quinta-feira, 23 de maio de 2013


Damm se sente 'pendurado' e acha que fuso horário vai atrapalhar rival

Brasileiro acredita que combate contra Mizuto Hirota não vai para a decisão dos jurados e que pode fazer mais do que fez o compatriota Rani Yahya


Por Rio de Janeiro
Rodrigo Damm terá uma decisão pela frente no "TUF Brasil 2 Finale", que será realizado no dia 8 de junho, em Fortaleza. Após perder a última luta para Antonio "Pato" Carvalho, por decisão dividida dos jurados, ele vai enfrentar o japonês Mizuto Hirota, que também vem de revés, em um encontro que considera ser de vida ou morte dentro do Ultimate. Por isso, o peso-pena da equipe XGym não acredita que o duelo seja decidido nos pontos, como disse em entrevista ao Combate.com:
- A gente se sente ameaçado. Não só eu, mas existem vários pendurados aí. Não é legal citar nomes, mas todo mundo sabe quem são. Eu sou um desses pendurados. Acredito que quem perder essa luta está fora, tanto eu quanto o japonês. Vai ser uma obrigação a mais. Vou me dedicar muito e dar o meu máximo nessa luta. Só saio dessa luta finalizado ou nocauteado. Ou eu ou ele. Essa luta não dá empate nem decisão dos jurados. Vai dar nocaute ou finalização.
Rodrigo Damm na XGym (Foto: Ivan Raupp)Rodrigo Damm posa para foto na XGym, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
Com algumas lutas no Japão, Damm sabe que não é fácil se acostumar ao fuso horário de 12 horas em relação ao Brasil. Para o capixaba ex-TUF Brasil, essa diferença de horário e a torcida a seu favor vão atrapalhar o oponente japonês na capital cearense:
- É complicado segurar a onda de fuso horário. A gente sofre com isso quando vai lá. Acho que ele vai dar uma sentida também vindo para cá. Isso é um ponto a meu favor. A torcida também, ela faz diferença. Sei disso porque a torcida ficou contra mim e a favor do Gasparzinho quando lutamos em Belo Horizonte, e aquilo atrapalhou um pouco. A torcida a favor dá um gás a mais.
Acredito que tenho mais wrestling do que o Rani, um chão de tanta qualidade quanto o dele, melhorei muito na trocação, e posso complicar o japonês um pouco mais do que ele fez naquela luta"
Rodrigo Damm, sobre luta contra Mizuto Hirota
A derrota de Mizuto Hirota na última luta foi para outro brasileiro, Rany Yahya, por decisão unânime dos jurados. O atleta da Constrictor Team dominou o rival no chão nos dois primeiros rounds e quase o finalizou, cansou e levou pressão no último assalto, mas fez o suficiente para vencer. Damm acha que tem mais qualidades do que o compatriota e que pode se sair melhor do que ele contra Hirota:
- O Rani Yahya tem muita qualidade no jiu-jítsu, talvez não tenha tanta qualidade ainda na trocação e no wrestling. Pelo que vi da luta, ele derrubou muito bem, dominou completamente o japonês no chão, engatou alguns golpes. Faltou um pouco de pressão ou força para finalizar o japonês. Teve a chance de finalizar, mas pecou um pouco ali. Eu acredito que tenho mais wrestling do que o Rani, um chão de tanta qualidade quanto o dele, melhorei muito na trocação, e posso complicar o japonês um pouco mais do que ele fez naquela luta.
TUF Brasil 2 Finale
8 de junho de 2013, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza
CARD PRINCIPAL
Rodrigo Minotauro x Fabricio Werdum
TUF Brasil 2: finalista 1 x finalista 2
Thiago Silva x Rafael Feijão
Daniel Sarafian x Eddie Mendez
Erick Silva x Jason High
Rony Jason x Mike Wilkinson
CARD PRELIMINAR
Raphael Assunção x Vaughan Lee
Ronny Markes x Derek Brunson
Godofredo Pepey x Felipe Arantes
Ildemar Marajó x Leandro Buscapé
Rodrigo Damm x Mizuto Hirota
Caio Magalhães x Karlos Vemola
Antônio Braga Neto x Anthony Smith

Ex-desafiante ao cinturão do Spider, carioca Thales Leites retorna ao UFC

Lutador da equipe Nova União disputou o título dos médios em 2009 e foi demitido após duas derrotas. Desde então, tem seis triunfos em sete lutas

Por Rio de Janeiro
54 comentários
Thales Leites lutador MMA (Foto: Ana Hissa / SporTV)Thales Leites após um treino: retorno ao UFC após
três anos fora (Foto: Ana Hissa / SporTV)
O lutador carioca Thales Leites está de volta ao UFC. O atleta da equipe Nova União, que já desafiou o compatriota Anderson Silva pelo cinturão dos pesos-médios, confirmou seu retorno à organização em entrevista ao COMBATE.COM nesta quinta-feira.
- Assinei tem mais ou menos uma semana e meia, e minha previsão de lutar é quando eles me chamarem. Gostaria de lutar num evento no Brasil e não escondo a vontade de lutar no UFC Rio, em que meu parceiro de treino José Aldo vai fazer o evento principal, e, claro, por ser na minha cidade. Seria unir o útil ao agradável e realizaria um sonho, voltando ao UFC, no Rio. Seria muito prazeroso - disse.
Thales Leites tem 31 anos de idade e 10 anos de carreira no MMA profissional. Após nove vitórias consecutivas para iniciar a carreira, o carioca assinou com o UFC em 2006 e estreou com derrota para Martin Kampmann. Em seguida, encaixou cinco vitórias consecutivas e recebeu uma chance de disputar o cinturão contra Anderson Silva, na qual foi derrotado por decisão unânime dos jurados, em abril de 2009.
Na luta seguinte, Leites foi derrotado novamente, desta vez pelo italiano Alessio Sakara, em decisão dividida, e foi demitido do UFC. Desde então, já se passaram mais de três anos, e o carioca venceu seis de sete lutas, incluindo as últimas três. No total, ele reúne 20 vitórias e quatro derrotas no cartel.
- Eu sempre procurei voltar, mas teve uma hora que eu pensei, "Vou viver minha vida, lutar nos eventos que tiver que lutar". Das seis lutas que eu venci desde então, quatro foram por finalização, e cinco sobre lutadores ou ex-lutadores do UFC. Teve uma sobre um cara que estava no TUF de lá, o Tor Troeng. Acho que fiz por onde, e que estou no lugar do qual não deveria ter saído. Deus sabe o que faz, isso serviu para amadurecer, venho agora mais velho, mais seguro e mais maduro - garantiu o peso-médio, que não luta desde março de 2012, após lidar com uma série de lesões.
- Em 2011, tive lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo, e foi um momento muito difícil. Também tive infecção de bactéria, fiquei um mês e seis dias no hospital, tomando antibiótico intravenoso... Eu me recuperei e já tinha minha próxima luta, que foi minha última, contra o Matt Horwich, em Manaus. Faltando 15 dias para a luta, estava me sentindo muito bem, recuperado do joelho esquerdo, mas rompi o (ligamento) cruzado anterior do joelho direito. Foi um dos piores momentos da minha carreira, não acreditei, não sabia o que fazer, mas falei, "Vou lutar". Veio uma força de vontade, conversei com meu médico e lutei dentro das minhas limitações, que ninguém sabia. No final das contas, tudo deu certo - contou Leites.

