ano, o PSG passou a focar em dois atletas: Thiago Silva e Ibrahimovic.
O clube francês, que tem como diretor esportivo o tetracampeão Leonardo, teve sua proposta por Ibra rejeitada em no começo de junho. Na mesma semana, o Milan também disse 'não' a uma investida por Thiago Silva. Inclusive, a equipe italiana chegou a renovar o contrato do zagueiro brasileiro até 2017.
thiago silva brasil josé luiz runco (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Thiago Silva, Runco e Holland no hotel da Seleção no RJ (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
Mas nada disso fez os novos milionários europeus recuarem. Na última semana, a imprensa italiana noticiou que os franceses ofereceram € 62 milhões (cerca de R$ 154 milhões) pelos dois atletas - proposta vista como irrecusável, já que, além do valor da transferência, o Milan se livraria do pagamento de dois dos maiores salários do elenco. Enquanto Ibrahimovic ganharia € 24 milhões (cerca de R$ 60 milhões) até o fim de seu contrato (junho de 2013), Thiago Silva teria mais € 30 milhões (cerca de R$ 74 milhões) a ganhar até a metade de 2017.
Do RS Futebol ao PSG
Nascido dia 22 de setembro de 1984 no Rio de Janeiro, Thiago Silva, hoje com 27 anos, começou a carreira como profissional em 2003 no RS Futebol, time do Rio Grande do Sul, após passagem - nas divisões de base - por Barcelona (RJ) e Fluminense, justamente o clube que o consagraria anos mais tarde.
Thiago deixou o clube que o revelou em 2004 para acertar com o Juventude. A primeira chance no futebol europeu ocorreria no mesmo ano com a transferência para o Porto. O zagueiro ainda teria uma passagem sem brilhantismo pelo Dínamo de Moscou (onde teve tuberculose e precisou ficar internado) antes de voltar ao Brasil, em 2006, para defender o Fluminense.
thiago silva milan samuel eto'o internazionale (Foto: agência Getty Images)Thiago Silva foi campeão italiano com a camisa do Milan (Foto: agência Getty Images)
O apelido de Monstro surgiu justamente nesta época. Bastaram duas temporadas e meia com a camisa tricolor para que ele ganhasse a Copa do Brasil de 2007, virasse ídolo da torcida e chegasse à Seleção Brasileira. O sucesso no Rio de Janeiro o fez pegar o avião de volta ao Velho Continente no final de 2008 para defender o Milan - sua casa desde então.
Thiago precisou esperar seis meses antes de poder jogar oficialmente pelo clube italiano, por conta do limite de jogadores estrangeiros que integravam o plantel rossoneri, e só foi conquistar a torcida a partir da temporada 2009/10. No Milan, o auge chegou em 2011, com a conquista do Campeonato Italiano.
Protesto torcida do milan (Foto: Reprodução / Twitter)Torcida do Milan protesta contra saída de Thiago Silva (Foto: Reprodução / Twitter)
Com dinheiro árabe, Leonardo e Ancelotti tentam fazer 'novo Milan'
Em julho de 2011, o grupo Qatar Sports Investiments investiu € 50 milhões (R$ 124 milhões) para ter 70% das ações do PSG. O QSI é presidida por Nasser Al-Khelaifi, também responsável pelo canal de televisão Al Jazeera. O dinheiro do Qatar colocou o clube francês em condições de grandes contratações. No ano passado, o clube pagou quase R$ 100 milhões pelo meia argentino Javier Pastore ao Palermo, da Itália, na maior negociação da história do futebol francês.
Além de Leonardo, o clube conta com outro ex-profissional do Milan para tentar a glória: o técnico Carlo Ancelotti. Mas a primeira temporada foi frustrante, já que o PSG perdeu o título francês de 2011/2012 para o modesto Montpellier.
O elenco de Ancelotti conta atualmente com quatro brasileiros: o zagueiro Alex (ex-Santos e Chelsea), o lateral-esquerdo Maxwell (ex-Barcelona), o volante Thiago Motta (naturalizado italiano) e o meia-atacante Nenê (ex-Palmeiras e Santos). Há ainda o zagueiro uruguaio Diego Lugano, ex-São Paulo, e o atacante argentino Ezequiel Lavezzi, recentemente contratado junto ao Napoli.

