quinta-feira, 23 de maio de 2013

Corridas Históricas: o dia em que Ayrton Senna virou o 'Rei de Mônaco'

Com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado, sexta vitória de Senna no Principado fez do brasileiro o novo recordista no mítico circuito

Por Alexander Grünwald São Paulo
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Mesmo no auge da forma física e de seu talento ao volante, a temporada de 1993 esteve longe de ser tranquila para Ayrton Senna. Isso porque o tricampeão mundial vivia uma fase de defasagem técnica de sua McLaren em relação às rivais Williams e Benetton. Mesmo assim, Senna havia conquistado vitórias incríveis no começo daquele ano – uma no GP do Brasil, sua segunda em casa, e outra no GP da Europa, quando deu aquela que é conhecida até hoje como a melhor primeira volta de todos os tempos. Resultado que ele repetiria na sexta etapa, em Monte Carlo, naquele 23 de maio de 1993. De novo em grande estilo, com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. A primeira posição conquistada há duas décadas deu a Senna o recorde de vitórias nas ruas do Principado e um apelido carinhoso dos fãs: “Rei de Mônaco”.
Ayrton Senna - GP de Mônaco de 1993 (Foto: Getty Images)Com a vitória em 1993, Ayrton Senna superou Graham Hill e virou o 'Rei de Mônaco' (Foto: Getty Images)
- Mônaco sempre foi meu território. Desde a minha primeira temporada de Fórmula 1, com meu primeiro pódio naquela chuva tremenda – admitiu o brasileiro em entrevista à TV Globo, no dia seguinte à prova.
Mônaco sempre foi meu território"
Ayrton Senna
De fato, os desempenhos de Senna no traçado montado nas ruas estreitas e desafiadoras de Mônaco sempre despertaram olhares de admiração dos espectadores e muito respeito dos adversários. O segundo lugar no asfalto encharcado em 1984, quando só não venceu em sua quinta participação na F-1 porque a corrida foi encerrada antes do previsto, foi seguido por uma sequência incrível nos nove anos seguintes: cinco pole positions (em 1985 e de 1988 a 1991), 1.404 km na liderança (o equivalente a 422 voltas) e nada menos que seis vitórias (em 1987 e de 1989 a 1993).
Ayrton senna toleman gp de Mônaco 1984 (Foto: Agência Getty Images)Na chuva, o novato Ayrton quase levou a modesta Toleman à vitória em 1984 (Foto: Agência Getty Images)
Recorde e motivo de orgulho para a família Hill
O que ninguém imaginava quando a largada para a prova de 1993 foi autorizada é que aquela seria a última vez que Ayrton correria em Mônaco, já que um acidente fatal no GP de San Marino do ano seguinte encerraria prematuramente sua trajetória. Mas quis o destino que Senna se despedisse de Monte Carlo com um primeiro lugar, mesmo largando da terceira posição. Ajudado por uma queima de largada do pole Alain Prost, que teve que pagar uma punição nos boxes e ainda deixou morrer o motor de sua Williams, levando uma volta do brasileiro, e por uma quebra na Benetton de Michael Schumacher, que abandonou na 33ª volta, Senna fez o que sabia fazer de melhor naqueles 3.328 metros de asfalto. Acelerou com confiança, vencendo a prova com mais de 52 segundos à frente de Damon Hill, companheiro de Prost na Williams.
ayrton senna monaco formula 1 (Foto: Getty Images)A vitória de 1993 marcou a última prova de Ayrton Senna em Mônaco (Foto: Getty Images)
Ironicamente, a sexta vez que o brasileiro estourou a champanhe ao lado da família real monegasca marcou também a quebra de um recorde que perdurou por 24 anos, e que havia sido estabelecido pelo pai de Damon. Em 1969, o britânico Graham Hill havia se tornado o “Mister Mônaco” com a quinta vitória naquela pista. Não que o bicampeão mundial – que morreu em 1975 em um acidente aéreo – tenha perdido seu apelido quando Senna venceu pela sexta vez. Coube ao brasileiro inaugurar um novo patamar entre os grandes vencedores de Monte Carlo, tornando-se “Rei” no Principado. No pódio, o britânico se dirigiu ao vencedor com uma frase emblemática:
- Parabéns, “Rei de Mônaco”. Se estivesse vivo, meu pai estaria orgulhoso, e certamente viria cumprimentá-lo – disse Damon, que no ano seguinte se tornaria o último companheiro de equipe da vida de Senna.
Ayrton senna lotus gp de Mônaco 1987 (Foto: Agência Getty Images)Primeira das seis vitórias de Senna no Principado foi com a Lotus, em 1987 (Foto: Agência Getty Images)
Menos de 24 horas após a vitória histórica, Senna atendeu um pedido da TV Globo e deu uma volta em um carro conversível pelo traçado, já aberto ao trânsito de carros de passeio. E chamou a atenção para um ponto da pista, em especial. Segundo o tricampeão, a curva que antecede o túnel foi uma espécie de divisor de águas em sua carreira. Cinco anos antes, ele liderava com muita folga (cerca de 55 segundos de vantagem para o então companheiro de McLaren, Alain Prost) quando perdeu a concentração e passou reto, acabando com sua prova. Segundo biografias do piloto, foi a partir deste episódio que ele aprofundou sua religiosidade, rumando também para seu primeiro título mundial no fim daquela temporada.
- Essa curva é especial, marcou minha carreira. Liderando tranquilamente o Grande Prêmio em 1988, eu perdi o controle do carro no final e bati no guard-rail do lado de fora. Esse é um lugar que eu nunca mais esqueci. Todas as vezes que eu passo aqui, eu me lembro desse erro, desse guard-rail, que mudou muito a minha vida dali para frente. Ao mesmo tempo em que me custou uma vitória, ele me deu outras cinco – avaliou Senna.
Ayrton senna mclaren gp de Mônaco 1991 (Foto: Agência Getty Images)Entre 1989 e 1993, Senna deu à McLaren cinco vitórias nas ruas de Mônaco (Foto: Agência Getty Images)
Apesar das vitórias maiúsculas naquela temporada – seriam mais duas até o fim do ano, contando Japão e Austrália –, Senna terminou 1993 como o vice-campeão. Um resultado positivo para uma equipe que tinha apenas o terceiro melhor equipamento do grid. Mas nem um pouco surpreendente para aqueles que sabiam da capacidade do brasileiro em extrair todo o potencial de um carro de corrida. Se não deu para impedir o tetra de Prost no ano da despedida do francês, quando a campeã Williams faturou dez provas em 16 GPs, Senna sabia que vivia um momento especial de sua carreira. A avaliação feita pelo brasileiro após aquele GP de Mônaco não deixava dúvidas a respeito disso.
- Acho que eu estou guiando melhor do que nunca. Isso logicamente me dá uma paz, de eu ter crescido mais ainda nesse tempo todo. E ter evoluído é importantíssimo para manter minha motivação nas competições – disse Senna.
ayrton senna monaco formula 1 (Foto: Getty Images)Relação do brasileiro com a pista de rua marcou época na Fórmula 1 (Foto: Getty Images)
06_circuito_monaco-3 (Foto: Infoarte / GLOBOESPORTE.COM)

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