Dana White anuncia próximo desafio de Jacaré no UFC: Yushin Okami

Presidente diz que luta ainda não está assinada e ainda não tem data

Por Direto de Las Vegas
29 comentários
Menos de uma semana após estrear no UFC com uma vitória por finalização sobre Chris Camozzi, o brasileiro Ronaldo Jacaré já tem seu próximo desafio na organização. O presidente do Ultimate, Dana White, anunciou durante a coletiva de imprensa do UFC 160, nesta quinta-feira, que o ex-campeão dos pesos-médios do Strikeforce enfrentará em seguida o japonês Yushin Okami, ex-desafiante ao cinturão de Anderson Silva. O dirigente advertiu, contudo, que os contratos para o combate ainda não estão assinados, e ainda não há data oficial para ele.
- Essa luta entre Jacaré e Yushin Okami vai acontecer. Eu nem deveria ter dito isso, mas agora já dissse (risos) - disse Dana White.
Montagem MMA Ronaldo Jacaré Yushin Okami (Foto: Divulgação/UFC)Ronaldo Jacaré vai encarar Yushin Okami em sua próxima luta (Foto: Divulgação/UFC)
Jacaré estreou no UFC no último sábado, no UFC no Combate 2, mas é considerado há anos um dos 10 melhores pesos-médios do mundo. O capixaba radicado em Manaus lutou no Jungle Fight e no Dream antes de fazer seu nome nos EUA através do Strikeforce, onde conquistou o cinturão em 2010 e defendeu o título com sucesso uma vez, antes de perdê-lo para Luke Rockhold em 2011. Ele tem 18 vitórias, três derrotas e um "No Contest" (luta sem resultado) no cartel, e vem numa sequência de quatro vitórias seguidas - oito nas últimas nove lutas.
Okami, por sua vez, vem de três triunfos consecutivos e está em terceiro lugar no ranking da categoria do UFC - Jacaré é o sexto. O japonês tem a distinção de ser o último homem a derrotar Anderson Silva, apesar de tê-lo feito por desclassificação após um golpe ilegal do brasileiro, em 2006. Companheiro de treinos de Jacaré na academia XGym, Spider nocauteou Okami na revanche, em agosto de 2011, no primeiro UFC Rio. No cartel profissional, "Trovão", como é apelidado, conta 29 vitórias e sete derrotas.

Técnico de Pezão avisa: 'Não
precisam acreditar. Só assistam...'

Roan Jucão diz que brasileiro está mais bem treinado que nunca, e garante que ser o azarão não afeta em nada o seu lado psicológico

Por Direto de Las Vegas, EUA
Ser considerado o azarão nunca foi problema para o paraibano Antônio Pezão. Visto como zebra contra Fedor Emelianenko, Travis Browne e Alistair Overeem, o brasileiro superou todos e seguiu em sua carreira vitoriosa, que o levou a disputar o cinturão dos pesos-pesados do UFC no próximo sábado, contra Cain Velásquez. Para Roan Jucão, treinador de Pezão, entrar no octógono desacreditado não muda nada para o lutador.
Roan Jucão e Everton Bittar MMA cartaz Pezão (Foto: Marcelo Russio)Roan Jucão e Everton Bittar com um cartaz do UFC 160 (Foto: Marcelo Russio)
- Muita gente não acredita no Pezão. Contra o Overeem, somente a família e a equipe estavam acreditando na vitória dele. Teve até piadinha na imprensa, coisas que disseram por aí. Na primeira luta contra o Velásquez não teve parâmetro, porque pegamos a luta com três semanas de antecedência, ele ia lutar contra o Roy Nelson, que tem estilo completamente diferente. Na luta, ele errou, chutou quando não deveria ter chutado, e a luta foi interrompida faltando 30 ou 40 segundos para o fim do round, porque o sangue impressionou muito, e ele já não estava enxergando direito. Depois, veio o Travis Browne, invicto no UFC. Fomos lá e vencemos. Achamos que, ali, viria uma luta legal, e nos mandaram o Overeem. Novamente ninguém acreditou, só nós sabíamos que ele poderia fazer o que fez com o Overeem. Tinha dez posts no Facebook dizendo que ele ia tomar um pau e um, talvez, achando que ele podia vencer. E agora, eu respondo: o Pezão está preparado pra enfrentar o Velásquez, porque ele pegou a maturidade dele no UFC, está mais confortável, mais acostumado a lidar com o público. A hora é agora. O treinamento feito para essa luta não mudou muito da última contra o Velásquez, que teria outro desfecho se não fosse o sangramento e o chute dado de forma errada. Não estamos subestimando o Velásquez, que para nós é um dos cinco melhores lutadores peso por peso do mundo, com uma condição física absurda. É um desafio, do jeito que a gente gosta, e é disso que a vida é feita.
Jucão também cita um rap para mostrar como está a confiança de Pezão para o duelo.
- Tem um rap do Trinidad James que diz: 'Não precisa acreditar. Só assista...'. Pra aqueles que não acreditam na gente, não pedimos que acreditem. Só assistam. A estratégia tem que ser defender os takedowns e nocautear ele, tanto em cima quanto em baixo.
Pezão e Cigano MMA UFC (Foto: Marcelo Russio)Pezão se encontrou com Cigano nesta quarta-feira (Foto: Marcelo Russio)
Perguntado sobre o treinamento específico para enfrentar Velásquez, o treinador garante que a parte física foi primordial para a melhora no rendimento de Pezão.
- O treinamento do Pezão foi maravilhoso, ele evoluiu em todos os quesitos, na parte de chão e principalmente a física, que foi primordial para que ele melhorasse os índices nas outras disciplinas. Estamos contando com o Steve Mocco, que foi quatro vezes campeão americano de wrestling e venceu o Velásquez nas sete vezes em que eles se enfrentaram na modalidade, além de caras como Carmelo Marrero, Vitor Miranda e Glover Teixeira, que também ajudaram na preparação. O homem está pronto. Esta é a quarta luta que eu trabalho com ele, e sem dúvida, é a que ele está melhor preparado.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A comparação com as lutas anteriores do peso-pesado brasileiro revela que a não-continuidade de treinamento entre as lutas vinha atrapalhando o seu desempenho.
- Nas últimas lutas do Pezão, ele ganhava e parava os treinos. Antes da última luta contra o Velásquez ele estava parado há dois meses, sem fazer nada. Isso dificultou o trabalho. Nessas últimas quatro lutas ele parou somente o que tinha que parar, duas semanas, e continuou a treinar em seguida. Isso ajudou fisicamente e em todo o resto. Antes a gente perdia tempo pra colocá-lo em altos índices de rendimento no jiu-jítsu, no boxe, no muay thai e na preparação física. Agora nós ganhamos tempo e esse ganho nos permitiu evoluir rápido.
Para Jucão, o adversário no próximo sábado é um dos melhores wrestlers do mundo, mas garante que pezão está bem preparado também nesta área.
- O Velásquez é um dos melhores wrestlers do UFC, mas o Pezão não é só trocação. Não vou me surpreender se ele derrubar o Velásquez. O Pezão já enfrentou wrestlers tão bons quanto o Velásquez e venceu. Ele botou o Tom Erikson, que é um monstro, pra baixo. E teve outros, como o Ricco Rodriguez e o Fedor Emelianenko, que vem do sambo, e também foi derrubado. Ele está treinando com caras de altíssimo nível e está mostrando uma evolução muito grande. Lógico que vejo o Pezão tambem sendo derrubado, o que é normal, mas ele sabe o que tem que fazer. Será que o Velásquez vai ficar conseguir ficar derrubando e levantando um piano por 25 minutos?
Antônio Pezão MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Antônio Pezão em gravação para o UFC (Foto: Reprodução / Twitter)
O curitibano Everton Bittar, preparador físico de Pezão, garante que o trabalho em equipe faz toda a diferença no sucesso dos lutadores.
- Nós trabalhamos juntos o dia todo na academia, trocando ideias, em todas as áreas. Tudo está interligado. Um deslize meu na parte física compromete o jiu-jítsu e o wrestling, e vice-versa. Nós não temos vaidade. Um pede opinião para o outro em tudo, e a gente troca informações. É trabalho de equipe, e todos ganham juntos. Temos trabalhado com o Thiago Pitbull, Gleison Tibau, Douglas Lima e muitos outros. Se o Pezão for campeão, o trabalho continua da mesma forma. É uma família, nós convivemos muito mais com eles que com as nossas esposas e filhos.
Para Bittar e Jucão, o consenso é que a aplicação nos treinos físicos fez a diferença para que todas as outras áreas melhorassem
- A melhora do Pezão é geral, mas a parte física ajudou todos os treinadores na resposta do Pezão ao que é trabalhado. Antes, tinha posições que ele levava uma semana para pegar, e agora ele pega instantaneamente, em minutos. O Pezão está seco, ele vai perder o peso que falta sem precisar de sauna ou banheira. Vai ser só na dieta mesmo. Ele vai perder os três quilos que faltam em questão de horas. Com isso, ele fica mais rápido e não tem perda de potência para a luta, já que não sofre desgaste. O trabalho feito na parte física foi excelente.