Recusa de oferta faz estafe de Lucas e São Paulo entrarem em conflito

Representantes do atleta insistem que ele precisa ser valorizado pelo clube do Morumbi. Proposta do Manchester United foi recusada nesta sexta

Por Marcelo Prado São Paulo
313 comentários
A recusa do presidente Juvenal Juvêncio à oferta do Manchester United de € 33 milhões (R$ 82,4 milhões) provocará novas conversas entre os representantes do atleta e a diretoria do São Paulo. Novamente, o empresário Vagner Ribeiro buscará alguma maneira de valorizar seu atleta, que hoje está na seleção brasileira que disputará o torneio de futebol das Olimpíadas de Londres. Se há dois meses era possível dizer que Lucas permaneceria no Tricolor até a Copa de 2014, agora já é possível dizer que isso dificilmente acontecerá.
De um lado, está o estafe de Lucas, que reclama que o São Paulo não dá o destaque que Lucas merece. O jogador ganha R$ 120 mil mensais e, devido a uma cláusula contratual, passará a ganhar R$ 130 mil a partir de 1º de agosto, quando também ganhará 10% dos direitos econômicos que pertenciam ao Tricolor. Se antes a divisão era 80% para o clube e 20% para o jogador, ela passará a ser 70% a 30%.
lucas seleção brasileira olimpica (Foto: Mowa Press)Lucas está na seleção brasileira que disputará as Olimpíadas (Foto: Mowa Press)
Em diversos momentos, o presidente Juvenal Juvêncio foi procurado pelos representantes de Lucas, que pediram uma reunião para discutir uma maneira de segurar o atleta no futebol brasileiro - ou com um aumento salarial ou através de um plano de carreira, no qual seria usada a imagem do atleta, que receberia um determinado valor para isso. Nem a primeira e nem a segunda alternativas terminaram em acordo.
O vice-presidente de futebol do clube do Morumbi, João Paulo de Jesus Lopes, nega, porém, que o estafe do jogador tenha pleiteado qualquer acordo nesse sentido.
- Eles nunca fizeram nenhuma sinalização a esse respeito. O Lucas está feliz no São Paulo. Todos podem observar seu ótimo desempenho em campo e tenho certeza de que ele voltará a jogar conosco após as Olimpíadas – afirmou o dirigente.
Lucas hoje vive um momento inédito no São Paulo. O garoto teve problemas de relacionamento com o técnico Emerson Leão e também sucumbiu às fortes críticas que recebeu da torcida após a eliminação na Copa do Brasil, quando o Tricolor perdeu por 2 a 0 para o Coritiba. Em suas páginas pessoais no twitter e no facebook, por exemplo, foram centenas de mensagens o chamando de pipoqueiro, entre outras ofensas. Se antes, ele sempre falava que não gostaria de sair sem um título, agora a situação mudou de figura. Ele já escuta as ofertas que seu representante tem recebido.
Manchester United e Internazionale de Milão são os times que miram a joia são-paulina. O time inglês procura reforçar seu elenco após uma temporada muito ruim, na qual a equipe foi eliminada prematuramente da Copa dos Campeões e viu seu rival Manchester City conquistar o Campeonato Inglês. Do lado italiano, a situação é ainda pior, já que o time não conseguiu vaga na principal competição do continente. E Lucas, com o status de titular da seleção brasileira, é visto como um nome capaz de acalmar o torcedor.

Preferência de Juan pelo Inter irrita diretoria do Flamengo

Clube carioca apostava na ligação do zagueiro, revelado na Gávea, para convencê-lo, mas melhor proposta colorada falou mais alto

Por Richard Souza Salvador
989 comentários
juan roma (Foto: Reprodução/Facebook)Juan deve oficializar acerto com o Inter na segunda
(Foto: Reprodução/Facebook)
Perto de oficializar o acerto com o Internacional, Juan decepcionou a diretoria do Flamengo. O clube tentou reverter a situação e trazer o zagueiro de volta para a Gávea, mas não conseguiu. A proposta de R$ 350 mil por mês e um ano e meio de contrato não agradou ao jogador de 33 anos, que optou pela oferta colorada, melhor do que a rubro-negra.
Juan queria um contrato com três anos de duração, e o Colorado chegou mais perto ao oferecer dois anos e um salário mais alto. A postura do zagueiro, promessa de campanha da presidente Patricia Amorim, irritou os rubro-negros, que apostavam no fato de o jogador ter sido criado no clube para convencê-lo.
Juan ainda tinha mais um ano de contrato com o Roma, clube que defende desde 2007. No fim de maio, Juan confirmou que havia sido procurado por Zinho, mas disse que aquele não era o momento ideal para voltar ao Fla. Desta vez, parecia que a volta seria o caminho.
Juan é esperado em Porto Alegre no início da semana para assinar o contrato com o Internacional. O zagueiro se enquadra no perfil desejado pelos colorados: é experiente e com passagem pela Seleção.