Apesar da boa relação com Werdum, Minotauro diz: 'Luta não será morna'

Pesos-pesados vão se enfrentar na luta principal do dia 8 de junho, no CE

Por Rio de Janeiro
10 comentários
Quem assistiu ao TUF Brasil 1 e agora acompanha a segunda edição do reality show do UFC no Brasil está percebendo uma grande diferença na relação entre os treinadores. No ano passado, o programa ficou marcado pela troca de farpas intensa entre Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Em 2013, os pesos-pesados Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum vêm mostrando respeito entre ambos, embora Werdum apareça envolvido em diversas brincadeiras com a equipe rival dentro da casa. Mas se engana quem acha que por conta desse clima amistoso a luta entre os dois será de pouca intensidade. Em entrevista concedida à reportagem do canal Combate com exclusividade para o COMBATE.COM, Minotauro disse que o duelo será bastante acirrado.
- A gente teve um respeito mútuo. O Werdum é um grande lutador de MMA, um grande lutador do jiu-jítsu, que é a arte de onde eu vim também. Já lutei com ele, já tive uma amizade com ele. Mas eu tenho uma boa relação com todas as pessoas, e isso não quer dizer que a luta vai ser morna. A luta não vai ser morna. O Werdum quer chegar ao cinturão, eu quero me colocar em uma posição boa no ranking, então a luta com certeza vai ser disputadíssima - disse o ex-campeão do Pride e interino do UFC.
+ Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Sobre o reality show, Rodrigo Minotauro também comentou sobre sua segunda participação como treinador. Em 2008, ele comandou um dos times do TUF nos Estados Unidos, mas disse que no Brasil foi um pouco diferente por ele já conhecer a maioria dos lutadores e porque agora tem uma rede de academias, o que o tornou um paizão de diversos jovens, como no programa.
- Para mim é fácil esse negócio de ser treinador do TUF porque eu vivo isso na realidade. Eu vivo um reality show aqui dentro (da Team Nogueira) com 85 pessoas. Uma hora eu paro para comprar colchão para a molecada, outra hora um outro reclama que não está comendo bem, e então a gente tem que colocá-lo para se alimentar aqui na academia... Toda hora tem um probleminha, e lá no TUF não foi diferente. Muito gostoso, apesar de todos os problemas que a gente passou para levantar o pessoal, mais psicologicamente do que tecnicamente - declarou Minotauro.
Você pode acompanhar uma entrevista completa com o peso-pesado durante o programa Revista Combate no próximo domingo, às 22h.

Com ex-parceiro do Flu, Flamengo oficializa time de futebol americano

Fla estreia no Torneio Touchdown, um dos campeonatos nacionais, no dia 8 de junho, em Mato Grosso do Sul, diante do Campo Grande Gravediggers

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
119 comentários
Flamengo Futebol Americano (Foto: Reprodução/Site Oficial do Flamengo)O Flamengo Futebol Americano estreia no dia 8 de
junho (Foto: Reprodução/Site Oficial do Flamengo)
A torcida do Flamengo terá mais uma modalidade para apoiar. Nesta quinta-feira, o rubro-negro oficializou seu time de futebol americano, o Flamengo Futebol Americano. A parceria com os Imperadores, que já defendeu as cores do Fluminense, vinha sendo negociada há algum tempo e agora tem data marcada para estrear: dia 8 de junho no Torneio Touchdown, uma das competições nacionais da modalidade.
A estreia será fora de casa, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, diante do Campo Grande Gravediggers. O grupo rubro-negro conta com 60 atletas, porém, mais dez devem se juntar ao time através de um tryout - espécie de peneira -, que terá informações detalhadas divulgadas em breve.
O técnico do Flamengo, Otávio Roichman, garante que o clube entra não só com a força da torcida, mas também como favorito dada a qualidade técnica do grupo.
- Entramos como um dos favoritos pelo nosso histórico e, com a parceria, esperamos formar uma equipe forte para brigar pelo título. Não conhecemos tão bem os adversários, o que pode dificultar um pouco, mas vamos trabalhar para superar isso.
Em 2009, na primeira edição do Torneio Touchdown, o Imperadores, atuando como Rio de Janeiro Imperadores, ficou com o título. E em 2011, como Fluminense Imperadores, o time foi campeão da Liga Brasileira de Futebol Americano.
A ideia da comissão téncica é de ter uma "seleção carioca". Além de jogadores dos Imperadores, reforços do Vasco da Gama Patriotas e do Botafogo FA, além do kicker Raiam dos Santos, da seleção brasileira e da University of Pennsylvania, podem ser contratados.

Corridas Históricas: o dia em que Ayrton Senna virou o 'Rei de Mônaco'

Com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado, sexta vitória de Senna no Principado fez do brasileiro o novo recordista no mítico circuito

Por Alexander Grünwald São Paulo
51 comentários
Mesmo no auge da forma física e de seu talento ao volante, a temporada de 1993 esteve longe de ser tranquila para Ayrton Senna. Isso porque o tricampeão mundial vivia uma fase de defasagem técnica de sua McLaren em relação às rivais Williams e Benetton. Mesmo assim, Senna havia conquistado vitórias incríveis no começo daquele ano – uma no GP do Brasil, sua segunda em casa, e outra no GP da Europa, quando deu aquela que é conhecida até hoje como a melhor primeira volta de todos os tempos. Resultado que ele repetiria na sexta etapa, em Monte Carlo, naquele 23 de maio de 1993. De novo em grande estilo, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. A primeira posição conquistada há duas décadas deu a Senna o recorde de vitórias nas ruas do Principado e um apelido carinhoso dos fãs: “Rei de Mônaco”.
Ayrton Senna - GP de Mônaco de 1993 (Foto: Getty Images)Com a vitória em 1993, Ayrton Senna superou Graham Hill e virou o 'Rei de Mônaco' (Foto: Getty Images)
- Mônaco sempre foi meu território. Desde a minha primeira temporada de Fórmula 1, com meu primeiro pódio naquela chuva tremenda – admitiu o brasileiro em entrevista à TV Globo, no dia seguinte à prova.
Mônaco sempre foi meu território"
Ayrton Senna
De fato, os desempenhos de Senna no traçado montado nas ruas estreitas e desafiadoras de Mônaco sempre despertaram olhares de admiração dos espectadores e muito respeito dos adversários. O segundo lugar no asfalto encharcado em 1984, quando só não venceu em sua quinta participação na F-1 porque a corrida foi encerrada antes do previsto, foi seguido por uma sequência incrível nos nove anos seguintes: cinco pole positions (em 1985 e de 1988 a 1991), 1.404 km na liderança (o equivalente a 422 voltas) e nada menos que seis vitórias (em 1987 e de 1989 a 1993).
Ayrton senna toleman gp de Mônaco 1984 (Foto: Agência Getty Images)Na chuva, o novato Ayrton quase levou a modesta Toleman à vitória em 1984 (Foto: Agência Getty Images)
Recorde e motivo de orgulho para a família Hill
O que ninguém imaginava quando a largada para a prova de 1993 foi autorizada é que aquela seria a última vez que Ayrton correria em Mônaco, já que um acidente fatal no GP de San Marino do ano seguinte encerraria prematuramente sua trajetória. Mas quis o destino que Senna se despedisse de Monte Carlo com um primeiro lugar, mesmo largando da terceira posição. Ajudado por uma queima de largada do pole Alain Prost, que teve que pagar uma punição nos boxes e ainda deixou morrer o motor de sua Williams, levando uma volta do brasileiro, e por uma quebra na Benetton de Michael Schumacher, que abandonou na 33ª volta, Senna fez o que sabia fazer de melhor naqueles 3.328 metros de asfalto. Acelerou com confiança, vencendo a prova com mais de 52 segundos à frente de Damon Hill, companheiro de Prost na Williams.
ayrton senna monaco formula 1 (Foto: Getty Images)A vitória de 1993 marcou a última prova de Ayrton Senna em Mônaco (Foto: Getty Images)
Ironicamente, a sexta vez que o brasileiro estourou a champanhe ao lado da família real monegasca marcou também a quebra de um recorde que perdurou por 24 anos, e que havia sido estabelecido pelo pai de Damon. Em 1969, o britânico Graham Hill havia se tornado o “Mister Mônaco” com a quinta vitória naquela pista. Não que o bicampeão mundial – que morreu em 1975 em um acidente aéreo – tenha perdido seu apelido quando Senna venceu pela sexta vez. Coube ao brasileiro inaugurar um novo patamar entre os grandes vencedores de Monte Carlo, tornando-se “Rei” no Principado. No pódio, o britânico se dirigiu ao vencedor com uma frase emblemática:
- Parabéns, “Rei de Mônaco”. Se estivesse vivo, meu pai estaria orgulhoso, e certamente viria cumprimentá-lo – disse Damon, que no ano seguinte se tornaria o último companheiro de equipe da vida de Senna.
Ayrton senna lotus gp de Mônaco 1987 (Foto: Agência Getty Images)Primeira das seis vitórias de Senna no Principado foi com a Lotus, em 1987 (Foto: Agência Getty Images)
Menos de 24 horas após a vitória histórica, Senna atendeu um pedido da TV Globo e deu uma volta em um carro conversível pelo traçado, já aberto ao trânsito de carros de passeio. E chamou a atenção para um ponto da pista, em especial. Segundo o tricampeão, a curva que antecede o túnel foi uma espécie de divisor de águas em sua carreira. Cinco anos antes, ele liderava com muita folga (cerca de 55 segundos de vantagem para o então companheiro de McLaren, Alain Prost) quando perdeu a concentração e passou reto, acabando com sua prova. Segundo biografias do piloto, foi a partir deste episódio que ele aprofundou sua religiosidade, rumando também para seu primeiro título mundial no fim daquela temporada.
- Essa curva é especial, marcou minha carreira. Liderando tranquilamente o Grande Prêmio em 1988, eu perdi o controle do carro no final e bati no guard-rail do lado de fora. Esse é um lugar que eu nunca mais esqueci. Todas as vezes que eu passo aqui, eu me lembro desse erro, desse guard-rail, que mudou muito a minha vida dali para frente. Ao mesmo tempo em que me custou uma vitória, ele me deu outras cinco – avaliou Senna.
Ayrton senna mclaren gp de Mônaco 1991 (Foto: Agência Getty Images)Entre 1989 e 1993, Senna deu à McLaren cinco vitórias nas ruas de Mônaco (Foto: Agência Getty Images)
Apesar das vitórias maiúsculas naquela temporada – seriam mais duas até o fim do ano, contando Japão e Austrália –, Senna terminou 1993 como o vice-campeão. Um resultado positivo para uma equipe que tinha apenas o terceiro melhor equipamento do grid. Mas nem um pouco surpreendente para aqueles que sabiam da capacidade do brasileiro em extrair todo o potencial de um carro de corrida. Se não deu para impedir o tetra de Prost no ano da despedida do francês, quando a campeã Williams faturou dez provas em 16 GPs, Senna sabia que vivia um momento especial de sua carreira. A avaliação feita pelo brasileiro após aquele GP de Mônaco não deixava dúvidas a respeito disso.
- Acho que eu estou guiando melhor do que nunca. Isso logicamente me dá uma paz, de eu ter crescido mais ainda nesse tempo todo. E ter evoluído é importantíssimo para manter minha motivação nas competições – disse Senna.
ayrton senna monaco formula 1 (Foto: Getty Images)Relação do brasileiro com a pista de rua marcou época na Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
06_circuito_monaco-3 (Foto: Infoarte / GLOBOESPORTE.COM)

Com salário atrasado, elenco do Bota recusa concentração e só viaja sábado

GLOBOESPORTE.COM tem acesso a comunicado feito pelos jogadores para explicar a decisão. Diretoria é criticada por 'falta de comunicação'