Mais aplaudido da turma, Guga entra para o Hall e ganha coração na quadra

Brasileiro deixa recado e diz que sua contribuição para o tênis não acabou

Por Alexandre Cossenza Direto de Newport, EUA
12 comentários
O Hall da Fama Internacional do Tênis deixou o melhor da festa para o fim. Último a ser imortalizado na cerimônia deste sábado, em Newport (EUA), Gustavo Kuerten foi chamado ao palco quando o presidente do Hall, Chris Clouser, quebrou o protocolo e iniciou gritos de "Gugaaa, Gugaaa". Dona Alice fez o discurso de apresentação e, quando o ex-número 1 se levantou, já deixava as lágrimas escorrerem. Mais aplaudido entre a Turma de 2012, o brasileiro discursou no improviso, enquanto boleiros colocavam um coração na quadra central, e deixou o recado: "espero que minha contribuição para o tênis não pare aqui".
Gustavo Kuerten, Hall da Fama, Guga (Foto: Agência AP)Guga exbe a filha, Maria Augusta, e mostra o certificado de integrante do Hall da Fama (Foto: Agência AP)
Ao fim da cerimônia, na tradicional volta olímpica dos novos integrantes do Hall da Fama, Guga foi o único a parar para dar autógrafos. O catarinense também colocou no ombro uma bandeira do Brasil e a carregou orgulhosamente até deixar o local.
Guga e sua mãe passaram uma mensagem de fé e otimismo. Enquanto dona Alice disse, no palco, que o filho teve sucesso porque acreditou em si mesmo e lutou até o último minuto de cada jogo, o tricampeão de Roland Garros lembrou das coisas boas que o tênis lhe deu e ressaltou que há um lado favorável para os momentos ruins. Ganhou aplausos, fez piada do seu inglês e provocou risadas da plateia em diversos momentos.
Até este sábado, o único nome brasileiro no Hall da Fama era o de Maria Esther Bueno. A paulista, campeã de sete Grand Slams em simples, 11 em duplas e um em duplas mistas, faz parte da Turma de 1978. Os outros integrantes da Turma de 2012, a mesma de Guga, também fizeram história na modalidade. Capriati foi campeã olímpica em Barcelona-1992 e dona de três títulos de Grand Slam, enquanto Orantes venceu o US Open de 1975 ao derrotar Guillermo Vilas, Ilie Nastase e Jimmy Connors. Na semifinal, contra Vilas, o espanhol era superado por 2 sets a 1 e perdia o quarto set por 5/0 e 40/15.
Davies foi o responsável por criar o primeiro circuito mundial milionário, o World Championship Tennis (WCT), com mais de 60 jogadores. Ele também introduziu as roupas coloridas e a bola amarela no esporte. Snow, por sua vez, foi medalhista olímpico em três modalidades diferentes para cadeirantes: atletismo (prata nos 1.500 metros em Los Angeles-1984), tênis (ouro em simples e duplas em Barcelona-1992) e basquete (bronze em Atlanta-1996).
Confira abaixo, em ordem cronológica, trechos do emocionante discurso de Gustavo Kuerten na quadra central do Hall da Fama.
LÁGRIMAS
Achei que ia demorar mais para chorar. Chorei antes do começo! Não sei o que é mais difícil. Chegar até aqui, o Hall da Fama, ou fazer este discurso. Sempre fico com vergonha quando minha mãe fala de mim. Como podem ver, não escrevi nada. Falando, meu inglês já é ruim. Se tivesse que escrever, então, não acabaria hoje.
JENNIFER CAPRIATI (colega na Turma de 2012)
Jennifer, não quero comparar nossas carreiras, senão vão pensar duas vezes antes de me aceitarem aqui no Hall. Enquanto eu tinha 13, 15 anos e começava a viajar para os torneios juvenis, você disputava semifinal de Wimbledon e do US Open.
TÊNIS
Acho que encontrei a maneira certa de me relacionar com o tênis graças às pessoas à minha volta. Minha vida não é só o tênis, mas este esporte está em tudo na minha vida. Minha mãe vendeu carro, piano, tudo para que eu pudesse viajar e jogar. Eu não sabia aonde estava indo, mas estava no caminho certo.
OTIMISMO
O tênis levou meu pai (que morreu em um acidente de carro rumo a um torneio), mas me deu dois outros pais: Larri, meu técnico, e Rafael, meu irmão. O tênis me deu tanta coisa... Pessoas boas, ótimas lembranças. Até as experiências ruins foram valiosas, fizeram eu ser quem sou hoje. Cheguei aqui espontaneamente. Tudo depende de como você vê as coisas. Até as coisas ruins podem ser vistas em cores alegres.
AGRADECIMENTO
Obrigado por me deixarem entrar. Este dia ficará muito intenso na mina memória. Espero que minha contribuição ao tênis não pare aqui. Espero ir mais longe. A única coisa que o tênis não me deu foi minha esposa, que nunca viu um jogo meu.
Mas o tênis me deu boas histórias, que fizeram ela se apaixonar por mim. Até contei que ganhei o US Open, Wimbledon e o Australian Open três vezes e ela acreditou!