Por Fred Huber Rio de Janeiro
182 comentários
Comunicado Jogadores Botafogo (Foto: Fred Huber)Comunicado dos atletas do Bota com a explicação
para não concentrarem (Foto: Fred Huber)
O elenco do Botafogo decidiu se recusar a seguir a programação estipulada pelo clube para a estreia do time no Campeonato Brasileiro, sábado, às 21h (de Brasília), contra o Corinthians, no Pacaembu. A delegação viajaria para São Paulo na sexta-feira, mas, por causa dos atrasos de salários, os atletas avisaram que só embarcam no dia do jogo. Os dirigentes alvinegros tentam contornar a situação até esta sexta.
O Alvinegro deve dois meses de direitos de imagem, um de salário na carteira (CLT) e todas as premiações do ano até agora (Taça Guanabara, Taça Rio, Carioca e passagens de fase na Copa do Brasil). Os jogadores, que por algumas vezes já não  reclamam também da falta de comunicação da diretoria e dizem que os problemas têm atrapalhado no dia a dia.
O GLOBOESPORTE.COM teve acesso a um comunicado feito em nome do grupo com a explicação sobre a atitude de não concentrar. No texto, atletas garantem que o atraso dos salários não vai influenciar no desempenho do time em campo, assim como vinha acontecendo na campanha vitoriosa do Campeonato Carioca.
Confira a íntegra:
"Nós jogadores do time de futebol profissional do Botafogo de Futebol e Regatas decidimos não respeitar a viagem programada para a partida contra o Corinthians, no dia 24 de maio. Nós decidimos viajar no dia da partida diretamente (25 de maio) com chegada no hotel em torno de 11h30m.
Essa atitude foi tomada também durante o Campeonato Carioca e mostrou não ter tido influência negativa no desempenho da equipe, por isso pedimos que o torcedor continue nos apoiando. No entanto, pensamos que a falta de comunicação interna, de compromisso do clube e atrasos de pagamentos têm sido muito frequentes (desde janeiro), assim como a falta de comunicação clara entre os gestores do clube do Botafogo e a equipe de futebol profissional do Botafogo. Estes fatos têm influenciado muito o dia a dia de trabalho.
Os jogadores têm mostrado que o desempenho da equipe será mantido nos jogos, como foi demonstrado quando ganhamos o Carioca. Os jogadores compreendem as dificuldades do clube, mas também compreendem seus direitos para transparência, respeito e compromisso para honra que foi prometido!!!"

Fortaleza atropela o Confiança e avança na Copa do Brasil: 4 a 0

Após empate no primeiro confronto, Leão vence fácil equipe sergipana e se classifica. Tricolor enfrenta o Luverdense na próxima fase da competição

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE
19 comentários
Com direito a gol relâmpago de Assisinho, com menos de 30 segundos de jogo, o Fortaleza fez o dever de casa e atropelou o Confiança, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O Tricolor venceu a equipe sergipana por 4 a 0, no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense, nesta quinta-feira, e conquistou sua classificação para a próxima fase. No primeiro jogo, em Aracaju, os times empataram por 1 a 1.
O Fortaleza dominou a partida. O destaque foi Guaru, que se adaptou bem ao time. Ele acertou uma bola na trave adversária e deu assistência para o segundo gol de Assisinho no jogo, outro destaque da partida no PV.
Com o resultado, o Leão do Pici enfrenta o Luverdense na próxima fase. O time do Mato Grosso eliminou o Bahia na fase anterior. As datas e as ordens dos confrontos ainda não foram divulgadas pela CBF, mas as partidas ocorrerão somente em julho.
Gol relâmpago
O jogo mal começou e Assisinho já fez a alegria do torcedor tricolor. Com menos de 30 segundos de bola rolando, o atacante do Fortaleza aproveitou a falha da defesa dos visitantes e marcou o primeiro do time da casa. Com isso, o Confiança passou a buscar o empate, que o classificaria.
No entanto, foi o Fortaleza quem voltou a assustar. Aos 16 minutos, Guaru cobrou falta e carimbou a trave do adversário. Na sequência, a zaga do Confiança afastou o perigo da pequena área. Como o visitante não caprichou na pontaria, o time da casa aproveitou para ampliar o placar com Marinho Donizete, após bela jogada de Jaílton. O goleiro Jefersson não teve chances no lance: 2 a 0. Aos 27, Luan ainda acertou uma bola na trave do goleiro João Carlos. No rebote, Brasinha ainda tentou dominar, mas perdeu o tempo da bola e a oportunidade.
Domínio tricolor
Na etapa complementar, o Confiança começou melhor e arriscou boas jogadas com seus atacantes. Entretanto, aos dez minutos, com boa tabela de Jaílton e Guaru, o Fortaleza quase chegou ao terceiro. Pelo lado da equipe sergipana, Brasinha era quem mais chegava ao ataque, mas parava sempre na zaga tricolor.
Aos 15, Jales entrou no lugar de Da Silva e deu nova cara ao Confiança. Logo que entrou, o atacante já tentou o arremate contra o gol de João Carlos. Ele teve três chances, mas na última, acabou isolando a bola. Com um time eficiente, o Tricolor teve a chance de ampliar com Rua, mas não fez. Contudo, um minuto depois, o mesmo Guaru lançou Assisinho, que não perdoou e marcou o seu segundo gol no jogo, o terceiro do Leão.
A vitória do time da casa já estava encaminhada, mas ainda deu tempo de, aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Guaru, Fabrício marcar o quarto gol do Leão, garantir a goleada e a classificação do Fortaleza.
Coritiba escorrega e faz só 1 a 0, mas Nacional-AM que avança de fase
Coxa pressiona durante o jogo inteiro, mas Alex perde pênalti, ao cair na hora da cobrança. Equipe de Manaus enfrenta a Ponte Preta em julho
 