Ex-Flamengo, Fábio Noronha é
acusado de agredir esposa grávida

Atualmente no América TO, goleiro presta depoimento na delegacia

Por Rodrigo Fuscaldi Teófilo Otoni, MG
133 comentários
A Polícia Militar de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, foi acionada na manhã deste sábado para efetuar a prisão de Fábio Noronha, do América TO (veja o vídeo ao lado). Vizinhos relataram ouvir muitos gritos e pedidos de socorro na residência do goleiro, mas os policiais, ao chegarem no local, não tiveram a entrada na residência permitida pelo atleta.
Depois de muita insistência, o ex-jogaqdor do Flamengo permitiu a entrada dos militares, que encontraram a esposa do jogador deitada e com várias lesões pelo corpo. Grávida de sete meses, ela disse que não ter sido agredida e não quis registrar queixa. Mesmo assim, os militares deram voz de prisão ao jogador por lesão corporal e desacato.
O Samu foi acionado e conduziu a esposa do jogador ao hospital. Fábio Noronha foi para a delegacia para prestar depoimento e liberado em seguida. No início deste ano, o atleta já havia sido preso por falta de pagamento de pensão alimentícia.
O jogador, maior ídolo da torcida do Dragão, foi algemado e colocado na traseira de uma viatura. O atleta teria resistido à prisão. Aos deixar a residência, bastante nervoso, o goleiro percebeu a presença de câmeras e acusou os policiais de agressão e de quererem aparecer para o público.
- Estão querendo fazer graça, estão querendo fazer graça. Mas vamos lá. Está me machucando, compadre. Está me machucando. Está querendo fazer graça com meu nome. Os caras quiseram fazer graça com meu nome, e vocês invadiram minha casa - disse Fábio Noronha aos policiais.
O delegado que ouviu o goleiro disse que não encontrou elementos suficientes para fazer a prisão do goleiro. Ainda segundo a autoridade policial, será aberta uma investigação para o apurar mais profundamente o caso.
Desde 2010 no América TO, o goleiro apenas tem treinado com o grupo, já que o time não disputará mais nenhum campeonato nesta temporada.

Após susto, Neymar comanda ataque em treino ofensivo da seleção na Urca

Atacante se machuca pela manhã ao levar pisão no pé, mas se recupera à tarde, faz gol e arranca, como sempre, gritos das fãs

Por Leandro Canônico Rio de Janeiro
5 comentários
O pisão de Rômulo em Neymar no treino da manhã, na Gávea, foi realmente apenas um susto. Nesta tarde, em atividade na Escola de Educação Física do Exército, no Forte da Urca, o atacante do Santos treinou normalmente com a seleção olímpica. E comandou o ataque no trabalho passado por Mano Menezes.
Neymar, Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Após susto pela manhã, Neymar treinou normalmente à tarde (Foto: Mowa Press)
Treino da Seleção brasileira (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Treino da seleção brasileira na Urca
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Desta vez, o técnico testou a parte ofensiva, colocando Rafael e Marcelo nas laterais, Sandro, Rômulo e Oscar no meio e Neymar, Hulk e Leandro Damião no ataque. O atacante colorado foi substituído por Pato na parte final da atividade.
A defesa, além dos prováveis titulares Juan e Thiago Silva, contou também com Alex Sandro e Bruno Uvini.
No decorrer da atividade, Mano Menezes parou diversas vezes para orientar os meias e os atacantes. Neste domingo, também no Forte da Urca, o comandante da seleção brasileira vai dar o primeiro coletivo nesta preparação para os Jogos de Londres, que começam para o Brasil no dia 26 de julho, contra o Egito.
Neymar, Seleção Brasileira Treino (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Mano acerta posicionamento de Neymar durante o treino (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
A provável equipe titular a ser testada no coletivo é: Rafael Cabral; Rafael, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião.
Na atividade deste domingo, Mano Menezes vai completar o time reserva para o coletivo com jogadores da equipe sub-20 do Botafogo, pois a seleção brasileira olímpica tem apenas 18 atletas inscritos.
Treino da Seleção brasileira (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Mano conversa com os jogadores (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)