 
A CRÔNICA
por Gabriel Hamilko
108 comentários
O Coritiba tentou fazer a sua parte, batalhou e acuou o Nacional-AM, mas a vitória de 1 a 0 não foi suficiente para desfazer a vantagem da equipe de Manaus. O gol do atacante Geraldo, no primeiro tempo, só deu esperanças, mas a boa defesa do Naça conseguiu segurar Alex e companhia para festejar uma classificação histórica para a terceira fase da Copa do Brasil.
Até mesmo o experiente Alex errou e perdeu a chance de diminuir a vantagem e deixar o Coxa a um passo da classificação. Na busca do 400º gol da carreira, ele escorregou e perdeu um pênalti no segundo tempo. Valente, o Naça se acuou na defesa e aguentou a pressão alviverde até o último minuto.
Alex Coritiba eliminado Copa do Brasil Nacional-AM (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Alex escorrega, perde pênalti e vê comemoração do Nacional-AM (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
O próximo passo do Nacional-AM será a Ponte Preta, mas a competição só retorna em julho, após a pausa do futebol nacional para a Copa das Confederações. A ordem de jogos será definida após sorteio. Enquanto isso, o Naça volta as atenções para o Amazonense. A grande final será no próximo domingo, e o time terá que reverter a derrota de 3 a 1 para o Princesa dos Solimões. Já o Coxa volta a jogar na estreia do Campeonato Brasileiro, que será contra o Atlético-MG, no domingo.
Coritiba aperta, marca e ganha esperança para a etapa final
Com a necessidade de marcar três gols, a ordem do Coritiba ficou bem clara: atacar com paciência e sem dar espaço para o Naça. Com uma equipe ofensiva e marcação adiantada, as oportunidades não demoraram a aparecer. A equipe de Manaus não estava tão fechado, mas não teve tempo de se lançar ao ataque. A tática estava tão assimilida pelo Coxa, que quase Geraldo abriu o placar no primeiro minuto.
Com um volume maior de jogo, o Coxa dominou o duelo, mas a defesa do Nacional-AM fez o seu papel. Com cinco jogadores na área, eles não davam espaços para chutes e tabelas alviverdes. Se por baixo estava difícil, o bom passe foi pelo alto. De cabeça, Robinho passou para Geraldo, que completou para as redes. 1 a 0 para o Coxa. Alex, em busca do 400º gol, quase aproveitou o embalo, mas o cabeceio dele parou no travessão.
Na pressão, Coritiba tenta, mas não é eficaz para furar bloqueio do Naça
O Coxa voltou para o segundo tempo com uma mudança ofensiva. Na vaga do volante Gil entrou Zé Rafael, mais um armador para tentar furar o bloqueio amazonense. Fez a diferença. Nos primeiros segundos, o jovem atleta perdeu um gol, após ficar cara a cara com o goleiro Jairo. Na sequência, três lances terminaram no quase, se não fossem as boas intervenções do goleiro Jairo. Primeiro, no bom cabeceio de Alex, e, na sequência, na chegada pelo meio de Robinho.
Mas o ápice do disputado confronto foi quando o meia Lídio colocou a mão na bola e o árbitro marcou penalidade máxima. Era a chance ideal para Alex marcar o segundo gol, comemorar o 400º na carreira e deixar o Verdão a um da classificação. Só que o improvável aconteceu. Alex escorregou na hora do chute e isolou a bola por cima da meta de Jairo.
A pressão continuou até o final da partida, mas com a penalidade máxima desperdiçada o time desanimou e não conseguiu ter a mesma qualidade. Para encerrar a participação coxa-branca, a torcida alviverde gritou "olé" para o Naça, vaiou as jogadas alviverdes e pediu mais jogadores para a diretoria coritibana. No Alto da Glória, quem comemorou foi o Nacional-AM.

Neymar se cala sobre futuro, e pai cobra definição: 'Novela acabou'

Pai do astro alvinegro afirma que não vai aceitar leilão pelo filho e diz que não haverá negociação durante Copa das Confederações

Por Marcelo Hazan e Lincoln Chaves Santos, SP
810 comentários
Neymar e pai, Sede de Vencer, em Santos (Foto: Marcelo Hazan)Pai e filho durante entrevista coletiva
(Foto: Marcelo Hazan)
O atacante Neymar, do Santos, segue driblando perguntas sobre o seu futuro. Nesta quinta-feira, ele concedeu uma entrevista coletiva para lançar a campanha "Sede de Vencer", fruto de uma parceria entre instituto que leva seu nome, uma ONG e um de seus patrocinadores. Presentes ao evento, muitos jornalistas, brasileiros e estrangeiros, em busca de uma palavra do craque sobre sua saída do Peixe. Mas ele se recusou a tocar no assunto.
- Sei que vocês querem perguntar sobre muitas coisas, mas hoje deixo a bucha com meu pai (risos).
E Neymar pai aceitou a missão. Falou sobre as negociações entre Santos e Barcelona. Cobrou uma definição, disse que não aceitará que o Peixe faça leilão, e se mostrou satisfeito com o fato de o clube ter se posicionado oficialmente sobre a recusa de R$ 52,5 milhões pelo astro.
- Acho que a novela terminou. O pedido que eu tinha ao Santos era que o clube se posicionasse, porque essa especulação tem de acabar. A conversa (reunião do Conselho Gestor, na última quarta-feira) foi determinante.
O responsável pelo craque disse ainda que não vai conversar sobre o assunto durante a Copa das Confederações e espera que o Santos adote a mesma postura. Ele quer o filho totalmente focado na Seleção.
- Não vou negociar Neymar em plena Copa das Confederações. É bem simples. O Santos já se posicionou e a novela se encerrou ontem. Muito bem. Agora, se a conversa voltar durante (a competição), vou adotar outra postura - disse, sem explicar que postura será essa.
Para o pai de Neymar, o Peixe encerrou negociações ao recusar a mais recente proposta do Barça. No entanto, o clube se mantém aberto a novas ofertas.
Sabatina
Nas últimas semanas, Neymar tem sido sabatinado com perguntas sobre o futuro. Irritado com as frequentes indagações, o atacante tem fugido das entrevistas. Na última quarta, contra o Joinville, o astro também não quis falar sobre o assunto após o empate em 0 a 0 na Vila. Mas Ivan, goleiro do time eliminado pelo Peixe na Copa do Brasil, revelou uma declaração do jogador.
- Eu disse que sou muito fã dele e pedi para que ficasse, mas ele falou que não dá mais. Não vai ficar. É complicado. Para nós, brasileiros, será uma alegria imensa vê-lo atuando no futebol europeu. Ele é o melhor jogador do Brasil disparado e um dos melhores do mundo. Vai evoluir taticamente e tecnicamente, para ajudar a nossa Seleção - disse Ivan.
Barcelona e Real Madrid brigam para contratar o camisa 11. Nesta semana, o Santos recusou uma proposta do Barça de 20 milhões de euros pelo atacante (aproximadamente R$ 52,5 milhões).

Flamengo lança novos uniformes com superfesta no Rio

Evento com show de Jorge Benjor marca retomada de parceria de sucesso nos anos 80, com a Adidas. Camisa já será usada domingo, contra o Santos

Por Cahê Mota, Fábio Leme e Richard Souza Rio de Janeiro
1081 comentários
Com uma superfesta, o Flamengo satisfez, nesta quinta-feira, a maior curiosidade de seu torcedor em 2013 e lançou sua nova linha de uniformes (veja vídeo ao lado). O evento marcou o retorno da Adidas ao Rubro-Negro, retomando parceria de sucesso da década de 80, a mais vitoriosa da história do clube. A grande festa, que começou com 1h30 de atraso, apresentou a camisa um, com listras mais finas e o "CRF" bordado sobre uma faixa preta, ao contrário da anterior, e outra predominantemente branca, com uma listra vermelha no peito, onde fica o escudo, e uma preta no ombro. Marcelo Moreno, Hernane, Renato, Felipe, Gabriel e Caio Rangel, das divisões de base e da Seleção sub-17, foram os modelos. Depois da apresentação, o flamenguista Jorge Benjor animou o público com um show.
- Gostei. A camisa é bonita, leve, boa de jogar - disse Hernane, que vestirá a 9 contra o Santos, domingo, em Brasília, na estreia do novo uniforme, e do time no Brasileirão. O jogador foi confirmado como titular pelo técnico Jorginho em entrevista durante a festa.
lançamento Camisa Flamengo (Foto: Marcelo de Jesus)Jogadores posam com as novas camisas do Flamengo em evento no Rio (Foto: Marcelo de Jesus)
O evento, realizado no espaço Lagoon, bem ao lado da sede da Gávea, contou com muitos efeitos baseados em jogos de luz, perceptíveis até mesmo do lado de fora do local.  O presidente da Adidas no Brasil, Fernando Basualdo, abriu a festa e logo depois foi mostrado um vídeo no qual os principais pontos turísticos do Brasil, como o calçadão de Copacabana, o Palácio do Planalto e a Avenida Paulista eram pintados de vermelho e preto.
- É um orgulho para nós poder voltar e construir uma nova década dourada com vocês. Esse clube cheio de tradição e conquistas merece o melhor - disse Basualdo.
Na plateia, os ídolos Adílio e Julio Cesar "Uri Geller", e rubro-negros famosos como Ivo Meirelles, Carlinhos de Jesus, Sandra de Sá, Valeska Popozuda, além de um grande número de atores como Marcius Melhem, Pedro Neschling e Carolina Dieckman, Jorge Pontual, Mauro Mendonça, Bruno Gissoni e Eduardo Galvão. Um DJ completava o clima de celebração.
Além da linha apresentada, o Flamengo lançará ainda em 2013 um novo uniforme número 3. Com o preto como cor predominante, o produto deve ser apresentado ao torcedor somente em setembro, apesar de já ter sido aprovado pelo Conselho Deliberativo.
detalhe uniforme Flamengo (Foto: Leandro Garrido)Detalhe do novo uniforme do Flamengo, em alusão à fundação do clube (Foto: Leandro Garrido)
A camisa será vendida por R$ 199,90. Inclusive, o novo manto esteve disponível para pré-venda desde o dia 10. Toda linha de treinamento será utilizada pelo elenco a partir da atividade de sexta-feira pela manhã.
Em vigor desde o último dia primeiro, a união entre Flamengo e Adidas retoma uma parceria de sucesso na época mais vitoriosa da história do clube, na década de 80. O ícone desta geração, no entanto, não participou do lançamento. Apesar de ser embaixador da fornecedora, Zico está em Nova York para um evento. O Galinho, por outro lado, participou do anúncio oficial do acordo, realizado na Gávea no último dia 9.

O contrato de dez anos entre Flamengo e Adidas é o mais valioso no segmento em todo o continente e coloca os cariocas em um grupo chamado de Top 5 da empresa alemã, ao lado de Milan, Chelsea, Bayern de Munique e Real Madrid. O Rubro-Negro receberá R$ 35,6 milhões por ano, valor que aumenta ao longo da parceria. Ao contrário da Olympikus, entretanto, a empresa não terá influencia direta na contratação de grandes estrelas, com o pagamento de salários, por exemplo, mas admite “abrir portas” para que isso aconteça.

O contrato foi assinado em 20 de dezembro do ano passado. Logo após a assinatura, o Rubro-Negro recebeu R$ 6,5 milhões, sendo que R$ 3,4 milhões foram usados para pagar a rescisão com a Olympikus. A fornecedora também já pagou ao clube outros R$ 38 milhões da taxa de início de parceria: R$ 13 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato e R$ 25 milhões até 15 de fevereiro.
Conheça o contrato
O valor mínimo até o quinto ano de contrato é de R$ 30,3 milhões (resultado da soma do mínimo de royalties, R$ 8 milhões; teto de material fornecido, R$ 9,8 milhões; e pagamento fixo anual em dinheiro de R$ 12,5 milhões). Somadas a taxa de início de parceria (R$ 38 milhões), e a verba de ações de marketing da Adidas (R$ 1,5 milhão), chega-se a R$ 35,6 milhões por ano, número que passa a R$ 40,6 milhões do sexto ao décimo ano de contrato (não incluída a correção monetária) e pode crescer ainda mais dependendo do sucesso de vendas de produtos, uma das alterações obtidas pela nova diretoria do clube.

Do primeiro ao quinto ano de contrato, o Flamengo receberá um pagamento fixo de R$ 12,5 milhões. Do sexto ao décimo ano, o montante passa para R$ 17,5 milhões. O valor pode crescer ainda mais de acordo com o desempenho da equipe de futebol profissional. No contrato entre Flamengo e Adidas existe uma tabela para classificar os resultados obtidos pela equipe. No caso de um desempenho excelente, haverá reajuste de 10% no valor, além da correção acumulada a cada ano de contrato pelo índice oficial IPC-FIPE, ou seja, o clube passará a receber, a partir do sexto ano, R$ 19,25 milhões (mais a correção).
Contrato entre Flamengo e Adidas (Foto: Vicente Seda)Os pagamentos em dinheiro descritos no contrato entre Flamengo e Adidas (Foto: Vicente Seda)
Para ter seu desempenho classificado como excelente, o Flamengo terá de conquistar pelo menos dois títulos do Campeonato Brasileiro da Série A e um título da Copa Libertadores nos primeiros cinco anos de contrato. No caso de ter desempenho classificado como excelente em uma das competições e mediano (duas classificações para a Libertadores e um título do Brasileiro) na outra, o desempenho geral será classificado como mediano, e o reajuste passa a ser de 5%. Desempenho excelente em uma competição e fraco na outra não rende aumento, bem como no caso de desempenho geral fraco.
A performance abaixo do esperado pode acarretar pesadas multas. Se o clube for expulso ou suspenso da CBF ou Conmebol, a Adidas pode reduzir em 50% o pagamento. Caso o Flamengo não se classifique para a Copa Sul-Americana em qualquer ano do contrato, multa de 10%, e, se isso se repetir por dois anos seguidos, o percentual sobe para 25% no segundo ano. A mesma lógica vale para rebaixamento para a Série B do Brasileiro: no primeiro ano, a multa é de 15% e, se a situação se repetir na temporada seguinte, a mordida passa a 50% do valor a ser pago pela Adidas no determinado ano.
O acordo prevê premiações por títulos nos seguintes valores: do primeiro ao quinto ano de contrato, o Carioca valerá R$ 250 mil; Copa do Brasil, R$ 300 mil; Copa Sul-Americana, R$ 400 mil; Brasileiro Série A, R$ 1 milhão; Copa Libertadores, R$ 1,5 milhão; e Mundial da Fifa, R$ 800 mil. Do sexto ao décimo ano de contrato, os valores são ainda mais vultosos: Carioca, R$ 300 mil; Copa do Brasil, R$ 380 mil; Copa Sul-Americana, R$ 500 mil; Brasileiro da Série A, R$ 1,3 milhão; Copa Libertadores, R$ 2 milhões; e Mundial da Fifa, 800 mil.

Maracanã faz teste de luzes e exibe tons de vermelho na cobertura

Estádio realiza atividade na noite desta quinta-feira. Próximo evento na arena será o confronto entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
539 comentários
Maracanã teste de iluminação estádio (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Maracanã faz novo teste de iluminação
(Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)
A Empresa de Obras Públicas (Emop) realizou na noite desta quinta-feira vários testes de iluminação no Maracanã. Nas imagens aéreas, o que mais chamou a atenção foram os tons em vermelho refletidos na cobertura da arena, que receberá as finais da Copa das Confederações, no dia 30 de junho, e da Copa do Mundo, no dia 13 de julho de 2014.
O Maracanã recebeu o primeiro evento-teste no mês passado, no dia 27 de abril. Na ocasião, amigos de Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), disputaram uma animada partida na arena. Para a inauguração, a capacidade do estádio foi reduzida e apenas operários, acompanhados de familiares, puderam assistir à partida. 
O Maracanã será entregue para a Fifa nesta sexta-feira. Antes do início da Copa das Confederações em 15 de junho, o estádio receberá o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo dia 2. No último balanço feito pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (EMOP), os trabalhos estavam 97% concluídos.
Para o duelo entre Brasil e Inglaterra, mais de 30 mil ingressos já foram vendidos. A expectativa é que o estádio receba um público de quase 70 mil torcedores no amistoso.
Na semana passada, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o estádio e foi só elogios ao resultado final das reformas do Maracanã.
- É um momento especial para quem ama o futebol. Parabéns aos operários pelo trabalho. É único. É impressionante o que foi feito no estádio. O  Maracanã está muito bonito e pronto para receber a final da Copa das Confederações.
Maracanã teste de iluminação estádio (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Maracanã testa iluminação nesta quinta-feira (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)

Após 'primeiro título no ano', Carlos Alberto diz que nasceu novamente

Aliviado, meia comemora a absolvição da acusação de doping no TJD/RJ. Diretor René Simões brinca ao dizer que clube contratou um novo reforço

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Carlos Alberto julgamento doping absolvido (Foto: Gustavo Rotstein)Carlos Alberto exibe emoção ao lado da advogada,
tão angustiada quanto ele (Foto: Gustavo Rotstein)
Durante quase um mês, Carlos Alberto se viu quase rebaixado. Mas quando deixou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta, após seis horas de julgamento, sentiu a sensação de ser campeão. Absolvido da acusação de doping por quatro votos a um, em decisão da Sétima Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, o meia não conteve as lágrimas ao ouvir a sentença. Abraçado à advogada Luciana Lopes, comemorou o resultado que teve o sabor de vitória pessoal.
- Nessa situação, ganhei meu primeiro título do ano. Agora espero conquistar outros. Parece que nasci novamente. Agradeço à vida por me dar mais essa oportunidade. Espero continuar a fazer meu melhor possível de forma digna e honesta - disse.
Em sua primeira entrevista após a absolvição, Carlos Alberto citou por várias vezes Luciana Lopes como personagem fundamental em todo o episódio. Ele jurou gratidão eterna à advogada contratada pelo Vasco e garantiu estar com o ânimo renovado. Por isso, considera se colocar à disposição de Paulo Autuori para enfrentar a Portuguesa, neste sábado, em São Januário, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Nessa situação, ganhei meu primeiro título do ano. Agora espero conquistar outros. Parece que nasci novamente. Agradeço à vida por me dar mais essa oportunidade"
Carlos Alberto
- Passei alguns dias sem treinar, e confesso que minha parte psicológica esteve abalada. Fiquei muito ansioso e gastei mais energia do que pensava. Estou até mais cansado do que se estivesse treinando. Mas hoje, com a motivação renovada, vai depender dos profissionais do clube. Se entenderem que eu posso jogar, estarei pronto. Eu jogaria, porque me foi devolvido esse direito - destacou o camisa 10, substituído no setor por Dakson e Alisson.
No tribunal, Carlos Alberto mostrou uma fisionomia tranquila. Nos momentos em que os auditores tiveram recesso, ele sorriu na conversa com amigos e dirigentes do Vasco. Quando deu seu depoimento, falou pausadamente, mas com firmeza. Nervosismo visível apenas no momento em que os integrantes do tribunal começaram os seus votos. Em pé, ele suou muito e manteve-se ao lado de Luciana Lopes. Quando o terceiro auditor votou por sua absolvição, confirmando o resultado final, chorou e abraçou a advogada, que também chorava. Após a audiência, cumprimentou amigos, conversou ao pé do ouvido com René Simões e agradeceu aos funcionários da OAB.
- Já passei por situações difíceis na minha vida, mas esse foi um fato novo. Nem sabia por onde começar - admitiu.
O diretor executivo René Simões brincou ao final da audiência:
- Está aí, o Vasco acabou de contratar mais um reforço e vocês (jornalistas) acompanharam tudo ao vivo. O Carlos Alberto está de volta e vai nos ajudar muito.
Carlos Alberto foi pego no exame antidoping com as substâncias proibidas Hidroclorotiazida, um diurético que combate a hipertensão arterial, e Carboxi-Tamoxifeno, encontrada em medicamentos contra câncer de mama. A promotoria ainda pode recorrer da decisão de absolvição e o jogador pode passar por novo julgamento. Há ainda ao menos três esferas para recurso: ao Pleno do TJD-RJ, ao STJD e à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Antônio Pezão garante: 'Velásquez
vai bater numa parede e vai voltar'

Apenas três quilos acima do limite de 120kg dos pesados, paraibano
diz que treinou mais leve para a luta pelo cinturão da categoria

Por Direto de Las Vegas, EUA
Antônio Pezão MMA (Foto: Reprodução / Twitter)Antônio Pezão em gravação para vídeos do
UFC nesta quarta (Foto: Reprodução / Twitter)
A preparação de Antônio Pezão para a luta contra Cain Velásquez, no próximo sábado, válida pelo título dos pesos-pesados do UFC, começou com uma decisão: anular a velocidade e os cotovelos do adversário. Concentrado nesses dois objetivos, o paraibano buscou a perda de peso durante o treinamento e o aperfeiçoamento do wrestling, principalmente na defesa de quedas, uma especialidade do americano. Para isso, recrutou para a sua equipe Steve Mocco, quatro vezes campeão americano na modalidade, e que já derrotou Velásquez sete vezes em campeonatos no país.
- O Pezão está na melhor forma da vida dele. Perdeu peso durante o treinamento, fez uma preparação totalmente voltada para a luta, e está mais forte fisicamente. Vai ser possível ver isso na pesagem. Além disso, ele trouxe para a equipe o Steve Mocco, que é uma das maiores referências de wrestling nos EUA, e que já derrotou o Velásquez sete vezes. O cara é muito bom, está no nível mais elevado da modalidade, e ajudou muito na preparação - garante Roan Jucão, técnico de Pezão.
Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
O brasileiro revela que está mais leve e preparado para a velocidade de Velásquez, e garante: o americano vai enfrentar um rival muito mais duro que na última luta.
- Eu tenho sempre que perder peso para lutar. Meu peso natural é 128kg, oito acima do limite dos pesos-pesados. Mas eu vim treinando mais leve para essa luta, hoje estou só três quilos acima do peso, muito tranquilo. Para peso-pesado é muito fácil perder peso, só tem que abrir mão de algumas comidas que gosta. Vou chegar na luta um pouco mais leve, porque o Velásquez é muito rápido. Mas ele vai bater numa parede e vai voltar.